manual de instruções lavadora jacto 6200

10
MANUAL DE INSTRUÇÕES 04/2012- 030007 - 0417-MP MÁQUINA DE LIMPEZA DE ALTA PRESSÃO Exclusivo para uso doméstico Atenção: Não utilizar o equipamento sem antes ler o manual de instruções MÁQUINAS AGRÍCOLAS JACTO S.A. - JACTOCLEAN Av. Perimetral, 901 - Distrito Industrial 17580-000 - Pompéia - SP - Brasil Tel.: (14) 3405-3010 - Fax: (14) 3405-3030 E-mail: [email protected] Home page: www.jactoclean.com.br J6200 By Pass ou J6200 Stop Total

Upload: mjrsilva

Post on 04-Sep-2015

168 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Manual de instruções de uso para Lavadora de alta pressão Jacto 6200

TRANSCRIPT

  • MANUAL DE INSTRUES

    04/2012- 030007 - 0417-MP

    MQUINA DE LIMPEZADE ALTA PRESSO

    Exclusivo para uso domsticoAteno: No utilizar o equipamento

    sem antes ler o manual de instrues

    MQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTOCLEANAv. Perimetral, 901 - Distrito Industrial

    17580-000 - Pompia - SP - BrasilTel.: (14) 3405-3010 - Fax: (14) 3405-3030

    E-mail: [email protected] page: www.jactoclean.com.br

    J6200By Pass

    ouJ6200Stop Total

  • ACESSRIOS OPCIONAIS Mangueira prolongadora: ................................................RG: 150847 Kit desentupidor domstico: ..............................................RG: 1185042 Bico turbo ..........................................................................RG: 1169352 Detergente automotivo J40 (1 litro) ...................................RG: 1184961 Detergente automotivo J40 (5 litros) .................................RG: 1184953 Detergente neutro uso geral J100 (5 litros) .......................RG: 1184950

    CARACTERSTICAS FUNCIONAIS E IDENTIFICAO DAS MQUINASA nica diferena entre os modelos das mquinas est na forma de funcionamento do motor, quando o gatilho (sada de gua) fechado. So elas:Modelos J 6200 e J 6200 com bico turbo - Ao se fechar o gatilho, o motor continua funcionando normalmente fazendo com que a gua fique circulando no interior da bomba. Nestes modelos, o motor no deve ficar funcionando, em hiptese alguma, mais que 3 minutos com o gatilho fechado. Caso isso ocorra as vedaes sero danificadas.Modelos 6200 Stop Total e J 6200 Stop Total com bico turbo - Ao se fechar o gatilho, o motor se desliga automaticamente, voltando funcionar normalmente assim que o gatilho for aberto. O grande cuidado que se deve ter com estes modelos de mquinas, no ficar abrindo e fechando o gatilho em intervalos de tempo curtos, pois dessa forma, o motor poder sofrer um aquecimento exces-sivo, alm do alto consumo de energia.Bico turbo - Acessrio para uma melhor eficincia na limpeza.

    Cuidado muito importante: No caso das mquinas Stop Total, ao se terminar o uso, ou quando o intervalo for grande, deve-se desligar a chave eltrica, afim de evitar que outras pessoas acionem o gatilho, voltando a funcionar, Isso pode causar acidentes, principalmente com crianas.

    MODELOS APRESENTADOS NESTE MANUAL

    MODELO:J 6200

    MODELO:J 6200

    STOP TOTAL

  • 02

    INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA

    Antes de utilizar as mquinas de limpeza de alta presso JACTOCLEAN leia e siga rigorosamente todas as instrues contidas neste manual.Conserve todos os adesivos do equipamento e se houver necessidade substitua-os para sua maior segurana.

