março a abril – 2016

4
Inscrições para concurso público do Consaúde são prorrogadas

Upload: ngotu

Post on 09-Jan-2017

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Março a Abril – 2016

Inscrições para concurso público do Consaúde são prorrogadas

Page 2: Março a Abril – 2016

2 | Boletim do Consaúde | | Boletim do Consaúde | 3

Cartório de Registro Civil altera horário de atendimento

O posto do Cartório de Registro Civil de Pariquera-Açu, que funciona no balcão de atendimento da maternidade do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, administrado pelo Consaúde, teve o horário de atendimento alterado. O posto, que começou a funcionar no dia 1º de abril das 15 às 17 horas, funciona agora de segunda a sexta-feira, das 12 às 14 horas.

Até o dia 14 de abril, 22 bebês foram registrados no posto. A certidão de nascimento fica pronta na hora. Apesar da facilidade e da agilidade, não existe a obrigatoriedade do registro dos recém-nascidos ser feito no posto que funciona no Hospital.

Para efetuar o registro de nascimento, o pai deve portar documento de identificação que pode ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de trabalho e previdência social, modelo atual, informatizado, ou ainda carteira de exercício profissional emitida pelos órgãos criados por Lei Federal, nos termos da Lei 6.206/75.

No caso do registro ser realizado somente pela mãe, deverá ser apresentado na ocasião, a certidão de casamento, ou declaração do pai reconhecendo a filiação com firma reconhecida, ou escritura de reconhecimento da paternidade, ou procuração pública ou particular, com firma reconhecida pelos genitores da criança com poderes especiais para a lavratura do assento.

Reportagem no HRLB orienta sobre cuidados com H1N1

Protocolo de Manejo do H1N1 é tema de palestra no HRJR

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, administrado pelo Consaúde, deu início na última semana do mês de março a um trabalho de orientação sobre a gripe H1N1 em todos os setores. A iniciativa foi tema de reportagem da equipe da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, no Vale do Ribeira.

A equipe gravou todas as ações do HRLB com o objetivo de ajudar na prevenção da gripe H1N1. O médico infectologista Dr. Arnaldo Zardo, na ocasião, orientou sobre como deve ser feita a prevenção da gripe em entrevista à repórter Dione Aguiar.

No Hospital, todos funcionários e pacientes são orientados no sentido de se precaver contra infecções. Além de vários dispensadores de álcool em gel já instalados pelo Hospital, outras unidades foram disponibilizadas para assepsia das mãos dos pacientes. Caso algum usuário

Funcionários do Hospital Regional Jorge Rossmann, de Itanhaém, administrado pelo Consaúde, participaram de palestra sobre a gripe H1N1 neste mês de abril. A CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – do HRJR realizou uma apresentação sobre o Protocolo de Manejo do H1N1.

Participaram do evento representantes da enfermagem, serviços diversos e recepcionistas. A palestra foi ministrada pela médica Dra.

Célia e pela enfermeira Débora, que abordaram aspectos fundamentais que envolvem a gripe H1N1. O objetivo foi esclarecer dúvidas e orientar sobre as medidas de prevenção da doença.

A CCIH é um órgão responsável pela identificação e notificação dos agravos, que tem objetivo de prestar orientação técnica sobre ações de controle, detecção precoce de surtos e epidemias, entre outras atividades de controle de doenças infecciosas.

apresente sintomas como febre persistente, dores de garganta, tosse e falta de ar, ele é orientado a pedir uma máscara na recepção, bem como a utilizar álcool em gel para a higienização das mãos. Cartazes com a orientação foram espalhados por todo o Hospital.

A iniciativa do HRLB, que conta com o apoio de todos funcionários do Consaúde, vem ainda de encontro ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. Segundo a UNICEF e OMS (Organização Mundial da Saúde), é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções com o simples ato de lavar as mãos. Utilizar o álcool em gel também é eficaz contra todos os tipos de germes, incluindo o vírus da gripe H1N1.

A reportagem foi exibida no Jornal da Tribuna, o telejornal de maior audiência em todo o Vale do Ribeira e Litoral Sul.

