lavadora jacto j8000

16
04/2012 - 273375 - 0349-MP MÁQUINAS AGRÍCOLAS JACTO S.A. - JACTOCLEAN Av. Perimetral, 901 - Distrito Industrial 17580-000 - Pompéia - SP - Brasil Tel.: (14) 3405-3010 - Fax: (14) 3405-3030 E-mail: [email protected] Home page: www.jactoclean.com.br MÁQUINA DE LIMPEZA DE ALTA PRESSÃO J8000 By Pass ou J8000 Stop Total MANUAL DE INSTRUÇÕES Atenção: Não utilizar o equipamento sem antes ler o manual de instruções.

Upload: luan-castilho

Post on 20-Nov-2015

113 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual para lavadora jacto j8000 com desenhos, peças, e condições de uso.

TRANSCRIPT

  • 04/2012 - 273375 - 0349-MP

    MQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTOCLEANAv. Perimetral, 901 - Distrito Industrial

    17580-000 - Pompia - SP - BrasilTel.: (14) 3405-3010 - Fax: (14) 3405-3030

    E-mail: [email protected] page: www.jactoclean.com.br

    MQUINA DE LIMPEZADE ALTA PRESSO

    J8000By Pass

    ouJ8000Stop Total

    MANUAL DE INSTRUES

    Ateno: No utilizar o equipamento sem antes ler o manual de instrues.

  • ACESSRIOS OPCIONAIS

    Mangueira 20 m .............................................................RG: 549030

    Niple de unio (mangueiras) ..........................................RG: 062000

    Filtro ...............................................................................RG: 484691

    Bico turbo 045 : .................................................................RG: 139626

  • NDICE

    Introduo ...................................................................................................... 04

    Informaes importantes para o usurio ........................................................ 05

    Identificao do equipamento ........................................................................ 07

    Especificaes tcnicas ................................................................................. 08

    Montagem ...................................................................................................... 09

    Instalao hidrulica ....................................................................................... 10

    Instalao eltrica .......................................................................................... 12

    Funcionamento ............................................................................................... 14

    Manuteno .................................................................................................... 16

    Limpeza e armazenamento do equipamento ................................................. 19

    Problemas: defeitos, causas e correes ...................................................... 20

    Esquema eltrico 220 V e 254 V (monofsica) .............................................. 21

    Esquema eltrico 220 V (monofsica) ........................................................... 22

    Esquema eltrico 220 V e 380 V (Trifs.) ....................................................... 23

    Esquema eltrico 220 V (Trifas.) Stop Total ................................................... 24

    Esquema eltrico 440 V (Monof.) Stop Total .................................................. 25

    Esquema eltrico 440 V (Trifas.) Stop Total ................................................... 26

    Garantia .......................................................................................................... 27

    0330

    ANOTAES

  • INTRODUO

    A MQUINA DE LIMPEZA JACTO CLEAN J8000 (BY PASS / STOP TOTAL) foi desenvolvida para limpar, desengraxar mquinas e equipamentos industriais e agrcolas, veculos em geral, remover sujeiras em estruturas metlicas e em outras aplicaes que exijam jato de alta presso. oferecida nas seguintes verses:

    04 29

    - MONOFSICA (220 V)- COM VLVULA BY-PASS.- STOP TOTAL

    }

    - MONOFSICA (254 V) - COM VLVULA BY-PASS.

    }

    CARACTERSTICAS FUNCIONAIS E IDENTIFICAO DAS MQUINASA nica diferena entre os modelos das mquinas est na forma de funciona-mento do motor, quando o gatilho (sada de gua) fechado. So elas:J8000 BY-PASS - Ao se fechar o gatilho, o motor continua funcionando normal-mente fazendo com que a gua fique circulando no interior da bomba. Nestes modelos, o motor no deve ficar funcionando, em hiptese alguma, mais que 3 minutos com o gatilho fechado. Caso isso ocorra as vedaes sero danificadas.J8000 Stop Total - Ao se fechar o gatilho, o motor se desliga automaticamen-te, voltando funcionar normalmente assim que o gatilho for aberto. O grande cuidado que se deve ter com estes modelos de mquinas no ficar abrindo e fechando o gatilho em intervalos de tempo curtos, pois dessa forma, o motor poder sofrer um aquecimento excessivo, alm do alto consumo de energia .