    As recomendaes so de grande importncia para sua segurana e de terceiros, por isso siga-as corretamente e em caso de dvidas, fale conosco.No destrua este manual, ele parte integrante do aparelho e deve ser guardado para referncias futuras.- No use o aparelho se o cabo de alimentao ou partes importantes dele estiverem danificados, por exemplo, dispositivos de segurana, mangueira de alta presso e pistolas.- Se uma extenso for usada, o plug e a tomada devem ser a prova d'gua. AVISO: Extenses inadequadas podem ser perigosas.- Antes de instalar a mquina certifique-se de que a rede eltrica local compatvel com a do equipamento. Em hiptese alguma elimine o pino de aterramento do plugue.- Conecte o cabo eltrico somete em tomadas devidamente conectadas a rede terra.- No toque no plugue ou tomada com as mos molhadas.- Sempre utilize calado com sola de borracha ou outro material isolante eltrico.- Quando a temperatura ambiente estiver abaixo de 0 C, a agua no interior da bomba pode congelar, ocasionando a quebra do cabeote. Por isso, em temperaturas baixas, retire toda a gua do interior da bomba.AVISO: Mangueiras de alta presso, conexes e engates so importantes para segurana do aparelho. Use somente mangueiras, conexes e engates recomen-dados pelo fabricante.- No direcione o jato contra si mesmo ou em outros com o objetivo de limpar roupas ou sapatos.ATENO: No use o aparelho ao alcance das pessoas, a menos que usem pro-tetor vesturio.- proibido usar a mquina prximo a substncias inflamveis ou a reas classificadas como potencialmente explosivas, podendo ocasionar incndio ou exploso.- No cubra as grades de ventilao quando o aparelho estiver em uso.

    GARANTIA

    - Alterao ou destruio da Plaqueta de Identificao do Produto;- Alterao no equipamento ou de qualquer caracterstica original;- Abusos ou negligncias para com as recomendaes do fabricante;- PERDA DA NOTA FISCAL DE COMPRA;- Danos causados por agentes de natureza regional, como por exemplo, quebra do cabeote devido congelamento da gua em seu interior, provocado por baixa tempera-tura.- Utilizao de produtos de PH no neutros, passando pelo circuito interno da mquina.ITENS EXCLUDOS DA GARANTIA:- Defeitos decorrentes de acidentes;- leo lubrificante;- Peas que apresentarem desgaste natural pelo uso, SALVO DEFEITOS DE FABRICAO, MONTAGEM OU DE MATRIA-PRIMA;- Danos de natureza pessoal ou material do usurio, proprietrio ou terceiros;- Deslocamentos e mobilizao de pessoas e veculos;- Deslocamentos e fretes dos equipamentos, peas e componentes, para garantias no concedidas.GENERALIDADES:- A troca de pea(s) em garantia no prorroga e nem reinicia o perodo de garantia;- MESMO DENTRO DO PERODO DE GARANTIA, DE RESPONSABILIDADE DO PROPRIETRIO LEVAR O EQUIPAMENTO COM TODOS OS SEUS ACESSRIOS AO SERVIO AUTORIZADO DE SUA PREFERNCIA CASO NECESSITE DE ALGUM TIPO DE REPARO;- Atrasos eventuais na execuo dos servios no conferem direito ao proprie-trio indenizao e nem extenso do prazo de garantia;- Jacto facultado o direito de introduzir modificaes ou paralisar a fabrica-o do equipamento sem prvio aviso;- Qualquer sugesto, dvida ou reclamao contate nosso Servio de Atendimento ao Cliente: Av. Perimetral, 901 - Distrito Industrial - CEP 17580-000 - Pompia - SP - Brasil- Fone:(14) 3405-3010 - ou ligue grtis: 0800 - 131513 - Fax: (14) 3405-3030 - e-mail: [email protected]. O horrio do nosso atendimento comercial de segunda a sexta-feira das 07h15 s 17h18.

    MQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTOCLEAN

    17

    - No mova a lavadora arrastando-a pelo cabo eltrico ou pela mangueira.

    - No trabalhe na chuva ou com trovoadas.

