lancellot março/abril 2010

8
Edição: março/abril 2010 Número 25 Ano III Distribuição Gratuita [email protected] www.pousadaparque.com.br Rod. do Café - BR 376, km 553,5 46 km do Barigui Reservas: (41) 3651-1166 9104-3751

Upload: tiago-correia

Post on 31-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Lancellot Março/Abril 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Lancellot Março/Abril 2010

Edição: março/abril 2010 Número 25 Ano III Distribuição Gratuita

[email protected]

Rod. do Café - BR 376, km 553,546 km do Barigui

Reservas: (41) 3651-11669104-3751

Page 2: Lancellot Março/Abril 2010

Expediente

DEP. COMERCIALIsabel Puel- (41) 3598-2628 / 9665-2628

[email protected]@lancellot.com.br

DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃOExceuni - Aldemir Batista - (41) 3657-2864

[email protected] | [email protected]

TIRAGEM: 5000 exemplaresO Informativo Lancellot é uma publicação periódica com distribuiçãogratuita nos centros comerciais e estabelecimentos credenciados.Os artigos publicados não representam necessariamente a opiniãodeste informativo. É proibido a reprodução total ou parcial do conteú-do publicado sem prévia autorização. O Informativo Lancelot se isen-ta de quaiquer problemas ocasionados pelos artigos ou anúnciospublicados, sendo este de inteira responsabilidade de seus autores.

MARKETING E DISTRIBUIÇÃOSalésio Correia (41) 9665-2628

JORNALISTA RESPONSÁVELFrancisco Leonardo de Oliveira

COLABORADORJornalista Alexandre Melo

Edição 25 | mar/abr.20102 Edição 25 | mar/abr.2010 15

+ de filtros de água e portifólio de produtos,

para empreendedores, executivos, empresários ...

contatos 41 3024-4455 / 41 9951-4455

[email protected]

representantes comerciais (na sequência de empresários,

representantes comerciais, vendedores, ...)

FRANQUIAS

Aberto oficialmente o I Salão

Catarinense do TurismoSanta Catarina está entre os destinos mais

competitivos do Brasil e, no último dia 22/03ao abrir as portas do I Salão Catarinense doTurismo, seu evento anual de promoção e co-mercialização de produtos e roteiros turísti-cos, inaugurou mais um alicerce decisivopara a consolidação da política de estadoque fez do turismo uma atividade econômi-ca geradora de oportunidades para todos oscatarinenses. Na cerimônia oficial, o vice-governador do estado, Leonel Pavan para-benizou o secretário de Estado de Turismo,Cultura e Esporte, Gilmar Kanesel e suaequipe pelo trabalho que "transformou arealidade catarinense em 10 regiões turísti-cas", sobretudo no que diz respeito à economialocal. "O turismo é a mais importante atividadede Santa Catarina, do Brasil e do mundo. So-mos um estado com vocação natural para o tu-rismo e hoje temos um setor que responde porquse 13% do nosso PIB", disse. Representandoos prefeitos das cidades que integram cadauma das 10 regiões turísticas do estado, o pre-feito de São Pedro de Alcântara, Ernei Stähe-lin, endossou a política estadual dos últimos seis

tora e multiplicadora do desenvolvimento", dis-se.

O secretário de Estado de Turismo, Cultu-ra e Esporte Gilmar Knaesel parabenizou agerente de Políticas de Turismo da SOL, ElisaWypes Sant'Ana de Liz, interlocutora do es-tado com o Ministério do Turismo, pela im-plantação das políticas nacionais do Go-verno Federal em Santa Catarina. "A Re-

gionalização do Turismo criou as instân-cias de gestão regional, nos permitiunão só mapear, mas aproveitar todosos atrativos e produtos, explorar a di-

versidade geográfica e cultural de nossoestado como vantagem competitiva nomercado internacional", destacou Knae-

sel. Aproveitando o Dia Mundial da Àgua,o secretário enfatizou mais um grande diferen-cial catarinense na prateleira de consumo doturismo mundial. "Somos um estado conhecidopela natureza preservada e temos uma políti-ca focada no desenvolvimento sustentável doturismo. Não é à toa que conquistamos os tu-ristas europeus, muito exigentes quanto a estequesito", argumentou Knaesel.

anos em Santa Catarina. "Devemos a este go-verno a profissionalização e qualificação donosso turismo, que hoje é uma atividade indu-

Hotel Fazenda Dom Guilherme

está preparado para realização

de eventos sociais como:

Aniversários, bodas,

casamentos, eventos

empresariais, seminários,

treinamentos ao ar livre e

excursões.

