nº2/abril de 2012 - junta de freguesia de vialonga – junta de ... 2012.pdf · extinção de...

2
Nº2/Abril de 2012 Dentro do que tem sido o espírito desta inicitiva, vimos desta vez realizar mais uma sessão do Vialonga em Discussão, agora no centro da vila . Mais do que falar sobre os temas que aqui propomos para início de conversa, importa é ouvir o vosso contributo, as vossas opiniões sobre o que faz falta, o que podemos melhorar, para fazer de Vialonga uma terra com futuro! Contamos Consigo! 17 de Abril na ARPIV Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vialonga (Rua Combatentes Grande Guerra) Porque a sua opinião conta! Manifestação «Em Defesa das Freguesias» O dia 31 de Março foi, claramente, um grande momento de demonstração de cidadania e de participação cívica, onde se viu congregada a vontade, livremente expressa, de milhares de participantes que nela se integraram, para afirmar, categoricamente, às Freguesias Portuguesas, a sua solidariedade incondicional nas posições tomadas em contestação à Proposta de Lei nº 44/XII, que pretende promover a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica. É claro, perante a presença de tamanho número de forças vivas, representantes de freguesias de norte a sul do Portugal: • O inconformismo perante esta medida legislativa que não respeita a vontade dos cidadãos portugueses; • A decisão em demonstrar que esta reforma não traz ganhos de eficiência ou eficácia para o Poder Local, nem traduz qualquer ganho para o tesouro público; • A prontidão em afirmar que este modelo de reorganização não está talhado para o que é hoje a realidade social portuguesa; • O empenho em recomendar ao Legislador, de forma aberta e construtiva, que o modelo que propõe deve integrar as propostas dos Parceiros Sociais ANAFRE e ANMP; • A indignação perante esta medida legislativa que ignora a vontade dos cidadãos portugueses, livres e conscientes do direito a escolher aquele que deverá ser o seu destino. Este foi um momento alto daquilo que chamamos Viver em Democracia . Por isso fazemos votos de que, quem detêm o poder, oiça aquela que foi uma clara expressão da vontade do povo! Extinção de Freguesias, Não!

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nº2/Abril de 2012 - Junta de Freguesia de Vialonga – Junta de ... 2012.pdf · Extinção de Freguesias, Não! Junta de Freguesia de Vialonga – Rua Professor Egas Moniz, nº98

Nº2/Abril de 2012

Dentro do que tem sido o espírito desta

inicitiva, vimos desta vez realizar mais uma sessão do Vialonga em Discussão, agora no centro da vila. Mais do que falar sobre os temas que aqui propomos para início de conversa, importa é ouvir o vosso contributo, as vossas opiniões sobre o que faz falta, o que podemos melhorar, para fazer de Vialonga uma terra com futuro!

Contamos Consigo!

17 de Abril na ARPIV Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vialonga (Rua Combatentes Grande Guerra)

Porque a sua opinião conta!

Manifestação «Em Defesa das Freguesias»

O dia 31 de Março foi, claramente, um

grande momento de demonstração de cidadania e de participação cívica, onde se viu congregada a vontade, livremente expressa, de milhares de participantes que nela se integraram, para afirmar, categoricamente, às Freguesias Portuguesas, a sua solidariedade incondicional nas posições tomadas em contestação à Proposta de Lei nº 44/XII, que pretende promover a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica. É claro, perante a presença de tamanho número de forças vivas, representantes de freguesias de norte a sul do Portugal: • O inconformismo perante esta medida legislativa que não respeita a vontade dos cidadãos portugueses; • A decisão em demonstrar que esta reforma não traz ganhos de eficiência ou eficácia para o Poder Local, nem traduz qualquer ganho para o tesouro público; • A prontidão em afirmar que este modelo de reorganização não está talhado para o que é hoje a realidade social portuguesa; • O empenho em recomendar ao Legislador, de forma aberta e construtiva, que o modelo que propõe deve integrar as propostas dos Parceiros Sociais – ANAFRE e ANMP; • A indignação perante esta medida legislativa que ignora a vontade dos cidadãos portugueses, livres e conscientes do direito a escolher aquele que deverá ser o seu destino.

Este foi um momento alto daquilo que chamamos Viver em Democracia. Por isso fazemos votos de que, quem detêm o poder, oiça aquela que foi uma clara expressão da vontade do povo!

