levantamento logistico

66
FUNDAÇÃO VANZOLINI Floriano do Amaral Gurgel MÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO 1 MÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO 1 Professor Floriano do Amaral Gurgel Apresentamos os questionários aplicáveis no caso de uma empresa industrial, que deverão ser utilizados no levantamento da situação na logística, devidamente explicados nos pontos mais significativos de cada tema. A leitura destas explicações, antes de se iniciar os trabalhos de levantamento, possibilitará que o analista observe com mais atenção os pontos mais importantes que deverão ser levantados. 1 - Levantamento dos aspectos gerais da empresa em relação ao sistema de MAM. 01 - A fábrica é limpa ou entulhada de objetos? Esta observação permitirá algumas providências praticas muito úteis como exemplificamos: Uma vez colocamos vários objetos em cantos da fábrica e fomos observando- os ao longo do tempo. Durante meses aqueles objetos ficaram nos cantos e nenhum mestre se movimentou para retira-los. Convocamos os mestres para uma reunião e explicamos a absoluta necessidade de limpeza e desentulhamento da fábrica, em especial a limpeza de todos os cantos. Retiramos dois caminhões de objetos inúteis que vinham dificultando sistematicamente a limpeza e a movimentação dos materiais. Quando visitamos uma fábrica, verificamos o estado de arrumação e, a partir das observações conseguimos traçar o perfil do gerente de produção desta empresa: Visitando uma empresa periodicamente, à cada visita encontrava uma melhoria na arrumação industrial, o que mostrava uma mentalidade de melhoria contínua que certamente se refletiria na qualidade dos produtos e na produtividade. 1 Este método esta associado ao material publicado no livro “Logística Industrial” de Floriano do Amaral Gurgel e editado pela Editora Atlas no ano 2.000.

Upload: danilo-araujo

Post on 17-Dec-2014

12.379 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

Método para levantamento logístico da Fundação Vanzolini pelo professor Floriano do Amaral Gurgel

TRANSCRIPT

Page 1: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

1

MÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO1

Professor Floriano do Amaral Gurgel

Apresentamos os questionários aplicáveis no caso de uma empresa industrial, quedeverão ser utilizados no levantamento da situação na logística, devidamenteexplicados nos pontos mais significativos de cada tema. A leitura destas explicações,antes de se iniciar os trabalhos de levantamento, possibilitará que o analista observecom mais atenção os pontos mais importantes que deverão ser levantados.

1 - Levantamento dos aspectos gerais da empresa em relação ao sistema deMAM.

01 - A fábrica é limpa ou entulhada de objetos?

Esta observação permitirá algumas providências praticas muito úteis comoexemplificamos:

Uma vez colocamos vários objetos em cantos da fábrica e fomos observando-os ao longo do tempo. Durante meses aqueles objetos ficaram nos cantos enenhum mestre se movimentou para retira-los. Convocamos os mestres parauma reunião e explicamos a absoluta necessidade de limpeza edesentulhamento da fábrica, em especial a limpeza de todos os cantos.Retiramos dois caminhões de objetos inúteis que vinham dificultandosistematicamente a limpeza e a movimentação dos materiais.

Quando visitamos uma fábrica, verificamos o estado de arrumação e, a partir dasobservações conseguimos traçar o perfil do gerente de produção desta empresa:

Visitando uma empresa periodicamente, à cada visita encontrava umamelhoria na arrumação industrial, o que mostrava uma mentalidade demelhoria contínua que certamente se refletiria na qualidade dos produtos e naprodutividade.

1 Este método esta associado ao material publicado no livro “Logística Industrial” de Floriano doAmaral Gurgel e editado pela Editora Atlas no ano 2.000.

Page 2: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

2

A limpeza é uma condição importante para se manter condições de segurança,como ilustramos:

Numa empresa tinha muita estopa impregnada de óleo nos cantos doscorredores, até acontecer um incêndio, que foi dominado; mas serviu paraque a mentalidade de limpeza fosse assumida pela gerência.

02 - Existe uma boa arrumação geral, ou falta ordem na arrumação das coisas?

As coisas em uma empresa devem estar rigorosamente arrumadas nos postos detrabalho, nos corredores, nos almoxarifados, nos armazéns e nos pátios daempresa. Os estoques não devem ficar nos corredores, mas devidamenteacomodados nas estanterias de armazenagem.

As coisas quebradas devem ser imediatamente consertadas e tal arrumação deveráse estender aos banheiros, escritórios, pateos e área de sucata.

03 - Os corredores estão livres ou entulhados?

Uma empresa deverá ser vista como um sistema de fluxo de materiais e o "trânsito"nunca poderá ser prejudicado, devido ao depósito de mercadorias nos corredores.Os corredores internos deverão estar sempre desimpedidos, o mesmo acontecendonas ruas externas, nas entradas e saídas da empresa, nos armazéns e na áreafabril.

04 - Existe excesso de matérias-primas junto das máquinas?

O suprimento de matérias-primas aos postos de trabalho pode ser feito pelo sistema"boca livre", em que o mestre requisita as matérias-primas que julgar necessário. Talsistema tende a requisitar, antecipadamente, todas as matérias-primas necessáriaspara a execução de um lote de produção, que são armazenadas na área fabril,prejudicando a fluência do trabalho e impossibilitando o controle da utilização dasmatérias-primas.

As requisições devem ser emitidas na ocasião da emissão da ordem de produção enas quantidades determinadas pelas fichas padrões referentes a listagem demateriais do produto. Nestas fichas já se incorporam as perdas técnicas de processoe de preparação dos materiais nos almoxarifados.

Caso o encarregado da produção não consiga realizar a ordem de fabricação, comas quantidades de matérias-primas determinadas como padrão e necessitar maismatéria-prima adicional, o almoxarifado não poderá fornecê-las sem que o assuntoseja previamente examinado e autorizado pela administração industrial.

A emissão controlada das requisições pela programação da produção deverátambém ser feita segundo os períodos de abastecimento, que foram estipuladospelo sistema de movimentação interno.

Page 3: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

3

Poderemos abastecer os postos de trabalho de hora em hora, reduzindosubstancialmente os estoques em processos, que são indesejáveis sob todos osaspectos. Poderemos abastecer os postos de trabalho a cada turno ou mesmo acada dia. Qualquer destas outras modalidades elevam a quantidade de matérias-primas em processo.

O sistema de movimentação para abastecimento de hora em hora deverá ser então,muito melhor estruturado, com equipamentos de movimentação e contentorespequenos, devido as reduzidas quantidades a serem movimentadas e com todas àsordens de movimentação devidamente endereçadas, para que os movimentadoresnão entreguem matérias-primas em local errado, criando improdutividade pelaparalisação do equipamento produtivo.

05 - O piso está ocupado ou existe espaços vazios?

O piso de uma fábrica ou de um armazém é um equipamento de produção ou deserviço e não poderá ser ocupado horizontalmente sem controle. Algumas fábricas earmazéns, sofrem de constante falta de espaço, mas se organizarem a ocupaçãodos pisos, poderão verificar que sobrará área, pois a existente poderá estar sendomuito mal utilizada.

Fábricas com área muito grande, sempre resultam em momentos de movimentaçãomuito elevados e como momento de movimentação sempre custa muito, a empresaestará condenada a incorrer em custos diários permanentes o que é indesejável,pois não acrescentam valor ao produto.

06 - Os materiais estão empilhados diretamente no piso, foi colocado algumdistanciador?

0s momentos de movimentação formam uma cadeia seqüencial de atividades de talmaneira que, onde termina um movimento, deverá na seqüência, necessariamente,começar outro. A interface entre duas atividades de movimentação é muito crítica econstituem focos de improdutividade na maioria das empresas.

A colocação de materiais diretamente no piso, impossibilita que a carga seja pegapelo equipamento da próxima movimentação, exigindo o manuseio demorado e caropara carregar e descarregar o equipamento. Cada movimento deverá ser terminado,preparando-se muito bem a carga, para facilitar o carregamento do próximomovimento e tal providência recomenda a colocação de separadores entre as cargase o piso, como, por exemplo, os paletes separadores.

A colocação de mercadorias diretamente no piso facilita a ocorrência de danos nosmateriais, pela dificuldade de manuseio, como também propicia a condensação deumidade noturna, que sempre é absorvida pelos materiais ou pelas suasembalagens. A colocação de separadores, permitira a ventilação e evitará que nasmadrugadas frias, os materiais sejam prejudicados pelo orvalho.

07 - Ocupou-se adequadamente o volume do prédio ou o espaço aéreo estasem utilização?

Page 4: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

4

Os administradores industriais tem uma tendência de ver uma fábrica ou umalmoxarifado como se fosse uma área. Deveremos sempre raciocinar considerandoos volumes, pensando, portanto, em metros cúbicos e calcular sempre as ocupaçõesvolumétricas e nunca as ocupações de área.

Os almoxarifados deverão ocupar os volumes verticais, com endereços providos porestanterias, palet-ups, contentores empilháveis, mezaninos e prateleiras.

As fábricas devem aproveitar o espaço aéreo, para utilizá-lo como área de secagemde pintura, colocação de estufas para condicionamento de peças, armazenamentode material em processo, alimentação de funis de máquinas operatrízes, remoção decomponentes processados e colocação de utilidades como ar-condicionado, dutosde ventilação, abastecimento de água, gás, ar comprimido, vapor e tubulaçõescondutoras de produtos químicos.

08 - As matérias-primas estão bem acondicionadas ou observa-se perdas?

Perdas eventuais por fatores aleatórios, até que dá para aceitar, mas perdas pormétodos inadequados, desleixo e administração ineficiente, com mentalidadeerrada, é realmente inadmissível e exige providências do responsável.

Uma vez realizamos uma reportagem fotográfica de todas as perdas queobservamos nos almoxarifados e no processo. Quando mostramos areportagem para o dono da empresa, ele quase teve um ataque cardíaco,pois descobriu para onde estava indo o seu dinheiro.

Todas as matérias primas devem estar bem acondicionadas, colocadas em seusendereços e a prova de perdas de movimentação e armazenamento.

09 - A remoção da sucata e o seu armazenamento estão bem administrados eplanejada, ou observa-se falta de cuidados nesta área, onde tudo funciona aoacaso e o percentual de sucata é tolerável?

As fichas de matérias de cada produto nos fornecem as quantidades padrões deutilização das matérias-primas, que multiplicadas pelas quantidades produzidas decada produto, nos informa o consumo padrão total de cada matéria prima pelaempresa.

O percentual de sucata em relação às quantidades padrões de matérias-primasdeve ser rigorosamente acompanhado e comparado com o percentual de perdastécnicas calculadas durante o projeto do produto. Qualquer valor acima destepercentual técnico é pura perda de operação, que não foi computado no custopadrão do produto e, portanto, não será pago pelo cliente.

Page 5: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

5

A área de movimentação deverá manter um rígido esquema de controle da sucatagerada e sua separação, criteriosa e por qualidade dos materiais. Deverá serestudado um esquema muito bem estruturado de recuperação destas sucatas.

As sucatas devem ser recolhidas seletivamente destacando-se o papel, plástico,solventes, ferro, aços-ligas, alumínio e ligas a base de cobre.

A sucata de papel deverá preferencialmente, ser negociada com os fornecedores deembalagem com base em um desconto nos pedidos de compra, ficando ofornecedor encarregado de enfardar e retirar a sucata e a ela dar destino.

O plástico deverá, sempre que possível, ser reaproveitado no próprio processo,evitando-se áreas de recuperação que sempre contaminam os materiais, obrigandoa uma utilização down grade.

A possibilidade de recuperação de certas matérias-primas, geralmente leva a umaatitude do pessoal considerar a perda como sem importância, porque sempre érecuperável! Temos que lembrar sempre que, ao se perder uma peça não perdemossomente a matéria-prima, mas perdemos também a mão-de-obra e o custo do tempode máquina, que é muito elevado.

Perdemos também a oportunidade de entregar rapidamente os produtos aosclientes, pois esta é a única maneira de o produto ser vendido rapidamente aosusuários e as vendas serem renovadas. Tempo de máquina é um só e, uma vezperdido nunca mais será recuperado.

A administração da sucata é uma fonte preciosa para controle da eficiência dafábrica e controle da utilização dos materiais, como exemplificamos:

1 - Uma empresa jogava na sucata, as caixas rasgadas durante o processode produção e no entanto comprava separadores de produtos para utilizaçãodentro das embalagens de comercialização. Passou a mandar todas ascaixas rasgadas para um setor com guilhotina, e transformá-las emseparadores. De outro lado começou à investigar a origem dos problemascom as caixas, adotando medidas corretivas, que reduziram o percentual decaixas estragadas.

2 - Uma empresa utilizava solventes que, depois de serem utilizados, estavamsujos e eram descartados. Combinou-se com o fornecedor a devolução dossolventes para serem redistilados e retornados como novos para reciclagemno processo.

3 - A sucata de usinagem de aço-cromo-níquel era muito preciosa devido aoalto teor de níquel e cromo e era misturada na sucata de aço não classificada.O aço-liga passou a ser separado e devolvido ao fabricante de aço parareincorporação ao processo do fornecedor.

Page 6: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

6

4 - A usinagem de bronze gerava uma sucata que era misturada com a sucatade latão, que continha muito zinco. Passou a ser separada e comercializadacomo sucata nobre devido ao seu conteúdo de estanho.

5 - As sucatas apresentavam uma expansão volumétrica enorme, dificultandoo armazenamento e o transporte. Foi instalada uma prensa de compactação eenfardamento que permitiu a pre-pesagem e facilidades no controle,manuseio e transporte.

10 - Existem distâncias muitos longas de movimentos com os materiais?

Os momentos de movimentação são medidos multiplicando-se as distâncias pelasquantidades movimentadas. Estas quantidades podem ser expressas em peso,volume ou número de peças. O mais usual é exprimir o momento de movimentaçãopor metros/toneladas.

Os momentos de movimentação habituais, podem e devem ser medidos edesignados com um código. Estes momentos de movimentação devem serordenados por importância e deve-se selecionar os momentos de movimentação querepresentam 70% de toda a movimentação da empresa. Estes movimentos longos eintensos devem ser objeto de um minucioso estudo, porque momento demovimentação é custo, desperdício e principalmente, elevação improdutiva do tempode atravessamento e ampliação improdutiva de áreas de fábricas.

11 - O fluxo de movimentação de materiais é simples e em linha reta ou muitoconfuso?

O mais usual é administradores instalarem o processo produtivo sem que se tenhaprojetado cuidadosamente e antecipadamente o sistema de movimentação dosmateriais. Quando o sistema não foi devidamente projetado, ele passa a ser feitopelo melhor esforço dos mestres, sendo integralmente administrado neste nível semuma visão mais integrada. A alta administração acha que o assunto não é relevantee com isto se instala a improdutividade repetitiva.

12 - Os fluxos de movimentação apresentam somente um direcionamento, ouexistem fluxos de retorno de materiais?

O sistema empresarial deverá ser um fluxo unidirecional, sempre nos aproximandocada vez mais do cliente. Estamos criando o valor de posição que é tão importantepara o cliente como o valor da quantidade, o valor da funcionalidade, o valor daocasião e o valor da qualidade.

Tudo que anda para a frente em direção ao cliente esta com o seu valor aumentado,mesmo que tal movimentação agregue custos ao produto. São os custosnecessários que agregam valor.

Page 7: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

7

Qualquer movimento vertical para armazenamento, lateral em direção a áreas deprocessamento ou mesmo para traz, tendo em vista o processo e o arranjo físico,não agrega valor mas somente agrega custos aos produtos

13 - Existe cruzamento de fluxos de materiais?

Como os fluxos devem ser unidirecionais, "laminares" e sem perturbações, podemosconcluir, que qualquer observação de um cruzamento de fluxos é um sintoma clarode um desarranjo sério no processo ou no lay-out. Tal cruzamento deverá seridentificado, medido e explicado e as ações corretivas imediatamente implantadas.

14 - As operações do processo, inter-relacionadas, estão próximas oudistantes?

Quando organizamos a produção por grupos de máquinas semelhantes ou porconformação, teremos que providenciar o turismo dos materiais para que asmatérias-primas transitem pelos departamentos na seqüência das operações quetenham de receber.

Para evitar uma gigantesca operação de movimentação, deveremos aproximar asáreas inter-relacionadas para reduzir estes momentos de movimentação onerosos.O ideal seria organizar a produção por produto, selecionando os produtos comprodução mais intensa, para serem produzidos com este tipo de arranjo. Combinarsoluções com células de fabricação muitas vezes ajuda muito.

15 - As rotas de movimentação de materiais estão livres ou existem obstruçõesdiversas?

O entendimento do sistema produtivo deverá ser de administração de fluxos demateriais, como se administrasse o trânsito de uma grande cidade. Todos sabemosque uma das coisas mais importantes para administrar o trânsito é manter as ruasbem asfaltadas, demarcadas e desobstruídas para que o fluxo se processe semproblemas.

O mesmo acontece numa empresa, que não mantém suas rotas obstruídas ou comobstáculos.

Foi instalada em uma fábrica, uma porta de correr separando duas áreas deprodução e com o trilho superposto no piso. Todas as carretas chegavamneste trilho e não passavam sem a ajuda de dois operários. O condutor dacarreta tinha então de procurar uma alma caridosa para ajuda-lo. Talprocedimento se manteve por meses, sem que ninguém achasse estranho ouque fosse necessário enterrar o trilho no piso e eliminar a obstrução.

Fatos como o relatado devem ser minuciosamente levantados e ponto por pontodesobstruído, para que os fluxos se processem sem entraves e perdas de tempo,reduzindo o tempo de atravessamento.

