nova odivelas 353

16
FESTAS DA VILA ANIMARAM A PÓVOA DE SANTO ADRIÃO Sexta-feira, 09 de Julho de 2010 // Nº 353 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo Festas da Póvoa Miss Póvoa Posto de Comando Directas Xara Brasil é o novo líder do CDS/PP de Odivelas Explosão na Arroja faz ferido com gravidade Parque Urbano dos Pedernais Aniversário dos Bombeiros de Odivelas Directas Ponto e Vírgula Dualidades Mundo das Tropelias Externato Pica-pau Instituto Superior de Ciências Educativas Vítor Machado fala da junta da cidade Predimed “A Estação do Frio” na Malaposta Laborinho Lúcio nas Conferências de Odivelas A maior exposição de automóveis do concelho Centro Comercial Oceano A maior loja chinesa está em Famões ANM Mobiladora – Armazém de móveis Restaurante Churrascão 2 Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 7 8 10 11 11 12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB PEDERNAIS TEM PARQUE URBANO BOMBEIROS DE ODIVELAS COMEMORAM 113 ANOS DE VIDA

Upload: henrique-ribeiro

Post on 19-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 353

TRANSCRIPT

Page 1: Nova Odivelas 353

FESTAS DA VILAANIMARAM A PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Sexta-feira,09 de Julho de 2010 // Nº353 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informação regional

Entre TantoHoróscopoFestas da Póvoa Miss PóvoaPosto de ComandoDirectasXara Brasil é o novo líderdo CDS/PP de OdivelasExplosão na Arroja fazferido com gravidadeParque Urbanodos PedernaisAniversário dos Bombeirosde OdivelasDirectasPonto e VírgulaDualidadesMundo das TropeliasExternato Pica-pauInstituto Superiorde Ciências EducativasVítor Machado falada junta da cidadePredimed “A Estação do Frio”na MalapostaLaborinho Lúcionas Conferências de OdivelasA maior exposiçãode automóveis do concelhoCentro Comercial OceanoA maior loja chinesa estáem FamõesANM Mobiladora– Armazém de móveisRestaurante Churrascão 2Realmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

223334

4

4

5

556667

7

810

11

11

1212

13

14141515151516

● ●●●●●●

●●● ●●●

●●

●●

●●●●●●

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

PEDERNAIS TEMPARQUE URBANO

BOMBEIROS DE ODIVELASCOMEMORAM 113 ANOS DE VIDA

Page 2: Nova Odivelas 353

09 Julho 20102 NovaOdivelas

Fado na MalapostaNo auditório da Malaposta, às21h30, terá lugar o espectáculo“Que Perguntas faz o fado?” comSandra Correia. Preço 10 eurossujeito a descontos. 75’. M/6.

Exposição de Pinturana RamadaÀs 19h00 vai ter lugar no Centrode Atendimento e Exposições daJunta de Freguesia da Ramada ainauguração de uma Exposição In-dividual de Pintura de José RobertoNogueira Borges. A exposição vaiestar patente até 22 de Julho.

147º Aniversário da SMOA Sociedade Musical Odivelenseassinala hoje o seu 147º aniver-sário com uma Sessão Soleneevocativa da efeméride e quecontará também com as actua-ções dos seus Grupos Corais e deDanças Orientais e da Banda Fi-larmónica da colectividade.

Festas da Cidadede OdivelasÀs 12h00 são inauguradas as Fes-tas da Cidade de Odivelas, quedurante 5 dias vão animar o Par-que Urbano do Silvado com es-pectáculos, comes e bebes edivertimentos mecânicos. Às22h00 vai haver Swing Cubanocom entrada livre.

Mas que piada tem isso?O programa Palavreando, da NO TV,é esta noite gravado ao vivo no Cen-tro de Exposições de Odivelas. Comapresentação de Alexandre Oliveirao programa conta com a presençade muitos poetas e amigos da poe-sia, com música e conversas.

9ª Légua Nocturnade OdivelasÀs 20h00 parte da AV. D. Dinis aLégua Nocturna Cidade de Odi-velas 2010 acompanhada do Pas-seio Avôs e Netos, integrada noprograma das Festas da Cidade.As 22h00, no Parque do Silvadoactuam os “The Cadillacs”.

Pedro EstevesÀs 22h00 na Sala Café Teatro do

Centro Cultural Malaposta começao concerto de Pedro Esteves, gui-tarra e voz, acompanhado por Fi-lipe Raposo ao piano e AntónioQuintino no comtrabaixo.

Canto LíricoÀs 21h30 no auditório das Mala-posta tem lugar o último espec-táculo do ciclo “Três Divas, TrêsConcertos”. Em palco vai estarMaria Luísa de Freitas acompa-nhada do maestro Nuno Marga-rido Lopes. Preço 10,00 sujeito adescontos. 75’. M/6.

Festas da CidadeÀs 19h00 as Festas da Cidade deOdivelas vão ter a Homenagemaos Campeões da Cidade e às21h00 terá lugar mais uma elimi-natória do Odivelas Fashion 2010,com a eleição da Miss Freguesiade Odivelas, com actuação da ar-tista Tina T. Das 09h00 às 19h00tem lugar a Feira de Velharias noLargo D. Dinis.

Dança na MalapostaOs Ciclos Al Mah apresentam noauditório da Malaposta o espectá-culo de dança “Ensemble Shantara& Anaidcram”. Para ver às 16h00.Preço único 10 euros. 80’. M/8.

Aniversário dosBombeiros de CaneçasA Associação Humanitária deBombeiros Voluntários de Cane-ças assinala o seu 33º aniversá-rio. Às 09h00 Hastear dasBandeiras; 10h00 Romagem aocemitério; 10h30 deposição deflores no Monumento ao ChefeLongueiro; 14h30 FormaturaGeral; 15h00 Recepção às entida-des oficiais; 15h30 Inauguraçãode Ambulância de Transportes deDoentes; 16h00 Sessão Solenecom imposição, de condecora-ções, promoções e Homenagemao instrutor e 1ª escola de Bom-beiros e às 17h30, Porto de Honra.

Festas da CidadeÀs 20h00 actua a Banda da So-ciedade Musical Odivelense e às21h00 haverá festival de fol-clore com os Ranchos Campo-

ENTRE TANTODE 09 A 15 DE JULHO

CARNEIROCarta Dominante: 3 de Copas, que significa Conclusão.Amor: Um amor antigo poderá ser esquecido finalmente. Descubra a imensa forçae coragem que traz dentro de si!Saúde: Estará melhor do que habitualmente.Dinheiro: Esforce-se no trabalho e poderá conseguir a promoção que tanto deseja.

TTOOUURROOCarta Dominante: Cavaleiro de Paus, que significa Viagem longa, PartidaInesperada.Amor: Não deixe que os assuntos profissionais interfiram na sua vida amorosa.Que o futuro lhe seja risonho!Saúde: A sua energia está em alta, não vai querer estar parado.Dinheiro: Poderão surgir algumas dificuldades económicas.

GGÉÉMMEEOOSSCarta Dominante: a Morte, que significa Renovação.Amor: Procure esquecer as situações menos positivas do seu passado afectivo. Saúde: Poderá sentir uma certa indisposição.Dinheiro: Segurança financeira.

CCAARRAANNGGUUEEJJOOCarta Dominante: a Estrela, que significa Protecção, Luz.Amor: Não seja injusto com os seus amigos, pense bem naquilo que diz. Umapersonalidade forte sabe ser suave e leve como uma pena!Saúde: Procure o oftalmologista, pois as dores de cabeça podem estar relaciona-das com cansaço ocular.Dinheiro: Tudo estará dentro da normalidade.

LLEEÃÃOOCarta Dominante: 8 de Paus, que significa Rapidez.Amor: Evite as discussões com o seu par, mesmo que tenha razão. A força e a hu-mildade caminham de mãos dadas!Saúde: Tendência para enxaquecas. Dinheiro: Dê mais valor ao seu trabalho, e só terá a ganhar com isso.

VVIIRRGGEEMM Carta Dominante: Valete de Ouros, que significa Reflexão, Novidades.Amor: As brincadeiras na sua relação afectiva serão uma constante, aproveite-as. Que a leveza de espírito seja uma constante na sua vida!Saúde: Não deixe que a irresponsabilidade afecte a sua saúde e procure commaior regularidade o seu médico.Dinheiro: Cuidado com os gastos repentinos.

BBAALLAANNÇÇAA Carta Dominante: 10 de Ouros, que significa Prosperidade, Riqueza e Segurança.Amor: Não deixe que o seu orgulho fira a pessoa que tem a seu lado. Preocupe-se com aquilo que você pensa sobre si próprio, faça uma limpeza interior.Saúde: Faça uma caminhada por semana e verá como a sua circulação sanguí-nea vai melhorar.Dinheiro: Tente fazer um pé-de-meia, pois mais tarde poderá vir a precisar de umdinheiro extra.

EESSCCOORRPPIIÃÃOOCarta Dominante: o Carro, que significa Sucesso.Amor: Pode estar apaixonado e ainda não se ter dado conta. Que a clareza de es-pírito esteja sempre consigo!Saúde: Não seja medroso e vá ao médico com mais regularidade.Dinheiro: O seu equilíbrio monetário está para breve.