Extinção de Freguesias, Não!

Page 2: Nº2/Abril de 2012 - Junta de Freguesia de Vialonga – Junta de ... 2012.pdf · Extinção de Freguesias, Não! Junta de Freguesia de Vialonga – Rua Professor Egas Moniz, nº98

Junta de Freguesia de Vialonga – Rua Professor Egas Moniz, nº98 – 2625-665 Vialonga

Telf. 21 952 09 67 Fax 21 952 44 31

Email [email protected] Site www.jf-vialonga.pt

Limpar Portugal/Limpar Vialonga

Foi no passado sábado, dia 24 de Março, que voltámos a cumprir em

Vialonga a jornada ambiental "Mãos à Obra! Limpar Portugal", desafio levantado pela Associação "AMO Portugal", com o objectivo de promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, removendo todo o lixo depositado indevidamente, este ano prioritariamente, nas florestas. Seguindo a orientação, em reunião anterior entre o Grupo 189 dos Escoteiros da AEP, Agrupamento 342 dos Escuteiros do CNE, Divisão do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Junta de Freguesia de Vialonga, a decisão dos pontos de recolha recaiu na Mata do Espragal, subida da serra de Santa Iria em cooperação com o município de Loures e Mata do Paraíso. Apesar do tempo algo instável, apareceram cerca de 60 vialonguenses, maiores e menores de idade, que foram distribuídos pelos 3 locais. Dentro da disponibilidade física e horária de cada um, lá se foi limpando o que se conseguiu nesta jornada, sendo certo que a natureza agradecemos esforço de todos os voluntários na recolha de 6,5 toneladas de lixo. Boa jornada de civismo, respeito pela natureza e pedagogia.

Caminhar por Direitos e em Solidariedade

Com um novo percurso mais adequado a todas, e que nos pareceu

bem aceite pelas participantes, saiu às ruas de Vialonga, no passado dia 4 de março, a 3ª Caminhada da Mulher. Esta ação organizada pela Junta de Freguesia de Vialonga, onde participaram cerca de 6 centenas de mulheres da nossa vila, visou em primeiro lugar comemorar os 102 anos da implantação do Dia Internacional da Mulher. Muito mudou, decorridos tantos anos, desde que Clara Zetkin apresentou esta ideia de criar a data para afirmar a luta por um novo papel da Mulher na sociedade, conferindo-lhe direitos cívicos e sociais igualitários. Um século depois persistem pontos a melhorar, nomeadamente na distribuição das tarefas domésticas, no apoio aos filhos e na compensação salarial pelo trabalho e, por isso, continua a fazer sentido manter a caminhada para a igualdade. Ao mesmo tempo decidiram, mais uma vez, ser solidárias para com o CAT – Centro de Acolhimento Temporário da ABEIV para crianças em risco, angariando do valor da inscrição, 1.800€ para a instituição local. Foi uma manhã de afirmação, exercício e de lazer que se tornou possível com o apoio do Ginásio Vivafit, instrutoras de Zumba, Bombeiros de Vialonga, GNR, Agrupamento 342 dos Escuteiros do CNE, Grupo 189 dos Escoteiros da AEP e de um extenso grupo de voluntárias que connosco colaborou. A todos eles o nosso agradecimento.

Desde o último trimestre do ano passado que a Junta de Freguesia, por razões de diminuição

orçamental, teve que anular o contrato com uma empresa de manutenção de espaços verdes, passando a tratar ela própria da conservação destes espaços públicos, através da utilização de pessoal do seu quadro. Este tem sido um esforço grande, mas que parece estar a dar resultados, recebendo-se elogios de muitos dos que connosco contactam, que afirmam que o nível da qualidade do serviço até aumentou. Sendo verdade, ou não, há exemplos concretos que nos deixam satisfeitos, como a limpeza no último mês de toda a zona verde paralela ao “calçadão” da Urbanização do Gentil, da zona envolvente do pavilhão do GDV, da manutenção de vários espaços relvados das urbanizações, a limpeza de ribeiras em zona urbana (ainda que a competência seja da Câmara Municipal), entre outros. Pelo meio, deslocamo-nos ainda a várias zonas que precisam da desmatação regular como aconteceu em todo o Parque Residencial. Sabemos do muito que ainda há por fazer. Com o tempo, é nossa pretensão, conseguirmos chegar a todo o lado.

Conservação dos Espaços Verdes