nome científico: rosmarinus officinalis família: labiatae originário

22
8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 1/22

Upload: junior

Post on 30-May-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 1/22

Page 2: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 2/22

Page 3: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 3/22

 AlecrimOriginário da Europa, trata-se de um arbusto perene, com até 2m de

altura, facilmente encontrado em solos pedregosos. Suas folhas sãolineares, estreitas e opostas, de coloração verde na parte superior dolimbo e esbranquiçadas na inferior com pêlos bem finos. As flores sãoazul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares do tipo cacho.

CultivoClima: Desenvolve-se muito bem em qualquer clima, com preferênciapara os temperados quentes, e não gosta de clima muito frio nemventos fortes.Luminosidade: Bastante sol ou muita luminosidade.Solo: Secos e arenosos, mas bem drenados.Propagação: Por estacas ou sementes. As estacas, de 15cm, devemser enterradas em local com bastante luminosidade, mas não com sol

direto.Indicações TerapêuticasBom para os rins e vesícula, bem como para o equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boacirculação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação,combate gota, anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendadospara aliviar aftas, estomatites e gengivites.Modo de usarFolhas, por decocção: Balsâmico, regula a secreção biliar, estimulante estomacal, tônico, dispepsia,debilidade cardíaca, febres tifóides, tosse, gases intestinais, asma, bronquite, coqueluche, pressãoalta, pâncreas, estresse, dores de cabeça. Uso externo por fricção: Caspa e queda de cabelos.

Nome científico: Rosmarinus OfficinalisFamília: LABIATAE

Planta perene com cerca de 60cm de altura, originária da Ásia e daÁfrica. Galhos muito ramificados, folhas opostas, ovais, de cor verde-clara. Suas flores são brancas e levemente rosadas, dispostas eminflorescência tipo espiga. Possue sementes pequenas pretas.

CultivoClima: Prefere clima subtropical, ou seja, quente e úmido. Nãotem resistência a geadas.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Rico em matéria orgânica. Para isso, use 3,0 Kg/m2 decomposto orgânico.Propagação: Estaquia na água. Basta retirar os galhos e deixá-losmergulhados na água até brotar as raízes.

Indicações TerapêuticasAs folhas são ricas em vitamina A e C. São indicadas para os casos de ardor ao

urinar. . Boas para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Além disso,auxiliam na boa circulação, pele e dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajudam

a fazer a digestão e afastam a fadiga. Servem como uma excelente pomadaantibacteriana.Modo de usarGargarejos: Amidalite e aftas. Folhas e sementes, por infusão: Estimulante, carminativo, diurético,doenças das vias respiratórias, bronquites, gripes e resfriados, antiespasmódico, combate vômitos.Angina, dispepsia, amidalite, rins, catarros, cãibras do estômago.

 AlfavacaNome científico: Ocimum spFamília: LABIATAE

Page 4: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 4/22

Erva européia, de 30 a 60cm de altura, com cauleestirado com flores violetas dispostas em círculos. Épreciso cautela para não confundi-la com o Alecrim.

CultivoClima: Temperado quente.Luminosidade: Extremamente resistente ao sol pleno.Solo: Árido e calcário.Propagação: Por sementes ou estacas.

Indicações TerapêuticasDores de cabeça, enxaqueca, gota, flatulência, náuseas,

pressão alta, congestão linfática, problemas digestivos emenstruais, tosse, problemas respiratórios, depressão,dores reumáticas e problemas circulatórios.Modo de usarPlanta toda, por infusão: Laringite, faringite, coqueluche.Antiespasmódico, combate cólicas, gases e indigestão,distúrbios gástricos, anúria, amenorréia, apoplexia,asma, afecções do fígado e do baço, cãibras, dores decabeça, enxaqueca, nevralgias, hipocondria, inapetência, icterícia,nervosismo, reumatismo.

 AlfazemaNome científico: Lavandula officinalis.Família: LABIATAE

 AnadorNome científico:   Justicia pectoralis JacqFamília: ACANTHACEAE

Originária da América do Sul, rastejante , pode atingir de 40 a70cm de altura. Possui folhas aromáticas, opostas, de 3 a 11cmde comprimento. Suas flores são pequenas, róseas ou azuladase agrupadas e seu fruto é do tipo cápsula, pequeno e marrom.

Cultivo

Clima: Tropical e subtropical.Luminosidade: Meia-sombra.Solo: Úmido, bem drenado e rico em matéria orgânica.Propagação: sementes.

Indicações TerapêuticasPrincipalmente como bronco-dilatador, antiinflamatório eanalgésico. Empregada como xarope para asma, tosse, bronquitee chiado no peito.

