mês 11 omolu

38
Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com Jornal mês 11 Salve Omolu [email protected] 1 “Que o Vosso Nome seja sempre lembrado com reverência e amor, por todos os filhos da Terra. Que a Vossa Proteção mantenha viva e saudável a morada da minha alma e do meu coração, para que nenhum pensamento, sentimento, palavra ou ação negativa tenha força na minha existência.” Novidades, textos, eventos, matérias, tudo que você Umbandista procura.

Upload: portal-caminhos-de-ogum

Post on 25-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal de Umbanda sagrada Portal caminhos de Ogum

TRANSCRIPT

Page 1: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Jornal mês 11 Salve Omolu

[email protected] 1

“Que o Vosso Nome seja sempre lembrado com reverência e amor, por todos os filhos da Terra.Que a Vossa Proteção mantenha viva e saudável a morada da minha alma e do meu coração, para que nenhum pensamento, sentimento, palavra ou ação negativa tenha força na minha existência.”

Novidades, textos, eventos, matérias, tudo que você Umbandista procura.

Page 2: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 2

Índice 3 a 9 – Pai Omolu.

10 a 13 – História que vovô conta13 a 16 – Doação de Sangue

16 a 22 – Um Pouco do Mestre Rubens Saraceni. 23 a 24 - Empregos

25 a 28 - Eventos29 a 30 - Espaço Analise.31 - Matéria Salve Jorge.

32 a 33 – Matéria alma gêmea 34 - Deus matéria e energia (parte1)

35 a 38 – evolução

EditorialOlá amigos e irmãos meu saravá fraterno, felicidade em estar mais um mês levando a todos as informações da mídia Umbandista, e com muito prazer que esse mês estamos voltados para energia do nosso pai Omolu, senhor da passagem dos segredos, dos mistérios da vida, da sabedoria da cura, fora que esse mês temos novos textos novidades, e novos colaboradores, leia veja novidades, e veja nossos anúncios que nos ajuda a manter o portal ativo. que o mês de novembro seja iluminado a todos com vitorias e com muita alegria. axé irmãos.

Ass: diretoria geral.

Page 3: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Pai Omolu.

Divino Pai da Geração, eu Vos peço que abençoe a minha vida, os meus sete corpos, os meus sete campos vibratórios e os meus sete sentidos;

Que a Vossa Bênção paralise toda e qualquer negatividade que pretenda fazer adoecer a minha vida e o meu caminhar;

Que a Vossa Proteção mantenha viva e saudável a morada da minha alma e do meu coração, para que nenhum pensamento, sentimento, palavra ou ação negativa tenha força na minha existência.

Divino Pai Omolu, eu Vos peço que me purifique e me ampare, que ampare a minha família, o meu lar e o meu trabalho material e espiritual, e que ampare os meus amigos, para que a Luz Divina esteja sempre viva em nós e em torno de nós.

Sagrado Pai Omolu, peço também a Vossa Bênção para os meus adversários encarnados e desencarnados, para que neles

[email protected] 3

Page 4: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

seja paralisado qualquer sentimento negativo em relação a mim, à minha família ou aos meus amigos. E que, assim, possam eles igualmente manter acesa a Luz Divina Sustentadora da Vida, evoluindo sempre.

Amado Pai Omolu, eu Vos peço que semeie dentro de mim as Sementes da Vida Verdadeira, para que eu me comporte como filho de DEUS e compreenda a Presença Divina em mim e nos meus semelhantes.

Sagrado Orixá Omolu, eu reverencio o Vosso Poder, a Vossa Força e a Vossa Atuação na minha vida e na vida de todos os seres.

Obrigada, meu Pai!

Que o Vosso Nome seja sempre lembrado com reverência e amor, por todos os filhos da Terra.

Que assim seja, e assim será!

[email protected] 4

Page 5: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Orixá de transformação energética, de toda energia produzida de forma natural ou artificial, quer dizer, a energia natural é toda aquela emanada da natureza ou do nosso próprio pensamento e a artificial é a fabricada (oferendas). Ele transforma tudo e descarrega para terra.

Reino: calunga pequena (cemitério).

Cores: preta e branca em proporções iguais.

Elemento: terra.

Dia da Semana de vibração maior: sábado

Planeta: Saturno

Quando desencarnamos tem sempre um enviado de Omulu do nosso lado, por isso é que ele sempre diz que temos que resgatar a nossa dívida; temos que agir efetivamente para resgatarmos o nosso Karma.

Omolu é o orixá que rege a morte, ou no instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne).

É com tristeza que temos visto o temor dos irmãos umbandistas quando é mencionado o nome do nosso amado Pai Omolu. E no entanto descobrimos que este medo é um dos frutos amargos que nos foram legados pelos ancestrais semeadores dos orixás em

[email protected] 5

Page 6: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

solo brasileiro, pois difundiram só os dois extremos do mais caridoso dos orixás, já que Omulu é o guardião divino dos espíritos caídos.

O orixá Omolu guarda para Zambi todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e entregaram-se à vivenciaçãode seus vícios emocionais.

Mas ele não pune ou castiga ninguém, pois estas ações são atributos da Lei Divina, que também não pune ou castiga. Ela apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne. E se alguém semeou ventos, que colha sua tempestade pessoal, mas amparado pela própria Lei, que o recolhe a um dos sete domínios negativos, todos regidos pelos orixás cósmicos, que são magneticamente negativos. E Tatá Omolu é um desses guardiões divinos que consagrou a si e à sua existência, enquanto divindade, ao amparo dos espíritos caídos perante as leis que dão sustentação a todas as manifestações da vida.

Esta qualidade divina do nosso amado pai foi interpretada de forma incorreta ou incompleta, e o que definiram no decorrer dos séculos foi que Tatá Omolu é um dos orixás mais "perigosos" de se lidar, ou um dos mais intolerantes, e isto quando não o descrevemcomo implacável nas suas punições.

Ele, na linha da Geração, que é a sétima linha de Umbanda, forma um par energético, magnético e vibratório com nossa amada mãe Yemanjá, onde ela gera a vida e ele paralisa os seres que atentam contra os princípios que dão sustentação às manifestações da vida.

Em Tatá Omolu descobri o amor de Zambi, pois é por puro amor que uma divindade consagra-se por inteiro ao amparo dosespíritos caídos. E foi por amor a nós que ele assumiu a incumbência de nos paralisar em seus domínios, sempre que começássemosa atentar contra os princípios da vida.

