junta de santa isabel boletim julho

16
BOLETIM | JULHO 2013 | JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA ISABEL SANTA ISABEL

Upload: jf-santa-isabel

Post on 28-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

BOLETIM | JULHO 2013 | JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA ISABEL

SANTA ISABEL

Page 2: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

Presidente - João Serra

Pelouros: Protecção Civil e Segurança E-mail: [email protected]

Tesoureiro - Manuel Pinheiro

Pelouros: Comunicação e Projectos EspeciaisE-mail: [email protected]

Secretário - Paulo Silva

Pelouros: Acção Social, Habitação, Educação e CulturaE-mail: [email protected]

Vogal - José Maria Tavares

Pelouros: Ordenamento, Intervenção Urbana e TrânsitoE-mail: [email protected]

Vogal - Mafalda Ascensão Cambeta

Pelouros: Espaços Verdes, Ambiente, Desporto e JuventudeE-mail: [email protected]

Associação Portuguesa de Deficientes 21 388 98 83

Bombeiros Voluntários Campo de Ourique 21 3841880

Centro de Dia Cruz Vermelha PortuguesaApoio Domiciliário 21 3901941

Centro de SaúdeTrav. Sta Quitéria 21 3963287R. D. João V 21 3883106

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Ocidental 21 3647387

Correios 21 3920860

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa 21 1148900

Escola EB1 Rainha Santa Isabel 21 3955414

Escola Secundária Pedro Nunes 21 3963132

Igreja de Santa Isabel 21 3933070

P.S.P. - 22ª Esquadra – Rato 21 3858870

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Direção Sul 21 3235000

Farmácias:Almeida 21 3881726Castro SUC 21 3960513Farmácia das Colinas(ex D.João V) 21 3838466 Ivone 21 3850760Farmácia Soares 21 3863044

CONTATOS ÚTEIS

Telefone: 21 390 4748 | Fax.:21 396 1111 [email protected]: JF Santa Isabel

Horário de Funcionamento: Segunda > Sexta: 9h30 > 17h30

EXECUTIVO

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA ISABEL

CONTATOS

Page 3: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃOVivemos tempos difíceis e de grande incerteza, marcados por uma grave crise financeira, económica e social, brutalmente penalizadora para a generalidade dos cidadãos.

Muito se poderia dizer sobre o caminho que, coletivamente, percorre-mos nestes últimos anos, e que nos trouxe ao momento amargo que hoje atravessamos, e sobre os ensinamentos que devemos retirar dos erros cometidos.

Uma coisa é certa: como pano de fundo, encontramos uma descrença quase generalizada por parte dos eleitores no sistema político e nos seus agentes, seja à escala nacional, seja ao nível autárquico. Muitos de nós aparentam mesmo já ter desistido de intervir, de dar um contributo ativo de cidadania para que o sistema possa funcionar melhor.

Não deve ser assim.

A qualidade na nossa política, no sentido mais nobre da expressão – a procura do bem comum e da felicidade de todos, de que fala Aristóte-les – depende de forma íntima da participação ativa e empenhada dos cidadãos. Em democracia - sem prejuízo da enorme importância dos movimentos cívicos, nos seus múltiplos patamares de intervenção – esse contributo pode e deve ser dado desde logo nos órgãos institucio-nais próprios.

Como sabem, a 29 de Setembro vamos ter eleições autárquicas. Fru-to da união entre Santa Isabel e Santo Condestável, nascerá a nova Freguesia de Campo de Ourique.

Já aqui escrevi que estou convicto que esta reforma administrativa, des-de que adequadamente interpretada e executada pelos futuros eleitos, representa para todos e cada um de nós uma enorme oportunidade para melhorarmos a qualidade da nossa vida em comunidade.

As Freguesias são o primeiro elo da nossa Democracia. Têm um Governo – a Junta – e um Parlamento – a Assembleia de Freguesia – que pode e deve controlar a atuação daquele. O trabalho destes órgãos é público, pode e deve ser acompanhado, e escrutinado pelos cidadãos. O primeiro e mais importante gesto é exercer o nosso direito-dever de escolha, livre e esclarecida, dos nossos eleitos, através do voto.

Em Campo de Ourique, devemos todos ser mais do que meros espeta-dores da nossa Democracia local. Devemos procurar ser atores, aten-tos, empenhados e responsáveis.

