newsletter nº 12 do ps lisboa

17
N. 12 SET‘2011 Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa PS CONTINUA A CUMPRIR INVESTIMENTO NA EDUCAçãO DESTAQUE DOSSIER LISBOA: CIDADE COMPETITIVA E INOVADORA PáG. 16

Upload: psfaultv-psfaultv

Post on 12-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Newsletter nº 12 do PS Lisboa

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

N.12SET‘2011

Rev

ista

Info

rmat

iva

da C

omis

são

Pol

ític

a C

once

lhia

de

Lis

boa

PS continuaa cumPrir inveStimento

na educação

deStaQue

DOSSIER

LiSBoa:

cidade c

omPetit

iva

e inovadora

pág. 16

Page 2: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

EDITORIAL 3

DESTAQUEA aposta na Educação continua a concretizar-se 4

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOAVotação dos projectos do Orçamento participativo 6ponte pedonal e ciclável na 2ª Circular 6Lisbon & Estoril Film Festival em Novembro 7Comércio activo 7Nova rua pedonal 8Semana Europeia da Mobilidade 8

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOAFusão da EpUL, gEBALIS e SRU Ocidental 9Voto de pesar pela morte de Beatriz Cal Brandão 10pS condena aumento do preço de transportes 10Condicionamento do trânsito no Bairro do Condado 11Defesa da paz no Médio Oriente 11

JUNTAS DE FREGUESIA Marvila Social 12Condicionamento do trânsito no Bairro do Condador 12Benfica valoriza população sénior 13São Miguel solidária 13

ENTREVISTAJosé Manuel Rosa do Egipto, presidente da J. F. de Santa Maria dos Olivais 14

DOSSIER Lisboa: Cidade Competitiva e Inovadora 16

FICHA TÉCNICA

+ LISBOA | N.º 12 | SETEMBRO 2011

Revista Informativa de Carácter Político

propriedade Comissão Política Concelhia de Lisboa

Ano II / N.º 12

periodicidade Mensal

Distribuição Digital

Director Rui Paulo FigueiredoRedacção Alexandra Ribeiro Carlos Castro Duarte Carreira Hugo Gaspar João Boavida Luís Coelho Marisa CruzFotografia Bruno Inglês Margarida Louro Susana Guimarães grafismoe paginação Miguel Andrade

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa ÍNDICE

Page 3: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Quem:Rui Paulo Figueiredo

O quê:Presidente do PS LISBOA

E-mail:[email protected]

EDITorIalRevista Informativa

da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Cara(o) Camarada,

Com esta edição completamos o primeiro ano de publicação da revista +Lisboa. Esta é uma das grandes apostas do nosso actual man-dato concelhio e que se concretizou por ao longo da campanha interna ter verificado, nos inúmeros contactos e reuniões que fiz com militantes de todas as secções, que a falta de informação era uma das maiores falhas. O conhecimento do que os nossos eleitos - na Câmara, Assembleia Municipal e Freguesias - fazem e o acompanhamento regular do seu trabalho era uma falha que urgia corrigir.

Um ano volvido, esta aposta revela-se um sucesso, tanto mais que temos vindo a gerar sinergias e complementaridades, que tornam bastante acessível ao militante, a qualquer momento do dia e à distância de um clique, seguir o trabalho do pS na cidade de

Lisboa, seja no site dos eleitos do pS na Câmara Municipal (http://www.unirlisboa.net/), seja na newsletter do Unir Lisboa, seja nesta revista, que mensalmente lhe apresenta um resumo objectivo do que se fez, acontece e está a

programar para tornarmos Lisboa ainda melhor.

Este primeiro ano foi um caminho longo, mas hoje consolidado e é, seguramente, um ganho para o militante. Mas esta publicação não se esgota na edição regular, nem pode cair na tentação de se tornar uma edição rotineira, sob pena do interesse cair e transformar uma aposta numa oportunidade perdida. Sabemos que temos ainda muito

pela frente, no sentido de melhorar e aperfeiçoar este trabalho. por isso, queremos contar com a sua opinião/sugestão/crítica, para continuar a dar sentido à ambição que todos temos e queremos para a nossa cidade.

Afinal, é isso que nos motiva neste trabalho!

Um abraço amigo,

Page 4: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa DESTaQUEpágINA 4 |

A APOSTA NA EDUCAçãO CONTINUA A CONCRETIzAR-SE A Rede Pública Municipal de Escolas e Jardins-de-Infân-cia de Lisboa apresenta muitas novidades para o Ano Es-colar de 2011-2012, que dotam a cidade de uma oferta de excelência. Este ano mais obra foi concretizada:

• Abertura de 9 novas salas de Jardim-de-Infância, a oferta da rede pré-escolar é alargada para um total de 189 salas.

