lusinews 32

12
grupo 32 EDIÇÃO TRIMESTRAL JAN / FEV / MAR 2015 3 Valorização Energéca Caldeira a biomassa para produção de vapor e energia elétrica 6 Protocolo Grupo Lusiaves Escola Superior de Biotecnologia Centro escolar da Marinha das Ondas 8 Lusiaves apoia a construção do novo Centro Escolar da Marinha das Ondas No passado dia 29 de Março realizou-se o lançamento da primeira pedra do Centro Escolar da Marinha das Ondas

Upload: lusiaves

Post on 22-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Newsletter Lusiaves n.º 32

TRANSCRIPT

Page 1: Lusinews 32

grupo

32

EDIÇÃO TrImEsTraL JAN / FEV / MAR 2015

3

ValorizaçãoEnergéticaCaldeira a biomassa para produção de vapor e energia elétrica

6

ProtocoloGrupo Lusiaves Escola Superior de Biotecnologia

Centro escolar da Marinha das Ondas

8

Lusiaves apoia a construção do novo Centro Escolar da Marinha das OndasNo passado dia 29 de Março realizou-seo lançamento da primeira pedra do Centro Escolar da Marinha das Ondas

Page 2: Lusinews 32

Índice Editorial

grupo

Para a Lusiaves é muito importante a responsabilidade social e ambiental na sua estratégia de crescimento sustentado. Consideramos que

o desenvolvimento sustentável é parte integrante da atividade que desenvolvemos e as medidas que tomamos nesse sentido não são encaradas como mera imposição legal.

Faz parte do ADN do Grupo Lusiaves a procura contínua de formas de reduzir os impactos ambientais da sua atividade, encontrando soluções para os resíduos dela resultante.

Seguimos um modelo que visa potenciar o nosso crescimento mas nunca descurando a vertente social e ambiental. A sustentabilidade económica é um termo relativamente recente que surgiu na década de 1980 e resulta da necessidade de reduzir a perda de recursos ambientais e da biodiversidade.

Dentro desta estratégia de arranjar soluções ambientalmente sustentáveis para o tratamento e valorização dos resíduos produzidos pela nossa atividade, instalámos na nossa U.T.S. - Unidade de Transformação de Subprodutos Animais - uma caldeira que se encontra em fase final de licenciamento e que nos permite dar um importante passo nesta matéria.

Esta nova caldeira é um projeto único em Portugal, que valoriza energeticamente um resíduo – a cama das aves de produção – que antes era eliminado, com um custo inerente e atualmente é aproveitado e valorizado. Este é o exemplo mais recente de uma solução encontrada pela Lusiaves para reduzir os impactos ambientais da sua atividade, numa estratégia assumida de “ nada se perde, tudo se transforma “.

Numa outra vertente, a da responsabilidade social, o Grupo Lusiaves e eu enquanto seu Presidente, orgulhamo-nos de poder apoiar um novo projeto educativo que vai beneficiar as crianças da Marinha das Ondas, contribuindo com um donativo de 120 mil euros para a construção do Centro Escolar desta freguesia, tendo sido já lançada a primeira pedra. No próximo ano letivo, estas crianças já terão uma escola com todas as condições necessárias à sua boa aprendizagem.

Sabemos que podemos fazer a diferença com as nossas decisões.

EDITORIAL

VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA

CONVENÇÃO DE VENDAS MEIGAL

SER + LUSIAVES

PROTOCOLO GRUPO LUSIAVES ESCOLA SUPERIOR DE BIOTECNOLOGIA

PROTOCOLO YOUR HOTEL & SPA

NOVO ENTREPOSTO EM MANGUALDE

APOIO CENTRO ESCOLAR MARINHA DAS ONDAS

2º CONCURSO SER CHEF DE COZINHA LUSIAVES

ENTREVISTA JOÃO PEDRO BATISTA AVISABOR

MOBILIDADE

RECEITA

ANIVERSÁRIOS

2

3

4

5

6

6

7

8

8

9

10

10

11

COORDENAÇÃO EDITORIALEng.º rúben Claro da Fonseca

CONTEÚDOSmedia Consulting

PROJETO GRÁFICO E CRIATIVOPubliconsult, Lda.

IMPRESSÃOImagem, a.G.

TIRAGEM1000 exemplares

Distribuição gratuita

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOSZona Industrial da Zicofa Lote 4 Cova das Faias 2415-314 marrazes - LeiriaT 244 843 250F 244 825 262

www.lusiaves.ptwww.grupolusiaves.pt

N.º 32 JaN / FEV / mar 2015

AVELINO GASPAR

Presidente do Conselho de Administração

"Faz parte do ADN do Grupo Lusiaves a procura contínua de formas de reduzir os impactos ambientais da sua atividade, encontrando soluções para os resíduos dela resultante."

Page 3: Lusinews 32

A Campoaves adjudicou em Março de 2012, a uma empresa portu-guesa, depois de cerca de 2 anos de pesquisa e desenvolvimento,

em colaboração com a Universidade de Aveiro, o fabrico de uma caldeira a biomassa para produção de vapor e energia elétrica. Esta caldeira, que utiliza como matéria-prima a cama dos aviários de produção, é um projeto inovador e único em Portugal e na Europa, pois utiliza apenas como combustível um resíduo da produção avícola, não misturado com qual-quer outra fonte de biomassa.

O sistema de queima de combustível sólido foi especialmente concebido e desenvolvido para queimar este tipo de biomassa, cons-tituído pelas camas dos aviários, que são formadas por resíduos de pinho (serrim, pó e serradura), casca de arroz e dejetos das aves. Estamos a falar de um combustível de baixo poder calorífico e que colocava muitas ques-tões técnicas que tiveram de ser ultrapassadas, pela tecnologia desenvolvida.

Este gerador de vapor foi colocado numa unidade fabril do Grupo Lusiaves, a Unidade de Transformação de Subprodutos Animais, grande consumidora de vapor nos seus processos de fabrico e destina-se a substi-tuir o existente a combustíveis fósseis (gás e fuelóleo), utilizando combustível residual próprio (cama dos frangos), e o vapor gerado irá alimentar várias máquinas e equipamentos desta Unidade de Transformação.

Esta caldeira a vapor é um investimento estrutural de extrema importância, pois vai utilizar como combustível um resíduo que o Grupo Lusiaves tem em abundância e, que atualmente, tem um custo de eliminação muito elevado. Vamos valorizar um resíduo que até aqui representava um custo.

Este investimento, além de estruturante, é sustentável, pois a empresa deixa de estar dependente da evolução dos preços dos combustíveis fósseis e está a consumir um resíduo próprio que teria de ser eliminado, com custos acrescidos.

Esta caldeira já está preparada, para numa segunda fase, com a aquisição de umas turbinas vir a produzir eletricidade.