Apelo por isso à participação de todos, a bem de um futuro melhor.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Mesa da Assembleia

PresidenteJorge Maria Bleck 1ª SecretáriaMaria Lacerda 2ª SecretáriaRita Cardoso

João Miranda Mendes Mª Inês Menezes Moser Francisca Campos Filipe de AlmeidaHenrique da Silva Teixeira João Manuel da Silva Maria Manuela Gonçalves Lucia Esaguy Maria Margarida Pardal CSIVictor Baptista dos Santos

FICHA TÉCNICA

BOLETIM INFORMATIVO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA ISABEL

Direção João SerraMafalda Ascensão Cambeta

Redação Catarina dos SantosDesign Gráfico e Tratamento de Leonor Palma RamalhoPeriodicidade BimestralTiragem 3500 exemplaresDistribuição JF Santa Isabel Depósito Legal 354205/13 Impressão Colprinter

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Page 4: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

ACONTECE

EXPRESSÃO PELA ARTE

APOIO NO ESTUDO

ESPAÇO JOVEM

6 - 16 anosSábado 11h00 - 13h00

14h30 - 17h30

10 - 18 anos | 5º - 12º anoDe Terça a Sexta-feira

17h00 - 20h00

6 - 17 anosQuinta-feira

16h30 - 19h30

6 - 17 anos Sábado 11h00 - 13h00

14h30 - 17h30

AULAS DE BATERIA

AULAS DE VIOLA6 - 17 anos

Sexta-feira 18h00 - 20h00Sábado 15h00 - 17h00

Destinadas a jovens com mais de 45 anos de ambos os sexos, a Ginástica Sénior tem exercícios muito diversi-ficados e adaptados de forma a poder apreciar os ben-efícios do exercício físico num ambiente descontraído, divertido e dinâmico.

O programa de treino é adaptado a esta faixa etária, que vai trabalhar e desenvolver a musculatura, equilí-brio, resistência e capacidade respiratória, através exercícios personalizados, jogos didáticos (estimular as relações sociais e interação no grupo), dança, sem-pre com muita alegria, boa disposição e dinamismo.

GINÁSTICA SÉNIORTerça-feira 10h40 -11h30

Sexta-feira 09h40 - 10h30

É um projeto que visa apoiar as famílias na educação dos filhos através de serviços e atividades que acompanham crianças e jovens no seu desenvolvimento e que complementam as atividades escolares. As atividades são realizadas nas instalações da Junta de Freguesia de Santa Isabel. O Projeto tem como atividades integrantes:

PROJETO INTERVIR

Deixe aqui sugestões de atividades que gostaria de realizar!

92 [email protected]

Page 5: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

MASSAGEM DE RECUPERAÇÃO FÍSICA

Informações | Marcações 1ª Consulta Grátis96 605 20 93 (Dr. Jorge Filipe)

AULAS DE INGLÊSTurma dos avançados: 2ª e 4ª: 10h -12hTurma dos iniciados: 3ª e 5ª: 10h -12h

INFORMÁTICAAs aulas reabrem em Setembro. Inscrições nas instalações da Junta. Horário a definir.

Conclui-se hoje em dia que uma das formas mais es-timulantes de manter ocupados alguns dos indivíduos de uma faixa etária superior poderá passar por uma abordagem aos computadores, sobretudo para aque-les que na sua vida ativa já não tiveram acesso às novas tecnologias. Assim, procurámos construir um programa que não só lhes permita adquirirem uma fer-ramenta para comunicar entre si ou com o exterior, mas também poderem estimular algumas das facul-dades intelectuais que se vão perdendo com o envelhecimento.

Associado ao uso do computador para os fins supra citados, está a possibilidade de um contacto com esse poderoso meio de comunicação global que é a Inter-net, e da capacidade de alargar horizontes para fora do seu campo habitual. Assim estuda-se o teclado e as funções das teclas, escrevem-se textos, aborda-se a internet, sobretudo como meio de pesquisa de as-suntos propostos pelos alunos e através dela acede-se ao correio eletrónico (Mail) a forma rápida e mod-erna de comunicarmos através da escrita. Por tudo isto vale a pena vir à Junta da Freguesia e juntar-se aqueles que se recusam perder o comboio da modernidade.

