maravilhasdeportugal total 3anos

104
Algar do Carvão

Upload: socasbecasmio

Post on 13-Apr-2017

217 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Algar do Carvão

Algar do Carvão

Encontra-se localizado na zona central da ilha Terceira, na Caldeira de Guilherme Moniz. Com os seus 15 Km de perímetro, é a maior caldeira do Arquipélago dos Açores..Corresponde a uma chaminé vulcânica com cerca de 100 m profundidade, que exibe no seu interior estalactites e estalagmites e uma lagoa de águas límpidas no fundo, alimentada pelas águas das chuvas.

O interior da ilha Terceira é uma das paisagens com maior diferença de todos os interiores das ilhas açorianas, igualmente agreste no seu relevo com os seus vales e serranias formadas pelas convulsões vulcânicas do passado, mas onde não faltam grandes extensões de pastagens.

Carlota Malheiro e João Rodrigues do 3º A

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é uma das paisagens mais impressionantes do Arquipélago dos Açores situa-se no centro da ilha de São Miguel, a 575m de atitude, com uma profundidade máxima de 30m.

Classificada desde 1974 como Reserva Natural, na sua grandiosidade e beleza dramática ,com água de um azul que vai do escuro anil ao turquesa, contornada por praias de areia branca e rodeada por margens cobertas de vegetação, é uma das paisagens mais impressionantes do Arquipélago dos Açores.

Margarida Quintas e Isabelinha3º A

Porto Santo

A praia do Porto Santo, na Madeira, é banhada por um mar calmo e de águas cristalinas, estendendo-se por toda a costa sul, em cerca de 9 km.

A tonalidade das suas areias tornou o Porto Santo também conhecida como a Ilha Dourada. A praia é famosa pela qualidade terapêutica das suas areias, únicas no nosso país e raras no mundo.A praia é composta por seis áreas: Calheta, Cabeço da Ponte, Ribeiro Cochinho, Ribeiro Salgado, Fontinha e Penedo.

Graça e Sofia Farinha 3º A

Parque Nacional Peneda Gerês

Parque Nacional da Peneda GerêsÉ o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares.

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística pelo seu valor ecológico e variedade de fauna, flora. Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola. Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga. No parque situa-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

Manuel Siza VieiraMaria João Dias

3º A

Berlengas

É formado por um conjunto de ilhas e recifes costeiros situado ao largo de Peniche, na plataforma continental Portuguesa, distribuídos por três grupos: Ilha da Berlenga e recifes associados, Farilhões e Estelas. As ilhas de maior dimensão atingem uma altura de cerca de 90 metros, mas os restantes ilhéus e rochedos são de pequenas dimensões, por vezes apenas aflorando a superfície do mar.

Rita Victorino e Lourenço3º A

As Berlengas são muito ricas em flora e fauna, especialmente no que toca a peixes, aves marinhas, sendo um importante habitat natural de muitas espécies, o que contribuiu para que em 1981 esta região fosse classificada como Reserva Natural.

Filipa Silva e Carolina Pires 3º A

Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida

Fica situada no sopé da Serra da Arrábida, entre as praias de Alpertuche (a ocidente) e de Galápos (a oriente). O Portinho da Arrábida, está inserido numa concha. Quem a visita não a esquece jamais porque é de uma beleza rara, com as suas águas de um azul marinho límpido. Contudo as mesmas águas são extremamente frias e nem, todos os banhistas se dão bem com elas.

Neste panorama avistam-se a Pedra da Anixa, o Convento da Arrábida e , mais ao fundo, e a península de Tróia. Mesmo em frente à praia localizasse a Parque Marinho Professor Luís Saldanha, que se estende até ao Cabo Espichel e que se destaca pela sua biodiverssidade em paralelo, conhecendo-se mais de 1000 espécies de fauna e flora marinhas.

Maria Dominguez e Francisco do 3º A

Parque Natural da Arrábida

Situado junto ao mar, entre Setúbal e Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida é uma área onde se preserva um enorme conjunto de valores naturais, históricos, culturais e socioeconómicos, procurando a criação de um espaço de contacto, íntimo e consciente entre o Homem e o meio ambiente.