Com este projeto pioneiro e inovador, o Grupo Lusiaves dá assim destino a mais um resíduo produzido no Grupo, no seguimento do que já fez com os subprodutos gerados nos centros de abate que passaram a ser tratados e valorizados na Unidade de Transformação de Subprodutos, gerando ao mesmo tempo mais--valias para toda a sua cadeia de valor, contri-buindo assim para a sua sustentabilidade a longo prazo.

A caldeira está neste momento em fase final de licenciamento.

PrOJETO INOVaDOr

Valorização energética

3valorização energética / N.º 32 JaN / FEV / mar 2015

Caldeira a biomassa para produção de vapor e energia elétrica

"Esta caldeira, que utiliza como matéria-prima a cama dos aviários de produção, é um projeto inovador e único em Portugal e na Europa, pois utiliza apenas como combustível um resíduo da produção avícola, não misturado com qualquer outra fonte de biomassa."

Page 4: Lusinews 32

4 / notícia N.º 32 JaN / FEV / mar 2015

Mais de 80 pessoas estiveram presentes na Convenção de Vendas Anual da Meigal, que se realizou no Centro de Congressos

do Your Hotel & Spa, em Alcobaça, para motiva-ção da força de vendas Meigal e definição de estratégias e objetivos para o próximo ano.

A Meigal aproveitou a ocasião e convidou ele-mentos do Grupo Lusiaves para participarem na sua Convenção de Vendas Anual, de modo a estreitar a relação entre as duas empresas. A relação com a Lusiaves, e a sua notoriedade, ajudou a impulsionar o crescimento do volume de negócios no último ano.

Com a duração de um dia, na convenção houve oportunidade de realizar uma análise do ano 2014, feita por João Carlos e Fernando Rebelo, seguida da entrega de prémios, que dis-tinguiu os melhores vendedores em sete cate-gorias (ver caixa).

O “Homem Meigal” foi também um dos temas em destaque, numa intervenção de João Car-los e, para uma visão completa, Renato Prata expôs aos colaboradores a nova Avisabor. Vitor Pinho e Carlos Caldeira, respetivamente, avançaram com as melhores estratégias de venda de peru e frango do campo e estratégias

de venda Campogrill e Margrill. Para terminar esta convenção, Pedro Ruivo deu uma ação de formação e incentivo para os profissionais do Grupo – Coaching em vendas e trabalho em equipa.

Em 2014, os resultados foram positivos na área de vendas, com um crescimento no volume de negócios e no número de clientes ativos, impulsionados pela boa dinâmica pro-mocional semanal. A grande capacidade logís-tica e de produção, a par com o bom trabalho desempenhado por todos os profissionais, permitiram alcançar este crescimento, sendo ainda de destacar a melhoria do grau de satisfa-ção dos clientes da Meigal.

Convenção de vendas MeigalCONVENÇÃO aNUaL Da mEIGaL DIsTINGUE mELHOrEs VENDEDOrEs

Premiados

Fernando PiresVendedor que mais Quilos vendeu do Diário de Bordo em 2014

Eugénio MatosVendedor que mais Quilos cresceu em 2014Vendedor que mais Quilos vendeu em 2014

Augusto OliveiraVendedor com mais clientes ativos em 2014

Pedro DiasVendedor com a melhor quantidade média de linhas por encomenda em 2014

Renato VitorinoVendedor com o melhor prazo médio de recebimento em 2014

Hugo LemosVendedor com melhor Mix de produtos em 2014

frescura à sua porta

Page 5: Lusinews 32

N.º 32 JaN / FEV / mar 2015 5inovação /

Ser + Criativo é o tema abordado no presente artigo e é também o nome de batismo do modelo de gestão das ideias adotado e implementado pela Lusia-

ves, desde meados do ano de 2014, no âmbito do Projeto LUSIDI – focado na implementação e consolidação do sistema de gestão da investi-gação, desenvolvimento e inovação (IDI).

O principal objetivo do modelo de gestão das ideias é fomentar a participação de todos os colaboradores no processo de geração de novas ideias. Sejam pequenas ou grandes ideias, importa que tenham aplicabilidade, significado e valor no contexto de atuação do Grupo Lusiaves. O modelo referido natural-mente não se esgota na captação das ideias, inclui também a sua avaliação e a seleção das mais promissoras e, ainda, mecanismos de valorização e recompensa dos seus autores.

O tema da criatividade organizacional em geral e da importância de ‘ser + criativo’ (isto é, da capacidade de produzir novas ideias úteis e valiosas num determinado contexto e para um determinado fim), tem vindo a assumir um inte-resse crescente no mundo empresarial. Por-quê? Desde logo, porque nem as organizações nem os seus membros (nem os indivíduos que fazem parte delas) escapam às mudanças trans-formadoras que ocorrem em todo o mundo, a todos os níveis, cada vez mais depressa. Por-que as organizações que são mais ricas em ideias e mais imaginativas são também as mais eficazes a responder às necessidades da sociedade e mais capazes de se adaptarem às mudanças contextuais. Porque a criatividade está presente ao longo de todo o processo de inovação e os gestores e líderes que aplicam estratégias e conhecimento associados à cria-tividade individual, aos processos criativos e ambientes criativos têm grandes probabilida-des de alcançarem elevados níveis de inova-ção. Em suma, porque a competitividade das empresas é cada vez mais determinada pela originalidade dos inputs criativos.

Com efeito, muitas empresas e também a Lusiaves têm vindo a assumir abordagens deliberadas de forma a não deixar a criativi-dade ao acaso, criando condições, contexto

e práticas de gestão adequadas para que a cria-tividade e a inovação aconteçam e façam parte integrante do dia-a-dia da organização. A criati-vidade organizacional e a capacidade de "ser + criativo" dependem da vontade estratégica da Lusiaves, mas são também resultado da prepa-ração e esforço de cada um dos seus colabora-dores individualmente.

Neste processo de mudança, é preciso ultra-passar um conjunto de barreiras à criatividade (mentais, culturais…) e ganhar consciência cole-tiva sobre um conjunto de noções, designada-mente: que todos somos criativos e capazes de gerar ideias criativas e que essas capacida-des podem ser melhoradas e desenvolvidas; que os resultados criativos se manifestam em qualquer área de atividade e domínio de conhecimento da empresa; que a criatividade não requer muito tempo, requer foco; que as ideias vêm de todo o lado, dentro e fora da orga-nização (há uma fonte inesgotável de ideias a que pode recorrer); que ser criativo exige a mudança de hábitos, em particular hábitos de censurar as ideias criativas (as nossas e as alheias) e que as ideias e inovações de sucesso são o resultado da combinação e associação criativa de elementos, ideias, conceitos, dados, factos, eventos,… e não de um golpe de génio.

É preciso, pois, romper com as barreiras exis-tentes e aproveitar não só as capacidades cria-tivas internas mas criar condições para cruzar conhecimentos e ideias e colaborar com outros talentos no exterior – este é também um dos grandes desafios ao nível da gestão da cria-tividade e da inovação no âmbito do projeto LUSIDI.

