ministÉrio da educaÇÃo conselho federal de …livros01.livrosgratis.com.br/cd002419.pdfb - dados...

32
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF SOCIEDADE UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO SP ASSUNTO RECONHECIMENTO DO CURSO DE FARMÁCIA,HABILITAÇÃO FARMACÊUTICO BIOQUIMICO. Relator:Sr Cons. LAYRTON BORGES DE MIRANDA Parecer Câmara ou Comissão Aprovado em 296/9 3 CESu 05/05/93 Processo nº 23001.000263/92-32 I-Relatório A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo- SUPERO, entidade mantenedora da Universidade Paulista-UNIP, enca- minha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Far- mácia, habilitação Farmacêutico-Bioquímico, ministrado no Insti- tuto de Ciências da Saúde. 0 curso foi autorizado a funcionar pelo Parecer nº 499/87 e Decreto Federal nº 95.239/87. Através da Portaria SENESU/MEC nº 137/92, foi designada Co- missão Verificadora composta pelos professores Homero Jackson de Jesus Lopes e Célio Celso, ambos da Universidade Federal de Minai Gerais - UFMG, para realizarem a verificação das condições do so e apresentar relatório conclusivo para o reconhecimento. Com base nos dados contidos no processo,no Relatório da Co- missão Verificadora e no despacho interlocutório do Relator, foi elaborado o presente Parecer. A - Dados sobre a Mantenedora A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo- SUPERO, mantenedora da Universidade Paulista,é uma entidade jurí- dica de direito privado, com fins educacionais, instituída por instrumento público lavrado no 4º Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, de São Paulo, sob nº 45353. Além do curso de Farmácia, habilitação Farmacêutico-Bioqui- mico, a mantenedora é responsável pela oferta de outros 26 curso: de nivel superior, sendo quase todos já reconhecidos pelo CFE. A situação econômico-financeira, observada nos dados conti- dos no processo, demonstram boa solidez e equilíbrio nos índice; de liquidez e grau de imobilização. 0 grau de endividamento no; anos de 1988 a 1990 é zero.

Upload: nguyenphuc

Post on 16-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO/MANTENEDORA UF

SOCIEDADE UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO SP

ASSUNTO RECONHECIMENTO DO CURSO DE FARMÁCIA,HABILITAÇÃO FARMACÊUTICO

BIOQUIMICO.

Relator:Sr Cons. LAYRTON BORGES DE MIRANDA

Parecer nº Câmara ou Comissão Aprovado em

296/93 CESu 05/05/93 Processo nº 23001.000263/92-32

I-Relatório

A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo-

SUPERO, entidade mantenedora da Universidade Paulista-UNIP, enca-minha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Far-mácia, habilitação Farmacêutico-Bioquímico, ministrado no Insti-tuto de Ciências da Saúde.

0 curso foi autorizado a funcionar pelo Parecer nº 499/87 eDecreto Federal nº 95.239/87.

Através da Portaria SENESU/MEC nº 137/92, foi designada Co-missão Verificadora composta pelos professores Homero Jackson deJesus Lopes e Célio Celso, ambos da Universidade Federal de MinaiGerais - UFMG, para realizarem a verificação das condições do so e apresentar relatório conclusivo para o reconhecimento.

Com base nos dados contidos no processo,no Relatório da Co-missão Verificadora e no despacho interlocutório do Relator, foielaborado o presente Parecer. A - Dados sobre a Mantenedora

A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo-

SUPERO, mantenedora da Universidade Paulista,é uma entidade jurí-dica de direito privado, com fins educacionais, instituída porinstrumento público lavrado no 4º Cartório de Registro Civil dePessoas Jurídicas, de São Paulo, sob nº 45353.

Além do curso de Farmácia, habilitação Farmacêutico-Bioqui-mico, a mantenedora é responsável pela oferta de outros 26 curso:de nivel superior, sendo quase todos já reconhecidos pelo CFE.

A situação econômico-financeira, observada nos dados conti-dos no processo, demonstram boa solidez e equilíbrio nos índice;de liquidez e grau de imobilização. 0 grau de endividamento no;anos de 1988 a 1990 é zero.

Livros Grátis

http://www.livrosgratis.com.br

Milhares de livros grátis para download.

B - Dados sobre o curso

O curso de Farmácia, habilitação Farmacêutico-Bioquímico, foi autorizado pelo Parecer CFE nº 499/87 e Decreto Federal nº 95239/87, com 80 vagas anuais, sendo posteriormente modificado para 100 vagas por decisão do Conselho de Ensino e Pesquisa e referendado pelo Conselho Universitário. O regime de matrícula é o seriado anual.

B - 1 - Infra-estrutura física

O curso de Farmácia é ministrado no prédio do Instituto de Ciências da Saúde e de Ciências Exatas e Tecnologia, com uma área total de 12.374 m2 em cinco pavimentos. Segundo a Comissão, " o prédio se caracteriza por possuir corredores amplos, boas condições de iluminação natural e de arejamento e com divisões internas de alvenaria. A infra-estrutura fisica é plenamente satisfatória para atender as necessidades do curso de Farmácia."

B-l-1 - LABORATÓRIOS

Encontram-se à disposição do curso, 11 (onze) laboratórios que foram construídos de modo a possibilitar a utilização de cursos práticos de mais de uma disciplina, apresentando, portanto, características multidisciplinares. Para a Comissão, os laboratórios apresentam áreas físicas adequadas para o número de alunos previsto/turma, bom mobiliário, vidrarias de boa qualidade e equipamentos atualizados e indispensáveis."

Os laboratórios que dão suporte direto ao curso de Farmácia são os seguintes : Laboratórios de Bioquímica, Patologia Geral, Histologia, Fisiologia, Biologia, Anatomia, Didático Multidisciplinar de Farmácia, Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos, Física Geral e Experimental, Química Tecnológica Geral e Informática. A descrição dos equipamentos encontra-se no processo, destacando-se os de farmácia industrial, todos importados e fabricados em tamanho reduzido para aplicação didática.

B-l-2 - BIBLIOTECA

A Universidade Paulista - UNIP, conta com uma Biblioteca Central , seis setoriais e uma específica para os cursos de pós-graduação lato e estricto sensu. Através de despacho interlocutorio a bibliotecária responsável esclareceu sobre as bibliotecas setoriais e central, assim como o número correto de títulos de livros e periódicos. Atendendo também sugestão da Comissão, a mantenedora adquiriu alguns títulos de livros e periódicos, cujas cópias das notas fiscais encontram-se anexadas ao processo.