Rodovia Guatambu - Chalana, km 1

Guatambu - SC - próximo a Chapecó

Tel.: (49) 3336-0067

e-mail: [email protected]

www.hoteldomguilherme.com.br

O ano todo, Bombinhas te esperaO Brasil é um país de belezas

singulares, dispensa adjetivos. Éum país com povo acolhedor, quese orgulha de suas riquezas cultu-rais e naturais. É sinônimo de ale-gria e diversão, gente bonita, mui-ta praia, muito verde.

Nesta pátria abençoada estáBombinhas, um pequeno muni-cípio localizado no estado de San-ta Catarina, um dos melhores des-tinos turísticos do país. A cidade éum ícone turístico situada geogra-ficamente em uma península nolitoral norte deste Estado. Comuma área de apenas 36,6 Km², queavança para o Oceano Atlântico, acidade foi presenteada por exube-rantes belezas naturais, motivo deorgulho dos moradores e de ad-miração dos turistas do país e domundo inteiro. Bombinhas estálocalizada na Região Turística CostaVerde e Mar, juntamente com outrosdez municípios situados no litoralcentro-norte de Santa Catarina.

A cidade é um paraíso ecoló-gico, banhado por águas cristali-nas e de abundante riqueza natu-ral. Bombinhas é composta pormais de trinta e cinco praias comcaracterísticas que variam em baíascom águas calmas, praias com maragitado, entre outras desertas quepossuem acesso apenas por trilhase costões, satisfazendo assim osmais diversos públicos.

A cidade tem o privilégio deestá localizada a 70km da capitalFlorianópolis e próximo a pólosturísticos como Itajaí, BalneárioCamboriú, Itapema e Porto Belo.Por ser uma península (a única nosul do Brasil), a cidade possui umagrande diversidade de paisagens eopções de lazer em meio a nature-za como caminhadas nas praias,rappel, escaladas, trekking, surf,mergulho, windsurf, entre outros.Bombinhas também abriga trêsunidades de conservação que são

atrativos para a prática de ecoturis-mo como: O Parque Municipal daGalheta, Parque Municipal doMorro do Macaco e a Área de Rele-vante Interesse Ecológico da Cos-teira de Zimbros, onde são reali-zadas caminhadas ecológicas sobretrilhas que foram construídas porantigos moradores na floresta.

As principais atividades eco-nômicas de Bombinhas, são emprimeiro lugar o turismo, seguidoda pesca artesanal e da maricultura(criação de mariscos e ostras), he-rança dos colonizadores desta re-gião, que foram povos indígenas emais tarde açorianos. Atualmenteo turismo é a base de sustentaçãoeconômica da cidade. Os hotéis epousadas oferecem uma diversi-dade serviços, assim como os ba-res e restaurantes.

Atualmente Bombinhas viveo auge do turismo. Consideradaem 2007 como a quarta melhorpraia do país pela revista Brasileira

Viagem & Turismo, Bombinhasconseguiu alcançar a terceira posi-ção em 2008 pela mesma revista, oque tornou a cidade ainda maisreconhecida no âmbito nacional einternacional. Tal reconhecimentofez com que a mão de obra do se-tor turístico ficasse ainda mais qua-lificada, dando o mérito à cidadeser berço de importantes empre-endimentos como renomeadaspousadas, hotéis e restaurantes.

Na alta temporada de verão,ocorre a maior movimentação naeconomia da cidade, mas é na bai-xa temporada a cidade fica maisaconchegante e tranquila, onde acultura local é um atrativo a parte.Este período é ideal para conheceros roteiros culturais e educativosque a cidade oferece, que agregam apesca artesanal, ecoturismo, artes, ofi-cinas líticas, vistação de museus, enge-nhos de farinha entre outros.

Venha para o Brasil e passe suasférias em Bombinhas, desfrute da

natureza, descanse e divirta-se. Oano todo, Bombinhas te espera.NÃO DEIXE DE VISITAR:INSTITUTO BOI MAMÃO

Misto de museu de folclore, oInstituto funciona em um antigoengenho de farinha do século XIX.A tradição da produção que é reali-zada através de tração animal, émantida até hoje. Além disso, umpequeno acervo composto por fo-tos, mobiliário e peças antigas con-ta um pouco da história e da cul-tura açoriana.