Modo de usarAs folhas, utilizadas por decocção ou infusão, podem serempregadas contra dores de estômago, cólicas, febres e vômitos.

Page 5: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 5/22

 ArnicaNome científico:  Arnica Montana L.Família: COMPOSTAS

De 20 a 60cm de altura, perene, caule floral ereto com floresamarelo-alaranjadas em grandes capítulos isolados. Cheiroaromático, sabor amargo.

CultivoClima: Tropical.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Solos ácidos.Propagação: Sementes ou divisão de touceiras.

Indicações TerapêuticasPor ser uma planta venenosa, deve ser preparada comcuidado. Sua tintura só é usada externamente em casos decontusões e traumatismos. É aconselhável apenas o usoexterno.Modo de usarFolhas, por infusão, para uso externo: Torções, golpes,antiinflamatório, furúnculo, lumbago, edemas, hematomas.

 ArrudaNome científico: Ruta graveolen L

Família: RUTACEAE

Subarbusto que forma touceiras e atinge até 1,5m de altura.Possui folhas carnosas de coloração acinzentada, com floresmiúdas de cor amarelo-esverdeada.

CultivoClima: Se adapta bem a qualquer clima.

Luminosidade: Sol pleno.Solo: Pobre, pedregoso, seco, bem drenado, rico em matériaorgânica. Responde à adubação nitrogenada em cobertura.Propagação: Sementes e estaquia de ramos novos.

Indicações TerapêuticasRepelente de insetos e ratos, a planta não deve ser ingerida,pois é altamente tóxica. Mulheres grávidas também nãodevem usá-la, pois é abortiva e causa confusão mental,convulsões e dores violentas nos intestinos. Seu uso deveser restrito ao externo sob forma de cataplasmas parapernas varicosas ou alívio de dores de ciática (passandoantes óleo para não irritar a pele).

Modo de usarUso externo: Folhas, por infusão (20g para 1 litro de água): Micose, sarna, piolhos. Cataplasma:Varizes, flebites, abscessos. Embora tenha ação estimulante, antiespasmódica, emenagoga eestomáquica, a arruda é considerada uma planta potencialmente perigosa e sua ingestão, por infusãodas folhas, deve ser moderada. Não deve ser ingerida após as refeições, por ser emética.

Page 6: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 6/22

 BabosaNome científico:  Aloe vera (L.)Família: LILIACEAE

A babosa é uma planta originária da África, lenhosa com folhas grandes ecarnudas. As flores são tubulosas nos tons que vão do vermelho ao amarelo.

CultivoClima: Regiões quentes e semi-áridas. É sensível a geadas.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Não tolera solos encharcados e exige solo fértil e rico em nutrientes.Propagação: Brotações e estaquia de folhas.

Indicações TerapêuticasÉ excelente regeneradora da pele e dos cabelos. Também empregada contravermes intestinais, prisão de ventre, problemas menstruais, problemasestomacais, feridas e queimaduras, psoríase, eczemas e reumatismos.Modo de usarUso externo: Suas folhas e, principalmente, seu suco são emolientesquando aplicadas topicamente sobre inflamações, curando queimadurassem deixar cicatrizes, erisipelas. A planta tem poder regenerativo da pele.Folhas, por decocção - aplicação ou fricção: Fortificante do couro cabeludo,cicatrizante, hemorróidas, repelente de mosquitos, amaciante dos cabelos.Restaura a pigmentação da pele, além de ser anestésico e anti-séptico.

 BálsamoNome científico: Cotyledon orbiculata L.Família: CRASSULACEAE

Originária da África do Sul, trata-se de um arbusto perene, de pequeno porte e carnoso. Possuiramos lenhosos de onde saem folhas verde brilhantes ou cinzas, suculentas e arredondadas comdiâmetro de 5 a 7cm. Possui flores laranjas ou avermelhadas.

CultivoClima: Qualquer ambiente, mas prefereclima seco e quente.Luminosidade: Meia-sombra e sol pleno.Solo: Areno-argiloso, leve e bem drenado.Deve colocar composto orgânico a 5Kg/m2.Propagação: Por estaquia em localdefinitivo.

Indicações TerapêuticasAnalgésica, antiinflamatória, cicatrizante,digestiva, vermífuga.O chá das folhas é usado no tratamentoda gota, dores de cabeça e de dente e paraexpulsar vermes intestinais. A planta é

utilizada ainda como cataplasma notratamento de dores de ouvido.

Modo de usarPode-se comer as folhas cruas para gastrite e úlceras no estômago. Outras formas como chá ecataplasma também são utilizadas.

