mossoró -...

24
SÁBADO COSERN CORTA ENERGIA DE CRECHE POR FALTA DE PAGAMENTO R$ 1,50 O MOSSOROENSE Mossoró - RN, 16 de julho de 2011 - Nº 15.797 PÁGINA 5 (COTIDIANO) CONCESSIONÁRIA INTERROMPEU FORNECIMENTO DEENERGIA APÓS CONSTATAR O ATRASO DE QUATRO MESES.REGULARIZAÇÃO FOI ENCAMINHADA ONTEM APÓS A PREFEITURA EFETUAR OS REPASSES. O CAMERA Comunidade católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO DO PMDB A PREFEITO EM NATAL HOMEM É PRESO APÓS TENTAR ROUBAR CASA DA GOVERNADORA Página 3 CARLOS AUGUSTO SERÁ RECONDUZIDO AO COMANDO DO DEM Página 3 ENTIDADES DE APODI LANÇAM MANIFESTO CONTRA PROJETO DE IRRIGAÇÃO Capa (Regional) Soltura foi assinada na última quinta-feira pelo juiz da Comarca de Caicó, Luiz Cândido Villaça. “JOÃO DA BESTA” DEIXA PRESÍDIO ESTADUAL EM CAICÓ Página 8 (Cotidiano) PROFESSORA DA UFRN SERÁ SEPULTADA ÀS 15H EM MOSSORÓ Familiares e amigos renderão homenagens hoje à professora no Cemitério Novo. Página 5 (Cotidiano) RN TEM 22º MAIOR ÍNDICE DE IMIGRAÇÃO DO NORDESTE Posição é confirmada por pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística. Capa (Cotidiano) Página 8 (Cotidiano) GOVERNO AVALIARÁ PROPOSTA NA PRÓXIMA SEMANA CASO NOAR MUDANÇA GREVE NA UERN Posicionamento oficial foi repassado por assessores ao presidente da Aduern, Gilton Araújo. Página 2 (Cotidiano)

Upload: hoangnhan

Post on 26-Jan-2019

247 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

SÁBADO

COSERN CORTA ENERGIA DECRECHE POR FALTA DE PAGAMENTO

R$ 1,50

O MOSSOROENSEMossoró - RN, 16 de julho de 2011 - Nº 15.797

PÁGINA 5 (COTIDIANO)

CONCESSIONÁRIA INTERROMPEU FORNECIMENTO DE ENERGIA APÓS CONSTATAR O ATRASO DE QUATRO MESES. REGULARIZAÇÃO FOI ENCAMINHADA ONTEM APÓS A PREFEITURA EFETUAR OS REPASSES.

O CAMERA

Comunidade

católica lança CD

beneficente

Página 2 (Cotidiano)

HENRIQUE ALVES QUER

CANDIDATO DO PMDB

A PREFEITO EM NATAL

HOMEM É PRESO APÓS TENTAR ROUBAR CASA DA GOVERNADORA

Página 3

CARLOS AUGUSTO

SERÁ RECONDUZIDO

AO COMANDO DO DEM

Página 3

ENTIDADES DE APODI LANÇAM MANIFESTO CONTRA PROJETO DE IRRIGAÇÃO Capa(Regional)

Soltura foi assinada na última quinta-feira pelo juizda Comarca de Caicó, Luiz

Cândido Villaça.

“JOÃO DA BESTA”DEIXA PRESÍDIO

ESTADUAL EM CAICÓ

Página 8 (Cotidiano)

PROFESSORA DA UFRN

SERÁ SEPULTADA ÀS

15H EM MOSSORÓ

Familiares e amigos renderão homenagens

hoje à professora no Cemitério Novo.

Página 5 (Cotidiano)

RN TEM 22º MAIOR

ÍNDICE DE IMIGRAÇÃO

DO NORDESTE

Posição é confirmada porpesquisa do Instituto

Brasileiro de Pesquisa eEstatística.

Capa (Cotidiano)

Página 8 (Cotidiano)

GOVERNO AVALIARÁ

PROPOSTA NA

PRÓXIMA SEMANA

CASO NOAR

MUDANÇA GREVE NA UERN

Posicionamento oficial foi repassado por assessores

ao presidente da Aduern,Gilton Araújo.

Página 2 (Cotidiano)

Page 2: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

Emery Costa

secretário de Defesa Social do Rio Gran-de do Norte certamente imaginava queproibindo a imprensa de noticiar os cres-

centes índices de criminalidade que ora acontecemem Mossoró estes seriam reduzidos. Ledo engano.A proibição seguiu em frente, a imprensa mesmoassim continuou informando os números que sãoaterradores porque continuam no mesmo diapa-são, ou seja, aumentando do mesmo jeito. Apesardessa proibição ridícula. E, infelizmente, o que te-mos a acrescentar diante disso tudo é que esses da-dos são tão frequentes e estarrecedores que não im-pressionam nem sobressaltam a mais ninguém. Élamentável que tenhamos alcançado esse estágio.Háaté quem diga que cinco pessoas,hoje em dia,no Bra-sil, são assassinadas, por minuto, o que, convenha-

mos, apavora mais ainda. O que mais impressiona,ainda particularizando os casos de Mossoró, é quea maioria dessas vítimas é constituída por pessoasjovens,frágeis,pobres,desorientadas,desprotegidase a grande parcela desses crimes entrou para a listados insolúveis porque não se conhece sequer a suaautoria. Os nossos adultos estão situados em nú-mero infinitamente menor nessas estatísticas nos diasatuais nessa fase verdadeiramente macabra que severifica em Mossoró. E, pelo sim, pelo não, a gentenão conhece mesmo assim qualquer ação efetiva departe do governo estadual para conter esses índices.Apenas essa esdrúxula iniciativa de proibir a impren-sa mossoroense de divulgar os crimes de homicí-dio. Enquanto crescem as estatísticas que nos cau-sam medo e nos apavoram.

[email protected]

HAPVIDAUm trabalho supletivo, mas um esforço da dire-

ção do Hospital da Hap Vida que em Mossoró sechama Hospital Rodolfo Fernandes. Para suprir adeficiência com a saída de cena da Uniped, aquelehospital vem mantendo um pediatra de plantão 24horas e um clínico geral do mesmo jeito.Muito bem.

TREMENDÃOSerá hoje, a partir das 22 horas, no Ôba Show a

festa mediante a qual Edmundo Torres vai brindaros mossoroenses com o melhor dos anos 60, 70 e80. Para isso está trazendo a banda Tremendão, doCeará. Vai ser uma noite e tanto.

AMEAÇAEstá certo que o sol nasceu para todos e por is-

so todos têm o sagrado direito de sobreviver. Mas,preocupa o fato de alguns motoqueiros andarem comaté quatro botijões de gás na garupa de suas motos.E se baterem e houver uma explosão no meio da rua?

ESCUROAs ruas de Tibau estão escuras de meter o dedo

no olho. A Prefeitura local se exime de culpabilida-de porque a Taxa de Iluminação Pública que vigo-rava ali foi extinta. E agora, apelar para quem?

DIREITO AUTORALIndaguem do nosso conterrâneo Iremar Leite

quanto foi que ele recebeu até agora de direito au-toral pela sua consagrada música Santo de Barro?Ele irá responder o mesmo que respondeu a mim:- "Nada vezes nada, nada".

AEROPORTONessa matéria de aeroporto Dix-sept Rosado

nós opinamos, mas somos todos uns leigos totaisnesse assunto. O melhor é perguntar ao GilbertoAviador sobre a localização do nosso aeródromo.

INVIÁVELE se forem questionar isso ao Gilberto Aviador

vão ouvir dele que o aeroporto Dix-sept Rosadoestá totalmente inviabilizado pelas construções deedifícios de grande porte no cone de sua pista. Gil-berto é quem sabe das coisas.

BURACOSUma providência que muito bem poderia ter si-

do evitada e que certamente economizaria dinhei-ro para os cofres da Prefeitura. Foi a colocação deradares redutores de velocidade no Complexo Viá-rio.

BURACOS IIPor lá, só os buracos nas suas pistas já serviriam

como redutores de velocidade. E assim os radaresque ali foram colocados estariam dispensados.

PORCINODepois de mais de 50 anos no seu endereço

atual, à rua Cel. Vicente Saboya esquina com a pra-ça Rodolfo Fernandes, esta empresa fundada porPorcino Fernandes da Costa vai inaugurar uma no-va sede, na avenida Rio Branco.

MODERNAA Casa Porcino, em seu novo endereço a par-

tir do dia 30 deste mês, vai disponibilizar um es-paço moderno de 700 metros quadrados em doispisos e disposta a atender a todas as classes so-ciais.

RAULNosso amigo de infância e que residiu em Mos-

soró até o final dos anos 60, Raul Caldas Sobrinho,se submeteu a cirurgia cardiológica em Natal ondecolocou três pontes da veia safena e uma mamária.Está bem, graças a Deus.

BARAÚNAA intervenção que Henrique Alves promoveu no

diretório do PMDB de Baraúna entregando seucomando a Gilson Professor vai resultar numa de-sintegração desse partido. Tem muita gente pedin-do a desfiliação por causa disso.

DONA WILMACom muita justiça dona Wilma de Faria reivin-

dica a maternidade da consecução desses 84 mi-lhões de reais pelo BNDES para consertar estra-das potiguares. As gestões nesse sentido foramfeitas por ela, mas as verbas estão saindo agorapara Rosalba.

CARLOS AUGUSTOO DEM, que já foi PFL, vai repetir Carlos Augusto de Souza Rosado. Já está ficando monótono. Hoje

esse partido fará a convenção mediante a qual elegerá o seu diretório municipal. E então todos os democ-ratas vão ter que se contentar com Carlos que já vem dirigindo essa agremiação desde os tempos em queesta era PFL. Faz um tempão.

ESPANTOCausou espanto a efetiva agilidade, rapidez e eficácia com que agiu a nossa polícia diante do episódio da

invasão e roubo à residência do casal Carlos Augusto/Rosalba no Sítio Cantópolis, aqui em Mossoró. Oepisódio rocambolesco foi pela madrugada, mas nem por isso o seu autor deixou de ser levado para atrásdas grades. Ah, se fosse sempre assim com Pedro, Joaquim, Manoel, Maria, Joaquina, etc.

SUPERMERCADOEscrevo sobre o assunto porque admiro diariamente esse projeto já que ele está no meu itinerário no

trajeto desde os estúdios da TV Mossoró para casa. O supermercado que o nosso considerado amigo Bas-tos (Sebastião Felipe de Mendonça) vai inaugurar ali nas cercanias do Cemitério de São Sebastião, possolhes assegurar que será um equipamento dessa área, mas de grande porte. Toca pra adiante.

O

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor geral

Números que são aterradores

OPINIÃO2 – Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

GRACO

pressa é inimiga da perfeição. Emborasabendo da verdade da afirmativa,vez por ou-tra somos vítimas da correria a que nos

submetemos. Já tive oportunidade de receber e-mailscorrigindo alguns destes artigos que publico nestejornal.O último deles,ontem,veio do professor Cortez,lá de Natal, por conta de haver trocado o nome do se-nador Blairo Borges Maggi, do PR/MT, por MárioBaggio. Além da pressa, cometo outro erro que é o denão revisar o que foi escrito. Sai tudo de uma fornadasó e pode acontecer de escrever imprecisamente, tro-cando letras ou nomes. A pressa é o novo paradigma,o novo padrão da vida moderna, onde o tempo não ésuficiente para atender todas as necessidades.Resta sa-ber se há justificativa para essa correria.

O comportamento apressado sempre existiu, emqualquer época e em todas as profissões. O escritorJeffrey Archer, em "O quarto poder", fala sobre doisempresários obcecados pelo jornalismo.Com estilosdiferentes,Richard Armstrong e Keith Townsend en-frentam problemas semelhantes no convívio fami-liar e no relacionamento social. A pressa dos dois es-tá relacionada ao sucesso nos negócios empresa-riais, onde cada um disputa a possibilidade de ter omaior número e a maior tiragem de jornais. Atual-mente, o apressado pode ser o protótipo do worka-holic, onde o indivíduo é totalmente absorvido pelotrabalho, com longas jornadas diárias, carga horáriade trabalho exagerada,estando presente o aspecto doritmo veloz de trabalhar.

Para escrever, é preciso, antes, ler muito, criar pa-râmetros e procurar saber o interesse dos seus leito-res. Na prática, poucos seguem essas regras. Certavez, ao analisar o comportamento dos novos escri-tores, Lygia Fagundes Telles externou a opinião deque os novos escritores parecem ainda mais ansio-sos do que antes. Ansiosos por escrever e por apare-cer. E a ansiedade é o maior perigo para um escritor,finalizou. Ninguém pense que o povo inglês, quetem o fleugmatismo como uma de suas característi-cas, esteja excluído do vexame ou do excesso de tra-balho. Em um livro de provérbios inglês, que me foipresentado por Cid Augusto, é possível encontrar"Haste makes waste", que significa o mesmo que apressa é inimiga da perfeição.

Será que existe muita gente que não tenha pressaem nada? Vivemos no mundo da pressa. Nosso tra-balho é apressado. O dia passa rapidamente. Tudobem em dizer que a pressa é inimiga da perfeição,mas algumas ações exigem rapidez na execução. Sur-ge outro aspecto que é a diferença entre a rapidez ea pressa. Os dois são bem diferentes. A pressa podenão servir para nada, a não ser a imperfeição nosatos praticados. A rapidez,por sua vez, pode ser fun-damental na conquista de objetivos pré-determina-dos. É tudo questão de interpretação. Não estou es-crevendo apressado, escrevo rapidamente para po-der atender a outro compromisso.Hoje é sábado.Porisso deixe a pressa de lado e programe rapidamenteum bom fim de semana.

APressa, inimiga da perfeição

laí[email protected]íre Rosado

Page 3: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

PARTIDO

Carlos Augusto é reconduzido à presidência doDEM em meio a indefinições sobre candidaturas

ICMS

Governadora Rosalba Ciarlini assina decreto quedeve aumentar preço de medicamentos no RN

POLÍTICA Sábado, 16 de julho de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

Ex-deputado estadual tem três opções para a disputa pela Prefeitura de Mossoró, mas não tem nome anunciado

BRUNO BARRETOEditor de Política

Mais uma vez o ex-deputa-do estadual Carlos AugustoRosado será reconduzido àpresidência municipal doDEM, cargo que ocupa des-de que a legenda foi fundadacomo PFL, nos anos 80.

Considerado líder do gru-po político denominado "ro-salbismo", Carlos renovará omandato em convenção car-torial na sede da legenda, lo-calizada na rua Mário Negó-cio, Centro, às 9h.

O marido da governadoraRosalba Ciarlini (DEM), nes-te novo mandato, terá que en-carar um desafio que não en-frenta desde 1988: reverteruma desvantagem na disputapelo Palácio da Resistência.

No atual cenário, o DEMnão tem um candidato defini-do. Apenas a certeza de queapresentará um nome de seusquadros para a disputa.Os ve-readores Chico da Prefeiturae Cláudia Regina são os nomesdo partido mais bem situadosnas pesquisas, ocupando res-pectivamente a segunda e ter-ceira colocações.

No entanto, o sonho da le-genda é o de convencer a pre-feita Fafá Rosado a renunciarao mandato em troca de es-paços no Governo do Esta-do ou uma cadeira no Tribu-nal de Contas do Estado(TCE). Isso permitiria a vice-

O deputado federalHenrique Alves garantiuem entrevista à 96 FM deNatal que o PMDB, presi-dido por ele no Rio Gran-de do Norte, terá candida-to a prefeito de Natal naseleições do próximo ano.

O peemedebista afir-mou que a candidatura é de-finitiva e cobrou que o fi-liado ao partido que dese-ja entrar no pleito deve co-meçar a ser articular."Aqueles que esperam ocontrário deverão quebrara cara (em relação à candi-datura própria). Quem sedispuser a ser pré-candida-to tem que começar a semobilizar no segundo se-mestre deste ano", avisou.

Sobre o comando da Câ-mara dos Deputados parao biênio 2013/14,HenriqueAlves disse ter confiança deque o acordo entre os doispartidos de revezamento nocomando da Casa será man-

tido."Na vida política, a pa-lavra deve ser o compromis-so maior,mas fizemos tam-bém um documento paragarantir esse revezamento eo PT vai cumprir. Indepen-dente de quem venha a sero candidato, acredito que oPMDB estará à frente daCasa",declarou o parlamen-tar, que é um dos cotadospara o cargo.

Sobre a reforma políti-ca, Henrique disse não ha-ver tempo hábil para que aproposta seja aprovada pa-ra as eleições do próximoano. "As alterações serãotodas para as eleições de2014, pois não há tempopara mudar nada para opleito do próximo ano. Ossenadores eleitos em 2012devem ter mandato de 4anos e os eleitos em 2016deverão ter um mandato de2 anos, para que em 2018haja uma eleição geral",acrescentou.

POSIÇÃO

Henrique afirma quePMDB terá candidaturaprópria em Natal

A governadora RosalbaCiarlini (DEM), por meio doDecreto nº 22.289,alterou o re-gulamento do Imposto sobreCirculação de Mercadorias eServiços (ICMS) arrecadadono Rio Grande do Norte nacompra de medicamentos.

A medida deve resultar, apartir do dia 1° de agosto, oaumento do preço dos medi-camentos no Estado.

A decisão foi publicada naedição de quinta-feira do Diá-rio Oficial do Estado (DOE),que aponta que o governo ar-recadará os impostos inciden-tes sobre medicamentos de

acordo com o Preço Máximoao Consumidor (PMC) estabe-lecido em lista da Anvisa, aSamed-Anvisa.

Atualmente, as farmáciaspodem negociar os medica-mentos a um preço inferior es-tipulado pelo PMC. Sobre es-se valor negociado incidia oICMS.

Quando o decreto come-çar a vigorar,mesmo negocia-dos a preço inferior, o Go-verno do Estado tomará co-mo referência exclusivamen-te o teto marcado pelo PreçoMáximo.

De acordo com a Secreta-

ria de Estado da Tributação(SET), o Estado está voltan-do a ser signatário dos convê-nios de ICMS 76/94 e 147/02,que permitem ao ente federa-tivo arrecadar como o determi-nado pelo gestor.

Ao se pronunciar, o Con-selho Regional de Farmácia(CRF) não classificou a medi-da como positiva. "A gente fi-ca triste porque os preços vãosubir e os medicamentos fica-rão menos acessíveis. Quantomais os medicamentos encare-cem prejudicam a população",disse a presidente Célia Aguiarà mídia da capital.

