manual fiesta mk6 2002

132
1 MANUAL DO PROPRIETÁRIO Fiesta

Upload: naigel-dias

Post on 03-Jul-2015

4.216 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Fiesta MK6 2002

1

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Fiesta

Page 2: Manual Fiesta MK6 2002

Contracapa-A.p65 12/4/2002, 08:532

2

MP Fiesta - 3ª Edição - 2002 - Maio / 2002

Page 3: Manual Fiesta MK6 2002

INFORMAÇÕES ÚTEIS NOS POSTOS DE ABASTECIMENTO

Capacidade do tanque de combustível:Capacidade do tanque de combustível:Capacidade do tanque de combustível:Capacidade do tanque de combustível:Capacidade do tanque de combustível:.......................................................45 l

Óleo do motor recomendadoÓleo do motor recomendadoÓleo do motor recomendadoÓleo do motor recomendadoÓleo do motor recomendado:

Motorcraft SAE 5W30 API SJ

Capacidade do cárter:Capacidade do cárter:Capacidade do cárter:Capacidade do cárter:Capacidade do cárter: Motor 1.0 Motor 1.0 Motor 1.0 Motor 1.0 Motor 1.0 l & Motor 1.6 Motor 1.6 Motor 1.6 Motor 1.6 Motor 1.6 l 1.0 1.0 1.0 1.0 1.0 l SUPERCHARGERIncluindo troca do filtro ................................ 4,0 l ..................................... 4,2 lSem troca do filtro ........................................ 3,9 l ..................................... 3,9 l

Fluido de freio: Fluido de freio: Fluido de freio: Fluido de freio: Fluido de freio: DOT 4

Suporte Técnico

Pressão dos pneus (pneus frios) em bar (lb/pol2)

BarBarBarBarBar

Lb/PolLb/PolLb/PolLb/PolLb/Pol22222

Medidada roda

5,5Jx14

Medida dopneu

175-65R14

Carga normalaté 2 pessoas

Carga total commais de 2 pessoas

Diant.Diant.Diant.Diant.Diant.2,06(30)

TTTTTras.ras.ras.ras.ras.1,93(28)

Diant.Diant.Diant.Diant.Diant.2,27(33)

TTTTTras.ras.ras.ras.ras.2,41(35)

Contra-capa.p65 12/4/2002, 09:1110

3

Page 4: Manual Fiesta MK6 2002

Apresentação

IMPORTANTE

As informações aqui contidasreferem-se a um veículo FordFiesta equipado com todos osopcionais e equipamentosdisponíveis. O seu Ford Fiestapoderá não dispor de todos osequipamentos mostrados nestemanual. Os dados contidos nomanual são meramenteinformativos sobre o modo de usarcada equipamento, não constituindoqualquer garantia quanto àexistência, características técnicasou formato em seu veículo.

As ilustrações, informaçõestécnicas e especificações destapublicação eram as vigentes até omomento de sua impressão.

AO PROPRIETÁRIO

Parabéns pela aquisição do seu FordFiesta. Este veículo foi projetadocom a mais moderna tecnologia, e oseu melhor conhecimentoproporcionará maior segurança aodirigí-lo. Por esta razão,recomendamos a leitura cuidadosadas publicações entregues com oveículo.

A Ford Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilLtdaLtdaLtdaLtdaLtda. reserva-se o direito de, aqualquer tempo, revisar, modificar,descontinuar ou alterar qualquermodelo de seus produtos, semprévio aviso. Nenhuma dessas açõesgerará por si qualquer obrigação ouresponsabilidade para a Ford ou parao vendedor face ao cliente.Fica proibida a reprodução total ouparcial desta publicação, assim comode suas ilustrações ou aindatraduções, gravações e fotocópias damesma, por meios mecânicos oueletrônicos, sem a permissão préviada Ford Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilFord Motor Company BrasilLtdaLtdaLtdaLtdaLtda.

"Este veículo está em conformidadecom a legislação vigente de controlede emissões Resolução CONAMA Nº18/86 e 15/95."

Limite máximo de ruído parafiscalização de veículo em circulação:

MMMMMotorotorotorotorotores:es:es:es:es:

1.0 l - Zetec RoCam................81,3 dB(a 4350 rpm)

1.0 l - SUPERCHARGER RoCam.....................................................82,5 dB

(a 4500 rpm)

1.6 l - Zetec RoCam...................83,6 dB(a 3900 rpm)

AoProprietario.p65 9/5/2002, 11:263

4

Page 5: Manual Fiesta MK6 2002

Conteúdo

Conheça antes de dirigir

Introdução

Painel de instrumentos

Comandos e equipamentos

Bancos e sistemas deproteção

Partida e condução do veículo

Partida

Condução

O que fazer numaemergência

Dados e informações importantes

Manutenção e conservação

Dados técnicos

6

10

20

51

65

67

75

93

118

Conteudo.p65 12/4/2002, 09:125

5

Page 6: Manual Fiesta MK6 2002

Introdução

Simbologia

Sempre que cuidados especiaisna execução de determinadaoperação fizerem-se necessários,aparece o símbolo ao lado.

Este símbolo indica cuidadosespeciais para a preservação domeio ambiente.

Símbolos de aviso no veículo

Ao encontrar no veículo ossímbolos ao lado combinados,ler as respectivas instruçõesneste manual antes de tocar emalgo ou tentar fazer qualquerreparo.

Os símbolos ao lado combinadosservem de aviso sobre as peçasde alta tensão. Jamais toquenestas peças com o motor ou aignição ligados.

Condução mais segura comproteção passiva

Não é possível eliminar totalmenteos riscos de acidentes, mas graças àtecnologia moderna, é possívelatenuá-los. O seu veículo, além daszonas deformáveis na dianteira etraseira, dispõe ainda de barras deproteção laterais na estrutura dacarroceria, longarinas das portas epainéis que absorvem a energia doimpacto.

Segurança através da eletrônica

Em favor da segurança, este veículoestá equipado com controleseletrônicos sofisticados.

Ao utilizar equipamentoseletrônicos no veículo, (por

ex., telefone celular sem antena externa), podem criar-se camposeletromagnéticos, possivelmentecausando mau funcionamento doscomponentes eletrônicos doveículo. Por esse motivo, éimportante respeitar as indicaçõesdos fabricantes dos referidosequipamentos.

Não utilize cadeira de criançaou de bebê no banco

dianteiro, na qual a criança fiquevirada de costas para o pára-brisa,pois isso eleva o risco de ferimentocom o acionamento do air bag do

lado do passageiro.

AIRBAG

Dirija com cautela para que estesdispositivos nunca venham a sernecessários.

Introducao.p65 12/4/2002, 09:036

6

Page 7: Manual Fiesta MK6 2002

Prioridade ao meio ambiente

A correta manutenção do veículo, deacordo com as recomendações dofabricante, é fator indispensável àredução de poluição do ar ambienteconforme resolução CONAMA Nº18/86 e 15/95.

Manuais que compõem aLiteratura de Bordo

O Manual do ProprietárioManual do ProprietárioManual do ProprietárioManual do ProprietárioManual do Proprietário contéminformações sobre o manuseio doveículo, conselhos e indicaçõespara se obter uma condução maiseconômica e segura, além doscuidados com a manutenção.

Antes de dirigir o Ford Fiesta pelaprimeira vez, é recomendável aleitura cuidadosa deste manual, oqual descreve, independentementedo modelo, todos os equipamentosque possam vir a equipá-lo, ou não,para familiarização.

O Manual de Garantia e Manual de Garantia e Manual de Garantia e Manual de Garantia e Manual de Garantia eManutençãoManutençãoManutençãoManutençãoManutenção contém dados sobrea garantia do produto e as operaçõesde manutenção constantes nasrevisões, bem como os intervalosem que estas deverão ser efetuadas.

Deve lembrarDeve lembrarDeve lembrarDeve lembrarDeve lembrar-se que o não-se que o não-se que o não-se que o não-se que o nãocumprimento do programacumprimento do programacumprimento do programacumprimento do programacumprimento do programaregular de revisão, lubrificação eregular de revisão, lubrificação eregular de revisão, lubrificação eregular de revisão, lubrificação eregular de revisão, lubrificação emanutenção implica na perda damanutenção implica na perda damanutenção implica na perda damanutenção implica na perda damanutenção implica na perda davalidade da garantiavalidade da garantiavalidade da garantiavalidade da garantiavalidade da garantia. É, portanto,de fundamental importânciasubmeter o veículo às revisõesperiódicas, nas quilometragensindicadas na "Tabela de lubrificaçãoe manutenção". Leia o Manual deGarantia e Manutenção atentamentee tenha-o sempre à mão por ocasiãodas revisões.

O Manual Básico de Segurança noManual Básico de Segurança noManual Básico de Segurança noManual Básico de Segurança noManual Básico de Segurança noTTTTTrânsitorânsitorânsitorânsitorânsito, elaborado pelaABETRAN - Associação Brasileirade Educadores de Trânsito -contém normas de circulação,infrações, penalidades, noções dedireção defensiva e primeirossocorros.

A Lista de DistribuidoresLista de DistribuidoresLista de DistribuidoresLista de DistribuidoresLista de Distribuidores contémendereços e telefones dosDistribuidores Ford, além deserviços adicionais disponíveis nadata da publicação. Mantenha-osempre à mão e consulte-o sempreque necessitar.

A defesa do meio ambiente éresponsabilidade de todos. A

utilização correta do veículo e odestino adequado dos produtos delimpeza e lubrificantes usadoscontribuem para atenuar de formaativa a poluição do meio ambiente.Os textos marcados com o símboloacima ilustrado fornecem asinformações necessárias a esserespeito.

Introducao.p65 12/4/2002, 09:037

7

Introdução

Page 8: Manual Fiesta MK6 2002

Introdução

Amaciamento

Deve-se evitar dirigir o veículo deforma severa durante os primeiros1.500 km. Deve-se variarfrequentemente a velocidade epassar para as relações detransmissão mais altas no momentoadequado. Evite forçar o motor comarrancadas fortes ou altasvelocidades constantes. Istocontribuirá para o amaciamento doscomponentes. Na medida dopossível, deve-se evitar freadasviolentas durante os primeiros 150km na cidade, ou nos primeiros1.500 km na estrada. A partir dosprimeiros 1.500 km, pode-seaumentar gradualmente avelocidade de condução, até osvalores máximos permitidos.

Evite altas rotações do motor eaceleração desnecessárias,

poupando-o, economizandocombustível, baixando o nível deruídos e ajudando a proteger o meioambiente.

Informações complementares

Algumas informações poderão nãose aplicar à versão do seu veículoem particular. Caso haja dúvidasquanto aos equipamentosaplicáveis ao seu veículo, consulteo seu Distribuidor Ford.

Os itens opcionais estãodevidamente identificados.Entretanto algumas alteraçõespodem ter ocorrido entre a data deimpressão deste manual e a data dacompra do veículo. Nenhumadessas alterações gerará por siqualquer obrigação ouresponsabilidade para a Ford MotorFord MotorFord MotorFord MotorFord MotorCompany Brasil LtdaCompany Brasil LtdaCompany Brasil LtdaCompany Brasil LtdaCompany Brasil Ltda. ou para ovendedor face o cliente.

Introducao.p65 12/4/2002, 09:038

8

Page 9: Manual Fiesta MK6 2002

Localização dos assuntos nomanual

Para auxiliar na localização dosassuntos de forma rápida, pode-seutilizar:

� o índice dos capítulos, na página 5;

� o índice alfabético, localizado nofinal deste manual, com assuntosdispostos em ordem alfabéticapela palavra que melhor descrevea informação necessária.

Nota:Nota:Nota:Nota:Nota: deve-se entregar o Manual doProprietário ao revender o veículo,uma vez que é parte integrantedeste.

Introducao.p65 12/4/2002, 09:039

9

Introdução

Page 10: Manual Fiesta MK6 2002

▲▲ ▲

Alavanca dos limpadoresdo pára-brisa e do

vidro traseiropág. 37

Saídas de arpág. 23

Controle detemperatura

(se equipado)pág. 25

Controle deslizantede recirculação doar (se equipado)

pág. 29

Interruptor doar-condicionado(se equipado)

pág. 29

Interruptor dodesembaçador

do vidro traseiro(se equipado)

pág. 21

Interruptor dofarol de neblina(se equipado)

pág. 21

Compartimentopara sistema de

áudio

Controle dadistribuição de ar

pág.25

Controle davelocidade do

ventiladorpág. 24

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

Saídasde ar

pág. 23

Alavanca deacionamento dasluzes externas e

indicadoresdirecionais

pág. 35

Fusíveis erelés

pág. 78

Buzinapág. 35

Chave de igniçãopág. 43

Abertura docompartimento

do motorpág. 95

Painel deinstrumentos

pág. 12

Interruptor dasluzes intermitentes

de advertência(pisca-alerta)

pág. 20/75

Relógio digitalpág. 20

Page 11: Manual Fiesta MK6 2002

Painel de instrumentos

0

20

4060

80 100120140

160

180

2000

12

3

7

6

54

ODOM/

Tacômetro, indicadorde temperatura do

motor e nível decombustível

Relógio,velocímetro e

hodômetro

INSTRUMENTOS

Painel.p65 12/4/2002, 09:0112

12

Page 12: Manual Fiesta MK6 2002

Se a luz de advertênciapermanecer acesa mesmo

após ter sido completado até onível, não continue a viagem.Encaminhe o veículo a umDistribuidor Ford para a verificaçãodo motor.

Luz indicadora de direção

Luz intermitente durante aoperação.Um aumento no grau deintermitência indica defeito emuma das lâmpadas externasindicadoras. Consulte a seçãoManutenção e conservação, item"Substituição das lâmpadas".

Luz de advertência de pressãodo óleo

Se a luz acender com o carro emmovimento, pare imediatamente,desligue a ignição e verifique o níveldo óleo do motor. Completeimediatamente se estiver abaixo donível MÍN. Consulte a seção DadosTécnicos, item "Óleo do motor".

Painel.p65 12/4/2002, 09:0113

13

Painel de instrumentos

Page 13: Manual Fiesta MK6 2002

Painel de instrumentos

Luz de advertência do air bag(se equipado)

Com a ignição ligada (posição "IIIIIIIIII"),a luz de advertência acende poraproximadamente três segundos,indicando que o sistema estáoperacional. Se a luz acender com oveículo em movimento, encaminhe oveículo a um Distribuidor Ford paraverificar o sistema.

Consulte a seção "Air Bag" paramaiores informações.

Luz de advertência detemperatura

Quando a ignição é ligada (posição'II'), a luz acende-se por instantespara confirmar que o sistema estáoperacional.

Se acender com o veículo emmovimento, o motor estará emsuperaquecimento. Pareimediatamente e desligue a ignição.Aguarde até que o motor esfrie e, senecessário, complete o nível dolíquido de arrefecimento. Se o motorvoltar a superaquecer, procure umDistribuidor Ford.

Nunca retire o tampão dodepósito do líquido de

arrefecimento enquanto o motorestiver quente. Não dê partida nomotor sem ter solucionado oproblema.

Painel.p65 12/4/2002, 09:0114

14

Page 14: Manual Fiesta MK6 2002

Luz indicadora do sistema deimobilização do motor

Ao ligar a ignição, esta luz acenderáindicando o funcionamento corretodo sistema. Consulte a seção"Sistema de imobilização do motor"para maiores informações.

Luz de advertência do sistemade carga da bateria

Acende quando se liga a ignição.Deverá apagar assim que o motorfuncionar.Se esta luz acender com o carro emmovimento, desligue todo oequipamento elétrico dispensável edirija-se imediatamente aoDistribuidor Ford mais próximo.

Luz de advertência do sistemade freio/freio de estacionamento

Apaga assim que o freio deestacionamento for liberado. Sepermanecer acesa indica que o níveldo fluido esta demasiadamentebaixo. Se a luz acender com o carroem movimento, verifique ecomplete o nível do fluido senecessário. Para isso, use apenasfluido DOT 4 (ver Manual deGarantia e Manutenção). Se a luzpermanecer acesa, dirija-seimediatamente ao Distribuidor Fordmais próximo.

Luz indicadora de farol alto

Acende ao ligar o farol alto ouquando é utilizado o lampejador dofarol alto.

!( (

Painel.p65 12/4/2002, 09:0115

15

Painel de instrumentos

Page 15: Manual Fiesta MK6 2002

Painel de instrumentos

Luzes de advertência do ABS(se equipado)

Quando a ignição é ligada (posição'II'), a luz de advertência acende poraproximadamente 5 segundos, a fimde confirmar que o sistema estáoperacional.Se permanecer acesa com o veículoem movimento, indica que o veículotem condições de frear, porém semo sistema ABS de anti-travamentodas rodas. Solicite a um DistribuidorFord que verifique o sistema.