  • 1603

    ATENO Este equipamento modelo J 6200 recomendado somente para uso do-mstico.

    Este equipamento no se destina utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana. Recomenda-se que as crianas sejam vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho.Desconecte da rede eltrica de alimentao antes de realizar a manuteno.No permita que crianas ou pessoas despreparadas utilizem esse equipamento.Em caso de incndio nunca dirija o jato contra os equipamentos eltricos ou a prpria rede eltrica. No utilizar com aditivos, produtos txicos ou inflamveis.Este equipamento foi projetado para ser utilizado com agentes de limpeza fornecido ou recomendado pelo fabricante. O uso de outros agentes de limpeza ou produtos qumicos afetam a segurana do equipamento. Utilizar somente produtos qumicos neutros (vide acessrios).As mangueiras de alta presso, engates e conectores so importantes para segurana do equipamento, use somente mangueiras, engates e conectores recomendados pelo fabricante. No funcione a mquina sem alimentao de gua ou soluo.Nunca utilize a mquina com as mangueiras dobradas ou tambm em contato com superfcies cortantes.Durante o uso do equipamento, o contato direto da mangueira de alta presso em pisos speros pode danificar a mangueira. Caso isso ocorra, suspenda imediatamente o uso e faa a manuteno recomendada.Mantenha crianas e pessoas despreparadas longe da rea de trabalho da mquina.Antes de qualquer servio de manuteno ou ao final de cada utilizao, desligue o interruptor de liga/desliga, desconecte o cabo eltrico e despressurize o sistema, antes de desconectar a mangueira de alta presso.Extenses eltricas inadequadas podem ser perigosas. Mantenha todas as conexes secas. No toque nos plugues ou tomadas com as mos molhadas.Antes de ligar a mquina rede eltrica, certifique-se de que o boto liga / desliga da chave de partida esteja na posio desligado. Estas precaues diminuem o risco de choques eltricos.Se o cabo eltrico de alimentao est danificado, ele deve ser substitudo pelo fa-bricante ou agente autorizado ou pessoa qualificada afim de evitar riscos.A gua que flui atravs do refluxo preventivo considerada no potvel.

    GARANTIA

    TERMO DE GARANTIAMQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTO CLEAN, garante o equipamento identifi-cado neste manual, obrigando-se a reparar ou substituir peas e componentes que, em servio e uso normal, segundo as recomendaes tcnicas, apresentarem DEFEI-TOS DE FABRICAO OU DE MATRIA-PRIMA, obedecendo as seguintes regras:A "GARANTIA LEGAL" conforme a lei do consumidor, de 03 MESES. Mangueiras, Bicos, Vlvulas, Gaxetas, Retentores e Anis de vedao, so peas consideradas de desgastes normais, diretamente influenciadas pelas condies de uso, como por exemplo a qualidade da gua e a forma de utilizao. Estas peas esto cobertas por esta garantia, apenas para defeitos de fabricao ou de matria-prima.A "GARANTIA ADICIONAL" de 09 MESES para as demais peas do equipamento, sendo superior a que assegura a legislao, totalizando 12 MESES (1 ANO), desde que todas as condies de uso, manuteno e termos de garantia sejam seguidas conforme descrito no Manual de Instrues do produto.CONDIES PARA GARANTIA:- O equipamento dever ter a NOTA FISCAL. Caso haja necessidade de manuteno, a nota fiscal dever ser apresentada ao SERVIO AUTORIZADO.- O equipamento no dever apresentar marcas de utillizao de chaves ou violao na regulagem de presso.- Qualquer suspeita de defeito, pare o uso e leve o equipamento ao SERVIO AUTO-RIZADO para evitar o agravamento do problema.NOTA: A SUBSTITUIO DE COMPONENTES COMPLETOS COMO O PRPRIO EQUIPAMENTO OU O GATILHO S SERO FEITAS CASO O DEFEITO NO POSSA SER SANADO PELA SIMPLES TROCA DE PEAS OU PARTES DO COMPO-NENTE.PERDA DO DIREITO DE GARANTIA:A ocorrncia de quaisquer dos fatos abaixo citados, determinar o cancelamento auto-mtico e a perda da garantia:- Instalao fora das especificaes pela no leitura do MANUAL DE INSTRUES;- Utilizao do equipamento em desacordo com as recomendaes tcnicas do MA-NUAL DE INSTRUES e da PLAQUETA DE IDENTIFICAO DO PRODUTO;- Utilizao de acessrios no recomendados pelo fabricante;- Consertos realizados em oficinas ou por pessoas no autorizadas pelo fabricante;- Utilizao de peas no originais JACTO;- Defeitos causados pela falta de lubrificao, limpeza ou ausncia do filtro na entrada de gua ou suco de aditivos;

    INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA

    - Jatos de alta presso podem ser perigosos se sujeitos ao uso incorreto. O jato no deve ser direcionado em pessoas, animais, equipamentos eltricos em funciona-mento ou ao prprio aparelho.No lavar a lavadora J 6200 com o jato de alta presso

  • 15 04

    PLAQUETA DE IDENTIFICAOVerifique se a plaqueta de identificao est fixada na parte traseira do aparelho, caso no esteja, comunique ao revendedor. Os aparelhos sem placas no devem ser usados. Est plaqueta contm informae sobre o modelo da mquina, n de srie, a presso de trabalho, a voltagem do motor e outras informaes importantes.

    IDENTIFICAO DO EQUIPAMENTO

    APRESENTAO DO EQUIPAMENTO01 - Lavajato 6200;02 - Extenso;03 - Gatilho com mangueira de alta presso;04 - Cabo;05 - Manual de isntrues, Rede de asistncia tcnica autorizada, para-fusos de fixao do cabo (4 peas) e Engate rpido;06 - Bico turbo (somente nos mode-los J 6200 com bico turbo).

    ESQUEMA ELTRICO - MOD. 6200

    Mquina de Limpeza de Alta Presso (220 V)

    Mquina de Limpeza de Alta Presso (127 V)

    01

    sada de alta presso

    03entrada de gua

    ou soluo

    02B1 ligar os fios do

    cabo eltrico

    ligar os fios do motor

    ( Azul e Amarelo)

    Vermelho Preto

    Amarelo

    Azul

    Vermelho Preto

    Amarelo

    Azul

    MONTAGEM DO CABO DA MQUINA

    Mquina de Limpeza de Alta Presso (220 V) com stop total

    C = Capacitor permanenteM = MotorB1 = Chave liga-desligaP = Pressostato7 = Protetor trmico no motorFio Terra: Deve ser conectado ao pino redondo da tomada.Certifique-se de que a rede esteja protegida contra pane na instalao eltrica.Fio para ligar tomada deve ser de 2,5 mm e para o terra de 1,0 mm.

    Mquina de Limpeza de Alta Presso (127 V) com stop total

    B1 ligar os fios do cabo eltrico

    ligar os fios do motor

    ( Azul e Amarelo)

    plaqueta de identificao

    05

    04

    F

    F

    MQUINAS AGRCOLAS JACTO S.A. - JACTO CLEAN adota para seus produtos uma poltica de contnuo aprimoramento. Portanto, reserva-se o direito de alterar os seus produtos sem prvio aviso e sem incorrer qualquer obrigao decorrentes de tais alteraes.

    Para montar o cabo neste equipamento devero ser seguidas algumas instrues: -Na montagem do cabo o proprietrio dever prestar muita ateno na posio correta de en-caixe do cabo como mostra a figura. Aps encai-xado basta colocar os 4 parafuso e apert-los.

    parafusos

    06

    05

  • 1405

    ESPECIFICAES TCNICAS PROBLEMAS: DEFEITOS, CAUSAS E CORREES

    Vedaes no sistema de suco danificadas

    - Limpar.