MUSEU EAQUÁRIO MARINHOPrimeiro museu particular do

Estado de Santa Catarina, com cer-ca de 3.000 invertebrados mari-nhos, dentre os quais esponjas,corais, estrelas, siris, conchas, lagos-tas, caranguejos, ouriços, caramu-jos e pepinos do mar.

MUSEU CASA DOHOMEM DO MAR

O Museu Naval "Casa do Ho-

mem do Mar" foi considerado porespecialistas um dos mais expres-sivos museus navais da AméricaLatina. O Museu busca resgatar,desde os primórdios da humani-dade até nossos dias, a relação dohomem com os oceanos em seusmais variados aspectos. Sob esseponto de vista, a exposição foi seg-mentada em áreas temática e cro-nologicamente distintas, que trans-mitem ao visitante amplo conhe-cimento relacionado ao acervo ex-posto.

INSTITUTO KATSCHURMANN

Entidade sem fins lucrativos,que se dedica ao desenvolvimentode programas de educação ambi-ental marinha. Conta com umaárea de 17.000 m², localizada emmeio a Mata Atlântica, e abriga umespaço de exposições, trilha eco-lógica, auditório e um labora-tório de educação ambientalmarinha. Além de acompanharas viagens da família Schür-mann através de fotos e peçastrazidas de diversas partes domundo, o visitante pode parti-cipar de diversas atividades in-terativas e aprender um poucosobre o ecossistema Mata Atlân-tica e sobre o ambiente marinho.

PÔR DO SOL NABAÍA DE ZIMBROS

A baía que localiza-se ao ladosul da península de Bombinhas éum local ideal para descansar jun-to a natureza. Além de possuirótimas condições para a prática deesportes náuticos é também o lu-gar ideal para assistir o pôr do sol.Um cenário único, familiar e ro-mântico

Por Carina Melo - Diretorade Turismo - Prefeitura Municipal deBombinhas - Secretaria de Turismo e

Desenvolvimento Econômico

Page 3: Lancellot Março/Abril 2010

O Restaurante Recanto da Sereia apresenta

culinária especializada em frutos do mar.

Conta com um amplo cardápio de pratos

a La Carte e um variado bufê

de saladas para acompanhamento.

Aceita reservas para eventos

Ambiente ao ar livre

Ar condicionado e estacionamento

[email protected]

www.recantodasereia.com.br

Tel.: 47 -33687200 / 33688200

Assim inicia o Hino do Município situado no MeioOeste Catarinense, às margens do Rio do Peixe, ouVale do Contestado. Herval, que teve sua origem coma produção de erva-mate, exibe-se hoje no cenárionacional como a Capital da Alfafa. A exuberânciada mata atlântica, ainda povoada por araucárias, eserras com altitude acima de 1.100 metros dão otom da paisagem. Pode-se considerar uma regiãorica em potencialidades e atrativos, embora aindanão explorada turisticamente. Denota-se, por outrolado, uma demanda crescente de turistas interessa-dos por atrativos naturais, como a Gruta de SedeBelém, interior do Município, a maior do Estado deSanta Catarina, as trilhas ecológicas percorridas pormotoqueiros, jipeiros, cavaleiros, e, ainda, pela pu-jante história dos colonizadores europeus (italianose alemães) que em muito contribuíram para o de-senvolvimento econômico e social, mantendo até osdias de hoje suas tradições culturais e gastronômi-cas. Herval D´Oeste é também o berço de um dosmaiores episódios brasileiros, a Guerra do Contesta-do, em razão da Construção da Estrada de FerroSP/RS, no início do Século XX, e a ocupação dasterras devolutas disputadas pelos Estados do Para-ná e Santa Catarina.

O Município está se tornando conhecido ainda emvirtude do turismo religioso. São muitos os eventosrealizados, principalmente no interior, como o Natala Caminho de Belém (da gruta à cidade), a Via Sa-cra, festejos em homenagem a Nossa de Lourdes, N.Sra. Aparecida e folguedos de São João e São Pe-dro. A Rota da Fé compreende um longo percursopelas Comunidades do interior, passando por maisde 30 igrejas, capelas e capitéis, casas típicas itali-anas, Gruta de Belém (sítio histórico), Morro dasAntenas (pólo irradiador de som e imagem para oMeio Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina).

