no dia 9 de julho alto sertão i - renova energia · a renova, que foi patrocinadora máster da...

5
Nº 13, Ano 03, Agosto de 2013 No dia 9 de julho, o Complexo Eólico Alto Sertão I completou um ano de existência. O empreendimento que antes era um sonho, virou realidade. Uma realidade que ajuda a construir melhorias para as comunidades de Caetité, Guanambi e Igaporã. A chegada dos aerogeradores ao Alto Sertão mudou a vida de muita gente, inclusive de Dona Terezinha, que vocês conhecerão melhor nas páginas 4 e 5. Aproveite e mergulhe em mais uma leitura do nosso Circulador. Venha comemorar conosco, pois você também faz parte do ani- versário de um ano do Complexo Eólico Alto Sertão I. ALTO SERTÃO I COMPLETA UM ANO TERRITÓRIO DO SABER CHEGA AO MUNICÍPIO DE PINDAÍ. A REGIÃO JÁ RECEBE O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA Págs. 2 e 3 TERRITÓRIO DO SABER COPA ALTO SERTÃO DE MOUNTAIN BIKE CONFIRA TUDO O QUE ROLOU NA COPA ALTO SERTÃO DE MOUNTAIN BIKE. PREPARAMOS PARA VOCÊ, UMA TABELA COM OS CAMPEÕES DE TODAS AS CATEGORIAS Pág. 6 Págs. 8 CAMPANHA DE SEGURANÇA A DIREÇÃO DEFENSIVA É O TEMA DE SEGURANÇA ESCOLHIDO PARA ESTA EDIÇÃO DO CIRCULADOR. É IMPORTANTE QUE TODOS OS CONDUTORES TENHAM CONHECIMENTO SOBRE ESTE ASSUNTO Renova comemora a data junto com as comunidades

Upload: phungthuy

Post on 11-Nov-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: no dia 9 de julho aLto seRtão i - Renova Energia · A Renova, que foi patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que muito mais do que um torneio,

nº 13, ano 03, agosto de 2013

no dia 9 de julho, o Complexo Eólico Alto Sertão I completou um

ano de existência. O empreendimento que antes era um sonho,

virou realidade. Uma realidade que ajuda a construir melhorias

para as comunidades de Caetité, Guanambi e Igaporã. A chegada

dos aerogeradores ao Alto Sertão mudou a vida de muita gente,

inclusive de Dona Terezinha, que vocês conhecerão melhor nas

páginas 4 e 5.

Aproveite e mergulhe em mais uma leitura do nosso Circulador.

Venha comemorar conosco, pois você também faz parte do ani-

versário de um ano do Complexo Eólico Alto Sertão I.

aLto seRtão icoMPLeta uM aNo

TERRITÓRIO DO SABER CHEGA AO MUNICÍPIO DE PINDAÍ. A REGIÃO JÁ RECEBE O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA

págs. 2 e 3

teRRitÓRio do sabeR coPa aLto seRtão de MouNtaiN bike

CONFIRA TUDO O QUE ROLOU NA COPA ALTO SERTÃO DE MOUNTAIN BIKE. PREPARAMOS PARA VOCÊ, UMA TABELA COM OS CAMPEÕES DE TODAS AS CATEGORIAS

pág. 6 págs. 8

caMPaNHa de seGuRaNçaA DIREÇÃO DEFENSIVA É O TEMA DE SEGURANÇA ESCOLHIDO PARA ESTA EDIÇÃO DO CIRCULADOR. É IMPORTANTE QUE TODOS OS CONDUTORES TENHAM CONHECIMENTO SOBRE ESTE ASSUNTO

Renova comemora a data junto com as comunidades

Page 2: no dia 9 de julho aLto seRtão i - Renova Energia · A Renova, que foi patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que muito mais do que um torneio,

Lições, debatese enriquecimento cultural

Uma iniciativa promovida pela Renova Energia e já conhecida dos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã chegará pela primeira vez a Pindaí. O pro-grama Território do Saber levará novas ideias e de-bates às regiões que ficam no entorno do Comple-xo Eólico Alto Sertão II. O programa já foi realizado durante a implantação do Alto Sertão I, o que con-tribuiu na formação de valores sociais, ambientais e criação de hábitos saudáveis dos moradores locais. O Território se divide nos seguintes projetos: Educa-ção Ambiental, Educação Patrimonial, Educação em Saúde e Capacitação de Mão de Obra”.