“ÁLBUM DA VIDA”

ACUPUNTURA LEVE

Terças e Quintas-feiras 15h00 - 15h45

HIDROGINÁSTICAAtelier de expressão e movimentoSegunda e Sexta-feira 16h30 - 18h00

Informações | Marcações91 665 38 93

São aulas que permitem partilhar momentos des-contraídos e estimulantes evitando especialmente a solidão (incentivar/proporcionar o convívio social).

Este programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade, mas a partir dos 45 anos ganha uma importância particular com outros benefícios, no-meadamente ao nível da saúde: coração, diabetes e tensão arterial mais saudáveis, prevenção contra os-teoporose, assim como prevenção contra depressão, aumento da auto estima e promoção da produção de endorfinas "Hormonas da felicidade".

João Canavarro

Mariana Teixeira- Professora Licenciada em Educação Física

Page 6: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

ACONTECEU

FESTAS DE SANTA ISABEL 28 e 29 de junhoNa nossa freguesia a tradição continua a ser o que era, e saimos à rua para estar juntos e para partilhar a festa, que é de todos os que vão, e como tal fazem parte da família. O Largo da Igreja é o palco privilegiado para as Festas de Santa Isabel e, mais uma vez, ‘abriu os braços’ a dois dias de música, de dança, de artesanato e claro está, das indispensáveis iguarias típicas das Festas Populares.Os Alunos de Apolo deram-nos a honra de abertura das Festas com um atuação cheia de brilho, numa noite que só ficou completa com o grupo inglês The Jive Aces. O grupo, que já tinha visitado Santa Isabel há dois anos, regressou com a atração Rebecca Grant e di-vertiu todos com a sua irreverente postura em palco, criando grande empatia e interação com o público.

No sábado a festa começou mais cedo e para os mais novos, com a apresentação dos alunos de viola e bateria, inseridos no Projeto Intervir da Junta de Freguesia de Santa Isabel, e ainda com o Teatro “A Floresta Mágica”.A noite foi dedicada ao Fado, essa tão nobre e lusitana forma de expressão.Vítor Duarte Marceneiro, acompanhado pelos fadistas Maria da Nazaré, Margarida Soeiro, Teresa Câmara Fonseca e António Vasco Moraes, e ainda por Luís Petisca (Guitarra Portuguesa) e Armando Figueiredo (Viola) fez o “Fado Acontecer”, como o seu avô, o saudoso Alfredo Marceneiro, gostava de dizer. Cantou-se o amor, a saudade, e a Freguesia de Santa Isabel, à qual Alfredo Marceneiro tinha uma ternura sem par. A ela dedicou o fado “Minha Freguesia” e a ele, naquela que foi a última Festa da Freguesia en-quanto Santa Isabel, lhe foram dedicadas as palavras que fazia questão de cantar.Santa Isabel é dos que a habitam, dos que nela trabalham, dos que dela guardam recordações e lhe dão sentido como uma Freguesia gentil, de uma Rainha que governava com o coração.

Se os cantadores todos, hoje em diaRuas e bairros cantam, de nomeadaEu cantarei à minha freguesiaA de Santa Isabel tão afamada

Freguesia gentil que não tem parÉ talvez de Lisboa, a mais dilectaDe D. Diniz, a rua faz lembrarO esposo de Isabel o Rei PoetaLembra a Rainha Santa, quando vinhaTransformar o pão em rosas, com fé tantaEla que Santa foi, menos RainhaMas foi entre as Rainhas, a mais Santa

Poetas e literários, foram seusIlustres moradores, geniaisComo Almeida Garrett, João de DeusTeófilo, Junqueiro e outros mais

Freguesia onde enfim, moro tambémOnde sempre pisei honrados trilhosNela casou a minha querida mãeE nela é que nasceram os meus filhos

Que Deus me dê a graça, a alegriaNa vida tão cheínha, de desgostosA vir morrer na minha freguesiaComo um soldado morre no seu posto.

Minha FreguesiaLetra: Armando Neves

Música: Alfredo Marceneiro

Page 7: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

ACONTECEU

JANTAR DE FADOS

Marca a agenda o dia 4 de Julho, o Dia de Santa Isabel, a Padroeira da Nossa Freguesia. A celebração foi feita com duas missas emotivas e de uma beleza sublime pelo gesto da dis-tribuição do Pão e das Rosas.

O Padre José Manuel e o Padre Ismael celebraram as missas.