[email protected] 6

Page 7: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Enquanto a nossa mãe Iemanjá estimula em nós a geração, o nosso pai Omolu nos paralisa sempre que desvirtuamos os atos geradores. Mas esta "geração" não se restringe só à hereditariedade, já que temos muitas faculdades além desta, de fundo sexual. Afinal, geramos idéias, projetos, empresas, conhecimentos, inventos, doutrinas, religiosidades, anseios, desejos, angústias, depressões, fobias, leis, preceitos, princípios, templos, etc.

Temos a capacidade de gerar muitas coisas, e se elas estiverem em acordo com os princípios sustentados pela irradiação divina, que na Umbanda recebe o nome de "linha da Geração" ou "sétima linha de Umbanda", então estamos sob a irradiação da divina mãe Iemanjá, que nos estimula.

Mas, se em nossas "gerações", atentarmos contra os princípios da vida codificados como os únicos responsáveis pela sua multiplicação, então já estaremos sob a irradiação do divino pai Omolu, que nos paralisará e começará a atuar em nossas vidas, pois deseja preservar-nos e nos defender de nós mesmos, já que sempre que uma ação nossa for prejudicar alguém, antes ela já nos atingiu, feriu e nos escureceu, colocando-nos em um de seus sombrios domínios.

Ele é o excelso curador divino pois acolhe em seus domínios todos os espíritos que se feriram quando, por egoísmo, pensaram que estavam atingindo seus semelhantes. E, por amor, ele nos dá seu amparo divino até que, sob sua irradiação, nós mesmos tenhamos nos curado para retomarmos ao caminho reto trilhado por todos os espíritos amantes da vida e multiplicadores de suas benesses. Todos somos dotados dessa faculdade, já que todos somos multiplicadores da vida, seja em nós mesmos, através de nossa sexualidade seja nas idéias, através de nosso raciocínio, assim como geramos muitas coisas que tornam a vida uma verdadeira

[email protected] 7

Page 8: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

dádiva divina.

Tatá Omolu, em seu pólo positivo, é o curador divino e tanto cura alma ferida quanto nosso corpo doente. Se orarmos a ele quando estivermos enfermos ele atuará em nosso corpo energético, nosso magnetismo, campo vibratório e sobre nosso corpo carnal, e tanto poderá curar-nos quanto nos conduzir a um médico que detectará de imediato a doença e receitaria medicação correta.

O orixá Omolu atua em todos os seres humanos, independente de qual, seja a sua religião. Mas esta atuação geral e planetária processa-se através de, uma faixa vibratória especifica e exclusiva, pois é através dela que fluem as irradiações divinas de um dos mistérios de Deus, que nominamos de "Mistério da Morte".

Tatá Omolu, enquanto força cósmica e mistério divino, é a energia que se condensa em torno do fio de prata que une o espírito e seu corpo físico, e o dissolve no momento do desencarne ou passagem de um plano para o outro. Neste caso ele não se apresenta como o espectro da morte coberto com manto e capuz negro, empunhando o alfanje da morte que corta o fio da vida. Esta descrição é apenas uma forma simbólica ou estilizada de se descrever a força divina que ceifa a vida na carne.

Na verdade, a energia que rompe o fio da vida na carne é de cor escura, e tanto pode parti-lo num piscar de olhos quando a morte é natural e fulminante, como pode ir se condensando em torno dele, envolvendo-o todo até alcançar o espírito, que já entrou em desarmonia vibratória porque a passagem deve ser lenta, induzindo o ser a aceitar seu desencarne de forma passiva.

O orixá Omolu atua em todas as religiões e em algumas é nominado de "Anjo da Morte" e em outras de divindade ou "Senhor dos Mortos".

No antigo Egito ele foi muito cultuado e difundido e foi dali que partiram sacerdotes que o divulgaram em muitas culturas

[email protected] 8

Page 9: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

de então. Mas com o advento do Cristianismo seu culto foi desestimulado já que a religião cristã recorre aos termos "anjo" e "arcanjo" para designar as divindades. Logo, nada mais lógico do que recorrer ao arquétipo tão temido do "Anjo da Morte", todo coberto de preto e portando o alfanje da morte, para preencher a lacuna surgida com o ostracismo do orixá ou divindade responsável por este momento tão delicado na vida dos seres.

O culto a Tatá Omolu surgiu entre os negros levados como escravos ao antigo Egito, que o identificaram como um orixá e o adaptaram às suas culturas e religiões. Com o tempo, ele foi, a partir desse sincretismo, assumindo sua forma definitiva, até que alcançou o grau de divindade ligada à morte, à medicina e às doenças. Já em outras regiões da África, este mistério foi assumindo outras feições e outros orixás semelhantes surgiram, foram cultuados e se humanizaram. "Humanizar-se" significa que o orixá ou a divindade assumiu feições humanas, compreensíveis por nós e de mais fácil assimilação e interpretação.

Tatá Omolu não vibra menos amor por nós do que qualquer um dos outros orixás e está assentado na Coroa Divina, pois é um dos Tronos de Zambi, o Divino Criador.

Atotô, meu pai!

TRECHOS EXTRAÍDOS DO LIVRO "O CÓDIGO DA UMBANDA" DE RUBENS SARACENI

[email protected] 9

Page 10: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

HISTÓRIA QUE O VOVÔ CONTA – APOCALIPSE DO FINAL DO MUNDOPor Vovô Florentino de Agodô escrito por Douglas O Elias

“FILHO DE FÉ NÃO TEM QUERER. SEU QUERER É O DE DEUS, QUANDO PROMETEU NA ORAÇÃO, O SEU AMÉM”!

-Entendo Pai Preto Velho, mas é difícil viver sem reclamar .Não posso mais conviver num mundo tão em desalinho e mesmo que eu tente, não suporto mais meus sofrimentos.-Bem, o sofrimento do mundo é do mundo.Mas os seus, tu podes encerrar. Num é?-Ora, Pai preto, com todo o respeito, se eu pudesse já os teria encerrado, no entanto, não vê que sempre peço o amparo do Senhor para ir tocando a vida?!

