lenda e a história da fundação de roma

11
A Lenda da fundação de Roma Trabalho realizado por: Alexandra Raquel nº1 7ºB

Upload: cph

Post on 22-Dec-2014

46.476 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Trabalho de alunos

TRANSCRIPT

Page 1: Lenda e a História da Fundação De Roma

A Lenda da fundação de Roma

Trabalho realizado por: Alexandra Raquel nº1 7ºB

Page 2: Lenda e a História da Fundação De Roma

ÍndiceIntrodução …………………………………………… 3A Lenda ………………………………….............

4,5,6,7Explicação dos historiadores sobre as origens de

Roma ……………………………………………………. 8Fundação de Roma …………………………….. 9Curiosidades ……………………………………….. 10Bibliografia ………………………………………….. 11

Page 3: Lenda e a História da Fundação De Roma

Introdução Neste trabalho vou vos falar sobre um complexo conto

mitológico sobre a origem da cidade e do estado de Roma, que se uniu à obra histórica de Tito Lívio e à obra poética de Virgílio e Ovídio, todos da era de Augusto. Este complexo conto, a lenda, foi elaborado pelos romanos.

Naquela época, as lendas oriundas de textos mais antigos foram trabalhadas e unidas num conto único, no qual o passado mítico foi interpretado em função dos interesses do Império.

Page 4: Lenda e a História da Fundação De Roma

A LendaA fundação de Roma é lendariamente, atribuída a Rômulo e Remo. Diz a lenda que quando Tróia caiu o príncipe troiano Eneias conseguiu salvar-se. Após uma longa peregrinação, chegou ao Lácio. Eneias ter-se-ia fixado junto ao rio Tibre, onde se casou com uma filha do rei Latino. O filho de Eneias fundou a cidade de Alba Longa. O tempo passou e os descendentes de Eneias reinavam em Alba. Um deles, Numitor, três séculos mais tarde, foi demitido e capturado por Amúlio, o seu irmão. Amúlio matou um sobrinho e, para que não houvesse descendência, colocou a sua sobrinha, Reia Sílvia, num colégio de Vestais, transformando-a assim em Vestal.Um dia, segundo a versão mais corrente da lenda, a jovem vestal terá ido buscar água para um sacrifício num bosque sagrado, junto ao rio Tibre, quando foi seduzida por Marte, deus romano da guerra, que a engravidou.

Page 5: Lenda e a História da Fundação De Roma

Continuação da Lenda …

Nasceu assim desta união proibida dois gémeos, Rômulo e Remo. Quando nasceram, foram abandonados numa cesta e atirados ao rio Tibre, a mando do seu tio Amúlio. Rômulo e Remo foram salvos por uma loba enviada por Marte, quando chegaram ao local da actual Roma. A loba criou-os juntamente com as suas crias, na sua gruta, o que garantiu a sobrevivência dos dois irmãos. Depois, um casal de pastores, Fáustulo e Larência, encontrou-os e criou-os.Segundo a lenda, a loba teria amamentado os gémeos Rômulo e Remo.

Mais tarde, passados trinta anos Rômulo e Remo decidem fundar uma nova cidade no local onde cresceram.

Page 6: Lenda e a História da Fundação De Roma

Continuação da lenda …

Rômulo queria chamá-la de Roma e edificá-la sobre o Palatino, enquanto Remo queria baptizá-la como Remora e fundá-la sobre o Aventino. É o próprio Tito Lívio quem se refere às duas versões de maior credibilidade dos factos: "Como eram gémeos e o respeito à progenitura não podia funcionar como critério electivo, cabia aos que protegiam aqueles lugares indicar, através dos auspícios, quem seria escolhido para dar o nome à nova cidade e reinar depois da fundação. Assim, para interpretar os auspícios, Rômulo escolheu o Palatino e Remo escolheu o Aventino. O primeiro presságio teria cabido a Remo.Como Rômulo estava afastado quando o presságio foi anunciado, os respectivos grupos proclamaram um e outro como reis ao mesmo tempo. Uns sustentavam que tinham direito ao poder com base na prioridade no tempo, outros com base no número de pássaros vistos.

Page 7: Lenda e a História da Fundação De Roma

Surgiu assim uma discussão e da luta raivosa de palavras se passou ao sangue: Remo, golpeado na cabeça, caiu por terra. É mais notável a versão segundo a qual Remo, para surpreender o irmão, teria escalado os muros recém - construídos, e Rômulo, com raiva, teria ameaçado com estas palavras: "Assim, de agora em diante, morra quem escalar os meus muros.” Deste modo, Rômulo conquistou sozinho o poder e a cidade fundada tomou o nome do fundador."Assim a cidade foi fundada sobre o Palatino e Rômulo tornou - se o primeiro rei de Roma.

Continuação da Lenda …

Page 8: Lenda e a História da Fundação De Roma

Explicação dos historiadores sobre as origens de Roma

"Essa explicação mítica é contraposta às pesquisas históricas e arqueológicas que apontam uma hipótese menos heróica sobre as origens de Roma. Segundo especialistas, a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C.. A partir da fixação desses povos, compreende-se historicamente o início da civilização romana.Por Rainer Sousa"

Page 9: Lenda e a História da Fundação De Roma

Fundação de Roma

A data da fundação de Roma foiestabelecida em 21 de Abril de 753 a.C.pelo historiador Marco Terêncio Varrão. A data exacta é desconhecida, mas oacordo entre os Historiadores é que acidade teria sido fundada no século VIII a.C.

Page 10: Lenda e a História da Fundação De Roma

Curiosidades

O nome da cidade de Roma é geralmente relacionado com Rômulo, mas há outras hipóteses.

Outros mencionam a Mitologia Romana, na qual se supõe que o nome se refere ao filho de Eneias ou Evandro.

O estudioso Basco Manuel de Larramendi pensa que a origem é a palavra basca "orma" (basco moderno "horma" = muro).

Todos os anos, no monte Capitolino, na noite de 21 de Abril, um sino especial chamado Patarina toca do Campidoglio para comemorar a fundação de Roma. Na ocasião, o famoso canhão do Janículo permanece em silêncio, único dia do ano em que ele não soa.

Page 11: Lenda e a História da Fundação De Roma

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_de_Roma http://historia-interactiva.blogspot.com/2009/03/lenda-da-fundaca

o-de-roma.html

http://zepauloblog.blogspot.com/2009/05/as-origens-miticas-de-roma.html

http://www.slideshare.net/jackpovoas/historia-roma-antiga

FIM