A Biblioteca Central conta atualmente com 42.270 titulos e 50.165 volumes. Possui ainda 1.280 títulos de periódicos correntes.

Segundo o relatório da Comissão, " a Biblioteca do Instituto de Ciências da Saúde da UNIP está localizada no 1º andar e ocupa uma área física em torno de 598 m2. Apresenta boas condições de

iluminação natural, de arejamento, baixa poluição sonora e uma distribuição adequada do espaço. Funciona de 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8 às 12 horas. Conta com uma bibliotecária chefe e com 13 funcionários.

Seu acervo é constituído de 9.897 títulos de livros, sendo 1.872 de interesse do curso de Farmácia. Assina 204 títulos de periódicos, dos quais 36 são da área de Farmácia. Quanto aos títulos de livros de interesse do curso de Farmácia, a Biblioteca dispõe dos mais importantes... A Biblioteca mantém os seguintes intercâmbios : BIREME, SOBRAPO, CENDOTEC, CEPAM, ANUP, USP....".

Acatando sugestão dos especialistas da Comissão, foram adquiridos novos títulos e mais exemplares de livros para atender as necessidades dos alunos das modalidades de Análises Clínicas e Toxicológicas e Fármaco e Medicamentos. A relação das novas aquisições cora as respectivas notas fiscais encontram-se anexadas ao processo.

A Comissão opina que a Biblioteca atende as necessidades dos alunos do curso de Farmácia.

B - 2 - Vestibular

Os dados dos últimos vestibulares, conforme consta do processo são :

Ano 1989 1990 1991Inscritos 430 322 478

Relação C/V 5.37 4.02 4.78

Matriculados 80 80 100

B - 3 - Organização Curricular

O currículo pleno com vistas à formação do farmacêutico-bioquímico nas duas modalidades - Análises Clínicas e Toxicológicas e Fármaco e Medicamentos, obedece as exigências da Resolução CFE nº 4/69, que fixa os mínimos de conteúdo e de duração do curso de Farmácia e suas habilitações.

A duração mínima do curso é de 5 anos, com uma carga horária total nas habilitações de 5.616 horas. Neste total incluem-se as duas disciplinas de estágio supervisionado, sendo 180 horas de estágio em Farmácia de Dispensação e 360 horas nas modalidades.

Modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas

Carga horária ................... 4.932 h/a. EPB + Educação Física ........... 144 h/a. Estágio Supervisionado .......... 540 h/a.

TOTAL .... 5.616 h/a.

Modalidade Fármaco e Medicamentos

Carga horária .................. 4.932 h/a. EPB + Educação Física .......... 144 h/a. Estágio Supervisionado .......... 540 h/a.

TOTAL .... 5.616 h/a.

A grade curricular do curso constitui o Anexo I deste Parecer.

Desde sua implantação em 1988, o curso de Farmácia teve seu currículo pleno alterado 4 vezes em decorrência da introdução de disciplinas complementares importantes na formação do farmacêutico. Todas as alterações foram aprovadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Conselho Universitário da UNIP.

Quanto à distribuição das disciplinas por série, verifica-se que a mesma procura contemplar a integralização de conteúdos na horizontal e vertical. O desenvolvimento curricular está programado da seguinte forma : Ciclo comum (4 anos). Ia a 4a série; Ciclo diferenciado (1 ano), 5a série. Ao final da 4a série o aluno faz a opção para uma das modalidades : Análises Clínicas e Toxicológicas ou Fármaco e Medicamentos. O diploma é conferido ao graduando ao término da 5a série, com o título de Farmacêutico-Bioquímico, recebendo apostilamento da modalidade cursada.

Para a Comissão de Verificação, o conteúdo programático trabalhado peias disciplinas é consistente e atualizado atendendo, portanto, aos propósitos do curso de Farmácia. Ainda com relação ao currículo pleno, torna-se necessário ressaltar a presença de três disciplinas complementares obrigatórias importantíssimas para o exercício das diversas atividades do farmacêutico previstas no âmbito profissional. Estas três disciplinas são Bromatologia, Análise Química Instrumental e Computação Básica e Programação. Além disso, o Instituto está bem equipado para ministrar estas três disciplinas. Acatando sugestão da Comissão Verificadora, o Coordenador do curso de Farmácia desdobrou, na grade curricular, a carga horária total de cada disciplina em horas/aula teórica e horas/aula prática. Foi também promovida uma revisão das ementas das seguintes disciplinas : Química Geral e Inorgânica, Bioquímica I e II e Fisiologia, com a finalidade de compatibilizar as ementas com os respectivos conteúdos programáticos trabalhados pelas disciplinas.

O Departamento de Farmácia da UNIP, com aprovação dos órgãos colegiados superiores, criou e implantou a disciplina "Controle de Qualidade em Análises Clínicas e Toxicológicas", que também vai ao encontro da sugestão feita pela Comissão Verificadora.

B - 4 - Corpo Docente

O corpo docente do curso é composto de 52 professores, sendo 02 Livre-docentes, 11 doutores , 01 pós-doutorado, 03 doutorandos, 16 mestres ,06 mestrandos, 11 especialistas, 02 graduados, sendo que do total,08 já possuem Parecer do CFE.

Segundo a Comissão, "os dados disponíveis permitem concluir que o corpo docente é qualificado e experiente para ministrar o curso de Farmácia."

Devido ao longo tempo de tramitação do presente processo, cuja feitura data de julho de 1991 e com protocolo de entrada no CFE datado de 20/03/92, solicitamos, via despacho interlocutório, algumas informações para atualizar os dados sobre o corpo docente.

A relação nominal dos professores constitui o Anexo II do presente Parecer.

B - 5 - Outras informações

A Comissão apurou que o índice de frequência às aulas em 1991 foi da ordem de 83 % e o índice de aproveitamento escolar no mesmo ano foi de 72 %.

Quanto à forma de organização e atualização dos registros escolares, a Comissão atesta sua regularidade. C - Voto do Relator

Diante do exposto, o Relator vota pelo reconhecimento do curso de Farmácia, habilitação Farmacêutico e Farmacêutico-Bioqulmico, ministrado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista - UNIP, e mantido pela Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo - SUPERO.

D - Conclusão da Câmara

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator

Sala das Sessões, 4 de maio de 1993.