Page 8: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

8

16 - O tráfico interno é ordenado ou caótico?

Quando o processo, o lay-out e o sistema de movimentação forem bem projetados einstalado, o fluxo será laminar e facilmente compreendido pelo analista. Entretanto,as vezes, o analista encontra situações em que tudo se movimenta sem umaaparente coerência e de maneira caótica, num evidente desgaste de tempo,encarecendo sobremaneira o processo de fabricação e dificultando a fixação deprazos e metas de trabalho.

17 - O piso industrial é liso, sem obstáculos? As várias salas estão no mesmonível, ou apresentam-se com restrições ou em mal estado?

O piso industrial deverá ser considerado como um dos mais importantesequipamentos de produção. Normalmente o piso industrial poderá custar 40% dovalor do prédio, sendo, portanto, muito importante que ele seja projetado eexecutado com muito cuidado.

Os pisos industriais devem ser projetados conforme a carga que receberão e, devidoa extensão do piso, somente as áreas mais solicitadas deverão ser construídas demaneira reforçada.

A margem da capacidade de carga é muito importante a resistência à abrasão dasuperfície do piso. As rodas dos equipamentos de movimentação devem sersuficientemente grandes e macias, para não danificar esta custosa superfície quemuitas vezes, são acabadas com carbureto de tungstênio.

O piso deverá ser rigorosamente limpo em períodos muito curtos, porque, a águasuperficial, pressionada pelas rodas dos equipamentos de movimentação, penetranas micro-fissuras dos pisos com pressões altíssima que, multiplicadas pelas áreaslaterais das micro-fissuras, geram forças enormes que rompem o piso.

De outro lado, a areia que não é removida dos pisos funciona como abrasivo entre aroda e a superfície desgastando a camada dura da superfície do piso. Uma vez opiso danificado, ficará muito difícil a sua recuperação e sua degeneração induznovos estragos.

18 - Existe excesso de movimentação ao nível do piso?

A movimentação excessiva é um sintoma de um mal projeto. Sempre que possível, ovolume aéreo deve ser utilizado para a movimentação. As fábricas de geladeirasutilizam a movimentação aérea devido a extraordinária expansão volumétrica doproduto, que ocupa muito espaço do piso. Os produtos que aguardam a próximaoperação são elevados e circulam no espaço aéreo até chegar a hora de descerempara a próxima operação; consequentemente o comprimento da fábrica poderá serreduzido.

19 - Existem materiais que são movimentados sem necessidade?

Page 9: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

9

A movimentação de materiais poderá ser classificada em dois tipos básicos, comosegue:

Movimentação ativa - Movimentação de todas as mercadorias emdireção ao mercado, agregando-se valor de posição e de ocasião, aosartigos industrializados.

Movimentação passiva - Movimentação de todas os outrosequipamentos juntamente com as mercadorias que agregam custo àsmercadorias, e que não agregam valor ao produto industrial.

Movimentação parasita - Movimentação realizada com os materiais,para os lados e para traz em relação a direção ao mercado. Estasmovimentações parasitas, acrescentam custo sem acrescentaremvalor, geralmente devido ao processo e leiaute mal projetado.

Poderemos exemplificar alguns casos de movimentação passiva com dois exemplos:

1 - Tubos de ferros fundidos: movimenta quase 70 toneladas deequipamentos e cargas passivas por cada tonelada de tubo colocada nomercado.

2 - Implementos agrícolas: movimenta 180 toneladas de carga passiva paracada tonelada de equipamento colocado no mercado.

Como podemos observar, movimentamos, juntamente com as mercadorias, oveículo, a sucata, os refugos, as ferramentas, a areia de fundição, as empilhadeiras,as pontes rolantes, a água e os lubrificantes e combustíveis.

Muitos movimentos de materiais são realizados sem que sejam parte do contexto deprodução ou distribuição, mas simplesmente para rearranjar o que foi malmovimentado e que está impedindo o movimento necessário. Portanto, antes dequalquer movimento, deveremos planejar o sistema de fluxo, para que todos osmovimentos sejam produtivos.

20 - Existe movimentação repetitiva de materiais, tanto na quantidade como nadistancia, sugerindo a aplicação de mecanização?

Deveremos realizar um levantamento de todas os deslocamentos repetitivosexistentes no processo produtivo. Deveremos separar os deslocamentos que sãofeitos com a mão e portanto identificados como manuseio.

Page 10: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

10

Como estes deslocamentos são repetitivos, a sua programação será constante e,portanto, poderão ser realizados por manipuladores mecânicos ou pneumáticos comprogramação fixa.

Outra solução seria aproximar os equipamentos produtivos e eliminar o espaço queestá sendo coberto pelo deslocamento.

21 - Os EQUIMOVS são logo carregados com materiais, ou existe um tempolongo de espera para a carga?

Quando uma seção necessita deslocar uma carga, é solicitado um equipamento demovimentação e muitas vezes demora-se demais para carregar o equipamento,devido a inadequação do sistema de preparação da carga ou métodos errados decarga. Estes tempos excessivos de carregamento são tempos que estão ampliandoo tempo de atravessamento, acumulando estoques em processos e ocupandodesnecessariamente área de fábrica.

22 - Os tempos de preparação de máquinas da produção são excessivos, ouexistem áreas de armazenamento adequadas às esperas?

A troca de ferramentas usualmente é feita de maneira pouco profissional e a demorado start -up poderá implicar em manter estoques de matérias-primas em processoaguardando o início de produção.

Em uma empresa a demora de troca de um molde de injeção de plástico erade três horas. Desagregou-se o tempo de troca de ferramentas e verificou-seque 80% deste tempo era para tirar e colocar parafusos e engatar asmangueiras de refrigeração. Colocou-se nas máquinas parafusadeiraspneumáticas e adotou-se o sistema de engate rápido; com estas providênciassimples, o tempo de troca se reduziu à meia hora.

Adotou-se posteriormente o pré-aquecimento do molde novo, antes de separar a produção anterior, e o critério de revisão das ferramentas logo apósao termino de qualquer produção: a melhoria do tempo de atravessamento edo nível de estoques em processo foi notável.

A troca rápida de ferramentas deverá ser objeto de muita atenção e investimentospela administração industrial, para aumentar a flexibilidade operacional da fábrica eelevar a capacidade de diversificação da linha de produtos.

23 - Os Operadores de equipamento ficam aguardando matérias-primas, parainiciarem a produção?

Os operadores de equipamentos de produção são especializados e não devemmovimentar materiais. Mesmo porque o tempo em que eles estão movimentando os

Page 11: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

11

materiais, o equipamento estará parado e, portanto, introduzindo componentes deimprodutividade.

Numa amostragem de trabalho simples poderemos levantar o tempo produtivo e otempo "aguardando". Se providenciarmos um bom sistema de abastecimento eretirada de peças prontas dos postos de trabalho, estaremos atingindo o objetivo dasmáquinas de produção passarem a funcionar de maneira cadenciada.

Com isto estaremos aproveitando bem o tempo disponível e a mão-de-obraespecializada em produzir, contribuindo de maneira significativa para a elevação dosíndices de produtividade da empresa.

24 - O número de pessoal indireto chega próximo do número de operáriosdiretos?

Existe uma relação mágica e adequada entre o pessoal que opera diretamente osequipamentos e o pessoal indireto. Uma relação de sete para um parece ser boaopção para os padrões atuais. No entanto, chegamos a observar em empresas umarelação de um para um: ou seja, para cada operário operando máquinas, tínhamosum funcionário indireto executando tarefas diversas.

Ao redirecionar uma empresa observamos 330 operários indiretos para 300diretos. O nível de negócios tinha caído e as estruturas eram ainda dos bonstempos, que não eram cortadas no aguardo do retorno do mercado.Passamos a observar o transito de pessoas nos corredores da fábrica duranteo expediente: era uma verdadeira “Praça da Sé”. Reduzimos inicialmente osindiretos para 150 pessoas, começando pelas inúmeras secretárias; aprodução e os serviços prestados pela empresa cresceu. O objetivo final de50 pessoas indiretas foi sendo atingido aos poucos.

É muito importante identificar as causas destes desmandos e determinar as razõespor que a empresa aceitou ou necessitou até agora de tantos funcionários indiretos.Possivelmente a administração esta tão desorganizada e desagregada, que passa-se a contratar coordenadores e controladores para tudo, inclusive da qualidade. Omais razoável seria reprojetar os processos e dispensar os coordenadores do caos.

25 - A movimentação de materiais aparenta ter um custo muito elevado emalguma área da empresa?

Movimentação de materiais e de produtos é uma atividade cara, que poderá serfacilmente valorada e os movimentos principais ordenados pelo seu custo total. Talcusto deverá ser relacionado com o custo da produção e com a receita líquidaresultante da venda dos produtos.

Os movimentos caros devem ser estudados para serem eliminados ou o seu custosubstancialmente reduzido.

Page 12: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

12

Em uma empresa, o analista levantou o custo de todos os momentos demovimentação e os ordenou numa relação ABC. Posteriormente, com estasinformações na mão, replanejou o lay-out realocando os almoxarifados earmazéns e algumas seções de serviço. O momento de movimentação e,portanto, o seu custo foi reduzido em 25% sem maiores esforços.

26 - Os EQUIMOVS e EQUIPROD2 ficam paralisados sem uma explicaçãorazoável?

Os equipamentos de movimentação devem estar se movimentando e osequipamentos de produção devem estar produzindo. Muitas vezes isso nãoacontece por deficiência do sistema de informação e comunicação, comoexemplificamos:

Um misturador de borracha do tipo bambury ficava constantemente paradopor falta de pré-mistura. O operador do misturador estava sempre a procurade uma empilhadeira para que fosse transportado a pré-mistura para a bocado bambury. A fábrica era muito grande e era difícil encontrar umaempilhadeira disponível no momento em que ela se tornava necessário.

Foi instalado um sistema de rádio-comunicação entre os postos de trabalho,as empilhadeiras e a chefia. O operador solicitava a movimentação da pré-mistura 15 minutos antes, determinando o momento da próximarealimentação do bambury. Quando não era atendido pela empilhadeira maispróxima, comunicava o fato à chefia, que tomava as ações necessárias;assim o tempo de paralisação do bambury, por falta de alimentação, acabou ea produtividade cresceu de maneira significativa.

A empresa poderá estar organizada com uma central de movimentação interna,cujos recursos são solicitados à medida da necessidade ou dedicar equipamentospara operações específicas como exemplificamos:

Quando se interrompia a produção de uma grande injetora de plástico e omolde pesado era retirado da máquina, o equipamento ficava esperando opróximo molde e o que tinha saído da produção ficava dias aguardando paraser levado para o ferramentaria de revisão pós-produção.

Alocou-se uma empilhadeira somente para o grupo de injetoras grandes, queficaram sob orientação dos próprios trocadores de moldes que passaram aexecutar a tarefa completa. Como eram as máquinas mais caras da empresae responsável por mais de 60% do faturamento, tal alocação de EQUIMOV foialtamente compensadora pela eliminação do tempo de espera.

2 Equipamentos de movimentação e de produção, respectivamente.

Page 13: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

13

O tempo de conformação é uma parcela insignificante de todo o tempo deatravessamento, que em grande parte é formado pelo tempo de movimentação etempo que os materiais ficam aguardando nos almoxarifados.

27 - Os corredores são racionais, lineares ou são tortuosos?

A seqüência lógica do projeto da manufatura é desenvolver o produto e estudar ospontos de armazenamento de processo, determinando se o arranjo físico será porprocesso, por produto ou misto e com áreas organizadas por células de produção.

Em seguida estrutura-se o pré-layout para se verificar como serão realizados osfluxos de materiais e de produtos. Com base nestes estudos preliminares,determinamos a localização das áreas de armazenamento e dos corredores.

Com esta informação a engenharia civil tem determinado os requisitos para poderlocalizar as colunas do prédio, cuja configuração final é uma resultante do adequadoequacionamento da manufatura.

A outra situação é quando o prédio já existe, com todos os seus inconvenientes, eteremos que localizar uma manufatura obedecendo a posição das colunas e dosacessos já existentes. Associado a esta dificuldade, as modificações e expansõessão realizadas, na base da improvisação e sem um planejamento adequado.

O resultado é a "tortuosidade" da manufatura, resultado do procedimento irracionalque agrega custos diários dos quais a empresa dificilmente se livrará no futuro.Quando somarmos estes custos parasitas ao longo do tempo, poderíamos concluirque um prédio novo teria sido um investimento extremamente conveniente. Comodiz o ditado: pau que nasce torto continuará torto a vida inteira.

28 - Existe uma definição clara dos corredores ou eles são mal delineados?

As vias de movimentação poderão existir e até serem adequadas, mas poderão nãoestar rigidamente demarcadas. Consequentemente, reinará a indisciplina uma vezque o padrão de comportamento educacional não foi estabelecido e o principalresultado será a obstrução sempre "provisória" das vias de movimentação.

Os corredores e áreas de estacionamento, devem ser claramente demarcadas,mantidas desobstruídas, limpas, sem obstáculos e sem óleo no piso. Os corredoresdevem também receber uma denominação e esta denominação deverá serclaramente sinalizada, para facilitar o endereçamento das áreas da fábrica e dosarmazéns.

29 - Existe compatibilidade entre o posicionamento das colunas, distancia dovão do prédio, dimensões das prateleiras dos almoxarifados e o arranjo físico?

A modulação das colunas obedecem à alguns princípios, como:

Page 14: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

14

1 - Voltar sempre o shed para o sul para evitar o sol direto no local detrabalho.

2 - À medida que os vãos do shed aumentam, a viga shed se eleva e oscaixilhos ficam muito altos e balançam muito com o vento prejudicando acolocação das telhas transparentes ou vidros aramados.

3 - Os grandes vãos sheds, passam a exigir calhas muito grandes econdutores pesados nas colunas de sustentação e uma drenagem de águaspluviais de grande diâmetro em baixo do piso industrial.

A distância entre as colunas do shed e o vão entre os painéis shed é umamodulação. Se esta modulação aumentar muito, será necessário grandes vãos queexigem grandes vigas no telhado. Se a modulação for muito reduzida, os pequenosvãos exigirão um número muito grande de colunas, o que encarece a construção.Existem modulações que a engenharia civil considera como econômicas e em tornodesta modulação econômica deverá transitar as decisões, ajustando-se, porém, amodulação do prédio às necessidades da manufatura que deverá sempre ser levadoem consideração na decisão final.

Page 15: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

15

2 - Levantamento da situação em relação à utilização de métodos de MAM

01 - Os produtos e os materiais são movimentados unitariamente ou nos seusmúltiplos, com o uso de UNIMOV?

A falta de visão adequada leva às vezes a situações constrangedoras, comoexemplificamos:

Estávamos assistindo a descarga de um caminhão carregado de papelhigiênico, cuja embalagem de apresentação era formada por dois rolos. Osoperários retiravam do caminhão embalagem por embalagem, jogando paraoperários que estavam nas docas, paletizando a carga de maneira muitoinstável. O local de descarga de caminhões nas docas foi imobilizado pormais de duas horas e observamos filas de caminhões aguardando vaga paradescarga.

A movimentação unitária é sempre feita por manuseio, que compromete a qualidadedos materiais, dificulta o controle, é antieconômica e atrasa todo o tempo deatravessamento.

A solução é sempre formar múltiplos das cargas unitárias, aumentando seu peso evolume para serem movimentadas com equipamentos e, assim, resultar emmovimentos mais econômicos, mais seguros e mais rápidos, desobstruindo as viasde movimentação e as interfaces entre cada movimento.

O caminhão mencionado no exemplo, deveria ter vindo com as mercadorias jáacondicionadas em UNIMOV modulares e padronizadas pelo estabelecimentocomercial; o descarregamento deveria ser realizado na lateral do caminhão siders,por empilhadeiras, que levariam as UNIMOV diretamente para os endereços dearmazenamento, também modularmente dimensionado para receber aleatoriamentequalquer mercadoria descarregada nas docas, dentro do sistema modal.

02 - É considerado o posicionamento do nível dos materiais? A energiapotencial armazenada é utilizada na movimentação, recuperando-se estaenergia potencial pela utilização da gravidade?

Qualquer material que seja elevado utilizou energia, que é armazenada nosmateriais como uma energia potencial. Cometemos um erro ao estar sempreelevando os materiais de nível, despendendo tempo, energia e aumentando oscustos da empresa. De outro lado, cometemos também outro erro quando estaenergia acumulada é desperdiçada pela redução de nível de uma mercadoria,apenas brecando o equipamento e transformando estas energias em calor.

Page 16: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

16

Uma fábrica estava instalada em vários níveis num terreno inclinado e aentrada de materiais e retirada de produtos acabados era feita na rua debaixo.

Mudamos o layout e os caminhões carregados com matérias-primaspassaram a ser descarregados na rua de cima e toda a movimentação demateriais passou a ser de cima para baixo, sendo aproveitado toda a energiapotencial acumulada pelos caminhões para movimentar materiais dentro dafábrica.

A instalação de processos produtivos em prédios com vários andares tem que sermuito bem estudadas para o bom aproveitamento e recuperação de energia. Omovimento de matérias-primas sempre é mais econômico do que o movimento deprodutos acabados devido a expansão volumétrica deste último.

Um laboratório tinha seu almoxarifado de matérias-primas no andar térreo doprédio. Mudamos o layout, colocando este almoxarifado no último andar doprédio e os materiais passaram a subir por um elevador de cargas de custo eoperação muito baixos. A partir do último andar, o fluxo de produção seprocessava inteiramente por gravidade sem a necessidade de nenhumequipamento de movimentação. A expedição de produtos acabados passou aser localizado no andar térreo, criando maior facilidade de controlar ocarregamento dos caminhões.

