marÇo de 2014 divulgue novas geraÇÕes nossa … · este guia mostra os elementos básicos do...

8
DIVULGUE Descubra como usar o novo Brand Center NOVAS GERAÇÕES Ajude rotaractianos a se tornarem rotarianos NOSSA FUNDAÇÃO Rotary Direct: uma forma simples e segura de doar PRIORIDADE Saiba como rotarianos ajudaram a derrotar a pólio na Índia CLUBES Ideias para recrutar novos associados Governadores eleitos reunidos na última Assembleia Internacional, em San Diego (EUA). MARÇO DE 2014

Upload: ledan

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIVULGUEDescubra como usar o novo Brand Center

NOVAS GERAÇÕESAjude rotaractianos a se tornarem rotarianos

NOSSA FUNDAÇÃORotary Direct: uma forma simples e segura de doar

PRIORIDADESaiba como rotarianos ajudaram a derrotar a pólio na Índia

CLUBESIdeias para recrutar novos associados

Governadores eleitos reunidos na última

Assembleia Internacional, em San Diego (EUA).

MARÇO DE 2014

RON D. BURTON

DIVULGUE

No Brasil, o Distrito 4590 usou a nova identidade visual do Rotary para divulgar atividades em comemoração ao Dia da Árvore nas mídias sociais. Rotarianos australianos estão aplicando as diretrizes da nova identidade visual em seu website e a governadora eleita Elizabeth Yeats, do Distrito 6400, no Canadá, diz que está aplicando com sucesso a nova identidade visual em todos os aspectos do seu clube e distrito.

Na Assembleia Internacional de 2014, quase a metade dos governadores eleitos disseram que seus clubes e distritos já começaram a adotar a nossa nova identidade visual. Independentemente do estágio em que se encontra na revitalização dos materiais de comunicação do seu clube ou distrito, você pode acessar muitos materiais em www.rotary.org/brandcenter.

O site inclui ferramentas para ajudá-lo a fortalecer a Marca do Rotary e transmitir uma mensagem clara, uniforme e motivadora para explicar o que fazemos e como as pessoas podem se juntar a nós. O novo Brand Center oferece:

LogotiposVeja um modelo para seu clube ou distrito criar seu próprio logo, além de logotipos para o Rotary, Interact, Rotaract e End Polio Now.

MateriaisEncontre produtos que podem ser customizados para contar a história do Rotary. Baixe modelos de apresentações em PowerPoint, papel timbrado, panfletos e pôsteres para eventos, comunicados à imprensa e boletins. Você também pode usar a ferramenta on-line para criar um folheto sobre as atividades e projetos do seu clube ou distrito.

Encontre as ferramentas para adotar nossa nova identidade visual

Ao passar dos 30 anos, idade limite do Rotaract, os rotaractianos deixam seus clubes e, muitas vezes, jamais se tornam rotarianos. Algumas vezes o motivo é financeiro, como cotas per capita ou refeições muito caras, e outras porque os projetos humanitários não são interessantes ou simplesmente ninguém os convidou para se associar a um Rotary Club.

Eu gostaria de dizer a todos os rotaractianos: “Precisamos de vocês e não estamos fazendo o suficiente para trazê-los ao Rotary. Temos que nos esforçar mais para que nossos Rotary Clubs sejam accessíveis, financeiramente viáveis e relevantes para vocês”.

Precisamos fazer do Rotary um lugar onde associados jovens se sintam bem-vindos, valorizados, e possam se dedicar aos serviços humanitários. Alguns clubes já estão fazendo isso ao se adaptarem às necessidades dos seus associados. Eles se reúnem depois do trabalho em um bar, antes do trabalho em uma casa de café ou até mesmo on-line. Temos clubes que não incluem refeição na reunião para economizar custos, e novos clubes fundados para associados com menos de 40 anos de idade.

O Rotary Club de Fremont, EUA, tinha muitos associados entre 20 e 30 anos de idade que estavam se casando e tendo filhos, e por isso deixavam o clube. Hoje, as reuniões são iniciadas com os pais e os filhos juntos, depois uma babá leva as crianças para brincar e comer um lanche. No final, as crianças voltam para tocar o sino e encerrar a reunião. Uma vez por mês, o clube realiza um projeto que inclui a participação das crianças.