Membros Presidente e Relator

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANEXO I 3.3 - DO CURRICULO PLENO DO CURSO

3.3. 1A- CURRICULO PLENO DO CURSO DE FARMÁCIA COM HABILITAÇÃO FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO (Turma iniciada em 1993)

CARGA HORARIA1a SÉRIE ANUAL

Complementos de Matemática 144

Física 144Química Geral e Inorgânica 072Quimica Analitica Qualitativa 144Botanica 144Citologia e Genética 3.44

792 Educaçao Fisica 072

TOTAL... 864

2a SÉRIE

Estatística 072

Química Analítica Quantitativa 344 Química Orgânica 344 Fundamentos de Anatomia Í44 Histologia e Embriologia 144 Parasitologia 144

Bioquímica I 144 Biofísica 072

3ª SÉRIE

Bioquimica II 144

Físico Quimica 072 Química Farmaceutica 144 Patologia I 072 Zoologia e Anatomia Comparada 072 Fisiologia Geral e Comparada 072 Fisiologia 144 Microbiologia e Imunologia 144 864 Estudo de Problemas Brasileiros 072

4a SÉRIE

Análise Química Instrumental 108

Bromatologia 108 Deontologia e Legislação Farmacêutica 036 Economia, e Administração de Empresas Farmacêuticas 036 Farmacodinâmica 180 Farmacognosia 180 Farmacotécnica 180 Higiene Social 072 Primeiros Socorros 072 TOXicologia Geral 072 1044

5a SÉRIE MODALIDADE ANALISES CLINICAS E TOXICOLOGIA

Análises Toxicológicas 02 072 Citologia Clinica 03 108 Bioquímica Clínica 05 180 Hematologia Clínica 05 180 Imunologia Clínica 02 07 2 Micologia Clínica 02 072 Microbiologia Clinica 03 108 Parasitologia Clinica 03 103 (*) Tecnologia de Alimentos 03 108

23 1008

5a SÉRIE MODALIDADE FARMACO E MEDICAMENTOS

Controle de Dualidade de Produtos Farmacêuticos e de Cosméticos 05 180 Ensaios Farmacodinamicos 05 Enzimologia e Tecnologia das Fermentações 05 180 Farmácia Hospitalar 02 072 Fisica Industrial 03 108 Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos 05 180 (*) Tecnologia de Alimentos 03 108

TOTAL ................. . 28 1008

Análises Clinicas e Toxicológicas

Fármaco e Medicamentos (*) Disciplinas Opcionais

Carga Horária.......................................... . 4.716 E.P.B* + Ed. F í s i c a ........ 144 Estágio Supervisionado. . . . . 540

TOTAL DO CURSO,............. 5.400

3.3.18- CURRICULO PLENO DO CURSO DE FARMÁCIA COM HABILITAÇÃO FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO (Turma iniciada em 1989)

CARGA HORÁRIA 1a SÉRIE ANUAL

Complementos de Matemática 144 Física 144 Química Geral e Inorgânica 108 mica Analítica Qalitativa 144 Botanica 144 Citologia e Genética 144

825Educação Fisica 072 900

2a SÉRIE

Estatistica 072

Química Analítica Quantitativa 144 Quimica Organica 144 Fundamentos de Anatomia 144 Histologia e Embriologia 144 Parasitologia 144 Bioquimica I 144 Biofisica 0/2 1008

3a SÉRIE

Bioquimica II 108

Fisico Quimica 072 Quimica Farmacêutica 180 Patologia I 0 72 Farmacodinâmica 180 Fisiologia 144 Microbiologia e Imunologia 823

ESTUDO de Problemas Brasileiros 072

900

4a SÉRIE

Análise Química Instrumental 108

Bromatologia 108 Deontologia e Legislação Farmacêutica 036 Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas 036 Computação Básica e Programação 180 Farmacotécnica 3 80 Farmacognosia 180 Higiene Social 072 Primeiros Socorros 072 Toxicologia Geral 072

1044

5ª SÉRIE

MODALIDADE ANALISES CLINICAS E TOXICOLÓGICAS

Análises Toxicológicas: 02 072

Citologia CIínica 03 108 Bioquímica CIínica 05 180

Hematologia CIínica 05 18O Imunologia CIínica 02 072 Micologia CIínica 02 072 Microbiologia Clínica 03 108 Parasitologia Clínica 03 108

Tecnologia de Alimentos 03 108

28 1008

5ª SÉRIE

MODALIDADE FARMACO E MEDICAMENTOS

Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e

de 05 180 Ensaios DE Farmacadinâmicos. 05 180 Enzimolagia e Tecnologia das Fermentações 05 180 Farmácia Hospitalar 02 072 Física Industrial 03 108 Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos 05 180 (*) Tecnologia de Alimentos 03 108

28 1008

Análises Clínicas e Toxicológicas Fármaco e Medicamentos (*) Disciplinas Opcionais

Carga Horaria.. . . . 4.716 E.P.B. + Ed. F ís ica ......................... 144 Estágio Supervisionado....... 540 TOTAL DO CURSO..............5.400

3.3.1c- CURRICULO PLENO DO CURSO DE FARMÁCIA COM HABILITAÇÃO FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO (Turma iniciado em 1990)

CARGA HORÁRIA SEMANAL ANUAL 1a SÉRIE

Complementos de Matemática 03 108 Física 04 144 Química Geral e Inorgânica 03 3 03 Química Analítica Qualitativa 04 144 Botânica 04 144 Citologia e Genetica 04 144

22 792 Educação Física 02 072

TOTAL............. ___ 24 864

2a SÉRIE

Biofisica 02 072 Bioquímica I 05 180 Estatística 02 072 Fundamentos de Anatomia 02 072 Histologia e Embriologia 03 108 Parasitologia 03 108 Química Analítica Quantitativa 05 180 Quimica Organica 07 252

TOTAL ................ 29 1044

3a SÉRIE

Bioquímica II 03 108 Farmacodinamica 05 180 Físico Química 02 072 Fisiologia 04 144 Microbiologia e Imunologia 05 180 Patologia I (Processos Gerais) 02 072 Química Farmacêutica 05 180

27 972 Estudo de Problemas Brasileiros 02 072

TOTAL................. 29 1044

4a SÉRIE

Análise Química Instrumental 03 1 08 Bromatologia 03 108

Deontologia e Legislação Farmacêutica 03 036 Economia e Administração de' Empresas Farmacêuticas 03 036