    - Abrir a torneira.- Verificar a vazo da torneira (deve ser de 8,0 l/min no mnimo).

    - Trocar o bico.

    - Trabalhar dentro do limite mximo de altura para succionar a gua ou soluo. (1 metro no mximo).

    - Verificar a ligao da rede eltrica (consulte um eletricista).

    - Se estiver usando extenso, verifique a bitola correta do fio conforme instru- es do item "Instalao Eltrica".

    - Verificar se o plugue est totalmen-te inserido na tomada.- Acionar a alavanca do gatilho para despressurizao.

    - Proceder conforme instrues descritas sobre "Limpeza e Man. do Equipamento"

    Filtro de suco sujo

    Bico desgastado

    - Substitu-las.

    Insuficincia de gua ou soluo devido altura (quando se trabalhar por suco)

    Insuficincia de tenso na rede

    Bitola errada da extenso do cabo

    Plugue de ligao mau encaixado

    Bomba bloqueada por estar muito tempo parada

    Retentores ou anis de vedao danificados

    - Procurar assistncia tcnica autorizada.

    - Verificar as conexes e mangueira de suco da bomba. Acionar a alavanca do gatilho por diversas vezes.- Ligar a mquina vrias vezes, sem a mangueira de presso.

    Entrada de ar na suco

    Suspiro do medidor de nvel entupido

    - Desobstruir o furo do medidor de nvel. Procurar assistncia tcnica autorizada.

    A mquina liga, mas no atinge a presso

    de trabalho ou ocorre oscila-o na presso

    Motor "ronca"e no d partida

    Vazamento de leo

    Abastecimento insuficiente

    Mangueira de presso pressurizada

    Canal de suco de detergente entupido - Providenciar limpeza.

    DEFEITOS CAUSAS CORREES

    A mquina no succiona detergente

    Vazamento de gua ou soluo

    Gaxetas gastas - Procurar assistncia tcnica autorizada para substitu-las.

    Motor no desliga aps alguns segundos do gatilho fechado (Somente modelo

    stop total)

    Micro no est sendo acionado - Procurar assistncia tcnica autorizada.

    Motor liga sozinho enquanto o gatilho est fechado (So-mente modelo stop total) Vazamentos internos no gatilho

    - Procurar assistncia tcnica autorizada.

    NOTA: Ao iniciar o uso, a mquina poder apresentar um pequeno vazamento de gua nas gaxe-tas, que ir diminuir ou parar posteriormente. Durante o uso, admissvel vazamento de at 3 gotas por minuto para cada gaxeta, pois isso no prejudicar o funcionamento da mquina.

    Vazo mxima (l/min) ............................Presso nominal (bar - lbf/pol2) ..............Presso nominal (MPa)..........................Presso permissvel (bar - lbf/pol2) .........Presso permissvel (MPa).....................Tenso (V) ..............................................Potncia consumida (Watts) ...................Classe de isolamento do motor ..............Corrente (A) ............................................Freqncia (Hz) .....................................Grau de proteo....................................Vazo de entrada (l/min) ........................Nvel de presso sonora LpA (dB)............Acelerao (r.m.s.) no brao do operador - gatilho (m/s2) .............................................Acelerao (r.m.s.) no brao do operador - Lana ou extenso (m/s2) .........................Fora de recuo no gatilho (N) ...................Temperatura mxima na entrada d'gua ou soluo (C) ......................................Presso mxima de entrada d'gua ou soluo (bar - lbf/pol2 - Mpa) ..................Tipo de leo da bomba ..........................Capacidade de leo (ml) ........................Dimenses (aps a montagem) Comprimento (mm) ............................ Largura (mm) ..................................... Altura (mm) ........................................ Peso (kg) ...........................................