O programa de Educação em Saúde será segmenta-do em oito subprogramas, que, dentre outras ações, desenvolverão atividades como prevenção da den-gue, prevenção e esclarecimentos sobre formas de contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Também serão desenvolvidas atividades nas redes de saúde e educação para colaborar com a capacitação dos agentes comunitários de saúde e edu cadores.

Já o programa de Educação Ambiental promoverá importantes debates junto à população, sobre te-mas importantes como a conservação de recursos hídricos, prevenção de queimadas e energia eólica no Alto Sertão baiano. O programa ainda selecionou escolas nos quatro municípios, onde professores se encontrarão com a equipe da Renova com o objeti-vo de incorporarem ações socioeducativas junto aos estudantes.

Na área da Educação Patrimonial, estão previstas duas etapas de capacitação em 2013: uma destinada a formação de professores e lideranças locais e ou-tra à avaliação da multiplicação do conhecimento. As oficinas serão realizadas em cinco escolas, que serão indicadas, e em cinco comunidades localizadas nas áreas de influência do empreendimento.

Para ficar mais informado sobre o programa de Ca-pacitação de Mão de Obra, veja na página ao lado a notícia sobre o curso de pedreiro que foi realizado em Pindaí.

a Renova eneRgia continua contribuindo para o desenvolvimento dos municípios onde estão localizados os Complexos Eólicos Alto Sertão I e II. No mês de junho, foi a vez dos moradores da zona rural de Pindaí terem a oportunidade de participar do curso de pe-dreiro, na área de construção civil, através do Programa de Qualificação de Mão de Obra, atividade que faz parte do Território do Saber.

O que chama a atenção no curso é a quantida-de de mulheres presentes nas aulas. Ao todo, 12 mulheres buscam o aprendizado em uma área quase sempre composta por homens. Outra situação interessante é que a empresa, mais uma vez, levou em conta o lado social de todo o estudo. Os alunos receberão aulas de Formação Cidadã e Empreendedorismo, Saúde e Segurança no Trabalho, Raciocínio Lógico Matemático, Técnicas de Construção/Pedreiro e Interpretação de Projetos.

A ideia é que o estudante/trabalhador apresen-te ao final do curso um conhecimento de ou-tros temas que envolvam a sua profissão, como trabalho em equipe, causas e consequências de acidente no trabalho, noções de cidadania, cálculo de volume e área, ferramentas básicas, responsabilidade socioambiental e representa-ção de projeto arquitetônico (portas, janelas, paredes, mobiliários, entre outros). Os alunos também participaram de aulas práticas, que possibilitaram a reforma da sede da Associa-ção de Moradores de Cubículo. Confira as fotos ao lado.

quaLificação de Mão de obRaem Pindaí

Informativo o ciRcULaDoR

Ao todo, o curso terá duração de 160 horas/aula.

Renova inicia

A Renova convida os moradores dos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí a partici-parem das atividades promovidas pelo progra-ma Território do Saber. Acompanhe mais notí-cias aqui, no seu Circulador.

Informativo o ciRcULaDoR

2Pág. Pág.

3

Page 3: no dia 9 de julho aLto seRtão i - Renova Energia · A Renova, que foi patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que muito mais do que um torneio,

o maioR compLexo eóLico Da amÉRica Latina comple-tou um ano de existência no dia nove de julho. A obra que teve início no primeiro semestre de 2011, e foi entregue em julho de 2012, apresentou à região do Alto Sertão baiano e demais localidades do Brasil e do mundo, o Complexo Eólico Alto Ser-tão I, empreendimento da Renova Energia.

Localizados nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, os parques da Renova mudaram o cotidiano e a vida dos moradores locais. Nasceram programas, projetos, ações e medidas foram tomadas com o objetivo de manter uma relação ética, de diálogo constante com as comunidades dos três municípios que abriram suas portas para um espaço com 14 parques eólicos.

Daqui para frente quero passar o tempo arrumando minha casa. Era um sonho que eu tinha.”

aLto seRtãocomemora um ano de Complexo Eólico

Uma das pessoas que teve sua vida modifi cada desde a che-gada da Renova foi Dona Terezinha. Como ela diz de forma descontraída e verdadeira, “através do aerogerador da Reno-va ganhei uma casa nova”. A história da moradora do Alto Sertão começa em 2008, quando ela foi procurada por uma equipe da empresa para que um aerogerador pudesse ocupar, de forma regular, o espaço de sua terra.

De lá para cá, a própria Dona Terezinha nos conta o que acon-teceu com vários moradores da região. “Mudou muita coisa. A casa hoje é outra, nova, ganhei todos os móveis. Todo fi nal de mês eu tenho meu dinheiro, faço minha reserva e ainda ajudo meu fi lho”.