Há diversas formas de superar as barreiras à criatividade, procurando ser mais rápidos e eficientes na produção e intercâmbio das ideias internamente e com o exterior da empresa. Nesse sentido, a Lusiaves tem já em curso mecanismos para a captação e submis-são de ideias, com destaque para a plataforma Lusidi (lusidi.lusiaves.pt) e para o formulário em papel de registo das ideias. Também a for-mação das pessoas é uma aposta da empresa, no sentido de as sensibilizar para estes temas e de as capacitar para uso das ferramentas

disponibilizadas de apoio à captação das ideias. A Lusiaves encontra-se a preparar um conjunto de workshops, com início a partir de Maio de 2015, que visam melhor enquadrar os seus colaboradores na metodologia do projeto LUSIDI como um todo e no processo de ges-tão de ideias em particular, motivando-os para uma participação mais ativa e entusiasta, sem inibições e receios de lançarem as suas ideias. Seja + criativo, desiniba-se, exercite a sua mente, inspire-se, ofereça as suas ideias e divirta-se!

Ser + Criativo

Tens uma Ideia?Partilha-a connosco,esta é a tua Oportunidade!

Participa e ganha prémiosconsulta o regulamento

APRESENTA a tua ideia e contribui para a inovação e criação de valor, sugerindo:

Novos produtos ou serviços

Melhoria dos produtos ou processos

Novas oportunidades de negócios

Melhorias de boas práticas de produção, logística, qualidade, ambiente e segurança no trabalho

Melhoria organizacional

PROGRAMA DE CAPTAÇÂO DE IDEIAS

VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO do potencial dos colaboradores LUSIAVES.Para participares basta preencher um dos formulários disponibilizados (suporte analógico (papel), ou digital) e

apresentar a tua ideia. Os formulários em papel, deverão ser preenchidos e inseridos nas Caixas indicadas para o efeito. Caso pretendas ter acesso ao formulário em formato digital, poderás proceder ao preenchimento e submissão

do mesmo acedendo ao endereço electrónico.

- VÁLIDO PARA TODOS OS COLABORADORES DO GRUPO LUSIAVES -

PrOJETO DE ImPLEmENTaÇÃO E CONsOLIDaÇÃO DO sIsTEma DE GEsTÃO Da INVEsTIGaÇÃO, DEsENVOLVImENTO E INOVaÇÃO

Page 6: Lusinews 32

N.º 32 JaN / FEV / mar 20156 / parcerias

O Grupo Lusiaves e o Your Hotel & Spa Alcobaça acordaram condi-ções preferenciais para todos os colaboradores do Grupo, bem como

para todos os seus clientes de retalho. O acordo prevê um desconto de 20% sobre

os preços de tabela. Para usufruir do desconto, deve solicitar a reserva prévia e identificar-se como colaborador do Grupo, referindo a qual a empresa em que se encontra inserido. Caso seja cliente do Grupo, deverá referir qual o ges-tor de conta/vendedor que o acompanha.

O Your Hotel & Spa, unidade hoteleira de 4 estrelas situada nas imediações de Alcobaça é o local perfeito para você poder relaxar e tirar aquela escapadinha que tanto necessita.

Seja uma, duas ou mais noites, a envolvência de natureza do Your Hotel & Spa Alcobaça, os quartos acolhedores, as iguarias do restaurante e obviamente o maravilhoso Spa, considerado um dos melhores de Portugal, são motivos de uma pequena pausa no stress do dia a dia.

Reservas através do 262 505 370 [email protected].

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) e o seu centro de investigação, o Laboratório Associado “Centro de Biotecnologia e Química Fina - CBQF”,

caracterizam-se por uma forte intervenção no empreendedorismo e transferência de conheci-mento associados à geração de valor económico.

O programa TALENTOS – BIOTECNOLOGIA é mais uma iniciativa da ESB-CBQF que visa estrei-tar os laços de cooperação Universidade-Empresa.

A LUSIAVES associou-se recentemente ao pro-grama Talentos ao apoiar alguns mestrados em Biotecnologia e Inovação integrando alguns alu-nos na investigação e caracterização de micror-ganismos que o setor avícola tem necessidade de controlar.

A redução e controlo de microrganismos em carnes de aves é um dos grandes desafios e priori-dades para a segurança alimentar, nomeadamente das autoridades, da indústria, dos investigadores e dos produtores, como é o caso da LUSIAVES. Em 2011, o painel dos riscos biológicos da EFSA emi-tiu um parecer sobre a redução de alguns micror-ganismos em carne de aves. As recomendações incluem medidas de produção de carne e pré-abate para reduzir o risco de saúde pública, e uma avaliação relativa à eficácia para atingir os alvos pretendidos. Atualmente, a redução ou eliminação de microrganismos na cadeia de valor do setor aví-cola é em grande parte centralizada ao nível da pro-dução, porém outras estratégias de pós-abate estão em investigação e a ser consideradas e levadas em conta para implementação de medidas preventivas.

Para além dos trabalhos de mestrado supramen-cionados, a ESB-CBQF e a LUSIAVES têm vindo a desenvolver trabalhos em parceria visando aumentar o conhecimento sobre o comporta-mento de algumas bactérias patogénicas, com fun-damento científico subjacente, controlar os níveis de ocorrência na cadeia de produção avícola com considerável benefício para a saúde pública.

Esta cooperação entre a Universidade Católica e a LUSIAVES representa um importante arranjo na promoção e desenvolvimento científico. O desen-volvimento que as inovações tecnológicas regis-tam e a elevada competitividade do ensino e das empresas não são possíveis sem que estas par-cerias estejam cada vez mais presentes e reforça-das. Desta forma, a associação entre a LUSIAVES e a ESB-CBQF, regista vantagens por aprofundar o conhecimento de ambas as partes, alavancando o crescimento do ensino em Portugal.

YOUr HOTEL & sPa aLCOBaÇa

Vantagens para colaboradores e clientes do Grupo Lusiaves

ParCErIaProtocolo Grupo Lusiaves com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto

Prof. Dr.ªPAULA TEIXEIRA

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB/UCP) e Doutorada em Ciência e Engenharia Alimentar pela mesma Universidade.

Colabora desde 1990 na docência de várias unidades curriculares dos cursos da ESB/UCP e foi, desde 1999 a Abril de 2005, consultora sénior em Segurança Alimentar da Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (AESBUC).

É Professora auxiliar da ESB/UCP desde Maio de 2005. Desenvolve projetos de investigação na área de Microbiologia Alimentar (Segurança Alimentar) sendo autora e co-autora de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

É coordenadora da Pós–graduação em segurança alimentar da ESB/UCP.