[email protected] 10

Page 11: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

-E parece que esta pedindo outro agora, num é?-Não Sei, Meu Pai, acho que estou desabafando minhas pressões do mundo .Com o Senhor eu tenho um pouco de paz. O Senhor já me disse que tenho que praticar a caridade, a paz, o amor, perdoar, ter fé em Deus e nos Orixás, e eu as tenho, mas não está adiantando, pois continuo com problemas e agora tenho a certeza que o mundo irá se acabar mesmo pois tantos ensinos nas religiões não conseguem resolver o problema nem meu e nem da humanidade.-Bem, se o mundo irá se acabar, é a Vontade de Deus. Mas também se não acabar, é a Vontade Dele. No entanto, os homens nunca se acabam, num é? Vem a morte e o arrancam do corpo físico para outras dimensões da vida. Que tem também seus enigmas. E depois podem voltar, renascendo. Então, se Deus quiser acabar com vosso mundo, terá criado outro mundo para os humanos viverem, certo? Mas sempre será a Vontade Dele !-Mas, Pai Preto, as tantas previsões do fim do mundo que os religiosos, profetas e estudiosos nos mostram e aos acontecimentos que vêm nos deixam com medo e parece que se desenha este caminho.-Qual Caminho, “fio”?-O do fim do mundo.-Não “fio”. Tem mal entendimento aí do que os profetas e as civilizações antigas deixaram para sua história .-Tem não, Pai. Se bem que muitas não se confirmaram, mas hoje ainda é moda se falar do apocalipse, da previsão do Povo Maia, dos cientistas pesquisando e outras coisas mais. Tiram nossa esperança.Provocam medo e solidão.-Pois é, fio, como lhe disse, tem entendimento errado aí. Quem professa o fim do mundo, sempre tem a salvação com eles, num é? E ficam insistindo para todos seguirem eles,né? E assim eles ficam poderosos, transformando as palavras Divinas dos Santos Profetas e médiuns da Luz em energias viciantes para venderem a utopia deles, num é?-Nunca pensei assim, Pai Preto, mas parece que têm razão pois os acontecimentos são ruins no mundo.-Pois é. Mas quem faz as coisas ruins no mundo são os homens, né?-É ,Pai, mas também tem o mundo das trevas que o diabólico influencia a fazer estas maldades.-Num é, Fio!(risos), felizmente e também tem os da Luz que passam as verdades que os homens invertem ,contrariando a razão que está no entendimento de cada um !-Como assim, Pai Preto Velho ?-É bem como o Emissário da Luz mostrou em vida nuns tempos atrás cuja humanidade estava com o mesmo sentimento de medo e abandono, deixando-se apegar na necessidade das coisas mais primárias que incentivaram vícios que não os deixaram verem a Verdade e assim,se influenciaram por dogmas, falsas promessas e as doutrinas dos líderes desequilibrados.-Pai Preto fala de Jesus, o Cristo, não é?-Sim,”fio”, por Ele e com Ele. O Divino médium de Oxalá deixou todo o exemplo que o “véio” aqui se emociona em poder lembrar-lhe.-E qual foi?-O da Liberdade do homem. Que o ser humano é Espelho do Pai Maior e tem todas as Realezas Dele, com Ele e para Ele, que é o Tudo. O Ser humano tem o poder Divino por ser criado à semelhança de Deus, por Ele, e em Tudo- que é Deus-, deve viver praticando e artificando suas ideias, realizando novas e belas obras.-Puxa!-E vai além, “fio”,pois apesar de ter sofrido todo o horror da perseguição dos humanos cegos e desequilibrados do poder da época, ele ainda providenciou a Verdade para o tempo que hoje já se cristaliza...e a Verdade é que Cada Ser humano, no equilíbrio da emoção, da razão e na Fé , ligado ao Poder Maior da Hierarquia Divina, pode realizar “milagres”, se assim quiser, e que os ensinos de todos os Santos Profetas e outros, que estão enraizados nas várias religiões para

[email protected] 11

Page 12: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

que todos possam entender Deus, não era para inscrever o medo e perseguições na alma dos homens e sim, ativar o amor e o poder no querer que lá estão, pois Deus é Amor e não Desamor.-Mas,Pai Preto? As Religiões estão erradas ?-Não Filho.Elas estão certas. Errados estão aqueles que as dirigem, com exceções que surgem no mundo, pois se permitiram acreditar em esquisitices e sem razão, preferiram à subjugação da vida nas emoções desequilibradas. E assim, invertem conhecimentos, utilizando potenciais de seus dons divinos para subjugar e escravizar a quem deveriam libertar e religar , individualmente, na união de evolução, nunca de perdição. A maior ferramenta que têm é o horror do medo,unindo-se às trevas e fortalecendo-as mais e que os aprisionam e os fazem escravos . Prendem os homens e os limitam numa finitude utópica que são eles e não é o Pai Maior, nem Vem Dele.-Então, quem será essa Finitude Utópica? O Diabo, as Trevas?-Sim. São para estes mundos que depois da vida, são enviados pela Lei de Sintonia, os que precisam deste terrível aprendizado pois foram terríveis à Verdade da Vida e a Vontade de Deus.-Ah, Então o Senhor confirma que existe Deus e o Diabo?-Existe Deus. O que chamaram de diabo é uma frequência permitida por Deus onde habitam as criaturas que insistem em viver regredindo suas personalidades Divinas.-Mas Deus tem tantos lados e tantas faces?-“Fio”, que coisa! Deus tem lado não . Deus é o Universo sem Fim e sem Início. Deus é Vitalício em Tudo, em Todos e Nas Coisas. O Universo tem lado não. Deus é Tudo. Lado tem quem ainda Nele, contempla as suas próprias predileções.-Como predileções, Pai?-É assim, Fio, se tu tá andando, olha para o lado e vê se tem alguém ou alguma coisa para ter a referencia que prova que está se locomovendo, certo? Então, vosmice tem os lados que pode ver e se direcionar, certo?-Sim!-Pois, Deus permite que os homens tenham os lados, e permitem até que escolham para onde querem ir. Mesmo que não haja lado, Deus o Cria e pela Lei de Sintonia, une todos que pensam e querem ir para o mesmo lado .-Mas, Pai Preto, isso quer dizer que ?-Que Deus é Uno. E nos criou para sermos a Eterna Expressão Dele para que evoluamos junto Dele no Infinito de belezas. Este infinito de belezas Ele O É em Si e o São também todas as suas Criaturas, porém, aos humanos, ele permite que crie lados, de acordo com o seu “querer”, sendo que somente perceberá que não há lado, aqueles que permitirem-se se ver na Verdade que são Espelhos de Deus e não criaturas caídas, merecedoras de castigo e indignas de serem felizes pois nenhum homem o é!-Puxa!, Mas Pai, a questão do castigo, do inferno, dos diabos, e todas aquelas coisas ruins.Não existem ?-Existe sim, fio e Deus Permite para liberdade do homem que deve saber que Deus é Amor e precisa que entendam que tem que aceitar esta Verdade e ser atraído para Ele por querer e não por imposição, dogma ou medo.-Não devemos temer a Deus?-Ora, como temer o Pai que lhe dá tanto: a vida, os semelhantes, as coisas, a inteligência, a criatividade e todos os sentidos para que saboreiem as obras de cada um, Nele, gerando a felicidade bendita?-Mas aprendi que o sofrimento nos vários enredos da minha vida é ativado com as ferramentas que vêm das trevas na tentativa de me negativar?!-Mas nas Trevas também tem Deus. E Ele só permite viver lá quem tem necessidade deste aprendizado pois olhou para o “lado” que quis, que é o errado.-Mas Pai, a lição é bonita, mas na pratica, o quê de tanto sofrimento?-Pois é, fio...O Sofrimento é aviso e amor de Deus no mesmo nível do pensar e viver da criatura pois prefere olhar para o lado dele e não o Infinitamente amplo que é o De Deus,a sua Casa Original. Ele O Está chamando de volta!

