lista 3° ano

4
Álcool Na química orgânica o grupo –OH é conhecido como hidroxila, e quando ligado a um átomo de carbono (C) saturado numa cadeia carbônica, forma um álcool. O nome dos alcoóis é obtido juntando o prefixo do número de carbonos na cadeia principal com o infixo da ligação e o sufixo ol. Observe o exemplo do etanol: Et (dos dois C na cadeia) + an (das simples ligações) + ol (sufixo para os alcoóis) = etanol O etanol, também conhecido como álcool de cereais, é um dos alcoóis mais produzidos. Ele é obtido através da fermentação de carboidratos de cereais, como o milho, tubérculos como a beterraba, e cana-de-açúcar. Grande parte do etanol serve para produção de bebidas alcoólicas por ser o menos tóxico dos alcoóis. Éter A ligação característica de um éter é um grupo –O– que conecta dois radicais de hidrocarbonetos, sendo, portanto, um heteroátomo (um átomo é heteroátomo quando está no meio de carbonos numa cadeia, mas não é um carbono nem um hidrogênio). A nomenclatura dos éteres é dada unindo o nome da cadeia mais simples (prefixo + oxi) + o nome da cadeia mais complexa (prefixo + infixo + o). Veja o exemplo do metoxietano: met (do C da cadeia da esquerda) + oxi (sufixo da cadeia mais simples) + et (dos 2 C da cadeia da direita) + an (das simples ligações) + o (sufixo da cadeia mais complexa) Os éteres estão entre os mais perigosos produtos químicos, principalmente devido à sua inflamabilidade e natureza explosiva. Aldeído Os aldeídos são caracterizados pela carbonila (grupo composto por um C e um O por dupla ligação) ligada ao H na ponta de uma cadeia. O nome dos aldeídos é feito usando o número de C juntamente com o infixo do tipo de ligação e o sufixo al. Ex.: metanal met (do C ) + an (das simples ligações da cadeia principal) + al (sufixo dos aldeídos) Os aldeídos são muito utilizados na indústria de cosméticos em geral. Cetona O grupo funcional que apresenta uma carbonila entre os carbonos da cadeia principal é chamado de cetona. O nome das cetonas é composto do número de carbonos unido ao infixo das ligações e à terminação ona. Ex.: propanona. prop (dos 3 C da cadeia principal) + an (das simples ligações) + ona (sufixo das cetonas) A proapanona é conhecida comercialmente como acetona, uma substância inflamável, volátil, muito usada como solvente de esmaltes. Ácido carboxílico O grupo funcional dos ácidos carboxílicos é conhecido como grupo carboxila e é representado por –COOH. Este grupo forma a base dos ácidos orgânicos. De acordo com o sistema IUPAC, o nome do ácido carboxílico é gerado escrevendo-se ácido e o nome do hidrocarboneto principal com terminação óico. Ex.:

Upload: fabricio-uliana

Post on 06-Sep-2015

245 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

lista 3° ano

TRANSCRIPT

lcoolNa qumica orgnica o grupo OH conhecido como hidroxila, e quando ligado a um tomo de carbono (C) saturado numa cadeia carbnica, forma um lcool.

O nome dos alcois obtido juntando o prefixo do nmero de carbonos na cadeia principal com o infixo da ligao e o sufixo ol. Observe o exemplo do etanol:

Et (dos dois C na cadeia) + an (das simples ligaes) + ol (sufixo para os alcois) = etanol

O etanol, tambm conhecido como lcool de cereais, um dos alcois mais produzidos. Ele obtido atravs da fermentao de carboidratos de cereais, como o milho, tubrculos como a beterraba, e cana-de-acar. Grande parte do etanol serve para produo de bebidas alcolicas por ser o menos txico dos alcois.

terA ligao caracterstica de um ter um grupo O que conecta dois radicais de hidrocarbonetos, sendo, portanto, um heterotomo (um tomo heterotomo quando est no meio de carbonos numa cadeia, mas no um carbono nem um hidrognio).

A nomenclatura dos teres dada unindo o nome da cadeia mais simples (prefixo + oxi) + o nome da cadeia mais complexa (prefixo + infixo + o). Veja o exemplo do metoxietano:

met (do C da cadeia da esquerda) + oxi (sufixo da cadeia mais simples) + et (dos 2 C da cadeia da direita) + an (das simples ligaes) + o (sufixo da cadeia mais complexa)

Os teres esto entre os mais perigosos produtos qumicos, principalmente devido sua inflamabilidade e natureza explosiva.

AldedoOs aldedos so caracterizados pela carbonila (grupo composto por um C e um O por dupla ligao) ligada ao H na ponta de uma cadeia.

O nome dos aldedos feito usando o nmero de C juntamente com o infixo do tipo de ligao e o sufixo al.Ex.: metanal

met (do C ) + an (das simples ligaes da cadeia principal) + al (sufixo dos aldedos)Os aldedos so muito utilizados na indstria de cosmticos em geral.