Luzes de advertência do ABS esistema de freios (se equipado)

Se as luzes acenderemsimultaneamente, pare o veículopare o veículopare o veículopare o veículopare o veículoda forma mais rápida e segurada forma mais rápida e segurada forma mais rápida e segurada forma mais rápida e segurada forma mais rápida e segurapossível,possível,possível,possível,possível, e solicite imediatamente ainspeção do sistema por umDistribuidor Ford.

ABS( (

!( (

ABS( (Nestas condições, seránecessário aplicar mais

força no pedal de freio. Mantenhamaior distância do veículo que vai àfrente, para maior segurança nasfrenagens.

Painel.p65 12/4/2002, 09:0116

16

Page 16: Manual Fiesta MK6 2002

Indicador de temperatura

Indica a temperatura do líquido dearrefecimento do motor; só funcionacom a chave de ignição na posição"II". Deve situar-se dentro da faixanormal, após alguns minutos defuncionamento do motor. O ponteiropoderá aproximar-se da faixa pretaquando muito exigido, voltando aonormal logo que cessar asobrecarga.Se atingir a faixa preta, pare oveículo em lugar seguro e desligue omotor. Aguarde até que o motoresfrie, verifique o nível do líquido dearrefecimento e se necessáriocomplete. Consulte a seção Dadostécnicos, "Item líquido dearrefecimento".Se o motor voltar a superaquecer,desligue-o e procure umDistribuidor Ford.

Nunca retire o tampão dodepósito do líquido de

arrefecimento enquanto o motorestiver quente. Não funcione omotor sem ter solucionado oproblema.

Painel.p65 12/4/2002, 09:0117

17

Painel de instrumentos

Page 17: Manual Fiesta MK6 2002

Painel de instrumentos

Indicador do nível decombustível (com a igniçãoligada)

Indica o nível aproximado docombustível existente no tanque coma chave de ignição na posição "II".A indicação poderá variarligeiramente com o veículo emmovimento.Se a luz de advertência de baixonível de combustível acender, onível do combustível atingiu areserva. Reabasteça tão logo quantopossível. A quantidade decombustível no reabastecimentopode ser inferior à capacidadeespecificada do tanque, dado quepermanece sempre uma quantidaderesidual de combustível no tanque.Sempre mantenha a chave deignição na posição "0" quandoreabastecer o veículo.

Painel.p65 12/4/2002, 09:0118

18

Page 18: Manual Fiesta MK6 2002

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

Botão seletorde zeragem do

hodômetroparcial

VelocímetroVelocímetro

Indica a velocidade do veículo emquilômetros por hora.

Hodômetro total

Registra a quilometragem totalpercorrida pelo veículo.

Hodômetro parcial

O hodômetro parcial registra o totalde quilômetros percorridos peloveículo num determinado percurso.Pressione o botão para verificar aquilometragem parcial percorrida.Para zerá-lo, mantenha-opressionado.

Hodômetro total ehodômetro parcial

Tacômetro (se equipado)

Indica a velocidade de giro do motorem rotações por minuto.

0

12

3

7

6

54

Painel.p65 12/4/2002, 09:0119

19

Painel de instrumentos

Page 19: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Relógio digital

Para ajustar o relógio, gire a chavepara a posição "II". Pressione o botãoesquerdo e mantenha-o pressionadoaté que os digitos das horas fiquemna posição de ajuste (intermitente).

Para ajustar as horas, pressione obotão direito.

Para ajustar os minutos, pressionenovamente o botão esquerdo (paraselecionar os minutos) e em seguidao botão direito.Após o ajuste, aguardeaproximadamente 5 segundos que orelógio voltará ao modo normal.

Interruptor das luzesintermitentes de advertência(pisca-alerta)

Só deve ser usado em caso deimobilização ou situação deemergência.Pressione o botão localizado naparte superior da coluna de direçãopara ativar o sistema. Pressionenovamente para desativar. Tambémfunciona com a ignição desligada.

0

20

4060

80 100120140

1

7

ODOM/

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

ODOM/

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1320

20

Page 20: Manual Fiesta MK6 2002

Desembaçador do vidro traseiro(se equipado)

Para o acionamento, a chave deignição deverá estar na posição "II".Uma luz no interruptor se acenderá,indicando desembaçador acionado.

Interruptor dos faróis de neblina(se equipado)

Com o farol baixo ligado, pressione ointerruptor para ligar ou desligar osfaróis. A luz indicadora no botãoindica acionamento da função.

Ao limpar internamente ovidro traseiro, jamais use

solventes ou abrasivos. Não coloqueobjetos sobre a cobertura docompartimento de bagagem ouadesivos no vidro traseiro sob penade danificar os filetes de aquecimento.

Os faróis de neblina devem serutilizados somente sob

visibilidade restrita (menos de50 m).

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1321

21

Comandos e equipamentos

Page 21: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO

Renovação do ar

O ar externo entra no sistemaatravés de entradas de ar situadas àfrente do pára-brisa e é conduzidopara o interior do veículo atravésde um ventilador e de canais deaquecimento/ar-condicionado devárias saídas de distribuição. Atemperatura do ar, o fluxo e adistribuição podem ser regulados.

Mantenha sempre as entradas de arà frente do pára-brisa livres deobstruções como folhas, parapermitir que o aquecimento e aventilação funcionem de formacorreta e eficaz.

Ventilação forçada

Com o sistema ligado, umacorrente de ar contínua éconduzida até as saídas de arlaterais. Este fluxo de ar evita queos vidros embacem e estabeleceuma renovação constante de ar.

É natural que, ao se ligar o veículocom o motor quente, haja entradade ar aquecido no interior do veículo.Após alguns minutos a temperaturado ar estará próxima à do arexterno, porém levemente superior.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1322

22

Page 22: Manual Fiesta MK6 2002

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

Saídas de ar centrais e laterais

A quantidade de ar pode serregulada utilizando-se osreguladores centrais e laterais. Asaletas de saídas de ar podem serdeslocadas vertical e horizontalmentee de um lado para outro. As saídasfecham ao serem giradas totalmentepara esquerda.

Aberta

Fechada

Saídas de arlaterais

(reguláveis)

Saídas dedesembaçamento

Saídas de arcentrais

(reguláveis)

Assoalho

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1323

23

Comandos e equipamentos

Page 23: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Ventilador

Sem o auxílio do ventilador, o fluxode ar no interior do veículodepende da velocidade do veículo.Por esta razão, é convenientemanter o ventilador sempre ligado,em qualquer uma das velocidades.

0 = Desligado1 = Lento2 = Velocidade baixa3 = Velocidade média4 = Velocidade alta

Posições do ventilador

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1324

24

Page 24: Manual Fiesta MK6 2002

Controle daDistribuição do ar

▲ ▲ ▲

Controle da distribuição do ar

O controle de distribuição de ardireciona o fluxo conforme a seguir:

FrontaisA maior parte do ar é direcionadapara as saídas de ar frontais. Umaquantidade menor é direcionadapara o pára-brisa.

Frontais, pára-brisa e assoalhoO fluxo de ar é direcionado para assaída de ar frontais, assoalho e pára-brisa.

Pára-brisaTodo o fluxo de ar é dirigido para opára-brisa.

Assoalho e pára-brisaA maior parte do fluxo de ar édirecionada para o assoalho e pára-brisa. Uma quantidade menor é dirigidapara as saídas centrais e laterais. AssoalhoA maior parte do fluxo de ar édirecionado para o assoalho. Umaparte menor é direcionada para assaídas centrais e laterais e para opára-brisa. Frontais e assoalhoA maior parte do fluxo de ar édirecionada para as aberturasfrontais e do assoalho. Uma partemenor é direcionada para opará-brisa.

Controle de temperatura(se equipado)

Utilize o controle rotativo centralpara regular a temperatura do ar,conforme sua conveniência.

Controle daTemperatura

Normal Quente

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1325

25

Comandos e equipamentos

Page 25: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Desembaçamento do pára-brisa

Gire o controle da temperatura (seequipado) completamente para adireita; coloque o controle dadistribuição do ar na posição .Recomenda-se que o ventilador sejaligado nas posições 2, 3, ou 4. Depoisde desembaçar o pára-brisa, mudepara as posições ou paraobter uma distribuição agradável dofluxo de ar no veículo. Atemperatura e a velocidade doventilador podem ser reduzidasconforme a sua preferência pessoal.

Aquecimento rápido dohabitáculo (se equipado)

Quanto mais se girar o controle datemperatura para a direita, tantomais quente se torna o fluxo de arque sai do sistema.

Gire o controle de distribuição doar para a posição do assoalho .

Gire o controle do ventilador para aposição de velocidade máxima.Uma pequena parte do ar vai para opára-brisa e para as saídas de ar, oque é suficiente para mantê-lodesembaçado. Em tempo frio, oaquecimento do interior do veículopoderá levar alguns minutos.

▲ ▲ ▲

▲ ▲ ▲

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1326

26

Page 26: Manual Fiesta MK6 2002

Posição recomendada em tempomuito frio

Se o fluxo de ar na posição nãofor suficiente para manter os vidrosdesembaçados, coloque o controleda distribuição do ar na posição .

Ventilação

Coloque o controle de distribuiçãodo ar nas posições ou .Regule o ventilador para a posiçãoque desejar. Abra as saídas de arcentrais e laterais de acordo com asua preferência.

▲ ▲ ▲

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1327

27

Comandos e equipamentos

Page 27: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

AR-CONDICIONADO(SE EQUIPADO)

O sistema de ar-condicionadofunciona apenas em temperaturasambientes superiores a + 4ºC, como motor funcionando e o ventiladorligado. Feche completamente todosos vidros.

O sistema de ar-condicionado de seu veículo contém gás

R134a, inofensivo à camada deozônio.

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1328

28

Page 28: Manual Fiesta MK6 2002

Funcionamento doar-condicionado

Para ligar o sistema de ar-condicionado,pressione o interruptor. A luzindicadora no interruptor acenderá.O controle do ventilador deveráestar em qualquer posição de 1 a 4.

Recirculação do ar através doacionamento do botão deslizante

Pode-se alternar entre ar externoou recirculado.

Refrigeração com ar externo

Em climas secos com temperaturasambiente elevadas, ligue oar-condicionado. Coloque o botão naposição de ar recirculado .Coloque o controle do ventiladornuma das posições de 1 a 4. Gire ocontrole da temperaturacompletamente no sentido anti-horário. Regule a distribuição do arde acordo com a sua preferência.

Refrigeração com ar recirculado

Em climas muito úmidos etemperaturas ambientes elevadas,ou ambientes muito poluidos,posicione o botão em pararefrigerar rapidamente o interioraquecido do veículo ou para impedira entrada de odores externosdesagradáveis.

Arexterno

Luz indicadora do ar-condicionado

Interruptor

Arrecirculado

▲ ▲ ▲▲ ▲ ▲

Não utilize o ar recirculadopor períodos prolongados,

principalmente se houver muitaspessoas no veículo.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1329

29

Comandos e equipamentos

Page 29: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Refrigeração máxima

Ligue o ar-condicionado, posicione obotão na posição de ar recirculado e gire o controle do ventiladorpara a velocidade 4.

Distribuição do ar: fluxo do ardirigido para as saídas laterais ecentrais (as saídas devem estarcompletamente abertas).

Para maior conforto

Assim que a temperatura voltar aser agradável, regule o ventilador ea distribuição do ar de acordo coma sua preferência pessoal, eposicione o botão na posição de arexterno .

Se o fluxo do ar estiver demasiadofrio, gire o controle da temperaturano sentido horário até que atemperatura se torne maisagradável.

Acione a distribuição do ar externopara ou recirculado . Adistribuição do ar deve ser reguladade acordo com sua preferência.

▲ ▲ ▲

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1330

30

Page 30: Manual Fiesta MK6 2002

Desumidificação do ar naposição , ou

O ar-condicionado retira a umidadedo ar e os vidros desembaçam-semais rapidamente. Por esse motivo,caso o tempo esteja úmido, ligue oar-condicionado para auxiliar nodesembaçamento.

Regule o ventilador e os controlesde temperatura para a posição quedesejar.

Não utilize o ar recirculado quandoestiver realizando essa operação.

Ar recirculado comar-condicionado desligado

A posição de ar recirculado deveser utilizada apenas para evitar aentrada de odores desagradáveisno veículo provenientes doexterior. Os vidros tendem a seembaçar mais rapidamente quandose utiliza o modo de recirculação dear. Mude para ar externo assim quefor possível ou, se a temperaturaestiver acima de +4ºC, ligue oar-condicionado.

O ar-condicionado retira a umidadedo ar refrigerado (condensação).Por isso, é normal que se encontreuma pequena poça de água no chão,por baixo do seu carro, quandoestacionado.

▲ ▲ ▲

▲ ▲ ▲

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1331

31

Comandos e equipamentos

Page 31: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Sugestões para utilização:

- Em clima úmido, selecione aposição antes de dirigir. Istoevitará o embaçamento do pára-brisa. Após alguns minutos,selecione qualquer outra posição.Ligue o ar-condicionado sempreque houver qualquer indício deembaçamento (acúmulo deumidade) nos vidros;

- Não coloque objetos sob osbancos dianteiros. Isso interferecom o fluxo de ar para o bancotraseiro;

- Se o seu veículo ficou estacionadocom os vidros fechados em climaquente, o sistema dear-condicionado esfriará o interiordo veículo mais rapidamente seos vidros forem mantidos abertospor dois ou três minutos. Istoforçará o ar quente para fora doveículo. Após este período, fecheos vidros e passe a operar o ar-condicionado normalmente;

- Evite colocar objetos sobre opainel de instrumentos. Istopoderá bloquear o fluxo de ar dassaídas do ar-condicionado;

- Não utilize o ar-condicionado porperíodos prolongados na posiçãode refrigeração máxima e ocontrole do ventilador na posição1 ou 2. Poderá haver formação degelo no interior do sistema dear-condicionado. Nesta condição, épreferível utilizar o ar recirculado(refrigeração máxima);

- Para evitar acúmulo de umidade nosistema de ar-condicionado,habitue-se a desligar arefrigeração e deixar apenas aventilação ligada alguns minutosantes de desligar o motor doveículo.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1332

32

Page 32: Manual Fiesta MK6 2002

Porta-copos

Localiza-se no console central. Parautilizá-lo remova o cinzeiro(se equipado).

COMANDOS DO PAINEL DEINSTRUMENTOS

Acendedor de cigarros / tomadade corrente elétrica 12 V(se equipado)

Para acioná-lo, pressione-o até ficarretido no fundo. Ele voltará àposição inicial quando estiver prontopara ser utilizado. Puxe-o para forado seu alojamento.A tomada do acendedor pode serusada para ligar aparelhos de 12volts e corrente máxima de 15Amperes. Contudo, se for usada porum longo período e o motordesligado, a bateria poderádescarregar.

O acendedor, quando prontopara ser utilizado, apresenta

temperaturas elevadas. Evitemanuseio por crianças.

Cinzeiro dianteiro (se equipado)

Para retirar o cinzeiro, abra-o porcompleto e levante-o.

Cinzeiro ouporta-copos

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1333

33

Comandos e equipamentos

Page 33: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

COMANDOS DA COLUNA DEDIREÇÃO

Trava da coluna da direção/contato da ignição

O contato da ignição/trava da direçãotem as seguintes posições de chave:

0 ignição desligada, direçãotravada;

I direção destravada, rádiooperacional. Ignição e todos oscircuitos elétricos principaisdesativados;

II ignição ligada. Todos oscircuitos elétricos operacionais.As luzes de controle e deadvertência se acendem. Esta éa posição em que a chave deveestar com o veículo em

funcionamento, devendo serselecionada também caso oveículo seja rebocado;

III motor de partida ativado. Voltea chave para a posição "II" assimque o motor funcionar.

Ao retirar a chave de ignição, a travada direção é ativada e impede que ovolante seja esterçado.

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

Nunca gire a chave para aposicão "0"ou "I" com o

veículo em movimento.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1434

34

Page 34: Manual Fiesta MK6 2002

Exceto pela buzina, pisca-alerta eluzes externas as outras funções sósão operacionais com a igniçãoligada.

Buzina

Pressione a almofada do volante noslocais indicados.

Alavanca de comandosmultifunções

� Indicador direcional direito

Desloque a alavanca para cima.

� Indicador direcional esquerdo

Desloque a alavanca para baixo.

O comando da alavanca direcional édesativado automaticamente com oretorno do volante à posição central.

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1435

35

Comandos e equipamentos

Page 35: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

� Luzes desligadas

Interruptor rotativo na posiçãoneutra " " .

� Luzes das lanternas

Gire o interruptor rotativo para aprimeira posição " ".

� Farol baixo

Gire o interruptor rotativo para asegunda posição " ".

� Farol alto

Empurre a alavanca em direção aopainel de instrumentos.

� Lampejador de farol alto

Puxe a alavanca em direção aovolante.