• Com a inauguração da nova Escola Básica Integrada de São Vicente de Telheiras alarga-se a oferta da rede de 1º ciclo e da educação do pré-escolar.

• Inicia-se neste ano lectivo, em 22 escolas do 1º ciclo a instala-ção de rede informática de área local (LAN e wireless) e siste-ma de videovigilância e, em 60 escolas, a instalação de quadros interactivos, com vista à promoção do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação nos equipamentos escolares.

Page 5: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Man

uel M

edei

ros

ENTr

EVIS

TaDESTaQUE | págINA 5

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

• Mantém-se a resposta social às famílias, alargando os tempos de permanência dos alunos na escola através da oferta das activida-des da Componente de Apoio à Família.

• Reforça-se o envolvimento das entidades da comunidade local – Junta de Freguesia e outras entidades sem fins lucrativos - no desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular (AEC).

• O transporte escolar municipal gratuito e dedicado é alargado, ga-rantindo as condições necessárias e em segurança, através do Trans-porte Escolar Alfacinhas nas suas três vertentes: Casa-escola-casa, programa de Apoio à Natação Curricular e passaporte Escolar.

• Foi melhorada a qualidade de salas de apoio aos alunos com Neces-sidades Educativas Especiais, garantindo-se, entre outras valên-cias, o serviço de transporte adaptado.

• Aumentaram as actividades extra-curriculares, nomeadamente com a expansão da rede de parceiros do passaporte Escolar e com o lançamento do guia de Oferta Educativa – passaporte Es-colar.

• Mantém-se a promoção de actividades de expressão físico-motora, em concreto com o programa de Apoio à Natação Curricular, bem como a oferta do programa Infância em Movimento às crianças do ensino pré-escolar.

• Reforça-se e promove-se a educação não formal, designada-mente, na área da educação rodoviária, através das Escolas de Trânsito do Bairro do Armador e parque da Serafina, do programa de prevenção da violência e fenómenos de bullying na população infanto-juvenil – Escola Amiga – e do projec-to de Educação Alimentar e promoção da Saúde envolvendo mais crianças e alunos.

• Continua-se a desenvolver o projecto Orquestra geração Lis-boa, alargando o número de crianças envolvidas.

• Dá-se continuidade ao projecto Sol Maior, abrindo um novo espaço de aprendizagem e permitindo assim o aumento da oferta.

• Reforçam-se as condições de acesso ao conhecimento e à in-formação nas escolas e jardins-de-infância da rede pública de Lisboa, através da Rede de Bibliotecas Escolares e do desenvol-vimento de acções de promoção das literacias de informação.

• Reforça-se a oferta educativa da Quinta pedagógica, desen-volvendo acções que permitem o contacto directo das crian-ças e famílias com as actividades do mundo rural, durante todo o ano.

Page 6: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Vai surgir, na 2ª Circular, uma ponte pedonal e ciclável, que liga Telhei-ras às Torres de Lisboa. O projecto, da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, foi escolhido num concurso de ideias lançado pela Fundação galp Energia, que decorreu no Experimenta Design – EXD’09. Assim, no dia 12 de Setembro, foi lançado o concurso para a sua construção, que tem em Novembro o momento de arranque das obras.Este é um passo inicial para a ambição de transformar a 2ª Circular numa alameda urbana.

Está em curso o período de votação dos projectos apresentados pelos cidadãos de Lisboa no Orçamento participativo de Lisboa 2011/2012. Até ao dia 30 de Setembro as pessoas podem conhecer todos os pro-jectos no Portal Lisboa Participa e votar naquele que consideram o melhor para Lisboa. A votação decorre em formato online. Também há Assembleias de Voto em diferentes locais da cidade de modo a promover a participação de pessoas que não têm acesso aos meios tecnológicos.

PONTE PEDONAL E CICLáVEL NA 2ª CIRCULAR

VOTAçãO DOS PROJECTOS DO ORçAMENTO PARTICIPATIVO

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa CMlpágINA 6 |

Page 7: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

pela segunda vez, a revista “Vogue” lançou um desafio a lojistas da capital, num evento que decorreu à escala mundial. No dia 8 de Setem-bro, as lojas dos eixos da Avenida da Liberdade, Chiado, príncipe Real e Rua Castilho, ficaram abertas até às 23 horas. para aderir, os lojistas tinham de organizar iniciativas que cativassem o público e a revista compromete-se a divulgar o comércio que se as-sociou à iniciativa.Tal como na edição de 2010, a Fashion’s Night Out deste ano revelou-se um sucesso, pela elevada adesão de pessoas.