Além do grande aumento do seu quadro associativo, o clube encontrou uma maneira maravilhosa de mostrar às crianças a importância da comunidade e do servir ao próximo. Todos nós precisamos ajudar a fazer do Rotary um lugar onde todas as gerações se sintam bem-vindas. E eu estou pedindo a ajuda dos rotaractianos para mudar e assegurar o futuro do Rotary, pois estamos tendo dificuldade de fazer isto sozinhos.

BRAND CENTER DO ROTARY

No Brand Center você encontra diversos materiais úteis,

inclusive este panorama sobre a nossa nova identidade visual.

AnúnciosBaixe um vídeo de 30 segundos sobre a erradicação da pólio para ser transmitido por redes locais de televisão. O site também traz anúncios para outdoors e materiais impressos em que aparecem celebridades que participam da campanha Falta Só Isto, como Jack Nicklaus e Jackie Chan, ou que você pode adaptar com alguma celebridade local.

Imagens e vídeosVeja a galeria de fotos profissionais que mostram

os esforços globais do Rotary, especialmente nas seis áreas de enfoque e no combate à pólio. Baixe os vídeos da série Fazendo o Bem no Mundo e apresente um em sua próxima reunião, evento comunitário ou atividade de arrecadação de fundos.

Veja exemplos de como rotarianos estão usando a nova identidade visual.

Saiba o que líderes rotários disseram na Assembleia Internacional de 2014.

547B-PT—(114)

IDENTIDADE VISUAL: PANORAMA

IntroduçãoEste guia mostra os elementos básicos do nosso sistema de identidade visual: logotipos, paleta de cores, tipografia, ícones, infográficos, estilos e contextos para fotografias, e ideias para mercadorias. Os elementos foram criados de forma harmônica, fornecendo flexibilidade dentro de uma estrutura preestabalecida. Quando usados em conjunto, eles transmitem a imagem clara da nossa liderança atuante, nosso espírito perseverante e nossa atitude compassiva. Use este documento junto com o guia completo que está disponível em www.rotary.org.

Que formato de logo devo usar para:Materiais impressos .eps spot ou cmyk

Materiais bordados .eps spot ou cmyk

Silkscreen .eps spot ou cmykDocumento em Word (impresso) .png rgb

PowerPoint .png rgb

Materiais digitais: Web/E-mail Tablet/Celular

.png rgb

LogotipoAssinatura da Marca Mãe Marca de Excelência

FRUTIGER BLACK CONDENSED TODAS MAIÚSCULAS PARA TÍTULOS Frutiger para subtítulos, navegação secundária, infográficos e identificadores.

ImagensRotarianos entrando em ação pela a comunidade

Rotarianos se reunindo e trocando ideias

Metafóricas

TipografiaOpções licenciadas — podem ser compradas

Opções gratuitas — quando Frutiger e Sentinel não estiverem disponíveis

OPEN SANS CONDENSEDOU ARIAL NARROWPARA TÍTULOSArial para subtítulos, navegação secundária, etc.

Distintivo de associado

Reconhecido pelos rotarianos em todo o mundo,

o distintivo não sofreu nenhuma alteração e continua simbolizando sua associação.

Primária

Sentinel para o corpo do texto, títulos secundários, legendas e chamados.

Secundária

Primária

SecundáriaGeorgia para o corpo do texto, títulos secundários, etc.

Cores

RotaryMBS-R_PMS-C.eps RotaryMOE-R_PMS-C.eps

RotaryMOE-R_Azure-PMS-C.epsRotaryMBS-R_Azure-PMS-C.eps

RotaryMBS-R_Black.eps

RotaryMOE-R_Rev.eps

RotaryMBS-R_Rev.eps

RotaryMBS-R_Rev-Gold-PMS-C.eps

RotaryMOE-R_Black.eps

AzurePMS 2175C

C99 M47 Y0 K0PMS 2175U

C99 M53 Y0 K0Hex #005daa R0 G93 B170

Royal BluePMS 286C

C100 M80 Y9 K2PMS 286U

C100 M92 Y9 K2Hex #17458f

R23 G69 B143

GoldPMS 130C

C0 M41 Y100 K0PMS 129U

C0 M35 Y100 K0Hex #f7a81b

R247 G168 B27

Sistema de assinaturas para clubes, distritos, zonas, parceiros e projetos

Uso do logotipo em uma única página

Uso em várias páginas (frente/verso)