O Conjunto dos relevos que constituem a cadeia da Arrábida incluem as serras de S. Luís, Gaiteiros, S. Francisco e Louro, destacando-se particularmente a serra da Arrábida.Ergue-se até 500 m do Oceano Atlântico e é uma zona onde várias espécies de árvores atingem um grande porte.

Anita e Margarida Belo3º A

Grutas de Mira

de Aire

Foram descobertas em 1947,mas só seis anos depois tornou-se possível conhecer totalmente o percurso, hoje aberto ao público.São as maiores grutas de Portugal e apresentam uma grande beleza, revelada pela Rota das Estalactites, composta por vários espaços: a “Sala Grande”(1º poço) e a sua imponência; a “Sala Vermelha” e a magia da cor; o cintilar da “Joalharia”; a “cúpula Majestosa” (2ºPoço) e a descida abrupta até á “galeria.

Matilde e Marta Sofia do 3º B

Um passeio por este local faz-nos serpentear por centenas de metros e admirar a revelação de estranhas e variadíssimas formações calcárias,. Interessantes são também os pequenos regatos e o rio Negro, cujas águas (saltitando na cascata) se juntam às do Grande Lago. Aqui, pode ver-se o grande espectáculo final da água, da luz e do som .

Gonçalo e Joana Cordeiro 3º A

Carrapateira

Ana Sofia e Nuno3º A

Entre a Praia da Bordeira e a Praia do Amado, zona da Carrapateira, existe entre as duas o Pontal, falésias altas e recortadas entrando pelo mar. Localizado no concelho algarvio de Aljezur, o Pontal da Carrapateira abrange a faixa costeira de elevada importância ecológica estando incluída no Parque Natural do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina.

Carolina Centeno e Sofia Bernardes3º A

A intensa procura das duas praias, Amado e Bordeira, nos meses de Verão e dos famosos pesqueiros durante largos períodos do ano, associada à escassez de infra-estruturas, tem conduzido a uma degradação da qualidade ambiental da zona devido ao acesso desordenado ao rebordo das arribas.

Nuno e Rita K. do 3º B

Ponta de Sagres

Sagres, situada no ponto mais extremo do sudoeste de Portugal, no Algarve, descarta-se pela sua imponente ponta rochosa que entra profundamente pelas agitadas águas do Atlântico.No meio desta paisagem encontram-se interessantes cavernas, belíssimas praias , envolvidas numa vegetação rasteira ímpar.

Esta zona também é célebre pelo seu importante legado história: no tempo dos descobrimentos, a ponta de Sagres foi sempre importante para a navegação na zona do Cabo de São Vicente . Devido ao risco de serem empurrados pelas ondas para as falésias do Cabo, os mestre e capitães preferiam esperar condições favoráveis de vento e mar nas enseadas junto à Ponta de Sagres.

Duarte Barbosa e Vicente do 3º B

Ria Formosa

A Ria Formosa é um vasto ecossistema de características ecológicas singulares, que se estende por uma área de cerca de 20 000 hectares e 60 km da costa, no Algarve, entre a Praia da Manta Rota, a leste e a Praia do Ancão, a Oeste.

Considerada Parque Natural desde 1987, é um sistema de lagos complexo, enquadrado por duas penínsulas e várias pequenas ilhas.

Tomás e Joana Braz3º A

Vale do Douro

• O Douro é uma zona singular, cuja

paisagem resulta da acção conjunta do homem e da natureza. Aqui, as comunidades locais adaptaram-se às condições específicas do território.

• Para além da paisagem natural, atravessada pelo Rio Douro, hoje em dia esta zona caracteriza-se principalmente pelas suas vinhas.

Vagas sucessivos de povos de culturas e crenças diversas, povoaram esta região de clima quente e seco. Os antigos habitantes deixaram na paisagem gravuras rupestres, castros, menires e antas, edificaram calçadas, pontes romanas, castelos medievais, mosteiros e igrejas de todos os estilos e arquitecturas.

Maria Ponte e Marta Pereira3º A

Vale Glaciar do Zézere

É o maior vale glaciário da Europa, uma maravilha da natureza que mostra bem os vestígios da glaciação há milhares de anos. O Rio Zêzere corre este vale em forma e “U”, integrado no Conselho Manteigas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela que atinge os Km de extensão.