    MQUINAS DE LIMPEZA DE ALTAPRESSO - 6200

    220 V(60 Hz)

    127 V(60 Hz)

    570-1000

    7103-1500

    10220

    1000F

    4,960

    IPX 51267

    0,35

    0,3511

    40

    10-140-120W40

    160

    33024080012

    570-1000

    7103-1500

    10127

    1000F

    9,160

    IPX 51267

    0,35

    0,3511

    40

    10-140-120W40

    160

    33024080012

    220 V(50 Hz)

    570-1000

    7103-1500

    10220

    1000F

    5,150

    IPX 51267

    0,35

    0,3511

    40

    10-140-120W40

    160

    33024080012

    Obs.: Variao na presso nominal 10% .

  • 06

    INSTALAO HIDRULICADIRETO NA REDE

    - A mangueira de suco deve possuir dimetro nominal de 1/2" (13 mm) e ser reforada para evitar estrangulamento.

    ATRAVS DO DEPSITO

    mangueira de suco 1/2" depsito

    rede hidrulica

    ATENOA mquina dever estar sempre no mesmo nvel ou abaixo do depsito.A mangueira de suco no acompanha o produto.

    vlvula

    de reteno

    A mangueira de suco deve possuir dimetro 1/2" (13 mm) e comprimento m-ximo de 2 metros, para a suco de alimentao da bomba atravs do depsito.- Antes de iniciar o trabalho, encher a mangueira de suco com gua ou soluo para eliminar o ar existente na mangueira e no cabeote da bomba.- Na extremidade da mangueira que ir ficar submersa no depsito (mangueira de suco), recomendamos acoplar uma vlvula de reteno (a vlvula no fornecida pela JACTOCLEAN), para que a mangueira permanea sempre cheia de gua ou soluo.

    LIMPEZA E ARMAZENAMENTO DO EQUIPAMENTOAs mquinas de limpeza JACTOCLEAN devem ser limpas somente com

    pano umedecido em gua. No jogue gua para no danificar os componentes eltricos. A limpeza da carenagem no deve ser feita com thinner ou similares.

    Em regies sujeitas a baixas temperaturas, aps o uso, deve-se esgotar todo o lquido existente no cabeote da bomba a fim de evitar danos.

    PROCEDIMENTOS

    - Desconecte a mangueira de suco n1 e em seguida a mangueira de alta presso n2.

    - Ligue a mquina por cerca de 5 segundos e certifique-se de que a gua ou soluo depositada no cabeote foi expelida.

    NOTA: Aps um longo perodo de armazenagem do equipamento, pode surgir a formao de uma crosta de cal na bomba, dificultando o

    arranque do motor. Neste caso, necessrio girar o eixo do motor

    A mquina depois de estar devidamente limpa deve ser guardada em lugar seco e coberto.

    chave de fenda

    eixo do motormanualmente antes de ligar a mqui-na na tomada, para romper a crosta existente na bomba, o que ir nor-malizar o arranque do motor. Para isto, introduza uma chave de fenda grande pelo furo central traseiro at alcanar o eixo do motor e gire vrias vezes no sentido horrio.

    13

    1

    2

    chave liga / desliga

    mangueira de suco

    MONTAGEM DO ENGATE RPIDO- Retire a porca de fixao do corpo do engate rpido (1); Passe a mangueira pela porca de fixao e encaixe a mangueira no corpo do engate rpido (2).- Aperte a porca de fixao at travar a mangueira (3); Encaixe e pressione o engate rpido contra o bico de entrada de gua que j est montado na lavadora, at travar (4).- Para desmontar, puxe a capa do corpo do engate rpido para trs (5);

    1 2 3 4 5

  • 07

    INSTALAO ELTRICACABO COM PLUGUE DE ATERRAMENTO Este equipamento est montado com um plugue de 3 pinos. O pino central est ligado carcaa da bomba, que conectado tomada fica em contato direto com o fio terra da rede, aumentando a segurana do usurio.

