mostra cultural 2011

24
1 REVISTA DA MOSTRA CULTURAL 29 de Outubro de 2011 | Escola lourenço Castanho XIII MOSTRA CULTURAL Foto: Laura Wolff Bandeira Klink - 9º ano

Upload: william-araujo

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista Informativa

TRANSCRIPT

Page 1: Mostra Cultural 2011

1

REVISTA DAMOSTRA CULTURAL29 de Outubro de 2011 | Escola lourenço Castanho

XIII MOSTRA CULTURAL

Foto

: Lau

ra W

olff

Band

eira

Klin

k - 9

º ano

Page 2: Mostra Cultural 2011

MOSTRA DE ARTE E CULTURALourenço Castanho 2011

Dia 26 de NovembroEducação Infantil e Ensino Fundamental I

Page 3: Mostra Cultural 2011

3

O rio que temos e o rio que queremos ..............................................Viva o que vivemos, sinta o que sentimos .......................................Atividades experimentais de ciências .............................................

Lagamar - Patrimônio cultural e natural ..........................................Espaço Multicultural ...................................................................

Jogos didáticos ...................................................................

Espaço Áfricas ..................................................................

Mapa da Mostra ...................................................................

Galeria do 9ºano em Cena .................................................................

Oficinas de linguagens ................................................................... Oficinas de ciências .................................................................

NUPS - Ensino Fundamental II e Ensino Médio ................................

Permanências e Transformações ......................................................

Tribos Urbanas - Comportamento Juvenil Contemporâneo ...........Gabinete de curiosidades - teatro do mundo ..................................

VER-A-CI-DA-DE ...................................................................

Praça de eventos ...................................................................

040506

070809

10

12

14

1617

18

19

2021

22

23

APOIO:

Capa: Foto da aluna Laura Wolff Bandeira Klink - 9º anoEstudo do Meio “Raízes e conflitos: Minas em nós”

Page 4: Mostra Cultural 2011

4

O RIO QUE TEMOS E O RIO QUE QUEREMOSSALA 3

6º ano

O que aconteceu com o rio Tietê? Por que em alguns de seus trechos, ele está tão poluído e em outros não? O que queremos pra ele futuramente? O que temos a ver com isso tudo, afinal?

A análise das nossas ações diárias aqui na escola, em casa ou em outros espaços foi o ponto de partida para que investigássemos a relação que temos com o meio ambiente. Para que pudéssemos analisar mais detalhadamente os efeitos de ações sobre a natureza e para que nossas investigações prosseguissem, elegemos o Rio Tietê como eixo central de pesquisa. Conhecemos alguns de seus trechos e suas peculiaridades, visitamos as cidades banhadas pelo rio, coletamos água, entrevistamos seus moradores e, fundamentados pelo recorte de diversas áreas do conhecimento, aprofundamos cada vez mais nossa pesquisa e pensamos em soluções para questões ambientais ainda não resolvidas.

Mapa do estado de São Paulo localizando todo o percurso do rio TietêEtapas (feitas por um grupo de alunos)Ampliação do Mapa e cópia;Elaboração do Título e Legenda;Localização de Salesópolis, São Paulo, Salto e Barra Bonita;Construção de textos do que foi visto e estudado sobre rio Tietê em Salesópolis, São Paulo, Salto e Barra Bonita;Fotografias.Objetivo: Aplicação dos conhecimentos cartográficos (título, legenda, escala, visão vertical e localização) e construção autoral de textos descrevendo o que foi visto e estudado sobre o rio Tietê nas diferentes localidades.

CD – Navega São Paulo Trabalho elaborado em grupo sobre o estudo do meio – Navega São Paulo, feito em Power Point.Objetivo: Sistematização do que foi visto e estudado sobre o rio Tietê na cidade de São Paulo em sala de aula e na navegação feita no rio Tietê em São Paulo (marginal Tietê)Conteúdo do CDLocalizaçãoRio Tietê no passadoObras feitas ao longo do tempo no rio TietêRio Tietê no presenteRio Tietê - o rio que queremos (futuro)Conclusão

PostaisElaborado individualmente, com fotos retiradas pelos alunos nos estudos do meio sobre o rio Tietê em Salesópolis, São Paulo, Salto e Barra Bonita e poema (construído individualmente nas aulas de Língua Portuguesa).Objetivo: Utilização da linguagem fotográfica como mais uma ferramenta que possibilite ao aluno demonstrar como ele enxergou e compreendeu a paisagem estudada.

El Rio que queremosMaquetesPor meio das maquetes são representadas as condições atuais do rio Tietê apreciadas durante a navegação e, ao mesmo tempo, são modeladas ideias e expectativas do que queremos que seja o rio amanhã.

MaquetasA través de las maquetas son representadas las condiciones actuales del río Tieté apreciadas durante la navegación, y al mismo tiempo son modeladas ideas y expectativas de lo que queremos que sea el río en un futuro.

Apresentações em Power Point - vídeo - caderno sobre o rioUsando a tecnologia, são expostos os diários de bordos da Navegação do rio Tietê, registrando momentos importantes de aprendizado, trabalho em equipe e conclusões interdisciplinares.

Presentaciones en Power Point – vídeo – cuaderno sobre el río TietéUsando la tecnología son expuestos los diarios de de Navegación al río Tieté, registrando momentos importantes del aprendizaje, trabajos en equipo y conclusiones interdisciplinares.

CaleidociclosPensar a matemática em seu caráter geométrico-espacial: inspirados pelos estudos do meio sobre o rio Tietê e pelos demais estudos sobre o meio ambiente, relembramos nossas vivências, criamos imagens e compusemos as faces de um caleidociclo.

“Mostra de experimentos - laboratório”Abordagem de diversos conceitos e procedimentos de laboratório desenvolvidos durante o ano, por meio de problematizações e apresentação de experimentos.

Rio Tietê“IMAGENS DO TIETÊ” Apresentação de fotografias produzidas pelos alunos ao longo das atividades realizadas no estudo do meio sobre o Rio Tietê – Salesópolis, São Paulo, Salto e Barra Bonita - e das produções do projeto “Green ideas”, área de Inglês. “ÁGUAS DO RIO” Análise e caracterização da qualidade da água do Rio Tietê, coletada em diversos pontos de observação - Salesópolis, São Paulo, Salto e Barra Bonita.

Quebra-cabeça da tectônica de placasTrabalho elaborado em dupla ou individualmente.Os alunos desenvolveram um quebra-cabeça das placas tectônicas contendo seus nomes e algumas setas que indicam a direção de seus movimentos. Elaboraram também um livreto que contém o planisfério e informações sobre o que são placas tectônicas, onde se localizam, quais movimentos realizam e os efeitos gerados a partir desses movimentos.