Este ano, a carga simbólica da comemoração do dia de Santa Isabel foi, para os nossos Fregueses, ainda mais sentida, uma vez que, dada a Reorganização Administrativa, enquanto Freguesia foi a última vez celebrada como Santa Isabel.

Santa Isabel é uma Freguesia de afetos, de proximidade, de par-tilha e de um sentido de pertença coletiva. O Pão e a Rosa Branca distribuídos simbolizam todos esses valores que se eternizam nesta tradição lendária, e à qual para sempre ficaremos ligados.

No âmbito das Festas de Santa Isabel, a Junta de Freguesia organizou dia 27 de Junho um jantar de Fados.

O Restaurante O Golfinho, associou-se à iniciativa que teve uma adesão gratificante, sobretudo para os Fadistas e Músicos que tanto merecem o carinho e o calor de casa cheia.

O tradicional Caldo Verde, o Chouriço, a Bifana, o jarrinho de vinho e o típico Arroz Doce foram o aperitivo para uma noite cheia de fados.

Não podemos deixar de mencionar todos os Fadistas e Músi-cos da Noite:Ana Carvalho, Helder Ruiz, Judite Lino, Edgar Antunes, Olga de Sousa e ainda Carlos Soeiro (viola) e Joaquim Ribeiro (guitarra).

DIA DE SANTA ISABEL PADROEIRA DA FREGUESIA

Page 8: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

Na nossa Freguesia as duas semanas do Progra-ma Praia Campo juntou os mais novos de Santa Isabel e Santo Condestável.

A diversão foi a imagem de marca da nossa colónia, e mais duas semanas hou-vesse mais novidades e brincadeiras haveria, no universo de atividades sem fim que a nossa imaginação e vontade querem sempre proporcionar às nossas crianças.

Brincamos a sério e aprendemos a brincar, num programa que as levou ao Portugal dos Pequenitos, ao Estádio do Sporting, Alvalade XXI, e ao Lisboa Story Centre, onde, de forma lúdica e incluindo a reconstituição do Terramoto de 1755, ficaram a saber como foi a constituição da cidade de Lisboa.

No Centro Educativo do Diário de Notícias foram mini-jornalistas respon-sáveis pela capa do Jornal, e na Assembleia da República foram ‘depu-tados’, cidadãos com o poder de ter a palavra e agir em prol da Comuni-dade. E assim foi, os nossos mini-deputados interpuseram uma moção para ir ao cinema e, por unanimidade, o hemiciclo aprovou o filme “Gru - O Maldisposto 2”.

PRAIA CAMPO INFÂNCIA

Page 9: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

A todos os pais o nosso muito obrigado pela presença, por prestigiarem e darem ainda mais sentido a esta aventura.

Boas Férias a todos. Até muito breve.

Agradecimento especial a Matilde Ataíde do Centro Educativo do Diário de Notícias, a Manuel Lage da Pastelaria “AZ de Comer”, e a Isabel Albuquerque do Hotel da Estrela.

ACONTECEU

A brincadeira livre, as Gincanas e a sempre tão desejada ida ao Parque Aquático Municipal de Santarém, com os escorregas e as piscinas, não poderiam faltar para contentamento de todos.

A semana terminou em família no Jantar Gala do Praia Campo Infân-cia. Num final de tarde perfeito, no Jardim do Hotel da Estrela, pais, irmãos e avós foram os convida-dos de honra da nossa habitual Gala de apresentação das músi-cas e coreografias que cada grupo prepara durante a colónia. E que magníficas estiveram as nossas crianças. O orgulho não poderia ser maior.

Page 10: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

ACONTECEU

PRAIA CAMPO SÉNIOR

No passado dia 10 de Julho, a Junta de Freguesia de Santa Isabel levou os jovens seniores a Aljubarrota. Partimos munidos de boa disposição à conquista do território de guerreiros vencedores.A visita à Fundação Batalha de Aljubarrota proporcionou relembrar a uns e dar a conhecer a outros um momento tão determinante na História de Portugal. Uma visita extremamente interessante e rica quer no conteúdo como na forma.

Seguimos depois para outra batalha, bem mais fácil de travar, que combatemos com gosto de faca e garfo em punho. O restaurante Mosteiro do Leitão fez as delícias de todos com as especialidades locais.

A tarde não poderia terminar sem tempo para um pézinho de dan-ça.