    Cuidado muito importante: No caso das mquinas Stop Total, ao se terminar o uso, ou quando o intervalo for grande, deve-se desligar a chave eltrica afim de evitar que outras pessoas acionem o gatilho, voltando a funcionar, Isso pode causar acidentes, principalmente com crianas.

    - TRIF. (220 V / 380 V)

    }

    - MONOFSICA (440 V) - COM STOP TOTAL

    - COM VLVULA BY-PASS.- STOP TOTAL

    - TRIFSICA (440 V) - COM STOP TOTAL

    ANOTAES

    }

    }

  • 28

    INFORMAES IMPORTANTES PARA O USURIO

    05

    GARANTIA- Utilizao de peas no originais JACTO;- Defeitos causados pela falta de lubrificao, limpeza ou ausncia do filtro na entrada de gua ou suco de aditivos;- Alterao ou destruio da Plaqueta de Identificao do Produto;- Alterao no equipamento ou de qualquer caracterstica original;- Abusos ou negligncias para com as recomendaes do fabricante;- Preenchimento incompleto ou incorreto do CERTIFICADO DE GARANTIA;- PERDA DA NOTA FISCAL DE COMPRA;- Danos causados por agentes de natureza regional, como por exemplo, quebra do cabeote devido congelamento da gua em seu interior, provocado por baixa tempera-tura.ITENS EXCLUDOS DA GARANTIA:- Defeitos decorrentes de acidentes;- leo lubrificante;- Peas que apresentarem desgaste natural pelo uso, SALVO DEFEITOS DE FABRICAO, MONTAGEM OU DE MATRIA-PRIMA.- Danos de natureza pessoal ou material do usurio, proprietrio ou terceiros;- Deslocamentos e mobilizao de pessoas e veculos.- Deslocamentos e fretes dos equipamentos, peas e componentes, para garantias no concedidas;

    GENERALIDADES:- A troca de pea(s) em garantia no prorroga e nem reinicia o perodo de garantia;- MESMO DENTRO DO PERODO DE GARANTIA, DE RESPONSABILIDADE DO PROPRIETRIO LEVAR O EQUIPAMENTO COM TODOS OS SEUS ACESSRIOS AO SERVIO AUTORIZADO DE SUA PREFERNCIA CASO NECESSITE DE ALGUM TIPO DE REPARO;- Atrasos eventuais na execuo dos servios no conferem direito ao proprie-trio indenizao e nem extenso do prazo de garantia;- Jacto facultado o direito de introduzir modificaes ou paralisar a fabrica-o do equipamento sem prvio aviso;- Qualquer sugesto, dvida ou reclamao contate nosso Servio de Atendimento ao Cliente: Av. Perimetral, 901 - Distrito Industrial - CEP 17580-000 - Pompia - SP - Brasil- Fone:(14) 3405-3010 - ou ligue grtis: 0800 - 131513 - Fax: (14) 3405-3030 - e-mail: [email protected]. O horrio do nosso atendimento comercial de segunda a sexta-feira das 07h15 s 17h18.

    MQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTO CLEAN

    Antes de utilizar as mquinas de limpeza de alta presso JACTOCLEAN leia e siga rigorosamente todas as instrues contidas neste manual.Conserve todos os adesivos do equipamento e se houver necessidade substitua-os para sua maior segurana.