Page 7: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 7/22

 Boldo AfricanoNome científico: Plectranthus barbatusFamília: LABIATAE

Originário da África, subarbusto que pode atingirde 1 a 2m de altura, perene, caule sublenhoso eramificado, folhas opostas, aveludadas. As flores,de cor verde-escura, agrupam-se eminflorescências.

CultivoClima: Temperado, subtropical e tropical.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Ácido e rico em matéria orgânica.Propagação: Estacas.

Indicações TerapêuticasMuito usado para os problemas digestivos, especialmente a azia, afecções hepáticas e biliares,favorecendo a digestão, dispepsia e contra ressaca alcoólica.Modo de usarFolhas por infusão: problemas digestivos e estimulantes da vesícula biliar.Maceração com água deixando descansar por 30 minutos: para dores de estomago.

CalêndulaNome científico: Calendula officinalis LFamília: ASTERACEAE- (COMPOSITAE)

A planta originária do Egito é anual de caule robusto eanguloso com folhas denteadas. Atinge de 20 a 50cm dealtura.

CultivoClima: Resiste bem a geadas e secas, mas prefere clima

temperado e ameno.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Rico em nutrientes e matéria orgânica, bem drenadoe com pH 6,0-7,0.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasAnti-seborréica, anti-séptica, antialérgica, antiinflamatória,calmante, Cicatrizante, emoliente, refrescante, tônica.Utilizada nas inflamações nas mucosas da boca e garganta,úlceras, gastrite, úlcera duodenal, problemas na produçãoda bile, feridas e psoríase.

Modo de usarFolhas, por infusão: regulariza o ciclo menstrual; úlceras gastroduodenais, varizes e icterícia. Usoexterno, socando-se as flores e folhas até se obter uma pasta: Feridas, queimaduras, frieiras,contusões, ulcerações da pele e mucosas, cicatrizante, inflamações purulentas, verrugas.

Page 8: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 8/22

CamomilaNome científico: Matricaria chamomilla LFamília: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Originária do norte da África é uma planta anual,de searas, acostamentos e terrenos baldios. Eretae muito ramificada chega até 50cm de altura.Folhas alternas verde-claras com flores centraisde corola tubulosa amarela com pétalas brancas.

CultivoClima: Temperado com temperatura abaixo de 20 graus, não tolera calor e seca por muito tempo.Resistente a geadas.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Fértil e permeável. Recomenda-se 5,0Kg/m2 de composto orgânico.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasRe-hidratação oral, cólica uterina, cólica do recém-nascido e conjuntivite.Modo de usarFolhas, por infusão: Antiespasmódico, má digestão, cólicas, cistite, dores de estômago, diarréiasinfantis, verme, dentição, calmante, náuseas e baixa a febre, dores musculares, tensão menstrual,insônia. Misturada ao chá de hortelã, combate gripes e resfriados.Planta inteira, por infusão, em uso externo: queimaduras solares e eczemas.

Cana do brejoNome científico: Costus spicatus Swartz Família: ZINGIBERACEAE

Planta nativa do Brasil, herbácea de hastescilíndricas que chega a medir de 80cm a 1,5m.Suas folhas são verde-escuro e as flores sãoamarelas e agrupadas em inflorescências dotipo espiga.

Cultivo

Clima: Tropical.Luminosidade: Meia-sobra.Solo: Rico em matéria orgânica e de preferência bemúmidos.Propagação: Divisão de touceira.

Indicações TerapêuticasO suco das hastes diluído em água é usado contradoenças venéreas. A haste e o rizoma secos, em pó,são empregados em cataplasmas adstringentes queservem para curar hérnias. Em infusão ou decocção,atua contra dores, cálculo renal, dificuldades paraurinar, leucorréia e febres.

Modo de usarPlanta toda, por decocção: Bexiga, rins e uretra,cistite com dores e dificuldade de urinar, micçãosanguinolenta, gonorréia, pedras na bexiga.

Page 9: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 9/22

CânforaNome científico: Cinnamomumcamphora (L.) J. Presl Família: LAURACEAE

Originária da Ásia pode alcançar até 30mde altura, com ramos de coloração marrom-amarelado. As folhas são elípticas, alternase têm entre 6 e 10cm de comprimento. Asflores têm coloração amarelo-esbranqui-çado e os frutos são escuros, quase pretos.

CultivoClima: Quente e úmido sem muitasvariações de temperatura.Luminosidade: Sombra ou meia-sombra.Solo: Arenoso e bem drenado.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasAnalgésica, anódina, anti-helmíntica, anti-séptica, antidepressiva, antiespasmódica, diaforética,estimulante cardíaco, expectorante, sedativa, tranqüilizante.Modo de usarUso externo - tintura das folhas com álcool: para contusões musculares.Inalação: para problemas respiratórios.