SSAAGGIITTÁÁRRIIOOCarta Dominante: o Imperador, que significa Concretização.Amor: A felicidade e a paixão estarão estampadas no seu rosto. A Vida esperapor si. Viva-a!Saúde: Poderá sofrer de algumas dores musculares.Dinheiro: Poderá ter alguns gastos extra, previna-se.

CCAAPPRRIICCÓÓRRNNIIOOCarta Dominante: 9 de Ouros, que significa Prudência.Amor: Poderá finalmente deixar os receios de lado e lançar-se de cabeça na pai-xão. Aprenda a escrever novas páginas no livro da sua vida!Saúde: Cuide mais do seu cabelo e unhas.Dinheiro: Possível aumento salarial.

AAQQUUÁÁRRIIOOCarta Dominante: o Diabo, que significa Energias Negativas.Amor: O seu ambiente familiar encontra-se na perfeição, aproveite a boa disposi-ção que vos rodeia. Seja um bom professor, eduque para que os mais jovens te-nham uma profissão, mas, sobretudo, eduque-os para a vida. Saúde: Andará um pouco em baixo, faça ginástica.Dinheiro: Se pretende comprar casa, esta é uma boa altura.

PPEEIIXXEESSCarta Dominante: Rainha de Ouros, que significa Ambição, Poder.Amor: Se tem algum problema que o está a incomodar, é tempo de o resolver.Proteja as suas emoções tornando-se cada dia que passa num ser humano maisforte e então sim, será feliz!Saúde: Tendência para algumas dores de garganta. Dinheiro: Não desespere, com a ajuda dos seus amigos conseguirá saldar pos-síveis dívidas.

Horóscopo

SEXTA 09 DE JULHO

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

MAIS INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EMwww.novaodivelas.ptFOLHEAR A EDIÇÃO IMPRESSAwww.jornal.novaodivelas.ptAS NOTÍCIAS DIÁRIAS PARA LER EMwww.diariodeodivelas.comAS NOTÍCIAS COM ROSTO PARA VER EMwww.novaodivelas.tv

+

+

+

+Um Mundo de Comunicação

SÁBADO 10 DE JULHO

neses de Odivelas, Pampilhosada Serra, Verde Minho e Molei-ros do Pomarinho.

Festas da CidadeÀs 19h00 terá lugar a Sessão So-lene comemorativa do 20 ani-versário da Cidade de Odivelas,às 21h00 actua a Escola de Fadoda Junta de Freguesia e às 22h00começa o espectáculo de QuimBarreiros.

InformalidadesO programa Informalidades, da NOTV é hoje gravado ao vivo a par-tir das 22h00 no Centro de Ex-posições de Odivelas. Para alémdo painel residente, AntónioPedro, Graça Peixoto, MiguelRamos e Miguel Xara Brasil,também podem participar es-pectadores mediante inscriçãoprévia. Informações podem serpedidas para [email protected].

XXIII aniversário da CRPIA Comissão de Reformados, Pen-sionistas e Idosos da Póvoa deSanto Adrião assinala hoje o seuXXIII aniversário com uma re-cepção às entidades convidadase associados, que terá lugar às15h00, seguindo-se a actuação doseu grupo coral e uma tarde dan-çante com o grupo Entre Linhas,CCDT do Metro de Lisboa.

Arraial Académico ISCE’10Nos dias 15 de 16 de Julho vai terlugar o Arraial Académico do Ins-tituto Superior de Ciências Edu-cativas, na Ramada. No dia 15 actuará o DJVillaz, ha-verá Encontro de Tunas comTMIST, Seranata FMH, Anima-tuna e Tunofonia e ainda músicapopular.No dia 16 actua Ivo Marlene, se-guido dos Nómadas, banda decovers, e música popular. O arraial começa às 19h00 e ha-verá Caldo Verde, Caracóis echurrasco.

DOMINGO 11 DE JULHOQUARTA 14 DE JULHO

TERÇA 13 DE JULHO

SEGUNDA 12 DE JULHO

OUTROS DIAS

QUINTA 15 DE JULHO

Page 3: Nova Odivelas 353

09 Julho 2010 3NovaOdivelas

A segunda reunião com asautarquias locais já estáagendada. Trata-se da Juntade Freguesia da Pontinha, es-sencial para o nosso projectopor duas boas razões: é ajunta do Regimento de Enge-nharia Nº 1, onde está insta-lado o Posto de Comando e opresidente da Junta da Ponti-nha é um entusiasta do Postode Comando. Pretendemosfazer da Pontinha um foco ir-radiador das nossas activida-des. Estarão em cima damesa iniciativas no Posto deComando, na Escola Secun-dária Braamcamp Freire eonde a Junta de Freguesiabem entender.As conferências a implemen-tar devem ter em conta os in-vestigadores e os professoresde História das escolas doconcelho de Odivelas e dasfreguesias nossas parceiras.Tendo em conta o período emcausa – a ditadura e o 25 deAbril –, desafiaremos essesprofessores a apresentar co-municações, quer incidindosobre conteúdos historiográfi-cos, quer sobre desafios peda-gógicos do ensino da nossaHistória Contemporânea. Estapermuta de experiências serámuito enriquecedora paratodas as escolas, numa activi-dade inédita e tão útil para acooperação entre as escolaslocais. Levar os professores deHistória a fazer intervençõesnas escolas dos seus colegasconstituirá um desafio esti-mulante para todos, incluindoos alunos.Acreditamos que as conferên-cias representarão um marcopara a região, sobretudo se serealizarem periodicamente.Entrará assim nas agendasculturais locais e promoverá oPosto de Comando comonunca antes se promoveu.Assim como os professorespodem deslocar-se a outrasescolas, também os alunospoderão fazê-lo, abrindo por-tas para futuras iniciativasconjuntas e para o estabeleci-mento de laços inter-escolas.Brevemente, teremos um es-boço do que pretendemosapresentar a todos os parcei-ros, para que, no mês de Se-tembro, se comecem aprogramar as actividades e secomecem a endereçar convi-tes aos intervenientes.

Jorge [email protected]

Agendadareunião comJunta deFreguesiada Pontinha

Fotografia: Lina Manso

PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Festas de aniversário trazemmilhares de pessoas à vila

inco dias de festa no ParqueDesportivo 25 de Abril,entre 30 de Junho e 04 de

Julho, assinalaram o 24º aniversá-rio da vila da Póvoa de SantoAdrião. Milhares de pessoas nãoresistiram à tradicional sardinhano pão ou a outros petiscos con-feccionados nas várias tasquinhasdas colectividades locais, en-quanto outros se deixaram renderà música de baile e a um quase ob-rigatório pezinho de dança.A iniciativa arrancou no dia 30 deJunho com a actuação do Conser-vatório de Música D. Dinis se-guido pela banda Duo Vikings. Anoite seguinte foi dedicada a mais

uma eliminatória do concursoOdivelas Fashion 2010. A 02 de Julho foi a vez do grupoChave D’ Ouro animar a população. Sábado, dia 03, contou com mui-tas actividades, incluindo umaaula de BodyVive ao ar livre ou amissa em honra da vila na Igrejade Nossa Senhora da Anunciação.Antes da cerimónia de distinçãode quatro funcionários da Junta,o presidente da autarquia, Rogé-rio Breia, interveio perante a au-diência. Recordou «O trabalhoárduo e complexo» desenvolvidopelo seu Executivo desde quetomou posse e as melhorias regis-tadas a vários níveis, incluindo«Na limpeza do espaço público» e«Qualidade dos espaços verdes».Referiu ainda a importância social

de iniciativas como o OceanárioItinerante ou o projecto das idasà praia, além do apoio ao comér-cio local nomeadamente atravésdo concurso de montras natalí-cias. Rogério Breia frisou tambémque a massa associativa tem me-recido a atenção da Junta.

Adesão grandeàs festasA presidente da Câmara, SusanaAmador, – acompanhada ao localpelo vereador Hugo Martins, su-blinhou que aquelas festas rece-bem milhares de visitantes, «Sinalde que as pessoas gostam de virpara a rua» e acarinham as inicia-tivas que lhes são destinadas.Disse que a Póvoa é «A freguesiamais pequena em território mas uma

Lina [email protected]

Espectáculos de música,actividades desportivas, oconcurso Miss OdivelasFashion, a distinção de al-guns funcionários da Juntade Freguesia, e muita ani-mação em várias tasqui-nhas, assinalaram o 24ºaniversário da vila daPóvoa de Santo Adrião.