O ATENDIMENTO é feito de segunda a sexta-feira, das 12 às 14 horas

O ATENDIMENTO é feito de segunda a sexta-feira, das 12 às 14 horas

SIPAT do CAR e Laboratório Regional conscientiza sobre prevenção de acidentes de trabalho

Dia de beleza na Casa daGestante do HRLB com programa De Bem Com Você

Pacientes do setor de Oncologia do Hospital Regional Dr. Leopol-do Bevilacqua (HRLB), administrado pelo Consaúde, participaram, no dia 28 de abril, de um dia de beleza na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. A iniciativa faz parte do programa De Bem com Você – a Beleza contra o Câncer, em associação ao Look Good Feel Bet-ter®, coordenado no Brasil pela ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. A cada dois meses, uma equipe da ABIHPEC vem a Pariquera-Açu para ajudar a resgatar a autoestima das pacientes.

O programa funciona por meio de oficinas de automaquiagem, en-sinando técnicas e dicas de beleza para mulheres em luta contra o câncer e em tratamento oncológico nas suas diversas fases. As pacientes ganham kits de beleza e aprendem técnicas de uso dos lenços. Os objetivos dessas ações é também minimizar os efeitos secundários relacionados à quimioterapia, radiação e outros trata-mentos oncológicos.

Os atendimentos têm a contribuição de empresas patrocinadoras e a colaboração voluntária de profissionais maquiadores e assisten-tes. O Consaúde apoia a ação e incentiva programas que tenham o caráter de dar mais qualidade de vida a pacientes em tratamento contra o câncer.

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do CAR (Complexo Ambulatorial Regional) e Laboratório Regional aconte-ceu no auditório do KKKK em Registro, com palestras, um lanche espe-cial e sorteio de vários brindes entre os participantes. O evento aconte-ceu no dia 1º de abril, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre como manter-se saudável no ambiente de trabalho. O evento foi organizado por membros da Comissão Interna de Prevenção de Aciden-tes (CIPA) e SESMT, com apoio do Consaúde.

A SIPAT, que está em sua sétima edição, abordou temas sobre qualida-de no ambiente de trabalho. O psicólogo Rodrigo, do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bavilacqua, abordou o tema “Dependência Química, Stress e Depressão”. Já o naturólogo Leonardo, ministrou palestra com o título “Conceitualização Histórica da Relação do Trabalho”. O tema “Postura no Ambiente de Trabalho” foi abordado pelo coordenador do curso de fisioterapia da UNISEP Anderson. “Nutrição Saudável” foi tema da pa-lestra com a nutricionista e professora da UNISEP Ângela.

Os participantes esclareceram dúvidas sobre como manter-se saudá-vel no ambiente de trabalho. Para os organizadores, a Semana contri-bui com a redução do número de acidentes de trabalho e com o afasta-mento de funcionários de suas funções.

O EVENTO aconteceu em Registro, no auditório do KKKK

No ambulatório do Hospital Re-gional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, administrado pelo Consaúde, pacientes que aguardam consulta com o médico vascular recebem orientações so-bre o diabetes. As palestras acon-tecem todas terças e quintas, e são ministradas pela enfermeira Sandra Adorno.A ideia de conscientizar os pa-

cientes sobre os cuidados com a doença partiu da própria en-fermeira, que ganhou apoio do Consaúde para iniciar a ação. “Percebendo as dificuldades de muitos pacientes em cuidar da própria saúde e evitar as compli-cações com o diabetes, decidimos

Pacientes do HRLB recebem orientações sobre diabetes

dar início ao trabalho de orienta-ção. Infelizmente, muitos sofrem amputações por desconhecer os cuidados mínimos que a doença exige”, disse Sandra.

Durante as orientações, que du-ram cerca de vinte minutos e são bem explicativas, os pacientes entendem o que é o diabetes e, didaticamente, aprendem a de-tectar as possíveis complicações. Após a palestra, eles recebem fo-lhetos com dicas e explicações.