Capim-limãoNome científico: Cymbopogun citratus (DC.)Stapf Família: GRAMINEAE

Planta cespistosa formando touceirasgrandes e densas de até 2m. As folhassão verde-claras, alongadas, de texturaáspera, finamente estriadas, com bordaslisas e cortantes.

CultivoClima: Prefere climas quentes comchuvas bem distribuídas. Não resiste ageadas, porém rebrota na primavera.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Drenado e fértil.Propagação: Divisão de touceiras.

Indicações TerapêuticasCombate à insônia, para melhorar asdores de músculos doloridos, contragases abdominais, cólicas uterinas e

intestinais, afecções nervosas, dores dagripe, resfriados, tosse, catarro edisfunções gástricas.Modo de usarFolhas, por infusão: Bronquite, resfriado, tosse. Antiespasmódico, gases, digestivo, analgésico ecalmante. Uso externo: Fungicida e antibacteriano.

Page 10: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 10/22

CapuchinhaNome científico: Tropaeolum majus LFamília: TROPAEOLACEAE

Originária do Peru é uma planta de porte herbáceo,prostrada e de ciclo perene. O caule é suculento eretorcido. Suas folhas são verde-claras de formatoarredondado. Possui flores avermelhadas commanchas escuras no seu interior.

CultivoClima: Quente.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Aerado rico em matéria orgânica e bemdrenado.Propagação: Divisão de raízes ou sementes.

Indicações TerapêuticasAnticaspa, antiescorbútica, digestiva, diurética, expectorante, fungicida,sedativa, tônica. Usada para falta de apetite, impureza no sangue, escorbuto,tosse, insônia, retenção de líquidos e problemas digestivos.Modo de usarUso externo - compressa das folhas: na pele para dermatoses e sarna.

CarquejaNome científico: Baccharis trimera (Less.) D.C.Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Nativa do Brasil é um arbusto ereto que atinge entre 80cm e1,2m de altura. As folhas são substituídas por listras aladas, comomembranas verdes, que acompanham as hastes em toda a suaextensão vertical. As flores amarelas nascem agrupadas emcapítulos, formando pequenas bolas.

CultivoClima: Se adapta bem a qualquer clima.Luminosidade: Sol moderado a pleno.Solo: Adapta-se a uma grande variedade de solos.Propagação: Sementes ou estacas.

Indicações TerapêuticasÉ digestiva, diurética, emoliente, hepatoprotetora, hipoglicêmica,tônica.Modo de usarFolhas, por infusão: Inflamação das vias urinárias, má digestão,má circulação do sangue, icterícia, diabete, febre, anemia, cálculosbiliares, diarréia, gota, intestino e fígado, reumatismo, afta,

faringite.Em gargarejos: Afecções da garganta.

Page 11: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 11/22

Catinga de

  MulataNome científico: Tanacetum vulgare LFamília: ASTERAGAE (COMPOSITAE)

Originária da Europa é uma planta perenede 0,6 a 1,2m de altura, caule ereto,inflorescência em capítulos florais amarelos.

CultivoClima: Clima temperado. É sensível a seca.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Arenoso, mas bem drenado.Propagação: Sementes e divisão de raízes.

Indicações TerapêuticasParasitas, histeria, problemas nos rins,afecções nervosas, problemas menstruais, flatulência, gota, epilepsia e dores reumáticas.Modo de usarInfusão das folhas: para dores reumáticas.

CavalinhaNome científico: Equisetum arvense L.Família: EQUISETACEAE

Originária da Europa, planta perene de 20 a 65cm de altura. Possui doistipos de caules ocos: um fértil e outro estéril. O caule fértil desenvolve-seprincipalmente na primavera, é curto, de coloração branco-amarelada nabase e vermelha na ponta, constitui-se de uma inflorescência na forma de

espiga nas extremidades dos ramos.CultivoClima: Se adapta bem a qualquer clima.Luminosidade: Meia-sombra ou sol moderadamente.Solo: Qualquer solo.Propagação: Divisão de touceiras.

Indicações TerapêuticasIncontinência noturna em crianças, eliminação de substâncias tóxicas noorganismo, edemas, problemas de inflamação e infecção por bactérias notrato urinário, tratamento de feridas de difícil cicatrização, maufuncionamento dos rins e conjuntivite.

Modo de usarFolhas e hastes, por infusão: Obesidade, diurético, afecções dos rins ebexiga, hemoptises, epistaxis (sangue pelo nariz). Eficiente nas doençasdos pulmões.