C

FAUL DO PS. Joaquim Raposo e Marcos Perestrello apresentaram-se em Odivelas. Reportagem na NNOO TTVV QUOTIDIANOS

ODIVELAS FASHION

om muitas centenas de pes-soas na assistência o recintodas festas de Aniversário da

Vila da Póvoa de Santo Adrião re-cebeu mais uma eliminatória doOdivelas Fashion 2010 para a elei-ção da Miss daquela freguesiatendo sido eleita Tânia Lopes.Cláudia Alina foi a 1ª Dama deHonor e Diana Zoleska a 2ª Dama.Para Miss Fotogenia foi eleita Már-cia Silva. Esta eliminatória integrou-se noPrograma de Comemorações do 24ºaniversário da Vila da Póvoa deSanto Adrião e teve organizaçãoconjunta da Photovideo e da juntade freguesia.Perante o júri composto por ele-mentos da junta e assembleia defreguesia, patrocinadores e órgãosde comunicação social local, as can-didatas desfilaram em traje casual,de noite e em fato de banho. Entre

Tânia Lopes é Miss Póvoa de Santo Adrião

C

os desfiles a animação fez-se com osThe New Kids e as XocDance. Aapresentação esteve a cargo deJaime Ferreira de Carvalho e Cata-rina Sousa. No dia de Julho, às 21h00 nas Fes-

das mais povoadas», destacando-sepor exemplo ao nível da Educação(citou o caso do investimento na re-qualificação da Escola SecundáriaPedro Alexandrino). Susana Amador lembrou o papeldo Conservatório D. Dinis, queclassificou como uma «Jóia dacoroa», e acrescentou que a Juntatem sabido «Abrir a Casa da Cul-tura à população».A presidente da Câmara disse quese vão criar duas novas bolsas deestacionamento na freguesia, que28 famílias do Bairro do Barrun-cho vão começar a ser realojadasem finais de 2011, ou que a cons-trução do novo Centro de Saúdedeverá arrancar ainda em 2010.

Distinçõesa funcionáriosApós os dois discursos, AméricoAlves, Maria Teresa Simões e San-dra Perdigão foram distinguidospelos 10 anos ao serviço da Junta,enquanto Manuel Ferreira rece-beu uma condecoração pelos 15anos como funcionário da autar-quia local.O jornalista e animador JaimeFerreira de Carvalho, que apre-sentou o evento nos cinco dias,deu depois continuidade às co-memorações. Os artistas AndréVaz e Rute Soares subiram entãoao palco e cantaram o Fado, deli-ciando a plateia. A noite terminoucom os covers da banda Blaze.O Grupo Coral da Comissão deReformados, Pensionistas e Idososda Póvoa actuou no domingo, dia 4,e “arrancou” algumas pessoas dosseus lugares. A dança continuounoite dentro com os Pacífico Sul,que encerraram as festividades. De referir que entre 20 de Junhoe 4 de Julho se realizou o Torneio“24º Aniversário Vila da Póvoa deSanto Adrião”, organizado peloTénis Clube da Póvoa.

Fotografia: P

hotovideo

tas da Cidade de Odivelas terá lugara última eliminatória, com a eleiçãoda Miss Odivelas e no dia 24, noJardim da Música, será a grandefinal com a eleição da Miss Conce-lho de Odivelas, 2010. HR

Page 4: Nova Odivelas 353

09 Julho 20104 NovaOdivelas

Bruno [email protected]

Realizou-se no dia 1 deJulho o jantar da tomada deposse de Miguel Xara Brasilcomo presidente da conce-lhia do CDS-PP em Odive-las. O evento teve lugar noCentro de Exposições deOdivelas e contou com apresença de Paulo Portas,Telmo Correia, várias deze-nas de militantes e tam-bém alguns amigos eadversários políticos.

PUB

QUOTIDIANOSDIRECTAS

Marmelada de Odivelas

A Câmara Municipal de Odivelas(CMO) e a Associação Empresa-rial do Comércio e Serviços dosConcelhos de Loures (AECSCLO)e Odivelas, assinaram esta Terça-feira um protocolo de colabora-ção com vista ao processo dequalificação e registo da Marme-lada Branca de Odivelas. Por parte da CMO o protocolo foiassinado pela presidente SusanaAmador e pela AECSCLO assinouo seu presidente Mário Saramago.O presidente da associação empresa-rial disse que este protocolo podecriar condições para novas áreas denegócio e ajudar ao desenvolvimentodo negócio cultural que na sua opi-nião está adormecido em Odivelas. Para Susana Amador «Este proto-colo faz a diferença do que quere-mos ser enquanto concelho» porque«Nesta sociedade globalizada ondeas coisas tendem a ser iguais, é pre-ciso criar nichos de diferenciaçãoque nos distingam» e a marmeladade Odivelas, como produto único,é um factor de diferenciação. Paraa edil há dois caminhos conver-gentes para o concelho: «Apostarnas novas tecnologias mas aomesmo tempo honrar a história e amemória indo ao reencontro dasnossas tradições seculares». A edil defende que a afirmaçãodo concelho de Odivelas na ÁreaMetropolitana de Lisboa tem deser feita com produtos diferen-ciadores como a marmelada deOdivelas e por isso é necessáriopreservar para o futuro esta receita«Que não queremos perder» e que é«Uma âncora do património cultu-ral do concelho de Odivelas» sendoum legado secular da doçaria con-ventual e das freiras bernardas doconvento de Odivelas. Este protocolo, segundo SusanaAmador, permite que a produçãoda marmelada de Odivelas possacrescer «Sem imitações ou falsifica-ções». A edil falou ainda na criaçãofutura de Roteiros Turísticos quepossam englobar a marmelada deOdivelas, a marca Paiã (com pro-dutos produzidos na Escola Profis-sional Agrícola D. Dinis) e as fontesde Caneças. «Seria um Roteiro Tu-rístico de um património cultural ri-quíssimo e que é preciso preservar».

POLÍTICA

Tomada de posse da nova concelhia CDS-PP

jantar foi antecedido pela ac-tuação do grupo de cantaresregionais “Tocata Portuguesa”

e logo após ser servida a refeiçãodeu-se início aos habituais discursos.Miguel Xara Brasil foi o primeiro ausar da palavra e começou por agra-decer a presença de todos, com espe-cial referência aos líderes do partido eà actual Presidente da Câmara deOdivelas, Susana Amador, pois «Ape-

sar de haver divergências pode haverum bom relacionamento e respeitomútuo desde que haja seriedade».O recém-eleito presidente, afirmouque têm um objectivo claro «Prepa-rar e organizar a concelhia de formaque em 2013 possamos reforçar a po-sição do CDS em Odivelas, não só nacâmara, mas também na assembleiamunicipal e nas sete freguesias». Mi-guel Xara Brasil referiu também queirá «Lutar pela melhoria da quali-dade de vida dos odivelenses e pelavalorização do concelho» e que até jáfoi elaborado um plano de trabalhoque está a ser posto em prática.O discurso ainda ia a meio quandoo novo presidente da concelhia do

Partido Popular disse que não valiaa pena falar de «Grandes investi-mentos na saúde, na segurança, noambiente, na cultura, no desporto,nas próprias condutas de água ouqualquer outra coisa, pois isso é men-tira, uma vez que a câmara está tec-nicamente falida». No entanto, disseque irão continuar muito atentos àgestão financeira da Câmara Muni-cipal e tentarão colaborar na pro-cura de receitas alternativas derecolha de fundos para a mesma.Miguel Xara Brasil disse que o partidoirá «Continuar a lutar para que seja de-finido um objectivo estratégico para odesenvolvimento do concelho, para quese saiba desta forma como este será

Fotografia: Lina Manso

daqui a dez, vinte ou até mesmo trintaanos».Contudo, o futuro a curto prazonão foi esquecido e as prioridades pas-sam pelo «Apoio aos empresários locais,aos comerciantes e às entidades de lazer,desportivas e culturais».Outra das prioridades é questão so-cial e a palavra utilizada para a des-crever foi mesmo “dramática”. Emrelação a este assunto os órgãos con-celhios do CDS-PP pretendem dar es-pecial atenção «À justiça social,segurança, educação, saúde, mobili-dade e ao Ambiente. O ordenamentodo território e as zonas críticas tam-bém não serão esquecidos». Antes de terminar o discurso, orecém-empossado presidente refe-riu ainda a presença dos muitos jo-vens presentes e que pretende quemuitos mais se juntem a eles paracuidarem do futuro de Odivelas. O segundo a discursar foi Telmo Cor-reia, que na véspera tinha tomadoposse como presidente da distrital, ecomeçou por dizer que no passado játinha sido candidato à Câmara deOdivelas e que estava muito satisfeitopor encontrar ali algumas pessoasque o acompanharam na altura, masacima de tudo por ver que a sala es-tava «Cheia de apoiantes e com váriospartidos representados».Telmo Correia afirmou ainda queaquele dia era «Muito feliz para opartido e em especial para o CDS deOdivelas, mas também muito triste,pois foi um dia em que os impostosaumentaram no país».Por fim foi a vez do líder do CDS-PP,Paulo Portas, se dirigir a todos os pre-sentes e em especial a Miguel XaraBrasil, dizendo que tinha «A maiorconfiança na equipa agora constituídae que é necessário deixar a porta abertapara todos aqueles que não sendo dopartido, se reconhecem nos seus valo-res e trabalho realizado».Ao longo do seu discurso, Paulo Por-tas abordou vários aspectos da rea-lidade nacional, mas não seesqueceu também de referir «Que avida financeira das autarquias locaisestá completamente descontrolada» eque é necessário gastar em funçãodaquilo que se ganha.A cerimónia terminou com a frasedo líder do CDS-PP «Setúbal é anova Aveiro, que Odivelas seja a novaPonte de Lima».

