mrc i humanas 2o ano 2015

5
 MOMENTO DE RETOMADA DOS CONTEÚDOS  MRC I DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL POR ÁREA ÁREA DO CONHECIMENTO Ciências Humanas e suas tecnologias UNIDADE I COMPONENTES CURRICULARES: Geografia, História, Filosofia e Sociologia. SÉRIE: EDUCADORES GESTORES: Lailton Júnior/Selma Reis/Hamilton Queiroz e Adilma Rodrigues TURNO: EDUCANDO (A): DATA: Caro (a) educando (a),  Esta avaliação dev erá ser desenvolvi da indivi dualmente, sob a orientação do (a) mediador (a).  O valor desta avaliação é de 10,0 pontos, sendo 10 questões objetivas (no valor de 0,5 cada) e 2 discursivas (no valor de 2,5 cada).  Utilize caneta azul ou preta no preenchimento da prova.  Assinale apenas uma alternativa correta. Não serão aceitas rasuras ou dupla marcação.  Só será permitida a saída do aluno após 1(uma) hora do início da prova.  Leia com bastante atenção os textos de apoio e os enunciados das questões.  Em caso de dúvidas, releia as instruções e lembre-se de que a interpretação da s questões faz parte da avaliação.  Não será pe rmitida nenhuma fonte de consulta (dicionários, l ivros didáticos, calculadora, celular). Sucesso na jornada! 1ª PARTE   QUESTÕES OBJETIVAS GEOGRAFIA 1. (UFSC - 2011) A ilustração abaixo mostra que os fluxos migratórios são uma constante no espaço brasileiro.  MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil   banco de questões . São Paulo: Harbra, 2001. p. 79. [Adaptado]  Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois fatores que explicam a rapidez e a intensidade com que o campo tem impelido os trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos. a) Prática da policultura e instalação de comunas populares. b) Mecanização agrícola e concentração fundiária. c) Especulação imobiliária e estímulo à agricultura de subsistência. d) Fascínio pela cidade e prática do cooperativismo agrícola. e) Violência rural e monocultura de subsistência. Fonte: http://www.geograf iaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_9_migracoes_no_brasil(Acessa do em 18/05/2015)

Upload: perivaldo-jose-dos-santos

Post on 06-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mrc i Humanas 2o Ano 2015

8/17/2019 Mrc i Humanas 2o Ano 2015

http://slidepdf.com/reader/full/mrc-i-humanas-2o-ano-2015 1/5

 

MOMENTO DE RETOMADA DOS CONTEÚDOS – MRC IDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL POR ÁREA

ÁREA DOCONHECIMENTO Ciências Humanas e suas tecnologias UNIDADE I

COMPONENTESCURRICULARES:

Geografia, História, Filosofia e Sociologia. SÉRIE: 2º

EDUCADORESGESTORES:

Lailton Júnior/Selma Reis/Hamilton Queiroz e AdilmaRodrigues

TURNO:

EDUCANDO (A): DATA:

Caro (a) educando (a),

  Esta avaliação deverá ser desenvolvida individualmente, sob a orientação do (a) mediador (a).  O valor desta avaliação é de 10,0 pontos, sendo 10 questões objetivas (no valor de 0,5 cada) e 2

discursivas (no valor de 2,5 cada).  Utilize caneta azul ou preta no preenchimento da prova.  Assinale apenas uma alternativa correta. Não serão aceitas rasuras ou dupla marcação.  Só será permitida a saída do aluno após 1(uma) hora do início da prova.  Leia com bastante atenção os textos de apoio e os enunciados das questões.  Em caso de dúvidas, releia as instruções e lembre-se de que a interpretação das questões faz parte da

avaliação.  Não será permitida nenhuma fonte de consulta (dicionários, livros didáticos, calculadora, celular).

Sucesso na jornada!

1ª PARTE  – QUESTÕES OBJETIVAS 

GEOGRAFIA

1. (UFSC - 2011) A ilustração abaixo mostra que os fluxos migratórios são uma constante no espaço brasileiro. 

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil  – banco de questões. São Paulo: Harbra, 2001. p. 79. [Adaptado]

 Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois fatores que explicam a rapidez e a intensidade comque o campo tem impelido os trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos.

a) Prática da policultura e instalação de comunas populares.b) Mecanização agrícola e concentração fundiária.c) Especulação imobiliária e estímulo à agricultura de subsistência.d) Fascínio pela cidade e prática do cooperativismo agrícola.e) Violência rural e monocultura de subsistência.

