karl marx

3
Nome: Elena Valeria Zarate Bascope Karl Marx , Émile Durkheim e Max Weber Karl Marx (1818-1883) Marx (1818-1883) é o criador do Marxismo, sua obra crítica o capitalismo e como sistema interpretativo da realidade social, caindo na armadilha do cientificismo e do positivismo, vindo a se cristalizar num determinismo dogmático. Defendia a existência do socialismo, onde haveria gradual erradicação do Estado, no qual haveria uma ditadura do proletariado, aonde o povo chegaria ao poder sem o uso de terrorismo, ressaltado a importância do partido dos trabalhadores, que atuaria conscientizando e unindo o proletariado, organizando os seus atos.Na sua teoria a revolução é usada como meio para modificar , transformar a estrutura econômica e social ,ou seja a divisão de trabalho. Segundo Marx o mundo deixa de ser considerado como um complexo de coisas acabadas passa a ser entendido como um complexo de processos , como as coisas aparentemente estáveis que sofrem mutação sem interrupção. Assim a dialética mostra se clara o movimento da realidade, que ao invés de ser coerente é visto como um movimento dos contrários. O ser humano é formado do conjunto das relações sociais concretamente determinadas pela história. E não esta sujeito a interpretar o mundo, mas sim em transformar-lo. Marx tinha dizia que a base material ou econômica organiza a infra-estrutura da sociedade, que influencia diretamente na super –estrutura , ou seja nas leis , o Estado e ideologias da época.

Upload: elena-zarate

Post on 25-Jul-2015

495 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Karl marx

Nome: Elena Valeria Zarate Bascope

Karl Marx , Émile Durkheim e Max Weber

Karl Marx (1818-1883)

Marx (1818-1883) é o criador do Marxismo, sua obra crítica o capitalismo e como sistema interpretativo da realidade social, caindo na armadilha do cientificismo e do positivismo, vindo a se cristalizar num determinismo dogmático. Defendia a existência do socialismo, onde haveria gradual erradicação do Estado, no qual haveria uma  ditadura do proletariado, aonde o povo chegaria ao poder sem o uso de terrorismo, ressaltado a importância do partido dos trabalhadores, que atuaria conscientizando e unindo o proletariado, organizando os seus atos.Na sua teoria a revolução é usada como meio para modificar , transformar a estrutura econômica e social ,ou seja a divisão de trabalho.

Segundo Marx o mundo deixa de ser considerado como um complexo de coisas acabadas passa a ser entendido como um complexo de processos , como as coisas aparentemente estáveis que sofrem mutação sem interrupção. Assim a dialética mostra se clara o movimento da realidade, que ao invés de ser coerente é visto como um movimento dos contrários.

O ser humano é formado do conjunto das relações sociais concretamente determinadas pela história. E não esta sujeito a interpretar o mundo, mas sim em transformar-lo.

Marx tinha dizia que a base material ou econômica organiza a infra-estrutura da sociedade, que influencia diretamente na super –estrutura , ou seja nas leis , o Estado e ideologias da época.

Émile Durkheim (1858-1917)

Considerado um dos pais da Sociologia Moderna,   ele foi de encontro à idéia de Comte, segundo a qual as sociedades só podem manter sua coerência partilhando crenças comuns. Coloca como centro de sua reflexão a exigência do consenso social. A sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando ele nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.

Influenciado pelas ciências da natureza, definiu a sociedade como um todo orgânico em que todos estão ligados conectados a todos os órgãos.

O método utilizado de Durkheim esta ligado nos seguintes elementos:

FATO SOCIAL=COISA

Page 2: Karl marx

Fato social só pode ser explicado por intermédio de outro fato social. O sociólogo define COISA como um objeto com lógica própria , que se opõe a idéia de algo que pode ser identificado por um simples processo de analise mental.

Durkheim vê as desigualdades sociais e todas as demais anomias decorrentes derivam das tensões inerentes à transição da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica. O conflito de classes expressa a realização incompleta da solidariedade orgânica na recém desenvolvida industrial.

WEBER (1864-1920)

 Foi de encontro à idéia de Comte., segundo a qual as sociedades só podem manter sua coerência partilhando crenças comuns. A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são de todos os tipos de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, apartir de suas ações com os demais.

Estabelece quatro tipos de ação social:

1) ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;2) ação afetiva :aquela determinada por afetos sentimentais:3) racional com relação a valores : determinada pela crença consciente num valor

considerado importante, indenpentemente do êxito desse valor na realidade;4) racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza

os meios necessários.