O

PROTECÇÃO CIVIL

ma explosão de uma bilha degás, esteve na origem de um in-cêndio que ocorreu no Sábado,

na Arroja, provocando um ferido graveque foi transportado ao Hospital deSanta Maria pelos Bombeiros Voluntá-rios de Odivelas.O incêndio ocorreu no 12º andar deum edifício na Rua Laura Aires, na Ar-roja, freguesia de Odivelas terá tidoorigem na explosão de uma bilha degás, segundo o Comandante dos Bom-beiros de Odivelas, Carlos Diniz. Se-gundo testemunhos recolhidos nolocal a habitação onde ocorreu o in-cêndio era a única do prédio queainda funcionava sem gás canalizado. O 2º Comandante dos Bombeiros deOdivelas, Fernando Santos, disse-nos

Explosão de gás provocou ferido grave

U

que os Bombeiros de Odivelas desta-caram para o local 6 viaturas e 19bombeiros, para o combate ao sinis-tro, adiantando que o fogo destruiu

por completo todo o recheio da habi-tação. Quanto ao facto da explosãopoder ter afectado a estrutura do edifí-cio, foi feita uma primeira análise nanoite do sinistro, que não revelou ano-malias, situação confirmada pela visto-ria realizada na Quarta-feira peloServiço Municipal de Protecção Civil epelo Departamento de Gestão e Orde-namento Urbanístico da CMO.O locatário era a única pessoa que seencontrava na habitação e ficou grave-mente ferido. Fonte do Hospital deSanta Maria revelou que o ferido apre-senta queimaduras em 50% do corpo.Os pais da vítima confirmaram-nos queo estado é grave encontrando-se emcoma induzido e ainda não totalmentefora de risco de vida. HR

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Page 5: Nova Odivelas 353

09 Julho 2010 5NovaOdivelas

PUB

Despiste de camião

Um camião pesado de mercadoriasdespistou-se na madrugada deQuarta-feira em Famões, provocandoferimentos ligeiros no seu motorista ecaindo na ribeira de S. Sebastião.Segundo o Comandante dos Bom-beiros Voluntários de Odivelas(BVO), Carlos Diniz, a comunicaçãodo sinistro chegou à Central de So-corro dos BVO às 05h06. Para o localforam enviados os meios de socorro,03 viaturas e 13 bombeiros.Desconhece-se ainda a verdadeirarazão do despiste mas o motoristada viatura terá dito aos bombeirosque houve uma falha nos travões epara não embater numa viaturaque estava parada nos semáforosdesviou o camião para a direitatendo perdido o controlo da viaturaque primeiro embateu no semáforoe depois na barreira de protecçãoda ponte tendo caído na ribeira.Quando os bombeiros chegaram aolocal já o motorista estava fora da via-tura mas apresentando dores e mádisposição. Como medida de pre-venção foi transportado ao Hospitalde Santa Maria, tendo já tido alta.O veículo é propriedade de umaempresa de Famões, a Oscarodivel.Para além dos Bombeiros de Odi-velas estiveram envolvidos nasoperações uma viatura médicade emergência do INEM (VMER)e a Brigada de Trânsito da PSP.

Recolha de Sangue Até 10 de Julho está a decorrerno Odivelas Parque a 9ª ediçãoda Campanha de Recolha deSangue levada a cabo pela Mun-dicenter em parceria com o Ins-tituto Português de Sangue. Arecolha funciona no OdivelasParque das 10h00 às 20h00. A iniciativa decorre sob o lema“Esta é a altura de arregaçar asmangas. Sangue: dar é salvar”, etem como objectivo ajudar a reporas reservas de sangue, normal-mente mais escassas durante o pe-ríodo de férias de Verão.Em 2009, inscreveram-se 2.065 da-dores, mais 3% do que em 2008, eforam recolhidas 1.345 unidades desangue (aproximadamente 540 li-tros), o que representou um au-mento de 5% face ao ano anterior.

DIRECTASLAZER

Pedernais já tem Parque urbano

placa evocativa da inaugura-ção foi descerrada por Su-sana Amador, presidente da

Câmara de Odivelas e por FranciscoBartolomeu, presidente da Junta daRamada, que na ocasião dirigiramalgumas palavras aos presentes.

Susana Amador salientou o facto deeste dia ser há muito esperado pelapopulação do bairro e desejou quetodos possam passar bons momentos

Henrique [email protected]

Com um investimento de80 mil euros da câmara ejunta de freguesia, foi inau-gurado esta manhã o novoParque Urbano dos Peder-nais, necessidade há muitosentida naquele bairro dafreguesia da Ramada quenão possuía nenhum equi-pamento deste tipo.

A

JSD. Paulo Pinheiro é o novo líder da JSD. Em entrevista à NNOO TTVV falados seus projectos para o mandato de dois anos.

Fotografia: H

enrique Ribeiro

de lazer neste parque com diferentesespaços e funções, como o amplo es-paço verde com mesas para meren-dar ou a área infantil combrinquedos para as crianças.O parque situa-se na Rua TeófiloBraga, em terreno municipal que re-sultou de áreas de cedência no pro-cesso de legalização e foi construídono âmbito de um Protocolo cele-brado com a junta de freguesia, comfinanciamento da Câmara Municipalde Odivelas no valor cerca de 60 mileuros. Segundo Susana Amador, paraalém desta comparticipação, o muni-cípio assumiu também a execuçãodas obras de arranjo do espaço exte-rior, estacionamento e de colocaçãoda iluminação pública, que ascende-ram a cerca de 20 mil euros.A edil sublinhou ainda que estaconstrução só foi possível graças àestreita cooperação entre a câmarae a junta de freguesia. Francisco Bartolomeu considerouque o parque é de todos e para todose representa «Uma vitória do PoderLocal democrático». Também o au-tarca da Ramada sublinhou a estreitacolaboração entre o município e afreguesia que «Souberam ultrapassartodos os obstáculos». O processo começou em 2007 coma feitura do projecto, que viria a seraprovado um ano depois pelo exe-cutivo municipal e em 2009 inicia-ram-se os procedimentos concursaislegalmente previstos. À população dos Pedernais apeloupara que «Preservem o espaço, que éuma obra feita com o dinheiro detodos e não estamos em tempos de des-perdício», solicitando aos donos deanimais de estimação que tenhamcuidado para não «Inundar o parquede dejectos caninos».No evento, para além da presidenteda câmara e do presidente da juntade freguesia estiveram os vereadoresCarlos Bodião, Hugo Martins e PauloCésar; Carlos Barreto, em represen-tação do vereador Mário Máximo, oexecutivo da Junta de Freguesia evários elementos da Assembleia deFreguesia, assim como representan-tes das diversas Associações dosBairros e instituições da freguesia.

Fotografia: H

enrique Ribeiro

BOMBEIROS

o Sábado, a Associação Huma-nitária de Bombeiros Voluntá-rios de Odivelas assinalou o seu

113º aniversário com uma Sessão So-lene que juntou no quartel bombeiros,familiares e entidades locais.A cerimónia começou com a habitualformatura do Corpo de Bombeiros eFanfarra seguindo-se a inauguraçãode uma nova viatura, uma ambulân-cia de transporte de doentes, adqui-rida pela associação e apadrinhadapor António Simão Lino, empresáriode construção civil que tem apoiadoos bombeiros de Odivelas. Na Sessão Solene usaram da palavrao vereador da Protecção Civil, PauloCésar Teixeira, o presidente da Asso-ciação, Eugénio Marques; o coman-dante do Corpo de Bombeiros, CarlosDiniz e os presidentes das Juntas deFreguesia da Ramada e de Odivelas,respectivamente Francisco Bartolo-meu e Vítor Machado. Estiveramainda presentes representantes dasJuntas de Freguesia de Famões, OlivalBasto e Póvoa de Santo Adrião. O vereador Paulo César felicitou os bom-

Voluntários de Odivelas assinalaram114º aniversário

N

beiros por todo o seu trabalho ao longodos anos e realçou o Dia de Treino Téc-nico realizado no passado mês e queconstituiu um êxito e deu uma boa ima-gem do concelho aos bombeiros de todoo país. Paulo César sublinhou o conce-lho de Odivelas tem três corporações debombeiros de excelência e que todo o di-nheiro investido nos bombeiros é umbom investimento que os bombeirossabem gerir e aproveitar em benefício dasua missão de socorrer pessoas e bens.Apenas a situação financeira pouco fa-vorável levou a autarquia a suspenderpor um ano a verba de 100 mil eurospara equipamento, e que este ano cabe-

ria à associação de Caneças. Pelos discursos do comandante e pre-sidente da associação passaram as di-ficuldades diariamente vividas,nomadamente na prestação de servi-ços à Administração Regional deSaúde de Lisboa e Vale do Tejo. Nesta Sessão Solene foram atribuídasmedalhas de mérito ao Rotary Clubede Odivelas e a António Simão Lino.Foram também atribuídas medalhas dededicação e bons serviços, da Associaçãode Bombeiros Voluntários de Odivelas eda Liga dos Bombeiros Portugueses aelementos do Corpo de Bombeiros. DaAHBVO foram entregues 9 medalhas de5 anos; 3 medalhas de 10 anos; 1 me-dalha de 15 anos; 1 medalha de 25 anose 2 medalhas de 30 anos. Da LBP foramentregues 9 medalhas de 5 anos; 3 me-dalhas de 10 anos; 1 medalha de 15anos e 2 medalhas de 25 anos.Numa mostra da força e vitalidade doCorpo de Bombeiros de Odivelasforam promovidos a bombeiro de 3ª,os 8 estagiários que frequentaramcom êxito o Curso de Instrução Inicialde Bombeiros. HR

