notícias de castro marim #19

76
PUBLICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DISTRIBUIÇÃO GRATUITA JUN’2016 | N19 Castro Marim NOTÍCIAS DE MERCADO MUNICIPAL DE ALTURA EM FUNCIONAMENTO EDIFÍCIO MULTIFUNCIONAL DE EMPRESAS DÁ ESPAÇO AO EMPREENDEDORISMO

Upload: municipio-castro-marim

Post on 05-Aug-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista Notícias de Castro Marim #19

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias de Castro Marim #19

PUBLICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPALDISTRIBUIÇÃO GRATUITAJUN’2016 | N19Castro Marim

NOTÍCIAS DE

MERCADO MUNICIPAL DE ALTURA EM FUNCIONAMENTO

EDIFÍCIO MULTIFUNCIONAL DE EMPRESAS DÁ ESPAÇO AO EMPREENDEDORISMO

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 1 28/06/2016 16:23:21

Page 2: Notícias de Castro Marim #19

INDICE

notícias de Castro Marim02’

Revista Municipal da Câmara Municipal de Castro Marim

Rua Dr. José Alves Moreira, nº 108950-138 Castro MarimTel. 281 510 740 - Fax 281 510 743E-mail: [email protected]

Direção: Francisco Augusto Caimoto AmaralTiragem: 5.000 exemplaresPeriodicidade SemestralDistribuição gratuita

Depósito legal: 313047/10Junho 2016

Ficha técnica

EDITORIAL’03

DESENVOLVIMENTO’05

INVESTIMENTOS’10Obras Municipais

AÇÃO SOCIAL E SAÚDE’19

EDUCAÇÃO’24

CULTURA E EVENTOS’26

DESPORTO’52

AMBIENTE’68

TURISMO’70

PATRIMóNIOS DE CASTRO MARIM’71

A BIBLIOTECA CO(N)VIDA’72

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 2 28/06/2016 16:23:21

Page 3: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim 03’

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Palavrasnecessárias

Caros amigos castromarinenses,

Passando mais de metade deste mandato convém reali-zar uma resenha das dificuldades sentidas e dos êxitos alcançados.

Tendo a porta aberta a cada castromarinense, ouvi e in-teirei-me das suas maiores dificuldades, agravadas com a crise instalada neste país, crise que ditou a nova lei das finanças locais e a lei dos compromissos, reduzindo para metade os orçamentos municipais e dificultando a con-cretização de obras e a colocação de novos funcionários camarários.

Com as prioridades definidas à partida, cumprimos es-crupulosamente os objetivos.

Os protocolos que estabelecemos com as instituições de solidariedade social, financiados pelo município, apoiam muitas famílias atingidas pelo flagelo do desemprego. Por outro lado, e dado o eminente desalojamento de várias famílias, apoiámos o pagamento do arrendamento habitacional.

Em termos de obra, demos prioridade absoluta à colo-cação de água domiciliária potável a mais de meia cente-na de povoações, ainda abastecidas por fontenários com água não potável e afetadas, no verão, pela falta dela. Es-ta situação deve envergonhar qualquer autarca em pleno

século XXI, numa Europa civilizada. Só descansaremos quando todos os munícipes tiverem água potável na sua casa.

O estado de muitas estradas e arruamentos é calamitoso e, deparei-me, quando cheguei, com a inexistência de projetos de pavimentação. Hoje, após a execução desses projetos, já estamos a lançar obras, nomeadamente na vila, nas aldeias e nas povoações maiores, como o Monte Francisco e a Junqueira.

A viabilização de várias obras fundamentais para a socie-dade de Castro Marim traduz o empenho, a dedicação e a celeridade da nossa equipa. Provas vivas disso são a conclusão de obras tão importantes como a estrada dos Fortes, o Edifício Multifuncional de Empresas em Castro Marim, a Casa do Sal, a requalificação do Mer-cado da vila, a requalificação e valorização do Mercado de Altura, a pavimentação da estrada de acesso à Praia Verde, a pavimentação da Rua Dr. José Alves Moreira em Castro Marim, os arruamentos na Foz de Odeleite, a pavimentação do acesso à Unidade de Cuidados Con-tinuados do Azinhal, a instalação do cais acostável, que permite a ligação da vila ao rio, a rotunda do cavaleiro medieval, que dignifica a entrada de Castro Marim e or-gulha qualquer castromarinense, a criação de espaços do cidadão descentralizados, entre outras.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 3 28/06/2016 16:23:22

Page 4: Notícias de Castro Marim #19

cais. Exemplos disso acontecem todos os dias, mas posso identificar os mais marcantes, como a Unidade Móvel de Saúde, agora com médico, o programa de cessação tabá-gica, que envolveu mais de duas centenas de fumadores, a atribuição de bolsas de estudo aos estudantes universi-tários e aos alunos do secundário, o programa de Férias Ativas, que ocupa os tempos livres dos nossos jovens de um modo saudável e formativo, a criação do grupo de teatro do CCD do Município, a excelente dinamização da Casa do Sal, com um programa ativo durante todo o ano, que tão bem tem sido implementado pela minha vereadora Filomena Sintra, e a implementação do futsal, que envolve agora cerca de uma centena de crianças e jovens.

Estamos no bom caminho, cumprindo a democracia e respeitando a liberdade de cada um, estimulando a con-córdia entre as pessoas, ouvindo todos e contando com a oposição que positivamente queira colaborar. Lutamos sim, mas para tornar o concelho de Castro Marim mais apetecível, com mais qualidade de vida e que orgulhe os seus filhos. Esta caminhada está a ser possível com a participação ativa e sentida dos colaboradores do município, dos cas-tromarinenses e dos amigos de Castro Marim.

Obrigado a todos pela vossa participação e pelo vosso apoio.

Francisco Amaral

(Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim)

notícias de Castro Marim04’

Em projeto, mas já em fase de conclusão, está o fim do autocaravanismo selvagem, que sempre se praticou, com a criação de dois parques, um em Altura e outro em Castro Marim. A par deste, trabalhamos agora nos pro-jetos da Praia Fluvial de Odeleite, Estalagem de Ode-leite, ampliação da Queijaria do Azinhal, requalificação do Centro de Saúde do Azinhal, Largo Paco de Lucia no Monte Francisco, espaço envolvente da Casa do Sal com parque de feiras e outros.

Sabemos que o futuro está de mãos dadas com o de-senvolvimento turístico e procurámos, em cada obra, traçar uma viabilidade alavancada nos nossos recursos endógenos, que não só nos caracterizam, mas que nos enriquecem - as magníficas praias, agora com as Bandei-ras Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro, o clima, a gastronomia, a beleza natural, o artesanato, as salinas, a segurança, a paz, a história, a cultura e, acima de tudo, a hospitalidade das nossas gentes.

O desbloqueamento de alguns financiamentos permitirá ainda a concretização de importantes projetos, como a criação de ciclovias que liguem Castro Marim a Vila Real de St. António, à Praia Verde, à Altura, ao Monte Fran-cisco, à Reserva Natural do Sapal e à Junqueira.

O apoio ao empreendedorismo e aos empresários, tem sido nosso apanágio. Conseguimos, por exemplo, desimpedir a ampliação do Hotel da Praia Verde, neste momento a funcionar com o dobro dos quartos e dos funcionários. Por outro lado, o Edifício Multifuncional de Empresas é agora um contributo importante para a instalação de novas empresas.

Áreas como a Saúde, a Educação, a Cultura e o Despor-to, têm sido convenientemente desenvolvidas, em cola-boração estreita com as instituições e coletividades lo-

MENSAGEM DOPRESIDENTE

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 4 28/06/2016 16:23:22

Page 5: Notícias de Castro Marim #19

DESENVOLVIMENTO

Município de Castro Marim lançou novo site autárquicoPrático e atrativo, o novo site da Câmara Municipal de Castro Marim está online desde fevereiro deste ano. Priorizando a acessibilidade, garante ao utilizador uma informação atuali-zada e detalhada, investindo, simulta-neamente, num formato responsivo, adaptável a diferentes dispositivos, e, por consequência, uma experiência de navegação melhorada aos muníci-pes e turistas que nos procuram.

Uma das maiores potencialidades do novo site autárquico é a agenda mu-nicipal, uma agenda única para todos os eventos que decorrem no concelho de Castro Marim e que permite assim a divulgação das atividades de todas as entidades e associações locais. A newsletter foi outra das novidades in-troduzidas para todos os utilizadores que a subscrevam, uma forma sucin-ta e prática de receber a informação mais relevante do município.

de Castro Marim está integrada num processo de modernização e simpli-ficação administrativa, que incluiu também a abertura de três Espaços do Cidadão no concelho – Odelei-te, Azinhal e Altura. Com o apoio e acompanhamento de técnicos devida-mente formados, os cidadãos destes territórios podem agora aceder a alguns serviços do Estado português, que antes só podiam ser tratados na sede de concelho. Ligada ainda a esta estratégia de modernização adminis-trativa esteve também a abertura do curso de Informática da Universidade do Tempo Livre de Castro Marim, que assenta na formação de novos utiliza-dores.

Sobre as novas plataformas, a vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Sintra, realçou a moderni-zação administrativa, como um “cami-nho do qual todos fazemos parte e só faz sentido se for para aumentar a efi-cácia, eficiência e reduzir as entropias, no relacionamento com os cidadãos e as instituições. Com o novo site, para além das melhorarmos a informa-ção, aproximamo-nos daqueles que connosco querem interagir, ou nas atividades que decorrem no concelho, participar. Por outro lado, abrimos as portas da Biblioteca Municipal e reduzimos as longas distâncias físicas à consulta dos processos individuais, que cada um vai poder passar a con-sultar num acesso restrito”.

Estas intervenções, portal autárquico, site, equipamentos para formação e espaços do cidadão, foram investi-mentos comparticipados ainda com o PO ALGARVE 21.

notícias de Castro Marim 05’

Ligados ao novo site da Câmara Mu-nicipal de Castro Marim estão os sites da Novbaesuris, empresa municipal, e da Biblioteca Municipal de Castro Marim, este último com possibilidade de consulta do acervo disponível e de todas as atividades promovidas neste espaço.

Com o novo site autárquico foi lança-do o Portal do Munícipe, um espaço que vem dar resposta às novas necessi-dades dos munícipes. Esta plataforma de serviços potencia, mediante regis-to, a interatividade entre os cidadãos (ou pessoas coletivas) e a câmara mu-nicipal, possibilitando o acesso virtual aos serviços online da autarquia, bem como uma maior transparência sobre os processos administrativos e opera-tivos.

Esta nova aposta nas novas tecnologias de informação da Câmara Municipal

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 5 28/06/2016 16:23:23

Page 6: Notícias de Castro Marim #19

DESENVOLVIMENTO

notícias de Castro Marim06’

Espaços do Cidadão em pleno funcionamento

Os três novos espaços do cidadão do concelho de Castro Marim, em Azinhal, Odeleite e Altura, já estão em pleno funcionamento. Facilitar as relações entre o Estado e os cidadãos, numa lógica de descentralização e modernização administrativa, foi o principal objetivo destes espaços, que vieram trazer mais justiça à vida dos munícipes.

O Espaço do Cidadão funciona co-mo um balcão único de atendimento onde pode resolver diversos assuntos relacionados com a Administração Pú-blica, através da internet, com a ajuda dos funcionários do respetivo espaço.

Quais os serviços disponíveis?

ACT (Autoridade para as Con-dições do Trabalho): formulários e minutas; queixas e denuncias; re-gisto de contrato de trabalhadores estrangeiros; simulador de cálculo de valor a receber no fim de contrato de trabalho;

ADSE (Direção-Geral de Pro-teção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas): alteração de morada, NIB e/ou nome; consulta conta corrente; entrega de documen-tação de despesas; pedido 2º via de cartão beneficiário; pedido e renova-ção CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença);

AMA_IP - (Agência para a Modernização Administrativa - Portal Cidadão): Cartão de Ci-dadão - confirmação de alteração de morada; chave móvel digital; pedido de alteração de morada portal do ci-dadão; pedido de certidões de nasci-mento, casamento ou óbito online no portal do cidadão;

AT (Autoridade Tributária e Aduaneira): obtenção de caderneta predial, certidão de dividas, coimas fiscais (documento para pagamento), dívidas fiscais (documento para paga-mento), IRS (certidão de liquidação), IRS (comprovativo de entrega), IMI (documento para pagamento), IUC (documento para pagamento), senha de acesso -1 ª vez, senha de acesso –

Êxito do Praia Verde Boutique Hotel viabilizou ampliação

O Praia Verde Boutique Hotel inau-gurou a sua recente ampliação e melhoramento no passado dia 1 de junho. Depois do êxito registado nos anos de 2014 e 2015, a administração decidiu ampliar e aperfeiçoar algu-mas áreas e serviços, que melhoram a qualidade oferecida ao cliente. O investimento, privado, ronda os 4 milhões de euros.O processo foi resultado da estreita colaboração com a Câmara Muni-cipal de Castro Marim com o Praia Verde Boutique Hotel, da qual resul-tou a adaptação e correção material do PDM (Plano Diretor Municipal), em função da nova portaria da REN (Reserva Ecológica Nacional) para o concelho de Castro Marim, que clas-sifica a área do Hotel como zona de ocupação turística, permitindo assim a ampliação para mais um piso. O Praia Verde Boutique Hotel duplicou assim a sua capacidade de alojamento.Nomeado na categoria Melhor Boutique Hotel, nos Portugal Travel Awards 2015, o Praia Verde Boutique Hotel, membro da Design Hotels, é o primeiro hotel a ser gerido pe-lo Discovery Hotel Management. Combinando um design sofisticado com elementos da natureza, numa envolvente relaxante, o novo Praia Verde Boutique Hotel oferece ainda os mais genuínos produtos e valores do concelho de Castro Marim, desde a flor de sal, azeite, produtos da terra, a experiências únicas da região, como o golfe ou a magnífica Ria Formosa.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 6 28/06/2016 16:23:26

Page 7: Notícias de Castro Marim #19

DESENVOLVIMENTO

notícias de Castro Marim 07’

recuperação e e-fatura - validação de faturas;

CGA (Caixa Geral de Aposenta-ções): entrega de requerimento de aposentação, contagem de tempo, pedido de subsídio mensal vitalício, pensão de funeral e subsídio para as-sistência a terceiros; pedido de reem-bolso de despesas funeral; pedido de alteração de dados; pedido subsídio de morte;

DGC (Direção-Geral do Consu-midor): encaminhamento para rede de apoio ao consumidor endividado; pedido de informação; receção de re-clamações;

IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional): can-didatos - inscrição para emprego, apresentação a oferta de emprego, obtenção de declarações, pesquisa de ofertas, recuperação de dados de acesso, registo de Curriculum Vi-tae, registo no portal e senha login; candidatura eletrónica - consulta e gestão, download de documentos,

submissão de candidatura; entida-de - alteração de dados, gestão de oferta de emprego, registo de en-tidade e login, registo de oferta de emprego;

IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais): registo propriedade intelectual; registo nome literário / artístico; registo de obra;

IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana): porta 65 - submissão candidatura;

IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes): alteração de morada carta de condução; revali-dação da carta +/- 70 anos; reva-lidação grupo 2 (restrição 997); segunda via (duplicado) +/- 70 anos; substituição por alterações (morada, nome...);

ISS (Instituto de Segurança So-cial): atendimento por marcação; pedido de formulários / inquéritos; pedido / renovação cartão europeu

de seguro de doença; pedido de password da SSD; apoiar o cidadão na consulta SSD;

SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras): marcação de reno-vação da autorização de residência; marcação da prorrogação da perma-nência (visto); marcação da renova-ção do cartão de residência;

SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde): alteração / cancelamento do pedido de isen-ção das taxas moderadoras (histó-rico, pedido, reclamação); cancelar consulta; pedido de isenção das ta-xas moderadoras; consultar lista de médicos aderentes ao programa oral “cheque -dentista”; consultar lista de pedidos de consulta; fazer pedi-do de renovação de receita crónica; marcar consulta; pesquisar presta-dores (farmácias); registar agregado familiar para poder fazer marcação de consultas e pedido de medicação para familiares; serviço de Sistema Nacional de Saúde - reclamações / elogios / sugestões.

HORÁRIOSEspaços do Cidadão no concelho de Castro MarimOdeleite: Abre às terças e quintas-feiras, entre as 9h00 – 12h00 e as 14h00 – 16h00

Azinhal: Abre às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 9h00 – 13h00 e as 14h00 – 17h00

Altura: Abre de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 – 13h00 e as 14h00 – 17h00

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 7 28/06/2016 16:23:27

Page 8: Notícias de Castro Marim #19

DESENVOLVIMENTO

notícias de Castro Marim08’

André Cabrita, gerente da Atlantik Fish

A Atlantik Fish é uma empresa de aquacultura, localizada na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim/VRSA. Os seus peixes e as suas ostras são reconhecidos pela excelente qualidade e sabor a mar, com uma aparência e uma carne com consistência idêntica à dos peixes selvagens. André Cabrita é gerente desta empresa e fala-nos um pouco mais sobre este empreendimento de sucesso.