03 - As máquinas têm parado por falta de abastecimento de matérias-primas eoutros insumos?

Não é admissível que um equipamento pare por falta de abastecimento. Isto é umsintoma de causas bastante graves. Vamos enumerar algumas causas:

1 - A ordem de produção foi emitida antes que as ferramentas e os materiaisestivessem "resolvidos". Antes de entregar a ordem de produção, aprogramação deverá determinar aos almoxarifados que façam a pre-separação dos materiais, que deverão ser conferidos fisicamente para secomprovar sua existência e sua qualidade. As ferramentas devem ter passadopela revisão pós-produção e estarem em ordem, sem nenhuma necessidadede qualquer reparo.

2 - O material existente foi utilizado em outra ordem de produção, pois aprogramação não comprometeu os estoques existentes para a ordem deprodução aberta.

3 - A produção utilizou, com evidentes desperdícios, as quantidades padrõesde matérias-primas e faltou material para terminar a ordem de produção.

Page 17: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

17

4 - O material existente mostrou-se inadequado e fora das especificações.

5 - O abastecimento periódico falhou e a maquina parou, em especial noperíodo noturno, que deveria trabalhar com materiais primas abastecidasantes do almoxarifado fechar no final do expediente.

6 - O material foi fornecido à máquina úmido e não houve tempo hábil para opré-condicionamento.

04 - A movimentação de materiais tem sido efetuada com fluidez, ou existempermanentes dificuldades na operação da movimentação?

A movimentação pouco fluida é caracterizada pela falta de equipamentos no local eno momento certo, tempo de carga e descarga muito elevado, inadequação damodulação e dos métodos de trabalho, falta de equipamento obrigando os operáriosa pegarem no pesado, falta de niveladores de docas e piso das vias demovimentação inadequados aos tipos de rodas dos EQUIMOV (equipamentos demovimentação).

05 - As quantidades em estoques são facilmente controláveis, ou a contagem édifícil e as diferenças são freqüentes?

A programação de materiais depende fortemente da aderência entre as existênciasfísicas e os registros do sistema de informação. A constante discrepância entre estesvalores é um sintoma sério, que dificulta todo o trabalho da empresa. O controleperfeito das quantidades físicas poderá ser atingido com providências como:

1 - Arrumação permanente das mercadorias nos seus endereços.

2 - Adoção do sistema de modulação de cargas formando UNIMOV.

3 - Toda a mercadoria que transitar numa empresa, deverá sempre ser pré-contada e as UNIMOV sempre deverão ser formadas com mercadorias pré-contadas. A pré-contagem deverá ser um "estado de espírito".

4 - Realização de inventário rotativo, segundo um plano bem sistemático.

5 - Utilização de código de barras para automatizar a entrada de dados nosistema e evitar erros de digitação.

Deveremos nos lembrar que um sistema de informação não confiável e quenecessita de controles manuais em paralelo tem um custo elevado, sem que aempresa tenha o resultado deste trabalho. Tal situação exigirá trabalhoscomplementares para driblar o sistema de informação, distanciado da realidadefísica.

Page 18: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

18

06 - A programação da produção é feita de maneira fácil ou enfrenta sériasdificuldades, devido a informações gerais sobre estoques?

Os estoques de produtos acabados devem estar bem contados, para facilitar ofaturamento e fornecer informações para a emissão de ordens de fabricação parareabastecimento. Os estoques de matéria-prima devem estar absolutamentecorretos, para quando levantarmos as necessidades líquidas e adquirimos as faltasdetectadas, tudo funcione bem sem nenhum desencontro.

A mania de deixar um "travesseiro", ou seja, não faturar utilizando as quantidadesresiduais, com medo de faltar produto para atender as notas fiscais e as requisições,é um mal sinal e exige ações corretivas.

07 - Armazena-se ou movimenta-se materiais inúteis ou descontinuados?

A primeira ação corretiva diante de uma situação de estoques “empanzinados”, étirar uma listagem de todos os materiais que não são movimentados há mais de seismeses. Estes materiais devem ser relacionados e registrados em um arquivo fora docomputador e todos os seus registros deletados do sistema, pois não deveremosficar controlando "arquivo morto". Todos os materiais não movimentados deverão sercolocados em um almoxarifado non moving e depois dado destino por venda, leilãoou qualquer outro procedimento.

Depois desta providência inicial, deveremos apertar o cerco listando os materiaissem movimento há mais de três meses, para se adotar o mesmo procedimento.

O prejuízo contábil que deverá ser registrado pela baixa do estoque a valor deliquidação sempre é elevado e não se pode aceitar tal situação impunemente.

Vamos apontar algumas causas mais usuais, porque estes materiais entraram narelação de non moving:

1 – Defeito - Materiais com defeito que não foram devolvidos em tempo aofornecedor para serem repostos. Esta situação acontece muito quando osestoques são elevados e constituem em “depósitos de defeitos ocultos”.

2 – Mudança - Desenvolvimento de uma mudança de engenharia aplicadaaos produtos e implementada antes que os estoques de materiais antigosfossem esgotados.

3 – Cancelamento - Descontinuação de produtos, sem que o ritual deverificação de materiais em estoque fosse feito e as ações parabalanceamento das faltas de componentes para as produções finais fossemimplementadas.

4 – Mercado - Produtos cuja venda se reduziu sem maiores explicações e aprogramação continuou programando dentro da perspectiva de vendaanterior.

Page 19: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

19

Os prejuízos com materiais sem movimentação se esconde nos estoques e nãopermite a administração adotar medidas corretivas fortes no ato da ocorrência dacausa; portanto, os demonstrativos de resultados poderão mostrar um lucrooperacional que não é real, quando os estoques não estão devidamenteadministrados.

08 - Sempre existem máquinas aguardando alguma providência, que ninguémsabe ao certo qual é?

A desinformação é a inimiga número um da produtividade e numa amostragem detrabalho deveremos levantar tudo aquilo que esta parado, perguntar aos envolvidospor que o equipamento não esta em produção e registrar o percentual deocorrências que o pessoal não sabe explicar claramente a razão da improdutividade.

09 - Alguns materiais são despachados para endereços errados, que não vãoutilizar aquela matéria-prima, deixando com isto outros endereços semabastecimento?

O sistema de endereçamento da fábrica deverá contemplar corredores, postos detrabalho, pátios e almoxarifados. Ao se emitir uma requisição, deveremos saber paraqual ordem de produção a matéria-prima será necessária, em qual posto de trabalhoa matéria prima será processada e qual o endereço deste posto de trabalho. Emite-se complementarmente uma ordem de movimentação do tipo de/para, indicandoclaramente a origem e o destino de um movimento.

O endereçamento da fábrica deverá ser complementado com uma amplaprogramação visual, indicando com placas todos os corredores e locais de trabalho.Os locais para a colocação dos materiais em processo devem também serclaramente sinalizados. Os movimentadores devem ser treinados a conheceremtodos os endereços de remessa de materiais para nunca errarem uma entrega.

10 - Existem movimentações que cobrem distâncias muito longas, de materiaispesados, volumosos ou em grande número?

Quando organizamos um almoxarifado procuramos colocar os materiais pesados,volumosos ou em grande número logo na porta de entrada/saída para se reduzir osmomentos de movimentação.

Muitas vezes vale a pena desmembrar o almoxarifado e colocar bem perto da áreade utilização, os materiais de grande movimentação.

Uma empresa tinha um grande volume de movimentação de materiais deembalagem que eram armazenados no mesmo local das matérias-primas.Consequentemente as embalagens tinham que atravessar toda a fabrica até aárea de embalamento. Acresce o fato dos fiapos destas embalagenscontaminarem as peças que estavam sendo usinadas.

Page 20: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

20

Foi criado um almoxarifado de embalagem ao lado do embalamento, local emque o fornecedor deveria descarregar as suas entregas que transitavam pelasruas externas da fábrica.

Estes momentos de movimentação não deveriam ocorrer se durante o projeto damanufatura houvesse a assistência de um especialista em movimentação demateriais.

11 - Os métodos de movimentação estão sendo planejados, ou vem sendoinstituídos um a um sem maiores relacionamentos entre eles?

Um movimento é composto do carregamento, movimentação e descarregamento,que é o nódulo de entrada para o próximo movimento. Portanto cada movimentoesta relacionado com alguma outra coisa. O sistema de movimentação se relacionacom toda a operação e não pode ser instituído ao acaso.

O projeto dos sistemas de movimentação começam durante a elaboração do projetodo produto e do processo de manufatura e dentro de um procedimento simultâneo,os movimentos e suas interface devem ser bem estudados e implantados.

Quando nada se projeta ou se planeja, impera-se a lei da improvisação e assoluções vão sendo adotadas sem o alinhavo geral de um plano.

Ao relacionar os EQUIMOV de uma empresa encontramos dezenas de tipos emarcas sem nenhuma coerência de aquisição. A empresa tinha realizado umenorme investimento em equipamento ao longo do tempo e tinha um péssimosistema de movimentação.

Com o mesmo investimento poderia ter implantado um sistema moderno e altamenteeficiente. Nem tudo que a empresa investe paulatinamente e sem um critériodefinido, ficará barato no final

12 - Existem materiais manuseados com dificuldade ou risco?

O manuseio não deverá deslocar cargas com peso superior a 25 kg e em hipótesealguma deverá ser utilizada duas pessoas para manusear a mesma carga. Acomunicação oral entre dois movimentadores é muito precária e qualquerdesencontro poderá provocar um acidente.

Os movimentadores não devem manusear qualquer carga, que possa feri-los oucontamina-los.

13 - A movimentação de materiais é feita com equipamentos adequados e demaneira segura, ou existe muita insegurança?

Page 21: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

21

Devermos utilizar a ferramenta e o equipamento correto para qualquer tarefa. Caso amovimentação tenha que ser improvisada é melhor não realizá-la. Não se devecorrer risco de qualquer espécie em movimentação de materiais e cada caso deveráser estudado para se utilizar o equipamento e o método certos, cercado de todas asprovidências de segurança.

14 - Os EQUIMOVS estão em bom estado e são seguros, ou a situação éprecária nesta área?

A manutenção preventiva dos equipamentos de movimentação deverá obedecer atodas as recomendações dos fabricantes, tais procedimentos deverão serdocumentados e as manutenções feitas deverão ser devidamente registradas, sobpena de responsabilidade pessoal em caso de um acidente não previsível.

15 - Existe uso abusivo da mecanização da movimentação?

O uso de uma parafernália de correntes transportadoras, esteiras rolantes,empilhadeiras, carretas etc., é um sintoma seguro de que o processo foi malprojetado. O processo bem projetado dispensa todo este aparato, pela eliminaçãodos momentos de movimentação.

16 - Os EQUIMOV são utilizados dentro dos limites especificados pelofabricante ou estão sendo operados com sobrecarga?

Os limites de carga de cada equipamento de movimentação deverão constar emvárias placas afixadas nos equipamentos e deverá constar em letras bem claras queninguém está autorizado a utilizar qualquer equipamento sem habilitação e alem dolimite especificado pelo fabricante.

17 - Os EQUIMOV estão sendo subtilizados, ou estão sendo utilizados na suascapacidades corretas?

Os equipamentos foram fabricados para serem utilizados conforme suasespecificações. Usualmente compra-se equipamentos maiores do que o necessárioe os subtiliza. Deveremos lembrar que equipamento maior ocupa mais espaço, custamais caro para operar, pesa mais e aumenta a movimentação da carga passiva quenão acrescenta valor ao produto.

18 - Os operários realizam esforço físico muito elevado no manuseio?

Antigamente a seleção de pessoal contratava estivadores fortes para movimentar ascargas dentro do processo produtivo. O homem não foi feito para movimentarcargas, mas sim para utilizar a sua inteligência na manipulação de comandos de

Page 22: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

22

equipamentos, que devem realizar todo o esforço físico necessário ao processo. Aseleção de pessoal devera então ser por inteligência, habilidades e conhecimentos,para a utilização perfeita dos equipamentos de movimentação e de conformação.

19 - A produção aparenta um bom ritmo, ou vem se processando de maneiramuito lenta por causas diversas?

A manufatura tem que ter ritmo e funcionar numa cadência, sem variaçõesfreqüentes de nível de produção. Quando a produção aumenta e cai sem umaexplicação razoável, os motivos devem ser pesquisados e muitas vezes sãoencontrados no sistema de movimentação implantado. Ações corretivas devem serestudadas para se chegar a uma cadência adequada no processo produtivo.

20 - Os materiais são carregados e descarregados dos EQUIMOV de maneiramuito lenta, paralisando o equipamento?

Cada movimentação começa com um carregamento e termina com umdescarregamento. O tempo/custo total é a soma do tempo/custo do carregamento,do tempo/custo do movimento e do tempo/custo do descarregamento.

Durante o tempo de carga e descarga, o equipamento estará parado e incorrendoem custos que não agregam valor. O tempo/custo da carga e descarga geralmentesão muitos mais elevados do que o tempo/custo do movimento.

Tal fato leva a se considerar como muito importante o estudo e a implementação demodificações dos sistemas de carga e descarga, com evidente melhoria daprodutividade dos movimentos.

21 - As movimentações de materiais são bem coordenadas, ou sãodesconexas?

No caso de existir um plano que tenha sido bem implantado, nota-se uma boacoordenação de todos os movimentos. A falta de planejamento sempre resulta numasensação caótica e onerosa.

22 - As restrições dos prédios prejudicam a movimentação dos materiais?

Os edifícios industriais e de armazenagem muitas vezes criam obstáculos queinterferem seriamente na fluidez do fluxo de materiais.

Uma empresa atacadista tinha um depósito com duas áreas dearmazenamento, sendo uma de armazenamento primário com endereçospara UNIMOV e outra secundária com embalagens de comercialização. Aparede divisória entre os dois prédios tinha vigas de concreto a meia altura

Page 23: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

23

que proporcionavam um pé direito muito baixo para os corredores queinterligavam os dois armazéns e por onde deviam passar as empilhadeiras.Teria sido muito fácil na construção colocar vigas invertidas para que estarestrição não existisse.

Ao se construir um armazém deve-se ter o cuidado de não se criar nenhumarestrição de altura proporcionada por vigas internas das paredes dos edifícios. Omesmo também deverá acontecer com as portas de acesso aos edifícios deprodução ou armazenamento. Estas portas devem ter altura e largura suficiente paranão prejudicar o fluxo de materiais.

Deveremos ficar atentos para as diferenças de nível que mesmo pequenas, podemintroduzir improdutividade repetitiva no sistema de movimentação de materiais.Valetas, degraus, saliências devem ser sistematicamente eliminadas das vias demovimentação.

23 - Os EQUIMOV possuem restrições que impedem uma movimentaçãofluente nas vias de trânsito interna?

Poderemos classificar os EQUIMOV em equipamentos internos e externos. Osequipamentos internos se caracterizam por tração, preferencialmente elétrica paraevitar a poluição, pelo tamanho reduzido e pelas rodas pequenas e macias paramovimentação em piso de boa qualidade.

Os equipamentos externos caracterizam-se por rodas grandes com câmara de arpara pisos irregulares, equipamentos de quatro rodas para resistirem asirregularidades dos pisos externos; geralmente as empilhadeiras são tracionadas pormotores de explosão e operando com sistema de contrapeso que exigem grandesraios de giro.

Os equipamentos de uso externo apresentam restrições para trafegar nos canais demovimentação internos, devido a sua largura e altura dos mastros.

24 - O movimento interno é linear? Existe tráfego interno em zig-zag que vemse cruzando com muita freqüência com outros movimentos?

Os movimentos internos devem ser "laminares" em direção à expedição e quando seidentifica muitos cruzamentos, suas origens devem ser pesquisadas para umarearrumação do layout

25 - O cumprimento das normas burocráticas prejudica a fluidez damovimentação?

Os movimentos de materiais devem ser registrados pelo sistema de informaçãoindustrial, pois geralmente tem uma contrapartida de transações contábeis. Quandomovimentamos produtos acabados para o armazém, devemos creditar à produção o

Page 24: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

24

valor do custo destes produtos e debitar ao estoque de produtos acabados o valorcorrespondente. O mesmo acontece quando movimentamos um lote de semi-acabados para o almoxarifado de materiais em processo.

A inserção destas informações muitas vezes são demoradas e durante este tempo oequipamento de movimentação é obrigado a aguardar o término da atividadeburocrática. Tais fatos introduzem uma improdutividade repetitiva, aumenta o tempode atravessamento e deixa o cliente aguardando a mercadoria.

Assistimos em uma empresa o depósito de mercadorias nas docas paracarregamento do caminhão para um cliente. Estas mercadorias ficaram horasnas docas aguardando a emissão das notas fiscais. Tal fato gerou umaimprodutividade que era repetitiva, pois não era o primeiro caso que ocorria.

A improdutividade eventual pouco custo agrega ao produto, mas a improdutividaderepetitiva agrega custo sistematicamente, sem acrescentar nenhum valor para ocliente e apenas reduz o resultado econômico da empresa.

26 - Existe uma política de padronização dos EQUIMOV?

A organização modal de movimentação e armazenamento de materiais, implica empadronização segundo um plano bem elaborado.

Uma empresa foi comprando empilhadeiras segundo as necessidades econforme interesse do mestre da produção. No final existiam dentro daempresa 32 empilhadeiras de modelos e marcas diferentes, o que associadoa falta de padronização das estanterias, criou um problema de difícil solução.

A organização modal implica na determinação do módulo da UNIMOV, padronizaçãode corredores e endereços de armazenamento, padronização das dimensões dasdocas e racionalização dos veículos de transporte que devem trabalhar comdimensões que propiciem ocupação plena com as UNIMOV padronizadas.