Lisboa faz parte, este ano, pela primeira vez do Festival de cinema que tinha decorrido, nas quatro edições anteriores, no Estoril. Deste modo, os Municípios de Lisboa e Cascais unem esforços e projectam, ainda mais, um evento creditado no universo da 7ª Arte mundial.Os últimos filmes realizados por george Clooney, gus Van Sant, pedro Almodôvar, entre outros, têm estreia marcada na 5ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre na capital lusa e na emblemática freguesia da Linha.

COMÉRCIO ACTIVOLISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL EM NOVEMBRO

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

CMl | págINA 7

Page 8: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Entre 16 e 22 de Setembro, realizou-se mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa. Ao longo de vários dias promove-ram-se várias iniciativas, desde encontros e seminários, dedicados à temática da mobilidade e do desenvolvimento sustentável, bem como passeios de bicicletas, entre outros, que permitiram valorizar e con-cretizar os objectivos deste projecto europeu: sensibilizar a população para hábitos mais salutares para o ambiente urbano.

A Rua Nova do Carvalho, entre a Rua de São paulo e a Travessa dos Remolares, próxima do Cais do Sodré, passou a ser uma via exclusi-vamente de uso dos peões. Vários comerciantes, em abaixo-assinado, defenderam a utilização pedonal da rua, onde se localizam históricas discotecas da cidade: Jamaica, Tokyo e o bar Europa, entretanto re-abertos, depois de fechados durante quatro meses dado o estado de degradação do edifício em que se encontram.

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

NOVA RUA PEDONAL

CMlpágINA 8 |

Page 9: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou a intenção de fun-dir a EpUL, a gEBALIS e a SRU Ocidental numa só empresa. Na sua inter-venção ao plenário, na sessão de 20 de Setembro, António Costa explicou a motivação dessa proposta: “A EpUL deve ter o seu papel limitado à sua função original de urbanização. Uma vez concluídos os empreendimen-tos já em construção a EpUL deve encerrar definitivamente a função de promoção, que pode e deve ser exercida pelos sectores privado, social e cooperativo. O mesmo quanto à gEBALIS. É útil e necessária a gestão empresarial dos contratos de arrendamento. Mas já não se justifica a sua acção sócio-cultural e de gestão dos bairros, que deve ser exercida pelos competentes serviços do Município. por outro lado, tendo em conta a li-mitação do objecto social da EpUL e da gEBALIS, a necessidade de alar-gar o âmbito de acção da SRU e as sinergias possíveis entre todas estas empresas, é vantajosa a fusão numa só empresa da EpUL, da gEBALIS e da SRU Ocidental.”O universo empresarial do Município de Lisboa ficaria assim reduzido a 3 empresas: uma na área do urbanismo, reabilitação e gestão patrimonial (a nascer da fusão); outra na área da mobilidade (EMEL); e uma terceira na gestão dos equipamentos culturais (EgEAC).

FUSãO DA EPUL, GEBALIS E SRU OCIDENTAL

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

aMl | págINA 9

Page 10: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Através de uma moção, José Alexandre propõe que algumas ruas do Bairro do Condado, em Marvila, sejam abrangidas pela “Zona 30 Km/h”, e contempladas com a interdição da circulação do trânsito de pesados, medidas que visam defender a segurança dos peões, a regulação do tráfego e o combate às actuais condições ambientais de ruído.

patrocínia César subscreveu um voto de pesar pela morte de Beatriz Cal Brandão. Figura de referência na história do combate pela demo-cracia em portugal, não só pela força das suas convicções como pela firmeza da sua luta constante na defesa dos direitos das mulheres portuguesas.

