livro é tudo

16
September 5th, 2009 Published by: livroetudo Created using zinepal.com . Go online to create your own zines or read what others have already published. 1 Aproveite Com todas as informações e dicas do mês de Agosto. Revista Mensal da Rede Social Livro é Tudo Mentes Perigosas – O psicopata mora ao lado By Nanda Botelho on August 28th, 2009 Ana Beatriz Barbosa Silva Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. 218p Auto-ajuda, Comportamento. Acabei de ler o livro, achei interessante um tema tão complexo e difícil sobre o ser humano, ser abordado de forma tão leve. Li o livro em horas, rápido. Ele traz muita informação importante. Principalmente como identificar uma pessoa assim, pois esta, segundo a autora, é a única forma de proteção que temos a nosso favor. Já que o encontro com uma personalidade dessas é destrutivo para gente de emoção. Sim, porque os psicopatas são deficientes no quesito sentimento e consciência, aquilo que nos faz controlar nossos impulsos destrutivos com relação aos outros e ao ambiente. Senti que a autora deu ênfase à questão do bem e do mal, parece que o pensamento relativo, para se proteger de uma psicopata, não é válido, pois turva nossa percepção e nos faz dar chances para que este tipo de pessoa nos destrua. Ela também afirma que a cultura moderna colabora para a proliferação de psicopatas e comportamentos "psicopáticos" e aponta o individualismo, o relativismo e o instrumentalismo como conceitos que favorecem essa conduta. Culpa principalmente o individualismo. Tenho dúvidas quanto a esse, pois acho que pensar em si e em sua própria alegria pode beneficiar o todo. Penso que o individualismo vem sendo mal interpretado, melhor dizendo, infantilmente interpretado e vivido. Quem começa a pensar em si, não para aí ela também pensa no outro e no ambiente, pois reconhece que não vive só. Outra coisa é que é primordial pensar em si para se safar de um psicopata, pois é justamente por essa conduta de pensar mais na necessidade do outro que na sua própria que o psicopata toma conta de nossa vida. Bom, eu recomendo o livro, achei gostoso de ler e bem informativo. Boa leitura! Outros Livros:Felicidade Autentica A auto estima uma bem essencial Treinando a emoção para ser feliz + Entrevista com a autora na revista Época Terminei meu Livro e Agora? By Juninho on August 26th, 2009 Terminei meu livro e quero publicar. O que devo fazer? Preciso registrar? Como faço para mandar o livro para as editoras? O Escritor que nunca fez essa pergunta antes que atire a primeira pedra. Bom se você tiver grana suficiente vá até uma editora e pague para fazer ou contrate uma agente literária. Porém se não tiver a alternativa é fazer várias cópias e mandar para as editoras que se enquadrem no perfil

Upload: no-mundo-e-nos-livros

Post on 30-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista mensal da Rede Social "Livro é Tudo"

TRANSCRIPT

Page 1: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 1

Aproveite

Com todas as informações e dicas do mês deAgosto.

Revista Mensal da Rede Social Livro é Tudo

Mentes Perigosas – Opsicopata mora ao ladoBy Nanda Botelho on August 28th, 2009

Ana Beatriz Barbosa Silva

Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.218pAuto-ajuda, Comportamento.Acabei de ler o livro, achei interessante um tema tãocomplexo e difícil sobre o ser humano, ser abordadode forma tão leve. Li o livro em horas, rápido. Ele trazmuita informação importante. Principalmente comoidentificar uma pessoa assim, pois esta, segundo aautora, é a única forma de proteção que temos anosso favor. Já que o encontro com uma personalidadedessas é destrutivo para gente de emoção. Sim,porque os psicopatas são deficientes no quesitosentimento e consciência, aquilo que nos faz controlar

nossos impulsos destrutivos com relação aos outros eao ambiente.

Senti que a autora deu ênfase à questão do bem edo mal, parece que o pensamento relativo, para seproteger de uma psicopata, não é válido, pois turvanossa percepção e nos faz dar chances para que estetipo de pessoa nos destrua.

Ela também afirma que a cultura moderna colaborapara a proliferação de psicopatas e comportamentos"psicopáticos" e aponta o individualismo, o relativismoe o instrumentalismo como conceitos que favorecemessa conduta. Culpa principalmente o individualismo.Tenho dúvidas quanto a esse, pois acho que pensarem si e em sua própria alegria pode beneficiaro todo. Penso que o individualismo vem sendomal interpretado, melhor dizendo, infantilmenteinterpretado e vivido. Quem começa a pensar em si,não para aí ela também pensa no outro e no ambiente,pois reconhece que não vive só. Outra coisa é que éprimordial pensar em si para se safar de um psicopata,pois é justamente por essa conduta de pensar maisna necessidade do outro que na sua própria que opsicopata toma conta de nossa vida.

Bom, eu recomendo o livro, achei gostoso de ler e beminformativo.

Boa leitura!

Outros Livros:Felicidade AutenticaA auto estima uma bem essencialTreinando a emoção para ser feliz

+ Entrevista com a autora na revista Época

Terminei meu Livro e Agora?By Juninho on August 26th, 2009

Terminei meu livro e quero publicar. O que devo fazer?Preciso registrar? Como faço para mandar o livro paraas editoras?

O Escritor que nunca fez essa pergunta antes que atirea primeira pedra.

Bom se você tiver grana suficiente vá até uma editorae pague para fazer ou contrate uma agente literária.Porém se não tiver a alternativa é fazer várias cópiase mandar para as editoras que se enquadrem no perfil

Page 2: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 2

da sua obra. Mas e como eu fico sabendo se a Editora"tal" se enquandra no perfil da minha obra?Vá em uma boa livraria e passe algum tempoanotando nomes e endereços de editoras que estejampublicando livros no mesmo estilo do seu e aproveitea internet obviamente.

Só para constar que esse é um mercado muito, masmuito difícil de fazer sucesso logo de cara. Ah, jáfique sabendo que algumas das grandes Editoras sórecebem originais de agentes literários. Ah, outracoisa, não fique esperando aquela cartinha do Editordizendo que recebeu seu livrinho e logo vai lhe enviaruma resposta e não se dirija ao Editor como se fosseum senhor velho, antes pelo contrário, tem muitosjovens nesta posição.

Quando você terminar seu livro envie para conhecidosque gostam de ler, professores, e na internet temmuita gente avaliando e comentando escritos. Vejaque o processo de seleção no meu modo de ver émuito atrasado, e absolutamente injusto. Imaginemvocês o que de grande e excelentes obras primas ficamrelegadas ao fundo de gavetas ou até mesmo no Hdde um pc ou quem sabe uma lata de lixo?

O que eu aconselho...

Acho que quando você terminar sua obra deve publicarpor conta própria com Editoras que façam estetrabalho com pequenas tiragens...Eu conheço duas que fazem este serviço, porém nãoposso garantir pela honestidade das mesmas...http://www.camarabrasileira.com/http://www.virtualbooks.com.br/editora/como_editar.php

Por enquanto é isso... logo escrevo mais...

