news unicid - março de 2013

14
Pró-reitoria de Graduação Alunos de Ciências Contábeis auxiliam contribuintes a encarar o leão! Profª. Drª. Amélia Jarmendia envia mensagem aos alunos Plantão Fiscal 2013 Espaço Webclass em funcionamento NEWS UNICID Ano IV – Nº 77 mar/2013

Upload: unicid-universidade-cidade-de-sao-paulo

Post on 09-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de março do NEWS UNICID, o jornal on-line dos alunos da Unicid.

TRANSCRIPT

Page 1: NEWS UNICID - Março de 2013

Pró-reitoria de Graduação

Alunos de Ciências Contábeis auxiliam contribuintes a encarar o leão!

Profª. Drª. Amélia Jarmendia envia mensagem aos alunos

Plantão Fiscal 2013

Espaço Webclass em funcionamento

NEWSUNICIDAno IV – Nº 77mar/2013

Page 2: NEWS UNICID - Março de 2013

Vida Acadêmica

Nova Pró-reitora de Graduaçãoenvia mensagem aos alunos

Em 7 de março, a Profª. Drª. Amélia Jarmendia foi nomeada como Pró-reitora de Graduação da UNICID. Frente ao novo desafio, a professora direciona uma mensagem aos alunos da Instituição. Confira!

“Com satisfação, assumi a Pró-reitoria de Graduação da UNICID, o que representa um grande desafio, quer porque esta Instituição goza de reconhecido prestígio local e nacional, quer porque cabe a seus gestores contribuir, de forma significativa, para sua excelência acadêmica. Para lidar com este desafio, conto com minha experiência nos trinta anos de serviços prestados ao ensino municipal de São Paulo e no tempo em que trabalhei na equipe gestora de instituição da Cruzeiro do Sul Educacional. Conto ainda com o apoio da equipe gestora, funcionários técnico-administrativos, professores e alunos. Espero que juntos possamos realizar um bom trabalho.”

Amélia Maria JarmendiaPró-reitora de Graduação

‘‘‘‘

2

Minicurrículo A Profª. Drª. Amélia Jarmendia possui graduação em Complementação Pedagógica pela Universidade Guarulhos (1981), graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade de São Paulo (1977), graduação em Licenciatura em Português pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).Atua como Assessora Pedagógica e professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, principalmente, nos seguintes temas: educação, leitura, planejamento, competências e formação docente. Desde 2010, atua no Centro Universitário Módulo em atividades de Assessoria e Capacitação, principalmente, para docentes e coordenadores de curso. É Avaliadora de Cursos de Graduação (Pedagogia), pelo MEC.

Page 3: NEWS UNICID - Março de 2013

Com o objetivo de atender as necessidades dos alunos, foram selecionadas algumas das dúvidas mais frequentes sobre a vida acadêmica. Confira!

• Você sabe o que é a Central de Atendi-mento ao Aluno (CAA)?A CAA é um canal de comunicação criado exclusivamente para o aluno. Tem como objetivo receber, orientar e encaminhar questões legais, acadêmicas, financei-ras e de expedientes relacionadas à vida acadêmica.

• Horário de atendimento da CAA presencialDe segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e, aos sábados, das 8h às 12h.Lembramos que, após às 21h30, não é permitida a entrada, mesmo portando senha.

• CAA On-linePermite que o aluno solicite* via on-line a maioria dos serviços como, por exemplo, documentos, Histórico Escolar, declarações, certificados, entre outros. Para realizar o requerimento, é necessário acessar o site www.unicid.edu.br, logar na Área do Aluno, informando CA e senha. *O Conteúdo Programático só pode ser solicitado presencialmente.

• Dúvidas sobre Créditos Educativos

(Fies, Prouni etc.)Para maior comodidade, dúvidas relacionadas a estes assuntos podem ser atendidas via CAA On-line. Para isso, basta abrir um protocolo.

• Dúvidas sobre DPs (dependências) e matérias optativasComparecer presencialmente na Central de Atendimento ao Aluno - CAA.

• SPTransA base de dados é enviada para a SPTrans de duas a três vezes por semana. Após o prazo de 10 dias, é necessário acessar o site www.sptrans.com.br para verificar a situação do pedido. Lembramos que, em casos de inconsistência de dados, deverá comparecer pessoalmente na CAA para corrigir as informações.