Page 12: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 12/22

CebolinhaNome científico:   Allium schoenoprasum L.Família: LILIACEAE

Planta de porte herbáceo que produz um bulbo tunicadoe arredondado. As folhas que partem do bulbo sãocilíndricas, formando uma haste oca. As flores sãoestéreis de coloração esbranquiçada e agrupadas emglobos que partem de uma haste floral.

CultivoClima: Ameno.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Bem drenado e rico em nutrientes.Propagação: Sementes ou divisão de touceiras.

Indicações Terapêuticas

Problemas digestivos, mau funcionamento dos rins ehipertensão arterial.Modo de usarInfusão das folhas: para gripes e resfriados.

CitronelaNome científico: Cymbopogon nardus (L.)Rendle

Família: POACEAE (GRAMINEAE)

Originária da Ásia é eficiente contra os insetos.Planta herbácea, perene, que atinge cerca de1,5m de altura. As folhas são verdes, longas esimples.

CultivoClima: Quente.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Arenoso ou de textura argilosa.Propagação: Divisão de touceiras.

Indicações TerapêuticasAnti-séptica, aromática, desodorante, fungicida,repelente.

Page 13: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 13/22

CoentroNome científico: Coriandrum sativum L.Família: APIACEAE (UMBELLIFERAE)

Originária da região sul da Europa, é uma plantade porte herbáceo, ciclo anual e que pode atingiraté 1m de altura. As folhas são alternas, pinadase de coloração verde-brilhante. As flores, decoloração branca ou rósea. O fruto é de coloraçãovermelha a marrom.

CultivoClima: Temperado quente.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Leve e rico em matéria orgânica.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasAcidez e dilatação estomacal, congestão no fígado, fome nervosa, má digestão, espasmos e impurezasno sangue.Modo de usarFrutos secos, por infusão: Males do fígado, antiespasmódico, gases, sudorífico, febre, sedativo,estomáquico, histeria.

ConfreiNome científico: Symphytum officinale L.Família: BORAGINACEAE

Erva vivaz, com caule de 40 a 80cm ereto e ramoso.As folhas são grandes, de formato agudo, desuperfície ligeiramente ondulada. As flores são decoloração amarela ou violeta, grandes e tubulosas.

Cultivo

Clima: Temperado a frio, resistente a geadas.Luminosidade: Sombra.Solo: Úmido, mas não encharcado.Propagação: Divisão de touceiras e estaquia deraízes.

Indicações TerapêuticasAdstringente, antiinflamatória, calmante,cicatrizante, emoliente, hidratante, higienizante,regeneradora celular.

Modo de usarUso externo, cataplasma das folhas por decocção:

Inflamações, reumatismo, tromboflebites, afecçõesda pele, micoses, dermatites, espinhas, hemostático.

Page 14: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 14/22

 EndroNome científico:   Anethum graveolens L.Família: APIACEAE (UMBELLIFERAE)

Originário da Ásia Menor e já era conhecido pelos gladiadoresromanos que antes da luta passavam este óleo essencial. Trata-se de uma erva e mede de 20cm a 1m de altura. O caule é finoe as folhas são filiformes e pecioladas. As flores são agrupadase têm coloração amarela. Semente de coloração marrom quandomadura. As sementes são muito aromáticas, de cheiro forte,fresco e picante.

CultivoClima: Temperado.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Prefere os solos áridos e arenosos.Propagação: Sementes e não plante funcho (erva-doce)próximo, pois, como são parentes próximos, pode havercruzamento das espécies.

Indicações TerapêuticasAntiespasmódica, antiinflamatória, carminativa, depurativa, digestiva,diurética, estimulante, estomáquica, supurativo. Estimula o aparelho digestivoe elimina gases intestinais. É um dos principais remédios naturais contra aflatulência (gases).Modo de usarAs sementes em infusão ajudam a combater cólicas, inclusive cólicas embebês, acidez estomacal e insônia.

 EstragãoNome científico:  Artemisia dracunculus Hook. f.Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Erva do sudeste da Europa é usada para aromatizar a mostarda,além de compor os temperos conhecidos como ervas de Provence,ervas finas e bouquet garni. Planta perene que pode chegar a 1mde altura, de caule herbáceo, ereto, ramificado e cilíndrico e que

cresce formando touceiras. As folhas, pequenas e estreitas, sãocarnosas e de coloração verde-oliva. As flores são pequenas, brancasou verde-esbranquiçadas, compostas de pequenas espigas axilares,com florões amarelados.

CultivoClima: Ameno.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Fértil, areno-argiloso e bem drenado.Propagação: Divisão de touceiras.