English project: All about meObjetivos do projeto: Utilizar a língua inglesa e os conhecimentos de informática na produção de um projeto instigante e pessoal.O que foi feito: Os alunos criaram um power point, no qual contaram suas características pessoais, sua família, seus amigos e suas preferências.

English project: Study trip srapbookObjetivos do projeto: Utilizar a língua inglesa na produção de um scrapbook.O que foi feito: Os alunos criaram um scrapbook contando as diversas etapas do projeto do estudo do Meio: Navega São Paulo, Barra Bonita, Salesópolis, Salto e Itu.

English project: Green ideas Objetivos do projeto: Utilizar a língua inglesa e os conhecimentos de informática na produção de um projeto que promova a conservação do meio ambiente.O que foi feito: A partir de uma frase relacionada com à preservação do meio ambiente, os alunos criaram uma imagem no programa Art Revelation. Posteriormente, todos os trabalhos foram submetidos a uma votação na escola e o trabalho mais votado de cada turma foi estampado em um squeeze representando sua classe.

Page 5: Mostra Cultural 2011

5

VIVA O QUE VIVEMOS, SINTA O QUE SENTIMOSSALA 4Sensações, descobertas, lembranças e aprendizagem: experiências marcantes de um estudo do meio

Em nosso estudo do meio, vivenciamos intensamente o entorno do Rio Tietê em várias cidades diferentes, o que, certamente, produziu sensações absolutamente diversas. Nessas experiências, o exercício sensorial foi imprescindível. Estimulamos o ‘olhar’ do pesquisador-aluno em todos os momentos do estudo, sempre atraído pelos odores, sons, encantamentos e estranhamentos. Os registros escritos, fotográficos e os da memória contribuíram para que a composição das descobertas fosse cada vez mais significativa. Queremos compartilhar um pouco dessas experiências e trazer toda a poesia que permeou nossos trabalhos, bem como os relatos pessoais produzidos por nossos alunos.

Poetas aprendizes Este trabalho é resultado de um projeto desenvolvido nas aulas de Redação nos 6os anos com a Poesia.Descobrimos a poesia como elemento de sensibilização em relação ao mundo e valorizamos o fazer poético como expressão de arte e representação da realidade. O poema “O poeta aprendiz”, de Vinícius de Moraes, escrito em 1962, serviu-nos de inspiração e ponto de partida. Nesse poema, Vinícius resgata a infância, os amores e pensamentos de um menino esperto e travesso daquela época. Depois da leitura atenta, percebemos elementos autobiográficos desse menino cheio de imaginação e cheio de amor às palavras. Assim, nós percorremos a infância do autor e como foi se constituindo, no cotidiano, a sua relação com a palavra. O poema foi musicado por Vinícius e Toquinho, mas nós ouvimos, em sala de aula, uma versão mais recente: a da cantora e compositora Adriana Calcanhoto. Lemos, ouvimos, cantamos. E escrevemos!Os alunos se imaginaram já velhinhos e começaram a se “lembrar” de sua infância: quais eram suas características? quais eram os brinquedos e brincadeiras da “época”? quem eram os amigos? como era a família? quais eram os sonhos para o futuro? Depois de escreverem o poema, os alunos ilustraram-no utilizando o programa Revelation Natural Art, com a orientação da professora Rosely Salvitti. Convidamos vocês, leitores, a se deliciarem com as “memórias inventadas” de nossos aprendizes de poeta.

Trabalho do aluno João Gabriel Pinto Ferreira Oliveira - 6º ano

Page 6: Mostra Cultural 2011

6º ano

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Ciclo da água e destilação• Destilação e purificação da água

• Ciclo da água no terrário

Mudanças de estados físicos e trocas de calor• Estados físicos e mudanças de estados

• Movimentação das moléculas• Trocas de calor

• “A gota que dança”

Mudanças de estados físicos, umidade do ar e gelo seco

• Vapor de água e umidade do ar• Recebimento e perda de calor

• Sublimação – gelo seco

Fotossíntese e pigmentos vegetais• Extração de clorofila• Pigmentos vegetais

• Partes das plantas – embrião e plantas adultas

Células animais e vegetais• Observação de células animais e vegetais• Procedimentos de montagem de lâminas

Fungos e decomposição • Ação dos decompositores e produção de húmus

– caixa de decomposição• Observação de bolores e cogumelos

– microscópio estereoscópico

Medidas e medições• Diferença entre volume e capacidade

• Instrumentos de medição• Medição de volume de líquidos e sólidos

• Medição da capacidade de um recipiente• Medição da massa de certo volume de água

Pressão da água e vasos comunicantes• Vasos comunicantes

• Ludião

Componentes e propriedades do solo• Composição do solo –

separação dos componentes e observação – microscópio estereoscópico (areia e argila)

Page 7: Mostra Cultural 2011

7

7º ano

LAGAMAR – PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURALSALA 101Nesta sala apresentaremos o trabalho realizado no Estudo do Meio feito na região do Lagamar. Visitamos as cidades de Iguape e Cananéia, além da Ilha do Cardoso para estudar o patrimônio natural e cultural dessa região. Temas como religiosidade, cultura caiçara, diferentes ecossistemas foram focos desse estudo. Os alunos puderam aprender como uma região se transforma no transcorrer do tempo na medida em que o homem se coloca como agente transformador do espaço e das relações constituídas nele. A partir disto, o conceito de patrimônio se expande na discussão sobre natureza e cultura e nos aproximamos, cada vez mais, da resposta à pergunta: Por que preservar?

Texto Colectivo sobre la Plaza de Cananéia y Dibujo de ObservaciónEn las clases de español los alumnos sensibilizaron la mirada con relación a las principales características y diferencias entre las plazas brasileñas y las plazas españolas e hispanoamericanas con relación a la formación arquitectónica y las funciones social y política. Con la visita a la Plaza de Cananéia, que es uno de los puntos en que se notan rasgos de la presencia española en la historia de Brasil, los alumnos pudieron tener contacto efectivo con esas observaciones. A través de la observación los alumnos hicieron un dibujo, técnica que aprendieron este año en las clases de Artes y, después, construyeron una poesía colectiva con descripciones y, principalmente, con la visión de la plaza como patrimonio cultural que debe ser preservado.