Crônica um quase beijo...By Phamela Suely on August 26th, 2009

Era ultima aula do dia e a professora não havia idotrabalhar de modo que a 8ª havia sido liberada, masMaíra ia embora com seu irmão e por isso ela foi sesentar. Ao olhar ao seu redor a garota percebeu queo colégio estava quase vazio exceto por um grupo deamigos que ainda conversava, para passar o tempoela resolveu ler. Mas não conseguia se concentrar seusolhos, seu coração e sua mente estavam voltadospara o grupo que conversava animadamente a algunsmetros, mais especificamente para um garoto, Samuelé o seu nome...— Eu não gosto dele- disse Maíra para si mesma...— Ele é tão, tão... ridículo e ...Mas ela não tinha palavras para descrevê-lo naverdade o que ela diria a seguir é lindo, inteligente,interessante, mas ela preferia não dizê-lo.Sem conseguir continuar a leitura Maíra guardou olivro e continuou com seus pensamentos:

Eu não posso gostar dele, por que ele nunca vaigostar de mim e eu não posso ficar alimentando falsasesperanças

— Tchauuuu... - ela ouve, mas era óbvio que não erapara ela. Maíra é o tipo de garota que as pessoas sóprocuram quando precisam de alguma coisa, ela atégostava de ajudar principalmente se fosse em relaçãoa escola, mas as vezes ela queria que as pessoasreconhecessem nela alguém digamos importante. Derepente Maíra sente alguém sentando ao seu lado, equando se vira para saber quem é seu coração dispara.

É ele meu Deus, o Samuel, o que será que ele quer?O que será que ele quer falar comigo? Ai meu Deus,será que ele descobriu que eu gosto dele, esse é o fimeu vou ter que mudar de cidade, talvez até de país...

— Ah, é Maíra, né?— É, é sim... – disse sem conseguir disfarçar oentusiasmo na voz— Uhm, então é que...— É que o que?— Bem é que eu queria te perguntar uma coisa...— Pode perguntar.— É que eu estou nervoso, eu nunca fiz isso antes.

O coração de Maíra quase saiu pela boca, ela nãoestava acreditando naquilo queria se beliscar parasaber se era verdade, mas por enquanto ela teriaque confiar nos próprios olhos. Samuel se inclinou umpouco na direção de Maíra fazendo os ficar próximoso bastante para sentir a respiração um do outro, davapra perceber que os dois estavam nervosos. Maíra nãosabia o que fazer então deixou seu coração guiá-la,ela se inclinou ainda mais fazendo com que seus lábiosficassem quase colados, naquele momento ela podiajurar que estava ouvindo a batida do seu coração entãoem um sussurro Samuel pergunta:— Faz o trabalho de matemática comigo?

sábado, 22 de agosto de 2009

InventeAqui – Portal deInvenções do BrasilBy Juninho on August 25th, 2009

InventeAqui é um portal de projetos e invenções dotipo DIY (do-it-yourself), que em português significafaça você mesmo. Destinado a todas as idades e

Page 3: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 3

interesses, o site é uma fonte de informações paraquem busca soluções simples para seu dia-a-dia. Alémde consultar o conteúdo totalmente interativo comfotos, vídeos e textos auto-explicativos; os usuáriostambém podem incluir no site seus próprios inventos.

De exóticos pratos a dispositivos empregando a maisalta tecnologia, você só encontra no InventeAqui.O site também conta com exclusivo espaço para ousuário deixar seu comentário, tornando a troca deinformaçoes entre usuários um canal de melhoria paraseus projetos.

Zé Celso: "Ler "OsSertões" é como fazer umauniversidade"By Juninho on August 24th, 2009

Veja trecho da palestra do diretor e dramaturgo JoséCelso Martinez Corrêa (Teatro Oficina) no evento"Euclides da Cunha 360º" - Os Ciclos de Euclides

Primeira Bienal do Livro comum time de pesoBy Juninho on August 24th, 2009

Seminários, debates, tarde de autógrafos e muitomais. Isso é o que o público poderá esperar da primeiraBienal do Livro de Curitiba, evento que acontecehoje dia 27 de agosto e vai até 4 de setembro noExpo Unimed Curitiba, na Universidade Positivo. Osorganizadores esperam reunir durante os nove dias deevento aproximadamente 200 mil pessoas.

Ao contrário das bienais que ocorrem em outrascapitais, como Recife, São Paulo, Belo Horizontee Rio de Janeiro, o evento em Curitiba prometeser de um caráter mais voltado para questões dacultura, educação e meio ambiente, conforme explicao curador da bienal, o dramaturgo Alcione Araújo,que fala ainda da importância para Curitiba desediar uma bienal. "Bienal do livro é importantepara qualquer cidade brasileira. Curitiba, por ser umacapital importante e com um público bem crítico, nãopoderia ficar de fora disso.

Alguns dos grandes escritores que estão confirmadospara participar da Primeira Bienal do Livro de Curitiba,que começa nesta quinta-feira, são Carlos HeitorCony, Antonio Cicero, Moacyr Scliar e João GilbertoNoll. A Bienal irá se voltar sobre três questões muitoimportantes: cultura, educação e meio ambiente.

O mais interessanteda bienal curitibana é que ela é focada em umtema, algo inédito no País, enquanto as outras, comares de superprodução, são mais focadas em venderlivros e promover tarde de autógrafos. Não que issoserá deixado de lado, mas o objetivo não é esse.Esse tema que envolve o meio ambiente foi pensadoespecialmente para Curitiba por ser uma capital quesempre demonstrou preocupação com esse assunto.Estou certo que o evento tem tudo para dar certo",avalia.

Durante a bienal, serão realizadas as "mesas nobres",em que haverá debate com personalidades. Araújoinforma que durante a abertura do evento, a ex-ministra do meio ambiente e senadora, Marina Silva, eo teólogo Leonardo Boff, que discursou na Organizaçãodas Nações Unidas (ONU) recentemente, irão debatero tema Salvar o planeta: responsabilidades eestratégias. "Tenho contato com essas duas pessoase elas se mostraram muito empolgadas em poderparticipar desse debate com o público curitibano. Nãosó eles, mas todos os outros convidados para outrasmesas de debates, como Carlos Heitor Cony, CarlosHerculano Lopes, Cristóvão Tezza, Regina Zilberman,Clarah Averbuck, entre tantos outros, aceitaram deimediato o convite. E olha que não é nada fácil reunirum time como esse, haja vista que são pessoas muitorequisitadas", garante.

Estes mesmos nomes participam de sessões deautógrafos e cafés literários que vão acontecer todasas tardes na Bienal. Outras presenças confirmadas noevento, a atriz Marília Pêra, o maestro João CarlosMartins e os autores Rubem Alves e Ivan Junqueira.

O sambista Martinho da Vila vai aproveitar o momentopara fazer o lançamento nacional de seu nono livro, osegundo para o público infantil, A rainha da bateria.Outro ponto em que o curador destaca nessa bienal éa parceria com entidades de classe e o poder públicoestadual trarão grande benefício para a educação doParaná. A principal será a realização, durante a Bienal,do projeto Literatura e Ensino, da Secretaria de Estadoda Educação.