Carlos Augusto é presidente do DEM desde os anos 80

Decreto assinado por Rosalba deve valer a partir de agosto

LUCIANO LELLYS

ALEX COSTA

prefeita Ruth Ciarlini adqui-rir condições de elegibilida-de nas eleições de 2012. Semisso ela fica apta apenas a dis-putar a reeleição como vice-prefeita, tendo em vista queestá cumprindo apenas o pri-meiro mandato.

Nem Carlos nem Rosalbaderam declarações apontan-do para isso. No entanto, asinformações dos bastidores

mostram que a vontade do ca-sal é essa e esbarra no chefe degabinete do Palácio da Resis-tência Gustavo Rosado, quetem outros planos.

A princípio, o objetivo deGustavo era lançar o secretá-rio municipal da CidadaniaFrancisco Carlos, mas as pes-quisas mostram que ele nãotem encontrado respaldo po-pular. A partir dessa dificulda-

de de viabilização do auxiliarda prefeita Fafá Rosado,a apos-ta do grupo dela é em CláudiaRegina.

O desafio desse novo man-dato de Carlos Augusto é che-gar a um entendimento com ogrupo da prefeita em torno deum nome de capaz de unificaro partido a tempo de disputaras eleições de 2012 com con-dições de vitória.

Page 4: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

[email protected]

“VENCEDOR”O procurador-geral do Estado,

Miguel Josino, disse que o gover-no foi o grande vencedor com a de-cisão do Tribunal de Justiça quetornou a greve dos professores darede estadual de ensino ilegal.Real-mente só quem ganhou foram osintegrantes do governo, pelo me-nos na visão deles.Perdem os pro-fessores e muito mais os alunos,que terão aulas ministradas porpessoas desmotivadas. Por tabelao governo atual também será pe-nalizado pelo Rio Grande do Nor-te seguir nas humilhantes coloca-ções no ranking da educação.

“VENCEDOR” 2O final de uma greve nunca tem

vencedores nem vencidos.Apenasa solução de problemas que po-deriam ser resolvidos sem a ne-cessidade de uma paralisação.Quando uma categoria importan-te cruza os braços, a derrota é dapopulação. Negociar é sempre amelhor alternativa.

IGUAL A NÓSEdinaldo Mateus da Silva, o "Naldinho", é um jovem de 21 anos que, ao praticar um crime,

pode fazer uma revolução no Rio Grande do Norte. Sempre escrevi neste espaço que seria pre-ciso algum político ser vítima da onda de criminalidade para que alguma providência seja toma-da. Pois bem, "Naldinho" mostrou que o crime não tem limites ao praticar arrombamento no "Sí-tio Cantópolis", uma das residências da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em Mossoró. O ca-seiro viu a movimentação e acionou a polícia, que com rara eficiência prendeu o jovem em menosde uma hora. Claro. Era a casa da governadora, acredito que esteja pensando o leitor. É precisoponderar duas coisas: primeiro que o caseiro conseguiu identificar o suspeito e segundo o deli-quente foi encontrado ainda nas proximidades da propriedade. Coincidências favoráveis quenem sempre acontecem com nós aqui da planície quando somos vítimas de larápios.

INSPIRAÇÃO

PERDÃOMergulhada num dos

maiores índices de rejeição jávistos por um governante nahistória potiguar, a prefeitaMicarla de Sousa (PV) encon-trou na religião evangélica apaz espiritual para buscar for-ças e meios para reverter oquadro negativo.Espero quea pevista veja no meio evan-gélico apenas como um seg-mento religioso pelo qual seidentifica e não tente fazer usopolítico da fé alheia.É que cer-ca de 20% da população pro-fessa essa religião e a conver-são de Micarla tem tudo paraatrair parcela deste público.Jáimaginou ela saindo dos so-fríveis 2% nas pesquisas de in-tenção de voto para algo emtorno de 17%? Seria uma mo-tivação e tanto.

PRAZO? ONDE?Em 7 de junho,o secretário da Co-

pa, Demétrio Torres, anunciou queo "Machadão" começaria a ser demo-lido até 15 de julho, ontem. Se o tra-balho começou, ninguém viu. Comas obras andando em São Paulo,Na-tal perdeu um escudo. Ou se vira oufica sem Copa.

PROTESTOOs moradores da comunidade ru-

ral do Jucuri programaram para ho-je, às 7h30, protesto contra a falta desegurança. Os moradores farão ca-minhada pela comunidade portandofaixas, cartazes e realizando panfle-tagem para alertar às autoridades so-bre o problema.

TREMENDÃOO radialista Edmundo Torres mo-

vimenta o "Oba Show", do grandeRibamar Freitas, hoje com o grupo"Tremendão", de Fortaleza. A pro-moção é uma iniciativa do progra-ma "Domingo Total", apresentadopor Edmundo aos domingos na 93FM. A festança começa às 21h, comgarantia de músicas para agradar atodos os gostos.Outras informaçõesnos telefones 8868-6150 3314-6547.

O importante deste fato é que Rosalba, ao tomar conhecimento do ocorrido, verá que nemela está livre de ser vítima da criminalidade. Apesar de não ter passado de um susto, gostariamuito que o arrombamento do “Sítio Cantópolis” servisse de inspiração para a governadora faz-er mais investimentos na área da segurança. Afinal de contas, poderia ser pior para ela como jáfoi para muitos potiguares vítimas de bandidos que pagaram com a vida.

POLÍTICA4 – Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

Lula afirma que pretende ser mais participativoAVISO

AVALIAÇÃO

Ex-presidente declarou que vai percorrer o Brasil “incomodando”muita gente e sendo um lobista das causas sociais

Temer afirma que é sólida a relação entre governo e baseO vice-presidente Michel

Temer negou ontem (15) difi-culdades políticas entre o go-verno e a base aliada no Con-gresso Nacional. Temer clas-sificou de "muito sólida" a re-lação do governo com a basealiada.O vice-presidente foi ho-menageado com a Medalha Ba-rão de Mauá, concedida pelaAssociação Comercial do Rio

de Janeiro pelas comemoraçõesdos 202 anos da entidade.

"O Brasil vai indo bem. Es-ses pequenos acidentes de na-tureza política são mais ou me-nos normais, não devem nosimpressionar, até porque pas-sam rapidamente e são supe-rados." De acordo com Temer,quando há algum problemanum ministério, imediatamen-

te há uma solução."E a base go-vernamental está muito sóli-da. Não há nenhuma dificul-dade na relação do governocom a base governista", ressal-tou o vice-presidente.

Na cerimônia, que contoucom a presença de vários em-presários,Temer fez um balan-ço dos seis primeiros mesesdo governo Dilma Rousseff e

reiterou que que o principal de-safio é retirar 16,6 milhões debrasileiros que ainda vivem nafaixa da extrema pobreza. Eledisse que este é um governode continuidade e lembrou que,na administração passada, 30milhões de pessoas passaramdas classes D e E para a classeC.

"Hoje o plano contra a mi-

séria é para fazer com que 16,6milhões de pessoas que ain-da estão num sistema de ex-trema pobreza possam seguiro mesmo caminho. Outroplano fundamental é o da se-gurança pública. Estamoscoordenando a questão dasfronteiras para evitar o cri-me que vem muitas vezes deoutras regiões", disse ele.

Após destacar que o gover-no não poderia ter feito mais doque fez, Temer afirmou que oBrasil vai bem. "Fala-se tantona inflação,mas essa é uma ex-pectativa que tem de ser con-trolada,e o governo está saben-do controlar. O país vai bemeconomicamente, vai bem po-liticamente,vai bem institucio-nalmente."

DANIEL MELLOAgência Brasil

SÃO PAULO - O ex-pres-idente Luiz Inácio Lula da Si-va pretende ter uma participa-ção mais ativa na política na-cional. "Vou voltar a andar poreste país.Vou voltar a incomo-dar algumas pessoas outravez," disse ele,ao discursar on-tem (15) durante o 2º Congres-so Nacional da União Geraldos Trabalhadores (UGT).

Lula destacou que chegou aofim o período de afastamento vo-luntário do cenário político queajudou na consolidação da pre-sidenta Dilma Rousseff à frentedo comando do país. "Eu disse,no início do ano, que ia entrarem um processo de desencar-nação,para poder permitir a en-carnação da presidenta Dilma."

O ex-presidente adiantouque as suas ações serão voltadasà busca de soluções para os pro-blemas sociais. "Embora nãoseja mais presidente, sou cida-dão brasileiro. Como cidadãobrasileiro, serei o lobista núme-ro 1 das causas sociais.Quem ti-ver um problema social podeme contar que farei lobby como Gilberto Carvalho [ministro-chefe da Secretaria-Geral daPresidência] e com a presiden-ta Dilma Rousseff, para que agente possa resolver isso", dis-se,enquanto caminhava na bei-rada do palco, cumprimentan-do os sindicalistas que se esfor-çavam para fotografá-lo.

Ao falar sobre o seu gover-no, Lula voltou a usar um deseus bordões mais famosos."Nunca antes na história des-te país houve um presidente

que tratou os trabalhadorescom o respeito que eu tratei,que recebeu as centrais sindi-cais a quantidade de vezes queeu recebi." Segundo ele, so-mente os sindicatos "muito pe-legos" não conseguiram au-mentos reais de salário para ascategorias que defendem.

Ele também destacou aspolíticas voltadas especial-mente às populações menosfavorecidas como uma marcade seu governo. Lula se auto-denominou o "presidente detodos", mas com um "olharmeio vesgo para os pobres".Isso, assinalou, é resultado desua origem humilde. "É mui-to importante que você tenhacompromisso e não esqueçada onde você veio, para ondevocê vai voltar e de que ladovocê está."

Lula diz estar de volta à política

AGENCIA BRASIL

Para ele, as parcelas maisabastadas da sociedade nãocompreendem a importânciados programas sociais de dis-tribuição de renda,como o Bol-sa Família. "Os ricos não sa-bem o que significa R$ 100 na

mão de uma mulher pobre."Lula voltou a culpar as eco-

nomias mais desenvolvidas pe-la crise financeira internacio-nal que ainda prejudica paísescomo Espanha e Grécia. "Agente não pode permitir que a

crise dos outros venha causarprejuízos ao nosso país. Porisso, a presidenta Dilma estápreocupada em fazer uma po-lítica industrial para que gentepossa tornar as empresas bra-sileiras mais competitivas."

Page 5: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

OPINIÃO Sábado, 16 de julho de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

NOTAS DA REDAÇÃO

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

lgumas invenções se tor-naram imenso sucesso,mas o que poucos sa-

bem é que, a princípio, foram re-jeitadas.

O rádio não teve total acolhi-da,as pessoas não aceitavam a ideiade que músicas e vozes fossem di-rigidas aos seus lares. Com isso, al-guns anos se passaram, antes que ainvenção se tornasse real.

Com o sucesso deste, que umavez aceito foi imenso,quem sofreurejeição foi o televisor. As pessoasdiziam: - Quer quiser ver imagenssairá às ruas, não tem sentido rece-bê-las dentro de casa!

Restou alguma dúvida sobre oseu sucesso?

Você acha que os carros nãosofreram rejeição? Claro que sim,foram considerados uma modapassageira!

Ah, a lista é longa! O jeans, orock and roll, os Beatles…

Roberto e Erasmo já eram ques-tionados quando chegou às para-das "Quero que tudo mais vá parao inferno".Os jovens entraram lo-go na onda, mas as gerações maisvelhas, dos pais aos avós, "desce-

ram a lenha"!Os softwares de gestão? Quem

viu,pode falar sobre as desconfian-ças. Há pouco tempo me dizia umempresário:- Que saudade do tem-po que eu assinava as duplicatasantes de enviá-las ao banco.Naque-la época sim eu tinha controle!

Mostre-lhe milhares de relató-rios impressos ena tela, não oconvencerá, eainda lhe dirá: -Não consigo"sentir" o fatura-mento.

A integraçãocom os bancos,envio e recebi-mento das dupli-catas,foi bastan-te questionada, mas, como todoavanço, quebrou as resistências,principalmente por permitir a re-dução de custos.

Os celulares foram recebidoscom aplausos? De forma nenhu-ma, ainda que pessoas arrastassempela casa longos fios de seus tele-fones.

E que tal Bill Gates,um homem

muito adiante de seu tempo, deusaltos quando conheceu a internet?Que nada, também não colocou"suas fichas" lá no primeiro mo-mento.

Quer aceitem alguns ou não,existem empresas e segmentos in-dustriais que ainda são administra-dos como se estivéssemos no iní-

cio do séculovinte.

Nestemundo con-troverso, emque a evolu-ção derrubatodas as bar-reiras rapida-mente, nostornamos in-coerentes. O

homem tinha umcarinho especial pelos jovens apren-dizes,formando-os em profissões,encaminhando-os para que pudes-sem se tornar cidadãos honestos erespeitáveis, proporcionado está-gios, mas hoje os queremos pron-tos.

Diz o anúncio:Temos vagas pa-ra estagiários com experiência.

Estagiários com experiência?Pronto, aqui estou eu rejeitan-

do o homem e suas ideias. Mas co-mo ter amigos é uma benção,fui lo-go socorrido. Quando me falaramde Ícaro, pensei que fosse aqueledas asas, o ser mitológico, mas de-pois de levar uma bronca pela fal-ta de atualização, passei a acompa-nhar a novela.

Será que no futuro seremos to-dos clones da Naomi, não precisa-remos de treinamento,apenas atua-lização dos softwares?

Bom,enquanto isso mantenhomeu networking nas redes sociaispara não perder nenhum detalhe daevolução, e aprendo sobre ipad e i-pod,pois se pede,pode,mas se nãopode, não pede, com diz um ami-go, sem muita paixão pelas inova-ções.

O futuro virá, queiramos ounão.Sempre haverá uma mente bri-lhante e inconformada,criando no-vos artifícios para nos facilitar a vi-da e consumir nosso tempo.

Não importam quais sejam ascriações, quem não aceita o futurosempre rejeitará o homem e suasideias!

Quer aceitem alguns ou não,existem empresas e segmentos in-dustriais que ainda são administra-dos como se estivéssemos no iní-cio do século vinte.

A

QUEM NÃO ACEITA O FUTURO REJEITA O HOMEM E SUAS IDEIAS

IVAN POSTIGODiretor de Gestão Empresarial

eia-noite de domingo.Frio pra chuchu aqui naregião Sul (continuo

sem saber o que o chuchu tem deespecial para descrever algo tão frioquanto o clima de inverno aqui doSul). Estou soterrado sob cama-das de cobertores.A cama parecen-do uma lasanha quentinha,onde euseria parte do recheio (um tipo deazeitona ou coisa parecida).

Seria um momento ótimo paraqualquer um dormir,sonhar,talvezroncar. Mas algo me impedia deadormecer, talvez o motivo fosseporque dormi até as dez horas damanhã daquele domingo frio (ten-do ido dormir antes das vinte e trêshoras da noite anterior), ou talvezainda, as outras três horas de sonotiradas por mim na tarde daquelemesmo domingo, ou talvez aindamais,tenha sido a xícara superquen-te de café que bebi antes de deitar(ou teriam sido três xícaras?). Sin-ceramente não sei dizer,não sou es-pecialista em insônia, sou apenasum usuário ocasional escolhido porela.

O problema de se estar deitadona cama sem conseguir dormir é

que os pensamentos aparecem pa-ra nos fazer visitas, bater um papi-nho e dificultar ainda mais a che-gada do sono. E foi assim do nadaque a tal palavra apareceu em meuspensamentos: APEDEUTA.

Não me lembro de onde escu-tei, o que era, por que veio e, prin-cipalmente, o que queria comigonaquele mo-mento, ondemeu maior obje-tivo era dormir,sonhar, blá, blá,blá.E não desco-brir o que raiosera um apedeu-ta.

Seria meusubconscienteme xingando?Acho que sim, a expressão "ape-deuta" tinha toda sonoridade de umxingamento. Um tipo de palavrãorequintado, que ofendia o calunia-do duas vezes, primeiramente pe-la ignorância de não se saber o queaquilo significava, e segundamen-te (o texto é meu e escrevo "segun-damente" a hora que eu quiser,ok?),quando a pessoa finalmente olhas-

se o dicionário e descobrisse do quefoi ofendida.

Eu poderia, teoricamente, aca-bar com aquela dúvida facilmente(mas na prática as coisas nunca sãotão fáceis assim).Bastava me levan-tar da cama quentinha e enfrentarum frio glacial indo até o escritó-rio, tropeçando no que encontras-

se pela fren-te (durmo,oupelo menostento dormirno breu escu-ro da maiscompleta es-curidão), pe-gar o dicioná-rio, acender aluz do escri-tório,ou vice-

versa, o que fosse mais fácil, e pro-curar a palavra enquanto tremia defrio e batia os dentes de forma des-controlada.

Apesar de naquele momentonão saber ainda o significado da pa-lavra (pois neste meu momento at-ual enquanto escrevo, que não é oseu momento atual de leitor, eu jáfui verificar no dicionário o que era

um apedeuta), de certo modo eusimpatizava com a tal palavrinha,afinal ela também começava com"a", de Antonio, "a" de amor, "a"de amizade,"a" de helicóptero (quemesmo não tendo "a" no corpo desua palavra, tem "a" nos acentos,nas alavancas, e até em sua aerodi-nâmica de aviãozinho de rosca).Acabei dormindo sem descobrir outentar descobrir o que era um ape-deuta, já que fiquei com tanta pre-guiça de levantar no frio que ador-meci.

Enfim,pesquisando nos dicio-nários da web descobri que eu eraum apedeuta, não um apedeutacompleto, mas um apedeuta emsaber o significado de apedeuta.Para quem também não sabe,ape-deuta seria uma pessoa ignoran-te, sem instrução. Ou seja, todossomos apedeutas em maior oumenor grau (e os fabricantes de di-cionários agradecem por isso), jáque ninguém sabe tudo sobre tu-do. FIM (Final, terminou, encer-rou, acabou o texto, vai procuraroutra coisa para ler ou fazer, ok?Senão vão acabar chamando vo-cê de improfícuo. Bye).

Enfim,pesquisando nos dicio-nários da web descobri que eu eraum apedeuta, não um apedeutacompleto, mas um apedeuta emsaber o significado de apedeuta.

M

“APEDEUTA (EU, TU, ELE, NÓS, VÓS OU ELES?)

ANTÔNIO BRÁS CONSTANTEEterno Aprendiz de Escritor

Padre Joaquim tenta falar comTimóteo e acaba destituído da i-greja. Miguézim devolve a tiara deCristina a Augusto. Jesuíno e Do-ra ouvem Timóteo falar sobre umataque a Herculano. Herculano eJesuíno traçam um plano para res-gatar Açucena. Augusto e MariaCesária se reconciliam. Timóteomanda Zóio-Furado capturar Vir-tuosa e prendê-la no quarto com afilha. O falso cardeal de Seráfiachega a Brogodó. Timóteo avisa aAçucena que Baldini irá buscá-lapara a cerimônia de coroação enoivado.Damião ouve Jesuíno diz-er que vai atacar Timóteo.