Fale-nos um pouco da Atlantik Fish. A Atlantik Fish surgiu em 2008, com a aquisição destas instalações [Esteiro da Lezíria, Castro Marim]. É uma instalação com 35 hectares, onde produzimos douradas, robalos, sargos, corvinas, ostras e amêijoas. Em 2011, iniciámos obras para permitir que a água utiliza-da seja renovada utilizando unicamen-te a energia das marés. Afundámos os tanques e abrimos canais em vala aberta para permitir a circulação da água. Neste momento, a água é toda renovada com as marés, o que permite um modelo produtivo mais ecológico em que os peixes têm um ambiente mais próximo do ambiente selvagem e que permite que complementem a sua dieta com muito alimento natural, como outros peixes, mais pequenos, camarinha, caranguejos, algas e outros bichos que crescem no fundo dos tan-ques, como minhocas ou bivalves.

Fale-nos deste modelo de produção. O que é a aquacultura?

Aquacultura é a produção de seres vivos aquáticos. O nosso sistema de produção, em que a água é renovada com a energia das marés, é que nos distingue dos outros sistemas de aqua-cultura, resultando em produtos de qualidade superior. Há algum tipo de preconceito em relação a este modelo de produção?Sim, infelizmente temos que desmis-tificar um pouco esse preconceito, que resulta do desconhecimento por parte das pessoas que não conhecem os diferentes sistemas de produção em aquacultura. Enquanto há sistemas de produção intensivos, que trabalham entre 20 e 30 quilos de peixe por me-tro cúbico, nós trabalhamos entre 2 e 3 quilos por metro cúbico. Os peixes que veem da Grécia ou da Turquia, quando chegam ao consumidor só de transpor-te levam 5 dias, enquanto os nossos peixes são pescados e, no mesmo dia, chegam ao consumidor. O que resulta em diferenças em termos de frescura, para além da qualidade do peixe.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 8 28/06/2016 16:23:29

Page 9: Notícias de Castro Marim #19

DESENVOLVIMENTO

notícias de Castro Marim 09’

Qual é o vosso mercado?O nosso mercado, essencialmente, é o mercado nacional e exportamos, aproximadamente, 10% da nossa pro-dução.

Qual é a receita para se ter sucesso em tempos de crise?Trabalho, muito trabalho e fazer as coisas de uma forma profissional e correta. Noites mal dormidas… es-sencialmente é trabalho, muito empe-nho, muito esforço, muita dedicação.

Quantos funcionários emprega agora a empresa? Tem projetos de expansão para a Atlantik Fish? Atualmente somos sete. O que nos falta desenvolver mais é a produção de bivalves, onde iremos investir bre-vemente.

Como é que é o dia-a-dia aqui na Atlantik Fish? Nos dias de pesca, o que fazemos é ligar aos clientes para saber quais são as enco-mendas e as quantidades que precisamos de pescar, só pescamos de acordo com as encomendas. Depois embalamos e expedimos o peixe para os nossos clientes. Isso ocupa-nos a manhã toda, depois temos que dar comida aos peixes e avaliar as condições em que estão e dos equipamentos da instalação.

A aquacultura está a crescer ao ritmo de 6,2% ao ano, totalizando já mais de 66,6 milhões de toneladas, de acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Os números em Portugal são ainda pouco expressivos – a produção de aquacultura totalizou, em 2013, cerca de dez mil toneladas. O que falta fazer em Portugal nesta área?A Associação Portuguesa de Aqua-cultores tem-se debatido para faci-litar o licenciamento, para reduzir o IVA nas ostras, para facilitar todos os processos burocráticos que as entidades exigem. Essencialmente facilidade nos processos adminis-trativos.

Porque escolheram Castro Marim?Pelas características do rio Gua-diana, que é um rio limpo, onde se produz sal de excelente qualidade, logo o peixe aqui também é de excelente qualidade e é das zonas, em Portugal, com melhores tem-peraturas, mais horas de exposição solar. Todas essas características aju-dam a melhorar a nossa produção.

Autarquia de Castro Marim avança com Parque de Autocaravanas em AlturaA Câmara Municipal de Castro Marim concluiu a execução de um projeto para uma Área de Serviço de Autocaravanas em Altura, com o objetivo de disciplinar e melhorar a prática do autocaravanismo na localidade, que recebe milhares de praticantes durante o ano inteiro. O equipamento, com capacidade aproxi-mada de 56 lugares, localizar-se-á na zo-na poente de Altura, junto ao Ribeiro do Álamo, numa zona próxima e com acesso à área balnear e com grande facilidade de acesso ao centro da localidade. O projeto contempla a criação de uma plataforma dotada das necessárias infraestruturas de apoio, como receção, estação de serviço, sanitários, abastecimento de água potá-vel, sistema de esgotos e drenagem de pluviais e ainda pontos de estadia e lazer. “O autocaravanismo é um segmento do turismo em forte expansão e uma ativi-dade com cada vez maior importância para o desenvolvimento da economia local e para a promoção turística do território, mas é preciso organizar e rentabilizar os espaços para esta prática”, sublinhou o presidente da Câmara Muni-cipal de Castro Marim. Também em Altura, um investidor pri-vado está a delinear um projeto similar, junto ao campo de futebol. Com um investimento estimado em cer-ca de 170.000 euros, o concurso para a execução da Área de Serviço de Autoca-ravanas em Altura deverá ser brevemen-te lançado.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 9 28/06/2016 16:23:31

Page 10: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim10’

Autarquia quer tornar Castro Marim uma vila mais floridaA Câmara Municipal avançou com um projeto que quer deixar Castro Marim uma vila mais florida e afetiva. A iniciativa pretende também consolidar-se como atrativo turístico, rentabilizando outros marcos e pontos de interesse históricos da vila castromarinense.

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 10 28/06/2016 16:23:32

Page 11: Notícias de Castro Marim #19

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim 11’

Os trabalhos começaram na Rua Bernardino Sousa Carvalho e vão es-tender-se a outras ruas da vila, onde foi efetuado o abate de árvores, cujas raízes estavam a provocar danos nos passeios e habitações dos moradores.

A iniciativa consistiu na plantação de buganvílias, que trepam sobre platafor-mas em ferro construídas para o efeito,

Alta Mora, mais uma povoação com água potávelOs trabalhos de abastecimento de água domiciliária tratada à povoação de Al-ta Mora, em Castro Marim, já foram concluídos. A intervenção contemplou a construção de 60 ramais, estação ele-vatória e tratamento de água. Levar água potável às mais de 50 povoa-ções serranas do concelho de Castro Marim, onde o abastecimento de água se faz através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes, é um dos objetivos prioritários do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim para este mandato. “Esta não é a solução desejada, que estaria dependente de um hipotético financiamento comunitário, mas vai finalmente trazer água potável às casas de cerca de 1000 pessoas, privadas deste direito”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.A Câmara Municipal de Castro Marim está já a avançar com as intervenções em Nora Velha, Nora Nova, Casa Nova, Pereiras, Corte Gago e Fernão Gil. As obras realizadas no âmbito desta empreitada de abastecimento de água domiciliária potável são realizadas por administração direta, o que permite reduzir significativamente os custos do investimento.

emoldurando as casas tradicionais que decoram a rua e perfazendo autênti-cos corredores de flores coloridas.

“Fomos ao encontro da vontade dos moradores e, simultaneamente, tor-namos as ruas da vila turisticamente mais atrativas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Ma-rim, Francisco Amaral.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 11 28/06/2016 16:23:35

Page 12: Notícias de Castro Marim #19

Autarquia concluiu primeira fase dos arruamentos na Foz de Odeleite

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim12’

Centro de Saúde de Castro Marim com nova caraA Câmara Municipal de Castro Ma-rim deu um novo rosto ao Centro de Saúde local, já bastante danificado pela ação do tempo e falta de manu-tenção. Mediante solicitação do ACES Sotavento, a autarquia promoveu a beneficiação da fachada e envolvente do Centro de Saúde de Castro Marim, dando à estrutura um aspeto mais sa-lutar e acolhedor, de acordo com os princípios que serve. A intervenção passou pela pintura das fachadas norte e ponte e pelo arranjo paisagístico dos jardins, externo e in-

terno, tendo-se procedido à remoção das plantas existentes, já mortas, lim-peza e introdução de novas espécies e inertes. Foi ainda colocada, na entrada do Cen-tro de Saúde, uma escultura de Carlos Oliveira Correia, uma mulher grávida mastectomizada. A peça, construída em rede, pretende promover uma mensagem de esperança, de vida depois do cancro, podendo ler-se na placa identificativa “MULHER, com a força que te veio da alma, abafaste lá-grimas de sangue numa luta desigual,

A Câmara Municipal de Castro Marim concluiu a primeira fase da beneficia-ção de arruamentos na Foz de Odeleite (freguesia de Odeleite). A obra con-templou cerca de 10 ruas e foi realizada por administração direta. A próxima fase respeita ao melhoramento das entradas da povoação com tapete asfál-

mas abraças o teu corpo dando calor para uma nova vida depois do cancro”. “Os funcionários do centro de saúde e os seus utentes já mereciam há muito esta intervenção que dignifica o imó-vel e a vila de Castro Marim”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

tico, seguindo-se uma terceira e última fase, que contempla o melhoramento dos arruamentos de calçada típica.

A realização desta obra é um anseio antigo da população da Foz de Ode-leite, onde muitas ruas não tinham qualquer tipo de pavimentação.

A beneficiação de arruamentos no concelho é uma das preocupações da autarquia castromarinense, visando melhorar as condições de mobilidade aos moradores e facilitar o acesso dos transportes às povoações.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 12 28/06/2016 16:23:41

Page 13: Notícias de Castro Marim #19

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim 13’

Mercado Municipal de Altura em funcionamento

O Mercado Municipal de Altura já abriu ao público. Devido à afluência de visitantes desde o início do mês de junho, a autarquia de Castro Ma-rim optou por abrir portas ao espaço, antes da sua instalação plena, altura em que serão também redefinidos os horários.

A modernização do Mercado Munici-pal, realizada pela Câmara Municipal de Castro Marim, teve um custo total de 267.942,40 euros. A intervenção assentou na remodelação, moderni-zação e revitalização do equipamento público e melhorou as condições téc-nicas e tecnológicas necessárias aos vendedores na garantia da qualidade dos produtos, além de tornar o espaço mais atrativo para o público em geral. As principais modificações aconte-

ceram na zona de venda de pescado, através da total remodelação de bancas e espaços afetos, procurando respon-der à excelência exigida, tanto pelo vendedor, como pelo consumidor.

O projeto contemplou também a rea-bilitação de outros espaços interiores, que passam pela redistribuição de sítios de venda, aplicação de novos re-vestimentos, remodelação de sanitá-rios, reformulação de infraestruturas de abastecimento de água e de rede elétrica, entre outros.

“A intervenção, para além de questões higineo-sanitárias, teve como princi-pal objetivo o apoio e dinamização da economia do local, e o reforço da sua identidade ligada ao mar, hoje muito focada no sol e praia. Acreditamos

num aumento da procura de bens no mercado local, referenciados como de superior qualidade, e consequente-mente no aumento de transações de produtos ligados ao mar. Aqui serão realizados workshops e atelieres que es-timulem essa procura, tal como serão levadas a cabo ações de promoção e marketing para o mesmo fim e para a sensibilização do consumidor para as vantagens de compra num mercado de proximidade. Por outro lado, Altu-ra e Castro Marim, referências na re-gião pela sua restauração e gastrono-mia, poderão no seu conjunto e com o mercado, impulsionar as pequenas explorações e dessa forma criar mais emprego”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Ma-rim, Filomena Sintra, sobre a impor-tância desta obra para o território.

A modernização do Mercado Munici-pal de Altura tem o cofinanciamento do PROMAR (Programa Operacio-nal Pesca 2007-2013), por via das medidas do Grupo de Ação Costeira do Sotavento, que desde muito cedo acompanhou este projeto.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 13 28/06/2016 16:23:45

Page 14: Notícias de Castro Marim #19

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim14’

Outros trabalhos municipais

Abastecimento de água domiciliária em Alta Mora

Abastecimento de água domiciliária em Nora Nova, Nora Velha, Pereiras e Casa Nova

Colocação de lombas e pintura de passadeiras em S. Bartolomeu do Sul

Abastecimento de água domiciliária em Corte Gago

Beneficiação de arruamentos na Foz de Odeleite

Construção do Edifício Multifuncional de Empresas

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 14 28/06/2016 16:23:50

Page 15: Notícias de Castro Marim #19

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim 15’

Melhoramentos dos acessos às praias do concelho

Limpeza e manutenção dos espaços verdes

Requalificação da envolvente do Mercado Municipal de Altura

Modernização do Mercado Municipal de Altura

Viabilização da ampliação do Praia Verde Boutique Hotel

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 15 28/06/2016 16:23:57

Page 16: Notícias de Castro Marim #19

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim16’

Edifício Multifuncional de Empresas dá espaço ao empreendedorismo em Castro Marim

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 16 28/06/2016 16:23:59

Page 17: Notícias de Castro Marim #19

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

notícias de Castro Marim 17’

A obra, realizada pela Câmara Mu-nicipal de Castro Marim, foi cofi-nanciada em 75% pelo Fundo Euro-peu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha, Projeto PIDE-TRANS. O edifício multifuncional é constituído por dois pisos, com espaço para 9 empresas, distribuí-dos por uma área de 324 m2. O investimento rondou os seiscentos mil euros e na construção foram utilizados materiais característicos

da região, encerrados numa cober-tura que respeita as técnicas mile-nares da arquitetura vernacular do Gharb-al-Andalus. Os equipamen-tos foram também financiados em 75% pelo PO Algarve 21. Dotado de autonomia funcional e orgânica, o Edifício Multifuncio-nal de Empresas de Castro Marim intervem ao nível da promoção e consolidação de novas empresas, com projetos viáveis do ponto de vista técnico, económico e finan-

ceiro e geradoras de desenvolvi-mento nas áreas social, económica e tecnológica na sub-região do Bai-xo Guadiana.

“Este edifício cria as condições favo-ráveis para o crescimento da inicia-tiva privada. Os riscos habitualmen-te associados à criação e desenvol-vimento de um projeto empresarial vão diminuir significativamente”, declara sobre a matéria o presidente da Câmara Municipal de Castro Ma-rim, Francisco Amaral.

Localizado no centro histórico da vila de Castro Marim, o Edifício Multifuncional de Empresas destina-se a apoiar a constituição de empresas que pretendam iniciar ou dinamizar a sua atividade, tendo por objetivo a incrementação do tecido económico local.

“Este edifício cria as condições

favoráveis para o crescimento da

iniciativa privada. Os riscos habitualmente associados à criação

e desenvolvimento de um projeto

empresarial vão diminuir

significativamente”

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 17 28/06/2016 16:24:03

Page 18: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim18’

INVESTIMENTOS/OBRAS MUNICIPAIS

Concluída repavimentação da rua principal de Castro Marim

O investimento contemplou também a repavimentação parcial das ruas dos Combatentes da Grande Guerra e 25 de Abril e a requalificação do Largo das Portas, através da criação de uma zona de passeio e introdução de dre-nagem de águas pluviais, e está esti-mado em cerca de 70.000 euros.

Criar melhores condições de mobili-dade e assegurar melhores condições

Foram concluídas, no princípio do mês de maio, as obras de repavimentação da Rua Dr. José Alves Moreira, a principal artéria da sede de concelho, onde se localiza o edifício da Câmara Municipal.

de circulação e segurança rodoviária aos automobilistas, foram os princi-pais objetivos desta requalificação.

No âmbito da melhoria da rede viária, a Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar em breve com as obras de repavimentação de arruamentos em Junqueira, Monte Francisco, Rua 25 de Abril, em Castro Marim, e no acesso à Quinta do Sobral.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 18 28/06/2016 16:24:08

Page 19: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim 19’

AÇÃO SOCIALE SAÚDE

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Castro Marim percorre há dois anos o concelho de Castro Marim com oferta de consultas médicas de proximidade. Primeira UMS no país permanen-temente com médico, consolidou a iniciativa nascida há 20 anos no mu-nicípio de Alcoutim e seguida noutros concelhos, por se revelar a melhor forma de prestar cuidados à popula-ção que vive mais isolada e vulnerável.

Com uma área geográfica de 300,84km2 e divido em quatro fre-guesias – Azinhal, Odeleite, Castro Marim e Altura -, o concelho de Cas-tro Marim regista um índice de enve-lhecimento de 220,4 %, sendo o do Algarve de 127,8%. De salientar, no entanto, os índices das freguesias mais

interiores, a do Azinhal de 686,7% e a de Odeleite com 980,8% (Anuá-rio Estatístico da Região do Algarve 2012 – Instituto Nacional de Estatís-tica). É por isso sobre estas freguesias que recai a maior atenção e cuidado, “com populações extremamente envelhecidas, com isolamento habi-tacional, em locais de difícil acesso e com enorme carência de Cuidados de Saúde pela alta prevalência de doenças crónicas causadoras de ele-vada mortalidade e morbilidade se não forem alvo de rigoroso controlo e assistência”, declarou a coordena-dora do projeto, Dr.ª Helena Gonçal-ves, à qual se juntam as médicas Dr.ª Susana Valsassina e Dr.ª Isa Frazoa, a enfermeira Angelina Rocha e o mo-torista Carlos Horta.