Fotografia: E

duardo Sousa

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Page 6: Nova Odivelas 353

Ponto& Vírgula

em tudo é mau na Terra das Oportunidadesou, tendo em contas as mais recentes po-lémicas, no Reino da Marmelada.Vou começar pelo fairplay das várias for-

ças políticas que foram cumprimentar MiguelXara Brasil na sua noite de tomada de possecomo presidente da concelhia do CDS-PP. Unspassaram por lá, outros foram mesmo jantar. Vipor lá Susana Amador e José Esteves, Paulo Aidoe Hernâni Carvalho, Fátima Amaral e outros mili-tantes das forças políticas de Odivelas. Estranheinão ver Sandra Pereira, Carlos Bodião, FernandoFerreira, Ilídio Ferreira e Rui Francisco - os doisprimeiros estavam na coligação “Em Odivelas Pri-meiro as Pessoas”, pela qual foram eleitos e naqual estava o CDS-PP, e o terceiro foi recente-mente eleito presidente da concelhia do PSD.Enfim, estranhei mas não me vou deter nos quenão estiveram… porque, lá diz o ditado, só fazfalta quem está.Quanto aos que lá estiveram, por estratégia polí-tica uns, por amizade a Xara Brasil outros, o certoé que todos deram uma lição de democracia na-quele momento.Outra medida positiva, o quiosque de leitura noJardim da Música. Uma boa ideia, mas incom-pleta. Incompleta porque o espaço não convida àleitura, devido à falta de sombras, e porque é sa-bido que a maior parte dos portugueses não lê. Aautarquia tem aqui mais duas oportunidades debrilhar… criando as sombras e avançando comum plano de leitura ou workshops de leitura noconcelho (estas dicas são de borla e cheias de boavontade, que isto não é só dizer o que está malsem apontar soluções). De muita qualidade é também a programaçãocultural da Biblioteca D. Dinis e do Centro de Ex-posições. Penso que este sucesso tem um nome,Corália Rodrigues (e as pessoas que integram asua equipa). Resta-me, no entanto, perceber se aspotencialidades do Centro de Exposições estão aser realmente aproveitadas.Mas nem só de forças políticas se faz Odivelas.O Movimento Odivelas no Coração, depois deuma série de debates sob o chapéu Odivelas e Ci-dadania que esperemos que voltem depois doscalores do Verão, está a promover tertúlias temá-ticas. A primeira, dedicada aos emigrantes noconcelho e com a presença do deputado à As-sembleia Municipal pelo Bloco de Esquerda e umdos responsáveis do S.O.S Racismo, José Falcão, jáfoi. Esperamos pela próxima.Aplausos também para as tertúlias dinamizadaspelo Henrique Ribeiro, e apoiadas pela comunica-ção social que representa, que há uns dois anosresistem a todas as intempéries. Refiro-me à ter-túlia “Informalidades”, onde um painel fala sobretudo o que lhe apetecer e onde não há mordaças,e o “Palavreando”, dedicado às artes e que conta jácom um grande número de escritores residentes.De realçar, ainda, a tertúlia promovida pelo Odi-velas TV, “Fórmula Resolvente” (pessoalmentegosto do nome), que está já a marcar o seu es-paço no concelho. E, como debater livremente é sempre bom, que“venham mais cinco” (pelo menos, e parafraseandoo enorme Zeca Afonso).

P.S. – Acabo este texto e começa uma reportagemna televisão sobre situações de pobreza, algumasextrema. Pessoas que não têm gás para cozinhar,que não têm dinheiro para um pacote de leite paraos filhos. E isto que aqui está relatado de bom es-fuma-se-me por entre os meus dedos.

Teresa [email protected]

O ponto-e-vírgula marca umapausa mais longa que a da

vírgula (para que se aprenda arespirar), no entanto menor que

a do ponto (para que não seperca a oportunidade de agir).

09 Julho 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Mundo das Tropelias

Porque o fundamental é a felicidade das “nossas” crianças,em época de férias escolares, temos reservadas para elasactividades lúdico pedagógicas que lhes permitem passarconnosco momentos especiais de boa disposição e alegria:

78

PUBLIRREPORTAGEM

As férias no Mundodas Tropelias

Nem tudoé mauN

Dualidades

Executivo da Junta de Odivelas anunciou na passada se-mana à Assembleia de Freguesia mais uma das suas prepo-tentes decisões. Desta vez, o executivo PSD/PS decidiu que

nas Festas da Cidade ficava proibida a presença dos partidos.Tal decisão só pode ter suporte em duas leis, ou na lei do “valetudo” ou na lei do “quero, posso e mando”, muito em uso por men-talidades tacanhas, que quando levantam o braço ainda deixam es-capar do sovaco bafientos odores fascizantes. Devem ser saudadesdo tempo dos regedores…Em anos anteriores era comum vermos nas Festas de Cidade deOdivelas stands dos partidos, para além de espaço de esclarecimentoera igualmente espaço de convívio e debate saudável. E as Festas daCidade são isso mesmo, um espaço de diversão, mas igualmente umespaço plural de encontro da população com as forças vivas da ci-dade, as colectividades, as associações, as empresas e naturalmenteas forças políticas da freguesia, que dedicam ao longo de cada anoas suas energias na defesa dos interesses da cidade.Em 2009, estive presente todos os dias no recinto das festas, e pudeobservar o actual presidente da Junta e muitos dos membros quehoje compõem o actual executivo com tenda montada com as coresdos seus partidos em plena campanha eleitoral. Todos os candida-tos dos partidos do PSD e do PS lá estiveram, mas chegados aopoder mudam as regras e as Festas da Cidade ficam transformadasnum couto privado. Esta violação das mais elementares regras da democracia mostrabem a face arrogante e prepotente deste executivo e em particulardo seu presidente, que questionado sobre as razões para tal deci-são, apenas conseguiu expressar a lamentável frase: «O Executivodecidiu e ponto final».Pinochet nos seus tempos áureos não teria respondido melhor.Duma só penada o PSD, com a tímida e ainda não assumida cum-plicidade do PS, faz tábua rasa de valores fundamentais da demo-cracia, o pluralismo e a liberdade de expressão política.Alimentam assim e de forma conveniente a ideia que os partidossão uma praga, que os políticos são uma classe pouco credível, pre-parando o terreno para que os partidos na oposição, como é casodo PCP, vejam diminuído o espaço de intervenção, esclarecimentoe fiscalização.Mas este incidente é apenas o episódio mais recente das inúmerastrapalhadas, decisões eticamente reprováveis e ilegalidades que oactual executivo da Freguesia de Odivelas tem protagonizado.A Junta de Freguesia de Odivelas está a pagar mensalmente mi-lhares de euros em contratos de locação financeira ilegais, já que,tal como diz a lei das autarquias locais, todos os contratos de lea-sing têm de ser aprovados pela Assembleia de Freguesia, até hojenão foi nenhum.Este executivo PSD/PS está inclusive a pagar contratos de leasingreferentes a financiamento para aquisição de equipamentos e ma-teriais informáticos que nunca entraram nas instalações da Junta,tal como ficou demonstrado no relatório de auditoria interna ao sis-tema informático. Aliás este executivo PSD pretendia esconder estainformação da Assembleia de Freguesia, que só ficou a saber do re-latório porque os eleitos da CDU exigiram a sua distribuição.Tal como pretendia esconder da Assembleia de Freguesia o contratode prestação de serviço que a Junta celebrou com a empresa de ad-vogados onde é sócio o coordenador político do PSD em Odivelas.Curiosamente todos os regulamentos apresentados até agora emAssembleia de Freguesia e onde era pressuposto haver uma atentaapreciação jurídica são a vergonha de qualquer advogado.Ainda em relação às Festas da Cidade fica por saber quais astaxas aplicadas, o que regulamenta o seu funcionamento e quemo aprovou.Uma vez mais a Assembleia de Freguesia, órgão a quem é devidorespeito, pois é aqui que está representada a população da Cidadede Odivelas, parece ter ficado afastada do exercício das suas com-petências.Termino com uma breve análise ao comportamento do Partido So-cialista em todos estes incidentes, embora não se conheçam con-teúdos, sabemos da existência de um acordo pós-eleitoral com oPSD, pelo que se percebe, negociaram-se lugares em vez de políti-cas, mas não acredito que o PS tenha negociado princípios. O PSestá refém dum acordo com um parceiro habituado a passear naavenida à espera de vaga no poder. Na Freguesia de Odivelas estáobrigado a conviver com o atropelo à lei, a arrogância e a prepo-tência. Resta saber até quando.