Nas aulas de espanhol os alunos tiveram o olhar sensibilizado às principais características e diferenças entre as praças brasileiras e as praças espanholas e hispano-americanas com relação à formação arquitetônica e as funções social e política.Com a visita à Praça de Cananeia, que é um dos pontos em que se notam vestígios da presença espanhola na história do Brasil, os alunos puderam ter contato efetivo com essas observações. Por meio da observação os alunos fizeram um desenho, técnica que aprenderam este ano nas aulas de Artes e, depois, construíram uma poesia coletiva com descrições e, principalmente, com a visão da praça como patrimônio cultural que deve ser preservado.

Imagens e sons do LagamarApresentação feita em Power-point com imagens dos alunos nas observações e pesquisas realizadas no estudo do meio na região do Lagamar – Iguape, Cananeia e Ilha do Cardoso. Aqui se poderá ver e compreender um pouco da experiência vivenciada pelos alunos neste projeto. Como trilha sonora tem-se o Fandango, música representativa da cultura local.

Patrimônio Socioambiental - Estante de trabalhosNeste trabalho os alunos partiram do estudo dos aspectos físicos da região (clima, vegetação e relevo)

para compreender a importância de Iguape no passado e atualmente. A construção do Valo Grande, sua função, os problemas encontrados e como isso interferiu nesta área, nos ajudam nesta proposta de estudo. O Morro do Espia como um dos pontos mais altos daquela localidade favorece a discussão sobre as transformações ocorridas e nos ajuda a entender a relação entre os habitantes e seu espaço.A transformação da Ilha do Cardoso em PEIC também promove uma série de mudanças e novas interações com a cultura caiçara. O modo de vida dos moradores da Ilha, o turismo e a preservação se destacaram como temas fundamentais neste estudo do meio. Montamos esta estante de trabalhos com as apresentações feitas em PowerPoint pelos alunos sobre este estudo do meio.Escolha um dos trabalhos e aprenda como aprendemos.

Gravações em áudio de entrevistas realizadas no Estudo do MeioNeste trabalho apresentaremos as gravações em áudio das entrevistas realizadas durante o estudo do meio. Tais entrevistas foram um dos principais procedimentos de estudo e ocuparam lugar central na elaboração dos trabalhos. Religiosidade, Fandango, cultura Caiçaras e Turismo/Pesca foram os temas norteadores destas produções. Além da proposta investigativa, a entrevista coloca o aluno em contato direto com uma fonte diferente de saber. Além de poder escutar um pouco deste trabalho dos alunos junto aos moradores do Lagamar, será interessante ouvir estas gravações ao mesmo tempo em que se poderão ver as fotomontagens criadas a partir dos temas citados acima.

Foto Montagens - LagamarMontagens fotográficas elaboradas a partir do texto das entrevistas feitas com os moradores do Lagamar e criadas com os registros fotográficos (retratos e paisagens) feitos pelos alunos durante a viagem e também com imagens buscadas na internet.

Livro: Lagamar – Patrimônio Natural e CulturalA partir do projeto de série do 7º ano, cujo tema é “Patrimônio”, fizemos o estudo do meio na região do Lagamar. Neste estudo, pudemos visitar Iguape, Cananeia e a Ilha do Cardoso para estudar o patrimônio natural e cultural desta localidade. Investigar a ação transformadora do homem no ambiente em que vive foi um dos focos desta proposta em que reunimos subsídios para responder a uma pergunta complexa: Por que preservar?Este livro apresenta a construção deste trabalho bem como as conclusões alcançadas. Mais do que uma síntese, este trabalho traz a possibilidade de preservação deste patrimônio estudado.

Page 8: Mostra Cultural 2011

7º ano

ESPAÇO MULTICULTURALSALA 102Nesta sala, como o próprio nome indica, teremos a multiplicidade como tema. O intuito é apontar para a diversidade e a amplitude do trabalho realizado no 7º ano. Transitaremos por diferentes linguagens, como literatura, cinema, artes plásticas, propondo o encontro entre diversos componentes curriculares, como Língua Portuguesa, Espanhol, História e Artes. Neste diálogo se produzem caminhos diversos para os alunos trilharem e estabelecerem relações cada vez mais complexas entre os saberes. Teremos filmes, histórias em quadrinho, máscaras, entre outras produções dos alunos que abrangem essa experiência de crescimento, de articulação de pontos de vista e de ampliação da cultura.

A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, uma homenagem ao cinemaA escolha da obra A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, foi pautada por vários critérios como: adequação à faixa etária, qualidade literária, possibilidade de realizar um trabalho final usando tecnologias atuais e, principalmente, levar os alunos aos primórdios do cinema, apresentando-lhes importantes cineastas do passado como George Méliès, os irmãos Lumière, Charles Chaplin, dentre outros nomes consagrados. Os alunos puderam perceber que as imagens em preto e branco do livro não podiam ser consideradas como simples ilustrações, mas que precisavam ser compreendidas junto ao texto verbal a fim de dar sentido à narrativa, tal qual um filme mudo do início do século passado. Após a apropriação da leitura, pedimos aos jovens para escolherem filmes de seu repertório que pudessem ter alguma relação com os clássicos do cinema homenageados no livro. Depois dessas escolhas criteriosas, com a facilidade que possuem com as novas tecnologias, usaram o Movie Maker para animar imagens de filmes antigos e atuais capturadas na internet, escolhendo músicas adequadas ao contexto de cada época e justificando suas escolhas por meio de textos.Com essa atividade, os alunos puderam conhecer alguns dos grandes mestres do passado do cinema, reconhecendo-os como inspiradores de muitos diretores que fazem sucesso atualmente.

A insônia do vampiro, de Ivan JafOs vampiros estão na moda, em livros best sellers, em seriados da televisão e no cinema. Ainda que a maioria dessas obras tenha bebido na fonte de lendas do leste europeu ou em Bram Stoker, poucos trataram dessas intrigantes criaturas com humor. Ivan Jaf fez essa opção usando vampiros como personagens presentes em importantes fatos históricos de Portugal. Assim, em meio a situações hilárias, como o próprio título da obra sugere, o autor criou um romance histórico, no qual os alunos puderam conhecer um pouco de Portugal no século XVIII como o grande terremoto que arrasou Lisboa em l755, a terrível peste negra que assolava a Europa, o poder da Igreja, a superstição do povo e a resistência às ideias iluministas, dentre outros.

