livro dos espiritos 257_b ese cap19 item6

10
Dubai, 10/08/2014 Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo L.E. – Parte 2ª. Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA - Questão 257 ESE –Cap. XIX A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

Upload: patricia-farias

Post on 01-Jul-2015

173 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

Reuniao Publica GECD ' Dubai

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Dubai, 10/08/2014

Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo

L.E. – Parte 2ª. Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITA - Questão 257ESE –Cap. XIX A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

Page 2: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAPercepções, Sensações e Sofrimentos dos Espíritos

257. Ensaio teórico da sensação nos Espíritos

A alma, ou o Espírito, tem, pois, em si mesma, a faculdade de todas as percepções.

Haurido do meio ambiente, esse invólucro varia de acordo com a natureza dos mundos. Ao passarem de um mundo a outro, os Espíritos mudam de envoltório, como nós mudamos de roupa

Page 3: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAPercepções, Sensações e Sofrimentos dos Espíritos

257. Ensaio teórico da sensação nos Espíritos

Sabemos que no Espírito há percepção, sensação, audição, visão; que essas faculdades são atributos do ser todo e não, como no homem, de uma parte apenas do ser; mas, de que modo ele as tem?Ignoramo-lo. Os próprios Espíritos nada nos podem informar sobre isso, por inadequada a nossa linguagem a exprimir idéias que não possuímos, precisamente como o é, por falta de termos próprios, a dos selvagens, para traduzir idéias referentes às nossas artes, ciências e doutrinasfilosóficas.Dizendo que os Espíritos são inacessíveis às impressões da matéria queconhecemos, referimo-nos aos Espíritos muito elevados, cujo envoltório etéreo não encontra analogia neste mundo.

Page 4: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Parte 2ª. - Cap. VI - DA VIDA ESPÍRITAPercepções, Sensações e Sofrimentos dos Espíritos

257. Ensaio teórico da sensação nos Espíritos

Outro tanto não acontece com os de perispírito mais denso, os quais percebem os nossos sons e odores, não, porém, apenas por uma parte limitada de suas individualidades, conforme lhes sucedia quando vivos. Pode-se dizer que, neles, as vibrações moleculares se fazem sentir em todo o ser…Eles ouvem o som da nossa voz, entretanto nos compreendem sem o auxílio da palavra, somente pela transmissão do pensamento. Em apoio do que dizemos há o fato de que essa penetração é tanto mais fácil,quanto mais desmaterializado está o Espírito.

Não possuindo órgãos sensitivos, eles podem, livremente, tornar ativas ou nulas suas percepções. Uma só coisa são obrigados a ouvir - osconselhos dos Espíritos bons.

https://www.youtube.com/watch?v=NUMsTxhLFE4

Page 5: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Dubai, 05/02/2013

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

Page 6: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

SINTONIA E HARMONIA COM AS LEIS DIVINAS

Page 7: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

A fé religiosa. Condição da fé inabalável6. Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega.Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim overdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo.

Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana.

Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.

Page 8: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

Page 9: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

A fé religiosa. Condição da fé inabalávelDiz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida, a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários.

Falamos das verdades espirituais básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe, ao encontro e, se a buscarem sinceramente, não deixarão de achá-la.

Tende, pois, como certo que os que dizem: "Nada de melhor desejamos do que crer, mas nãoo podemos", apenas de lábios o dizem e não do íntimo, porquanto, ao dizerem isso, tapam osouvidos.

Page 10: Livro dos Espiritos 257_b ESE cap19 item6

Cap. XIX – A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS

FÉA fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu.

Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a

razão, em todas as épocas da Humanidade.