• Retirada de documentos por terceirosSó é permitida mediante apresentação de documento original com foto. Exceto em casos de diploma, em que somente o aluno pode retirar na Instituição.

Você sabia? Confira algumas informações que servirão de apoio durante o semestre letivo

3

Page 4: NEWS UNICID - Março de 2013

Confira os horários de funcionamento:• de 2ª a 6ª feira, das 8h às 13h e das 18h às 22hNo horário das 12h às 18h recomenda-se utilizar o Laboratório de Informática I do Bloco B.

• Sábados, das 8h às 12hNo horário das 12h às 17h recomenda-se utilizar o Laboratório de Informática I do Bloco B.

O Programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza novas chamadas para Graduação Sanduíche na Bélgica, Finlândia (cujas inscrições vão até 05/04/2013) e Irlanda, Áustria e China (cujas inscrições vão até 06/04/2013).

As inscrições estão disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Não perca a oportunidade de se aprimorar no exterior!

Programa Ciência sem Fronteiras lança novas chamadas

Espaço Webclass está em pleno funcionamento

No mês de março, os alunos da UNICID ganharam um novo ambiente de estudo, o Espaço Webclass.

Localizado no saguão do Bloco Alfa, o lo-cal é de uso acadêmico e coletivo, e facili-tará o desenvolvimento das atividades das disciplinas on-line dos cursos presenciais de Graduação, dos cursos e programas EAD (Graduação, Pós-graduação e Exten-são) e dos programas de capacitação.

4

Page 5: NEWS UNICID - Março de 2013

Fique por dentro

Melhore sua qualidade de vida com AcupunturaO Ambulatório da Pós-graduação está com inscrições abertas aos interessados que desejam tratamento na especialidade de Acupuntura e Métodos Terapêuticos Chineses, realizado pelos alunos do curso Lato Sensu na área, supervisionados por professores.

Os atendimentos são oferecidos para pes-soas com idade superior a oito anos, com queixa de dores generalizadas crônicas, articulares ou musculares e/ou que con-vivem com obesidade, stress, depressão, ansiedade e com comprometimento neu-rológico.

Realizado na Clínica de Fisioterapia da Uni-versidade, o tratamento é oferecido uma

Vagas limitadasAgendamentos: 2178-1240, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Tratamento para dor lombar gratuito

A UNICID está com inscrições abertas para um programa gratuito de tratamento para pessoas que sentem dor na região lombar da coluna, persistente há três meses ou mais. O Programa terá a

duração de um mês, sendo três vezes por semana, no período da manhã.

vez por semana (sexta-feira), das 13h às 19h, e tem o custo mensal de R$ 35,00.

Vagas limitadasInscrições para avaliação: (11) 2178-1240.

Interessados com idade de 18 a 80 anos que apresentam dor na região, podem inscrever-se. Os atendimentos ocorrem na Clínica de Fisioterapia da Universidade.

5

Page 6: NEWS UNICID - Março de 2013

A UNICID começa a receber agendamen-tos para o Plantão Fiscal 2013. O serviço, realizado há 21 anos por alunos do curso de Ciências Contábeis, supervisionados por professores, inclui orientação, auxí-lio no preenchimento e transmissão da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Como um serviço adicional, o público receberá orientações sobre planejamento financeiro. “Ensinaremos como é possível melhorar as finanças mês a mês”, explica o professor Wagner Pagliato, diretor do Curso de Ciências Contábeis. Aos interessados em tirar dúvidas on-line, a Instituição disponibilizará, a partir de 1º de abril, o e-mail [email protected], para que sejam encaminhadas perguntas.

Ao longo de duas décadas de Plantão Fiscal, a UNICID já atendeu mais de seis

Alunos de Ciências Contábeis auxiliam contribuintes a encarar o leão!

mil pessoas. Segundo Pagliato, o objetivo é auxiliar o contribuinte, que geralmente tem dificuldades em como deve ser feito o correto preenchimento da declaração e quais são as deduções permitidas. “Em nossas pesquisas, constatamos que somos procurados devido à credibilidade e confiança do nosso trabalho, por isso, ampliamos os serviços e esperamos receber mais de mil contribuintes neste ano”, ressalta.