[email protected] 12

Page 13: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

-Mas como viver em meio a tantos sofrimentos e ainda ter Fé em Deus e não ir para o lado das sombras?-É assim, “fio”, tem que :*Saber que o aprendizado da vida pelo sofrimento burila o caráter equilibrando no que precisado for, e que é Obra de Deus e O é por Amor;*Saber que a Vontade Divina é além da vontade do homem e assim, quem já o sabe, submeter a sua vida Nele e por Ele*Reconhecer sua excelência Divina de Ser Herdeiro do Pai Maior e Nele, pedir o que necessitado for, cumprindo suas Leis de Amor e assim, ser feliz;*Procurar viver sua vida reconhecendo que suas ações devem ser espelhos do Pai Maior no relacionamento com o mundo, e não, ser o homem eterno aprendiz de um subproduto do acaso incerto como pregam as mentes dos dominantes do seu mundo, e que na verdade, nem a si dominam por serem falsos.*Viver a vida reconhecendo-a vir de Deus, e sem reclamações, aceitando todos os acontecimentos como Querer Dele, percebendo que os acontecimentos que os fazem sofrer, é uma corrigenda, não um castigo, bastando ao perceber, mudar o rumo e aceitando Dele, o Amparo Feliz.-Então quer dizer que o mundo não vai se acabar, Pai Preto?-Nada se acaba.Tudo se Transforma, na forma mas a Essência é a Mesma, atraindo Outras. O Sofrimento do vosso mundo, representa o sofrimento de cada um, na mesma lei das Sintonias e Semelhanças e assim, como ensina a VERDADE, para encerrá-los, basta corrigir os atos do viver, pensar e agir que os limitam somente ao lado que vêm – o da matéria-(dos sentimentos egoísticos e da falta de reflexão), pois que Todos São e Deus é Muito Mais, além dela.-Então, meus sofrimentos não tem razão pois Pai Preto me ensinou a Olhar não mais para ele, mas para o Infinito de Deus, aceitando Sua Ação na Minha vida para que enfim me corrija e encontre a Felicidade bendita!-(Risos) É sim, fio. A Separação do Joio e do Trigo já foi feita . Hoje tem no mundo quem preferiu ser o “lado trigo” e o “lado joio”. Xango, a Justiça Divina, lhes mostra a Verdade em Si e para Si, para que todos saibam e assumam outro nível de aprendizado. Quanto aos Trigos que sofrem o assédio do Joio, entendam que devem ampliar o Reconhecimento na Fé de Olorum que é Deus , dos Sagrados Orixás e em si, que os protegem, ajudam e amparam dos sofrimentos que pelas ferramentas os desequilibrados lhes tentam atingir.-Então, Pai Velho, eu estou sofrendo pois me permiti aliciar no medo, enfraquecendo minha Fé, deixando manifestar meus sentimentos,pensamentos e desejos negativos? É isso?-Preto velho prefere o contrário, apesar de o “fio” entender de forma correta : está sofrendo porque se permite a não querer se aprimorar no bem;pela não reflexão, por medo, e por defeitos que aí sim deverá entender. E se entender, poderá a qualquer momento, utilizando-se do Amparo dos Seus Guias e Protetores e pela Fé na prática da vida, no “Pedir, e Obtereis” que o Verbo Maior recita todos os dias nas oportunidades da Vida, para que exerça seu papel como homem Divino e não, um ser condenado às trevas e ao sofrimento pois nem eles o são , mas estão por justiça!-Vá filho, se aprimore e valorize a vida, a sua e a dos seus semelhantes pois sabe agora que Tudo é a Vontade Divina e que Deus não deixaria ninguém sofrer pois este é um estado para percepção do que contraria a Vontade Divina, não castigo.-E qual é a Vontade Divina, Pai ?-Que seus Filhos Confiem na Verdade e que exerçam seu Estado de Direito de Serem Seus Espelhos de Amor, Paz e Felicidade infinita.-Abençoa, Meu Pai Preto. Já pratico. Estou feliz !Gratidão !Adorei as Almas !Hehehe! Por Vovô Florentino de Agodô escrito por Douglas O Elias

[email protected] 13

Page 14: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Galera vamos ajudar, a Umbanda é parte disso, ajudar as pessoas, os hospitais estão com menos de metade das prateleiras de doações cheias, pode ser qualquer tipo de sangue, faça sua parte ajude as pessoas. Orientações para doadores de sangue Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.O doador deve...- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);- estar bem de saúde;- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias;- pesar mais de 50 Kg;- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.Impedimentos temporários - Febre- Gripe ou resfriado- Gravidez- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias- Uso de alguns medicamentos

[email protected] 14

Page 15: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos - Extração dentária: 72 horas- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação- Transfusão de sangue: 1 ano- Tatuagem: 1 ano- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacinaImpedimentos definitivos- Hepatite após os 10 anos de idade- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas- Uso de drogas ilícitas injetáveis- MaláriaIntervalos para doação - Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)Doe sangue com responsabilidade Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.

[email protected] 15

Page 16: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997 ou pelos Centros de Testagem Anônima.Cuidados pós-doação- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas - Aumentar a ingestão de líquidos - Não fumar por cerca de 2 horas- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas - Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Um pouco do Mestre Rubens Saraceni.(Por Caio d’ Ogum)

[email protected] 16

Page 17: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Rubens Saraceni é um médium e escritor brasileiro, nasceu em Osvaldo Cruz em São Paulo em 1951, e há mais de 25