Club [de] [Local]

0,25" / 6,4mm

0,22" / 5,6mm

0,5" / 13mm

Club de LocalAbaixo:Frutiger LT STD 45 Light, 12pt,Rotary Royal BlueLado direito alinhado à marca nominativa “Rotary”

Distrito 1239 Zona 33 Zonas 24 e 32 Zonas 21B-27

Distrito 1239 Zona 33 Zonas 24 e 32 Zonas 21B-27

Club de Evanston

MENSAGEM DO PRESIDENTE

A ex-governadora de distrito Rita Esterly ficou surpresa quando soube que a maioria dos rotaractianos em sua cidade, Jefferson City, EUA, jamais se associava a um Rotary Club.

Para Rita, passar do Rotaract para o Rotary deveria ser uma transição natural, pois estes jovens de 18 a 30 anos de idade já sabem o que é se juntar a outros líderes para entrar em ação em prol de suas comunidades, desenvolveram habilidades profissionais e de liderança, e conhecem o Rotary. Portanto, quando ela ficou sabendo que os Rotary Clubs da sua cidade não estavam atraindo ex-rotaractianos para seus clubes, ela quis saber o motivo.

Ela convidou oito ex-presidentes de Rotaract Clubs locais para uma reunião em sua casa. “Descobri que eles queriam continuar juntos e, entre os quatro clubes em minha cidade, queriam escolher aquele que ofereceria

oportunidades de networking e orientação em áreas profissionais específicas”, conta ela. Além disso, não queriam formar um clube só de jovens profissionais, pois estavam procurando a orientação profissional que um clube com associados mais experientes poderia oferecer.

Com base no que ouviu, Rita e líderes de outros clubes trabalharam juntos para chegar a uma solução. “Chegamos à conclusão de que o modelo de clube satélite seria a solução que estávamos procurando” diz ela. Durante um ano, rotaractianos podem se associar ao clube satélite e permanecer ligados ao seu Rotaract Club, pagando cotas reduzidas e apenas as refeições de reuniões às quais comparecem. Eles têm seis meses para explorar os quatro Rotary Clubs, antes de decidirem qual é a melhor opção.

Os quatro clubes enviam alguns dos seus associados para o clube satélite e eles planejam

e participam de atividades humanitárias junto com o clube.

“Acredito que dentro de cinco anos não precisaremos mais do clube satélite”, diz Rita. “O grande número de jovens associados em cada clube será suficiente para atrair mais jovens profissionais.”

Clubes de todo o mundo estão usando outras medidas inovadoras para transformar rotaractianos em rotarianos. O Rotary E-club de Berlin Global, na Alemanha, alterna suas reuniões, realizando duas por mês em algum local em Berlim e duas pela internet. Os associados que não podem comparecer fisicamente tem a opção de acompanhar virtualmente.

UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL

Comemore a Semana do Rotaract assistindo a este vídeo sobre como rotaractianos na Ucrânia estão ajudando os idosos.

Ajude rotaractianos a se tornarem rotarianos

OUTRAS IDEIAS PARA ATRAIR ROTARACTIANOS:

Inicie um programa de orientação profissional para unir rotaractianos e rotarianos da mesma profissão.

Permita que as pessoas paguem apenas pelas refeições que fizerem, o que atrairá visitantes e jovens profissionais.

Estenda a rotaractianos, jovens profissionais e

familiares a participação em seu próximo projeto humanitário, permitindo que eles vejam por si mesmos a diferença que o clube faz na comunidade.

Colabore com outros clubes para alcançar as suas metas de desenvolvimento do quadro associativo.

Veja mais ideias no Capítulo 4 do Manual do Rotaract.

NOVAS GERAÇÕES

NOSSA FUNDAÇÃO VOCÊ SABIA?

ESTÁ MAIS FÁCIL DOARRotary Direct: uma forma simples e segura de doarAs contribuições à Fundação Rotária financiam anualmente milhares de projetos em comunidades de todo o mundo. Desde 2011, o Rotary Direct tem oferecido a rotarianos e outros doadores uma forma simples e segura de contribuir que reduz nossos custos administrativos e permite que mais dinheiro seja usado para salvar vidas.