O enorme comprimento do vale glaciário deve-se ao facto de ter sido alimentado pelas línguas da Neve de Santo António, Covão da Ametade, Candieira e Covões, progressivamente.A espessura da língua de gelo atingia na parte montante do vale cerca de 300 m, o que pode ser confirmado pela existência de moreias na Lagoa Seca.

Inês e Diogo3º A

Berlengas

É formado por um conjunto de ilhas e recifes costeiros situado ao largo de Peniche, na plataforma continental Portuguesa, distribuídos por três grupos: Ilha da Berlenga e recifes associados, Farilhões e Estelas. As ilhas de maior dimensão atingem uma altura de cerca de 90 metros, mas os restantes ilhéus e rochedos são de pequenas dimensões, por vezes apenas aflorando a superfície do mar.

As Berlengas são muito ricas em flora e fauna, especialmente no que toca a peixes, aves marinhas, sendo um importante habitat natural de muitas espécies, o que contribuiu para que 1981 esta região fosse classificada como Reserva Natural.

Lourenço e Madalena do 3º B

Floresta Laurissilva

Situa-se na costa do norte da Região Autónoma da Madeira. Ocupa cerca de 15.000 hectares e está incluída na área do Parque Natural da Madeira.As suas árvores centenárias são monumentos naturais que em contacto com todos os outros seres, fazem com que a Laurissilva seja considerada uma relíquia viva e detentora de uma grande biodiversidade.

Na Laurissilva as plantas mais comuns são as lauráceas como o loureiro o vinhático, o til, e o barbusano. É um dos habitats, no mundo, com maior índice de diversidade de plantas por Km2 de carece de fontes. A palavra Laurissilva devia do latim Lauros (loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque).

Afonso e Guilherme do 3º B

Furna do Enxofre

A Furna do Enxofre é uma formação geológica de origem vulcânica portuguesa localizada na Ilha Graciosa, Açores.Apresenta-se no interior da Caldeira da Graciosa, rodeada por vertentes muito abruptas escarpadas tendo uma direcção alongada.Esta furna tem origem em dois centros eruptivos da Caldeira da ilha Graciosa.

Trata-se de uma grande imponente caverna lávica, bastante profunda. Tem um comprimento máximo de 194 metros com cerca de 40 metros de altura na parte central, caracterizada por ter tecto em forma de abóbada perfeita.O acesso ao interior desta gruta faz-se por uma torre com cerca de 37 metros de altura, que contém uma escada em caracol que se prolonga por 183 degraus.Este acesso foi construído no início do século XX.

Carlota e Rodrigo Mendes3º B

A Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é uma das paisagens mais impressionantes do Arquipélago dos Açores situa-se no centro da ilha de São Miguel, a 575m de altitude, com uma profundidade máxima de 30 m.

Classificada desde 1974 como Reserva Natural, na sua grandiosidade e beleza dramática, com água de um azul que vai do escuro anil ao turquesa, contornada por praias de areia branca e rodeada por margens cobertas de vegetação, é uma das paisagens mais impressionantes do Arquipélago dos Açores.

Inês Winckel e Margarida Simões3º B

Lagoa das 7 cidades

• Situa-se na ilha de São Miguel, nos Açores. A lagoa, bem como a zona envolvente, foi classificada como Paisagem Protegida.

• A lagoa das Sete Cidades é um duplo lago composto pelas lagoas Verde e Azul, ligadas por canal pouco profundo atravessado por uma ponte baixa sobre a qual passa a estrada de acesso à freguesia das Sete Cidades.

O comprimento máximo do lago no sentido norte-sul é de 4,2 km, por uma largura de 2,0 km. A profundidade máxima é de 33 m. Existem muitas lendas sobre estas duas lagoas, incluindo a da princesa e do pastor.

Teresinha e Madalena Faria3º B

Mata Nacional do Buçaco

É uma área protegida localizada na Serra do Buçaco, freguesia do Luso , concelho da Mealhada.Esta mata é conhecida pela sua extrema riqueza e diversidade de árvores que foram plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalças no primeiro quarto do século XVII. Está delimitada por muros erguidos pela Ordem para limitar o acesso à mata.

As Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz Buçaco, destinado a albergar essa ordem monástica.

Filipa e Gonçalo3º B

Montanha do Pico

A montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal,.O seu formato cónico é o marco mais evidente da origem vulcânica da ilha que deu o nome.A sua riqueza geológica, as particularidades da sua vegetação, associadas à sua exuberância paisagística, de onde se pode desfrutar a imensidade dos oceanos e visitar as ilhas do grupo central do Arquipélago dos Açores, fazem do Pico um dos mais belos vulcões do mundo, que frequentemente se cobre de neve no Inverno.

Para além da imponente beleza que condiciona toda a paisagem da Ilha do Pico e das ilhas vizinhas, a Montanha encerra valores naturais muito relevantes, pelo que se encontram protegidos há largos anos.Em termos ecológicos, alberga as únicas comunidades alpinas do arquipélago, destacando-se em termos do contexto do património natural dos Açores.É na Ilha do Pico que se pode encontrar o maior número de cavidades vulcânicas conhecidas nos Açores, num total de 150.

Inês Barros e Margarida Pereira do 3º B

Parque Nacional Peneda Gerês

É o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real numa área total de cerca de 70 290 hectares.

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

Marta Sereno e Maria Coelho3º B

Palácio da Pena

No século XIX , Sintra tornou-se o primeiro centro da arquitectura romântica da Europa. O rei Fernando II transformou um mosteiro em ruínas num castelo, onde a nova sensibilidade é visível no uso de elementos ao estilo gótico, egípcio, mourisco e renascença , e na criação de um parque com espécies de árvores Locais e exóticas.

No entanto, não é apenas na arquitectura que a Paisagem Cultural de Sintra se destaca. Aqui também se encontram inúmeros jardins e bosques, fontes e riachos. Por estas razões, foi considerada Património da Humanidade e Paisagem Cultural pela UNESCO.

Pedro Nogueira e Tomás do 3º B

Parque Natural da Arrábida

Situado junto ao mar, entre Setúbal e Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida é uma área onde se preserva um enorme conjunto de valores naturais, históricos, culturais e socioeconómicos, procurando a criação de um espaço de contacto, íntimo e consciente entre o Homem e o meio ambiente.

O conjunto dos relevos que constituem a cadeia da Arrábida incluem as serras de S. Luís, Gaiteiros, S. Francisco e Louro, destacando-se particularmente a serra da Arrábida.Ergue-se até 500 m do Oceano Atlântico e é zona onde várias espécies de árvores atingem um grande porte, sendo assim muito diversificada e rica neste aspecto.

Maria Beatriz e Duarte Simões3º B

Ponta de Sagres

Sagres, situada no ponto mais extremo do sudoeste de Portugal, no Algarve, descarta-se pela sua imponente ponta rochosa que entra profundamente pelas agitadas águas do Atlântico.No meio desta paisagem encontram-se interessantes cavernas, belíssimas praias, envolvidas numa vegetação rasteira ímpar.

Esta zona também é célebre pelo seu importante legado história: no tempo dos descobrimentos, a ponta de Sagres foi importante para a navegação na zona do Cabo de São Vicente . Devido ao risco de serem empurrados pelas ondas para as falésias do Cabo, os mestre se capitães preferiam esperar condições favoráveis de vento e mar nas enseadas junto à Ponta de Sagres.

Portas de Ródão

São uma formação geológica situada perto de Vila Velha de Rodão. Neste local há um estreitamento do vale, que aqui corre entre duas paredes escarpadas, que atingem cerca de 170 m de altura, fazendo lembrar duas “portas”, uma a norte no distrito de Castelo Branco, Beira Baixa, e outra a sul no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Alto Alentejo, por onde corre o Rio Tejo.

É uma zona que acolhe espécies ameaçadas de aves, sendo também conhecida pelos seus valores geológicos, paisagísticos, históricos e arqueológico aqui encontram-se várias gravuras rupestres- assim como uma grande variedade de espécies de árvores.

Rodrigo Vaz e António do 3º B

Alunos do 3º ano do Externato do ParqueMúsica de Dulce Pontes “Amar Portugal”