mimosa pudica

2
Mimosa Pudica Esta planta, normalmente chamada de dormideira ou sensitiva, é um pequeno arbusto imortal da América tropical. O seu cultivo é muito frequente devido ao seu comportamento invulgar: reage ao toque, ao calor, ao movimento do ar… Um brio, como o toque ou movimento de ar, separa em certas áreas da planta a libertação de produtos químicos, que causam a saída de água dos vacúolos celulares provocando o colapso celular. Os folíolos das folhas da sensitiva juntam-se. Este movimento rápido das folhas funciona como uma defesa contra herbívoros, que podem ser desviados pela resposta dramática, ou se eles são pequenos, pode ser expulsos com o colapso das folhas. Rafflesia arnoldi Esta planta parasita é a maior flor do mundo, que pode crescer mais de três metros de diâmetro e pesar 11 kg. A flor tem uma cor carnuda, com manchas que dão o aspeto de pele de um adolescente acne-montado. A planta não tem folhas, caules ou raízes. Nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia. A flor da produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no líquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. É popularmente conhecida como "flor-monstro", devido ao seu tamanho. O vegetal é um parasita que sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Portanto, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza fotossíntese. Exala um odor semelhante a de carne podre, que atrai moscas, sendo este o inseto responsável por sua polinização. Trabalho realizado por:

Upload: as16

Post on 08-Aug-2015

20 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mimosa Pudica

Mimosa Pudica

Esta planta, normalmente chamada de dormideira ou sensitiva, é um pequeno arbusto imortal da América tropical. O seu cultivo é muito frequente devido ao seu comportamento invulgar: reage ao toque, ao calor, ao movimento do ar…

Um brio, como o toque ou movimento de ar, separa em certas áreas da planta a libertação de produtos químicos, que causam a saída de água dos vacúolos celulares provocando o colapso celular. Os folíolos das folhas da sensitiva juntam-se.

Este movimento rápido das folhas funciona como uma defesa contra herbívoros, que podem ser desviados pela resposta dramática, ou se eles são pequenos, pode ser expulsos com o colapso das folhas.

Rafflesia arnoldi

 Esta planta parasita é a maior flor do mundo, que pode crescer mais de três metros de diâmetro e pesar 11 kg. A flor tem uma cor carnuda, com manchas que dão o aspeto de pele de um adolescente acne-montado. A planta não tem folhas, caules ou raízes. Nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia.

A flor da produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no líquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. É popularmente conhecida como "flor-monstro", devido ao seu tamanho.

O vegetal é um parasita que sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Portanto, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza fotossíntese. Exala um odor semelhante a de carne podre, que atrai moscas, sendo este o inseto responsável por sua polinização.

Trabalho realizado por:

Rafael Pires nº22 8ºB;

Tomás Silva nº30 8ºB

Page 2: Mimosa Pudica