Computação Básica e Programação 05 180 Farmacotécnica 05 180 Higiene Social 02 072

Primeiros Socorros 02 072 Toxicologia Geral 02 072 Farmacognosia 05 180

TOTAL.............................................. 29 1044

5ª SÉRIE MODALIDADE ANALISES CLINICAS E TOXICOLÓGICAS

Analises Toxicológicas 02 072 Citologia CIinica 03 108

Bioquímica Clínica 05 180 Hematologia Clinica 05 180

Imunologia Clínica 02 072 Micologia CIinica 02 072

Microbiologia clínica 03 108 Parasitologia Clínica 03 108 (*) Tecnologia de Alimentos 03 108

28 1008

5a SÉRIE MODALIDADE FARMACO E MEDICAMENTOS

de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e de Cosméticos 05 180 Ensaios Farmacodinamicos 05 180

Enzimologia e Tecnologia das Fermentações 05 180 Farmácia Hospitalar 02 072

FÍSIca Industrial 03 108 Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos " ' 05 180

(*) Tecnologia de Alimentos 03 108

TOTAL .............................................. . 28

1008

Análises Clínicas e Toxicológicas Fármaco e Medicamentos (*) Disciplinas Opcionais

Carga Horária............... 4.860 E.P.B. + Ed. Física.,....... 144

Estágio Supervisionado...... 540 TOTAL DO CURSO.............. 5.544

CARGA HORÁRIA

SEMANAL ANUAL 1a SÉRIE

Botânica 03 108

Citologia, Embriologia e Histologia 03 108 Complementos de Matemática e Estatística 03 108 Comunicação e Expressão Cientificas 02 072 Fisica 04 144 Genética Humana 02 072 Química Analítica Qualitativa 05 180 Química Geral e Inorgânica 03 108 Química Orgânica I 04 144 29 1044 Educação Física 02 072

TOTAL. .......................................... 31 1116

2a SÉRIE

Biofísica 02 072

Bioquímica I 05 180 Físico Química 03 108 Fundamentos de Anatomia 02. 072 Fisiologia 04 144 Parasitologia 03 108 Química A n a l í t i c a Quantitativa 05 1 80 Química Orgânica II 05 180

29 1044

3a SÉRIE

Bioquímica II 05 180

Farmacodinâmica 05 180 Farmacognosia 05 180 Microbiologia e Imunologia 05 180 Patologia I (Processos Ge r a i s ) 02 072 Química Farmacêutica 05 180 27 972 Estudo de Problemas Brasileiros 02 072

TOTAL ........................................... 29 1044

4a SÉRIE

Análise Química Instrumental 03 108 Bromatologia 03 108 Deontologia e Legislação Farmacêutica 01 036 Economia e Administração de Emprêsas Farmacêuticas 0J 036 Computação Básica e Programação 05 180 Farmacotécnica 05 180 Higiene Social 02 072 Primeiros Socorros 02 072 Toxicologia Geral 02 072

TOTAL.......................................... 24 864

5a SÉRIE MODALIDADE ANALISES CLINICAS E TOXICOLÓGICAS

Análises Toxicológicas 02 072 Citoloogia Clínica 03 108 Bioquímica Clínica 05 180 Hematologia CIínica 05 180 Imunologia CIínica 02 072 Micologia CIínica 02 072 Microbiologia CIinica 03 108 Parasitologia CIínica 03 108 (*) Tecnologia de Alimentos 03 108

TOTAL.................................. 28 1 008

5a SÉRIE MODALIDADE FARMACO E MEDICAMENTOS

Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e de. Cosméticos 05 180 Ensajos Farmacodinâmicos 05 180 Enzimologia e Tecnologia das Fermentações OS 180 Farmácia Hospitalar 02 072 Física Industrial 03 108 Tecnolog ia Farmacêutica e de Cosméticos 05 180 (*) Tecnologia de Alimentos 03 108

TOTAL : ..................... 23 1008

Modalidades Análises Clínicas e Toxicológicas

EPB + Ed. Física ......... - ____ 144 Estágio Supervisionado. ................... 540

TOTAL ....... ........ 5616

Modalidade: Fármaco e Medicamentos Carga Horária ........................... 4932 EPB + Ed. Física ........................ 144 Estágio Supervisionado. ..................... 540

TOTAL___ ............................... 5616 (*) Disciplinas Opcionais

ANEXO II - CORPO DOCENTE - PROCESSO Nº 23001 000263/92-32 - UNIP

1 - SOLANGE LURY MIYAZAKI Disc.: Botânica

Qual.: Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo, 1986. Mestrado Instituto de Biociência da USP, Departamento de Ecologia Geral, com o tema " Aspectos da Biologia de Populações de Plantas do Estrato Herbáceo de Cerrado, Reserva Biológica de Mogi Guaçu - SP.", 1988. Diversos cursos de extensão universitária e extra-curriculares. Vários trabalhos publicados. Experiência docente. PODE SER ACEITA.

2 - MIRTES DA COSTA Disc.: Botânica

Qual.: Licenciatura em Ciências Biológicas, FFCL de Santo Amaro -OSEC, 1982. Mestranda pelo Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina, créditos concluídos. Diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização. Participação em diversas atividades científicas. Experiência docente. PODE SER ACEITA.

3 - SÉRGIO PERES Disc.: Citologia, Embriologia e Histologia

Genética Humana Ensaios Farmacodinâmicos

Qual.: Licenciado em História Natural e Bacharel em Biologia, Fac. Filosofia, Ciências e Letras da USP, 1959. Mestre em Fisiologia, Instituto de Biociências da USP, 1981. Especialização em Biologia, Instituto de Biociências da USP, 360 h/a. Experiência docente no ensino superior desde 1960. Possui aprovação do CFE nº 2481/74 para lecionar Biologia e nº 1973/73 para lecionar Biologia Geral e Biologia Educacional. Vários trabalhos publicados. PODE SER ACEITO.

4 - PÉRSIO MARCONDES DO AMARAL Disc: Citologia, Embriologia e Histologia

Genética Humana Zoologia e Anatomia Comparada

Qual.: Bacharel em Biologia, USP. Doutor em Biologia, área de Genética, Instituto de Biociências da USP, 1990. Mestre em Ciências Biológicas - Biologia, Instituto de Biociências da USP, 1988. Vários trabalhos publicados. Experiência docente. PODE SER ACEITO.