Além disso, o estudo da linguagem teve uma abordagem muito significativa, tanto porque o romance tem personagens populares que usam, a todo o momento, os chamados ditos populares, quanto na necessária percepção de figuras de linguagem importantes para a compreensão do humor como, por exemplo, a ironia. Trabalhar a percepção do humor foi uma das sequências didáticas planejadas. Para isso, usamos como exemplo os quadrinhos de Fernando Gonzalez, cartunista que costuma transferir alguns personagens de contos de fadas ou lendas do contexto original para a nossa atualidade conseguindo, com esse deslocamento, ser engraçado.O trabalho final foi a realização de quadrinhos no computador que, além da criatividade, exigiu várias habilidades de leitura dos alunos como: selecionar passagens e personagens significativas, analisá-las, estabelecer relações possíveis entre contextos histórico-sociais distintos, abstrair e inferir. Tudo para que conseguissem um efeito de humor sutil e irônico.

Guía Turísticas – Ciudades y Países hispanohablantesEn este proyecto los alumnos de los 7os anos investigaron rutas turísticas en el mundo hispanohablante. Tenían como desafío planear un viaje de 7 días y crear una guía turística con las informaciones e imágenes encontradas. Incluso tenían que hacer sugerencias de hoteles, restaurantes y actividades culturales para entretener a los turistas. Como resultado los alumnos pudieron profundizar sus conocimientos acerca del mundo hispanohablante e incluso romper con prejuicios de algunos países turísticamente menos conocidos como Puerto Rico, Ecuador, Colombia, Panamá, Venezuela etc.

Neste projeto os alunos dos 7os anos pesquisaram rotas turísticas em países e cidades de língua espanhola. Tinham como desafio planejar uma viagem de 7 dias e criar um guia turístico com as informações e imagens encontradas. Além disso, tinham que fazer sugestões de hotéis, restaurantes e atividades culturais para divertir o turista.Como resultado os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os países e cidades de língua espanhola e também romper com alguns preconceitos de alguns países turisticamente menos conhecidos como Porto Rico, Colômbia, Panamá, Venezuela, etc.

Arte Primitiva – Máscaras AfricanasAs máscaras africanas fazem parte da cultura da África desde sua origem. Estão intimamente ligadas à relação do homem com a natureza e com seus ancestrais. Muitas delas são confeccionadas para rituais de passagem, sendo um deles ligado à adolescência. A proposta de trabalho foi a criação de uma máscara para o próprio ritual de passagem do aluno, juntando elementos visuais característicos como a simetria, o grafismo, o geometrismo e abstracionismo, com o simbolismo dos Orixás do Candomblé Brasileiro escolhidos pelo aluno para “ajudar” nesta passagem.

China medieval – os caminhos de Marco PoloBuscando mostrar aos alunos outras percepções da História para além da ‘eurocêntrica’, foram trabalhadas sociedades orientais, como a China, em constante diálogo com as demais sociedades que se desenvolviam no período que conhecemos por Idade Média. Deste modo, o contato ocidente-oriente aparece, dentre outras formas, por meio da rota realizada pelo mercador Veneziano Marco Polo, que chega à China no século XIII - lá permanecendo muitos anos como conselheiro do imperador Kublai Khan. Neste trajeto, conhece diversas cidades do Império Chinês, retratadas pelos alunos nos postais. A produção desses textos, contendo descrições históricas das cidades, foi realizada com inspiração em relatos do próprio Marco Polo, narradas em seu Livro das Maravilhas. Ao longo do ano, a dramatização foi utilizada como um dos recursos didáticos para desenvolver conceitos. Mostramos aqui uma possibilidade de trabalho com esta linguagem. Teremos três pequenas apresentações encenando este encontro entre Marco Polo e o imperador Kublai Khan.

Page 9: Mostra Cultural 2011

9

JOGOS DIDÁTICOSSALA 103Este é o espaço mais interativo criado pelo 7º ano. A variabilidade de estratégias didáticas é algo que a escola valoriza muito como recurso para o aprendizado. Neste ano, muitos jogos foram criados ou utilizados como meio para aprender. Desenvolvimento do raciocínio lógico, apreensão de conteúdos históricos, interação entre seres vivos, ampliação de habilidades de comunicação são algumas das possibilidades que esse tipo de trabalho proporcionou. Assim, podemos convidar o visitante para jogar conosco, tanto jogos já conhecidos pelo público em geral, como aqueles criados pelos alunos. É uma experiência rica, divertida e imperdível.

A Lógica Matemática nos JogosPúblico alvo: alunos dos 6os e 7os anosDesenvolver habilidades de raciocínio matemático, por meio de jogos, relacionando-as com competências usadas nas resoluções de problemas é um dos objetivos dessa oficina.Ao jogar (Rummikub, Banco Imobiliário, Uno, Jogo da Velha, ‘Pontinhos’, Cilada, Campo Minado, Hora do Rush e Jogo dos “Bisos”), os alunos percebem que há regras e uma postura necessária para o bom andamento do jogo bem como a necessidade de se ter respeito mútuo entre os participantes, no sentido de saber ouvir e esperar sua vez de jogar.No momento em que os alunos tiveram que confeccionar um jogo, eles se depararam com a necessidade de criar as regras, pensar em como jogar e, principalmente, no público alvo a que se destina o jogo.Nosso percurso:- o que é jogar;- perceber as etapas das regras de um jogo; - aprender a jogar;- visitar e vivenciar uma situação com alunos menores para poder pensar no jogo a ser ‘criado’ ou ‘adaptado’;- confeccionar os jogos que ‘criamos’.

Juego Cara a CaraUtilizando estructuras y vocabulario aprendidos este año en las clases de lengua española, los alumnos de los 7os años construyeron colectivamente una versión propia para el juego Cara a Cara. Para esto, individualmente, buscaron famosos del mundo hispanohablante e hicieron un breve relato con la descripción física y de importancia de la persona elegida. En las clases de informática, los alumnos crearon una carta de baraja con la composición de la foto y el texto. Entonces, a través del juego pudieron trabajar la oralidad en lengua extranjera de forma lúdica y significante.

Utilizando estruturas e vocabulário aprendidos durante este ano nas aulas de língua espanhola, os alunos dos 7os anos construíram coletivamente uma versão própria para o jogo Cara a Cara. Para isto, individualmente, buscaram famosos do mundo hispânico e fizeram uma breve descrição física e de importância da pessoa selecionada. Nas aulas de informática, os alunos criaram una carta de baralho com

a composição da foto e o texto. Então, por meio do jogo, puderam trabalhar a oralidade em língua estrangeira de forma lúdica e significante.

Jogo da sobrevivênciaTrabalho interativo no qual os visitantes poderão participar do jogo que foi trabalhado com os alunos no 2º trimestre. O objetivo do jogo é analisar as consequências da intervenção humana e de fenômenos climáticos sobre a comunidade de uma floresta, tendo como foco principal a população de quatis.

