leitura sensorial

1
- Leitura Sensorial remete-se aos cinco sentidos do ser humano; audição, visão, tato, paladar e olfato, por este fato tende a ser mais rápida, irracional e ingênua. É a primeira leitura que fazemos do mundo, a mais básica, se dá através dos nossos sentidos. Mas uma reflexão da autora chama a atenção, já que ler o mundo assim através dos sentidos parece algo muito natural e inerente, como ler assim um livro? Pois bem, é certo que começamos a ler um livro pela capa, e pelo tato, o apalpamos, e mente aquele que diz que não é uma sensação no mínimo agradável a de folhear as páginas de um livro, principalmente se ele for novo, a de sentir seu cheiro etc. A interação dos níveis de leitura * Os níveis de leitura são inter-relacionados, se não simultâneos, mesmo que um ou outro prevaleça. Não há uma hierarquia entre os níveis de leitura. Entretanto, a tendência é de que a leitura sensorial anteceda a emocional e tenhamos, por fim, a leitura racional.

Upload: yeahmartins

Post on 12-Aug-2015

1.224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Leitura Sensorial

- Leitura Sensorial

remete-se aos cinco sentidos do ser humano; audição, visão, tato, paladar e olfato, por este fato tende a ser mais rápida, irracional e ingênua.

É a primeira leitura que fazemos do mundo, a mais básica, se dá através dos nossos sentidos. Mas uma reflexão da autora chama a atenção, já que ler o mundo assim através dos sentidos parece algo muito natural e inerente, como ler assim um livro?

Pois bem, é certo que começamos a ler um livro pela capa, e pelo tato, o apalpamos, e mente aquele que diz que não é uma sensação no mínimo agradável a de folhear as páginas de um livro, principalmente se ele for novo, a de sentir seu cheiro etc.

A interação dos níveis de leitura

* Os níveis de leitura são inter-relacionados, se não simultâneos, mesmo que um ou outro prevaleça.

Não há uma hierarquia entre os níveis de leitura. Entretanto, a tendência é de que a leitura sensorial anteceda a emocional e tenhamos, por fim, a leitura racional.