Ao dirigir à noite, use semprefaróis baixos, mesmo em

perímetro urbano comutando parafaróis altos somente se não houverrisco de ofuscamento de outrosmotoristas.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1436

36

Page 36: Manual Fiesta MK6 2002

Alavanca do limpador / lavadordo pára-brisa e vidro traseiro

Com a ignição ligada na posição "II",pode-se ativar as seguintes funçõesde limpeza/lavagem dos vidros:

Pára-brisa

� Movimento de limpeza lento

Desloque a alavanca uma posiçãopara cima.

� Movimento de limpeza rápido

Desloque a alavanca duas posiçõespara cima.

� Movimento de limpezaintermitente

Desloque a alavanca para baixo.

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1437

37

Comandos e equipamentos

Page 37: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Luz interna

O interruptor da luz interna tem trêsposições: acesa com as portasabertas, desligada e ligada.

Feche todas as portas seestacionar o seu veículo por umperíodo considerável de tempo. Asluzes de portas abertas consomemcorrente elétrica e descarregam abateria.

� Lavador do pára-brisa

Pressione o botão para esguicharágua no pára-brisa.

Limpador do vidro traseiro(se equipado)

� Limpeza

Puxe a alavanca em sua direção.

� Lavagem

Puxe a alavanca além da posição dolimpador para esguichar água novidro traseiro. A lavagem continuaenquanto a alavanca estiver nessaposição.

O sistema só deve seracionado durante no máximo

10 segundos consecutivos, e nuncacom o reservatório de água vazio.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1438

38

Page 38: Manual Fiesta MK6 2002

COMANDOS SUPERIORES

Espelho retrovisor interno

Para reduzir o ofuscamento aodirigir à noite, incline o retrovisor,puxando a alavanca para trás.

Para-sóis

Os pára-sóis podem ser girados parao lado, para proteção lateral.

COMANDOS NAS PORTAS

Retrovisores externos convexos

Com este tipo de retrovisor,consegue-se um campo de visãomuito maior, reduzindo o chamadoângulo morto (ponto cego) natraseira do veículo.

Retrovisores externosajustáveis manualmente

Ambos os retrovisores externospodem ser ajustados do interior doveículo.

Com este tipo de espelho, osobjetos refletidos parecem

menores e mais distantes que narealidade. Cuidado para não estimarem demasia a distância dos objetosvistos neste tipo de espelho.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1439

39

Comandos e equipamentos

Page 39: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Retrovisores externosajustáveis eletricamente(se equipado)

O botão de controle pode ser giradoe basculado. Girando-se no sentidoanti-horário, ajusta-se o espelhoesquerdo, e no sentido horário,ajusta-se o espelho direito. Retorneentão o botão à posição central(desligado).

Espelhoretrovisordo lado

esquerdo

Desligado

Espelhoretrovisordo ladodireito

Direções de inclinaçãodo espelho retrovisor

Vidros elétricos (se equipado)

Os vidros só podem ser abertos oufechados com a ignição ligada.

Quando deixar criançassozinhas dentro do veículo,

retire sempre a chave de ignição,para evitar riscos de ferimentoscausados por funcionamento nãointencional dos vidros elétricos.

Os vidros são comandados porinterruptores que se encontram nasportas. Os vidros abrem/fechamenquanto se mantiver o interruptorpressionado.

PressionarPressionarPressionarPressionarPressionar : abrirPressionarPressionarPressionarPressionarPressionar : fechar

Dianteiro etraseiros

Somentedianteiros

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1440

40

Page 40: Manual Fiesta MK6 2002

COMANDOS DO CONSOLE

Câmbio manual de cincomarchas

O seu veículo é equipado comcâmbio de cinco marchassincronizadas. A 5ª é a marchaeconômica ou “overdrive”.

Para engatar a marcha a ré,pressione totalmente o pedal daembreagem, aguarde por 3segundos, leve a alavanca de câmbioem ponto morto e, a seguir,empurre-a para a direita, até sentiruma pressão de mola. Por fim, puxe-a para trás.

1 3 5

2 4 R R

Interruptor de segurança para osvidros elétricos traseiros(se equipado)

Um interruptor adicional na portado motorista desativa osinterruptores dos vidros traseiros,incluindo sua iluminação.

Isto é recomendado quando houvercrianças no banco traseiro.O interruptor quando pressionadoindica a liberação dos vidrostraseiros.

Na condição de travados, os vidrostraseiros só poderão ser acionadospor meio do interruptor da porta domotorista.

A marcha a ré só deve serengatada com o veículo

parado.

Travado

Liberado

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1441

41

Comandos e equipamentos

Page 41: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Freio de estacionamento

Para acionar o freio deestacionamento, primeiramentepressione o pedal do freio de serviçoe em seguida puxe a alavanca todapara cima. A luz de advertência nopainel deverá acender se a igniçãoestiver na posição "II". Para soltar ofreio de estacionamento, puxe aalavanca ligeiramente para cima,pressione o botão retentor e baixe aalavanca.O freio de estacionamento atua nasrodas traseiras.Sempre antes de deixar o veículo,puxe o freio de estacionamento atéo limite.

Para evitar ruídos de engate namarcha à ré, espere cerca de 3segundos com o veículo parado e opedal da embreagem pressionado.

Botão retentor

Ao estacionar o veículo emaclives ou declives, engate

também a 1ª marcha, além deacionar o freio de estacionamento.

Triângulo de segurança

O triângulo de segurançaencontra-se no compartimento debagagem, sob a trava da fechadura.

Ao reduzir de 5ª para 4ªmarcha, não exerça força

excessiva para a esquerda naalavanca de câmbio, para evitar aentrada acidental da 2ª marcha.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1442

42

Page 42: Manual Fiesta MK6 2002

FECHADURAS

Fechaduras das portas

As portas podem ser travadas oudestravadas por fora com a chave, epor dentro, com a maçaneta.Ao sair do veículo a porta domotorista só pode ser travada pelolado de fora com a chave. A porta dopassageiro pode ser travada ao sairdo veículo, pressionando-se paradentro a maçaneta interna.

Trava de segurança paracrianças nas portas traseiras

Insira a chave do veículo gire-a parafora do veículo nas portas traseiras,para acionar a trava.A porta somente poderá ser abertapelo lado externo do veículo.Para liberar, gire a chave para dentrodo veículo.

Puxar(para abrir) Pressionar

(para travar)

CHAVES

A chave de ignição aciona todas asportas do veículo. Em caso deextravio, estão disponíveis chavesde reposição em seu DistribuidorFord, pela especificação do númeroda chave (na etiqueta fornecida comas chaves originais).Recomenda-se guardar sempre asegunda chave em lugar seguro,para casos de emergência.

Travado

Liberado

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1443

43

Comandos e equipamentos

Page 43: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Tampa do tanque de combustível

Para abrir a tampa do bocal deenchimento, gire a chave 1/4 devolta no sentido anti-horário e retirea tampa lentamente. Para fechar atampa do bocal de enchimento,aperte a tampa até ouvir 3 cliques egire a chave 1/4 de volta no sentidohorário.

Tampa do compartimento debagagem

Para abrir, gire a chave no sentidoanti-horário.

SISTEMA DE TRAVAMENTOCENTRAL DAS PORTAS(SE EQUIPADO)

O sistema de travamento central dasportas somente pode ser ativadopela porta do motorista. Só funcionase as portas estiverem fechadas. Éativado pelo lado de fora com achave, ou pelo lado de dentro com amaçaneta de travamento.

Se ocorrer uma falha nosistema elétrico do veículo, as

portas poderão ainda ser travadas ou destravadas com a chave.

Não se aproxime do bocal dotanque portando fósforos ou

cigarros acesos.

A tampa é hermética, paraevitar a emissão de vapores do

combustível para a atmosfera.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1444

44

Page 44: Manual Fiesta MK6 2002

SISTEMA DE TRAVAMENTOPOR CONTROLE REMOTO(SE EQUIPADO)

O sistema de travamento porcontrole remoto permite travar edestravar todas as portas sem oauxílio de chave.Funciona somente na posição deignição "0" (Desligada).

Destravamento das portas

Pressione para destravar todas asportas.

Travamento das portas

� Verifique se todas as portas estãofechadas.

� Pressione o para travar todasas portas.

� As luzes externas piscarãoindicando o travamento dasportas.

Aviso Sonoro

Pressione o botão para ativar abuzina.Para desativá-la, pressione ougire a chave de ignição para aposição I ou II.Esta função, funciona somentecomo aviso sonoro, não tendoutilização anti-furto.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1445

45

Comandos e equipamentos

Page 45: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

3. junte novamente as duasmetades.

Nota:Nota:Nota:Nota:Nota: podem ser programados nomáximo quatro controles remoto.No caso de perda ou aquisição de umcontrole remoto adicional procureum Distribuidor Ford.

Entrada iluminada

A luz interna acende quando osistema de entrada por controleremoto é utilizado para destravar asportas.

O sistema irá desligar-seautomaticamente após 25 segundos,ou quando a chave de ignição forgirada para a posição I. O interruptorda luz interna não não não não não deve estardesligado para que o sistema deentrada iluminada funcione.

A luz interna não apagará sequalquer uma das portas dianteirasestiver aberta.

Substituição da bateriaO controle remoto é alimentado poruma bateria de lítio 3V, tipo moeda,modelo CR2032 ou equivalente. Afaixa de alcance média do controleremoto é de 20 metros de distânciado veículo. Uma redução desta faixade alcance pode ser causada por:

• carga baixa da bateria do controle,devido ao tempo de uso;

• condições climáticas;• proximidade a torres de

transmissão de estações de rádio;• estruturas de concreto ao redor

do veículo;• outros veículos estacionados

próximos.

Este equipamento opera em carátersecundário. Isto é, não tem direito aproteção contra interferênciaprejudicial, mesmo de estações domesmo tipo, e não pode causarinterferência a sistemas operandoem caráter primário, conformeResolução ANATEL 282/2001.

Para substituir a bateria:1. Com uma pequena moeda gire as

duas metades do controleremoto, próximas ao chaveiro.NÃO SEPARE A PARTE DAFRENTE;

2. posicione o lado positivo (+) danova bateria na mesma direção.Consulte o diagrama ilustrado naparte interna da unidade decontrole remoto;

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1446

46

Page 46: Manual Fiesta MK6 2002

COBERTURA DOCOMPARTIMENTO DEBAGAGEM

Desmontagem

Primeiramente, solte os doissuportes de fixação da cobertura datampa traseira. A seguir, solte aslaterais da cobertura.

Para permitir o transporte de cargasmais volumosas, a cobertura podeser colocada verticalmente dentrodo compartimento de bagagem.Tenha cuidado para que a carga nãoobstrua a visão para trás.

Montagem

Introduza a cobertura na horizontal,alinhe-a e empurre-a para dentro atéencaixar no suporte. Fixe ostirantes da cobertura ao suporte defixação da tampa.

Não coloque objetos sobre acobertura do compartimento

de bagagem. Objetos soltos nohabitáculo comprometem asegurança.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1447

47

Comandos e equipamentos

Page 47: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

SISTEMA DE IMOBILIZAÇÃO DOMOTOR

O sistema de imobilização do motoré um dispositivo de segurança anti-furto que impede que o motorfuncione, a menos que sejaintroduzida no contato de igniçãouma chave com o código eletrônicocorreto.

Chaves

Com esse sistema, o veículo éentregue com duas chavescodificadas.

Só estas chaves podem serutilizadas para dar partida no veículo.

Ativação automática

O sistema é ativadoautomaticamente, logo após odesligamento da ignição.

Desativação automática

Se for detectado o código correto,o sistema é desativado, assim que achave for girada para a posição "I".

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1448

48

Page 48: Manual Fiesta MK6 2002

Controle de funcionamento

Ao ligar a ignição, a luz de controle nopainel de instrumentos acenderádurante aproximadamente 3segundos, indicando que o sistemafunciona corretamente.Se a luz de controle piscar oupermanecer acesa duranteaproximadamente 1 minuto,passando depois a piscar váriasvezes em ritmo irregular, isto indicaque o sistema não reconheceucorretamente a codificação da chavee não será possível a partida domotor. Tire a chave e tentenovamente. Se persistir procure osserviços de um Distribuidor Ford.

Para assegurar o perfeitointercâmbio de dados entre o

veículo e a chave, não a cubra comobjetos metálicos. ✓

Qualquer reparo na parteelétrica do veículo deverá ser

executada em um DistribuidorFord.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1449

49

Comandos e equipamentos

Page 49: Manual Fiesta MK6 2002

Comandos e equipamentos

Cuidado para não perder aschaves. Se qualquer uma for

perdida, leve o veículo a umDistribuidor Ford para re-codificaçãodo sistema.Lembre-se que são necessáriasduas chaves para codificar umaterceira.

Codificação de chaves

Pode-se codificar no máximo 8chaves a partir de duas chavescodificadas. Proceda da seguinteforma:1. insira a primeira chave codificada

na ignição e gire-a para a posição“ IIIIIIIIII”;

2. volte à posição “ 00000” e, dentro dointervalo de 5 segundos, retire achave da ignição;

3. insira a segunda chave codificadana ignição e gire-a para a posição“ IIIIIIIIII”, dentro do intervalo de 5segundos;

4. volte à posição “ 00000” e, dentro dointervalo de 5 segundos, retire achave da ignição: o modocodificação de chaves estáoperacional;

5. insira a terceira chave nãocodificada e gire-a para a posição“ IIIIIIIIII”, dentro do intervalo de 10segundos, para que a mesma sejacodificada.

Se a codificação não foi efetuadacorretamente, a luz de controleacenderá logo depois que a igniçãofor ligada com a nova chave. Casoisto aconteça, repita o procedimentode codificação após 20 segundos.

Comandos.p65 12/4/2002, 09:1450

50

Page 50: Manual Fiesta MK6 2002

BANCOS

Posição correta de dirigir

O sistema de proteção do ocupanteé composto por bancos, encosto decabeça e cintos de segurança. Autilização correta destescomponentes protege melhor osocupantes. Para tal, deve-se seguiras seguintes indicações:

� sentar na posição mais verticalpossível e com o encosto dobanco inclinado em não mais de30º;

� ajustar os encostos de cabeça demodo que a parte superior dacabeça e o respectivo encostofiquem à mesma altura;

� não colocar o banco dianteirodemasiadamente perto do painelde instrumentos. Para maiorsegurança, o banco do motoristadeve ser ajustado o mais paratrás possível, a uma distânciacompatível com o alcance doscontroles. O motorista devesegurar o volante com os braçosligeiramente dobrados, bemcomo as pernas, de forma que ospedais possam ser pressionados afundo;

30º

Bancos e sistemas de proteção

Banco.p65 12/4/2002, 09:1651

51

Page 51: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

� colocar o cinto de modo que aparte superior passe sobre ocentro do ombro e a parteinferior sobre a região pélvica.

Nunca ajuste os bancos como veículo em movimento.

Ajuste da distância aos pedais

Para ajustar a posição do banco,levante a alavanca situada na parteinferior dianteira. Depois deencontrar a posição adequada,solte a alavanca e movimente obanco para garantir o encaixecorreto no trilho.

Ajuste da inclinação do encostodo banco

Gire a manopla localizada na lateraldo banco para encontrar a melhorposição do encosto.

Sentar na posição maisvertical possível e com o

encosto do banco inclinado emnão mais de 30º.

Ajuste da altura do banco domotorista (se equipado)

Para ajustar a altura do banco domotorista, movimente a alavancapara cima ou para baixo até chegar àaltura desejada.

Alavancade ajuste

Alavanca de ajustede altura

Banco.p65 12/4/2002, 09:1652

52

Page 52: Manual Fiesta MK6 2002

Encosto de cabeça dianteiro

Para maior segurança dosocupantes, os encostos de cabeçadevem ter a altura regulada.

Para regular a altura dos encostos,puxe-os para cima ou empurre-ospara baixo. Para tirar os encostoscompletamente, pressione osbotões de bloqueio.

Encosto de cabeça traseiro

Os encostos de cabeça traseirostem posição única. Para retirar osencostos completamente, pressioneos botões de bloqueio.

Ajuste os encostos de cabeçade modo a que a parte

superior da cabeça e o respectivoencosto fiquem na mesma altura.Jamais trafegue com o veículo semos encostos de cabeça.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1653

53

Bancos e sistemas de proteção

Page 53: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

Transporte de bagagem

Rebatimento do banco traseiro

Em função da necessidade, rebatatodo o encosto do banco traseiro ouuma de suas partes (se assimequipado), pressionando a alavancade liberação dos encostos para afrente e empurrando o(s)encosto(s), de acordo com odesejado.

Para que os cintos de segurança detrês pontos traseiros não sejamdanificados ao serem reposicionadosos encostos, insira as linguetas nosrasgos laterais de apoio do banco.