Jogos em HistóriaA ludicidade é um importante elemento para contribuir no aprendizado, tornando-o mais significativo – sobretudo nesta faixa etária. Pensando nisto, foi proposto o trabalho com jogos como ferramenta de aprendizagem de conceitos em dois momentos do curso de História.

Jogo da memóriaCada dupla de alunos construiu um par de cartas sobre uma personalidade negra da história brasileira – uma com foto e uma com um pequeno texto sobre sua vida e obra. A escolha deste jogo buscou reforçar a importância da preservação da memória sobre estas personalidades e da contribuição do afrodescendente para a formação da História, da cultura e da identidade brasileira.

Jogos medievais de tabuleiroComo em diversas outras sociedades, os jogos estiveram presentes na Europa medieval e, em alguns casos, como no xadrez, dizem muito sobre a organização daquela sociedade. Sua história, regras e simbologias foram trabalhadas em sala para, posteriormente, se propor a construção aos alunos. Os jogos construídos por eles deveriam contemplar os conceitos estudados e exigir dos jogadores conhecimento sobre a Europa medieval.

ENTREM, JOGUEM, DIVIRTAM-SE!

Page 10: Mostra Cultural 2011

10

ESPAÇO ÁFRICASSALA DE PROJETOS

Projeto África O projeto África tem como principal objetivo desconstruir o estereótipo de pobreza e violência criado acerca do continente africano e apresentar aos alunos a riqueza e diversidade cultural dos povos que ali vivem. Ao longo do ano foram realizadas inúmeras atividades que proporcionaram a ampliação do repertório dos estudantes no que se refere à história, aspectos da realidade atual do continente, tradições, costumes, produção cultural entre outros temas.Para tornar concreto esse novo olhar proposto sobre a África, os alunos trabalharam a temática da moda inspirada em referenciais africanos. Para isso, confeccionaram camisetas, criaram uma marca e seu logotipo, produziram um catálogo com as peças criadas e uma ecobag que será comercializada no dia da Mostra Cultural. Os recursos arrecadados serão revertidos para a escola visitada pelos alunos durante o estudo do meio e que atende crianças de comunidades quilombolas na região do Alto Ribeira.Todas as peças produzidas pelos alunos serão apresentadas em um desfile.

Projeto África - Padrões GeométricosA partir do trabalho com mitos e lendas africanas, os alunos realizaram a construção de diversos padrões geométricos baseados nos elementos centrais das histórias lidas. A confecção desses padrões também tem como inspiração o uso dos padrões geométricos por povos do continente africano em diferentes situações de seu cotidiano.

Projeto África - Contador de históriasComo uma das atividades desenvolvidas dentro do Projeto África, os alunos participaram de uma apresentação com um contador de histórias afro-americano, que narrou para os alunos de forma bastante interativa algumas histórias de povos que vivem na costa leste do continente africano.Como registro deste momento tão especial, cada uma das classes de 8º ano participou da pintura de uma tela coletiva iniciada pelo Baba e que tinha como tema de referência a importância da amizade.

Mapa do CérebroO projeto mapa do cérebro é um trabalho conjunto das disciplinas de Arte e Ciências. Ele consiste na representação simbólico-artística do mapa funcional do encéfalo humano. Baseado na concepção de que as regiões do encéfalo (cérebro, cerebelo, tronco encefálico, entre outras) podem ser subdivididas de acordo com a função específica realizada por cada parte, os alunos, divididos em grupos, após entrarem em contato com as concepções teóricas da anatomia funcional do encéfalo durantes as aulas de ciências e com o trabalho sobre as mais variadas concepções de mapas nas aulas de arte, conceberam, elaboraram e realizaram uma representação subjetiva de um mapa do cérebro na forma de um desenho artístico.

PerspectivasEsse trabalho foi realizado conjuntamente pelos componentes curriculares de Matemática e Arte e tinha como proposta trabalhar o conceito de perspectiva sob a ótica da matemática e perceber a sua aplicabilidade na produção artística. Para isso, os alunos aprenderam a dar profundidade ao desenho e, em seguida, produziram a imagem do próprio quarto trabalhando com o conceito de “ponto de fuga”. O mesmo foi feito com a construção do desenho de uma esquina.

8º ano

Trabalhos produzidos pelos alunos do 8º ano

Page 11: Mostra Cultural 2011

Livro ObjetoNa oficina, os alunos elaboraram um livro objeto (objeto de arte que tem como referência a forma de um livro) a partir de diversos exercícios com técnicas plásticas (tais como colagem, desenho, recorte e pintura) e registros literários. Os alunos investigaram o livro como objeto poético e suporte experimental, num encontro das linguagens visual e escrita.

Livro ClipeO trabalho com a construção de um livro-clipe baseado em contos do autor Edgar Allan Poe pretende despertar no interlocutor a curiosidade pelos contos apresentados, buscando incentivar a leitura da obra. Além disso, recria passagens representativas do enredo acrescentando as interpretações do grupo.

Cartilha de uso das Redes SociaisIndo ao encontro do trabalho realizado pela escola com a palestra sobre internet e redes sociais, os alunos dos 8os anos discutiram os benefícios e malefícios que essas novas mídias podem trazer e os cuidados que seu uso exige.A partir da discussão, os alunos criaram cartilhas com regras sobre o uso das redes sociais. Nelas é possível notar reflexões sobre segurança e comportamento, suas causas e consequências do uso indevido da internet. Em alguns casos há, inclusive, orientações pensadas sob outros pontos de vista, como por exemplo, dos pais de adolescentes e de alguém em busca de emprego. Os alunos dão dicas de como se pode usar a ferramenta como algo seguro e bastante produtivo e proveitoso.

Edgar Allan PoeA proposta do trabalho com os contos do Poe era de que, ao dividir os alunos em grupos para leitura de quatro contos diferentes - Down into the Maelstrom, The Fall of the House of Usher, The Masque of the Red Death e The Facts in the Case of Mr. Valdemar - eles pudessem compartilhar sua leitura com os demais alunos ou, até mesmo, qualquer outra pessoa, po meio de imagens e texto em três slides de PowerPoint. Para tal, utilizaram figuras pesquisadas na internet e se basearam no texto a fim de recontá-lo. Com a atividade é possível perceber a extensão da compreensão de cada texto. Os alunos desenvolveram a habilidade de recontar histórias no presente, como fazem os nativos de língua inglesa e também se apropriaram de um vocabulário até então desconhecido. Através do PowerPoint, puderam utilizar suas ferramentas para criar efeitos visuais, tornando o trabalho mais atraente.