27 - Os equipamentos são comprados de poucos fornecedores, ou a variedadeé muito grande?

O sistema de movimentação deverá ser montado com a colaboração do método deengenharia simultânea, em que participam o cliente, a logística, a produção, osfornecedores de matérias-primas e os fornecedores de equipamentos.

A empresa deverá selecionar previamente alguns fornecedores de equipamentosque cubram todas as necessidades de suas movimentações para participarem doprojeto do sistema de movimentação.

Page 25: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

25

Uma montadora de automóveis determinou os padrões dos contentores parao recebimento de componentes para a linha de montagem e os fornecedoresforam obrigados a se ajustarem a este padrão para continuarem a fornecer.

Um supermercado passou a colocar no ponto de venda o contentor aramadocom medidas de 1,20 X 1,0 X 1,4, para que os clientes se servissemdiretamente no contentor de porta abaixada. Este contentor vinha diretamenteda linha de embalamento do fornecedor, que eliminou a embalagem decomercialização e modificou seus caminhões para acomodar este tipo decontentor.

A engenharia simultânea poderá modificar integralmente os processos que estãosendo utilizados atualmente, quebrando hábitos antigos e reduzindo fortemente oscustos e despesas de distribuição. O melhor resultado entretanto, sempre será aredução do tempo de atendimento ao cliente, desobstrução dos volumes dasfábricas, dos armazéns e como resultado final, a elevação do nível de vendas.

28 - Existe muito manuseio, sem uma mecanização adequada?

Os materiais mudam de lugar adquirindo valor de posição devido aosdeslocamentos. Quando o deslocamento é feito a mão, temos o manuseio. Quandoo deslocamento é feito por equipamentos, temos a movimentação. Quando odeslocamento é feito entre as fábricas e o cliente, temos o transporte.

Realizamos em uma empresa um levantamento de todos os deslocamentos ecalculamos a participação do manuseio, da movimentação e do transporte emrelação ao deslocamento total. Com base nesta informação desenvolvemosum projeto para reduzir a níveis aceitáveis o percentual de manuseioexistente, mecanizando principalmente os momentos de manuseio maissignificativos.

29 - Os EQUIMOV estão em um pool para uso de todos os departamentos outem "donos" que não emprestam equipamentos de jeito nenhum?

Poderemos organizar o sistema de movimentação criando um pool deequipamentos, sob um único comando, que cuidará de prestar serviço a todos ecuidar da manutenção de todos os equipamentos. Deverá existir um eficientesistema de comunicação via rádio para que o atendimento seja rápido, no localcerto, com o equipamento certo e na hora certa para eliminar os tempos perdidos eimprodutivos. Poderemos também dedicar alguns equipamentos para áreas críticas,onde qualquer demora poderá significar tempos perdidos de alto custo unitário.

Page 26: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

26

3 - Exame da situação dos almoxarifados e armazéns, apurando-se asdistorções encontradas

01 - Observa-se ordem na arrumação dos materiais, ou é evidente a máarrumação dos estoques?

Ao entrar em um almoxarifado de matérias-primas ou em um armazém de produtosacabados, o analista pode rapidamente observar a falta de ordem por encontrarmateriais fora do lugar, armazenados nos corredores, uns em cima dos outros emateriais atravancado a retirada de outros itens. É muito importante observar amaneira, muitas vezes descuidada, com que os materiais são colocados nasestanterias e prateleiras.

A boa ordem implica também em uma sinalização bem visível dos endereços, comboa programação visual, o piso sem entulho e muito limpo.

Ao entrar no almoxarifado de uma loja comercial de roupas, encontramos asmercadorias completamente desorganizadas e cada vendedora que vinhapegar alguma peça contribuía um pouco para o caos. Fechamos a loja numamanhã e determinamos às vendedoras uma arrumação completa dosestoques, segundo um padrão desenvolvido, e fizemos um treinamento decomo elas deveriam se comportar no ritual de retirada de qualquer peça doestoque, mostrando a importância da boa arrumação.

A ordem industrial deverá se estender a qualquer área da empresa e aadministração industrial deverá realizar treinamentos sistemáticos, levando amensagem a todos os colaboradores no sentido de manterem a empresa em ordeme limpa como se fosse a sua própria residência. A boa ordem é um dos fatores paraa melhoria da produtividade.

02 - Observa-se muito espaço disponível nos estoques, ou esta tudo muitocongestionado?

O congestionamento dos estoques pode ser resultante de descontrole daprogramação, da falta de arrumação adequada, de projeto errado dos endereços oudo método de trabalho errado.

Em um almoxarifado de barras de aço, cada endereço recebia algumasbarras e todo o volume na parte de cima das barras ficava vazio e não tinhaespaço no almoxarifado. A solução foi reduzir a altura dos endereçoseliminando o volume não utilizado, e com esta providência sobrou lugar paranovos itens.

Page 27: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

27

Em uma empresa de roupas femininas a produção era armazenada emendereços numa estanteria alveolar, que ocupava um grande volume e nemsempre todos os alvéolos estavam carregados. A empresa fabricavaconforme os pedidos e armazenava peças aguardando a complementação dopedido para realizar o faturamento. Eliminamos as estanterias alveolares epassamos a colocar as peças de cada pedido, em caixas plásticasempilháveis cada. Cada caixa era específica para um pedido e, portanto, onúmero de caixas era restrito ao número de pedidos em aviamento. Sobrouespaço na empresa e o controle do atendimento melhorou.

Deveremos analisar as causas dos congestionamentos e reformular os sistema paraeliminar este problema. Não é razoável projetar, sem necessidade, a ampliação dearmazéns, cujos custos são sempre indesejáveis e nem sempre acrescentarão valorpara o cliente.

03 - Observam-se muitas matérias-primas junto às máquinas produtivas, ou osespaços ao redor destas máquinas estão limpos e bem arrumados?

As máquinas produtivas devem trabalhar de maneira arejada e com muito poucomaterial em torno. Encher de maneira descontrolada as áreas de espera commaterial em processo, é contribuir para a improdutividade repetitiva. Talprocedimento dificulta muito a limpeza do local de trabalho e a remoção em tempohábil da sucata gerada.

04 - Os silos e tanque para depósito a granel estão lotados, ou nunca estãototalmente carregados?

As entregas a granel é muito conveniente, pois eliminam a embalagem de contençãoe as perdas resultantes dos resíduos que sempre ficam em um tambor, numa lata ounum saco valvulado.

Tal atividade exige a construção de silos e depósitos a granel. Deveremos lembrarque o volume destes armazéns depende da periodicidade das entregas; se estaperiodicidade for curta, os silos poderão ser bem menores, não ocupando espaçosem necessidade.

05 - O volume do armazém está somente ocupado somente junto ao piso, ouusa-se a terceira dimensão ocupando-se também os volumes superiores?

A área de armazenagem ocupando o piso, organizada por blocos dearmazenamento e com corredores largos para o tráfego empilhadeiras decontrapeso, sempre resultará numa baixa capacidade de armazenamento.

Um armazém geral era organizado por áreas de armazenamento e com orecrudescimento da importação das lojas de departamentos não pode maisatender seus clientes por estar lotado. Parte do armazém foi reprojetada para

Page 28: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

28

colocação de estanterias com endereçamento aleatório de UNIMOVS.Somente esta parte reformulada passou a ter mais capacidade dearmazenamento do que todo o resto do armazém.

A área de armazenamento muitas vezes chega a ocupar 50% da área produtiva epoderá faltar área para a colocação de máquinas. A verticalização dos armazénsresultará numa liberação de área para a produção, que poderá não necessitar maisde nenhuma ampliação da área de manufatura.

Uma fábrica de equipamentos elétricos necessitava urgentemente de ampliara sua produção devido os pedidos para exportação. Qualquer novaconstrução deveria demorar no mínimo seis meses e a opção deverticalização dos armazéns liberou a área necessária em apenas doismeses, com reflexos favoráveis na produtividade.

06 - Existem pequenos itens ocupando endereços espaçosos, perdendo-sevolume de armazenamento?

Os endereços de armazenamento devem apresentar uma ocupação volumétrica deno mínimo 70% do volume do endereço. No entanto, é comum encontrar-seendereços com apenas algumas peças e o resto do volume ocioso. Quando estasituação se estende para muitos endereços, pode-se contatar uma perdavolumétrica assombrosa.

Um almoxarifado de manutenção guardava os parafusos em estanterias comalvéolos e grande parte do volume era perdido. O endereçamento fixo foisubstituído pelo endereçamento aleatório e o tamanho dos endereços foimodularizado para a colocação de um ou dois contentores de parafusos. Ovolume ocupado caiu pela metade.

07 - Existem itens de grande volume depositados em espaços acanhados, semcondições para seleção, inspeção e inventário?

Os grandes volumes exigem grandes espaços para facilitar o seu carregamento edescarregamento. Os grandes volumes que resultam em grandes momentos demovimentação e um armazenamento custoso, devem ser tratados de uma maneiramuito especial, procurando-se cuidadosamente as causas das necessidades destesestoques

Page 29: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

29

Uma produtora de tubos armazenava muito bem os tubos até três polegadase acima destas bitolas o problema de espaço era muito sério e se projetavaconstruir um novo armazem. A empresa vendia todos os tubos para prontaentrega e no entanto o lead-time das bitolas maiores era de no máximo detrês dias. Mudamos a condição de venda dos tubos de grande bitola para oprazo de uma semana e passamos a produzir mediante lista de falta. Aampliação do armazém foi cancelada e a clientela aceitou muito bem esteprazo para o fornecimento em instalações pesadas.

08 - Existe manuseio para carregamento e descarregamento?

A colocação de materiais no chão significa que ninguém está preparando o próximomovimento; portanto, está-se introduzindo a pré-condição de improdutividaderepetitiva, extremamente custosa. O material colocado no chão exigirá a utilizaçãodo manuseio, que deverá ser evitado por exigir demais dos operários e resultar emtempo perdido. O índice de material estragado irá se elevar, associado à captaçãode umidade nos materiais em contato com o chão devido a condensação daumidade noturna.

09 - As docas estão limpas e organizadas, ou estão repletas de materiais doestoque?

O armazenamento, nas docas, de materiais descarregados dos caminhões e oexcesso de estoques que não cabem nos endereços do armazém é um convite aodesvio de materiais e perdas devido às batidas pelos equipamentos demovimentação. As docas devem estar todos os dias bem limpas, sem nenhummaterial, e bem organizadas, para que no dia seguinte se inicie o trabalho em boascondições.

10 - Os pedidos são separados de maneira organizada e em área separada, ouesta tudo desorganizado e misturado com a área de estocagem?

Devemos ter um armazém primário com UNIMOV e um armazém secundário comunidades de comercialização. Neste armazém secundário deverá ser organizadouma área de separação de pedidos, que conduza as mercadorias separadas parauma área de conferência, onde a chefia da expedição confira e receba o bloco demercadorias referente a um bloco de notas fiscais ou requisições.

A expedição deverá ser separada fisicamente do armazém secundário e comomedida de segurança, o sistema industrial de atendimento de pedidos nunca deverátrabalhar com embalagens de apresentação.

Misturar diferentes funções, em uma mesma área e debaixo de uma mesma chefia,é aumentar fortemente a probabilidade de desvio de mercadorias.

11 - Existem itens localizados em local de difícil acesso e controle?

Page 30: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

30

A colocação de materiais um na frente do outro, resultará necessariamente emdificuldades na separação de mercadorias e também na localização dos materiais.

Uma empresa emitiu uma ordem de produção e mandou o almoxarifadoseparar os materiais necessários. Um item não foi encontrado e teve que seradquirido novamente na emergência. Dois dias depois, o material foiencontrado atras de um outro item que tinha sido requisitado.

O endereçamento aleatório, associado ao registro de cada ocupação de umendereço, permitirá a programação da produção emitir as requisições, indicando oendereço em que o material está armazenado. Tal organização permitira retirar dosendereços os materiais que chegaram primeiro na empresa, o que contribuirá para aqualidade dos produtos.

12 - Os clientes andam reclamando muito de problemas ocorridos nasentregas de pedidos?

A produtividade do sistema de fluxo de materiais e de produtos, pode serpermanentemente aferida na área de atendimento de clientes. Estes clientesreclamam contra atraso das entregas acima do prazo de transporte estipuladocontratualmente, contra falta de mercadorias, contra entrega de mercadoriaserradas, contra danos nas embalagens e mercadorias, contra falta de prorrogaçãodas duplicatas no número de dias para compensar os seus dissabores.

No entanto, não reclamam quando a empresa entrega por engano uma quantidademaior de mercadorias, ou mercadorias de valor mais elevado. Ocorrências destanatureza sempre existem e devem ser avaliadas para serem registradas comoperdas e se empreenderem ações corretivas saneadoras.

13 - Os produtos armazenados estão sendo danificados no local dearmazenamento e na movimentação?

Não se pode destruir na distribuição, o que se faz com perfeição na fábrica. Osmateriais danificados na movimentação, armazenamento e transporte devem serrelacionados e as causas destas ocorrências investigadas para implementar umaação corretiva.

Uma fábrica de motores remetia motores para o interior e ocorria uma elevadaincidência de defeitos na bomba d'água, o que não acontecia com os motoresentregues na capital. As bombas não podiam girar sem água e na estrada, ovento girava a ventoinha de resfriamento que girava a bomba d'água emseco. A perda elevada foi eliminada com um simples arame travando o giro daventoinha.

Page 31: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

31

Para evitar problemas com os clientes, os produtos armazenados e transportados,devem estar devidamente protegidos contra calor, poeira e água.

14 - Existe documentação desnecessária que atrapalha a fluidez do fluxo demateriais?

O fluxo de materiais, em nenhuma circunstância, poderá ser interrompido poratrasos de emissão das documentações ou qualquer outra providênciaadministrativa.

15 - As lâmpadas estão iluminando os materiais, em vez de iluminar oscorredores e áreas de trabalho?

O sistema de iluminação muitas vezes é instalado na construção do prédio eposteriormente se definem os corredores e se instalam as estanterias. As lâmpadasmuitas vezes estão colocadas em cima das estanterias e não iluminam oscorredores. Além deste problema, utiliza-se luminárias de foco largo, que não temprofundidade para penetrar nos corredores e iluminar a área de trabalho.

A instalação de luminárias abertas sem vidro protetor pode resultar em um risco deincêndio na ocasião da quebra de uma lâmpada. O mesmo acontece com osreatores de lâmpadas fluorescentes, que podem entrar em curto e provocar umincêndio. Toda a iluminação de um armazém deverá obedecer a localização doscorredores, ser provida de lâmpadas de foco profundo, devidamente protegidas,para evitar risco com as mercadorias armazenadas.

16 - Os corredores são muito largos com evidente perda de ocupaçãovolumétrica?

Um armazém poderá ter somente 25% de sua área ocupado com mercadorias e nãoter mais lugar para mais nada. Armazéns com acessibilidade de 100% possibilitamque todas as mercadorias sejam acessadas sem que nenhuma outra seja removida.Para que esta característica de serviço seja atendida, geralmente a ocupaçãovolumétrica será extremamente pobre.

A utilização de empilhadeiras de contrapeso exige corredores largos, pois estesequipamentos necessitam de raio de giro extremamente elevados. A aproximaçãoda empilhadeira na estanteria é também uma condição importante para a largura doscorredores. Empilhadeiras com patolas que permitem entrar em baixo dasestanterias, facilitam a colocação das cargas nos endereços. Neste caso asestanterias devem começar o primeiro endereço numa altura específica, parapermitir a entrada da patola de maneira folgada.

17 - Os corredores são muito estreitos, prejudicando a eficiência do fluxo demateriais, dificultando as ultrapassagens ou exigindo sentido de direçãoobrigatório?

Page 32: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

32

Corredores sem previsão de folgas para que os EQUIMOV circulem com segurançaem duas direções sempre elevam o risco da operação, torna-a mais lenta e introduzpontos de improdutividade repetitiva.

18 - Existe racionalização entre o tamanho dos EQUIMOV e a largura das viasde tráfico de materiais?

A definição do módulo das UNIMOV deverá determinar as características dosEQUIMOV necessários e, estes, por sua vez, devem determinar as dimensões doscorredores e de suas folgas. A organização modal é, portanto, uma corrente decoerência e racionalização que nunca deverá ser perdida de vista.

19 - Os contentores e estrados são padronizados, ou cada um tem umadimensão?

Os contentores e os estrados são instrumentos para a organização modal dasUNIMOV. As medidas finais dos paletes carregados e dos contentores deverão sersempre iguais para caberem de maneira aleatória nos mesmos endereços.

20 - As dimensões dos contentores e estrados são compatíveis com a largurados corredores e endereços de armazenamento?

Uma vez que a empresa adote uma padronização modal, todo e qualquerequipamento estará condicionado a estas medidas padrões e os investimentosdeverão sempre ser realizados nesta direção, capitalizando a capacidade modal daempresa. Toda empilhadeira deverá ser capaz de movimentar qualquer carga quepassará em qualquer corredor, poderá ser armazenada em qualquer endereço epoderá ser transportada em qualquer caminhão, com ótima ocupação volumétrica.

21 - As estanterias, corredores e áreas de trabalho se ajustam corretamente amodulação das colunas do prédio?

Poderemos desenhar um sistema de armazenamento, com estanterias e corredores,obedecendo a todos os preceitos da organização modal, mas ao tentar ajustá-lo aoprédio verificamos que a modulação das colunas obedece mais aos interesses daconstrução civil, dissociados das necessidades da área. Tal descompasso gera anecessidade de se amoldar o projeto à modulação das colunas, pois alargando-secorredores de maneira desnecessária, resulta na má utilização dos investimentosrealizados e introduz no sistema futuras improdutividades repetitivas.

