n° 1.136 preÇo: 1 desporto … · esteve três anos em grande nível. em 2007, quando talvez já...

20
QUINTA-FEIRA 28 MAIO 2015 WWW.REGIAODECISTER.PT DIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.136 PREÇO: 1SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ 5 13 8 Acidente no IC2 provoca um morto e um ferido ligeiro Um choque entre um ciclomotor e um pesado de mercadorias, ocorrido na passada segunda-feira no IC2, junto à Ataíja de Baixo, resultou num morto e num ferido ligeiro. O condutor do ci- clomotor foi transportado de urgência para o Hospital de Santo André, em Leiria, não resistindo aos ferimentos. Granja de Cister dá a conhecer projeto Somos da terra A Granja de Cister está a dar a conhecer o projeto “Somos da terra“ às unida- des hoteleiras da região, com o obje- tivo de potenciar o projeto. Existem três circuitos turísticos: o da Maçã de Alcobaça, dos vinhos e do azeite. Nazareno Carlos Codinha agraciado com galardão nacional O nazareno Carlos Codinha, coman- dante do Posto Territorial da GNR do Cadaval, foi agraciado com o prémio, de âmbito nacional “General Manuel Farinha Beirão”, durante as cerimónias do 104.º aniversário daquela força militar, em Lisboa. SOCIEDADE ECONOMIA SOCIEDADE 17 ANTIGO FUTEBOLISTA ALCOBACENSE FALECEU NO PORTO AOS 35 ANOS DESPORTO Alcobaça de luto pela morte de ex-jogador João Lucas O Cister Sport de Alcobaça abraçou o projeto Andebol4All há cerca de um ano, proposto pelo clube ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria), que têm captado a atenção destes novos “atletas” para a modalidade. O REGIÃO DE CISTER acompanhou um dos treinos dos 14 clientes do Ceeria, que decorrem às quartas-feiras no pavilhão da Escola D. Pedro I, em Alcobaça 3 Andebol4All conquista “atletas” do Ceeria para a modalidade ABERTURA SARA VIEIRA 10 Marionetas na Cidade e Cistermúsica recebem selo de qualidade O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e o Marionetas na Cidade receberam o selo de qualidade do EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe). Os dois eventos, made in Cister, foram escolhidos entre 875 candidaturas europeias, entre as quais 74 portuguesas. CULTURA

Upload: leanh

Post on 16-Dec-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 28 mAIo 2015WWW.REGIAODECISTER.PTDIREToR: JoAQUIm PAULo N° 1.136 PREÇo: 1€

SEmANÁRIo REGIoNAL DE ALCoBAÇA E NAZARÉ

5

13

8

Acidente no IC2 provoca um morto e um ferido ligeiro Um choque entre um ciclomotor e um pesado de mercadorias, ocorrido na passada segunda-feira no IC2, junto à Ataíja de Baixo, resultou num morto e num ferido ligeiro. o condutor do ci-clomotor foi transportado de urgência para o Hospital de Santo André, em Leiria, não resistindo aos ferimentos.

Granja de Cister dá a conhecer projeto Somos da terra A Granja de Cister está a dar a conhecer o projeto “Somos da terra“ às unida-des hoteleiras da região, com o obje-tivo de potenciar o projeto. Existem três circuitos turísticos: o da maçã de Alcobaça, dos vinhos e do azeite.

Nazareno Carlos Codinha agraciado com galardão nacionalo nazareno Carlos Codinha, coman-dante do Posto Territorial da GNR do Cadaval, foi agraciado com o prémio, de âmbito nacional “General manuel Farinha Beirão”, durante as cerimónias do 104.º aniversário daquela força militar, em Lisboa.

SOCIEDADE

ECONOmIA

SOCIEDADE

17 ANTIGo FUTEBoLISTA ALCoBACENSE FALECEU No PoRTo AoS 35 ANoSDESPORTO

Alcobaça de luto pela morte de ex-jogador João Lucas

o Cister Sport de Alcobaça abraçou o projeto Andebol4All há cerca de um ano, proposto pelo clube ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria), que têm captado a atenção destes novos

“atletas” para a modalidade. o REGIÃo DE CISTER acompanhou um dos treinos dos 14 clientes do Ceeria, que decorrem às quartas-feiras no pavilhão da Escola D. Pedro I, em Alcobaça

3 Andebol4All conquista “atletas” do Ceeria para a modalidadeAbERTuRA

SAR

A vI

EIR

A

10

marionetas na Cidade e Cistermúsica recebem selo de qualidadeo Cistermúsica – Festival de música de Alcobaça e o marionetas na Cidade receberam o selo de qualidade do EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe). os dois eventos, made in Cister, foram escolhidos entre 875 candidaturas europeias, entre as quais 74 portuguesas.

CulTuRA

Page 2: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quintA-FEiRA 28 MAiO 20152 ESPAÇO PÚBLiCO

A notícia apanhou família, amigos, os alcobacenses e os amantes do fu-tebol nacional desprevenidos, como bem explica o músico Nuno Gonçal-ves no seu artigo de opinião “Vazio” na última página desta edição. Sem que nada o fizesse prever, um jovem de 35 anos que se notabilizou como jogador profissional de futebol per-deu a vida, vítima de um problema cardíaco.

João Lucas era uma figura estima-da na comunidade local. Apesar de residir na Maia há quase uma déca-da, visitava frequentemente Alcobaça e mantinha laços de amizade com muitos alcobacenses, seus contempo-râneos na escola ou no futebol.

Iniciou-se na modalidade com a camisola do Ginásio, passou pela Bi-blioteca, e voltou ao Ginásio para dar o salto na carreira em idade de ju-venil. Ao assinar pela Académica deu um passo decisivo para concretizar o sonho de atingir o profissionalismo.

Ajudou os estudantes a regressar ao escalão principal e foi capitão da Briosa, até dar novo salto na carreira para assinar com o Boavista, onde esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse uma chamada à Seleção Nacional, transferiu-se para um clube histórico europeu, o Estrela Vermelha de Bel-grado, onde lhe viria a ser detetado um problema grave de saúde, que o obrigou a deixar os relvados. Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da carreira quando o sonho se transfor-mou em pesadelo.

Apesar da desilusão, nunca perdeu o sorriso. Continuou a sorrir enquan-to não decidiu o que fazer. Procurou estar ligado ao futebol e conseguiu. Trabalhava para o Sindicato dos Jo-gadores, aportando a sua experiên-cia profissional àquela estrutura.

Na madrugada desta terça-feira, o coração traiu-o uma última vez. Ti-nha apenas 35 anos. Foi cedo demais. Alcobaça e o mundo do futebol estão de luto. Até sempre, João Lucas!

EditorialA morte do alcobacense João Lucas deixou a cidade e o futebol português de luto. O antigo jogador da Académica e do Boavista foi um modelo de profissionalismo até ser obrigado a pendurar as chuteiras, há sete anos, devido a um problema no coração. O sorriso que exibia demonstrou que foi feliz enquanto esteve entre nós. Mas partiu cedo demais.

Fórum

Luciano Larrossablogger

Esta opinião do cardeal Pie-tro Parolin demonstra, acima de tudo, que o Papa Francisco ain-da tem muito por fazer dentro do Vaticano. Por mais que tente modificar o pensamento arcaico da igreja, o atual Papa vai con-tinuar a enfrentar declarações como estas durante muitos lon-gos anos. Felizmente, o Papa Francisco parece ser a pessoa certa para levar o Vaticano e a igreja Católica à sua natural evolução. Este tipo de declara-ções deveriam ser, igualmente, um pouco mais controladas pela igreja. Se o seu objetivo é conquistar os jovens e modificar algumas das suas ideologias, ter declarações destas em público não é uma grande ajuda.

Manuel Isaacdeputado do CDS/PP

Dentro da própria igreja há quem tenha várias opiniões. não se trata de uma derrota, nem será a vitória da huma-nidade. na minha perspetiva, será um sinal dos tempos que aí veem e que embora eu não concorde com algumas delas, não deixo de ter em conta a felicidade e o amor que po-dem existir entre pessoas do mesmo sexo.

Nuno Graçadiretor comercial

O mundo passou a aceitar a questão da homossexualidade de uma maneira mais natural e a igreja, nesta questão, tal como em muitas outras ainda não se adaptou. Será difícil à igreja aceitar a homossexuali-dade como algo que existe. na minha opinião, não tem que aprovar, mas também não tem que criticar as escolhas de cada um, e deve respeitar essas mesmas escolhas, que no fim de contas é uma das gran-des bases da igreja, ou seja, o respeito pelo próximo.

O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, considerou que a vitória do “sim” no referendo sobre a legalização do casamento homossexual na Irlanda foi uma "derrota da humanidade". Que comentários lhe merecem estas declarações?

O Vaticano considerou a vitória do “sim” no casamento gay no referendo na Irlanda uma “derrota da humanidade”. Como comenta?

Maratona de Cister atraiu centenas ao RossioA realização da primeira edição da Maratona de Cister em btt, numa organização do RÓÓDINHAS e da Alcobacense, atraiu centenas de pessoas ao Rossio, no passado do-mingo. A partida e a meta decorreu junto ao Mosteiro, o que ajudou a engrandecer o evento. Até ao fecho desta edição não tinham sido divul-gadas as classificações finais

Foto da semana

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha Pereira

Page 3: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 28 mAIo 2015AbERTURA 3

Tânia ri-se. Sabe que já fez asnei-ra, mas isso não a impede de seguir o exercício com a bola de andebol nas mãos. Só se detém quando remata à baliza. A treinadora procurou corrigi-la, mas já não foi a tempo. “Quantos passos podemos dar com a bola na mão?”, questiona Isabel Carolino, téc-nica do Cister Sport de Alcobaça, que há pouco mais de um ano abraçou o projeto Andebol4All, proposto pelo clube ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça. Tânia sabe que só pode dar três, mas os problemas físicos impedem-na de correr de forma coordenada e, por isso, de quando em vez falha o gesto técnico. Ainda assim, continua a sorrir e a tentar ser melhor jogadora.

As quartas-feiras são sempre dias diferentes para o grupo de 14 clien-tes do Ceeria que, durante cerca de uma hora, treina afincadamente no pavilhão da Escola D. Pedro I, em Al-cobaça. os atletas ouvem as instruções

dos treinadores e procuram apurar a técnica individual. mas Isabel Carolino sabe que o processo de aprendizagem não é constante.“Aquilo que fazemos é andebol

adaptado a pessoas com algumas limitações. No treino dos miúdos

também encontramos jovens com limitações. A diferença dos outros grupos é que nunca podemos traçar objetivos. Num treino parece que eles assimilaram tudo e no outro parece que começaram do zero”, salienta a técnica, que está há 27 anos no Cister

Sport e sublinha que “o importante é que eles trabalhem a motricidade”.

“A competição vem depois”, considera a treinadora, que já viu de tudo nos jogos: “Desde agarrarem na bola e marcarem golo na própria baliza e fes-tejarem até celebrarem efusivamente

o golo do adversário...”Rui Clemente acompanha

Isabel Carolino nos treinos e jogos. o técnico do Cee-ria salienta que “é sempre motivo de satisfação eles virem aos treinos e jogos”.

“Depois temos alguns que querem dar o seu melhor e outros que têm mais di-ficuldades. Este grupo tem

deficiência intelectual profunda e, por isso, pensar o jogo é mais complica-do”, explica o monitor, notando que o grupo é muito heterogéneo. “Temos dois jogadores com 17 anos e outro com 48 anos. o principal trabalho é tentar que percebam o jogo”, frisa.

A equipa do Cister/Ceeria participa em vários torneios ao longo do ano, mas os resultados são claramente um aspeto secundário.

“Para pensar este projeto em compe-tição terá de ser com um grupo dife-rente”, diz Isabel Carolino. “Este grupo tem muitas limitações e não podemos pensar em competição”, nota Isabel Carolino, focada no desenvolvimento pessoal dos 14 “atletas” que tem à disposição. E cuja vontade de aprender a modalidade é inequívoca.

“Trabalhar com estas pessoas é ex-celente e o melhor feedback é quando perguntam se já acabou...”, salienta a treinadora, secundada pelo adjunto.

“Todas as semanas é raro alguém faltar ao treino e quando faltam é por ques-tões de saúde ou por falta de equi-pamento...”, sublinha Rui Clemente. Nem era preciso essa explicação para perceber o envolvimento do grupo no trabalho. o sorriso deles diz tudo.

textos joaquim paulo

Pedro Fernandes tem 26 anos e é o capitão da equipa. E tem bem definidas as funções que deve desempenhar nos jogos. “Ando aqui há um ano. É pouco tempo, mas vou-me habitu-ando e já sei fazer algumas coisas. Sou capitão e quando há torneios sou eu que falo com os meus colegas e com as outras equipas”, explica o jogador, natural da Quinta Nova (Alpedriz), que recorda que “ganhar ou perder é desporto” e, por isso, não liga aos resultados. “Estamos a treinar para ter mais torneios. Gosto de andar aqui porque é uma atividade que nunca tive na vida e sinto-me bem”, revela Pedro, que

marcou dois dos três golos da equipa no último jogo, realizado na batalha.

o outro golo foi de Tiago maurício, de 23 anos, natural da Cela Nova, que sonha atingir um “ní-vel alto” na modalidade. “Gostava de jogar com grandes atletas e aparecer na televisão”, admite o andebolista, que se estreou na modalidade e elogia a treinadora. “A Isabel é excelente, porque quando fazemos alguma coisa mal ela corrige-nos”. E os resultados? “Perdemos mais vezes, porque temos uma guarda-redes que deixa entrar as bolas todas. Às vezes defende uma, mas...”

projeto do cister sport de alcobaça e do ceeria, lançado há pouco mais de um ano, conquista novos “atletas” para a modalidade

Quando o andebol é (mesmo) para todos

dois dos craques da equipa têm ambição de evoluir na modalidade

Capitão Pedro dá o exemplo e Tiago sonha com a televisão

Cister Sport quer cumprir pacto social com a região

o presidente do Cister Sport faz um “balanço excelente” da par-ceria com o Ceeria, assegurando a vontade do clube em cumprir o pacto social com a região.

“A ideia inicial foi dar a conhecer a uma população diferente uma modalidade, essencialmente por uma questão social”, explica Vítor Figueiredo, notando que alguns dos entraves iniciais ao projeto rapidamente se dissiparam.

“o Ceeria considerou que pode-ria haver algumas dificuldades, porque os utentes estavam vi-rados para desportos individuais, mas em termos de grupo eles têm evoluído muito”, sublinha o dirigente.

A equipa do Cister/Ceeria participa em vários torneios ao longo do ano, mas os resultados são claramente um aspeto secundário. E já aconteceu de tudo. Até jogadores marcarem na própria baliza e festejarem...

tiago maurício e pedro Fernandes são os craques da equipa

SAR

A VI

EIR

A

SAR

A VI

EIR

A

Page 4: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 MaiO 20154 SOCiEDaDE

alcobaça

a campanha Mural Solidário do Centro de Educação Especial Reabilitação e integração de alcobaça (Ceeria) continua a precisar do seu contributo. Para venda ainda estão 19.859 azulejos, cada um a 50 euros. neste momento, já foram colocados no muro da instituição 100 azulejos. Compre o seu no site do CEERia.

Ceeria ainda tem para venda 19.859 azulejos solidários

alcobaça evento internacional

books & Movies regressa à cidade segunda-feira

a partir da próxima segunda-feira, a cultura, na suas mais variadas formas, está de regresso aos vários cantos da cidade de alcobaça. O Books & Movies, que promove e premeia a arte literária e a arte-vídeo, termina no dia 10 do próximo mês. isabel Stilwell marca presença no primeiro dia, às 21 horas, no Café Real Baça.

Dezenas de escritores, ilustradores, cine-astas e artistas profissionais vão partilhar as suas experiências com os leitores e amantes do cinema, nos cafés e espaços da cidade.

isabel Stilwell, Mário Cláudio, João tordo, Milene Matos, David Machado, Marc Parchow são alguns dos nomes fortes do festival, com destaque para o homenageado Mário Zam-bujal. além de conversas literárias e projeção cinematográfica, haverá exposições, teatro, música, Rock Fest do Museu do Vinho, Mer-cado do Livro, workshops de produção de livros e de ilustração, atividades lúdicas e uma grandiosa produção de teatro de rua, com a Viagem do Elefante, baseada na obra de José Saramago.

Durante o dia, pelas ruas de alcobaça, jovens alunos do concelho vão participar em ativida-des, aproveitando a presença de autores de literatura infanto-juvenil. Decorrem também visitas guiadas às exposições de BD e POP aRt, Mário Viegas e Lixo Marinho.

Imagens com história Rui Rasquilho

bárrio

alcobaça

alcobaça/nazaré

alcobaça

as comemorações do 82.º aniversário da freguesia do Bárrio decorrem no próximo fim de semana. no âmbito das comemorações de-corre a iniciativa ‘Mais Saúde’, desta vez com os temas ‘Consumo de drogas, álcool e tabaco’ e ‘Praticar desporto’. a Fanfarra dos Bombeiros de alcobaça dará o arranque dos festejos às 16 horas, juntamente com a abertura das várias associações e comissões de festas da fregue-sia, e a exposição de artesanato, agricultura, comércio e indústria.

a escritora alcobacense vai sábado até à Marinha Grande para apresentar o seu livro ‘a contadora de histórias’. O evento decorre às 16 horas na Livraria Livros & Companhia. a escritora pertence ao grupo amigos das Letras e um dos seus textos integra a antologia de Poesia Contemporânea da Chiado Editora.