CORDEL ENCANTADO

Alice vai comprar cocada e hu-milha Guilherme.Inês se irrita coma arrogância de Alice.Élcio aparecena fazenda para ver Raquel.Xaviercruza com Élcio vestido de Elainevoltando da fazenda de Abner e éenganado pelo farsante.Naomi ap-resenta Amanda para Ícaro. Johne Cristiano cobram de Wilson in-formações sobre Virgínia. Virgí-nia pede carona na estrada paravoltar a Preciosa.Celeste arma umacilada para a cunhada e Marcos fla-gra Josué no quarto com Natália.Amanda acirra a inimizade entreas duas Naomis.Dulce e Guilhermevão buscar Amadeu no hospital.

MORDE & ASSOPRA

Norma não consegue resis-tir a Léo. Roni avisa a Gabino queum grande colunista gastronômi-co fará uma crítica sobre seu bar.Al-ice convida Eduardo para dividir oapartamento com ela.Beto fica en-cantado com Daisy. William e Al-ice combinam de ir à praia. Eunicese encontra com Ismael novamente.Norma pensa em Léo. Apolôniochega ao bar e Roni e Gabino se sur-preendem com o comportamentodo crítico. Pedro e Marina chegampara o jantar oferecido por Wanda.Apolônio deixa o bar no momen-to em que os bolinhos de Fabíolaficam prontos.

INSENSATO CORAÇÃO

Sábado (16/7)

PROTESTO - Moradores doJucuri confirmaram para ho-je, 16, a realização de um pro-testo contra a falta de seguran-ça. A partir das 7h30, os po-pulares sairão em caminhadapela comunidade portando fai-xas, cartazes e realizando pan-fletagem para alertar às auto-ridades sobre o problema.

MULHERES - A deputada es-tadual Larissa Rosado (PSB) con-firmou apoio à participação deagricultoras de Mossoró na Mar-cha das Margaridas. O evento se-rá realizado hoje e amanhã e reu-nirá lideranças do movimento ru-ral em uma mobilização nacio-nal por melhor vida no campo epela antiviolência contra a mulher.

EMBATE - Durante a soleni-dade do Programa Justiça na Pra-ça,em Parnamirim,a governado-ra Rosalba Ciarlini aproveitou aoportunidade para convocar osprofessores a retornarem às sa-las de aula. No seu discurso, eladestacou que a decisão da Justi-ça é para ser cumprida e disseainda que não há como negociarmais.

EMBATE 2 - A greve dos ser-vidores da educação está se tornan-do uma queda de braço.Enquan-to a governadora exige que os pro-fessores voltem ao trabalho,os ser-vidores se mantêm firme na deci-são de resistir e tentam recorrer dadecisão judicial. Em meio a essaguerra jurídica e ideológica entregoverno e funcionalismo,só quemsai perdendo são os alunos, queestão há mais de 70 dias sem aulas.

RECURSOS - De acordo comdados do Portal da Transparên-cia, a Prefeitura Municipal deMossoró recebeu, no período de2008 até a primeira quinzena dejulho de 2011, mais de R$ 560milhões em recursos do Gover-no Federal. É uma quantia signi-ficativa, só falta ver na prática oresultado efetivo desses investi-mentos.

EDUCAÇÃO -No município on-de a educação é prioridade,a Uni-dade de Educação Infantil dobairro Quixabeirinha teve a ener-gia cortada por falta de pagamen-to. Somente após a ação "preci-pitada" (como classificou o Exe-cutivo) da Cosern de suspendera energia após quatro meses deatraso, é que a Prefeitura de Mos-soró pagou o "exorbitante" dé-bito de R$ 911,92.

MUDANÇA O governo federal informou que poderá reduzir a porcentagem

da mistura de álcool na gasolina para garantir o abastecimento de e-tanol no mercado a partir de outubro. Segundo o Ministério de Mi-nas e Energia, a oferta do produto cresceu, o consumo também es-tá aumentando e a safra pode ter uma pequena quebra.

CELERIDADE A 7ª Vara Federal, Juizado Especial, concluiu todos os julgamen-

tos das ações ajuizadas até 2010. De acordo com o órgão, a con-clusão dos processos referentes ao ano passado é uma mostra da celeri-dade impressa pelo Juizado.Somente no ano passado,foram ajuizadas6.970 ações. Atualmente tramitam na 7ª Vara 2.528 processos.

SUMIDO O vereador Daniel Gomes (PMDB) deve estar usando um es-

cafandro de tão profundo que está sendo o mergulho que ele deunos últimos dias após ser acusado de fazer uso político de evento re-ligioso. Pelo visto o peemedebista vestiu a carapuça.

Page 6: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Sábado, 16 de julho de 2011

Governo reajusta benefícios acima do salário mínimoAUMENTO

EM BAIXA

IGP-10 reduz ritmo de queda e tem deflação de 0,12% em julho

RESULTADO

O reajuste passou de 6,41% para 6,47%, conforme portaria dos ministérios da Previdência Social e da Fazenda

Os que estão na faixa salarial até R$ 1.845,87 terão alíquota de 9% e os que ganham até R$ 3.691,74, de 11%

CAROLINA PIMENTELE CHRISTINA

MACHADO

Repórteres da Agencia Brasil

BRASÍLIA – O GovernoFederal alterou o reajuste dosbenefícios da Previdência So-cial acima do salário mínimo.O reajuste passou de 6,41% pa-ra 6,47%, conforme portariados ministérios da PrevidênciaSocial e da Fazenda, publicadaontem (15) no Diário Oficialda União.

Em janeiro deste ano,os be-nefícios acima do piso tinhamsido reajustados em 6,41%,combase no Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor (INPC) es-timado para dezembro. Comoo indicador fechou em 6,47 %,os benefícios serão reajustadosretroativamente a janeiro de2011.

Em média, o reajuste seráde R$ 0,65 para quem recebiamais que o salário mínimo emdezembro de 2010,informou oMinistério da Previdência So-cial.

A portaria traz também asnovas alíquotas de contribui-ção ao Instituto Nacional doServiço Social (INSS) para os

AGÊNCIA BRASIL

RIO DE JANEIRO -A Petrobras vai dar um des-conto de 14,3% nos con-tratos de gás natural que têmreajuste no dia 1º de agostodeste ano. A medida, anun-ciada pela estatal na noitedessa quinta-feira (14), visaa manter a competitividadedo produto no mercado.Em maio, a Petrobras con-cedeu desconto de 9,7% pa-ra os contratos reajustadosnaquele mês.

De acordo com a com-panhia, os reajustes trimes-trais estão previstos noscontratos com as distribui-doras. Com o novo percen-tual de desconto, o preço aser pago pelas distribuido-ras será reduzido para R$0,69 por metro cúbico (m³),em média. Nos postos, o

preço do gás natural será rea-justado para R$ 0,80/m³,namédia.

Em nota,a Petrobras ex-plica que “a decisão levouem conta o cenário recentede evolução dos preços dosenergéticos e suas conse-quências sobre os valores es-tipulados nos contratos degás natural de origem nacio-nal”. Segundo a estatal, odesconto oferecido não al-tera as fórmulas de defini-ção de preços dos contra-tos de gás.

De acordo com a empre-sa,estão mantidas as vendasde gás natural de curto pra-zo nos leilões e pregões ele-trônicos. O próximo leilão,cujo edital já foi publicado,está marcado para o próxi-mo dia 25 de julho para for-necimento no período deagosto a novembro.

THAÍS LEITÃORepórter da

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO -O Índice Geral de Preços –10 (IGP-10) ficou em -0,12% em julho. O resul-tado foi superior ao regis-trado um mês antes, quan-do houve queda ainda maisintensa, de 0,22%. No ano,o índice acumula alta de

3,16% e no período de 12meses, de 8,59%. Os dadosforam divulgados ontem(15) pela Fundação Getú-lio Vargas (FGV).

Entre os componentesdo IGP-10, o Índice dePreços ao Produtor Amplo(IPA) variou -0,21% em ju-lho, registrando queda me-nos forte do que em junho(-0,69%). A alta na taxa foiinfluenciada pelos alimen-

tos in natura (de -4,47%para 1,16%) e por materiaise componentes para a ma-nufatura, (de -1,16% para0,14%). O IPA respondepor 60% do IGP-10.

Já o Índice de Preços aoConsumidor (IPC), que re-presenta 30% da taxa glo-bal, caiu de 0,10% para -0,13% na passagem de ummês para o outro. Quatrodas sete classes de despe-

sa apresentaram decrésci-mo nas taxas, com desta-que para alimentação (de-0,37% para -0,88%), prin-cipalmente hortaliças e le-gumes (de -0,86% para -3,42%), laticínios (de1,64% para -0,22%) e fru-tas (de -4,71% para -6,15%); e habitação (de0,66% para 0,30%), espe-cialmente taxa de água e es-goto residencial (que no le-

vantamento anterior va-riou 1,98% e nesta apura-ção permaneceu estável) etarifa de eletricidade resi-dencial (de 0,74% para0,12%).

Último componente doIGP-10, o Índice Nacionalde Custo da Construção(INCC) também diminuiude um mês para outro, pas-sando de 2,18% para0,48%. Os três grupos que

formam o índice apresen-taram taxas menores em ju-lho: materiais e equipa-mentos (de 0,42% para0,39%), serviços (de 0,45%para 0,26%) e mão de obra(de 3,98% para 0,60%). OINCC é responsável por10% do índice geral.

Para calcular o IGP-10,foram coletados preçosentre os dias 11 de junhoe 10 de julho.

trabalhadores empregados,do-mésticos e avulsos. Para aque-les que ganham até R$ 1.107.52,a alíquota é de 8%. Os que es-tão na faixa salarial até R$1.845,87, terão alíquota de 9%

e os que ganham até R$3.691,74, de 11%. As alíquo-tas passam a valer a partir dopróximo mês.

Outra mudança é em relaçãoao teto do salário de contribui-

ção e do salário de benefício,quepassou de R$ 3.689,66 para R$3.691,74.

Mais informações podem serobtidas no site da PrevidênciaSocial (www.previdencia.gov br)

Petrobras vai dar desconto de14,3% em contratos de gásnatural com reajuste em agosto

Page 7: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

BRASIL/MUNDO Sábado, 16 de julho de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Ministro dos Transportes afasta diretor interino do Dnit

CRISE

As mudanças começaram após denúncias publicadas pela revista Veja sobre um esquema de cobrança de propinas no ministério

Em nota, o ministro Paulo Sérgio Passos informou que também constituiu comissão de processo administrativo disciplinar

YARA AQUINORepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA – O ministrodos Transportes, Paulo SérgioPassos, decidiu, ontem (15),afastar temporariamente o di-retor executivo do Departa-mento Nacional de Infraestru-tura de Transporte (Dnit), Jo-sé Henrique Sadok. Ele estavarespondendo interinamentepela diretoria-geral do órgão,em substituição a Luiz AntônioPagot, que tirou férias após tero nome envolvido em denún-cias sobre um esquema de co-brança de propina no Ministé-rio dos Transportes.

Em nota, o ministro PauloSérgio Passos informou quetambém constituiu comissãode processo administrativo dis-ciplinar para apurar os fatos no-ticiados na edição de ontem dojornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a matéria, a Cons-trutora Araújo Ltda, da esposade Sadok, Ana Paula BatistaAraújo, tem contratos que so-mam pelo menos R$ 18 mi-lhões para obras em rodoviasfederais entre 2006 e 2011, to-das vinculadas a convênios como Dnit.

De acordo com o jornal, aconstrutora de Ana Paula é res-ponsável por obras em rodo-vias de Roraima e os contratostiveram aditivos que aumentamprazos e valores.Sadok disse ao

jornal que os contratos são como governo de Roraima e queforam realizados por meio de li-citação.

Na última segunda-feira(12), o ministro dos Transpor-tes disse que começaria sua ges-tão fazendo “ajustes” na pas-

ta, o que incluira a troca de no-mes do comando de órgãos li-gados ao ministério e mudan-ças na forma de contratação deprojetos para evitar irregulari-dades.

As mudanças nos Transpor-tes começaram após denúncias

publicadas pela revista Veja so-bre um esquema de cobrança depropinas no ministério. As de-núncias levaram o então minis-tro dos Transportes, AlfredoNascimento,pedir demissão docargo,que agora é ocupado porPaulo Sérgio Passos.

EM BAIXA

Isabela VieiraRepórter da

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO -Pesquisa divulgada ontem(15) pelo Instituto Brasilei-ro de Geografia e Estatísti-ca (IBGE) mostra mudan-ças nas migrações entre asregiões do país.O estado deSão Paulo não exerce a mes-ma atração de duas décadasatrás, e o Nordeste não émais a principal área de emi-gração.

De acordo com o levan-tamento, o número de mi-grações entre regiões vemapresentando queda. De1995 a 2000, 3,3 milhões depessoas deixaram a regiãoem que viviam. O númerocaiu para 2,8 milhões, entre

1999 e 2004,e chegou a 2 mi-lhões no período de 2004 a2009.

A região Sudeste, entre2004 e 2009, teve mais emi-grantes do que imigrantes(saldo de 12,4 mil) e o Nor-deste, de onde partia boaparte de pessoas em buscade melhores condições de vi-da em outras regiões do país,perde população em escalamenor.

A pesquisa tambémmostra que, na maioria dosestados brasileiros, o fluxode imigrantes e de emigran-tes é praticamente igual.Entre 1999 e 2009, mesmoáreas consideradas tipica-mente emigratórias ouaquelas potencialmenteatrativas registraram trocasequilibradas.

IBGE apontaqueda emmigrações entre regiões

Page 8: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

SOCIAL8 – Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

EM TECNICOLOROs arquitetos Liana e Leonardo Suassuna,

mãe e filho, viram e gostaram demais do quefoi mostrado na maior feira de arquitetura eambientação da América Latina, em São Pau-lo. Antenados com as novidades apresenta-das, destacam: a aplicação de laca coloridaem móveis das mais diversas tendências e es-tilos, cana da Índia usada em forrações de te-tos e paredes e muito acrílico transparente e emcores fortes aplicados em móveis, peças de-corativas e objetos utilitários bem ao estilodos anos 60. Um luxo!

TÁ BOM DEMAIS!

Quem é que não gosta de um bom descon-to? E quando a compra daquele sapato ou da-quela bolsa foi adiada por falta de espaço na agen-da e de repente do seu desejo repentino de con-sumo aparece na vitrine com desconto de até50%. É a conspiração do desejo com a oportu-nidade. Assim estão os itens da coleção de in-verno da Carmem Steffens, no Mossoró WestShopping. Os descontos se estendem às peçasmasculinas da marca - Raphael Steffens. Nãodá pra perder!

QUE ASSIM SEJA

Elas são a perfeita tradução do que o padrefalou ao pé do altar ̈ unidos na alegria e na tris-teza". Valney Moreira e Vânia Azevedo nasce-ram no mesmo dia - 18 de julho. Foi escritonas estrelas que os dois se encontrariam. Ante-cipamos votos de mil felicidades e parabéns!

@ Quem aniversaria hoje é Wanderlânio Car-olino, Igor Rosado do Amaral, Roberto Rosado eAgnelo Alves. Parabéns!

@ Hermes Paiva é o novo presidente do

Lions Club Mossoró Abolição. A posse acon-

teceu ontem, no Hotel Thermas, com a pre-

sença da maioria dos associados.

@A ex-governadora Wilma de Faria e a gover-nadora Rosalba Ciarlini disputam a "maternidade"da fábrica de cimento Mizu. Vamos combinar as-sim: uma gerou e a outra pariu. Caso não haja a-cordo chame o Rei Salomão!

@ Dorgival Dantas levou uma multidão ao

Tenda Music Club na última quinta-feira. A

casa ficou lotada de gente bonita e descola-

da. A festa viu o sol nascer.

@ Daliane Menezes,a Miss Rio Grande o Norte2011, faz bonito entre as candidatas ao título damulher mais bonita do Brasil. O concurso que vaieleger a Miss Brasil 2011 acontecerá no próximosábado(23), em São Paulo, e terá transmissão aovivo pela Band para todo o Brasil.

ArimateiaFonseca eLianaSuassuna na DellAno

Conceição eLavínia

Negreiros naDellAno

CURTA-METRAGEM

[email protected]

Pinto

Liberdade Shopping 1° piso CentroTEl. 3316-0679

Nenhum estado atingiu a meta de vacinação contrao sarampo a uma semana do fim da campanha

PREVENÇÃO

Mais de 8,6 milhões de crianças com idades entre 1 e 7 anos foram imunizadas, o equivalente a 83% do total estimado

CAROLINA PIMENTEL

Repórter da Agência Brasil

BRASÍLIA– A uma sema-na do fim da campanha de va-cinação contra o sarampo,maisde 8,6 milhões de crianças comidades entre 1 e 7 anos foramimunizadas em oito estados, oequivalente a 83% do total es-timado. A meta é vacinar 95%das crianças dessa faixa etária.Nenhum estado alcançou ameta até o momento.

Iniciada no dia 18 de junho,a campanha vai até a próximasexta-feira, dia 22, em Alagoas,Minas Gerais,Pernambuco,SãoPaulo, na Bahia, no Ceará, Riode Janeiro e Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde ante-cipou a vacinação nesses esta-dos por causa do grande fluxode turistas e da quantidade tam-bém elevada de brasileiros que

viajam ao exterior em julho,mêsde férias escolares. A Europa,por exemplo, enfrenta um sur-to da doença.Desde janeiro,fo-ram identificados mais de 6,5 milcasos de sarampo no continen-te,5 mil somente na França,con-forme dados da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS).

Minas Gerais é o estado queestá mais próximo de atingir ameta de cobertura,com 93,7%das crianças vacinadas (1,4 mi-lhão) até agora.O Rio de Janei-ro aparece com a menor cober-tura vacinal,apenas 67% (828,2mil doses aplicadas).

No restante do país, a cam-panha de vacinação contra osarampo vai de 13 de agosto a16 de setembro. O sarampo éuma doença contagiosa, e ossintomas são febre, tosse se-ca, manchas avermelhadas napele, coriza e conjuntivite. Avacina é o meio de prevençãomais eficaz. Campanha termina na próxima sexta-feira, dia 22

HABNER WEINER

Page 9: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

COTIDIANOMossoró (RN),

16 de julho de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

SABADO

RN É O SEGUNDO ESTADO DO NORDESTECOM MAIOR RETORNO DE IMIGRANTES

Nova realidade

A migração entre regiões dopaís perdeu intensidade na últimadécada e estados do Nordeste,além de reter população começa-ram a receber de volta os que dei-xaram seus estados rumo ao cen-tro-sul do país.O Rio Grande doNorte,de acordo com o levanta-mento divulgado pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), é o quinto Esta-do do país que recebeu de voltasseus imigrantes,no ano de 2009,com um percentual de retorno de

21,14% do total de pessoas quehaviam ido embora.