Page 4: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 4

"Os professores, do ensino médio, vão fazer umainterface com a literatura. Eles serão orientados atrabalhar a literatura nas diversas áreas do ensino e autilizar as bibliotecas das escolas de forma mais efetivaem cada disciplina. A Secretaria de Estado da Culturaterá um estande no evento com orientações, palestrase divulgação de programas ligados ao segmento,e espaço para que autores independentes possamdivulgar suas obras, algo nunca visto antes em umabienal. Por isso digo que essa bienal tem um algoa mais, pois, mesmo tendo espaço para venda delivros e tarde autógrafos, o foco será nos autores, nostemas, no processo de criação do livro, na formaçãodos leitores e na interferência da mídia", comenta.

A Bienal do Livro de Curitiba também promoverádiversas oficinas gratuitas, mas é necessário seinscrever com antecedência pois as vagas sãolimitadas.

Lançamento

A primeira Bienal de Curitiba vai abrir espaçopara novos escritores. Um deles será o goianode nascimento e paranaense por opção SandovalTibúrcio, que é também artista plástico e cabeleireiro.Ele estará lançando o seu romance Magnitude, queconsumiu dois anos para escrever e mais seis até suacriação ver a luz do dia.

Tibúrcio conta um pouco mais sobre sua obra, asdificuldades e também a emoção de ver seu livrosendo lançado em um evento como esse. "Magnitudeé um romance que fala sobre a grandeza da vidae seus acontecimentos, pois cada personagem éaquilo que todos nós somos e desejamos, comnossas conquistas e derrotas, mas valorizando semprenossos relacionamentos. A história tem como pivôo cavalo Relâmpago, que ao ser salvo de umatragédia, contribui para que vários outros personagenstenham suas vidas transformadas. Entrelaçadas,essas histórias darão lugar a muitos outros mistériosenvolvendo mortes, sequestros e abandono", diz.

Lançado de forma independente, o escritor comentaque teve que batalhar bastante para poder lançarsua obra. "O mais complicado é conseguir umpatrocinador. Tentei a Lei Rouanet, fui aprovado, masnão consegui alguém que bancasse a impressão. Porsorte, o salão de beleza onde trabalho topou em

bancar a publicação e agora, finalmente, poderei vermeu trabalho impresso", comemora.

Mesmo com todas as dificuldades, Tibúrcio garanteque nunca se deixou dar por vencido. "Sempreacreditei no meu trabalho e no meu potencial. Isso fezcom que esse sonho se tornasse realidade. E a emoçãoé maior ainda porque ele será lançado em uma bienal,o que considero uma oportunidade única na minhavida. Espero poder mostrar meu trabalho aos leitorese também para as editoras, pois já tenho um projetopara escrever um novo livro", afirma.

A tiragem inicial de Magnitude será de dois milexemplares. A tarde de autógrafos com o escritor seráno dia 30 de agosto, das 14h às 16h.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas através do sitewww.bienaldolivrocuritiba.com.br.

3 dicas para incentivarjovens a lerem os clássicos*CORRIGIDOBy Juninho on August 24th, 2009

Crianças e jovensadoram Harry Pottter e Crepúsculo. Veja como usarisso a favor da leitura, incentivando-os a ler obrasclássicas

"Se o professor entender por que um livro é fenômenoentre os alunos, talvez ele possa mediar outras leiturasque despertem o mesmo interesse"

Não adianta: para eles, há os livros "legais" e oslivros "chatos", sendo estes últimos aqueles exigidospelos professores. Ler com interesse e até compulsão,só os best-sellers, como os da série Harry Potter

Page 5: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 5

e Crepúsculo. São, em geral, livros estrangeirosamplamente divulgados por estratégias de marketinge que acabam virando filme, série de TV e até vídeo-game.

Mas ler é sempre bom, certo? Sim, como afirma aprofessora Wilma Maria Sampaio Lima, supervisora do3º ao 7º ano do Colégio Rio Branco, de São Paulo:"Pela leitura, o homem conversa com o homem".No entanto, ler apenas narrativas superficiais elimitadas do ponto de vista linguístico pode serpouco enriquecedor para a formação dos jovens. Issonão significa, porém, que pais e professores devamcombater os best-sellers, pelo contrário. "Quem secoloca contra uma leitura querida pelos jovens podeperder a oportunidade de lhes mostrar outras leiturasmais interessantes do ponto de vista estético", alerta aprofessora Juliana Loyola, do curso de Letras e da pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. "Nem que seja pelo valor mercadológico, já vale apena. Esses livros dialogam com o jovem, ou porquemimetizam a velocidade da TV e da tela de cinema, ouporque abordam temas do universo dele. O problemaé quando o leitor só tem contato com esse tipo delivro", completa.

Diante desse quadro, pais e professores podemseguir dois caminhos: incentivar jovens leitores ase interessarem também por uma literatura maisconsistente e, ao mesmo tempo, aproveitar a leituradeles de best-sellers para abordar temas em casa e naescola. A seguir, veja dicas de como estimular o jovemexpandir sua experiência literária.

1) Seja um mediador do seu filho ou alunoSem o exemplo, é difícil a criança adquirir ohábito da leitura. No caso dos professores, é muitoimportante mostrarem-se apaixonados pelos livros,para despertar nas crianças a curiosidade de ler."Se os próprios professores não lerem, como vãoconseguir incentivar?", questiona Fernanda Mecking,coordenadora dos projetos de leitura da Secretaria deCultura de Maringá. "Às vezes, apenas um comentárioapaixonado do professor sobre um livro já empolga oaluno", lembra a professora Juliana Loyola.

"Sozinhos, não acredito que esses livros conduzam auma leitura melhor. Para que isso aconteça, é precisoque haja um bom mediador. Da mesma forma queos críticos são um mediador para os adultos, pais eeducadores devem desempenhar esse papel entre osjovens", explica a psicóloga e educadora Ana CarolinaCarvalho.

2) Contextualize a LeituraPara que a criança e o adolescente vejam sentidonaquela leitura, é preciso formar pontes entre elae a realidade deles. "Às vezes, precisamos voltarao passado e vir trazendo o texto para o presente,mostrando nele elementos do hoje", observa aprofessora Wilma Maria Sampaio Lima, do Colégio Rio

Branco, em São Paulo (SP). Em sala de aula, o trabalhodeve enfatizar, principalmente, os livros que os alunosnão conhecerão por si mesmos. "Isso não significa,porém, que não possamos abordar best-sellers, afinalhá aqueles que são considerados clássicos hoje quejá foram textos de leitura popular na época de seulançamento", diz Wilma.

3) Entenda o motivo pelo qual os jovens se interessampor outras literaturas"Se o professor entender por que determinadolivro é um fenômeno entre os alunos, talvezele possa, a partir disso, mediar outras leiturasque despertem a mesma natureza de interesse",argumenta a professora Juliana Loyola, da PUC-SP.Como o professor é mediador de leituras na escola,é importante que ele entenda quais são os elementosque chamam a atenção dos alunos em determinadoslivros. Se é pelo gênero maravilhoso, por exemplo, queeles se interessam, contos de fada dos irmãos Grimme de Hans Christian Andersen e contos de suspense eterror de Edgar Allan Poe podem também atraí-los. Ospais podem fazer o mesmo.