O diabetes é uma doença meta-bólica que afeta as taxas de açú-car no sangue e, caso não seja controlada, pode trazer compli-

cações. Uma delas é o chamado “pé diabético”, que demanda cui-dados especiais, entre eles evitar cortar cutículas, calos e cantos das unhas, observação de feridas, mudança de cor de pele, o uso de calçados específicos e hábitos de higiene. “São cuidados simples, mas que evitam as complicações da doença”, explicou Sandra.

Além de todos os cuidados com os pés, os pacientes são orienta-dos a avaliar alguns sintomas que podem indicar o início das compli-cações, além de buscar acompa-nhamento com nutricionista para ter uma alimentação adequada, tomar a medicação nos horários corretos e praticar atividades físicas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes e incentivá-los a cuidar melhor da própria saúde.

Dicas para avaliar o açúcar no sangue

OBSERVAR se há feridas nas pernas e pés de difícil cicatrização

PERDA DE PESO OU GANHO, de repente, sem motivo aparente

VONTADE excessiva de beber água

SENTIR muita fome

E QUANDO urinar muitas vezes ao dia

DIANTE DESTES SINTOMAS, é fundamental procurar ajuda médica para medição de açúcar no sangue e, sendo necessário, iniciar um tratamento.

Page 3: Março a Abril – 2016

ADRIANA RIOSAFONSO ALVARES ROCHAAGOSTINHA AGULHAS CABRINHAÁLVARO FERREIRA PINTOÁLVARO NAVARINSKI MARQUES ANDERSON CLEITON NEPOMUCENOANDRÉ LUIS RIBEIRO LISBOAANTONIO CLOVIS RIBEIROARUANA DA SILVA RIBEIROBRUNA DE FRANÇA GONÇALVESCAIRA FERNANDES PEREIRACAMILA INACIO MARCIANNO NUNESCARLOS ALBERTO ATANASIOCAROLINE LIMA PEREIRACAROLINE SCHMIDT DA SILVACATARINE ANDREA ZARDOCHRISTIANNE COSTA ANDRIELLOCIDINÉIA RIBEIRO DE PAULACINIRA CLAUDIA PEREIRACLAUDIA CROSARA MUGNAINI CONCEIÇÃO APARECIDA MENDESCREUDINEI RAIMUNDO ALCIDESCRISTIANE ALVES XAVIERDANIELLI DOS SANTOS LIMADENIS ANTONIO DE LIMADENISE SIMONI MACIEL PEREIRADIMAS CUNHA JUNIORDINEI FRANÇADOMINGOS JOSÉ FLORIDOEBERSON PEREIRA DE OLIVEIRAEDILSON FERREIRA DA SILVAEDMILSON MARIANOEDNA COTONA LISBOA

ELAINE LISBOA MACIELELIAMARA ELENA DE OLIVEIRAELIENAI DA SILVA PINTOELISA DA SILVAELISANDRA APARECIDA ALMEIDAELIZETE PEIXOTO ROMEROEUSTÁQUIO CARVALHO SILVA BENEFABIANA RAMOS ZEZILIAFABIO CANUTO LIMAFABIO LUIZ ROCHA ROSAFELIPE PAIXÃO DE SOUSAFERNANDO CEZAR DOS ANJOSFLÁVIA COSTA PIRES GEOMOFLÁVIA TURINA MOISÉSGIOVANI DIASGLEISSY GRAZIELLI XAVIER LOPESHELENICE RIBEIRO CARVALHO COSTAHUGO LORIERI COELHOIARA THOMAZIONE PIOKERISABEL CRISTINA SOARESIVAN APARECIDO DE SOUZA SALESIVANETE MUNIZIVETE RIBEIROIVY MANDIRA DE AGUIARJAIR FRANCO CARNEIROJAQUELINE APARECIDA ANDRINIJOSÉ ANTONIO ANTOSCZEZEMJOSÉ IRAN MENDONÇA DO REGOJOSÉ MARIA MOREIRA DA SILVAJOSÉ ROBERTO SOARESJOSÉ VALDIR REGIO DA SILVAJOSELINA DE ALMEIDA SANTANA