Em toda a região Nordes-te, o RN fica atrás somente dePernambuco, que no mesmoperíodo apresentou um índicede retorno de 23,61%. Para osociólogo Vanderlei de Lima,a explicação para essa "migra-ção invertida" seria a estabili-dade econômica vivenciada pe-lo Estado atualmente.

"Nos últimos anos, a esta-bilidade do Estado tem con-

tribuído para esse processo in-verso de migração. O RN temum grande potencial econômi-co,com atividades petrolíferas,agrícolas, o que gera oportu-nidade para as pessoas", diz.

Os dados divulgados peloIBGE mostram ainda que en-tre 1995 e 2000,período em quea região Nordeste apresentouas maiores perdas populacio-nal,o RN obteve um equilíbrioentre entrada (imigração) e saí-da (emigração) da população,

com um saldo migratório demais de seis mil pessoas.

Segundo o Instituto, o no-vo comportamento de migra-ção no RN se justifica,entre ou-tros fatores, pelas reduções dedeslocamentos da populaçãoem busca de trabalho e a fixa-ção dos imigrantes em buscade uma melhor qualidade de vi-da,visão essa compartilhada pe-lo sociólogo Vanderlei de Lima.

"As chamadas grandes me-trópoles estão saturadas e as

pessoas ao se deslocarem paraesses lugares geralmente se ins-talam na periferia, o que acabacomprometendo sua qualida-de de vida. E para se conseguiremprego, não há mais a neces-sidade de emigrar para outrosestados", destaca o sociólogo.

O estudo do IBGE tambémconsidera que o crescimentodas cidades com menos de 500mil habitantes,conforme dadosdo Censo 2010, pode ser credi-tado em parte às migrações. O

instituto chama o fenômeno,que vem ocorrendo nas últimastrês décadas,de "desconcentra-ção concentrada" na distribui-ção populacional no Brasil.

Os municípios com 500 milhabitantes ou mais aumenta-ram em quantidade quandocomparados com o ano 2000,passando de 31 para 38. Entreas cidades com altas taxas decrescimento (8% do total), ne-nhuma possui mais de 500 milhabitantes.

Segundo o IBGE, o RN é o quinto estado do país que mais recebeu de volta seus imigrantes no ano de 2009

KEINY ANDRADE/AE

Page 10: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

Governo sinaliza resposta à contraproposta feitapelos professores Uern para próxima semana

NEGOCIAÇÃO

Reitor da Universidade informou a categoria ontem que governadora pediu avaliação do impacto das reivindicações

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Sábado, 16 de julho de 2011

Ontem, os professores daUniversidade do Estado do RioGrande do Norte (Uern) re-ceberam informação do reitorMilton Marques, diretamentede Natal, de que a governado-ra Rosalba Ciarlini (DEM),emaudiência com ele, pediu queos secretários estaduais fizes-sem avaliação do impacto fi-nanceiro das reivindicações dacategoria.

Segundo informou o reitorao presidente da Associaçãodos Docentes da Universida-de (Aduern),Flaubert Torqua-to, a governadora também de-signou a vinda da equipe doGoverno a Mossoró, quintaou sexta-feira, para tentar re-solver o impasse com os pro-fessores, técnicos-administra-

tivos e estudantes da Uern.Os três segmentos estão em

greve desde o final de maio ereivindicam reajuste salarial,fortalecimento financeiro dauniversidade, melhores con-dições de ensino e aprendiza-do. A expectativa é de que ossecretários, na visita a Mosso-ró da próxima semana, tragamresposta à contraproposta dosprofessores.

Isso porque Rosalba Ciar-lini pediu avaliação do impac-to da contraproposta na fo-lha de pessoal do Estado. Osdocentes aceitam receberreajuste a partir de setembro,mas retroativo a abril - con-dição para o fim da greve. Es-sa contraproposta foi enca-minhada há quase duas sema-

nas ao Governo do Estado.O documento foi protoco-

lado na administração estadualpelo reitor Milton Marques,que atua como intermediadordos segmentos da universida-de.Ele inclusive,convocou au-diência com o comando de gre-ve para segunda-feira (18), às15h, na Reitoria, para repassaroficialmente o resultado daconversa com a governadora.

PROGRAMAÇÃOEnquanto não há acordo

para o fim da greve, a Aduernagenda mobilizações para apróxima semana, conformedeliberações de ontem. Emmeio à "judicialização" dosmovimentos sociais, quarta-feira (20), às 9h, haverá debate

sobre "Direito de Greve dosServidores Públicos", na sededa ADUERN Mossoró.

O professor LindocastroNogueira, assessor jurídico daentidade, será o expositor dotema. No mesmo dia, às 16h,o comando de greve volta a sereunir.Quinta-feira (21),às 9h,será realizada nova assembleiacom toda a categoria docentepara avaliar o movimento gre-vista. Na ocasião, serão repas-sados os informes sobre a ne-gociação com o Governo doEstado e Reitoria da Uern.

Sexta-feira (22), às 7h30, aAduern inicia o ciclo de"Acampamento Relâmpagoem Defesa da UERN". A ca-tegoria aprovou que a cada se-mana, o Sindicato iria a um

EVENTO

Comunidade Católica Boa Nova lança CD em proldas casas de recuperação de dependentes químicos

AVALIAÇÃO

Getran alerta que veículos de transporte escolardevem ser vistoriados até o final deste mês

HABNER WEINER

LUCIANO LELLYS

Os proprietários e permis-sionários de veículos que fazemtransporte escolar privado nacidade devem ficar atentos. Is-so porque a Gerência Execu-tiva do Trânsito (Getran) en-cerra, no final deste mês, a se-gunda vistoria dos veículos dafrota do município que atuamno transporte de estudantes.

Conforme Jaime Valderra-ma, gerente da Getran, a legis-lação brasileira de trânsito indi-ca que a inspeção dos veículosde transporte escolar deve serfeita duas vezes por ano.Segun-do ele, a primeira etapa foi rea-lizada no mês de janeiro e ago-ra no início do segundo semes-tre os veículos devem ser no-

vamente avaliados. "Então to-do motorista que presta o ser-viço ou proprietário do veícu-lo devem se apresentar à ge-rência.Solicitamos que não dei-xem para a última hora", frisa.

Jaime Valderrama ressaltaque os condutores flagradossem o selo de vistoria serão ini-cialmente advertidos e entre

as penalidades poderá até per-der a permissão para atuar notransporte escolar. "Por issolembramos em relação à ine-rência do processo de vistoriados veículos", conclui.

De acordo com o chefe dosetor de vistoria da Getran,Ge-raldo Elias, apesar de o pro-cesso de inspeção ter iniciado

no dia 1º de julho,nenhum dosproprietários dos 14 veículoscadastrados que compõem afrota local de transporte esco-lar compareceram ao órgão pa-ra a vistoria.

"Já no primeiro semestre to-dos compareceram à Gerênciade Trânsito para a vistoria.Masé bom lembrar que para o veí-

culo ser submetido à vistoria,é necessário um atestado me-cânico comprovando que o veí-culo está em boas condiçõesnos seguintes equipamentos:motor,câmbio, freios, suspen-são e possuir a faixa padrão decor amarela com preto, fixadana lateral do veículo", orientaGeraldo Elias.

A Comunidade CatólicaBoa Nova, que realiza um tra-balho de apoio à recuperaçãode dependentes químicos, lan-ça hoje, 16, às 19h30, no Tea-tro Municipal Dix-huit Rosa-do, o CD intitulado "FilhoAmado".

De acordo com a coordena-dora da Casa de Missão deMossoró, irmã Regiane Farias,a renda do evento será reverti-da para as casas de recuperaçãode Recife e Natal. Os ingres-sos estão sendo comercializa-

dos no teatro municipal, na Li-vraria Rainha da Paz e na sededa Comunidade Boa Nova, lo-calizada na avenida Integração,nº 1.285, Santa Delmira.

"A senha para estudantecusta R$ 5 e inteira é R$ 10. Émuito importante que a popu-lação ajude a causa. Esta o-bra musical é resultado daconvivência do fundador daComunidade Católica BoaNova em Mossoró,Hamilton,com dependentes químicosque passaram por trabalho de

recuperação", explica.Apesar da crescente procu-

ra por auxílio na recuperaçãodas drogas, a Missão Mossoró,que existe há oito anos, aindanão conta com uma casa de re-cuperação na cidade. "Nossoobjetivo é conseguir até o finaldo ano uma casa para locar a fimde acolher essas pessoas queprecisam muito de ajuda. Temaumentado muito o número depessoas procurando nossoapoio para se curar das drogas.Em média diariamente cinco

pessoas têm nos procurado",revela irmã Regiane.

A coordenadora destacaque,além de ajudar centenas depessoas na libertação das dro-gas, a Comunidade CatólicaBoa Nova apoia as famílias emáreas carentes como a Favelado Fio e Parque das Rosas."Nas quintas-feiras distribuí-mos sopa para as pessoas nasproximidades do MercadoCentral e nas sextas-feiras a dis-tribuição da sopa ocorre na se-de da Boa Nova", conta. Lançamento será realizado no Teatro Dix-huit Rosado

Presidente da Aduern, Flaubert Torquato

bairro para mostrar a realida-de da universidade, bem co-mo os trabalhos desenvolvidos

pela instituição. As atividadescomeçam pela praça do Mer-cado Central, Centro.

Page 11: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

GERAIS Sábado, 16 de julho de 2011 - 3www.omossoroense.com.br

Sinte insistirá no diálogo e em recursos judiciaisGREVE

Sindicato fará ato político hoje, na convenção do DEM de Mossoró, tentando sensibilizar a governadora

COSERN

SESSÃO

Tentativa de roubo em chave fusível corta fornecimento de energia Mais uma vez, o forneci-

mento de energia no centro dacidade foi interrompido, namanhã de ontem, 15. De acor-do com a Companhia Energé-tica do Rio Grande do Norte(Cosern), o fornecimento foisuspenso devido a tentativa defurto de uma chave fusível em

um poço da Companhia deÁguas e Esgotos do Rio Gran-de do Norte (Caern), localiza-do na rua José Negreiros, es-quina com a avenida JerônimoRosado, o que provocou cur-to-circuito e a desativação doalimentador.

A queda de energia ocorreu

às 8h31 e, na sequência, a Co-sern deslocou equipes ao local,corrigindo o defeito e restabe-lecendo o fornecimento às9h05.

Segundo a Cosern, roubosde materiais elétricos têm sidofrequentes. E além de causarprejuízos financeiros à empre-

sa e à população,acarretaria emriscos à vida dos próprios in-fratores, já que na maioria doscasos as redes estão "vivas",ouseja, com energia elétrica sen-do transmitida.

"A Cosern pede desculpaspelo transtorno e solicita à po-pulação que ajude a fiscalizar

atos desta natureza,denuncian-do ocorrências de vandalismose roubos de equipamentos elé-tricos, através do telefone gra-tuito 116",disse a assessoria decomunicação institucional daCosern.

Essa é a segunda vez emmenos de uma semana que o

fornecimento de energia nocentro da cidade é suspenso,já que na terça-feira, 12, umafalha em um dos equipamen-tos da Cosern provocou a que-da de energia durante aproxi-madamente duas horas, acar-retando enormes prejuízos àpopulação.

Cineclube exibe documentárioda Uern "Pátria Armada Brasil"

O Cineclube Mossoróexibirá hoje o documentá-rio "Pátria Armada Brasil",produzido por alunos doDepartamento de Comuni-cação Social da Universida-de do Estado do Rio Gran-de do Norte (Decom/Uern). A sessão terá inícioa partir das 19h, e tem co-mo sede o Hotel VillaOes-te. Na mesma sessão seráexibido o filme nacional "Oque é isso, companheiro?".

Com 22 minutos, o do-cumentário mossoroense"Pátria Armada Brasil"mostra o depoimento dequatro personagens quemoram em Mossoró e so-freram torturas e outras vio-lências durante a ditaduramilitar no Brasil.

O curta-metragem, lan-çado oficialmente na últimasexta-feira (15), já ficou emprimeiro lugar na Exposi-ção de Pesquisa Experimen-tal em Comunicação (Expo-com) Nordeste, realizadono dia 17 de junho em Ma-ceió-AL. O documentário

também será exibido no In-tercom Nacional, impor-tante congresso de comuni-cação da América Latina,que este ano será realizadoem setembro, em Recife-PE.

Segundo a diretora docurta,Marbenes Maia,estu-dante de Comunicação So-cial na Uern, a boa coloca-ção no Expocom foi rece-bida com surpresa por to-da a produção.

"Não esperávamos, poisrealizamos um projeto sempretensão, mas recebemos oresultado com muita alegria.Nós competimos com traba-lhos de nível muito elevado,foi uma surpresa", ressalta.

Logo após a exibição dodocumentário mossoroen-se, será exibido o filme na-cional "O que é isso, com-panheiro?". Lançado em1997, o drama de 105 mi-nutos, é dirigido por Bru-no Barreto. A sessão seráencerrada com a realizaçãode um debate sobre as pro-duções.

A direção do Sindicato dosTrabalhadores em Educaçãodo Rio Grande do Norte (Sin-te/RN) nega queda de braçocom a Justiça por conta da de-cisão da entidade de recorrerda sentença do Tribunal de Jus-tiça do Rio Grande do Norte(TJ/RN) pelo fim imediato dagreve, com base em ação mo-vida pelo Governo do Estado.

O coordenador regional deMossoró,Rômulo Arnaud,fri-sa que o recurso é um direito

do sindicato e que a decisão derecorrer visa ao atendimentode reivindicação dos professo-res, já que o governo preferiurecorrer à via judicial ao invésde continuar negociação coma categoria, em greve há maisde 70 dias.

"A assessoria jurídica doSinte entrará com recurso nopróprio Tribunal contra limi-nar, já que os desembargado-res não julgaram o mérito daação do governo, mas conce-

deu tutela antecipada pedidapelo Executivo", explica Ar-naud,acrescentando que a gre-ve continua por tempo indeter-minado.

Ele diz lamentar a inicia-tiva do governo estadual derecorrer à Justiça, o que, se-gundo ele, revela falta de ha-bilidade política e posturaautoritária da administraçãoestadual. "É lamentável es-sa postura de 'judicializar'a greve, mas vamos resistir

e insistir no diálogo e usartodas as possibilidades derecursos judiciais", assegu-ra.

Grevistas da Educação fa-zem protesto hoje na conven-ção do diretório municipal doDEM, no centro da cidade, naexpectativa de que a governa-dora Rosalba Ciarlini (DEM)apareça e queira dialogar. Amobilização será reforçada porprofessores da Universidadedo Estado do RN (Uern).

Sindicalistas resistem à pressão do Governo do Estado

HABNER WEINER

Page 12: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

E TOME XOTEO cantor Dorgival Dantas foi o responsável pelo recorde

de público na boate Tenda Music Club. Na última quinta-feira o ritmo forrozeiro embalou os inúmeros fãs durante maisde duas horas de música, energia e descontração. Nem ocalor tirou o bom humor do artista, que cantou suas com-posições conhecidas em todo o país e recebeu no palco ocantor Gianinni Alencar. Depois, os festeiros dançaram aosom de Forró dos 3. A Produtora Auge gravou todos os mo-mentos.

CERIMÔNIAOs noivos Nélio Chaves e Dayanne Lima, filhos de Nel-

son Chaves e Iara Menezes, Gerson Lima e Eliane, respecti-vamente, trocam alianças durante cerimônia hoje, às 19h, noKikos Eventos. Lenilson Marques assina a decoração, FábiaSoares é a responsável pelos doces e bem-casados, EduardoKennedy vai registrar os momentos, e a banda Forró Salga-do promete animar a festa.

SERRAS POTIGUARESNo Hotel Portal da Serra, em Portalegre, acontece hoje,

às 19h, a solenidade de abertura do Festival de Fondue nasserras potiguares. A gastronomia suíça, o ambiente serrano eo período mais frio naquela região são propícios ao públicoque tem como opção a 11ª edição do evento, prolongado atéo mês de agosto. Hoje, João Sabino, proprietário da Rede deHotéis Sabino, vai comandar uma série de homenagens, coma entrega de medalhas e comendas. Bom demais.

CURSOS GRATUITOSO Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sis-

tema Fecomércio, por meio do Sesc/RN, está oferecendo1.500 vagas em cursos gratuitos, voltados para comerciáriose dependentes, e estudantes da rede pública de educaçãobásica na faixa salarial exigida pelo programa. O Sesc investiucerca de R$ 500 mil para possibilitar a oportunidade àquelesque querem ingressar no mercado de trabalho. Para saber oscursos oferecidos nas unidades do Sesc e Senac em Natal,Mossoró,Macaíba e outras cidades,acesse www.sescrn.com.brou ligue (84) 3316-3665.

SOCIAL4 – Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

Flashes VIPs

Os noivos Nélio Chaves e Dayanne Limatrocam alianças durante cerimônia logo

mais à noite, no Kikos Eventos

Vivas para o jornalista Carlos Pedro,que completa idade nova hoje. Aqui,ao lado da namorada Thatiana Leite

Fabiana Sá e Nara Lis Benigno durante o show de Dorgival Dantas, na boate Tenda

Isaac Alcântara e Sarah Raquel ao som deDorgival Dantas, na Tenda Music Club

- A coluna está em festa com a passagem doaniversário de Ígor Rosado do Amaral,Lia LessaLima, Pacelly Rodrigues, Nayara Souza, Cristi-na Barrocas Rosado, Neide Carlos, Wander-lândio Carolino,o jornalista Pedro Carlos,Héri-ka Maria, Ravana Santos, Denise Fontes. Tudode bom.

- De idade nova neste domingo: JúniorCezário, Bruno Sá, Jofre Barreto, LaurienyAvelino, Lane Cardoso, Kadu Ciarlini,Monique Dias, Marcelinho Cardoso, Bár-bara Thaynná e Camila Almeida.

- Muita gente bonita circulou no show deDorgival Dantas, na Tenda. Na ala feminina:Vanessa Farias, Mariana Cardoso, LudmilaAmorim, Karla Soriano, Valeska Amorim, AnaClécia Gadelha,Sarah Barreto,Camila Barbalho,Sue-Elen Queiroz, Fabiana Sá, Renata Alencare Jéssica Lobato.

- Luan Freire comandou turma anima-da de Apodi, na Tenda: Lumila Freire eSérvulo Marciano, Luma Freire, JúniorPraxedes, Jéssica Batista, Felipe Freitas eMarília Marinho, e muitos outros.