O Banco alimentar do Oeste vai recolher bens alimentares durante o próximo fim de semana, nos diversos hipermercados do concelho de alco-baça e da nazaré. O Banco Local de Voluntariado do Município de alcobaça vai associar-se à inicia-tiva durante o próximo domingo. Para contribuir basta fazer o seu donativo de alimentos num saco que será fornecido por um dos voluntários ou através da campanha “ajuda Vale”, que pode adquirir nas caixas dos supermercados e postos de abastecimento de combustível aderentes.

a universidade Sénior de alcobaça (usal-coa) está a organizar uma visita de estudo à ‘aldeia típica José Franco’, no Sobreiro, e ao Convento de Mafra, no âmbito da disciplina de História. a iniciativa decorre no dia 5 do próximo mês. no dia seguinte, será inaugu-rada a exposição dos trabalhos, da disciplina de Pintura, e haverá a atuação da tuna na Granja de Cister.

Freguesia comemora 82.º aniversário com ‘Mais saúde’

Natércia Inácio apresenta sábado livro na Marinha Grande

Banco Alimentar do Oeste recolhe alimentos no fim de semana

Usalcoa organiza visita à Aldeia Típica José Franco e ao Convento de Mafra

alcobaça jovem da cela

Sandra Talhão vence Mostra de Trajes e chitas

Sandra talhão, em reprentação do Grupo de Jovens da Paróquia da Cela, foi a grande vencedora da “i Mostra de trajes de Chita”, que teve lugar no pas-sado sábado, no Jardim do tribunal de alcobaça.

Participaram no evento 10 concorrentes, com o triunfo a sorrir a uma concorrente natural da freguesia da Cela. no 2.º lugar ficou a representante da união das Fre-guesias de alcobaça e Vestiaria, Yaroslava Zhishchenko, e em 3.º a jovem inês Fer-reira, de Mendalvo, em representação da freguesia de Évora de alcobaça.

apesar da noite fria, muito público compareceu à iniciativa, que serviu para valorizar um produto típico do concelho de alcobaça.

antes e depois do desfile, a nazare-na teresa Radamanto animou o público com uma atuação musical. Hugo Mateus e Marta Luís asseguraram a apresentação do evento.

a organização da Mostra pertenceu à associação de artesanato e Ofícios tra-dicionais de alcobaça, numa parceria com a união das Freguesias de alcobaça e Vestiaria.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) homenageou, na passada sexta-feira, 24 colaboradores com mais de 25 anos de serviço do Hospital de alcobaça e sete funcionários que se aposenta-ram já este ano, no dia em que se assinalou pela primeira vez na cidade o Dia do Hospital.“neste dia de festa quere-

mos distinguir, homenagear e reconhecer todo o modo de vida empreendedor dos co-laboradores ao serviço deste hospital e ao qual queremos que continuem a ser parte inte-grante”, sublinhou o presidente do Conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria, na cerimónia que decorreu no auditório da Biblioteca de alco-

baça, agradecendo o contributo às dezenas de colaboradores presentes “o serviço que pres-taram e continuam a prestar aos cidadãos”. Helder Roque explicou que a escolha do dia 22 de maio como o Dia do Hospital de alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HaBLO) teve como referência a data da sua atual denominação [22 de maio de 1996], em homenagem a Ber-nardino Lopes de Oliveira.

Os colaboradores no ativo com mais de 25 anos de ser-viço foram distinguidos com a entrega da medalha do CHL, da autoria do artista abílio Febra, denominada “a arte da cura”, e os funcionários aposentados foram homenageados com uma

salva de prata, a medalha do hospital e um cartão de acesso vitalício ao CHL.

Recordando as intervenções que estão a decorrer no Hospital de alcobaça, num investimento estimado em cerca de 1,5 milhões de euros, o responsável confes-sou que o CHL “está a preparar o futuro, que não tinha, do Hos-pital de alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira”, deixando o apelo à comunidade para ajudar a elevar o hospital. Presente na cerimónia, inês Silva, vereadora da Câmara de alcobaça, afirmou que “o olhar empreendedor e crítico desta administração fará o Hospital de alcobaça uma refe-rência num futuro próximo”.

texto/foto SARA VIEIRA

alcobaça dia do hospital assinalado pela primeira vez

Hospital de alcobaça premeia colaboradores

alcobaça professor de filosofia trabalhou numa fábrica

amílcar coelho foi reeleito presidente da UGT-leiria

amílcar Coelho foi reeleito, re-centemente, presidente da uGt-Leiria. O professor de filosofia, que em março apresentou o livro ‘Eles não esperam por cães que mancam’, tem 61 anos e nasceu na Cumeira de Baixo. Começou

cedo a trabalhar numa fábrica de cerâmica da região e foi autarca. amílcar Coelho mostra “através da ficção, como é que a trama desse ‘espaço’ urdia e era urdido por essa extraordinária maqui-nação da escola e da fábrica”.

no sábado, a uGt promoveu em Leiria, o ‘Seminário inter-nacional educação, formação e desemprego’, com o objetivo de discutir as alterações pelo qual o mercado de trabalho tem vindo a passar.

Porta de acesso à Livraria Comum. Em frente, do outro lado do corredor (Nave Central do Dormitório Medieval), ficava a passagem de ligação ao segundo lan-ço dos dormitórios (celas) do Claustro do Cardeal, corpo norte.

Page 5: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 MaiO 2015SOCiEDaDE 5

ALCOBAÇA

AlcobAçA há décadas que se aguarda uma solução

Misericórdia tapa “buraco” da crisal

a terra proveniente dos ter-renos da Santa Casa da Miseri-córdia de alcobaça, onde estão a ser construídas as residências assistidas, está a ser deposita-da no “buraco” da Crisal.

João Carreira disse ao REGiÃO DE CiStER que foi a “maneira mais económica que a Miseri-córdia arranjou para colocar as toneladas de terra”, ao mesmo tempo que “colabora para o bem da comunidade”, tendo em conta que há vários anos se aguarda por uma solução para aquele “enorme buraco”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia explicou que,

depois de pedida a autoriza-ção a um dos proprietários, avançou-se com a transfe-rência da terra dos terrenos da Misericórdia para o buraco da Crisal.

O buraco da Crisal tem sido um dos temas mais discutidos em sede de reunião de Câmara. Em janeiro, numa das sessões públicas, a vereadora socialista Eugénia Rodrigues, reclamou uma solução para o terreno, depois dos proprietários te-rem falhado o compromisso em tapar o buraco.

Para este espaço já esteve previsto um investimento imo-

biliário que, caso tivesse sido consumado, teria resultado na construção de cinco torres, com 150 apartamentos e dez lojas, junto ao Rio alcôa.

Paulo inácio afirmou que foi “dado um grande passo para ajudar a tapar um buraco que envergonha alcobaça”. O presidente da Câmara acres-centou que uma das intenções do município é requalificar o terreno contíguo ao espaço que albergou, durante várias décadas, a antiga Crisal. “que-remos melhorar a zona da feira semanal”, referiu.

texto/foto LuCi pAis

AljubArrotA na segunda-feira

Acidente no Ic2 causa um morto e um ferido ligeiro

um choque entre um motociclo e um pesado de mercadorias, ocorrido ao início da tarde da passada segunda-feira no iC2, junto à ataíja de Baixo, resultou num ferido em estado grave.

O condutor do ciclomotor foi trans-portado de urgência para o Hospital de Santo andré, em Leiria, não resistindo aos ferimentos. a vítima tinha 74 anos e era residente no Casal da areia.

O acidente, que ocorreu pelas 15 horas, condicionou a circulação automóvel numa das vias, situação que se prolongou até ao final do dia.

ao REGiÃO DE CiStER, Mário Cerol, co-mandante dos Bombeiros de alcobaça, adiantou que “o pesado de mercado-rias transportava nafta, o que obrigou à limpeza do local durante várias horas”. O trânsito continua condicionado no iC2, com os condutores a serem obrigados a optar por estradas alternativas.

acorreram ao local cerca de três de-zenas de elementos dos bombeiros das corporações de alcobaça e Benedita, apoiados por 11 veículos, Proteção Civil, GnR, Brigada de trânsito e inEM.

AlcobAçA página está mais dinâmica, acessível e moderna

ceeria tem novo site oferecido pela empresa alcobacense Velcro

AlcobAçA Jardim do amor e levadinha

barreto Xavier anuncia hotel em dia de inagurações

no sábado, dia em que vai ser inaugurado o Jardim do amor, nas traseiras da Biblioteca Municipal de alcobaça, será anunciado pelo secretário de Estado da Cultura, no Claustro do Rachador, às 16:30 horas, o concurso pú-blico para instalação do Hotel no Mosteiro de Santa Maria. Barreto Xavier vai marcar ainda presença, pelas 17 horas, na inauguração das obras de requalificação da Levadinha, no Lameirão, e do Jardim do amor. O presidente da Câmara refere que se concretiza, assim,

“um sonho e que valeu a pena o esforço”. Paulo inácio apela à população que esteja presente nestas cerimónias.

É ao som da voz da ana Moura que se abrem as portas do Jardim do amor. a fadista traz até à cidade temas do seu último trabalho ‘Desfado’. O concerto, com lotação máxima de mil lugares, decorre às 21:30 horas. O bilhete custa dez euros e já está à venda no Cine-teatro, na tesouraria dos Paços do Concelho e em www.bilheteiraonline.pt. neste espaço, na confluência dos rios alcoa e Baça, foram embutidos 700 pequenos cofres onde serão guardadas dedicatórias ou juras de amor/amizade. Em diversos comerciantes locais estará à venda um Kit que inclui duas chaves, um conjunto de amostras dos sabores do concelho (Ginja e Maçã de alcobaça) e um pequeno papiro onde se poderá escrever a dedicatória.

a renovada página de internet do Centro de Educação Especial Reabilitação e integração de alcobaça (Ceeria) já está online, fruto da parceria benemérita com a empresa alcobacense Ve-lcro Design.

José Belo refere esta parceria, à semelhança de outras, “só faz sentido se for sentida pelas pessoas e organizações”. O pre-sidente do Ceeria afirmou que a

“Velcro é uma empresa altamente competente, que soube comu-nicar para o digital os pontos essenciais da instituição”.

O site apresenta-se mais dinâmico, acessível, prático e moderno.

Bruno Rego, sócio da Velcro, defende que “quem assume as responsabilidades e entrega, como faz toda a equipa do Ce-eria, merece o reconhecimento

e retribuição dos cidadãos, das empresas e dos organismos go-vernativos”. Face a esta filoso-fia, a empresa tem estabelecido

“parcerias e ofertas a instituições e grupos, como academia Cida-dã (Lisboa), Vespas da Maravilha, Bombeiros Voluntários de alcoba-ça, Viver alcobaça, associação de Veteranos do Ginásio e união de Freguesias de alcobaça e Vestiaria e a Junta do Bárrio.

AlcobAçA oferta formativa apresentada no evento

Epadrc promove terceira Feira Agrícola a partir de amanhã

a iii Feira agrícola da Escola Profissional de agricultura e Desenvolvimento Rural De Cister (Epadrc) começa amanhã. um momento para o estabeleci-mento de ensino mostrar à re-gião os seus produtos, trabalhos e divulgar a oferta formativa.

neste espaço também as

organizações e as empresas expõem equipamentos relacio-nados com agricultura. Haverá também uma mostra de produ-tos agroalimentares da região e demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas.

Sábado, às 14:30 horas, no Museu agrícola de alcobaça será

apresentada a oferta formativa da Epadrc para o próximo ano letivo 2015/2016.

além do tradicional serviço de tasquinhas, a comunidade escolar promove jornadas téc-nicas, provas de vinho, queijos e enchidos e passeios pela quinta da Escola Profissional.

AlcobAçA

AlcobAçA

AlocobAçA

AljubArrotA

cElA

usF apresenta seminário ‘As famílias em tempo de mudança’

Robert Collet apresenta conferência no Mosteiro de santa Maria

Conversa com Leonel Fadigas amanhã à noite no Café Tertúlia

Jorge Gomes apresenta ‘Transe mediúnico’ na ACEA neste sábado

Lugar de Casal dos Ramos está em festa de 5 a 8 de junho

a unidade de Saúde Familiar (uSF) Pedro e inês promove o i seminário ‘as famílias em tempos de mudança’. a iniciativa decorre no dia 5 do próximo mês, pelas 21 horas, no au-ditório da Biblioteca Municipal de alcobaça. O seminário conta com a presença do psicólogo Renato Pires, do diretor do agrupamentos de Escolas de alcobaça Gaspar Vaz e da assistente social no aCES Oeste norte Conceição Carvalho. a entrada é livre.

O Mosteiro de alcobaça apresenta a confe-rência ‘O Vale do Loire, Jardim da França. uma paisagem classificada’. a apresentação decorre no próximo sábado, pelas 15 horas, por Robert Collet, na Sacristia nova do monumento. O Vale do Loire foi incluído na lista do Património Mun-dial da unESCO, em novembro de 2000, como uma paisagem natural e cultural.

no Café tertúlia, na Rua de Baixo, vai decorrer uma “conversa sobre o fazer e o desfazer das cidades e das paisagens onde vivemos”, com a presença do professor Leonel Fadigas, a propósito da publicação do seu último livro ‘urbanismo e território – as políticas públicas’. a iniciativa decorre amanhã, às 21 horas. O arquiteto Leonel Fadigas, professor da Faculdade de arquitetu-ra da universidade de Lisboa, foi presidente da assembleia Municipal de alcobaça.

‘transe mediúnico - em conquista da paz’, por Jorge Gomes, é o tema da próxima palestra da associação de Cultura Espírita de alcobaça (aCEa). a sessão decorre às 16 horas, na Rua da Padeira, no lugar de Casal do Rei (aljubarrota). a entrada é livre.

Entre os dias 5 e 8 do próximo mês, o lugar de Casal dos Ramos, freguesia da Cela, está em festa. no primeiro dia, atua o Bico d’Obra e o Dj Louie. Seguem-se Foka Energia e Dj Jay C, no dia seguinte. no dia 7, às 11 horas, haverá missa seguida de procissão. À tarde atua o Rancho Folclórico das Relvas, o Grupo de Cavaquinhos de alcobaça e Os amigos das Concertinas. À noite há K2 Music e Emanuel Moura. O Chaparral Band sobe ao palco no dia 8 e inês andré, Lord’s e Dj nigga no dia 9.

Page 6: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

alcobaça

quinta-FEiRa 28 maio 20156 SoCiEDaDE

casal da areia

pisões

pataias

burinhosa

Continuam abertas as inscrições para a se-gunda concentração de microcarros (papa-reformas) organizada pelo Centro Desportivo e Cultural do Casal da areia. o evento, agendado para o dia 6 próximo mês, conta com um almo-ço aberto ao público. o preço de participação é de dez euros (passeio, almoço e brinde) e 7.50 euros (só almoço). as inscrições podem ser feitas pelo telemóvel 918 534 684.

no próximo fim de semana, os Pisões ho-menageiam São Sebastião. na sexta-feira, haverá missa e procissão solene (21 horas) e atuação dos Rock D’adega. no sábado, a animação fica ao encargo do grupo trovão. no domingo, haverá missa e procissão (15 horas), seguindo-se a atuação da orquestra Juvenil de alpedriz e do grupo musical Key Love. na segunda-feira, a animação é da responsabi-lidade do Foka Energie. Haverá a actuação de DJ’s todos os dias.

mais de 2000 euros deverão ser entregues aos Bombeiros de Pataias, em resultado da segunda edição dos trilhos de Pataias. orga-nizado por um grupo de bombeiros, o evento contou com a inscrição de mais de 300 pessoas nas várias categorias. a organização diz-se “satisfeita com a adesão” e garante estar já a trabalhar na próxima edição.

a comissão de festas em honra de nossa Senhora do Rosário promove, no dia 14 do próximo mês, um passeio de cicloturismo, com saída da Burinhosa às 9 horas. os interessa-dos em efetuar a respetiva inscrição podem fazê-lo através do telemóvel 915 130 050, até ao dia 11. Haverá lembranças para todos os participantes e almoço.

Segunda concentração de papa-reformas com inscrições abertas

Festas em honra de São Sebastião decorrem este fim de semana

Trilhos de Pataias rendem dois mil euros parabombeiros Voluntários

Passeio de cicloturismo angaria fundos paraN.ª Srª. do Rosário

ferraria na associação desportiva

construção da nova sede e iniciativas mantêm-se

Continuam a decorrer as obras de acabamento da nova sede da associação Desportiva da Ferraria, que tem juntado - aos sábados - sócios e ami-gos que trabalham em regime de voluntariado. a inauguração da nova sede deverá ter lugar em agosto. até lá, a Direção da aDF continua a promover iniciativas que visam angariar fundos para as obras finais da construção da nova sede. Com esse objetivo, no próximo dia 6 de junho, a associação promove um passeio noturno de bici-cletas e motas, com partida às 21 horas. o preço de inscrição para o passeio é de cinco euros (com caldo verde e bifana) ou de 7 euros (incluíndo ainda uma pilha). os interessados em participar no passeio deverão inscrever-se, na sede da aDF, até ao dia 4. Já no dia 7 de junho, é a vez da associação realizar a décima edição do passeio pedestre e a comemoração do Dia da Criança, a partir das 14 horas. Esgrima, magia, teatro, dança, palhaços e demonstrações levadas a cabo pelos Bombeiros de Pataias e pelos agentes da GnR

“Escola Segura” são algumas das sugestões para o Dia da Criança. o preço de participação é de um euro (só caminhada), 7.50 euros (com almoço) e 12 euros (com almoço e por casal).

um dos fornos de cal exis-tentes em Pataias-Gare foi destruído para dar lugar a um pavilhão industrial. a destrui-ção do forno, cuja construção remonta à decada de 60, tem levantado alguma polémica nas redes sociais. no entanto, João metódio, construtor do pavilhão, assegura que “nunca” foi contactado por “nenhum representante das autarquias”, deixando ainda um conselho às autarquias: “acho que se-ria importante preservarem os fornos que ainda se encontram de pé”. a celeuma começou na rede social Facebook com uma postagem do historiador tia-

go inácio. “quem passar hoje por Pataias-Gare é possível que fique surpreendido, revoltado ou desiludido com a demolição de um dos únicos dois fornos ainda em bom estado de con-servação”, escreveu (ver página 15, nas cartas ao diretor esta semana).