JOSIE MARA SANTANA MATTOS JULIANA CONCEIÇÃO MARQUES JULIO CESAR KISBERI BARBOSAKATHERINE GRIZZOLIA FLORINDOLIANA DE CAMPOS CARDOSOLIDIANE KOTOSKI OLIVEIRALILIAN GUATURA BARBOSALUCIA HELENA PRESTESLUCIANA DE CARVALHOLUIS FERNANDO FLORIDOLUIZ CLAUDIO CHIMITEMARCIA BITENCOURT MANDIRAMARCIO BAIANOMARCIO PEREIRA DOS SANTOSMARIA ELENA CARDOSO DE BARROSMARIA ISABEL MANDIRAMARIA IZABEL DA SILVAMARIANA ESTEVAMMARIANA GOTTSFRITZ LEMEMARILUCE GOMES ARMSTRONGMARLENE DIAS DOS SANTOSNATAL FIRMINO GOMESNATALIA GARCIA GIL SOBREIRO NIVALDO MOREIRA DE OLIVEIRANORIVAL MATHIASONEIDE GIOVANI WOLTMANNOSNI CARLOS ATANASIOPATRICIA APARECIDA DA SILVAPATRICIA SANTOS SILVAPRISCILA ASSIS RANGELPRISCILA FERREIRA FELICEPRISCILA GONÇALVES DA SILVA QUESIA MICHELE BITENCOURT

RAQUEL MALHEIROS CARLOS LEVYRICARDO ALEXANDRE DIAS RICARDO SOUZA MATIASRITA DE CÁSSIA GOLIMROBERTO CARLOS PIOKERROBSON REGIO PINTOROGÉRIO BERNARDO VIUDESROSANGELA APARECIDA FERREIRAROSANGELA DE AQUINO LIMAROSANI BONADIA GUTERRESROSELENE GUEDES DE AGUIAR ROSELI GUEDES DE AGUIARSANDRA REGINA PERESSHEILA SILVERIO EGETESIDELE DE OLIVEIRA RIBEIROSILVANA CRISTINA FRANCOSILVIA LUCAS TEIXEIRASOELY TEREZINHA PETRUF TECHYSUZANA MARIANO MARTINSTABAJARA LADISLAU LEONCIOTANIA CRISTINA MASHERTATIANE GONÇALVES MONZINEVALDEMIR DOUGLAS AMORIM SILVAVALDIRENE CARDOSO CARNEIROVALERIANA TOBIASVALTER FLORENCIO JUNIORVANESSA APARECIDA DA SILVAVANESSA COPPE NALIN DIASVERA LISBOA COLAÇO RIBEIROVERA LUCIA DUARTE LOURENÇO WESLEY SANTOS DE AGUIAR

MA

RÇO

ABR

IL

ALAIR TOBIASADRIANA SANTOS DE AGUIAR ALDINIVEA CARVALHO ALEXANDRA DA SILVA REGIOALEXANDRE LOPES RODRIGUESALEXANDRE ZEFERINOALIETE VEIGA DE OLIVEIRAANA PAULA BEZERRA LEITEANA PAULA DE OLIVEIRA MARINHOANDERSON RAMOS RAQUELANDRÉ MANDIRA PAIVAANDRÉ RENATO BERGAMOANDREA DIAS PEDROSOANNA AMELIA RIBEIRO CRUVINELCARLA SILVIA GUIMARAES FRANCOCARLOS ALBERTO DE SOUZACARLOS DE OLIVEIRA PRATACARLOS EDUARDO PAIVACARLOS HENRIQUE REGIOCELIA MARIA PENICHECRISTIANE DE MORAES CARVALHODANIELA VIEIRA DE OLIVEIRADEBORA QUIRINO PEREIRADEBORAH NOYANE DE SOUSA DESYHE GOBETTI DA SILVADJAMIL DIAS JUNIOREDIMARA NAVARINSKI DE LIMAEDNA BATISTA PEREIRAEDSON DA SILVA MARTINSEDSON RODRIGO MARIANOEDUARDO CUGLER VASSÃOELÁDIO SANTOS FILHOELAINE CRISTINE AGUIAR PEREIRAELENIR BATISTA DOS SANTOS