A Repúblicadas Bananas

António Pedro

O

Page 7: Nova Odivelas 353

09 Julho 2010 7NovaOdivelasPUB

Page 8: Nova Odivelas 353

8 NovaOdivelas 09 Julho 2010

ACTUALIDADEFREGUESIAS

A cidade de Odivelas está acomemorar o seu 20º ani-versário, no primeiro ano deum novo mandato autár-quico com o PSD, depoisde afastado vários anos, adeter de novo a presidênciada Junta de Freguesia. Apropósito da efemérideconversámos com Vítor Ma-chado, presidente da autar-quia sobre este aniversáriomas também sobre a acti-vidade desenvolvida desdea tomada de posse a 04 deNovembro de 2009.

ítor Machado começou pornos dizer que encontrousituações anormais na

Junta de Freguesia. A InspecçãoGeral das Autarquias Locais estavaa fazer uma auditoria que durouaté meados de Dezembro e na se-gunda quinzena de Janeiro a juntarecebeu o relatório dessa inspec-ção «Que confirmou, como o que játínhamos constatado, a existênciade algumas irregularidades, no-meadamente em reclassificações depessoal, que não podiam ter sidofeitas porque não havia Mapa dePessoal» porque durante o ano de2009 a junta não teve Orçamentoaprovado, «O que impedia a exis-tência de Mapa de Pessoal, concur-sos ou reclassificações». Nessas reclassificações «Constatá-mos que algumas injustiças forampraticadas pelo executivo anterior.Havia pessoas que estavam a ga-nhar acima daquilo que deviam ga-

nhar em relação a outros colegas eisso foi uma verdadeira injustiça aalguns funcionários». Vítor Ma-chado informou que a situação vaiser reposta aproveitando o CIA-DAP «Colocando esses funcionáriosno patamar onde deveriam estar». O relatório da IGAL referia tam-bém a atribuição de algumas em-preitadas «Que não podiam fazerpela inexistência de orçamento».Também nas horas extraordinárias«Que ultrapassaram tudo e mais al-guma coisa» houve irregularida-des, segundo Vítor Machado. «Alei permitia 100 horas e havia fun-cionários com 200 horas e mais,além dos dias que tinham paragozar. Havia pessoas que para com-pensação de tempo tinham direitoa três meses de férias ou mais. Claroque a junta vai ter muita dificul-dade em regularizar estas situações.Isto foi uma aberração e uma coisaverdadeiramente louca». Vítor Machado falou mesmo emherança pesada e muitas dívidas,que ultrapassavam um milhão deeuros, dos quais já foram amorti-zados mais de 300 mil. A dívida àADSE ia nos 666 mil euros e ajunta negociou um novo acordode pagamento que está a ser cum-prido, disse Vítor Machado. Paraalém de entregar mensalmente ovalor dos descontos e obrigaçõesda junta ainda estão a ser feitasamortizações. A situação com osfornecedores também era má, se-gundo Vítor Machado. «Quandoíamos comprar qualquer coisa di-ziam-nos: ou paguem o que devemou não levam nada». Agora, «A si-tuação está resolvida. Todas as dí-vidas de monta às empresas estãopagas e algumas vinham desde2007». Quanto às dívidas demaior volume o presidente consi-derou que embora com dificulda-des a junta vai conseguir pagartodas as dívidas que herdou.

Henrique [email protected]

Mudança radical na gestão da Junta de Odivelas

Uma das primeiras medidas desteexecutivo, segundo o seu presi-dente, foi a contenção de custosno funcionamento da junta «Eli-minando gastos supérfluos no eco-nomato, combustíveis, telemóveis,electricidade e água. Foi feito um le-vantamento da situação e tomadasmedidas que pouparam centenas deeuros mensais». Também na frota automóvel haviaproblemas com algum estado de

degradação. «Havia mesmo umaviatura pesada que estava sem fun-cionar há meses, e que fazia muitafalta, e o valor da reparação era ir-risório. Faltava uma bateria e umpneu. A viatura já foi reparada etem feito muito serviço».A desmotivação dos funcionáriosfoi outro problema encontradopor este executivo, referiu VítorMachado. «Os funcionários deseja-vam que alguém viesse trazer uma

V

«Herdámos umapesada herançamas com o nossotrabalho vamosinverter a situaçãoe tornar Odivelasuma freguesia viável»

PUB

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Page 9: Nova Odivelas 353

09 Julho 2010 9NovaOdivelas

Entrevista integral em áudio no Diário de Odivelasem wwww.diariodeodivelas.com

Mudança radical na gestão da Junta de Odivelas

PUB

lufada de ar fresco. As pessoas sen-tiam que isto tinha de mudar».Para o autarca essa mudança jáaconteceu e «As pessoas estão sa-tisfeitas, os trabalhadores estão mo-

tivados e empenhados. Ao longodestes oito meses tenho sentido umacolaboração total da parte de todosos funcionários, sem excepção. Todoseles têm dado o seu melhor». Afir-

mando-se um presidente do ter-reno e não de gabinete Vítor Ma-chado disse que visita diariamentevários locais e contacta os funcio-nários sentindo que há contenta-

mento e vontade de colaborar. No entender de Vítor Machado aJunta de Freguesia de Odivelasnão tem funcionários a mais mas«Talvez existam pessoas que pode-riam ser melhor aproveitadas nou-tras áreas de trabalho. Logo quetomámos posse sentimos que exis-tiam funcionários que estavam su-baproveitados e estamos a fazeresforços no sentido de alterar essasituação e a sensibilizar os funcio-nários para que alarguem os seusconhecimentos e possam trabalharnoutras áreas». Falando do presente, Vítor Ma-chado lamentou que nos últimostrês meses a freguesia tenha sidovítima de «Um vandalismo atrozcom destruição de contentores, pa-peleiras e sistemas de regra. Isto éinacreditável. Eu próprio já identi-fiquei algumas situações à PSP queestá a acompanhar a situação».Não acreditando que seja vanda-lismo organizado contra a juntade freguesia, Vítor Machado con-sidera que serão casos pontuais eque terão resolução. Há já identi-ficação de alguns responsáveis,por parte da PSP, e serão jovens deOdivelas na faixa dos 14/15 anos. Para a junta este executivo trouxenovas ideias e projectos e algunsjá foram implementados como oZelador da Cidade e a Brigadadas Escolas «Que têm dado frutos.Com o Zelador da Cidade muitascoisas têm sido resolvidas emtempo recorde no que respeita àscompetências da junta. Temosuma equipa preparada para darresposta às situações sinalizadaspelo Zelador». A Brigada das Escolas, que contacom seis funcionários foi iniciadano dia 01 de Março e quinzenal-mente faz uma vistoria às sete es-colas do 1º ciclo da freguesiasinalizando as anomalias encontra-das que são depois resolvidas rapi-

CENTRAIS. Bairro do Barruncho com fim anunciado.Saiba tudo na próxima edição.

damente pela Brigada. No caso deser necessário a compra de mate-riais de substituição, a junta temum sistema rápido de aquisição quenão atrasa o processo. No Centro de Dia da Junta de Fre-guesia também houve alterações.No entender de Vítor Machado ajunta não pode deter um equipa-mento dessa natureza que requercondições e valências de que a au-tarquia não dispõe. Por isso, oCentro de Dia foi encerrado e noseu lugar surgiu um Centro deConvívio Sénior. «Encontrámosuma situação grave com dois uten-tes que careciam de um acompa-nhamento diário e próximo. Ajunta fez uma reunião com os fami-liares de todos os idosos e foi expli-cada a situação e o que estava emcausa. Todos eles perceberam e acei-taram, dizendo que já devia ter sidofeito à mais tempo. Ninguém tevea coragem de nos dizer o que o se-nhor veio dizer». As duas pessoascom necessidades especiais nãoficaram no Centro de Convíviomas «A junta resolveu o problema.Contactámos o CURPIO, IPSS pre-parada para essas situações, queacolheu essas pessoas que sãotransportadas de casa para a insti-tuição e de regresso à residêncianuma viatura da junta».As refeições, almoço e lanche, queeram confeccionadas no local«Que não tinha condições paraisso» são agora feitas no refeitórioda junta e transportadas para oCentro de Convívio, em caixas tér-micas adquiridas para o efeito. Vítor Machado garantiu que «Aocontrário do que alguns dizem, ocentro não vai fechar e é para man-ter e até alargar a toda a fregue-sia». Neste momento o centro temcerca de trinta utentes e capaci-dade para receber mais dez.

As Festasda CidadeAs Festas da Cidade são já umatradição nos aniversários da ci-dade de Odivelas e todos os exe-cutivos que tem passado pelajunta deram continuidade aoevento «Com o seu modelo e a suaprópria forma de implementar asfestas». Assim fez também o ac-tual executivo «Com a honraacrescida de nos caber a nós a cele-bração dos 20 anos de cidade». Adiminuição de 10 para 5 diasde festa foi a primeira grandealteração introduzida este ano«O que tem a ver com a situaçãoque o país atravessa em termosfinanceiros». Segundo Vítor Machado muitagente de fora do concelho e dacidade vem às festas o quetambém constitui motivo paraa sua continuação. O presidenteprometeu algumas surpresaspara este ano, nomeadamenteno artesanato e nas actividadeseconómicas.