De acordo com pesquisa le-vada a cabo por tiago inácio, a última fornada realizou-se no início de 1991. na viragem do século, foram feitas tentativas de negociação com o município para a aquisição do património industrial, acabando por não haver resposta por parte da Câ-mara. Contatado pelo REGiÃo

DE CiStER, Paulo inácio assegura não ter conhecimento de qual-quer tentativa de negociação, tendo em conta que ainda não tinha assumido a presidência da autarquia. no entanto, o presidente da Câmara ga-rante que, relativamente aos fornos de particulares, poderá avançar-se com a classificação como patromónio de interesse municipal. assim, “mesmo que se verifique a alienação, o pa-trimónio deverá ser mantido”. Paulo inácio garante ainda que tem sensibilizado a Secil para a preservação dos fornos da empresa.

texto/foto armanda balinha

montes tradição ancestral

montenses voltam a partilhar pão no pentecostes

Reza a história da tradição ancestral vivida todos os anos nos montes (união de Freguesias de Coz, alpedriz e montes) que haverá paz e pão em todos os la-res daquela localidade, caso se realize a cerimónia de bênção e partilha do pão, no Domingo de Pentecostes. E assim será mais um ano, depois de 27 tabuleiros re-pletos de pão terem sido distribuídos à população, à porta da igreja de Santa marta, no domingo. uma vez mais, a tra-dição com mais de 150 anos cumpriu-se, numa data que é sagrada na freguesia montense. nesse domingo, a população acorre à igreja e partilha o pão com os amigos, familiares e vizinhos.

todos os anos, no domingo de Pente-costes, as mulheres da freguesia cozem pão, colocam-no em tabuleiros enfeitados com toalhas de linho bordadas à mão e as melhores flores do jardim. na missa, o pão, tal como o vinho, é benzido pelo pároco e, à saída da cerimónia religio-sa é distribuído pelos presentes. tudo para que não falte pão e paz na casa de quem dá e de quem recebe o pão, até ao ano seguinte. “os montenses teimam em manter esta tradição viva”, assegura Hermínia Fortes, uma das mulheres que partilhou o seu pão.

pataias espetáculo decorre sábado no clube desportivo

noite de fados angaria fundos para sagrado coração de Jesus

pataias clube desportivo em risco de encerrar

comissão administrativa apela à apresentação de listas

Luís Filipe Fortunato, Lena Baptista, Fátima Jorge, an-tónio Silva, agnelo Ferreira e Rita moleiro são os fadistas que vão subir ao palco, no sábado, no âmbito da noite de fados, agendada para o Clube Des-portivo Pataiense. Bernardo Saldanha (viola) e Luís Grácio (guitarra) acompanham os fa-

distas escolhidos pela comissão de festas do Sagrado Coração de Jesus (nascidos em 1980).

a entrada para o espetáculo custa 12 euros, incluíndo cal-do verde, carne à portuguesa, uma bebida, pão, café d’avó e filhós, ou cinco euros, apenas café d’avó e filhós.

os interessados em reser-

var mesa poderão contactar os telemóveis 965 337 035 ou 964 108 364.

Este é mais um evento pro-movido pela comissão de festas para angariar fundos para os festejos do Sagrado Coração de Jesus, que irão decorrer em Pataias nos dias 9, 10, 11 e 12 de julho.

Se não houver qualquer lista candidata à direção do Clube Desportivo Pataiense, na as-sembleia Geral agendada para sexta-feira, a associação encerra as portas.

a garantia foi dada, na as-sembleia Geral que teve lugar no início do mês, pela Comis-

são administrativa que gere os destinos da associação há nove meses. “Caso não apareçam listas candidatas, entregamos o poder à assembleia, ou seja, aos sócios”, garantiu antónio Gonçalves, presidente da mesa de assembleia. Com o objetivo de sensibilizar os sócios para a im-

portância de apresentarem listas candidatas à direção, foram afi-xados comunicados, informando que “os atuais dirigentes não vão continuar e o clube necessita de novos corpos gerentes para voltar ao lugar que merece”. a assembleia está marcada para as 21 horas.

martingança

Mercado tradicional conta com participação de três instituições

o mercado tradicional, que conta com a participação da comissão de festas em honra de nossa Senhora de Fátima, da associação de Bem-Estar e tempos Livres de martingança e do Grupo Desportivo da martingança, tem lugar no próximo domingo. a iniciativa tem início às 9:30 horas e decorre no recinto das festas (em frente à igreja local). Haverá venda de comida, produtos hortícolas e frutícolas.

pataias-gare historiador alertou no facebook

forno de cal demolido para construir pavilhão

Page 7: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 MaiO 2015SOCiEDaDE 7

uma centena de pessoas participou, no passado dia 16, no seminário ‘Os fatores hu-manos e a segurança rodovi-ária rumo a zero acidentes: do século XiX ao século XXi: três séculos/três boas práticas/três minutos’, que decorreu no Ho-tel Santa Maria, em alcobaça.

após a cerimónia de abertura e da intervenção de especia-listas europeus do tPi- traffic Psychology international e de representantes alcobacenses, figuras públicas de terras de Cister partilham as suas expe-riências pelo mundo. Partici-

param alfredo Pereira da Cruz, Pedro Pereira da Silva, antónio Soares, D. José traquina, Jorge Pereira de Sampaio, Rui Ras-quilho, teresa almeida e Fátima Fradinho.

Durante o dia, os partici-pantes internacionais tiveram a oportunidade de conhecer melhor o concelho de alcoba-ça, através de uma exposição, organizada por antónio Cruz. Chitas, cerâmica e cestas de verga dos Montes foram al-guns dos artigos em desta-que, além da mostra de três vestidos pintados do Museu

Raul da Bernarda.a sala onde decorreu o se-

minário foi decorada com os arranjos de arte Floral e com os painéis alusivos à temática feitos por alunos da usalcoa e da irmandade da Santa Casa da Misericórdia de aljubarrota.

O jantar foi servido pelos alunos da Epadrc (Escola Profis-sional de agricultura e Desen-volvimento Rural de Cister).

a noite terminou com a atuação do Coro dos antigos Orfeonistas da universidade de Coimbra, no Mosteiro de Santa Maria de alcobaça.

ALCOBAÇA

alcobaça

benedita

benedita

turquel

benedita

“Desporto sénior de verão” com inscrições abertas a partir de junho

PJ detém suspeito de incêndio numa moradia na Benedita

Mesa redonda do Ano da Ciência debate “A pedra e as gentes”

Vila acolhe XXII Festival Nacional de Folclore no dia 7 de junho

Centro Cultural acolhe exposição fotográfica de Gonçalo Cadilhe

alcobaça seminário juntou centenas de pessoas

especialistas da segurança reuniram na cidade

alcobaça no passado fim de semana

Festival de Magia atrai dois mil espetadores

O i Festival internacional de Magia de alcobaça “encantou” dois mil espetadores ao Parque dos Monges e ao Centro Cultu-ral Gonçalves Sapinho, na Benedita, no passado fim de semana.

Em paralelo com o festival, decorreu o 6.º congresso português de ilusionismo, or-ganizado pela associação Portuguesa de ilusionismo, que juntou 120 congressistas portugueses, espanhóis, dinamarqueses, entre outros. Paulo inácio destacou o evento como “uma rampa de lançamento para futuras edições”. Para a vereadora da Cultura, “o festival proporcionou mo-mentos de grande espetáculo e entrete-nimento devido à qualidade e ao talento dos artistas que compunham o cartaz”.

“Estamos satisfeitos com a adesão do público e queremos dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido na pro-dução deste evento”, acrescentou inês Silva, em comunicado. Destaque para a gala de encerramento ovacionada de pé durante cinco minutos.

a partir de segunda-feira estão abertas as inscrições na escola adães Bermudes para a iniciativa “Desporto sénior de verão”, que vai decorrer de 29 de junho a 28 de agosto. Exercí-cio físico ao ar livre e em espaços abertos, bem como nas piscinas do concelho de alcobaça (apenas no mês de julho), serão as atividades propostas à população sénior.

a Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada quarta-feira, um homem de 45 anos, suspeito da prática de um crime de incêndio na Bene-dita. O Departamento de investigação Criminal de Leiria da PJ informou que o arguido, sem ocupação laboral definida, provocou um incên-dio numa moradia, “pertencente a um familiar próximo”, no passado dia 14. O arguido aguarda julgamento em liberdade, mas condicionada a apresentações bissemanais no posto policial.

“a pedra e as gentes” é o tema da próxima me-sa-redonda, iniciativa integrada no ano da Ciência 2014/2015, que terá lugar hoje, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, às 18:45 horas. Lúcio Cunha, investigador do departamento de geografia da Faculdade de Letras da universidade de Coimbra, nuno Carvalho, sociólogo, Maria de Jesus Fernandes, diretora do departamento de Conservação da natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do tejo, e Samuel Delgado, administrador da Solancis, são os oradores da iniciativa.

O Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções (turquel), Rancho Folclórico Camponês de Bico (Paredes de Coura), Rancho Folclórico de Lan-deira (Vendas novas) e o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros” (Caldas da Rainha, alta Estremadura) vão reunir-se no XXii no Festival nacional de Folclore, no dia 7 do próximo mês. O desfile etnográfico junto ao pelourinho está marcado para as 16 horas.

até 15 de junho, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, recebe a exposição “nos Passos de Darwin”, que retrata em fotografia a visão da lente do autor Gonçalo Cadilhe. uma exposição de fotografica sobre biologia, que resulta das iniciativas promovidas no âmbito do ano da Ciência. a exposição está patente na entrada do edifício, junto à Biblioteca.

benedita iniciativa da edp premeia projetos de apoio social

externato entre 25 escolas solidárias eleitas em concurso

benedita adjunto do comandante de alcobaça promovido

Joselito da Silva campos é o novo comandante da Gnr

O Externato Cooperativo da Benedita foi uma das escolas distinguidas pelo projeto Ener-gia com Vida, promovido pela EDP. a iniciativa visa premiar projetos de apoio social inte-grado nas comunidades.

O projeto Projeto ECB Soli-dário Jovens+, que criou uma equipa de voluntários para

ajudar em diversas ativida-des e iniciativas do Externato, colocou a escola como uma das finalistas deste concurso.

Entre as 315 escolas inscritas, 25 foram eleitas pela EDP como escolas solidárias. no próximo dia 3 de junho vão ser conhecidas as escolas, entre este lote restrito, distinguidas em 2014/2015.

um dos projetos que re-corre a este grupo de alunos voluntário é o Sorriso amigo. uma iniciativa que surgiu em 2000/2001 e que é hoje uma associação dedicada ao apoio de famílias de alunos mais carenciados do Externato da Benedita, dirigida pela profes-sora ana Paula Barosa.

a Guarda nacional Republi-cana (GnR) da Benedita tem novo comandante. Joselito da Silva Campos foi promovido do posto da GnR de alcobaça, onde nos últimos anos exercia funções de adjunto do coman-dante, para os comandos da GnR da Benedita, no passado mês de abril.

natural de Coimbra, Joselito da Silva Campos tem 36 anos e dez de serviço na GnR.

a residir em alcobaça desde 2005, ano em que integrou a equipa da GnR de alcobaça, o novo comandante da Benedita sucedeu no cargo à sarjenta Sandra Mendes.

aO REGiÃO DE CiStER, o novo

comandante da GnR da Bene-dita confessou que “a promo-ção será um desafio pessoal e profissional”. Conhecedor da realidade local, Joselito da Silva Campos espera “continuar o bom trabalho que tem sido desenvolvido no posto local, sempre o mais profissional possível”.

benedita junta diz não fazer sentido

PSd critica ausência de sessão solene das festas da vila

Os membros da assembleia de freguesia da Benedita eleitos pelo PSD criticaram, numa tomada de posição enviada à imprensa, o executivo liderado por João Mateus Luís pela ausência da tradicional sessão solene nas co-memorações das festas da vila, acusando a au-tarquia de “ser incapaz de envolver a freguesia nesta festa que já foi uma referência”.

Os eleitos pelo PSD recordam que a data foi comemorada ao longo dos anos não só com “festas organizadas” mas também com

“uma sessão em que se dava a palavra aos representantes de cada partido político e ao presidente de Câmara, com cada um a dar o destaque merecido a esta freguesia e às suas gentes.”, lê-se na tomada de posição.

ao REGiÃO DE CiStER, João Mateus Luís, pre-sidente da Junta da Benedita, refere que “não fazia sentido realizar a sessão neste ano”, uma vez que em 2014 a sessão comemorativa dos 30 anos da elevação a vila se realizou fora da junta de freguesia, ou seja, no grande audi-tório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho.

Os sociais-democratas consideram ainda que a tomada de posição que 2014 terá repre-sentado um “ponto de viragem da importân-cia desta data” quando, numa “sessão solene deslocalizada da sede da Junta de Freguesia” o executivo se terá “esquecido” de convidar os membros da assembleia que representam a oposição, transformando aquele momento

“numa reunião quase privada”.

Page 8: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

nazaré comandante da gnr

Carlos Codinha agraciado com galardão nacional

O nazareno Carlos Codinha, comandante do Posto Territorial da GNR do Cadaval, foi agraciado, esta semana, com o prémio, de âmbito nacional “General Manuel Farinha Beirão”, durante as cerimónias do 104.º ani-versário daquela força militar, em Lisboa.

Carlos Codinha considera que o galardão é “uma condecoração coletiva, somente possível devido ao apoio hierárquico, tanto a nível ascendente como descendente, e fruto das parcerias institucionais dos vários organismos que colaboram diretamente com a Guarda Nacional Republicana”.

“Realço, também, o importante apoio familiar, sem o qual não seria possível ter uma dedicação tão próxima em relação ao serviço”, acrescentou o comandante do posto ao site do município do Cadaval.

Oriundo da Força Aérea, Carlos Codinha foi alistado na Guarda Nacional Republicana a 16 de outubro de 1995. Seria depois colocado, como patrulheiro, nos postos de Vilamoura e Ericeira. De 1999 até 2002, após frequência do Curso de IEEI (Inativação de Engenhos Ex-plosivos Improvisados), ingressou na Equipa IEEI de Coimbra. Em 2004, após término do 25.º Curso de Formação de Sargentos, Carlos Codinha foi colocado no comando do Posto Territorial da Sertã, seguindo-se, um ano depois, o comando do Posto Territorial de Óbidos, onde permaneceu até 20 de agos-to de 2013. Com a promoção a sargento-ajudante, passa a comandar, há quase dois anos, o Posto Territorial do Cadaval.

nazaré

quINTA-FEIRA 28 MAIO 20158 SOCIEDADE

nazaré evento contou com a participação de 120 atletas

Wind in Cap promove desporto para todos

evento é organizado pela cercina

valado dos frades clube tenta encontrar alternativas

nelson ruivo deixa presidência da Biblioteca Instrução e recreio

nazaré proposta aprovada por unanimidade

executivo municipal aprova requalificação da Marginal

Nelson Ruivo anunciou, na passada sexta-feira a indispo-nibilidade para avançar para um segundo mandato à frente da Biblioteca Instrução e Recreio, alegando razões pessoais e profissionais.

Em assembleia geral, o diri-gente manifestou vontade de continuar a trabalhar em prol da coletividade e vontade de encontrar uma solução para

evitar o impasse diretivo no clube de Valado dos Frades.

“Não fazia sentido nenhum a BIR, com a dimensão desporti-va e cultural que atingiu, fechar agora as portas”, afirmou aos associados Nelson Ruivo, cujo mandato ficou marcado pela realização de infraestruturas junto ao campo de futebol sintético que permitiram a realização das tasquinhas de

verão num novo recinto no ano passado.

Perante a inexistência de listas concorrentes às eleições para o biénio 2015-2017, o presidente da Assembleia Geral, Eugénio Viola, decidiu marcar nova assembleia geral para o dia 5 de junho. Os estatutos da BIR admitem a possibilidade de o clube fechar portas, caso não sejam eleitos novos corpos sociais.

A Câmara da Nazaré aprovou, na passada segunda-feira, por unanimidade, o programa de procedimento da empreitada de requalificação da marginal da vila, no troço da Avenida da República, que será repa-vimentada, em calçada.

Segundo a proposta, o va-lor da obra é de 163 mil euros,

estando a Câmara a estudar a possibilidade de candida-tar o projeto a financiamen-tos comunitários. O prazo de execução da empreitada é de 75 dias.

“A medida vai potenciar a Nazaré, a marginal e o co-mércio”, afirmou o presiden-te da Câmara, Walter Chicharro,

adiantando que, apesar dos constrangimentos que todas as obras públicas acarretam, esta será executada por duas fases, “permitindo a circulação e escoamento do trânsito, fren-te ao mar”, em direção à Praça Sousa Oliveira e à Rua Mouzinho de Albuquerque, uma área de serviços para o turismo.

O Wind in Cap, que decor-reu na Nazaré na sexta-feira passada, contou com a parti-cipação de 120 atletas, com o objetivo de promover a acessi-bilidade ao lazer dos desportos náuticos.“Com o Wind in Cap os par-

ticipantes do evento têm a oportunidade de experimen-tar pela primeira vez desportos náuticos, nomeadamente a vela e a canoagem“, sublinhou Joaquim Pequicho, presidente da Cooperativa de Ensino e Re-abilitação de Crianças Inadap-tadas da Nazaré (Cercina). Para o dirigente, “a iniciativa fun-ciona ainda como afirmação e criação de competências dos profissionais que trabalham com pessoas deficientes“.