Fonte: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_9_migracoes_no_brasil(Acessado em 18/05/2015)

Page 2: Mrc i Humanas 2o Ano 2015

8/17/2019 Mrc i Humanas 2o Ano 2015

http://slidepdf.com/reader/full/mrc-i-humanas-2o-ano-2015 2/5

02. (UEPB - 2011) Leia a música.

De acordo com os fragmentos da composição, podemos afirmar:

I - As regiões abordadas na composição são o Agreste e a Zona da Mata Nordestina, onde a ocorrência das chuvassão de outono/inverno, predominantes entre os meses de março e agosto.II- A seca é um fenômeno natural; suas consequências sobre a população camponesa pobre é de cunho puramentesocioeconômico. Enquanto os pobres são duramente penalizados com as secas, os ricos, donos de terras, atéchegam a ser favorecidos com a estiagem.III - O migrante nordestino, além das questões econômicas e sociais, também sofre problemas de ordem afetiva epsicológica com o choque cultural, o preconceito do qual é vítima, a baixa autoestima, a perda de referenciais deidentidade e a necessidade de adaptação a um outro estilo de vida.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas as proposições I e III.b) Apenas as proposições II e III.c) Apenas as proposições I e II.

d) Apenas a proposição I.e) Todas as proposições.

Fonte: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_9_migracoes_no_brasil(Acessado em 18/05/2015)

3. (MACKENZIE/2008) Observe o quadro abaixo. 

Quadro Operários, de Tarsila do Amaral, 1933. Óleo sobre tela 150 X 205 cm. Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo ColeçãoGoverno do Estado de São Paulo. 

Tarsila do Amaral (1886-1973) é considerada a primeira-dama do modernismo brasileiro e uma das responsáveispela arte genuinamente nacional. Os temas que mais lhe interessavam eram os sociais  – e dentre as suas obras,

destaca-se a tela Operários.  A respeito do processo da industrialização brasileira, é correto afirmar que 

I. ocorreu de forma tardia, tendo por base o processo de substituição de importações.  II. seu maior polo, a partir dos anos 1920, foi São Paulo devido à infraestrutura advinda da economia cafeeira. 

Page 3: Mrc i Humanas 2o Ano 2015

8/17/2019 Mrc i Humanas 2o Ano 2015

http://slidepdf.com/reader/full/mrc-i-humanas-2o-ano-2015 3/5

III. o primeiro e principal meio de transporte industrial foi o automotor, favorecido por eficiente malha rodoviária, quedinamizou a circulação dos mercados desde o início da economia cafeeira. IV. por meio dele, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centrosmetropolitanos. 

Estão corretas, 

a) apenas, I, II e III. b) apenas, II, III e IV. 

c) apenas, I e IV. d) apenas, I, II e IV. 

e) I, II, III e IV. 

Fonte: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=captulo_11_a_industria_no_brasil(Acessado em 18/05/2015)

HISTORIA

4. Observe a charge a seguir e assinale a alternativa que apresenta a interpretação mais coerente sobre ela,em relação à Independência do Brasil na Bahia:

a) A charge traduz uma crítica à grande participação da população afrodescendente no processo deindependência do Brasil.

b) A charge se refere ao pouco alcance do movimento abolicionista, tanto na Bahia como em outras províncias doBrasil, no contexto da proclamação da independência no século XIX.

c) Segundo a charge, houve uma contradição entre os valores defendidos pelo Brasil independente, e a situaçãosocial dos afrodescendentes no período das lutas pela emancipação na Bahia.

d) Podemos inferir, ao analisar a charge, que os afrodescendentes representavam, para as elites brasileiras, umalembrança da tirania de Portugal, pois foram os lusitanos que iniciaram o tráfico transatlântico de escravos.

e) A charge critica a permanência do trabalho escravo nos dias de hoje, quase dois séculos depois daemancipação política do Brasil, referindo-se à escravidão como a grande tirana da democracia.