22 - Observam-se pilhas de materiais inclinadas, ou todas estão bem noprumo?

Page 33: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

33

O empilhamento sobrecarrega demais as embalagens das mercadorias, que estãono início das pilhas e que devem, portanto, suportar todo o peso sem permitir odesnivelamento da pilha. O ideal é cortar a altura de empilhamento com barras dasestanterias, descarregando o peso das mercadorias de cima nas colunas de aço dasestanterias.

Quando são pilhas de sacos, o desnivelamento poderá ocorrer com o umedecimentodos primeiros sacos que perdem a capacidade de suportar cargas elevadas earreiam.

As pilhas inclinadas constituem um enorme risco para os operários e devem serimediatamente desfeitas e reenpilhadas. Além do riscos para os movimentadores, aqueda de uma pilha representará uma evidente perda de material, contribuindo paraa elevação da improdutividade que poderá tornar-se repetitiva.

23 - Existem materiais dentro do prédio que poderia ser armazenado no pateoda fábrica?

A primeira idéia é que todos os materiais devem ser armazenados de maneiracoberta. Ferro fundido deverá ser armazenado ao relento, pois tal procedimentoajuda a aliviar as tensões de fundição. Tambores podem ser armazenados no pátiodesde que protegido do calor por telheiros.

Uma fábrica de plástico recebeu uma grande partida de PVC importado e nãotinha onde armazenar. Levantou o piso de certas áreas do pátio deixando umcorredor descoberto entre estas áreas. Colocou-se um estrado no pisoelevado e empilhou-se os sacos segundo um módulo padronizado.

Estes módulos foram envelopados com lona flexível de plástico costuradasespecialmente para esta aplicação e entre o plástico e os sacos de PVCforam colocados distanciadores de isopor, para garantir a ventilação e evitaras altas temperaturas devido a incidências de raios solares.

Deveremos sempre pesquisar nos almoxarifados e armazéns o que poderá serarmazenados nos pátios sem maiores prejuízos, para aliviar a carga dearmazenamento e permitir uma arrumação perfeita dos almoxarifados.

24 - Existem materiais sensíveis às intempéries armazenados nos pátios dafábrica?

O analista deverá relacionar todos os materiais que estão no pátio e identificar quaisos fatores que poderão afetar estes produtos.

Uma empresa colocava no pátio tambores de solventes expostos ao sol. Ocalor excessivo provocou vazamentos neste tambores com perda substancialde matérias-primas.

Page 34: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

34

Matérias-primas sensíveis ao calor, a umidade e que degradam com a luz nãodevem ficar no pátio.

Uma empresa manteve no pátio produtos químicos que, pela atuação da luzultra violeta, se polimerizavão prematuramente nas embalagens. Quandoestes materiais entraram em processo de manufatura, os produtos finaiscomeçaram a apresentar sérios problemas de qualidade. O armazenamentofoi internalizado e estabelecido um rígido controle FIFO, para que avariabilidade da matéria-prima não alterasse o controle do processo.

25 - Existe muito material obsoleto armazenado como se fossem itens "vivos"?

A empresa deverá separar claramente o que é material "vivo", ou seja, que estágirando regularmente e por isto deve ser armazenado e controlado pelo sistema deinformação. Não se pode misturar materiais velhos e descontinuados, com aoperação atual, pois tal mistura introduz improdutividade repetitiva. Os materiaisnon-moving e resultado de desmandos passados, devem ser segregados em áreasespeciais, inventariados e registrados em um arquivo separado e, portanto,deletados do sistema de informação que está controlando a operação.

Uma empresa tinha um diretor comercial que tomava decisões intempestivasna descontinuação de produtos, pois tinha uma ânsia de só vender produtosnovos e, portanto, fáceis de serem colocadas no mercado. O ritual dedescontinuação de produtos não era cumprido.

Os produtos eram retirados da lista de preço, enquanto ainda existia sobra demateriais acabados e, principalmente, muitos itens de matérias-primas ecomponentes que compunham o produto. O resultado foi o acúmulo de maisde 6.000 itens armazenados e sem movimento, o que representou umprejuízo repetitivo enorme quando tudo foi desativado.

Estes estoques devem ser revistos para se calcular o prejuízo acumulado no non-moving.

Ações corretivas nesta situação devem ser implementadas, para que tais fatosonerosos não mais se repitam na empresa. Deve-se dar destinos a estes materiaise, lamentavelmente, os prejuízos devem ser registrados nos demonstrativo deresultado.

26 - A Empresa ainda aluga armazéns complementares?

Os armazéns mal organizados e os descontroles em outras áreas da empresalevam, muitas vezes, a decisões de ampliação da área de armazenamento ou

Page 35: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

35

memso, o aluguel de armazéns externos. Tal procedimento dificulta o controle, elevaas despesas administrativas e dificulta a coordenação da operação. Temos quesempre ir atras das causas dos congestionamentos dos armazéns e procurar mudaros sistemas para que o nível de armazenamento se reduza.

Caso a empresa esteja alugando armazéns externos, deve-se de imediatoimplementar ações corretivas para desativar rapidamente tal armazenagem, pois aoperação externa gera enormes dificuldades operacionais e de controle.

27 - A localização dos armazéns é adequada para facilitar o transporte?

A localização de um armazém deverá procurar minimizar o momento de transportee, de outro lado, o acesso ao armazém pelos veículos deverá ser muito bemestudado, bem como áreas de estacionamento, docas de descarregamento,localização das portas de entrada e de saída, para que se possa ter uma operaçãoprodutiva do armazém.

Em uma empresa não foi previsto uma área adequada para estacionamentodos caminhões, que tinham que esperar na rua congestionando o trânsito. Adescarga dos caminhões não era feita em área coberta, o que provocaumidade no material em dias de chuva. Esta umidade tinha que ser retiradano processo de manufatura com uma operação complementar de secagemque, além de custosa, elevava o tempo de atravessamento.

28 - O formato do armazém permite a instalação racional de portas de carga edescarga?

O formato do armazém e o seu relacionamento com áreas importantes do terrenopoderá condicionar problemas e soluções.

Uma empresa tinha um armazém retangular comprido com uma porta deentrada no começo do armazém e uma porta de saída no final. Foiidentificado um enorme momento de movimentação nas operações de cargae descarga das mercadorias. Foram colocadas na lateral novas portas deentrada e saída, com uma melhoria substancial da produtividade.

29 - Os corredores são curtos e bem distribuídos?

Quando consideramos uma área produtiva ou de armazenamento e colocamoscorredores ao redor das paredes externas do prédio, ficaremos abismados com arelação da área dos corredores em relação a área total do prédio. Corredorescentrais ocupam menos áreas.

Page 36: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

36

Quanto temos um prédio retangular, o caminho normal é localizar os corredores nosentido da largura menor do retângulo. O analista deverá levantar os atuaiscorredores e calcular suas áreas em relação à área total da planta e calcular osmomentos de movimentação que transitam por estes corredores. O novo projetodeverá contemplar a redução das áreas ocupadas pelos corredores e a redução dosmomentos de movimentação por estes mesmos corredores.

Uma empresa instalou corredores em volta dos estoques e junto das paredesdo prédio sob a alegação que este procedimento distanciava os materiaisarmazenados da parede externa, que sempre representava um risco devido apresença de marginais nas redondezas. O resultado foi o não aproveitamentodas paredes para se encostar estanterias e uma perda significativa dacapacidade de armazenamento. O investimento seria menor se a proteçãonecessária fosse obtida nas cercas externas.

30 - Os corredores são retilíneos, ou totalmente desalinhados?

Os corredores retilíneos implicam em fluxos bem ordenados e os corredoresdesalinhados introduzem nos movimentos improdutividades repetitivas.

31 - O armazenamento é feito por ordem alfabética, por ordem de código doproduto, ou o endereçamento é aleatório?

O endereçamento com "morador" fixo, sempre resultará em endereços desocupadosquando este "morador" não estiver na empresa. Consequentemente a área dearmazenamento será maior e os momentos de movimentação serãonecessariamente maiores. O endereçamento aleatório permitira a racionalização docarregamento dos armazéns e o constante remanejamento das cargas, para umamaior facilidade e execução das ordens de separação.

Em um armazém com endereçamento aleatório, com fluxos de entrada esaída de materiais ao longo do dia, era utilizado os equipamentos para depoisdo expediente rearrumar todas as cargas, puxando-as para junto da saída,para que no dia seguinte as operações de separação de pedidos fosse maisrápida e, assim, para colocar os caminhões de entrega na rua mais cedo.

32 - Existem materiais volumosos ou pesados localizados longe da saída doarmazém?

O endereçamento aleatório é um procedimento muito bom, desde que se possatransformar todas as cargas em UNIMOV padronizadas e alocadas em todos osendereços. Entretanto, poderá existir materiais não passíveis de modulação, porserem muito volumosos ou pesados. Tais materiais devem ser listados e serorganizado um armazenamento especial para estes itens, visando principalmente,

Page 37: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

37

criar-se facilidades de carga e descarga e eliminar, se possível, o momento demovimentação destes itens de difícil manipulação.

Uma produtora de máquinas montava todos os componentes empesadíssimos blocos de ferro fundido. Estes blocos passaram a ser colocadosdiretamente na área produtiva no exato local em que iriam ser processados,recebendo todos os componentes sem se movimentar. Saiam de lá somentena hora de entregar a máquina para o cliente.

33 - Existe o armazenamento de materiais de baixa densidade sobre pisoaltamente resistente?

O piso industrial é um equipamento muito caro; portanto deverá ser projetado econstruído para atender a diferentes capacidades de cargas. Esta característica deconstrução deverá ser muito bem sinalizada e demarcada, área por área do piso. Oarmazenamento de cargas leves em cima de pisos de elevada capacidade de cargaé uma má utilização de equipamentos; assim como a colocação de cargas pesadasem piso frágil, afetará o piso e resultará em perdas substanciais, devido ànecessidade de recuperação dos danos ocasionados.

34 - Existe o armazenamento de materiais pesados sobre piso frágil edanificavel?

O armazenamento de cargas acima da capacidade de suporte deste mesmo pisoresultará, com o tempo, em estragos de difícil recuperação e que muitas vezes exigea paralisação das atividades da empresa durante o tempo de conserto dos pisosnovos.

Os excesso de carga também poderão trincar as pontas das placas de concreto, oucausar danos de superfície ocasionados por concentração de tensões, devido arodas inadequadas para cargas pesadas. As superfícies poderão ser danificadaspela falta de limpeza e abrasão da areia que fica entre as rodas e a superfícies dopiso ou pela penetração da água nas micro-fissuras do concreto, pressionadas pelasrodas dos equipamentos.

35 - Os itens de muito pouca movimentação estão localizados perto da saídado armazém?

Os almoxarifados e armazéns devem ser carregados com mercadorias segundo umaordenação, que poderá ser por quantidade armazenada ou intensidade de fluxo deentrada e de saída. Com esta providência o almoxarifado e o armazém deverão teruma área A com materiais de grande fluxo de movimentação, uma área B commovimentação média e uma área C com itens de baixíssimo giro. Desta maneira,minimizamos os momentos de movimentação e, consequentemente, os custo daoperação.

Page 38: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

38

36 - Observa-se itens de altíssima movimentação, localizados em local dedifícil acesso?

O mesmo raciocínio prevalece quando localizamos itens de alto giro no fundo de umalmoxarifado ou armazém, fato este que irá dificultar a operação e introduzirmomentos de movimentação mais intensos, consistindo em improdutividaderepetitiva.

37 - As áreas de serviço estão localizadas em áreas com um elevado pédireito?

Temos que ter sempre presente que, aproveitar todo o espaço aéreo de um prédioindustrial e a colocação de áreas de serviço em locais com um pé direito alto, é umdesperdício. O ideal é não ocupar a nave principal com áreas de serviço e localiza-las em puxados com pé-direito baixo, onde poderemos localizar: estacionamento dasempilhadeiras para recarga de baterias, sanitários, manutenção, almoxarifados demanutenção, depósito de ferramentas, compressores frigoríficos, compressores dear, escritórios industriais, equipamentos de segurança e bombas de transferência defluidos.

38 - Os armazéns são divididos em primário, secundário e terciário?

Os almoxarifados abrigam as matérias-primas, componentes externos, os semi-acabados e o material de manutenção e conservação. Os armazéns abrigam osprodutos acabados que poderão ser armazenados em UNIMOV, as quais sãomúltiplos das embalagens de comercialização. As UNIMOVS abrigam asembalagens de comercialização e as embalagens de apresentação.

O ideal é armazenar a maior quantidade possível de mercadorias em UNIMOV, poistudo estará pré-contado e colocado em endereços modais, ficando muito fácil ocontrole e os inventários: é só contar o número de UNIMOV de cada produto emultiplicar este número pela quantidade padrão de embalagens de comercializaçãoque cada UNIMOV deverá conter.

A separação dos pedidos deverá ser montada em área própria para esta atividade,onde colocamos uma UNIMOV de cada item e dali retiramos os produtos paraatendimento de um pedido. Quando a UNIMOV que esta sendo desagregada chegarno fim, suprimos a área com outra UNIMOV. A expedição deverá receber o materialseparado em bloco e em lugar fisicamente independente e separado doalmoxarifado.

A empresa industrial e o centros de distribuição não deverão operar, em nenhumahipótese, com embalagens de apresentação, pois irá introduzir um grande risco dedesvio, a possibilidade de sua contaminação e quebra destes produtos. Caso talprática seja uma exigência da área comercial, as embalagens de comercializaçãodevem ser reduzidas para atender esta necessidade.

A experiência tem mostrado que a manipulação de embalagens de apresentaçãodentro do ambiente industrial retrata apenas uma mentalidade viciada eindisciplinada.

Page 39: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

39

Normalmente o sistema de comercialização comporta facilmente uma elevação dasquantidades de embalagens de apresentação, acomodadas em cada embalagem decomercialização. Não é produtivo caminhar no sentido inverso, reduzindo aquantidade das embalagens de apresentação em cada embalagem decomercialização.

Com embalagens de comercialização maiores, teremos uma redução dos custos deembalamento, manuseio mais rápido e carregamento e descarregamento em temposmenores. Ou seja, estaremos eliminando improdutividades repetitivas, com reflexosrazoáveis na rentabilidade da operação.

Deveremos listar os produtos faturados e verificar os múltiplos de embalagens decomercialização que estão sendo entregues aos clientes. Todos os itens que nãotêm incidência de faturamentos de uma só embalagem de comercialização devemter imediatamente dobradas as quantidades contidas em cada embalagem decomercialização. A vantagem de dobrar a quantidade é que o estoque daembalagem de comercialização antiga poderá ainda ser faturado com base no novopadrão de duplo da quantidade.

39 - Existe excesso de estoque nos armazéns de varejo ou terciários?

Às vezes a empresa deseja ter uma loja interna para atendimento de funcionários, oque é uma prática que não recomendamos. Se for o caso, é muito importante nãosobrecarregar este ponto de venda, mas abastecê-lo diariamente para ficar maisfácil o seu controle.

40 - Os armazéns são divididos por área característica do giro de cada grupode materiais?

À margem do endereçamento aleatório, deveremos estar atentos para os itens dealtíssimo giro. Poderemos considerar a possibilidade de implantar almoxarifado earmazéns, dedicados à alguns itens de produtos que pertencem a classe A de giromuito rápido.

41 - Existe uma organização dos almoxarifados que permite uma rotaçãoadequados dos materiais?

O sistema de armazenamento deverá ter condições para que naturalmente, osmateriais deverão estar sendo constantemente renovados. Endereços comacessibilidade de 100% garantem este tipo de organização. De outro modo,estanterias dinâmicas com a colocação de UNIMOV de um lado e sua retirada poroutro, garantem que a ordem de utilização não seja quebrada.

Em uma empresa o empilhamento de matérias recém-chegados e fornecidoem saco, era colocado em cima dos sacos já existentes e últimos sacosficavam junto ao piso sem nunca serem renovados. Neste caso estes sacos

Page 40: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

40

funcionavam simplesmente como suporte das pilhas que estavam girando.Substituímos os sacos de baixo por caixas de madeira e em cimas destascaixas passamos a colocar uma menor quantidade de sacos. Cada local dearmazenamento somente poderia ser reutilizado quando o último saco tivessesido retirado. Os investimentos em estoque se reduziram e a operação ficoumais simples pela facilidade que os movimentadores tinham em manusear ossacos em cima das caixas.

42 - Os estoques antigos estão no fundo, com novos estoque impedindo o seuacesso, ou a organização permite a utilização do sistema FIFO?

A garantia de funcionamento segundo o sistema FIFO é muito importante para segarantir a qualidade de tudo o que se faz numa empresa. As matérias primas devemser constantemente renovadas para se, detectar em tempo qualquer defeito nofornecimento e, de imediato reclamar do fornecedor. As matérias-primas novas nãoforam ainda afetadas pelo tempo de armazenamento, pela ação do calor, umidade,reações químicas e alterações das especificações de engenharia.

Nenhum estoque novo poderá bloquear o acesso aos estoques anteriores e umsistema de informação deverá ser implantado para impedir que um estoque novoseja requisitado.

43 - As restrições dos prédios dificultam a racionalização dos armazéns e dasvias de tráfego de materiais?

A instalação de armazéns em prédios já construídos, sem uma assistência de umespecialista em armazenagem torna-se complicado pela disparidade da modulaçãoda movimentação e do armazenamento, e da modulação das colunas e do pé direitoútil do edifício. Desde que a situação da existência de um prédio já pronto épreestabelecida e não pode ser alterada, a solução é enumerar os problemas eminimizar as conseqüências desta decisão inadequada ajustando-se o projeto àsrestrições encontradas.