CetonaO grupo funcional que apresenta uma carbonila entre os carbonos da cadeia principal chamado de cetona. O nome das cetonas composto do nmero de carbonos unido ao infixo das ligaes e terminao ona. Ex.: propanona.

prop (dos 3 C da cadeia principal) + an (das simples ligaes) + ona (sufixo das cetonas)A proapanona conhecida comercialmente como acetona, uma substncia inflamvel, voltil, muito usada como solvente de esmaltes.

cido carboxlicoO grupo funcional dos cidos carboxlicos conhecido como grupo carboxila e representado por COOH. Este grupo forma a base dos cidos orgnicos.

De acordo com o sistema IUPAC, o nome do cido carboxlico gerado escrevendo-se cido e o nome do hidrocarboneto principal com terminao ico. Ex.:

cido metanico = cido + met (um carbono) + an (simples ligaes) + ico (sufixo)

Nesse grupo temos vrios cidos de importantes, como o cido actico, um dos componentes do vinagre, muito importante em reaes metablicas; o cio ctrico, encontrado nas frutas ctricas; o cido ltico, encontrado no soro do leite, usado na fabricao de queijos; cido pirvico, produzido durante a fase anaerbica da oxidao da glicose; o cido oxlico, usado para remover manchas de ferrugem e permanganato de potssio em tecidos, venenoso quando ingerido; o cido tartrico, encontrado em vrias frutas como a uva; o cido saliclico, muito utilizado no tratamento de fungos e tambm na remoo de verrugas e calos.

sterOs steres so caracterizados pelo C que faz ligao dupla com o O e uma ligao simples com outro O, que por sua vez est ligado cadeia carbnica principal. So produzidos atravs da reao de um cido orgnico e um lcool.A nomenclatura feita usando o prefixo na ligao unido terminao oato com o nome do radical ligado ao oxignio com terminao ila. Ex.: metanoato de metila

Metanoato de metila = met (um C ) + an (ligaes simples) + oato (sufixo) + met (um C) + ila (sufixo)Os steres encontram-se abundantemente distribudos na natureza, e muitos deles, so responsveis pelos perfumes naturais e pelos odores e aromas de frutas.

01 - . (Fuvest SP) O cido actico do vinagre constitudo pelos elementos qumicos:a)C, H, Ob)C, O, Sc)C, H, Nd)C, H, Se)H, N, O

Gab: A

02 - (PUCCamp SP) Na manteiga ranosa encontra-se a substncia CH3CH2CH2COOH. O nome dessa substncia :a)butanolb)butanonac)cido butanicod)butanoato de metilae)butanal

Gab: C

03 - (UFAL) Quantos carbonos primrios h na estrutura do cido metilpropanico?a)5b)4c)3d)2e)1

Gab: C

04 - (CESJF MG) Construa as frmulas estruturais dos cidos: I. metanico, II.etanico, III. metil-propanico IV.2-metil-butanico.

Gab:I.

II.

III.

IV.

05 - (UFG GO) A equao qumica de converso do citronelol em citronelal mostrada a seguir.

Nessa reao, tem-se a converso de uma) fenol em aldedo.b) lcool em aldedo.c) fenol em cetona.d) lcool em cetona.e) aldedo em cetona.

Gab:B

06 - (UFMS) O composto, a seguir, uma substncia muito estudada como precursora de novos frmacos por sua reatividade, facilidade de obteno e baixo custo de produo:

Que funes orgnicas esto presentes nesse composto?a)lcool e cetona.b)lcool e ster.c)cido e ter.d)Aldedo e cetona.e)cido e ster.

Gab: C

07 - (UNIFOR CE) O cido araquednico tem a frmula

Em uma molcula desse cido os nmeros de tomos de carbono e hidrognio so, respectivamente,a)20 e 32b)20 e 30c)20 e 20d)19 e 30e)18 e 32

Gab: A

08 - (UFPE) A acetona (dimetilcetona, 2-propanona ou propan-2-ona) um composto sinttico que tambm ocorre naturalmente no meio ambiente. um lquido incolor de odor e sabor fceis de distinguir. Evapora facilmente, inflamvel e solvel em gua. O grupo funcional que caracteriza este composto oa)R OHb)R O Rc)R CH = Od)R CO Re)R NH2

Gab: D

Um composto orgnico com a frmula molecular C3H7OH dever ser classificado como:a)cidob)lcoolc)aldedod)basee)fenol

Gab: B

09 - (UFSE SE) Quantos tomos de carbono secundrio h na cadeia carbnica do pentan-2-ol?a)1b)2c)3d)4e)5

Gab: C10 - (UEPG PR) O mentol utilizado em vrios produtos comerciais tais como balas e loes. Com base na frmula estrutural desse composto, que mostrada abaixo, assinale o que for correto.

01. um lcool.02. Sua frmula molecular C10H20O04. um composto insaturado.08. Sua frmula mnima igual sua frmula molecular.16. Todos os tomos de carbono esto situados no mesmo plano.

Gab: 11

11 - (MACK SP) Na substncia acima, identificamos os grupos funcionais:

a)ter, cetona e fenol.b)cetona, lcool e ter.c)cido carboxlico e ter.d)cido carboxlico, fenol e ter.e)lcool, aldedo e ster.

12 - (CESJF MG) D o nome oficial para cada um dos cidos abaixo:I.

II.

Gab:I. cido 2-Etil-3-metil-pentanicoII. cido 2,3-Dietil-4-metil-pentanico