[email protected] 17

Page 18: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

anos exerce sua mediunidade e faz seus estudos no campo da espiritualidade. Seus inúmeros livros já publicados são psicografados, ditados e orientados pelos Mestres. Sua jornada, segundo conta, foi iniciada no espiritismo de "mesa branca", passando posteriormente para a Umbanda, onde se tornou babalorixá.Há muitos anos, o médium Rubens Saraceni, que tem uma enorme quantidade de livros psicografados e dezenas deles publicados, recebeu um pedido dos Mestres da Luz, Guias de Lei e de Umbanda, no qual solicitavam que as informações reveladoras, por eles transmitidas, não fossem apenas para seu bel prazer, e sim para que, por meio dele, o conhecimento se multiplicasse. Com isso, Rubens começou a ministrar o curso de Teologia de Umbanda, um curso simples e teórico, visando a uma melhor formação do médium umbandista em relação aos Fundamentos da Umbanda. Desse convívio, Rubens se deu conta do valor do que havia recebido, pois há muitos anos praticava a Magia Divina ensinada por seus Mentores, que se mostrou fundamental na proteção daqueles que o procuravam. Foi quando os Mestres da Luz ressaltaram a importância de consolidar-se no lado material um Colégio nos moldes dos Grandes Colégios Astrais, que sustentam toda a formação daqueles que se assentam à direita e à esquerda dos Sagrados Orixás,

[email protected] 18

Page 19: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Tronos e Divindades de Deus. Daí surgiu o Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, para dar formação e sustentação, Religiosa e Mística.Mestre Seiman Hamiser Yê, um Ogum Sete Espadas da Lei e da Vida, assumiu a abertura da Magia do Fogo no plano material, por meio de Rubens Saraceni, na qual são ensinados os fundamentos da Magia Riscada dos Orixás, a Grafia Sagrada, bem como a correta utilização magística das velas, suas cores e o elemento fogo na arte da Magia. O primeiro curso do gênero aberto ao plano material por Mestre Seiman, e que deve ser o primeiro na formação do Mago, intitula-se "Magia das Sete Chamas Sagradas".Rubens é também o fundador do Colégio Tradição de Magia Divina, colégio este que se destina a dar amparo aos formados nas magias abertas ao plano material e espiritual.

Ano Obra Editora ISBN

[email protected] 19

Page 20: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

2006 Aprendiz-Sete - O Filho de Ogum MadrasISBN 978-85-737-4838-3

2007Arquétipos da Umbanda - As Hierarquias Espirituais dos Orixás, Os

MadrasISBN 978-85-370-0190-5

2006Cavaleiro da Estrela Guia, O - A Saga Completa

MadrasISBN 978-85-370-0326-8

Cavaleiro da Estrela Guia, O - A Saga Continua

MadrasISBN 978-85-737-4839-0

Código da Escrita Mágica Simbólica, O MadrasISBN 978-85-370-0214-8

Código de Umbanda MadrasISBN 978-85-370-0338-1

Decanos, Os - Os Fundadores, Mestres e Pioneiros da Umbanda

MadrasISBN 85-7374-628-9

Diálogo com um Executor MadrasISBN 978-85-370-0393-0

2007Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada - A Religião dos Mistérios - Um Hino de Amor à Vida

MadrasISBN 978-85-370-0192-9

Evolução dos Espíritos, A MadrasISBN 978-85-370-0360-2

2005Formulário de Consagrações Umbandistas - Livro de Fundamentos

MadrasISBN 978-85-370-0535-4

2005Gênese Divina de Umbanda Sagrada - O Livro dos Tronos de Deus - A Ciência Divina Revelada

MadrasISBN 85-7374-908-3

2007Guardião da Meia-Noite, O - Por Honra e Glória do Criador de tudo e de todos

MadrasISBN 978-85-370-0230-8

Guardião da Pedra de Fogo - As Esferas Positivas e Negativas

MadrasISBN 978-85-370-0452-4

Guardião da Sétima Passagem, O - A Porteira Luminosa

MadrasISBN 978-85-370-0337-4

Guardião das Sete Cruzes, O - Um Livro Mistério

MadrasISBN 85-7374-746-3

[email protected] 20

Page 21: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Guardião das Sete Encruzilhadas - Hemisarê a Ira Divina

MadrasISBN 85-7374-650-5

Guardião do Amor - Aprendiz Sete no reino das ninfas

MadrasISBN 978-85-370-0408-1

Guardião do Fogo Divino, O - A História do Senhor Caboclo Sete Pedreiras

MadrasISBN 978-85-370-0395-4

Guardião dos Caminhos, O - A História do Senhor Guardião Tranca-Ruas

MadrasISBN 978-85-370-0339-8

Guardião Sete - O Chanceler do Amor MadrasISBN 978-85-370-0497-5

Guardiões da Lei Divina, Os - A Jornada de um Mago

MadrasISBN 85-7374-306-9

Iniciação à Escrita Mágica Divina - A Magia Simbólica dos Tronos de Deus

MadrasISBN 978-85-370-0191-2

Guardiões dos Sete Portais, Os - Hash-Meir e O Guardião das Sete Portas.

MadrasISBN 978-85-370-0362-6

Iniciação à Escrita Mágica Divina - A Magia Simbólica dos Tronos de Deus

MadrasISBN 978-85-370-0191-2

Lenda do Sabre Dourado, A MadrasISBN 85-7374-825-7

Lendas da Criação - A Saga dos Orixás MadrasISBN 85-7374-996-2

Livro da Vida, O - As Marcas do Destino MadrasISBN 85-7374-534-7

Longa Capa Negra, A MadrasISBN 85-7374-827-3

Magia Divina das Sete Pedras Sagradas, A

MadrasISBN 978-85-370-0335-0

Magia Divina das Velas, A - O Livro das Sete Chamas Sagradas

MadrasISBN 978-85-370-0355-8

Magia Divina dos Elementais, A MadrasISBN 85-7374-854-0

Magia Divina dos Gênios, A - A Força dos Elementais da Natureza

MadrasISBN 978-85-370-0392-3

Magia Divina dos Sete Símbolos Sagrados, A

Madras ISBN 978-85-370-

[email protected] 21

Page 22: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

0387-9

Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista

MadrasISBN 978-85-370-0422-7

Oráculo de Delfos - O Ancestral Místico MadrasISBN 85-7374-722-6

Orixá Exu - Fundamentação do Mistério Exu na Umbanda

MadrasISBN 978-85-370-0368-8

Princesa dos Encantos, A - Sob o domínio da paixão

MadrasISBN 85-7374-370-0

Orixá Pombagira MadrasISBN 978-85-370-0390-9

Orixás - Teogonia de Umbanda MadrasISBN 978-85-370-0358-9

Protetor da Vida, O - Viver a Vida: Um Ato de Fé

MadrasISBN 85-7374-423-5

Rituais Umbandistas - Oferendas, Firmezas e Assentamentos

MadrasISBN 978-85-370-0255-1

Sete Linhas de Evolução e Ascensão do Espírito Humano, As

MadrasISBN 978-85-737-4690-7

Sete Linhas de Umbanda, As - A Religião dos Mistérios

MadrasISBN 978-85-370-0363-3

Templos de Cristais, Os - A Era dos Grandes Magos

MadrasISBN 85-7374-570-3

Tratado de Escrita Mágica Sagrada - Um Curso de Escrita Mágica

MadrasISBN 978-85-370-0214-8

Tratado Geral de Umbanda MadrasISBN 978-85-370-0448-7

Umbanda Sagrada - Religião, Ciência, Magia e Mistérios

o portal caminhos de ogum vem ajudar os irmãos que estão precisando de emprego e trabalho como todos precisamos de um modo de viver,para as pessoas que tiverem vagas(que são reais) podem mandar para nos