- Durante sua apresentação, o cantor Dor-gival Dantas anunciou que será uma das atraçõesdo Mossoró Mix 2011.Já a agenda da banda For-ró dos 3 inclui show juntamente com a cantoraPaula Fernandes e a dupla Ítalo e Renno, no dia7 de setembro, no Porcino Park Center. Volto.

- O 2º Batalhão da Polícia Militar do RioGrande do Norte, em Mossoró, vai sediarhoje, às 10h, a solenidade de formatura decem soldados que atuarão em Mossoró,JoãoCâmara e Assú.

- O engenheiro Wagner Freire comemora aaprovação em primeiríssimo lugar no concur-so da Infraero. Assim que tomar posse, vai pas-sar a residir em Natal com a sua esposa ÍsisMarques.

Perfil CabelosRua: João da Escóssia, 340 -

Shopping PorcinoSala 01 - Nova Betânia - Mossoró/RN

Tel. (84) 3316 - 4142 / 8722 - 7690 / 9411 - 5166

Page 13: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

GERAIS Sábado, 16 de julho de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

Energia de Unidade de Educação Infantil domunicípio é cortada por falta de pagamento

NO QUIXABEIRINHA

DIVERSIDADE

TRISTEZA

Bandas de rock ganhamespaço no cenáriomusical mossoroense

Débito de R$ 911,92 da Prefeitura Municipal de Mossoró com a Cosern estava acumulado há quatro meses

A Unidade de Educação In-fantil Quixabeirinha II, na ruaJosé Materno Rebouças, 7, Ae-roporto II (Quixabeirinha), te-ve sua energia elétrica cortadana manhã de ontem, 15. O dé-bito da Prefeitura Municipal deMossoró (PMM) com a Com-panhia Energética do Rio Gran-de do Norte (Cosern) estavaacumulado há quatro meses,to-talizando R$ 911,92,correspon-dentes a março, abril, maio ejunho.

De acordo com a gerenteexecutiva da Educação, IedaChaves,o problema ocorreu de-vido ao não repasse das faturaspelo proprietário do prédio à Se-cretaria Municipal de Adminis-tração."Os papéis não estavamsendo encaminhados à secre-taria responsável pelo paga-mento de todas as faturas domunicípio, sendo que somentea primeira fatura é entregue àGerência de Educação, o quetambém não aconteceu",expli-ca.

A gerente diz ainda que a Co-sern se precipitou ao suspendero fornecimento de energia daforma como ocorreu."A Com-panhia deveria pelo menos teremitido uma notificação antesde cortar a energia de um pré-dio público, onde estão arma-zenados alimentos", diz IedaChaves.

O prédio onde funcionaatualmente a Unidade de Edu-cação Infantil QuixabeirinhaII está ocupado pela prefeitura

Em uma cidade onde umdos estilos musicais predo-minantes é o forró, as ban-das de rock começam a ga-nhar espaço entre o públicomossoroense.Os fãs do rockin roll,que antes reclamavamda ausência de grupos quepudessem preencher o espa-ço disponível em Mossoró,agora contam com algumasopções como, por exemplo,a banda Sfinge,que está com-pletando um ano de sua at-ual formação.

Composta hoje por seisintegrantes, a Sfinge foi cria-da em 1999, mas sua forma-ção original durou poucomais de um ano. Inicialmen-te, a banda desenvolvia umtrabalho voltado mais espe-cificamente para o pop, sen-do que atualmente a Sfingeé caracterizada por um esti-lo mais pesado de rock in roll."Esse novo estilo faz parte datendência de cada um doscomponentes. Muitas pes-soas associam rock à bader-na, mas esse preconceito es-tá sendo quebrado", afirmao guitarrista e vocalista dabanda, Cléber de Márzio.

De acordo com o tam-bém vocalista Robson Ré-gis, o público tem aprova-do o novo estilo da banda."Nos nossos shows temospercebido a presença depessoas com idades entre 40e 50 anos, e o público se en-volve com as apresenta-ções", diz. Para Cléber deMárzio, a performance da

banda nos palcos tambémcontribui para que o públi-co se identifique com a Sfin-ge. "Os músicos ficam mui-to à vontade, nosso traba-lho é uma brincadeira comseriedade", conta.

A Sfinge realiza em mé-dia três shows por mês e járecebeu convites para seapresentar em Natal e emFortaleza. "Como estamoscom uma proposta total-mente diferente,a aceitaçãoocorreu de forma devagar,mas o público tem acom-panhado nosso trabalho",frisa o vocalista Cleber.

A banda busca inspi-ração em grandes nomes dorock in roll internacional,como os Guns N' Roses,Scorpions e Iron Maiden."Nosso estilo é uma sínte-se dessas influências", des-taca Cléber.

O próximo objetivo daSfinge, nome aliás inspiradona capa de um dos CDs dabanda Iron Maiden, é lançarum DVD com a apresenta-ção do grupo."Acreditamosque até o final do ano o DVD,que vai ser gravado em Mos-soró,será lançado.Nosso tra-balho chegou a um pontoque isso se tornou necessá-rio,e as pessoas cobram",dizo vocalista Cléber.

Além dos vocalistas Clé-ber de Marzio e Robson Ré-gis, a banda é composta porYuri Alves (baixo), Vivi (te-clado), Kecinho (baterista)e Schumeiker (guitarra).

Corpo da professora Fernanda Jalles serásepultado hoje no cemitério Novo Tempo

Será sepultado hoje, às9h, o corpo da professoraAntonia Fernanda Jalles,uma das vítimas do aciden-te com o voo 4896, onde 16pessoas morreram após aqueda da aeronave da em-presa NoAr. O corpo de Fer-nanda será enterrado no ce-mitério Novo Tempo, emMossoró.

De acordo com familia-res, a professora já havia ex-ternado o desejo de ser se-pultada na cidade, uma vezque ela era natural de Mos-soró, onde viveu até a suaadolescência. O corpo da

professora da UniversidadeFederal do Rio Grande doNorte (UFRN) foi identifi-cado na noite da última quin-ta-feira (14).

Fernanda era casada, emãe de três filhos. Seu cor-po foi velado em Natal, nacapela central do cemitérioMorada da Paz, em Emaús.

Das 16 vítimas do aciden-te com o voo 4896, da em-presa aérea NoAr, 13 já fo-ram identificadas pelo Insti-tuto de Medicina Legal dePernambuco (IML) até o iní-cio da noite de ontem. Dezcorpos já foram liberados.

Fornecimento de energia foi reativado no final da tarde de ontem

Professora morreu em acidente aéreo esta semana

HABNER WEINER

REPRODUÇÃO

desde fevereiro, mas, segundoIeda Chaves, o contrato com oproprietário do imóvel só foi as-sinado em maio. "Os trâmitesburocráticos fizeram com que ocontrato só fosse assinado nes-se período", conta a gerente.

O fornecimento de energia

na Unidade foi reativado no fi-nal da tarde de ontem. "Nós re-gularizamos a situação, e solici-tamos que a energia fosse reli-gada, já que existem no local ali-mentos que precisam ser con-servados",destaca a gerente,quecomplementa: "A unidade está

em recesso, e por isso o proble-ma não atingiu os alunos. Asaulas só serão retomadas se-gunda-feira".

A Unidade de Educação In-fantil do Quixabeirinha II aten-de hoje cerca de 209 criançasdo bairro.

Page 14: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Sábado, 16 de julho de 2011

Luiz Felipe Scolari completa um ano do seu retorno ao Palmeiras

ANIVERSÁRIO

Também nesta temporada, o desempenho de Felipão o coloca como o melhor técnico que o clube já teve nos últimos 10 anos até o momento

Felipão já conquistou seis títulos pelo Verdão

Casemiro acredita que qualidade do grupo irá suprir semana que ficou fora do clube

Casemiro aposta no entrosamento para vencer o Internacional

SÃO PAULO

O volante Casemiro passoua semana com a seleção brasi-leira sub-20 na Granja Comary,no Rio de Janeiro. Neste sá-bado, o camisa 8 será liberadopelo técnico Ney Franco e vaise juntar à delegação são-paulina,que irá enfrentar o In-ternacional, amanhã, em Por-to Alegre.

Mesmo sem treinar com osseus companheiros,Casemiroacredita que o entrosamentoestará afiado. Além de já co-nhecer todos, a equipe titulardeverá ser a mesma que ven-ceu o Cruzeiro no último fimde semana por 2 a 1, no Mo-rumbi.

"Eu treinei a semana todaaqui na seleção, mas isso nãofará diferença,pois estamos jo-gando juntos há muito tempono São Paulo. Já estou acostu-mado com estes jogadores. Aqualidade do grupo é muito

Luiz Felipe Scolari conti-nua acumulando recordes pe-lo Palmeiras: nessa sexta-feira, ele completou um anode seu retorno ao clube. Em15 de julho de 2010, Felipãoacompanhou das tribunas avitória de 2x1 sobre o San-tos, no Pacaembu, e três diasdepois, dirigiu pela primeiravez o Verdão na partida con-tra o Avaí, em Florianópolis.Essa é a segunda passagemdele pelo Palmeiras -a primei-ra foi entre 1997 e 2000. Naúltima rodada, contra o San-tos, o treinador completou330 jogos pelo clube, soman-do 165 vitórias, 86 empates e79 derrotas.

No total, foram seis títulosalcançados, três deles inédi-tos: a Copa Libertadores de1999 e a Copa do Brasil e Mer-cosul de 1998. Ele tambémconquistou o Torneio Rio-SPde 2000 e o Torneio Naran-ja, realizado na Espanha, em1997, e o Troféu Maria Qui-téria, disputado na Bahia, nomesmo ano.Nesse período,otreinador também chegou emoutras cinco decisões: foivice-campeão Brasileiro (97),vice-campeão Mundial, Pau-lista e Mercosul (99) e vice-campeão da Copa Libertado-res (2000).Mesmo tendo dei-

xado a equipe em meados de2000, foi o consultor do seuauxiliar,Murtosa,na conquis-ta da Copa dos Campeões dis-putada no Nordeste no mes-mo ano, que valeu a classifi-cação para a Libertadores.

Neste ano, no dia 22 de ju-nho, o treinador palmeirensecompletou 14 anos de sua es-treia no comando do Palmei-ras: a partida foi contra o Cal-

das-GO,em um amistoso rea-lizado em Caldas Novas-GO,local em que a equipe fazia apré-temporada visando a dis-puta do Campeonato Brasilei-ro. O Verdão venceu por 2x0,gols dos atacantes Cris e Ed-mílson.

Também nesta temporada,o desempenho de Felipão ocoloca como o melhor técni-co que o Palmeiras já teve nos

últimos 10 anos até o momen-to, com aproveitamento de72% nos 38 jogos realizadosno ano.Ele conquistou 82 dos114 pontos possíveis.

Contra o Flamengo, adver-sário da próxima rodada doCampeonato Brasileiro, Feli-pão já fez 10 partidas coman-dando o Palmeiras: são 4 vi-tórias, 4 empates e 2 derrotas(19GP, 14GC).

boa e isso só facilita em cam-po", ressaltou o são-paulino.

Com 18 pontos, o TricolorPaulista é o terceiro colocadono Campeonato Brasileiro.Es-ta será a última partida de Ca-

semiro. Depois, ele ficará emdefinitivo na seleção sub-20 pa-ra a disputa do Mundial. Masantes, o camisa 8 quer deixar oSão Paulo bem colocado.

"Meu pensamento é esse.

Minha cabeça estará no SãoPaulo e vou procurar fazer omeu melhor. Depois do jogocontra o Internacional, pen-sarei na seleção novamente",concluiu o são-paulino.

Page 15: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

O treinador Muricy Ramalho empunhou também a bandeira daqueles que reclamam do calendário de com-petições do futebol brasileiro. A queixa é quase geral, mas acho difícil em pouco tempo a mudança na cultura defechar a temporada, por exemplo, no mês de dezembro. Por enquanto, vale a discussão.

Atacante do ABC faz alerta para não relaxar contra o Duque de CaxiasFRASQUEIRÁO

AMADORISMO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Dia de fazer o dever de casa e, de preferência, sem erros. Mais uma vez na esperança deacompanhar seu time crescendo dentro do Campeonato Brasileiro da Série B, o torcedor do

ABC espera não se decepcionar. A última lembrança no Frasqueirão não é das melhores, por is-so a torcida espera que o time faça diferente. No entanto, tem razão o atacante Leandrão, quan-do alerta para o fato de, mesmo estando o Duque de Caxias(RJ) na última posição, não deve serencarado com descaso. Tem que ir para cima, porém sem descuidar da marcação. Futebol cos-

tuma pregar peças negativas naqueles que perdem o foco.

EM TIME QUE ESTÁ VEN-CENDO NÃO

SE MEXETrês jogos e três formações diferen-

tes da seleção brasileira na Copa Améri-ca. Para a partida de amanhã a discussãoé mudar ou não o time mais uma vez?Bom, é verdade que não convenceu, masse venceu, não precisa mudar.

Na verdade, repito, o que precisa mes-mo é mudar a atitude em campo. Olha ojogador Alexandre Pato, foi criticado, re-conheceu que não estava jogando bem ereagiu.Sendo assim,basta organizar a saí-da de bola para não ficar dando tantos pas-ses para trás e, no mais, é partir para ci-ma, pois não falta talento.

TREINOSAté o dia 24, data de estreia na Série C

do Brasileiro, o time do América de Na-tal viverá apenas a rotina de treinos, na-da de amistoso. Teve até quem se empol-gasse pelo o fato do América meter 5 a 0no Cruzeiro de Macaíba. Se for para fan-tasiar, é melhor seguir a ordem do trei-nador e deixar o time treinando.

A turma do kite surf segue a passos largos preparando o Campeonato Mossoroense.Aguardem.A ini-ciativa privada é quem salva um pouco o nosso litoral com eventos esportivos. O poder público segue inerte.AMANHÃ começa a Série D do Campeonato Brasileiro. Tem Alecrim e Santa Cruz do Rio Grande doNorte.

Toque EsportivoEDITAL

Fiquemos agora no aguardo do edital de aber-tura da licitação para os interessados na permu-ta do estádio Nogueirão.É importante que nes-te material já possa constar também, se for le-galmente possível, a proposta do novo local deedificação do estádio.Digo isso levando em con-sideração o que foi discutido em reunião reali-zada na quarta-feira. Parece que a reforma emunicipalização saiu da pauta.

CEDENDOAntes a diretoria do Santos não admitia se-

quer discutir a negociação do jogador Neymar.Mas aos poucos vai cedendo. A pressão maioré do Real Madrid e, com muito dinheiro em jo-go, os dirigentes santistas já pedem ao clube es-panhol o direito de definir uma data para libe-rar o atleta.Será que vai ao mundial de clubes semo seu principal nome?

PALESTRAAntes de deixar Mossoró para retornar ao

futebol dos Emirados Árabes, o jogador PauloJúnior tem passado um pouco da sua experiên-cia para a garotada que sonha com a carreira deatleta profissional. Esta semana proferiu pales-tra para a turma que frequenta o projeto Cra-que do Futuro, da Prefeitura de Mossoró.

CALENDÁRIO

O time do ABC volta a cam-po hoje, no estádio Frasquei-rão, quando enfrentará o Du-que de Caxias/RJ, em jogo vá-lido pela 11ª rodada do Cam-peonato Brasileiro da Série B.Apesar da situação do adver-sário, que ocupa a última colo-cação na tabela, o atacanteLeandrão alerta para os perigosdo confronto. Em casa, a me-ta alvinegra é somar mais trêspontos e conquistar uma posi-ção melhor na competição.

“Esse é um jogo muito pe-rigoso. Muitos estão pensan-do que o Duque de Caxias é pa-to morto,pela situação em quese encontra, mas estão enga-nados”, destacou o atacante,dentro daquela lógica de queé melhor prevenir do que re-mediar. Lembrou Leandrãoque, apesar da última coloca-ção, os cariocas possuem umaequipe que ataca muito, combons jogadores, experientes, epor isso o alvinegro precisa es-tar concentrado, focado, paranão ser surpreendido em ple-

Alvinegro natalense vem de excelente resultado e quer mais três pontos para entrar no G-4

América treina hoje no CT de Parnamirim e fecha a semanaTREINO

Depois da movimentaçãode ontem à tarde o elenco doAmérica de Natal volta aos trei-nos hoje pela manhã para fe-char a semana de atividade noCT Abílio Medeiros, na cidadede Parnamirim. A vitória porgoleada no amistoso da tardede quinta-feira, 5 a 0, no Cru-zeiro de Macaíba, foi conside-

rada muito positiva pelo técni-co Flávio Araújo. Para o trei-nador, vencer bem, às véspe-ras do início de uma competi-ção importante, é muito posi-tivo.

Em entrevista ao site do clu-be, o treinador avaliou o jogo-treino do meio de semana."Nocomeço do jogo tivemos um

pouco de dificuldade,apesar defazermos um gol logo no iní-cio,mas aos poucos fomos nossoltando. No segundo tempoficamos mais à vontade, comjogadores com característicasmais específicas a equipe se sol-tou mais.Mas é importante ven-cer, porque com vitória o jo-gador adquire autoconfiança e

com isso passa a jogar mais",declarou.

O treinador afirmou queainda está analisando o elencoe que irá utilizar a semana an-tes da estreia para definir o ti-me titular. "Já temos algumasdúvidas em relação a algumasposições e vamos no decorrerda próxima semana quem vai

jogar em cada posição.Mas va-mos procurar definir, porquequanto mais rápido definir me-lhor",explicou.A partir de ago-ra,sem amistosos,serão apenastreinos para o técnico tirar suasconclusões.

Nos treinamentos, FlávioAraújo diz que está trabalhan-do as jogadas específicas e es-

pera poder conseguir desenvol-ver sua forma de jogar."Para jo-gar em casa, o time tem que serinteligente. Fora de casa vocênão pode jogar só atrás,tem quealternar e com isso confundira marcação do adversário. Issoé importante, pois temos quedificultar a posse de bola doadversário", detalhou.

Atacante Leandrão pede cautela aos companheiros

ESPORTE Sábado, 16 de julho de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

no Frasqueirão.Dentro de campo, reforça o

artilheiro,independente da clas-sificação é necessário que se te-nha muito cuidado e atenção re-dobrada, pois não será um jo-

go fácil.Leandrão diz que o gru-po trabalhou forte durante a se-mana e espera fazer um bom jo-go.“Estamos vindo de um bomresultado fora de casa e sabe-mos que outra vitória nos co-

loca em boa condição na tabe-la e na competição. Estamostreinando forte,vamos nos con-centrar e espero que façamosum bom jogo e consigamosmais três pontos”, finalizou.