5 - JOSÉ PALMA JÚNIOR Disc: Complementos de Matemática e Estatística

Estatística Computação Básica e Programação

Qual.: Bacharel e licenciado era Ciências, habilitação Física, FFCL Osvaldo Cruz, 1982. Especialização em Matemática e Estatística, 360 h/a.,1986, mesma instituição. Especialização em Administração de Empresas, 360 h/a., 1990, Fundação A.Alvares Penteado. Diversos cursos na área de informática. Experiência docente desde 1985. PODE SER ACEITO.

6 - MÁRCIA REGINA GALLO Disc.: Comunicação e Expressão Científicas

Qual.: Graduada em Letras (Português e Latim), FFCL da USP, 1973. Especialização em Língua Portuguesa, 360 h/a., Fac. S. Marcos, 1992. Participação em diversos cursos, seminários e conferências ligadas à sua área de formação. Experiência no magistério desde 1975 . PODE SER ACEITA.

7 - FRANCISCO XAVIER SEVEGNANI Disc.: Física

Biofísica

Qual.: Bacharel e licenciado em Física, FFCL"Sedes Sapientiae" da PUC/SP, 1971. Mestrado em Física com a tese "O deslocamento de íons através de vidros", PUC/SP. Doutorando em Física na mesma instituição. Diversos trabalhos e artigos publicados. Experiência docente desde 1973. PODE SER ACEITO.

8 - ARDUINO FRANCISCO LAURICELLA Disc.: Física

Qual.: Bacharel em Física, Instituto de Física da USP, 1974. Especialização em Física, 360 h/a., Instituto de Física da USP, 1976. Diversos trabalhos publicados. Participação em atividades científicas. Experiência docente. Possui Parecer CFE nº 2485/78 para lecionar Física Geral e Experimental. PODE SER ACEITO.

9 - ARNALDO BONA Disc.: Química Analítica e Qualitativa

Qual.: Bacharel em Química e licenciado em Ciências (habilitação Química), Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre era Tecnologia Nuclear, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN/SP, 1986. Diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão. Mestre em Química, Instituto de Química da USP, 1992. Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO

10- ROMÃO BATISTA BESERRA JÚNIOR Disc.: Química Analítica e Qualitativa

Química Analítica e Quantitativa Análise Química Instrumental

Qual.: Bacharel em Química pelo Instituto de Química da USP., 1987. Mestre em Química, Instituto de Química da USP, 1992.Vários trabalhos publicados. Experiência docente no ensino superior. PODE SER ACEITO.

11- SILVIO LUIS PEREIRA DIAS Disc.: Química Analítica e Qualitativa

Química Analítica e Quantitativa

Qual.: Licenciado em Ciência do 1º grau, PUC/RS, 1979. Licenciado em Ciências do 2º grau, PUC/RS, 1983. Licenciado era Química, PUC/RS, 1987. Mestrando em Química, Instituto de Química da USP, créditos cumpridos. Diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento. Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.

12- ABELARDO ELIAS BRAZIL Disc.: Química Geral e Inorgânica

Química Orgânica

Qual. : Licenciado e Bacharel em Química, FFCL de Mogi das Cruzes, 1970 Licenciado em Pedagogia, habilitação Administração Escolar, FFCL de Batatais, 1979. Mestrado em Química, Instituto de Química da USP, 1992. Diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão na área de sua formação. Possui Parecer CFE nº 1183/72 para lecionar Química; nº 2 196/76 para lecionar Bioquímica e Química e nº 79/79 para lecionar Química. Possui ainda Parecer CEE/SP nº 1088/74 e 14/81 para lecionar Química Orgânica e Química Analítica e nº 1568/79 para lecionar Bioquímica. PODE SER ACEITO.

13- BLUMA LINKOWSKI FAINTUCH Disc.: Química Geral e Inorgânica

Qual.: Licenciada em Química, FFCL Osvaldo Cruz, 1974. Bacharel em Química, Faculdade de Ciências,Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie, 1975. Mestre em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1989. Diversos trabalhos publicados. Experiência docente. PODE SER ACEITA.

14- JOSÉ CARLOS PRADO Disc.: Química Geral e Inorgânica

Qual.: Farmacêutico-Bioquíraico, USP, 1965. Doutor em Química pelo Instituto de Química da USP,1971. Pós-doutorado na University of Manchester, Inglaterra, 1981. Experiência docente como professor da USP por 24 anos, ministrando aulas de Química para a Escola Politécnica, Institutos de Física, Química e Geologia e Faculdade de

Ciências Farmacêuticas. Participação em diversos congressos nacionais e internacionais. Vários trabalhos e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. PODE SER ACEITO.

15- CARLA MARIA DE SOUZA MENEZES Disc.: Química Orgânica

Qual.: Bacharel em Química, Universidade Federal de São Carlos, 1986. Mestrado em Fármaco e Medicamentos, área de Insumos Farmacêuticos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1989. Doutoranda em Fármaco e Medicamentos, área de Insumos Farmacêuticos, pela mesma instituição. Bolsista do CNPq desde 1988. Participou de diversos simpósios, seminários, congressos, palestras e cursos de aperfeiçoamento e extensão. Vários trabalhos publicados. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITA.

16- WALDEMAR PAGE IUSO Disc.: Educação Física

Qual.: Licenciado em Educação Física, Escola Superior de Educação Física de S. Carlos, 1954. Vasta experiência como dirigente em várias modalidades esportivas. Diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão na área de sua formação. Experiência docente no magistério superior desde 1956. Possui diversos Pareceres do CFE para lecionar Educação Física. PODE SER ACEITO.

17 -MÁRIO TUNDISI Disc.: Bioquímica

Físico-Química Bioquímica Clínica

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, USP, 1953. Especialização em Farmácia-Bioquimica, 360 h/a., USP, 1958. Vasta experiência docente. Participação em diversos congressos nacionais e internacionais, seminários e palestras. Diversos cursos de aperfeiçoamento, atualização e extensão na área de sua formação. Possui Parecer CFE nº 2153/73 para lecionar Bioquímica. Vários trabalhos e artigos publicados. PODE SER ACEITO.

18- ENNY FERNANDES SILVA Disc.: Bioquímica

Físico-Química

Qual.: Bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, FFCL de Santo Amaro- OSEC, 1981. Mestre em Ciências- Bioquímica, com a dissertação : "Clonagem do Gene de uma Amilase Termoestável em E.Coli e B. Subtilis. Estudo de sua Expressão em E.Coli.", Instituto de Química da USP, 1989. Participação em diversos congressos, seminários e palestras. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITA.