Governo estuda novo impostosobre livrosBy Juninho on August 24th, 2009

Brasília - O Ministério da Fazenda discute internamentea possibilidade de criar um novo tributo a ser cobradodas editoras de livros para viabilizar a implementaçãodo Fundo Pró-Leitura, instrumento para incentivara leitura no País. A proposta, que tem origemno Ministério da Cultura, conta com o apoio deintegrantes do gabinete do ministro da Fazenda, GuidoMantega, mas não tem a simpatia da área técnica,principalmente Receita Federal e Secretaria de PolíticaEconômica.

Os técnicos contrários à tributação avaliam que omomento de crise econômica não é propício paraaumentar a carga tributária, ainda que de um setorespecífico. Além disso, um novo tributo tornaria aindamais complexo o já complicado sistema tributáriobrasileiro. A avaliação desses técnicos é que, se nãohouver alternativa e for definida a tributação, o melhorseria elevar PIS/Cofins do setor.

Os defensores dentro do governo da nova tributaçãoargumentam que esse foi um compromisso assumidopelos livreiros em 2004, quando, no Plano Nacionaldo Livro e Leitura, houve a desoneração de PIS/Cofins das editoras. A contrapartida assumida à épocapelos editores foi a de as empresas contribuíremcom 1% do faturamento anual para o Fundo Pró-Leitura, que financiaria atividades como montagem debibliotecas e formação de professores e bibliotecários.Pelos cálculos preliminares do Ministério da Fazenda,a contribuição para o fundo representaria um custo deR$ 60 milhões por ano ao setor.

Page 6: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 6

A eliminação do PIS/Cofins representou uma renúnciafiscal da ordem de R$ 300 milhões. O governoesperava que a desoneração resultasse na reduçãodos preços dos livros, o que, segundo uma fonte, nãoocorreu. “As empresas usaram a desoneração e nãocontribuíram para o fundo”, afirmou. “Os preços delivros só caíram recentemente por causa da crise.”

O diretor de livro, leitura e literatura do Ministérioda Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, defendeu acontribuição do setor para o fundo, destacando querepresentaria “um compromisso social do setor paraa constituição de um país leitor”. Piúba ressaltou queo fundo vai fomentar a criação e modernização debibliotecas, bem como a ampliação de seus acervos,formação de professores, bibliotecários, contadores dehistórias e campanhas de leitura. As informações sãodo jornal O Estado de S. Paulo.

Yahoo e Microsoft se unemcontra biblioteca virtual doGoogleBy Juninho on August 24th, 2009

Amazon também estaria prestes a integrar aliança quese opõe à iniciativa.

Amazon, Microsoft e Yahoo estariam prestes a unirforças para se opor a um acordo que pode transformaro Google na principal fonte online para muitostrabalhos literários, criando a maior biblioteca virtualdo mundo.

As três gigantes do setor de tecnologia devem se unir àcoalizão Open Book Alliance, liderada pela organizaçãosem fins lucrativos Internet Archive.

A Internet Archive tem se oposto publicamente aoacordo firmado em 2008 entre o Google e editoras eautores e já digitalizou mais de 1,5 milhão de livros,tornando todos disponíveis de graça.

"O Google está tentando monopolizar o sistema debibliotecas. Se o acordo for fechado, eles realmenteserão 'a' biblioteca e a única biblioteca", afirmouBrewster Kahle, fundador da Internet Archive.

Microsoft e Yahoo já confirmaram a participação naOpen Book Alliance. A Amazon até o momento não fezcomentários, pois a aliança ainda não foi formalmentelançada.

Leia Mais Aqui

Histórias para fabricarleitoresBy Juninho on August 19th, 2009

Mais de 50 mil livros infantis foram distribuídos paraos municípios cearenses com os mais baixos índiceseducacionais

A imaginação dos autores cearenses chegará porencomenda aonde quase nunca esteve: o acervo,muitas vezes escasso, de literatura infantil dassalas de aula nas escolas com o pior desempenhoeducacional do Estado. Lançada dia 17 último pelasEdições Demócrito Rocha, a Coleção Fábrica deLeitores se desdobrou em mais de 50 mil livrosdistribuídos gratuitamente para professores de 36cidades.

As mais baixas avaliações no Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), doMinistério da Educação (MEC), foram o critério paraa escolha das escolas destinatárias. É o que detalhaEloísa Vidal, idealizadora do projeto. “Queremoscontribuir para a melhoria dos índices no que tangeà capacidade de leitura e valorizar o compromisso daFundação Demócrito Rocha com o resgate e o estímuloda cultura regional nordestina”, afirma.

“As escolas têm sala de leitura, mas não temosautores cearenses”, diz a professora Efigênia Alves,de Jaguaribe, a 291 km da Capital. Ela pretendeutilizar os novos livros para ampliar o acervo nosclubes de leitura da escola. O autor de cordéis AntonioCarlos da Silva, que cria e assina como Rouxinol doRinaré, aproveitou o livro “Cavalo de talo, boneca demilho” para retratar em rima os brinquedos da infânciapassada em Quixadá (Sertão Central), inclusive ocavalo feito com palha de carnaúba.

Ele também guiou uma das dez oficinas oferecidasontem a professores, gestores e participantes deprojetos de incentivo à leitura. Os educadores aindapuderam aprender sobre as técnicas de ilustraçãopresentes na Coleção, um apelo à parte ao interessedas crianças de 6 a 8 anos, faixa etária recomendadapara os livros. “Como alguns não sabem ler ainda,vão entrando no mundo da leitura pelas ilustrações”,explica a professora Ana Paula Moura, que ensina emIcó, a 358 km de Fortaleza.

E-Mais

> 2.546 professores receberão kits da Coleção Fábricade Leitores, cada um com 20 livros.

> Os livros desta coleção não serão vendidos, apenasdoados aos professores.

>As cidades beneficiadas foram Acarape, Aquiraz,Araripe, Banabuiú, Barreira, Baturité, Boa Viagem,

Page 7: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 7

Caririaçu, Cedro, Chorozinho, General Sampaio,Icapuí, Icó, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Jaguaretama,Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres,Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Mulungu, NovaOlinda, Orós, Pacajus, Penaforte, Poranga, Potengi,Quixeré, Salitre, Santana do Acaraú, São João doJaguaribe, Tamboril e Umari.