Plantão Fiscal 2013

Plantão Fiscal 2013Quando: de 1º a 26/04Horário: 2ª a 6ª, das 18h às 19h; sábados, das 9h às 12h;Agendamentos: (11) 2178-1387 e 2178-1482, de 2ª a 5ª, das 18h às 19h, e 6ª, das 17h às 19h.

6

Page 7: NEWS UNICID - Março de 2013

Documentação exigida

Para o preenchimento da declaração é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

• Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria, etc.;• Declaração de Imposto de Renda entregue em 2012 (CD);• Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;• Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2012;• Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc);• Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;• Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc;• Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas, etc);• Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);• Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2012;• Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2012;• Número do CPF dos dependentes;• Número do recibo de entrega da declaração 2011/2012;• Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos);• Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).

IR 2013 - informe de pagamentos 2012 está disponível na Área do Aluno

Está disponível, na Área do Aluno, as opções de consulta e impressão do informe de pagamentos das mensalidades 2012, para fins de declaração do Imposto de Renda 2013.

Para acessar a declaração clique no link Serviços / Declarações CAA on-line / Declarações Financeiras / Declaração de pagamento 2012 (opção 1º e 2º semestre) / em seguida opte pelas opções Emitir ou Emitir e enviar por e-mail (localizadas no topo da página)

7

Page 8: NEWS UNICID - Março de 2013

Acontece

Docente é premiado por conceituada publicação médica

O Prof. Dr. André Luis Ferreira Costa, do Mestrado em Ortodontia, foi premiado pela Revista Radiology, a mais importante revista médica em Diagnóstico por Imagem, publicada pela Radiological Society of North America.

O prêmio, denominado Editor’s Recognition Awards, foi concedido para os revisores que mais se destacaram pelo número, qualidade e pontualidade nas revisões de artigos científicos no ano de 2012.

O prêmio foi concedido para apenas 111 revisores dos 1.000 que trabalham para a revista, sendo que apenas dois eram dentistas, um deles o docente da Instituição.

A UNICID parabeniza o Prof. André por mais esta conquista profissional!

8

Page 9: NEWS UNICID - Março de 2013

Bons e gostosos motivos para festejar a Páscoa

Bem-estar

Nós ajudamos você a pensar no cardápio!

A Páscoa está chegando e quem consegue resistir aos ovos de chocolate, ao bacalhau e tantas outras delícias, que nos faz encher a boca d’agua só de pensar? Neste ano a data será comemorada em 31 de março e já é hora de pensar nos preparativos para comemorar a data em grande estilo.

As professoras Lígia Lopes e Rosana Toledo, da Cruzeiro do Sul Educacional, prepararam um cardápio sugestivo recheado de dicas e receitas, que vão do light às deliciosas tentações para que você tenha bons e gostosos motivos para fazer sucesso na “farra do coelhinho”.

9

Funcionamento da UNICIDna Páscoa

De 29 a 31/03/13, a Universidade estará em recesso. O funciona-mento será normalizado a partir

do dia 01/04.

Page 10: NEWS UNICID - Março de 2013

Valores nutricionais em 100g de chocolateEnergia (Kcal)

Lip(g)

Chocolate ao leite 540 8,0 58,67 30,67Chocolate amargo 537 4,3 63,0 29,75Chocolate meio amargo

550 3,5 62,4 31,9

Chocolate branco 556 52,9 33,71Chocolate dieté-tico

557 6,9 56,3 33,8

Fonte: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional; TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Você sabia?

Bacalhau: um prato muito nutritivo, pois contém ômega 3, proteínas e zinco, associado às vitaminas e minerais dos legumes e à gordura de boa qualidade do azeite, que protege o coração. Devido à quantidade de azeite utilizado, é um prato calórico, que deve ser consumido com moderação. Além disso, contém alto teor de sódio, que pode levar ao inchaço e elevação da pressão arterial em indivíduos hipertensos.

Peixes: são nutritivos e devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. As carnes brancas têm basicamente os mesmos nutrientes da carne vermelha: proteínas de alto valor biológico, ferro e zinco, com a vantagem de apresentarem menores quantidades de gorduras saturadas e maiores teores de gorduras insaturadas.