Ao retornar, certifique-seestar o encosto devidamente

travado.

Posicione cargas pesadas paraa frente e fixe-as de forma a

não escorregarem. A exigêncialegal quanto a iluminação da placatraseira somente pode sersatisfeita se a tampa docompartimento de bagagem estiverfechada. Gases do escapepotencialmente perigosos podemser levados para o interior doveículo através da abertura docompartimento de bagagem. Se fornecessário transportar objetosdentro do habitáculo, fixe-os deforma que não se soltem.

Alavancade liberação

Banco.p65 12/4/2002, 09:1654

54

Page 54: Manual Fiesta MK6 2002

CINTOS DE SEGURANÇA

Utilize sempre os cintos desegurança e os sistemas deproteção para crianças. Nunca utilizeum cinto para mais de uma pessoa.Assegure-se de que os cintos nãoestão torcidos ou soltos, nemobstruídos por outros passageiros,pacotes etc.

Se puxá-lo com um movimentobrusco ou se o veículo estiverinclinado, o cinto pode bloquear.

Coloque a lingüeta da trava nafechadura do cinto até

ouvir um estalo característico, ouo cinto não estará bem fechado.

Cintos de segurança de trêspontos retrátil-inercial

Este tipo de cinto é disponível nosbancos dianteiros, em todos osmodelos, e no banco traseiro emalgumas versões. Para utilizá-lo,puxe o cinto com um movimentouniforme.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1655

55

Bancos e sistemas de proteção

Page 55: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

Para soltar o cinto, pressione obotão vermelho da fivela. Depois,deixe o cinto enrolar-se uniforme ecompletamente.A parte superior do cinto devepassar pelo ombro e nunca nopescoço e a parte inferior do cintosobre a região pélvica e nunca sobreo estômago.Não incline o encosto dos bancosdianteiros excessivamente, pois oscintos de segurança só garantemproteção máxima com os encostosem posição próxima à vertical.

Mantenha a haste de retençãodo cinto no assoalho do

habitáculo traseiro desobstruído debagagem, objetos etc.

Cinto de segurançasubabdominal traseiro centralfixo

Para soltá-lo, coloque a lingueta emângulo reto ao cinto e puxe. Aoprendê-lo, certifique-se com umestalo característico que a linguetaencaixou-se no fecho. Para apertá-lo,puxe a extremidade solta através dalingueta, cuidando para que o cintose ajuste confortavelmente em voltados quadris.

MÁX. 30º

Cintos de segurança traseiros

Três pontos

Subabdominal

Banco.p65 12/4/2002, 09:1656

56

Page 56: Manual Fiesta MK6 2002

Cuidados com os cintos desegurança

� Verificação

Examine periodicamente os cintosa fim de verificar se estãodanificados ou gastos. Paraverificar a estabilidade dos pontosde fixação, assim como o efeito debloqueio dos retratores inerciais,basta puxar os cintos bruscamente.

Cintos de segurança que tenhamsido excessivamente forçadosdevido a um acidente, devem sersubstituídos e os pontos de fixaçãoverificados por um DistribuidorFord.

Nunca tente reparar oulubrificar o mecanismo de

enrolamento ou os retratores, nemmodificar os cintos.

Regulagem da altura dos cintosde segurança

Para regular a altura dos cintos desegurança, movimente o suporte deancoragem da coluna para uma dascinco posições.

Posicione a regulagem daaltura do cinto de forma que

o mesmo passe no meio do ombro.

1

2

3

4

5

Banco.p65 12/4/2002, 09:1657

57

Bancos e sistemas de proteção

Page 57: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

Acessório de segurança paracrianças

� Crianças com menos de 12 anos,ou altura inferior a 1,50 m,devem viajar sentadas emsistemas de proteção comocadeiras de bebê, cadeiras oualmofadas para crianças.Em conjunto com os cintos desegurança para adultos, estesdispositivos garantem a máximaproteção para as crianças.Os sistemas de proteção desegurança dependem da idade edo peso da criança. Tenha sempreem mente que o transporte decrianças no banco dianteiro éproibido por lei, no Brasil

� Limpeza dos cintos desegurança

Lave com água morna. Seque-osnaturalmente, nunca os exponha acalor artificial.

De forma alguma deverão serutilizados solventes químicos, águafervendo, soluções alcalinas oualvejantes. O mecanismo deenrolamento do retrator inercial nãodeve ser exposto a umidadeexcessiva.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1658

58

Page 58: Manual Fiesta MK6 2002

� Crianças de até aproximadamente4 anos de idade, e que pesementre 9 e 18 kg, devem viajarsentadas em cadeiras desegurança para crianças.

Cadeira de segurança para crianças

Almofada de segurança paracrianças

� Para crianças entre 4 e 11 anosde idade, e que pesem entre 15 e36 kg, recomenda-se a utilizaçãode almofadas de segurança paracrianças. Estas possibilitam queo cinto de segurança para adultosseja colocado à altura devida,uma vez que a criança fica maisalta: a parte superior do cintopassa sobre o ombro e não pelopescoço e a parte inferior docinto assenta sobre os quadris,em vez de passar sobre oestômago.

Não utilize cadeira de criançaou de bebê no banco

dianteiro, na qual a criança fiquevirada de costas para o pára-brisa.Além do transporte de crianças nobanco dianteiro ser proibido por lei,isto aumenta o risco de ferimentocom o acionamento do air bag dolado do passageiro.

Siga cuidadosamente asinstruções do fabricante da

cadeira de segurança. Se a cadeiranão for instalada ou utilizada deforma segura, haverá risco deferimentos graves em caso deacidente.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1659

59

Bancos e sistemas de proteção

Page 59: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

O extintor deve serrecarregado sempre que o

indicador estiver abaixo da faixaverde (de operação).

A validade do extintor é de 5 anos,desde que respeitadas asrecomendações de manutenção, e aindicação do ponteiro permaneça nafaixa verde.O extintor deve ser substituídoquando ultrapassar 5 anos da data defabricação (gravada no fundo dacarcaça).Se o plástico transparente queenvolve o extintor para o transporteainda estiver colocado, remova-opara que não cause obstrução emcaso de eventual utilização doextintor.

Extintor de incêndio

Está localizado na frente do banco dopassageiro, fixado à estrutura dobanco. Sua remoção se dá puxando aalça da presilha de fixação. Asinstruções para seu uso sãoencontradas no próprio extintor.Sua manutenção é deresponsabilidade do proprietário,portanto, deverá ser feita seguindoas instruções do fabricanteimpressas no equipamento.Deve-se fazer inspeção visualanualmente, verificando se oindicador e a carcaça não estãodanificados, se o gatilho está emcondições de operação e se não háqualquer obstrução na saída doextintor.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1660

60

Page 60: Manual Fiesta MK6 2002

AIR BAG (SE DISPONÍVEL)

Funcionamento

Em conjunto com o cinto desegurança, o air bag pode reduzir orisco de ferimentos graves, em casode impacto frontal considerável.

O sistema de air bag é ativado seocorrer uma colisão significativafrontal ou quando o ângulo deângulo deângulo deângulo deângulo deimpacto for de até 30ºimpacto for de até 30ºimpacto for de até 30ºimpacto for de até 30ºimpacto for de até 30º do ladodireito ou esquerdo. Tal impactodeverá exceder o valor mínimo deativação do sensor do sistema,localizado sob o console central,entre a alavanca do câmbio e o freiode estacionamento, conforme figuraacima. O air bag é inflado emmilésimos de segundo. Assim que acabeça e a parte superior do corpodo ocupante entram em contatocom o air bag, o gás propelente éexpelido e amortece o movimentode avanço da cabeça e da parte decima do corpo dos ocupantes dosbancos dianteiros.

Bolsasinfladas

Sensor doair bag

Banco.p65 12/4/2002, 09:1661

61

Bancos e sistemas de proteção

Page 61: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

Durante uma colisão leve frontal,Durante uma colisão leve frontal,Durante uma colisão leve frontal,Durante uma colisão leve frontal,Durante uma colisão leve frontal,capotamento ou colisão traseiracapotamento ou colisão traseiracapotamento ou colisão traseiracapotamento ou colisão traseiracapotamento ou colisão traseiralateral, o sistema de air bag nãolateral, o sistema de air bag nãolateral, o sistema de air bag nãolateral, o sistema de air bag nãolateral, o sistema de air bag nãoserá ativado.será ativado.será ativado.será ativado.será ativado.

A eficiência máxima do air bag éobtida com a regulagem correta dobanco e do encosto do banco:ajuste-os de forma que o volantepossa ser empunhado com os braçosligeiramente dobrados, e coloque oencosto do banco em posição quasevertical. Para todos os efeitos, estatambém é a posição ideal paradirigir e reduz o perigo deferimento por proximidadeexcessiva do air bag quando este éinflado. O mesmo se aplica para opassageiro da frente.

30º

AIRBAG

Não utilize cadeira de criançaou de bebê no banco

dianteiro, na qual a criança fiquevirada de costas para o pára-brisa,pois isso aumentaria o risco deferimento com o acionamentodo air bag do lado do passageiro.

Coloque sempre o cinto emantenha distância suficiente

do volante.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1662

62

Page 62: Manual Fiesta MK6 2002

O sistema de air bag é compostode:

� uma bolsa de nylon inflável (airbag) com gerador de gás, ocultopor trás da almofada central dovolante e por trás do painel deinstrumentos do lado dopassageiro;

� uma unidade eletrônica decontrole e diagnóstico com sensorde impacto e uma luzde advertência no painel deinstrumentos.

O disparo do air bag libera um gáspropelente, composto de dióxido decarbono, não tóxico e não inflamável.

Trabalhos de reparos novolante, na coluna da direção

e no sistema de air bag só podemser executados por técnicosdevidamente treinados. Casocontrário, existe o perigo deferimentos pela ativaçãoinadvertida do air bag. O seuDistribuidor Ford dispõe detécnicos treinados especificamentepara efetuar a manutenção do seuveículo.

Mantenha as áreas à frentedos air bags sempre

desobstruídas; não coloque nadaencostado ou em cima destasáreas. Para limpá-las, utilizesomente um pano úmido e nãomolhado.

Diversos componentes dosistema de air bag ficam

quentes após o acionamento. Evitetocar em qualquer componente dosistema de air bag logo após oacionamento.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1663

63

Bancos e sistemas de proteção

Page 63: Manual Fiesta MK6 2002

Bancos e sistemas de proteção

Luz de advertência do air bag

A partir da posição "II" da chave deignição, a operacionalidade dosistema é sinalizada duranteaproximadamente 5 segundos, pelaluz de advertência no painel deinstrumentos.

Se a luz de advertência nãoacender, se continuar acesa, seacender intermitentemente oucontinuamente com o veículo emmovimento, é sinal de que existealguma anomalia. Para sua própriasegurança, verifique o sistema omais depressa possível numDistribuidor Ford.

Recomenda-se que o air bag sejasubstituído após 15 anos. Depoisdeste período, a eficácia dopropelente e do air bag pode ficarcomprometida.

Se houver quaisquer dúvidasquanto à data de substituição do(s)air bag(s), consulte o seuDistribuidor Ford.

AIRBAG

0

20

4060

80 100120140

160

180

200

▲ ▲ ▲

O sistema de air bag deve serreparado somente em um

Distribuidor Ford.

Banco.p65 12/4/2002, 09:1664

64

Page 64: Manual Fiesta MK6 2002

GENERALIDADES

Partida

Certifique-se de que a alavanca decâmbio esteja em ponto-morto.Pressione o pedal da embreagem.Não pise no acelerador.

Gire a chave de ignição no sentidohorário para acionar o motor departida. Não mantenha nessaposição por mais de 5 segundos.

Se o motor não funcionar naprimeira tentativa, gire a chave deignição para a posição "I" ou "0"antes de tentar novamente.

Motor

Se a bateria tiver sido desligada, oveículo poderá apresentar algumascaracterísticas de marcha poucousuais durante aproximadamente10 km, após a bateria ser religada.Isto deve-se à reprogramaçãoautomática do sistema degerenciamento eletrônico do motore pode ser ignorado. Casopersistam tais características,procure os serviços de umDistribuidor Ford.Em caso de acelerações fortes emmarchas iniciais, que elevem arotação do motor a níveis máximos,o sistema de controle eletrônico domotor poderá "cortar"momentaneamente a injeção decombustível.

Partida

Partida.p65 12/4/2002, 09:0065

65

Page 65: Manual Fiesta MK6 2002

Partida

Isto poderá ser sentido pelomotorista na forma de falha. Istonão significa que haja algumproblema, mas sim que o controleeletrônico está protegendo o motor.

PARTIDA DO MOTOR

Motor frio/quente

� Pressione o pedal da embreagematé o fim e ligue o motor semtocar no acelerador.

� Se o motor não funcionar em 5segundos, espere um pouco erepita o procedimento anterior.

� Se o motor continuar a nãofuncionar após três tentativas,espere 10 segundos e siga oprocesso descrito abaixo.

Motor afogado

� Pressione o pedal da embreagematé o fim.

� Pressione lentamente o pedal doacelerador até o fim, mantenha-onesta posição e ligue o motor.

� Se o motor não funcionar, repita oprocedimento de partidaconforme descrito em motorfrio/quente.

Se o motor não funcionar, vejaas instruções relativas ao

interruptor de segurança dosistema de injeção na página 76.

Partida.p65 12/4/2002, 09:0066

66

Page 66: Manual Fiesta MK6 2002

Sistema de freio antibloqueio(ABS) (se equipado)

O ABS funciona a partir da detecçãodo travamento de uma das rodasdurante frenagem, e compensa paraevitar essa tendência. Evita-se assimo travamento das rodas, mesmoquando os freios forem acionadosfirmemente, assegurando o controledo veículo.

Funcionamento do sistema defreio antibloqueio (ABS)

O sistema ABS não funciona durantefrenagens normais. Ele começa aatuar somente quando detectadiferenças na velocidade das rodasdurante uma frenagem, indicandoque estão prestes a travar. O seufuncionamento é indicado por umapulsação do pedal do freio, que énormal.

Condução

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1267

67

Page 67: Manual Fiesta MK6 2002

Condução

Utilizando o freio ABS

• Numa emergência, aplique todaforça no pedal de freios epressione o pedal de embreagem.O sistema ABS será ativadoimediatamente, permitindo assimmanter o controle total do veículoe, havendo espaço suficiente,evitará colisão com obstáculos.

• Recomendamos que se familiarizebem com esta técnica defrenagem. Evite riscosdesnecessários.

Embora o sistema ABSproporcione uma eficiência

de frenagem superior, as distânciasde parada podem variar muito,dependendo das condições dasvias, do piso e dos pneus. O ABSnão pode eliminar os perigosinerentes como, por exemplo,quando se dirige muito próximo doveículo que vai à frente,aquaplanagens, velocidades muitoelevadas em curvas e em vias compavimento em mau estado, ou compneus em mau estado edescalibrados.

Duas regrasimportantesquando freiar ememergências comABS:

1.1.1.1.1.Aplique aembreagem epressionefirmemente o pedaldo freio.

2.2.2.2.2.Dirija em volta doobstáculo. Nãoimporta quão fortevocê freie, a condiçãode manobra é mantida.

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1268

68

Page 68: Manual Fiesta MK6 2002

FREIOS

Sistema de freios de circuitoduplo

Seu veículo está equipado com umsistema de freios de circuito duplo,dividido diagonalmente. Os freiosdianteiros são a disco e os traseirosa tambor. Se um dos circuitosfalhar, o outro continuará afuncionar normalmente.

No caso de um dos circuitosde freios falhar, a distância de

frenagem torna-se mais longa edeve-se exercer força maior sobre opedal dos freios. Dirija-seimediatamente a um DistribuidorFord.

Freios a disco

Freios molhados têm coeficiente deatrito mais baixo, resultando emfrenagens menos eficientes. Apóslavar o carro ou dirigir sob chuvaforte, em estradas muito molhadasou lamacentas, toque levemente opedal do freio, repetidas vezes,enquanto acelera, para eliminarqualquer vestígio de umidade.

Os materiais de atrito dosistema de freio (pastilhas e

lonas) não contém amianto.

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1269

69

Condução

Page 69: Manual Fiesta MK6 2002

Condução

CATALISADOR

Para que seu veículo atenda alegislação de limites máximos deemissões de gases, ele dispõe deum catalisador, dispositivo localizadono sistema de escape, que reduz apoluição dos gases gerados pelomotor, transformando-os emsubstâncias menos tóxicas.

Use unicamente gasolina semchumbo. Gasolina com

chumbo causa danos permanentesno catalisador e no sensor sondalambda do motor. A Ford nãoassume qualquer responsabilidadepor eventuais danos ao secompletar o tanque com gasolinacom chumbo. Embora tais danossejam excluídos da garantia,procure imediatamente oDistribuidor Ford mais próximocaso tenha adicionadoinadvertidamente gasolina comchumbo.