19- JULISA DE CARVALHO EPOF Disc.: Bioquímica

Físico-Química Qual.: Bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, FFCL

de Santo Amaro-OSEC, 1979. Especialização em Bioquímica, 360 h/a, Instituto de Química da USP, 1982. Participação em diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão na área de sua formação. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITA.

2 0- LAURINDO BORELLI NETO Disc.: Fundamentos de Anatomia

Qual.: Bacharel em Odontologia, Instituto de Odontologia Paulista, 1987. Doutorado em Anatomia, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo,1992. Participação em diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITO.

21- PASCHOAL LAÉRCIO ARMONIA Disc.: Fisiologia

Fisiologia Geral e Comparada

Qual.: Bacharel em Odontologia, USP, 1962. Pós-graduação em Radiologia Oral, USP, 1970. Doutor em Ciências, USP, 1973, com a tese "Estudo comparativo das modificações das atividades mecânicas e elétricas do coração isolado do sapo (Bufoectericus), sob ação de alguns anestésicos locais." Diversos trabalhos, artigos e livros publicados. Participação em vários trabalhos científicos. Experiência docente no magistério superior. Possui Parecer do CFE nº 1924/79 para lecionar Fisiologia, nº 2488/A75 para lecionar Fisiologia e nº 2560/75 para lecionar Farmacologia. PODE SER ACEITO.

2 2- CARLOS ROBERTO RAMOS DA SILVA Disc.: Parasitologia Higiene Social

Qual.: Bacharel em Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Mestre em Parasitologia, Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão. Experiência docente no magistério superior. Trabalhos publicados. PODE SER ACEITO.

23- OSVALDO ASTORINO Disc.: Histologia e Embriologia

Qual.: Bacharel e licenciado em História Natural, FFCL/USP, 1961. Mestre em Fisiologia, USP, com a tese : " Metabolismo respiratório das Ninfas de 4º e 5º estágios e adultos de Triatoma Infestans Klug (1834)." Especialização em Biologia e Dinâmica do Desenvolvimento Ontogenético, 360 h/a., ambos realizados na

FFCL/USP, 1962. Experiência docente no magistério superior desde 1962. Possui pareceres do CFE nº 323/66 para Biologia, nº 454/66 para Ciências Biológicas, nº 427/67 para Citologia, Histologia e Embriologia, nº 265/69 para Histologia e Embriologia, nº 314/69 e nº 781/69 para Biologia e Fisiologia, nº 302/71 para Biologia Geral, nº 667/72 para Fundamentos Biológicos da Educação, nº 430/75, nº 773/76, nº 67/80 e nº 203/83 para lecionar Citologia, Embriologia e Histologia. Possui ainda pareceres do CEE/SP nº 82/74 e 203/85 para lecionar Citologia, Histologia e Embriologia. Diversas atividades em pesquisa. Vários trabalhos e livros publicados. PODE SER ACEITO.

24- MARIA HELENA DE CARVALHO FABRETTI Disc.: Histologia e Embriologia

Qual.: Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências da USP, 1979. Mestre em Histologia, Instituto de Ciências Biomédicas da USP, 1987. Tese de mestrado :" Estudo Morfométrico e Ultra Escultural do Ducto Granuloso da Glândula Sub-raandibular da camundonga portadora da Síndrome Anovulatória Androgênica." Participação em inúmeras reuniões científicas. Vários trabalhos publicados. Experiência docente. PODE SER ACEITA.

2 5- CARLOS ROBERTO RAMOS SILVA Disc.: Parasitologia Higiene Social Parasitologia Clínica

Qual.: Bacharel em Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, 1976. Mestre em Parasitologia, Instituto de Ciências Biomédicas, USP, 1985. Especialização em Parasitologia no mesmo Instituto. Vários trabalhos publicados. Experiência docente no magistério superior por mais de 12 anos. PODE SER ACEITO.

26- MARLY DE FÁTIMA CARVALHO DE MELLO Disc.: Parasitologia

Qual.: Bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, Universidade Federal do Pará, 1981. Especialização em Análises Clínicas, 360 h/a., Universidade S. Judas Tadeu, 1988. Mestranda em Patologia, Universidade Camilo Castelo Branco, Vários cursos de atualização. Bolsista da Fundap, lotada na SUCEN - Superintendência de Controle e Endemias de São Paulo, Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.

27- YUKINO MIYATA Disc.: Química Orgânica

Qual.: Farmacêutico pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, 1959. Doutor em Ciências, área de Química Orgânica, USP. Participação em diversos congressos, seminários e palestras. Membro

de comissões e bancas examinadoras de mestrado e doutorado. Vários trabalhos e artigos científicos publicados. Vasta experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITO.

2 8- HEROS DAVID MUSIAL Disc.: Química Orgânica

Qual.: Farmacêutico Industrial, Universidade Federal do Paraná, 1989. Mestrando em Ciências Farmacêuticas, créditos concluídos, USP. Participação em diversos congressos, seminários e palestras. Experiência docente desde 1989. PODE SER ACEITO.

29- SÉRGIO MENGARDO Disc.: Farmacodinâmica

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1977. Mestre em Farmacologia, Instituto de Ciências Biomédicas da USP, 1984, com a dissertação "Biodisponibilidade e Efeitos Farmacológicos de Fenilbutazona Cálcica e Fenilbutazona Sódica." Participação em diversas atividades científicas. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITO.

3 0- ROGÉRIO DE ALMEIDA DA SILVA Disc.: Farmacodinâmica

Qual.: Bacharel em Odontologia, Universidade Paulista, 1988. Especialização em Farmacologia, 360 h/a., Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes/Santos, 1988. Realizou estágio de 1.200 horas no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricenio. Estágio em Análises Clínicas durante 1 ano no Centro de Patologia Clínica de Vila Formosa/SP. Participação em diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão na área de sua formação e de Farmacologia. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITO.

31- ANA MARIA SOARES ARRUDA Disc.: Farmacodinâmica

Qual.: Farmacêutica-Bioquimica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1978. Mestre em Farmacologia, Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, 1985. Vários cursos de aperfeiçoamento. Participou de diversas atividades didáticas como auxiliar docente e de pesquisa. Experiência profissional e didática. PODE SER ACEITA.

