o bancÁrio - bancariosbahia.org.br · em feira de santana. na pauta do ... não é a primeira vez...

4
www.bancariosbahia.org.br bancariosbahia bancariosbahia Filiado à O BANCÁRIO O único jornal diário dos movimentos sociais no país REUNIÃO DO COMITÊ EM DEFESA DA CAIXA HOJE, ÀS 10h, EM BRASÍLIA Edição Diária 7337 | Salvador, de 17.11.2017 a 19.11.2017 Presidente Augusto Vasconcelos BANCOS PÚBLICOS Medida da lei trabalhista não resolve problemas Globo envolvida em esquema de corrupção Página 2 Página 4 Preocupado com as consequências do desmonte dos bancos públicos, promovido pelo governo Temer, o Sindicato dos Bancários Sindicato busca apoio do governo MANOEL PORTO - ARQUIVO da Bahia pediu o apoio do governo do Estado para barrar o processo que fecha agência e reduz o número de funcionários. Página 3 Sindicato tem feito um trabalho intensivo contra o desmonte dos bancos públicos. Governo Temer faz ataques frontais às estatais

Upload: hoangdieu

Post on 24-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O BANCÁRIO - bancariosbahia.org.br · em Feira de Santana. Na pauta do ... Não é a primeira vez que o banco rompe o acordo de trabalho e surpreende os ... anunciou mais um rea-juste,

www.bancariosbahia.org.br bancariosbahia bancariosbahia

Filiado à

O BANCÁRIOO único jornal diário dos movimentos sociais no país

REUNIÃO DO COMITÊ EM DEFESA DA CAIXAHOJE, ÀS 10h, EM BRASÍLIA

Edição Diária 7337 | Salvador, de 17.11.2017 a 19.11.2017 Presidente Augusto Vasconcelos

BANCOS PÚBLICOS

Medida da lei trabalhista não resolve problemas

Globo envolvida em esquema de corrupção

Página 2

Página 4

Preocupado com as consequências do desmonte dos bancos públicos, promovido pelo governo Temer, o Sindicato dos Bancários

Sindicato busca apoio do governo

Manoel porto - arquivo

da Bahia pediu o apoio do governo do Estado para barrar o processo que fecha agência e reduz o número de funcionários. Página 3

Sindicato tem feito um trabalho intensivo contra o desmonte dos bancos públicos. Governo Temer faz ataques frontais às estatais

Page 2: O BANCÁRIO - bancariosbahia.org.br · em Feira de Santana. Na pauta do ... Não é a primeira vez que o banco rompe o acordo de trabalho e surpreende os ... anunciou mais um rea-juste,

o bancário• www.bancariosbahia.org.br Salvador, de 17.11.2017 a 19.11.20172 REFORMA TRABALHISTA

Temer tenta corrigir erros. Pouca coisa muda. Só enrolaçãoFABiAnA [email protected]

O negociado sobre o legislado dá total liberdade ao patrão

Fundado em 30 de outubro de 1939. Edição diária desde 1º de dezembro de 1989 Fundado em 4 de fevereiro de 1933

O BANCÁRIO

MP não passa de pura balela

informativo do Sindicato dos Bancários da Bahia. Editado e publicado sob a responsabilidade da diretoria da entidade - Presidente: Augusto Vasconcelos. Diretor de imprensa e comunicação: Adelmo Andrade.Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.001, Mercês, centro, Salvador-Bahia. cEP: 40.060-000 - Fone: (71) 3329-2333 - Fax: 3329-2309 - www.bancariosbahia.org.br - [email protected] responsável: Rogaciano Medeiros - Reg. MTE 879 DRT-BA. chefe de Reportagem: Rose Lima - Reg. MTE 4645 DRT-BA. Repórteres: Ana Beatriz Leal - Reg. MTE 4590 DRT-BA e Renata Andrade- Reg. MTE 4409 SRTE-BA . Estagiária em jornalismo: Bárbara Aguiar e Felipe Iruatã . Projeto gráfico: Márcio Lima. Diagramação: André Pitombo. Impressão: Muttigraf. Tiragem: 10 mil exemplares. Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.

O TRABALHADOR não deve se enganar. A medida provisória que altera pontos da reforma trabalhista é pura balela. Na real, o presidente Temer mudou apenas o que poderia gerar mais crítica da opinião pública, mas, na essência, a legislação é muito ruim e os prejuízos são grandes.

Os exemplos são muitos. O acesso à Justiça do Trabalho

continua difícil. Diante da pos-sibilidade de pagar honorários advocatícios e ser acusado de li-tigância de má-fé, o trabalhador vai pensar duas vezes se deve reclamar os direitos negados.