Mesmo os veículos equipadoscom catalisador não devem

ser colocados em funcionamentoem ambientes fechados.

Catalisador

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1270

70

Page 70: Manual Fiesta MK6 2002

Dirigindo com catalisador

Evite situações de funcionamentoem que combustível não queimadoou apenas parcialmente queimadopossa entrar no catalisador,especialmente com o motor quente:

�nunca deixe o tanqueesvaziar completamente;

�evite tentativas de partidademasiado longas;

�nunca deixe o motorfuncionando com algum cabode vela desligado;

�não empurre ou reboque oveículo, para que o motorpegue, enquanto o mesmoestiver quente. Utilize cabosauxiliares de partida;

�nunca desligue a ignição como veículo em movimento.

Se o motor apresentar falha naignição ou desempenho

abaixo do normal, dirija-se embaixa velocidade ao DistribuidorFord mais próximo. Não pressionetotalmente o acelerador. Ocatalisador poderá estar danificado,sendo a causa da falha.

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1271

71

Condução

Page 71: Manual Fiesta MK6 2002

Condução

Estacionamento

Depois do motor desligado, osistema de escape ainda emanabastante calor por algum tempo.

Dirigindo sobre água ou lama

Se você tiver que dirigir o veículosobre grandes poças de água,faça-o devagar. A tração do veículo ea eficiência dos freios ficarãocomprometidas. Procure determinarprimeiramente a profundidademáxima; esta não deve exceder aparte inferior do aro das rodas. Se osistema de ignição ficar molhado, oveículo poderá parar. Após ter saídoda região crítica, testeimediatamente os freios.

Após ter dirigido sobre lama,remova o excesso de lama dos semi-eixos e das rodas. Excesso de lamanesses componentes afetaráadversamente o balanceamento dosistema.

Se a transmissão for submergida emágua, deve-se verificar o fluido e,eventualmente, substituí-lo. Oingresso de água na transmissãopoderá danificá-lairremediavelmente.

Não pare com o motor emmarcha-lenta ou estacione

sobre folhas secas. Há risco deincêndio.

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1272

72

Page 72: Manual Fiesta MK6 2002

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

O consumo depende principalmentedos seguintes fatores:

Velocidade do veículo e seleçãode marcha

VelocidadeCon

sum

o de

com

bust

ível

3ª4ª

O gráfico mostra a relaçãoentre o consumo de

combustível, a velocidade e aescolha de marchas. O consumo decombustível aumenta se foremmantidas marchas mais baixas paramelhorar a aceleração.

Condições de trânsito

Trânsito lento, dirigir em aclive, emestradas de muitas curvas e emmás condições aumentam oconsumo de combustível.

Hábitos de dirigir

Seu veículo foi projetado paraproporcionar transporte seguro,confortável e econômico pormilhares de quilômetros.Entretanto, nada substitui ocuidado e o uso de boas práticas dedireção.

Dirija com prudência, antecipandoeventuais situações de perigo emantendo distância de segurançasuficiente em relação ao veículo àsua frente.

Se for necessária uma esperalonga em passagem de nível

ou semáforos, aconselha-sedesligar o motor. Três minutos deespera com o motor funcionandoem ponto morto equivalem aopercurso de 1 quilômetro.

Revestimento de proteção daparte inferior da carroceria

O seu veículo é equipado comproteções térmicas. Nunca apliquequalquer revestimento protetor porcima ou ao lado destas proteçõestérmicas no cano de escape, assimcomo no próprio catalisador. Nãoremova as proteções térmicas.

Distância da jornada etemperatura ambiente

Freqüentes partidas a frio epequenos percursos, durante osquais o motor não chega a alcançar asua temperatura normal defuncionamento, resultam emelevados valores de consumo.

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1273

73

Condução

Page 73: Manual Fiesta MK6 2002

Condução

Mudanças de marcha paramínima emissão de poluentes:Motores ZetecRoCam 1.0 lllll , 1.6 llllle 1.0 lllll SUPERCHARGER RoCam

� saia imediatamente após apartida, não espere o motoraquecer;

� não acelere de repente, massim de forma suave;

� troque a marcha na hora certapara manter a rotação domotor moderada;

� evite dirigir muito tempoem aceleração máxima;

� antecipe as condições detrânsito;

� verifique/ajuste periodicamentea pressão do ar dos pneus;

� execute regularmente amanutenção de seu veículoem um Distribuidor Ford.

Sugestões para dirigir deforma econômica e

preservando o meio ambiente:

Condições de carga

Dirigir com carga completa resultatambém num maior consumo decombustível.

Estado do veículo

Pneus com pressão de ardemasiado baixa ou desgastados,manutenção deficiente do motor oudo veículo também levam aoaumento do consumo decombustível.

A mudança de marcha notempo correto melhora a

economia de combustível e reduz aemissão de poluentes. Assim,selecione as marchas do veículo,observando as seguintesvelocidades:

Mudançade marcha

1-2

2-3

3-4

4-5

Motor friokm/h

25

40

65

75

Motor atemperaturanormal km/h

20

35

50

75

Conducao.p65 12/4/2002, 09:1274

74

Page 74: Manual Fiesta MK6 2002

Use o pisca-alerta apenas emimobilizações ou situações de

emergência.

ESTRATÉGIA DEFUNCIONAMENTO LIMITADO

Os sistemas Ford de gerenciamentoeletrônico do motor incorporam oprograma “Estratégia deFuncionamento Limitado'' (modo defuncionamento de emergência domotor), para a seguinte situação: sefor detectada uma avaria nos sistemade gerenciamento do motor, omódulo de controle aplica no sistemaum valor pré-estabelecido, para lhepermitir cumprir suas funções.Contudo, uma vez que algumasoperações ficam, desse modo,limitadas, a performance do motorpode ser reduzida. Todavia, emestradas planas, o veículo poderodar a velocidades de até 60 km/h.

INTERRUPTOR DAS LUZESINTERMITENTES DEEMERGÊNCIA (PISCA-ALERTA)

Pressione o botão para ligar as luzessimultaneamente.Pressione novamente para desligar.Só pode ser utilizado em caso deavaria ou para avisar os outrosmotoristas que há perigo. Tambémfunciona com a ignição desligada.

O que fazer numa emergência

Procure imediatamente umDistribuidor Ford, caso seu

veículo passe a apresentar taiscaracterísticas.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0475

75

Page 75: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

INTERRUPTOR DE SEGURANÇADO SISTEMA DE INJEÇÃO DECOMBUSTÍVEL

Seu veículo está equipado com uminterruptor de segurança que corta aalimentação de combustível em casode acidente. Este dispositivo éimportante para a sua segurança.

A ativação do interruptor tambémpode ser provocada por súbitoschoques mecânicos (por ex., umacolisão leve ao estacionar).

O interruptor encontra-se sob opainel de instrumentos atrás dopainel de acabamento, próximo àporta do lado do passageiro, onde háum orifício que permite acesso aomesmo. Há um botão sobre ointerruptor que se levanta após oeste ter sido acionado.

Interruptor

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0576

76

Page 76: Manual Fiesta MK6 2002

Para impedir incêndio ouferimentos, não rearme o

interruptor de segurança dabomba de combustível se houvervazamentos ou sentir cheiro decombustível.

Para reativar o interruptor:

� Gire a chave da ignição paraa posição ''0".

� Verifique se existemvazamentos no sistema dealimentação de combustível.

� Se não houver vazamento,reative o interruptor da bombade combustível, pressionandoo botão sobre o interruptor(veja ilustração da páginaanterior).

� Gire a chave de ignição paraa posição "II" espere algunssegundos e volte a colocar achave na posição "I".

Inspecione novamente osistema de alimentação paradetectar eventuaisvazamentos de combustível.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0577

77

O que fazer numa emergência

Page 77: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

Desligue a ignição e todoequipamento elétrico antes

de substituir um fusível ou relé.

Substitua sempre um fusívelqueimado por outro de mesmacapacidade de corrente("amperagem").

A caixa central de fusíveis e relésestá localizada sob o painel deinstrumentos, do lado esquerdo dovolante. Há também maxi fusíveis erelés localizados no compartimentodo motor.

FUSÍVEIS E RELÉS

2Relés

(suporte doradiador)

1Caixa centralde fusíveis e

relés(sob o painel)

3Maxi fusíveisde proteção

(juntos abateria)

Para verificar e/ou substituirfusíveis, é necessário remover arespectiva tampa.

Um fusível queimado pode seridentificado pelo seu filamentointerrompido. Todos os fusíveis sãodo tipo de encaixe.

Qualquer alteração nãoautorizada na parte elétrica ou

no sistema de combustível doveículo pode ocasionar efeitosadversos na performance ouprovocar incêndio. Qualquer dessesreparos deve ser realizado por umDistribuidor Ford.

Fusível OK Fusível queimado

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0578

78

Page 78: Manual Fiesta MK6 2002

1Relé

2Relé

3Relé

4Relé

5Relé

6Relé

7Relé

8Relé

9Relé

10Relé

11Relé

12Relé

32Diodo

1

Fus.

2Fusível

5Fusível

12Fusível

19Fusível

20Fusível

21Fusível

22Fusível

23Fusível

24Fusível

25Fusível

27Fusível

28Fusível

29Fusível

30Fusível

26Fusível

13Fusível

14Fusível

15Fusível

16Fusível

17Fusível

18Fusível

6Fusível

7Fusível

8Fusível

9Fusível

10Fusível

11Fusível

3Fusível

4Fusível

31

C.B.

1

Relé

2Relé

3Relé

4

Relé

5

Fusível 8

Fusível 7

Fusível 6

Fusível 5

Fusível 4

Fusível 3

Fusível 2

Fusível 1

3 - Maxi fusíveis (juntos à bateria)

1 - Caixa central de fusíveis e relés (sob o painel de instrumentos)

2 - Relés (no suporte do radiador)

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0579

79

O que fazer numa emergência

Page 79: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

12

3456789

101112131415161718192021222324252627282930313233

1 - Caixa central de fusíveis e relés (sob o painel de instrumentos)

Fusível nº

-20

-207,51520203025-

20-

1520203

1530201010107,5-

1010-3

1525--

Capacidade(ampéres)

Circuitos protegidos

Não utilizadoDesembaçador do vidro traseiro/ espelho retrovisorelétricoNão utilizadoTravas das portasAir bagFarol de neblinaLuz internas / pisca-alertaIgniçãoMotor de partidaVentoinha do circulador de ar ou ar condicionadoNão utilizadoFarol altoNão utilizadoBomba de combustívelAcendedor de cigarros / Conector de diagnóstico (DLC)BuzinaPainel de instrumentos / Controle eletrônico do motorSistema de áudioVentoinha do circulador de arLimpador do pára-brisaABS / Interruptor do farol de neblina e farol altoLuz de freio / Alavanca multifunção da coluna de direçãoIndicadores de direção / luz traseiraSistema de áudio / AcessóriosNão utilizadoFarol baixo esquerdoFarol baixo direitoNão utilizadoSistema PATS - Imobilizador eletrônicoControle eletrônico do motorVidros elétricos (disjuntor)Controle eletrônico do motor (diodo)Não utilizado

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0580

80

Page 80: Manual Fiesta MK6 2002

Caixa central de fusíveis e relés (sob o painel de instrumentos)

123456789

101112

Relé

-2020202040--

2020-

70

Capacidade(ampéres)

Circuitos protegidos

Limpador / LavadorBuzinaBomba de combustívelFarol altoFarol baixoInibidor de partidaNão utilizadoNão utilizadoDesembacador do vidro traseiroControle eletrônico do motorNão utilizadoIgnição

� Maxi fusíveis

Estão conectados em uma caixalocalizada no compartimento domotor, junto à bateria.

3 - Maxi fusíveis (juntos à bateria)

12345

67

8

Fusível nº

-50203060

6040

60

Capacidade(ampéres)

Circuitos protegidos

Não utilizadoVentoinha do motor - Veículos com A/CABSABSFarol alto / Bomba de combustível / Acendedor decigarros / Conector (DLC) / Buzina / Ar-condicionado / Painel de instrumentos / Controle eletrônico do motor/ Sistema de áudioRelé de igniçãoDesembaçador do vidro traseiro / Espelho retrovisor /Travamento das portasControle eletrônico do motor / Luz interna / Piscaalerta / Ignição / Motor de partida

No caso de substituição dealgum desses fusíveis / relés,

procure os serviços de um Distribuidor Ford.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0581

81

O que fazer numa emergência

Page 81: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

No caso de substituição dealgum desses fusíveis / relés,

procure os serviços de um Distribuidor Ford.

� Relés

Estão conectados em uma caixalocalizada no compartimento domotor, no suporte esquerdo doradiador.

2 - Relés (suporte do radiador)

Relé

7020

204015

Capacidade(ampéres)

Circuitos protegidos

Velocidade alta da ventoinha - veículos com A/CEmbreagem do ar-condicionado ou velocidade baixa daventoinhaFarol de neblinaVelocidade baixa da ventoinha - veículos com A/CVelocidade baixa da ventoinha - veículos sem A/C

12

345

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0582

82

Page 82: Manual Fiesta MK6 2002

É de extrema importânciaobservar as precauções

indicadas a seguir antes de elevaro veículo com o macaco.

Estacione o veículo em umasuperfície a mais plana possível,firme, e numa posição que além denão atrapalhar o tráfego, permita atroca do pneu com toda a segurança.

Antes de erguer o veículo, verifiquese a superfície onde o macaco estáapoiado é suficientemente firmepara suportar o peso do veículo e dequaisquer suportes adicionaisutilizados. Se houver necessidade,bloqueie as rodas com calçosadequados.

Aplique o freio de estacionamentoe engate a primeira marcha oumarcha a ré.

Se o veículo estiver em um declive,coloque calços em ambas as rodas,do lado oposto ao que vai ser erguido.

TROCA DE PNEUS

1

R

3 5

2 4

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0583

83

O que fazer numa emergência

Page 83: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

Macaco

O macaco e a chave de roda estãolocalizados no compartimento dopneu sobressalente e fixados poruma cinta de borracha na roda.

Pneu sobressalente

Os veículos equipados com rodas deliga leve possuem rodasobressalente de aço.Remova a cobertura do assoalho docompartimento de bagagem. Soltecompletamente o parafuso defixação no sentido anti-horário. Tireo pneu sobressalente.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0584

84

Page 84: Manual Fiesta MK6 2002

Elevação do veículo – utilizaçãodo macaco e chave de roda

O macaco somente deve serposicionado nos pontos específicosexistentes sob as soleiras. Estespontos são facilmente identificadospor entalhes existentes nas soleirasque permitem encaixe com omacaco.Aplique o freio de estacionamento eengate a marcha a ré ou aprimeira marcha.

Encaixe o macaco sob o entalheapropriado, adjacente ao pneu queserá removido.Utilize a chave de roda comomanivela para levantar o veículo,girando-a até o veículo ficar apoiadosobre o macaco. Continue a erguer oveículo até o pneu ficar afastado dopiso.Certifique-se de que o macaco estácom sua base perfeitamente apoiadano piso.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0585

85

O que fazer numa emergência

Page 85: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

Remoção do pneu

▲ Insira a superfície plana dachave de roda entre a mesma e acalota e empurre a chave paradentro. Gire cuidadosamente achave para remover a calotaintegral ou a calota central.

▲ Solte ligeiramente os parafusos eerga o veículo até o pneu ficarafastado do solo.

▲ Solte completamente e removaas porcas da roda. Remova opneu.

Instalação do pneu

▲ Encaixe a roda sobressalentenos prisioneiros de roda. Aperteas porcas da roda com o ladocônico voltado para a roda,girando-as no sentido horário.Aperte as porcas apenasligeiramente.

▲ Abaixe o veículo até o solo eremova o macaco.

▲ Aperte as porcas completamente,observando a sequência diagonal.

▲ Alinhe a calota com a roda, demodo que a ranhura fiquealinhada com a base da válvula deenchimento, e bata levementecom a palma da mão paraencaixar.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0586

86

Page 86: Manual Fiesta MK6 2002

▲ Coloque o pneu removido e omacaco em seus respectivossuportes, observando oprocedimento inverso aodescrito anteriormente.

Logo que possível, verifique otorque de aperto das porcas da rodae a pressão do pneu.

Pontos adicionais de apoio parao macaco

Os pontos “1” e “2”, indicados nafigura, são utilizados como apoiosquando forem usados macacos deoficina, elevadores ou cavaletes desustentação. A aplicação de macacoem outros pontos pode causargraves danos ao monobloco, àdireção, à suspensão, ao sistema defreios e aos tubos de combustível.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0587

87

O que fazer numa emergência

Page 87: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

� Depois de desligar a ignição,tirar primeiramente o cabonegativo (-).