Dois anos depois e o balanço é muito positivo, tendo inclusive sido registado um aumento do número de consultas em relação ao primeiro ano, de 1242 para 2395, e de utentes registados, de 519 para 629. Destes 629 utentes, 534 têm uma idade superior a 65 anos. Segundo a equipa da UMS de Castro Marim, durante este ano a principal pa-tologia crónica sinalizada foi a hiperten-são arterial, 399 casos, seguindo-se-lhe dislipidémia, 276 utentes, e a osteoar-trose, com 224 diagnósticos. A registar ainda a identificação de 194 utentes com deterioração cognitiva ligeira.

“Com a atuação persistente e de proxi-midade dos profissionais de saúde, em que se geram elos afetivos que promo-vem a confiança e adesão dos doentes ao planos de atuação negociados para o controlo da sua doença crónica, conse-guimos retardar a progressão do proble-ma e evitar a cascata de internamentos hospitalares com altíssimos custos para o país e elevados prejuízos para o doen-te e família”, garantiu a médica Helena Gonçalves.

A UMS de Castro Marim é fruto de uma colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS Algarve), Câmara Municipal de Castro Marim e Associação Social da Freguesia de Odeleite (ASFO). Sobre a iniciativa, o médico e agora autarca da Câmara Municipal de Castro Marim, mentor da primeira UMS do país quando era ainda presidente do mu-nicípio vizinho, Alcoutim, declara que “os bons resultados atestam a excelência da UMS, que mais do que um serviço é um ato de justiça para esta população envelhecida”. Em 2015, a UMS de Castro Marim re-presentou um investimento autárquico inicial de cerca de 40.000 euros.

2º Ano de Unidade Móvel de Saúde com consultas médicas de proximidade

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 19 28/06/2016 16:24:09

Page 20: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim20’

AÇÃO SOCIALE SAÚDE

Mudar de vida ganhou peso em palestra sobre obesidade

“Adoecemos porque não suportamos a nossa história de vida, porque nos mentimos a nós mesmos. Ao passo que a doença nos serve para evitar essa história de vida, verdade dói e muito. Mas liberta-te”

“A obesidade é uma dependência, portanto senão a tratarmos com a componente psicológica estamos fa-dados ao fracasso”, foi assim, baseado nesta premissa, que o Dr. Hector Ri-cardo Ojunian começou, no passado dia 26 de fevereiro, a palestra sobre obesidade, que decorreu na Biblioteca Municipal de Castro Marim. Médico formado pela Universidade Federal de La Plata (Buenos Aires, Argentina), mestre em saúde coletiva e autor do livro “Somos o que comemos, como comemos e com quem comemos”, Hector Ojunian defende a obesidade como doença psicossomática, numa junção entre diversas especialidades da medicina com a psicologia.

Um dos maiores flagelos sociais da actualidade e que tem, nas últimas décadas, atingido proporções epidé-micas em todos os grupos etários, a obesidade apresenta já números alar-mantes em Portugal, ocupando o 2º lugar no ranking da obesidade infantil na Europa e com 59,1% da população com excesso de peso e 24% obesa.

A alimentação pouco saudável e o sedentarismo são as principais causas

apontadas, mas, dizia ontem Hector Ojunian, aliadas a estes factores estão “as componentes psíquicas, sociais, económicas e do meio ambiente”, as razões que conduzem ao desenvol-vimento da obesidade. “Adoecemos porque não suportamos a nossa his-tória de vida, porque nos mentimos a nós mesmos. Ao passo que a doença nos serve para evitar essa história de vida, verdade dói e muito. Mas liber-ta-te”, concluiu o médico palestrante.

Da mesa também fizeram parte o mé-dico de clínica geral, Dr. João Fernan-des, e o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Dr. Fran-cisco Amaral, que acusou o Estado de se demitir desta batalha, assim como se demitiu da de combate ao tabagismo. “As consultas hospitalares de obesidade existem, mas registam listas de espera com um ano”, frisou, salientando ainda outras tantas especialidades em que o mesmo se verifica.

À palestra seguiu-se um debate com a interessada assistência, que conso-lidou a decisão de perder peso que muitos dos presentes têm vindo a tentar. Foram ainda focadas todas as

iniciativas desportivas desenvolvidas pelo Município de Castro Marim, que têm vindo a promover a alteração de comportamentos, nomeadamente em relação ao sedentarismo, uma doença, assim classificada pela Organização Mundial de Saúde, que atinge 70% da população mundial.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, que promove amanhã, no mesmo âm-bito, as primeiras Jornadas de Escla-recimento sobre Atividade Física, que visam informar e aconselhar os inte-ressados sobre a prática da atividade física e algumas questões relacionadas com a saúde.

Ao abrigo do protocolo com a Câ-mara Municipal de Castro Marim, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim promoveu, antes desta pales-tra, no mesmo espaço, rastreios ao índice de massa corporal, glicémia e tensão arterial.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 20 28/06/2016 16:24:12

Page 21: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim 21’

AÇÃO SOCIALE SAÚDE

Ação Social |Ajudas Técnicas

Doente ortopédico desde o nascimen-to, José Laureano, natural de S. Bar-tolomeu (Castro Marim), esperava há quase quatro anos pelo desbloquea-mento da burocracia entre o Ministé-rio da Saúde e da Solidariedade Social e o Hospital de Faro, para conseguir voltar a andar sem recorrer à cadeira de rodas, à qual estava confinado nos últimos meses.

O agravamento da sua situação clínica levou-o a solicitar o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, que in-

tercedeu junto do Hospital de Faro sem, no entanto, conseguir desen-volvimentos sobre o processo, que se resumia à compra de um par de botas ortopédicas, no valor de mais de meio milhar de euros.

No princípio do mês de março, me-diante a exasperante situação do muní-cipe, e indignada pelo impedimento da qualidade de vida do doente, a Câmara Municipal de Castro Marim, no âmbito da sua política social ativa, com verba reforçada no Orçamento Municipal de 2016, financiou o valor das botas ortopédicas.

“A burocracia inviabiliza este país e são escassos os que se atrevem, em lugares de direito, a defender as ne-cessidades de quem precisa. O país da ‘papelada’, uma herança dos tempos

da monarquia que, infelizmente, per-manece na administração pública até hoje, quebrando a confiança nas rela-ções entre o governo e os cidadãos”, assegurou o presidente da autarquia de Castro Marim, Francisco Amaral, defendendo que o acesso a cuidados de saúde não pode depender dos tempos de processos burocráticos que nunca, ou quase nunca, consideram a qualidade de vida dos doentes.

Encontros para Bebés dinamizam a Piscina MunicipalConsciente dos excelentes benefícios das atividades aquáti-cas, a Câmara Municipal de Castro Marim realizou, pelo 6º ano consecutivo, os “Encontros para Bebés”, dos 9 aos 36 meses, atividade a realizar na Piscina Municipal de Castro Marim.

Proporcionar aos bebés os conhecidos benefícios da nata-ção, a nível muscular e de coordenação, mas também no desenvolvimento da sua autonomia e segurança, é o princi-pal objetivo desta iniciativa, que deverá arrancar novamen-te no final deste ano.

Nesta 6ª edição participaram, em cada encontro, cerca de 15 bebés, acompanhados pelos pais ou outros encarrega-dos e monitorizados por técnicos da autarquia.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 21 28/06/2016 16:24:13

Page 22: Notícias de Castro Marim #19

Protocolo defende mais Saúde para TodosIgualar a acessibilidade dos cidadãos com maior vulnerabilidade socioe-conómica à prestação de cuidados de saúde, é uma das maiores preocupa-ções da Câmara Municipal de Castro Marim no atual contexto socioeco-nómico. Neste âmbito, nasceu, no princípio deste ano, um protocolo de colaboração entre a autarquia e a San-ta Casa da Misericórdia de Castro Ma-rim, que promove o desenvolvimento de iniciativas e atividades conjuntas na área da promoção da saúde.

Com um apoio que ronda os 30.000 euros anuais, a Santa Casa da Mise-ricórdia proporciona à população carenciada cuidados de saúde, me-diante a realização de rastreios, ações de sensibilização e apoio médico, a trabalhar mais persistentemente nos problemas que constrangem a popula-ção idosa, nomeadamente as demên-cias, a incontinência urinária e a dor. No âmbito de uma vida mais saudável

e ativa, entre outras ações, a Santa Casa da Misericórdia colora também no programa de cessação tabágica do município, que já devolveu a 180 munícipes uma vida sem tabaco.

A Santa Casa da Misericórdia de Cas-tro Marim existe há 524 anos, com o objetivo de minimizar o sofrimento da população mais desprotegida e carenciada e este apoio vem fomentar e consolidar o importante contributo que, ao longo dos anos, tem sido o pilar dos mais desprotegidos.

“Mais qualidade de vida e dignidade para os mais desfavorecidos. Dotar todos os cidadãos para um papel ativo na construção da nossa comunidade, é uma das maiores responsabilidades das autarquias e isso passa, sem dúvi-da, pela prestação de cuidados de saú-de a todos de igual forma”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Castro Marim - Doar Sangue é Salvar VidasO Clube Motard “Os Piratas”, de Castro Marim, organizou, no dia 20 de fevereiro, uma sessão de co-lheita de sangue.

Cerca de 80 pessoas comparece-ram ao apelo, tendo-se realizado 57 colheitas. O principal objetivo desta iniciativa, além da recolha de sangue, passou por promover a dá-diva desinteressada e sensibilizar as populações para esta prática.

Esta ação foi apoiada pelo Muni-cípio de Castro Marim, Juntas de Freguesia de Castro Marim, Altu-ra, Odeleite e Azinhal, Associação Rodactiva e Centro Hospitalar do Algarve.

notícias de Castro Marim22’

AÇÃO SOCIALE SAÚDE

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 22 28/06/2016 16:24:16

Page 23: Notícias de Castro Marim #19

Castro Marim rastreou doenças de pele

A Câmara Municipal de Castro Marim promoveu, nos dias 25 e 27 de maio, um rastreio gratuito do cancro e outras doenças de pele, destinado à população do concelho. Foram avaliados cerca de 200 munícipes, com a colaboração voluntária da médica dermatologista Manuela Aguiar.

Esta iniciativa, realizada periodica-mente pela Câmara Municipal de Castro Marim, tem permitido a deteção de lesões tumorais, depois encaminhadas com urgência para o Hospital de Faro, e o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido, adquirido para o efeito. Es-ta primeira ação, em maio, debru-çou-se também sobre os cuidados a ter com a exposição ao sol, numa sensibilização para a época balnear, que se aproxima.

Esta iniciativa foi apoiada pela Administração Regional de Saúde do Algarve, pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento.

Dia Mundial sem Tabaco

Cerca de 200 pessoas juntaram-se no final da tarde do dia 31 de maio para uma mega caminhada, organizada pe-los Amigos da Caminhada de Castro Marim no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco. Presentes estiveram alguns dos ex-fumadores que, há cerca de um ano, aceitaram o repto da Câmara Munici-pal de Castro Marim de uma vida sem fumo e que já somam um total de 215.

“A adesão dos munícipes a este repto de uma vida sem fumo superou as nossas expetativas e a taxa de sucesso, ao fim de um ano, é de 85%”, declarou o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que tem conduzido, conjuntamente com o seu chefe de gabinete e psicólogo, Dinis Faísca, e acompanhado pessoalmente cada um destes “vencedores”, como habitualmente lhes chama, aos quais fo-ram ontem entregues diplomas de mé-rito, que pretendem assinalar a decisão de deixar de fumar e motivar todos os

envolvidos no processo de desabituação tabágica, a família e o ciclo de amigos.

No mesmo âmbito, a Câmara Municipal de Castro Marim apresentou uma equi-pa multidisciplinar que estará à frente do programa de combate à obesidade: uma psicóloga, uma nutricionista e os técnicos de desporto do município.

Por uma vida mais saudável, numa luta permanente contra os principais fatores de risco das causas de morte mais fre-quentes, AVC’s, enfartes e cancro.

notícias de Castro Marim 23’

AÇÃO SOCIALE SAÚDE

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 23 28/06/2016 16:24:18

Page 24: Notícias de Castro Marim #19

EDUCAÇÃO

notícias de Castro Marim24’

Fidelidade atribui donativo de 7000 euros ao Município de Castro

MarimA Fidelidade – Companhia de Segu-ros S.A. atribuiu um donativo, no valor de 7000 euros, ao Município de Castro Marim. O valor doado pela Seguradora ao Município, ao abrigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais, foi este ano destinado ao mecenato cultural, que se traduziu na aquisição de novos instrumentos para a Banda Musical Castromarinense.

A prioridade dada este ano ao me-cenato cultural insere-se também na política social do município, na área da educação, em particular no papel da Banda Musical Castromarinense enquanto motor de construção da personalidade dos jovens do conce-lho e formação de novos talentos. Os novos instrumentos musicais permi-tirão à Banda Musical Castromari-nense a execução de outras pautas, indo ao encontro das necessidades

elencadas pela direção ao executivo municipal.

O ato de entrega do donativo de-correu no dia 14 de abril na Casa da Música, em Castro Marim, local que serve de sede à Banda Filarmónica e onde funciona a Escola de Música. A Banda Musical Castromarinense é a instituição cultural mais antiga do concelho de Castro Marim, com 91 anos de existência, desempenhando um papel fundamental na vida cul-tural do município e na formação musical das crianças e jovens.

Filomena Sintra, vice- presidente da Câmara Municipal e vereadora do pelouro da Cultura, congratulou-se pelo apoio concedido, salientando a gratidão do município “a todos os que têm contribuído para o perdurar de anos desta atividade”.

Universidade do Tempo Livre reuniu-se em jantar convívio

Cerca de 170 alunos da Universida-de do Tempo Livre (UTL) de Cas-tro Marim reuniram-se, no dia 8 de janeiro, num jantar-convívio, que assinalou as recentes épocas festi-vas, mas também o sucesso desta iniciativa, criada há 8 anos.

Durante este ano, a UTL de Castro Marim chegou a nove localidades do concelho, com os cursos de Artes Decorativas, Arraiolos, Ini-ciação à Costura/Trapologia, Bor-dados, Atelier Medieval, Ginástica e Informática, este último aberto pela primeira vez no ano anterior e com uma enorme adesão. A adesão tem sido, aliás, crescente em todos os cursos, verificando-se, nos últi-mos anos, um aumento exponen-cial do número de alunos.

Determinante no aproveitamento dos recursos e saberes locais, como geradores de riqueza para o conce-lho de Castro Marim, a UTL é um contributo fundamental na promo-ção do convívio e bem-estar dos castromarinenses.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 24 28/06/2016 16:24:21

Page 25: Notícias de Castro Marim #19

EDUCAÇÃO

notícias de Castro Marim 25’

Alunos em Férias Ativas da

Páscoa

Município de Castro Marim atribuiu Bolsas de Estudo a alunos do concelhoTendo em vista promover políticas de educação que garantam a todos os alunos do concelho igualdade de oportunidades para desenvolver com sucesso os seus estudos nos diferentes graus de ensino, independentemente da situação socioeconómica dos seus agregados familiares, a Câmara Mu-nicipal de Castro Marim aprovou a atribuição das bolsas de estudo para o ano letivo 2015/16 a estudantes do ensino secundário e superior, no valor de cerca de 55.000 euros.

A autarquia entende que o esforço fi-nanceiro despendido pelo município, na atribuição das bolsas de estudo, é deveras importante para uma terra que quer privilegiar o investimento numa formação sólida e de qualidade dos seus jovens, pois deles depende o futuro de Castro Marim e daquilo que forem capazes de construir a bem da sua comunidade.

Os 48 bolseiros são naturais ou resi-dentes no concelho e não dispõem per si, ou pelo seu agregado familiar, de meios económicos para suportarem os encargos correspondentes à fre-quência do ensino.

Entre 21 de março e 01 de abril, cerca de 150 jovens estudantes do concelho de Castro Marim participaram no programa Férias Ativas da Páscoa, or-ganizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a empresa municipal Novbaesuris.

Durante duas semanas, crianças e jovens de Castro Marim, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, puseram à prova os seus conhecimen-tos e a sua aptidão física na realização de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, que foram desde aulas de natação e ginástica a ateliês de ar-tes plásticas na Biblioteca Municipal, visionamento de filmes, minigolfe e visitas culturais, debruçadas sobre o

valioso património histórico da vila de Castro Marim.