Os números do Alto Sertão I

1,3 mil

294,4MW

150 km

14

3,900

184

14

18

68km

funcionários na épo-ca da construção

empregos gerados, entre diretos e indi-retos na época da construção.

geradores de 1,6MW com cada parque gerando até 30MW

Todos os parques do complexo tiveram sua energia comercializada.

meses foi o tempo de construção

de vias de aces-so pavimentadas

de capaci-dade insta-lada

de área ocupada

de julho de 2012 foi a data de entrega. Desde essa data, todos os parques es-tão prontos para entrar em operação

parques eólicos estão localizados nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi

Dona Terezinhamoradora da região

sonho que eu tinha.”

Informativo o ciRcULaDoR Informativo o ciRcULaDoR

4Pág.

Page 4: no dia 9 de julho aLto seRtão i - Renova Energia · A Renova, que foi patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que muito mais do que um torneio,

o compLexo eóLico aLto SeRtão i foi palco de uma grande festa no dia 14 de julho. A Renova abriu as portas do seu empreendimento, nos mu-nicípios de Caetité e Guanambi, para receber a 1ª Copa Alto Sertão de Mou-ntain Bike XCO. Foi a primeira vez que uma competição Mountain Bike foi realizada dentro de um parque eólico no Brasil. O evento teve participação intensa do público nas 12 categorias que estavam em disputa.

O campeão da categoria Elite, William Bispo, destacou as boas trilhas e um fator previsível, mas bem intenso nos 9 km de percurso. “Teve mo-mentos em que o vento não deixava a bike ir para frente. Mesmo nas des-cidas, a gente tinha que usar a força para conseguir avançar. Temos que ter outras provas aqui”, disse.

A Renova, que foi patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que muito mais do que um torneio, a iniciativa deu oportunidade a atletas da região, que tiveram inscrição gratuita, e ainda movimentou a economia e o turismo dos municípios de Caetité, Guanam-bi e Igaporã. A prova arrecadou 200 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição local.

Feminino – Cristiane Duque

Categoria Sub 30 – Daniel Alves Teixeira

Iniciante – Lázaro Macedo

Júnior – Anderson Pinto

Juvenil – Rafael Souza

Master A1 – Anilton Marques da Rocha

Master A2 – Edmilson Rodrigues Santos

Master B1 – Aécio Ferraz Alves Flores

Master B2 – Antônio César Santos da Rocha

Master C – Dorivaldo Correia de Abreu

Open – Michel da Silva de Abreu

“bikes”invadem Parque Eólico

Os campeões

Temos certeza que o sucesso da realização da Copa Alto Sertão trará outras competições para a nossa região, ajudando a divulgar às localidades e seus atrativos culturais” afirmou Ney Maron, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Renova Energia.“

status da obRa

Pág.

7

Informativo O CIRCULADOR

Pág.

Informativo o ciRcULaDoR

6

Page 5: no dia 9 de julho aLto seRtão i - Renova Energia · A Renova, que foi patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que muito mais do que um torneio,

Diretoria de Sustentabilidade e Comunicação: Ney Maron / Gerente de Meio Ambiente: Bruna Napoli Gerente de Sustentabilidade: Luciana Gutmann Gerente de Comunicação: Josy AlvesCoordenador de Comunicação: Márcio Douglas / Comunicóloga: Isabela BrittoJornalista Responsável: Alexandre Oluchi - DRT 29.238/RJProjeto Gráfico: Luciano Robato / Editoração, Diagramação e Ilustrações: P55 ComunicaçãoFotos: Marisa Vianna / Arquivo - Renova EnergiaGráfica: ContrasteTiragem: 4.000 exemplares

esta é uma publicação da Renova eneRgia. Rua Barão de caetité, 393. 1° andar. tel. (77) 3454-3015 - www.renovaenergia.com.br

apoio

defeNsiVa JÁ!diReçãoPessoal, hoje falaremos sobre um im-

portante assunto que todos os condu-

tores de carros e motos devem saber:

a DIREÇÃO DEFENSIVA. O ato de di-

rigir defensivamente é caracterizado

pela condução de veículo automotivo

de forma a evitar a ocorrência de aci-

dentes, mesmo que outros motoristas

estejam dirigindo de forma incorreta

ou imprudente e das condições ad-

versas que encontramos nas estradas

e pistas da região. Portanto, em uma

área de obras, ao ver um caminhão, ao

ver animais, ao dirigir em dia chuvoso,

reduza a velocidade e dirija com segu-

rança. Respeite o trânsito, dirija de for-

ma defensiva.