linux ubuntu 14.04 desktop - particoes

8
PARTICIONAMENTO NA INSTALAÇÃO DO LINUX UBUNTU DESKTOP 14.04 Os sistemas GNU/Linux necessitam de pelo menos duas partições. Um sistema Ubuntu típico formatado automaticamente cria apenas as partições raiz e swap. - A partição raiz, representada por uma barra /, é onde são armazenados todos os ficheiros, quer do sistema quer dos utilizadores. Dentro desta partição existem várias pastas tais como: /etc, /home, /usr, /var, /boot, /srv, /root, e.t.c. Darei uma breve explicação acerca das pastas enunciadas, deixando de fora outras já que não é o objectivo deste tutorial. Na directoria /etc ficam a maioria dos ficheiros de configuração e manipulação dos serviços essenciais ao sistema, a maioria dos arquivos de configuração de acesso a rede, os quais podem geralmente ser editados manualmente usando um editor de texto. Os ficheiros recebem o nome dos programas seguidos geralmente da extensão .conf. Por exemplo, o ficheiro /etc/dhcp/dhcpd.conf de configuração do servidor DHCP, o ficheiro /etc/ resolv.conf de configuração do DNS. Na directoria /home ficam os ficheiros e configurações de todos os utilizadores, sempre dentro de pastas que levam o nome de cada utilizador. A pasta pessoal do administrador não fica no mesmo local, e sim em /root. Na directoria /usr são reunidos executáveis, bibliotecas e até documentação de software usado pelos utilizadores ou administradores do sistema. Além disso, sempre que compilar e instalar um programa a partir do código-fonte, ele será instalado nessa directoria. Na directoria /var estão os ficheiros que aumentam de tamanho ao longo do tempo tais como os logs do sistema Linux e da maioria dos softwares. Na directoria /boot estão ficheiros relacionados com a inicialização do sistema, ou seja, o processo de boot do Linux, quando o computador é ligado. Na directoria /srv estão os dados de servidores e serviços em execução no computador. Na directoria /root é onde estão os ficheiros do super-utilizador (root). - A partição swap é a memória virtual do sistema. Quando o sistema usa toda a memória RAM e ainda precisa de mais, ele pode mover dados da RAM para a partição swap, e assim manter vários programas abertos. Assim o objectivo deste tutorial é mostrar o processo de criação de partições manualmente, para além da raiz e da swap acrescentar uma partição para ser utilizada apenas pela pasta /home. O objectivo de criar uma partição para ser utilizada exclusivamente para a pasta /home é que se for necessário reinstalar o sistema operativo podemos utilizar as partições já criadas sem formatar a partição /home, garantindo que desta forma todos os ficheiros que estão nas pastas dos utilizadores não serão apagados pela reinstalação do sistema operativo. Depois destas breves explicações avancemos então para a demonstração da criação manual das partições:

Upload: rui-lopes

Post on 12-Apr-2017

219 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

PARTICIONAMENTO NA INSTALAÇÃO DO LINUX UBUNTU DESKTOP 14.04 Os sistemas GNU/Linux necessitam de pelo menos duas partições. Um sistema Ubuntu típico formatado automaticamente cria apenas as partições raiz e swap. - A partição raiz, representada por uma barra /, é onde são armazenados todos os ficheiros, quer do sistema quer dos utilizadores. Dentro desta partição existem várias pastas tais como: /etc, /home, /usr, /var, /boot, /srv, /root, e.t.c. Darei uma breve explicação acerca das pastas enunciadas, deixando de fora outras já que não é o objectivo deste tutorial.

Na directoria /etc ficam a maioria dos ficheiros de configuração e manipulação dos serviços essenciais ao sistema, a maioria dos arquivos de configuração de acesso a rede, os quais podem geralmente ser editados manualmente usando um editor de texto. Os ficheiros recebem o nome dos programas seguidos geralmente da extensão .conf. Por exemplo, o ficheiro /etc/dhcp/dhcpd.conf de configuração do servidor DHCP, o ficheiro /etc/ resolv.conf de configuração do DNS.