Segundo Francisco Amaral, Pre-sidente da Câmara Municipal de Castro Marim, as Férias Ativas da Páscoa desempenham um papel muito positivo junto dos alunos das escolas do concelho, com a reali-zação de ações que contribuem, significativamente, para o seu desenvolvimento cognitivo e equi-líbrio psicomotor, mas também lhes garantem momentos únicos de partilha e lazer e, ao mesmo tempo, ajudam as famílias que, em tempo de férias letivas, manifestam difi-culdades em acompanhar os seus educandos.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 25 28/06/2016 16:24:24

Page 26: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim26’

30 Produtores participaram na Festa da Prova dos Vinhos Caseiros em Rio Seco

Foram cerca de 30 produtores a concurso e dezenas de provado-res, naquela que foi a 7ª edição da Festa da Prova de Vinhos Caseiros, organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco no passado dia 20 de fevereiro. A iniciativa dis-tingue-se por promover e divulgar alguns dos melhores vinhos tintos caseiros do sotavento algarvio.

Nesta edição da Festa da Prova dos Vinhos Caseiros estiveram a con-curso cerca de 30 dos melhores néctares frutados de produtores dos concelhos de Castro Marim e Vila

Real de Santo António, cabendo aos provadores e comensais a difícil ta-refa de escolher os melhores: 1º lu-gar – Alfredo Gonçalves (Matos); 2º lugar – Ana Lopes (Junqueira); 3º lugar – António Cavaco (Altura); 4º lugar – Ricardo Neves (Pisa Barro); 5º lugar – José António Gonçalves (Rio Seco).

A Festa da Prova dos Vinhos Casei-ros teve os apoios da Câmara Mu-nicipal e da Junta de Freguesia de Castro Marim e foi animada pelo espetáculo de fado de Elsa Jeróni-mo.

O grupo de teatro do Centro de Cul-tura e Desporto (CCD) do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim apresentou, no passado dia 10 de ja-neiro, a peça infantil “A Bruxinha que era boa”, no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim. Voltou

a subir a palco nos dias 26 e 27 de maio, desta vez com a peça “O Velho da Horta”, de Gil Vicente.

O grupo de teatro do CCD da Câ-mara Municipal de Castro Marim, formado há cerca de dois anos, reúne

Grupo de Teatro do CCD da Câmara Municipal apresentou peças de teatro

atualmente 20 elementos. Com en-cenação de Francisco Brás, o grupo já apresentou várias peças e colabo-ra na dinamização dos eventos de Castro Marim, contribuindo para enriquecer o panorama cultural do concelho.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 26 28/06/2016 16:24:26

Page 27: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 27’

Carnaval de Altura teve milhares de visitantes

Este ano transformado no mundo mágico e de fantasia da Disney, o Carnaval de Altura, que decorreu durante o fim-de-semana de 6 e 7 de fevereiro, trouxe milhares de pessoas à sua 15ª edição. A afluência cresce de ano para ano e este é já o maior e mais conhecido cortejo carnavalesco do sotavento algarvio.

Entre muita animação e figurantes a rigor, desenhou-se pelas ruas de Altura um reino encantando, com nove carros alegóricos e 10 grupos de animação, que caracterizaram alguns dos filmes mais emblemáticos da Disney. Nesta dinâmica estiveram representadas as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Mi-sericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, a Associação Despor-tiva e Cultural de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor e o Intermarché.

Envolvidos na organização do Carna-val de Altura estiveram cerca de 50

voluntários. “O Carnaval de Altura é um dos mais autênticos do país, há um grande envolvimento e esforço da comunidade local, e em particular da Junta de Freguesia de Altura, a que é preciso reconhecer todo o mérito”, realçou o presidente da Câmara Mu-nicipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

A 15ª edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Junta de Freguesia de Altura e da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio dos supermercados Corvo e a colaboração das juntas de freguesia e das associações locais.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 27 28/06/2016 16:24:32

Page 28: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim28’

Mito Algarvio comemorou 4º aniversário com Grandiosa Festa do Acordeão

A Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve – come-morou, no dia 31 de janeiro, o seu 4º aniversário com a Grandiosa Festa do Acordeão, na Quinta do Sobral, em Castro Marim. Sediada na anti-ga escola primária do Barrocal, em Altura, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Castro Marim, a Mito Algarvio fez de Castro Marim concelho capital do acordeão no Al-garve.

Nas comemorações do aniversário, que é também uma homenagem ao acordeão e aos acordeonistas algar-vios, reuniram-se mais de 600 pessoas e marcaram presença várias entidades oficiais, entre as quais, a Diretora Regional da Cultura, Alexandra Gon-çalves, o presidente da Região de

Turismo do Algarve, Desidério Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

A festa foi abrilhantada pelas perfor-mances dos “Mito Algarvio Ensemb-le”, Celina da Piedade, Tino Costa, do prestigiado acordeonista francês Mi-chel Sapateado, do “Duo Luís Gama & Fábio Guerreiro” e pelo “Duo Hernâ-ni Cerqueira & Gonçalo Guerreiro”.

Para a Câmara Municipal, é um privilégio ter o acordeão como pro-tagonista e poder contribuir para a sua contemporaneidade e, ao mesmo tempo, preservar e promover a his-tória do acordeão, um instrumento tão relacionado com o concelho de Castro Marim e com os traços da ru-ralidade que o caracterizam.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 28 28/06/2016 16:24:36

Page 29: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 29’

A autenticidade da serra algarvia nos “Mercadinhos na Aldeia”Artesanato, doces regionais, compo-tas artesanais e produtos hortícolas, são algumas das delícias que se en-contram no “Mercadinho na Aldeia”, que acontece na Casa de Odeleite, no primeiro domingo de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00.

A par da venda de produtos locais, os visitantes podem ainda experimentar ateliês de confeção de pão e de outros produtos da gastronomia local. Em todos os mercadinhos há também ani-mação musical.

O “Mercadinho na Aldeia” nasceu da vontade de dar um novo dinamismo ao interior do concelho de Castro Marim, numa iniciativa da empresa municipal Novbaesuris em parceria com a Câ-mara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Odeleite. Aliado à valorização do território e dos seus recursos endógenos, está a promoção da Casa de Odeleite e a revitalização do seu conceito original, já que este espaço singular era, nas primeiras dé-cadas do século XX, um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia, comercializando essen-

cialmente frutos secos, como a alfarro-ba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia.

“Os percursos pedestres da freguesia

de Odeleite são muito rentabilizados pelos operadores turísticos da região algarvia e esta iniciativa vai alargar a nossa oferta e potencializar a procura por parte dos visitantes”, adiantou a organização.

A Câmara Municipal de Castro Marim promoveu um programa de Pas-seios Culturais. A iniciativa está integrada no conjunto de políticas sociais do Município, a par de outras ações que visam contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos castromarinenses.

Não obstante as restrições orçamentais que se impõem aos municípios no panorama nacional atual, a Câmara Municipal de Castro Marim pro-porciona à população do concelho três destinos turístico-culturais. Desde maio a outubro, vão realizam-se passeios até ao Santuário de Fátima, Zoo-marine e Murcia/Cartagena/Caravaca

Autarquia de Castro Marim promoveu Passeios Culturais

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 29 28/06/2016 16:24:40

Page 30: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim30’

Casa do Sal espelha alma

cultural de Castro Marim

Depois de dois anos de inaugurada, a Casa do Sal de

Castro Marim tem mais do que provas dadas sobre o incremento

que veio dar à vida cultural castromarinense e à marca

do Sal de Castro Marim como o melhor sal do mundo. Uma

agenda cheia, entre exposições, apresentações de livros e outros

momentos culturais, enriquece e reforçam a cultura local,

construindo um espaço de todos e para todos, onde se dá vida ao

sal e sal à vida.

Organizado entre um espaço de merchandising, associado ao sal de Castro Marim, uma

área de exposições e um espaço multimédia, que integra uma rede

de circuitos de visita à Reserva Natural do Sapal de Castro

Marim/Vila Real de St. António, a Casa do Sal consolidou-se como marco incontornável da imagem

de Castro Marim e uma referência no âmbito dos espaços públicos

contemporâneos.

Exposição de ilustrações “Bichos. Quem nos observa da paisagem?” e de fotografia “Observador e Observado”Este conjunto de exposições, de Marta Santos e David Cachopo, respetivamente, animou a Casa do Sal durante o mês de fevereiro e proporcionou ao visitante a opor-tunidade de ser observado pelos bichos que habitam a nossa natureza, como o flamingo, o camaleão, o morcego, a libélula, o abelharuco, entre muitos outros. O objetivo de Marta Santos, arquiteta e ilustradora, é chamar a aten-ção para as profundas transformações dos habitats destes animais na região e da sua consequente vulnerabilidade. O trabalho de fotografia de David Santos foi desenvolvi-do no âmbito de um período de voluntariado do autor na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Divulgar o património natural da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo An-tónio e da zona costeira, com especial enfoque para a fauna característica desta zona húmida, foi um dos objetivos da autarquia castromarinense com esta iniciativa, procurando simultaneamente potenciar a consciencialização ambiental e alertar para a necessidade de alteração de comportamen-tos que conduzam à preservação deste valioso património.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 30 28/06/2016 16:24:41

Page 31: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 31’

Exposição “A Identidade do Algarve: forais, alvarás e cartas régias”Com três tipos de documentos go-vernativos, forais, alvarás e a carta régia, esta exposição revelava a forma como as decisões da Coroa moldaram o Algarve ao longo dos séculos. Foi acolhida na Casa do Sal durante o mês de Abril. Apesar de se focar nos documentos emanados por diferentes Reis de Portugal, “A Identidade do Algarve” contou uma história que começa no século XIII, com a conquista da região aos mouros, e que só acaba já no sécu-lo XX, no período republicano, pas-sando por todos os interesses sociais,

económicos e políticos que levaram à criação dos atuais 16 concelhos do Algarve. A inauguração desta exposição, no dia 23 de março, contou com a presença do Professor Hugo Cavaco, licencia-do em História pela Universidade de Coimbra e mestre em História Mo-derna pela Universidade Clássica de Lisboa, desenvolvendo uma paralela atividade de investigação na área da História Local, daqui resultando vá-rias publicações, muitas sobre Castro Marim, tais como “O Degredo e o Privilégio em Castro Marim” e “Cas-

tro Marim Quinhentista”. “A Identidade do Algarve: forais, al-varás e cartas régias” é uma exposição organizada em parceria pela Câmara Municipal de Castro Marim e Rede de Arquivos do Algarve.

Mostra fotográfica “Mercados no Algarve ao longo dos tempos”Esta mostra fotográfica coletiva foi ex-posta durante o mês de maio e reúne o presente e o passado dos mercados de rua, mensais ou semanais, e feiras anuais. Nestes trabalhos podiam ver-se imagens de grandes fotógrafos, como o Artur Pastor. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve, e acabou por resultar também num contributo para a investigação do Professor Doutor

Nuno Loureiro, através da realização de um Passeio Fotográfico pelo Mer-cado de Castro Marim que, segundo o mesmo, “é certamente dos mercados mais divertidos de todo o Algarve e uma das coisas que o faz assim é o gru-po dos ‘Mato Bravo’ e os acordeonistas, esta animação que se gera e o convívio que isso comporta”. A mostra deu ainda mote a um pas-seio fotográfico no Mercado de Castro Marim, com cerca de 15 fotógrafos amadores, no dia 14 de maio. A inicia-tiva visou a promoção deste património castromarinense e a valorização das suas particularidades culturais, comerciais, recreativas e antropológicas. Alguns dos trabalhos resultantes deste passeio foto-gráfico serão depois integrados na mos-

tra “Mercados no Algarve ao longo dos tempos”. O passeio fotográfico teve o apoio da Associação ¼ Escuro e do Cen-tro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim e será um contributo para a investigação do Professor Doutor Nuno Loureiro, mentor da mostra fotográfica.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 31 28/06/2016 16:24:44

Page 32: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim32’

Exposição de fotografia “Algarve Mediterrânico”Desenvolvida no âmbito do livro “Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas”, de Maria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e Vasco Célio, esta exposição esteve na Casa do Sal durante este mês de junho. O livro, motriz de todas as fotos, ganhou recentemente o 3º prémio para o melhor livro de cozinha do Mundo, nos Gourmand Awards, atribuídos durante a World Cookbook Fair, em Frankfurt, na Alemanha. “Algarve Mediterrânico” é um repositório único do vasto património cultural algarvio ao ní-vel da gastronomia, recolhido por Maria Manuel Valagão. A obra con-ta com as interpretações de Vasco Célio, na fotografia, e de Bertílio Gomes, na cozinha contemporânea.

Exposição “Cana e Luz – Experiências e Potencialidades”Patente durante o mês de maio, paralelamente à mostra fotográfica “Mercados no Algarve ao longo dos tempos”, a exposição “Cana e Luz – Experiências e Po-tencialidades”, de Vilma André, explorou o potencial da tradicional técnica da cestaria, que tem vindo a cair em desuso pela sua associação à pobreza e ao árduo trabalho no campo. O material, a técnica e o trabalho humano transformaram-se num conjunto de grande plasticidade e poder criativo que foi destacado através da luz em algumas peças que têm vindo a ser feitas desde 2012, num trabalho totalmente experimental e artesanal.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 32 28/06/2016 16:24:46

Page 33: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 33’

Apresentação do livro “Sou prosa, Tu poema” , de Ana Francisco e Carla SabinoUm público interessado e arrebatado encheu a Casa do Sal no passado dia 14 de maio, para a apresentação do livro “Sou prosa, Tu poema”, da autoria de Ana Francisco e Carla Sabino, com apresentação de Susana Helena de Sousa, Isabel Agostinho, João Miguel Pereira e Filomena Sintra.

A apresentação foi pautada pela leitura de alguns poemas e textos, pelas auto-ras e amigos convidados, para além dos surpreendentes momentos musicais, proporcionados pela própria Carla Sa-bino, das apresentações de dança, pelo Conservatório Regional de Vila Real de St. António, e da exibição de uma curta-metragem que retratava uma das narrativas da obra, com realização de Sofia Afonso e participação de Pedro Oliveira Tavares e Rui Santos.

Novo livro de Ana Amorim Dias, “O que nunca um adulto te disse”Foi um público jovem aquele que acolheu, no dia 18 de maio, a apresen-tação do novo livro de Ana Amorim Dias, na Casa do Sal. “O que nunca um adulto te disse”, promove o encontro entre pais e filhos, num diálogo aber-to, descomplexado e honesto, onde são abordados temas como o amor, a escola e todos os relacionamentos humanos, mas também sobre como manter a segurança nas redes sociais, nas festas “e em tudo o que a vida tem de bom”.

Ana Amorim Dias, escritora, advoga-da e empresária, é autora de vários li-

vros, entre eles «Histórias do «(A)Mar» e «Zoia», e de mais de um milhar de crónicas publicadas em diversos jornais, revistas e publica-ções digitais. Mãe de dois rapazes e rendida ao fascínio que os mais no-vos revelam pela sua personalidade mais imprevisível e irreverente, agarrou o desafio de falar não só aos mais novos, mas também aos seus pais, avós, educadores, procurando um encontro entre as gerações, que promova mais comunicação, entendimento e amor e que traga mais clarividência nas escolhas, tão importantes na adolescência.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 33 28/06/2016 16:24:51

Page 34: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim34’

Feiras e mercados promoveram produtos locais na Páscoa em Castro Marim

A celebração da Páscoa, de 25 a 27 de março, foi

marcada pela chegada de vários turistas, que escolhem o concelho

para passar estes dias festivos. Da serra ao mar,

o sol e as temperaturas amenas brindaram a

semana santa e deram lugar às celebrações.

Em Castro Marim, como ponto de referência, as visitas ao Castelo, ícone da vila e do concelho, por onde pas-saram, durante este período, cerca de 800 visitantes. No Domingo de Páscoa, o mercadinho “Páscoa Doce”, organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, promoveu o melhor do artesanato, produtos tradicionais e doçaria castromarinenses na Praça 1º de Maio. A iniciativa, que contou com muita animação musical, workshops infantis temáticos e pinturas faciais, terminou com um sublime concerto da Banda Musical Castromarinense na Casa do Sal.

No plano religioso, a realçar em Cas-tro Marim, na Sexta-Feira Santa, a procissão do Enterro do Senhor, que reúne dezenas de fiéis e leva pelas ruas da vila o esquife do Senhor mor-to, seguido por figuras alegóricas que ostentam um véu de luto.

As praias quentes de Altura – Alagoa, Cabeço e Praia Verde – foram o des-

tino de eleição para muitos turistas nestas miniférias da Páscoa. Uma feirinha da Páscoa animou a sede de freguesia, Altura, durante o fim-de-semana, com a venda dos doces típi-cos desta época festiva, como o folar, mas também com animação musical, a cargo do grupo “Mato Bravo” e do grupo Etnográfico “Leões a Cantar o Alentejo”.

Para os amantes da corrida, o Clube Recreativo Alturense e a Xistarca, organizaram, nos dias 25, 26 e 27 de março, o “Challenge Algarve”, que atraiu equipas de atletismo de todo o país e passou pela Praia da Alagoa, Altura e Castro Marim.