[email protected] 22

Page 23: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

via e-mail [email protected] vamos nos unir e ajudarmos a quem precisa

VAGA SUPERVISOR COMERCIAL

Requisitos:Ensino Médio CompletoVivência na Área ComercialOriundo do ramo de Venda de Serviços (Diferencial)Pacote Office (intermediário)Inglês básicoFacilidade de Acesso à Lapa - SP

Local de Trabalho: Lapa - São PauloHorário de Trabalho: 2ª à 6ª feira das 09h às 18h e sábados (eventualmente)

A Empresa oferece:Salário Fixo de R$1.090,00 + Salário Variável (Premiações) + VT + VR + Assistência Médica + Assistência Odontológica + Curso de Idiomas + Chances de Crescimento

Os candidatos interessados, dentro do perfil, deverão encaminhar currículo, no corpo do e-mail, para [email protected], colocando no assunto: SUPERVISOR COMERCIAL/SP

[email protected] 23

Page 24: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 24

Page 25: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 25

Page 26: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 26

Page 27: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 27

Page 28: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 28

Page 29: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Espaço analise(Caio de Ogum)

Livro Umbanda Rituais de Amaci com Oferendas e Orações.(Domitilde Aparecida Pedro)

livro de 159 paginas. O Livro se basei no ritual de Umbanda os amacis muito usados nas oferendas e nas feituras de Umbanda um livro bem doutrinário e para pessoas com um conhecimento já na Umbanda, a escritora é bem detalhista nos rituais e tenta levar o melhor possível da magia para os leitores.Mostra bem que a Umbanda tem um fundamento e uma linha a se seguir esse livro eu diria que é um guia de rituais que tem que acompanhar o pai e mãe de uma casa.

[email protected] 29

quer receber todo o mês, o nosso jornal? mande um e-mail para [email protected] para receber sempre o jornal.

Page 30: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

O livro Umbanda - Rituais de Amacia com Oferendas e Orações é fundamenal para que templos, terreiros, casas de caridade e centros de Umbanda conheçam um pouco mais sobre obrigações e oferendas, tendo como objetivo a apresentação de mais uma opção fundamentada de trabalho para o sacerdotes. Uma maneira simples e eficiente de iniciar a busca do ser humano pelo equilíbrio em sua vida, por meio da Umbanda Sagrada.Para isso, a autora descreve rituais, elementos da natureza e oferendas que um sacerdote pode utilizar em benefício dos seus filhos de fé e das pessoas que procuram os templos Umbandistas em busca de evolução e equilíbrio espiritual, fisico, mental ou emocional.Com uma proposta inovadora, demonstra, com detalhes, todo o ritual do batismo, incluindo cruzamentos e orações, para que o sacerdote possa realizá-los nos novos médiuns Umbandistas que participarem o templo sagrado, bem como os rituais do amaci, banho sagrado feito com ervas específicas de cada Orixá, preparado pelo sacerdote de Umbanda, que é dado no ori do filho e facilita seu contato com o Orixá. Além disso, livro traz fotos de diversas oferendas.

www.portalcdo.loja2.com.br

[email protected] 30

Page 31: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Matéria Salve Jorge.(Ricardo Barreira)

São Jorge está enfrentando mais um dragão. A concorrência entre emissoras de televisão em busca dos pontos de audiência e o milionário resultado de cada ponto. O problema é que este dragão vem travestido de fundamentalismo religioso.

Quem tem acesso às redes sociais já deve ter percebido a incisiva campanha que a Rede Record e o grupo religioso a qual ela pertence estão fazendo contra o “Santo Guerreiro”. Recomendam que as pessoas não assistam à novela Global que começou esta semana e leva o nome deste artigo, e sim assistam a reprise de Rei Davi, que reentrou no ar no mesmo dia que Jorge bradou na telinha, quando a Globo alcançou 35 pontos no Ibope. A Record ficou com 6 pontos. Vitória do Santo.

São Jorge é um dos Santos Católicos que mais reúne devotos no Brasil, sua crença chega a transcender o catolicismo, algo como acontece com Yemanjá nas Religiões Afro-Brasileiras – todo mundo pula ondinha na praia e joga flores para a “deusa” do mar no ano novo, ou não? Pois bem, os brasileiros também acreditam em um cavaleiro, guerreiro, que vence o mal, abre nossos caminhos com sua espada e nos defende com seu escudo.

Tudo isso deve gerar uma preocupação enorme no grupo religioso ligado a TV Record, mas qual seria? Seria o fato de esta orientação religiosa acreditar que São Jorge causará males tremendos na vida das pessoas, mandando encostos através dos aparelhos de TV e fazendo uma legião de Trancas-Ruas e Pomba Giras chegar com ele? Acho que não.

Talvez a preocupação seja com outra legião, a legião de devotos de Jorge, capaz de promover novos recordes de audiência com esta novela. Consequentemente, gerando perdas milionárias para a outra emissora.

Mas o fato é que no meio desta guerra entre católicos e evangélicos, quem paga o pato, a galinha preta e a cachaça, é a Umbanda e o Candomblé. O argumento que usam contra a novela Global é que São Jorge é Ogum nas religiões Afro-Brasileiras, e que tudo isto faz parte de uma conspiração, talvez interplanetária, para levar as pessoas para o inferno galáctico.

Pois é, paciência, Jorge, eles não sabem o que dizem.