Com uma população de 20.000 habitantes e umaarrecadação pequena, Herval D´Oeste está se es-truturando com projetos voltados para o crescimen-to econômico e bem-estar social, acreditando emnovas alternativas como a reativação da Ferroviado Contestado, a implementação do Distrito Indus-trial, a implantação de campus Universitário (ensi-no superior gratuito) e investimentos para o segmen-to turístico, podendo, a curto e médio prazos, ofere-cer a infraestrutura necessária para atender ao cres-cente fluxo de visitantes, turistas e devotos.

"Meu Herval, HervalD´Oeste querido"...

Praia Ilhota - Itapema - SC (em frente ao mar, próximo a Polícia Rodoviária Federal)

Page 4: Lancellot Março/Abril 2010

Edição 25 | mar/abr.20104 Edição 25 | mar/abr.2010 13

A Pousada Cainã está localizada no início do primeiro planaltoparanaense, região conhecida por São Luiz do Purunã; fazendoparte do Real Caminho do Viamão, que nos séculos XVIII e XIXera percorrido pelos tropeiros. Distante apenas 50 km de Curiti-ba, o local é foi uma antiga parada de tropas que vinham dosul com destino a cidade de Sorocaba SP, com água de boaqualidade e abrigado de ventos fortes (muito comum na re-gião). A Cainã propiciava um abrigo seguro para os viajan-tes cansados da longa jornada no lombo de burros e mulas. Agorano local temos chalés com lareiras e confortáveis camas.

Hoje a história está presente no dia a dia da Pousada,que recebe recebe pessoas de várias partes do Brasil e doexterior. Entre os freqüentadores, grande destaque são oscuritibanos que se descobrem aqui, nestes campos, numestilo "country". Cavalgar e caminhar nas trilhas ecológi-cas são privilégios que deixam muitos hóspedes e visi-tantes encantados.

Nosso Restaurante Caminho das Tropas é aberto aopúblico e serve comidas típicas da culinária do sul,tendo como especialidade a ovelha e a costela emfogo de chão, fe4ijão carregado e arroz carreteiro,sempre acompanhado de uma deliciosa sobremesacaipira. Aos domingos também servimos Cassou-let, uma deliciosa comida típica.

Canelinha-SC

Page 5: Lancellot Março/Abril 2010

Edição 25 | mar/abr.201012 Edição 25 | mar/abr.2010 5

Porto Belo é uma charmosa cidade que man-

tém as características de vila de pescadores, possui

177 anos de emancipação política e tem sua histó-

ria contada desde a colonização portuguesa no li-

toral brasileiro, no período de disputa de terras

entre Portugal e Espanha, que ocuparam esta re-

gião da Enseada das Garoupas antigo nome do mu-

nicípio, a mais de 247 anos. Na arquitetura algu-

mas construções preservadas retratam o período

colonial, dentre elas destacamos a igreja matriz Se-

nhor Bom Jesus dos Aflitos, que foi erguida em

1814, utilizando mão de obra escrava e argamassa a

base de óleo de baleia. No entanto temos registros

dos habitantes mais antigos do município através

das oficinas líticas ou Panelas de Bugre localizadas

na Praia central e também das inscrições rupestres

ou petroglifos localizados na Pedra da Cruz na Ilha

de Porto Belo. Os traços de vila de pescadores vie-

ram de uma ilha do arquipélago dos Açores chama-

da Ericeira, onde era comum a atividade pesquei-

ra. Outra curiosidade da história do município acon-

teceu no bairro do Araçá onde em 1777 o almiran-

te da esquadra portuguesa Robert MacDouall, se

refugiou na enseada para evitar o combate com 116

naus da esquadra espanhola, e relatou ao Rei de

Portugal que havia se refugiado em uma enseada

segura como uma Caixa D'Aço, fato este que deu o

nome ao local.

O município de Porto Belo está localizado na

bela região da Costa Esmeralda a cerca de 65 km

da capital catarinense Florianópolis. Porto Belo

como o próprio nome sugere é muito belo e

possui natureza exuberante e preservada, com

belas praias como a praia do Centro, a praia do

Baixio, praia das Vieiras, praia do Perequê, Ensea-

da da Encantada, Praia do Araçá, Praia do caixa

D'Aço, praia do Estaleiro, a Ponta do Estaleiro, e a

praia da Ilha de Porto Belo que conta com toda a

infra-estrutura turística, serviços de praia, museus,

esportes náuticos, trilhas, mirantes, inscrições ru-

pestres e serviços de alimentação.