O regresso a Santa Isabel fez-se com pedidos de ‘bis’. Assim será. Estejam atentos às vitrines da Freguesia.

De 24 a 28 Junho o sol brilhou ao grupo de seniores que participou no Programa Praia Campo Sénior. Cada dia uma praia, cada dia uma novidade, cada dia o regresso de sorriso nos lábios e a vontade que chegasse o dia seguinte.

A Praia de Sesimbra, a Praia das Maçãs, a Praia da Mata, a Praia de Tróia e a tradicional Praia do Tamariz, que serve todos os anos como palco para o nosso tradicional desfile com figurinos a rigor, foram as eleitas este ano. De tarde visitámos o Oceanário de Lisboa, também a Exposição da Artista Joana Vasconcelos, no Palácio Nacional da Ajuda, fo-mos ao Jardim Zoológico de Lisboa, fizemos a travessia de Ferry até Tróia e acabámos a semana em festa no Baile de Encerra-mento do Praia Campo Sénior.

Cinco dias de convívio generoso e amigo cujos laços criados e reforçados ficam muito para lá desta curta, mas muito divertida semana.

VISITA A ALJUBARROTA

Page 11: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

À CONVERSA

PERFIL

Abel de Sá Lomba

Oriundo de uma família nortenha, Abel de Sá Lomba, nasce em Lisboa a 29 de Maio de 1961. Com 7 anos muda-se para o Bairro de Campo de Ourique.É no Liceu Pedro Nunes, Freguesia de Santa Isabel, que começa a jogar andebol e a ganhar gosto pelo desporto. Vai jogar para o Clube Atlé-tico de Campo de Ourique (CACO) e a partir daí mantém sempre uma li-gação afetiva com o Clube. Foi atleta, treinador e, passados cerca de 10 anos de um afastamento no ativo, volta como Presidente da Direção do CACO.

Presidente da Direção do Clube Atlético de Campo de Ourique

ENTREVISTAFoi atleta e treinador no Clube Atlético de Campo de Ourique durante largos anos e aos poucos deixou de ser um agente ativo no clube. O que o fez regressar?O que me fez regressar ao Campo de Ourique, há cerca de 3 anos, foram os encontros de antigos atletas que se começaram a fazer. Se antes haviam 20 pessoas, de re-pente apareceram cem. E foi a partir dai que as pessoas começaram a participar mais no clube. Entretanto quem estava no clube começou também a passar o testemunho, mas não era fácil porque isto estava completamente aban-donado.

E como surge o convite para ser Presidente do CACO?Iniciou-se um trabalho para voltar a colocar o Clube no mapa, mas como qualquer equipa que nasce assim um pouco fragilizada a mudança tem de ser mais radical e a direção achou por bem não completar o mandato. Houve a decisão de demitir e trazer gente nova, e foi nessa altura que eu entrei. Embora o meu objectivo fosse mais o de co-laborar, como tinha feito até então, por questões de perfil acharam por bem que fosse eu.

Qual é o seu objetivo, enquanto presidente, para o CACO?Quero fazer algo pelo Clube. Tenho a opinião de que, com o crescimento que teremos que ter, daqui a um ano temos de chamar mais gente porque é necessário dar espaço às pessoas novas, senão vamos cair outra vez no mesmo erro. Há dois anos haviam 30 a 40 sócios e agora há 140 sócios. Esta foi a primeira vitória do Campo de Ourique.

O que levou o CACO a não ter sócios?O clube fechou-se, eu diria que se fechou muito mesmo. Não havia adeptos. Não havia sócios.

De há três anos para cá chamou-se os antigos atletas, de há um ano e meio para cá abriu-se as portas. A direção anterior teve muita dificuldade pela resistência das forças existentes, porque não lhes interessava a abertura, mas agora o objetivo é abrir as portas, mesmo em termos de comunicação.

Que projetos estão a desenvolver para atingir os objetivos traçados?Os projetos que temos agora são sobretudo criar no Hóquei mais equipas de escolas e abrir uma nova secção de Futsal. Ao contrário do ano passado, este ano houve adesão ao Futsal, até porque houve comunicação. Esta-mos a enviar cartas de apresentação no sentido de abrir as nossas portas numa perspectiva depois de conseguir-mos ocupações que nos consigam parcerias, e nós apoi-aremos com o que temos, que é este espaço. Estamos mais focados para as crianças e para os seniores.Paralelamente criamos esporadicamente eventos que tenham a ver com a atividade associativa, que possam não estar ligados à parte desportiva, como os Santos Populares.