    - No elimine o pino de conexo terra;

    - No use adaptadores que eliminem esta conexo;

    - No tente conectar o plugue de 3 pinos em uma tomada em desacordo com a norma NBR 14136;

    CABOS E EXTENSES ELTRICAS- Em hiptese alguma utilize extenso eltrica que no permita o uso do pino de acoplamento do fio terra.- Havendo necessidade, use extenso eltrica que possua conectores e tomadas que aceitem o cabo com pino de aterramento.- Use extenses eltricas cuja especificao seja igual ou superior recomendada neste manual.- Mantenha a extenso eltrica afastada de substncias inflamveis, longe do calor e objetos pontiagudos. Sempre desconecte a extenso eltrica da tomada antes de desconect-la da mquina.- Inspecione o cabo eltrico antes de usar. No use se estiver danificado.- Caso haja necessidade de utilizar uma extenso certifique-se de que a tomada e o plugue so a prova de gua para evitar acidentes.- A conexo para alimentao eltrica dever ser feita por um eletricista qualificado e obedecendo a norma IEC 60364-1.- Nota: Recomenda-se que a rede eltrica para este equipamento tenha um interruptor de proteo contra a falha de aterramento, que interrompa a fora se a corrente exceder 30 mA por 30 ms no aterramento do circuito eltrico.

    ATENO: A EXTENSO ELTRICA NO ACOMPANHA O PRODUTO.

    MANUTENO

    ADESIVOSAlguns adesivos so colados neste equipamento pela JACTO, visando

    orientar o uso e manuteno de seu equipamento.Mantenha os adesivos nos lugares e ajude a conserv-los. Eles so

    importantes para o operador e pessoas que trabalham perto da mquina durante a operao.

    ATENOCASO OS ADESIVOS SE DANIFIQUEM OU SE TORNEM ILEGVEIS, ADQUIRA OUTROS NAS REVENDAS JACTOCLEAN ATRAVS DOS NMEROS INDICADOS NESTA FIGURA.

    RG: 066829 (127 V)

    RG: 066936

    RG: 066837 (220 V)

    12

    RG: 281212

    PLUGUE 2P + T - CONFORME NORMA NBR 14136

    PINO = 4,0 mm

    127 V

    127

    V

  • 11 08

    COMPRIMENTO DO CABO TENSO BITOLA (AWG) SECO (mm)

    220 V

    220 V

    127 V

    127 V

    at 20 m

    de 20 a 50 m

    at 20 m

    de 20 a 50 m

    1,5

    2,5

    2,5

    4,0

    14

    12

    12

    10

    TABELA SOBRE BITOLAS DE FIOS A fiao da rede e extenses eltricas devem seguir as recomendaes da tabela abaixo.

    INSTALAO ELTRICA

    ATENO- EXTENSES ELTRICAS INADEQUADAS PODEM SER PERIGOSAS.- MANTENHA TODAS AS CONEXES ENXUTAS. - NO TOQUE NOS PLUGUES OU TOMADAS COM AS MOS MOLHADAS.- ANTES DE LIGAR A MQUINA REDE ELTRICA, CERTIFIQUE-SE DE QUE O BOTO LIGA / DESLIGA DA CHAVE DE PARTIDA ESTEJA NA POSIO DESLIGADO.ESTAS PRECAUES DIMINUEM O RISCO DE CHOQUES ELTRICOS.

    NOTA:ESTA MQUINA

    POSSU UMDISPOSITIVO QUE

    A DESLIGAAUTOMTICAMENTE QUANDO OCORRE

    AQUECIMENTOEXCESSIVO A FIMDE EVITAR DANOS

    NO MOTOR.

    desliga (0)

    liga (1)

    MANUTENO

    NOTA: CONTATE O SERVIO DE ASSISTNCIA TCNICA AUTORIZADA ANTES DE QUALQUER MANUTENO.

    - Limpe o filtro de suco sempre que o mesmo apresentar sujeiras ou incrustaes que impea a entrada de gua na bomba.- Quando a limpeza do filtro no for mais possvel pode-se trocar o filtro RG: 745745.- Para limpeza utilize uma escova de nylon macia com gua limpa.