Crônica: Cadela de madame...By Phamela Suely on August 21st, 2009

— Olá Isabel, como vai? - perguntou Mine sua melhoramiga...— Bem, eu estava com saudades.— Eu também.— Como vai o pequeno Jimmy...— Ah o meu bebe, ele esta bem, você tem que vê-loele é uma bolinha de...Nesse momento as amigas foram interrompidas porJulio...— Olá meninas. - cumprimentou ele.— Olá, como você esta, faz tempo que nós não nosvemos... – comentou Mine— É verdade, o que você anda fazendo de bom? –perguntou Isabel desinteressada.— As coisas de sempre alguns passeios, festas, coisasnormais, mas e você?— Ah você sabe como é vida de casada, filho, marido,mas eu estou adorando tudo... – responde Isabela.— Juliiiooooo...— Estão te chamando Julio é melhor você ir logo...Após Julio se afastar, Mine começa a falar:— EU NÃO ACREDITO...— Não acredita no que Mine...— Que você trocou ELE pelo Luiz, o Julio é tão lindoe rico e lindo— E arrogante, ridículo, esnobe. Mine entenda que euamo o Luiz e nada do que você fale vai me fazer mudarde idéia... Agora vamos mudar de assunto, por favor...E olhando ao redor Mine comenta:— Eu adoro esse lugar, tem tanta classe...— Eu também acho, e a comida daqui é muito boa...— Concordo totalmente, por falar em comida você viucomo a Clarisse engordou...— É verdade, ela não superou bem a traição...— Ah você soube? – pergunta Mine animada— Depende do que você ta falando, se é da Aline estartendo um caso com aquele tal de Arno...— EXATAMENTE... Eu não entendo o que estaacontecendo com vocês primeiro você e o Luiz, agoraa Aline e esse tal de Arno, eu duvido que ele tenhapedigree, no mínimo ela o conheceu em um dos seuspasseios ao parque, enquanto ele revirava uma latade lixo...Mas antes que Isabel pudesse responder umasenhora com um chamativo casaco de pele entra norestaurante e Mine sai correndo a seu encontro pulano seu colo e pensa:Como é bom ser cadela de madame...

LembrançasBy Érica Carla on August 20th, 2009

Muitas Lembranças escorrem pelos meus olhos,têm sabor doce da saudade que fica,

têm calor dos dias felizes,

têm ilusão,

têm sonhos...

Page 8: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 8

E têm esperança!

Empresa Reader's Digestpedirá concordata parareestruturar sua dívidaBy Juninho on August 18th, 2009

A Empresa Reader's Digest Association, uma dasmaiores editoras de livros e revistas do mundo,anunciou que deve pedir concordata para conduziruma reestruturação de suas atividades nos EstadosUnidos sob supervisão judicial.

A companhia explicou em comunicado que chegou aum acordo inicial com a maioria de seus principaiscredores sobre um plano para reduzir sua dívidade maneira significativa e fortalecer sua situaçãofinanceira no futuro.

O plano inclui a troca de uma parte substancial doUS$ 1,6 bilhão que tem em dívida garantida poruma participação em seu capital, o que supõe quea propriedade da empresa passará a esse grupo decredores.

Além disso, a Reader's Digest explicou que optou pornão pagar os US$ 27 milhões em juros relacionadoscom a dívida que vence em 2017 - o que deveria fazernesta segunda-feira - e que recorrerá ao período de30 dias que tem para continuar negociando com seuscredores.

O princípio de acordo também permite que a empresase recolha de forma voluntária e em termos jánegociados com os credores sob o amparo do Capítulo11 da lei de quebra americana, para que possa sereestruturar.

Depois de conseguir US$ 150 milhões em empréstimosnovos para melhorar sua liquidez, a companhia prevêsair desse processo com uma dívida de US$ 550milhões, o que representaria uma redução de US$75% frente aos US$ 2,2 bilhões atuais.

A declaração de quebra só afetará, segundo a firma,suas operações nos Estados Unidos e não às querealiza em outros mercados internacionais, incluindoos da América Latina e Europa.

Em março de 2007, a Reader's Digest passou a serpropriedade de um grupo de investidores liderado pelaRipplewood Holdings, em uma operação avaliada emUS$ 2,4 bilhões.

A editora comercializa livros, revistas, músicas, vídeose produtos educativos em 78 países e chega a cercade 130 milhões de consumidores, segundo dados daprópria empresa. EFE

Espetinho de rato é a iguariamais popular no MalauiBy Juninho on August 16th, 2009

Vai um espetinho aí??? - o camundongo - pois é, elemesmo - é a iguaria popular do momento nas estradase feiras livres no Malaui.A espécie mais comida é conhecida localmente comoKapuku, na cor cinza e com uma cauda mais curta.

O hábito alimentar, que para nós parece estranho,começou graças aos campos de milho e depósitos degrãos, frutas e ervas, que acabam atraindo cada vezmais a atenção dos insetos e roedores.Os camundongos são capturados depois de teremempanturrados em grãos durante a colheita -tornando-os surdamente e saborosos

Para capturar, os caçadores cavam buracos e colocamvasos de argila cheios de água. De acordo com o DailyMail, a isca fica na boca do pote, onde eles colocamalgumas cascas de milho. Como eles não resistem,acabam caindo no vaso e morrendo afogado. Depois ésó colocá-los em espetinhos - no estilo daqueles queusamos nos tradicionais churrascos - e condimentá-los.

Para quem não sabe e acha tudo isso absurdo, o Malauipossui uma população de 12 milhões de pessoas e éum dos países mais pobres do mundo, com índicesgalopantes de doença e fome, agravados por secasperiódicas.

Page 9: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 9

Alguns amigos partilham umarefeição de Kapuku ratinhos

Vejo o link original aqui no site Dailymail

Crônica: Ultimas palavras...By Phamela Suely on August 18th, 2009

Queridos papai e mamãe,

Peço que me perdoem tanto pelo que vou dizer quantopelo que eu vou fazer. Eu sei que estou sendo egoísta

e injusta, mas não suporto mais a dor que no meucoração há. Peço que me entendam, embora eu saibaque isso não ocorrera, o meu coração esta partido e jánão há mais lagrimas a chorar. Hoje eu percebo quetoda a minha vida foi um poço de mentiras e tristezas,sabe eu refleti muito antes de tomar minha decisão,mas não posso mais conviver com a culpa. Mãe e paio que vou contar não é fácil de aceitar, mas aí vai: Eumatei, isso mesmo eu fiz um aborto, tudo por que euachava que a minha vida acabaria se Luiz me largassepor causa do bebe, eu fui tola, mas agora eu nãoposso voltar atrás, o que esta feito esta feito. A vidaas vezes não é justa, como eu iria saber que o Luiziria terminar comigo. Eu sei que o que estou prestesa fazer vai causar dor e sofrimento, mas entendam eupreciso encontrar meu filho, preciso pedir-lhe perdão,sei que não irei de imediato para próximo dele, masestou pagando pelos meus pecados.

Com amor de sua filha, Aline.

Após terminar a leitura o delegado entregou a cartaaos pais da menina, que continuavam imóveis ao ladodo corpo de sua filha amada. Lagrimas começaram aescorrer pelo rosto de Rosa, a mãe de Aline, agora elasabia exatamente como ela se sentira após realizar oaborto, agora ela sabia quão forte é a dor de perderum filho. Rosa não culpava a filha por ter cometidosuicídio, afinal ela também o teria feito.Mauricio não se conformava que sua filha não estavamais entre eles. Ela era tão jovem repetia pra simesmo. Parado ao lado de sua mulher ele sentiuum sentimento que não sentia a muito tempo: amor.Então lembrou-se de uma das frases prediletas dafilha: Alguns males vem para o bem. Então em meio aslagrimas ele sorriu abraçou rosa e sussurrou em seuouvido três pequenas palavras, mas com um grandesignificado, ele disse:

EU TE AMO.