    - No destrua este manual, ele parte integrante do aparelho e deve ser guardado para referncias futuras.As recomendaes so de grande importncia para sua segurana e de terceiros, por isso siga-as corretamente e em caso de dvidas, fale conosco.- No use o aparelho se o cabo de alimentao ou partes importantes dele estiverem danificados, por exemplo, dispositivos de segurana, mangueira de alta presso e pistolas.- Se uma extenso for usada, o plug e a tomada devem ser a prova d'gua. AVISO: Extenses inadequadas podem ser perigosas.- Antes de instalar a mquina certifique-se de que a rede eltrica local compatvel com a do equipamento. Em hiptese alguma elimine o pino de aterramento do plugue.- Conecte o cabo eltrico somente em tomadas devidamente conectadas a rede terra.- Sempre utilize calado com sola de borracha ou outro material isolante eltrico.- Quando a temperatura ambiente estiver abaixo de 0 C, a gua no interior da bomba pode congelar, ocasionando a quebra do cabeote. Por isso, em temperaturas baixas, retire toda a gua do interior da bomba.AVISO: Mangueiras de alta presso, conexes e engates so importantes para segurana do aparelho. Use somente mangueiras, conexes e engates recomen-dados pelo fabricante.- No direcione o jato contra si mesmo ou em outros com o objetivo de limpar roupas ou sapatos.No use o aparelho ao alcance das pessoas, a menos que usem protetor vesturio.- proibido usar a mquina prximo a substncias inflamveis ou a reas classificadas como potencialmente explosivas, podendo ocasionar incndio ou exploso.- No cubra as grades de ventilao quando o aparelho estiver em uso.- No mova a lavadora arrastando-a pelo cabo eltrico ou pela mangueira.- No trabalhe na chuva ou com trovoadas.- A conexo para alimentao eltrica dever ser feita por um eletricista qualificado e obedecendo a norma IEC 60364-1.- Para garantir a segurana do aparelho, use somente peas de reposio originais do fabricante ou aprovadas por ele.- A gua que flui atravs do refluxo preventivo considerado no potvel.

  • INFORMAES IMPORTANTES PARA O USURIO

    06 27

    GARANTIA

    TERMO DE GARANTIAMQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTO CLEAN, garante o equipamento

    identificado neste manual, obrigando-se a reparar ou substituir peas e componentes que, em servio e uso normal, segundo as recomendaes tcnicas, apresen-tarem DEFEITOS DE FABRICAO OU DE MATRIA-PRIMA, obedecendo as seguintes regras:

    A "GARANTIA LEGAL" conforme a lei do consumidor, de 03 MESES. Man-gueiras, Bicos, Vlvulas, Gaxetas, Retentores e Anis de vedao, so peas conside-radas de desgastes normais, diretamente influenciadas pelas condies de uso, como por exemplo a qualidade da gua e a forma de utilizao. Estas peas esto cobertas por esta garantia. Apenas para defeitos de fabricao ou de matria prima.

    A "GARANTIA ADICIONAL" de 09 MESES para as demais peas do equi-pamento, sendo superior a que assegura a legislao, totalizando 12 MESES (1 ANO), desde que todas as condies de uso, manuteno e termos de garantia sejam seguidas conforme descrito no Manual de Instrues do produto.

    CONDIES PARA GARANTIA:

    - O equipamento dever ter a NOTA FISCAL. Caso haja necessidade de manuteno, a nota fiscal dever ser apresentada ao SERVIO AUTORIZADO.

    - O equipamento no dever apresentar marcas de utillizao de chaves ou violao na regulagem de presso.

    - Qualquer suspeita de defeito, pare o uso e leve o equipamento ao SERVIO AUTORIZADO para evitar o agravamento do problema.

    NOTA: A SUBSTITUIO DE COMPONENTES COMPLETOS COMO O PR-PRIO EQUIPAMENTO OU O GATILHO S SERO FEITAS CASO O DEFEITO NO POSSA SER SANADO PELA SIMPLES TROCA DE PEAS OU PARTES DO COMPONENTE.