44 - Os pedidos dos clientes ou de uma área produtiva são separados commuita dificuldade ou num tempo excessivo, atrasando o atendimento ao clienteou o início de uma produção?

A separação de matérias-primas mediante uma requisição e associada a uma ordemde produção, ou a separação de produtos acabados para atender um pedido de umcliente, é uma atividade especializada e devera ser tratada independentemente dosistema de movimentação usual e armazenamento convencional.

Esta atividade de separação de requisições e de pedidos está muito inter-relacionada com o sistema de informações, com o projeto da instalação física deuma área de separação, com o processo de produção deste serviço e com autilização de equipamentos que são especialmente desenvolvidos para este tipo deatividade.

Page 41: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

41

O desconhecimento da especialidade da atividade e seu tratamento de maneiraamadorística levam a uma improdutividade repetitiva de monta. De outro lado, osistema bem desenvolvido insere pontos de controle que inexistem numaorganização não profissional.

45 - A perecibilidade dos materiais é levada em conta para a escolha dos locaisa serem utilizados no armazenamento?

Em toda a empresa existem as “janelas” por onde penetram os “ventos daimprodutividade” e a aragem de uma qualidade insatisfatória. Uma delas, semdúvida, é a variabilidade das características das matérias-primas que poderá tercomo origem o próprio fornecedor, ou, muito freqüentemente, ser criada na própriaempresa.

Cada material adquirido deverá ser analisado em suas características deperecibilidade ou alterações de suas especificações, que possam introduzirvariabilidades nos processos produtivos.

1 - Uma empresa com embalamento automático tinha constantes problemasna regulagem das máquinas. Atribuía-se esta variabilidade do processo aproblemas com a qualidade do equipamento. Passamos a medir o grau deumidade dos papéis utilizados neste embalamento automático e notamos umaenorme variação desta umidade ao longo do dia. Desenvolvemos umainstalação de condicionamento para garantir um grau de umidade constante eo processo se normalizou e as perdas de produtividade repetitiva cessaram.

2 - O local de armazenamento de embalagens de uma empresa recebia muitosol de uma janela e os papéis de embalamento apresentavam-se comdiferentes tons de amarelo. Estes tons amarelos davam ao produto umaimpressão de velho. Foi adicionado ao papel um estabilizante contra luz ultra-violeta e um branqueador ótico; com o armazenamento passando para umlocal com luz controlada, melhorar significativamente a aparência do produtoe a variabilidade de sua apresentação.

Page 42: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

42

4 - Comentários sobre administração da mão-de-obra empregada nofuncionamento do sistema de MAM

1 - Existe muito manuseio devido a falta de equipamentos de movimentação?

O manuseio afeta diretamente os colaboradores, que necessitam utilizar a sua forçafísica para o exercício de atividades repetitivas de deslocamento de materiaispesados. Nos casos em que estes deslocamentos possam ser facilmentetransformados em movimentação, pela utilização de equipamentos mecânicos, nãohá porque não investir nesta atividade, que alivia muito as solicitações no pessoal.

2 - As máquinas são alimentadas manualmente?

Os funis das máquinas muitas vezes são altos, o força o operário a subir escadacarregando matérias-primas. Tal procedimento, além de desumano, pois temosdeslocamento e elevação de carga ao mesmo tempo, é muito inseguro e uma fontede acidentes de trabalho.

A alimentação da máquina manualmente poderá sempre significar um risco pelaproximidade das mãos do operário das ferramentas.

Em uma empresa, os moinhos eram alimentados manualmente efreqüentemente a mão de um operário era afetada. Desenvolvemos umsistema de caçambas com elevação por talhas e abertura por baixo quealimentava o moinho sem nenhum risco ou esforço, além de ser totalmenteseguro.

A alimentação de equipamentos com manipuladores de programação fixa, eleva acadência da produção e os tempos perdidos são reduzidos.

3 - As peças terminadas nas máquinas são removidas manualmente?

Enfiar a mão entre duas partes de uma ferramenta aberta é um risco enorme,mesmo que a máquina tenha dispositivo de segurança elétrico e travamentomecânico. O sistema de dois botões para acionamento, associado ao travamentodos braços do operador impedindo de aproximar da ferramenta aberta ou que estáse fechando, são procedimentos ótimos mas não eliminam o risco da retirada dapeça conformada. O ideal é que toda as peças sejam retiradas com manipuladores,de dentro de uma ferramenta de moldagem ou conformação.

Page 43: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

43

Uma indústria plástica teve vários acidentes que afetaram de maneirairreparável a mão de alguns prensistas. Foi instalados manipuladoressincronizados com o comando da máquina passando a retirar as peçasdepois de resfriadas e o molde aberto. Estes manipuladores já colocavam aspeças em contentores devido a sua programação padrão. O ambiente detrabalho melhorou sensivelmente, quando o risco real foi eliminado, e acadência da produção se estabilizou.

4 - Existem muitos operários que se dedicam somente ao manuseio demateriais?

Existe uma relação mágica entre o número de operários que trabalham diretamentenas máquinas e o número de pessoas que trabalham de forma indiretas. Estarelação INDIR (número de operários indiretos em relação aos operários diretos),deveria ser em torno de 1 para 8. No entanto, quando as coisas não são bemorganizadas, o deslocamento dos materiais se processa com muito manuseio e onúmero de movimentadores cresce e se estabelece uma proporção inadequada ecara para a empresa.

O sistema de movimentação de materiais deverá ser mecanizado ao máximo, depoisque todos os momentos de movimentação forem eliminados ou reduzidos a umaexpressão mínima. Com estas providências o número de pessoas indiretasdespenca e os custos se reduzem, além de a operação ficar mais facilmentecontrolável e segura.

5 - Existem muitos operadores de máquinas aguardando a chegada desuprimento? Estas paradas são registradas e como funciona este sistema deregistro?

A elevação da produtividade começa pelo mais simples, que é a eliminação dostempos perdidos dos equipamentos. Esforços enormes para a redução do tempo deprocesso de manufatura são anulados pela ocorrência constante de temposperdidos: por falta de abastecimento dos postos de trabalho, tempo de alimentaçãodas máquinas com as matérias-primas, tempo de retirada do material processadoque atravanca a área de trabalho. Muitas vezes chega-se mesmo a ter que parar amáquina, porque não se tem mais lugar para depositar o material processado.

A empresa deverá ter um rigoroso registro de todos os tempos perdidos e a causade cada perda de tempo deverá ser cuidadosamente investigada, para que odiagnóstico seja feito e as ações corretivas efetivamente implementadas.

Em uma empresa, os operadores dos equipamentos vestiam macacão verdee os movimentadores macacões azuis. Nos corredores da empresa era muitocomum encontrar-se macacões verdes atras de matéria-prima para seu postode trabalho. A improdutividade repetitiva estava presente e foi facilmenteeliminada pelo redesenho do sistema de abastecimento dos postos de

Page 44: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

44

trabalho. Desta data em diante, somente macacões azuis transitavam peloscorredores.

6 - Os operadores de equipamento estão também manuseando materiais, cominterrupção da operação dos equipamentos produtivos?

Os operadores dos equipamentos produtivos devem pegar a matéria-prima e colocarno ponto de conformação e, posteriormente, retirar a peça conformada e coloca-laem outro local, para futura retirada pela movimentação. Estas duas interfaces deabastecer a máquina e retirar o componente conformado representam tempoperdido, que poderá ser reduzido quando estas tarefas são bem organizadas,mantendo os equipamentos mais tempo em atividade de conformação.

Em uma empresa as barras de aço eram fornecidas em contentores de chapae dali o operador retirava barra a barra para abastecer o torno copiador. Asúltimas barras, o operador tinha que retirá-las do fundo do contentor,vergando a coluna e acrescentando tempos perdidos à operação. As barrasde aço foram colocadas em bandejas com quantidades pré-contadas e estasbandejas foram colocados em uma UNIMOV com dispositivo nivelador debandejas, ou seja, a bandeja em operação sempre estava ao nível das mãosdo operário. A saída das peças conformadas eram também colocadas embandejas que também estavam sempre niveladas. À margem da redução dostempos perdidos e dos esforços do operador, as UNIMOV introduziram a pré-contagem dos estoques em processo de manufatura.

No exemplo acima, poderemos também verificar a possibilidade deste operárioterminar o dia mais descansado e com a coluna não solicitada repetitivamente, o queevitaria doenças do trabalho, origem de muita improdutividade repetitiva.

7 - Existe deslocamento de materiais pesados, volumosos ou perigosos sendofeitos por manuseio?

Os operários não deverão ser contratados para manusear materiais pesados,volumosos e perigosos. Tais deslocamentos pesados devem sempre ser feitos comequipamentos ou manipuladores. O manuseio de cargas acima de 25 Kg de maneirarepetitiva poderá causar doenças do trabalho. A constatação de uma característicade repetitividade deverá indicar de imediato o início de um projeto de mecanizaçãopara aliviar o operário deste esforço físico. A mecanização reduzirá o tempo médiodo movimento pelo cadenciamento, incrementará a sua economicidade pelaelevação das quantidades movimentadas e propiciará a redução das quebras,possibilitando introduzir vetores de produtividade.

8 - Observam-se movimentações difíceis, perigosas e muito inseguras?

Page 45: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

45

As movimentações com equipamentos devem ser organizadas para seremrealizadas dentro de rígidas especificações, para que em nenhum momentointroduza riscos para seus operadores, produtos ou patrimônio da empresa

9 - Registra-se excesso de acidentes de trabalho?

A maior parte dos acidentes de trabalho em uma empresa ocorre na área demovimentação. As máquinas produtivas foram sendo melhoradas com respeito àsegurança e hoje em dia é muito difícil ocorrer um acidente nesta área se osprocedimentos forem cumpridos. O mesmo não acontece quando se manuseia ou semovimenta materiais, pois os sistemas implantados são geralmente amadorísticos enão considera com a devida atenção a segurança do pessoal.

A primeira providência do analista é analisar as estatísticas de acidentes do trabalho,localizar os focos destes problemas e trabalhar em cima destes pontos negros,visando aumentar a segurança da movimentação. O treinamento de todos osmovimentadores em questões de segurança é muito importante para complementaras providências técnicas.

10 - Constata-se movimentação ou manuseio desnecessários?

Temos que ter em mente que a minimização dos momentos de movimentação éuma das formas de se elevar a produtividade. Estes trabalhos poderão resultar naeliminação integral de movimentos anteriormente executados. Com estasprovidências o tempo de atravessamento se reduz e a área necessária para aprodução será menor, liberando-se espaço para outras atividades.

11 - Existem itens com mais de 25 Kg sendo manuseados?

Qualquer carga com mais de 25 Kg que esteja sendo manuseada de maneirarepetitiva irá com o tempo resultar em doenças do trabalho, o que incorre emresponsabilidade do empregador. Tendo sido detectado casos como estes, devemser tomadas ações corretivas devidamente documentadas. A documentação énecessária para uma defesa no caso de eventuais processos judiciais.

12 - Observa-se manuseio de cargas realizado conjuntamente por doisoperários?

Dois operários poderiam teoricamente pegar uma carga de 50 Kg. Entretanto odeslocamento desta carga exigiria uma sincronização perfeita dos movimentos, oque nem sempre ocorre devido as dificuldades de comunicação entre os doisoperários. Diante destas considerações, deverá ser terminantemente proibidodeslocar cargas em duplas.

13 - Observam-se movimentos manuais, curtos, repetitivos e freqüentes?

Page 46: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

46

O analista deverá elaborar uma relação do manuseio repetitivo, que constituem umafonte de improdutividade. Esta relação deverá ser ordenada pelo critério ABC e, apartir do movimento mais importante, deve-se projetar o rearranjo para encurtar estemovimento e substituir o manuseio por manipuladores. O resultado será o alívio dosesforços despendidos pelos operários, a perfeita cadência de cada movimento e aconseqüente eliminação de tempos perdidos.

14 - O operários estão sempre se queixando pelos mais variados motivos?

A observação atenta das reclamações do operários na área de pessoal, constituiuma fonte muito importante para o analista. O cuidado que se deve tomar é nosentido de encontrar a verdadeira razão do desconforto, que nem sempre é odeclarado.

Uma empresa com um alto índice de manuseio pesado era objeto deconstantes reclamações com relação à qualidade da comida do restaurante.Quando foram instalados equipamentos de movimentação e os operáriosficaram mais descansados, aquela mesma os comida satisfaziaperfeitamente.

A área de movimentação poderá contribuir de maneira significativa naimplementação de uma política saudável de recursos humanos.

15 - Existe esforço físico que poderia ser eliminado com o uso deequipamentos de movimentação e produção?

O analista deverá observar todas as atividades em que os operários estãodespendendo um esforço físico acentuado. Devemos ter em mente que contratamospessoal para utilizar principalmente a inteligência e que a época da "mão-de-obra" jáacabou.

Em uma empresa um operário tinha que furar chapas com uma furadeiraportátil, porem pesada. O esforço de segurar a furadeira na posição dificultavaa atenção de posicionamento da broca no local marcado para que o furofosse realizado. Depois de posicionada a broca restava o esforço parapressioná-la para que o furo se realizasse. Instalamos um equipamento parabalanceamento do peso da furadeira, eliminando o primeiro esforço, esomente com esta providência, grande parte do problema foi eliminado.

16 - Existe um padrão de tempo para a realização dos movimentos?

Da mesma maneira que as conformações são padronizadas e se estabelece tempospadrões para todas as operações, os movimentos também devem ser padronizados

Page 47: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

47

e seus tempos estabelecidos como padrões e incorporados às fichas de engenhariapara calculo do custo padrão. Calcularemos, portanto, o custo de cada movimento epoderemos compara-los como o custo do processo e estabelecer índices atuais eobjetivos, para a eliminação das atividades improdutivas repetitivas.

Page 48: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

48

5 - Avaliação do sistema de compras, recebimento, seleção, homologação defornecedores e homologação de itens.

01 - Os itens adquiridos são devidamente especificados e homologados pelaengenharia de produto? Existem procedimentos de testes de recebimento ecomo estão sendo utilizados?

O sistema de informação industrial deficiente é um poderoso vetor deimprodutividade. As especificações e homologações de itens devem ser perfeitas,bem como a documentação de todos os procedimentos para recebimento dosmateriais.

Com um sistema de informação industrial de alto nível, poderemos estabelecer umpoderoso filtro de ruídos externos, que não devem adentrar o sistema produtivo daempresa. Os vetores de improdutividade devem ser filtrados e o que entrar naempresa deverá ser perfeito. Desta maneira estaremos atuando na genética daqualidade e da produtividade. O importante não é corrigir problemas, masprincipalmente evitar, com filtros adequados, que as causas dos problemas adentreà empresa.

02 - Os fornecedores são homologados pela engenharia de produto?

Cada componente do produto deverá ser desenvolvido conjuntamente com umfornecedor, dentro do espírito de engenharia simultânea. Portanto, no início daprodução o fornecedor deverá ser homologado e ter participado do desenvolvimentodo produto. Em cada fornecedor homologado, deveremos também certificar item poritem fornecido. Um fornecedor homologado poderá produzir outros itens que nãoestarão homologados para o fornecimento à empresa.

Quando a produção entrar em regime com os fornecedores pré-source, a área decompras deverá localizar fornecedores alternativos, que deverão ser cadastrados epassarão pelo critério de avaliação de fornecedores determinado pela engenharia dedesenvolvimento. Cadastrado o novo fornecedor, a engenharia passará a homologarum determinado item, liberando com estas homologações a área de compras paranegociar fornecimento com fornecedores alternativos.

03 - Os materiais auxiliares são adquiridos por período fixos e com listagempadrão, ou por um outro sistema racional de reposição?

A compra de materiais auxiliares demanda muito tempo e muitas vezes o custo dacompra é superior ao valor do material comprado, além das demoras e desencontrosinevitáveis.

O melhor sistema a nosso ver é a formalização de listagens de itens padrões decompras, como listagem de material de escritório, material de limpeza, material de

Page 49: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

49

manutenção e de áreas administrativas. A listagem padrão apresenta os estoquesexistentes de cada material, a última compra, o preço da aquisição, o consumo noperíodo. Anota-se na frente as quantidades a comprar para o período, cota-se emum único fornecedor e manda-se entregar todas as necessidades para o períodoacordado.

Estas compras em períodos fixos poderão ser semanais ou mensais, com avantagem de que no exame conjunto não se esquece de nenhum item padronizado.A exclusão ou inclusão de itens na relação padrão deverá ser feita a cada trêsmeses, mediante distribuição das listagens aos usuários dos materiais, solicitandosugestões para o aprimoramento da padronização.

04 - Existem procedimentos documentados para o recebimento de cadamaterial?

Não adianta comprar corretamente e pagar pela qualidade dos materiais, se narecepção entrar qualquer item bem diferente do que foi comprado. Estamosintroduzindo na empresa vetores de improdutividade que serão as causas deproblemas de qualidade e produtividade do processo de manufatura.

Os pedidos de compra devem ser emitidos com referência ao procedimento decontrole de recepção e o fornecedor deverá saber claramente que o seufornecimento será submetido a controles.

