lixo -...

8
1 Lixo O Que é lixo? Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas. Popularmente, é definido como aquilo que se joga fora. O descarte do lixo Nossas atividades diárias geram quantidade apreciável de resíduos sólidos,que são descartados e, muitas vezes, contaminam o solo e/ou água. No Brasil, está estimada em 60 mil toneladas por dia. O crescimento demográfico, combinado com as mudanças de hábitos, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento industrial, provoca um aumento na quantidade gerada de resíduos e na sua composição. O lixo e seu destino * Lixão- Um método barato para se livrar do lixo é joga-lo em um grande terreno.Tal local é denominado lixão, lixeira ou vazadouro. O resto de comida presentes no lixo permitem que seres vivos se desenvolvam, como: ratos, moscas, baratas e microorganismos. Pontos negativos: *Produz mal cheiro; *A decomposição da materia orgânica produz um líquido chamado de chorume, que infiltra no solo e contamina os lençois dágua, *Causa proliferação de doenças como: micoses, leptospirose e hepatite. Aterro Sanitário- para tentar evitar os riscos relacionados aos lixões, foram criados os aterros sanitários. Neles o lixo que é despejado diariamente é compactado e depois coberto com uma camada de terra, que evita o mau cheiro e reduz a presença de ratos, baratas e moscas.

Upload: vohuong

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Lixo

O Que é lixo?

Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas. Popularmente, é definido como aquilo que se joga fora.

O descarte do lixoNossas atividades diárias geram quantidade

apreciável de resíduos sólidos,que são descartados e, muitas vezes, contaminam o solo e/ou água.

No Brasil, está estimada em 60 mil toneladas por dia.

O crescimento demográfico, combinado com as mudanças de hábitos, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento industrial, provoca um aumento na quantidade gerada de resíduos e na sua composição.

O lixo e seu destino

* Lixão- Um método barato para se livrar do lixo é joga-lo em um grande terreno.Tallocal é denominado lixão, lixeira ou vazadouro. O resto de comida presentes no lixo permitem que seres vivos se desenvolvam, como: ratos, moscas, baratas e microorganismos.

Pontos negativos:*Produz mal cheiro;*A decomposição da materia orgânica produz um líquido chamado de chorume, que infiltra no solo e contamina os lençois dágua,*Causa proliferação de doenças como: micoses, leptospirose e hepatite.

Aterro Sanitário- para tentar evitar os riscos relacionados aos lixões, foram criados os aterros sanitários. Neles o lixo que é despejado diariamente écompactado e depois coberto com uma camada de terra, que evita o mau cheiro e reduz a presença de ratos, baratas e moscas.

2

Para impedir que o chorume chegue ao lençol freático, a parte de baixo dos aterros mais modernos é revestida com plástico. Há tubos que retiram o chorume e o encaminham a tanques de tratamento.

A decomposição da matéria orgânica produz gás metano, podendo causar grandes explosões graças a sua inflamabilidade. Por isso existe uma tubulação no meio do lixo que permite que o gás escape e seja queimado, deixando de oferecer perigo.

Município de Guarapuava

Há localidades em que o lixo é descartado em aterros controlados, que são uma forma intermediária entre os lixões e os aterros sanitários. Neles, o lixo é coberto com material inerte como terra ou argila. Mas não háimpermeabilização do solo, tratamento de chorume ou captação dos gases gerados.

Morro do Bumba - Niterói

Esses aterros controlados causam sérios riscos. Além de contaminar o lençol freático causam explosões provenientes do gás metano resultante da decomposição do lixo. Esse tipo de tragédia foi causada no Morro do Bumba em Niterói. A negligência da prefeitura deixou que várias pessoas habitassem um local, que foi um aterro sanitário sem tratamento o resultado disso foi uma grande explosão, onde houvevárias pessoas mortas.

Pontos negativos: Embora os aterros sanitários sejam melhores que os lixões, muitas cidades brasileiras ainda não os possuem. Por causa de suas características especiais, são mais caros que os lixões.

Incineração do lixo- é feita num gigantesco forno. Ao final restam cinzas que são levadas ao aterro sanitário. Um dos problemas do lixo é que ele ocupa muito espaço, e como o volume dessas cinzas é cerca de dez vezes menor que o volume do lixo que foi queimado, a incineração ajuda a resolver a questão de espaço.

A incineração é particularmente usada para eliminar lixos que contem contaminantes orgânicos, como os hospitalares e tóxicos (incluindo os resíduos químicos de laboratórios).