    PERDA DO DIREITO DE GARANTIA:A ocorrncia de quaisquer dos fatos abaixo citados, determinar o cancela-

    mento automtico e a perda da garantia:- Instalao fora das especificaes pela no leitura do MANUAL DE INSTRUES;

    - Utilizao do equipamento em desacordo com as recomendaes tcnicas do MA-NUAL DE INSTRUES e da PLAQUETA DE IDENTIFICAO DO PRODUTO;

    - Utilizao de acessrios no recomendados pelo fabricante;

    - Consertos realizados em oficinas ou por pessoas no autorizadas pelo fabricante;

    ATENO Este equipamento no se destina utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas

    com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa res-ponsvel pela sua segurana. Recomenda-se que as crianas sejam vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho.Desconecte da rede eltrica de alimentao antes de realizar a manuteno.No permita que crianas ou pessoas despreparadas utilizem esse equipamento.Em caso de incndio nunca dirija o jato contra os equipamentos eltricos ou a prpria rede eltrica. No utilizar com aditivos, produtos txicos ou inflamveis.Este equipamento foi projetado para ser utilizado com agentes de limpeza fornecido ou recomendado pelo fabricante. O uso de outros agentes de limpeza ou produtos qumicos afetam a segurana do equipamento. As mangueiras de alta presso, engates e conectores so importantes para seguran-a do equipamento, use somente mangueiras, engates e conectores recomendados pelo fabricante.No funcione a mquina sem alimentao de gua ou soluo.Nunca utilize a mquina com as mangueiras dobradas ou tambm em contato com superfcies cortantes.Durante o uso do equipamento, o contato direto da mangueira de alta presso em pisos speros pode danificar a mangueira. Caso isso ocorra, suspenda imediatamente o uso e faa a manuteno recomendada.Mantenha crianas e pessoas despreparadas longe da rea de trabalho da mquina.Antes de qualquer servio de manuteno ou ao final de cada utilizao, desligue o interruptor de liga/desliga, desconecte o cabo eltrico e despressurize o sistema, antes de desconectar a mangueira de alta presso.Extenses eltricas inadequadas podem ser perigosas. Mantenha todas as conexes secas.No toque nos plugues ou tomadas com as mos molhadas.Antes de ligar a mquina rede eltrica, certifique-se de que o boto liga / desliga da chave de partida esteja na posio desligado. Estas precaues diminuem o risco de choques eltricos.Se o cabo eltrico de alimentao est danificado, ele deve ser substitudo pelo fa-bricante ou agente autorizado ou pessoa qualificada afim de evitar riscos.

    - Jatos de alta presso podem ser perigosos se sujeitos ao uso incorreto. O jato no deve ser direcionado em pessoas, animais, equipamentos eltricos em funciona-mento ou ao prprio aparelho.No lavar a lavadora com o jato de alta presso

  • 26

    IDENTIFICAO DO EQUIPAMENTO

    07

    mangueira de alta presso

    gatilho da mangueira

    J 8000 chaveliga / desliga e cabos eltricos

    bomba

    motor

    ESQUEMA ELTRICOMquina de Limpeza de Alta Presso -

    Modelo J 8000 380 V (Trifsica - Stop Total)PLAQUETA DE IDENTIFICAOVerifique se a plaqueta de identificao est fixada na parte frontal da carenagem do aparelho, caso no esteja, comunique ao revendedor. Os aparelhos sem placas no devem ser usados. Est plaqueta contm informaes sobre o modelo da mquina, n de srie, a presso de trabalho, a voltagem do motor e outras informaes importantes.

    enrolador do cabo

    saco de acessrios

    lana

    hastes metlicas cabo de transporte

    O saco de acessrios composto por:4 - parafusos M8 x 45mm; 4 - arruelas de presso; 4 - porcas cegas M8; 4 - parafusos M5 x 30mm; 4 - arrue-las de presso M5; 4 - porcas M5; 1 - filtro de entrada de gua; 1 - bico de entrada de gua; 1 - abraadeira plstica; 1 - manual de instrues; 1 - manual da rede de assistncia tcnica autorizada, 2 - parafusos auto-atarrachante, 1 bico para mangueira e 1 filtro do bico.