CONDICIONAMENTO DO TRÂNSITO NO BAIRRO DO CONDADO

VOTO DE PESAR PELA MORTE DE BEATRIz CAL BRANDãO

aMlpágINA 10 |

Page 11: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

9

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Subscrita pelos deputados Miguel Coelho e José Leitão foi votada, na sessão de 13 de Setembro, a moção “por uma política de transportes centrada nas pessoas”, condenando o aumento do tarifário dos trans-portes públicos em cerca de 15%. Trata-se de mais um atentado às po-líticas de incentivo à utilização do transportes públicos, desbaratando o empenho político das autarquias e sucessivos governos no investi-mento e qualificação das redes de transporte e mobilidade, quando es-tas demonstravam os primeiros resultados consistentes de eficiência no serviço prestado. Ao aprovar esta moção do pS, a Assembleia Municipal de Lisboa deci-diu repudiar o desmesurado aumento das tarifas de transportes pelo governo pSD/CDS, por agravar a qualidade de vida dos munícipes, pre-judicar as políticas de mobilidade e não resolver o problema económico das empresas de transporte colectivo.

O partido Socialista, que sempre se constituiu como uma força política solidária com todos os povos do mundo, fez aprovar na sessão de 13 de Setembro a Moção “por uma solução do conflito Israelo-palestiniano” subscrita pelo DM Diogo Leão, apelando à comunidade internacional para que continue a mediar esforços de diálogo entre israelitas e pa-lestinianos, respeitando as resoluções da Assembleia-geral e do Con-selho de Segurança da ONU, com vista à futura resolução do conflito israelo-palestiniano, numa solução bilateral que contemple dois esta-dos soberanos e democráticos, respeitadores dos direitos humanos e do direito internacional.

PS CONDENA AUMENTO DO PREçO DE TRANSPORTES

DEFESA DA PAz NO MÉDIO ORIENTE

aMl | págINA 11

Page 12: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

O executivo da Junta de Freguesia de Marvila promoveu um ciclo de reuniões descentralizadas com a finalidade de ouvir as diversas opini-ões dos habitantes sobre o que pode ser feito para melhorar os bairros da freguesia.Estes encontros, que são uma marca do trabalho dos eleitos socialis-tas, e nos quais participaram muitos cidadãos, permitiu, por um lado, sentir um pulsar da vida nos vários bairros, como, por outro, perspec-tivar respostas adequadas e eficazes às pretensões da comunidade.Esta prática de governança, que a Junta de Freguesia promove, tem vindo a valorizar a cidadania e o sentimento de pertença de cada pes-soa com o seu bairro. Nos dias 24 e 25 de Setembro, a Associação das Famílias Diferentes organizou, no Vale do Silêncio - Olivais Sul, o Festival de Esperança.Esta iniciativa teve como objectivo principal ajudar as comunidades carenciadas da zona Oriental de Lisboa, nomeadamente das fregue-sias de Marvila, Olivais, Marvila e Moscavide (freguesia do Concelho de Loures).Decorreram várias actividades lúdicas e culturais, destinadas a todas as faixas etárias e foram disponibilizados diferentes serviços para os mais necessitados, como cuidados e rastreios de saúde, orientação profissional, apoio psicológico e jurídico e fornecimento de bens ali-mentares e roupas.

MARVILA SOCIAL

jfSpágINA 12 |

Page 13: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Subscrita pelos deputados Miguel Coelho e José Leitão foi votada, na sessão de 13 de Setembro, a moção “por uma política de transportes centrada nas pessoas”, condenando o aumento do tarifário dos trans-portes públicos em cerca de 15%. Trata-se de mais um atentado às po-líticas de incentivo à utilização do transportes públicos, desbaratando o empenho político das autarquias e sucessivos governos no investi-mento e qualificação das redes de transporte e mobilidade, quando es-tas demonstravam os primeiros resultados consistentes de eficiência no serviço prestado. Ao aprovar esta moção do pS, a Assembleia Municipal de Lisboa deci-diu repudiar o desmesurado aumento das tarifas de transportes pelo governo pSD/CDS, por agravar a qualidade de vida dos munícipes, pre-judicar as políticas de mobilidade e não resolver o problema económico das empresas de transporte colectivo.

A promoção do envelhecimento activo e saudável tem sido uma priorida-de da Junta de Freguesia de Benfica. Neste sentido, está instituído uma Agenda Cultural Sénior com programação quinzenal. Os frutos deste pro-jecto já estão a dar os seus resultados positivos, como a criação de uma companhia de Teatro Sénior “3º Acto”, que fez a sua primeira apresenta-ção na Festa da Solidariedade. O mês de Outubro, em Benfica, vai ser dedicado à idade maior, e na se-quência do Mês do Idoso, de 2010, foi criada uma publicação “Vitalidade”. Trata-se de uma revista destinada aos seniores com temas específicos da 3ª idade. Devido ao enorme sucesso a publicação passa a ser semestral, em vez de anual.