Alfarroba: é uma leguminosa originária da região do mediterrâneo, muito usada na culinária local em preparação de doces e bebidas. O pó da alfarroba é um adoçante natural com cor e sabor similares ao cacau, sendo usado assim como seu substituto. Possui grandes quantidades de fibras e polifenóis, com propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, atuando na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares e retardam o envelhecimento.

Chocolate: Apesar de oferecer mais calorias provenientes basicamente de gordura e açúcar, o chocolate também é rico em proteínas, além de ser boa fonte em minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Muitos estudos têm demonstrado que o chocolate amargo possui alto teor de flavonoides, antioxidantes que

podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Sendo assim, o chocolate amargo é a melhor opção dentre os oferecidos. Este tipo de chocolate possui ainda alta concentração de catequinas encontradas no cacau, que

agem nas artérias, promovendo, entre outros benefícios, o controle da pressão arterial. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite.

Dica: Pequenas quantidades em situações especiais não comprometem a saúde ou a boa forma. Uma dica é não comprar ovos enormes, o que pode prolongar a “temporada de páscoa”. Ao invés de comer chocolate de uma só vez, é muito melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas por dia. A inclusão de 30 gramas por dia não é considerada exagerada, desde que esteja inserida em uma dieta saudável.

10

Page 11: NEWS UNICID - Março de 2013

COOKIE DE CHOCOLATE E CASTANHA

Ingredientes125g de margarina 1 xícara de açúcar mascavo2 ovos1 xícara de farinha de trigo½ xícara de aveia em flocos½ xícara de farinha de trigo integral1 colher de chá de fermento em pó100g de chocolate amargo picado100g de castanha do Pará picada

Modo de preparoNa batedeira, misture a margarina e o açúcar, até homogeneizar. Adicione os ovos. Quando estiver bem misturado, junte as farinhas e o fermento. Desligue a batedeira e misture o chocolate e as castanhas. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira (pode ficar de um dia pro outro, se precisar). Pré-aqueça o forno em temperatura médio-baixa e em forma coberta com papel manteiga, disponha a massa em colheradas, moldando em forma de cookie, deixando espaço para a massa espalhar quando aquecer. Asse por cerca de 12 minutos ou até os biscoitos ficarem dourados. O rendimento varia de acordo com o tamanho do biscoito.

Rendimento: 40 unidadesValor calórico por porção: 90Kcal

SALADA DE MACARRÃO

Ingredientes½ pacote de macarrão farfalle (tipo gravat-inha)1 cenoura com casca ralada2 latas de atum light½ vidro de palmito picado5 colheres de sopa de uva passa sem se-mente1 maça com casca picada

COLOMBA PASCAL COM ALFARROBA

Ingredientes2 ovos1 tabletes de fermento biológico 1 xícaras (chá) de farinha de trigo½ xícara (chá) de farinha de trigo integral½ xícara (chá) de açúcar mascavo½ copo (200 ml) de leite desnatado½ xícara (chá) de gotas de alfarroba½ xícara (chá) de castanha de caju em peda-ços sem sal3 colheres (sopa) de margarina1 pitada de sal

Modo de preparoEm um recipiente grande, colocar o fermento, o sal e 1 colher de sopa de açúcar mascavo, misturar até formar um líquido. Acrescentar o leite, os ovos, a margarina e o restante do açúcar e misturar. Adicionar as farinhas e deixar descansar por 30 minutos. Acrescentar as gotas de alfarroba e a castanha de caju. Distribuir a massa em uma forma e deixar crescer por 20 minutos. Pré-aquecer o forno a 180ºC e assar por aproximadamente 40 minutos. Decorar com castanha de caju granulada.

Rendimento: 10 porçõesValor calórico por porção: 195 Kcal

Páscoa saudável

2 talos de alho poró4 colheres de sopa de azeite de oliva2 colheres de sopa de salsinha, com talos, picada½ cebola picadaSal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazerCozinhe o macarrão com 1 litro de água e uma pitada de sal por 15 minutos e reserve. Misture todos os ingredientes e mexa bem.