  • 10110-1550

    11

    160-232516

    220 2800

    F1460

    IPX573

    0,67 0,6826

    40

    1,5-22-0,1520W40

    280

    81039094031

    10110-1550

    11

    160-232516

    254 2800

    F

    12,160

    IPX573

    0,67 0,6826

    40

    1,5-22-0,1520W40

    280

    81039094031

    10110-1550

    11

    160-232516

    440 2800

    F

    6,560

    IPX573

    0,67 0,6826

    40

    1,5-22-0,1520W40

    280

    81039094031

    11125-1800

    12,5

    186-270018,6220

    3540

    F1260

    IPX573

    0,67 0,6831

    40

    1,5-22-0,1520W40

    280

    81039094031

    11125-1800

    12,5

    186-270018,6380

    3850

    F6,860

    IPX573

    0,67 0,6831

    40

    1,5-22-0,1520W40

    280

    81039094031

    11125-1800

    12,5

    186-270018,6440

    3750

    F6

    60IPX573

    0,67 0,6831

    40

    1,5-22-0,1520W40

    280

    81039094031

    MONOF.

    ESPECIFICAES TCNICAS

    08 25

    MQUINA DE ALTA PRESSO J 8000

    TRIFSICA

    Vazo (mxima) ........(l/min)Presso nominal (bar - lbf/pol)Presso nominal (MPa) ......Presso permissvel (bar - lbf/pol) ...................................Presso permissvel (MPa)Tenso ........................... (V)Potncia consumida (Watts)Classe de isolamento do motor ..................................Corrente ........................ (A)Freqncia .................. (Hz)Grau de proteo ...............Nvel de presso sonora LpA (db)Acelerao (r.m.s.) nos braos do operador - Gatilho.....(m/s2)Acelerao (r.m.s.) nos braos do operador - Extenso (m/s2)Fora de recuo no gatilho .. (N)Temperatura mxima na en-trada d'gua ou soluo (C)Presso mxima de entrada d'gua ou soluo (bar - lbf/pol - MPa) ..........................Tipo de leo da bomba .......Capacidade de leo .....(ml)Dimenses Comprimento .......... (mm) Largura ................... (mm) Altura ...................... (mm) Peso ...........................(kg)

    220 V 440 V254 V 220 V 440 V380 V

    ESQUEMA ELTRICOMquina de Limpeza de Alta Presso -

    Modelo J 8000 440 V (Trifsica - Stop Total)

    Obs.: Variao na presso nominal 10% .

  • 24

    MONTAGEM

    extenso (2)

    MONTAGEM DA LANA

    - Encaixe corpo do gatilho (1) no orifcio existente na extenso da lana (2).

    - Pressionando a extenso contra o ga-tilho, gire a porca de travamento (3), at certificar-se de que as partes estejam bem travadas.

    corpo do gatilho (1)

    porca (3)

    09

    MONTAGEM DA MQUINA- Monte as duas hastes metlicas no cabo de transporte utilizando os 4 parafusos M8 x 45, as 4 arruelas de presso e as 4 porcas cegas.- Encaixe o enrolador de fio nos furos das hastes metlicas conforme a figura abaixo.- Posicione a chave eltrica no cabo de transporte, alinhando os furos e fixe-a com 2 parafusos autoatarrachante.- Encaixe as duas hastes metlicas no chass alinhando os furos. Para fix-la, utilize os 4 parafusos M5 x 30, as 4 arruelas de presso e as 4 porcas M5.