Page 7: Lusinews 32

N.º 32 JaN / FEV / mar 2015 7notícia /

Rui Loureiro41 anos. Gestor Cacimbo Restaurantes, em Viseu

CoMo Está A sER A ExpERiêNCiA CoM o NoVo ENtREposto EM tERMos dE sERViço Ao CliENtE? O serviço ao cliente é muito bom. É um período ainda curto de experiência, mas até agora francamente bom. Estamos satisfeitos com o comercial que nos acompanha, que tem feito uma boa ponte, e os produtos chegam sempre em condições, sempre frescos.

CoNsEguE idENtiFiCAR MElhoRiAs NA CApACidAdE dE REspostA? É MAis RápidA? Sim. Encomendamos mais de 120 mil frangos por ano e, à partida, somos um cliente interessante. Contudo, estamos abertos sete dias por semana e com limitação de armazenamento. Precisamos de um fornecedor que respeite essa situação e com o entreposto mais próximo é, sem dúvida, melhor.

QuAl o sEu pRoduto pREFERido? Estou bastante satisfeito com um novo produto que conheci recentemente, as costeletas (carré) de borrego. É um produto fantástico, gostei muito.

RECoMENdARiA EstE sERViço? poRQuê? Claro que sim. O papel do comercial dá um elo de ligação muito próximo à empresa, e há uma ligação muito forte com o vosso comercial, independentemente das campanhas a decorrer, de algum problema de stock… O relacionamento e o veículo comunicacional são muito bons. Apesar da dimensão da Lusiaves há proximidade e a qualidade do vosso portefólio é muito boa. Não registamos mudanças em termos de fornecedores, sendo a Lusiaves uma exceção há dois anos.

Amândio Pereira45 anos. Proprietário de três talhos em Sabugal, Penamacor e Covilhã Empresa Pedro e Gonçalves, Carnes da Raia

CoMo dEsCREVE o sERViço Ao CliENtE dEstE NoVo ENtREposto? Estamos melhor servidos do que antes. Há uma maior proximidade do que antigamente, o que é bom. Já me faltaram produtos e inclusive pude ir buscá-los diretamente.

CoM A AbERtuRA do ENtREposto Notou MElhoRiAs NA CApACidAdE dE REspostA? Sim, é muito mais rápido e não há registo de falhade produto.

QuAl o sEu pRoduto pREFERido? O meu produto de eleição é o frango devido ao calibre – o que peço é sempre o que vem, que me permite uma maior rentabilidade. Além do mais é sempre fresco e muito raramente se encontra algo a apontar.

RECoMENdARiA EstE sERViço? poRQuê?Recomendo. Já vou no terceiro talho e só tenho produto Lusiaves, no que diz respeito a carne de aves.

Testemunhos

Num claro cenário de crise, a Meigal encarou este ponto menos positivo, como um sinal de oportunidade de que tinha que entrar em ação, apostando na expansão de mais um Centro de Distribuição. Baseado num conceito de proximidade real entre a empresa,

fornecedores, clientes e o consumidor, desenvolveu-se paralelamente uma vasta atividade na área da distribuição de produtos frescos e congelados num compromisso de resposta rápida e eficiente.

Foi no dia 24 de Novembro de 2014 que abriram as portas do moderno Centro de Distribuição situado no Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu. Cobrindo uma área particularmente estratégica para a Meigal, contou com um valioso investimento, procurando assim a criação de valor, emprego e riqueza.

Contou com a criação de cerca de 26 postos de trabalho diretos, integrando uma equipa de colaboradores distribuídos da seguinte forma: 11 distribuidores, 6 expedidores, 5 administrativos/faturação, 4 comerciais e o responsável do Centro de Distribuição, que assumem o compromisso de bem servir, correspondendo com os objetivos e metas que foram traçados para este entreposto.

A Meigal Mangualde é composta por uma equipa jovem, dinâmica e coesa , que contribuirá decisivamente para uma excelente interação entre fornecedores, vendedores, distribuidores e consumidores.

Finalizo com uma citação que caracteriza a equipa de Mangualde “Tudo é considerado impossível até acontecer” Nelson Mandela.

A Meigal Mangualde e seus colaboradores cientes das dificuldades diárias e futuras, estão preparados para abraçar este projeto convictos do seu sucesso.

Novo Centro de Distribuição em Mangualde

Page 8: Lusinews 32

N.º 32 JaN / FEV / mar 20158 / notícias

No passado dia 29 de março realizou-se o lançamento da primeira pedra do Centro Escolar da Marinha das Ondas, um equipamento com um custo de 357 mil euros, que irá ser construído durante os próximos nove meses e que será utili-

zado já no próximo ano letivo de 2016/2017.Tratando-se de um equipamento considerado fulcral pela comuni-

dade da Marinha das Ondas, a Lusiaves não pôde deixar de apoiar a sua construção com a entrega de um cheque simbólico no valor de 120 mil euros.

A contribuição da Lusiaves foi considerada decisiva no arranque da obra que vai permitir criar de raiz uma alternativa à escola EB1, em estado avançado de degradação.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, e o presidente da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Manuel Nada, que se congratularam pela con-cretização deste novo estabelecimento de ensino tão importante para a região, considerando mesmo a Lusiaves "um exemplo em termos de responsabilidade social".

"O Grupo Lusiaves orgulha-se de poder apoiar este projeto educativo que vai beneficiar as crianças da Marinha das Ondas, passando assim estas a beneficiar de condições excecionais de aprendizagem. Se é ver-dade que esta Freguesia da Marinha das Ondas e as suas gentes têm uma história de quase um século (87 anos que comemorou no dia 29 de março), nos últimos 30 anos essa história tem tido uma personagem chamada Lusiaves. Foi aqui que nascemos, foi aqui que temos vindo a crescer e será aqui sempre o centro da nossa vida, o nosso "coração"" afirmou Avelino Gaspar.

Queres ter uma experiência de cozinha? Este ano volta a realizar-se o concurso "Ser Chef de Cozinha Lusiaves". Elabora a tua receita com o ingrediente príncipal, carne de frango, inscreve-te juntamente com um colega, e entrega a tua receita até 31 de Julho, temos prémios para as 3 melhores receitas.

Numa primeira fase serão escolhidas as 5 melhores receitas, será atribuída uma farda de cozinha a cada elemento das equipas apuradas. Os 10 concorrentes selecionados, das 5 equi-pas, terão oportunidade de executar as receitas num estúdio de cozinha, participarão num workshop (formação) onde aprenderão novas técnicas (de confecção e empratamento) de forma a melhorar a confecção e apresentação da sua receita.

Na segunda fase os selecionados irão confecionar o seu prato para um jurí que selecionará as 3 melhores receitas. Concurso aberto a todos os colaboradores do Grupo Lusiaves.

Centro Escolar da Marinha das OndasLUsIaVEs aPOIa a CONsTrUÇÃO DO NOVO CENTrO EsCOLar Da marINHa Das ONDas

2º CONCUrsO

Ser Chef deCozinha Lusiaves

Queres ter uma experiência de cozinha?Com o ingrediente príncipal, carne de frango,elabora a tua receita.Inscreve-te juntamente com um colega, consulta o regulamento e condições de participação.