� Tenha muito cuidado paraevitar o contato de ambos osterminais da bateria comferramentas metálicas ou ocontato inadvertido entre oterminal positivo e acarroceria do veículo, sob orisco de provocar curto-circuito.

� Evite faíscas e chamasexpostas. Não fume. Os gasesexplosivos e o ácido sulfúricopodem provocar cegueira egraves queimaduras.

� Ao religar a bateria, ligueprimeiro o cabo positivo e,em seguida, o cabo terra aopólo negativo.

BATERIAREMOÇÃO E INSTALAÇÃO

Devolva a bateria usada aorevendedor no ato da troca,

conforme Resolução Conama 257/99de 30.06.99.Todo consumidor/usuário final éobrigado a devolver sua bateriausada a um ponto de venda. Nãodescarte no lixo. Os pontos devenda são obrigados a aceitar adevolução de sua bateria usada e adevolvê-la ao fabricante parareciclagem.

Ao remover a bateria, deve-serespeitar as seguintes

medidas de segurança.

Reciclagem

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0588

88

Page 88: Manual Fiesta MK6 2002

Procedimento para dar partidano motor com cabos auxiliares

Utilize exclusivamente baterias coma mesma tensão nominal(12 V). Utilize cabos auxiliares departida com alicates de pólosisolados e cabo de bitola apropriada.Não desligue a bateria do sistemaelétrico do veículo.

Ligação de cabos

� Posicione os veículos demodo que um não toqueno outro.

� Desligue o motor e todo oequipamento elétrico.

� Ligue o polo positivo (+) dabateria descarregada aopolo positivo (+) da bateriaauxiliar (cabo A).

� Ligue uma ponta do segundocabo ao polo negativo (-) dabateria auxiliar e a outraponta do cabo a uma peçametálica do motor na qual sedeseja dar partida (cabo B).Não ligue ao polo negativo(-) da bateria descarregada.

� Certifique-se de que os cabosestejam afastados de peçasmóveis do motor.

� Ligue o motor e o ventiladordo veículo com bateriaauxiliar.

Bateriadescarregada

Bateriaauxiliar

B A

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0589

89

O que fazer numa emergência

Page 89: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

Partida do motor

� O motor do veículo auxiliardeve permanecer desligado.

� Dê partida no motor doveículo com a bateriadescarregada.

� Após o motor entrar emfuncionamento, deixe-ofuncionando poraproximadamente 3 minutos.

Desligamento dos cabos

� Não remova os cabos com omotor ainda funcionando.

� Tire primeiro o cabo B (-) edepois o cabo A (+), issoevitará faiscamento sobre abateria.

O não cumprimento destesprocedimentos poderá causar

danos aos sistemas elétricos doveículo.

Partida empurrando o veículo(motor frio)

Para evitar danos nocatalisador, não se deve dar

partida no motor empurrando oveículo, com o motor natemperatura normal defuncionamento. Use cabosauxiliares de partida e uma bateriaauxiliar.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0590

90

Page 90: Manual Fiesta MK6 2002

REBOCAMENTO DO VEÍCULO

Seu veículo é equipado com ganchode reboque, para fixação de umcambão, para ser rebocado em casode emergência.

Visto que, com o motor desligado,os sistemas auxiliares da direção edo freio não funcionam, é precisoaplicar maior força no pedal do freioe no volante, e a distância defrenagem é maior.

Ao ser rebocado, inicie o movimentosempre devagar e com suavidade,sem movimentos bruscos por partedo veículo rebocador. Utilize apenasum cambão para ser rebocado,nunca um cabo ou corda.

Seu veículo não foi desenvolvidopara rebocar. Os ganchos de

reboque instalados destinam-seexclusivamente a permitir que esteseja rebocado em caso deemergência, em pequenos trajetos.

Quando rebocado, a chave deignição deve permanecer na

posição "II", para que a direção, asluzes de advertência e de freiofuncionem corretamente.

Localização do gancho dereboque traseiro

Localização do gancho dereboque dianteiro

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0591

91

O que fazer numa emergência

Page 91: Manual Fiesta MK6 2002

O que fazer numa emergência

Não reboque o veículo comequipamento de correntes.

Quando chamar o carro guincho,avise qual o tipo do seu veículo.

Recomendamos que o veículoseja rebocado com um

elevador de rodas ou umequipamento de plataforma.

Reboque por guincho

Se houver necessidade de rebocar oveículo, entre em contato com umaempresa especializada em guinchoou socorro rodoviário.

Emergencia.p65 12/4/2002, 09:0592

92

Page 92: Manual Fiesta MK6 2002

MANUTENÇÃO

Serviços Ford

Para a execução dos serviçosindispensáveis ao bomfuncionamento e segurança doveículo, respeite sempre osintervalos de manutençãoconstantes no Manual de Garantia eManutenção e utilize sempre osserviços de um Distribuidor Ford.

Verificações

Verifique e complete periodicamenteos níveis dos fluidos e do óleo domotor. Verifique a pressão dospneus, o funcionamento adequadodos freios, assim como dailuminação e verifique aoperacionalidade das luzes deadvertência.

Os recipientes translúcidos do fluidodos freios, do líquido de arrefecimentoe do fluido da direção hidráulicapermitem controle visual.

Para facilitar a identificação, todasas tampas de enchimento, assimcomo a vareta de medição do níveldo óleo, são de cores amarela epreta.

Cuidados gerais com o veículo

Ao lavar o motor, misturam-seresíduos de gasolina, graxa e óleocom a água de lavagem. Por essemotivo, deve-se efetuar taistrabalhos apenas num posto deserviços ou num Distribuidor Fordque tenha separador de óleo.

Quando o motor estiverfuncionando, evite que peças

de roupa como gravatas etc.,entrem em contato com peçasmóveis do motor, pois há risco deferimentos graves.

Óleo do motor, fluido dosfreios, aditivo do radiador,

baterias e pneus devem seracondicionados e armazenados eminstalações especialmentepreparadas para tratamento delixo industrial. De modo algumdeverão ser tais substâncias oumateriais despejados nacanalização ou colocados no lixodoméstico.

A defesa do meio ambiente dizrespeito a todos. Contribuatambém para este fim.

Pessoas portadoras de marca-passo não devem efetuar

trabalhos com o motor doveículo em funcionamento, devidoàs altas tensões geradas pelosistema de ignição.

Manutenção e conservação

Não transporte materiaisinflamáveis no compartimento

do motor, pois há risco de ocorrerincêndio e ferimentos.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1893

93

Page 93: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Tabela de manutenção

Verificação diária

� Funcionamento de toda ailuminação interna e externa.Substitua as lâmpadas queimadase verifique se as lentes dos faróise das lanternas estão limpas.

Verificação ao abastecer

� Nível do óleo do motor.

� Nível do fluido dos freios.

� Nível do líquido do lavadordo pára-brisa.

� Pressão de ar e estado dospneus (sempre com os pneusfrios).

Verificação mensal

� Nível do líquido dearrefecimento (com motorfrio).

� Junções de mangueiras,tubos flexíveis e recipientesquanto a vazamentos.

� Nível do fluido da direçãohidráulica.

� Funcionamento do ar-condicionado*.

� Funcionamento do freio deestacionamento.

� Funcionamento da buzina.

* O ar-condicionado deve sercolocado em funcionamento pelomenos 30 minutos por mês.

O contato prolongado erepetido com óleo e fluidos

hidráulicos e de arrefecimento demotor pode causar problemasdermatológicos graves. Lave bemtodas as áreas afetadas.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1894

94

Page 94: Manual Fiesta MK6 2002

Abertura da tampa docompartimento do motor

1) Puxe a alavanca de abertura datampa do compartimento domotor, localizada sob o painel deinstrumentos, próxima à porta domotorista.

2) Levante ligeiramente a partedianteira da tampa e empurre atrava de segurança para o lado.

3) Levante a tampa e apóie-a coma haste. Para fechar a tampa,encaixe a haste de apoio napresilha de fixação, baixe atampa e solte-a de uma alturade 20 a 30 centímetros.

Verifique sempre se a tampa docompartimento do motor estábem fechada.

Haste

Trava de segurança

Alavanca

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1895

95

Manutenção e conservação

Page 95: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Compartimento do motor - 1.0 l & 1.6 l Zetec RoCam

Para facilitar a identificação, todas as tampas e a vareta de verificação donível do óleo do motor são de cor amarela e preta.

Reservatório deexpansão do líquidode arrefecimento do

motor

Tampa deenchimento doóleo do motor

Reservatório dofluido de freio /

embreagemhidráulica

Reservatóriodo lavador do

pára-brisa

Reservatório defluido da direção

hidráulica

Vareta de mediçãodo óleo do motor

BateriaFiltro de ar

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1896

96

Page 96: Manual Fiesta MK6 2002

Compartimento do motor - 1.0 l SUPERCHARGER RoCam

Reservatório deexpansão do líquidode arrefecimento do

motor

Tampa deenchimento doóleo do motor

Reservatóriodo fluido de

freio /embreagem

hidráulica

Reservatóriodo lavador do

pára-brisa

Reservatório dofluido da direção

hidráulica

Vareta demedição do

óleo do motor Bateria

Para facilitar a identificação, todas as tampas e a vareta de verificação donível do óleo do motor são de cor amarela e preta.

Filtro de ar

SUPERCHARGER

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1897

97

Manutenção e conservação

Page 97: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Vareta medidora do nível de óleoO consumo de óleo do seu veículo éinfluenciado por muitos fatores.Motores novos atingem consumonormal após aproximadamente 5.000km. Também sob cargas elevadas, omotor consumirá mais óleo.

Verifique o nível do óleo sempre queabastecer ou antes de iniciar umaviagem longa. Faça o controle com omotor na temperatura normal ecertifique-se de que o veículo estánuma superfície plana. Pararesultados corretos, o motor friodeve funcionar por alguns minutos.

A seguir, desligue a ignição e esperealguns minutos, até que todo o óleoretorne ao cárter. Puxe a vareta parafora e limpe-a com um pano limpo,sem felpas, volte a colocá-la até o finaldo curso e tire-a novamente.

O nível de óleo é indicado pelapelícula de óleo na vareta. Se o nívelestiver entre as marcas MÍN. e MÁX.,não há necessidade de completar onível. Quando o óleo estiver quente,o nível pode passar alguns milímetrosalém da marca MÁX., devido àexpansão térmica.

Se o nível estiver na marca MÍN. ouabaixo, completar o nível com óleo demotor de acordo com a especificaçãoFord. Consulte a seção DadosTécnicos, "Item óleo do motor".Coloque óleo suficiente para o nívelficar próximo da marca Máx.

Nunca complete acima damarca MÁX.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1898

98

Page 98: Manual Fiesta MK6 2002

Tampa de abastecimento de óleodo motor

A tampa de abastecimento de óleo édo tipo de encaixe e trava. Nãoremova a tampa com o motorfuncionando.

Para remover, gire-a no sentido anti-horário. Instalação pela ordeminversa, observando o encaixe etravamento correto da tampa.

Aditivos para o óleo do motor nãosão necessários nem recomendados,podendo até, em certascircunstâncias, provocar danos nomotor, os quais não estão cobertospela garantia Ford.

Recipientes de óleo vazios eusados não devem ser

descartados juntamente com o lixodoméstico. Utilize apenasinstalações preparadas para aremoção desse tipo de lixo.

Abrir

Fechar

Trava

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:1899

99

Manutenção e conservação

Page 99: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Filtro de óleo

Os filtros Motorcraft são projetadospara maior proteção e vida longa domotor. Se for usado um filtro de óleoque não atenda às especificaçõesFord quanto a material e projeto,poderão ocorrer problemas comoruídos no motor durante a partida.Por isso, recomenda-se o uso defiltros de óleo Motorcraft (ouqualquer outra marca que atenda àsespecificações Ford) para o motordo seu carro. O filtro de óleoMotorcraft foi projetado paraproteger o motor do seu carro pelafiltragem de todas as partículasprejudiciais ou abrasivas, semobstruir o fluxo de óleo às partesvitais do motor.

SUPERCHARGER (se equipado)

Para o correto funcionamento doSUPERCHARGER, deve-se verificaro nível de óleo através da remoçãodo bujão conforme o período derevisão descrito no manual deGarantia e Manutenção.

Para a verificação ou completar onível de óleo, se necessário, leve seuveículo a um Distribuidor Ford.

O óleo do SUPERCHARGER éespecífico para essa função.

Vide Manual de Garantia eManutenção.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19100

100

Page 100: Manual Fiesta MK6 2002

Reservatório de fluido de freios/embreagem

O sistema de freios e o sistema deembreagem são abastecidos pelomesmo reservatório.O nível do líquido deve ser mantidoentre as marcas MÍN. e MÁX., nalateral do reservatório. Se o nívelestiver abaixo da marca MÍN., a luzde advertência do sistema de freio /freio de estacionamento acenderá.Para abastecer, complete apenascom fluido de freios DOT 4 queobedeça às especificações da FordConsulte a seção Dados técnicos,"Item fluido de freios e embreagem".

( (

( (

MÁX. MÍN.

!( (

É importante manter higieneabsoluta ao completar o reservatóriode fluido de freios. Qualquerentrada de sujeira no sistema podediminuir a eficiência de frenagem.O símbolo gravado na tampa doreservatório do fluido de freiosindica que o fluido não pode conterparafina.

Não deixe que o fluido defreios entre em contato com

a pele ou olhos. Se isso acontecer,lave imediatamente as áreasafetadas com bastante água. Ofluido de freios danifica a pinturado veículo. Se cair fluido numasuperfície pintada, limpe-aimediatamente com uma esponjamolhada.

Use apenas fluido de freio dotipo DOT 4. Há sérios riscos

de danos ao sistema de freios sequalquer outro tipo de fluido forutilizado.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19101

101

Manutenção e conservação

Page 101: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Reservatório do líquido dearrefecimento

Nunca abra a tampa doreservatório do líquido de

arrefecimento com o motor quente.

O nível do líquido de arrefecimentopode ser verificado através doreservatório. Com o motor frio, onível do líquido de arrefecimentodeve estar entre as marcas MÍN. eMÁX. O líquido de arrefecimentodilata quando quente e pode ficaracima da marca MÁX.

O líquido de arrefecimento deve seradicionado com o motor frio. Sefor necessário adicionar líquido dearrefecimento com o motor quente,deve-se esperar pelo menos 10minutos. Inicialmente, desrosqueiea tampa, girando apenas uma voltapara permitir a despressurização dosistema. Espere um momento e,então, remova a tampa porcompleto. Complete com umamistura de 50% de água e 50% delíquido de arrefecimento a base deetilenoglicol. Consulte a seçãoDados técnicos, "Item líquido dearrefecimento".

X.

MÍN

.

Jamais remova a válvulatermostática do sistema de

arrefecimento. Isto causará sériosdanos ao motor.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19102

102

Page 102: Manual Fiesta MK6 2002

Completar o líquido dearrefecimento só quando o motor

estiver frio

Líquido de arrefecimento

Não permita que o líquido dearrefecimento entre em

contato com a pele ou olhos. Seisso acontecer, lave imediatamenteas áreas afetadas com bastanteágua.

Quando usado na proporção correta,o líquido de arrefecimento protegecontra a corrosão, superaquecimentoe congelamento durante todo o ano.Os motores modernos trabalhamem temperaturas elevadas e líquidosde arrefecimento de qualidadeinferior são ineficazes na proteçãodo sistema de arrefecimento contraa corrosão.

Por este motivo, utilize apenaslíquido de arrefecimento queobedeça às especificações da Ford.Consulte a seção Dados técnicos,"Item líquido de arrefecimento".

Verificação do nível do fluido dadireção hidráulica

Desligue o motor. Com o sistema dedireção à temperatura normal defuncionamento, o nível do fluido nãodeve ultrapassar a marca MÁX. doreservatório.

Se o nível baixar para a marca MÍN.,complete com o fluido especificado.Consulte a seção Dados técnicos,"Item fluido da direção hidráulica".

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19103

103

Manutenção e conservação

Page 103: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

BATERIA

A bateria de seu veículo é livre demanutenção (não requer adição deágua). Para operação adequada dabateria, mantenha a parte superiorlimpa e seca, e assegure-se de queos cabos estejam firmementeconectados aos terminais da bateria.

A bateria de seu veículo foidimensionada de acordo

com os itens originais de fábrica.Não é recomendada a adição deequipamentos elétricos quesobrecarreguem o sistema elétricodo veículo.

Normalmente, as bateriasproduzem gases explosivos

que podem causar ferimentos.Portanto, não aproxime da bateriachamas, faíscas ou substânciasacesas. Ao trabalhar próximo a umabateria, proteja sempre o rosto eos olhos. Providencie sempreventilação apropriada.

O contato com componentesquímicos internos da bateria

pode causar danos severos à saúde.