    porcas cegas M8 e arruelas

    de presso

    enrolador

    hastes metlicas

    parafusos M5 x 30, arruelas de presso

    e porcas M5 x70

    chave eltrica

    chassi

    ESQUEMA ELTRICOMquina de Limpeza de Alta Presso -

    Modelo J 8000 220 V (Trifsica - Stop Total)

    parafusos M8 x 45

    parafusos autoatarrachante

    cabo de transporte

    Utilize a abraadeira plstica para fixar o cabo eltrico que sai do motor e vai at a chave eltrica na haste metlica

  • INSTALAO HIDRULICA

    DIRETO NA REDE HIDRULICA- A vazo mnima da rede deve ser de 15 L/min.NOTA: Para verificar a vazo da torneira, colete a gua em uma vasilha no tempo de 01 (um) minuto.A gua coletada neste tempo no deve ser inferior a 15 l/min., sob risco de danificar a bomba.Aps a verificao da vazo, coloque o filtro do bico na entrada de gua. Em seguida, coloque o bico para mangueira.

    mangueira reforada com 13 mm (1/2")

    rede hidrulica

    10 23

    ESQUEMA ELTRICOMquina de Limpeza de Alta Presso - Modelo J 8000 (220 V - Trifsica)Mquina de Limpeza de Alta Presso - Modelo J 8000 (380 V - Trifsica)

    A mangueira de suco deve possuir dimetro nominal de 1/2" (13 mm) e ser reforada para evitar estrangulamento.

    filtro do bicobico para mangueira

  • 22

    INSTALAO HIDRULICA

    ATRAVS DE DEPSITO

    mangueira de suco(comprimento mx.: 2,00 metros)

    depsito

    - Antes de iniciar o trabalho, encher a mangueira de suco com gua ou soluo a fim de facilitar a eliminao do ar existente na mangueira e, conse-quentemente, no cabeote da bomba.

    - Na extremidade da mangueira que ir ficar submersa no depsito de gua ou soluo (mangueira de suco), necessrio o acoplamento de uma vlvu-la de reteno (no acompanha o produto), para que a mangueira permanea sempre cheia.

    11

    ATENO: Preferencialmente, a mquina dever estar no mesmo nvel ou abaixo do depsito.No posicione a mquina a uma altura superior a 1 m do nvel da gua ou soluo.

    vlvula de reteno

    ESQUEMA ELTRICOMquina de Limpeza de Alta Presso -

    Modelo J 8000 (220 / 440 V - Monofsico)

  • INSTALAO ELTRICAImportante: Verificar se a tenso da rede eltrica a mesma da lavadora.Antes de ligar a lavadora na rede eltrica verifique se o boto esteja na posio Desligado".Aps instalar certifique-se que o sentido de giro do motor seja horrio.Esta lavadora, no modelo trifsica, no fornecida com plugue de toma-da, pois pode-se instal-la em uma instalao eltrica fixa ou utiliz-la em tomadas e ou extenses.O projeto, execuo, verificao e a manuteno das instalaes eltricas devem ser confiadas somente a pessoas qualificadas a conceber e execu-tar os trabalhos em conformidade com a ABNT NBR-5410.As instalaes eltricas devem estar de acordo com a norma da ABNT NBR-5410: Instalaes Eltricas de Baixa Tenso.As tomadas devero estar de acordo com as normas ABNT NBR 6147 e ABNT 14136 para tomadas de uso residencial e IEC60309-1 para toma-das de uso industrial.As tomadas devem ser dispostas de maneira que as partes vivas nuas (pi-nos da tomada macho, por exemplo) no sejam acessveis ao toque, tanto quando seus elementos estiverem unidos, quanto quando separados.A segurana eltrica deste aparelho s ser garantida se o mesmo tiver um aterramento eficaz.