3

Pontos negativos: gera gases como dióxido de carbono e outros gases poluentes. O dióxido de carbono é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global (efeito estufa).

Nas grandes cidades, onde o ar é bastante poluído, a incineração agrava ainda mais a poluição.

Entre as substâncias prejudiciais à saúde liberadas nesse processo estão os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos de anéis conjugados, altamente cancerígenos.

Os equipamentos para esse fim são muito sofisticados, portanto, é considerado um método de alto custo.

O reaproveitamento do lixo

Compostagem- Os restos alimentares presentes no lixo podem ser transformados em adubo e biogás. Isso é feito nas usinas de compostagem do lixo.

O adubo recebe o nome de composto, é útil em solos muito usados pela agricultura que perderam os nutrientes de que as plantas precisam para seu desenvolvimento.

A decomposição do lixo produz o biogás, constituído principalmente de gás metano. Ele é aproveitado por

indústrias ou para a geração de termoeletricidade.

Usina de compostagem Adubo ( composto )

Biogás retirado da usina de compostagem

Reciclagem- é o processo que permite reaproveitar o papel, vidro e metal que tenham sido descartados como lixo, transformando-os em novos objetos. Ao reciclar:* diminuímos a quantidade de lixo e, portanto, reduzimos o

problema trazido por ele ( necessidade de espaço nos aterros sanitários, etc );

* poupamos dinheiro, pois obter plástico, papel, vidro ou metal a partir da matéria prima natural custa mais do que se reaproveitarmos o que já existe,

* conservamos os recursos naturais, como as árvores ( usadas para fabricar papel ), petróleo ( matéria-prima para

plásticos ) e os minérios ( que permitem obter metais ).

Os materiais destinados àreciclagem devem estar separados do resto do lixo. Caso contrário haveránecessidade de funcionários para separar o material reciclado. Isso custa tempo e dinheiro.

Para facilitar, algumas cidades brasileiras jáimplantaram a coleta seletiva de lixo. Ela consiste em incentivar a população a separar em suas casas, os componentes do lixo em pelo menos duas categorias: lixo reciclável e não reciclável.

Decomposição

Papel- 3 a 6 meses

Náilon- aproximadamente 30 anos

4

Pano- de 6 meses a um ano

Plástico- aproximadamente 100 anos

Filtro de cigarro- 5 anos

Metal- aproximadamente 100 anos

Chiclete- 5 anos

Borracha- indeterminado

Madeira- 13 anos

Vidro- indeterminado

Lixo Eletrônico

•Estima-se que 50 milhões de toneladas de lixo originado de equipamentos eletrônicos são descartados por ano em todo o mundo.•No Brasil pelo menos 11 toneladas de lixo originado de baterias de celular (sem contar as pilhas) são jogadas no lixo comum a cada ano.

Imagem de celulares descartados, quase todos em perfeitas condições de uso. Somente nos EUA, 426.000 aparelhos são jogados fora diariamente, trocados por modelos mais novos.

5

E juntamente com os aparelhos vão-se embora também carregadores, baterias, acessórios…

Com o tempo, as pilhas e baterias descartadas deixam vazar líquidos que contaminam o solo, bem como as águas subterrâneas, podendo chegar ao rio e lagos.

A produção de modelos mais eficientes incentiva a aquisição de novos equipamentos, aumentando a quantidade de sucata.

Esse tipo de lixo, em geral, contêm metais pesados e outras substâncias tóxicas, que podem contaminar o solo, as águas (inclusive o lençol freático) e o ar.

• O lixo resultante dessa tecnologia vai poluindo o meio ambiente de países menos favorecidos.

• Isso ocorre porque esses países fazem extração de substâncias de seu interesse comercial, prática que ocorre sem regulamentação e sem fiscalização adequadas, ponde em risco meio ambiente e a saúde da população.

*A Nigéria por exemplo, recebe 100 mil computadores por mês sendo que mais de 75% deles são sucata. A maior parte não éutilizada e fica exposta em campos abertos, poluindo especialmente a água e o solo.*Computadores descartados pela Europa invenenam crianças na África.

6

*O Brasil não recebe lixo eletrônico de outros países, mas não faz descarte dos mesmos, pois não possuí aterros públicos apropriados para substâncias perigosas.

*Só na cidade de São Paulo são consumidos anualmente 152 milhões de pilhas comuns e 40 milhões de pilhas alcalinas. Parte dos metais pesados que constituem essas pilhas- e são bioacumulativas- acaba entrando na cadeia alimentar.

Até pouco tempo atrás, as pilhas usadas e descartadas tinham dois destinos possíveis: ou iam parar num aterro sanitário ou numa usina de compostagem.

