memorial descritivo telefonico

6
MEMORIAL DESCRITIVO TELEFONICO, TV E INTERFONE 1.0 INTRODUÇÃO Este memorial tem por objetivo especificar detalhes construtivos para execução do projeto telefônico e de TV do Edificio The First, localizado no encontro da Avenida Paraná com a Rua Campinas, em Curitiba Paraná. Toda e qualquer alteração do projeto durante a obra deverá ser feita mediante consulta prévia do engenheiro projetista que produzirá um ofício aprovando a execução. Ao final da execução deverá ser entregue um projeto telefônico AS-BUILT considerando todas as modificações que foram realizadas no projeto e um diagrama unifilar atualizado. 2.0 PROJETO TELEFÔNICO/TV Elaborado de acordo com as normas técnicas e contendo convenções utilizadas, e Planta baixa com a distribuição da rede interna. Todos os estudos tiveram por base: • Manual de Redes Telefônicas Internas – Volume I – Tubulação Telefônica em prédios. • NBR 13726/96 Redes telefônicas internas em prédios – Tubulação de entrada telefônica. • NBR 13727/96 Redes telefônicas internas em prédios – plantas / partes componentes de projeto de tubulação telefônica. • NBR 13300/96 Redes telefônicas internas em prédios – terminologia.

Upload: darney-jabs

Post on 15-Feb-2015

219 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Memorial Descritivo Telefonico

MEMORIAL DESCRITIVO TELEFONICO, TV E INTERFONE

1.0 INTRODUÇÃO

Este memorial tem por objetivo especificar detalhes construtivos para execução do projeto telefônico e de TV do Edificio The First, localizado no encontro da Avenida Paraná com a Rua Campinas, em Curitiba Paraná.

Toda e qualquer alteração do projeto durante a obra deverá ser feita mediante consulta prévia do engenheiro projetista que produzirá um ofício aprovando a execução. Ao final da execução deverá ser entregue um projeto telefônico AS-BUILT considerando todas as modificações que foram realizadas no projeto e um diagrama unifilar atualizado.

2.0 PROJETO TELEFÔNICO/TV

Elaborado de acordo com as normas técnicas e contendo convenções utilizadas, e Planta baixa com a distribuição da rede interna. Todos os estudos tiveram por base:

• Manual de Redes Telefônicas Internas – Volume I – Tubulação Telefônica em prédios.

• NBR 13726/96 Redes telefônicas internas em prédios – Tubulação de entrada telefônica.

• NBR 13727/96 Redes telefônicas internas em prédios – plantas / partes componentes de projeto de tubulação telefônica.

• NBR 13300/96 Redes telefônicas internas em prédios – terminologia. • NBR 14306/99 Proteção elétrica e compatibilidade eletromagnética em redes

internas de telecomunicações em edificações. • NBR 14565/00 Procedimento básico para elaboração de projetos de

cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada. • NBR 5410/97 Instalações elétricas de baixa tensão.

2.0.1 Relação de pranchas Plantas Baixas, Prumadas, convenções.

2.0.2 Do material

Todos os materiais a serem utilizados deverão ser de primeira qualidade, resistentes e adequados a finalidade que se destinam. Deverão obedecer as especificações deste memorial, as Especificações Técnicas – Escritório de Projetos e Obras (PMPA), as normas da ABNT e NBR, no que couber, e na falta destas, ter suas

Page 2: Memorial Descritivo Telefonico

características reconhecidas em certificados ou laudo emitidos por laboratórios tecnológicos idôneos.

2.0.3 Caixa de Passagem R1

Instalação de caixa de passagem tipo R1, em concreto, com tampa de material- ferro fundido cinzento do tipo 30FF (ABNT) fixado à caixa, tendo a parte de concreto com espessura mínima de 8 cm. Tampa de ferro pintada com anticorrosivo, e trava de segurança e dobradiças reforçadas que garantam o uso prolongado, acabamento da tampa deve, após a sua usinagem, estar sem empenos, isenta de resíduos de modelagem, de fendas, falhas, saliências nítidas ou outras imperfeições que possam prejudicar suas características mecânicas ou operacionais; as tampas devem ser pintadas com tinta anticorrosiva preta. Esta deve ser instalada próximo ao poste de energia

Obs.: considerar as dimensões da caixa R1 como sendo: Caixa padrão R1 Comprimento: 55 cm Largura: 35 cm Profundidade: 55 cm

2.0.4 Eletrodutos

Os eletrodutos telefônicos são utilizados para passagem de fios e cabos telefônicos. As luvas, curvas, buchas e arruelas devem ser do mesmo material e dimensões dos eletrodutos às quais estão ligadas. Devem ser utilizadas somente curvas pré-fabricadas, nunca joelhos. Não devem ser empregadas curvas com deflexão maior que 90º.

Conforme constam no projeto serão utilizados na parte interna eletrodutos corrugados, que quando não especificado terá Ø 3/4, nas descidas e derivações desde a entrada até a caixa de passagem não deverá haver emendas de eletrodutos entre as caixas de passagens.

2.0.5 Cabos Condutores

Os fios telefônicos devem ser puxados através das tubulações com o auxílio do arame-guia, evitando-se trancos que rompam os condutores. Se for necessário facilitar o deslizamento dos fios telefônicos na tubulação, use talco industrial ou doméstico. Nunca graxa, vaselina ou similar.

Deverá ser utilizado cabo telefônico do tipo CI-50 interno, com mínimo de 02 pares (duas linhas). Poderá ser instalado fio similar desde que tenha "ATESTADO DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA” emitido pela ANATEL.

2.0.6 Caixas Internas

As caixas internas são destinadas a passagem, emenda ou terminação de cabos e fios de telecomunicações, telefone ou TV a cabo.

As caixas internas são numeradas de 1 a 9 e suas dimensões estão indicadas na Tabela 12.

Page 3: Memorial Descritivo Telefonico

Tabela 12

As caixas N°1 (também chamadas caixas de saída) são localizadas na parede e/ou no piso e são destinadas à passagem ou instalação de tomadas para telefone ou TV a cabo.

As caixas de saída instaladas na parede devem ser embutidas. As caixas embutidas são fabricadas em chapa metálica estampada, com furações para a entrada dos dutos, conforme mostrado na figura 19 . Todas em marca de boa qualidade, e deverão ter as rebarbas removidas. Deverá ser observado o perfeito nivelamento e prumo, no momento de instalação. As alturas e dimensões estão determinadas nas convenções do projeto.

Figura 19

As caixas de saída instaladas no piso são confeccionadas em chapa metálica ou em material termoplástico, providas de tampa móvel ou removível (figura 20).

As caixas internas de número 2 a 9 são fabricadas em chapa metálica, providas de porta(s) com dobradiças, fechadura, fundo de madeira com 2 cm de espessura, podendo ser instaladas embutidas ou aparentes na parede. As caixas número 2 não necessitam de fechadura, por serem utilizadas como caixa de passagem. Devem ser dotadas de um sistema de fechamento tal (dispositivo de pressão, por exemplo), que a mantenha adequadamente fechada.

Page 4: Memorial Descritivo Telefonico

Figura 20

2.0.7 Espelhos para caixas de saída

Os espelhos são utilizados para o tamponamento das caixas de saída, dando condições de acesso às tomadas instaladas naquelas caixas (figura 29).

Figura 29

3.0 Lista de Materiais

A seguir temos a tabela contendo a lista de materiais que serão necessários para a execução e instalação dos projetos telefônicos