No Rotary Direct, você pode programar doações periódicas mensais, trimestrais ou anuais. Doações periódicas destinadas ao Fundo Anual, a principal fonte de financiamento das atividades da Fundação, apoiam as atividades humanitárias do Rotary durante o ano.

Desde o lançamento do Rotary Direct, em 2011, o número de pessoas que fazem doações periódicas dobrou para quase 8.000.

Embora muitas pessoas continuem fazendo suas doações à Fundação através de cheques, um número cada vez maior está contribuindo on-line. Tom Bowman, do Rotary Club de Leesburg-Daybreak, EUA, começou a usar o Rotary Direct para fazer suas doações mensais de US$1.000 e se qualificar para a Sociedade Paul Harris. “Gosto de facilitar as coisas ao máximo, e o Rotary Direct oferece esta conveniência”, diz ele.

Cadastre-se on-line no Rotary Direct.

Saiba mais sobre doações on-line.

O ROTARY DIRECT POUPA:

Tempo. Com o Rotary Direct, você não corre o risco de se esquecer de enviar a doação. Além de convenientes, as contribuições periódicas contam pontos para reconhecimento a doadores e para flâmulas de reconhecimento a clube.

Dinheiro. O doador que fizer contribuição on-line recebe recibo em sua moeda local, evitando as taxas de transferência internacional

de fundos. Além disso, esta é a maneira mais segura de contribuir para a Fundação Rotária.

Vidas. As contribuições on-line ajudam a Fundação a diminuir o tempo de processamento e custos, o que significa mais dinheiro para os trabalhos humanitários.

Rotarianos publicam mais de 30 revistas regionais independentes, as quais são distribuídas em mais de 130 países e em 24 idiomas. No Mês da Revista Rotária, em abril, leia as últimas notícias on-line ou peça exemplares das revistas enviando e-mail para [email protected]. Para uma demonstração de como acessar a edição digital da The Rotarian, visite rotary.org/pt.

Em comemoração ao Mês da Alfabetização, em março, inscreva-se para um dos webinars e baixe recursos do Rotary para saber mais sobre esta área de enfoque em rotary.org/pt. Áreas de enfoque do RotaryÁreas de Enfoque — Princípios GeraisGerentes — Áreas de Enfoque

Crie um projeto de alfabetização com a International Reading Association (IRA) e concorra a um dos dois prêmios de US$2.500. O prazo para se inscrever é 15 de junho. A Pearson Foundation está outorgando os prêmios, os quais serão apresentados pela IRA na comemoração do Dia Internacional da Alfabetização em Washington, D.C., EUA, no dia 8 de setembro de 2014.

Para ajudar seus convidados e associados em potencial a encontrarem as suas reuniões mais facilmente, certifique-se de que os dados do seu clube estejam corretos no Localizador de Clubes. Clubes sem endereço postal adequado no banco de dados do RI não aparecerão no aplicativo Localizador de Clubes. Os dirigentes de clube também podem atualizar os dados no site do RI.

O Ciclo do Projeto — Assista às gravações dos três primeiros webinars da série e inscreva-se aos próximos dois. O espaço é limitado a 500 participantes.

PRIORIDADE

Nos estágios finais da campanha contra a pólio, os rotarianos estão se concentrando na defesa da causa, convencendo líderes a fornecerem fundos e outros recursos para erradicar a doença em todo o mundo. Deepak Kapur, presidente da Comissão Pólio Plus da Índia e associado do Rotary Club de Delhi South, conta como o Rotary ajudou a acabar com a doença em seu país.  

O CAMINHO PARA ACABAR COM A PÓLIO Como o Rotary ajudou a derrotar a pólio na Índia

Deepak Kapur, presidente da Comissão Pólio Plus da Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera certificar a região do Sudeste Asiático, que inclui a Índia, como livre da pólio até o final deste mês. O último caso de pólio foi relatado em West Bengal em 13 de janeiro de 2011.

Interromper a transmissão do vírus na Índia foi uma tarefa que exigiu um esforço extraordinário de todos os níveis governamentais e de parceiros. A OMS só certifica uma região como livre da pólio depois que cada país relatar que não houve

nenhum caso da doença por três anos.