Rendimento: 8 porções de 100gValor calórico por porção: 221 Kcal

11

Page 12: NEWS UNICID - Março de 2013

Entrada: SALADA DE BACALHAU REFRESCANTE

Ingredientes300 g de bacalhau porto cozido e desfiado1 cebola picada2 dentes de alho picado2 tomates vermelhos e firmes, em rodelas100g de azeitona preta sem caroço30 ml de azeite extra virgem1 pitada de pimenta-do-reino branca (opcional)sal a gosto2 limões espremidos para temperar

Modo de preparoColoque o bacalhau desfiado em uma saladeira. A seguir, acrescente a cebola, o alho, a pimenta, o azeite, o limão. Mexa, e decore com azeitonas e o tomate.

Páscoa tentadora

Prato principal: BACALHOADA TRADICIONAL DE PANELA DE PRESSÃO

Ingredientes1 1/2 kg de bacalhau800 gr de batata em fatias1 pimentão verde em tiras2 cebolas em fatias2 dentes de alho picados1 pimentão vermelho em tiras2 tomates sem pele e sem sementessalsinha picada a gosto100 gr de azeitona preta sem caroçopimenta-do-reino branca (opcional)200ml de azeite extra virgemSal (com moderação e se necessário)

Modo de preparoDeixe o bacalhau de molho de um dia para o outro dentro da geladeira, troque a água pelo menos três vezes. Ferva o bacalhau para facilitar a sua limpeza. Retire bem todas as espinhas e corte-o em pedaços grandes, sem desfiar.Misture os pimentões, as cebolas, os tomates,

a salsinha, o sal e o alho. Em uma panela de pressão grande, vá intercalando as camadas da seguinte forma: legumes, bacalhau, batata, legumes, bacalhau, batata até chegar ao final dos ingredientes. Regue com o azeite e feche a panela. Acenda o fogo alto, quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos.

Espere sair todo o vapor, abra a panela, coloque tudo em um refratário (inclusive o caldo que formou), coloque as azeitonas por cima, regue com bastante azeite e coloque no forno para dourar ou até as batatas ficarem ao dente. Sirva com arroz branco.

Sobremesa: BOMBOM DE MORANGO NA TRAVESSA

Ingredientes2 colheres (sopa) de manteiga200 g de chocolate ao leite2 latas de creme de leite2 latas de leite condensado1 caixa de morangos

Modo de preparoColoque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Depois acrescente 1 lata de creme de leite e mexa. Coloque este creme no pirex e reserve.

Deixe esfriar e coloque os morangos por cima. Derreta em banho maria o chocolate e misture a outra lata de creme de leite. Jogue por cima dos morangos. Leve à geladeira por três horas e sirva.

12

Page 13: NEWS UNICID - Março de 2013

Cruzeiro do Sul Educacional

Cinema, música, dança e teatro fazem parte da programação da Semana Cultural que promete agitar os quatro campi da Universidade, de 25 a 28 de março. Sob a iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a atividade visa à promoção da cultura e entretenimento em meio a comunidade acadêmica.

Universidade Cruzeiro do Sul realiza Semana Cultural

O Centro Universitário Módulo, em parceria com a ONG CIPROS - Centro de Idiomas e Projetos Sociais, de Caraguatatuba, está ofertando cursos de inglês e espanhol gratuito para jovens de 18 a 30 anos, com renda de até um salário mínimo. Além de terem a oportunidade de aprender novas línguas, os estudantes poderão ser encaminhados para a realização de intercâmbios e para vagas de emprego, por meio da Associação Comercial e do Rotary Club de Caraguatatuba.

Módulo oferece curso de línguas gratuito em parceria com ONG CIPROS

Instituição recebeu a medalha de Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e o Diploma de Insígnia, pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário do Distrito Federal e Territórios. Este reconhecimento trata-se da mais alta comenda no âmbito do Distrito Federal, levando-se em consideração os préstimos em nível de Judiciário.

Centro Universitário UDF é premiado

13

Page 14: NEWS UNICID - Março de 2013

News UNICID é uma publicação destinada aos alunos da Universidade Cidade de São Paulo. Produção: Gerência de Marketing e Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional. Coordenação Editorial: Lea Delling e Priscilla Freire. Edição e Redação: Carolina Cezar. Redação: Luciana Carla Allves e Ludmila Piatek. Diagramação: Lidiane Gomes. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião desta newsletter.

www.cruzeirodosuleducacional.com.br [email protected]