moção sobre a formação do executivo da junta de freguesia de vila chã de ourique

3
MOÇÃO Data: 30 de Dezembro de 2013 N.º de Páginas: 2 Os eleitos do PSD, ao abrigo da alínea d) do art.º 25º do Regimento da Assembleia Municipal do Cartaxo, vêm apresentar a seguinte Moção: Três meses depois da realização das Eleições Autárquicas de 29 de Setembro de 2013 ainda não foi constituído o executivo da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique. 92 dias passados e depois cinco Assembleias de Freguesia destinadas à instalação dos órgãos (executivo da Junta de Freguesia e Mesa da Assembleia de Freguesia) continua o impasse em Vila Chã de Ourique, sem que à data se conheça nova marcação de uma Assembleia de Freguesia. A população da Freguesia de Vila Chã de Ourique deixou bem claro, com a sua expressão eleitoral, que repartia responsabilidades para a gestão dos próximos 4 anos em 3 forças políticas. O PS que obteve 435 votos e 3 eleitos na Assembleia de Freguesia, o PSD com 417 elegeu 3 membros e o Movimento Independente PV MPC, com 254 votos, elegeu 2 membros da Assembleia de Freguesia, enquanto a CDU, com 158 votos, apenas elegeu um membro. Face aos resultados eleitorais e tendo em conta a vontade do legislador no que diz respeito aos executivos das Juntas de Freguesia, em que reserva ao cidadão mais votado a capacidade para propor e constituir o executivo, mas que dá à Assembleia de Freguesia o poder de aprovar ou rejeitar as propostas 1 Grupo na Assembleia Municipal do Cartaxo

Upload: psd-cartaxo

Post on 30-Jul-2015

334 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Moção sobre a formação do Executivo da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique

MOÇÃO

Data: 30 de Dezembro de 2013 N.º de Páginas: 2

Os eleitos do PSD, ao abrigo da alínea d) do art.º 25º do Regimento da Assembleia

Municipal do Cartaxo, vêm apresentar a seguinte Moção:

Três meses depois da realização das Eleições Autárquicas de 29 de Setembro de 2013 ainda não foi constituído o executivo da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique.

92 dias passados e depois cinco Assembleias de Freguesia destinadas à instalação dos órgãos (executivo da Junta de Freguesia e Mesa da Assembleia de Freguesia) continua o impasse em Vila Chã de Ourique, sem que à data se conheça nova marcação de uma Assembleia de Freguesia.

A população da Freguesia de Vila Chã de Ourique deixou bem claro, com a sua expressão eleitoral, que repartia responsabilidades para a gestão dos próximos 4 anos em 3 forças políticas. O PS que obteve 435 votos e 3 eleitos na Assembleia de Freguesia, o PSD com 417 elegeu 3 membros e o Movimento Independente PV MPC, com 254 votos, elegeu 2 membros da Assembleia de Freguesia, enquanto a CDU, com 158 votos, apenas elegeu um membro.

Face aos resultados eleitorais e tendo em conta a vontade do legislador no que diz respeito aos executivos das Juntas de Freguesia, em que reserva ao cidadão mais votado a capacidade para propor e constituir o executivo, mas que dá à Assembleia de Freguesia o poder de aprovar ou rejeitar as propostas apresentadas pelo cidadão mais votado, estamos perante um daqueles casos em que o cidadão mais votado e empossado presidente da Junta de Freguesia terá que consensualizar todas as suas posições de acordo com o equilíbrio das forças políticas com representação na Assembleia de Freguesia.

E neste caso concreto, caso aplicássemos o método de Hondt aos resultados obtidos pelas 4 forças políticas para a constituição do executivo de 3 elementos estamos perante uma clara repartição de um eleito do PS, um do PSD e um do PV MPC na constituição do executivo da Junta de Freguesia. Entendemos, por isso, que esta era a vontade da população quando no passado dia 29 de Setembro usou a sua capacidade eleitoral.

1

Grupo naAssembleia Municipal

do Cartaxo

Page 2: Moção sobre a formação do Executivo da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique

Tendo em conta o que acima foi expresso, os eleitos do PSD e do Movimento PV MPC fizeram sentir, desde a primeira hora, à cidadã mais votada e, por isso, presidente de Junta, que o seu entendimento seria o de se constituir um executivo tripartido que assegurasse uma gestão partilhada e solidária de forma a garantir uma estabilidade governativa que potencializasse o trabalho dos órgãos autárquicos em prol da Freguesia.

A disponibilidade dos eleitos do PSD e do Movimento PV MPC para ajudarem a construir uma solução estável nos órgãos autárquicos da Freguesia esbarrou sempre na intransigência da presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique de querer manter dois eleitos do Partido Socialista no executivo.

Esta intransigência, que dura até à presente data até porque só ao presidente de Junta cabe propor os elementos para o executivo, para além de estar a deteriorar as relações entre os eleitos da Assembleia de Freguesia, está a descredibilizar de forma acentuada a relação de confiança que os eleitores deveriam manter com os seus eleitos. E, na nossa humilde opinião, este deveria ser o bem maior a ser preservado em qualquer situação política.Perante tudo o que acima se encontra dito e pensando na defesa da população e no desenvolvimento da Freguesia de Vila Chã de Ourique, os eleitos do PSD na Assembleia Municipal propõem o seguinte:

Que as Forças políticas representadas nesta Assembleia e com expressão eleitoral

na Assembleia de Freguesia de Vila Chã de Ourique manifestem a sua vontade de

se encontrar uma rápida e consensual solução para a constituição do executivo da

Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, que inclua a representação de eleitos

das três forças partidárias que alcançaram 88 por cento dos votos expressos e que

a Mesa da Assembleia possa também ter a representação da restante força

política.

Os eleitos do PSD na Assembleia Municipal,

Cartaxo, 30 de Dezembro de 2013

2

Grupo naAssembleia Municipal

do Cartaxo