Projeto de estudo do meio – Alto RibeiraO projeto de Estudo do meio deste ano trabalhou o conceito de sustentabilidade. O eixo de discussão sobre esse assunto se deu através da relação entre consumo e impactos ambientais. O objetivo principal desta proposta foi o de promover uma reflexão sobre as marcas que o nosso modo de vida deixa no planeta.Na viagem para a região do Alto Ribeira, os alunos puderam investigar por meio do levantamento de informações, o padrão de consumo, hábitos e práticas ambientais realizadas pelas comunidades locais, ampliando seu repertório e aprofundando as discussões realizadas em sala.Para finalizar os trabalhos, serão realizadas algumas propostas que têm por objetivo transformar em ações a reflexão construída ao longo do projeto.

Page 12: Mostra Cultural 2011

12

MAPA DA MOSTRA

Biblioteca

OFICINA DE LINGUAGENS

Sala de Projetos

8º ANO

Sala de Expressão

2ª SÉRIE EM

Sala 01

1ª SÉRIEEM

Sala 02

1ª SÉRIEEM

Sala 03

6º ANO

Sala 04

6º ANO

Praça de Eventos

Lab. Informática 1

NUPS / NUPINHO

Cantina

PISO INFERIOR

Page 13: Mostra Cultural 2011

13

Sala 102

7º ANO

Sala de Música

9º ANO

Sala 101

7º ANO

Sala 103

7º ANO

Laboratóriode Ciências

6º ANO

Sala 11

OFICINA DE

CIÊNCIAS

Ap

oio

1

9º A

NO

Ap

oio

2

9º A

NO

Ap

oio

3

9º A

NO

Sala 12 Sala 13Sala 14

EJASala 15 Sala 16

Lab.

In

form

átic

a 2

PISO SUPERIOR

Page 14: Mostra Cultural 2011

14

9º ano

GALERIA DO 9ºANO EM CENA

O 9º ano teve como tema para o projeto de série de 2011 o conceito de IDENTIDADE. Sendo assim, os diversos componentes curriculares focaram em alguns recortes para a delimitação do amplo tema, buscando atingir um perfil de egresso específico da série terminal. A reunião dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano em um único espaço possibilita visualizar as diversas competências e habilidades desenvolvidas nas respectivas áreas de trabalho, por meio da expressão artística dos diferentes grupos de alunos. O estudo do meio Raízes e conflitos: Minas em nós aparece como um momento norteador e explícito do exercício da atividade interdisciplinar e de caráter colaborativo das atividades propostas. Soma-se a isso a ideia permanente de respeitar a forma de expressão de um aluno adolescente em contato com um mundo de muitas informações e diferentes linguagens.Andar dentro de minas, descobrir preciosidades, provocar os sentidos, resgatar lembranças, projetar ideias, ver, pensar e agir. Tudo isso faz parte da visita aos trabalhos de um longo ano de 2011. Seja bem vindo!

•Sentir-sesó Sala de Música

Inspirados na visita realizada ao Instituto Inhotim (Brumadinho-MG) durante a viagem de estudo do meio, os alunos fizeram uma releitura das galerias visitadas, onde os sentidos foram aguçados: tato, visão, audição, olfato e, claro, muita emoção... Enfim, sensações despertadas! A sala é escura, fria e dentro dela estão contidos alguns tesouros, peças de grande valia, trabalhos realizados em vida que o tempo congelou... E o mais importante: você.

•Palavrasepreciosidades Sala de apoio 1

A sala das Preciosidades apresentará a riqueza da percepção de nossos alunos traduzidas em palavras e objetos. Por meio de relatos pessoais, poemas e minicontos, contaremos em verso e prosa nosso olhar atento e reflexivo sobre Ouro Preto. Os textos estarão dispostos pelo espaço de toda a sala, tal qual veios de ouro dispostos nas galerias das minas. Trazemos aos pais e visitantes a preciosidade do olhar do viajante! Além das palavras os alunos elaboraram um adorno folheado a ouro, no laboratório, por meio da transformação da matéria. No processo eles fundiram uma liga de chumbo e estanho numa forma de gesso para remodelarem o objeto e, após um trabalho de acabamento e polimento, folhearam com lâminas de ouro as respectivas peças.

•Olhareouvir,passadoepresente Sala de apoio 2

O espaço contempla um vídeo, editado pelos alunos, com trechos das entrevistas realizadas durante a viagem a Minas Gerais, que contempla as diversas atividades sócio culturais desenvolvidas e mostra as permanências e transformações que ocorreram ao longo de 200 anos, por meio da fala de seus cidadãos.No mesmo ambiente é possível visualizar as fotografias das fachadas de casas, igrejas, museus, e outras construções do período barroco nas quais os alunos buscaram identificar a aplicação da proporção áurea.

•Coleção Sala de apoio 3

Na sala estão reunidos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos diversos componentes curriculares.A apresentação de um Quiz eletrônico em língua inglesa sobre as cidades fantasmas que surgiram na época da corrida do ouro, a projeção dos trabalhos em língua espanhola sobre a cultura latino-americana e a relação com o tema da série Identidade, o folheto sobre doenças sexualmente transmissíveis elaborado e apresentado pelos alunos em uma dinâmica muito especial para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, por fim, a revista na versão eletrônica que é uma coletânea de textos desenvolvidos pelas diversas áreas durante o ano.

•Memórias Corredor Interno

Os alunos selecionaram materiais diferentes para mostrar a passagem pelo ensino fundamental, resgatando lembranças e momentos que marcaram esse período, uma vez que são marcantes a despedida e a entrada numa nova etapa, o ensino médio.

•Máquinasfotográficascaseiras Sala 11

A atividade consiste na exposição de fotografias tiradas com máquinas fotográficas caseiras, chamadas “pinhole” e das próprias máquinas feitas à mão pelos educandos.

Page 15: Mostra Cultural 2011

15

INSERIR IMAGEM

Page 16: Mostra Cultural 2011

16

6º anoHQs – história em quadrinhosO objetivo é exercitar a composição criativa entre linguagem verbal e linguagem não-verbal. O elemento norteador da oficina é a relação entre texto e imagem, possibilitando a retomada de alguns elementos, como as narrativas de aventura e a figura do herói, que, numa progressão, possibilita aos alunos aprimorar suas competências como leitor e escritor.

Livro de personagensExposição do livro produzido pelos alunos do 6º ano.

7º ano Nas ondas do rádio –hora da radionovela, o passado revisitadoEm pleno século XXI, as novelas ainda ocupam o horário nobre da televisão brasileira prendendo a atenção de milhões de telespectadores, o que, obviamente, não escapa à percepção do mercado publicitário. Num passado nem tão remoto assim, eram as radionovelas que levavam as famílias brasileiras a se reunir em torno do rádio para acompanhar sucessos estrondosos como “Direito de nascer”, “Em busca da felicidade”, dentre outros.