Na promoção de uma política de incentivo às iniciativas culturais e desportivas regulares, a Câmara Municipal de Castro Marim apoiou logisticamente todos os eventos, procurando reforçar a atratividade do concelho e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 34 28/06/2016 16:24:54

Page 35: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 35’

Cumeada da Alta Mora acolheu 13ª edição de Peddy PaperA Cumeada da Alta Mora foi, no passado dia 17 de abril, pelo 13º ano consecutivo, palco de um peddy paper, iniciativa que visa promover e valorizar o potencial dos recursos endógenos e culturais da freguesia de Odeleite, organizado pela Associação Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA).

Estiveram presentes na iniciativa mais de 150 participantes, distribuídos por 33 equipas, colocadas à prova num verdadeiro teste ao conhecimento e sagacidade, num percurso de 8km

de desafios baseados em jogos, artes e ofícios e saberes locais, associados à vida no campo. A equipa “Tudo ao molho” com 199 pontos, foi a 1ª clas-sificada, seguida de “Fé N´gente”, com 193 ponto e, na terceira posição, “Ho-mo Erectus” com 184 pontos.

A XIII edição do Peddy Paper na “Cumeada de Alta Mora” teve, uma vez mais, o apoio da Câmara Munici-pal de Castro Marim e a colaboração da Associação Odiana e do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Au-tarquia (CCD).

Feira do Campo em Furnazinhas – OdeleiteA Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a população das Furnazinhas e Clube dos Ca-çadores e Pescadores local, organi-zou, no dia 24 de abril, a 3ª edição da “Feira do Campo”, em Furnazi-nhas, um convite ao contacto com a natureza e com os usos e costumes das gentes locais.A “Feira do Campo” arrancou com a realização do passeio pedestre “Caminhos das Furnazinhas”. Du-rante a tarde, as ruas da localidade encheram-se de saberes e sabores e de muita animação. Na Feira, os visitantes puderam apreciar o arte-sanato e a gastronomia, experimen-tar um ateliê do pão e do queijo e visitar uma exposição de animais da quinta. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 35 28/06/2016 16:24:54

Page 36: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim36’

Peddy Paper do Rio Seco reuniu mais de 20 equipasMais de 20 equipas e cerca de 200 participantes, percorreram, no dia 15 de maio, 7km de charadas, testes à cultura geral e desafiantes jogos tra-dicionais, na 5ª edição do Peddy Paper do Rio Seco, organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco.

Um almoço de confraternização e a entrega de prémios fecharam este dia de animação Foram premiadas as 5 primeiras equipas, a saber “M’entien-des” (1º), “Koalidade” (2º), “Infiltrados II” (3º), “Os Porca Sara” (4º) e “Moss… As Bimbas tão Almariadas” (5º).

Na organização desta iniciativa estive-ram envolvidos cerca de 50 voluntá-rios do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco. A iniciativa teve os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castro Marim. A realçar também o patrocínio de muitas em-presas do território.

Odeleite em festa no 1º de MaioA aldeia de Odeleite foi palco das comemorações do Dia do Traba-lhador, 1 de maio. As centenas de visitantes que passaram o dia na refrescante ribeira de Odeleite foram recebidos com muita anima-ção e um leque de atividades para entreter os mais pequenos, como canoagem, slide e insufláveis.

Iniciativa organizada pela Associa-ção Social da Freguesia de Odeleite, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Fre-guesia de Odeleite, do programa faziam parte o baile, pelo duo “Ana e Edgar”, a atuação do Grupo Et-nográfico “Amendoeiras em Flor” e, por último, no palco principal, o artista “Marcus”.

A exposição dos “Maios” e as vivas e coloridas flores que, dis-postas nos pátios e nas janelas das casas, deram vida ao concurso da “Aldeia Florida”, foram também atrativos de peso, que se junta-ram à deslumbrante paisagem.

A tradicional ementa destas come-morações, sardinhada e vinho tin-to, foi enriquecida com os stands de venda de doces locais e regionais, aos quais se juntavam os de artesa-nato local.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 36 28/06/2016 16:24:58

Page 37: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 37’

“Baila Coração ao Som do Acordeão” a animar Castro MarimDestinado aos castromarinenses, mas também àqueles que visitam e vivem o concelho, a nova temporada já ar-rancou e promete levar a animação às zonas do interior, harmonizando a oferta sociocultural entre a frente mar do concelho e, simultaneamente, preservando a cultura e o património castromarinenses.

Do cartaz fazem parte os cantores e acordeonistas Sérgio Conceição, An-tónio Manuel, Filipe Romão, Silvino Campos, David Alves, José Gonçal-ves, Anabela Silva e o grupo musical “Mato Bravo”.

O evento “Baila Coração ao Som do Acordeão” percorre de forma itine-rante várias localidades de Castro Marim. Esta é uma iniciativa da po-pulação local com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

“Proporcionar convívios sociais ati-vos, momentos de animação, des-contração e de relaxamento psicoló-gico, assim como promover a prática exercício físico”, declara o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim sobre os benefícios desta iniciativa.

“Baila Coração ao Som do Acordeão” é um

programa de bailes e serões de acordeão,

desenvolvido no âmbito da política cultural e

social do município, e que tem o principal objetivo

de quebrar o isolamento das populações do

interior de Castro Marim e contribuir para a sua

qualidade de vida.

Calendarização9 de julho | Alcarias Grandes

16 de julho | Portela Alta23 de julho| Alta Mora

30 de julho | Alcaria de Odeleite 6 de agosto |Almada de Ouro

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 37 28/06/2016 16:25:00

Page 38: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim38’

Ordem dos Templários instalou Comendadoria de Santiago em Castro Marim

No passado dia 23 de abril, a Ordem

dos Templários esteve em Castro

Marim na criação da Comendadoria de

Santiago, que acolhe agora 13 membros,

investidos nesse mesmo dia, numa cerimónia

que decorreu na Igreja Matriz de N. Sra. dos

Mártires.

A Ordem dos Templários é uma das mais famosas Ordens Militares de Ca-valaria, tendo sido fundada no rescal-do da 1ª Cruzada, em 1118. Em Por-tugal, os Templários desempenharam um papel determinante no período da Reconquista, nomeadamente na atividade militar contra os mouros e no povoamento do território. Extinta pelo Papa Clemente V, a Ordem dos Templários era detentora de um vasto património que, por direito, perten-ceria à Santa Sé, o que ameaçava a soberania do rei português D. Dinis. Na sequência disto, em 1319, D. Dinis propõe a criação da Ordem de Cristo,

justificada pela necessidade de defen-der a costa algarvia dos ataques de piratas e piratas magrebinos. Embora a luta contra o Infiel tivesse terminado em 1249, este argumento captava as boas graças do papado, que acabaria por decretar a criação da nova Ordem religioso-militar. A 1ª sede da Ordem de Cristo foi o Castelo de Castro Marim, com um dos mais sólidos sis-temas defensivos de todo o Reino do Algarve e situado na fronteira maríti-ma com Marrocos e nas imediações da comunidade islâmica de Granada.

No âmbito da Investidura Templária e das comemorações do 25 de Abril no Município de Castro Marim, decorre-ram, no mesmo dia, na Casa do Sal, a apresentação do livro “O primeiro Carimbo Comemorativo dos CTT do concelho de Castro Marim”, de Francisco Matoso Galveias, e o lança-mento de uma edição limitada de um selo comemorativo da Comendadoria de Santiago, seguindo-se o emotivo concerto de Harpa Céltica, por Hele-na Madeira.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 38 28/06/2016 16:25:03

Page 39: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 39’

Na investidura templária, uma ce-rimónia solene e pública em que fo-ram nomeados os novos cavaleiros e damas, estiveram presentes líderes e membros da Ordem dos Templários, bem como por diversas entidades eclesiásticas, civis e militares. Nesta reunião magna participaram cerca de 40 templários, vindos de Portugal e

Espanha. A cerimónia terminou com a bênção e inauguração da escultura do Cavaleiro da Ordem, na rotunda sul de Castro Marim, da autoria do escultor Carlos Correia.

“Estamos orgulhosos e honrados por-que estamos a fazer jus à história e à cultura de Castro Marim. Além do

mais, realizamos o evento medieval com maior qualidade do país e temos agora uma rotunda alusiva à matéria que dignifica Castro Marim”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que se manifestou honrado por trazer ao concelho uma das mais famosas Or-dens Militares de Cavalaria.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 39 28/06/2016 16:25:09

Page 40: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim40’

Desporto e música nas comemorações do 25 de Abril em Castro MarimNo dia 23 decorreu um Workshop de Defesa Pessoal no Pavilhão Municipal José Guilhermino, promovido pela Associação de Defesa Pessoal – Siste-ma Elite DP, em parceria com o Leões do Sul Futebol Clube e a autarquia. Com uma área direcionada às crianças entre os 6 e os 12 anos, à luz do tema “Crianças à prova de Bullying”, a ini-ciativa contou com a participação de 50 pessoas.

Castro Marim celebrou o 42º aniversário do 25 de Abril com um vasto e diversificado programa, que se estendeu de 23 a 25 de abril.

No mesmo dia decorreu também, na Casa do Sal, em Castro Marim, um concerto de harpa céltica e canto, por Helena Madeura, e a apresentação do livro “O primeiro Carimbo Comemo-rativo dos CTT do concelho de Castro Marim”, de Francisco Matoso Gal-veias, e o lançamento de uma edição limitada de um selo comemorativo da criação da Comendadoria de Santia-go, de Castro Marim, que acolheu os

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 40 28/06/2016 16:25:11

Page 41: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 41’

novos templários investidos numa ce-rimónia que decorreu na Igreja Matriz de Castro Marim, no final da tarde.

No domingo, dia 24 de abril, decor-reu uma caminhada pela “Liberdade sem Tabaco”, onde participaram cerca de 30 pessoas, que se juntou a uma outra iniciativa de marcha, promovida pelo Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, com a adesão de cerca de 50 caminhantes.

Ao almoço, junto ao Mercado Local de Castro Marim, pode ver-se a Con-centração de Automóveis Antigos, que saíram depois para o já tradicional “Passeio Primavera Algarve”, promo-vido pelo Clube de Automóveis Anti-gos do Algarve.

No dia 25 de abril, dia principal das comemorações, o programa começou às 08h30, com uma arruada da Banda Musical Castromarinense pelas ruas da vila de Castro Marim, prosseguin-do a nas principais localidades do con-celho. Meia hora depois, foi hasteada a Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho e assistiu-se a uma largada de pombos no Forte de S. Se-bastião, pela Sociedade Columbófila Castromarinense.

Em Altura, na mesma manhã, foi rea-lizado um Passeio Familiar, que reuniu cerca de 50 pessoas à volta das bicicletas.

O programa do 25 de Abril em Cas-tro Marim contou com os apoios da empresa municipal Novbaesuris, do Clube Recreativo Alturense, da Banda Musical Castromarinense, da Socieda-de Columbófila Castromarinense, da Associação Rodactiva e do Leões do Sul Futebol Clube.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 41 28/06/2016 16:25:15

Page 42: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim42’

CULTURA E EVENTOS

“Arte sem Fronteiras” dançou no

RevelimO Revelim de Santo António, em Castro Marim, foi, no passado dia 15 de maio, palco do V Festival Internacional de Dança “Arte sem Fronteiras”.

O espetáculo, de livre acesso, teve casa cheia e foi uma coorganização da Associação “Animashow”/Escola de Dança “Splash”, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, Eurocidade do Guadiana, IPDJ e da Junta de Freguesia de Castro Marim.

Ritmos do mundo, diferentes culturas e diversos grupos nacionais e estran-geiros, estiveram em palco onde apre-sentaram um conjunto de coreografias, nos mais diversos tipos de dança (Hip-hop, contemporânea, oriental, danças

de salão, latina e danças tradicionais), mostrando as suas tradições e valores.

O V festival Internacional de dança “Arte sem fronteiras” contou com as presenças da Escola “Klassic” (Lisboa), Academia “Langa” (Málaga), Escuela de Danza Oriental “María Terrada” (Huelva), Companhia de Dança “Ida-de de Ouro” e Companhia de Dança “Splash” (Vila Real de St. António) e a participação do melhor grupo de dança da Ucrânia (2015), “Three and a Half ”.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 42 28/06/2016 16:25:20

Page 43: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

Jovem Castromarinense conquistou Troféu Nacional de Acordeão e Concurso Internacional de AcordeãoHugo Madeira, de 8 anos, natural de Altura, Castro Marim, aluno do Prof. João Pereira, cujas aulas decorrem na sede da Mito Algarvio, antiga escola primária do Barrocal, cedida pela Câ-mara Municipal de Castro Marim à as-sociação, sagrou-se Campeão no Tro-féu Nacional de Acordeão (categoria de Iniciado), conquistando também o 1º lugar no Concurso Internacional de Acordeão na mesma categoria.

O 21º Troféu Nacional e 2º Concurso Internacional de Acordeão decorreu de 13 a 15 de Maio de 2016, na cidade de Alcobaça, integrado na 20ª Semana Internacional de Acordeão, uma orga-nização da ASACORD (Associação de Acordeão de Portugal), considerada a mais importante competição do País nesta área musical, tendo nela parti-cipado jovens de Portugal, Rússia e Espanha. Estes troféus contaram, com um importante corpo de jurados em representação de várias nacionalida-des, França, Itália, Bósnia, Espanha, Portugal; Rússia e China.

Hugo Madeira inscreve assim o seu nome, junto a grandes acordeonistas que conquistaram este importante troféu, sendo o primeiro acordeonista do Baixo Guadiana a concretizar tal feito.

notícias de Castro Marim 43’

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 43 28/06/2016 16:25:21

Page 44: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim44’

O Baixo Guadiana (Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de St. António e Ayamonte) foi, dia 9 de maio, palco das celebrações do Dia da Europa no Algarve, no âmbito da campanha #30anos30iniciativas. No mesmo dia comemorou-se o 3º aniversário da Eurocidade do Guadiana (Castro Marim, Vila Real de St. António e Ayamonte), presidida por Castro Marim.

Celebrações do Dia da Europa no Baixo Guadiana

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 44 28/06/2016 16:25:24

Page 45: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 45’

As comemorações começaram em Castro Marim, no Revelim de St. António, com uma cerimónia oficial, onde estiveram o presidente da CCDR Algarve, David Santos, o presidente da Eurocidade do Guadiana e da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o presidente da Câmara Mu-nicipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçal-ves, a vice-presidente da Câmara Mu-nicipal de VRSA, Conceição Cabrita, e a vice-presidente da Câmara Munici-pal de Ayamonte, Gema Martín.

Francisco Amaral realçou o papel dos fundos comunitários no desen-volvimento destes municípios, agora equipados de “infraestruturas básicas, sejam desportivas, culturais, sociais, rede viária requalificação urbana e saneamento básico”, mas sublinhou aquilo que considera ser uma injustiça na distribuição dos apoios comunitá-rios ao longo dos anos, a desconside-ração, pela parte da União Europeia, das diferenças entre Algarve litoral e o serrano, que tem considerado a região como rica na sua totalidade. Já o presidente da CCDR, David Santos, realçou a possibilidade do Guadiana poder ser navegável entre Alcoutim e Pomarão, dependente de uma candi-datura apresentada a fundos comuni-tários, que deverá estar determinada até ao final deste ano.

Seguiu-se uma visita da comitiva às infraestruturas cofinanciadas por fun-dos comunitários. Em Castro Marim,

além do Revelim de Santo António, foram visitados o Edifício Multifun-cional de Empresas e o Mercado local.

Depois da apresentação do livro “Contrabando Tradicional no Baixo Guadiana”, por Rafael Cáceres Feria (Universidade de Olavide, em Sevi-lha), em Alcoutim, as comemorações regressaram a Castro Marim, com a visita à exposição “Eurocidade do Guadiana: 3 anos de iniciativas”, na Biblioteca Municipal. No mesmo es-paço, durante a tarde, esteve patente a exposição “Pintar a Europa”, um resultado das telas distribuídas pela população e entidades do território, numa iniciativa do Município de Cas-tro Marim.

O debate “30 anos depois, que fu-turo?” , foi o momento alto das comemorações do Dia da Europa. Moderado pela jornalista Susana Sousa, do Jornal do Baixo Guadia-na, integraram também a mesa o vice-presidente da CCDR Algarve, Adriano Guerra, o presidente da Eurocidade do Guadiana, Francisco Amaral, o autarca de Vila Real de St. António, Luís Gomes, na qualidade de membro do comité das Regiões. De Espanha, participou a segunda 2º Tte. Alcaide María Soledad Mora. A reflexão sobre a Europa e o seu/nosso futuro incidiu sobre a falta de

autonomia, tanto a nível de organis-mos nacionais, regionais ou locais, que impedem políticas de desenvol-vimento adequadas e assertivas, e sobre o seu mais recente flagelo, o desemprego, resultado de uma “po-lítica de capelinhas”, afirmou o pre-sidente da Eurocidade do Guadiana, Francisco Amaral, acrescentando que “o nosso país não é um país sério… andamos nos papelinhos dezenas de anos, somos confrontados com obstáculos irracionais, que despro-movem o investimento privado e o combate ao desemprego”.