Vide páginas 88-89 para maisinformações sobre a utilização dabateria.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19104

104

Page 104: Manual Fiesta MK6 2002

Riscos do contato com a soluçãoácida e com chumbo:

A solução ácida e o chumbocontidos na bateria, se

descartados na natureza de formaincorreta, poderão contaminar osolo, o sub-solo e as águas, bemcomo causar danos à saúde do serhumano.

No caso de contato acidental com osolhos ou pele, lavar imediatamentecom água corrente e procurarorientação médica.Se houver algum sinal de corrosãosobre a bateria ou os terminais,remova os cabos dos terminais elimpe com uma escova de aço. Oácido pode ser neutralizado comuma solução de bicarbonato de sódioe água. Instale novamente os cabosapós tê-los limpados, e aplique umapequena quantidade de graxa naparte superior de cada terminal dabateria para evitar novo processo decorrosão.

Mantenha as baterias longedo alcance das crianças.

Baterias contém ácido sulfúrico.Evite o contato com a pele, olhosou vestimentas. Proteja os olhosquando estiver trabalhandopróximo à bateria contra possívelborrifo da solução de ácido. No casode contato de ácido com a pele ouos olhos, lave imediatamente comágua por no mínimo 15 minutos, eprocure assistência médica logo. Seo ácido for ingerido, chameimediatamente um médico.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19105

105

Manutenção e conservação

Page 105: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Sistema de lavagem de vidros

Se necessário, complete oreservatório somente com águalimpa e sabão neutro.

Ajuste dos bicos de lavagem

A posição dos orifícios de saída dosbicos pode ser regulada utilizando-seum alfinete.

Verificação das palhetas doslimpadores

Passe o dedo pela aresta deborracha das palhetas do limpadorpara verificar se possuemirregularidades. Resíduos degordura, silicone e combustíveltambém prejudicam a ação delimpeza das palhetas. Substitua aspalhetas dos limpadores pelo menosuma vez por ano.

Palhetas com desgastepodem reduzir a visibilidade

sob chuva e causar acidentes.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19106

106

Page 106: Manual Fiesta MK6 2002

Substituição das palhetas doslimpadores

Para retirar as palhetas, rebata obraço do limpador para a frente doveículo e posicione a palheta dolimpador em ângulo reto em relaçãoao braço. Pressione a mola deretenção no sentido da seta,desengate a palheta e tire-a dobraço puxando-a no sentido oposto.Não utilize querosene, gasolina oudiluente de tinta para limpar aspalhetas.

PNEUS

Para sua segurança

Sempre que abastecer o veículo,verifique a pressão dos pneus a frio(lembre-se de incluir o pneusobressalente). Consulte a seçãoDados técnicos, "Item pressão dospneus".

Especialmente em situações comoveículo totalmente carregado oualtas velocidades, é indispensávelmanter a pressão correta dos pneus.

Não esqueça que o uso prolongadodos pneus nessas condiçõesaumenta consideravelmente apressão dos mesmos. Dessa forma,nunca esvazie um pneu nessascondições logo após ter parado oveículo, pois a pressão estará muitoacima do normal.

Braço

Palheta

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19107

107

Manutenção e conservação

Page 107: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Baixas pressões nos pneus reduzema estabilidade, aumentam aresistência de rolagem, provocamsuperaquecimento dos pneus,aceleram o desgaste, aumentam oconsumo de combustível e podemprovocar acidentes.Pneus com pressão acima darecomendada prejudicam o conforto,pois aumentam em lugar de reduziros efeitos de pisos irregulares. Alémdisso, são mais susceptíveis a danosprovocados por impactos emsuperfícies irregulares de rodagem.

Se for necessário subir o veículo nomeio-fio, faça-o devagar e, sepossível, em ângulo reto. Eviteobstáculos íngremes e pontiagudos.Ao estacionar o veículo, nãoesfregue a face lateral dos pneus.

Examine a superfície da banda derodagem periodicamente, a fim deverificar a existência de cortes,objetos estranhos ou desgaste nãouniforme. Um perfil irregular indicanecessidade de alinhamento dasrodas. O desempenho e asegurança do pneu tendem adiminuir após aproximadamente 3mm de redução na profundidadedos sulcos. Maior será o risco deaquaplanagem quanto menor aprofundidade do sulco.

Reposição de pneus

Substitua os pneus sempre que afaixa de desgaste for visível atravésda banda de rodagem dos pneus.

Pneus recomendados

Consulte o site:www.ford.com.br/servicos/pneus ouum Distribuidor Ford para obterinformações, sobre as marcas,especificações e modelos de pneusrecomendados para o seu veículo.

Seu veículo está equipadocom pneus radiais. Jamais

faça rodízio cruzado.

Boas práticas de direção contribuempara menor desgaste dos pneus.Dessa forma, deve-se evitar freadasbruscas, fortes acelerações partindoda imobilidade, choques contracalçadas, buracos e uso prolongadoem ruas ou estradas acidentadas.Mas o fator mais importante para avida longa dos pneus é manter apressão nos valores recomendados.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19108

108

Page 108: Manual Fiesta MK6 2002

SUBSTITUIÇÃO DASLÂMPADAS

Antes de substituir uma lâmpada,verifique se o fusívelcorrespondente não está queimado.Nunca segure as lâmpadas pelovidro. Isto é especialmente válidopara lâmpadas de halogênio, poispoderá haver diminuição daintensidade de luz se houver contatomanual com o bulbo. Neste caso,limpe-o com álcool.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19109

109

Manutenção e conservação

Page 109: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Remoção do grupo óptico

As lâmpadas dos faróis baixos, altos,dos indicadores direcionaisdianteiros e das luzes deposicionamento (lanternas)encontram-se alojadas no mesmogrupo óptico. Remova o grupoóptico como indicado a seguir:� desligue as luzes;� abra o compartimento do motor;� solte os parafusos de fixação da

grade do radiador;� retire a grade do radiador,

puxando-a para cima;� solte os parafusos de fixação do

grupo óptico;� desligue os conectores;� retire o grupo óptico.

Faróis altos e baixos

- Solte a presilha de fixação;

- gire o anel de retenção nosentido anti-horário parapossibilitar a remoção dalâmpada do refletor;

- monte a lâmpada nova,observando o corretoalinhamento das presilhas deguia e observando a ordeminversa à descrita acima.

Alinhamento dos faróisdianteiros

Após a substituição de uma lâmpadade halogênio, verifique oalinhamento dos faróis.

Parafusos

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19110

110

Page 110: Manual Fiesta MK6 2002

Luzes de posicionamento(lanternas)

Lâmpada de base de vidro em cunha,5 W

Remova a lâmpada da base e instalea lâmpada nova.

Indicadores direcionaisdianteiros

Lâmpada esférica, 21 W

- gire a base da lâmpada nosentido anti-horário, pararemovê-la;

- pressione levemente a lâmpada egire-a no sentido anti-horáriopara removê-la;

- monte a lâmpada nova pelaordem inversa à descrita.

Faróis de neblina (se equipado)

Os faróis de neblina estãointegrados no pára-choque.Substitua a lâmpada pela partetraseira do mesmo.- Gire o soquete no sentido

anti-horário e retire-o do conjuntodo farol.

- Gire a lâmpada sob leve pressão,no sentido anti-horário pararemovê-la.

- Monte a lâmpada nova pela ordeminversa à descrita.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19111

111

Manutenção e conservação

Page 111: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Substituição das lâmpadas dogrupo óptico traseiro

Abra a tampa do compartimento debagagem:

� Remova os parafusos A e B pelaparte frontal do grupo óptico.

� Remova a porca de fixação C pelaparte traseira do grupo óptico.

� Solte as travas e remova oconjunto das lâmpadas.

� Substitua a (s) lâmpada (s).

� Instalação pela ordem inversa.

C

A

B

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19112

112

Page 112: Manual Fiesta MK6 2002

Luz da placa de licença

Lâmpada tubular, 5 W

- Utilize uma chave tipo philips pararemover cuidadosamente oconjunto da lanterna;

- substitua a lâmpada.

Luz interna

Lâmpada esférica, 10 W

Desligue a luz interna.Desencaixe cuidadosamente oconjunto, usando uma chave defenda de ponta chata, e substitua alâmpada queimada.

Luz de freio, 21 W /lanterna, 5 W

Indicadores dedireção, 21 W

Luz de ré, 21 W

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19113

113

Manutenção e conservação

Page 113: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Para a lavagem de seu veículo, utilize sempre água fria ou morna.

LAVAGEM DO VEÍCULO

A lavagem do veículo só deveser feita em áreas com

sistemas de drenagem que nãoagridam o meio ambiente.

Os restos de produtos de limpezanão devem ser descartadosjuntamente com o lixo doméstico;deve-se utilizar apenas instalaçõespreparadas para a remoção dessetipo de lixo.O elemento mais importante para aconservação da pintura do veículo éágua limpa.

� Lavagem automática

O melhor método de lavagem élavagem automática sem rolos.

Gire a antena do rádio nosentido anti-horário e retire a

mesma antes de entrar num postode lavagem automática.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19114

114

Page 114: Manual Fiesta MK6 2002

� Lavagem manual

Lave frequentemente seu veículopara manter a aparência original. Sehouver sinais de seiva de árvores,insetos, sujeira industrial ouexcrementos de pássaros, o veículodeve ser lavado o mais brevepossível. Geralmente esses tipos dedepósitos contém elementosquimícos agressivos à pintura. Nuncalave o seu veículo com água quente,diretamente sob o sol ou com assuperfícies metálicas quentes.Nunca retire o pó a seco dassuperfícies pintadas, poderá arranhá-las.Lave o veículo com muita água, seestiver utilizando um xampú paracarros. Seque-o com um panomacio ou flanela.

Limpeza dos faróis

Para evitar danos às lentes dos faróis,não use produtos abrasivosagressivos nem solventes químicos.Não limpe os faróis quandoestiverem secos, nem use objetos decantos vivos para limpar as lentes.

Revestimento protetor da parteinferior do veículo

A parte inferior do seu veículo érevestido com uma camada deproteção anticorrosiva que deveráser periodicamente controlada e,caso seja necessário, retocada peloseu Distribuidor Ford. Mesmo comessa proteção adicional, recomenda-sea lavagem frequente da parteinferior do veículo, principalmentesob condições de alta umidade ousalinidade.Depois de lavar o veículo,

pressione ligeiramente evárias vezes o pedal do freio com oveículo em movimento, paraeliminar a umidade dos discos epastilhas.

Para não invalidar os termosda garantia do veículo

relativos à pintura, tire toda asujeira que, aparentemente, sejainofensiva, mas que pode causardanos - por ex., excrementos depássaros, resina de árvores,insetos, marcas de piche eresíduos de poluição industrial.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19115

115

Manutenção e conservação

Page 115: Manual Fiesta MK6 2002

Manutenção e conservação

Limpeza do vidro traseiroPara evitar danos às resistências dodesembaçador, ao limpar o ladointerno do vidro traseiro utilizesomente um pano macioligeiramente úmido. Não utilizesolventes ou objetos pontiagudospara limpar o vidro.

Limpeza das rodas

Não utilize produtos abrasivos, paraevitar que o verniz de proteção sejadanificado.

Conservação da pintura

Lavagem imediata nem sempre ésuficiente para remover materialagressivo das superfícies pintadas.Portanto, encere a pintura do seuveículo uma a duas vezes por ano. Obrilho da pintura é conservado e,além disso, a água escorre melhor.

Ao polir o veículo, assegure-sede que o produto não

entre em contato com superfíciesplásticas, pois as manchas são dedifícil remoção. Não efetuepolimento sob sol forte.

Seu veículo foi pintado comprodutos à base de água,

menos agressivos ao meioambiente. Para reparação da pintura,pode-se utilizar os procedimentostradicionais de mercado, porém estadeverá ser executada por umDistribuidor Ford, sob pena de perdada garantia de corrosão. Vide Manualde Garantia e Manutenção.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19116

116

Page 116: Manual Fiesta MK6 2002

Lavagem do motor

A eficiência do motor será maior seele funcionar limpo, pois o acúmulode graxa e poeira causam elevaçãoda temperatura normal defuncionamento. Porém, quando lavaro motor, tenha cuidado em nãoutilizar jatos fortes de água, e nãoborrife água fria, pois o choquetérmico em superfícies aquecidaspoderá provocar danos ao motor.

Nunca lave ou enxágue o motorenquanto estiver funcionando: aágua no motor em funcionamentopode causar danos internos.

Devido à diversidade de materiaisexistentes no compartimento domotor, deve-se evitar a utilização deprodutos químicos de limpeza, quepodem ser agressivos adeterminados componentes. Deve-se evitar também limpeza por meiode vapor de água.

O condensador do ar-condicionado eo radiador possuem aletas dealumínio que podem se deformarquando lavadas com jato d'água dealta pressão. Para evitar danos,somente lavar com jato d'água debaixa pressão.

Manutencao.p65 9/5/2002, 11:19117

117

Manutenção e conservação

Page 117: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

NÚMEROS DE IDENTIFICAÇÃO

2

IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO

O número de identificação do veículo(VIN) é estampado no compartimentodo motor, sobre a torre doamortecedor, lado direito (1).Há também etiquetas adesivas nosseguintes locais, contendo o mesmonúmero gravado nos vidros:

- compartimento do motor sobre atorre do amortecedor, lado direito(2);

- coluna "B", lado direito (4).

3 1 4

Gravação com o ano defabricação

- compartimento do motor, sobre atorre do amortecedor, lado direito,adjacente ao (VIN) (3).

Número do motor

Na lateral direita do bloco, parteinferior traseira, próximo à carcaçada embreagem.

Dados.p65 9/5/2002, 11:22118

118

Page 118: Manual Fiesta MK6 2002

COMBUSTÍVEL

Capacidade do tanque: 45 l

A escolha do combustívelcorretoUse somente combustível semchumbo. O uso de combustível comchumbo é proibido por lei e podedanificar o motor.

Este tipo de combustível não écomercializado no Brasil, mas podeser encontrado em alguns países daAmérica do Sul. Portanto, verifique otipo de combustível antes deabastecer o veículo em outrospaíses.

Se for adicionada gasolina comchumbo ao tanque de

combustível, não se deve colocar omotor em funcionamento (mesmoque a quantidade tenha sidopequena). O chumbo contido nagasolina provocará danospermanentes no catalisador. Entreem contato imediato com oDistribuidor Ford mais próximo.

A capacidade do tanque decombustível refere-se até o

segundo desligamento automáticoda bomba de combustível.

Ao se retirar a tampa do tanque,pode-se ouvir um ruído sibilante. Issoé normal e não deve ser levado emconsideração. Para evitar oderramamento de combustível, parede reabastecer no segundodesligamento automático do bocal deenchimento.

Dados.p65 9/5/2002, 11:22119

119

Dados técnicos

Page 119: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

Qualidade do combustível

Se houver problemas como partidadifícil, alto consumo de combustívelou funcionamento brusco e irregular,tente mudar de marca de combustível.Se o problema persistir, procure umDistribuidor Ford.

ÓLEO DO MOTOR

A Ford recomenda o uso de óleoMotorcraft 5W30 que atenda àsespecificações Ford WSS-M2C913-B ,para trocas a cada 20.000 km.Na falta de óleos que atendam aestas especificações, você podealternativamente utilizar óleos quetenham as classificações:

� Óleo classificação API SJ ousuperior, SAE 5W30;

� Óleo classificação API SJ ousuperior, SAE 20W40/SAE 20W50.

É normal que qualquer motorconsuma algum óleo; portanto, onível de óleo deve ser verificadoperiodicamente, por exemplo,sempre que for abastecer ou antesde iniciar uma viagem longa.Motores novos atingem consumonormal após aproximadamente5.000 km.

Utilizar somente combustível de altaqualidade, de acordo com aespecificação abaixo. Combustíveis dequalidade inferior poderão causardanos ao motor.

� Gasolina tipo C, sem chumbo,com 22% de álcool etílicoanidro

Pode ser também usada gasolina semchumbo com maior octanagem, mas asua utilização não oferece qualquervantagem significativa. Veículos comcatalisador devem utilizar apenasgasolina sem chumbo.

O uso constante de gasolinaaditivada, desde o veículo novo,manterá limpos por mais tempo osistema de combustível e o motor,minimizando a formação dedepósitos, uma vez que a gasolinaaditivada contém diversosdetergentes.

Veículos com quilometragemelevada, que nunca utilizaram

gasolina aditivada, poderão passara utilizá-la de forma gradual, paraevitar entupimentos do sistema decombustível.

Devido à utilização emveículos Ford de bicos de

injeção de combustível auto- limpantes, a limpeza periódica dos bicos não é necessária.

Qualquer óleo SJ ou superiorque não atenda às

especificações Ford WSS-M2C913-B,deverá ser trocado a cada 15.000km, no máximo.