Oficinas

OFICINA DE LINGUAGENSBIBLIOTECA

A fim de mostrar aos nossos alunos o que pode ser considerado a gênese das novelas da televisão, iremos elaborar uma radionovela em todas as suas etapas, desde roteiro, sonoplastia, interpretação, às vezes, excessivamente dramática, até as propagandas da época, que marcaram gerações de ouvintes.Com esse resgate, queremos, de forma lúdica e, sobretudo, divertida, garantir uma aprendizagem significativa sobre a importância do rádio na história nacional.

8º anoTicker Art“Sticker” é um adesivo que traz desenhos ou mensagens. Denominado por muitos como pós-grafite, “Sticker Art” é um movimento artístico urbano que tem ganhado força nos últimos cinco anos com a proliferação da cultura underground e a busca de novas formas de expressão visual. Nesta oficina os alunos produziram adesivos utilizando as diferentes técnicas próprias desta modalidade de arte urbana.

9º anoDicionário de resenhas http://historiadeleitura.blogspot.com

Trabalho da aluna Mariana Haddad de Filippo - 6º ano

Page 17: Mostra Cultural 2011

6º ano e 7º anoA química no cotidianoA química faz parte de nosso dia a dia e muitas vezes não nos damos conta disso. Tudo que está a nossa volta é química, já que os átomos e moléculas são as partículas naturais fundamentais dos materiais inanimados e dos seres vivos.A equivocada ideia de que a química é algo nocivo - dizemos frequentemente frases como “aquele alimento tem muita química”- será desmistificada através de uma imersão no universo das transformações da matéria que ocorrem a todo momento.Na oficina, a química é abordada como algo natural e essencial para o funcionamento do universo e dos seres vivos. Por meio da observação, experimentação e construção de modelos, os alunos têm a oportunidade de compreender o que há por trás dos fenômenos que ocorrem em situações que vivenciamos diariamente.

8º ano e 9º anoEletricidade e eletromagnetismo – construção de objetos cotidianosA eletricidade está em nosso redor durante todo o nosso dia, desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Mas o que é a eletricidade? Como ela é produzida? Como funcionam e como são construídos os aparelhos elétricos? A proposta da oficina é construir modelos para explicar os fenômenos elétricos e eletromagnéticos, além de construir objetos como bússolas, circuitos elétricos, lanternas, motor elétrico, pilhas e ímãs.

OFICINA DE CIÊNCIASSALA 11

Trabalho da aluna Mariana Haddad de Filippo - 6º ano

Page 18: Mostra Cultural 2011

18

NUPS

NUPS – ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIOLABORATÓRIO INFORMÁTICA1

A criação do NUPS (Núcleo de Projetos Sociais) ocorreu a partir da ideia de elaborar um projeto sócio-cultural que possibilitasse a integração e a troca de saberes de jovens de diferentes classes e realidades sociais. Seu principal objetivo é procurar diminuir as barreiras culturais e econômicas que terminam por dividir a nossa juventude e a sociedade de maneira geral. O NUPS também pretende conscientizar os alunos para o quadro de desigualdade extrema observado na cidade de São Paulo, a fim de despertá-los para questões sociais e para a importância da sua participação no processo de transformação e desenvolvimento da sociedade. A ideia de sua criação se concretizou entre março e junho de 2010 quando se formou um grupo de alunos interessados em participar do projeto. Durante o período de formação do grupo, discutiu-se qual o papel do terceiro setor na sociedade e quais as motivações dos alunos para participar de ações sociais. Com base nessa discussão inicial, foram apresentadas diversas iniciativas da área social ligadas à juventude e, por fim, o grupo passou a idealizar os projetos para o segundo semestre de 2010. Contando com amplo apoio da escola, dos pais e principalmente dos alunos envolvidos com o NUPS, foram criadas parcerias com três Ongs reconhecidas de São Paulo. “A Banca”, produtora social que utiliza música e cultura Hip-Hop como ferramenta de inclusão cultural e de transformação social; Projeto “Rugby para Todos”, iniciativa que visa contribuir para a formação integral de jovens da periferia através do esporte; e a organização “Um Teto para o Meu País”, que promove a construção de casas de emergência para a população em estado de extrema pobreza.Em 2011, o NUPS passou a contar com o apoio de um importante aliado, a APLOC (Associação de Pais da Lourenço Castanho) que vem ajudando a desenvolver os projetos e a pensar novos desafios para a área social da escola. Além disso, aos poucos estão sendo idealizadas ações em conjunto com professores e coordenadores das outras unidades da escola para ampliar o raio de ação do NUPS. Exemplo disso é o nascimento do NUPINHO no fundamental II, que já começa a caminhar com as próprias pernas e a qualificar ainda mais o trabalho social da escola.Na mostra poderão ser observadas as diversas ações realizadas pelo NUPS no decorrer do ano de 2011 e além disto, este também será um espaço para que os visitantes possam conhecer o recém inaugurado blog do NUPS - blognups.blogspot.com, um trabalho feito com muito carinho e dedicação pelos integrantes do núcleo.

Ensino Fundamental IIEm agosto de 2011, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo feito no Ensino Médio desde o ano passado, iniciaram-se as ações do Núcleo de Projetos Sociais no Ensino Fundamental II. Procuramos, desta forma, estimular o respeito à diversidade humana por meio de ações e intervenções individuais e coletivas em diferentes contextos, favorecendo a consolidação de novas concepções sobre a diversidade na comunidade escolar. Nesses 3 meses de existência, o núcleo realizou algumas ações em diferentes espaços, proporcionando o convívio com esta diversidade. Na sala do NUPS você conhecerá um pouco mais sobre este trabalho!

Gentileza gera gentileza Os alunos observaram a diversidade humana presente no centro da cidade de São Paulo, distribuíram flores e mensagens de solidariedade aos transeuntes e trabalhadores e intervieram no cotidiano agitado das pessoas. A vivência proporcionou uma interação cheia de emoções e trocas inesquecíveis.

Fanzine do Nupinho Em uma oficina de fanzine, nossos alunos aprenderam a construir a revista e o sentido de sua publicação. Assim, produziram um primeiro número com o tema “diversidade e igualdade social”, com o objetivo de divulgar a mensagem do NUPS em nossa comunidade escolar.

