nugeo bonito: gerando bases para o ...nugeo-bonito: gerando bases para o monitoramento de paisagem e...

1
NUGEO-BONITO: GERANDO BASES PARA O MONITORAMENTO DE PAISAGEM E DECISÕES DE CONSERVAÇÃO EM BONITO, MS Crisano Garcia Rodrigues 1 , Nicholas Kaminski 1 & Gláucia Helena Fernandes Seixas 1 . 1 Fundação Neotrópica do Brasil, [email protected] INTRODUÇÃO O NuGeo-Bonito (Núcleo de Geoprocessamento e Sensoria- mento Remoto de Bonito, MS) é uma iniciava da Promotoria de Jusça – Comarca de Bonito, Fundação Neotrópica do Brasil e de- mais organizações que atuam na proteção ambiental desse muni- cípio. RELATO DE CASO O projeto foi criado com o objevo de sistemazar as dados provenientes varias fontes, para constuição de uma banco local de informações ambientais georreferenciadas, bem como gerar novas bases cartográfica para auxiliar as ações de conservação, recuperação e monitoramento dos recursos naturais do municí- pio de Bonito, MS (Figura 1). Figura 1. Estrutura do NuGeo-Bonito. Aquisição de dados: reali- zada em portais oficiais do governo e demais instuições parcei- ras (públicas e privadas). Geoprocessamento: realizado com uso de programas livres e gratuitos. Banco de Informações (local): fruto da síntese de dados compilados de diversas fontes junto as informações locais geradas. A área de atuação do projeto corresponde ao município de Bonito, localizado na porção sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, a 248 km da capital Campo Grande. Situa-se em uma regi- ão de contato entre os biomas Mata Atlânca e a porção sudoes- te do Cerrado (Figura 2). Figura 2. Área de atuação do projeto NuGeo-Bonito. Por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto encontra-se em elaboração um banco de informações ambientais georreferenciadas do município. Até o momento foi realizado o mapeamento da malha hidrográfica do município; delimitação automazada de microbacias da bacia do Rio For- moso; traçado e classificação da malha viária; delimitação dos banhados e áreas úmidas, além de diferentes mapas de apoio as ações de conservação ambiental. Destaque especial para a análi- se multemporal das imagens visando monitorar as alterações antrópicas, contribuir para a fiscalização e controle de possíveis desmatamentos ilegais. Está previsto, também, o mapeamento das áreas do bioma Mata Atlânca em Bonito, MS; delimitação das zonas ripárias sujeitas à inundação; áreas de preservação permanentes (APP) ; reservas legais e apoio para confecção do cadastro ambiental rural em pequenas propriedades. Futuramente os produtos do NuGeo Bonito serão disponibilizados para as instuições parcei- ras em uma plataforma web mapas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se que o banco de informações ambientais, a ser dis- ponibilizado às instuições que atuam com a questão ambiental, sirva de ferramenta para a tomada de decisões e o monitoramen- to dos recursos naturais do município de Bonito, MS. PARCERIA

Upload: others

Post on 19-Feb-2020

14 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NUGEO BONITO: GERANDO BASES PARA O ...NUGEO-BONITO: GERANDO BASES PARA O MONITORAMENTO DE PAISAGEM E DECISÕES DE CONSERVAÇÃO EM BONITO, MS Cristiano Garcia Rodrigues1, Nicholas

NUGEO-BONITO: GERANDO BASES PARA O MONITORAMENTO DE PAISAGEM E DECISÕES DE CONSERVAÇÃO EM BONITO, MS

Cristiano Garcia Rodrigues1, Nicholas Kaminski1 & Gláucia Helena Fernandes Seixas1.

1 Fundação Neotrópica do Brasil, [email protected]

INTRODUÇÃO

O NuGeo-Bonito (Núcleo de Geoprocessamento e Sensoria-mento Remoto de Bonito, MS) é uma iniciativa da Promotoria de Justiça – Comarca de Bonito, Fundação Neotrópica do Brasil e de-mais organizações que atuam na proteção ambiental desse muni-cípio.

RELATO DE CASO O projeto foi criado com o objetivo de sistematizar as dados provenientes varias fontes, para constituição de uma banco local de informações ambientais georreferenciadas, bem como gerar novas bases cartográfica para auxiliar as ações de conservação, recuperação e monitoramento dos recursos naturais do municí-pio de Bonito, MS (Figura 1).

Figura 1. Estrutura do NuGeo-Bonito. Aquisição de dados: reali-zada em portais oficiais do governo e demais instituições parcei-ras (públicas e privadas). Geoprocessamento: realizado com uso de programas livres e gratuitos. Banco de Informações (local): fruto da síntese de dados compilados de diversas fontes junto as informações locais geradas. A área de atuação do projeto corresponde ao município de Bonito, localizado na porção sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, a 248 km da capital Campo Grande. Situa-se em uma regi-ão de contato entre os biomas Mata Atlântica e a porção sudoes-te do Cerrado (Figura 2).

Figura 2. Área de atuação do projeto NuGeo-Bonito. Por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto encontra-se em elaboração um banco de informações ambientais georreferenciadas do município. Até o momento foi realizado o mapeamento da malha hidrográfica do município; delimitação automatizada de microbacias da bacia do Rio For-moso; traçado e classificação da malha viária; delimitação dos banhados e áreas úmidas, além de diferentes mapas de apoio as ações de conservação ambiental. Destaque especial para a análi-se multitemporal das imagens visando monitorar as alterações antrópicas, contribuir para a fiscalização e controle de possíveis desmatamentos ilegais. Está previsto, também, o mapeamento das áreas do bioma Mata Atlântica em Bonito, MS; delimitação das zonas ripárias sujeitas à inundação; áreas de preservação permanentes (APP); reservas legais e apoio para confecção do cadastro ambiental rural em pequenas propriedades. Futuramente os produtos do NuGeo Bonito serão disponibilizados para as instituições parcei-ras em uma plataforma web mapas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se que o banco de informações ambientais, a ser dis-ponibilizado às instituições que atuam com a questão ambiental, sirva de ferramenta para a tomada de decisões e o monitoramen-to dos recursos naturais do município de Bonito, MS.

PAR

CER

IA