Outros Atrativos do município estão distribuí-

dos na arquitetura do período colonial, no Artesa-

nato que possui fortes traços na cerâmica figurati-

va que retrata os personagens do folclore local, nas

casas antigas representadas em cerâmica e na cerâ-

mica vitrificada, também nas rendas de bilro, mini-

aturas de barco em madeira, artesanato construído

com conchas, e outras relíquias locais.

A gastronomia de Porto Belo conserva fortes

regionais genuínos nos pratos vindos do mar e de-

liciosamente elaborados, com peixes, camarões,

ostras, mariscos, vieiras dentre outras iguarias.

Também estão representados na gastronomia a

cachaça artesanal do Alambique do Pedro Ale-

mão, a empadinha tradicional da Casa das Empa-

das e os produtos artesanais do Sítio Bela Vista.

Possui Vocação Náutica o que atrai para as belas

águas de sua baía um enorme número de embarca-

ções, inclusive de grande porte como os transa-

tlânticos de passageiros e também embarcações á

vela para os esportistas desta modalidade.

Na Pousada Morada do Sisais a vista é de tirar o fôlego, mas não sesabe o q agrada mais: se a beleza da vista, a construção entre pedras, oaconchego das instalações ou o carinho do atendimento da Conceição esua bem treinada equipe. Ocupando ponto elevado bem no meio da praia, sobre a Lagoa do Meio, a Morada dos Sisais é um daqueles lugaresonde a localização privilegiada apenas completa a qualidade das insta-lações e a hospitalidade de quem trata cada hospede com mimos defilho único. Aqui cada detalhe foi pensado para promover momentosinesquicíveis - roupas de cama 100% algodão, cama box spring kingsize, ducha a gás, varanda c/ rede, ar condicionado, hidromassagem,frigobar, cofre digital, internet Wireless, kit praia (cadeiras, toalhas eguarda-sol), secador de cabelos e confortaveis roupões p/ os momen-tos de intimidade. A pousada é tbém um dos melhores pontos da Praiado Rosa p/ observação da Baleias Francas (julho a outubro). A verdade éque, seja no inverno ou verão , a Pousada Morada dos Sisais é umrecanto especial integrado ao paraiso ecologico da Praia do Rosa.

Fone/Fax:

(48) 3355-6246

(48) 8844 8280

Site: www.moradadossisais.com.br

[email protected]

Page 6: Lancellot Março/Abril 2010

Edição 25 | mar/abr.20106

Cirurgia refrativa agrega tecnologia revolucionária que

substitui pelo Laser o corte mecânico antes feito na córnea

Denominada Femtosecond Laser, a nova técnica torna o procedimento

mais seguro, preciso e de menor tempo de recuperação

A cirurgia para a correção da miopia,hipermetropia e astigmatismo acaba deincorporar uma tecnologia revolucionáriaque substitui pelo laser o corte que o of-talmologista antes realizava com uma lâ-mina. Denominada de Femtosecond Laser,ela oferece absoluta precisão, segurança epronta recuperação na cirurgia refrativa,por gerar pulsos na córnea de freqüênciatão intensa que superam aos milhões devezes por segundo.

O Hospital de Olhos do Paraná adqui-riu o novo equipamento no final do anopassado, apresentando-o em congresso quereuniu especialistas de todo o país. Atual-mente, o Femtosecond está instalado tam-bém em centros oftalmológicos de SãoPaulo e Pernambuco.

O oftalmologista Hamilton Moreira, di-retor clínico do Hospital de Olhos do Pa-raná, explica que a técnica do Femtosegun-do consiste em cortar camadas finíssimase uniformes da córnea. Em seguida, umdisco (flap) do tecido corneano é confecci-onado pelo Laser, tendo a função de abrirpassagem para a realização da cirurgia re-frativa, através do Excimer Laser.

Feita a correção de grau, o disco for-mado pelo Laser é reposicionado e assen-tado sobre a córnea. No dia seguinte o pa-ciente volta a enxergar normalmente.

LIBERDADE DO USO DOS ÓCULOSAnualmente, são realizadas no país mais

de 500 mil cirurgias empregando a técnicado Excimer Laser, de acordo com dados doConselho Brasileiro de Oftalmologia. Osindicadores comprovam a importância queo procedimento exerce para libertar umnúmero significativo de pessoas de diferen-tes faixas etárias que não pretendem maisfazer uso dos óculos ou das lentes de conta-to.