Indicações TerapêuticasAperiente, carminativa, digestiva, estomáquica, vermífuga.Modo de usarA infusão das folhas é indicada contra cólicas menstruais.

Page 15: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 15/22

 FunchoNome científico: Foeniculum vulgare MillFamília: APIACEAE (UMBELLIFERAE)

Originário da Europa meridional é uma herbáceaaromática, de ciclo perene com caule ramoso. Medede 80cm a 2m de altura e suas folhas são verde-azuladas brilhantes. Com flores pequenas amarelas.O fruto é de coloração cinzenta. É popularmenteconhecida como erva-doce.

CultivoClima: Temperado frio a tropical.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Bem drenado de textura areno-argilosa, ricoem nutrientes, úmido, leve.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasDesordens gastrintestinais, flatulência, má digestão,catarro nas vias respiratórias, anemia, abscessos,asma, baixa produção de leite pelas lactantes,diarréia, efeitos colaterais da quimio e radioterapia.Modo de usarPlanta toda, por infusão: Carminativa, balsâmica,cólica das crianças, diurética, digestiva.

Nome científico: Mikania glomerataFamília: ASTERACEAE(COMPOSITAE)

Nativa da América do Sul é umatrepadeira perene, com caule

volúvel de ramos lenhosos. Atingeaté 1,2m de altura. As folhas sãoopostas e ovais.

CultivoClima: Não se desenvolve em lugares com muita sombra, prefere clima subtropical e temperado.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Rico em matéria orgânica.Propagação: Sementes ou estacas.

Indicações TerapêuticasAnti-reumática, anti-séptica, antiinflamatória, antimicrobiana, aromática, broncodilatadora,cicatrizante, conservante, depurativa, estimulante, estomáquica, expectorante, febrífuga, sedativa,

sudorífera, tônica.Modo de usarFolhas, por infusão: Afecções do trato respiratório, tosse, bronquite, expectorante, bronco-dilatador,artrite, úlceras, malária, rouquidão, asma, nevralgia, artritismo, reumatismo.

 Guaco

Page 16: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 16/22

 GuinéNome científico: Petiveria alliacea L.Família: PHYTOLACCACEAE

Nativa do Brasil, herbácea perene, que atinge de 1a 4m de altura. Possui folhas pontiagudas dispostasem ramos de modo alternado, flores pequenas decor branca reunidas em formas de espigas. Possuiforte cheiro de alho. Sua ingestão não érecomendável.

CultivoClima: Tropical.Luminosidade: Meia-sombra.Solo: Bem drenado e rico em nutrientes.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasPor suas propriedades analgésicas, é indicada paraafecções da cabeça e da vista, mas apenas em usoexterno, na forma de compressas. Há indicações deuso contra falta de memória, reumatismo, paralisia, dor de dente, dor de garganta e estados nervosos,mas seu uso interno deve ser evitado por ser extremamente tóxica.Modo de usarCataplasma: Reumatismo.

 HortelãNome científico: Mentha piperita L.Família: LABIATAE

Nativa da Europa e Norte da África tem cicloperene e atinge até 80cm de altura. Suas folhassão opostas e de formato oval. Possui bordasserrilhados, ponta aguda e base arredondada.As flores têm coloração violeta e são agrupadas

em inflorescências do tipo espiga.CultivoClima: Temperado, não gosta de clima muitoquente.Luminosidade: Sol pleno.

Solo: Textura argilo-arenosa, rico em nutrientes, bem drenado e com pH não ácido.Propagação: Estaquia de ramos jovens.

Indicações TerapêuticasFadiga geral, má digestão, flatulência, vômitos e enjôos na gestação, intoxicações, asma, bronquite,sinusite, dores de dente, nevralgia facial, vermes intestinais (giárdia e tênia).Modo de usar

Folhas, por infusão: Vermífugo, calmante, tônico estomacal, estimula as funções gastrintestinais,dispepsias e afecções crônicas do fígado, cólicas intestinais e hepáticas, aumenta a produção ecirculação da bílis, afecções das vias urinárias, prisão de ventre, asma, bronquite, tosse, gripe,resfriados e febres.Gargarejos: Dor de garganta.Cataplasma: Picada de insetos, dores de cabeça e nas juntas.

Page 17: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 17/22

  JurubebaNome científico: Solanum paniculatum L.Família: SOLANACEAE

Originária do Brasil, é um arbusto de até4m de altura, com espinhos no caule. Sãoplantas de sexos separados: as plantasfemininas são mais altas, com folhasmaiores e produzem os frutos. As folhassão verde-escuras na face superior everde-claras na inferior. O fruto, emcachos, é uma baga esférica, de coloraçãoamarelada.