[email protected] 31

Page 32: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Matéria Alma Gêmea.(Orlando Garcia)Era sábado, acabávamos de chegar a Madrid, o sol já estava se pondo quando chegamos ao acampamento de Ítalo, um cigano muito respeitado pelo seu povo.Fomos recebidos com festa, carroças formavam um círculo tendo ao centro uma fogueira cujas labaredas atingiam aproximadamente três metros de altura. Ao fundo deste lindo cenário uma lua cheia dava um toque especial. Eu que sempre fui muito retraído, devido a perda que tive na infância onde meus pais e minha irmã morreram em um acidente; estava quieto em um canto, quando vi saindo de uma cabana uma moça de uns 18 anos, com um lenço e moedas cobrindo-lhe a cabeça, era a cigana mais bonita que eu vi em minha vida. Cabelos ruivos, ondulados chegando a altura da cintura, corpo de uma sereia; quando cheguei mais perto vi que seus olhos eram da cor da esmeralda. Logo meu coração já tinha dona. A noite inteira não consegui desprender os olhos dela, a sua dança e o seu jeito de caminhar me enfeitiçaram; a paixão atingira meu coração.Naquela noite não tive oportunidade de conversar com ela, não consegui pegar no sono, só a imagem dela vinha em minha mente.Pelas frestas da minha barraca vi que o dia começava a raiar, levantei e fui contemplar a bela paisagem. Distraído não notei que ela caminhava em minha direção, perguntou se podia sentar-se ao meu lado. Tomei um susto, ela sorriu e sem palavras, apenas consenti com a cabeça.Notei que ela ainda estava com a roupa da festa, porém sem lenço e as moedas, pude então ver a perfeição do seu rosto. Perguntou de onde vínhamos, falei que vínhamos da Cataluña e iríamos para Saintes-Maries-de-La-Mer, lugar sagrado para o povo cigano. Lá Santa Sara chegou com as três Marias (Maria Jacobina, Maria Salomé e Maria Madalena) depois de navegar por mar revoltoso e sem remos. Ela me disse que queria sair da Espanha, mas seu pai o velho Ítalo não queria sair de sua terra natal. Perguntou o meu nome, disse Ramirez, quis saber o dela e ela me falou Madalena.Conversamos durante horas que para mim pareceram minutos.Mais tarde durante o almoço ao saborear um carneiro assado, sentada ao meu lado logo percebi que meu amor era correspondido.Ela era a terceira filha e disse que o pai nunca a deixara namorar. Fiquei mais preocupado, falei que gostaria que ela seguisse o meu grupo como minha esposa e ela me respondeu que dificilmente teria a permissão do pai dela. Me propus a falar com o pai dela. Na mesma noite fui ter com ele.Ítalo era um cigano corpulento, seu bigode chegava ao queixo, contei que estava apaixonado por Madalena e era correspondido,

[email protected] 32

Page 33: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

queria a sua permissão para tê-la como minha esposa e acompanhar o meu grupo. Ele se levantou, andou de um lado para o outro, parou e me disse “Vou deixá-lo cortejá-la, mas para levá-la terá até o fim de semana para pagar o dote de 30 mil réis (este era o valor aqui na época), só assim permitirei que ela o acompanhe”.Era muito dinheiro, eu não tinha nem 10 mil réis, mas falei que arrumava. Agradeci e saí. Fui direto a cabana de meu tio, homem que me criou e que sempre tive como meu pai, contei o ocorrido, ele disse que também não tinha tudo, perguntou se eu queria realmente a moça, disse que a quero e que nunca mais pediria nada a ele se ele me fizesse esse favor. Ele como um bom pai me prometeu que arrumaria com os outros ciganos.Dois dias antes do prazo final paguei o dote.A noite foi feita outra festa com danças, fogueira e comida a vontade, era o meu noivado. Dois dias após, uma noite antes da nossa partida houve outra festa, agora de despedida do meu grupo e do meu casamento.Foram dias de festa interna em meu coração.Vivi bons anos com minha amada, tivemos três filhos, dois meninos e uma menina.Já em terras francesas, meu grupo que adorava aquele clima ameno, estava radiante, fomos até o porto Saintes-Maries-de-La-Mer.Um dia já com as crianças grandes, nosso grupo chegou a uma cidade pequena, onde um menino tinha sido encontrado morto a beira de um rio. Boatos relatavam que fora obra de cigano e nosso grupo foi atacado durante a noite, não pouparam ninguém. A barraca que dormíamos foi incendiada, não deu tempo de ninguém sair. Meu espírito já fora do meu corpo viu a minha amada abraçada aos meus filhos, todos mortos.Vaguei sem rumo achando tudo culpa de Deus, praguejei. Vivi como um espírito obsessor, naqueles que aniquilaram o meu povo.Depois de muito tempo vivendo daquele modo fui socorrido por irmãos de luz. Entre eles estava Madalena, a alegria tomou conta de mim, chorei até ficar sem forças.Agora com a ajuda dos irmãos de luz e de minha amada, trabalho pela bandeira da Umbanda, tendo esse irmão que me dá a oportunidade de redimir meus erros do passado e também a essa alma gêmea que ainda me auxilia, atendemos na linha dos ciganos sob o manto de Santa Sara.Salve a Umbanda!!!

Orlando Garcia (Aluno de Sacerdócio - FUCESP)

[email protected] 33

Page 34: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

DEUS, MATÉRIA E ENERGIA. ( 1ª PARTE)(Roger de Ogum)

O experimentalismo de nossos terreiros, bem como os nossos médiuns forjados por imposição do Alto, feitos popularmente "a facão" (toscos, mal acabados), estão desparecendo. Como

sabemos o Século 21 já chegou. Neste século, seremos médiuns e futuros caciques de pelos espíritos.

Na minha visão vejo que médium, é um instrumento qualquer. Quanto mais amolado, ou seja, quando mais estuda e se molda

sua vida evolui melhor, mais perto da perfeição ele fica.Acontecendo esta evolução não precisamos sermos

astrofísicos ou iniciante em Física Quântica, temos o dever, ainda mais com recursos dos meios televisivo, com isto

entendemos o mundo que nos cerca.Não precisamos repetir falas ou ler livros, precisamos sim

fazer correlação entre os assuntos lidos.É ai que deixamos de ser meros " instrumentos". Interagimos com a entidade comunicante que busca, em nossos arquivos mentais, os recursos para expressar-se com maior clareza

frente às pessoas. Acabamos, sem perceber, evoluindo lado a lado como o nosso guia, em sua evolução intelectual e moral. Nesta simbiose divina, deixamos de ser títeres manipulados

pelos espíritos. Somos um elo importante dessa cadeia. Continuamos na edição de Dezembro.

Axé para todos os leitores deste jornal - Roger de Ogum, pesquisador e escritor aqui em Recife - sacerdote de jurema.

