juca ferreira - scielo booksbooks.scielo.org/id/pv62d/pdf/moreira-9788523211905-01.pdffaz com que o...

5
SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FERREIRA, J. Apresentação - Mestre Irineu: um homem de muitas dimensões. In: MOREIRA, P., and MACRAE, E. Eu venho de longe: mestre Irineu e seus companheiros [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 16-19. ISBN 978-85-232-1190-5. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento 4.0. Apresentação Mestre Irineu: um homem de muitas dimensões Juca Ferreira

Upload: others

Post on 19-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Juca Ferreira - SciELO Booksbooks.scielo.org/id/pv62d/pdf/moreira-9788523211905-01.pdffaz com que o Astral caiba em uma mente, em um pensamento. Nesse firmamento de infinitas possibilidades,

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FERREIRA, J. Apresentação - Mestre Irineu: um homem de muitas dimensões. In: MOREIRA, P., and MACRAE, E. Eu venho de longe: mestre Irineu e seus companheiros [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 16-19. ISBN 978-85-232-1190-5. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.

Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0.

Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento 4.0.

Apresentação Mestre Irineu: um homem de muitas dimensões

Juca Ferreira

Page 2: Juca Ferreira - SciELO Booksbooks.scielo.org/id/pv62d/pdf/moreira-9788523211905-01.pdffaz com que o Astral caiba em uma mente, em um pensamento. Nesse firmamento de infinitas possibilidades,

Foto dos seguidores de Mestre Irineu (batalhão masculino) em frente da primeira sede com cobertura de palha no Alto da Santa Cruz. Mestre Irineu é o mais alto de chapéu.

Mestre Irineu_FINAL_19-10-11.indb 15 19/10/2011 18:04:36

Page 3: Juca Ferreira - SciELO Booksbooks.scielo.org/id/pv62d/pdf/moreira-9788523211905-01.pdffaz com que o Astral caiba em uma mente, em um pensamento. Nesse firmamento de infinitas possibilidades,

17

Apresentação Mestre Irineu: um homem de muitas dimensões

Trabalhador. Negro. Nordestino. Migrante. Caboclo. Ribeirinho. Seringueiro, Sem-terra. Santo. Xamã. Líder. Médium. Espírita. Pajé. Curandeiro. Poeta. Compositor. Mestre. Tudo isto foi Raimundo Irineu Serra. Um homem-lenda, do Nordeste à Amazônia; das festas populares ao canto mais sagrado da floresta; da música e da dança à fé mais sincrética, mais universalista. Ao ritmo do maracá, santos, anjos, encantados, cabo-clos, orixás, entidades, divindades, todos irmanados na festa mágica que faz com que o Astral caiba em uma mente, em um pensamento. Nesse firmamento de infinitas possibilidades, um Mestre.

Naquele tempo da afirmação quase impossível do Estado Nacional brasileiro, Mestre Irineu foi síntese de possibilidades e resultado das con-tradições de um Brasil diverso e opressor, generoso e excludente, tudo ao mesmo tempo, nos vários tempos, nos espaços todos. Experiência viva de uma superação. Negou que fosse destino a homens com sua história, ori-gem e prática a impossibilidade de encontrarem a plenitude do humano.

Nesse sentido, Irineu é alegoria do Brasil. É vitalidade que supera violência, exclusão, analfabetismo e fome. É a nossa diversidade generosa-mente alimentando almas brasileiras e estrangeiras. Um Mestre que brota na Floresta, feito cipó e folha, água e fogo. E que a tudo alumia.

Mestre Irineu_FINAL_19-10-11.indb 17 19/10/2011 18:04:36

Page 4: Juca Ferreira - SciELO Booksbooks.scielo.org/id/pv62d/pdf/moreira-9788523211905-01.pdffaz com que o Astral caiba em uma mente, em um pensamento. Nesse firmamento de infinitas possibilidades,

18

Neto de escravos que, no início do século XX, migrou do Maranhão para o Acre, onde se estabeleceu e desempenhou vários ofícios: da extração de borracha a policial. Nos arredores de Rio Branco passou a desenvolver atividades de cunho espiritualista e de medicina popular, utilizando-se da ayahuasca, bebida de fortes características psicoativas. Em 1930 funda um centro religioso: o Santo Daime ou Daime, como é mais conhecido. A co-munidade rural que estabeleceu acolheu inúmeros imigrantes e seringuei-ros expulsos da floresta devido ao colapso da economia da borracha. Mestre Irineu e sua doutrina foram sujeitos a inúmeras perseguições e preconceitos suscitados pela predominância de afrodescendentes entre seus seguidores e pelos temores que as elites de então sentiam em relação a movimentos culturais e religiosos de origem afro-indígena como aquele que liderava.

Como estratégia de defesa para si e sua comunidade, Mestre Irineu desenvolveu fortes laços com alguns políticos influentes de sua época, incluindo governadores e autoridades do exército. Hoje se considera de grande importância a sua participação na colonização do então Territó-rio que mais tarde viria a ser Estado. O movimento religioso que fundou assume características emblemáticas da identidade acreana, reminiscentes daquelas desempenhadas pelo candomblé na Bahia.

O texto do livro aqui apresentado faz uma sistematização dos dados já conhecidos sobre a história do Mestre Irineu e do Daime, além de trazer uma preciosa coleção de depoimentos dos primeiros participantes desse movimento religioso, muitos deles com já com idade avançada, ou já fa-lecidos. A obra também enfatiza a influência da cultura afro-brasileira no desenvolvimento da doutrina pregada pelo Mestre Irineu.

Este livro é um trabalho de preservação da memória dos primórdios desse culto religioso, enfatizando a importância do Daime, símbolo do hibridismo cultural brasileiro, congregando diversas origens em nosso sis-tema de significados, e destacando a presença da matriz de origem africana, até agora pouco enfatizada nesse processo.

Este livro também é um marco, não apenas porque passa a ser refe-rência obrigatória, pelo que tem de pioneiro e revelador, mas porque é um claro esforço e contribuição de dois estudiosos para uma maior eficácia das políticas públicas sobre substâncias psicoativas muitas vezes estigmatiza-das e simplificadas pelo nome de “drogas”. Para um debate público mais

Mestre Irineu_FINAL_19-10-11.indb 18 19/10/2011 18:04:36

Page 5: Juca Ferreira - SciELO Booksbooks.scielo.org/id/pv62d/pdf/moreira-9788523211905-01.pdffaz com que o Astral caiba em uma mente, em um pensamento. Nesse firmamento de infinitas possibilidades,

19

condizente com o pluralismo, a diversidade e a democracia que queremos. Não podemos ignorar que é da natureza humana buscar ampliar o hori-zonte do real. Também não resta dúvida ser esta uma questão com forte impacto cultural. Sua gravidade e solução nos cobram uma compreensão ampla.

Não basta a descriminalização, a questão é complexa, precisamos de estratégias complexas e da contextualização de cada caso. Fato é que so-mente bem recentemente começamos a reconhecer a legalidade dos usos culturais de certas substâncias psicoativas vinculadas a rituais.

Precisamos incorporar uma compreensão “antropológica” sobre o as-sunto, uma abordagem mais voltada para a atenção aos comportamentos e aos bens simbólicos despertados pelos diversos usos culturais das substân-cias psicoativas. Isto também nos permite este precioso livro.

Brasília, 15 de dezembro de 2010

Juca Ferreira Ministro de Estado da Cultura

Mestre Irineu_FINAL_19-10-11.indb 19 19/10/2011 18:04:36