CultivoClima: Do tropical ao temperado.Luminosidade: Sol pleno.Solo: De textura arenosa e leve.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasTem função digestiva e é indicada como desopilante do fígado. É boa para falta de apetite.Modo de usarRaízes e frutos, por decocção: Febres intermitentes, hepatite, icterícia, doenças do fígado em geral,inflamação no baço, tumores do útero e do abdome, cólica, diurético, estimulante, tônico.Suco dos frutos: Estômago e baço.Cataplasma: Úlceras.

  LosnaNome científico:   Artemisia absinthium L.Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Nativa da Europa é uma planta arbustiva queatinge até 1m de altura, com folhas bemrecortadas, de cor verde-acinzentadas na facesuperior e esbranquiçadas na face inferior. Asflores agrupam-se em inflorescências do tipocacho com coloração amarelada.

CultivoClima: Temperado.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Textura areno-argilosa.Propagação: Touceiras ou estaquia de galhos.

Indicações TerapêuticasCombate vermes intestinais, como a lombriga e o oxiúro, estimula o apetite e combate anemias,

ajuda a regularizar o funcionamento do estômago, rins, bexiga e fígado.

Modo de usarFolhas, por infusão: Azia, febre, envenenamentos, vermífugo, diabete, perturbações do estômago edo fígado, prisão de ventre, obesidade, cólicas, sinusite, coriza, anemia, nervosismo.

Page 18: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 18/22

  MacelaNome científico:  Achyrocline Satureoides (Lam) DC Família: ASTERACEAE

Originária da América do sul, chega até 1,5m de altura, ramificada com caule coberto de pilosidadebranca. Folhas lineares e finas. Flores amarelo-douradas dispostas em capítulos. Fruto de coloraçãoparda.

CultivoClima: Adapta-se a climas amenos.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Não é exigente quanto ao solo.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasEficaz ação antibacteriana, analgésica, antiinflamatória, sedativa, imuno-estimulante, relaxantemuscular e antiespamódica. Seu chá é utilizado para distúrbios digestivos.Modo de usarFlores secas, por  infusão: Antiespasmódico, digestivo, antiinflamatório, nervosismo, irritabilidade,dor de cabeça.

  MalvaNome científico: Malva sylvestris L.Família: MALVACEAE

Nativa da Europa, chega até 1m de altura.Suas folhas são membranosas e inteiras.Suas flores são axilares, isoladas ouagrupadas, de coloração róseo-púrpuraquando novas e azuis quando secas.

CultivoClima: Temperado.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Leve e bem drenado.Propagação: Semente ou estaquia.

Indicações TerapêuticasUsada para tosses e dor de garganta. Tem

efeito laxativo e por ser excelente cicatrizante é utilizada em gengivites e aftas.Modo de usarPlanta toda, por decoção: Tosse, obesidade, bexiga, rins, prisão de ventre, catarro, rouquidão, gripe,resfriados, inflamações.

Gargarejo: Rouquidão, afecções da boca.

Page 19: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 19/22

  ManjeronaNome científico: Origanum majorana L.Família: LABIATAE

Originária da Europa meridional é uma plantaherbácea, perene e atinge até 60cm de altura. Ocaule é mais lenhoso na base e tem formatoquadrangular. As folhas são pequenas e decoloração verde-acinzentada. As flores são muitopequenas, de coloração branca e agrupadas em

inflorescências do tipo espiga. Sementes decoloração castanho-escura.

CultivoClima: Temperado com verões quentes, não tolera temperatura abaixo de 10C.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Arenoso ou areno-argiloso.Propagação: Sementes, divisão de touceira.

Indicações TerapêuticasÉ um estimulante intestinal, usado para espasmos e flatulência. Bom para cólicas.Modo de usarFolhas, por infusão: Cólicas menstruais, estimulante intestinal, carminativo, afrodisíaco, tônico.

Cataplasma: Manchas da pele, sardas, herpes.

  ManjericãoNome científico: Ocimum basilicum L.Família: LAMIACEAE (LABIATAE)

Originária da Ásia é uma planta herbáceaperene e alcança até 50cm de altura. Ocaule é quadrangular e ereto. As folhas sãointeiras e de formato ovalado. As flores sãohermafroditas, de coloração lilás eagrupadas em inflorescên-cias do tipoespiga. Sementes de coloração preto-azulada.

CultivoClima: Tropical ameno, não gosta de clima muito frio.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Bem drenado e rico em matéria orgânica.Propagação: Sementes e estacas.