Em uma empresa que recebia produtos químicos em pó, estava sendodescarregado sacos de matérias-primas e observamos um remanejo dossacos em cima do caminhão. Fomos conversar com o motorista para saber oporquê de tanto movimento e fomos informado que ele estava separando ossacos de um determinado lote para deixar na empresa. Informou tambémque, como a empresa controlava a umidade dos sacos, a instrução que tinhaera a deixar os sacos do lote seco e levar os sacos do lote úmido para apróxima entrega pois, na outra empresa ninguém controlava nada. A empresatinha instituído o procedimento de controle de umidade das entregas porqueos teores de umidade elevados exigiam um tempo de secagem demorado,que elevavam os custos e aumentava o tempo de atravessamento. A soluçãofoi barrar na porta a umidade: ou estava seco ou não entrava.

05 - A área de recebimento dispõe de laboratório e o utiliza para ensaiosconforme as normas?

Além de determinar os procedimentos de recebimento, o sistema de informaçõesindustrial deverá incorporar também as normas de ensaios para cada característicaque deveremos controlar ao receber um material.

Geralmente a empresa tem disponível um laboratório para ensaios de recebimento.Estes ensaios devem ser realizados em tempo curto que não detenha demais osveículos de transporte nas docas. Todas as notas fiscais devem ser recebidas com aressalva de que o recebimento é condicional e sujeito a verificações de qualidade nolaboratório central.

Page 50: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

50

Os ensaios mais sofisticados e demorados devem ser encaminhados ao laboratóriocentral e os materiais ficam em local provisório, aguardando a liberação somentedepois de aprovado nos testes. Os procedimentos de qualidade asseguradaeliminam todos estes cuidados, uma vez que estes ensaios são feitos pelo própriofornecedor e os resultados acompanham as entregas.

06 - As cargas chegam na empresa já em UNIMOV?

O tempo de descarga dos materiais recebidos bloqueia a doca e paralisa o veículode transporte, passando a empresa a incorrer em custos. De outro lado, estestempos contribuem para o giro dos materiais se reduzir. Os acordos com osfornecedores devem prever as entregas em UNIMOV modulares, pré-contadas emoduladas para serem colocadas em qualquer endereço de armazenamento.Também deverá se utilizar preferencialmente caminhões siders paradescarregamento lateral e aproveitamento de todo o comprimento da doca para otrabalho das empilhadeiras.

07 - Existem fornecedores com qualidade assegurada?

Os principais fornecedores devem ser trabalhados em termos de qualidade ecertificação pela ISO 9000, para que tenham qualidade assegurada e, com isso, osvetores de improdutividade não penetrem mais por esta área.

Quando a empresa tem muitos fornecedores, que fornecem componentes que irãoser montados, deve-se escolher um fornecedor líder, que passará a realizar estaspré-montagens. Portanto estes pré-montadores passarão a comprar componentesde talvez cinco fornecedores atuais. Passaremos a ter apenas pré-montador, quecoordenará o trabalho dos outros cinco fornecedores.

Uma empresa tinha seiscentos fornecedores e, por intermédio desta técnica,ficou apenas com 100, reduzindo fortemente a área ocupada pelas pré-montagens e simplificando sobremaneira o controle da operação.

Muitas vezes é conveniente transferir integralmente para os fornecedores parte doativo da empresa, que poderá ser pago em parcelas mensais com desconto nasfaturas de componentes pré-montados.

08 - As docas de recebimentos são suficientes para receber o fluxo decaminhões?

Caminhão estacionado para o descarregamento é capital imobilizado na forma devalor da área de pátio, valor do veículo, valor da mercadoria, além dos custos dopessoal paralisado.

Page 51: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

51

Uma vez fomos visitar o pátio de espera de um grande supermercado eperguntamos ao motorista há quanto tempo ele estava esperando paradescarregar e ele nos informou 3. Esperávamos que ele se referia maisexatamente a três horas, mas qual foi a nossa surpresa quando fomosinformados que se referia mesmo era três dias. Tratamos com os principaisfornecedores a entrega em siders com UNIMOVS e dedicamos algumasdocas para este tipo de acordo. A descarga rápida dos principaisfornecedores aliviou também as docas do picado.

09 - Existe dispositivos niveladores de docas?

Os caminhões carregados tem uma certa altura entre assoalho e o chão e, à medidaque vamos descarregando, o assoalho vai subindo, criando um incômodo degrauque não permite que os paleteiros entrem e saiam com facilidade do veículo. Asdocas devem estar equipadas com dispositivos de nivelamento, que funcionamcomo contrapeso e podem ser facilmente acionadas pelo operador.

10 - Os caminhões são descarregados em local coberto?

Quando um caminhão é deslonado no pátio, estamos assumindo o risco dedeterioração dos materiais pela chuva, calor e poeira. Além destes riscos o pessoaltrabalha em condições adversas para descarregar o veículo.

O desejável é que toda operação de descarga e carga seja feita em local coberto eabrigado dos ventos e em docas bem construídas

11 - O tempo de descarga de caminhões é rápido?

O tempo perdido no descarregamento imobiliza os veículos, as mercadorias, asdocas e o pessoal, acrescentando custos à operação. As empresas bem equipadaspara um descarregamento rápido podem negociar um prêmio no valor do frete parauma descarga rápida, o que resultará em reduções de custos.

12 - Os equipamentos para a descarga de caminhões são adequados?

A interface veículo/docas deverá ser muito bem estudada para uma operaçãoeficiente. O assoalho dos veículos, as portas laterais, a mercadoria acondicionadaem UNIMOV, os niveladores de docas, área suficiente nas docas para a descargatotal do veículo são pontos a considerar no projeto.

Uma empresa reforçou o assoalho dos veículos e colocou guias com roletes eem cima destes eram colocadas as UNIMOV. Chegando nas docas, bastavaacionar o movimentado pneumático que todas as UNIMOV saiam do

Page 52: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

52

caminhão em três minutos. Antes este descarregamento demorava 45minutos.

13 - As listagens de materiais para cada produto retratam bem a realidade esão sistematicamente mantidas atualizadas?

O sistema de informação industrial está provido da relação padrão de materiais paratodos os produtos fabricados pela empresa. Com base nesta listagem de materiais,que já incorpora as perdas técnicas, é que a programação levanta as necessidadeslíquidas e abastece a empresa.

Alguém deverá ficar responsável pela manutenção destas listas de materiais, poismuitas vezes algumas matérias-primas ou componentes são alterados em suasespecificações ou as quantidades revistas e mesmo suas dimensões padrõesalteradas.

Como a base da operação repousa nestas listas de materiais, qualquer atrasodestas atualizações levará a operação a cometer erros involuntários que semdúvida, os grandes vetores de improdutividade na empresa.

Geralmente recomendamos que á área de desenvolvimento de produtos centralizetoda a digitação das alterações da listagem de materiais dos produtos, pois taisalterações sempre devem ser aprovadas pela área de desenvolvimento.

14 - Existem itens para serem adquiridos que não estão devidamenteespecificados?

A constatação de situações como estas é o mesmo que manter uma porta abertapara que os vetores da improdutividade entrem na empresa e façam o seu estrago.A solução é simples: itens não especificados, sem procedimentos de recebimentos enormas de ensaio, simplesmente não deverão ser comprados.

15 - Os materiais adquiridos estão atendendo às necessidades da produção ?

Sempre é recomendável que durante o desenvolvimento do produto, a produçãoparticipe ativamente, conforme recomendado pelos procedimentos de engenhariasimultânea. Estes entendimentos devem continuar ao longo do tempo, pois algumasdetalhes não percebidas no início podem atrapalhar a produção e não ha porquenão mudar. Estas mudanças devem ser feitas em conjunto e imediatamenteinseridas no cadastro do produto.

16 - Existe fornecimento just in time?

Não há porque uma empresa estocar matérias-primas, uma vez que se poderáacertar um abastecimento periódico em intervalos curtos. De outro lado, ofornecedor terá que alterar seu sistema de produção para que as instruções parafabricação partam do comando do cliente e, em cadeia, todas as áreas passem aproduzir somente o que foi demandado no estágio posterior da produção.

Page 53: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

53

Uma moldadora de plástico, acertou um sistema com seu cliente fabricante degeladeiras, montando uma padronização de contentores, de tal maneira que asimples devolução de um contentor vazio, já era uma ordem para a entregade um contentor cheio. O painel de Kanbans foi instalado na moldagem e asmáquinas eram acionadas conforme as informações que chegavam docliente. Quando a fábrica de geladeira entrou em greve, a produção damoldadora parou na hora, não formando estoques de peças prontas.

7 - Os fornecedores têm trabalhado em colaboração com a engenharia,produção e compras?

Os fornecedores pré-source têm muito conhecimento técnico em suasespecialidades, que deverá ser incorporado com o tempo à tecnologia dos produtosda empresa. O trabalho com engenharia simultânea resulta sempre em produtosmais capacitados tecnicamente e geneticamente com melhor qualidade.

18 - As compras são excessivas ou existem procedimentos documentadospara administrar os itens sem movimento há mais de 60 dias?

Não poderemos esconder os prejuízos em baixo do tapete, ou seja nos estoque semmovimentação. Deveremos comprar estritamente o necessário para o abastecimentoda linha e em nenhum momento deve-se comprar para aproveitar ofertas, descontosou preços de ocasião. O barato hoje pode sair caro no futuro.

19 - Existem muitas pendências de abastecimento com prazos de soluçãointermináveis?

Cada pendência de abastecimento deverá ser resolvida na hora e nada deverá serdeixado para depois. Quanto mais se demora para resolver uma pendência defornecimento mais difícil ficará a solução.

20 - Falta solução para se dar destino aos itens obsoletos?

Não deveremos manter em estoques itens sem movimentação; para isso deveráexistir um procedimento para sua eliminação sistemática dos estoques obsoletos eser designado um responsável para implementação das ações corretivaspreconizadas nos procedimentos. As ações corretivas deverão identificar as causase as responsabilidades da compra de itens que não foram utilizados.

21 - A produção tem sido paralisada por falta de abastecimento?

Page 54: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

54

O apontamento da produção deverá registrar os tempos perdidos por falta dematerial e cada causa deverá ser levantada e ações corretivas devem serimplementadas, para se eliminar a origem das dificuldades de abastecimento.

22 - Existem fornecedores localizados muito longe da empresa?

A empresa deverá realizar um levantamento de todos os fornecedores localizadosno município ou num raio de 50 Km. As equipes de desenvolvimento defornecedores deverão realizar um trabalho conjunto com as empresas instaladasproximamente, para que estes fornecedores tenham condições de seremhomologados.

Uma fábrica de elevadores montou um programa para arregimentar e trazerfornecedores para o município de sua fábrica. Este programa realizado emconjunto com as autoridades locais elevou a renda e o nível de emprego nomunicípio.

O peso político da empresa aumentará, porque ela estará gerando receita no própriomunicípio, por outro lado, os custos se reduzirão devido a proximidade do fornecedore programas de parceria poderão ser incrementados.

23 - Existe uma concentração de fornecimento em poucos fornecedores?

A política de concentração é saudável deste que seja estabelecida nos moldes deparceria. Quando não existe este tipo de acordo, a empresa deverá se acautelar edesenvolver fornecimentos alternativos para aumentar a sua segurança deabastecimento.

24 - As embalagens de fornecimento são onerosas e levam perdas de resíduosnas paredes da embalagem?

O fornecimento de matérias-primas em embalagens pequenas sempre é mais cara,além de aumentar as perdas de processo de manufatura.

Uma empresa recebia tinta em latas de 18 litros e nunca conseguia esvaziá-las perfeitamente. Mandamos abrir certo número de latas e medirefetivamente a perda, que chegou a 1,2% do material utilizado. Determinamosque as tintas passassem a ser entregues em tambores retornáveis por tipo detinta. A limpeza dos tambores não seria mais necessária pois se colocavatinta sobre tinta do mesmo tipo. Os custos foram reduzidos ao valorequivalente às perdas e da diferença do valor das embalagens de 18 litros emrelação aos tambores de 200 litros.

Page 55: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

55

25 - As embalagens são reutilizadas no vaivém?

O fornecimento de matérias primas embaladas incorporam o custos dasembalagens; por isso deve-se estudar sistemas para devolução e reaproveitamentodestas embalagens e, com isso reduzir os custos do fornecimento.

Uma empresa entregava componentes para aparelhos eletrónicos em caixasde papelão que eram vendidas como sucata pelo cliente. Estudou-se umacaixa de papelão triplex, que passou a ser reutilizada inúmeras vezes até seestragar.

26 - As negociações de compra são alinhavadas com a disposição das sucatasacumuladas?

O principal interessado na sucata é o fornecedor da matéria-prima, que conhece acomposição da sucata. Em qualquer contrato de fornecimento deverá ter umacláusula referente a retirada de sucata pelo fornecedor, para reaproveitamento.

1 - Em uma empresa, todas as sobras de caixas de papelão danificadas eramretiradas pelo fabricante das caixas, que as utilizava para compor o papelmiolo.

2 - Numa outra empresa o fornecedor de aço-cromo-níquel retirava a sucata,que retornava para o forno de fabricação de aço liga.

3 - Em outra empresa o solvente não se incorporava ao produto, mas erarecuperado nas torres de absorção e nas trocas dos banhos. Todo o solventesujo era devolvido ao fabricante, que o redestilava computando perdasacordadas. Com esta providência o problema de contaminação do meioambiente foi resolvido e o custo da utilização de solvente se reduziu.

27 - Existe um sistema de compra contratual de longo prazo, medianteprocedimentos documentados e utilizados rotineiramente pela administração?

O sistema de parceria e de engenharia simultânea implica em acordos defornecimento contínuos, que devem ser esquematizados em procedimentosdocumentados para ficar fácil o relacionamento entre fornecedor comprador. Osprocedimentos ISO 9000 facilitam muito este tipo contratual de relacionamento.

28 - Os fornecedores são ativos na apresentação de sugestões técnicas e deredução de custo?

Page 56: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

56

Os fornecedores devem ser estimulados e premiados pelas sugestões que reduzamo peso dos componentes, aumentem sua confiabilidade, reduza o número de peças,os tempos perdidos, em suma, tudo o que uma boa parceria poderá proporcionar.

Page 57: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

57

6 - Avaliação do sistema de distribuição de produtos acabados para osclientes

01 - A empresa mantém almoxarifado primário com UNIMOV?

É muito interessante manter a maior parte dos estoques em endereços aleatórios edevidamente pré-contados e na forma de UNIMOV. Com esta providência o controledos estoques e os inventários rotativos ficam extremamente facilitados, além damelhor conservação dos produtos.

02 - A empresa mantém uma área própria para a separação de pedidos?

O faturamento deverá emitir notas fiscais em volume suficiente para seremcarregadas com folga em um caminhão. Deste bloco de notas fiscais deverá seremitido uma listagem de separação de mercadorias que corresponderá exatamentea toda a mercadoria que será carregada no caminhão.

Não se deve separar mercadorias para o atendimento de pedidos no armazémprimário, ou seja, no armazém das UNIMOVS; mas deverá ser reservada uma áreaespecífica onde as UNIMOV são desagregadas para que se separe as embalagensde comercialização necessárias para compor o volume de mercadorias para umcaminhão e também a determinado número de pedidos.

03 - A separação de pedidos é feita em várias seções, com a carga de trabalhobalanceada?

A separação de pedidos em empresas com muitos itens exigirá a organização depostos de separação que ficarão encarregados de separar uma quantidadebalanceada de itens. Deveremos classificar os itens por ABC pela variável "saída" edistribui-los de maneira proporcional a cada posto de separação, para perfeitobalanceamento da carga de trabalho. O arranjo físico de cada posto de separaçãodeverá ser tal que os itens A sempre fiquem mais à mão, para reduzir o momento demanuseio.

04 - As mercadorias separadas, são identificadas em relação ao veículo detransporte?

Os separadores vão colocando no local adequado as embalagens decomercialização com uma etiqueta identificando o caminhão relativo a cada listagemde separação. Tal procedimento evitará trocas de mercadorias na expedição.

05 - Existe o recebimento pela expedição dos produtos acabados, separadospor veículo de transporte?

Os produtos separados e etiquetados identificando o caminhão deverão sercolocados em uma área de conferência para que a chefia da expedição examine,

Page 58: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

58

confira e dê recibo à área de separação. Estas áreas devem estar fisicamenteseparadas, com administração independente e dentro do possível fechadas.

06 - O sistema de informação emite listagens de separação de materiais?

A interação do sistema de faturamento com o sistema logístico deverá serlargamente utilizado para a boa administração do armazém, separação de pedidos,conferência e expedição. A listagem de separação por caminhão deverá já trazer osendereços onde o separador deverá pegar a mercadoria, pois todas as vezes queuma mercadoria for recebida no armazém e encaminhada a um endereço, tal fatodeve dar entrada no sistema de informação. O computador deverá estar programadopara orientar a separação, em primeiro lugar, das mercadorias que chegaram antes.

07 - O sistema de distribuição esta organizado por roteiro de entregas?

A equipe de vendas deverá organizar os roteiros de trabalho dos vendedores eregistra-los no sistema de informação, para que sejam os mesmos roteiros à seremutilizados pelos caminhões de entrega. Desta maneira poderemos faturar umdeterminado caminhão com mercadorias de um mesmo roteiro e atender os clientesde um mesmo vendedor. O sistema poderá também, estabelecer prioridades parafaturamento, sendo que estas prioridades poderão ser por roteiros ou por clientespreferenciais.

08 - O sistema de informação emite romaneio de carregamento por caminhão?

Conhecendo o roteiro e a sua sequënciação, poderemos emitir um certo romaneiodeterminando a ordem de entrada dos materiais no caminhão, que será a ordeminversa em que os materiais serão entregues aos clientes.

09 - Existe uma sequënciação na carga do caminhão dos produtos referentesa várias notas fiscais?