Quinta-feira, 23 de julho de 2009

Page 10: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 10

MICHAEL JACKSON: 50 ANOSDO ÍCONE DO POPBy Patricia Midori on August 14th, 2009

Apenas um mês após a morte que abalou o mundo,chega às livrarias um tributo a Michael Jackson,o rei do pop. Jonathan Crociatti, um dos maioresrepresentantes dos fãs de Michael Jackson no Brasil,foi o responsável pela organização do material quecompõe o projeto. O livro reúne textos biográficose uma ampla pesquisa de imagens que retratam acarreira de meio século do Rei do Pop. Em formatode coffee table book, a obra inédita traz mais de150 imagens do astro, curiosidades, cinco de suasraras entrevistas na íntegra, comentários sobre clipes,discografia e muito mais. O livro revela aspectosinéditos sobre a vida de Michael Jackson.

kideos – Site de vídeossomente para criançasBy Juninho on August 15th, 2009

Kideos é um site novo feito para os que buscam vídeosdestinados ao público infantil.

Com material classificado por idades, pode-seencontrar desde os clássicos Baby einstein atéepisódios completos de séries para crianças de 8 ou9 anos.

Visitem Kideos

O que você gostaria deganhar em uma promoção naInternet?By J. B. Cenzi on August 14th, 2009

Minha empresa está programando o lançamento deuma promoção na Internet, com participação gratuitaaberta a todos os residentes no Brasil, que distribuirádezenas de prêmios.

Gostaríamos de poder contar com a colaboração dosamigos desta Rede no sentido de nos auxiliar naescolha desses prêmios. Montamos uma página comum formulário que receberá as sugestões em novefaixas de preço, que pode ser acessada em http://www.censuk.com.br/promocao/site/Promo.php .

Basta acessar a página, anotar nas caixas de textos assuas sugestões e clicar em Enviar . Não é necessáriose registrar e nem se identificar.

Seria de enorme valia para nós se, além de nos dar assuas sugestões, você também convidasse seus amigosa acessar http://www.censuk.com.br/promocao/site/Promo.php e fazer o mesmo.

PUC-SP inova ao oferecercurso sobre Psicologia eReligiãoBy Juninho on August 13th, 2009

Curso trabalha Religião também em sua interface coma Filosofia e levanta questões próprias da condiçãohumana em seu aspecto fenomenológico.

A religiosidade, em suas diversas manifestações,conta a história de uma civilização, confere identidadea um povo e significa uma das experiênciasmais antigas, profundas e complexas do homem,designando o que há de mais essencialmente humano.

Uma das disciplinas que tem se dedicado acompreender a experiência religiosa é a Psicologia.Mas... pode, ela só, dar conta do tema? Ou necessitado conhecimento de outras ciências?

Embora considerando que a experiência religiosa é,em última instância, psicológica, este curso oferecidopela PUC-SP, por intermédio de sua CoordenadoriaGeral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão(COGEAE), trabalha Religião também em sua interfacecom a Filosofia e levanta questões próprias dacondição humana em seu aspecto fenomenológico,na fronteira dos domínios da religião (história,fenomenologia e experiência) e em sua intersecção econfiguração da psique.

Page 11: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 11

Abordando temas como: o que é religião; comose aborda a experiência religiosa sem ferir suacomplexidade; é possível encontrar na religiãoelementos que enriqueçam a compreensão dacondição humana e o que a religião tem a dizerpara a psicologia, o curso é organizado em módulostemáticos e os conteúdos serão apresentados ediscutidos com base em autores como Sigmund Freud,Carl Gustav Jung e Soren Kierkegaard, entre outros.

Dirigido a psicólogos e estudantes de Psicologia doúltimo ano da graduação; profissionais e estudantesdo último ano da graduação das diversas ciênciashumanas, sociais, exatas e biológicas, o curso teminício em 17 de Agosto e aulas sempre as segundas-feiras, das 19 às 22 horas no campus Marquês deParanaguá - Unidade COGEAE Caio Prado, que ficana Rua Caio Prado, 102 - Consolação - São Paulo. .[Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600,www.pucsp.br/cogeae e [email protected] ].

Prêmio Sesc de Literatura2009By Juninho on August 7th, 2009

Concurso elege melhores contos e romances originaisde 2009

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2009

O PRÊMIO Revelar novos talentos e promover aliteratura nacional são propósitos do Prêmio SESC deLiteratura. Lançado pelo SESC em 2003, o concursoidentifica escritores inéditos, cujas obras possuamqualidade literária para edição e circulação nacional.Além da divulgação das obras, o Prêmio SESC tambémabre uma porta do mercado editorial aos estreantes:os livros vencedores são publicados pela editoraRecord e distribuídos para toda a rede de bibliotecase salas de leitura do SESC e SENAC em todo opaís. Mais do que oferecer uma oportunidade a novosescritores, o Prêmio SESC de Literatura cumpre umimportante papel na área de cultura, proporcionandouma renovação no panorama editorial brasileiro.

PARTICIPE Aos autores iniciantes, que ainda nãotiveram chance de mostrar ao público suas idéias e suacriação, este é o caminho. As inscrições para o PrêmioSESC de Literatura são gratuitas e aceitas em todo

o Brasil. Basta procurar a unidade mais próxima doSESC na sua cidade. Cada concorrente pode participarcom uma obra, nas categorias conto e romance. Ovencedor terá seu livro publicado e distribuído pelaeditora Record. Participe! Esta pode ser a chance desua obra chegar às principais livrarias do país. Confiraas regras do concurso no edital.

ACESSE AQUI O SITE DO PRÊMIO SESC

EuBy Érica Carla on August 7th, 2009

"Não sei se estou perto ou longe demais, se peguei orumo certo ou errado. Sei apenas que sigo em frente,vivendo dias iguais de forma diferente. Já não caminhomais sozinha , levo comigo cada recordação, cadavivência, cada lição. E, mesmo que tudo não ande daforma que eu gostaria, saber que já não sou a mesmade ontem me faz perceber que valeu a pena."

Page 12: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 12

Venda de livros - um negócioque cresce nas ruas deLuandaBy Juninho on August 7th, 2009

Luanda – A venda de livros na província de Luanda,especialmente os didáctico-literários, há muito deixoude ser actividade exclusiva das livrarias oficiais.

Em várias artérias da capital do país, é cada vezmais visível a figura dos alfarrabistas, profissionaiseficientes na distribuição e comercialização deraridades literárias, cujo negócio se propaga, emalguns casos pontuais, sem a devida anuência dasautoridades.

O comércio “atrai” diariamente dezenas de estudantesdo ensino médio e superior, mas está ainda longede assegurar os mesmos lucros de uma livraria.Porém, vem sendo impulsionado com sacrifício, desdea década de 80, por cidadãos apaixonados pela leitura,como João António de Carvalho, profissional do ramodesde 1986.

Como ele, outros espalham-se pela cidade adentro,fazendo do livro um instrumento de troca, actividademuitas vezes frustrante para quem teima em tocaro negócio isoladamente, sem aliar-se à futuraAssociação dos Alfarrabistas, Leitores e Expositores deAngola.