ENTREGA DA RECEITA ATÉ 31 DE JULHO

Numa primeira fase serão escolhidas as 5 melhores receitas, será atribuída

uma farda de cozinha a cada elemento das equipas apuradas.Os 10 concorrentes selecionados, das 5 equipas, terão oportunidade de

executar as receitas num estúdio de cozinha, participarão num workshop

(formação) onde aprenderão novas técnicas (de confecção e empratamento) de forma a melhorar a confecção e apresentação da sua

receita.

Na segunda fase os seleccionados irão confeccionar o seu prato para

um jurí que selecionará as 3 melhores receitas.

CONCURSO ABERTO A TODOS OS COLABORADORES DO GRUPO LUSIAVES.

2º CONCURSO

SerChef CozinhaLusiaves

PRÉMIOS PARA AS3 MELHORES RECEITAS

a arte de criar frango ao ar livre

CONSTRUÇÃO E ADMINISTRAÇÃODE PROPRIEDADES, S.A. frescura à sua porta

Consulta o regulamento e condições de paricipação.

Page 9: Lusinews 32

N.º 32 JaN / FEV / mar 2015 9entrevista /

QuAl Foi o sEu pERCuRso dENtRo do gRupo lusiAVEs?

O meu percurso dentro do Grupo iniciou-se na Racentro em agosto de 2004, onde até setembro de 2009 desempenhei a função de Engenheiro de Produção e era responsável por várias secções do Departamento Industrial. Em outubro de 2009 ingressei na Avisabor, na altura Hilário Santos & Filhos, S.A., inicialmente assumi o cargo de Diretor de Produção e recentemente o de Diretor Industrial.

CoMo ERA A AVisAboR QuANdo ChEgou À EMpREsA?

Em 2009, ainda Hilário Santos & Filhos, a empresa ainda denotava algumas características do que tinha sido uma empresa familiar. O Grupo Lusiaves detinha 100% do capital da empresa há menos de dois anos, e apesar de já ter sido feito um grande trabalho pelos meus colegas que já estavam na empresa, ao nível da produção havia ainda bastante por fazer do ponto de vista da organização e eficiência da unidade. Foi nesses dois pontos-chave que assentou o trabalho que realizei.

E AtuAlMENtE? QuAis sÃo As pRiNCipAis diFERENçAs dEsdE QuE AssuMiu A diREçÃo dA uNidAdE?

As responsabilidades de Diretor Industrial vêm na sequência do trabalho que já desenvolvia como Diretor de Produção. A maior diferença para a nossa realidade atual prende-se com a maior dimensão e complexidade da unidade, que implicou a criação de secções e responsáveis por secção, no sentido de obter uma melhor organização, eficiência nos processos e cumprimento dos procedimentos definidos.

RECENtEMENtE houVE uMA AMpliAçÃo dAs iNstAlAçÕEs E A AVisAboR toRNou-sE o MAioR CENtRo dE AbAtE dA pENÍNsulA ibÉRiCA. CoMo É uM diA tÍpiCo sEu AgoRA?

Bastante agitado e preenchido. Stocks, encomendas, abate, desmancha, distribuição, organização dos Recursos Humanos, programação dos dias seguintes, análise de resultados. Nesta fase de reorganização e em que tudo é novo há a necessidade de “tocar todos os instrumentos” – seria enfadonho estar a enumerar todas as ações para que sou solicitado durante um dia na Avisabor. Interessa sim realçar que estou comprometido com este novo projeto do Grupo Lusiaves e através de uma postura de melhoria contínua procurarmos atingir a perfeição.

QuANtos tRAbAlhAdoREs tEM A AVisAboR? houVE MAis CoNtRAtAçÕEs CoM A AMpliAçÃo?

Sim, a ampliação implicou a necessidade de efetuar novas contratações. Anteriormente à ampliação, a Avisabor contava com 81 colaboradores, atualmente conta com 119 e está a decorrer um processo de recrutamento de novos colaboradores. A capacidade instalada, que praticamente triplicou, bem como as novas estruturas nos processos de abate e desmancha e mais viaturas de recolha e distribuição, requerem um reforço da nossa equipa.

CoMo Vê o FutuRo dA AVisAboR?Muito risonho. Ambiciono e acredito que

a Avisabor rapidamente se tornará uma referência, não só pela dimensão e capacidade instalada da unidade, mas também pela excelência dos nossos produtos. Teremos que nos comprometer com o objetivo de a marca Avisabor estar em top of mind de produtos de qualidade.

pARA FiNAliZAR, iNdiQuE-Nos A pRiNCipAl CARAtERÍstiCA QuE distiNguE A EMpREsA?

A Avisabor tem uma equipa muito forte e coesa. Os nossos colaboradores são particularmente dedicados, empenhados e profissionais. Estas caraterísticas da nossa equipa fazem com que os novos desafios que nos são colocados diariamente com esta nova realidade sejam mais facilmente alcançados e transmite ao Grupo a mensagem de que pode contar com a Avisabor para o ajudar a crescer e responder a qualquer necessidade.

Idade40 anosFormaçãoLicenciatura em Engenharia ZootécnicaNa Lusiaves desdeAgosto de 2004CargoDiretor IndustrialLema de vidaO segredo da sabedoria é a humildadeA palavra que melhor define a AvisaborDeterminação

B.I.

João Pedro Batista AviSabor

Acredito que a Avisabor rapidamente se tornará uma referência, não só pela dimensão e capacidade instalada da unidade, mas também pela excelência dos nossos produtos

Page 10: Lusinews 32

www.lusiaves.pt/pt/receitas

N.º 32 JaN / FEV / mar 2015

Frango à Tia Rosa

PREPARAÇÃO

1

2

3

Limpar o frango inteiro, retirar os ossos do peito, temperar o frango com sal, alho picado, tomilho e alecrim, deixar repousar um pouco.

Colocar numa frigideira um pouco de azeite e deixar aquecer, salteie a broa até esta estar com aspeto crocante.

Numa taça junte a broa com o chouriço picado grosseiramente, as sultanas, as alacaparras, sal e piripiri a gosto, envolva tudo.

Recheie o frango com este preparado, de seguida cosa os peitos do frango com linha de sisal de modo a que o recheio não caia.

Colocar o frango num tabuleiro e regar com vinho branco, vai ao forno cerca de 1h30, a cerca de 180ºC.

Durante este período vá regando com o próprio molho sempre que achar necessário.

Sirva com batatas assadas no forno e grelos cozidos.

4

5

67

4 pessoas 90 min. Médio

1 Frango do Campo

50g Broa picada

50g Chourico picado

15g Alcaparras

10g Sultanas

15g Alho

Alecrim seco

Sal

Tomilho seco

Vinho Branco

Azeite

400g Batata

300g Grelos

10/ notícias

Mobilidade

Recentemente o nosso colaborador Dr. Ernesto Curado, aceitou um

novo desafio profissional, acumulando à responsabilidade da gestão da equipa comercial do centro de distribuição de Leiria a gestão da equipa comercial do centro de distribuição de Mangualde.