A entrada dos produtos no caminhão, sem uma ordem racional resultará na demoradas entregas, porque os motoristas ficarão procurando a carga de cada cliente, noque aumentará muito o risco de troca de produtos. Quando o veículo chega nocliente, as mercadorias devem estar naturalmente na porta do caminhão, nãonecessitando, portanto, de nenhuma procura.

10 - Os caminhões são carregados rapidamente?

O sistema de expedição deve ser bem estudado para que o carregamento docaminhão seja rápido, liberando o transporte, as docas, o pessoal e fazendo que amercadoria chegue mais cedo ao cliente e acelere o início das vendas.

11 - Os produtos são bem protegidos pelo tipo de veículo utilizado?

As mercadorias devem ser transportadas em veículos que proporcionem umaproteção contra as intempéries, preferencialmente carrocerias fechadas. Nãopoderemos destruir na distribuição o que manufaturamos com muito cuidado nafábrica.

Page 59: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

59

12 - A empresa de transporte passa recibo de todos os produtos entreguespara a distribuição?

Uma vez carregado o caminhão sob conferência da empresa de transporte, énecessário que seja assinado o recibo no romaneio de transporte, porque, dali parafrente o risco e a responsabilidade são da empresa de transporte, que deverá ter oseguro obrigatório. Qualquer falta de mercadoria deverá ser imediatamente debitadaà empresa de transporte e esta nota de débito deverá ser deduzida do próximopagamento de frete.

13 - As mercadorias são conferidas ao serem entregues aos clientes?

A empresa de transporte de sua parte, deverá solicitar a todos os clientes queconfiram as mercadorias e assinem o canhoto das notas fiscais, e, dentro dopossível, discriminem todas as mercadorias entregues.

14 - Todos os canhotos discriminados são devidamente assinados pelosclientes?

Estes canhotos assinados devem ser encaminhados à empresa produtora com umprotocolo relacionando os canhotos devolvidos e assinados pelos clientes.

Uma empresa de transporte não pegou o canhoto assinado em uma entrega eteve que voltar ao cliente para cumprir com a sua obrigação. Encontrou odepósito fechado e informou ao fabricante que tinha iniciado umainvestigação, levantando um enorme desvio de mercadorias.

A não devolução de um canhoto deverá sustar imediatamente qualquer pagamentode frete, até que esta obrigação seja cumprida.

15 - Existe um telefone para atendimento e solução das pendências com osclientes?

Em todas as notas deverá vir anexado uma folha onde constará um número detelefone para que as dúvidas que possam surgir na entrega ao cliente sejamdirimidas. O sistema de atendimento deverá registrar cada ocorrência, classificando-a por natureza e, diariamente, preparar um relatório a ser encaminhado às chefiaspara que as ações corretivas sejam tomadas e se possa manter o nível deatendimento bem elevado.

16 - Ocorre caso em que o produto é faturado e não é encontrado nosarmazéns?

É muito comum o pessoal de faturamento não faturar as quantidades residuais deestoque, com receio de que estas quantidades não correspondam à realidade. Ofaturamento deverá faturar o que os registros mostrem. Ocorrendo faltas de material,deve-se iniciar imediatamente ações corretivas para determinar as causas e

Page 60: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

60

administrá-las. O sistema de pré-contagem e os inventários rotativos ajudam muitona aderência entre as existências físicas e os registros do sistema de informação.

17 - O sistema de inventário é rotativo?

O distanciamento entre as existências físicas e os controles, leva muitas vezes àdeterminação da realização de um inventário geral. Este procedimento éextremamente caro e se não for muito bem cuidado, a situação dos estoques jáinventariados nem sempre é melhor do que a anterior.

Uma empresa realizava inventários anuais que paravam a produção por trêsdias. Imediatamente após o término do inventário, realizava-se uma contagemde controle e já se encontrava diferenças. A situação inventariada era ruimporque o sistema de inventario era mal projetado.

Não devemos esperar acumular erros, para corrigi-los mas, sim, realizar inventáriosrotativos para detectar erros todos os dias e todos os dias implementar açõescorretivas, eliminando as causas dos erros constatados. A aderência melhora e aconfiança nos controles se restabelece.

18 - Existe um procedimento documentado para a administração dasdiferenças encontradas nos estoques?

Quando realizamos um inventário geral ou rotativo, é muito comum encontrar-sediferenças entre as existências e os registros no sistema de informação. Corrigir asinformações do controle dos estoques, com base no levantamento físico, sem umritual adequado, não é um bom procedimento.

Constatada a não conformidade, deve-se empreender ações corretivas com baseem procedimento que necessariamente inclua uma nova recontagem do item emcondições bem controladas.

Confirmada as diferenças, deve-se comunicar tal fato à auditoria para que seja feitauma verificação nos lançamentos, retroagindo até a contagem anterior, para severificar se não houve erros de documentação. Reconfirmada a diferença, instaura-se um procedimento de análise de falhas para se determinar as causas dasocorrências e se implementar ações corretivas para que o fato não possa mais serepetir.

A relação das diferenças encontradas e depuradas deverá fazer parte de umrelatório que, depois de aprovado pelo diretor responsável, possibilitará a correçãodos registros de estoques. Esta autorização da diretoria deverá ser encaminhada àcontabilidade para ficar à disposição das autoridades fiscais.

19 - Existem ocorrências de quebra de produtos no armazém, separação depedidos e expedição?

Page 61: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

61

As quebras de produtos no sistema de movimentação deverão ser registradas e osprodutos quebrados deverão ser devolvidos à produção segundo um procedimentodocumentado, acompanhado de um relatório consignando as causas das quebras.

Uma empresa devolvia para a produção os produtos quebrados sem maioresformalidades. A auditoria verificou que em nenhum momento as devoluções àfabrica estavam sendo estornadas do custo industrial e os demonstrativoscontábeis estavam distorcidos.

Cópia deste relatório deverá ser encaminhado à área comercial e à área dedesenvolvimento de produtos. A área de distribuição deverá acompanharatentamente esta incidência de quebras e adotar medidas corretivas para eliminar ascausas destes problemas, caso a origem dos problemas se localize no sistema demovimentação de mercadorias.

20 - Existem ocorrências de quebras de produtos durante o transporte?

Os produtos poderão ser carregados em perfeitas condições nos caminhões, masdurante o transporte serem submetidos a choques, acelerações e desaceleraçõesmuito fortes e quebrarem.

A colocação de acelerômetros em cargas colocadas em caminhões, mostrouum número de Gs (acelerações da gravidade) muito elevado em uma "panela"de uma determinada rua. A própria empresa mandou fechar a "panela" comasfalto e as perdas acabaram.

É comum também quebrarem-se produtos por ocasião do descarregamento.Deveremos seguir os procedimentos documentados e proceder às ações corretivaspara, todos os dias, melhorar a situação.

21 - Existe um procedimento documentado para administrar os produtosquebrados?

Considerando as perdas de movimentação e de transporte, deveremos implementarsempre ações corretivas no sistema segundo um procedimento documentado. Aauditoria deverá acompanhar atentamente o desenvolvimento destesprocedimentos, pois não se admite perder na movimentação e no transporte aquiloque se fabrica com tanto esforço na manufatura.

22 - Quais os procedimentos para evitar o furto interno e externo de produtosacabados?

As dificuldades de repasse do produto do furto determinam um baixo nível deatração. Produtos com densidade econômica alta e de fácil repasse, apresentam umnível de atração alto.

Page 62: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

62

Uma empresa que entregava utilidades domésticas descobriu numa cidade dointerior uma empresa que vendia seus produtos sem ser seu cliente. Ainvestigação mostrou que os caminhoneiros, no retorno dos roteiros,entregava nesta empresa as sobras obtidas devido ao descontrole dasrecepções dos clientes.

O furto de produtos apresenta dois níveis diversos:

• Furto de produtos para uso pessoal, sempre realizado em pequenasquantidades e geralmente inexpressivo do ponto de vista econômico.

• Furto planejado para repasse a receptadores ou comercialização por conta

própria.

O sistema de distribuição deverá inserir na organização um sistema de controle paradificultar a ação dos agentes predatórios nos dois níveis de ocorrências.

23 - Quais as providências tomadas para a segurança do armazém contraroubo e incêndio?

O prédio deverá ser construído obedecendo as normas de segurança como, porexemplo, eliminando-se grandes áreas transparentes nas laterais, eliminando-secolunas de aço e dispondo de áreas externas que garantam uma distância dasregiões de trânsito de público. A aparelhagem contra incêndio deverá estar beminstalada e conforme as normas. O treinamento dos bombeiros internos e de todosos funcionários deverá obedecer a um programa rígido e ser cumprido à risca.

Um centro de distribuição pagava um prêmio de seguro muito elevado. Astelhas transparentes da lateral do prédio foram deslocadas para a cobertura eas colunas de aço foram revestidas de alvenaria. O seguro foi refeito por umvalor mais baixo.

Um dos requisitos importantes para a segurança é a implantação de um programade limpeza e organização, não se tolerando nada fora do lugar ou qualquer tipo desujeira, dando-se um tratamento rápido ao lixo acumulado.

As apólices de seguro deverão ser feitas pelo valor real dos riscos para evitar de secair na condição de rateio. Nesta condição, a empresa segurada participarão comoco-seguradoras. A companhia de seguros deverá realizar inspeções regulares e,mediante procedimento documentado, ações corretivas deverão ser implementadas.

24 - Houve alguma pesquisa para saber o que o cliente pensa do sistema dedistribuição da companhia?

Page 63: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

63

Deve-se elaborar um questionário e, com ele um pesquisador independente deverávisitar sistematicamente os clientes, para se avaliar periodicamente o nível dequalidade do atendimento. Deste questionário deve-se retirar uma relação dospontos mais importantes que são mencionados pelos clientes e desenvolver umprograma de ações corretivas do sistema, para se eliminar os sinais de insatisfaçãoe elevar a pontuação dos serviços prestados.

Uma empresa distribuidora de refrigerantes nunca tinha se preocupado emsaber a opinião do cliente a respeito de sua distribuição. Um pesquisadorresolveu por conta própria, visitar 60 clientes, munido de um questionário e oresultado mostrou uma situação surpreendente: muitos dos entregadoresestavam freqüentemente bêbados.

25 - Qual o custo de transporte em relação ao valor de faturamento?

O percentual do custo do transporte em relação ao faturamento é uma conseqüênciado tipo de negócio em que a empresa atua e da maneira como a distribuição éadministrada. Empresa que transportam volume, geralmente tem um percentualmaior, do que as empresas que transportam peso.

A ciclagem logística de marketing é um fator importante na determinação dasdespesas de transporte, pois poderemos ter uma elevação das despesas detransporte com entregas mais freqüentes, em benefício de uma redução dasdespesas financeiras e da inadimplência dos clientes.

26 - Os veículos são próprios ou são terceirizados?

A empresa deverá definir estrategicamente se o transporte é uma de suascompetências de base. Caso assim seja definido, deverá criar então um núcleo deespecialistas em transporte e, sob o comando de uma administrador decompetências de base, desenvolver um sistema de transporte altamente eficiente.Caso não seja esta a opção da empresa, deve-se terceirizar o transporte dentro daótica da administração simultânea.

27 - As docas de recebimento de produtos são independentes da docas deentrega de mercadorias?

A administração do fluxo de entrada e saída de materiais de um almoxarifado ouarmazém ficará melhor se a entrada for independente da saída, pois permitirá ummelhor controle. Os caminhões rodoviários são geralmente maiores e usualmentesiders, exigindo docas especializadas. Os caminhões de entrega urbana sãomenores, pois são especializados em entrega urbana e com carregamento pelatraseira, portanto com docas em maior quantidade e geralmente a 45°.

28 - Existem niveladores de docas?

Page 64: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

64

O sistema de distribuição não deverá ter obstáculos à livre movimentação dosmateriais. O desnivelamento do piso do caminhão carregado e depois descarregado,em relação ao nível fixo do piso das docas, é sem dúvida um obstáculo muitoincômodo para os movimentadores, pois poderá representar um tempo perdido decusto elevado, docas atravancadas e paralisação por tempo inadequado dosveículos e das mercadorias.

29 - O carregamento e descarregamento de produtos é feito em ambientecoberto?

A colocação dos caminhões em ambiente coberto não é um luxo, mas umanecessidade para os movimentadores e para as mercadorias. O projeto de umcentro de distribuição deverá prever a entrada dos caminhões na nave principal ou,no mínimo, ter uma extensa marquise em continuidade às docas.

30 - Existe código de barras nas embalagens de comercialização e nasUNIMOV?

O código de barras colocado nas embalagens de apresentação é muito importantepara a automação comercial, ou seja, a entrada de dados nos chek-outs dos pontosde venda. Os centros de distribuição movimentam embalagens de comercializaçãoou UNIMOV, daí os códigos de barras das embalagens de apresentação nãoestarem visíveis. É necessário instituir os códigos de barras para embalagens demovimentação.

Uma fábrica de geladeiras adotou o código de barras para o apontamento damovimentação das geladeiras na montagem e no carregamento dos veículos.O sistema de informação era automaticamente atualizado permitindo ofaturamento imediato dos produtos terminados.

A automação da distribuição deverá ser realizada por etiquetas externas àsembalagens, para a leitura por scanner posicionados nas rotas em que os materiaisse movimentarão, permitindo a entrada automática de dados no sistema deinformação do centro de distribuição.

31 - A impressora de notas fiscais localiza-se no escritório do centro dedistribuição?

O ideal é a impressora das notas fiscais estar no próprio centro de distribuição,apesar do faturamento poder estar, por exemplo, no escritório central. O transportede notas fiscais acrescenta um tempo perdido, exige controle de saída erecebimento e não facilita a correção de eventuais problemas.

32 - Acumulam-se produtos acabados nas docas?

A medida que a área de separação de pedidos carrega a área de transferência e decontrole, os separadores preparam as cargas dos caminhões e aproximam omaterial da área de carregamento.

Page 65: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

65

"A única maneira de marcar gol é chegar bem perto da trave”. Com este lemaa empresa treinou seus funcionários a marcarem "gol" carregandorapidamente e desocupando as docas em tempo recorde.

Caso este carregamento não seja realizado com presteza, existe a possibilidade dedesvio e trocas de mercadorias. As docas devem, portanto, estarem sempre limpase somente receber mercadorias referente aos caminhões efetivamente encostados.

33 - Existe boa iluminação nas áreas de separação de pedidos e carregamentode veículos?

As ações corretivas dos erros devem considerar a verificação da acuidade visual dosmovimentadores e a manutenção das áreas de trabalho limpas e em boa ordem.Tratando-se de operação com embalagens de movimentação, é muito importanteque o nível de iluminação seja medido e ajustado conforme as prescrições técnicas.

34 - Os veículos saem lacrados da expedição?

A empresa de transporte deverá conferir todas as mercadorias carregadas noscaminhões e passar recibo no conhecimento de embarque. Ao passar recibo, oinspetor da empresa de transporte devera inserir no caminhão o lacre que garanta aintegridade da carga até seu destino.

Uma empresa produzia em uma unidade e todos os produtos eramtransportados para um centro de distribuição em outro bairro. As diferençasde contagem dos estoques eram freqüentes. Implantou-se um sistema deauditoria de carregamento e lacração dos baús e as diferençasdesapareceram.

Quem receber as mercadorias deverá verificar se o lacre não esta violado antes deiniciar a conferência do recebimento. Caminhões com lacres violados não deverãoser descarregados e devendo-se seguir os procedimentos documentados para otratamento destas ocorrências.

35 - É proibido fumar em todos os recintos do centro de distribuição?

A programação visual do sistema de segurança deverá prever uma amplainformação a respeito da proibição do fumo em qualquer área dos centros dedistribuição. Os empregados deverão ser selecionados entre os candidatos nãofumantes, para evitar problemas futuros com estas medidas de segurança.

36 - O centro de distribuição é mantido rigorosamente limpo durante todo odia?

Page 66: Levantamento Logistico

FUNDAÇÃO VANZOLINI

Floriano do Amaral GurgelMÉTODO PARA O LEVANTAMENTO LOGÍSTICO

66

A limpeza obstinada é um fator de segurança, da qualidade dos serviços prestados eda apresentação das mercadorias. A manutenção de água e areia no piso é um fatorde desgaste acelerado da superfície, com restauração difícil e cara.

O piso do armazém de distribuição de uma empresa estava todo desgastadodevido a constante presença de água. A eliminação do encharcamento dopiso e a troca das rodas dos EQUIMOV eliminaram o problema de desgaste.

A limpeza é muito facilitada pela boa ordem das mercadorias e a utilização deequipamentos adequados, como, por exemplo, máquinas de varredura com aaspiração de toda e qualquer impureza, inclusive a água.

37 - O pessoal tem sido treinado sistematicamente segundo um programa bemdesenvolvido?

O centro de distribuição deverá prestar um serviço que deverá ser constantementemedido para que ações corretivas sejam implementadas, para que a pontuação dequalidade seja bem alta.

Uma empresa fornecedora das montadoras de automóveis implementou umprograma de treinamento na distribuição, conseguindo conquistar pontos emsua avaliação sem nenhuma providencia na área fabril.

Os processos devem ser bem desenvolvidos e estruturados para bem atender ocliente. O fator humano é fundamental nos sistemas de distribuição; o pessoaldeverá ser bem selecionado e com característica de prestação de serviço; deveráconhecer todo o sistema de distribuição e exercer com proficiência cinco funçõesdistintas. A equipe deverá ser continuamente reciclada para um treinamentoconstante. Nestas ocasiões deve-se apreciar os relatórios de pesquisa de satisfação,realizados junto aos clientes, mostrando ao pessoal os pontos onde o atendimentofoi elogiado e os pontos em que o cliente reclamou do nível do serviço.