manual lynus cortador de piso scl-2000 scl-3000 scl- scl- 2000 scl- 3000 scl- 5000. atenأ‡أƒo...

Download Manual Lynus Cortador de piso SCL-2000 SCL-3000 SCL- SCL- 2000 SCL- 3000 SCL- 5000. ATENأ‡أƒO Dados

Post on 01-Aug-2020

2 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • Im a

    g e

    m m

    e ra

    m e

    n te

    il u

    st ra

    tiv a

    MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CERTIFICADO DE GARANTIA

    SERRA CIRCULAR

    SCL- 2000 SCL- 3000

    SCL- 5000

  • ATENÇÃO

    Dados técnicos do equipamento

    04

    Leia atentamente todo o manual de instruções deste equipamento antes de utilizá-lo pela primeira vez e guarde-o em local seguro para eventuais consultas. A não observância das indicações de segurança contidas neste manual pode colocar em risco e integridade física do usuário e de outras pessoas ao redor.

    Modelo SCL-2000 SCL-3000 SCL-5000 Potência 2,0cv 3,0cv 5,0cv

    Tensão Monofásico Monofásico Monofásico Trifásico 127 / 220V 127 / 220V 127 / 220V 220 / 380V

    Rotação do Eixo 4950RPM 4950RPM 4950RPM Lâmina de Serra

    (Diâmetro Máximo) 305mm 305mm 305mm

    Altura Máxima de Corte

    85mm 85mm 85mm

    Dimensões da Mesa (Lar X Comp X Alt)

    800x1050x1100mm 800x1050x1100mm 800x1050x1100mm

    Peso Total 105kg 108kg 155kg 112kg Nível de Ruído 93db* 93db* 93db*

    *O nível de ruído gerado pelo equipamento poderá variar conforme as condições ambientes e a tarefa a ser executada.

    ·Antes de ligar o equipamento verifique se a instalação elétrica atende as especificações do mesmo e se estas estão em perfeitas condições de uso. Verifique também se o equipamento está devidamente aterrado. ·Nunca deixe cabos elétricos, extensões e outros dispositivos elétricos expostos à água, óleos, graxas, calor, objetos cortantes ou pontiagudos, superfícies abrasivas e outros que possam danificá-los. ·No caso de utilizar plugues e tomadas, certifique-se que estes atendem as necessidades do equipamento e estão de acordo com as normas técnicas vigentes. Para desconectar nunca puxe pelo cabo elétrico. ·Certifique-se que o local de instalação é adequado, que o piso é firme e regular, que não há a presença de líquidos, gases ou outros produtos inflamáveis nas proximidades, que o equipamento e a área de operação estão protegidos das intempéries. O local de instalação não deve permitir o acesso de pessoas não autorizadas, especialmente menores de idade. ·Não permita, nas proximidades do equipamento, a guarda de materiais que possam atrapalhar sua operação e o acesso ao equipamento.

    INSTRUÇÕES GERAIS DE USO E SEGURANÇA

  • 05

    ·Este equipamento só deverá ser operado por profissionais qualificados para a função que tenham recebido todas as orientações de segurança necessárias. ·Nunca opere este equipamento sem seus dispositivos de segurança (Coifa de proteção do disco, calha coletora de serragem, fechamentos da mesa, aterramento, dispositivo de parada de emergência e chave geral com trava). ·Quando o equipamento não estiver em uso desligue a chave geral no painel de comando e trave ou lacre a mesma para que não seja possível o seu acionamento por pessoas não autorizadas. ·Antes de ligar o equipamento verifique se todas as peças estão fixas e bem firmes, que não há imperfeições ou defeitos em nenhuma parte. Em caso de qualquer irregularidade esta deve ser corrigida antes do equipamento ser posto em uso. ·Antes de ligar o equipamento verifique se as lâminas do disco em perfeitas condições, se o disco não apresenta rachaduras ou empeno. Verifique também se a lâmina não toca em nenhuma das partes do equipamento. ·Limpe a mesa e remova todos os objetos (Ferramentas, lascas, estopas, etc.) que estejam sobre ela antes de ligar o equipamento. ·Ao ligar o equipamento deixe que o mesmo trabalhe por alguns instantes. Verifique se o sentido de giro do disco está de acordo com o corte a ser executado. ·Verifique se o equipamento produz algum tipo de vibração ou ruído anormal. Caso isso aconteça desligue o equipamento imediatamente e verifique se todas as partes estão firmes, sem danos e instalados de maneira correta. ·Nunca corte materiais ferrosos ou outros metais com este equipamento. Inspecione sempre as peças de madeira a serem cortadas e remova todos os pregos, parafusos, grampos e outros materiais metálicos. ·Ao operar o equipamento utilize sempre os EPI's (Equipamento de Proteção Individual) necessários e adequados aos riscos existentes (Protetor auricular, óculos ou protetor facial, máscara para poeiras vegetais, luvas, calçados de segurança e os demais que se façam necessários). ·Nunca opere o equipamento sem a coifa de proteção do disco ou com a mesma levantada expondo a lâmina ao contato acidental. ·Mantenha as mãos afastadas da linha de serra e não permita que ninguém fique próximo a área de trabalho do equipamento. ·Evite tocar a coifa de proteção da lâmina com as mãos durante a operação, nunca aproxime as mãos ou outros objetos da lâmina de serra. Quando houver a necessidade de limpeza ou retirada de materiais próximos da lâmina de serra, desligue o equipamento e em seguida proceda a limpeza. ·A velocidade de trabalho deverá ser de acordo com o material a ser cortado. Evite operações abruptas e rápidas. Nunca curve as peças durante o corte. ·No caso de ocorrer qualquer trancamento, bloqueio ou esforço maior da lâmina na peça de trabalho, desligue o equipamento imediatamente, desligue a chave geral e em seguida proceda a limpeza retirando o material da obstrução.