O evento, que “já se pas-sou de uma iniciativa para uma ação de formação”, nas palavras de Joaquim Pequicho, contou com atividades de vela adaptada, canoagem adapta-da, jogos diversos e ações de sensilização ambiental.

Direcionado para pessoas com deficiência e sem deficiência, o Wind in Cap, que já se realiza há seis anos na Nazaré, “tem sido

uma experiência enriquecedora para os partipantes e um tra-balho de desenvolvimento de competências para os profis-sionais”, reforça o presidente da Cercina.

“Hoje em dia grande parte dos praticantes já são parte ativa do evento e não apenas beneficiários do evento“, fina-liza Joaquim Pequicho.

texto Sara VIEIra

nazaré

nazaré

nazaré

fanhaIs

nazaré

A Câmara da Nazaré anunciou a entrada em vigor do Plano Operacional Municipal de defesa da floresta da Nazaré para 2015. O documento foi aprovado em reunião da Comissão Muni-cipal de Defesa da Floresta contra incêndios e engloba as ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção e combate defini-das no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).

A Escola Profissional da Nazaré promove, entre amanhã e domingo, a 2.ª edição das “Tasquinhas EPNazaré”, na antiga Escola Bá-sica n.º 2 da Nazaré. O evento volta a reunir gastronomia, artesanato, animação infantil e lazer. Haverá animação musical ao longo dos três dias do evento.

O Museu Joaquim Manso, na Nazaré, orga-niza, na próxima segunda-feira, a iniciativa “Nós no Museu”, a propósito do Dia Mundial da Criança. Sujeita a marcação prévia, a ação é destinada a crianças dos 5 aos 10 anos. As inscrições podem ser feitas até ao final do dia de amanhã.

uma mostra de vários trabalhos realizados na universidade Sénior da Nazaré, ao longo do presente ano letivo, vão ficar em expo-sição na Sala da Liga dos Amigos de Fanhais (Nazaré), de 30 de maio a 28 de junho, po-dendo ser visitada, aos fins de semana, das 14 às 20 horas. A exposição será inaugurada no próximo sábado, às 18:30 horas, seguida da exibição da turma de Danças do Povo, no âmbito do programa cultural das Festas Re-ligiosas de Fanhais.

O pequeno barco sem tripulação, que foi lançado ao mar há dois anos por alunos norte-americanos, de Westbrook Middle School, no Connecticut, deu à costa 345 dias e 10.974 milhas depois, junto ao farol de S. Pedro de Moel, na Marinha Grande. Depois de ter sido restaurado e decorado por alunos da Escola Básica 2, 3 Amadeu Gaudêncio e do Externa-to Dom Fuas Roupinho, da Nazaré, o veleiro está agora pronto para ser devolvido a casa, cumprindo o percurso inverso.

Plano Municipal de defesa da floresta já está em vigor

Tasquinhas da Escola Profissional da nazaré começam amanhã

Museu Joaquim Manso organiza iniciativa no Dia Mundial da Criança

Trabalhos da Universidade Sénior patentes na Sala da Liga dos amigos

Tecnologia aproxima alunos da nazaré e dos Estados Unidos

faMalICão garantia após reunião

escola dos raposos vai manter-se em funcionamento

O delegado regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) garantiu, na semana passada, que a Escola dos Raposos, na freguesia de Famalicão, vai manter-se de porta aberta no próximo ano letivo. A decisão foi transmitida por Francisco Neves ao vereador da Educação da Câmara da Nazaré numa reu-nião em Lisboa. “Mesmo que se mantenham os previsíveis 15 alunos a escola não encerra”, revelou Manuel António Sequeira após o en-contro. O autarca explica que a DGEstE “pede apenas que o município, associação de pais e Agrupamento de Escolas da Nazaré expressem essa vontade num documento conjunto”.

Deste modo, a Escola dos Raposos vai re-ceber o 1.º ano, mesmo que os alunos não excedam os 15. “É provável que esse número seja ultrapassado, porque as matrículas en-cerram a 15 de junho e neste momento há 11 inscrições da pré-escola de Famalicão e mais 4 garantidos, sendo que 1 deles é oriundo de outro concelho”, afirma o responsável da Educação na Câmara.

Page 9: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 maio 2015Educação 9

nazaré

alcobaça

a Escola Profissional da nazaré realizou, na passada quarta-feira, mais uma edição do Jantar do Empresário, no Restaurante de aplicação da EPnazaré. o jantar, que decorre todos os anos, reúne empresários e parceiros da EPnazaré, nas áreas da hotelaria, turismo, eventos, marketing e publicidade e tem como objetivo reforçar a relação do estabelecimen-to de ensino com os empresários da região, dando-lhes a oportunidade de contactar di-retamente com os alunos numa perspetiva profissional, analisando assim o seu desem-penho em várias vertentes.

os alunos das quatro salas do Jardim de infância do centro Escolar de alcobaça fizeram, nos dias 12 e 14, uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de alcobaça. os meni-nos conheceram as diferentes dependências do quartel, nas quais lhes foi explicado os diferentes serviços prestados pela centenária instituição. Entraram nas viaturas e expe-rimentaram equipamentos. Visitaram ainda a exposição de miniaturas de transportes e simulações de acidentes e salvamentos. os alunos regressaram à escola num dos carros dos bombeiros.

EPNazaré apresenta mais uma edição do Jantar do Empresário

Crianças do Jardim de Infância visitaram quartel dos Bombeiros

rio maior IF permIte obter água à temperatura desejada

Projeto da EPrm fica em segundo lugar nos EUa

os projetos desenvolvidos na Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) continuam a so-mar prémios. depois do sucesso do Smartkit, também o iF-in-telligent Flow foi distinguido com o 2.º prémio da american intellectual Property Law asso-ciation (aiPLa) no decorrer da inteliSEF 2015, que teve lugar em Pittsburgh (Pensilvânia, nos Eua). trata-se da maior competição pré-universitária de ciências do mundo.

o iF, que permite obter água à temperatura desejada, sem que seja necessário desperdiçar água nem combustíveis para o fazer, foi desenvolvido pelos

alunos Eusébio almeida e João Rodrigues do curso Profissio-nal de Eletrónica, automação e instrumentação, sob a orienta-ção dos professores Maria João Maia, anabela Figueiredo e cristóvão oliveira.

além deste prémio nos Es-tados unidos, o iF também foi distinguido em Portugal. destaque para o 4.º lugar na Viii Mostra de ciência – Jovens cientistas e investigadores, promovida pela Fundação Por-tuguesa da Juventude. a distin-ção correspondeu a 800 euros e o apuramento para repre-sentar Portugal na feira intEL iSEF, em Pittsburgh. o evento

EmpreEscola, promovido pelo nersant, distinguiu o iF com o ideia Mais inovadora, no valor pecuniário de 750 euros. Já a ciência na Escola, promovida pela Fundação ilídio Pinho, atribuiu 20.500 euros.

Para a EPRM, como explica o diretor Luciano Vitorino, os

“resultados são de capital im-portância, pois são o coroar do esforço permanente em prol da credibilização da EPRM e a afirmação de que o ensino profissional é uma alternativa credível ao nível da formação de jovens, desde que levado com rigore responsabilidade.

texto lUci PaiS

alcobaça dIstrIto de leIrIa

centro Escolar lidera Geração Depositrão

o centro Escolar de alcobaça ocupa a primeira posição do ranking distrito de Leiria, na segunda fase da “7ª Edição da Geração depositrão da ERP Portugal”, tendo recolhido mais de 4 mil quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&a (Resíduos de Pilhas e acumuladores).

até à data, entre as 32 escolas partici-pantes de Leiria, já foram recolhidos mais de 16.500 quilos destes resíduos.

a campanha da ERP Portugal é imple-mentada em parceria com o Programa Eco-Escolas, sendo que, entre as cerca de 600 escolas participantes, já se juntaram mais de 220.000 quilos de resíduos em todo o País.

as escolas vencedoras são apuradas por dois critérios, peso absoluto e peso por alu-no de resíduos recolhidos, elegendo o top 5 do ranking do final do ano letivo, em ambas as categorias. além desta atividade, as escolas também serão reconhecidas pela elaboração de trabalhos criativos sobre a gestão de REEE e RP&a, segmentados por níveis de escolaridade.

a campanha conta com o apoio de in-sígnias, que oferecem os prémios finais às escolas vencedoras: 600 euros em equipa-mentos Worten e 500 euros em cartão Pingo doce, que serão doados a uma instituição de cariz social.

Page 10: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 28 mAIo 201510 cUlTURA

o cistermúsica – Festival de música de Alcobaça e o marionetas na cidade rece-beram o selo de qualidade do EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe). os dois eventos, made in cister, foram escolhidos entre 875 candidaturas de 31 países europeus, entre as quais 74 portuguesas.

A EFFE é uma porta de entrada na Europa para festivais culturais e tem como objetivo ampliar o conhecimento do que está a acontecer no mundo dos festivais, ao mesmo tempo que promove a excelência e a inovação. o selo agora recebido pelos dois festivais de Alcobaça é atribuído quando os eventos têm o compromisso artístico de envolver as suas comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial.

A partir deste momento, o cistermú-sica, organizado pela Banda de Alcobaça (instituição que possui o REGIÃo DE cISTER) e câmara de Alcobaça, e o marionetas na cidade, da companhia S.A. marionetas, estão incluídos num completo guia de festivais que será divulgado on line e numa edição em papel, contendo notícias e informação prática sobre cada evento, como rótulo de reconhecimento pelo bom trabalho. A EFFE irá, assim, dar maior visibilidade e audiência, bem como novas possibilidades de networking.

o cistermúsica foi um dos poucos festivais dedicados à música clássica distinguidos com este selo e o mais eclético de todos estes, por apresenta anualmente todo o tipo de

agrupamentos, desde recitais a grandes orquestras, abordando todos os períodos da história da música.

A 23.ª edição do cistermúsica realiza-se, este ano, entre 26 de junho e 26 de julho, tendo como temática os 25 anos da ele-vação do mosteiro a Património mundial da Humanidade. o concerto de abertura está reservado para o claustro do Racha-douro e ficará a cargo da Banda Sinfónica de Alcobaça e coro lisboa cantant, com a presença de mais de 150 músicos em palco, que apresentarão, pela primeira vez, no cistermúsica a conhecida ópera “carmina Burana”, de carl orff.

texto luci pais e joaquim paulo

Cistermúsica e Marionetas na Cidade receberam selo europeu de qualidade

artes

MúsiCa

A casa do Adro (Associação cultural) e o museu Dr. Joaquim manso da Nazaré promovem, no dia 31, um workshop e baile de danças tradicionais europeias. o fim de tarde será animado pelo trio de música celta Espiral. os momentos culturais, para todas as idades, decorrem no Sítio e na Pederneira.

o workshop de iniciação às danças eu-ropeias tem início às 15 horas, no museu Dr. Joaquim manso, no Sítio da Nazaré. Durante hora e meia, os participantes têm a oportunidade de aprender os primeiros passos de danças em grupo e a pares, de estilos tão variados como mazurka, círculo

(jig), andro, bourrée ou scottish. A inscrição custa 1 euro.

mais tarde, entre as 17 e as 18:30 horas, na Antiga casa da câmara (Pederneira), decorre o baile animado pelo trio Espiral. A formação composta por Emiliana Silva (violino), lara Figueiredo (flauta transver-sal) e Sara Vidal (harpa celta e guitarra). o grupo vai apresentar do seu primeiro disco homónimo, com reportório tradicional da Irlanda, Escócia, Bretanha e Galiza. A entrada custa 3 euros, com desconto para sócios da casa do Adro e da Associação Recreativa Pederneirense (2 euros) e para crianças até aos dez anos (1 euro).

Danças europeias chegam no sábado à vila da Nazaré

MúsiCa

o Tubax Duo, constituído pelos alcoba-censes mário marques (saxofone) e Sérgio carolino (tuba), atua no museu do Vinho, em Alcobaça. o concerto, inserido no festival Books & movies 2015, está agendado para o dia 4 do próximo mês, às 21 horas.

Mário Marques e sérgio Carolino no Museu do Vinho

artes

o fotógrafo António manuel catarino vai amanhã à noite, pelas 22 horas, ao Real Abadia - congress & Spa Hotel, no âmbito do projeto ‘o Real promove’. An-tónio manuel catarino nasceu na Benedita em 1973 e define-se como sociólogo de formação, formador por vocação, fotó-grafo por paixão e escritor por natureza. A entrada é gratuita.

Fotógrafo da Benedita vai ao real abadia

teatro

Grupo de teatro amador estreia cinco peças sábado

É já no próximo sábado ‘A grande noite do teatro’ do Grupo de Teatro Amador do centro de Bem Estar Social (cBES) da maiorga. A partir das 21 horas, vão ser apresentadas cinco peças: ‘As três abo-brinhas’, ‘A vida de Einstein’, ‘médica à pressa’, ‘os herdeiros da lua de Joana’ e ‘Duas gatinhas cá em casa’, encenadas por Aníbal Ricardo. Desde o mês de setembro que a equipa de voluntários, com o apoio da direção do cBES, está a “montar” o espetáculo que estreia sábado.

aGeNDasexta-Feira e sáBaDoMúsiCaPISõES

No recinto da Igreja dos Pisões vai ser montada uma ‘Tenda eletrónica’. Amanhã, a partir das 22 horas, atua o Rock Adega e o Dj Afro Flow. No dia seguinte, a noite está por conto do Dj Pedro Nobre

sexta-FeiraMúsiCalEIRIA

É com maria João e mário laginha que abre o 33.º Festival de música em leiria. o concerto decorre às 21:30 horas, no Teatro José lúcio da Silva. Trata-se de concerto comemorativo do centenário da caixa de crédito de leiria

sáBaDo teatroVAlADo DE STA QUITÉRIA

‘Fujam que eles vêm aí’ é o título de teatro revista que sobe ao palco da Associação Recreati-va e Desportiva Quiterense. o espetáculo decorre sábado, às 22 horas. As receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de São martinho do Porto

sáBaDoMúsiCaAlcoBAçA

Ana moura apresenta o seu Desfado em Alcobaça, no dia 30, na confluência dos Rios, nos jardins da Biblioteca municipal. os bilhetes estão à venda no cine-teatro e na câmara, por 10 euros

até DoMiNGoexposiçãoAlcoBAçA

o artista Saikiran Datta, profes-sor e investigador de património, celebra a riqueza arquitetónica e retrata o lado etnográfico de Portugal na exposição “Patri-mónio 20 - Um percurso colori-do”, em exibição na Biblioteca municipal de Alcobaça até dia 31

Dia 6 De juNhoMúsiCaAlcoBAçA

Pacman, vocalista dos Da Weasel, é o cabeça de cartaz do Rockfest que conta ainda com os concertos de White Haus, Noiserv e DJ mad mac. o evento, no âmbito do Books & movies, decorre a partir das 22 horas, no museu do Vinho

Page 11: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 28 mAIo 2015cUlTURA 11

The Gift atuam em Santarém

Depois dos concertos que de-correram nas queimas das fitas do Porto e de coimbra, os The Gift vão animar a noite da Feira da Agricultura de Santarém. A banda de Alcobaça atua na noite do próximo dia 6 de junho. Entretanto, os fãs aguardam com ansiedade o próximo trabalho discográfico dos The Gift, que co-meçou a ser gravado, no passado ano, em Espanha.

moSTra

‘o céu desce à terra’ no mosteiro de alcobaça até agosto

múSica

Algumas das salas do mosteiro de Santa maria de Alcobaça continuam, até agosto, decoradas com trabalhos da artista plástica cristina Rodrigues, que trouxe até terras de cister ‘o céu desce à terra’. ‘o céu desce à terra’, com curadoria de Paulo longo, reflete a paixão de cristina Rodrigues pelo mosteiro de Alcobaça, que guarda os túmulos dos dois amantes mais celebrados da história portuguesa, D. Pedro e Inês de castro.

cavaliers of Fun vencem concurso EDP Live Bands

múSica

os cavaliers of Fun venceram o concurso EDP live Bands, cuja final se realizou na sexta-feira, no lX Factory, em lisboa.

o projeto do alcobacense Ricco Vitali, marcado pela “música pop futurista e pela fantástica via-gem espacial via anos 80”, vai subir ao palco no Nos Alive, em Algés, e no festival Bilbao BBK live, em Espanha, no próximo mês de julho, e ganha também a hipótese de gravar um álbum editado pela Sony music.

Na final, as oito bandas finalistas interpretaram ao vivo dois dos seus temas originais. “Valley of dreams” e “Anoraak Pegase and Rak” foram os temas interpretados pelos cavaliers of Fun, que

recolheram as preferências de um júri constituído por representantes da EDP, Everything is New, Blitz, Rádio comercial e Sony music.“Da garagem para dois dos maiores palcos ibéricos”

foi o convite lançado pela EDP às bandas amadoras de todo o País na 2.ª edição deste concurso. A banda, composta por Ricco Vitali, que criou laços com miguel Nicolau, das caldas da Rainha, e João Pedrosa, de Alcobaça, subiu ao palco na edição do ano passado da Feira de São Bernardo.

o EDP live Bands, concurso de bandas amadoras, atribuiu uma menção honrosa a Daniel Kemish, músico que irá também subir ao palco do festival do Passeio marítimo de Algés.

Page 12: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 14 MAIO 201512 EcONOMIAREDE PME

empresa sediada na benedita tem apostado na comercialização de contratos empresariais

Santos Silva consolida negócio de telecomunicações e energia

começou por vender bolsas para telemóveis, depois telemóveis e acessórios para telemóveis. Duas décadas depois, a Santos Silva, empresa sediada na Benedita dedica o seu negócio à comer-cialização de contratos de tele-comunicações em empresas e é uma referência num setor muito competitivo.