Dados.p65 9/5/2002, 11:22120

120

Page 120: Manual Fiesta MK6 2002

Condições severas:Condições severas:Condições severas:Condições severas:Condições severas:

� percursos curtos (inferiores a5 km), nos quais o motor nãochega a atingir a temperaturanormal de funcionamento;

� utilização freqüente empercursos de muita poeira ouregiões montanhosas;

� utilização em tráfego urbanopesado;

� utilização em auto-escola, táxi,ambulância, uso militar ouatividade similar.

Durante as trocas de óleo em postos de serviços,

assegurar que o óleo utilizado é oespecificado e na quantidadedeterminada. Não aceite óleos detipos e marcas desconhecidas e deembalagens já abertas.

Não use óleos API-SC, SD,SE, SF, SH ou aditivos

suplementares. O uso de óleodiferente do especificadocompromete o desempenho e avida útil do motor, podendotambém causar danos nãocobertos pela garantia.

Faça a verificação com o motor àtemperatura de serviço e certifique-se de que o veículo esteja numasuperfície plana. Para uma mediçãocorreta, o motor frio deve ser postoem funcionamento por um tempocurto. Desligue a ignição e aguardealguns minutos, até que todo o óleoretorne ao cárter (com temperaturaambiente mais baixa, o tempo podeser maior). Retire a vareta, limpe-acom um pano que não solte fiapos,insira-a completamente noalojamento e retire de novo. O nívelpode ser observado pela película deóleo que fica na vareta. Se o nívelmostrado estiver entre as marcasMín./Máx, não há necessidade dereabastecer. O óleo quente podeexceder a marca MÁX, algunsmilímetros, devido à expansãotérmica.

Se o nível estiver na marca MIN, ouabaixo, complete o nível, utilizandoóleo que atenda às especificações daFord. Aproximadamente 0,7 a 1,0litro de óleo de motor seránecessário para elevar o nível damarca MIN para a MAX.

Complete apenas até a marca MAX,nunca acima. Se o veículo forutilizado em condições severas, atroca de óleo do motor deverá serefetuada a cada 5.000 km ou6 meses, o que ocorrer primeiro.

Dados.p65 9/5/2002, 11:22121

121

Dados técnicos

Page 121: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

LÍQUIDOS DO VEÍCULO

Fluido para a caixa de câmbio

Utilize fluido de alta pressão paracaixa de câmbio 75W90 (sintético),de acordo com a especificaçãoWSD-M2C/200-C da Ford.

Nota:Nota:Nota:Nota:Nota: normalmente não énecessário trocar ou completar onível de fluido da caixa de câmbio.Se houver vazamentos, procure umDistribuidor Ford.

Fluido da direção hidráulica(se equipado)

Utilize fluido para transmissãoautomática ATF MOTORCRAFT, deacordo com a especificaçãoESP-M2C 138 CJ .

Líquido de arrefecimento

Utilize uma mistura de 50% de águae 50% de líquido de arrefecimento àbase de etilenoglicol, que obedeça àespecificação Ford ESDM-97B49B.Caso necessário, encha até a marcaMÁX., com o motor frio. O líquidode arrefecimento expande-se com omotor quente e pode ultrapassar amarca MÁX.

Desde que a especificação e aproporção da mistura sejamrespeitadas, não será necessária asubstituição do líquido dearrefecimento.

Fluido de freios e da embreagem

Utilize fluido para freios DOT 4somente que esteja conforme aespecificação Ford SAM-6C9103-A.Caso necessário, complete o nívelaté a marca MÁX.

Utilize apenas fluido de freios semparafina.

O fluido de freios deve sersubstituído a cada dois anos.

Ao completar o nível de fluidode freios, deve-se manter

limpeza absoluta. A eficiência defrenagem fica prejudicada comqualquer sujeira no sistema.

O uso do fluido de freios quenão o DOT 4 causará severos

danos ao sistema de freios doveículo.

Dados.p65 9/5/2002, 11:22122

122

Page 122: Manual Fiesta MK6 2002

Localização/posição Dianteiro/transversal

Ciclo/tempos Otto/4

Número e disposição dos cilindros 4 em linha

Válvulas 2 por cilindro

Acionamento Por tucho hidráulico

Diâmetro do cilindro 68,68 mm

Curso do êmbolo (pistão) 67,40 mm

Relação de compressão 9,8:1

Potência do motor 66 cv @ 5750 rpm

Torque máximo 87 Nm @ 2750 rpm

Combustível Gasolina regular sem chumbocom 22% de álcool etílico

Rotação máx. do motor 6600 rpm

Rotação de marcha-lenta 880 ± 50 rpm

Sistema de alimentação Injeção eletrônica digital multipontosequencial, "Black Oak"

Bomba de combustível Elétrica, capacidade de 270 kPa

Ordem de ignição 1-3-4-2

Vela de ignição NGK TR6B

Sistema de ignição Eletrônico digital controlado pelomódulo "Black Oak"

Filtro de óleo do motor (Motorcraft) EFL 500 1089778

Índice de CO na marcha lenta < 0,5 %

Folga dos eletrodos das velas 1,00 ± 0,05 mm

Rosca 14 x 1,25 mm

Indução de ar Aspirada

Motor - 1.0 lllll - ZetecRoCam

Dados.p65 9/5/2002, 11:22123

123

Dados técnicos

Page 123: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

Localização/posição Dianteiro/transversal

Ciclo/tempos Otto/4

Número e disposição dos cilindros 4 em linha

Válvulas 2 por cilindro

Acionamento Por tucho hidráulico

Diâmetro do cilindro 68,68 mm

Curso do êmbolo (pistão) 67,40 mm

Relação de compressão 8,2:1

Potência do motor 95 cv @ 6000 rpm

Torque máximo 124 Nm @ 4250 rpm

Combustível Gasolina regular sem chumbocom 22% de álcool etílico

Rotação máx. do motor 6600 rpm

Rotação de marcha-lenta 880 ± 50 rpm

Sistema de alimentação Injeção eletrônica digitalmultiponto sequencial, "Black Oak"

Bomba de combustível Elétrica, capacidade de 270 kPa

Ordem de ignição 1-3-4-2

Vela de ignição NGK TR6B

Sistema de ignição Eletrônico digital controlado pelomódulo "Black Oak"

Filtro de óleo do motor (Motorcraft) EFL 500 1089778

Índice de CO na marcha lenta < 0,5 %

Folga dos eletrodos das velas 1,00 ± 0,05 mm

Rosca 14 x 1,25 mm

Indução de ar Forçada, por compressor acionadopela árvore de manivelas

Motor - 1.0 lllll - SUPERCHARGER RoCam

Dados.p65 9/5/2002, 11:22124

124

Page 124: Manual Fiesta MK6 2002

Motor - 1.6 lllll - ZetecRoCam

Localização/posição Dianteiro/transversal

Ciclo/tempos Otto/4

Número e disposições dos cilindros 4 em linha

Válvulas 2 por cilindro

Acionamento Por tucho hidráulico

Diâmetro do cilindro 82,07 mm

Curso do êmbolo (pistão) 75,48 mm

Relação de compressão 9,5:1

Potência do motor 98 cv @ 5250 rpm

Torque máximo 141 Nm @ 2250 rpm

Combustível Gasolina regular sem chumbocom 22% de álcool etílico

Rotação máx. do motor 6300 rpm

Rotação de marcha-lenta 880 ± 50 rpm

Sistema de alimentação Injeção eletrônica digitalmultiponto sequencial "Black Oak"

Bomba de combustível Elétrica, capacidade de 270 kPa

Ordem de ignição 1-3-4-2

Vela de ignição NGK TR6B

Sistema de ignição Eletrônico digital controlado pelomódulo "Black Oak"

Filtro de óleo do motor (Motorcraft) EFL 600 1089779

Índice de CO na marcha-lenta < 0,5 %

Folga dos eletrodos das velas 1,0 ± 0,05 mm

Rosca 14x1,25 mm

Indução de ar Aspirada

Dados.p65 9/5/2002, 11:22125

125

Dados técnicos

Page 125: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

1ª marcha

2ª marcha

3ª marcha

4ª marcha

5ª marcha

Marcha a ré

Transmissão

Relações de engrenamento1.0 1.0 1.0 1.0 1.0 l l l l l &&&&&

1.0 1.0 1.0 1.0 1.0 l l l l l SUPERCHARGERSUPERCHARGERSUPERCHARGERSUPERCHARGERSUPERCHARGER

3,85:1

2,04:1

1,41:1

1,11:1

0,88:1

3,62:1

1.6 1.6 1.6 1.6 1.6 lllll

3,58:1

1,93:1

1,28:1

0,95:1

0,76:1

3,62:1

Redução

4,56:1

4,25:1

4,25:1

Diferencial

1.0 l

1.0 lSUPERCHARGER

1.6 l

Dados.p65 9/5/2002, 11:22126

126

Page 126: Manual Fiesta MK6 2002

Suspensão

DianteiraDianteiraDianteiraDianteiraDianteira

Independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais, braços inferiorese amortecedores hidraúlicos, e barra estabilizadora disponível emalgumas versões.

TTTTTraseiraraseiraraseiraraseiraraseira

Independente com eixo auto estabilizante "Twist Beam" molas helicoidais,amortecedores hidráulicos com mola auxiliar em poliuretano.

Direção

Tipo - mecânica ou hidráulica. Volante retrátil - pinhão, cremalheira ecoluna absorvedora de energia.

Cáster Câmber

Direção Valores em Nominal Faixa de Nominal Faixa detolerância tolerância

Mecânica Graus 2,50º ±1º -0,75º ±1ºdecimais

Graus e 2º30' ±1º -0º45' ±1ºminutos

Hidráulica Graus 3,16º ±1º -0,67º ±1ºdecimais

Graus e 3,09' ±1º -0º40' ±1ºminutos

VALORES DE ALINHAMENTO

Rodas dianteiras

Nota:Nota:Nota:Nota:Nota: A máxima diferença de câmber / cáster entre as rodas é de ± 1º

Dados.p65 9/5/2002, 11:22127

127

Dados técnicos

Page 127: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

Torque recomendado para as porcas de roda (todas): 85 Nm

Diâmetro mínimo de giro do veículo (entre paredes): 10 m

Sistema de carga

Alternador 14V 70A - 1.0 l e 1.6 l sem A/C, sem dir. hidráulica

14V 90A - 1.0 l e 1.6 l com A/C e/ou com dir. hidráulica

14V90A - 1.0 l SUPERCHARGER

*Bateria 36 AH - 290 A/55 RC - sem A/C

43 AH - 390 A/65 RC - com A/C

* Dependendo da versão

Rodas traseiras

Valores em Nominal Faixa detolerância

Graus - 0,93º ± 1ºdecimais

CâmberGraus e - 0º56' ± 1ºminutos

Convergência/divergência - rodas dianteiras

VVVVValores emalores emalores emalores emalores em

Graus decimais

Graus e minutos

NominalNominalNominalNominalNominal

+ 0,08º

+ 0,05'

TTTTTolerânciaolerânciaolerânciaolerânciaolerânciapermissívelpermissívelpermissívelpermissívelpermissível

± 0,08º

± 0º05'

Convergência/divergência - rodas traseiras

VVVVValores emalores emalores emalores emalores em

Graus decimais

Graus e minutos

NominalNominalNominalNominalNominal

+ 0,22º

+ 0º13'

TTTTTolerânciaolerânciaolerânciaolerânciaolerânciapermissívelpermissívelpermissívelpermissívelpermissível

± 0,30º

± 0º18'

Nota:Nota:Nota:Nota:Nota: A máxima diferença de câmber entre as rodas é de ± 1º

Dados.p65 9/5/2002, 11:22128

128

Page 128: Manual Fiesta MK6 2002

Capacidade volumétricas

- com filtro- sem filtro

1.0 1.0 1.0 1.0 1.0 lllllZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCam

4,1 litros3,9 litros

5,7 litros (sem A/C)5,9 litros (com A/C)

Tipo de motorTipo de motorTipo de motorTipo de motorTipo de motor

Óleo do motor

Transmissão

Direção hidráulica

Sistema de arrefecimento(incluindo o sistema de arquente)

Reservatório do sistema dolavador de vidros

Tanque de combustível

Sistema de freios

Carga do ar-condicionado(gás R134a)

Óleo do compressor doar-condicionadoÓleo do compressor

1.0 1.0 1.0 1.0 1.0 lllllZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCam

SUPERCHARGERSUPERCHARGERSUPERCHARGERSUPERCHARGERSUPERCHARGER

4,3 litros3,9 litros

6,2 litros

1.6 1.6 1.6 1.6 1.6 lllllZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCamZetec RoCam

4,3 litros3,9 litros

6,2 litros

2,3 litros

Completar até a marca MÁX.

4,0 litros

45 litros

0,37 litros

740 ±10 g

200 cm3

30 ml

Tipo: monobloco, portas com barras de proteção lateral, colunas A e Breforçadas.

Carroceria

Volume

Compartimento de bagagem:Compartimento de bagagem:Compartimento de bagagem:Compartimento de bagagem:Compartimento de bagagem: 305 litros (até o nível da borda superiordo encosto)

Dados.p65 9/5/2002, 11:22129

129

Dados técnicos

Page 129: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

PESO DO VEÍCULO

Observe as especificaçõesde peso do veículo e não

ultrapasse o peso bruto total. A nãoobservação desses valores podecausar alterações na dirigibilidadedo veículo, com o risco de provocaracidentes e danos ao veículo.

Peso do veículo em ordem demarcha

Refere-se ao veículo (modelobásico) pronto para dirigir, ou seja,com o líquido de arrefecimento,lubrificantes, tanque de combustívelcom 90% da capacidade, ferramentase pneu sobressalente.

A carga útil resulta do peso brutototal menos o peso em ordem demarcha.

Equipamentos opcionais ouinstalados posteriormente reduzema carga útil.

Peso (kg)

� Em ordemde marcha

� Carga útil

� Peso brutototal

� Distribuiçãopor eixo

� Máximopor eixo

1,0 lllll

1032

568

1600

diant. tras.diant. tras.diant. tras.diant. tras.diant. tras.

627 405

850 850

1,0 lllll - SUPERCHARGER

1059

541

1600

diant. tras. diant. tras. diant. tras. diant. tras. diant. tras.

654 405

850 850

1,6 lllll

1043

557

1600

diant. tras. diant. tras. diant. tras. diant. tras. diant. tras.

625 418

850 850

O seu veículo não foidesenvolvido para rebocar

Os ganchos de reboque queequipam o veículo destinam-seexclusivamente a permitir que esteseja rebocado em caso deemergência por curtos trajetos.

Dados.p65 9/5/2002, 11:22130

130

Page 130: Manual Fiesta MK6 2002

PNEUS

Pressão dos pneus

Verifique a pressão dos pneusantes de iniciar uma viagem (pneusfrios) ou a cada reabastecimento doveículo. Não se esqueça do pneusobressalente.

ServiçoServiçoServiçoServiçoServiçoSistema hidráulico com dois circuitos independentes para cada par de rodasdiagonalmente opostas e servo-freio a vácuo. Freio dianteiro a disco, traseiroa tambor e ABS (se equipado) com válvula proporcionadora no eixo traseiro.

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentoEstacionamentoEstacionamentoSistema mecânico, atuação traseira, manual, tambor com sapatas atuadas acabo.

Sistema de freios

Pressão dos pneus (pneus frios) em bar (lb/pol2)

BarBarBarBarBar

Lb/PolLb/PolLb/PolLb/PolLb/Pol22222

Medidada roda

5,5Jx14

Medida dopneu

175-65R14

Carga normalaté 2 pessoas

Carga total commais de 2 pessoas

Diant.Diant.Diant.Diant.Diant.2,06(30)

TTTTTras.ras.ras.ras.ras.1,93(28)

Diant.Diant.Diant.Diant.Diant.2,27(33)

TTTTTras.ras.ras.ras.ras.2,41(35)

Dados.p65 9/5/2002, 11:22131

131

Dados técnicos

Page 131: Manual Fiesta MK6 2002

Dados técnicos

Dimensões (mm)

A = Comprimento total

B = Largura total (excluindo os retrovisores externos)

C = Altura total (em ordem de marcha)

D = Distância entre eixos

E = Bitola (distância entre dianteira centros de rodas) traseira

3908

1765

1497

2488

14811444

C

▲▲

B

▲▲E

{

Dados.p65 9/5/2002, 11:22132

132

Page 132: Manual Fiesta MK6 2002

Conteúdo

Conheça antes de dirigir

Introdução

Painel de instrumentos

Comandos e equipamentos

Bancos e sistemas deproteção

Partida e condução do veículo

Partida

Condução

O que fazer numaemergência

Dados e informações importantes

Manutenção e conservação

Dados técnicos

6

10

20

51

65

67

75

93

118

Conteudo.p65 12/4/2002, 09:125

5