    Leia atentamente o manual de instruções e guarde o mesmo para eventuais consultas.

  • 06

    PARTES DO EQUIPAMENTO

    01 – Tampo da Mesa de Serra Circular; 02 – Régua; 03 – Manípulo de Fixação da Régua; 04 – Caixa de comando; 05 – Saída da Calha Coletora de Serragem; 06 – Fechamento da Mesa (Proteções Inferiores); 07 – Coifa de Proteção da Lâmina; 08 – Motor; 09 – Correia de Transmissão; 10 – Porcas de Regulagem da Altura do Disco.

    Não acompanha disco de serra.

    ORIENTAÇÕES DE USO - Transporte: ·Nunca transporte o equipamento com o disco de serra montado; ·Para o transporte certifique-se que todas as peças do equipamento estão montadas e protegidas; ·Prenda o equipamento de maneira adequada ao veículo de transporte, garantindo que esta não venha a ser mover involuntariamente causando danos ao veículo, ao equipamento e as pessoas; ·Mesmo no transporte o equipamento deverá estar protegido das intempéries, evitando danos as suas partes. ·Caso haja a necessidade de suspender o equipamento, faça sempre apoiando ou fixando o mesmo por sua estrutura utilizando equipamentos para esta finalidade e não permita aproximação de outras pessoas durante a execução da tarefa.

  • 07

    - Instalação: ·O local de instalação não deve permitir o acesso de pessoas não autorizadas, especialmente menores de idade; ·Certifique-se que o local de instalação é adequado, que o piso é firme e regular, que não há a presença de líquidos, gases ou outros produtos inflamáveis nas proximidades, que o equipamento e a área de operação estão protegidos das intempéries; ·Verifique se a instalação elétrica atende as necessidades do equipamento; ·Antes de proceder a instalação verifique se o equipamento encontra-se desligado e se a chave geral do painel de comando está desligada. ·A instalação deverá ser feita sempre seguindo um projeto elétrico e por profissional capacitado para este fim. Nunca instale o equipamento de maneira improvisada ou sem a supervisão de um profissional habilitado. ·A instalação inadequada do equipamento irá gerar riscos de acidentes que podem causar sérios danos ao equipamento e aos trabalhadores nos arredores.

    - Montagem ou Troca do Disco de Serra: ·Antes de realizar a montagem ou substituição do disco de serra certifique-se de que o equipamento esteja desligado e que a chave geral do painel de comando está desligada. ·O funcionamento acidental do equipamento durante este processo irá gerar riscos de acidentes graves que podem causar sérios danos ao equipamento e aos trabalhadores nos arredores. ·Baixe o disco até que este esteja abaixo do tampo de mesa. Para isso faça uso das porcas de regulagem de altura do disco na parte traseira do equipamento. ·Retire o fechamento lateral esquerdo (Mesmo lado da saída de serragem) retirando os parafusos de fixação do mesmo. ·Solte a porca do eixo de serra, retire o flange de fixação do disco e no caso da substituição do disco de serra retire o disco usado. ·Coloque o disco de serra e o flange de fixação do mesmo. Aperte a porca de fixação garantindo que o disco esteja bem firme a alinhado. ·Verifique sempre o diâmetro da ponta do eixo de serra e de furo do disco de serra. Utilize sempre que necessário o anel de diâmetro correto para centrar o disco de serra no eixo. A montagem do disco de serra com folga excessiva no eixo irá provocar o desbalanceamento do conjunto e vibração excessiva que, além de ocasionar corte de baixa qualidade, irá gerar risco de acidentes graves podendo causar sérios danos ao equipamento e ao trabalhador. ·Coloque novamente o fechamento lateral esquerdo fixando com os parafusos.

    ATENÇÃO Ao realizar qualquer tipo de intervenção no equipamento devem-se utilizar ferramentas apropriadas para este fim. O uso de ferramentas improvisadas ou adaptadas irá gerar o risco de acidentes graves podendo causar sérios danos ao equipamento e ao trabalhador.

    - Regulagem de altura do disco de serra: ·Antes de realizar a regulagem da altura do disco certifique-se de que o equipamento esteja desligado e que a chave geral do painel de comando está desligada.

  • ·O funcionamento acidental do equipamento durante este proce

Recommended

View more >