O que o Rotary fez para ajudar a Índia a entrar para a história?Com o apoio de mais de 100.000 rotarianos em todo o país, trabalhamos com o governo indiano, o Unicef, o Projeto Nacional de Controle da Poliomielite e outros parceiros para criar uma dinâmica para a erradicação da doença. Engajamos autoridades e profissionais da área de saúde

locais para garantir o maior apoio possível, tanto em Dias Nacionais de Imunização quanto vacinações de reforço. Os rotarianos ajudaram a mobilizar o apoio da comunidade e da mídia, e a garantir que a campanha continuasse no caminho certo.

Defendemos a causa a líderes políticos, recebendo financiamento de governos da Índia e de outros países. O Pólio Plus e a Fundação Bill e Melinda Gates também contribuíram, e os Rotary Clubs estenderam a mão para suas comunidades arrecadando fundos.

Após o surto da doença em 2002, quando 1.600 casos foram reportados no país, o Rotary e o

Unicef lançaram uma campanha de mobilização social envolvendo celebridades e os meios de comunicação para promover a imunização. Através da Comissão de Ulemás pela Erradicação da Pólio, convencemos líderes muçulmanos de que a vacina antipólio é segura e conseguimos sua ajuda para educar os pais sobre os benefícios da vacinação. O Rotary também prestou atendimento médico gratuito para ajudar a atender a outras necessidades básicas. Depois que a transmissão foi interrompida, junto com nossos parceiros, ajudamos a evitar que o vírus fosse importado dos países ainda endêmicos (Afeganistão, Paquistão e

Nigéria) e compartilhamos nossas estratégias de sucesso com agentes de saúde e rotarianos de lá. Através da nossa rede de contatos e defesa da causa, ajudamos a OMS e o governo da Índia a reforçar a vacinação nos postos da fronteira de Bangladesh, Nepal e Paquistão. Em fevereiro de 2012, organizamos uma Cúpula sobre a Pólio em conjunto com o Ministério Indiano da Saúde e do Bem-Estar da Família. O evento ajudou a Índia a obter apoio político e o compromisso de todos os parceiros para se tornar livre da pólio até janeiro de 2014.

O sucesso da campanha vai muito além da erradicação da poliomielite, pois mostrou à sociedade e ao governo local que outras doenças também podem ser eliminadas se todos se comprometerem com a causa. Além disso, a conquista na Índia reitera a fé inabalável do Rotary de que alcançaremos a erradicação mundial da poliomielite. Com empenho de todos os rotarianos do Paquistão, Afeganistão, Nigéria e outros países, em breve teremos um mundo livre da pólio.

2,5

A PÓLIO EM NÚMEROS

BILHÕES DE CRIANÇAS IMUNIZADAS

PAÍSES AINDA ENDÊMICOS

ANOS SEM NENHUM CASO DE PÓLIO NA ÍNDIA

DISTRITOS PRAZOS

PRÊMIOS E CONCURSOS

15 de março Para governadores enviarem indicações ao Prêmio por Realizações Significativas (um por distrito) ao RI.

15 de marçoPara participar do Concurso de Vídeos do Intercâmbio Rotário da Amizade. Qualquer rotariano que tenha feito o intercâmbio pode participar. Saiba mais.

SUBSÍDIOS

15 de maio Para o envio de todos os pedidos de Subsídios Distritais para 2013-14.

EVENTOS

31 de marçoPara se inscrever à Convenção de 2014 pelo preço promocional; depois desta data a taxa de inscrição on-line será a mesma cobrada no local do evento.

30 de abrilPara cancelar a inscrição ou eventos da Convenção do RI de 2014.

1° de maioPara compra de ingressos para eventos da Comissão Anfitriã da

Convenção de 2014; após esta data os ingressos devem ser comprados no local.

1° de maio Para o envio de formulários para eventos paralelos não oficiais ao Rotary para publicação no programa da Convenção.

2 de maioPara fazer reserva de hotel para a Convenção do RI de 2014 através da Experient.

OUTROS

31 de março Para governadores receberem os formulários preenchidos para Menção Presidencial de 2013-14 de Rotary, Rotaract e Interact Clubs.

31 de março Para presidentes de Rotaract Clubs atualizarem os dados do quadro associativo no Meu Rotary.

15 de abril Para os governadores indicarem no Meu Rotary os clubes (Rotary, Rotaract e Interact) que se qualificam para a Menção Presidencial de 2013-14.