Outro problema é o negocia-do sobre o legislado, que dá to-tal liberdade à empresa negociar diretamente com o trabalhador tudo o que quiser. Pressionado e com medo de ser demitido, a tendência é o funcionário acei-tar tudo o que for imposto.

A reforma trabalhista ain-da libera o trabalho em “home office” e cria o “termo de qui-tação dos débitos trabalhistas”, documento que o empregador

Resguarde os seus direitos. cole no SBBAA NOvA legislação trabalhis-ta muda profundamente as relações entre empregado e patrão, retirando direitos e deixando o trabalhador de-samparado. O bancário, no entanto, têm todas as conquis-tas garantidas, graças à for-te campanha salarial de 2016 que fechou um acordo válido por dois anos, ou seja, até 31 de agosto de 2018.

Mas, a categoria sabe que os bancos tentam descumprir a convenção. O apoio do Sindi-cato para evitar que as empre-sas infrinjam o acordo é funda-mental. Por isso, a importância de andar lado a lado com as en-tidades representativas.

O momento é de união. Mais do que nunca os trabalhado-res devem fortalecer a unida-de para evitar que os direitos conquistados sejam perdidos. Os bancos estão por trás da re-forma trabalhista. A intenção é cortar o que puder do cidadão brasileiro.

pode fazer o funcionário assi-nar abrindo mão, por exemplo, das horas extras trabalhadas. Um completo absurdo.

TJ-BA julga recurso do caso Colombiano e Catarina O TJ-BA (Tribunal de Justiça do Estado) julga, na terça-feira, a partir das 13h30, o recurso do processo que investiga o assas-sinato do casal Paulo Colom-biano e Catarina Galindo, ocor-rido em 2010, em Salvador. A 2ª Turma da 1ª Câmara Criminal, presidida pela desembargadora Rita de Cássia Nunes, vai apre-ciar os recursos tanto da defesa quanto da acusação.

A autoria dos crimes, que já foi reconhecida em primei-ra instancia, é contestada pela defesa. As mortes são atribuí-das ao empresário e oficial apo-

sentado da PM Claudomiro Cé-sar Ferreira Santana, apontado como mandante. Os funcioná-rios Daílton de Jesus, Edilson Araújo e Wagner Souza seriam os executores. A acusação con-testa a exclusão de responsabili-dade do irmão de Claudomiro, o médico Cássio Antônio.

Os dois irmãos eram proprie-tários da MasterMed, empresa que tinha contrato com o Sindi-cato dos Rodoviários, onde Pau-lo Colombiano era tesoureiro. O sindicalista havia descoberto uma fraude no contrato de pres-tação de serviços à entidade.

os direitos do negro na pautaSALvADOR, a cidade mais ne-gra fora do continente africano, se organiza para o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

Em Salvador, segunda-feira acontece, pela manhã, a lavagem da estátua de Zumbi dos Pal-mares, na praça da Sé. À tarde, ocorre a Caminhada da Liberda-de, no Curuzu, e a Marcha da Consciência Negra, no Campo Grande.

Nos dias 30 e 1º de dezembro, acontece o lançamento do Sistema de Informações de Povos e Comu-nidades Tradicionais e o Festival Esportivo Zumbi dos Palmares, no Ginásio de Cajazeiras.

nova legislação trabalhista, mesmo com MP, prejudica os brasileiros

Familiares e amigos do casal lutam, há mais de sete anos, por Justiça

Zumbi, símbolo da luta dos negros

Manoel porto - arquivo

joão ubaldo - arquivo

leo Martins - agência o globo

Page 3: O BANCÁRIO - bancariosbahia.org.br · em Feira de Santana. Na pauta do ... Não é a primeira vez que o banco rompe o acordo de trabalho e surpreende os ... anunciou mais um rea-juste,

o bancáriowww.bancariosbahia.org.br • Salvador, de 17.11.2017 a 19.11.2017 3BANCOS PÚBLICOS

Sindicato pede ajuda ao vice-governador para manter agênciasRoSE LiMA [email protected]

Apoio estadual contra o desmonte neoliberal

O SINDICATO dos Bancários da Bahia quer o apoio do governo do Estado contra o desmonte dos bancos públicos, que re-duz o quadro de pessoal e fe-cha agências em Salvador e no interior. A todo momento, o ci-dadão é surpreendido com uma notícia sobre o fechamento de unidades do BB, BNB e Caixa.

O encerramento das ativi-dades prejudica a população e a economia. O alerta foi dado pelo presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, em reu-nião, ontem, com o vice-go-vernador do Estado. João Leão destacou que os bancos públi-cos são fundamentais para o desenvolvimento da Bahia e

do Brasil e se comprometeu em agir para evitar o fechamento das unidades.