ProgramaDIA 0912h00 – Inauguração das festas22h00 – Swing Cubano

Dia 1019h00 – 9ª Légua Nocturna22h30 – The Caddilacs

Dia 1119h00 – Homenagem aosCampeões da Cidade21h00 – Miss Odivelas e Tina T.

Dia 1220h00 – Banda da SociedadeMusical Odivelense21h00 – Ranchos FolclóricosCamponeses de Odivelas; Pam-pilhosa da Serra; Verde Minho;

Moleiros do Pomarinho

Dia 1319h00 – Sessão Solene21h00 – Escola de Fado de Odivelas22h00 – Quim Barreiros

Page 10: Nova Odivelas 353

09 Julho 201010 NovaOdivelasPUB

Page 11: Nova Odivelas 353

09 Julho 2010 11NovaOdivelas

EXPOSIÇÕES

O calor das imagens numaEstação do frio

migos há muitos anos,Joaquim Pinto e SérgioBrota tem duas paixões

em comum, a fotografia e as via-gens e nas viagens também eracomum o sonho de partir no Tran-siberiano mas que os custos ine-rentes iam adiando até que umdia vêm um anúncio da viagem apreços que conseguiam compor-tar. Não pensaram duas vezes epartiram à aventura. Esta exposição, segundo os seusautores é sobre «A mítica viagemque nos levou sobre carris de S. Pe-tersburgo a Pequim. Começando naRússia, atravessámos grande parteda Sibéria, toda a Mongólia, deNorte a Sul, e um pouco da China,até Pequim, em quatro semanas in-tensas de cultura. Dois viajantes,duas visões fotográficas de umaviagem inesquecível».Integrada num projecto maior como mesmo nome, “A Estação do Frio”é também um Blogue/foto reporta-gem (http://aestacaodofrio.blogs-pot.com/) acompanhado por vídeocom as fotografias que pode servisto na NO TV.Como eles próprios definiram aexposição retrata duas visões di-ferentes. Se Sérgio Brota é maisostensivo e apaixonado por re-tratar os países, já Joaquim Pintoé mais pessoal e gosta de realçaros pormenores do que fotografa.Com 32 fotografias a exposiçãoconta a história desta viagem de14 dias mostrando os locais quemais despertaram interesse aosviajantes.Joaquim Pinto fez-nos um ba-lanço muito positivo desta viagemque não defraudou as expectati-vas dos dois fotógrafos viajantes.Uma das dificuldades sublinhadapor Joaquim Pinto, mas rapida-mente ultrapassada, foi o facto deterem de passar um longo período

(4 noites e 5 dias) fechados numpequeno espaço, com dois beli-ches e onde se encontravam 4pessoas, os dois viajantes portu-gueses e mais dois desconhecidos,um irlandês e um inglês.No entanto, segundo JoaquimPinto o relacionamento acaboupor se tornar fácil e rapidamenteo seu camarote acabou por setransformar no “Bar oficial” dacarruagem. Os dois portuguesesforam bem aceites por todos oslocais onde passaram. Se num pri-meiro contacto as pessoas, apesarde os receberem cordialmente, es-

tavam «De pé atrás», rapidamentemudavam de atitude ao percebe-rem que eram portugueses.«Havia uma maior abertura paraos portugueses do que para os ou-tros visitantes. Aquelas pessoasapesar de nem saberem onde ficaPortugal têm uma boa ideia dosportugueses». A Exposição estará patente ao Pú-blico até dia 25 de Julho, de Se-gunda a Sábado das 11h00 às23h00 e Domingos das 14h00 às19h00, no foyer do Centro Cultu-ral da Malaposta e aconselho vi-vamente que a visite.

Henrique [email protected]

No Centro Cultural da Ma-laposta está patente, até25 de Julho, uma exposi-ção fotográfica de JoaquimPinto e Sérgio Brota sobrea sua extraordinária via-gem no Transiberiano queos levou de S. Petersburgoa Pequim.

A

BOMBEIROS. Voluntários de Caneças fazem 33 anos.Reportagem a partir de Segunda-feira na NNOO TTVV QUOTIDIANOSCONFERÊNCIAS DE ODIVELAS

egundo Laborinho Lúcio,assiste-se hoje a uma «Crisede eficácia da Justiça» e da

própria confiança que os cidadãosnela depositam. O orador convi-dado do debate “A Organização daAdministração da Justiça” – quedecorreu a 30 de Junho no Cen-tro de Exposições de Odivelas –advogou que este é inclusive «Odiscurso das elites» e não apenasda população descontente.Na iniciativa do Círculo DomDinis (organizada em parceriacom a agência Odinvest), cujamoderação coube ao jornalistaJosé Manuel Fernandes, o princi-pal interveniente reiterou que«Nas últimas décadas nunca se cri-ticou tanto o sistema (…) mas pa-radoxalmente nunca tantasmedidas foram tomadas» para oajustar às necessidades.O ex-ministro da Justiça e mem-bro do conselho superior de ma-gistratura por ordenação do

Fotografias cedidas pelos autores

Fotografia: Lina Manso

Laborinho Lúciodebateu sistemade Justiça

Lina [email protected]

A associação Círculo DomDinis promoveu um de-bate sobre “A Organizaçãoda Administração da Jus-tiça”. Laborinho Lúcio,ex-ministro da tutela emembro do conselho su-perior de magistratura porordenação do Presidenteda República, foi o oradorconvidado.

Presidente da República acreditaque se deve pôr o acento tónicono aumento de responsabiliza-ção associado à «Independênciade garantia» (todos os procedi-mentos de clarificação de gestão,de disciplina interna dos tribu-nais). Adiantou que apenas comeste trabalho independente épossível assegurar «O primadoda Lei e respeito pelos direitos in-dividuais».Laborinho Lúcio lembrou tam-bém que os cidadãos estão maisexigentes e que os tribunais,como serviços públicos, «Devemmostrar resultados». Para o ora-dor, os cidadãos estão agora nocentro do sistema de Justiça e«Não reclamam apenas de fora,como antigamente».Fez algumas sugestões. Afirmouque o Provedor de Justiça deveriapoder fazer a avaliação do estadodos tribunais (incluindo dos atra-sos registados na resposta a de-terminados processos), e emitirregulamentação no que concerneàs queixas justificadas que pro-vêm da população. Disse aindaque é importante pensar nos limi-tes da separação dos poderes demodo a tornar mais eficiente a co-gestão destes.Seguiu-se um debate com váriasperguntas dirigidas ao oradorconvidado.No evento estiveram algumas de-zenas de pessoas incluindo o pre-sidente da direcção da Odinvest evice-presidente da Câmara, MárioMáximo; o presidente da Assem-bleia Municipal de Odivelas, Sér-gio Paiva; e os vereadores HugoMartins e Paulo César.

S

Page 12: Nova Odivelas 353

09 Julho 201012 NovaOdivelas

EMPREENDEDORES

Optiturbo começou a comercia-lizar automóveis usados em2003, com um pequeno Stand

nos Campos de Caneças, ainda sem aactual designação e na condição de em-presário em nome individual. O cresci-mento do negócio levou à concretizaçãoda empresa que adoptou a designaçãode Optiturbo, tendo como sócios geren-tes o casal Susana e Luís Gomes.Luís Gomes começou quase que porbrincadeira a vender uns automóveisainda sem espaço próprio de exposi-ção, seguindo as pisadas do sogro,José Rodrigues, que estava no ramo.O gosto pelos automóveis e o desejo

de ter o seu próprio negócio levaram aque em 2003 abrisse o seu primeiroStand nos Campos de Caneças lan-çando a primeira pedra daquilo que éhoje a Optiturbo. Graças à criatividadee dinamismo de Luís Gomes e da suaesposa o negócio foi florescendo le-vando à abertura de novos espaços e aque Luís Gomes, militar da GNR há12 anos, abandonasse a corporaçãopara se dedicar a 100% à empresa eà sua família, esposa e dois filhos.Em 2008 a Optiturbo abriu um novoespaço na Serra de Casal de Cambra,onde para além da exposição de au-tomóveis, tem também uma modernaoficina de reparação e assis-tência automóvel,

com pessoal especializado, que paraalém da assistência às viaturas ven-didas pela empresa também assistee repara viaturas dos inúmeros clien-tes da oficina que procuram quali-dade, atendimento e honestidade nasreparações.A forma honesta e eficiente de estarno mercado, permitiram que a Opti-turbo crescesse e fosse ampliando osseus pontos de venda e assim em2009 a empresa abriu a maior expo-sição de automóveis usados do conce-lho de Odivelas, nos Campos deCaneças, com cerca de 500 viaturasdisponíveis permanentemente, resul-tado de uma parceria bem sucedida

com algumas instituiçõesbancárias e financeiras, como

por exemplo oB P N

PUBLIRREPORTAGEM

A

Nos Campos de Caneçasencontra a maior exposi-ção de automóveis usadosno concelho de Odivelascom mais de 500 viaturasde várias marcas e mode-los, do mais pequeno uti-litário ao topo de gama,passando pelas viaturascomerciais.