Recentemente o nosso colaborador Dr. João Carlos Carreira, aceitou um

novo desafio profissional, acumulando à responsabilidade da gestão da equipa comercial do centro de distribuição de Loures a gestão da equipa comercial do centro de distribuição de Corroios.

Recentemente o nosso colaborador Eng.º João Virgílio Borges, aceitou

um novo desafio profissional tendo a responsabilidade da gestão dos núcleos de produção própria de Frangos.

Recentemente o nosso colaborador Eng.º Filipe de Matos Teixeira Ribeiro,

aceitou um novo desafio profissional tendo a responsabilidade da Gestão do Departamento de Produção.

ResidênciaFigueira da Foz

Data de admissão08 · 08 · 2005

Idade38 anos

Funções Chefe de Vendas

ResidênciaS. João das Lampas

Data de admissão11 · 09 · 1969

Idade45 anos

Funções Chefe de Vendas

ResidênciaMonte Redondo

Data de admissão10 · 05 · 2012

Idade35 anos

Funções Gestor dos Núcleos de Produção própria de Frangos

ResidênciaCoimbra

Data de admissão16 · 03 · 2010

Idade35 anos

Funções Gestor do Departamento de Produção

Ernesto Curado

João Carlos Carreira

João Virgílio Borges

Filipe Teixeira Ribeiro

1º PrémioSer Chef Lusiaves 2014rosa Ferreira

,

Page 11: Lusinews 32

N.º 32 JaN / FEV / mar 2015 11aniversários /

LUSiAVES01/05 Álvaro Manuel Ferreira Soares Pedro Miguel da Graça Rodrigues Luís Manuel da Silva Ferreira Camões Luís Manuel Silva Pais

02/05 Fábio Emanuel Santos Sousa Leopoldina Pereira das Neves Célia Maria Domingues Rodrigues Paralta Serhiy Pylypets

03/05 Pedro João dos Santos Mendes Piedade David Alexandre Gonçalves Coutinho Fernando José dos Santos Almeida

04/05 Uriel José Miudo Azenha Augusto José da Silva Lopes Maria Julia dos Santos Neves Gotsanyuk Yuriy Fábio Miguel Rodrigues Coelho Ana Cristina Raposo Ferreira Seco

05/05 Rui Loureiro Claro Daniela Alice Fonseca Mano Pedro Miguel Silva Cordeiro Micail da Costa Correia

06/05 Nuno André Apolónia Frazão de Freitas Viorica Stefan Ana Rita Sousa Simões Isabel Maria Gomes Rodrigues Faria

07/05 Ana Maria Simões Gonçalves Maria Martins Ferreira Bruno Rodrigues Ventura Ernesto de Almeida Tavares

08/05 Rui André Rodrigues Quinta Raquel Daniela Veloso dos Santos Lisete Maria da Silva Marques

09/05 Ricardo Manuel Marques Fernandes Tiago Tomás Bregieiro Manuel Filipe Rocha

10/05 Hélder Pedrosa Marques Teixeira Vítor Manuel Mesquita Cintrão Alexandre António Pereira Vieira

11/05 Carina Gaspar Alexandre Denise Manuela Borges Gonçalves

12/05 Maria de Fátima Carreira Soares Fabiana da Silva Duarte Ailton Emery Boa Morte Baia Dê João António Ribeiro Malo

13/05 Sergiy Duda Jacinta Sofia Gomes Oliveira Rosa Marques Leal Estevão João Carlos Soares do Amaral Batista Olha Kolomiyets

14/05 Sérgio Paulo da Silva Ribeiro Maria Aldina Cordeiro de Oliveira Nuno Miguel Carreira Soares Maria Emília da Silva Duarte Luís Miguel Lopes Azevedo

15/05 Carlos Manuel Marques Alexandre Maria Vilma da Silva Ramalho Saul Manuel Bruno Antunes José João Oliveira Cavaco Vítor Manuel Pereira Mendes

16/05 Rui Gabriel Pinto Ferreira Jorge Alexandre José Monteiro Sério

17/05 Victor Bruno Domingues Gomes Maria Helena Goncalves Figueiredo

18/05 Lúcia Daniela da Silva Duarte Rafael Domingues Gonçalves Márcio Rogério Batista da Silva Fernandes Jorge Silva Aveiro

19/05 Judite da Silva Santos Maria de Lurdes Bento Pereira Mara Isabel Santos Costa Ana Sofia da Cruz e Silva Falé

20/05 Rafael José Gonçalves Simões Vania Alexandra Lopes Goncalves Luís Manuel Salgado Neves Cortesão

21/05 Tânia Patrícia da Silva Cordeiro Tiago José Bento Pedrosa Maria da Conceição da Silva Coutinho Maria de Fátima Domingues Gonçalves

22/05 Maria Lucília Plácido Ferreira Feteira Sérgio Nuno Carreira Agostinho Paulo Antonio Rodrigues Curado João Pedro da Silva Aveiro

24/05 Maria do Carmo Barbosa Vieira Albano Jorge Amaro Mendes Liliana Patrícia Ferreira Antunes Jéssica Cristina Duarte Martins Tiago da Silva Simões Svitlana Belyanchikova Marco António Marques Bento Emília Maria Mendes Lopes

25/05 António Filipe Magalhães Carneiro Alberto Daniel Ribeiro Pinto Vinhais Vasco Miguel Piteira Mauricio

26/05 Nuno Boaventura Barreira Franco

27/05 Jorge Miguel Gaspar Lemos Idalécio Gomes Mendonça Lígia Maria Silva Sarmento Cátia Filipa Caetano Laúdo Maria do Rosário Neves D. Pedrosa David Martins Gomes Miguel Fernando Freitas de Pinho

28/05 Lídia Maria Marques Capatão Clodomira Ferreira Vaz Kostiantyn Iarvanchuk Jéssica Sofia Morgado Rodrigues Maria Moderno Capela Fonseca

29/05 Cristiano Paulo Pascoal Ginja Jorge Manuel Soares Ferreira Jorge Manuel Alves da Costa Pereira Hélder Manuel Lopes Candeias Ricardo Filipe Gomes Rocha Filipa Daniela Rodrigues Silva

30/05 José Carlos Sousa Baião Maria de Jesus Oliveira Campos Rodrigues Sérgio Daniel Assunção Pessoa

Iryna Pylypets

31/05 Nelson Eduardo Martins Ramalho Emília Dias Santos Pereira Rúben André Marceneiro Caldeira Mariline Cordeiro Branco Pedro Manuel Rodrigues Palos