A reunião de ontem, que con-tou com a participação da depu-tada federal Alice Portugal, ou-tra parlamentar que presta apoio importante à categoria, tratou ainda sobre a extinção de setores

da Caixa, como a GIFAB. Fram discutidos ainda as-

suntos relacionados ao progra-ma Minha Casa, Minha Vida e a necessidade de superar o déficit habitacional no Estado. O deba-te teve a participação de Ivete Leão, liderança do Movimento de Moradia Popular.

Encontro em Feira de SantanaA CAIXA é um dos alvos do governo Temer. A cada dia, novas ameaças. Pla-nos de reestruturação e de incentivo à aposentadoria, para esvaziar a empresa, ameaça de privatizações. O objetivo claro é desmontar. Para discutir estratégias de mobilização, acontece, na segunda-feira, o Encontro dos Empregados da Caixa em Feira de Santana.

Na pauta do evento, marcado para as 18h, no Clube dos Bancários, loca-lizado na rua Montevidéu, nº 140, Santa Monica, em Feira de Santana, assuntos como privatização, Funcef e Saúde Caixa.

A atividade, promovi-da pelo Sindicato dos Ban-cários de Feira de Santana, terá como debatedor o pre-sidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augus-to Vasconcelos.

novos bancários para o BnBO SINDICATO dos Bancários da Bahia con-tinua em defesa do BNB, que tem um papel importante para o avanço econômico da re-gião Nordeste, e está empenhado para que a empresa retome as contratações, fundamen-tais para suprir o déficit de funcionários.

O presidente do SBBA, Augusto Vascon-celos, em contato com o Superintendente do BNB, Antonio Jorge Pontos, confirmou que o banco irá contratar 26 novos bancários.

As convocações fazem parte do acordo de recomposição do quadro de funcioná-rios, reduzido em decorrência do Plano de Incentivo ao Desligamento. Mas, não se sabe quantos trabalhadores serão encaminhados para a Bahia. O número está em discussão.

As convocações são importantes, mas ainda estão longe do ideal. O déficit no ban-co hoje é grande, por isso, o Sindicato conti-nua lutando pela ampliação do quadro, in-clusive com ação em tramitação na Justiça.

DEPOIS de alterar de forma unilateral o pla-no de saúde dos funcionários e dependen-tes, que passou do Bradesco Saúde para o SulAmérica, o Santander anunciou reajuste que chega a 20%. O aumento é bem maior do que a inflação acumulada neste ano, em 2,21%. O salário também não acompanha.

Não é a primeira vez que o banco rompe o acordo de trabalho e surpreende os funcio-nários com aumentos e mudanças arbitrárias no plano de saúde. Em novembro de 2013, aplicou reajuste de 30% nas mensalidades e implementou a cobrança por faixa etária.

No ano seguinte, anunciou mais um rea-juste, de cerca de 20%, e reduziu de 24 para 21 anos a permanência do filho no convênio médico. Em 2015 e 2016, mais dois aumen-tos. Neste ano, rescindiu o contrato com o Bradesco Saúde e passou para o SulAmérica.

A coparticipação saiu de 20% para 25% nas consultas, exames e terapias. A partir da sexta consulta pula para 30%. A cobertura básica é inferior. Os usuários têm dificulda-

Reajuste abusivo no plano do Santanderde de encontrar profissionais que atendam o convênio e muitos tiveram de parar o trata-mento médico. Na Bahia, graças à atuação do Sindicato, algumas conquistas foram as-seguradas, como a melhora da rede de cre-denciamento. Mas, ainda longe do ideal.

Sindicato atua em diversas frentes em defesa dos direitos dos bancários

Cada dia é uma surpresa no plano do Santander

Page 4: O BANCÁRIO - bancariosbahia.org.br · em Feira de Santana. Na pauta do ... Não é a primeira vez que o banco rompe o acordo de trabalho e surpreende os ... anunciou mais um rea-juste,

o bancário• www.bancariosbahia.org.br Salvador, de 17.11.2017 a 19.11.20174

SAQUE

ESCÂNDALO GLOBO

Emissora investigada por comprar favores no futebol mundialRoGAciAno [email protected]

Globalização da criminalidade

ESTUDO feito conjuntamente entre o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ONG Contas Abertas aponta Salvador como a capital brasileira que menos investe em saúde pública. O in-vestimento diário da Prefeitura por habitante é de apenas R$ 0,59, enquanto o do governo do Estado chega a R$ 1,08.

Os dados correspondem ao ano de 2014 e demonstram que a saúde pública passa bem lon-ge das prioridades do prefei-to ACM Neto (DEM) que, em completa inversão de valores, prefere a promoção de grandes festas, a fim de tentar fortalecer, eleitoralmente, o sonho de ser governador da Bahia.

