ladrões de almas

6
ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Ladrões de Almas Mulher de Fofa África Oriental 1939 Lídio Cipriani “apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para que nenhum elemento interferisse em sua análise” (Andrade:2002,p. )

Upload: keely

Post on 19-Mar-2016

36 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Ladrões de Almas. “apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para que nenhum elemento interferisse em sua análise” (Andrade:2002,p. ). Mulher de Fofa África Oriental 1939 Lídio Cipriani. Antropometria. Fêmea da Tribo Uchik-war 1890 M.V. Portman. Criança da Tribo Ta-Yeri 1890 - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Ladrões de Almas

ANTROPOLOGIA

SUZIENE DAVID

Ladrões de Almas

Mulher de FofaÁfrica Oriental 1939

Lídio Cipriani

“apenas enfocar o objeto de seu estudo,neutralizando-o, para que nenhum elemento interferisse em sua análise”(Andrade:2002,p. )

Page 2: Ladrões de Almas

ANTROPOLOGIA

SUZIENE DAVID

Antropometria

Fêmea da Tribo Uchik-war 1890M.V. Portman

Criança da Tribo Ta-Yeri 1890M. V. Portman

Page 3: Ladrões de Almas

ANTROPOLOGIA

SUZIENE DAVID

ExotismoEtrangers EtrangersEdição de Fotografias obtidas entre 1850 e 1910Imagens dos “Povos Primitivos”

Reflexo das idéias do Evolucionismo Cultural

Page 4: Ladrões de Almas

ANTROPOLOGIA

SUZIENE DAVID

Page 5: Ladrões de Almas

ANTROPOLOGIA

SUZIENE DAVID

Margaret Mead e Bateson:

“Entre 1936 e 1938, aproximadamente, [...] elaboraram um trabalho sem precedentes na historia das Ciências Sociais. Eles procuraram através de recursos fotográficos, entender o caráter dos balineses. Mas, antes de utilizar a linguagem visual, ficaram meses observando, na perspectiva de uma antropologia tradicional. [...,e,] entenderam que as descrições verbais jamais alcançariam aquilo que uma apreensão visual do ethos chegaria a desvendar e a dizer (Samain & Sôlha: 1987).

Page 6: Ladrões de Almas

ANTROPOLOGIA

SUZIENE DAVID

O trabalho de pesquisa era aprofundar os estudos da esquizofrenia em crianças [..., através principalmente da observação do] transe como comportamento cultural institucionalizado. [...] Eles utilizaram mais de 6 mil metros de filme e 25 mil fotos – que resultaram num livro com 759 fotografias, chamado Balinese Character. A Photographic Analisis (1942).

Este livro constitui uma autentica revolução metodológica nas técnicas de coleta de dados e consolidara o status da fotografia como ferramenta na investigação cultural. Seu conteúdo evidencia a importância das experiências corporais, da gestualidade, dos olhares [...] Antropologia Aplicada não é apenas um meio de ver e registrar é um modo de participar e perceber o outro."(Andrade:2002,p. 71).