Com o advento do Femtosecond o nú-mero destes procedimentos tende a aumen-tar. Isto é possível porque a técnica segmentacamadas muito finas e uniformes da córnea,enquanto a técnica convencional, feita atra-vés de uma lâmina, impede tal precisão, se-gundo Hamilton Moreira.

TRANSPLANTES E CERATOCONEO Femtosecond exerce uma importante

função social ao permitir também que umacórnea seja utilizada por até dois receptoresno transplante, contribuindo, assim, parareduzir as filas de quem aguarda por umadoação.

Além disso, a técnica facilita o tratamentoaos portadores do ceratocone que não seadaptam às lentes de contato e, portanto,precisam ser submetidos ao implante com oanel intra-estromal (anel de Ferrara).

Um lugar encantador em meio à natureza para relaxar e reativar

suas energias. Segurança e tranquilidade. Isso é o que você vai

encontrar na pousada RECANTO DAS BROMÉLIAS.

Localizada em plena flora nativa da região e cercada pela beleza

exótica a Pousada Recanto das Broméliasoferece apenas 03 suítes

e uma cabana com todo conforto que você busca para passar suas

férias.

Atendida pelos proprietários, dois jovens amantes da natureza

Márcia e Lucas, que também fazem e servem o café da manhã com

muito carinho. Aqui você vai passar seus melhores momentos na

Praia do Rosa. A Recanto das Bromélias fica no alto do Caminho do

Rei local privilegiado com vista panorâmica para as lagoas da En-

cantada e Ibiraquera.

Sinônimo de conforto e requinte, totalmente integrada ao meio

ambiente local, a Pousada Recanto das Bromélias foi construída

respeitando todas as diretrizes que dizem respeito à proteção da

natureza: tudo foi preservado para que você tenha uma experiência

inesquecível. Existem três trilhas ecológicas diferentes que levam à

beira da praia em aproximadamente 15 minutos.

SERVIÇO:

Estacionamento, roupas de cama e banho,

Internet WI FI livre para Lap Top

Pousada Recanto das Bromélias

Praia do Rosa - Santa Catarina - Brasil

E-mail: [email protected]

www.recantodasbromelias.com

48-8813-4671

Page 7: Lancellot Março/Abril 2010

Hotel Lang Palace

Contatos:

(49) 3361-6868

www.langhotel.com.br

À beira mar, a apenas 10 minutos da cidade de Balneário Camboriú, a Pousada Estaleiro Villageestá perfeitamente imersa na natureza preservada onde o ritmo da cidade, as preocupações e a mo-notonia da rotina desaparecem com o canto das aves, o som das ondas do mar e o infinito das cores dapaisagem. A arquitetura foi criada respeitando o meio ambiente, integrando todas as unidades à natu-reza

Com diferentes instalações e equipamentos para o lazer e relax de nossos hóspedes, tais comopiscinas, hidromassagens externas, churrasqueiras, sala de jogos, churrasqueiras e quadra de vôlei depraia são alguns dos serviços oferecidos. A pousada conta ainda com restaurante exclusivo frente para omar onde sabores e aromas se misturam elaborados de maneira artesanal por nossa cozinheira.

O reconhecimento em inumeráveis ocasiões por diferentes veículos de imprensa: Revistas 4 rodas,Próxima Viagem, Viagem e Turismo, etc. é o resultado de anos de trabalho e dedicação no atendimento,proporcionando estadias inolvidáveis para nossos hóspedes.

Venha conhecer a Pousada Estaleiro Village na charmosa

Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú - SC

POUSADA ESTALEIRO VILLAGE

Av. Interpraias Nº 3996 - Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú - SC

Telefone para reservas: 47 9112-5300 / 9112-5200

e-mail: [email protected]

www.estaleirovillage.com

Edição 25 | mar/abr.2010 7

"Localizado no centro

de Chapecó, o Hotel Lang

Palace destaca-se pelo

requinte, conforto e pra-

ticidade de suas acomo-

dações e pela sua ampla

e completa estrutura de

eventos.