PUBLIRREPORTAGEM.A sua empresa no Nova Odivelas.Informe-se. Telemóvel: 966 569 857

PUB

Crédito e Rentilusa, que colocamnessa exposição as viaturas prove-nientes de gestão de frota e de recu-peração de créditos. Esta parceriapermite que a Optiturbo disponha deviaturas recentes e semi-novas a pre-ços muito competitivos.Com uma assistência de pós-venda degrande qualidade a Optiturbo é umaempresa sólida e de confiança queleva a que cada vez mais pessoas, nahora de comprar uma viatura, optempor esta empresa que trabalha com asmelhores financeiras do país prati-cando créditos até 120 meses.

OOPPTTIITTUURRBBOOSSTTAANNDD 11:: Rua da República, 2B - 1685 CaneçasSSTTAANNDD 22 EE OOFFIICCIINNAA:: Estrada Nacional 250,lote MM – 2605-826 Casal de CambraSSTTAANNDD 33:: Rua da República, lt. 54 - 1685 CaneçasTTEELL..//FFAAXX:: 219 812 471TTLLMM..:: 966 5737 713EE--MMAAIILL:: [email protected]:: www.optiturbo.pt

Optiturbo a maior exposição de automóveis do concelho

Page 13: Nova Odivelas 353

09 Julho 2010 13NovaOdivelasPUB

Page 14: Nova Odivelas 353

09 Julho 201014 NovaOdivelasPUB

PUB

Page 15: Nova Odivelas 353

bém deve ter sentido nostalgia e lembrado tempos do antigamente,talvez as tardes de Funk Time da SMDC, porque foi dar o seu pezitode dança com o mais idoso dos socialistas activos de Odivelas. Ahpois foi e até deu capa de livro da sempre esgotada e muito falada co-lecção “Anita na Terra das Oportunidades”.Agora a opinião muito abalizada cá da Ricardina. Não me levem amal mas nenhum dos dois candidatos me encheu as medidas. OMarcos entrou cheio de pedalada, tipo “galito da Índia” mas desde-nhou muito do sistema de que faz parte. O Raposo, com os seus ca-belos a fugir para o grisalho, pareceu pouco convicto e muitocansado. Se não fosse a doutora presidenta a animar a festa aquiloteria um ar muito soturno.Ah e também gostei de ver a doutora chefe dos rosinhas de Odivelas nopapel de moderadora. Oh doutora Susana quando se reformar de pre-sidenta pode tentar a TVI. Faz melhor figura que a Manela, mulher doEduardinho ex-manda chuva da televisão que não será independente.

divelas avança para o futuro com as armas do passado, disseSusana Amador que quer transformar a marmelada de Odive-las numa arma diferenciadora para combater a globalização. Se

em todo o mundo se veste igual de ganga chinesa e se comem ham-burguês com refrigerantes de cola (Não falo em marcas que o bossnão deixa) então cá o burgo Odivelense vai impor-se na Área Me-tropolitana de Lisboa com a marmelada secular das freiras Bernar-das. Assim é que é oh doutora presidenta mas olhe que há maiscoisas em que Odivelas é única mas disso talvez a doutora saiba me-lhor que cá a Ricardina.Mas, ainda falando de marmelada. Segundo ouvi dizer também háuma confraria dedicada a esse produto que resulta da transformaçãodo marmelo e que em Odivelas é único, por ser branco. Então se hápor ai homenzinhos (e mulherzinhas também) que se querem dedicar àpromoção da coisa, porque não hão-de ser envolvidos no processo?Não… Não vale a pena explicarem-se como se eu tivesse 12 anos!É que não consigo perceber mesmo depois de ter lido a História Ale-gre de Odivelas, do Jorge Martins e aquela banda desenhada editadapela Comissão Instaladora.

E pronto, vou até ao Largo D. Dinis, comprar dois pacotinhos deMarmelada e ver se aquela horrível barraca preta, montada ao pé doChico dos caracóis ainda está lá a conspurcar a paisagem que tem comopano de fundo o convento que a gente vai vendo por fora que pordentro parece que não deixam.

Fiquem bem que eu fico também…

NNoobbrreess CCoonnffiissssõõeess Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM-PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1509 Julho 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

ão sou socialista, comunista, social-democrata ou de qualqueroutra ideologia política. Alias nem sei mesmo se sou republi-cana, monárquica ou qualquer outra coisa para além de vis-

condessa da Memória. Mas como gosto de estar bem informadinhaou como diria a Adélia da Língua Afiada «Oh Ricardina é muito cusca»,não perdi na NO TV as sessões de apresentação dos dois candida-tos à liderança da FAUL do PS, Marcos Perestrello e Joaquim Ra-poso. Adorei, adorei, adorei, mas confesso que não percebi nada.Um disse que queria construir o partido com os militantes e que oactual dirigente não promovia o debate. No dia a seguir o outro diziaque se fartou de debater e que queria um partido com memória paraum projecto de futuro.Mas amigos, amigas e assim assim do que gostei mais foi do pessoalque foi assistir. No dia do candidato Marcos, viam-se os desconten-tes com o PS de Susana Amador. Mas, pasmem, faz favor que eutambém pasmei, o senhor engenheiro enjeitado e depois recuperadoe candidato perdedor e sofredor à junta de Odivelas, estava lá, botoufaladura, deu a entender que estava com a renovação e até disse quenão falava de Odivelas para não alimentar picardias. Gostava de tervisto a cara do senhor quando falou mas como só vi na NO TV e osenhor virou as costas à câmara fiquei dependurada. Também gostei do ex-anunciado candidato à liderança dos socialis-tas nacionais, Armando Ramalho. O homem, como bom socialistaque se preze, aguentou as sessões em dose dupla e foi ouvir o Pe-restrello e o Raposo. E disse boas ao Perestrello, que eu bem ouvi naNO TV. E no dia a seguir voltou a dizer das boas porque no Face-book disseram que ohomem apoiava o Peres-trello. Ui, que o Ramalhonão gostou e até invocouo filme da NO TV pararepor a verdade dos fac-tos. Há pois que o cama-rada Ramalho não vai emrodriguinhos desses…Na apresentação do dou-tor Raposo esteve umjovem de Odivelas a tocardaquelas músicas quefazem a Ricardina sonharcom príncipes encantadose férias num qualquer pa-raíso desconhecido quenão espera por mim. Adoutora presidenta tam-

Realmente!

N

~~ FFllaasshh ddoo RReeiinnoo ~~~~ GGuuaarrddaa RReeaall ~~

O

«Nas sociedades modernas, e Odi-velas passa por sê-lo, o medo pro-vocado pelos líderes políticos temvariantes curiosas.O maior medo é o de que os políti-cos sejam todos iguais.Quem está no poder esforça-se,entre outras coisas, por calar asoposições, nomeadamente as inter-nas, não dando possibilidades paraque essas vozes sejam conhecidas eouvidas, chegando ao ponto de con-trolar meios de comunicação paraobviar ao seu conhecimento pelosmilitantes e população em geral.As suas sedes estão quase semprefechadas, nada fazem para mos-trar o que vai dentro, e muitomenos promovem a discussão e odebate interno. Sobra o tempo das eleições, que ésempre curto, e em que os militantesolham de soslaio para as súbitas ar-remetidas dos candidatos.No fim isto leva às grandes absten-ções que favorecem quem está nopoder, pois quem fica em casa é que éa maioria que pode mudar as coisas.Relacionado com este medo está omedo de votar, ou o medo no actode votar. Estranho, não é? Como,sendo o voto secreto?Mas quem esteve, nos últimos setemeses, numa mesa de voto partidá-ria, em quatro eleições, compul-sando os cadernos eleitorais,assistindo ao desfile das diversas“famílias”, devidamente enquadra-das e sabendo das ausências, sabeque muitos são “obrigados” a votarem determinado sentido e outrospreferem não ir votar para nãocorrerem o risco de ser contabiliza-dos no lado oposto.E porquê? Por causa de outro medo.O do desemprego. O desempregopolítico e o outro, o próprio, o doganha-pão.Escuso de relatar detalhes destetipo de medo com que alguns líde-res políticos manipulam os seuscorreligionários. É uma praga emOdivelas. Basta pensar que, entreCâmara Municipal, Empresa Mu-nicipal e Juntas de Freguesia, todosjuntos, se encontram dos maioresempregadores no concelho.Apesar de o Centro de Empregoser em Loures, escusamos de recla-mar um para Odivelas, porque assedes de vários partidos fazembem esse papel.Há ainda o medo da mudança.Que é o medo de perder as referên-cias mais próximas, as caras que jáse sabe onde estão e o que fazem,mesmo que o façam mal; mesmoque só sirvam para adiar, prometere não cumprir.Enfim, e em geral, podendo seráguias, porque nos comportamoscomo galinhas?Por quanto mais tempo vamos terde conviver com este tipo de medosem Odivelas?»

João CarvalhoColuna O, Diário de Odivelas

Page 16: Nova Odivelas 353

NovaOdivelas Informação credível e completaPUB