As celebrações do Dia da Europa en-cerraram com a inauguração da ex-posição “Cana e Luz – Experiências e Potencialidades”, de Vilma André, na Casa do Sal.

As celebrações do Dia da Europa e do Dia da Eurocidade foram uma iniciativa organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algar-ve), Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, Centro Eu-rope Direct do Algarve, Enterprise Europe Network e EURORREGIÃO Alentejo-Algarve-Andaluzia e con-taram com a parceria da Eurocidade do Guadiana, da Associação Odiana e do Jornal do Baixo Guadiana como media partner.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 45 28/06/2016 16:25:27

Page 46: Notícias de Castro Marim #19

Maior queijo fresco de cabra de raça algarvia saboreado na Terra de MaioCentenas de pessoas puderam sabo-rear um queijo fresco com aproxima-damente 40kg e 80cm de diâmetro, no qual foram utilizados cerca de 170 litros de leite e 1,5kg de flor de sal de Castro Marim. Os mentores desta iniciativa, Câmara Municipal de Cas-tro Marim e Queijaria do Azinhal, pretendem, numa próxima edição, candidatar a iniciativa ao “Guinness World Records”.

Nesta edição da Terra de Maio, de 20 a 22 de maio, passaram milhares de visitantes, atraídos pelos sabores e sa-

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim46’

Era o grande desafio da 9ª edição da Feira Terra de Maio, a produção ao vivo do maior queijo fresco de cabra de raça algarvia, e foi um sucesso.

beres mais genuínos da serra algarvia. À semelhança dos anos anteriores, verificou-se uma grande afluência de público espanhol, o que reforça a importância da cooperação entre os três municípios da Eurocidade do Guadiana: Castro Marim, Vila Real de St. António e Ayamonte.

Na abertura, na tarde de dia 20 de maio, marcaram presença o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino, o presi-dente, Francisco Amaral, e vereadores da Câmara Municipal de Castro Ma-

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 46 28/06/2016 16:25:31

Page 47: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 47’

rim, Filomena Sintra e Nuno Pereira, os presidentes das juntas de freguesia do Azinhal, de Odeleite e de Altura, António Martins, Valter Matias e Né-lia Mateus, Cristina Ferradeira, da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve, Ma-ria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e Vasco Célio, autores do livro “Algarve Mediterrânico”, e a Prof. Carla Al-meida, da Universidade do Algarve, entre outras personalidades.

Promover a Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, é o mote deste evento, que tem vin-do a crescer e a conquistar espaço no calendário de programação cultural do Algarve e também na andaluza. O objetivo do certame é promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, e também aumentar o volume de vendas através da comercialização direta.

O Concurso da Cabra de Raça Algar-via animou mais uma vez o certame. A

competição, que escolhe os melhores exemplares da Cabra de Raça Algar-via, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana, num total de 55 animais. A entrega de prémios decorreu no domingo. A Cabra de Raça Algarvia é um animal corpulento, que atinge cerca de 50kg em adulto. Com pelo curto, branco e com malhas castanhas de várias tonalidades, a cabra algarvia resulta de um cruzamento entre a cabra charnequeira do Algarve com a

cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra al-pina espanhola (no início do séc. XX). O número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim. Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um ex-celente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do mesmo, mas também a produção de derivados. O queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 47 28/06/2016 16:25:34

Page 48: Notícias de Castro Marim #19

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim48’

elevada qualidade e características organoléticas singulares, reconhecido como o queijo mais saudável, sendo já vendido em grandes superfícies co-merciais e servido nos restaurantes da região. O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Asso-ciação Nacional dos Criadores de Ca-prinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim.

Artesanato ao vivo, música popular e tradicional, workshops, exposição de cabras de raça algarvia, ateliês de pão

e queijo, passeios de burro, demons-trações de cozinha ao vivo, tasquinhas com variada gastronomia local e da região Baixo Guadiana, recriação da ‘Vila de Amêijoas’, falcoaria, anima-ção infantil, entre muitos outros atra-tivos, fizeram mais esta Terra de Maio, que se tem sedimentado a cada edição.

Nesta edição, destaque para algumas atividades e espetáculos, nomeada-mente a apresentação do livro “Al-garve Mediterrânico – Tradições, Produtos e Cozinhas”, o seminário “Economia Rural/PDR2020/Bolsa

de Terras”, o desfile “Bioco Tradition”, Por Lurdes Silva, o “Passeio Fotográ-fico pela Nossa Serra”, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câ-mara Municipal de Castro Marim, e os espetáculos de Nuno Markl e Vasco Palmeirim, “Top Genius”, no sábado, e de “Sangre Ibérico”, no domingo.

“A Terra de Maio” foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Ma-rim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Orde-namento do Território, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Eu-rocidade do Guadiana, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), do Gran-Plaza Tavi-ra, da NAUTIBER – Estaleiros Navais do Guadiana Lda e Castro Marim Golf & Country Club.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 48 28/06/2016 16:25:40

Page 49: Notícias de Castro Marim #19

Castro Marim esteve em “Festa da Cataplana” durante o mês de junhoA Festa da Cataplana promove e fomenta a economia e a gastrono-mia locais, atraindo os visitantes que já procuram Castro Marim pela qualidade das suas praias, mas também um público diferenciado, que procura a qualidade e o dife-rencial gastronómico, impulsio-nando a dinâmica económica antes do pico do verão, normalmente nos meses de julho e agosto.

Os 15 restaurantes aderentes apre-sentaram dois tipos de cataplana,

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 49’

De 1 a 30 de junho, os segredos da Cataplana, um dos pratos regionais mais conhecidos, regressaram a Altura, naquela que foi a terceira edição da Festa da Cataplana, uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e dos restaurantes da frente mar do concelho.

com preços atrativos e diferencia-dores. Apesar da de marisco ser das cataplanas mais procuradas, os restau-rantes preparam também cataplanas de polvo, bacalhau, tamboril, cabrito e lombinho de porco.

“Ao turismo de sol e praia juntamos esta riqueza gastronómica, como fator diferenciador daquilo que temos em Castro Marim”, realçou a vice-pre-sidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 49 28/06/2016 16:25:41

Page 50: Notícias de Castro Marim #19

Festas em Honra do Imaculado

Coração de Maria consolidam

tradição religiosa de Altura

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim50’

Decorreram, de 3 a 5 de maio, as Festas em Honra do Imaculado Coração de

Maria, em Altura. A fé e a devoção à Santa são a força motriz destas

celebrações, também marcadas pelos saberes artesanais e pela animação

musical.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 50 28/06/2016 16:25:45

Page 51: Notícias de Castro Marim #19

Foram 3 dias de festa, junto à Praia da Alagoa, consolidando esta tradi-ção religiosa, que tem vindo a ganhar força junto da comunidade alturense. Em Honra do Imaculado Coração de Maria, na tarde de sábado, locais e visitantes reuniram-se numa manifes-tação de fé marcada por três momen-tos – a recitação do Terço Mariano, a celebração da Eucaristia e a procissão em Honra da padroeira.

A Feira de Artesanato, onde se podia encontrar também uma enorme varie-dade de doces e iguarias locais e regio-nais, acolheu os visitantes para a ani-mação musical, marcada pelo concerto de Susana Travassos (sexta-feira), Berg (Sábado) e o grupo de dança Arutla (domingo). Pelas comemorações pas-saram também os Caretos de Podence e o desfile etnográfico pela “Associação Cultural Amendoeiras em Flor”.

Esta foi uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Altura, Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Altura e Paróquia de Altura.

CULTURA E EVENTOS

notícias de Castro Marim 51’

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 51 28/06/2016 16:25:50

Page 52: Notícias de Castro Marim #19

José Valentim, Presidente da Associação Rodactiva

A RODACTIVA é uma associação criada em Setembro de 2011 por um grupo de amigos que partilham o mesmo gosto pela prática de BTT e Ciclismo de Estrada. Sediados em Castro Marim, mais concretamente na localidade de Rio Seco, a Rodactiva é motivada pela defesa e promoção do património cultural, artístico, paisagístico e ambiental no concelho de Castro Marim. O atual presidente da Associação fala-nos um pouco do trabalho e das conquistas destes anos e dos sonhos que ainda querem realizar.

Em traços largos, fale-nos um pouco da história da Associação Rodactiva. A Rodactiva nasce num grupo de amigos que tem como objetivo fun-damental e primordial promover o convívio e fazermos o que gostávamos na altura, que era praticar BTT, diver-tirmo-nos e trazer mais amigos para conhecer a nossa região e foi através desse repto que criámos esta Associa-ção. Começamos a estudar e a delinear objetivos para darmos uma projeção a esta Associação, a tentar encontrar um nome, a tentar encontrar um equi-pamento para nos identificar e nos diferenciar das outras associações, co-meçar a procurar pessoas, entidades e empresas, que nos apoiassem, que nos comparticipassem para esta nos-sa projeção. Tivemos muito trabalho para as conseguir convencer, porque foi numa época difícil em termos de disponibilidade financeira.

Quantos sócios reúnem atualmente?Neste momento estamos com 130 sócios. Isto representa muito, muita gente, muitas ideias, muitas pessoas a quem temos que ouvir, respeitar e saber trabalhar com elas, porque ca-da uma tem a sua maneira de ser, de pensar, de agir e temos nós, enquanto fundadores e organizadores responsá-veis e representantes, que saber apro-veitar o lado positivo de cada sócio.

A criação de um espaço sede foi um marco importante para o desenvolvimento da Associação. Fale-nos desse momento. Nós não tínhamos sede. Usávamos a minha garagem, era lá que tínhamos todo o material, era lá que nos reu-níamos, era lá que bebíamos o cafe-zinho e era lá que convivíamos. Esta sede [na antiga Escola Primária do Rio Seco, espaço cedido pela autarquia de Castro Marim em 2014] veio aumen-tar a viabilidade de juntarmos ainda muito mais sócios, cativar muitas mais pessoas a juntar-se a nós, a conhecer o nosso espaço, a vir pedalar connosco. Obviamente que foi uma projeção enormíssima para os nossos objetivos.

As vossas divisas são o BTT e o ciclismo de estrada. Fale-nos um pouco de todas as iniciativas que têm desenvolvido neste sentido. Quando criámos a associação, o BTT era quase que uma novidade, não ha-

DESPORTO

notícias de Castro Marim52’

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 52 28/06/2016 16:25:50

Page 53: Notícias de Castro Marim #19

via muito BTT no território do Baixo Guadiana, nomeadamente Castro Marim, Vila Real de St. António e Alcoutim, e nós dinamizámos muito isso aqui no nosso concelho. Acontece que a iniciativa que nós inicialmente tínhamos, só um evento por ano, alas-trou-se porque a procura era muita e nós tínhamos bom feedback do nosso trabalho. Neste momento temos um grande número de atividades anuais, nomeadamente o BTT, Trail, o ano passado, inclusive, conjuntamente com outras associações, fizemos um duatlo, um triatlo… Temos estado a desenvol-ver e tentado acompanhar as inovações porque nada pára no tempo, o tempo não pára, nós temos que acompanhar, há novas modalidades e nós temos que desafia-las e trazê-las para cá porque temos todos os recursos.

Quais são essas novas modalidades? Trail, que está a superar completa-mente o BTT, os duatlos, que é uma mistura do BTT ou ciclismo de es-trada com a corrida, quer no campo, quer em alcatrão, entre outras.

O vosso dinamismo, a par do trabalho de outras associações desportivas e culturais, enriquece a oferta do concelho de Castro Marim e traz um desenvolvimento sustentável ao território, apoiado nos nossos recursos endógenos e que promove a atração de novos

DESPORTO

notícias de Castro Marim 53’

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 53 28/06/2016 16:25:52

Page 54: Notícias de Castro Marim #19

públicos turísticos. Neste caminho, quais as principais dificuldades que têm encontrado? Em relação com o meio ambiente, com a natureza, com o relevo, é o melhor que temos e que podemos proporcionar a quem nos procura, a quem procura o nosso concelho para estes desafios. O nosso concelho não tem comparação a nível regional. O que falta aqui, ou o que eu acho que devia haver mais, era um acompanha-mento do comércio local, para nós podermos criar pontos de passagem, nomeadamente casas com artesanato, com alimentos e trabalhos regionais, para podermos criar roteiros ao BTT, ao ciclismo, às caminhadas, ao trail (…) e aí sim, tirar partido, divulgar de uma outra forma, o nosso conce-lho, que eu acho que tem todo o po-tencial.

Uma maior sinergia também entre associações?Já nem digo entre associações, porque nós andamos a trabalhar há já algum tempo no sentido de juntar as associa-ções, de unir esforços e unir trabalhos. Com o “Grupo Amigos Motard’s Os Piratas”, de Castro Marim, com os “Leões do Sul”, de São Bartolomeu do Sul, e com o “Club Ciclista” de Aya-monte, temos estado a trabalhar muitas vezes em conjunto. O nosso projeto é exatamente esse, juntas as associações, as associações cooperarem umas com as outras, porque as coisas, neste momen-to, são mesmo assim, o associativismo é mesmo isto, não é fechar um grupo, pelo contrário, é abrir portas para as outras associações, para convivermos,

DESPORTO

notícias de Castro Marim54’

para trabalharmos em conjunto e para, juntos, proporcionar bons momentos a quem nos visita. O objetivo é esse.

E os melhores momentos, consegue identificá-los? São os que vêm depois das provas que realizamos acabarem! Porque nas semanas anteriores andamos todos com o coração nas mãos, para que tudo corra bem, para que as pessoas venham e que fiquem a gostar e que para o ano venham mais. Ficamos to-dos super nervosos com a situação e depois, quando tudo isto passa, no dia a seguir, é o alívio e juntarmo-nos pa-ra festejarmos, vermos o que correu bem e menos bem e trabalharmos o próximo evento, tentando melhorar.

Se tivesses que escolher uma das vossas atividades como “cabeça de cartaz”, conseguias? Sem dúvida os “Trilhos de Castro Ma-rim”, que têm vindo a crescer de uma forma bombástica. Nós começámos o primeiro evento com este título, convidando as associações locais, con-seguimos juntar cerca de 100 pessoas. Este ano, 2016, conseguimos trazer mais de 500 pessoas, inclusivamente fomos convidados pela Delegação Regional de Ciclismo do Algarve para que esta nossa prova fosse integrada no Campeonato Regional e nós aceitá-mos. Estes profissionais que procuram os melhores, as melhores associações, para realizar estes eventos, confiam em nós, conhecem-nos, sabem o tra-balho que desenvolvemos e depositam em nós um evento que é, ao mesmo tempo, o Campeonato Regional. Para nós foi um orgulho aderirmos a este

convite, aceitámos o repto e já esta-mos convidados para o ano seguinte, no mês de fevereiro.

500 Participantes numa prova envolve quantas pessoas na organização? Cerca de 100 sócios a ajudar, a cola-boração de outras associações, alguns familiares, amigos, outras entidades que trabalham connosco, nomeada-mente empresas de cronometragem, de organização, um staff para confe-ção do almoço… muito trabalho e meses de planeamento.

“Apesar das adversidades destes tempos que correm decidimos avançar com este projeto”, é uma das vossas declarações no site da Rodactiva. Qual é a receita para se ter sucesso, nestes tempos, no associativismo? Muita persistência, amizade e, essen-cialmente, saber levar as pessoas neste nosso sonho, porque, como já referi, todas as pessoas têm objetivos e algo para dar e nós temos que saber canali-zar isso. Todas as associações que são também do nosso concelho e que nos podem ajudar, também garantem este sucesso. No fundo é isso o associati-vismo.

Têm projetos novos para o futuro? Quais? Estamos sempre abertos e alertas a novidades, novos desafios. Aprovei-tando as nossas qualidades, a serra, as barragens, as praias, aproveitando todos estes recursos que nos envol-vem, queremos trazer para cá novas modalidades.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 54 28/06/2016 16:25:53

Page 55: Notícias de Castro Marim #19

“Por Trilhos de Castro Marim” recebeu mais de 500 participantesA 5ª edição da prova “Por trilhos de Castro Marim” em BTT, que decor-reu dia 14 de fevereiro, contou com a presença de 528 participantes, nú-mero que há muito não se assistia na região, 120 dos quais a disputar a Taça do Algarve XCM 2016, prova que contou com forte adesão de atletas que viajaram da província de Huelva (Espanha).

Uma prova exigente logo no início da temporada, que ficou mais dura e desafiante, devido às condições me-teorológicas adversas, mas que não fez reduzir o entusiasmo dos partici-pantes.