32- GUILHERME SARACENI JÚNIOR Disc.: Farmacodinâmica

Qual.: Cirurgião dentista, Faculdade de Odontologia da USP, 1963. Doutor era Ciências Biomédicas, Instituto de Ciências

Biomédicas da USP, 1973, com a tese " Modificações Cárdio-circulatórias e Respiratórias Induzidas por um Anestésico Local-CitanestR (Prilocaina). Estudo em Ratos (Rattus norvegicus albinus,Rodentia, Mammalia." Especialização em Periodontia, USP, 1968. Participação em diversos congressos, seminários, cursos e palestras. Diversas atividades científicas, inclusive com trabalhos e livros publicados. Vasta experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.

3 3- MARIA KUBOTRA AKISUE Disc.: Farmacognosia

Qual.: Farmacêutica-Bioquímica, Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, 1961. Doutora em Farmácia, defendendo a tese sobre "Estudo do Farmacognóstico do Óleo Essencial de Gallesia integrifolia Spreng Harms.", USP, 1973. Mestrado em Tecnologia aplicada aos alimentos, USP, 1966. Vários trabalhos publicados. Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.

3 4- ELIZABETH TERAN Disc.: Farmacognosia

Qual.: Farmacêutica-Bioquímica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1985. Mestre em Fármaco e Medicamentos, área de Insumos Farmacêuticos, USP. Diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização. Vários trabalhos publicados na área de sua formação. Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.

3 5- HELENA ONISHI Disc.: Farmacognosia

Qual.: Farmacêutica-Bioquímica, modalidade Fármacos e Medicamentos, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, 1986. Especialização e estágio pela "Nippon Shoji Kabushiki Kaisha", Okayama, Japão, Departamento de Controle de Qualidade, 1988/1989. Grande experiência profissional na área de sua formação. Experiência no magistério superior. Participação em diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização. PODE SER ACEITA.

3 6- ADELAIDE JOSÉ VAZ Disc.: Microbiologia e Imunologia

Imunologia Clínica

Qual.: Farmacêutica-Bioquímica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1982. Mestre em Farmácia, área de Análises Clínicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1987. Doutoranda em Imunologia, Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, tese " Caracterização antigênica e imunogênica de cisticercos para utilização em testes imunoenzimáticos da neurocisticercose humana." Realizou cursos de especialização na área de imunologia. Experiência profissional na

área de sua formação. Redatora de revistas cientificas. Experiência docente no magistério superior. Professora de cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Diversas atividades científicas desenvolvidas. Diversos trabalhos publicados. Trabalho premiado : "Imunofluorescência indireta no imunodiagnôstico da neurocisticercose humana empregando antígeno heterólogo (Cysticercus longicollis)." PODE SER ACEITA.

37- DIRCEU RAPOSO DE MELLO Disc.: Microbiologia e Imunologia

Micologia Clínica Microbiologia Clínica

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1978. Especialização em Análises Clínicas, 360 h/a., USP. Mestrando em Microbiologia e Imunologia,créditos concluídos, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Vários trabalhos publicados. Experiência didática e profissional na área de sua formação. PODE SER ACEITO.

3 8- ROBERVAL DAMASCENO Disc.: Microbiologia e Imunologia

Qual.: Farmacêutico, Faculdade de Farmácia e Odontologia de Alfenas, 1968. Especialização em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da USP, 1970, recebendo o título de Farmacêutico Sanitarista. Responsável pelo setor de Bacteriologia Médica do Laboratório de Análises Clínicas do Parque Hospitalar do Mandaqui desde 1976. Vários cursos de aperfeiçoamento, extensão e atualização. Participação em congressos, seminários e jornadas. Trabalhos publicados. Experiência docente. PODE SER ACEITO.

3 9- JOSÉ BARBOSA Disc.: Patologia (Processos Gerais)

Análises Toxicológicas Citologia Clínica

Qual. : Cirurgião dentista pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, 1938. Professor Doutor titular (aposentado) do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP e do Departamento de Patologia da Faculdade de Odontologia de S. José dos Campos da UNESP. Professor Emérito da Faculdade de Odontologia de S.José dos Campos, UNESP. Participação em vários congressos, seminários, cursos e palestras. Vários trabalhos publicados. PODE SER ACEITO.

40- DIVACIR CARLOS LEVATI Disc.: Química Farmacêutica

Qual.: Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1981. Mestre em Fármaco e Medicamentos: Insumos farmacêuticos, USP, 1987. Doutorando em Fármaco e Medicamentos, USP. Participação em diversas atividades científicas, inclusive com publicações. Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.

41- CARLOS ALBERTO DA COSTA Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros

Qual.: Licenciado em Ciências Sociais, 1975. Licenciatura Plena em Estudos Sociais, 1978. Curso de Formação de Oficiais da Academia Militar do Barro Branco/SP. Possui diversos Pareceres do CFE para EPB. PODE SER ACEITO.

42- JUCIMARA RODRIGUES DE MORAES Disc.: Bromatologia

Toxicologia Geral Tecnologia de Alimentos

Qual.: Farmacêutica-Bioquímica. modalidade Indústria de Alimentos e Nutrição, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, UNESP, 1988. Especialização em Alimentos e Nutrição, 360 h/a., mesma instituição, 1989. Vários cursos de aperfeiçoamento e atualização em Bromatologia e Tecnologia de Alimentos. Grande experiência profissional. Vários estágios realizados na área de sua formação. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITA.

43- DÉCIO MELHEM Disc.: Deontologia e Legislação Farmacêutica

Qual. Farmacêutico, Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, 1950. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade de Direito do Sul de Minas, 1973. Pós-graduação lato sensu em Legislação Farmacêutica. USP, 1980. Participação em vários cursos de aperfeiçoamento e extensão. Experiência docente na USP. PODE SER ACEITO.

44- JAMIL ZAMUR Disc.: Farmacotécnica

Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP, 1967. Doutor pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, tese "Contribuição ao estudo da goma de Vochysia bifalcata, Warming com aglutinante em comprimidos." Vários trabalhos publicados e grande experiência profissional em Farmácia Pública e hospitalar. Vasta experiência como professor de nivel superior da USP (aposentado). PODE SER ACEITO.