ELISANGELA MARTINSELISETE RIBEIRO DE FARIASELVIS MARCOLINO DA SILVAERASMO PEREIRA ALVESERENI TERESINHA DA SILVA ERIKA FERNANDA AZEREDO GAMAERIKA FONTOURA LUCIO DA SILVAFABIO BENEFABIO PAULINO MARIANOGESSE VERDEGILBERTO DE ALMEIDA SARAIVAGISLAYNE RIBEIRO OCONGLAUCIA SALOR DA SILVAGUILHERME AUGUSTO YOSHIFUMIHUMBERTO CÉSAR ANTEGHINIINÉIA DO CARMO FONTANAJANETE NOBREGAJAQUELINE ROCHA ALVES FRANÇAJAQUELINE SILVA SENRAJEFERSON FERREIRA DE LARAJEISNER DE AVILLA GODOYJOÃO ROBERTO LISBOAJOEL MARQUESJOELMA DA SILVA FRANÇAJOSÉ CARLOS PEREIRA LEITEJOSÉ MARCOS MIRANDA JULIANA FALBRIARD RODRIGUESJULLIS TIAGO PEREIRAKARINA FREITAS DOS REIS KELLY CRISTINA DOS SANTOSKIYOSHI YNADALEDA MARIA MENDESLEDIMAR VIEIRALIGIANE DOS SANTOS COSTA

LILIAN KELLY CAMPOSLILIAN PAULA DA LUZLILIANE FERREIRA DE SANTANALIRIA RAIMUNDO PINTOLUCIANA ALVES DOS SANTOSLUIZ ANTONIO FERREIRALUIZ GUILHERME BITTENCOURT MARCELO GEORGE PEDROSO MARIA ALICE FORMESMARIA APARECIDA CARRIEL MARIA APARECIDA DA ROSA FILHAMARIA APARECIDA ZEZILIA LEIVAMARIA CÉLIA DOS SANTOSMARIA CRISTINA DOS SANTOS MARIA HELENA VESGUERBERMARIANA DE OLIVEIRA LIMAMARIANNE GUERREIRO ARAKAVAMARIELI CUGLER RAMOSMARILIA TEIXEIRA BRAGA RAMOSMARINES RIBEIROMARIO MARCOS FRANCOMARISA DO ESPÍRITO SANTO MILTON ANTONIO MANCIOMIRIAM ELENA MOREIRAMIRIAN APARECIDA ANTOSCZEZENMIRIAN ARRUDA DA SILVAMIRYAN CARLA DE MENDONÇA NÉLIA PEREIRA DE SOUZA LISBOANILCE APARECIDA PEREIRA XAVIERORLANDO SOARES DA SILVA OSMANY GERALDOPAULA CRISTINA ANTUNES PAULO TITO ZEZILIAPRISCILA NOVAIS DOMINGUES

PRISCILA TIEKO KANEGUSUKE PRISCILLA BON DE ANDRADEPRISCILLA GODKE PEREIRA QUETI FLÁVIA ALVESRAFAEL DE JESUS MELORAFAEL DOMINGUES DE OLIVEIRAREGINA DA SILVA MORAIS RENATA FRANCO DE OLIVEIRAROBERTO CÉSAR NOVAESRODRIGO MATIAS BONNEROGÉRIO DE OLIVEIRAROSA MARIA ZEZILIA LEIVA NEGRIROSANA ALVES DE LIMA DIASROSEMARI FÁTIMA LIMASALY TAKIGUCHI SILVASELMA MIGUEL DA SILVASILAS CARDOSO JUNIORSIMONE DA CONCEIÇÃO SILVASIMONE DA SILVASUELI MARIA RIBEIROTALITA ANTUNES ANTONIOLLITATIANA SILVA LOURENÇOTERESA VICARO LOBOTIAGO DOS SANTOS CALEJONVALDEVINO DOS SANTOS FILHOVALÉRIA DE MORAES PEREIRAVALÉRIA RIVA MURI SILVAVIRGÍNIA SONIA RAMPONIZENEIDE BUENOZENILDA GOMES PEREIRA MARTINSZILDA APARECIDA ZEZILHA

4 | Boletim do Consaúde |

O Consaúde prorrogou o prazo para as inscrições do concurso público em diversas funções. As vagas são destinadas às unidades gerenciadas pelo consórcio no Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo. As provas serão dia 29 de maio, 9h, em locais a serem divulgados.