Quando os rotarianos do Distrito 4420 (parte de São Paulo, Brasil) descobriram que a taxa de alfabetização havia caído de 55% em 2007 para 50% em 2011, eles decidiram entrar em ação. Com a ajuda de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, eles começaram o Projeto LER (Centros de Leitura e Educação) para construir salas de leitura para crianças de comunidades carentes.

O projeto fornece livros e brinquedos a cada centro para incentivar a leitura entre crianças de 5 a 12 anos de idade. Cada sala conta com um supervisor para instruir os alunos.

“Acreditamos que o investimento na leitura causará um grande impacto na vida das crianças, bem como na de suas famílias”, disse

Marcos Franco, ex-governador do Distrito 4420 e presidente do conselho do Projeto LER. “Muitos clubes do nosso distrito possuem projetos de alfabetização para adultos e educação de jovens. A alfabetização é uma grande preocupação do nosso distrito.”

Para lidar com o declínio da taxa de alfabetização, 12 clubes ajudaram na construção de 13 salas de leitura, das quais 6 receberam financiamento de Subsídio Distrital. As salas estão localizadas em hospitais, centros comunitários e outras instalações públicas.  

“Os Subsídios Distritais oferecem uma grande oportunidade para alavancar projetos específicos e necessários para a comunidade local, com agilidade e um retorno fantástico, fortalecendo a imagem

do Rotary e mudando vidas”, acrescentou Franco.

Veja abaixo algumas dicas para ajudar no planejamento do seu próximo projeto de Subsídio Distrital:

Seja criativo. Os Subsídios Distritais podem ser usados para uma variedade de projetos, desde que apoiem a Missão da Fundação Rotária. Esta flexibilidade permite que os clubes melhorem suas comunidades através de projetos ou iniciativas como ajuda em casos de desastre e viagens relacionadas a serviços humanitários.

Trabalhe em conjunto. Cada clube participante do Projeto LER teve que identificar uma organização parceira local para ampliar o alcance

CLUBES BRASILEIROS PROMOVEM A ALFABETIZAÇÃO Como um Subsídio Global ajudou a financiar salas de leitura para crianças

do projeto. Trabalhar em conjunto e compartilhar responsabilidades com outros clubes servem como uma introdução para os subsídios Globais.

Compartilhe informações. Use a tecnologia e as mídias sociais para compartilhar informações sobre o seu projeto de Subsídio Distrital. O projeto LER publica mensagens, notícias e fotos no Facebook e possui um blog que é atualizado com mensagens sobre o projeto.

Maximize recursos. “O Subsídio Distrital foi perfeito para nosso projeto de salas de leitura, pois nos deu a opção de decidir rapidamente onde aplicar os nossos recursos, ao contrário de um Subsídio Global que exige um parceiro, o qual provavelmente não conheceria nossa realidade e precisaria de tempo para aprender,” disse Franco.

Saiba mais sobre os novos subsídios do Rotary.

Aluna lê um livro na Cais Professor

Milton Teixeira, escola participante do

projeto LER.

Amber Anderson descreve o Rotary Club de Toronto Skyline como “dinâmico e participativo”. Seu clube, fundado em abril de 2012, adota um estilo informal que está crescendo entre os jovens profissionais de Toronto. O clube começou com 25 associados, e no final de 2013 possuía quase 40.

“Nós realizamos eventos que atraem pessoas como nós”, diz ela. Dentre tais eventos estão o festival anual Toronto Wing, um torneio de dardos para alumni do Rotary

e os rotarianos, e uma competição de bandas realizada no Hard Rock Café.

O clube foi formado quando vários associados do Rotaract Club de Toronto completaram 30 anos e queriam continuar ligados ao Rotary. Anderson e seu colega, o associado fundador Kevin Quan, chegaram a visitar clubes da área, mas não encontraram um com o qual eles se identificassem.

“Decidimos então começar algo novo”, disse Quan.

Março de 2014 — Volume 4, número 5

O Rotary Leader é uma publicação eletrônica para líderes de clubes e distritos oferecida em oito idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português e espanhol. O Rotary Leader é publicado pelo Rotary International, One Rotary Center, 1560 Sherman Avenue, Evanston, IL, 60201-3698 EUA.

Web www.rotary.org/pt Fax +1-847-866-9732 Tel. +1-847-866-3000

Assinaturaswww.rotary.org/myrotary/pt/newsletters

Copyright © 2014 by Rotary International.