“Iniciámos a atividade com uma pequena unidade fabril de bolsas para telemóveis. Posteriormente, e porque estávamos nesse mer-cado, iniciámos a importação de acessórios para telemóveis e em 1998 abrimos uma loja no centro da Benedita e começámos a comer-cializar telemóveis e a fazer uma distribuição a nível nacional, quer de telemóveis, quer de acessórios, quer de bolsas”, recorda Anabela Silva, uma das administradoras da empresa, que é um dos agentes de referência da PT Empresas no País.

com cerca de 15 mil clientes

empresariais de norte a sul do País e nas ilhas, a empresa tem também apostado, desde 2006, na comercialização de contratos de energia no mercado liberalizado para empresas.

Ainda que os clientes empresariais sejam o grande core business da Santos Silva, a empresa está representada em cerca de 160 lojas de telemóveis do País, que com-pram os telemó-veis e os acessórios de telemóveis da marca.“Desde o início deste ano estamos

também a trazer algumas marcas novas para Portugal, cujo lança-mento decorreu em abril, na Náutica, em Lisboa”, adianta a empresária. São elas a Xtorm, “uma marca de

power banks e carregadores solares para todo o tipo de equipamentos móveis“, a GoXtreme, uma marca de action cams muito utilizada por pessoas que fazem desportos ao ar livre e também uma marca nova

de smartphones, a Zhem, resultado de uma

parceria com um fabricante es-panhol. “Es-tamos a co-meçar com a divulgação da marca em

Portugal e com a distribuição

dos produtos”, adianta.

A Santos Silva tem re-forçado a sua estratégia comercial com uma equipa composta por 18 colaboradores. “Na área comer-cial temos uma equipa de vendas diretas, empresariais na área da energia e estamos permanen-

temente com recrutamento em curso para estas áreas comerciais”, refere Anabela Silva.

Os canais de distribuição são vá-rios, mas a loja online tem ajudado a divulgar o nome da Santos Silva.

“Por por ser um mercado exclusi-vamente online, que não obriga a grande investimento em pessoas, a nossa política de venda online é vender mais barato que o preço de venda ao público”, considera a gestora, confiante de que “os clientes vão chegando pela noto-riedade que a empresa tem”.

E se é verdade que o mundo das telecomunicações evolui dia-riamente, também é um facto que os clientes são cada vez mais exi-gentes. “O futuro deste negócio é sempre uma incógnita e sabemos que isto nunca mais tem fim. O que sabemos é que hoje nem as empre-sas, nem as pessoas, podem viver sem comunicar”. confirma-se.

texto/fotos SARA VIEIRA

A empresa de telecomunicações e energia tem apostado no mercado empresarial de norte a sul do País. Uma das administradoras da Santos Silva avalia o negócio, que tem acompanhado as exigências dos clientes.

REGIÃO DE CISTER (RC) > Como é que se vinga num negócio tão concorrencial?ANABELA SILVA (AS) > É preciso estar muito atento às alterações de mercado. Os consumidores, com razão e com direito, são cada vez mais exigentes. Em Portugal o setor das telecomuni-cações é, de facto, um setor muito concorrencial. como não vendemos nenhum produto nosso e representamos um operador de telecomunica-ções, para o bem e para o mal recolhemos as consequências dessa representação.

RC > O que pesa mais no negócio?AS > O core principal do nosso negócio é, sem

dúvida, o mercado empresarial e a contratação dos clientes empresariais. Na Benedita, com muito orgulho nosso, contamos com muitos clientes, quer empresas, quer particulares. Os clientes da Benedita são, de facto, clientes im-portantes na carteira de clientes empresariais da Santos Silva.

RC > Há projetos de futuro na gaveta?AS > Na nossa área de negócio, associada à

tecnologia, o futuro é sempre uma incógnita. Na tecnologia de equipamento mudou tudo, até há bem pouco tempo tínhamos ligações de inter-net nos nossos equipamentos miseráveis, hoje já navegamos todos em 4G. Também na área

da energia, em que estamos a apostar cada vez mais, existe crescimento. Não temos um projeto muito específico, mas queremos continuar a crescer. Nesta área haverá sempre ino-

vação e crescimento.

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

15

mil é o número de clientes

empresariais da santos silva de norte a sul

do país

anabela silVa

“Os consumidores são cada vez mais exigentes”

designação Santos Silva fundação 1996capital social 100 mil €trabalhadores 18administração Anabela Silva e Joaquim Silvaatividade telecomunicações e energia faturação não divulgadaserviços comercialização e distribuição de produtos de telecomunicações e energia e outdoor sede Beneditaemail [email protected] 262 921 630

0

P

.

,

+

_

Z

C

ï

%

"

Page 13: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 28 MAIO 2015ECONOMIA 13

benedita

alcobaça

alcobaça

são martinho do porto

ÉVora de alcobaça

O Grupo H Saúde foi certificado pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). As áreas de educação e formação certificadas foram comércio, terapia e reabi-litação, trabalho social e orientação, serviços de transporte e segurança e higiene no tra-balho. “Possuímos uma bolsa de formadores ampla que nos permite desenvolver ações de formação nas áreas definidas”, refere a empresa em comunicado.

A Acordo Seguros, empresa sediada em Alco-baça, dispõe de novas instalações na cidade. Da Rua Luís de Camões para a Rua Comandante Carlos Leão Silva, a empresa de mediação de seguros mudou-se no passado dia 18. “Além de ser uma melhor localização, o investimento permitiu melhorar as condições de trabalho e de atendimento ao ciente“, referiu Bruno Ferreira, administrador da empresa.

De domingo até final do próximo mês, a MATCH - Babies & Kids passará do online para um espaço físico, em Alcobaça. No próximo fim de semana, a Match Pop Up Store vai promover atividades dedicadas ao Dia da Criança. No sá-bado, a Minnie vai oferecer balões (Festas com Paixão), pinturas faciais e modelagem de balões (Planeta Mágico) e zumba kids (Patrícia Santos) e no domingo haverá jogos tradicionais.

O Hotel Palace do Capitão, em São Martinho do Porto, vai reabrir as portas amanhã. A cerimónia de reabertura está marcada para as 19 horas. Localizado em frente à baía, trata-se de um edifício, que data de 1917, do arquiteto Ernesto Korrodi, recuperado pelo construtor local, José Luís Fortunato. O Palace do Capitão abriu ao público no verão de 2005, dispõe de 11 quartos e de uma área para festas e congressos.

A Quinta dos Capuchos vai promover o I curso de prova de vinhos amanhã, entre as 18 e as 20 horas. O enólogo Rodrigo Martins será o responsável pela formação, que abordará princípios, práticas, provas técnicas e har-monizações gastronómicas. As inscrições são limitadas e têm um custo de 25 euros.

Grupo H Saúde obtém certificação pela DGERT para a área da formação

Acordo Seguros muda e amplia instalações na cidade

MATcH passa do online para uma loja na cidade durante dois meses

Hotel Palace do capitão vai retomar funcionamento

Quinta dos capuchos realiza curso de prova de vinhos amanhã

nazarÉ câmara aprova proposta

antónio trindade propõe programa para a sardinha

A Câmara da Nazaré aprovou, apenas com a abstenção do PSD, uma proposta que visa recomendar à ministra da Agricultura e do Mar a criação de um programa de planeamento e compensação da inatividade da pesca da sardinha. A proposta foi apresentada vereador António Trindade (Grupo de Cidadãos Inde-pendentes do Concelho da Nazaré).

A proposta solicita ainda ao Estado Por-tuguês que proponha o agendamento deste tema numa das próximas reuniões de comissão da União Europea, no sentido das embarca-ções de cerco pararem no período de desova da sardinha, de dezembro a março do ano seguinte.

A autarquia entende ser ainda necessário que seja dada “uma eficaz e justa compen-sação a proprietários e pescadores” da ati-vidade da pesca da sardinha, que na região tem particular incidência na Nazaré.

alcobaça dados do iefp referentes a abril deste ano

região com menos 500 pessoas inscritas nos centros de emprego

Em abril deste ano, havia 2.032 desempregados no con-celho de Alcobaça e 604 no concelho da Nazaré registados nos centros de emprego.

Números que representam um descréscimo de 500 ins-critos face ao mesmo mês do ano anterior, quando estavam contabilizadas 2.400 pessoas em Alcobaça e 736 na Nazaré à procura de emprego através daqueles centros.

Olhando para a idade dos de-sempregados da região, quase metade (41% em Alcobaça e 43%

na Nazaré) tem entre 35 e 54 anos, sendo que em Alcobaça estão registados 953 homens e 1.079 mulheres em situação de desemprego e no concelho da Nazaré existiam 262 homens e 342 mulheres desempregados.

Segundo as estatísticas do do Instituto de Emprego e Forma-ção Profissional (IEFP), mais de metade das pessoas registadas em abril último nos centros de emprego da região (54% em Al-cobaça e 64% na Nazaré) está desempregada há mais de um ano. Quanto às habilitações lite-

rárias, os dados do IEFP indicam que 246 dos desempregados em Alcobaça e 80 na Nazaré tinham formação superior, enquanto que em Alcobaça 538 pessoas e 184 na Nazaré possuem o nível secundário.

A descida verificada na re-gião acompanha a tendência nacional. De acordo com o IEFP dados, em março de 2014, os centros de emprego tinham inscritos quase 690 mil pes-soas, número que caiu para 590 mil (menos 100 mil) no final do primeiro trimestre deste ano.

alcobaça hotéis convidados a realizar circuitos turísticos

Granja de cister potencia projeto “somos da terra”

A Granja de Cister tem levado as unidades hoteleiras do con-celho de Alcobaça a conhecer, in loco, o projeto “Somos da Terra”, que tem como principal objetivo proporcionar ao turista experi-ências únicas no âmbito agrícola e do turismo de natureza.

“Através dos nossos circuitos proporcionamos uma aborda-gem técnica e pedagógica acer-ca da qualidade e excelência da nossa produção com o devido enquadramento patrimonial, privilegiando os aspetos da sustentabilidade ambiental”, explicou Bruno Pereira, um dos responsáveis pela Granja de Cister. “A iniciativa de darmos a conhecer o ‘Somos da Terra’ e a Granja de Cister aos operadores turísticos integra a estratégia de expansão que a Cooperativa Agrícola de Alcobaça em cur-so, que passa por comunicar o produto aos agentes turísticos, canais de comunicação e venda turística”, acrescenta.

Com cerca de dezena e meia de produtores associados, no âm-bito da fruticultura, hortícolas, olival, exploração animal e vinha,

o projeto está direcionado para o público técnico, “em que se inse-rem as organizações de produto-res, associações agrícolas, escolas e outros grupos, cujo objetivo seja o de conhecer as técnicas de produção” e o turista.

Além destes parceiros, a Gran-ja de Cister estabeleceu parcerias

com outras entidades da região, completando os circuitos e as-segurando a qualidade do pro-duto do ponto de vista cultural, patrimonial e histórico. Com dez meses de atividade, “o projeto esteve até à data numa fase de ajustes, mas em pleno funcio-namento, tendo registado vá-rias visitas de grupos nacionais e internacionais”.

A Granja de Cister é o ponto de partida comum dos três Circuitos

Turísticos. O itinerário do circuito da Maçã de Alcobaça inclui uma visita à Levada dos Monges, ao Castelo de Alcobaça, ao Museu e Vila Romana de Parreitas, além de uma visita a um pomar da maçã de Alocbaça. Por sua vez, o circuito dos Vinhos de Alcobaça integra uma visita à levada dos

Monges, ao Convento dos Capuchos, à vinha da Quinta dos Capu-chos e, por fim, ao Museu do Vinho.

Já o circuito dos Olivais e do Azeite inclui uma visita à Ponte Medieval, de Aljubarrota a Évora

de Alcobaça, ao Arco da Me-mória na Serra dos Candeeiros, às Ruínas do lagar do século XVIII e Lagar da Casa Feteira, e à vila de Aljubarrota, onde po-derá “visitar” a padeira Brites de Almeida.

As propostas são muitas, os hóteis já as conhecem. Resta convencer quem nos visita ou quem não conhece que somos (mesmo) da terra.

texto/foto SARA VIEIRA

pataias aberta há duas semanas

intermarché dispõe de área para autocaravanas

Uma área de serviço e pernoita para auto-caravanas foi inaugurada, há duas semanas, no Intermarché de Pataias.

A estrutura permite aos autocarava-nistas despejar as águas sabonetadas e proceder ao abastecimento de água, além de dispor de uma cassete química. Com apoio logístico do Clube de Autocaravanis-mo Itinerante, o novo serviço resultou de um investimento financeiro da gerência do Intermarché de Pataias na ordem dos 2.500 euros e é de utilização gratuita.

Daniel Marta e Neuza Arnaldo, gerentes daquela superfície comercial, acreditam que a área de serviço vai ajudar “no desenvolvi-mento das praias lindíssimas desta freguesia, pois os autocaravanistas acabam por ficar na nossa costa, pelo facto de aqui encontra-rem este serviço”. Hermínio Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Alcobaça, destacou o “excelente trabalho social que tem sido feito por este casal de empresários, que tem sido uma referência incontestável de apoio às instituições e associações do Norte do concelho de Alcobaça”. “Estamos diante de um grande empreendedor”, disse, por sua vez, Valter Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Além da área de serviço para autocarava-nas, o Intermarché de Pataias dispõe ainda de um posto de abastecimento de combustíveis, estação de lavagem automática. A par destes serviços, aquela área comercial disponibiliza ainda uma área de lavandaria e secagem de roupa, a funcionar 24 horas por dia.

texto/foto ARMAnDA bAlInHA

O projeto “Somos da Terrra”, da Granja de Cister, pretende promover a tradição agrícola, a diversidade turística, cultural e agrícola da região

Page 14: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUINTA-FEIRA 28 mAIo 201514 opINIão

BANDA DE ALCOBAÇA

Administração Rui moraisVítor Santos Davide Silva

Diretor de marketingDavid marianoDiretor comercialJosé Eduardo Reis de oliveiraDiretor financeiroEduardo Nogueira

DiretorJoaquim paulo (Cp 4229)[email protected]

RedaçãoLuci pais (Cp 6545)[email protected]

Sara Vieira (Cp 9880)[email protected]

Colaboradores permanentesArmanda Balinha, Catarina Eusébio, Daniela Franco Sousa, Elisabete Cruz, Fernando paula Barroso, Graça menitra, Jacinto Silva Duro, João Neves, maria Anabela Silva, miguel Sampaio, Raquel de Sousa Silva, Ricardo Graça, Tiago Santos

Colaboradores de opiniãoA. pimenta Antunes, António Ventura, Carlos Bonifácio, César Santos, Gaspar Vaz, Isabel

Rufino, João paulo Raimundo, Nuno Gonçal-ves, pedro Lucas, pedro mateus Guerra, Rui Rasquilho, Susana Santos

Composição e paginaçãoBanda de Alcobaça

Serviços comerciaisCidália [email protected]

[email protected]

Serviços administrativos,comerciais e assinaturasCidália [email protected]

[email protected]

Propriedade/EditorBanda de AlcobaçaContribuinte: 503 341 460

Morada Rua Frei António Brandão, 119 2460-047 Alcobaça

Telefone 262 598 627Telemóvel 910 015 531Fax 262 597 613Internet www.regiaodecister.pt

Email [email protected]

Impressão FIG, Indústrias Gráficas SA

Distribuição Banda de Alcobaça

NIB 0045 5020 4026 3730 2484 1

Dia de publicação Quinta-feira

Preço avulso 1 €

Assinaturas anuais 40€ (32€ com promoção até 31 de março), 75€ (internacional) e 12€ (on line)Assinaturas semestrais 25€ (16€ com promo-ção até 31 de março) e 45€ (internacional)Tiragem Média 3.000 exemplaresN.º de Registo 116 942Depósito Legal 65280/93

Opinião

A Saga do Soldado de Papel

“Os nossos governantes

nunca olharam para a educação

com olhos de ver”

Fernando Paula Barroso autor

As pessoas podem escrever o que quiserem sobre o parque Verde. As pessoas podem procurar todos os argumentos que entenderem para acinzentar o projeto ou para o louvar, vi-vemos em liberdade e convém que a usemos. As pessoas só não podem ignorar a realidade.

Explico.A salvação pública, para a área que se denomina parque

verde, é uma extraordinária homenagem à história da água e da sua domesticação e aproveitamento pelos cistercienses que aqui construíram a sua casa e dela fizeram um importante modelo de vida espiritual e temporal.

o parque verde segue o rio que vem de Chiqueda como era conhecido o Alcôa na idade média numa altura em que se iniciava o controlo do seu caudal.

Não foi por acaso que a primeira ponte de pedra se fez em Chiqueda, bem a montante do rio quase junto à nascente. Nesse local estaria a salvo das tempestuosas inundações que engrossavam o caudal e atormentavam a zona do mosteiro a partir do séc. XIII. E o caminho para a foz do agora denominado do rio do mosteiro.

Integrado no parque Verde vai ficar o açude e a comporta onde nasce o canal da Levada, entre o Lidl e o pingo Doce. E também a parte final do cano da água potável que corre sobre o muro do canal do seu lado Norte. o parque vai pôr à vista um engenhoso sistema de contrafortes que apoiam o muro da Levada do lado norte antes da entrada no Lameirão.

Inclinados como arcobotantes são também abertos sob a estrutura por forma a permitir a passagem das águas residuais quer da chuva, quer da infiltração no muro evitando o en-charcamento. No parque verde vai ficar o grande açude com comporta do que poderá ter sido, o referido por Irís Gonçalves, pisão junto ao mosteiro.

