larissa 703

23
Biodiversidade da África Biodiversidade da África

Upload: e-m-celia-rabelo-ciep-338

Post on 13-Jul-2015

266 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Larissa 703

Biodiversidade da ÁfricaBiodiversidade da África

Page 2: Larissa 703
Page 3: Larissa 703

oferece múltiplas oportunidades para o desenvolvimento e melhoria Biodiversidadedo bem estarhumano. Ela é a base essencial para serviços ambientais em que a vida na Terra depende. Assim, asua conservação e uso sustentável são de importância crítica.

Page 4: Larissa 703
Page 5: Larissa 703

A mudança climática ameaça, de acordo com ambientalistas, a sul-africana Região Floral do Cabo,declarada patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e aCultura (Unesco). Esta área, localizada na província de Cabo Ocidental, compreende oito zonasprotegidas que, no total, somam 5.530 quilômetros quadrados. Este "reino floral", um dos seis do

Page 6: Larissa 703
Page 7: Larissa 703

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grandeinsolação, possui temperatura elevada devido à sua localização geográfica, pois está próxima à linhado Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. Essa é um dos continentes de maiorbiodiversidade do mundo, esse fato é proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece odesenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, se tornando propício à

Page 8: Larissa 703
Page 9: Larissa 703

O continente africano é amplamente conhecido pelas suas belezas naturais, principalmente quandose refere à grandiosa vida selvagem. Porém, o que encontramos de imenso neste continente é umaenorme diversidade física e sócio-econômica, pois existe neste espaço desde extensos vales férteis,aonde a vida parece não ter fim, até desertos gigantes, como é o caso do Saara, o maior do mundo.

Page 10: Larissa 703
Page 11: Larissa 703

Em conseqüência a esta diversidade, não é tarefa fácil dividir a África por regiões devido a suaheterogenidade ao longo do continente. Porém, pode-se definir duas formas básicas de classificaçãoregional: as questões físicas (localização geográfica) e questões humanas (cultura/ocupação)

Page 12: Larissa 703
Page 13: Larissa 703

Ao visualizar um mapa da África, pode-se ver que dividir o mesmo por regiões a partir da sualocalização espacial nos sentidos Norte, Sul, Leste e Oeste é bem possível. Dessa forma, classifica-se o continente em cinco regiões distintas quanto a sua posição geográfica: Norte da África, Oesteda África, África Central, Leste da África e Sul da África.

Page 14: Larissa 703
Page 15: Larissa 703

O contraste da pobreza e riqueza também é muito visível por toda sua extensão continental, sendocaracterizado principalmente pelas péssimas condições de vida em muitos países. O termo “berçoda humanidade” é dado em razão da África abrigar uma das civilizações mais antigas e intrigantesdo globo, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a 4 mil anos atrás. Portanto, toda essariqueza cultural e natural existente no continente, torna a África um espaço muito particular.

Page 16: Larissa 703
Page 17: Larissa 703

Além disso, outras formas de vida serão afetadas, especialmente as formigas que conduzem sob aterra certas sementes de fynbos, processo essencial para a germinação. "As formigas que são únicasdos fynbos serão perdidas. E sem elas a sobrevivência de muitas das plantas está seriamenteameaçada", disse Verdoorn à IPS. Informes divulgados no site do Dia Internacional para aDiversidade Biológica, comemorado no último dia 22, indicam que a temperatura do planeta

Page 18: Larissa 703
Page 19: Larissa 703

Muitos cientistas acreditam que estas temperaturas elevadas se devem ao aumento da concentraçãona atmosfera de gases causadores do efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, queabsorvem e prendem a energia solar. As emissões desses gases entram na atmosfera, em parte, pelaqueima de combustíveis fósseis, o que Verdoorn destaca nas quatro ações que considera chave parasalvar a Região Floral do Cabo: "Um, reduzir o consumo de combustível. Dois, reduzir o consumode água. Três, reduzir o uso de eletricidade. Quatro controlar os vegetais estrangeiros e invasores".

Page 20: Larissa 703
Page 21: Larissa 703

Segundo a organização não-governamental Earthlife Africa, a África do Sul é um importantecontribuinte para a mudança climática. "Produzimos energia a partir do carvão. Carvão, carvão,carvão. É uma adição ao carvão", disse à IPS o coordenador Richard Worthington. "A África do Sulresponde por 40% das emissões totais da África, isto é, cerca de 1,5% das emissões mundiais degases que causam o efeito estufa", acrescentou.

Page 22: Larissa 703
Page 23: Larissa 703

Prof : Aureo Prof : Aureo aluna :Larissaaluna :Larissa

turma:703turma:703