No futebol amador a jorna-da aberta ontem com o CopãoSub-40 do conjunto Santa Del-mira, tem sequência hoje nestetorneio e também com bola ro-lando pela Taça Cidade de Mos-soró, Copão Belo Horzonte,Abolição I, Britagel, Afesam eSindicato da Construção Civil.Hoje, no Santa Delmira jogam:Jairo Equipadora x Umec, Es-petinho do Ivan x Três Irmãos,arbitragem de Josué Araújo eGilberto Carneiro, começan-do às 18h.

No Abolição,Mercantil 6 deJaneiro x Mossoró Acessóriose Alex do Frango x UniversalTratores,arbitragem de Gilber-to, Josué Araújo e Henrique Al-ves. Amanhã, S.E. Redenção xPanificadora Diogo,arbitragemde Gilberto Carneiro, Luiz

Gonzaga e Morais Suassuna.NaBritagel, Esperança x Esportee Cruzeiro x Serrote,arbitragemde Henrique Alves e Josué Araú-jo, começando às 8h. Na Afe-sam, apita Dauri da Silva.

Na Taça Cidade de Mosso-ró serão cinco jogos de hoje atésegunda-feira. Neste sábado,Mossoró x Brasiliense, seguidode Areia Branca x Upanema.Amanhã, SPM x Felipe Guerrae Baraúnas x Tibau, fechandona segunda-feira, com Potiguarx Palmeiras. Fechando a jorna-da do futebol amador, peloCampeonato do Sindicato daConstrução Civil, jogam: ProelEngenharia x Sintracomm,Mossoró Empreendimento xWSC Empreendimentos,Mer-cantil Josete x CDA e LDA xK-Motors.

Jornada do futebol amador nofinal de semana em Mossoró

Page 16: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

Casa da governadora Rosalba Ciarlini éinvadida por ladrão durante a madrugada

OUSADIA

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Sábado, 16 de julho de 2011

A residência da governado-ra Rosalba Ciarlini, localizadano sítio Cantópolis,às margensda avenida Leste-Oeste, cen-tro da cidade, foi invadida porum elemento que roubou apa-relhos de som e eletrodomés-ticos. O roubo aconteceu namadrugada de ontem e foi per-cebido pelo caseiro que faziaa segurança do local, tendo eleacionado a polícia e o ladrãopreso em flagrante.

Segundo informações, aresidência onde a governado-ra morou por muitos anoscom a família hoje está prati-camente fechada. Lá moraapenas o caseiro RaimundoBrito,que por volta das 3h ou-viu barulho de vidros quebra-dos e depois de se esconder nobanheiro acionou a polícia pe-lo celular. Na ocasião, o casei-ro foi orientado pela Polícia Mi-litar a permanecer dentro da ca-

“Naldinho, armado com uma espingarda caseira, invadiu o sítio e tentou roubar eletrodomésticos

A Polícia Federal prendeuem flagrante na quinta-feira(14),dentro de uma agência daCaixa Econômica Federal, nocentro de Natal,um auxiliar decorte e costura, 23, natural deItapiúna (CE) e uma decora-dora, 39, nascida em Limoei-ro do Norte (CE). Eles sãoacusados de tentativa de frau-de contra terceiros e em seupoder foram apreendidos R$7.720,00 em dinheiro, che-

ques, cartões de crédito e ce-lulares.

Segundo a PF, a prisão foipossível após os caixas descon-fiarem do casal que tinha iden-tidade expedida em outro esta-do da Federação e coincidente-mente apresentara para descon-to no guichê, cheques de valoralto. Nos saques, verificaram-se diferenças nas assinaturascom a ficha de autógrafo dosemitentes.

Com a desconfiança, aagencia entrou em contato te-lefônico com os correntistastitulares, que confirmaramque os cheques pertenciamrealmente a eles, porém nãohaviam sido emitidos pelos ti-tulares.

A CEF então acionou osseguranças da agência e tam-bém policiais militares paraimpedir que o casal deixassea agência, uma vez que a equi-

pe da PF já estava a caminho.Com a chegada dos poli-

ciais federais, os acusados fo-ram interrogados e revistados.Na ocasião, estavam de possedo material utilizado para aprática de clonagem de che-ques e disseram que haviam re-cebido os documentos, che-ques e cartões de um "desco-nhecido" na cidade de Mara-canaú, região metropolitanade Fortaleza.

OPERAÇÃO

PF prende casal acusado declonagem de cheques em Natal

Policiais da 7ª DelegaciaRegional de Polícia Civil dePatu prenderam na tarde dequinta-feira (14) um trioparaibano acusado de váriosassaltos. Francisco Celso daSilva,26,Benedito Wilker daSilva, 25, e Ailton MarceloAquino, 25, foram detidosem uma barreira policial naRN-501, que dá acesso aBelém do Brejo do Cruz(PB).

Segundo informações,por volta das 13h, os polici-ais perceberam os elemen-tos em atitude suspeita. Após a abordagem o trio con-duzia dois revólveres calibre32 municiados, dois celu-lares e uma pequena quan-tidade de maconha. Os trêsjá tinham passagem pelapolícia.

Conduzido à 7ª DP, elesconfessaram que estavam re-unidos esperando uma lig-ação de um comparsa deBelém do Brejo do Cruz paraassaltarem um comerciantenaquela cidade.

O trio foi autuado emflagrante por porte ilegal de

EM PATU

Trio paraibano presoacusado de cometerassalto na região

Casa de Rosalba Ciarlini, invadida por... ... "Naldinho", preso em flagrante.

Trio preso em Patu.

OCAMERAOCAMERA

BLOGPASSANDONAHORA

sa até as viaturas chegarem.Ainda de acordo com a po-

lícia,o marginal percebeu a mo-vimentação, quebrou a fecha-dura da porta e com uma espin-

garda 12, de fabricação casei-ra,entrou na casa,mas não con-seguiu encontrar o caseiro.Com a chegada da polícia o ele-mento fugiu,deixando para trás

os objetos que já havia subtraí-do e colocado em baixo do al-pendre.

Perseguido e preso em fla-grante, o criminoso foi iden-

tificado como Ednaldo Ma-teus da Silva, o "Naldinho",21. Ele estava escondido nomatagal próximo à casa e ar-mado com a espingarda.

Levado à Delegacia dePlantão no Alto de São Ma-noel, "Naldinho" já tinha pra-ticado outros roubos na ci-dade.

Decisão do juiz Luiz Cândi-do Villaça,da Comarca de Cai-có, na região do Seridó, colo-cou em liberdade um dos cri-minosos mais perigosos doNordeste, acusado de assalto,sequestro, homicídios, dentreoutros. João Alves Nunes, o"João da Besta", 45, deixou acadeia na tarde da quinta-feira(14), amparado pela nova "Leidas Prisões", que passou a vi-

gorar no último dia 4 de julho.Segundo informações,João

Nunes estava detido na Peni-tenciária Estadual de Caicó, o"Pereirão", desde o mês demaio deste ano, quando che-gou transferido de Alcaçuz.Se-gundo explicou a Justiça, o cri-minoso cumpria pena privati-va de liberdade unificada de trêsanos, tendo ele já cumprido in-tegralmente a condenação,e de

acordo com o artigo 109 doCódigo Processual Penal, ocondenado tem direito à liber-dade, mediante alvará do juiz.

MEMÓRIAJoão Alves Nunes era sus-

peito de praticar vários assal-tos na região Oeste do RioGrande do Norte, inclusiveà agência do Banco do Bra-sil de Baraúna. Ele também

é acusado do latrocínio de umcapitão do Exército em Mar-tins. Sua prisão aconteceu nodia 23 de julho de 2010, emSão Paulo. Os policiais da Di-visão Especial de Combateao Crime Organizado - Dei-cor, o localizaram com oapoio do Grupo Armado deRepressão a Roubos e Assal-tos - Garra, da capital pau-lista.

LIBERDADE

Decisão judicial põe "João da Besta" na rua

arma de fogo,posse de en-torpecentes e formação dequadrilha.

Page 17: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

REGIONALSÁBADO

Mossoró (RN),16 de julho de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

FÓRUM DE ENTIDADES LANÇA MANIFESTOCONTRA PROJETO DE IRRIGAÇÃO

Chapada do Apodi

NATAL/VALE DO APO-DI -O projeto técnico que pre-vê a implantação de um distri-to irrigado na Chapada doApodi,empreendimento sob aalçada do Governo Federal,através do Departamento Na-cional de Obras Contra a Seca(Dnocs),está enfrentando for-te resistência. A oposição mo-biliza um conjunto de entida-des e instituições agrupadas emtorno do movimento denomi-nado Fórum do Campo Poti-guar (Focampo).Concebido nadécada de 90, o Fórum está re-tomando suas atividades noRio Grande do Norte. Em Na-tal, a entidade lançou um ma-nifesto contrário ao projeto deirrigação.

Os articuladores do Focam-po justificam sua existênciaafirmando que se trata de umcanal que objetiva fortaleceras lutas no campo,"focando naconstrução diária de uma pro-posta de convivência com o se-miárido como um processo de

aprendizagem social ampla,marcado pelo respeito à natu-reza,se contrapondo ao mode-lo agrícola baseado no agro-negócio, no uso do agrotóxi-co e da monocultura concen-tradora de terras e renda e des-truidora do meio ambiente e davida".No manifesto,o Focam-po expõe um relato das expe-riências que considera falidasde grandes projetos de irriga-ção do Estado.

No arco de modelos deprojetos do gênero citados co-mo exemplos de insucesso, to-dos sob gestão do Dnocs,constam os perímetros irriga-dos de Pau dos Ferros, Cai-có,Cruzeta e o Baixo-Açu. "Éconstatado por toda a socie-dade norte-rio-grandense queessas iniciativas provocaramsérios desastres ambientais,econômicos e sociais, acen-tuadamente com endivida-mentos dos agricultores fami-liares, tornando-os reféns dosagentes financeiros, forte

contaminação ambiental dosolo e da água, e da saúde dapopulação atingida com notá-vel elevação de casos de cân-cer nas famílias dos trabalha-dores, expropriação dos imó-veis de famílias que viveramculturalmente há anos e, porfim, casos de trabalho escra-vo e condições precárias detrabalho", destaca o docu-mento.

Na ótica dos articuladoresdo Focampo é esse cenário ne-fasto que a autarquia regionaldeseja instalar na Chapada doApodi. O manifesto ressaltaque "diante desses impactos jácomprovados pela história, aChapada do Apodi encontra-se ameaçada com o projeto deirrigação da Barragem SantaCruz em Apodi, que vem nacontramão dessa celebração davida, que acontece nas comu-nidades e nos assentamentosrurais do Sertão do Apodi hámais de 100 anos". É esclare-cido na carta-aberta expedida

pelo Focampo que "nessa re-gião se concentram as princi-pais experiências de Agroeco-logia e produção de alimentosda Agricultura Familiar volta-da para a segurança alimentardas famílias camponesas e dapopulação das cidades".

Tais ações são viabilizadas,conforme o Focampo, atra-vés da caprinocultura, produ-ção de leite, apicultura, culti-vos agroecológicos que in-cluem variedades encontradassomente em Apodi (como oexemplo do arroz vermelho),certificação orgânica da pro-dução,organização das mulhe-res, o cooperativismo solidá-rio responsável pelo beneficia-mento e comercialização parao mercado institucional e naexportação do mel e da amên-doa da castanha de caju, o ma-nejo da caatinga, a valoriza-ção do conhecimento popu-lar e artesanato, a captação egestão das águas com as cister-nas de placas, barragens sub-

terrâneas e o desenvolvimen-to de práticas que valorizam osentimento de integração dapopulação ao semiárido.

Foi registrado pelo Fórumque toda essa dinâmica são fru-tos da organização dessas fa-mílias e dos investimentos devários organismos da União,especialmente pela reformaagrária executada pelo Insti-tuto Nacional de Colonizaçãoe Reforma Agrária (Incra); oPrograma Nacional de Forta-lecimento da Agricultura Fa-miliar (Pronaf); o ProgramaNacional de Crédito Fundiário(PNCF); o Projeto Dom Hel-der Câmara (PDHC);o Progra-ma Territórios da Cidadania,entre outros. O manifesto ex-pressa que "nesse momento,nossa luta central é resistir, de-nunciar e exigir que o Gover-no Federal, revogue o decretoque torna de utilidade pública13.855,13 hectares na Chapa-da do Apodi para fins de desa-propriação pelo Dnocs".

REIVINDICAÇÃO A Organização Não-Gov-

ernamental apela ainda, pormeio do documento que rece-beu o título "Fora Dnocs e Pe-la Vida em Apodi", que o Go-verno Federal dialogue com osmovimentos sociais em tornode outra propositura "que le-ve em consideração a longa edura luta dos agricultores fami-liares camponeses da Chapa-da do Apodi na convivênciacom o semiárido potiguar, queserve de exemplo em todo oBrasil".Entre as entidades queassinaram o manifesto estão aArticulação do Semiárido Po-tiguar (ASA Potiguar); Comis-são Pastoral da Terra (CPT);Federação dos Trabalhadoresna Agricultura do RN (Fetarn);Federação dos Trabalhadorese Trabalhadoras na Agricultu-ra Familiar (Fetraf); o Movi-mento dos Trabalhadores Ru-rais Sem Terra (MST); e o Sin-dicato dos Trabalhadores Ru-rais de Apodi.

Entidades contestam modelo adotado para uso das águas da barragem de Santa Cruz

Page 18: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

Giro Pelo Estado

os próximos dias 18 e 19 de julho,o Ban-co do Nordeste realizará o XVII FórumBNB de Desenvolvimento e o XVI En-

contro Regional de Economia, que terão comotema principal o Crescimento Econômico e a Re-dução da Pobreza. Realizados em parceria coma Associação Nacional de Centros de Pós-Grad-uação em Economia (Anpec), os eventos mar-cam as comemorações do 59º aniversário do ban-co e visam ampliar o debate sobre assuntos rela-cionados à economia regional. Eles acontecemno Centro Administrativo do BNB em Fortale-za (avenida Pedro Ramalho, 5.700). Na oportu-nidade,estarão reunidos estudantes,professores,

economistas, representantes da classe política eempresarial, bem como entidades que atuamem prol do desenvolvimento. Prevista para ini-ciar às 9h15 da segunda-feira, a mesa de abertu-ra será composta pela secretária executiva daAnpec,Adriana Amado,e pelo presidente do Ban-co do Nordeste, Jurandir Santiago. Para ele, a te-mática do encontro é mais do que oportuna,uma vez que há expectativa de ampliação do cré-dito na região e de fortalecimento do papel doBNB nas políticas governamentais de erradica-ção da pobreza extrema,sobretudo por meio dosseus programas de microcrédito, Agroamigo eCrediamigo.

[email protected]

UM ANO Hoje completa um ano da administração do

prefeito de Tibau, Rafael Freire. Neste períodoo município contou com avanços nas áreas dasaúde e limpeza pública.Redução das críticas emtermos mais amplos,mas efervescência na opo-sição. Situação de momento.

DIRECIONAMENTO Cenário favorecido pelos atropelos de ges-

tões interrompidas por intervenções judiciais.Rafael, que tem direcionado suas atenções natentativa de minimizar o cenário de caos insta-lado na cidade,logo,logo terá que voltar suas for-ças para mais um pleito eleitoral em que tenta-rá a reeleição.

CAOS O cenário de caos na segurança do Estado

está chegando ao ápice. O roubo da residênciada governadora Rosalba Ciarlini em Mossorómostra que a situação é gravíssima. Se não res-peitam a residência da maior autoridade do Es-tado, vão respeitar a minha? Complexo.

JULGAMENTOS A 7ª Vara Federal do Rio Grande do Norte,

especializada no Juizado Especial, concluiu to-dos os julgamentos das ações ajuizadas até 2010.Somente no ano passado, foram ajuizadas 6.970ações. A conclusão dos processos referentes aoano passado são uma mostra da celeridade im-pressa pela 7ª Vara. Atualmente tramitam na 7ªVara 2.528 processos.

ACADEMIAA área de lazer do Terminal Turístico da La-

goa do Apodi ganhará, dentro dos próximos 30dias, uma academia ao ar livre, com mais de 20aparelhos de ginástica. A garantia foi dada pelasecretária de Saúde do município, Ítala Senna,que já fez a aquisição dos equipamentos quedeverão ser montados nos próximos dias. Semdúvida, uma boa iniciativa.

LOCALIZAÇÃO Segundo a secretária de Saúde Ítala Senna, a

academia ao ar livre de Apodi será montada emuma área do calçadão da Lagoa do Apodi, espa-ço urbano estrategicamente escolhido pela aces-sibilidade para jovens e também para a turmasempre bem disposta da terceira idade, que jácostumam frequentar o terminal turístico parafazer caminhada.

TAÇA Depois do insucesso obtido na primeira ro-

dada da Taça Cidade de Mossoró,as equipes mos-soroenses de Baraúnas e Potiguar partem paraa segunda rodada de olho na vitória. Na abertu-ra do certame, na última semana, as equipesperderam para os selecionados de Upanema eCaraúbas.

RODADAA abertura da segunda rodada ocorrerá às

17h45 de hoje e marcará a estreia do MossoróFC, que enfrentará o Brasiliense, num confron-to entre times mossoroenses. O Mossoró foi otime que mais contratou ex-profissionais, entreeles o volante Erivan, o meia Fábio Gomes e osatacantes Hermano e Sideny.

CONFRONTOSO sábado também reserva um confronto in-

teressante, quando Areia Branca e Upanema seenfrentam na luta pela liderança do grupo A.Emsua estreia, o Areia Branca venceu o SPM por4x1, sendo o maior placar da rodada. Já o jovemtime do Upanema passou pelo Baraúnas, de vi-rada, por 3x2. Esse jogo começa às 19h45.

ENCERRAMENTO A rodada também marca as participações de

Felipe Guerra e Palmeiras, que tentam nova vi-tória, e de Baraúnas, Potiguar, Tibau e SPM,que buscam reabilitação. Na segunda-feira, arodada será encerrada com o confronto entrePotiguar e Palmeiras.

NFórum de Desenvolvimento

OPINIÃO2 – Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

MORRO DO CARECAO Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) aprovou, na manhã dessa sexta-feira (15),

por unanimidade, o projeto do Monumento Natural do Morro do Careca. Para a gestão do meioambiente no Estado, a aprovação é uma vitória histórica que garante a preservação de um dosprincipais cartões-postais do Rio Grande do Norte.

CONQUISTAO secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e presidente do Conema,

Robinson Faria, destaca que a aprovação do projeto é uma conquista para os potiguares com ga-nho no turismo, na economia e no meio ambiente.