Indicações TerapêuticasÉ um calmante leve, mas muito usado também para os problemas digestivos, cólicas, infecçõesintestinais, dos rins e do estômago.Modo de usarFolhas, por infusão: Sedativo, anti-reumático, combate dores de cabeça e gastrite, elimina os gasesdo estômago e dos intestinos, aumenta a lactação.Gargarejo: Aftas.

Page 20: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 20/22

  MelissaNome científico: Melissa officinalis L.Família: LABIATAE

Planta de porte herbáceo, ciclo perene e que atinge até 80cmde altura. A haste é muito ramificada. Suas folhas são grandesde formato ovalado e com bordas serrilhadas. As flores sãode coloração branca a amarelada. O fruto tem sementes decoloração parda-escura.

CultivoClima: De temperados para quentes.Luminosidade: Meia-sombra.Solo: Rico em matéria orgânica, úmido, mas bem drenado.Propagação: Estaquia.

Indicações Terapêuticas

Nevralgias faciais, crises nervosas, taquicardia, melancolia, depressão, histerismo, espasmos,problemas digestivos, flatulência, enjôos, problemas hepáticos e biliares, alívio da dor de picadade insetos e irregularidades menstruais.Modo de usarFolhas, por infusão: Insônia, febre, estimulante biliar, regula a menstruação, enxaquecaspersistentes, tônico do sistema nervoso, histerismo, desmaios, vertigens, insônia, dores de cabeça,epilepsia, afecções gástricas e nervosas, gases, cãibras intestinais, má circulação do sangue, pressãoalta, palpitações, resfriados, tosse. Elixir contra picadas de insetos e mordidas de animais. O sucodas folhas frescas amassadas, misturado com sal, serve para caxumba.

 OréganoNome científico: Origanum vulgare L.Família: LABIATAE

Nativa da Europa é uma planta herbácea, de ciclo perene e que pode atingir até 80cm de altura. Ocaule é ereto e de formato quadrangular e ramificado na parte superior. As folhas são de formatooval, pontiagudas, de coloração verde-escura. As flores possuem coloração variada, indo do rosa atéo branco e estão agrupadas.

Cultivo

Clima: Ameno.Luminosidade: Sol pleno.Solo: Leve e bem drenado.Propagação: Sementes, estaquia e divisãode touceiras.

Indicações TerapêuticasRecomendado para os distúrbios estomacais,má digestão, flatulência, problemasmenstruais, disfunções dispépticas, reuma-tismo e cólicas.Modo de usarFolhas e flores secas, por infusão: Tônico do

aparelho digestivo, dos nervos e dacirculação, estimulante, levemente laxativo.

Page 21: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 21/22

 PoejoNome científico: Mentha pulegiumFamília: LAMIACEAE (LABIATAE)

Planta perene, rasteira e herbácea, de

30 a 50cm de altura e que desenvolveintensamente seu ritmo foliar. Possui,sobre os rizomas alongados, pequenoscaules muito ramificados, de coloraçãoverde-clara, que atingem até 40cm decomprimento. As folhas são estreitas eovais, de coloração acinzentada. As floresde coloração rósea ou violeta são reunidasem inflorescências que surgem a partirda metade superior dos ramos.

CultivoClima: Temperado.

Luminosidade: Sol pleno.Solo: Tem predileção por solos muito úmidos.Propagação: Rizomas.

Indicações TerapêuticasO chá das folhas, flores e talos é empregado contra tosse, rouquidão, asma, coqueluche, doençaspulmonares, acidez estomacal, diarréia, insônia, problemas menstruais, vermes, insônia e cãibras.Sua ação no fígado é muito mais forte do que a da hortelã. Usado também contra o mau hálito.Contra-indicado na gravidez.Modo de usarO chá das folhas, flores e talos.

 SalsaNome científico: Petroselinum sativumFamília: APIACEAE (UMBELLIFERAE)

Nativa da Europa e oeste da Ásia, de ciclo anual e que atinge até 45cm de altura. As flores têmcoloração amarelo-esbranquiçada e estão agrupadas. As sementes são bem pequenas e pretas.

CultivoClima: Temperado ameno; não resistente a geadas.

Luminosidade: Sol pleno.Solo: Rico e bem drenado.Propagação: Sementes.

Indicações TerapêuticasSeu chá tem propriedades diuréticas.Modo de usarPlanta toda, por infusão: Cistite, nefrite,inflamação da uretra, icterícia,menstruações difíceis, cólicas, hemorragiauterina. Contra-indicado para gestantese lactantes.

Page 22: Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

8/14/2019 Nome Científico: Rosmarinus Officinalis Família: LABIATAE Originário

http://slidepdf.com/reader/full/nome-cientifico-rosmarinus-officinalis-familia-labiatae-originario 22/22