São 121 unidades,

entre suítes presidenci-

ais, suítes master, apar-

tamentos super luxo,luxo

e executivo; todos com

piso antialérgico (tacão

em madeira), TV a cabo,

internet wireless, frigo-

bar, cama box, aqueci-

mento central nas pias e

duchas e ar condiciona-

do. Alem disso disponibi-

lizamos aptos adaptado

para portadores de neces-

sidades especias.No Ho-

tel Lang Palace,você esta

cercado pelos melhores

serviços de hotelaria:

traslado aeroporto > ho-

tel > aeroporto, estacio-

namento coberto com se-

gurança e manobristas

próprios.

Além de sauna, pisci-

na, sala de ginástica,sala

de massagem e sala de

jogos, o Hotel Lang Pala-

ce oferece 7 salas para a

realização de seu even-

to, anfiteatro com capa-

cidade para 420 pessoas,

alem de salas para reu-

niões, leituras, escritóri-

os virtuais, bar e restau-

rante com padrão inter-

nacional em um ambi-

ente aconchegante e

requintado , que satis-

faz os mais exigentes

paladares com delicio-

sos pratos preparados

cuidadosamente e sabo-

reados em um ambiente

harmonioso"

Page 8: Lancellot Março/Abril 2010

Edição 25 | mar/abr.20108 Edição 25 | mar/abr.2010 9

CASARÃO

GALLOTTI

Pertencente à uma

tradicional e importante

família de Tijucas, a oponente

residência dos Gallotti foi

construída no século XIX e

desde então se consagrou

como importante patrimônio

histórico do município.

A casa foi construída pelo

patriarca, o empresário

Benjamim Gallotti, e foi toda

erguida com materiais

vindos diretamente da

Itália por meio de grandes

embarcações.

O local serviu de

referência no município por

muitos e muitos anos, onde

foram recepcionados

inúmeros políticos e figuras

ilustres de todo o Brasil.

Foi também a primeira

residência a contar com

sistema de telefonia e por

isso servia como central das

informações que chegavam

e partiam do município.

Além de estar sempre

repleta de filhos, netos e

bisnetos da Família Gallotti,

a casa também sempre teve

suas portas abertas para o

povo, principalmente a

partir do momento que uma

das filhas de Benjamim,

Maria Gallotti Peixoto

assumiu o comando da casa.

Conhecida por seus

quitutes e pela imensa

bondade, a Casa de Maria

Gallotti guarda fatos

memoráveis para a história

de Tijucas.

A OBRA

DE RESTAURO

A restauração do

Casarão Gallotti foi possível

graças ao empenho do

Prefeito Elmis Mannrich,

eleito em 2005 e reeleito em

2008 com grande

aprovação popular.

"Desde 2005, quando

assumimos a Prefeitura, já

começamos a batalhar pela

realização desta obra e pela

preservação de vários

outros patrimônios de nosso

município. Foi aí que surgiu

a Fundação Cultural

Tradição de Tijucas, criada

com o objetivo de despertar

na comunidade o interesse

pela cultura e resgatar

valores que com o tempo

haviam se perdido. Durante

este tempo, paralelo às

atividades da Fundação,

estivemos em busca da

restauração do Casarão

Gallotti, tendo sucesso no

ano de 2007, quando a

Família nos fez a doação

plena do imóvel. A partir

daí, buscamos parceria

com o Governo do Estado e

também com a iniciativa

privada e, finalmente,

demos início à obra de

recuperação da casa" -

afirma o Prefeito Elmis.

Reinaugurado em 15 de

dezembro de 2009, o

Casarão Gallotti tem

recebido inúmeros visitantes

todos os dias, chegando ao

total de mais de 5 mil

pessoas somente até este

mês de março. Atualmente

ele abriga o Centro Cultural

Benjamin Gallotti e serve de

sede para inúmeros eventos

de ordem cultural e

artística.

Sob o comando da

Fundação Cultural Tradição

de Tijucas, o local promove no

dia 15 de cada mês o

'Entardecer Cultural'. Para

cada evento são

programadas exposições,

apresentações culturais e

outras manifestações

artísticas que têm

despertado um interesse

pela cultura cada vez maior

na comunidade de Tijucas e

região.

Além destes eventos, o

Casarão também está de

portas abertas diariamente

para visitação. Os

interessados em conhecer o

espaço podem visitar a Casa

de segunda a sexta-feira das

14h às 20h e aos sábados,

domingos e feriados das 17h

às 21h.

Acesse o Portal Eletrônicodo Município:

www.tijucas.sc.gov.br.