Aí vê-se o arranque, talvez de uma ponte, restos do que seria a oficina, de pisar tecido. A pisoagem para acabamento dos tecidos em lã obrigava a várias horas de batimento no tecido molhado. opisão hidráulico tinha a roda de água que acionava dois mantos que batiam alternadamente o tecido artesanal.

o sistema mecânico obrigava a um caudal forte, e aí junto à ponte da Cova da onça haveria potência hidráulica suficiente para acionar os mecanismos.

o parque, por último, mostra o muro da cerca da Cova da onça a que alguns insistem em denominar cerca de fora, que protegia a terra agrícola, tal qual a cerca da Quinta da Gafa, de ladrões e animais predadores.

Fora do parque verde e caminhando para montante fica a antiga herdade das monjas de Coz, hoje o parque dos monges onde se aprende história a brincar, depois a ponte medieval, o moinho do canal, a mina da água potável e a nascente do poço Soão. A agua é cristalina, as rodas hidráulicas giram.

pois bem, convençam-se que a decisão municipal de criar o parque Verde, para além de um espaço de lazer como vai ser o antigo parque de campismo instalado na Quinta da Gafa, que foi a maior vinha do mosteiro no séc. XVIII, é um inestimável serviço à história hidráulica de Cister na Europa.

Seria bom que um número cada vez maior de cidadãos o entenda para o defender. olhar só para o mosteiro é sim-plesmente redutor.

o Soldado de papel que vai para a luta terá que saber os caminhos que percorre, tanto mais que, sabendo as armas com que vai lutar, terá que escolher também os trilhos. o adversário (porque não quero chamar de inimigo) sabe, ele, bem quem é. No entanto, e porque se trata de uma “guerra” não haverá somente uma batalha. o soldado de papel terá que resistir e vencer a “guerra” e por isso pelo caminho terá que chamar outros “iguais” para “combater” ao seu lado. Certamente que dois soldados de papel valerão, sempre, mais que um. Em re-lação a isso não tenho qualquer dúvida. As armas mais fortes do soldado de papel serão a voz e a persistência; a indignação e a intransigência; a independência e a ousadia. Dessa forma e percorrendo os caminhos da verdade e da honestidade levará certamente consigo outros. E todos juntos, então, com inteligên-cia, democracia e com a força que só a união consegue, levarão de vencidos, aqueles que, hoje, se julgam invencíveis!

o Soldado de papel e os seus amigos continuam com uma grande dúvida em relação a uma das batalhas mais duras que irão travar. Há gente por aí que prefere antes “ter” do que “ser”. Lutar contra este tipo de coisas será uma batalha muito dura e duradoura! É que as pessoas esquecem-se que não conseguem

“ter” nada sem um “ser” antes. Hoje numa das trincheiras do campo de batalha o Soldado de papel encontrou uma mulher que lhe perguntou: o que se passa com este mundo em que toda a gente quer ter tudo sem que primeiro seja alguma coisa? o Soldado de papel parou, olhou para ela e disse: Sabe… os valores foram alterados por conveniência do poder do dinheiro! A mulher baixou a cabeça deteve-se quieta, hirta e retorquiu segundos depois: pois é, teremos que conseguir colocar o di-nheiro (capital) ao serviço do poder e não o poder ao serviço do dinheiro (capital) certamente que assim os valores mudarão. E as pessoas passarão a querer “ser” antes de “ter” o que quer que seja. o Soldado disse-lhe: Venha até nós, trará certamente força e motivação para lutar!

VAmoS mUDAR ESTE ERRo… VAmoS “SER” pRImEIRo pARA DEpoIS poDERmoS “TER”!

Sentados, o Soldado de papel e o seu exército, vão tentar delinear uma estratégia para as batalhas que estão para vir, sem deixar de lado qualquer uma que seja. Todos sabem que só unidos e caminhando tendo em conta convicções comuns poderão levar de vencidos todos os “inimigos”. Disse o Soldado de papel: meus amigos digam lá o que acham que deva ser a nossa estratégia para levar de vencida esta batalha do “ser” e do “ter”? precisamos dos vossos contributos para sermos cada vez mais! Eu por mim penso que poderemos começar na educação dos mais novos. Sabem? os mais novos (bebés) estão sempre mais recetivos e ávidos de tudo mas primeiro querem

“ser” e só depois “ter”! Se, se começar por aí talvez consigamos fazer alguma coisa (os nossos governantes nunca olharam para a educação com olhos de ver).

oLHEm SERIAmENTE pARA A EDUCAÇão! VALE A pENA ACREDITAR No FUTURo!

De coração vos digo, vinde pois, antes que se faça tarde, tragam para junto de nós aqueles que saibam confiantes para um a longa e dura “guerra” contra quem tem máquinas mui-to poderosas de “vender” imagens para público ver. Quem se juntar ao soldado de papel terá uma certeza pelo menos. o uso da verdade!!!

O Círculo Imperfeito

A importância do parque verde em Alcobaça

Convençam-se que a decisão

municipal de criar o Parque Verde,

para além de um espaço de lazer como vai ser o antigo parque de campismo instalado na

Quinta da Gafa, que foi a maior

vinha do Mosteiro no séc. XVIII, é

um inestimável serviço à história

hidráulica de Cister na Europa

Rui Rasquilho historiador

Page 15: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

QUinTA-FEiRA 28 MAiO 2015OPiniÃO 15

Quem passar hoje por Pataias-Gare é possível que fique surpreendido, revoltado ou desiludido com a demolição de um dos únicos dois fornos ainda em bom estado de conservação, para a construção do que parece ser um pavilhão industrial.

O Forno foi construído no início da década de 60, substituindo um primitivo e pequeno forno aí existente, propriedade de Feliciano Pereira Vaz e do seu filho António Coelho Pereira Vaz. Sofreu diversas transformações nomeadamente com a construção de um novo alpendre substituindo o antigo e tradicional em 1979.

Em 1980 é construído um edifício (ainda não demolido), que serviria para o armazenamento da cal. A partir destras obras, passa a ser a firma com as melhores condições para a produção e comércio de cal. A última fornada realizou-se em Janeiro/Fevereiro de 1991 e em Abril/Maio do mesmo ano, depois da venda da cal dessa

mesma fornada, a firma encerrava. na vira-gem do século, houve algumas tentativas de negociação com o Município para a aquisição do património industrial existente, acabando por não haver uma resposta em definitivo por parte da Câmara.

O forno e as respectivas dependências aca-baram por ser vendidas no final de 2014 a uma empresa de construção. Este forno, e a par com o forno do Grilo (último forno a laborar - desa-tivo em 1995 -ainda existente), constituíam os únicos dois fornos em bom estado preservação e ainda em bom estado para a laboração, sem ser necessária uma grande intervenção.

A destruição em nome da evolução? Da in-dustrialização? Do desenvolvimento?

Que falta de sensibilidade!É desta forma que se destrói a nossa iden-

tidade e memória coletiva!!!REVOLTAnTE!

Opinião

A destruição de Património Industrial em Pataias

A destruição em nome da evolução? Da

industrialização? Do desenvolvimento?

Que falta de sensibilidade! É

desta forma que se destrói a nossa

identidade e memória coletiva!!!

Tiago Inácio autor

VENDEM-SE OU ARRENDAM-SEApartamentos, Vivendas e Lojas

Vivendas com 3 Quartos, 2 WC, Sala, Cozinha, Pré-instalação de aspiração e aquecimento central,Vídeo-porteiro, Churrasqueira, Pequeno Jardim, Garagem para 2 carros, Piscina e Jardim comum com área aproximada de 500m2. Perto das Praias de Nazaré, Salgado e São Martinho do Porto. Preço: 100.000,00€. Preço de renda 350,00 euros.

- Av. Bernardino Lopes de Oliveira / AlcobaçaPrédio novo acabado de construir- Apartamento T2 - Frac.”B” com lugar de estacionamento no logradouro do prédio Preço: 80.000.00€

- Apartamento T2 - Frac.”E” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço: 85.000.00 €

- Apartamento T2 duplex - Frac. “H” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço: 95.000.00 €

- Rua da Escola/Bemposta:Apartamento T0+2 - Frac. “E” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço venda: 55.000.00 €. Preço de renda: 250,00 euros.

- Apartamento T3 - Fração “F” com lugar de estacionamento na cave do prédioPreço de venda: 80.000,00 euros. Preço de renda: 300,00 euros.

- Aljubarrota S. Vicente - 2 Pavilhões grandes para qualquer atividade, c/ área coberta de 860m2 e 6885m2 de terreno rústico com bastante água, currais e furo de água Preço: 200.000.00 €

- Vários Terrenos e várias Casas Velhas para construir ou reconstruir. Lojas com várias áreas e preços.

BONS PREÇOSCONTACTOS:Telef: 262 581 410 | Telem: 961 843 887 | Telem: 918 546 143

estatutO editOrial dO regiãO de cister

O REGiÃO DE CiSTER é uma publicação semanal, pro-priedade da Banda de Alcobaça, que visa a prossecução e o desenvolvimento dos interesses sociais, económi-cos, desportivos, culturais e cívicos dos concelhos de Alcobaça e nazaré.

O REGiÃO DE CiSTER é independente do poder políti-co, confessional ou outros, pautando a sua actuação dentro de um espírito de liberdade de informação, de pensamento e expressão consignados na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

O REGiÃO DE CiSTER rege-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção, respeitando todas as opiniões ou crenças. Pauta-se por critérios de verdade e de justiça e pugna pelo desenvolvimento harmonioso de condições que levem a uma sociedade mais equilibrada, em pleno respeito pelos princípios deontológicos da imprensa e da ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, não abusando da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.

O REGiÃO DE CiSTER, que sai a público às quintas-feiras, define-se como uma publicação isenta e independente, face aos partidos políticos ou associações semelhantes, procurando permanentemente contribuir para o reforço e prestígio das instituições democráticas.

O REGiÃO DE CiSTER está aberto à colaboração dos seus leitores. A sua publicação sujeita-se ao espírito deste estatuto e da dignidade pessoal e institucional.

A Direção

Page 16: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 maio 201516 dEspoRto

João Correia e inês silva (Clube de natação de alcoba-ca) conquistaram medalhas de bronze no troféu internacional Villa de Gijon, nas provas de 200 costas (2m11s80) e 100 bruços (1m15s15), respetivamente.

os dois nadadores marcaram presença no torneio em repre-

sentação da seleção distrital de Leiria, tal como Guilherme pina (Benedita natação), que foi 4.º classificado nos 1.500 livres (16m14s67).

Em competição estiveram 415 atletas (195 masculinos e 220 femininos) em representação de 26 equipas.

futebol de praia nazaré recebe prova

Sotão entra a vencer na divisão de elite do campeonato

o sotão entrou a vencer na divisão de Elite de futebol de praia ao bater, no passado sábado, o GRap/pousos (3-1), em sesimbra.

os golos da equipa de paulo Henriques fo-ram apontados por tropa, mathew santos e Fabinho. nos outros encontros da 1.ª jornada, destaque para o triunfo do sporting sobre o Belenenses (5-2), com o nazareno duarte Vivo a anotar um dos golos dos leões. num embate entre equipas com vários jogadores nazarenos, o sp. Braga goleou o nacional (5-0).

a 2.ª jornada disputou-se no domingo, com o sotão a vender cara a derrota frente ao sporting (3-2). duarte Vivo marcou à ex-equipa, cabendo a Loja e Fabinho os golos da equipa da nazaré. noutro encontro da ronda, o nacional bateu o V. setúbal (2-1) com o nazareno paulo Brites a marcar um dos golos dos insulares.

a 3.ª jornada da divisão de Elite disputa-se no próximo sábado, na nazaré, com os seguintes jogos: GRap-sporting (15 horas); sotão-sp. Braga (16:15 horas); Belenenses-V. setúbal (17:30 horas) e Leixões-nacional (18:45 horas).

futebol desaire diante da u. leiria (3-1) na maceirinha

Ginásio perde final da taça distrital de juvenis

azuis entraram mal na partida, mas deram luta aos leirienses

Futebol: João Traquina falha subida à 1.ª Liga

o alcobacense João traquina ficou à beira da subida à 1.ª Liga, ao serviço do sp. Covilhã. os leões da serra terminaram a 2.ª Liga com um triunfo (0-2) nos açores, diante do santa Clara, e os mesmos 80 pontos do 2.º e 3.º classificados, u. madei-ra e Chaves, respetivamente. um registo histórico, mas insuficiente para o regresso ao convívio dos grandes. traquina somou 44 jogos e 9 golos no campeonato.

Ciclismo: Maiorga recebe Prémio Vítor Rocha

a maiorga vai receber, no próximo do-mingo, mais um prémio Vítor Rocha, em ciclismo, prova que visa homenagear um dos melhores ciclistas portugueses de to-dos os tempos. a corrida é destinada aos escalões de escolas (9:30 horas), cadetes (11:30 horas) e juniores (12:30 horas) e integra o calendário da Federação por-tuguesa de Ciclismo.

Futebol: Biblioteca luta pelo título em juniores

os juniores da Biblioteca bateram a u. turquel (3-1) e recebem, no próximo sábado, o ud Batalha com os olhos no título do Grupo B da 1.ª divisão distrital. as duas equipas entram em campo com os mesmos pontos, mas os valadenses estão obrigados a vencer a partida, por terem uma diferença de golos inferior à do adversário.

Natação: Seleção distrital vence Torneio do Futuro

sete nadadores de clubes da região in-tegraram a seleção distrital de cadetes que venceu, no passado domingo, o torneio do Futuro em mação. miguel Bernardino, daniel tsykal, alexandra silva (Clube de natação de alcobaça), afonso Costa, paulo Ferreira, inês Caetano (Clube naval da nazaré) e david martyn (Benedita natação) mereceram a confiança do selecionador, o nazareno Emílio Estrelinha.

Hóquei: Manos Rafael levantam Taça de Portugal

os manos diogo e tiago Rafael conquistaram a taça de portugal de hóquei em patins, tendo participado ativamente no triunfo do Benfica sobre o rival sporting (3-0), numa final marca-da pelos incidentes entre jogadores das duas equipas. os turquelenses juntam, assim, a taça ao triunfo no campeonato, numa época em que se reencontraram ao serviço das águias.

Futebol: Nazarenos fica à beira de subir em iniciados

o nazarenos goleou o marinhense B (5-1), mas viu o peniche ganhar no terreno da Escola academia sporting da marinha Grande B (1-2) e falhou, por isso, a subida à divisão de Honra distrital de iniciados. os alvinegros estão a 6 pontos do líder, que defrontam na última ronda, mas já não podem sonhar com a pro-moção. a Biblioteca, que perdeu com o areco (3-0) segue no último lugar da fase final.

baSquetebol triunfo caseiro diante do sp. marinhense

Sub-13 da biblioteca fecham temporada com vitória

a equipa de sub-13 da Bi-blioteca terminou a tempora-da com uma expressiva vitória sobre o sp. marinhense (71-14), na 6.ª jornada do torneio do Futuro.

os valadenses vinham de um desaire diante do ns Lei-ria (42-23), mas reagiram da melhor maneira e garantiram o

triunfo perante um adversário com jogadores do escalão de sub-12. miguel, com 23 pon-tos, foi o melhor marcador da equipa de Valado dos Frades na partida.“Valeu a pena andar toda a

época a levar ‘porrada’ das outras equipas!!! isso deu-nos outra maturidade para o

final de época. terminámos em beleza com todos os jogadores a jogar 20’ e todos marcaram pontos”, comentou o técnico Jorge Ribeiro, que fez dupla técnica com alberto Loureiro.

a Biblioteca terminou o torneio de sete equipas em 4.º lugar, com 3 vitórias e 3 derrotas.

natação nadadores do cnal em destaque no país vizinho

João Correia e inês Silva obtêm medalhas de bronze em Gijon

o Ginásio perdeu a final da taça distrito de Leiria de juvenis, ao ser derrotado pela u. Leiria, por 3-1, na maceirinha.

os azuis entraram na partida praticamente a perder, com o golo de mantorras (3’) e pou-co depois sofreram novo golo, por intermédio de pedro Luís (11’). apesar da desvantagem, a turma de noel delgado ten-tou reagir e esteve perto de o conseguir aos 36’, quando madruga surgiu na cara do guardião leiriense, mas não concretizou.

a abrir a etapa complemen-tar, a equipa de noel delgado chegou mesmo ao golo, com um remate de madruga na pe-quena-área após cruzamento na esquerda e, pouco depois, João silva isolou-se, mas falhou o empate (52’). na resposta, os leirienses decidiram o encon-tro, com o brasileiro Lucas Reis a concluir, ao segundo poste, uma jogada de Gonçalo.

até final, os azuis tentaram reagir, mas não conseguiram evitar o desaire. o Ginásio fa-lhou, assim, a oportunidade

de conquistar a terceira taça no escalão de juvenis, após os troféus obtidos nas épocas 2005/06 e 2006/07.

a tristeza de uns foi a ale-gria de outros. no caso, para os jogadores da região que atu-am na u. Leiria e festejaram a obtenção do título: os alcoba-censes diogo Vieira, tomás dinis, Rodrigo marta e tomás santos e o nazareno Hugo Fonseca. na época passada, esta equipa foi 3.ª classificada no campeonato nacional de iniciados.

texto JOAQUIM PAULO

futeboldivisão de honraresultados 29.ª jornada

Ginásio-Marrazes 0-0 Alq. Serra-Pataiense 2-0 Pelariga-Guiense 2-4 Peniche-GRAP 2-1 Ansião-Beneditense 0-2 Portomosense-Alvaiázere 1-3 Moita do Boi-Nazarenos 2-0 Unidos-Vieirense 1-1