Envio de materiais Se quiser encaminhar histórias para possível veiculação sobre iniciativas de clubes e distritos

nas áreas de promoção da imagem pública, desenvolvimento do quadro associativo e eventos de arrecadação de fundos, envie descrições, fotos e informações de contato para [email protected]. Devido ao grande volume de material recebido, a publicação da sua história não é garantida.

Editora Janis Young Chefe de redação Arnold Grahl Designer Megan Moulden Escritores Janice S. Chambers Daniela Garcia Vanessa GlavinskasDan Nixon Fotógrafas Alyce Henson Monika Lozinska Editoração Heather AnttiBeth Duncan Controle de qualidade Kelly DohertySusan HylandTraduçãoCarol DiasSandra LeBlanc

Uma banda tocando no Hard Rock Café de Toronto em uma competição

patrocinada pelo Rotary Club de Toronto Skyline. O evento arrecadou fundos

para um projeto de recursos hídricos e saneamento no Camboja.

©2013 David Anthony/Rotary Club of Toronto Skyline

Eles passaram cerca de um ano trabalhando para recrutar e manter os 25 associados necessários para fundar um Rotary Club. “Fomos muito flexíveis no início, e nunca tivemos medo de mudanças. No primeiro ano, a cada semana realizávamos nossas reuniões em locais diferentes.”

A oportunidade de mudar o lugar das suas reuniões semanais deu aos fundadores uma ideia do tipo de ambiente que funcionaria melhor para seus associados.

“Queríamos um espaço privado que desse a sensação de pub, não de um hotel.”

Foi assim que eles se estabeleceram em um local chamado The Office Pub. Ao invés de cobrar dos seus associados o custo de uma refeição em suas reuniões, o clube cobra US$5 por semana, que inclui uma porção de batatas fritas, nachos e outros aperitivos.

“Através da leitura da The Rotarian e outros materiais do Rotary, descobrimos que alguns clubes estavam substituindo suas

reuniões semanais por atividades humanitárias”, disse Quan. O clube tentou esse tipo de abordagem, mas os associados queriam uma reunião semanal regular, além da oportunidade de servir.

Quan diz que o primeiro ano do clube foi bom, mas a retenção de associados foi um desafio. “Este ano estamos realmente focando no acompanhamento, e temos um orientador para cada novo associado.”

Ele também disse que eles recebem referências de outros clubes do distrito. “Nós realizamos uma noite de jogos de dardos e incentivamos todos os clubes do distrito a enviarem alguém para participar do evento. Muitos clubes sabem que não estão conseguindo manter seus associados jovens e não se importam de encaminhá-los para o nosso clube.”

Qualquer um que se associar ao clube pode participar da cerimônia de admissão não convencional: “Nosso presidente, o novo associado e o orientador fazem um brinde”, disse Anderson.

UM CLUBE COM UMA VISÃO A energia do Rotary Club de Toronto Skyline atrai associados jovens

CLUBES ROTARY LEADER

ROTARY DIRECTPrograma de doações periódicas do Rotary

AGORA FICOU MAIS FÁCIL FAZER O BEM!Cadastre-se em: www.rotary.org/pt/give

Endereço: Rotary Direct FD420 Rotary International One Rotary Center 1560 Sherman Avenue Evanston, IL 60201-3698 EUA

Fax: +1-847-328-5260Tel.: +1-866-976-8279 Ligue ou envie e-mail para alterar suas atuais contribuições pelo Rotary Direct.

EFICIENTE.As contribuições vão direto à Fundação Rotária, diminuindo o tempo de processamento e agilizando o alcance de metas humanitárias.

CONVENIENTE.Diminua o seu trabalho e o dos líderes do clube estabelecendo programa de doações que contam pontos para reconhecimento como Companheiro Paul Harris, membro da Sociedade Paul Harris e Doador Extraordinário, além das flâmulas de reconhecimento a clubes.

SEGURO.Esta é a forma mais segura de contribuir para a Fundação Rotária.

O ROTARY DIRECT POUPA...

TEMPO — Cadastre-se uma única vez para dar apoio contínuo

DINHEIRO — Custo administrativo mais baixo significa mais dinheiro para programas

VIDAS — Doe à Fundação Rotária para fazer o bem no mundo