A vida no terreno é dura, mas a esperança em diasmelhores toma conta de quem abraçou a profissãopara engrandecer a cultura e ajudar a erradicar oanalfabetismo, como conta à reportagem da Angop oveterano João de Carvalho, um intelectual “escondido”nas ruas.

Aos 47 anos de idade, 23 dos quais como alfarrabista,ele diz-se orgulhoso da actividade e, numa conversaamena, ajuda-nos a compreender o dia-a-dia daclasse.

As lentes grossas de um par de óculos cansado de ler, ovolume de papéis debaixo dos braços e os prematuroscabelos brancos em abundância “denunciam-lhe” asabedoria.

Os primeiros momentos são de tensão e algumadesconfiança, ao ver o microfone chegar-lhe à boca,mas o desejo de expor as dificuldades, lembrar dosprimeiros passos, falar das aspirações e dos ganhos deum alfarrabista fazem de si um interlocutor à altura.

João de Carvalho já não vende pessoalmente os livros,ao ar livre. É dono de uma bancada, nos arredores domercado dos Congolenses, município do Rangel, ondetrês jovens cuidam-lhe do negócio, enquanto trata deassuntos inerentes à associação.

A pouco mais de 200 metros do seu espaço, outrasduas bancadas disponibilizam esse mesmo produtocultural, exposto ao sol e à poeira, mas somente ele,presidente da associação (A.A.L.E.A), está autorizadoa falar sobre as peripécias da actividade.

(Início do negócio)

Experiente e determinado, explica como se iniciouna venda de livros e logo deixa escapar um dadointeressante; “comecei com uma obra, mas em poucotempo endividei-me, para comprar uma arremessa dequase 200, consignadas por um cidadão português”.

“Eu entrei para esse mundo, porque a cidade deLuanda estava carente de livrarias, na década de 80.Num determinado dia, desloquei-me à Livraria Lelloe encontrei vários trabalhos expostos. Chamou-meatenção algumas obras fechadas numa vitrina, tendopor baixo um letreiro com os dizeres livros guardados,dinheiro amealhado”.

João de Carvalho explica que a reflexão, em tornodo “slogan”, foi imediata. Todavia, a falta de verbaspara concretizar o sonho, que nascera de uma leituraocasional, viria retardar-lhe o processo por maisalguns anos.

“Fiquei a meditar muito naquela frase encontrada e, apartir daí, passei a dedicar-me à compra e venda delivros, nas ruas de Luanda. Comecei com apenas um.Conforme comprava, revendia os trabalhos, usando oslucros para a compra de mais produtos”.

(Principais dificuldades)O alfarrabista é hoje uma referência para quem querse iniciar nesse ramo, mas, ainda assim, não escondea frustração por exercer a actividade em condiçõesprecárias.

Ele diz-se bem servido em termos de acervo, tendoactualmente mais de 500 livros, parte de uma colecçãoinicial de quase dois mil. Algumas dessas obras, como

Page 13: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 13

“Roteiro da Literatura Angolana”, de Carlos Ervedosa,e “Etnias e Culturas de Angola”, de José Redinha,são já praticamente inexistentes nas livrarias do país,assegura.

João de Carvalho reconhece que a actividade tendea crescer, tornando-se aos poucos mais conhecidado público, mas julga já terem dado mostras deseriedade, suficientes para exercer a profissão emlugares dignos, onde possam vender e conservaradequadamente os livros.

Vender ao ar livre, exposto ao pó, sol e em algunscasos à chuva, é para o comerciante uma dasprincipais dificuldades a solucionar pelas autoridades,de quem confessa receber alguns apoios pontuais,sobretudo convites para expor em actividades devulto.

Para conservar os livros, explica, são obrigados ausar produtos químicos, como naftalina, por forma adiminuírem a quantidade de pó e evitarem a “invasão”de insectos como baratas.

“Algumas pessoas desdenham-nos porque aindatrabalhamos ao ar livre. Estamos a lutar para exercera actividade em espaços físicos dignos”, lamenta oalfarrabista, que diz estarem autorizados a vender narua.

O profissional esclarece que nem todos podem fazê-lo com a mesma facilidade. Para evitar interferênciasda fiscalização, o alfarrabista deve estar ligado àassociação.

(Procedência dos livros)

Os livros do alfarrabista vão à venda de segunda-feira a sábado. Ele oferece produtos diversos,principalmente obras literárias e académicas. Grandeparte do material pode ser encontrado nas livrarias,em estado novo, mas este afirma ter algunsexclusivos.

“A maioria dos livros podem ser encontrados naslivrarias. Mas tenho aqui na bancada alguns que,dificilmente, o cliente encontra noutros sítios. Sãoprodutos usados, porém de grande valor e dificeis deadquirir. Por isso é que os clientes compram”, explica.

Na sua bancada podem ser encontradosigualmente livros académicos, como gramáticas,dicionários e enciclopédias, que diz ter comprado,maioritariamente, de cidadãos em dificuldadesfinanceiras. Estes usam o produto como moeda detroca, para saldar dívidas.

(Preços praticados)

À semelhança das livrarias, os preços dos alfarrabistassão em função da obra, do editor, escritor e da procura.

Mas, nesse caso, um detalhe faz a diferença: o estadode conservação.

Eles expõem de tudo um pouco, desde os literáriosaos didácticos, sendo esta segunda classe a maisprocurada, sobretudo por estudantes do ensino médioe superior.

Na bancada de João de Carvalho e demais colegas deprofissão, o cliente pode encontrar algumas raridades,vendidas a preços superiores aos de uma livraria,embora grande parte dos produtos tenha um customenor. A grande vantagem, aqui, é a possibilidade denegociação.

“Tio João”, como é conhecido, afirma que por mêspodem comercializar entre 12 a 14 livros, dependendoda área e do movimento de cidadãos em volta do localde venda. O preço mínimo é de 700 kwanzas e podenão haver custos fixos para os produtos mais raros.Tudo depende da procura.

Títulos como “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, “OCódigo da Vinci”, de Dan Brown, “O Príncipe”, deMaquiavel, “A República”, de Platão, “Cem Anos deSolidão”, de Gabriel Garcia Marquez, são de longe maiscaros que os nacionais.

Porém, um exemplar de “Etnias e Culturas de Angola”,de José Redinha, pode superá-los, em alguns casos,chegando a 30 mil kwanzas.

Na bancada de António Hopoteca o cenário é o mesmo.Ele informa que o custo de cada material é fixado emfunção do autor, do estado de conservação e do índicede procura.

Natural da província do Uíge, o alfarrabista de 44 anosdesenvolve a actividade nos arredores do Largo doKinaxixi, município da Ingombota, desde o ano 2000.Como o outro colega, também entrou no negóciodevido as dificuldades sociais por que passou e apaixão pela leitura.

No seu espaço, há muita variedade. Os produtos maiscaros são os académicos, entre os quais livros deDireito, Matemática e Medicina, cujos preços podemchegar a 13 mil kwanzas.

(Ambições e futuros passos)

A venda de livros nas ruas de Luanda não é aindaum negócio do tipo industrial. O acervo é limitado,diferente das livrarias, onde podem ser encontradosaos milhares.