DESPORTO

notícias de Castro Marim 55’

Em Elites Femininos, Celina Carpintei-ro foi a grande vencedora, na Categoria Master 30, Rui Casquinha do BTT Seia viajou até Castro Marim para vencer es-ta categoria, em Master 40, o vencedor foi Filipe Salvado do BTT Loulé / BPI, na Categoria Master 50 António Apolo continua a não dar hipóteses à concorrên-cia e junta esta vitória às alcançadas em 2014 e 2015, mostrando uma vez mais a sua enorme classe e qualidade, no escalão de Master 60 Carlos Cabrita foi o grande vencedor.

Finalmente em Master Femininos, Elisete Torpes foi mais forte que as estreantes, Miriam Brito e Marlene Costa, e por

equipas o vencedor foi o Clube BTT Terra de Loulé.

A entrega dos troféus contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francis-co Amaral, da vice-presidente, Filo-mena Sintra, do vereador do despor-to, Nuno Pereira, e do presidente da Junta de freguesia de Castro Marim, Vítor Esteves.

A Rodactiva, organizadora do evento, realçou a elevada participação deste ano e o grande entusiasmo dos parti-cipantes, apesar das condições meteo-rológicas adversas.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 55 28/06/2016 16:25:56

Page 56: Notícias de Castro Marim #19

Cumeada da Alta Mora & Turismo DesportivoTodos os anos a Associação Recrea-tiva, Cultural e Desportiva dos Ami-gos da Alta Mora (ARCDAA) atrai à Cumeada centenas de amantes de desporto, promovendo o potencial este território para as práticas des-portivas mais radicais.

O ano começou com o Passeio TT, que juntou cerca de duas centenas de amantes do todo-o-terreno no dia 31 de janeiro. Os participantes puderam descobrir os mais belos caminhos da Cumeada da Alta Mo-ra, num trilho que revelou a beleza

DESPORTO

notícias de Castro Marim56’

da paisagem serrana nesta altura do ano, recortada pelos tons rosa e branco dos milhares de amendoeiras em flor. Com o mesmo mote, das amendoeiras em flor, juntaram-se mais de 400 os participantes, no dia 7 de fevereiro, na Funchosa-de-Ci-ma, freguesia de Odeleite, para a XI Passeio Pedestre “Amendoeiras em Flor”.

Estas iniciativas da ARCDAA são apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Odeleite.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 56 28/06/2016 16:25:57

Page 57: Notícias de Castro Marim #19

Eurocidade do Guadiana recebeu “Deaf Champions League”

Em Castro Marim, o palco foi o Pavi-lhão José Guilhermino, que acolheu, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, jogos da 1ª fase em femininos (dias 10 e 11) e da segunda fase na vertente masculina (dia 12).

A Eurocidade do Guadiana recebeu, por estes dias, mais de milhar e meio de pessoas (entre desportistas, mem-bros das equipas técnicas, elementos da organização e acompanhantes), oriundas de países como a Sérvia, Polónia, Israel, Finlândia, Suécia, Ale-manha, Itália, Eslováquia, República Checa, Azerbaijão, Espanha, entre outros, num total de mais de duas de-zenas de países da Europa.

DESPORTO

notícias de Castro Marim 57’

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António,

localidades que compõem a Eurocidade

do Guadiana, foram palco da terceira edição da “Champions League”

de futsal para surdos, entre os dias 9 e 13 de

fevereiro, competição que contou com 24

equipas masculinas e 11 femininas, num total

de 108 jogos.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 57 28/06/2016 16:26:03

Page 58: Notícias de Castro Marim #19

DESPORTO

notícias de Castro Marim58’

Veterano dos “Leões do Sul” vence Triatlo na Golegã

Amândio Norberto, atleta dos “Leões do Sul”, de São Bartolomeu do Sul - Castro Marim, venceu a prova de Triatlo na categoria de ve-teranos, no passado dia 21 de maio, na cidade da Golegã, terminando a prova em 5 horas e 14 minutos, no escalão dos 65 aos 69 anos.

A cidade ribatejana recebeu mais uma edição do “Triatlo XTerra Portugal”, pontuável para o “XTer-ra Europe”, de apuramento para o “XTerra World Championship” e Taça de Portugal.

A natação, na distância de 1500 metros, realizou-se na Lagoa da Alverca, junto ao Jardim “Equus-polis”, o ciclismo, na distância de 33 km de BTT, teve lugar nos

terrenos da Lezíria, serra do “Paul do Boquilobo e Charneca” e, final-mente, a corrida, nos arredores da cidade da Golegã, em terra batida, sendo os 2 últimos quilómetros dentro da localidade.

“Sempre admirei o Triatlo por in-cluir três segmentos desportivos que sempre gostei de praticar: na-tação, ciclismo e corrida. Pratico-as há já bastante tempo com ami-gos”, refere Amândio Norberto, que se mostrou bastante satisfeito pelo lugar alcançado.

Com esta vitória, Amândio Nor-berto conseguiu qualificar-se para o Campeonato do Mundo “XTer-ra”, que vai ter lugar no dia 23 de novembro, em Maui, no Havai.

“Sempre admirei o Triatlo por incluir três segmentos desportivos que sempre gostei de praticar: natação, ciclismo e corrida. Pratico-as há já bastante tempo com amigos”

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 58 28/06/2016 16:26:04

Page 59: Notícias de Castro Marim #19

Encontros de Hidroginástica na Piscina Municipal de Castro MarimBaseada numa política assente na promoção do desporto como fator de crescimento da qualidade de vida e bem-estar da população, a Câmara Municipal de Castro Ma-rim tem apostado na dinamização de várias atividades desportivas gratuitas, acessíveis a toda a popu-lação. Francisco Amaral, presidente da autarquia, sublinhou no arranque da iniciativa, que iniciativas deste

género ” fomentam, de uma forma geral, o convívio e amizade entre as pessoas”, para além dos benefí-cios da atividade desportiva, “muito eficazes no combate e prevenção de doenças osteoarticulares e de pro-blemas psicológicos”.

Os encontros de hidroginástica des-de ano reuniram uma média de 30 pessoas por sessão.

A Câmara Municipal de Castro Marim

promoveu, de novembro de 2015 a maio de

2016, encontros de hidroginástica na Piscina Municipal de Castro Marim,

iniciativa integrada no calendário de atividades

da Eurocidade do Guadiana, acessível e gratuita a todos os

munícipes portadores do cartão de eurocidadão.

DESPORTO

notícias de Castro Marim 59’

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 59 28/06/2016 16:26:06

Page 60: Notícias de Castro Marim #19

2º Triatlo de Altura reuniu cerca de 300 atletasNo sábado, a 1ª Etapa da Taça de Portugal de Triatlo, prova muito concorrida, que juntou cerca de 300 atletas, a atleta ainda júnior, Madalena Almeida, da equipa “Os Belenenses”, foi a vencedora da competição feminina, sendo o se-gundo lugar para Gabriela Ribeiro, do “Alhandra Sporting Club”, e a experiente atleta do “Sporting Clu-be de Portugal”, Liliana Alexandre, completou o trio da frente. Em masculinos, o vencedor foi o atle-ta do “Portugal Talentus”, Mateusz Kazmierczak, seguido de Vasco Pai-va Vilaça, de “Os Belenenses”, com-pletando o pódio o atleta do “Sport Lisboa e Benfica”, João Francisco Ferreira.

Por equipas, a etapa foi vencida pelo “Alhandra Sporting Club” em femininos e pelo “Sport Lisboa e Benfica” em masculinos.

DESPORTO

notícias de Castro Marim60’

No fim-de-semana de 19 e 20 de março, Altura foi palco da 2ª edição de Triatlo, prova que contou para o Campeonato Nacional de Estafetas Mistas, para a etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo e de uma Prova Aberta, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Castro Marim e da Federação de Triatlo de Portugal.

Em relação ao Campeonato Nacio-nal de Estafetas Mistas, o “Rio Maior Triatlo” dominou por completo a competição, ocupando os três primei-ros lugares da classificação geral, sa-grando-se campeão nacional de clubes de triatlo estafetas mistas. O “Spor-ting Clube de Portugal” sagrou-se vice-campeão nacional, alcançando o 4º lugar da geral e 2º do campeonato, e o “Clube Olímpico de Oeiras” com-pletou o pódio na terceira posição.

Durante os dois dias do evento, a afluên-cia de público para assistir à competição foi elevada. Segundo o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Muni-cipal de Castro Marim, Nuno Pereira, “o objetivo é o de incrementar a ativi-dade desportiva no município de Castro Marim e, simultaneamente, mostrar o enorme e natural potencial desportivo do concelho, para além de dinamizar a economia local, foi alcançado”.

*Fotos gentilmente cedidas pela Federação de Triatlo de Portugal

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 60 28/06/2016 16:26:06

Page 61: Notícias de Castro Marim #19

2º Trail do Baixo Guadiana reuniu cerca de 200 participantes

Caracterizado pela dureza dos percursos, o 2º Trail do Baixo Guadiana teve três, um longo de 30 km, outro de 20 km e um de caminhada com 10 km. Na geral (20 km), o vencedor foi João Fernandes (Padel Clube de VRSA), seguido de João Fernandes (individual), termi-nando o pódio o atleta do Clube Oriental Pechão, Fábio Alves. Na vertente feminina a vencedora foi a atleta da (ATR-Trail Running), seguida de Maria Helena Ferreira (Individual). Sandra Neto (Individual) fechou o pódio. Na extensão mais longa (30 Km), o 1º classificado foi Olavo Fontinha (ATR-Algarve Trail Running), Hélder Silva foi segundo classificado (Intermarché VRSA Trail

DESPORTO

notícias de Castro Marim 61’

O 2º Trail do Baixo Guadiana decorreu no passado dia 10 de abril, com a participação de cerca de duas centenas de atletas. A iniciativa foi uma organização Grupo de Atletas Intermarché Trail Runners, em parceria com o Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco e com a Associação Rodactiva.

Runners) e, no lugar mais baixo do pódio, Bruno Tita (ATR-Algarve Trail Running). Em femininos Ana Gra-de (Altimetria Trail) foi a vencedora, sendo a segunda classificada Filomena Sabino (ATR-Trail Runners) e, em terceiro, Felisbela de Sousa, também da (ATR-Trail Runners).

A iniciativa foi enquadrada no calendário de atividades des-portivas da Eurocidade do Guadiana e contou, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Castro Marim, Circuito de trail do Algarve e da revista des-portiva “O Praticante”.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 61 28/06/2016 16:26:08

Page 62: Notícias de Castro Marim #19

Challenge Algarve deu ritmo à Páscoa em Castro Marim

Disputou-se no fim-de-semana pro-longado da Páscoa, de 25 a 27 de março, em Altura, o “Challenge Al-garve 2016”, com a realização de 3 provas (corta-mato, corrida na praia e meia-maratona).

Na prova de corta-mato o vencedor foi o atleta da equipa do Beja AC, Bru-no Paixão, seguido de Rafael Menau (Onda Sólida-Arraial), completando o pódio, Luís Semedo (AC Portale-gre). Na vertente feminina, a grande vencedora foi Ana Amaro (Aminha corrida), seguida de duas atletas do Clube Recreativo Alturense, Almeri Brito e Diane Valentim (2º e 3º respe-tivamente). No segundo dia da prova (corrida na praia), em masculinos, o alentejano Bruno Paixão voltou a

DESPORTO

notícias de Castro Marim62’

surpreender a concorrência ao juntar mais uma vitória à conseguida no dia anterior no corta-mato, seguido de Rafael Menau e de Cristiano Reis (AABV-Lagoa). Em femininos, o pódio ficou completo com Carina Correia (C Oriente do Pechão) no primeiro lugar, Brigite Cardoso (cor-rer Lisboa) na segunda posição e Ana Amaro (Aminha corrida) no terceiro lugar.

No domingo, na meia-maratona, e como não há duas sem três, Bruno Paixão voltou a alcançar o lugar mais alto do pódio. O segundo lugar para Manuel Ferraz (Areias de São João), logo seguido de Rafael Menau. Em femininos, Patrícia Serafim (Beja AC) foi a grande vencedora, segundo lugar

para Brigite Cardoso (Correr Lisboa) e, a fechar o pódio, Carina Correia. No “Challenge” Bruno Paixão conse-guiu o triunfo final com 300 pontos, seguido de Rafael Menau e Luís Se-medo.

Estiveram presentes cerca de 100 atletas nas provas de corta-mato e corrida na praia e centena e meia na meia-maratona.

Esta iniciativa promoveu o município de Castro Marim como destino turís-tico e com ótimas condições naturais para a prática desportiva e foi organi-zada pelo Clube Recreativo Alturense e pela Xistarca, com o apoio do Mu-nicípio de Castro Marim e Associação de Atletismo do Algarve.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 62 28/06/2016 16:26:11

Page 63: Notícias de Castro Marim #19

Equipa feminina de futsal do Castromarinense termina Taça Nacional em 3º lugar

Uma excelente prestação, que empol-gou o concelho, numa modalidade que começa agora a dar os seus frutos em Castro Marim. Até meio da prova es-teve no 2º lugar, na luta com a equipa do Sporting, perdendo apenas na 1ª volta, em Lisboa, por 4-2, empolgando os amantes da modalidade e em parti-cular as “gentes” de Castro Marim, que foram incondicionais no apoio à equi-pa, principalmente quando tiveram a visita da equipa de Alvalade no Pavi-lhão José Guilhermino. Numa tarde de festa, com uma enchente nas bancadas, facto notado pela equipa técnica do Sporting, que referiu estar a assistir à maior massa adepta num jogo de futsal feminino juniores, seniores e seleção de sempre nas suas carreiras.

DESPORTO

notícias de Castro Marim 63’

Garra, determinação, paixão, união, alguns adjetivos que podem qualificar o desempenho da equipa feminina de futsal de juniores da União Desportiva Castromarinense na Taça Nacional Juniores A – Série C, prova que terminou no 3º lugar.

O grande vencedor da competição, somando só vitórias, foi a equipa da capital portuguesa com 18 pontos. A equipa de Castro Marim só cairia para a 3ª posição na última jornada e pela diferença de golos, visto ter termina-do em igualdade pontual com o Rio de Moinhos, com 9 pontos. A prova decorreu de 20 de março a 24 de abril deste ano.

Francisco Amaral, presidente da au-tarquia castromarinense, mostra-se um presidente satisfeito com o evoluir da modalidade, em particular com o aumento significativo de praticantes de futsal no concelho de Castro Ma-rim.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 63 28/06/2016 16:26:15

Page 64: Notícias de Castro Marim #19

Clube Recreativo Alturense, 7º classificado no Campeonato Europeu de Masters de EstradaO Clube Recreativo Alturense parti-cipou, no passado dia 20 de maio, no Campeonato Europeu de Masters de Estrada – Non Stadia, em Vila Real de Santo António, onde obteve o 2º lugar por equipas na categoria de M35 e 7º classificado da geral. A nível individual obteve o primeiro lugar da geral, com o triunfo alcançado por Jorge Varela, com o tempo de 30:53. Rui Lopes obteve o 52º lugar, com 34:52 e o «Peregrino Algarvio», José de Brito, a 82ª posição no tempo de

DESPORTO

notícias de Castro Marim64’

36:19, contribuindo assim para o 2º lugar alcançado na geral pela equipa do concelho de Castro Marim. De realçar que foram a melhor equipa portuguesa dessa categoria.

Estiveram presentes na prova 364 atle-tas, oriundos de 23 países da Europa, desde a Áustria, Bélgica, Bielorrússia, República Checa, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Suíça, França, Lu-xemburgo, Portugal, entre outros, num total de 49 equipas de vários escalões.

José de Brito, conhecido como o «Peregrino Algarvio», fez parte da equipa do Clube Recreativo Altu-rense, declarou na altura que «par-ticipar num Campeonato a nível eu-ropeu, onde existem referências do atletismo internacional e olímpico, proporcionou uma experiência úni-ca e um enorme desafio», realçando que participou «não para provar algo a alguém, mas sim como forma de me superar em cada objetivo a que me proponho. Não quero vencer os outros, mas os meus próprios limi-tes».

O atleta criou este ano o projeto +kCaminhar, que convida os inte-ressados a conhecerem melhor a na-tureza através da caminhada, acom-panhados pelo próprio «Peregrino Algarvio». O +kCaminhar oferece vários percursos pelos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, promovendo o contacto puro com a natureza.

«participar num Campeonato a nível europeu, onde existem referências do atletismo internacional e olímpico, proporcionou uma experiência única e um enorme desafio»

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 64 28/06/2016 16:26:15

Page 65: Notícias de Castro Marim #19

300 Participantes na “Caminhada Solidária” em Castro MarimNo passado dia 15 de maio, teve lugar, em Castro Marim, mais uma edição da “Caminhada Solidária”, que visou apoiar a Associação Onco-lógica do Algarve (AOA). Ao apelo responderam cerca de 300 pessoas, que, simbolicamente caminharam 3 km pela vila de Castro Marim, desde o Pavilhão José Guilhermino, pas-sando pelo Forte e Revelim de Santo António.