    12 21

    ESQUEMA ELTRICOMquina de Limpeza de Alta Presso -

    Modelo J 8000 (220 V / 254 V - Monofsica)

    ATENO- proibida a ligao simultnea de mais de um aparelho mesma tomada, com o emprego de acessrios que aumentem o nmero de sadas.- Examine o cabo de alimentao e de extenso antes de us-lo;Se o cordo de alimentao ou extenso estiver danificado, ele deve ser substitudo pelo fabricante ou agente autorizado ou pessoa quali-ficada a fim de evitar riscos.- Antes da realizao de reparos, todos os circuitos alimentadores devero estar desligados.- Sempre desconecte o cabo de extenso da tomada antes de des-conect-lo do equipamento.- Para reduzir o risco de acidentes eltricos, mantenha todas as co-nexes secas e sem contato com o cho. No toque em plugues ou tomadas com as mos molhadas.

  • 20 13

    INSTALAO ELTRICAPROBLEMAS: DEFEITOS, CAUSAS E CORREES

    DEFEITOS

    Vedaes no sistema de suco danificadas

    - Limpar.

    - Abrir a torneira.- Verificar a vazo da torneira (deve ser de 12 l/min no mnimo).

    - Trocar o bico.

    - Trabalhar dentro do limite mximo de altura para succionar a gua ou soluo. (1 metro no mximo).

    Filtro de suco sujo

    Bico desgastado

    - Substitu-las.

    Insuficincia de gua ou soluo devido altura (quando se trabalhar por suco)

    - Procurar assistncia tcnica autorizada para substitu-las.

    Retentores ou anis de vedao danificados - Procurar assistncia tcnica autorizada.

    - Verificar as conexes e mangueira de suco da bomba. Acionar a alavanca do gatilho por diversas vezes.- Ligar a mquina vrias vezes, sem a mangueira de presso.

    Entrada de ar na suco

    CAUSAS CORREES

    Suspiro do medidor de nvel entupido

    - Desobstruir o furo do medidor de nvel. Procurar assistncia tcnica autorizada.

    A mquina liga, mas no atinge a presso

    de trabalho ou ocorre oscila-o na presso

    Motor "ronca"e no d partida

    Vazamento de leo

    Abastecimento insuficiente

    Gaxetas gastasVazamento de gua ou soluo

    - Acionar a alavanca do gatilho para despressurizao.

    Mangueira de presso pressurizada

    - Verificar se o plugue est totalmen-te inserido na tomada.Plugue de ligao mal encaixado

    - Se estiver usando extenso, verifique a bitola correta do fio conforme instru-es do item "Instalao Eltrica".

    Bitola da extenso do cabo errada

    - Verificar a ligao da rede eltrica (consulte um eletricista).Falta de fase na rede

    NOTA: A chave eltrica que acompanha o produto composta por duas funes, dar partida e proteger o motor. Quando em funciona-mento e, se a tenso da rede eltrica no for compatvel (houver queda de tenso), por determinado perodo, o suficiente para aquecer o motor alm da temperatura nominal, o sistema entrar em funcionamento desligando o motor eltrico. O sistema voltar s condies normais de uso aps determinado perodo, o suficiente para diminuir a temperatura do motor. Caso este acionamento de proteo do motor for sucessivo, recomenda-se verificar quais as causas que esto ocasionando dita no conformidade.IMPORTANTE: A variao de tenso admissvel da rede eltrica 5%, alm desta tolerncia o motor eltrico poder apresentar problema de aquecimento.

    Tenso Sistema Seo (mm2) Seo (AWG) Comprimento mx (m)220 V Monof. 2,5 12 20220 V Monof. 4 10 35254 V Monof. 2,5 12 25440 V Monof. 2,5 12 100220 V Trif. 2,5 12 20220 V Trif. 4 10 30380 V Trif. 2,5 12 50440 V Trif. 2,5 12 70

  • FUNCIONAMENTO

    PROCEDIMENTOS PARA O INCIO DO TRABALHO

    - Verifique o nvel de leo e complete, se necessrio, conforme as instrues do item "Manuteno". nvel

    mximo

    - Antes de acoplar a mangueira de alta presso, funcione a mquina vrias vezes, em curto intervalo de tempo, para eliminar o ar do sistema.