01/06 João Paulo Marques Serra Andreia Gomes Rodrigues Gilberto Antunes Silva

03/06 Sílvio Carvalho Inácio

04/06 João Carlos Madrinha Delgado António David Pereira Esteves Sergio Manuel de Oliveira Alexandre Cátia Sofia Vieira Neves Josimar Ricardo Lima Vieira Alyosha Mitkov Kazakov Joana Raquel Carreira Marques João Miguel Patricio Francisco Virginia Neves Sousa

05/06 Ibrahima Bah Helena Maria Pereira Coelho Marta Sofia Martins Palma Batista Arménio da Conceição Ferreira Pedro Miguel Marques de Coito

06/06 Catarina Isabel Rocha Marques Silvia Marques Oliveira Pedro Miguel Lopes Cortesão

07/06 Pedro Gonçalo Gomes Ladeiro

08/06 Maria do Ceu Ribeiro Rosario Santos Vânia Cristina Fernandes Neves

09/06 Hugo Miguel Meireles de Almeida Lima Anabela Soares da Silva

10/06 Aurélio Fernando da Silva Maria Alice Mendes Cordeiro

11/06 Regina Maria Silva Simões

12/06 Márcio André Magueta Perdiz José Manuel Pena dos Santos Maria Manuela Sopas Borges Cordeiro

13/06 Adriana Sofia Caiano Jordão Tiago Renato Pereira Ribeiro Maria Clara Simoes das Neves Silva

14/06 José da Silva Pedro Elsa Marina dos Santos Craveiro Sónia Rute Rijo Vaz Tiago José Domingues Simão

15/06 Andrei Solomon

16/06 Sónia Margarida Lindo Santos Dina Raquel Rainho Lobato Peixoto Carla Sofia Vieira Rodrigues Deolinda Lourenço Domingues Batista

17/06 Cláudia Sofia Caleço Vicente Emanuel António da Silva

18/06 Cristina Isabel Santos Maia Adélia da Costa Manta Trino Marilia Alexandra Ferreira Vieira

19/06 Ulyana Chernivchan Iraci Alves Santos

20/06 Luís Filipe Serrão da Cruz Yaroslava Korzhos Maria Alice Pedrosa da Cunha Maria Licínia Silva Oliveira Sintia Alves Martins

21/06 Luís Manuel Ferreira Francisco Inês Pereira dos Santos Joel Martinho Camas Pimentel

22/06 Tânia Alexandra de Jesus Marques José Mendes Ivo José da Silva e Santos Magriço

23/06 Anabela Godinho Neves Arlindo Gonçalves Santos João Virgílio Oliveira da Cunha Borges Maria Irene Rocha Nunes

24/06 Ana Catarina Pedroso Jesus Pereira

25/06 Catarina Sofia da Cruz Cintra Costa Rosa Maria Lopes Pedrosa Caldeira Amílcar Jorge Curado Estevão

26/06 Ana Patrícia Pedrosa Gonçalves Ana Santos Ferreira Nelson Filipe Fajardo Jorge Vasco Miguel Soares Fernandes

27/06 António Marques Domingos Edgar Henrique Rigueiro Lopes Shahnoza Davronova Patrícia Alexandra Pedrosa Paula Maria da Cruz Silva Gonçalves

28/06 Marta Cristina Gonçalves Ribeiro Cátia Sofia Girão Simões João Pedro da Silva Dâmaso Elisabete Maria Ferreira Batista Vasyl Matsenko Fabio Lino Merces Marques

29/06 José Pedro Crespo da Cunha Sandra Margarida Félix de Oliveira Marisa Alexandra Oliveira Goncalves Ricardo Jorge Gomes da Silva Rúben Tiago Patatas dos Santos

30/06 Paula Aurora Moreira Pereira Cordeiro Joana Catarina da Silva Lopes Iurii Belegai Eunice Natália da Silva Ribeiro

01/07 Tiago Rafael Mesquita Julião Ana Rute Estrela da Silva Carlos Eduardo Rodrigues da Cruz Mónica Andreia Ferreira Campizes Maria Manuela dos Santos Soares Vieira

02/07 Jorge Manuel de Jesus Santana Rui Claúdio Fernandes dos Santos

03/07 Paulo Jorge de Oliveira Pinto Serra Luís Miguel Ourelo Pereira Fernando dos Santos Galhardo

04/07 Sérgio Antonio Sousa Pinto Manuel Ferreira Lopes Maria Aldina Gomes Ferreira Bruna Marina Maia Rodrigues

Bruno Miguel Rodrigues Costa Everson das Chagas Gomes da Silva João Carlos Fernandes da Costa Lima Neto Sandra Marina Curado Burreca

05/07 João Manuel Santos Mendes Ana Cristina Baptista Ferreira José Carlos Pereira Rodrigues

06/07 Maria Manuela Vieira Sarabando Ana Sofia Fonseca Abrantes Bóia Carlos Manuel Felício Caldeira

07/07 Joaquim da Cunha Cláudia Maria Cordeiro Dias Maria Selene Jacinta Borges José António Santos Batista Ana Paula Oliveira André

08/07 Armando Ereira Ferreira Maria Emília Querido Cardoso Pádua

09/07 Estelle Capatão da Costa Magalhães Fábio André dos Santos Rocha Joana Patrícia Cordeiro Rato Maria Fernanda Januário Caetano Pedro Nuno de Sousa Cardoso

10/07 Sandra das Neves Mineiro Mário João Melo Santos Patrícia Isabel Neto Russo Rita Margarida Rua Sanches Jociley Sousa Pontes Ferreira

11/07 Vítor Rodrigues Dias Bruna dos Santos Borges Joana dos Santos Borges Elisabete de Jesus Marques Marie Clarice Campos Cardoso Rolo Vítor Manuel Sousa Fernandes Sandra Moreira de Oliveira Ferreira

12/07 Dinis Carreira Fernandes Ema Catarina Sousa Santos André Filipe Henriques da Silva Isaura Maria dos Santos Silva Cordeiro

13/07 Francisco João Martins Correia António Alberto Conceição Augusto Cidália Maria da Silva Ramalho

14/07 Liliana da Mota Ferreira Jorge Manuel Moura Alves Maria Edite Ferreira Mendes Marta Sofia da Conceição Jacinto Ricardo Ramos Gomes Sandra Isabel dos Santos Ferreira

15/07 Fernando Manuel Neves Santiago Manuel Henrique Carriço Alabaça Isabel Maria Marques Gomes Bruno Manuel Gaspar Guerra

16/07 Marco António Moreira da Fonseca Maria Manuela Machado Veloso Pedro Rogério Ferreira Rodrigues Maria da Conceição da Silva Rodrigues

17/07 Etelvina Pedrosa Gomes

18/07 Maria Zulmira Gomes Ferreira Isaura da Conceição Portela Jakhongir Nasritdinov Nélson Maia da Conceição Loureiro Maria da Conceição Cordeiro Marques Izabele Juriene João Pedro Pimenta Bogalho Hugo Rafael Varela Duarte