CentroEducacionalUnificado(CEU)deParaisópolisDurante a visita que fizeram ao CEU instalado em Paraisópolis, os alunos puderam reconhecer a importância dos equipamentos públicos de qualidade para a educação dos jovens e para promoção do desenvolvimento das comunidades carentes. Centro de referência, o CEU promove atividades educacionais esportivas, culturais e recreativas para todos os moradores do local.

Casa de Estevão Conceição - O Gaudi BrasileiroA Rua Herbert Spencer é das mais visitadas em Paraisópolis. Lá vive Seu Estevão, um homem simples e muito talentoso. Os alunos conversaram com o artista, que fez de sua casa simples um pequeno castelo de paredes decoradas com porcelanas, rádios, telefones, relógios, garrafas de champanhe, copos de chope, pires e xícaras, formando belos mosaicos.

Page 19: Mostra Cultural 2011

PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕESSALA 14

Os cursos de Educação de Jovens e Adultos da Escola Lourenço Castanho foram criados com o propósito de possibilitar que pessoas fora da idade escolar básica possam voltar aos estudos e completar sua instrução.Além de promover o aprendizado do conteúdo nas disciplinas do currículo do Ensino Fundamental e Médio, nosso principal objetivo é contribuir para a formação geral do aluno como cidadão, oferecendo um ensino que acrescente algo ao que eles já sabem. Visamos a promover condições para que possam conviver com outras pessoas e trabalhar em conjunto com elas.Parte da produção dos alunos do EJA, oriundo desse trabalho coletivo, integra a nossa Mostra Cultural. Prestigie.

Educação de Jovens e Adultos

Page 20: Mostra Cultural 2011

20

TRIBOS URBANAS - COMPORTAMENTO JUVENIL CONTEMPORÂNEOSALA 1

No ano de 2011, os alunos da primeira série realizaram um longo trabalho de pesquisa em torno de um tema central em suas vidas: a juventude.Várias foram as etapas desse trabalho. Primeiro, todos foram convidados a refletir sobre a própria identidade: Quem é você? Qual a sua trajetória de vida? Quais as suas características pessoais?Por que você é assim? Muitas foram as respostas e o grupo aparentemente homogêneo se tornou um mosaico cheio de mistérios a serem desvendados.Na segunda etapa do curso, o objetivo foi olhar para fora da sala de aula e buscar compreender historicamente quais os significados e possibilidades de ser jovem e, por outro lado, qual a condição da juventude contemporânea. Para tanto, os alunos realizaram um belo trabalho de pesquisa sobre movimentos juvenis que, de alguma maneira, influenciaram e/ou alteraram por completo os padrões sociais e, por que não, os rumos da história. Foram objetos de estudo o Movimento Hippie; o Movimento Punk; O Tropicalismo; O Hip-Hop, dentre outros. Muitas foram as descobertas com a juventude do passado e do presente.

Ao final de todo esse processo de pesquisa os jovens já estavam preparados para dar um passo maior, ir a campo e investigar as inúmeras manifestações do comportamento juvenil contemporâneo em uma metrópole multifacetada e multicultural como é a cidade de São Paulo. Nesta empreitada, nossos jovens encontraram as chamadas tribos urbanas, que nada mais são do que grupos de jovens unidos por interesses, ideologias e práticas culturais e sociais que se manifestam no espaço urbano. Cosplayers, Pichadores, Punks, Skatistas, Rappers, Góticos, e inúmeros outros grupos foram encontrados e pesquisados. Os resultados desse trabalho puderam ser vistos em apresentações em sala de aula, nos magníficos blogs produzidos pela turma e, agora, com muito orgulho, podem ser compartilhados com toda a comunidade escolar da Lourenço Castanho na nossa Mostra Cultural.

Sejam bem vindos e boa viagem pelo universo da juventude urbana paulistana.

1ª série do Ensino Médio

Page 21: Mostra Cultural 2011

21

GABINETE DE CURIOSIDADES -TEATRO DO MUNDOSALA 2

A ideia central dessa exposição é nos conduzir sobre as diferentes representações já produzidas sobre a alteridade dos homens e suas respectivas paisagens. Através de trabalhos produzidos ao longo do ano letivo, os alunos aproximaram-se da gênese de muitos sistemas naturais, econômicos e políticos que engendraram novos tempos e novos hábitos no Mundo. Tomaram a paisagem e toda rede que envolve suas idealizações e representações como eixo central de reflexão e de questionamento. Buscaram enfatizar a relação entre a imagem que uma sociedade faz de si mesma com aquela que ela constrói acerca do Mundo. Confrontaram modelos filosóficos, compararam etnias e suas culturas – compreenderam a paisagem enquanto obra e leram-na. Evidenciaram em estudos de campo a riqueza dessas leituras e optaram por apresentar esse percurso através da forma de um Gabinete de Curiosidades, que durante dezenas de anos guardou e apresentou para a sociedade uma espécie de compêndio dessa alteridade humana: um verdadeiro Teatro do Mundo.

Page 22: Mostra Cultural 2011

VER-A-CI-DA-DE SALA DE EXPRESSÃOA ideia central dessa exposição é demonstrar como a leitura do espaço urbano nos permite apreender o movimento do tempo em sua perenidade do presente. A paisagem da cidade tornou-se um presente perpétuo e o futuro um lugar inalcançável. A extensão das megalópoles, as “cidades-mundo”, reproduzem o desejo imagético da urbanização mundial, mas sofrem com a barbárie de suas contradições. Através de trabalhos produzidos ao longo do ano letivo, os alunos aproximaram-se desses paradoxos. O novo e a memória, o centro e a periferia, o estar e o ser. Em estudos

de campo puderam conhecer vias expressas que evisceram as grandes cidades, praças e parques que em sua vacuidade se tornaram núcleos de desesperança social. Em entrevistas, puderam identificar os valores projetados pelas pessoas aos lugares e construções da cidade. Tomaram a cidade e toda rede que envolve suas relações sociais como eixo central de reflexão e de questionamento. Aqui, a construção do trabalho indica o percurso dessa reflexão e as leituras que dela emanaram. Estejam convidados a ver as cidades.

2ª série do Ensino Médio

Page 23: Mostra Cultural 2011

23

PROGRAMAÇÃO

10:30 - Apresentação dos alunos da oficina de libras

11:00 - Desfile de moda | Projeto África

12:00 - Cerimônia de premiação do Concurso de Fotografia “Na Imagem do Presente, o Brasil do Futuro”

12:15 - Cerimônia de premiação do Concurso Ação e Redação

13:00 - Apresentação musical dos alunos do 9º ano

13:15 - Apresentação musical dos alunos da oficina de bandas

PRAÇA DE EVENTOS

Page 24: Mostra Cultural 2011

www.lourencocastanho.com.br