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 Peniche 29 20 4 5 53 23 642 Ginásio 29 18 6 5 68 34 603 GRAP/Pousos 29 17 4 8 62 35 554 Marrazes 29 14 11 4 36 19 535 Guiense 29 13 7 9 54 42 466 Nazarenos 29 13 6 10 35 34 457 Vieirense 29 13 5 11 33 41 448 Pelariga 29 13 3 13 43 49 429 Moita do Boi 29 11 8 10 64 50 4110 Alq. Serra 29 12 2 15 29 46 3811 Beneditense 29 10 7 12 34 32 3712 Alvaiázere 29 8 9 12 38 37 3313 Ansião 29 9 5 15 29 44 3214 Portomosense 29 6 3 20 37 51 2115 Unidos 29 5 5 19 30 68 2016 Pataiense 29 4 7 18 21 61 19

MarCadores da reGiãoDaniel Esteves (Ginásio)..................25Yassin Kalda (Ginásio) ..................... 7Cristiano (Nazarenos) ...................... 7João Madruga (Ginásio)................... 7Bruno Novo (Nazarenos) ..................6Tropa (Nazarenos) ..........................6

1.ª div. juniores Grupo bresultados 2.ª jornada

UD Batalha-Alvaiázere 10-0 Biblioteca-U. Turquel 3-1

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 UD Batalha 2 2 2 0 11 0 62 Biblioteca 2 2 0 0 5 2 63 U. Turquel 2 0 0 2 1 4 04 Alvaiázere 2 0 0 2 1 12 0

1.ª div. juvenis 2.ª faseresultados 9.ª jornada

Portomosense-Peso 2-0 EAS Marinha-UD Batalha 2-2 Beneditense-Atouguiense 2-2

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 Atouguiense 9 7 2 0 23 7 232 EAS Marinha 9 5 3 1 18 10 183 Portomosense 9 5 0 4 19 19 154 UD Batalha 9 3 2 4 13 17 115 Beneditense 9 0 4 5 11 20 46 Peso 9 0 3 6 8 19 3

1.ª div. iniCiados 2.ª faseresultados 9.ª jornada

Nazarenos-Marinhense B 5-1 Coto-Biblioteca 3-0 EAS Marinha B-Peniche 1-2

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 Peniche 9 8 1 0 25 7 252 Nazarenos 9 6 1 2 18 10 193 Coto 9 4 1 4 12 11 134 EAS Marinha B 9 3 0 6 10 13 95 Marinhense B 9 2 2 5 8 16 86 Biblioteca 9 1 1 7 3 19 4

futebol divisão de honra distrital

Ginásio empata em casa e entrega título ao peniche

o Ginásio não foi além de um nulo na re-ceção ao marrazes e deixou fugir a possibili-dade de discutir o título da divisão de Honra distrital de futebol até à última jornada.

os azuis permitiram, deste modo, que o peniche, que bateu o GRap (2-1), fizesse a festa da subida ao Campeonato nacional de seniores. o alcobacense marco pidocha foi uma das figuras de proa no novo campeão distrital, clube que representa pela segunda temporada.

na jornada 29, o Beneditense ganhou em em ansião (0-2) e garantiu, pelo menos, o 11.º lugar da tabela, enquanto o nazarenos baqueou na moita do Boi, pelo mesmo re-sultado, e baixou ao 6.º posto. o “lanterna-vermelha” pataiense perdeu em alqueidão da serra (2-0) e continua no último lugar.

saR

a Vi

EiR

a

Page 17: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 maio 2015dEspoRto 17

hóquei clube fica na 2.ª divisão

Biblioteca salva-se da descida nos segundos finais

um golo de dário santo, a 4 segundos do apito final, na conversão de um livre direto, permitiu à Biblioteca derrotar o alenquer (4-3) e garantir a manutenção na 2.ª divisão.

os valadenses vão folgar na última jornada do campeonato e, por isso, estavam obrigados a vencer o encontro para manterem intactas as aspirações, o que conseguiram já nos ins-tantes finais.

após a jornada, a Biblioteca passou a ter 3 pontos de avanço sobre Entroncamento e marítimo sC, o que lhe permitiu festejar a per-manência. mesmo que aquelas duas equipas vençam na última jornada, o cenário de de-sempate através do mini-campeonato é fa-vorável à equipa de João sousa, uma vez que o Entroncamento (3 pontos) é a equipa pior classificada do trio.

Este é o segundo ano consecutivo em que o emblema de Valado dos Frades assegura a continuidade na 2.ª divisão no último jogo. a alcobacense, que já tinha sido despromovida, perdeu no terreno do marítimo sC (8-4).

FuTeBOL antigo futebolista faleceu no porto aos 35 anos

Alcobaça chora morte de ex-jogador João Lucas

médio notabilizou-se na académica

Trail: Guilherme Lourenço em 2.º no Estrela Grande

Guilherme Lourenço (CRp Ribafria) foi 2.º classificado no Estrela Grande trail, prova disputada na serra da Estrela. no trail de 25 km, o atleta que venceu este ano provas como a de Ribafria e do concelho de porto de mós ficou à beira do triunfo num circuito com 3.000 m de desnível acumulado, circulando o parque natural da serra da Estrela.

Hóquei: HC Turquel lidera fase final em infantis

os infantis do HC turquel golearam em paço de arcos (1-4) e assumiram a lide-rança da zona sul da fase final do cam-peonato nacional. os Brutos dos queixos ainda não perderam. os juniores do clube tiveram menos sorte na receção ao Ben-fica (2-10), tal como os juvenis (3-1), que também perderam diante das águias.

Futsal: Burinhosa perde com Sporting em juvenis

o CCRd Burinhosa não resistiu ao po-derio do sporting na 3.ª jornada da série C do campeonato nacional de juvenis. a equipa de paulo Henriques, que esta época alcançou a “dobradinha” distri-tal, foi derrotada pelos leões em casa (1-5), sofrendo o segundo desaire em três jornadas naquela competição.

Atletismo: Alcobacenses vencem provas na Nazaré

Beatriz Carreira (agrupamento de Escolas de Cister) dominou a prova de arremesso de bola em benjamins, lançando o engenho a 21,15m, no 2.º torneio de atletismo “Joaquim murraças”, que teve lugar no Estádio municipal da nazaré. Em iniciados, miguel Costa venceu o salto em altura, com o registo de 1,48m. Gonçalo soares, Rafael Freitas, Rodrigo Fra-goso e tânia Rodrigues (aECister), inês Carreira (Juventude Vidigalense) e Carina silva (CRp Ribafria) também subiram ao pódio.

Hóquei: Femininos do HC Turquel derrotados

os femininos do HC turquel perderam na deslocação ao reduto do Carvalhos (4-1) e têm o 3.º lugar em perigo na fase final do cam-peonato nacional. a turma de Hélder Coelho vem de duas derrotas consecutivas na prova e ainda pode ser alcançada pelo Carvalhos. na liderança, o Benfica goleou na mealhada (2-17), com as gémeas Lopes em destaque: Rita fez 5 golos e Rute não lhe quis ficar atrás.

Natação: Benedita Natação conquista título distrital

o Benedita sport Club natação sagrou-se campeão distrital de clubes em absolutos masculinos e infantis femininos, na semana passada, na nazaré. nas infantis, realce para os oito recordes do clube e um recorde distrital sénior aos 800 livres obtido por Leonardo Reis. Francisco santos, Carolina matos, Constança Rodrigues, maria Lopes e diogo Custóias obtive-ram mínimos de participação nos nacionais.

kArATé prova decorreu no passado sábado

Academia Nelson Fernandes com triunfos no entroncamento

a academia shotokan Kara-te-do nelson Fernandes fez-se representar com 17 atletas no estágio e 11 competidores, no torneio regional de karaté sho-tokan JKs, organizado pela KaK/JKs portugal, no Entrocamento, no passado sábado, obtendo bons resultados.

no torneio regional, Joana Lopes venceu o escalão de in-fantis, num pódio repleto por karatecas do dojo de alcoba-ça da academia: pedro Xavier foi 2.º classificado e Henrique Costa acabou na 3.ª posição. tomás Custódio foi 4.º classi-ficado.

por seu turno, no escalão de iniciados, marcos Crisóstomo venceu a competição na ver-tente de kata, ao passo que miguel Barbosa, do dojo de póvoa/Coz da academia sho-tokan Karate-do nelson Fer-nandes, foi 4.º classificado em kumité.

o alcobacense João Lucas, que representou entre outros clubes, académica e Boavista, faleceu na manhã da passada terça-feira, aos 35 anos.

o antigo futebolista sen-tiu uma indisposição quando acordou em casa, no porto, por volta das 5 horas da manhã, acabando por falecer.

João Lucas nasceu em Cal-das da Rainha, mas viveu em alcobaça com a família desde pequeno, tendo-se iniciado no futebol nas camadas jovens do Ginásio. passou também pela Biblioteca. Filho de um antigo jogador e treinador dos azuis,

transferiu-se para a académi-ca com idade de juvenil. após empréstimos a sp. pombal e anadia, fixou-se no plantel principal da Briosa, ao servi-ço da qual somou 103 jogos e 5 golos.

Em 2004/05 foi con-tratado pelo Bo-avista, clube no qual consolidou o estatuto de jogador de 1.ª Liga ao longo de três anos, com 86 jogos e 1 golo no escalão principal. Em 2007/08 teve a primeira e única

experiência no estrangeiro, ao assinar pelo histórico Estrela Vermelha de Belgrado. Foi for-çado a interromper a carreira, prematuramente, aos 27 anos, quando lhe foi detetado um problema cardíaco.

depois de abandonar o fute-bol, João Lucas colaborava com o sindicato dos Jo-gadores profissionais de Futebol, sendo delegado no norte.

o funeral do antigo futebolista decorreu

ontem, em alco-baça.

texto JOAQUIM PAULO

futsal

FuTsAL equipa atingiu objetivos

Casal Velho perde em Fátima no adeus do campeonato

o Casal Velho saiu derrotado de Fátima (5-4) no adeus do campeonato da 2.ª divisão nacional, mas o desfecho negativo não trilhou brilho à temporada da equipa de João santos, que assegurou, pela primeira vez na história, a manutenção nos campeonatos nacionais. os fatimenses, por seu turno, completaram a fase dos últimos só com vitórias.

Entretanto, os sub-20 da Burinhosa per-deram em Caxinas (5-0) na última jornada da fase final do nacional e terminaram a temporada no 6.º lugar da tabela.

2.ª divisão últimosREsultados 7.ª joRnada

Ac. Caranguejeira-Boa Esperança 4-6 Fátima-Casal Velho 5-4 Soujovem-Olho Marinho 1-7 Miranda Corvo-Eléctrico 2-6

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 Fátima 7 7 0 0 38 18 392 Boa Esperança 7 4 1 2 30 18 313 Eléctrico 7 4 2 1 29 17 274 Casal Velho 7 4 0 3 35 21 265 Olho Marinho 7 4 1 2 26 15 246 Ac. Caranguejeira 7 1 0 6 24 37 137 Miranda Corvo 7 2 0 5 26 38 108 Soujovem 7 0 0 7 13 57 3

sub-20 naCionalREsultados 14.ª joRnada

Tabuaço-Jorge Antunes 7-7 Covão do Lobo-NS Leiria 3-6 Sporting-Benfica 4-2 Caxinas-Burinhosa 5-0

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 Sporting 14 12 1 1 77 35 372 Benfica 14 11 0 3 61 35 333 Caxinas 14 8 3 3 70 30 274 Jorge Antunes 14 5 3 6 44 48 185 NS Leiria 14 5 0 9 42 60 156 Burinhosa 14 5 0 9 42 63 157 Tabuaço 14 3 1 10 53 79 108 Covão do Lobo 14 3 0 11 43 82 9

2.ª divisão sulREsultados 28.ª joRnada

Biblioteca-Nafarros 4-4 Benfica B-Sp. Tomar 3-4 Vasco da Gama-Sesimbra 2-2 Física TV-HC Sintra adiado

Entroncamento-Marítimo SC 3-4 Alcobacense-Oeiras 2-4 Grândola-Alenquer 3-2

ClassifiCaÇão J V E D GM GS P1 Física TV 27 22 2 3 135 65 682 Sp. Tomar 27 22 0 5 157 74 663 Benfica B 27 19 1 7 157 82 584 Grândola 27 17 0 10 112 107 515 Oeiras 27 16 1 10 121 98 496 Nafarros 27 11 5 11 120 116 387 HC Sintra 27 11 2 14 130 133 358 Sesimbra 27 10 4 13 100 121 349 Juv. Salesiana 27 11 1 15 94 116 3410 Alenquer 27 10 3 14 107 104 3311 Biblioteca 28 10 1 17 101 126 3112 Marítimo SC 27 9 1 17 99 152 2813 Entroncamento 27 8 4 15 93 126 2814 Vasco da Gama 27 6 6 15 87 129 2415 Alcobacense 27 4 3 20 75 139 15

maRCadoREs da REGiãoLuís Silva (Sp. Tomar) .................... 36Rafael Monteiro (Biblioteca) ........... 26

fEmininos fasE finalREsultados 11.ª joRnada

Carvalhos-HC Turquel 4-1 Alverca-Sanjoanense 2-2 Académica-HC Massamá 5-2 HC Mealhada-Benfica 2-17

ClassifiCaÇão

J V E D GM GS P1 Benfica 12 10 2 0 114 13 322 Académica 12 10 2 0 54 16 323 HC Turquel 12 7 0 5 48 38 214 Carvalhos 12 5 3 4 45 36 185 HC Massamá 12 4 2 6 37 58 146 Sanjoanense 12 2 3 7 27 42 97 Alverca 12 2 1 9 19 83 78 HC Mealhada 12 1 1 10 18 76 4

infantis fasE finalREsultados 3.ª joRnada

Paço de Arcos-HC Turquel 1-4 Sp. Tomar-Benfica 1-1

ClassifiCaÇão

J V E D GM GS P1 HC Turquel 3 2 1 0 11 5 72 Benfica 3 1 2 0 6 4 53 Sp. Tomar 3 1 1 1 7 8 44 Paço de Arcos 3 0 0 3 4 11 0

hóquEi

Page 18: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quinta-FEiRa 28 maio 201518 institucionalclassificados

região de cister, edição 1.136, nº 1276- 28/05/2015

comarca de leiriaalcobaça - inst. local - secção cível - j2 palácio da justiça - praça joão de deus ramos - 2460-501 alcobaçatelefone: 262580060 - fax: 262093539mail: [email protected]

anúncio Processo: 1583/15.6T8acB interdição N/Referência:77671024data: 15-05-2015Requerente: Ministério PúblicoRequerido: Elsa Maria Rodrigues Martins

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de interdição em que é requerida Elsa Maria Rodrigues Martins, com residência em Rua do Penedo, N.º 16, sortão do Meio, 2460-780 sortão do Meio, para efeito de ser decretada a sua inter-dição por anomalia Psíquica.

a Juiz de direito,dr.(a). José da Rocha Henriques

o oficial de Justiça,Maria fernanda duarte

aNÚNcio – REcRUTaMENTodestinatários: Contabilista com especialização no

âmbito do Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL).

local da contratação: Área do Concelho da Naza-ré.

Envio de candidatura: A candidatura deve ser acompanhado de curriculum vitae (CV), fotocópia do bilhete de identidade/cartão de cidadão, fotocópia do cartão fiscal de contribuinte, fotocópia do certificado de habilitações, e documentos comprovativos dos factos referidos no CV.

Deve ser remetida pelo correio, sob registo e com aviso de recepção para Rua Mouzinho de Albuquerque, 128 – 1º, 2450-241 Nazaré.

2088aRRENda-sE t2 mobila-do em alcobaça, com to-dos utensílios de cozinha. contacto: 915 735 043 ou 262 582 931

2091aRRENda-sE Estúdio mobi-lado em alcobaça. contacto: 912 844 418

2051 aRRENda-sE t1 c/ garagem fechada em alcobaça. Bom preço. contacto: 912 246 595

2083aRRENda-sE casa r/c ou 1.º andar c/ 4 assoalhadas e ga-ragem, remodalada e bem si-tuado em covas de mendalvo. contacto: 262 502 443

9870 aRRENda-sE t3 zona do Hospital, Finanças, Escolas e tribunal em alcobaça. contacto: 933 254 374

2090 aRRENda-sE em PÓVoa- alcoBaÇa, casa central, gran-de, mobilada, com quintal e terra de semeadura com poço. telefones: 915 242 106 ou 938 983 605

2031 vENdE-sE t2 novo c/ 2 wc, garagem fechada e arrecada-ção bom preço. contacto: 915 379 980

2086 vENdE-sE t3 em alcobaça c/ lugar garagem. contacto: 962 919 769

2089 EMPREgo licenciatura em Eng. mecânica, conhecimen-tos de solid Works, conheci-mentos de inglês/Francês. Zona de alcobaça. Resposta para: [email protected]

2089 EMPREgo licenciatura em Eng. mecânica ou cerâmica.conhecimento de inglês/Francês, disponibi l ida-de deslocações estrangei-ro c/ou s/experiência. Zona de alcobaça. Resposta para: [email protected]

2084 sENHoRa oferece para serviços de limpezas, to-mar conta de pessoas ido-sas ou acompanhar ao mé-dico, nas compras ou outros. c/ carta de condução e car-ro todos os dias da semana, zona de alcobaça e arredores. contacto: 912 702 745

2082 aRRENda-sE Escritório (coWoRK) em alcobaça na av. Prof. Joaquim Vieira natividade, perto do clube de ténis. Valor da renda 80€ mensal. inclui internet, água e electricidade contacto: 962 214 821 ou [email protected]

2092 sENHoRa oferece para to-mar conta de pessoas idosas ou acamadas no domicílio, c/ carta de condução e carro. contacto: 915 160 225

classificados

imóveisarrenda-se

9550 aNTENas digitais de satélite e Terrestres individuais e colectivas.TdT, agente ZoN-Nos e MEo. av. dos combatentes, lote 17B, alcobaça. telem.: 966 159 916 | tel/fax: 262 583 764 | Email: [email protected]

diversos

TdTvende-se

REgião dE cistER, EdiÇão 1.136, nº 1277- 28/05/2015

MUNicÍPiodE alcoBaÇa

avisoEm cumprimento do estipulado no nº. 1 do artigo 12º do decreto Regula-

mentar nº. 2-a/2005, de 24 de março de 2015, avisam-se todos os munícipes que no dia 31 de maio de 2015, das 9 horas e 30 minutos às 13 horas se vai rea-lizar no lugar e freguesia de maiorga a prova de ciclismo denominado “Prémio Vítor Rocha”, com partida e chegada no largo de Pelourinho, seguindo pela Rua manuel da silva carolino, Rua Prof. Bernardo de almeida, Rua Primeiro de dezembro e Rua Padre inácio lourenço.