Como é que se gere o CACO, como é que é sustentável?O ano passado tivemos o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, para obras e para desporto. E temos vividos sobre-tudo do aluguer do espaço, mas o que acontece é que se alugamos não temos atividade desportiva, por isso tem de ser bem visto e gerido. O que estamos a tentar neste momento é a sustentabilidade e o crescimento desportivo, e os eventos entram nisso para apoiarem o crescimento desportivo. Trazer pessoas que possam ser sócias.

COM

Page 12: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

TEMOS

Quem passa pelo O Cocho, não passa sem lá voltar. Esta Mer-cearia Alentejana localizada no nº239 da Rua de São Bento é a excelência do Alto-Alentejo.Duarte Silva criou a marca com a irmã Ana Margarida, e trouxe o melhor de Portalegre para Lisboa.Produtos simples, caseiros, com ótimos ingredientes, sabores únicos e que, pela sua qualidade, há boa maneira Alentejana, têm uma capacidade de conserva assinalável.As Boleimas; Os Rebuçados de Ovo; o Azeite Aromatizado; O Bolo Finto; as Compotas mais Tradicionais e as mais Exóticas; a Cacholeira, uma espécie de chouriço cozido com vinho bran-co; o original Galão Alentejano e o tradicional Pão são apenas alguns dos produtos de qualidade que podemos encontrar no O Cocho. A Mercearia é também o local ideal para escolher um miminho para oferta. Os Utensílios feitos de Cortiça, os Sabo-netes feitos de Azeite e Mel ou as Garrafas de Vinho, vestidas a rigor com o Capote Alentejano, são disso exemplo.No O Cocho a originalidade e o cuidado na qualidade e apre-sentação representam a diferença e conferem a distinção de local de referência. Uma curiosidade: Cocho é um dos instru-mentos artesanais mais típicos do Alentejo. É uma espécie de colher larga feita de cortiça usada para beber a água fresca da fonte, durante os trabalhos do campo.

Rua de São Bento, nº239 91 2376675 Segunda > Sábado: 10h > 20hwww.ococho.comfacebook.com/ocochomerceariaalentejanaO

CO

CH

O

Sortudos são aqueles que procuram um local onde possam comer de forma saudável e saborosa. Pois bem, o ponto de encontro passa a ser o nº 124 da Rua Silva Carvalho, o mais recente espaço comercial da Freguesia de Santa Isabel.Desde saladas e tostas à escolha, passando pelos sumos naturais e chegando às sobremesas de iogurte, o cardápio in-clui os mais variados menus que representam uma opção de refeição alternativa e ligeira. Os Muffins de manga, banana, chocolate, maçã/canela e limão são irresistíveis, ideais para uma pausa mais doce.Sortudos promove um estilo de vida salutar em todos os aspe-tos: mente sã em corpo são.

Rua Silva Carvalho nº124, R/ch Loja , 1250-25796 6401261Segunda > Sexta: 6h30 > 21h Sábado: 8h > 20hDomingo e Feriados: 8h > 18hSO

RTU

DO

S

Page 13: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

AZ de Comer Rua Almeida e Sousa 32, 1350-012 Lisboa Telef.:213 856 496

mujíque Rua Luciano Cordeiro nº27 - A/B 1150-212 Lisboa Telef.: 21 3571881

Camacha Rua Luciano Cordeiro nº89-A 1150-213 Lisboa Telef.:21 3561256

Qualidade e simplicidade definem o Papo Seco.Esta Casinha das Empadas, como carinhosamente tam-bém é conhecida, dada a especialidade confecionada, oferece os pratos mais caseiros com a mestria e dedi-cação da Dona Graciete. A entrega que tem à casa, há já 17 anos, faz de Papo Seco um local de distinção pela forma cuidada e selecionada como prepara cada prato. O Tempero e a cozedura lenta empregam um sabor singular e caseiro às iguarias de bacalhau, carne assada e às em-padas de galinha ou espinafres.