    Esta operao deve ser feita com a mquina ligada uma torneira ou depsito at que o jato se torne contnuo.

    torneira

    ATENO

    NUNCA FUNCIONE A MQUINA SEM QUE HAJA LQUIDOCIRCULANDO PELO SISTEMA HIDRULICO DA BOMBA

    14 19

    A mquina de limpeza JACTOCLEAN J 8000 deve ser limpa somente com pano umedecido em gua. No jogue gua para no danificar os componentes eltricos. A limpeza da carenagem no deve ser feita com thinner ou similares.

    Em regies sujeitas a baixas temperaturas, aps o uso, deve-se esgotar todo o lquido existente no cabeote da bomba a fim de evitar danos.

    PROCEDIMENTOS- Desconecte a mangueira de suco

    (1) e em seguida a mangueira de alta presso (2).

    - Ligue a mquina por cerca de 10 segundos e certifique-se de que a gua ou soluo depositada no cabeote foi expelida.

    - Monte as mangueiras na mquina. 1

    2

    A mquina depois de estar devidamente limpa deve ser guardada em lugar seco e coberto.

    LIMPEZA E ARMAZENAMENTO DO EQUIPAMENTO

  • 18 15

    FUNCIONAMENTO

    - Desligue a mquina e acople a mangueira de alta presso.

    entrada da mangueirade suco

    mangueira de alta presso

    - Acople a mangueira de alta presso no gatilho.

    NOTA: Antes de iniciar o trabalho necessrio manter acionada a ala-vanca do gatilho para evitar sobrecargas no motor. Ao ligar a mquina, ocorrer uma fora de reao no gatilho. Portanto, segure firmemente a pistola.

    MANUTENO

    ADESIVOSVrios adesivos so empregados pela JACTOCEAN, visando orientar o uso

    e manuteno de seu equipamento bem como indicar os locais de perigo.Mantenha os adesivos nos lugares e ajude a conserv-los. Eles so

    importantes para o operador e pessoas que trabalham perto da mquina durante a operao.

    ATENOCASO OS ADESIVOS SE DANIFIQUEM OU SE TORNEM ILEGVEIS, ADQUIRA OUTROS NAS REVENDAS JACTO ATRAVS DOS NMEROS INDICADOS ACIMA.

    RG: 066936

    RG: 637850 (220 V)RG: 637983 (380 V)

    RG: 877589

    mangueira de alta pressogatilho

    - Direcione a lana para o local desejado.

    - Acione o boto liga / desliga.

  • 16 17

    MANUTENO

    Antes de qualquer manuteno, contate o Servio de

    Assistncia Tcnica Autorizada.

    ATENO: Desconecte da rede eltrica

    de alimentao antes de realizar a ma-nuteno.

    tomadaplugue

    TIPO ESPECIFICAES INDICAO QUANTIDADE

    20 W 40leo

    lubrificante

    Todos os leos de motorde combusto internanesta especificao

    (LEO AUTOMOTIVO)

    280 ml

    TROCA DE LEO- Faa a troca de leo a cada 400 horas de trabalho ou semestralmente. Neste

    perodo, se houver necessidade, apenas complete o nvel.

    - Retire a tampa (respiro 1).- Retire o parafuso de dreno (2) e esgote todo o leo.

    - Recoloque o parafuso de dreno (2).

    - Abastea com o leo recomendado

    na tabela abaixo (280 ml).- Monte novamente a tampa (respiro 1).

    nvel de leo mximo

    1

    2

    MANUTENO

    NOTA: Utilizar para reposio somente peas originais Jacto. Isto muito importante para valer o seu direito de garantia.

    FILTRO DE SUCO

    - Limpe o filtro de suco (RG: 592139) sempre que o mesmo apre-sentar sujeiras ou incrustaes que venham dificultar ou impedir a entrada de

    gua ou soluo na bomba.

    filtro