Paços do concelho de alcobaça, 22 de maio de 2015.

a vereadora,(drª inês silva)

agradecimento

francisca umbelina preciosa

póvoa - coz

n: 13-08-1926 f: 22-05-2015seus filhos, noras e netos e restante família manifestam o seu

profundo agradecimento a todos que estiveram connosco neste momento tão difícil e que acompanharam o nosso ente querido até a sua última morada, ou testemunharam de qualquer forma o seu pesar.

a todos a nossa gratidão.

Agência DUARTE, Lda./ BENEDITA 262 928 832 - ALCOBAÇA 262 598 227

REgião dE cistER, EdiÇão 1.136, nº 1278- 28/05/2015

cartório notarial de alcobaçaa cargo da notáriaana almeidarua mercedes e carlos campeão, n.º 5, r/c2460-067 alcobaçatel.: 262 503 256 fax: 262 503 257

extracto de justificação

certifico para efeitos de publicação que por escritura de Justificação outorgada no dia vinte e um de maio de dois mil e quinze, exarada a folhas sessenta e uma e seguintes do livro de notas para escrituras diversas número Trinta e cinco – J deste cartório, JosÉ fERREiRa liBÓRio e esposa isaBEl dos saNTos MaRia, casados sob o regime da comunhão geral de bens, naturais, ele da freguesia de Bárrio, concelho de alcobaça, ela da freguesia de Évora de alcobaça, concelho de alcoba-ça, onde residem no lugar de mendalvo, na Rua mendes alves, n.º 62, c.F., respec-tivamente, números 146.654.994 e 139.133.780, dEclaRaRaM: que são donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrem, do seguinte imóvel: Prédio rús-tico, sito em Bacharela, freguesia de Évora de alcobaça, concelho de alcobaça, composto de terra de vinha, cultura e mato com oliveiras, tanchoeiras, árvores de fruto e choupos, com a área de seis mil cento e noventa metros quadrados, a confrontar a norte com Virgílio libório, a sul com Francisco Júlio, a nascente com caminho e a poente com rio, com o valor patrimonial tributário para efeitos de imt e atribuído de mil cento e noventa e cinco euros, não descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça e inscrito na matriz predial respectiva sob o artigo 5.307, com os seguintes titulares e proporções: trinta e oito mil quatrocentos e quinze barra cem mil avos indivisos a favor de Eduardo da silva Pereira, e sessen-ta e um mil quinhentos e oitenta e cinco barra cem mil avos indivisos a favor de antónio libório – cabeça de casal da herança de. que o identificado imóvel veio à posse dos justificantes, por volta do ano de mil novecentos e setenta e cinco, já no seu estado de casados, da seguinte forma: por compra meramente verbal feita ao indicado Eduardo da silva Pereira, viúvo, residente em alcanede, santarém; e por doação meramente verbal feita por antónio libório-cabeça de casal da he-rança de, de quem são únicos herdeiros, maria Judite Ferreira libório, casada, residente na dita freguesia de Évora de alcobaça, maria Rosa, viúva, residente na dita freguesia de Évora de alcobaça e José Ferreira libório, casado, residente no lugar de mendalvo, dita freguesia de Évora de alcobaça. assim, os ora justificantes, têm usufruído do mesmo prédio rústico, como legítimos proprietários, pacífica, publicamente, de boa-fé e continuamente, na convicção de possuirem direito próprio e exclusivo. assim, são eles os titulares desse direito, pois vêm possuindo o mesmo imóvel, desde aquela data, há, portanto, mais de vinte anos, sempre na firme convicção de não lesar direitos de outrem, sem a menor oposição de quem quer que seja e com o conhecimento de toda a gente, ostensiva e ininterrupta-mente desde o seu início, posse essa que se tem materializado pelo aproveita-mento de que o mesmo é susceptível, para seu benefício e zelando pela sua conservação. que esta posse pacífica, contínua, pública e de boa fé, fundamenta a aquisição do respectivo direito de propriedade por UsUcaPiÃo, o que pela sua natureza impede a demonstração documental do seu direito pelos meios extra-judiciais normais.

Está conforme o original.

cartório notarial de alcobaça a cargo da notária ana almeida, vinte e um de maio de dois mil e quinze.

a colaboradora autorizada pela Notária ana almeida, desde 01.02.2012.ana cláudia Rodrigues leandro (nº113/4)

região de cister, edição 1.136, nº 1279- 28/05/2015

comarca de leiriaalcobaça - inst. local - secção cível - j1 palácio da justiça - praça joão de deus ramos - 2460-501 alcobaçatelefone: 262580060 - fax: 262093539mail: [email protected]

anúncio Processo: 1661/15.1T8acB interdição N/Referência:77757960data: 21-05-2015Requerente: Ministério PúblicoRequerido: ana sofia carvalho fonseca

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de interdição em que é requerido ana sofia carvalho fonseca, com residência em Rua Mateus Bento - covão Milho, 2460-815 Turquel, para efeito de ser decretada a sua interdição por anomalia Psíquica.

o Juiz de direito,dr.(a). susana cardao oficial de Justiça,

Maria fernanda duarte

Page 19: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

quintA-FEiRA 28 MAiO 2015sAúdE/lAzER 19

Panna Cota Com Coulisde morango

ingredientesPanna Cotta:150g de açúcar 400 ml de natas200 ml de leite1 vagem de baunilha6 folhas de gelatinaCouli de morango:400g de morangos2 colheres de sopa de açúcar em pó

PreParação

Panna Cotta:demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5

minutos. Corte ao meio a vagem de baunilha, raspe com uma faca para retirar as sementes.

num tacho, leve ao lume as natas, o leite, o açúcar, junte as sementes da baunilha e a vagem. Mexa e deixe aquecer bem.

quando o açúcar estiver dissolvido e o açúcar bem quente, retire a vagem de baunilha. Adicione as folhas de gelatina bem espremidas.

Mexa até dissolver, sem deixar ferver.Encha as formas individuais com o líquido.leve ao frigorífico até ficar solidificado (3/4 horas).

Coulis de morango:lave bem e arranje os morangos. Junte o açúcar bata-os

com uma varinha magica até ficarem todos desfeitos. Passe o preparado por um passador para obter só o sumo.

Bom Apetite!!!

Receita da semana

José Miguel Gedeãocozinheiro

Carneiro semana agitada para os nativos de carneiro, que vão andar cheios de ansiedade, receios e medos, que na realidade não fazem qualquer sentido. Respire fundo e peça ajuda ao seu Anjo da Guarda para o ajudar a libertar-se de todos esses pensamentos e angústias. tente também descansar mais, principalmente dormir mais horas. E enfrente esse medo.

touro querer chegar a todo o lado ao mesmo tempo, o que lhe impede de conseguir alcançar o que deseja para si, e ainda acaba por não concluir nenhu-ma coisa. isto tanto no trabalho como na vida sentimental. Pare, e foque-se numa coisa de cada vez, e só deve pas-sar para a situação seguinte depois de ter terminado a anterior. Conseguimos tudo o que desejamos, mas se conti-nua assim não conseguira atingir o que tanto deseja.

gémeos Apesar da falta de força e ânimo esta semana, mantenha o pensamento positivo pois vai atingir

o que realmente deseja para si, tanto a nível profissional, como a nível senti-mental onde anda demasiado ansioso e preocupado com coisas que não fazem sentido. Para quem está a tentar au-mentar a família poderá receber boas noticias dentro em breve.

Caranguejo não vai conseguir mu-dar os outros por isso encare de uma vez a pessoa que tanto o atormenta e lide com quem tem que lidar de ou-tra forma. só alterando a sua postura poderá vencer estas cargas negativas e bloqueios constantes. Encontro o amor e compaixão dentro de si, e vai ver que tudo vai mudar a sua volta. Principal-mente no seu local de trabalho.

leão neste momento a sua família precisa muito de si, e da sua atenção e dedicação no entanto só vai conseguir ajudar quem precisa, se você estiver em equilíbrio e cheio de força interior, e bem-estar físico. não se sinta egoísta por precisar de tempo e tratar de si. Faça-o pois só assim vai poder dar a sua família o que ela precisa.

virgem Passe mais tempo em am-bientes tranquilos e de preferência ao ar livre, ouça e siga a sua intuição pois esta semana precisa de se concentrar nas decisões que tem que tomar. Fale abertamente com aqueles que ama, e para quem está na via ensino, de mais atenção aos seus formandos/alu-nos. uma palavra de conforto é tudo o que eles precisam.

balança Avance sem medo para a decisão que tem que tomar, está na altura de avançar com a decisão que tomou especialmente em relação a sua vida sentimental. se está com medo,

avance em pequenos passos, pois todos contam para atingir o sucesso. A sua vida está a precisar de um recomeço.

esCorpião Valorize o amor e a pessoa que tem ao seu lado não te-nha medo de amar. Para quem está sozinho esta semana deixe-se levar pelas emoções que realmente sente e admita para si o que realmente deseja num relacionamento. Ame e deixe-se ser amado.

sagitário Acredite e confie mais nas pessoas que tem a sua volta… ouça com atenção as suas opiniões e desa-bafe com eles todos os seus medos e problemas, afinal são seus amigos. no amor é provável que finalmente de-cida o que quer em relação a sua vida sentimental, está na altura de deixar de se enganar a si próprio.

CapriCórnio Está a precisar de des-cansar mais, com tanto cansaço nem consegue concentrar -se na realida-de no seu trabalho. Faça uma pausa, durma e alimente-se em condições, e divirta-se. O bem estar, alegria e felici-dade são importantes na sua vida.

aquário O que tanto tem desejado está finalmente a chegar, principal-mente na sua vida profissional. dê mais atenção ao que está a fazer, e siga as ideias que tem em relação a novos projetos. serão bem-sucedidos.

peixes não tenha medo de mudan-ças e siga em frente com que deseja para a sua vida profissional. todas as decisões que tomou ao longo da sua vida foram as corretas, apesar de não parecer, analise cada uma delas e veja o que aprendeu com as experiências.

Previsões do Zodíaco semana de 28 de maio a 3 de junhohttps://www.facebook.com/liveorientation | [email protected] | 916 987 796

Sheilla Saldanha certificada para Leitura

de cartas dos Anjos

LEONEL PAULINO DOS SANTOS

Venda e Assistência TécnicaMáquinas Floresta e Jardim

Motorizadas . Motosserras . Scooters

ENCONTRE-NOS NA III FEIRAAGRÍCOLA DA EPADREC

Há 37 anos a servi-lo!

[email protected]. 262 583 380 912 935 773

RUA JOÃO CASIMIRO DA SILVA Nº 20 | MONTE DE BOIS | 2460-310 ALCOBAÇA

AGENTE OFICIALHUSQVARNA . ÓLEO MAC . KAWASAKI

Page 20: N° 1.136 PREÇo: 1 DESPORTO … · esteve três anos em grande nível. Em 2007, quando talvez já merecesse ... Tinha 27 anos e estava a atingir o auge da ... Trabalhava para o Sindicato

Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone: 262 598 627Telemóvel: 910 015 531Fax: 262 597 613Internet: www.regiaodecister.pte-mail: [email protected]

ÚLTIMAquInTA-FEIRA 28 MAIO 2015

…revisão

…a fechar

…antevisão

> Andebol para todos no Ceeria

> Concurso de Saltos no Ceia

> Universidade Sénior mostra arte

Fomos conhecer a equipa do Cister Sport e do Ceeria que dão corpo ao projeto Ande-bol4All. Os treinos decorrem às quartas-feiras no pavi-lhão da Escola D. Pedro I.

O Centro Equestro Interna-cional de Alfeizerão (Ceia) re-cebe entre os próximos dias 4 e 7, o Concurso da Saltos Internacional. A entrada no recinto é livre.

A partir de sábado, os tra-balhos dos alunos da uni-versidade Sénior da nazaré, realizados ao longo do pre-sente ano letivo, vão ficar em exposição na Sala da Liga dos Amigos de Fanhais.

farmacêutica joana Sanheiro venceu concurSo do infarmed

Farmácia da Cela abre portas segunda-feira

A Farmácia da Cela vai abrir na próxima segunda-feira, pelas mãos de Joana Sanheiro, que venceu o concurso público do Infarmed para a abertura da farmácia da Cela.

A farmacêutica, de 35 anos, confessou que “vencer este concurso é como vencer o Eu-romilhões e ser a feliz contem-plada é a concretização de um sonho de mais de 20 anos“.

Mestrada em Farmácia Co-munitária, pela Faculdade de Farmácia, em Lisboa, Joana

Sanheiro é natural de Almada e tem trabalhado em farmá-cias na zona de Lisboa. “Gosto muito do meu trabalho e sem-pre trabalhei para conseguir mais. Ter a oportunidade de abrir esta farmácia por minha conta foi uma benção“, afir-ma a profissional de saúde.

Com dez anos de experiên-cia, a principal preocupação de Joana Sanheiro “é o bom atendimento aos clientes”. A farmacêutica, que já se mu-dou de Almada para a Ves-

tiaria com o marido e o filho, prevê realizar ações durante o primeiro mês da farmácia.“Vou começar do zero mas

espero que daqui a um ano a farmácia já possa ter clientes fidelizados e, principalmente, satisfeitos com o serviço que presta”, acrescentou.

O Infarmed avançou com concursos para a abertura de 17 farmácias no País, sendo que Cela foi a única localidade con-templada no distrito.

texto SArA VIeIrA

alcobaça

Hugo Matos dá instrução policial e militar no Brasil

O instrutor e formador Hugo Matos é o primeiro civil a dar instrução especializada na área policial e militar no Brasil. Até fi-nal do ano, o alcobacense tem já três formações agendadas em São Paulo, Rio do Sul e Florianópolis.

benedita

Gambuzinos apresentam Comédia Mosqueta

O Grupo de Teatro “Os Gam-buzinos” vai apresentar a “Co-média Mosqueta” amanhã e no sábado, no Centro Cultural Gon-çalves Sapinho. Com encenação de José Saramago, as sessões decorrem às 21:30 horas.

nazaré

Desenhos de Mário Botas em ‘Reflexos’ A Galeria Municipal Paul Girol, na nazaré, apresenta ‘Reflexos

- Alfredo Luz sobre desenhos de Mário Botas’. A abertura da ex-posição realiza-se no próximo sábado, às 16 horas. Os desenhos vão estar em mostra até dia 10.

O melhor é mesmo sorrir. Acredito que sim. Mesmo que não o queira-

mos fazer. O melhor é mesmo sorrir. Porque sabemos que mais tarde ou

mais cedo vamos chorar. Com mais uma catástrofe qualquer, ou a morte

de alguém que gostamos muito. E as tristes notícias mais tarde ou mais

cedo aparecem. O melhor é sorrir sempre. Ou quase sempre. Escrevi estas

palavras na madrugada de terça-feira. Passei essa noite sozinho.

Tinha trabalho para fazer que adiei de minuto em minuto até que

o cansaço se apoderasse de mim. Vi programas de tv aos quais não

liguei nenhuma. Fui para a cama tarde, antes de subir ao meu quarto

gravei uma melodia muito bonita no piano. não adormeci logo. Dormi.

Acordei. não queria acordar. não queria acordar assim. Assim com este

telefonema. não queria. não quero. O vazio. Meu querido, não sei o que

andamos aqui a fazer. não sei o que fazer. não sei o que dizer.

Por muito que pensemos na fé que nos diz durante séculos que o

descanso absoluto se consegue depois da morte, não consigo deixar de

chorar. De tristeza, de uma tristeza desesperada. De uma mágoa que

me atravessa todo o corpo. quanto mais me lembro de ti e das coisas

que vivemos, das aventuras e sobretudo das vezes que nos ríamos, mais

triste fico. E as vezes que nos rimos foram tantas que agora não consigo

parar de chorar. Meu querido... não consigo fazer nada. Desculpa-me

não poder fazer nada. Tu que sempre fizeste de tudo para ser feliz.

Há uns meses ouvi uma frase muito bonita. Era de um senhor antigo de

uma localidade ao norte de Espanha. Ele dizia que estava tão feliz que parecia

que estava morto. Curiosa essa analogia. Penso nesta frase. Refugio-me

nela, por pensar que estarás melhor. Mas custa-me mais que tudo...

As nossas vidas de tão cheias que andam perdem-se em tempo. Se

pudesse pedir à vida mais tempo. Por ti. Por nós todos que te choramos

hoje sem parar. Se pudesse eu pedir à tua vida um tempo mais. Para

poder viver o tempo que a vida dia a dia nos rouba. Se pudesse de

novo abraçar-te. Se pudesse dizer adeus sem ser para sempre.

“O melhor é sorrir sempre. Ou quase sempre.“ Escrevi estas palavras

na madrugada de terça. Escrevo estas últimas na madrugada de

quarta. Meu querido João tenho saudades tuas...

vivo por aí

VazioNuno Gonçalves