Na capital, quase não existem empresas credenciadaspara venda de livros antigos. Essa tarefa cabeaos ambulantes, alguns dos quais, como AntónioHopoteca, dispostos a mudar de vida.

Page 14: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 14

Ele conta que antes de vender livros trabalhavana Escola Nacional do Comércio. Em determinadomomento, teve necessidade de buscar outro negócioe, sem muito por onde escolher, optou pela vendadesse valioso produto cultural.“Eu sempre gostei de livros, embora já não esteja naescola. Foi essa a razão de optar por esse negócio, como qual posso conseguir pequenos lucros para sustentara família. Há dias em que podemos vender algumacoisa, cinco a seis livros. Mas não é sempre”, confessa.

O negócio começou com alguns livros da sua própria“biblioteca”, sacrificados para garantir a subsistênciada casa. Hopoteca lembra-se ainda do momento emque vendeu os produtos a pessoas interessadas, tendoesse passo sido fundamental para descobrir os ganhosdo negócio.

Diferente de João de Carvalho, ele não está inscrito nafutura associação e, como tal, tem tido consequências.O profissional confessa que perdeu recentementequase 700 livros, apreendidos pela fiscalização, razãoporque assegura vir a fazer parte da A.A.L.E.A, paraestar protegido.

Com nove anos de actividade, diz-se capaz de exerceroutras tarefas. Na sua mente germinam vários sonhos,sendo um deles trabalhar em livraria, onde possademonstrar todo o aprendizado como alfarrabista, umcomerciante que sofre, para aproximar o cidadão doconhecimento.

Beber, Jogar, F@#erBy Patricia Midori on August 11th, 2009

Acabei de ler e dei muita risada!depois de ser Abandonado pela parceira, Bob Sullivanlarga tudo e vai viajar pelo mundo, fazendo tudo oque ninguem tem coragem de fazer... todos os tiposde besteiras...

Um livro que desvenda um pouco do universomasculino de uma forma engraçada.

O livro teve os direitos comprados pela Warner e vaivirar filme, no qual Bob Sullivan será interpretado porSteve Carell, da série The Office.

Revista Livro é Tudo - Julho2009By Juninho on August 8th, 2009

Open publication - Free publishing - More livros

Concurso Banco Realestimula desenvolvimentosustentávelBy Juninho on August 9th, 2009

Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Geraçãode Renda

Desde 1996, o Banco Real - Grupo Santander Brasil- e o UniSol, promovem o Concurso Banco RealUniversidade Solidária, cujo objetivo é apoiar aimplementação de projetos de Instituições de EnsinoSuperior (IES) que fortaleçam o desenvolvimento daextensão universitária e contribuam para a geração derenda de comunidades de diversas regiões do País.

Em treze anos de atuação, o concurso já mobilizou 94IES, 1.340 estudantes, 178 professores e beneficioudireta e indiretamente mais de 4 mil pessoas em todoBrasil, a partir da interação entre o conhecimentoacadêmico e o popular.

Estão abertas, até o dia 28 de agosto, asinscrições para a 12ª edição do concurso Banco Real

Page 15: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 15

Universidade Solidária. O concurso, que esse anotem como tema o "Desenvolvimento sustentável comênfase em geração de renda", apoiará a implantaçãode dez projetos de extensão universitária quecontribuam com a melhoria de renda e da qualidadede vida de comunidades carentes. A iniciativa é doBanco Real - Grupo Santander Brasil em parceria coma UniSol (Universidade Solidária).

Todas as IES (Instituições de Ensino Superior)brasileiras podem se inscrever. Para tanto, osprojetos devem ser propostos por docentes efetivos eendossados pelo reitor e pelo pró-reitor de extensão.Cada instituição pode fazer quantas inscrições quiser,mas a organização do concurso selecionará apenasdois projetos por IES.

Cada um dos projetos selecionados receberá R$ 40mil, com possibilidade de renovação do benefício pormais um ano, a depender dos resultados alcançados.

EditalRoteiro de InformaçõesFicha de Inscrição

SITE OFICIAL DO CONCURSO

Experimento com pássarosconfirma fábula de EsopoBy Juninho on August 7th, 2009

Corvo usa pedras para fazer subir o nível da água emum recipiente, repetindo narrativa clássica

NOVA YORK - Da gansa que botava ovos de ouroà corrida entre a tartaruga e a lebre, as fábulas de

Esopo são famosas por ensinar lições de moral, e nãopor serem literalmente verdade. Mas um novo estudomostra que pelo menos uma delas pode ser fiel aosfatos.

Bico do tucano é radiador para resfriar o corpo, dizestudoTrata-se da fábula do corvo sedento. O pássaroencontra uma jarra com o nível da água baixo demaispara que possa alcançá-la com o bico. O corvo entãoeleva o nível da água jogando pedras na jarra. Moral:devagar se vai ao longe ou, em outra interpretação, anecessidade é a mãe da invenção.

Agora, cientistas informam que um tipo de corvo queexiste na Europa e na Ásia, o Corvus frugilegus, usa omesmo truque das pedras para alcançar uma minhocaflutuante. Os resultados de experimentos com trêspássaros são publicados na edição desta quinta-feirapelo periódico Current Biology.

Vários tipos de corvo já demonstraram a capacidadede usar ferramentas, em experimentos realizadosanteriormente.

O cientista Christopher Bird, da UniversidadeCambridge, e um colega expuseram corvos a umtubo de plástico de 15 cm de altura, contendo águae com uma minhoca na superfície. Os pássarosusaram o truque de jogar pedras espontaneamente, epareceram fazer uma estimativa do número de pedrasque seria necessário. Eles aprenderam, depressa, quepedras maiores funcionavam melhor.

Em comentário que acompanha o artigo que descreveo estudo, os pesquisadores Alex Taylor e RussellGray, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia,notaram que, em um experimento anterior, os mesmopássaros haviam jogado uma única pedra num tubo,para liberar a comida presa no fundo.Então, talvez estivessem apenas repetindo aestratégia no novo experimento.

Mas Bird argumenta que o resultado é maissignificativo que isso: os corvos usaram várias pedrasem vez de apenas uma antes de tentar pegar aminhoca, e foram pegá-la no alto do tubo, em vez deprocurar embaixo.

Segue a Fábula:

Um Corvo, que estava sucumbindo de sede, viu ládo alto um Jarro, e na esperança de achar água

dentro, voou até ele com muita alegria. Quando láchegou, descobriu para sua tristeza, que o Jarrocontinha tão pouca água em seu interior, que eraimpossível alcançá-la com seu curto bico. Aindaassim, ele tentou de tudo para beber a água que

estava dentro do Jarro, mas com um bico tãocurto, todo seu esforço foi em vão. Por último

ele pegou tantas pedras quanto podia carregar,

Page 16: Livro é Tudo

September 5th, 2009 Published by: livroetudo

Created using zinepal.com. Go online to create your own zines or read what others have already published. 16

e uma a uma, colocou-as dentro da Jarra. Aofazer isso, logo o nível da água ficou ao alcancedo seu bico, e desse modo ele salvou sua vida.

Autor: Esopo

Moral da História:

A necessidade ou a crise é amãe de todas as invenções.