Av. Álvares Cabral nº24A e nº9021 0994413 e 21 3903470Segunda > Domingo: 7h30 > 23h PA

PO S

ECO

PAST

ELA

RIA

D

OC

ÉLIA

Escondida na Rua Custódio Vieira encontramos a Paste-laria Docélia. O ambiente é familiar, ideal para um cafezinho logo pela manhã ou após o almoço.E porque quem faz os locais são as pessoas, Ana Cristina Sousa, faz da Docélia um encontro de amigos, de vizinh-os, daqueles que não prescindem deste momento para começar o dia da melhor maneira.

Rua Custódio Vieira, nº5B21 0500709Segunda > Sexta: 7h >18h

PRA

ZER

ES

FIG

UEI

RED

O, L

DA

.

“Frescura acima de tudo”, é o lema de Prazeres Figueiredo, a proprietária do Congelados, situado na Rua Silva Carvalho.Toda a variedade de peixe é de mar, nada é criado em viveiro, o que lhe confere uma qualidade superior, critério essencial e diferencial relativamente às grandes superfícies. Prazeres Figueiredo está na Freguesia de Santa Isabel há 27 anos, conhece muito bem as pessoas que vivem e as que pas-sam, e sabe as preferências de cada freguês. Com a característica tão rica de estabelecimento de comércio tradicional, Congelados alia a proximidade no atendimento a um padrão elevado dos seus produtos.

Rua Silva Carvalho, nº183/185 21 3884934Segunda > Sexta: 9h > 13h30 / 15h > 17h30Sábado: 9h > 14h

ERRATA

Por lapso a Loja Alma Lusa foi incorretamente iden-tificada no Boletim anterior. Pelo que ficam aqui ex-pressas as nossas desculpas e feita a reposição da informação correta.

Alma LusaRua São Bento 363-B 1250-220 LISBOA

(+351) 21 388 40 [email protected]

http://www.almalusa.pt

Page 14: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

A AÇOREANARua Arco Carvalhão nº 197 A

21 1569783

RESTAURANTE O REGRESSORua D. Maria Pia nº 356

21 3964722

PEREIRA E CABRALRua Padre Francisconº 16 C

21 3964226

A CASCATARua Padre Francisco nº 26 A

21 3900185

3 W BARRua Padre Francisco Loja 31

21 3954478

SNACK - BAR CENTRALRua Maria Pia nº 240

DISCÓBOLORua Almeida e Sousa nº 36 B

21 0162429

RUACANÁRua Almeida e Sousa nº 31 A/B

21 3971420

O BITOQUERua Ferreira Borges nº 59 - 61

21 3965636

RESTAURANTE O BACELORua André Brun nº 30-32

21 3909218

GUIA DOS RESTAURANTES

SOPA AMARELARua Tenente Ferreira Durão nº 55 B

21 3867756

CHURRASQUINHO DO BAIRROMercado de Campo de Ourique Loja 3e 4

21 3976682 96 3257781

PINGALIMRua Correia Telles nº 107 A

21 387231996 3423107

RESTAURANTE 4 DEGRAUSRua Tenente Ferreira Durão nº 26

21 3867198

RESTAURANTE O TUNEL 16Rua Infantaria 16 nº 43

21 3857986

SEGREDOS DE GOARua Tenente Ferreira Durão nº 62 C

21 8219332

RESTAURANTE ROMENO E PORTUGUÊSEstrada dos Prazeres nº 105 A

21 8029966

O PACHECO Rua Coelho da Rocha nº 61-63 21 3960659

AZ DE COMERRua Almeida e Sousa nº 32

21 3856496

O CANASRua Saraiva de Carvalho nº 145 A/B

21 3979530

HOKKAIDO (Japonês)Rua Saraiva de Carvalho nº 184 A 21 3968127

PRAZERES DO FRANGORua Sampaio Bruno nº 61 B

21 3861368

SOLAR DOS DUQUESRua Almeida e Sousa nº 58 B 21 3872674

FRANGO NA BRASARua Infantaria 16 nº 27

21 3850455

“O NORTE DA CHINA”Rua do Patrocinio nº 95 A

21 3956425

STOP DO BAIRRORua Tenente FerreiraDurão nº 55 A

21 3388856

RESTAURANTE E CERVEJARIA EUROPARua Francisco Metrass nº 57 21 3968902

91 6512679

TREMPERua Coelho da Rocha nº 11-13 21 3909118

OS 4 MINHOTOSEstrada dos Prazeres nº 85-87 21 3960338

COZINHA BY CASINHA DO PÃORua Ferreira Borges nº 31A

21 3953385

RESTAURANTE-OUTEIRALRua Saraiva de Carvalho nº 53 21 3971916

DE SANTO CONDESTÁVEL

Page 15: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

“A M

AR

CH

A PO

PULA

R D

E C

AM

PO D

E O

UR

IQU

E”