SãO MIGUEL SOLIDáRIABENFICA VALORIzAPOPULAçãO SÉNIOR

jfS| págINA 13

Page 14: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Nesta edição entrevistámos um dos autarcas socialistas mais creditados a nível nacional. José Manuel Rosa do Egipto é Pre-sidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, já foi Presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANFRE), ago-ra pertence à Mesa do Conselho Geral da ANAFRE, foi deputado à Assembleia da República, mas é o seu trabalho autárquico, à frente da maior freguesia da cidade há vários mandatos, que o continua a motivar, por uma freguesia que tem melhorado muito com a liderança do PS.

Que sentimento teve depois da confiança dada pelos seus fre-gueses à sua equipa nas últimas eleições autárquicas?O sentimento de dever cumprido e o sentimento das políticas autárquicas do partido Socialista implementadas na Freguesia merecerem a confian-ça dos Olivalenses. Confiança essa demonstrada desde 1989. Nas últimas eleições, devido à campanha intimidatória perpetrada pelo principal partido da oposição (pSD), e apesar do desgaste da governação do pS, o pS ficou à beira da maioria absoluta na Freguesia de Santa Maria dos Olivais.

Que balanço faz destes primeiros meses de mandato?Um balanço positivo. O assumir de novas competências delegadas pela Câmara Municipal de Lisboa, o cumprimento do nosso programa eleitoral em áreas e nas actividades direccionadas aos jovens e aos idosos, nomea-damente ao nível do desporto, educação, espaço público, habitação, acção social, cultura, comércio, etc.Dos principais projectos realizados quais gostaria de destacar?

ENTrEVISTapágINA 14 |

Page 15: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

Quem:José Manuel Rosa do Egipto

O quê:Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais

E-mail:[email protected]

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Não se pode falar em Santa Maria dos Olivais sem relembrar a requalifica-ção de uma grande área degradada e abandonada, que mais tarde foi alvo de requalificação para o evento EXpO 98. Este evento trouxe à Freguesia novas infra-estruturas rodoviárias, novas ofertas em termos de transpor-tes públicos (Metro) e uma nova dimensão de atracção turística, que colo-cou esta Freguesia, apesar de situada a Oriente, no centro da cidade.

Em termos de obras de investimento a Junta de Freguesia levou a efeito o parque de estacionamento para 198 lugares gratuitos na Rua Francisco Mantero, a recuperação do espaço urbano da Rua das Courelas. A construção da Escola do parque das Nações, bem como a bene-ficiação das escolas básicas Arco Íris, Infante D. Henrique e Sara Afonso são projectos concretizados que enriqueceram e dotam a freguesia de mais condições.Apesar de não ser competência da Junta de Freguesia, é de realçar o esforço do governo Socialista na recuperação da Escolas Eça de Queirós e professor Herculano de Carvalho.

Que projectos tem para o futuro da Freguesia de Santa Ma-ria dos Olivais?Continuar a contribuir para a qualidade vida dos Olivalenses, dando prioridade a acções que visem a qualidade de vida acrescida no âm-bito da manutenção do espaço público, dos espaços verdes, ao nível da segurança, entre outros.

O que gostava de ver realizado até ao final do mandato?A requalificação do complexo desportivo dos Olivais (piscinas), mas também a requalificação total das Escolas do 1º ciclo Sara Afonso e paulino Montez e a requalificação do Vale do Silêncio e Alameda da Encarnação.

Qual a mais-valia da freguesia de Santa Maria dos Olivais para a cidade de Lisboa?

jose Manuel rosa do Egipto | págINA 15

Page 16: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

LISBOA: CIDADE COMPETITIVA E INOVADORAA Convenção Autárquica do pS Lisboa deste ano, tem como tema “Lisboa – Cidade Competitiva e Inovadora”, e irá realizar-se no próximo dia 8 de Outubro, nas instalações do Instituto Superior de Ciências Sociais e políticas, no pólo Universitário da Ajuda.

A cidade de Lisboa tem vindo a beneficiar de grandes avanços, em diversas áreas, sempre que é liderada pelo partido Socialis-ta. Esta ideia de governação, traduz-se num visível progresso da cidade e na existência de um constante desígnio modernizador.

A Concelhia de Lisboa do partido Socialista tem, por este motivo e no exercício da sua actividade política, de acompanhar e servir de suporte, a todas as práticas de governação, que reconhecidas como de excelência, fazem mais e melhor, pela cidade e pelas pessoas.