    ATENO: Utilizar para reposio somente peas originais Jacto. Isto muito importante para valer seu direito a garantia.

    - Retire o plug ue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno na mquina.- No necessrio completar o nvel de leo.- A troca de leo deve ser feita em uma assistncia tcnica Jacto.

    - Recomendamos que a troca de leo seja feita a cada 300 horas de trabalho ou 2 anos, o leo que deve ser utilizado na troca o 20 W 40 e a capacidade do reservatrio de 160 ml.

    - Para garantir a segurana do aparelho, use somente peas de reposio ori-ginais do fabricante ou aprovadas por ele.

    filtro

  • 09

    FUNCIONAMENTO

    REGULAGEM DO JATO - O jato de gua pode ser em forma de leque ou concentrado. Seu formato obtido atravs de um simples giro na ponta da lana (manopla externa).

    esguichoconcentrado

    NOTA: Antes de iniciar o trabalho necessrio manter acionada a alavanca do gatilho para evitar sobrecargas no motor. Ao ligar a mquina, ocorrer uma fora de reao no gatilho, portanto, segure firmemente a pistola.

    Trava do gatilho

    esguicho em forma de leque

    FUNCIONAMENTO

    MONTAGEM DA LANA E BICO TURBO- Encaixe a extenso da lana ou bico turbo (1) no orifcio existente no corpo do gatilho (2).- Pressionando a extenso ou o bico turbo contra o gatilho, gire a mesma para a direita.- Com a lana ou o bico turbo j montado, certi-fique-se de que a extenso esteja corretamente travada no gatilho.

    12

    Procedimentos para o incio do trabalho- Conecte a mquina em uma torneira ou ao reservatrio com a mangueira (1). Caso esteja conectada desconecte a mangueira (2), funcione a mquina vrias vezes por um curto espao de tempo a fim de que elimine todo o ar do sistema. Para saber quando parar basta verificar se o jato est saindo contnuo. OBS: O procedimento de eliminao de ar do circuito hidrulico deve ser feito todas as vezes que se desconectar as mangueiras.

    FUNCIONAMENTO COM USO DE DETERGENTE-Encaixe o reservatrio de detergente na ponta da lana.OBS.: O reservatrio de detergente encaixado na ponta da lana sem a ne-cessidade de ser rosqueado. Para solt-lo, basta pressionar a trava e puxar o reservatrio para frente.- Acione a alavanca do gatilho e dire-cione o jato de detergente. Em seguida ligue a mquina.- Aps o uso do equipamento com detergente, desligue a mquina, solte a alavanca do gatilho e retire o reser-vatrio de detergente da lana. OBS: Consumo de detergente=100 a 800 ml/min, dependendo do tipo do jato no bico e da viscosidade do detergente em uso.

    - Desligue a mquina e acople a mangueira de alta presso (2). Primeiramente encaixe a ponta de metal com o anel na sada da mquina e depois rosqueie no sentido horrio at o final.

    - Libere a trava de segurana do gatilho e direcione a lana para o local desejado.- Acione o boto liga/desliga.ATENO: Ao interromper o uso ou armazenar o aparelho, trave o gatilho para evitar acidentes,

    rede hi-drulica

    reservatrio de detergente

    travalana

    10

    1

    2

    Em ambos os casos, aguarde alguns minutos e tente funcionar novamente. Se no conseguir, entre em contato com assistncia tcnica. - A lavadora de alta presso modelo J 6200, no deve ficar funcionando por mais de 3 minutos com o gatilho fechado, a fim de evitar dano nas vedaes da mquina, com exceo das mquinas que possuem STOP TOTAL.

    - Em locais onde existem grandes variaes na tenso, poder ocorrer: 1 - O motor no consegue partir. 2 - O motor desliga durante o uso.