HAMBURGARIA DA PARADAJardim da Parada

92 5872736

RESTAURANTE VERDE GAIORua Francisco Metrass nº 18 B 21 3969579

O MAGANORua Tomás da Anunciação nº 52 21 3954522

XURREXRua Ferreira Borges nº 98 A 21 3900340

BAR VENEZUELARua Coelho da Rocha nº 91 B 21 3964942

COMILÃORua Tomás da Anunciação nº 5 A 21 6074408

96 3362321

PIMENTA E ROSARua Tomás da Anunciação nº 9 B

21 390462196 6979130

RESTAURANTE O BAURU Rua Saraiva de Carvalho nº 85

21 2474779

PIZZA HUT Rua Ferreira Borges nº 96 C

707 22 11 22

TELEPIZZARua Saraiva de Carvalho nº 224/230 21 3930845

TASCA DA ESQUINA Rua Domingos Sequeira nº 41 C 21 0993939

CERVEJARIA DA ESQUINARua Correia Telles nº 56

21 3874644

RESTAURANTE TICA-TICARua Correia Telles nº 97 C

21 388897791 1930887

BOUTIQUE DOS LEITÕESRua Francisco Metrass nº 34 A 96 6706853 PARREIRA DO MINHORua Francisco Metrass nº 47-49 21 3969028

O TACHINHORua 4 da Infantaria nº 6 E

21 3952015

COELHO DA ROCHARua Coelho da Rocha nº 104 A

21 3900831

DOCES E PETISCOSRua Correia Teles nº 38 A

21 4036106

CATAPLANA & COMPANHIA- TICO TICORua Ferreira Borges nº 193 A 21 3865269

21 3884524

PETISQUEIRA DA ESTRELARua Saraiva de Carvalho nº 59 21 3973832

“A MARCHA POPULAR DE CAMPO DE OURIQUE”(destacável para os mais novos)

Esc

rito

e ilu

stra

do p

or L

eono

r Pal

ma

Ram

alho

mai

s de

80

anos

, com

eçar

am e

m L

isbo

a as

fest

as m

ais

popu

lare

s da

cid

ade.

Des

-de

aí,

os m

orad

ores

dos

bai

rros

junt

am-s

e nu

m d

esfil

e de

cor

e a

legr

ia p

ara

vive

r in

tens

amen

te o

mês

dos

San

tos.

Mas

o q

ue n

ão s

e sa

be é

que

as

fest

as n

em s

empr

e fo

ram

pop

ular

es e

que

ridas

dos

bai

rros

. Na

verd

ade,

nos

prim

eiro

s an

os a

pena

s al

guns

- cor

ajos

os e

ave

ntur

eiro

s- a

ceita

ram

des

filar

pel

as ru

as d

e Li

sboa

.

Cam

po d

e O

uriq

ue n

ão s

ó fo

i um

dos

bai

rros

pio

neiro

s co

mo

tam

bém

o p

rimei

ro v

ence

-do

r das

mar

chas

pop

ular

es. T

alve

z po

r iss

o, o

u si

mpl

esm

ente

pel

a sa

udad

e lis

boet

a,

o pr

óxim

o an

o se

ja o

mom

ento

par

a re

-pla

ntar

os

man

jeric

os, d

esem

paco

tar o

s ar

cos

aleg

óric

os e

ass

im re

-cria

r a M

arch

a de

Cam

po d

e O

uriq

ue.

Caso o seu restaurante não tenha sido mencionado, deixamos desde já o nosso pedido de desculpas, e solicitamos que nos envie a informação para o email: [email protected]

Obrigada

Page 16: Junta de Santa Isabel Boletim Julho

PRÓXIMA EDIÇÃO

PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO: MANHÃS DE PRAIA SÉNIOR

INSCREVA-SE NA JUNTA DE FREGUESIA

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA ISABELRUA SARAIVA DE CARVALHO Nº8, 2º ANDAR, DTO. 1250-243 LISBOA

Telefone: 21 3904748 Fax.: 21 39611 1\1

Facebook: JF SANTA ISABEL