«E quando os passos se transformam em laços», foi o mote da iniciativa, onde os balões cor-de-rosa simboliza-ram a cor da esperança na luta contra o cancro. Lénia Maria, representante da associação, salientou, na altura, a importância deste tipo de iniciativas para angariar fundos e apoiar a Asso-ciação Oncológica do Algarve na luta contra o cancro e apoio ao doente on-

DESPORTO

notícias de Castro Marim 65’

cológico e familiares. De realçar que foram angariados 1350 euros.A “Caminhada solidária” foi organi-zada pelo Agrupamento de Escolas de Castro Marim, professora Fátima Valentim, sala 1 do pré-escolar, pais e alunos, com os apoios da Associa-ção Oncológica do Algarve e Câmara Municipal de Castro Marim. Colabo-raram também os Bombeiros Volun-tários de Vila Real de Santo António e a Guarda Nacional Republicana de Castro Marim.

Jornadas de Esclarecimento sobre Atividade Física enchem Pavilhão Municipal de Castro MarimDecorrem, no dia 28 de fevereiro, as Jornadas de Esclarecimento sobre Atividade Física em Castro Marim. Promovidas pela Câmara Munici-pal com o objetivo de informar e aconselhar os interessados sobre a prática da atividade física e algumas questões relacionadas com a saúde, as Jornadas encheram o Pavilhão Municipal José Guilhermino. A adesão a esta iniciativa é o resul-tado de um trabalho contínuo de sensibilização e dinamismo desen-volvido pela autarquia, que tem um vasto leque de ações e atividades desportivas, como os encontros de hidroginástica, as aulas de manuten-ção física, as marchas-passeio, entre outras. Com cerca de 40 pessoas envolvidas, estas Jornadas permitiram aos técni-cos de desporto da Câmara Munici-pal obter um feedback mais específico sobre as atividades que desenvolvem. Depois da abordagem teórica, onde foram debatidas questões de técnica e materiais acessíveis que podem ser utilizados pelos praticantes, foi rea-lizada uma marcha-passeio pela vila de Castro Marim.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 65 28/06/2016 16:26:18

Page 66: Notícias de Castro Marim #19

Juvenis do Castromarinense conquistaram “Playoff ” da Taça do Algarve em futsal só com vitóriasA equipa masculina de juvenis de fu-tsal da União Desportiva Castroma-rinense sagrou-se vencedora da Taça do Algarve, conseguindo a proeza de vencer todos os jogos da prova, 6 vitó-rias, 18 pontos conquistados, com 50 golos marcados e apenas 12 sofridos, melhor ataque e defesa da competi-ção. Terminando a prova com uma goleada de 0-13 em Albufeira, frente ao Bellavista.

Francisco Amaral, presidente da au-tarquia de Castro Marim, congratula-se com a conquista, mas acima de tudo pela evolução do futsal no concelho, “ há dois anos o desporto em Castro Marim era pouco mais do que zero, agora quase uma centena de crianças e jovens de ambos os sexos, praticam futsal”, um trajeto muito positivo da modalidade.

A Taça do Algarve em futsal decorreu entre os dias 9 de abril e 14 de maio de 2016.

Torneio de futsal reuniu cerca de 200

atletas em Castro Marim

DESPORTO

notícias de Castro Marim66’

Inserido nas comemorações dos 31 anos de história da União

Desportiva Castromarinense, teve lugar, nos dias 21 e 22 de maio,

no Pavilhão José Guilhermino em Castro Marim, o 2º Torneio

Municipal de Futsal.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 66 28/06/2016 16:26:19

Page 67: Notícias de Castro Marim #19

Durante os dois dias da competição, estiveram presen-tes cerca de 200 atletas, nas categorias de benjamins, iniciados, juvenis, juniores e seniores, em femininos e masculinos.

Na categoria de benjamins masculinos, venceram os “So-nâmbulos “, de Tavira, seguidos da equipa do Portimo-nense. Em iniciados masculinos, “Os Bonjoanenses”, de Faro, venceram a equipa da casa por 5-2 na final, mas, em juvenis masculinos, a equipa da capital algarvia não foi tão feliz e saiu derrotada perante a anfitriã, por 3-1. Um escalão acima, mas na vertente feminina, em juniores, a

DESPORTO

notícias de Castro Marim 67’

equipa que viajou do Alentejo, “Redondense”, venceu o “Castromarinense” por 3-1. Finalmente, em seniores fe-mininos, a equipa alentejana levou de vencida, mais uma vez, a equipa da casa, desta vez por 3-2.

Este torneio foi organizado pela União Desportiva Castromarinense, com o apoio do Município de Castro Marim.

A União Desportiva Castromarinense, clube fundado em 17 de maio de 1985, resultou da fusão entre o “Castro União” e o “Boavista”.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 67 28/06/2016 16:26:22

Page 68: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim68’

Praias de Castro Marim com Bandeiras Azul e Praia Acessível hasteadas

As praias de Castro Marim - Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço – receberam, no passado dia 14 de junho, os galardões da Bandeiras Azul e Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos.

Depois de 10 anos sem serem candidatadas, em 2014 as praias do concelho de Castro Marim recuperam o galardão “Bandeira Azul da Europa”, na sequência da apresentação da candidatura da Câmara Municipal à Associação Bandeira Azul, iniciativa que se manteve desde então por considerar esta autarquia que as praias de Castro Marim merecem esta distinção.

A conquista destes galardões é resultado de um trabalho rigoroso e exigente da Unidade Orgânica de Adminis-tração Urbanística, Ambiente e Serviços Urbanos, que teve como objetivos a informação e educação ambien-tal, a qualidade da água, a gestão ambiental, a acessibili-

AMBIENTE

“São marcas distintivas que tornam as nossas praias mais competitivas, a par de outras iniciativas, como a atuação informal da Banda Musical Castromarinense nas praias, iniciativa que vamos repetir este ano, e os desfibrilhadores automáticos externos, que colocámos o ano passado para acudir a eventuais paragens cardíacas, mais frequentes que o afogamento”

dade e ainda a segurança e serviços (postos de socorros, existência de um nadador-salvador e sinalização / in-formação).

“São marcas distintivas que tornam as nossas praias mais competitivas, a par de outras iniciativas, como a atuação informal da Banda Musical Castromarinense nas praias, iniciativa que vamos repetir este ano, e os desfibrilha-dores automáticos externos, que colocámos o ano pas-sado para acudir a eventuais paragens cardíacas, mais frequentes que o afogamento”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

A estas distinções, junta-se a do galardão “Qualidade de Ouro”, também atribuída às três praias castromarinen-ses pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), realizada com base na qualidade da água balnear.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 68 28/06/2016 16:26:25

Page 69: Notícias de Castro Marim #19

AMBIENTE

notícias de Castro Marim 69’

Castro Marim conquista “Qualidade de Ouro” para todas as Praias

Este ano, a Quercus distingue, em to-do o país, 382 praias com “Qualidade de Ouro”, mais 68 do que em 2015. Para conquistarem este galardão, as zonas balneares devem cumprir com os melhores parâmetros de qualidade da água, devendo para isso ter obtido a classificação “excelente” nas últimas quatro épocas balneares (de 2011 a 2015) e apresentar um resultado exce-lente em todas as análises realizadas na última época balnear (2015).

“A atribuição deste galardão, ao qual se juntam os da Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, atesta a qualidade das nossas praias, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela autarquia na área do Ambiente”, realça o presidente

da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que “são marcas distintivas que ajudam a promoção turística das praias de Castro Marim, por si só donas de excelentes características naturais e paisagísticas”. O presidente acrescenta ainda que “são marcas distintivas que ajudam a promoção turística das praias de Castro Marim, por si só donas de excelentes características naturais e paisagísticas”.

A Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) distinguiu com “Qualidade de Ouro” as três praias do concelho de Castro Marim – Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço. Esta distinção é atribuída com base na qualidade da água balnear.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 69 28/06/2016 16:26:29

Page 70: Notícias de Castro Marim #19

AMBIENTE

notícias de Castro Marim70’

O melhor de Castro Marim na BTL

TURISMO

O Município de Castro Marim marcou presença na 28ª edição da Feira Internacional de Turismo, que decorreu na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, de 2 a 6 de março, este ano com a força motriz do território, “O MELHOR SAL DO MUNDO” e todo o património natural que o envolve, numa ação de charme que envolveu também restaurantes de Lisboa.

O relançamento da iniciativa “Sal de Castro Marim – O melhor sal do mundo”, agora numa perspetiva de alargamento a outros territórios, sob referenciais de qualidade e outros elementos distintivos dos restauran-tes requerentes, integra agora o Res-taurante Farta Brutos (Bairro Alto) e o Restaurante Mesa Portuguesa.

A par do riquíssimo património natural do nosso território, foi pro-movida a excelência do património histórico e cultural, com um espaço de degustação de vários produtos lo-cais e a apresentação de um roteiro turístico, com os pontos de interesse do concelho de Castro Marim, a par da promoção de eventos marca do

concelho, como os “Dias Medievais”, o “Festival Internacional do Caracol” ou a “Terra de Maio”.

Diversas ações promocionais, de empresas locais que se juntaram ao stand do Município, e o lançamento oficial do guia e site do Baixo Gua-diana, pela Associação Odiana, dina-mizaram o espaço castromarinense durante o certame, eu se revela a maior plataforma, em Portugal, de contactos relacionados com o turis-mo, oferecendo, aos profissionais, a oportunidade de conhecer melhor o mercado nacional e internacional e, ao público, a oportunidade de esco-lher novas soluções e destinos para as suas férias.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 70 28/06/2016 16:26:32

Page 71: Notícias de Castro Marim #19

PATRIMÓNIOS DE CASTRO MARIM

notícias de Castro Marim 71’

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 71 28/06/2016 16:26:36

Page 72: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim72’

Aqui há História!A Biblioteca Municipal de Castro Marim promove, periodicamente, a “Hora do Conto”, uma atividade de-senvolvida no sentido de promover a leitura, focando-se essencialmente nas crianças da faixa etária do pré-escolar, 1º e 2º ciclos. Depois de lida a história, a equipa

A BIBLIOTECA CO(N)VIDA

da Biblioteca Municipal promove jogos didáticos, que vão também ao encontro do principal objetivo da iniciativa - aguçar a curiosidade, explorar a criatividade e dar asas à imaginação, exercitando a expres-são oral e a capacidade de retenção de informação, são os principais ob-

jetivos da “Hora do Conto”. Durante este semestre foram nar-radas as histórias “A Formiga Hor-ripilante”, de Liz Pichon, “Felini e a Caixa das Sonecas”, de Leigh Ho-dgkinson, e “Sou Especial Porque Sou Eu!”, de Sarah Massini.

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 72 28/06/2016 16:26:36

Page 73: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim 73’

Sugestões de Leitura

Numa estrada adormecida da Galiza, dois homens atrope-lam um javali. A visão do animal morto na estrada levará um deles, Saldaña Paris, a puxar o primeiro fio do novelo da sua vida. Instigado pelas confissões desconjuntadas do poeta, o seu companheiro de viagem — um professor uni-versitário divorciado — irá tentar descobrir o que está por trás da persistente melancolia de Saldaña Paris.A viagem de descoberta começa com a leitura de um ma-nuscrito da autoria da ex-mulher do mexicano, Teresa, que morreu há pouco tempo e marcou a vida do poeta como um ferro em brasa. O narrador não poderia adivinhar (por-que nunca podemos saber as verdadeiras consequências dos nossos atos) que a leitura desse manuscrito teria o mesmo efeito sobre a sua vida.As páginas escritas por Teresa revelam a sua adolescência no seio de uma família portuguesa contaminada pela desilusão: um pai ausente e alcoólico, um tio aventureiro e misterio-so, uma mãe demasiado protetora. Mas o que ressalta com maior vivacidade daquelas páginas é o relato enternecedor do seu primeiro amor, ao mesmo tempo que começam a insinuar-se na sua vida realidades gro-tescas e brutais. Confron-tado pela primeira vez com a suspeita dessa terrível possibilidade, Saldaña Paris mergulha numa depressão profunda. Determinado em libertar o amigo do poder cor-rosivo do mal, o nosso narra-dor compõe então, peça a peça, a biografia involuntária dos dois amantes. Uma biografia que pas-sa pelo desvelar do passado, para que este não contamine irremedia-velmente o futuro.

Considerado um dos escritores mais impor-tantes de Moçambique e o escritor moçambi-cano mais traduzido, Mia Couto traz-nos a história de um jovem médico português, Si-dónio Rosa, perdido de amores pela mu-lata moçambicana Deolinda, que co-nheceu em Lisboa num congresso médico. Deslo-cou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua ama-da. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia? Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e misté-rios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolo-meu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.

A BIBLIOTECA CO(N)VIDA

“Biografia Involuntária dos Amantes”, de João Tordo

“Venenos de Deus, Remédios do Diabo”, de Mia Couto

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 73 28/06/2016 16:26:37

Page 74: Notícias de Castro Marim #19

A fórmula 1 | Exercício físico + alimentação saudável = SAÚDE

O ser humano é indissociável do mo-vimento e, sem dúvida alguma, um animal de hábitos.De bons e maus hábitos, claro!Paradoxalmente, o ritmo de vida atual, acelerado, stressante, sem tempo para …, a tecnologia, que supostamente viria a facilitar tudo, de modo a que pudéssemos ter mais tempo para ….

notícias de Castro Marim74’

CRÓNICA

não tem contribuído para aumentar o “movimento”(leia-se, exercício físi-co). Muito pelo contrário, hoje com-pete-se com a televisão e o “share”, os computadores, os jogos, os tabletes, facebook e o sofá…. Tornando-nos ca-da vez mais sedentários.E na alimentação? Como pode um brócolo competir com um chocolate?

A fórmula 1

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 74 28/06/2016 16:26:40

Page 75: Notícias de Castro Marim #19

notícias de Castro Marim 75’

CRÓNICA

Como pode uma salada competir com uma pizza (carregadinha de molho de tomate com açúcar e sal, mais queiji-nho derretido)? Já para não falar dos preços, também apetecíveis, do fast food. Ou seja, hoje em dia, no que ao tema se refere, é muito fácil cair numa roti-na de maus hábitos, tanto ao nível do exercício físico, como da alimentação.

Como reverter a situação? Crie o bom hábito!

Para quem tem filhos, é coloca-los a praticar uma atividade desportiva. “É de pequenino que se torce o pepino”, e procurar proporcionar-lhes uma dieta saudável e diversificada, mas, livre dos açúcares, snacks, das bolachas e refri-

“hoje em dia, no que ao tema se refere, é

muito fácil cair numa rotina de maus hábitos,

tanto ao nível do exercício físico, como

da alimentação.”

gerantes. Eles necessitam, enquanto crianças, de uma vida ativa, por isso de-ve acompanhá-los nas brincadeiras, sair de casa para andar de bicicleta, andar de patins, jogar à bola… aproveitar o pri-vilégio de viver no Algarve ao ar livre. No caso dos adultos, o “…não tenho tempo!” impera. A Organização Mundial de Saúde assegura que cerca de 30 minutos de caminhada por dia ajudam a controlar o peso e promove o aumento da quali-dade de vida.Portanto, no mínimo, tem de arranjar 30 minutinhos para si, 4/5 vezes na semana!

Antes de começar (recomeçar) uma rotina de exercício físico ou atividade desportiva deve procurar o médico de família, para uma avaliação geral do seu estado. Depois sugerimos que procure ajuda junto de um profissional do exer-cício físico (Gabinete de Prescrição do Exercício Físico do Município de Castro Marim pode ajudar) para, em conjunto, encontrarem a atividade cer-ta para a sua necessidade e condição.A caminhada é a solução mais segura e barata.

Quanto à alimentação, os especialistas são unânimes, hoje estamos rodeados de verdadeiras armadilhas alimentares e cada vez mais incidem na necessidade de evitar as farinhas e os açúcares re-

finados, bem como os produtos ditos light, diet ou integrais, quando estes são apenas uma versão menos má de alimentos pouco saudáveis (como é o exemplo dos refrigerantes).

E, voltando ao assunto, um bom hábi-to, tanto no que se refere ao exercício físico, como para a alimentação, é um processo moroso que exige determi-nação, disciplina e persistência, que não se coaduna com os resultados imediatos exigidos pela sociedade contemporânea. Exemplo disso são as ditas “dietas milagrosas” para o pe-ríodo de Verão que, longe de serem equilibradas, não são programadas para criar uma rotina/hábito alimentar que possa perdurar no tempo e, como con-sequência, quem as pratica, facilmente recupera peso. Também nesta questão os especialistas preferem os planos ali-mentares a longo prazo, pois permitem criar o bom hábito alimentar de forma a perdurar no tempo.

Portanto, esta é a Fórmula 1 | Exer-cício físico + alimentação saudável = SAÚDE.

Qualquer idade é a ideal para iniciar, dentro de cada um de nós está a chave para a mudança, basta querer!

Jorge Neves, Técnico de Desporto da Câmara Municipal de Castro Marim

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 75 28/06/2016 16:26:42

Page 76: Notícias de Castro Marim #19

1023_Revista Municipal Nº 19.indd 76 28/06/2016 16:26:46