Na directoria /home ficam os ficheiros e configurações de todos os utilizadores, sempre dentro de pastas que levam o nome de cada utilizador. A pasta pessoal do administrador não fica no mesmo local, e sim em /root. Na directoria /usr são reunidos executáveis, bibliotecas e até documentação de software usado pelos utilizadores ou administradores do sistema. Além disso, sempre que compilar e instalar um programa a partir do código-fonte, ele será instalado nessa directoria. Na directoria /var estão os ficheiros que aumentam de tamanho ao longo do tempo tais como os logs do sistema Linux e da maioria dos softwares. Na directoria /boot estão ficheiros relacionados com a inicialização do sistema, ou seja, o processo de boot do Linux, quando o computador é ligado. Na directoria /srv estão os dados de servidores e serviços em execução no computador. Na directoria /root é onde estão os ficheiros do super-utilizador (root).

- A partição swap é a memória virtual do sistema. Quando o sistema usa toda a memória RAM e ainda precisa de mais, ele pode mover dados da RAM para a partição swap, e assim manter vários programas abertos. Assim o objectivo deste tutorial é mostrar o processo de criação de partições manualmente, para além da raiz e da swap acrescentar uma partição para ser utilizada apenas pela pasta /home. O objectivo de criar uma partição para ser utilizada exclusivamente para a pasta /home é que se for necessário reinstalar o sistema operativo podemos utilizar as partições já criadas sem formatar a partição /home, garantindo que desta forma todos os ficheiros que estão nas pastas dos utilizadores não serão apagados pela reinstalação do sistema operativo. Depois destas breves explicações avancemos então para a demonstração da criação manual das partições:

Page 2: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

Passo 1: Seleccionar a opção Mais uma coisa e click em Continuar.

Passo 2: Vamos criar as partições, click em Nova Tabela de Partições…

Page 3: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

Passo 3: Click em Continuar.

Passo 4: Click em cima do texto espaço livre e click no símbolo +.

Page 4: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

Passo 5: A primeira partição a criar é a raiz. Na janela Criar partição, no campo Tamanho digite 10000 MB, no Tipo da nova partição seleccione Primária, na Localização para a nova partição seleccione início deste espaço, no Utilizar como seleccione Sistema de arquivos ext4 com journal e no Mount point seleccione /. Click em OK.

Passo 6: Click novamente em cima do texto espaço livre e click no símbolo +.

Page 5: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

Passo 7: Na janela Criar partição, no campo Tamanho digite 1000 MB, (Deve ser cerca do dobro da memória RAM atribuída ao Sistema Operativo) no Tipo da nova partição seleccione Lógica, na Localização para a nova partição seleccione início deste espaço, no Utilizar como seleccione Área de swap. Click em OK.

Passo 8: A última partição a ser criada será a home, que vai ocupar o restante espaço livre. Click novamente em cima do texto espaço livre e click no símbolo +.

Page 6: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

Passo 9: Na janela Criar partição, no campo Tamanho deixar como está, no Tipo da nova partição seleccione Lógica, na Localização para a nova partição seleccione início deste espaço, no Utilizar como seleccione Sistema de arquivos ext4 com journal e no Mount point seleccione /home. Click em OK.

Passo 10: No final deste processo, a lista de partições do disco deverá ser semelhante ao da seguinte imagem. Click em Instalar Agora.

Page 7: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

Passo 11: Click em Continuar.

Passo 12: Depois de finalizar a instalação do sistema operativo abra o terminal e escreva disk que irá abrir uma janela que lhe permitirá ver as partições criadas no momento da instalação do sistema operativo. A partição raiz onde está instalado o sistema operativo e todos os programas instalados durante ou após a instalação do sistema operativo.

Page 8: Linux Ubuntu 14.04 Desktop - Particoes

A partição swap.

A partição home onde serão guardados os ficheiros dos utilizadores criados.