19/07 Cátia Sofia Fonseca da Luz Andreia Filipa Marques Reis

20/07 Patrícia Isabel Caneira Serra Regina Maria Pedrosa Ferreira

21/07 Ana Carina Rodrigues Moreira Maria Alina Jordão Ferreira Ivan Kuprych Helena Maria de Jesus Camarinho Fábio Miguel Gomes Tomás

22/07 Nádia Cristiana da Silva Marques Arménio Simões Rodrigues Sílvio José Marques Cintra da Costa Paula Cristina Mendes Caiano Amêndola Sandra Manuel Sousa Gaspar Elisa Maria Batista Garrido Nuno Manuel Baptista Mendes Bernardes

23/07 Maria João da Graça Pereira Bruno Alexandre Gonçalves Vilas Maria Cecilia Dias Ferreira Bernardes Luísa Maria dos Santos Carvalho

24/07 Nelia Sofia Vieira Domingues Dina Maria Fernandes Santos Carlos Filipe Fernandes Simões

25/07 Benilde Cordeiro Dias Marques Maria de Fátima Silva Carreira Oliveira Jorge de Jesus Gomes Maria de Fátima Mendes Caiano Pedro Miguel Marques Ferreira

26/07 António José Pereira Fernandes Marco Alexandre Teixeira Gonçalves

27/07 Emanuel José Simões de Carvalho João Miguel Rodrigues Pais

28/07 Mónica Gonçalves Duarte Furkat Davronov António dos Reis Fernandes

29/07 Nuno Miguel Baptista Franqueira Célia Margarida Simões Fernandes João Paulo Amaro Ferreira Elsa Catarina Andrade Neves Hilário Marques Rodrigues Marto

30/07 Valentina Demyanyshyna Ana Maria Silva Domingues Ana Cristina Marques Gomes Milene Sofia Vieira Santos

31/07 Tiago Filipe da Silva Domingos Daniel José Dias Vaz

LUSiFROTA01/05 José Carreira da Silva

04/05 Sílvio Gaspar de Oliveira José Rocha Domingues Tiago Alexandre dos Santos Carvalho

05/05 Armando Melo Gomes José Carlos Silva Rodrigues

09/05 Luís Padeiro Santos Anselmo

10/05 Carlos Daniel Pereira da Silva Carlos Alberto de Oliveira Almeida

12/05 Carlos Paulo Carreira Soares António Manuel Gomes Pereira Ricardo José Moreira Oliveira Ferreira António Fernando Ventura F. da Rocha

02/06 Carlos Manuel Ferreira Santos

03/06 Nuno Gonçalo Santos Costa e Sousa António José da Silva Rosas

05/06 Raúl Gonçalves da Silva

06/06 Ivan Gavryshko

08/06 Paulo José Botas da Costa

09/06 Ailton dos Santos Lima

10/06 Carlos Manuel Vieira Leal

11/06 Hugo Rafael Carreira Antunes David da Ponte Francisco

12/06 Tiago Filipe Oliveira Alves

14/06 Carlos Miguel da Cruz Moreno António Fernando Carvalho Branco

17/06 Nélson Dias Azenha

21/06 Luís Ferreira Andrade

27/06 Celso Euclides da Cunha Cício

30/06 Paulo Jorge Rodrigues Lopes

01/07 António Carreira Brites

03/07 Rui Pedro Matias Lopes

04/07 Joaquim Polidoro Fernandes Silva

06/07 Rui José Martins Pais

14/07 Cláudio Jorge Neves Domingues

16/07 Gil Ferreira Rodrigues

17/07 José Manuel Guerreiro Simões Calado

19/07 José de Carvalho Francisco

20/07 Filipe Daniel Martins Rodrigues

21/07 Marta Catarina Pinto Loureiro

22/07 Jorge Lourenço Ferreira Miguel

24/07 Nuno Gonçalo Santos Duarte

25/07 Fernando Manuel de Pinho Ferreira José António Marques Leal Diogo Ricardo Pereira Santos

29/07 Ricardo Emanuel Duarte Silva Manuel da Silva Simões

RACENTRO11/05 Jorge Miguel Gil Alves

13/05 Jorge Cruz Ferreira Senhor

14/05 Pedro Nuno Carvalheiro Louro dos Santos

25/05 Marta dos Santos Figueiredo

30/05 Manuel Ferreira Gomes Micael dos Santos Caetano

01/06 Nuno Miguel Fernandes Augusto

03/06 Rui Bregieiro Soares

07/06 Teresa Mota Duarte Agostinho

12/06 Ana Catarina Pedrosa Henriques Albertina Martins Pereira Jorge da Silva Ana Catarina Pedrosa Henriques Miguel José Pinto Loureiro

16/07 João Pedrosa Capitão

30/07 Daniel Rosa Moita

MULTiLAFõES10/05 Maria Armandina Horta Simões Cruz

11/05 Luís Filipe da Silva Teixeira Dias

22/05 Carlos Alberto Loureiro Braz António Lourenço Ramos Jorge

23/05 Silvina Conceição Oliveira

09/06 Maria Conceição Besugo Tomé Salvador

10/06 Maria Adília Ferreira Rodrigues

13/06 Virgínia Perpétua Paz Duarte

20/06 Maria Manuela da Silva

24/06 Maria Natividade Pacheco Sousa Santos Olga Maria Mendes Paz Ferreira

27/06 Paula Cristina Matos Almeida

28/06 Hugo Miguel Firmino Bento

01/07 José Maurício Henriques

02/07 Paulo Jorge Oliveira Marques

03/07 Maria Irene Dias Pereira Prazeres

04/07 José António Pinto Duarte

08/07 Maria Emilia Querido Cardoso Pádua Lúcia Marques Freitas Durães

21/07 Zita Maria Cardoso Amaral Pais

22/07 Maria de Lurdes Marques dos Santos

24/07 Maria Alice Pereira Rodrigues Marcela

29/07 José Pereira Santos

30/07 Emanuel Filipe Ferreira Lopes

PAPÁS E MAMÃSmeigal alimen. Leiria Daniel Da Silva Gasparmeigal alimen. Jorge Manuel EstevesLusiaves s.a m. Ondas Yevgen TrokhanovskyyLusiaves s.a m. Ondas Ricardo Miguel FernandesLusiaves s.a m. Ondas Fábio André RochaLusiaves s.a m. Ondas Inês Pereira dos SantosLusiaves s.a Qt. s. Tomé Fábia Susana BernardesLusiaves s.a m. Ondas Viktoriia Trokhanovska

Page 12: Lusinews 32

Frango cozido desfiadoRefeições práticas com todo o sabor

Sugestão de apresentaçãoO produto Frango cozido desfiado Campogrill é exclusivamente distribuido pela Meigal Alimentação

DisponívelCongelado

SACOPeso fixo

Caixa

1kg

5kg

prepare a suarefeição num minuto!Saudável e Saborosa

grupo