TREMENDÕESA noite de hoje será de animação na estrutura do Oba Show, em Mossoró. Por lá o radialista

Edmundo Torres comanda a noite com o seu programa Domingo Total, da FM 93, com a pre-sença do Grupo Tremendões, de Fortaleza, e participação do grupo Musical.3.

Prefeito de Tibau completaum ano à frente do Executivo

Biblioteca municipal é reabertaao público após catalogação emelhorias na estrutura funcional

Gestor tem concentrado atenções na área da saúde

ETAPA

AVANÇO

MÁRCIO COSTA

TIBAU -O dia de hoje mar-ca o primeiro ano de mandatodo prefeito de Tibau, RafaelFreire.O prefeito, filho do pri-meiro prefeito de Tibau,Sidrô-nio Freire,foi eleito em eleiçõessuplementares no dia 20 de ju-nho de 2010, tendo assumidoem 16 de junho do mesmo ano.

Estudante de direito, ao to-mar posse em meio a um ce-nário de caos político e admi-nistrativo, assumiu o compro-misso de priorizar a saúde e ti-rar Tibau da inadimplência.

Passado um ano, o municí-pio conseguiu obter avançoscomo a contratação de médi-cos de especialidades como gi-necologista, clínica geral, pe-diatria,cardiologia,psiquiatria,com atendimento 24 horas.

Dois meses após assumir o

cargo,o chefe do Executivo en-tregou à cidade uma sala de fi-sioterapia,que atende hoje cer-ca de 80 pacientes, e contra-tou dois fisioterapeutas. Emnovembro de 2010,quatro me-ses após assumir, inaugurouum posto de saúde em Gangor-ra, zona rural de Tibau, dota-do de consultório médico e ga-binete odontológico.Em janei-ro, Rafael Freire entregou à ci-dade um laboratório de análi-ses clínicas com a oferta gratui-ta de 15 tipos de exames paraa população.

Além da área da saúde, oprefeito tem direcionado umaatenção especial à busca pelaretirada do município das lis-tas de inadimplência com oTCE e TCU, para que Tibaupossa receber recursos desti-

nados ao benefício da popula-ção em projetos como creches,ginásio de esportes e transpor-te escolar.

Como forma de garantir no-vos avanços,o município apos-ta em parcerias com o Gover-no do Estado.Em setembro,Ti-bau ganhará uma sala de esta-bilização,no posto de saúde noantigo bairro Aeroporto,e,pro-vavelmente, uma unidade doSamu. Conforme promessa dagovernadora,essa unidade fica-rá em Tibau ou na Gangorra,para servir a Tibau e Grossos.

Também em parceria como Governo do Estado, serãopavimentadas algumas ruas, ea rua que dá acesso ao HotelDunas, na Praia das Emanue-las, ganhará um novo recapea-mento.

AREIA BRANCA - On-tem, 15, às 10h, foi realizada asolenidade de reabertura da Bi-blioteca Pública Municipal Jo-sé Justiniano Solon. A entida-de estava funcionando com ex-pediente interno desde o iníciodo ano,período em que passoupor uma série de melhorias, in-clusive a catalogação de todoo seu acervo, estimado em cer-ca de 9 mil títulos.

O ato contou com a presen-ça do prefeito Manoel CunhaNeto, "Souza" (PP), e dos es-critores areia-branquensesFrancisco Rodrigues, mais co-nhecido nos meios locais co-mo "Chico de Neco Carteiro",e Wilson Dantas. No decorrerda programação se juntaram aeles o escritor e presidente doInstituto Cultural do Oeste Po-tiguar (Icop),Antônio ClauderArcanjo.

Com relação ao ato solene,na prática a cidade de AreiaBranca está ganhando uma no-va biblioteca, já que todo oacervo existente foi cataloga-do, novas prateleiras e acessó-rios foram adquiridos, criadoum setor dedicado ao públicoinfantil, além do atendimentoa partir de agora ser totalmen-te informatizado.

A reabertura da biblioteca,ontem, foi simbólica, pois oatendimento ao público esta-

rá disponível a partir da próxi-ma segunda-feira, em horáriocorrido, em três turnos, das 7hàs 21h.

Durante a solenidade, o es-critor "Chico de Neco Cartei-ro" fez um retrospecto da his-tória da Biblioteca Pública deAreia Branca, ressaltando que"feliz a cidade que possui umespaço como esse,onde se po-de sorver o saber".Ele elogiouas novas estruturas da entida-de.

O secretário municipal deEducação, professor Raimun-do Lacerda Alves Felipe, des-tacou que o município hoje dis-põe de uma biblioteca compa-tível com as necessidades dosusuários, que segundo ele sãomuitos, principalmente com-posto da classe estudantil.

O diretor da biblioteca, ar-tista plástico João RodriguesFilho, disse que as mudançasprocessadas foram possíveis,graças ao apoio dado pelo pre-feito "Souza" que orientou queo novo espaço tivesse a estru-tura e a condição necessária deatender a demanda de usuáriostanto da cidade como da zonarural. "Essa ideia de trabalhar-mos com expediente integralé justamente para facilitar aprestação de serviços aos alu-nos da zona rural", reforça.

No seu discurso, o prefeito

"Souza" disse que o objetivo dasolenidade,que fez questão quefosse realizada na parte exter-na da biblioteca, foi reunir osamantes da leitura. O gestordeu a boa notícia que breve-mente a biblioteca terá sua se-de própria, pois funcionará nopavimento superior do CentroCultural Miramar, cujas obrasjá iniciaram.

Outra boa notícia dada por"Souza" foi sobre o lançamen-to de editais,pela prefeitura,pa-ra estimular as pessoas que pos-suem algo tipo de trabalho re-lacionado à arte e à cultura."Va-mos incentivar os filhos da ter-ra a mostrarem seus valores",acrescentou.

Participaram ainda da sole-nidade secretários, gerentes,vereadores e convidados.Alémda bibliotecária Maria do So-corro Matos, de Mossoró, quecapacitou os funcionários dabiblioteca local para o trabalhode catalogação de todo o acer-vo.

Com as melhorias introdu-zidas na estrutura da bibliote-ca, o diretor João Rodriguesdisse que os usuários passarãoa usufruir de um espaço total-mente climatizado,mais amploe com o acervo mais distribuí-do,além de poderem utilizar osrecursos da informática parafins de pesquisas escolares.

Page 19: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

Juiz questiona fechamento de pronto-socorros infantis

Petrobras aplicadesconto sobre o preço do gás natural

Posicionamento foi publicada no Diário Oficial da Justiça (DOJ) dessa quinta-feira (14)

REAÇÃO

MODIFICAÇÃO O juiz da 5ª Vara da Fa-zenda Pública de Natal,Airton Pinheiro, determi-nou a intimação do secre-tário estadual de Saúde (Se-sap), Domício Arruda, pa-ra que este informe se, noatual governo, persiste apretensão de fechamentodo pronto-socorro infan-til dos hospitais WalfredoGurgel e Santa Catarina.

Ele quer ser informadotambém se ambas as uni-dades estão atualmente emoperação. O secretário tem15 dias para responder aojuízo. A decisão foi publi-cada no Diário Oficial daJustiça (DOJ) dessa quin-ta-feira (14).

O processo no qual des-pachou o juiz Airton Pi-nheiro foi originado peloSindicato dos Médicos doEstado do Rio Grande doNorte (Sinmed), que em2009 ajuizou ação ordiná-ria contra o Estado, alegan-do que a Sesap vinha noti-ciando à época o fecha-mento do serviço de pron-to-socorro do WalfredoGurgel e do Santa Catari-na, sob o argumento de quea responsabilidade pelosatendimentos de baixacomplexidade é do muni-cípio do Natal.

CIDADES Sábado, 16 de julho de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

DECLARAÇÃO

Irmão de "Duquinha" diz que prefeito assumiu compromissode apoiar seu projeto de chegar ao Executivo em 2012

GROSSOS - O enge-nheiro agrônomo Francis-co Emílio de Oliveira po-derá ser o candidato a pre-feito em 2012 pelo siste-ma governista, ou seja,concorrerá à sucessão doprefeito Veronilde Caeta-no da Silva (PSB), por in-dicação do gestor.

É o que se comenta navizinha cidade, depois deinformações que circula-ram na mídia eletrônica lo-cal dando conta que exis-te um acordo que foi fir-mado entre FranciscoEmílio e Veronilde Cae-tano na campanha passa-da de que o candidato go-vernista em 2012 seria o

engenheiro agrônomo.Emílio confirmou o

acordo, mas disse quenunca foi procurado peloprefeito para tratar do as-sunto.O agrônomo é filhodo ex-prefeito grossenseRaimundo Gonçalves deOliveira, o popular "Rai-mundo Pereira", e irmãodo também ex-prefeitoFrancisco das Chagas deOliveira, "Duquinha".

As declarações de Emí-lio confirmando o com-promisso firmado comVeronilde Caetano emeleições passadas em tro-ca de apoio à sua candida-tura em 2012 poderão pro-vocar a antecipação do

processo sucessório mu-nicipal, já que muitos pre-tendentes a pré-can-didatos até então estavamna "surdina", aguardandoo sinal verde do prefeito.

Mas esta semana o pre-feito Veronilde Caetanodeu uma declaração a umblogueiro da região, quepoderá acalmar os ânimosentre aqueles que sonhamcom o apoio político dogovernante. "Sucessãomunicipal é assunto paradepois de janeiro de2012", foi o que disse oprefeito.

Em Grossos, além deFrancisco Emílio, existempelo menos mais três pré-

candidatos declarados àprefeitura nas eleições dopróximo ano. Um deles,com boa aceitação popular,é o experiente vereador e lí-der político da comunida-de de Valença, AlexanderManoel de Paiva, "Laíres"(PR), mas que está de saí-da para o Partido SocialDemocrático (PSD). Eleé o atual presidente da Câ-mara Municipal de Gros-sos.

Os outros dois nomesque despontam no cenáriopolítico local com vistas a2012 são o ex-prefeitoJoão Dehon da Silva (PR)e o ex-vereador EnilsonFernandes (DEM).

Secretário Domício Arruda foi intimado pela Justiça para prestar esclarecimentos

A Petrobras resolveu, aseu exclusivo critério, apli-car novo desconto nos con-tratos de gás natural comreajuste em 1º de agosto de2011, de modo a manter aatual competitividade doenergético no mercado.

O desconto de 9,7%,rea-lizado em 1° de maio, foiampliado para 14,3%, refe-rente à integralidade da va-riação dos indexadores dereajuste trimestral (cesta deóleos combustíveis interna-cionais).

A companhia ressalta queos reajustes trimestrais es-tão previstos nos contratoscom as distribuidoras, e opreço do gás natural nacio-nal firme será reajustado pa-ra, na média, R$ 0,80/m³,a partir de 1° de agosto.Como desconto de 14,3%,o pre-ço a ser pago pelas distribui-doras será reduzido para R$0,69/m³, em média.

A decisão levou em con-ta o cenário recente de evo-

lução dos preços dos ener-géticos e suas consequên-cias sobre os valores esti-pulados nos contratos degás natural de origem nacio-nal. O desconto não cons-titui mudança nas fórmu-las de precificação dos con-tratos de gás ou novo acor-do, mantendo-se, portan-to, inalterados todos os ins-trumentos contratuais vi-gentes.

Adicionalmente,perma-necem as vendas de gás na-tural de curto-prazo nos lei-lões e pregões eletrônicos.O próximo leilão de gás játeve seu edital publicado eserá realizado em25/7/2011 para forneci-mento no período de agos-to a novembro. Através des-tes certames as distribuido-ras vêm, desde 2009, adqui-rindo volumes de gás da Pe-trobras com deságio entre41% e 58% em relação aopreço dos contratos de lon-go-prazo de gás nacional.

ASCOM

Ainda de acordo com de-núncia do Sinmed - tam-bém de 2009 - a Secretariada Saúde, para cumprirajustamento de conduta fir-mado com o Ministério Pú-blico, desejava remanejarvários médicos pediatras

do Walfredo Gurgel parao Hospital Giselda Triguei-ro, referência em infectolo-gia, sendo compelidos a tra-balhar em área onde nãopossuem especialização.

O pedido do sindicatoera no sentido de evitar a

transferência dos médicosdas unidades na qual traba-lhavam à época. O magis-trado, na ocasião, deferiuo pedido de tutela anteci-pada, tendo dado continui-dade ao julgamento do mé-rito.

CONVITE MISSA DE TRIGÉSIMO DIA

"Felizes os que são perseguidos por causa dajustiça porque deles é o Reino dos Céus ."

(Mt, 5:10)Convidamos os familiares, amigos, admiradores e a

população em geral para participarem da missa de trigés-simo dia do falecimento de Edinaldo Filgueira,o "E-dinaldo do Jornal", que ocorrerá dia 17 de julho(domingo próximo),às 14h30,na capela da Vila Brasília.Na ocasião será realizada uma caminhada pela paz emhomenagem a Edinaldo, saindo da residência de seusfamiliares, na Vila Rio Grande do Norte, nº 25, até a i-greja católica da Vila Brasília.

A família.

Page 20: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

CIDADES4 - Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

ENCONTRO MARCADO

Nos dias 21, 22, 23 e 24, a para-da para os micareteiros é a cidadede Pau dos Ferros, onde vai acon-tecer mais uma edição do Carna-pau,que este ano terá animação dasbandas Garota Safada, Parangolê,Tuca e Inala. Este encontro na fo-lia já está marcado!

INAUGURAÇÃONa próxima quarta-feira,20, to-

das as atenções estarão voltadaspara a inauguração do Centro deConvivência do Idoso, que agoratem como sede o prédio PauloAbílio, no bairro da Cohab. Aprefeitura deixou o ambiente per-feito para receber a turma da ter-ceira idade.

FLORENÇASCOSMÉTICOS

Vilma e Cristina Florênciopreparam um grande evento paraos dias 20 e 21 - é a inauguração daloja Florenças Cosméticos.As em-preendedoras irão receber muitosconvidados, entre familiares, ami-gos e profissionais da área de es-tética. Certamente as mulheres deUmarizal ficarão mais bonitas comos produtos da nova loja.

H.L. FASHIONOutra que também inaugura loja

é Cassinha Fernandes, que prometeapresentar à sociedade umarizalenseararas repletas de roupas de bom gos-to.A inauguração da empresária fash-ion será no dia 20. Vou lá também!

Lindas de viver, Amanda Daniele e Nagela Karine brilharam

em evento da prefeitura. Bom de ver!

Francinete Florêncio comemorou idade nova sob os carinhos dos filhos Jadson eCarlos. Parabéns!

Em evento administrativo da

Prefeitura Municipal de

Umarizal, tive aimensa satisfação

de fazer pose aolado de Suelene

Fernandes, doprefeito Rogério

Fonseca e daprimeira-dama

Vilma Fernandes

JúniorUMARIZAL EM DIA

Manoel [email protected]

Page 21: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

CIDADES Sábado, 16 de julho de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

Praia de Upanema receberá Circuito Petrobras de VelaDEFINIDO

Maratona de eventos movimentará o litoral de Areia Branca com programação durante três dias

AREIA BRANCA - A eta-pa Areia Branca do CircuitoPetrobras de Vela aconteceráem outubro, como parte daprogramação comemorativado aniversário de Emancipa-ção Política do município.

Foi o que ficou acertado du-rante uma reunião na quarta-feira, 13, no auditório da Secre-taria Municipal de Educação,pa-ra tratar sobre o assunto.

Da reunião participaram re-presentantes da Petrobras e daPrefeitura de Areia Branca. Osecretário de Gabinete Civil,Olivá José, representou o pre-feito Manoel Cunha Neto,"Souza" (PP), no evento, on-de estiveram presentes tam-bém o secretário de Agricultu-ra e Pesca, Ari Félix; o geren-te de Abastecimento,Luiz Ro-lim; o coordenador de Pescada Secretaria de Agricultura,Ronaldo Vale; secretário deServiços Públicos,Obras e Ur-banismo, Antônio Marcos deSouza, "Toninho Cunha"; e opresidente da Fundação AreiaBranca de Cultura (Fundac),Ramon Rodney. Participaram

Evento mobilizará comunidade pesqueira areia-branquense em outubro

CEDIDA

Encontro discute preparativos para realizaçãoda conferência municipal do PCdoB em Assú

AMADURECIMENTO

ASSÚ- Uma reunião envol-vendo os filiados do partido,ocorrida na noite de quarta-feira, 13, na sede do InstitutoEvolução, abriu o debate in-terno na instância do diretóriomunicipal do Partido Comunis-ta do Brasil (PCdoB) na cida-de do Assú, com vistas ao pro-cesso eleitoral sucessório de2012.De acordo com informa-ção transmitida pelo presiden-te da legenda na cidade, técni-co agrícola Antonio de PaulaBatista, "Neto Burrego", o en-contro objetivou discutir as

ações de preparação para a con-ferência municipal.

Ele disse que a conferênciacumpre uma determinação es-tatutária. O dirigente comu-nista contou que o evento foidiscutido recentemente numencontro anterior, tambémcom todos os que fazem o PC-doB em Assú, com a partici-pação do presidente do dire-tório estadual, Antenor Ro-berto de Medeiros. "O presi-dente veio a nossa cidade pa-ra tratarmos de diversos as-suntos de interesse do parti-

do,um deles justamente a con-ferência municipal, que ocor-rerá em todas as cidades nasquais o PCdoB está presente,culminando com a conferên-cia estadual", disse.

"Neto Burrego" adiantou queeste processo se insere dentro dospreparativos do PCdoB para aeleição municipal de 2012. Porenquanto o partido já reúne 10pré-candidatos a vereador.Comreferência ao pleito majoritário,ele ressaltou que é um tema queainda passará por um debatemaior dentro da legenda com o

envolvimento de todos. Porém,deixou claro que não está total-mente descartada a possibilida-de da sigla dispor de opção pró-pria na sucessão municipal. Sa-lientou que a definição acerca daReforma Política terá um pesodecisivo nesta definição.

Paralelamente, o PCdoB as-suense começa a promover en-contros setoriais para discutirsuas propostas para um eventualprograma de governo para omunicípio. Com este fim, deacordo com o presidente da se-ção local da sigla, está progra-

mado um encontro para hojecom os colonos do projeto deassentamento Professor Maurí-cio de Oliveira. "A intenção é,nesses encontros, que ocorre-rão em outros lugares do mu-nicípio, apresentar algumas su-gestões administrativas do PC-doB para a administração do As-sú", salientou "Neto Burrego".

CONVERSAÇÕESO dirigente municipal do

PCdoB não cerrou as portasdo partido a um possível en-tendimento político com outras

forças visando a eleição de 2012."É possível abrirmos diálogocom outros partidos e grupospara uma composição majori-tária, caso este projeto não vin-gue dentro do partido, mas se-rá indispensável que haja absor-ção, por parte desse grupo oupartido,de questões relativas aoconteúdo programático do PC-doB", enfatizou. "Como bemdiz nosso presidente AntenorRoberto, nosso partido não éformado por correligionários,é um partido de programa",concluiu.