[email protected] 34

Page 35: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

[email protected] 35

Page 36: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

EVOLUÇÃO – por Lara Orlow

Tenho lido alguns artigos que se referem à um novo estágio na evolução humana. Alguns citam o calendário de longa contagem dos Maias, outros se referem aos livros apocalípticos da Bíblia, alguns ainda falam de um tal planeta obscuro que está vindo em direção à Terra, e que poderá chocar-se com nosso planeta, outros falam sobre estarmos entrando no cinturão de fótons da estrela Alcione, onde nosso sol orbita.A verdade é que estamos vivendo um momento importante no nosso processo evolutivo. Estamos em um período de especulações e profecias, um momento onde a tecnologia está no seu auge, e a humanidade está se deparando com dois extremos, a compaixão e a crueldade.Mas o que significa isso em termos evolutivos?Onde vamos parar, ou qual será nosso destino real?Se pensarmos sob o ponto de vista evolucionista, precisamos ter um olhar mais abrangente, afinal a evolução demora milênios para acontecer, não é do dia para a noite, e o tempo de uma encarnação é muito pouco para avaliarmos como ocorre esse processo. Assim temos que pensar em termos de milhares, talvez milhões de anos.Não sabemos quanto tempo leva para uma alma evoluir e atingir o ápice a que se destina, na verdade não sabemos nem qual seria esse ápice. Mas podemos usar a máxima de um grande filósofo para nos basear nisso: “Assim como é em cima é embaixo”! Isso significa que o macrocosmo é como o microcosmo. Se observarmos com cuidado veremos que essa frase é absolutamente certa. Qual o macro da evolução física da humanidade? Podemos citar a evolução desde os homnídeos até o homo sapiens. Desse ponto de vista, qual seria o micro desse processo? Desde a gestação até a velhice. Vamos traçar um paralelo para facilitar essa observação.Podemos ir ainda mais longe. Segundo as teorias evolucionistas de Darwin, todos os seres vivos, inclusive nós, surgimos de seres unicelulares, saímos da água, rastejamos, engatinhamos. Aprendemos a usar nossas pernas, aprendemos a nos alimentar, a falar, a nos comunicar, a viver em sociedade, a registrar nossos feitos através de desenhos rudimentares, estimulamos nossa coordenação motora na confecção de utensílios. Criamos signos para representar o som da nossa fala e detalhar ainda mais aquilo que queríamos expressar, aprendemos a pensar e a projetar nosso pensamento, desenvolvemos a capacidade de lidar com objetos e ferramentas complexas. Desenvolvemo-nos e aprimoramos nossa vaidade, nossa identidade enquanto

[email protected] 36

Page 37: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

espécie pensante. Construímos pensamentos filosóficos e intelectuais, criamos códigos e leis para estipular e determinar nossa convivência dentro da comunidade. Aprimoramos nossos objetos e utensílios, dando novos valores e novos significados, crescemos tecnologicamente.Quem é educador sabe das fases de desenvolvimento citadas por Piaget. Quem não é educador convive ou conviveu com alguma criança em algum momento de sua vida, e poderá perceber nessa pequena descrição da humanidade os passos de um único ser humano, desde a fecundação. Não é difícil identificarmos nossa existência individual, e vê-la refletida no caminhar da própria humanidade. Esse é nosso retrato.Sob esse aspecto qual seria nossa idade? Em que período do desenvolvimento estaríamos? Já estamos na nossa velhice? A humanidade já alcançou sua maioridade? Estamos perfeitamente adequados intelectualmente para nos chamarmos de adultos, em termos de humanidade?Nosso julgamento é o de um adulto consciente de suas responsabilidades? Ou de crianças mimadas e egoístas que querem seus desejos realizados imediatamente? E Deus nesse processo? Ele seria um pai que educa seus filhos com firmeza? Ou ele estaria nos mimando, realizando aquilo que desejamos, no momento em que queremos?De qualquer forma até aqui falamos apenas em termos físicos e intelectuais, mas ainda há uma parte fundamental nesse processo. Em que situação se enquadra nossa consciência espiritual? Apesar de tanta evolução tecnológica, física e intelectual, nossa consciência pode ser avaliada como evoluída?Claro que a maioria de nós responderá que sim! Afinal somos buscadores da luz, estamos – independente da denominação religiosa, seja evangélico, católico, espírita, hinduísta, budista, muçulmano, etc. – todos buscando a Luz maior, cada qual na linguagem que mais se adéqua ao seu próprio interior. Mas será que essa busca está surtindo efeito? Vemos uma ambiguidade tão grande na humanidade como um todo, que podemos perceber claramente um disparate de pensamentos e atitudes. As mesmas pessoas que defendem arduamente a célula familiar, instigam a violência ao não aceitar a orientação sexual de outras pessoas. As mesmas pessoas que lutam pela liberdade de seu povo, matam friamente seus opositores. A humanidade está vivendo um caos, essa é a realidade.Não precisamos ir muito longe. Qualquer um de nós, por mais que estejamos em busca dessa luz, e nos dedicamos à caridade, em algum momento de nossas vidas – pelo menos uma vez ao dia – acabamos cometendo algum erro, seja de julgamento, seja de egoísmo, seja de intolerância. Todos nós!De que lado estamos afinal? Do bem comum, ou de valores de um único grupo de pensadores? Ou pior, do lado de nosso próprio pensamento individualista? Onde foi parar a ética e a compaixão, quando percebemos jovens de famílias bem estruturadas que agridem mendigos nas ruas? Onde foi parar o caráter da humanidade nesse processo de evolução?Tenho visto muitos comentários a respeito de a humanidade estar mais envolvida no amor ao próximo. Mas, sinceramente, percebo, a cada noticiário televisivo, que se não voltarmos nosso olhar para o outro urgentemente, deixando de lado os valores individuais e pensarmos em valores coletivos, o caos absoluto acabará dominando nossa sociedade. E entraremos, finalmente, em um retrocesso, então a evolução tal qual a concebemos não passará de um fiasco, e a humanidade realmente acabará sucumbindo apocalipticamente.

[email protected] 37

Page 38: mês 11 Omolu

Mês 11 Portal Caminhos de Ogum www.portalcdo.br.nation2.com

Não quero com isso desmerecer as iniciativas humanísticas que temos visto acontecer, ao contrário, gostaria de salientar a importância de nos apegarmos cada vez mais nisso, pensarmos no bem comum, na coletividade e na tolerância em todos os patamares. Ninguém é obrigado a gostar de tudo que o outro gosta, mas temos a obrigação de, no mínimo, aceitar cada um tal como são, afinal também queremos ser aceitos.Como um grande e iluminado sábio disse há dois mil anos: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.Estamos nos amando da forma como ele ensinou? Estamos trilhando o caminho da evolução que ele nos transmitiu? A evolução de nossa consciência está no mesmo nível de nossa evolução tecnológica? Somos capazes de reconhecer nossos próprios erros e buscar meios para não cometê-los? Ou apenas seguimos em uma eterna repetição das mesmas falhas? A humanidade como um todo atingiu sua maioridade?Esse assunto gera mais perguntas do que respostas, afinal, não temos certeza de nada, apenas podemos observar, e nos ver refletidos no todo que nos cerca, afinal, somos todos peças desse imenso quebra cabeças.

[email protected] 38