É neste sentido que temos vindo a criar uma relação com todos aqueles que fazem parte da sociedade civicamente participati-va, que temos vindo progressivamente a enraizar-nos no tecido social da cidade, e ao adoptarmos novas formas de comunicar e trabalhar, temos procurado valorizar a militância que é acti-va, solidária e sobretudo enfocada no melhor para Lisboa. Com o capital humano e político obtido por toda esta congregação de

forças e saberes, e tendo por base a Convenção Autárquica de 2010, que teve como tema a Educação, decidiu o pS Lisboa pro-mover este ano, uma nova Convenção Autárquica.

O contexto socioeconómico que o país atravessa neste momento é difícil.

O que levou à escolha do tema da Convenção Autárquica deste ano “Lisboa – Cidade Competitiva e Inovadora”. porque para in-verter o ciclo económico em que estamos, e que a governação de direita parece querer agravar, é necessário adoptar medidas de competitividade e inovação, que não impliquem necessariamen-te o agravamento de medidas fiscais, a precariedade do mercado de trabalho, e o liberalismo económico fanático e selvagem. É neste campo, que a governação do partido Socialista na Câ-mara Municipal de Lisboa tem estado na vanguarda, com adop-ção de politicas, projectos e um intenso debate, que pretendem tornar Lisboa, cidade criadora de emprego, riqueza e bem-estar.

Com painéis dedicados à competitividade, à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à criatividade, a Convenção Autárquica, é também o momento escolhido para um balanço da actuação do partido Socialista na Câmara Municipal de Lisboa e na Assem-bleia Municipal de Lisboa. Este é também o momento apropriado para acolher os novos militantes do pS, com uma cerimónia pre-parada para esse efeito.

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa DoSSIErpágINA 16 |

Page 17: Newsletter nº 12 do PS Lisboa

convenção autarQuica 2011Lisboa: cidade competitiva e inovadoraSábado, 8 de Outubro de 2011Instituto Superior de Ciências Sociais e políticas (ISCSp) - Ajuda

ProGrama

10:00 Sessão de Abertura• Hugo Xambre Pereira, presidente da Comissão Organizadora da Convenção• Hugo Lobo, Secretário-Coordenador do pS/Ajuda e Vogal da J.F. Ajuda• João Bilhim, presidente do ISCSp• diogo Leão, presidente da Concelhia de Lisboa da JS

10:20 unirLisboa – Balanço• Graça Fonseca, Vereadora da C. M. Lisboa • miguel coelho, Líder do grupo Municipal do pS

10:45 o Pdm como catalisador de uma cidade inovadora e sustentávelOrador: manuel Salgado, Vice-presidente da CML

11:20 Intervalo

11:30 pAINÉIS SIMULTANEOS

PaineL 1: Lisboa + competitivaORADORES:• Paulo carvalho, Director Municipal de Economia e Inovação • Pedro milharadas, Dirigente do projecto Iniciativa Lisboa• João vasconcelos, gestor do projecto Nova Incubadora de EmpresasMODERADORA: irene Lopes, presidente da Comissão Municipal para a Reforma Administrativa da Cidade, presidente da JF Santa Catarina

PaineL 2: Lisboa + Sustentável ORADORES:• Gonçalo ribeiro telles, professor Catedrático• João dias, projecto MobLisboa • antónio Frazão, Administrador da SimtejoMODERADOR: José Leitão, presidente da Comissão Municipal de Ambiente,

Mobilidade e Qualidade de VidaPaineL 3: Lisboa + empreendedoraORADORES:• tiago cid, Coordenador do programa Smart-LX • miguel alves, Assessor na Câmara Municipal de Lisboa • Julieta Sanches, presidente da Direcção da Cerci Lisboa - Empreendo-

rismo SocialMODERADOR: Jorge máximo, Autarca e Coordenador do programa Marvila-

-Empreendedora

13: 30 Almoço

15:00 apresentação do trabalho do “Laboratório de ideias” e da rede de parcerias do PS/Lisboa com estruturas partidárias socia-listas de cidades europeias e lusófonas

15:30 Lisboa + criativaORADORES: • inês Pedrosa, Escritora e Directora da Casa Fernando pessoa.• João Peres alves, presidente da Associação Santos Design District • carrilho da Graça, Arquitecto MODERADOR: duarte cordeiro, Deputado à Assembleia da República

16:45 recepção ao novo militante

17:00 Sessão de encerramento rui Paulo Figueiredo, presidente do pS/Lisboa antónio costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

DoSSIEr | págINA 17