4 5- ELIANE MARIA DE ALMEIDA ORSINE

Disc: Farmacotécnica Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e de

Cosméticos Qual.: Farmacêutica-Bioquímica, Universidade Federal de Minas Gerais, 1985. Especialização em Fármaco e Medicamentos, área de Produção e Controle Farmacêuticos, 360 h/a.,USP, 1990. Técnica do Centro de Pesquisas Especiais, atuando nos setores de Absorção Atômica, Toxicologia, Bromatologia e de Formulações , período de 1985 a 1988. Participou na implantação de Laboratório de Controle de Qualidade de matéria prima e produtos acabados era Indústria de Produtos Veterinários. Aprovada em concurso público para lecionar Farmacotécnica na Faculdade de Farmácia da UFMG. Experiência docente no magistério superior. PODE SER ACEITA.

46- SOFIA MARIA TAFFIL BELLO VALENTE Disc: Primeiros Socorros

Qual.: Enfermeira, Escola de Enfermagem da USP, 1963. Licenciada em Letras Português/Inglês, FFCL Carlos Pasquale, 1975. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem da USP, 1982, com a tese "Estudo sobre Colheita de Urina para Cultura." Doutora em Enfermagem, USP,1987,tese " Colheita da Amostra de Urina para Cultura em Mulheres. Método Alternativo." Vasta experiência profissional na área de sua formação. Experiência docente na Escola de Enfermagem da USP. Participação em diversas atividades cientificas. Trabalhos publicados. PODE SER ACEITA.

47- MARIA DE FÁTIMA MENEZES PEDROZO Disc.: Análises Clínicas e Toxicológicas

Qual.: Farmacêutica-Bioquímica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1983. Mestre em Análises Toxicológicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP,1990. Vários estágios realizados em empresas, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da USP. Experiência profissional na área de sua formação. Professora no magistério superior. Vários trabalhos publicados. PODE SER ACEITA.

48- CARLOS AUGUSTO ROSIN Disc.: Bioquímica Clínica

Hematologia Clínica

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1982. Mestrando em Bioquímica, créditos concluídos, USP. Administrador Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, 1989. Experiência profissional na área hospitalar pública e privada desde 1982. Experiência docente ministrando aulas em cursos de graduação, especialização e pós-graduação. Diversos trabalhos publicados. Participação em diversos congressos e seminários. PODE SER ACEITO.

49- ÂNGELO JOSÉ COLOMBO Disc.: Física Industrial

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP, 1966. Engenheiro Químico, Escola Superior de Química Osvaldo Cruz/SP, 1980. Doutor pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1971, com a tese "Estudo de Alguns Aspectos de Liofilizaçao do Café." Professor Livre-Docente desde 1976, tendo defendido a tese "Contribuição ao Estudo dos Reatores Trickle Bed", desenvolvida no Instituto Politécnico de Turim, Itália. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, desde maio de 1977. Professor Titular junto ao Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica da FCF/USP, desde maio de 1986. Diversas publicações de trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras. Apresentação de trabalhos em congressos e jornadas. Professor responsável pela disciplina Física Industrial na FCF/USP, de 1972 a 1991. Professor do curso de pós-graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP. PODE SER ACEITO.

5 0- HÉLIO JOSÉ BERTUZZI Disc.: Física Industrial

Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e de Cosméticos

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1970. Mestre em Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica, USP, 1979, com a tese " Tensoativos não iônicos na Estabilização de Suspensões." Doutor em Fármaco e Medicamentos, área de Produção e Controle Farmacêuticos, FCF/USP, 1992. Experiência docente na USP, ministrando disciplinas na área de sua formação. Trabalhos publicados. Diretor de serviços de farmácia do Hospital Universitário da USP. PODE SER ACEITO.

51- MILTON LEÔNCIO BRAZZACH Disc.: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações Farmácia

Hospitalar Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas

Qual.: Farmacêutico pela USP, 1956. Doutorado em 1970 e Livre-docência em 1986, USP. Especialização em Administração Hospitalar,360 h/a., USP. Professor universitário há mais de 30 anos, experiência profissional em empresas públicas e privadas ligadas à área farmacêutica. Exerce atualmente atividade de professor associado na FCF/USP e Diretor da Divisão Técnica no Hospital Universitário da USP. Diversos trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. PODE SER ACEITO.

52- DAVID AKERMAN Disc.: Tecnologia Farmacêuticas e de Cosméticos

Qual.: Farmacêutico-Bioquímico, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 1956. Graduado em Química, Faculdade de Educação da USP, 1974. Graduado era Engenharia Química, Faculdade Osvaldo Cruz, 1977. Doutorado em Farmácia e Bioquímica, FCF/USP, com a tese "Batons", 1972. Experiência docente e profissional. PODE SER ACEITO.

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou a conclusão da Câmara com abstenção do consº Yugo Okida

Sala Barreto Filho, em 05 de maio de 1993.

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 05/05/ 1993, REALIZADA AS 10________ HORAS. REUNIÃO ORDINÁRIA DE ___/ 1993

NOME DO CONSELHEIRO ASSINATURA

Livros Grátis( http://www.livrosgratis.com.br )

Milhares de Livros para Download: Baixar livros de AdministraçãoBaixar livros de AgronomiaBaixar livros de ArquiteturaBaixar livros de ArtesBaixar livros de AstronomiaBaixar livros de Biologia GeralBaixar livros de Ciência da ComputaçãoBaixar livros de Ciência da InformaçãoBaixar livros de Ciência PolíticaBaixar livros de Ciências da SaúdeBaixar livros de ComunicaçãoBaixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNEBaixar livros de Defesa civilBaixar livros de DireitoBaixar livros de Direitos humanosBaixar livros de EconomiaBaixar livros de Economia DomésticaBaixar livros de EducaçãoBaixar livros de Educação - TrânsitoBaixar livros de Educação FísicaBaixar livros de Engenharia AeroespacialBaixar livros de FarmáciaBaixar livros de FilosofiaBaixar livros de FísicaBaixar livros de GeociênciasBaixar livros de GeografiaBaixar livros de HistóriaBaixar livros de Línguas

Baixar livros de LiteraturaBaixar livros de Literatura de CordelBaixar livros de Literatura InfantilBaixar livros de MatemáticaBaixar livros de MedicinaBaixar livros de Medicina VeterináriaBaixar livros de Meio AmbienteBaixar livros de MeteorologiaBaixar Monografias e TCCBaixar livros MultidisciplinarBaixar livros de MúsicaBaixar livros de PsicologiaBaixar livros de QuímicaBaixar livros de Saúde ColetivaBaixar livros de Serviço SocialBaixar livros de SociologiaBaixar livros de TeologiaBaixar livros de TrabalhoBaixar livros de Turismo