Outro triste detalhe que o es-tudo expõe é o fato de Salvador, terceira mais populosa cidade do Brasil, não possuir nenhum leito hospitalar mantido pela Prefeitu-ra. Todos os que existem são de responsabilidade do governo esta-dual. Para o presidente do Cremeb (Conselho Regional de Medicina

TANGÍvEL O escândalo internacional envolvendo a Rede Globo é, na opinião do jornalista Luís Nassif, a chance que tem a Procuradoria Geral da República de mostrar para a socieda-de brasileira que está a serviço do Estado e não dos interesses da família Marinho. “É a oportunidade de o Ministério Público Federal provar que não existem intocáveis na República". Vale incluir também o Judiciário e a Polícia Federal.

FORRA Alvo principal dos ataques da emissora, sempre cen-trados em um discurso falso moralista de combate à corrupção, o PT não perdeu a oportunidade de ir à forra. O site do partido classifica a Rede Globo como “organização criminosa”, diante do escândalo que a envolvem nas relações promíscuas entre a Fifa e a CBF. Usou a mesma expressão que os Marinho sempre recor-reram para desmoralizar a legenda e Lula. Na mesma moeda.

OPORTUNIDADE Na onda das investigações internacionais envolvendo a Globo, a população brasileira finalmente poderá ficar sabendo o custo, pago obviamente pelo dinheiro público, da adaptação do calendário do futebol, inclusive da Seleção, à programação da emissora dos Marinhos. Por exemplo, ninguém nunca entendeu o motivo de os jogos noturnos, no Brasil, só começarem depois das 21h45. Nada a ver.

BOMBÁSTICO Muita expectativa com a sessão do dia 30 próximo da CPI da JBS. O advogado Rodrigo Tacla Durán pro-mete apresentar documentos que comprovam o que ele chama de “indústria” da delação na Lava Jato. As denúncias atingem diretamente o juiz Sérgio Moro. “Nenhum crime é perfeito”.

CENTRO Presidenciável pelo PCdoB, a deputada estadual Manuela D Á̀vila acredita que posições radicalizadas pautadas no medo e no ódio, como as defendidas por Bolsonaro (PSC), fortalecem a candidatura de Alckmin (PSDB), que passa a ser uma alternativa de centro. Assim, pode-se concluir que o tucano será o principal adversário do candidato progressista, provavel-mente Lula, na eleição presidencial do próximo ano. Tem lógica.

COM certeza, se fosse no Brasil, sob responsabilidade do juiz Sér-gio Moro, ele diria “não vem ao caso”. Mas, como as investigações sobre as relações criminosas entre a Fifa e a CBF se desenrolam nos Estados Unidos e têm repercussão mundial, dificilmente acabarão em “pizza” os indícios que apon-tam a Rede Globo como peça fun-

damental em um esquemão inter-nacional de corrupção no futebol.

Em depoimento ao FBI, o argentino Alejandro Burzaco, ex-presidente da empresa Torneos

Y Competencias, garante ter documentos que comprovam o pagamento, pela Globo, de propina de US$ 15 milhões pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030. As acusações inserem a família Marinho em uma organização criminosa de alcance global.

Principal protagonista, na mí-dia, do golpe jurídico-parlamen-tar-midiático de 2016, com um discurso de defesa da moralidade

e do combate à corrupção, a Rede Globo, que apoiou a ditadura ci-vil militar (1964-1985) e só quase 50 anos depois pediu desculpas à nação, não sabe o que dizer sobre as graves denúncias.

ComplicaçõesParlamentares, juristas, advo-

gados, cientistas políticos e jor-nalistas afirmam que, se compro-vadas as denúncias, irão pedir a cassação da concessão, com base na legislação brasileira.

Para complicar ainda mais a situação, o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Fute-bol), Ricardo Teixeira, está fechan-do acordo de delação com o De-partamento de Justiça dos Estados Unidos, o que coloca a Globo no epicentro do furacão. Sem dúvida, o depoimento dele pode empurrar para o precipício o maior grupo de comunicação do Brasil, que já en-frenta séria crise financeira.

neto, a doença de Salvador

do Estado da Bahia), José Abelar-do de Meneses, “a saúde pública em Salvador está em colapso”.

É a segunda vez, em pouco mais de um mês, que o nome de ACM Neto, pré-candidato ao governo do Estado, aparece em agenda ne-gativa. Os senadores Otto Alen-car (PSD) e Lídice da Mata (PSB) denunciaram o prefeito por ter pressionado o presidente Temer e conseguido impedir a liberação de um empréstimo de R$ 600 mi-lhões para a Bahia. O contrato já estava assinado e o dinheiro seria aplicado na recuperação da malha rodoviária estadual.

Prefeitura investe R$ 0,59 por pessoa

os irmãos Marinho, donos da Globo, envolvidos em esquemão de corrupção

edilSOn limA - Ag. A tArde