Diversificação marcará evento na cidade salineira

A programação doevento na praia de Upane-ma, em Areia Branca, serácomposta por atividades di-versificadas que envolvemmobilizações esportivas,além da realização de açõessocioeducativas,apresenta-ções culturais e cursos deestímulo ao empreendedo-rismo.

Um dos pontos altos doevento é a Regata dos Pes-cadores,competição em al-to-mar com embarcaçõescomandadas por pescado-res locais filiados à Colô-

nia de Pescadores Z-8.Realizado pela Unidade

de Negócio de Exploraçãoe Produção da Petrobras noRio Grande do Norte e Cea-rá (UN-RNCE) nos muni-cípios litorâneos onde háprodução marítima de pe-tróleo,o evento inclui,alémda programação esportiva,palestras sobre segurança,meio ambiente e saúde.

O Circuito Petrobras deVela passa por vários muni-cípios do Rio Grande doNorte e ainda Icapuí, noCeará.

ainda, representantes das ge-rências de Esportes e Seguran-ça e de comunidades pesquei-ras do município.

Uma das novidades anun-

ciadas na reunião, é que esteano o circuito será realizadona praia de Upanema.Tambémfoi dito no encontro que nes-sa edição será inserida na pro-

gramação esportiva uma ma-ratona nas modalidades mas-culina e feminina,com premia-ção para os três primeiros co-locados.

Page 22: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

CIDADES6- Sábado 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

"As pessoas estão esquecendo oquanto é gostoso sair para se divertir,conhecer gente, trocar afetos e fazer

amizades.(SHINYASHIKI) @CONDECORADOS com a meda-lha D.Pedro II no 42ª Simpósio Brasileirode Prefeitos e Vereadores da região Nor-deste, os Vereadores de Angicos, LeonelRibeiro Neto,Thiago Braga e Jalmir Dan-tas, no Recife Praia Hotel em Recife/PE.

@RETORNO da capital Federal do Pre-feito Assis Silva, de Santana do Matos.Na via-gem diversos contatos importantes nos minis-térios, inclusive, projeto para saneamento bá-sico, em seu Município.

@TRADICIONAL festa de Sant'Anaem Santana do Matos 2011.Na parte reli-giosa tem Cavalgada, Novenário, missase batizados na Matriz.Na parte profanatem Cavalo de Aço e Briola, entre outrasatrações regionais e locais na praça, Sex-ta 22.

@CANDIEIRO Espaço Cultural em As-sú, apresenta Sábado 30 de Julho, Dodora excircuito musical, a partir da 21h com partici-pação de Nelsinho Show.

@MÍDIA Falada, escrita, Autidoor,convites, já circulando e nas rádios e Ave-nidas de Assú e região.Hoje,agradecemosao Fotografo Roberto Meira e a PersonalMarketing, de Jozeildo Rodrigues, entreoutros, que registraremos neste espaço.

@NO ROOL de Patrocinadores do XXIIBaile das Personalidades 2011 estão: O Mos-soronse, Princesa AM, TCM, Fecomer-cio/RN, Governo do Estado, Prefeituras deAssú, Mossoró, Pendências, Afonso Bezer-ra, Carnaubais, Santana do Matos, Ipanguas-sú, Tok de Classe, 89 FM Verde Vale, 104 FMAssú, Bando do Brasil Assú, Churrascaria OBarandão Assú, Gondim & Garcia, PersonalMarketing e rede Ideal Supermercados.

Thiago Braga,Leonel RibeiroNeto e JalmirDantas, de Angicos, em tempo de Condecoração emRecife/PE.

Juraneide Nóbrega Leite, recebendo vivas pela idade nova Acontece com Bety's Tinoco

em noite by Marcos Henrique.

Sinara Guilherme, Eliane Soares, Shirley Albano,Fabiana Holanda, Sandra Regina e Azuelide em

cerimonial de inauguração da SMEC/Assú.

ACONTECENDO

RibamarJota VALE DO AÇU E REGIÃO CENTRAL

[email protected]

QUEM ACONTECENOME: Rita de cássia Oliveira de Medeiros

DATA DE NASCIMENTO: 15/07/1996 - ( 15 ANOS)NATURALIDADE: Currais Novos/RN

FILIAÇÃO:Mário Sérgio de Medeiros e Ana Juralice O-liveira de Medeiros

RELIGIÃO: CatólicaFELICIDADE: O reflexo do afeto familiar, do sorriso

dos amigos e das bênçãos divinas.MEIO AMBIENTE: É o reflexo de nossas ações.

ORGULHO: Ver a evolução das pessoas que amo, de vê-los mostrando-se como os seres humanos incríveis que são.PARA ESQUECER: Não quero esquecer daquilo que mefez e faz feliz. Acredito que até mesmo algumas feridas de-vem ser mantidas em "carne viva", pois aprendemos com

elas e nos tornamos pessoas melhores.A VIDA: É um milagre.

MINHA FRASE: "Quem se define numa frase, se limita.Sê feliz, Sorria. Só isso já diz muita coisa, só um sorriso bas-ta para simplificar a emoção que nem um livro inteiro con-seguiria descrever". (Rita de Cássia Oliveira de Medeiros.)

PARABÉNS!Esta coluna canta vivas de felicidades hoje para Rita de Cássia Oliveira de Medeiros, festejando 15

anos, para Andrieles Simão Bezerra, para Zara de Sá Leitão Pinheiro de Gouveia, para Maria Ro-drigues da Silva Camara e para o Radialista Edmilson da Silva - Princesa AM.Antecipamos para Fran-cisca Juraneide Oliveira Nóbrega Leite, na Segunda 18.Axé!

Page 23: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

CIDADES Sábado, 16 de julho de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

IFRN abriga etapa do projeto Gabinete ItineranteIniciativa tem por essência deslocar a estrutura da reitoria aos núcleos espalhados pelo RN

IPANGUAÇU

REVELAÇÃO

IPANGUAÇU - Expe-riência que tem por essênciadeslocar a estrutura da reito-ria da instituição aos núcleosespalhados pelo Estado, oprojeto Gabinete Itinerante,do Instituto Federal de Edu-cação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Norte(IFRN), vivenciou uma etapaquarta-feira, 13 de abril, nocampus do Vale do Açu, lo-calizado na cidade de Ipan-guaçu.

De acordo com informa-ção do reitor do IFRN, pro-fessor Belchior de OliveiraRocha, o projeto é executa-do bimestralmente e objeti-va proporcionar uma maiorinteração entre todos os seg-mentos do instituto.

"Este é um projeto da rei-toria que passa por todos oscampi a cada dois meses, dia-logando com a comunidadeacadêmica, professores, ser-vidores administrativos, alu-nos e a gestão do campus",sintetizou Belchior Oliveira.Um dos pontos discutidos du-rante a programação da quar-ta-feira na unidade de Ipan-guaçu foi o planejamento dainstituição para o exercício de2012. Essa discussão permi-te que a reitoria exponha aproposta de planejamento doIFRN e dá oportunidade pa-

Reitor Belchior de Oliveira destaca particularidades do projeto

Cantor-mirim do Assú participarádo programa Raul Gil no SBT

ASSÚ - Considerado umadas grandes revelações do can-cioneiro gospel do Vale do Açue do interior do Rio Grandedo Norte, o cantor evangélicomirim assuense Gabriel Mes-quita,de 12 anos de idade, apa-recerá neste sábado,dia 16, emrede nacional de televisão. Es-tá confirmada a aparição doadolescente no programa RaulGil, do Sistema Brasileiro deTelevisão (SBT).Gabriel Mes-quita vai se apresentar dentrodo quadro "Jovens TalentosKid" do referido programa te-

levisivo,cuja proposta é desco-brir e revelar novos talentosmusicais do Brasil.

De acordo com o relato depessoas próximas à revelação,Gabriel Mesquita tem uma tra-jetória de identificação com amúsica desde os primeirosanos de vida quando cantavana igreja que frequenta emcompanhia dos pais.Em 2009,aos 10 anos de idade, GabrielMesquita gravou seu primeiroCD,intitulado "Oração de umaCriança". Além da música quedá título ao CD,outras canções

também agradaram ao públicoevangélico de Assú e Ipangua-çu, município onde resideatualmente com sua família,além outras cidades da região.

PREGAÇÃO Entre as principais faixas de

estreia, destacam- se as faixas"Como Este Deus não Há","Sou Mais que Vencedor" e"Recomeçar". Para seus fami-liares, a presença do cantor emrede nacional de televisão émais uma prova de que os so-nhos que Deus preparou para

os seus filhos se tornam reaise enxergam a oportunidade"não como uma forma de en-grandecimento pessoal e simum espaço a mais para a pro-pagação da palavra de Deus".O programa Raul Gil vai ao arneste sábado, a partir das 14h.Em Assú, o sinal da emissoraé captado em canal aberto pormeio da sua afiliada no Esta-do, a TV Ponta Negra, canal6. Outras formas de recepcio-nar o sinal do SBT são pela TVa cabo local e via satélite pormeio de antena parabólica.

ra que os servidores, estudan-tes, docentes e dirigentes dosnúcleos possam contribuir.

O reitor do IFRN adiantouque um dos itens de maior re-levo do planejamento para oano que vem diz respeito aoaumento do subsídio finan-ceiro voltado para a assistên-cia estudantil. "Uma das açõesplanejadas mais significativasé realmente a que trata da as-sistência ao estudante que temaumentado substancialmenteos recursos", reiterou, dizen-do que estes investimentoscontemplam a concessão de

bolsas de estudo para alunoscarentes, auxílio-alimentação,auxílio-transporte, etc. "Es-sa é uma ação que tem sidomuito demandada no institu-to, principalmente para oscampi do interior do Estado",acrescentou.

RESULTADOS Referindo-se especifica-

mente ao campus de Ipangua-çu, o professor Belchior Oli-veira atestou que o órgão játem dado uma importante co-laboração à transformação daregião, formando profissio-

nais na área de Agroecologia,Informática e licenciados emQuímica. "Vejo isso comorealmente um grande avançopara essa região do Vale doAçu", ressaltou. O reitor dizver para breve a ampliação dagrade de cursos que é ofere-cida pela unidade do IFRN naregião. O dirigente destacouque há uma importante apoiopor parte dos municípios quepossuem estudantes matricu-lados na unidade sobremanei-ra na concessão do transpor-te escolar para garantir o des-locamento dos alunos.

Page 24: Mossoró - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160711.pdf católica lança CD beneficente Página 2 (Cotidiano) HENRIQUE ALVES QUER CANDIDATO

Atividades preparatórias da V Conferência Municipalde Assistência Social de Grossos entram na reta final

Organização comunitária deflagra agenda de mobilizaçõesem comunidades para seminário no final deste mês

FINALIZAÇÃO

EM ASSÚ GROSSOS - A partir da de-finição de um cronograma detrabalho, em junho passado, asequipes designadas vêm atuan-do no processo de preparaçãoda V Conferência Municipal deAssistência Social de Grossos,que acontecerá no dia 27, das8h às 13h,na sede da Municipaldo Trabalho e da Assistência So-cial (SMAS).

O tema central da conferên-cia é "Avanços na consolidaçãodo Sistema Único de Assistên-cia Social (SUAS), com a valo-rização dos trabalhadores e aqualificação na gestão dos ser-viços, programa, projetos e be-nefícios."

A V Conferência Municipalde Assistência Social de Grossostem como objetivo,entre outrospontos,discutir e avaliar a parti-cipação popular e o exercício docontrole social no âmbito doSUAS;discutir a atuação das en-tidades de Assistência Social,suacorresponsabilidade no âmbitodo SUAS, na execução da polí-tica e na perspectiva do fortale-cimento do controle social emtodos os níveis, da participaçãopopular e da democratização desua gestão interna; conhecer edebater experiências de imple-mentação do SUAS, que envol-vam a participação popular e ocontrole social;eleger delegadospara a Conferência Estadual deAssistência Social,onde serão es-colhidos delegados para parti-cipar desta conferência.

Na oportunidade serão esco-

CIDADES8 – Sábado, 16 de julho de 2011 www.omossoroense.com.br

Ato de posse oficial dos novos conselheiros tutelares éremanejado de 25 para 27 de julho

ASSÚ - Prevista original-mente para o dia 25 deste mês,segunda-feira próxima, foimodificada para o dia 27 dejulho, quarta-feira seguinte, acerimônia oficial de posse doscinco novos membros doConselho Tutelar dos Direi-tos da Criança e do Adoles-cente do município do Assú.Eleita para fazer parte do co-legiado no triênio 2011/2013,Cleângela Berto da Silva Bar-bosa, que contabilizou 482votos no pleito, adiantou queobteve a informação direta-mente do presidente do Con-selho Municipal dos Direi-tos da Criança e do Adoles-cente (Comdica), FranciscoCanindé Querino.

"Estive com CanindéQuerino, e ele me adiantouque a posse dos novos com-ponentes do Conselho Tute-lar será no dia 27", declarouCleângela Berto. É atribuiçãodo presidente do Comdicadar posse aos novos conse-lheiros tutelares em ato quetambém contará com a par-

ticipação do prefeito Ivan Lo-pes Júnior (PP). CanindéQuerino já pôde declarar quealguns dos novos integran-tes do colegiado tutelar vãose submeter a todo um pro-cesso de treinamento paraque possam desempenharadequadamente as funçõespara as quais foram eleitos nodomingo, 11.

"Alguns conselheiros elei-tos já possuem experiênciapelo fato de já ter exercido ocargo, inclusive alguns delesjá fazem parte da atual com-posição e conseguiram se ree-leger, mas outros são novatose precisarão ser capacitadospara o trabalho que irão rea-lizar", justificou. CanindéQuerino reconheceu que oórgão tutelar ainda é alvo dequestionamentos por parteda população. "Realmenteainda existem críticas sobre oprocedimento do colegiadotutelar, e eu espero que os no-vos integrantes possam cor-responder à expectativa dacomunidade", disse.

MUDANÇA

Secretária Cínthia Sonale interage com as comunidades durante as pré-conferências

lhidos os dois delegados que re-presentarão o município na Con-ferência Estadual.

De acordo com o que foi es-tabelecido, antes da conferên-cia do dia 27, estão sendo reali-zadas reuniões técnicas,pré-con-ferências e mobilizações que ti-veram início no mês passado.Aspré-conferências mobilizaramos moradores das comunidadesde Valença, Areias Alvas, Barrae no próximo dia 20 será reali-zada na comunidade de Córre-go, no horário da manhã, e nosassentamentos à tarde,encerran-do nas comunidades de Pernam-

buquinho e Alagamar no dia 21de julho, no horário da tarde.

Segundo a secretária muni-cipal do Trabalho e da Assistên-cia Social, Cínthia Sonale SilvaAlves e Souza,os temas discuti-dos nessa fase preparatória daconferência foram bem assimi-lados pela população. "O públi-co participou de forma satisfa-tória, com muitas propostasboas que serão levadas para dis-cussão na Conferência Estaduale, posteriormente, à Conferên-cia Nacional", disse.

A secretária também consi-derou que pelos resultados al-

cançados até agora, a partir dasconferências será possível darinício à nova caminhada na As-sistência Social de Grossos, co-locando em prática as PolíticasPúblicas da Assistência Socialdefinidas.

Concluindo, Cínthia Sonaledisse que o município já estábem com os projetos da Assis-tência Social voltados para a ci-dade, porém pretende que no-vos projetos possam ser reali-zados por intermédio das con-ferências, que acontecem parasomar na qualidade das açõesdesse setor.

Mobilização tem como objetivo discutir e avaliar a participação popular e o exercício do controle no âmbito do SUAS

ASSÚ - A partir de quin-ta-feira, 14, foi iniciado o pro-cesso de mobilização nas co-munidades rurais e urbanas doAssú que tem por fim a reali-zação de um grande seminá-rio que está previamente agen-dado para o dia 31 de julho,um domingo, na localidaderural de Nova Esperança. Es-te trabalho de mobilização es-tá sendo executado pela dire-toria do Conselho Especialdas Associações Comunitá-rias do Assú (Ceaca). "A in-tenção é convidar os represen-

tantes e moradores das loca-lidades e bairros para o semi-nário que será um grandeacontecimento", declarou opresidente da entidade, ex-vereador Pedro CavalcanteAlbano.

O dirigente adiantou queo principal objetivo do semi-nário será apresentar a progra-mação de cursos profissiona-lizantes e outras ações que oCeaca pretende realizar, emparceria com a OrganizaçãoNão-Governamental Betel,por ele dirigida, financiada

com recursos do Governo Fe-deral, intermediados pelo Mi-nistério da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento (Ma-pa). Pedro Cavalcante frisouque a ONG já tem deposita-dos recursos da ordem de qua-se R$ 500 mil corresponden-tes à primeira parcela do in-vestimento. Ele espera quepor todo o segundo semestrese dê a liberação da parcelacomplementar de aproxima-damente R$ 500 mil.

"Estes recursos serão in-vestidos dentro de todo um

planejamento que está sendopreparado pela Betel e pelasentidades parceiras, como oCeaca e o Sindicato dos Tra-balhadores e TrabalhadorasRurais do município, e que sereverterá numa série de açõesque têm por fim a capacita-ção e qualificação de pessoasdas comunidades e bairrosque queiram incrementar suageração de emprego e renda",observou o dirigente comuni-tário.Pedro Cavalcante desta-cou que a utilização do nu-merário se dará de maneira to-

talmente criteriosa. "Tudo se-rá feito mediante projetos ehaverá a necessária prestaçãode contas de todo o dinheirousado", reiterou.

PROGRAMAÇÃO - Amobilização foi iniciada quin-ta-feira última pela localida-de rural de Panon I. Na sex-ta-feira, a programação com-preendeu os povoados ruraisde Areia Branca-Piató, BelaVista-Piató e Cumbe. Nestesábado, serão visitadas as co-munidades de Boa Vista doRiacho, Caboclos, Riacho e

Casa Forte. No domingo, 17,a agenda prossegue com a vi-sitação da equipe de trabalhodo Ceaca às localidades de Bo-nita, Talhado, Janduís, Simão,Carne Gorda, Palheiros (I, IIe IV) e Paulista. Na próximasegunda-feira, 18, a atividadecompreenderá Mutamba daCaieira, Baviera e Santa Clara.Na terça-feira, 19, serão mo-bilizadas as povoações de Ol-ho d'Água-Piató, Santo Antô-nio e Linda Flor. O itineráriode mobilização sequenciaráaté o dia 24 de julho.