No Brasil só é feita a reciclagem de baterias de automóveis que contém chumbo. Para as empresas a reciclagem élucrativa porque o chumbo precisa ser importado.

Metais pesados e outras substâncias do lixo eletrônico

• Mercúrio- é extremamente tóxico em pequenas quantidades. Causa estomatite, lesões renais, afeta o cérebro e o sistema neurológico e é teratogênico. Ébioacumulativo e a contaminação ocorre por absorção cutânea, inalação e ingestão.

• Chumbo- é extremamente tóxico mesmo em pequenas quantidades. Causa disfunção renal, anemia, cólica saturninas e disfunções neurológicas. É bioacumulativo e a contaminação ocorre por inalação e absorção cutânea.

• Cádmio- é altamente tóxico mesmo em pequenas quantidades. Provoca disfunção renal e problemas pulmonares. É bioacumulativo e a contaminação ocorre por absorção cutânea e inalação.

• Zinco- só é perigoso em grandes quantidades. Causa principalmente problemas pulmonares. Dificilmente ocorre contaminação.

• Manganês- é perigoso mesmo em pequenas quantidades. Afeta o sistema neurológico, provoca gagueira irreversível e insônia. Éabsorvido por inalação.

• Cloreto de Amônio- é perigoso mesmo em pequenas quantidades. Acumula-se no organismo e causa asfixia. É absorvido por inalação.

Lixo Radioativo

É formado por resíduos com elementos químicosradioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade. Égerado em processos de produção de energia nuclear, tanto em uso pacífico como em armamento nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como tratamentos e diagnósticos radiológicos e pesquisa científica.

7

A produção mundial de resíduos radioativos por usinas nucleares é de cerca de 9.000 toneladas por ano.

O principal problema na disposição de resíduos radioativos é a percolação de tóxicos contidos no material radioativo para lençóis freáticos, levando assim àinevitável dispersão do material na biosfera. Uma vez contaminada, a água entra diretamente na cadeia alimentar.

Esse tipo de resíduo é destinado aterros sanitários especiais, onde somente o mesmo é aterrado, com uma camada de concreto e revestido com chumbo.

Acidente em Goiânia

Uma bomba de Césio 137, abandonado nos escombros do Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), foi removida por dois sucateiros, violada e vendida como ferro velho. O resultado disso, foi a contaminação de mais de 200 pessoas, onde 4 estão mortas e uma amputou o braço, sendo que alguma delas sofrem atéhoje os efeitos terríveis da contaminação.

Medidas que podem ser implantadas em nosso dia a dia para reduzir a produção de lixo e estimular o consumo consciente

•Participe de programas de coleta seletiva;

•Evite comprar alimentos em bandejas de poliestireno expandido;•Procure produtos que tenham menos embalagens ou que tenham embalagens recicladas;•Quando for comprar presentes, evite utilização de embalagens em excesso;• Quando for fazer compras, leve sua sacola;

• Evite comprar produtos embalados em PETs, preferindo sempre que possível, garrafas de vidro (retornáveis);

• Compre o suficiente para consumo, evitando o desperdício de produtos e alimentos;

• Ponha no prato só o que você realmente for comer;

• Utilize a frente e o verso do papel para escrever;• Reaproveite vidros de maionese, geléia, etc;• Participe de bazares e feiras de troca;• Doe móveis, roupas, utensílios domésticos e brinquedos para

instituições beneficentes ou famílias carentes;• Quando possível utilize o lixo orgânico para compostagem de

jardins e hortas caseiras;

• Controle o uso da água: não deixe torneira aberta à toa;• Desligue a TV se não estiver assistindo e a luz do lugar

onde não houver ninguém;LEMBRETE: A maior parte do que jogamos fora não ésujo, fica sujo depois de misturado. Se você separar antes os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.

O mundo que deixaremos aos nossos filhos depende dos filhos

que deixaremos para o mundo.

Disciplina Apoio de Química

Professora Elisangela Marques

8

Bibliografia

CANTO, Tito e, Química na Abordagem do Cotidiano, Editora Moderna, páginas 319 a 323.

REIS, Martha, Química, Físico-Química, Editora FTD, páginas 336 a 337.

LISBOA, Júlio Cezar Foschini, Química 3º ano Ser Protagonista, Editora SM, páginas 416 a 422.

NÓBREGA, Olímpio Salgado, SILVA, Eduardo Roberto, SILVA, Ruth Hashimoto, Química Volume Único, Editora Ática, páginas 562 a 565.