O edital de prorrogação das inscrições foi publicado nesta segunda, dia 25. Os interessados devem se inscrever até 16 de maio

Inscrições para concurso público do Consaúde são prorrogadas

A TAXA de inscrição, a título de ressarcimento com material e serviços, varia de R$39,00 a R$90,00 conforme o cargo pretendido

de 2016, e o vencimento do boleto de pagamento da taxa de inscrição é 17 de maio de 2016. As inscrições são feitas pela internet, por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br.

Em Pariquera-Açu/SP, as vagas são para o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua – HRLB e para o Serviço Inter-Hospitalar e Móvel do Vale do Ribeira – SIMOV. Em Registro/SP, para o Complexo Ambulatorial Regional

– CAR e Laboratório Regional. Em Itanhaém/SP, as vagas são para o Hospital Regional Jorge Rossmann – HRJR.

Os cargos são desde médico anestesiologista, neonatologista, angiologista, entre outras especialidades, até auxiliar de enfermagem, inclusive em áreas como oficial de serviço e manutenção, cozinheiro e motorista. A relação de vagas, quantidade,

carga horária, bem como os salários, estão no edital publicado nos sites www.consaude.org.br, seção Editais e no www.institutomais.org.br.

A taxa de inscrição, a título de ressarcimento com material e serviços, varia de R$39,00 a R$90,00 conforme o cargo pretendido.

O edital completo também está afixado na sede do Consaúde, em Pariquera-Açu.

Page 4: Março a Abril – 2016

6 | Boletim do Consaúde |

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, o deputado esta-dual e líder do governo na Assem-bleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris e autoridades municipais visitaram as obras do novo prédio do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR), adminis-trado pelo Consaúde. Eles foram recepcionados pelo diretor-supe-rintendente do Consórcio, José Antonio Antosczezem e pelo en-genheiro responsável pela obra Fábio Leonel Cuzzuol.

A visita das autoridades, que co-nheceram o interior do edifício de oito pavimentos, marcou as co-memorações de 484 anos de Ita-nhaém, dia 22 de abril. De acordo com o prefeito Marco Aurélio, “a nova estrutura representa um sal-to de qualidade no atendimento em saúde pública para a cidade e toda a região, triplicando a capaci-dade de atendimento.

Autoridades visitam obras do novo prédio do HRJR no aniversário de Itanhaém

A VISITA DAS AUTORIDADES marcou as comemorações de 484 anos de Itanhaém, dia 22 de abril

É uma obra moderna de investi-mento do Estado que vai garantir excelência na qualidade da saú-de pública de Itanhaém, princi-palmente, com a implantação de um pronto-socorro referenciado”, afirmou.

O deputado estadual Cauê Macris reiterou o compromisso do Gover-no do Estado em dar mais qualida-de à saúde na região. “Esperamos que até o fim do ano toda a parte estrutural do prédio esteja pronta para a instalação dos equipamen-tos, a fim de que a obra seja entre-gue à população”, disse Macris.

Para o diretor-superintendente do Consaúde, será uma conquista importante para a região. “Fica-mos na expectativa e entendemos o andamento da obra, o seu pra-zo, mas com certeza o novo pré-dio será um ganho extraordinário para Itanhaém e toda a região”,

finalizou Antosczezem.

O novo Hospital deve aumentar em 155% sua capacidade de aten-dimento em relação à atual estru-tura, passando de 94 leitos para 240, dos quais 50 estarão sob cui-dados intensivos (10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI Infantil,

20 leitos de UTI Adulto e 10 de Unidade Semi Intensiva). A unidade abrigará novas espe-

cialidades após sua ampliação, tais como: neurocirurgia, neuro-logia, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, endocrinologia, nutrologia, nefro-logia e pneumologia.

A COMITIVA foi recepcionada pelo superintendente do Consaúde José Antonio