5. A partir da análise da charge a seguir e utilizando seus conhecimentos sobre a crise do sistema colonialportuguês, assinale a alternativa correta:

Page 4: Mrc i Humanas 2o Ano 2015

8/17/2019 Mrc i Humanas 2o Ano 2015

http://slidepdf.com/reader/full/mrc-i-humanas-2o-ano-2015 4/5

 

a) A charge refere-se à situação provocada pela desobediência lusitana ao Bloqueio Continental de NapoleãoBonaparte.

b) A charge refere-se ao controle inglês das relações diplomáticas entre Portugal e França.c) Sobre a charge, ela representa a derrota de Napoleão Bonaparte ao invadir Portugal.d) A charge diz respeito às loucuras de Dona Maria I, rainha de Portugal, que exigiu a saída da Corte de Portugal

devido à Crise do Sistema Colonial.e) Todas as alternativas estão corretas, pois referem-se a elementos que podem ser interpretados nas falas das

personagens da charge.

FILOSOFIA

6. Uma das discussões acerca do problema do conhecimento diz respeito à possibilidade ou não de o espíritohumano atingir a certeza. A doutrina segundo a qual o homem atinge a certeza absoluta é

a) a epistemologiab) o ceticismoc) o empirismod) o dogmatismoe) o relativismo

7. Dentre as obras do filósofo escolástico São Tomás de Aquino, aquela que se tornou mais famosa, na qual sãotratados todos os temas de ordem teológica e filosófica, desde as provas para existência de Deus, a criação domundo e do homem até discussões sobre as virtudes, a ética e a política, é

a) Suma Contra os Gentios.b) Tractatus Lógico-Filosófico.c) Crítica da Razão Purad) Suma Teológicae) A Cidade de Deus

SOCIOLOGIA

8. (UEM/2015Adaptada) Sobre as teorias sociológicas a respeito do Estado, classifique as afirmações abaixo

com V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) Algumas teorias sociológicas afirmam que o Estado é necessário para garantir a unidade de uma sociedadedividida em classes sociais, favorecendo, assim, os interesses das classes dominantes.( ) Para alguns sociólogos, o que diferencia o Estado das demais instituições é o fato de ele ter o direito legítimo eexclusivo do uso da força.( ) Segundo alguns sociólogos, em sociedades complexas, o Estado é uma instituição fundamental para garantir acoesão social, sobrepondo-se às demais instituições e regulando sua coexistência.( ) Há um consenso na sociologia de que o Estado é um fenômeno exclusivamente ocidental e próprio do modode produção capitalista. Nas demais sociedades, não se encontram instituições que assumam funções correlatas.( ) De acordo com algumas interpretações, o Estado é fundamental para assegurar as próprias condições defuncionamento da economia de mercado, embora muitos liberais rejeitem sua intervenção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) VVVFV b) VVFVF c) VFVVF d) VVFFV e) FFVFF

9. Sobre a desigualdade social no Brasil e suas características, classifique as afirmações abaixo com V (verdadeira)ou F (falsa): 

( ) No Brasil a desigualdade social é decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda.( ) As consequências da desigualdade social no Brasil são observadas na favelização, pobreza, miséria,desemprego, desnutrição, marginalização, violência.( ) A despeito do Brasil estar entre os dez países do mundo com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maioríndice de desigualdade social e econômica do mundo.( ) Estudiosos propõem soluções para este problema, dentre eles: aliar democracia com eficiência econômica e

 justiça social.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) VVVF b) VVFV c) VVVV d) VVFF e) FFVF

Page 5: Mrc i Humanas 2o Ano 2015

8/17/2019 Mrc i Humanas 2o Ano 2015

http://slidepdf.com/reader/full/mrc-i-humanas-2o-ano-2015 5/5

 

10. As mudanças sociais que provêm de outras sociedades, como é o caso da globalização cultural, édenominada de

a) Mudança de Base.b) Mudança Endógena.c) Mudança Exógena.d) Mudança Cultural.

e) Mudança Global.

2ª PARTE  – QUESTÕES DISCURSIVAS

11. A diversidade cultural também traz problemas de relacionamento entre os povos e conflitos interculturais. Quala importância do RESPEITO às diversas culturas para a convivência entre os povos?

 ____________________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

12. Leia o texto a seguir:

“Artigo 1 – A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade

 A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade ena pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte deintercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como adiversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve serreconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras.” 

Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf   Acesso em 18 mai. 2015

A partir da leitura do artigo 1: "A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade"  – que resguardaà humanidade o direito à diversidade cultural  –  e dos conhecimentos construídos em nossas aulas, épossível afirmar que, com o processo de globalização mundial, as diversidades regionais dos países estãopreservadas? Justifique sua resposta.

 ____________________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

QUESTÃO OPTATIVA

13. Explique dois fatos históricos que possibilitaram a formação de uma diversidade cultural na sociedadebrasileira.

 ____________________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________