o evangelizador 181 - fevereiro 2014

10
PARÓQUIA SÃO BENEDITO COMEMORA 48 ANOS NESTE MÊS PARÓQUIA SÃO BENEDITO COMEMORA 48 ANOS NESTE MÊS PARÓQUIA SÃO BENEDITO COMEMORA 48 ANOS NESTE MÊS Nº 181•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•FEVEREIRO/2014•ANO 13 O Evangelizador O Evangelizador “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”. uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”. (Papa Francisco) (Papa Francisco) “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”. (Papa Francisco) Paróquia São Benedito, cuja matriz se situa na Vila A Nova, em Salto, está comemorando neste mês de fevereiro 48 anos da instalação canônica. Foi a 2ª paróquia da cidade. É grande o desenvolvimento pastoral, com evangelização e catequese cada vez mais aprimoradas. A missa da instalação da paróquia foi presidida por dom Antonio Maria Alves de Siqueira, bispo auxiliar de São Paulo, então residindo em Jundiaí, no dia 27 de fevereiro de 1966. Durante a missa, dom Antonio Maria deu posse ao primeiro pároco, cônego Gastão (Rubens) Oliboni, da Ordem dos Praemonstratenses. Durante esse tempo de existência houve o desmembramento da paróquia com a criação da paróquia Cristo Rei na Região Noroeste da Cidade em 1993, e da paróquia São Roque, na Região do Jardim das Nações e divisa com Indaiatuba em 2001. Relação dos párocos da paróquia São Benedito: • Monsenhor João da Silva Couto, pároco da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat quando do desmembramento para a criação da paróquia São Benedito. • Cônego Gastão Oliboni, O. Praem, o primeiro pároco. Tomou posse em 27 de fevereiro de 1966. Falecido. • Cônego Ivo Wells, O. Praem. Foi empossado em janeiro de 1969. Falecido. • Cônego Vicente de Paula Formigão, O. Praem, tomou posse em 21 de abril de 1976. Falecido. • Cônego Paulo Haenraetz, O. Praem, tomou posse em 11 de março de 1977. É pároco em Santa Barbara do Oeste, diocese de Piracicaba. • Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, do clero diocesano, tomou posse em 23 de maio de 1987. Está na paróquia São Sebastião, de Itupeva. • Padre João Estevão da Silva (João Marrom), do clero diocesano. Tomou posse em 2 de janeiro de 1998. Está na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio, de Louveira. • Padre Edélcio Francisco Ferreira Neto, do clero diocesano, tomou posse no dia 13 de fevereiro de 2005. Está na Paróquia São Camilo de Lellis de Itu. • Padre Marcílio Gragefe, atual pároco, foi empossado no dia 29 de dezembro de 2011. Foto: Marina Morinaga

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 17-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

PARÓQUIA SÃO BENEDITO COMEMORA 48 ANOS NESTE MÊS PARÓQUIA SÃO BENEDITO COMEMORA 48 ANOS NESTE MÊS PARÓQUIA SÃO BENEDITO COMEMORA 48 ANOS NESTE MÊS

N º 1 8 1 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • F E V E R E I R O / 2 0 1 4 • A N O 1 3

O EvangelizadorO Evangelizador

“O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil,“O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil,uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”. uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”.

(Papa Francisco)(Papa Francisco)

“O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil,uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”.

(Papa Francisco)

Paróquia São Benedito, cuja matriz se situa na Vila

ANova, em Salto, está comemorando neste mês de fevereiro 48 anos da instalação canônica. Foi a 2ª

paróquia da cidade. É grande o desenvolvimento pastoral, com evangelização e catequese cada vez mais aprimoradas.

A missa da instalação da paróquia foi presidida por dom Antonio Maria Alves de Siqueira, bispo auxiliar de São Paulo, então residindo em Jundiaí, no dia 27 de fevereiro de 1966. Durante a missa, dom Antonio Maria deu posse ao primeiro pároco, cônego Gastão (Rubens) Oliboni, da Ordem dos Praemonstratenses.

Durante esse tempo de existência houve o desmembramento da paróquia com a criação da paróquia Cristo Rei na Região Noroeste da Cidade em 1993, e da paróquia São Roque, na Região do Jardim das Nações e divisa com Indaiatuba em 2001.

Relação dos párocos da paróquia São Benedito:• Monsenhor João da Silva Couto, pároco da paróquia

Nossa Senhora do Monte Serrat quando do desmembramento para a criação da paróquia São Benedito.

• Cônego Gastão Oliboni, O. Praem, o primeiro pároco.

Tomou posse em 27 de fevereiro de 1966. Falecido.• Cônego Ivo Wells, O. Praem. Foi empossado em janeiro

de 1969. Falecido.• Cônego Vicente de Paula Formigão, O. Praem, tomou

posse em 21 de abril de 1976. Falecido.• Cônego Paulo Haenraetz, O. Praem, tomou posse em

11 de março de 1977. É pároco em Santa Barbara do Oeste, diocese de Piracicaba.

• Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, do clero diocesano, tomou posse em 23 de maio de 1987. Está na paróquia São Sebastião, de Itupeva.

• Padre João Estevão da Silva (João Marrom), do clero diocesano. Tomou posse em 2 de janeiro de 1998. Está na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio, de Louveira.

• Padre Edélcio Francisco Ferreira Neto, do clero diocesano, tomou posse no dia 13 de fevereiro de 2005. Está na Paróquia São Camilo de Lellis de Itu.

• Padre Marcílio Gragefe, atual pároco, foi empossado no dia 29 de dezembro de 2011.

Foto: Marina Morinaga

Page 2: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 8 1D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / F E V E R E I R O2 0 1 4 • A N O 1 3

2O EvangelizadorO Evangelizador

EditorialEditorialEditorial

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil toca mais uma vez numa ferida da sociedade: o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. Embora seja uma realidade mundial, no Brasil está assumindo uma proporção gigantesca. A Polícia Federal tem desbaratado quadrilhas que fazem da pessoa humana um comércio escravagista, mas é preciso de uma ação conjunta da sociedade para eliminar essa chaga de nossa terra. A Campanha da Fraternidade 2014 tem como tema “Tráfico Humano e Fraternidade” e como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). O papa Francisco assim se manifestou sobre o tema: “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas

sociedades que se dizem civilizadas”. O Objetivo Geral da Campanha é: “Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”. Tem seis objetivos específicos: Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração; Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano; Reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social; Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das

pessoas em situação de tráfico; Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa humana; Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado às vítimas desse mal. (Pe. Brendan Coleman Mc Donald – www.opovo.com.br). A C. F. 2014 exige de nós uma reflexão profunda, para que possamos colaborar para a extinção dessa prática odiosa. Enquanto ficarmos alheios ao problema, que acontece à vezes muito perto de nós, estaremos colaborando com o tráfico. É preciso denunciar. A sociedade precisa reagir urgentemente. A Igreja no Brasil dá esse importante passo.

Tráfico de Pessoas: uma vergonha para a sociedade

A agente da Pascom São Benedito, Maria Angélica Gonçalves conversou com a coordenadora da Catequese da Crisma, Rosana dos Reis, sobre as expectativas para a Catequese que tem seu início no dia 8 de fevereiro de 2014, com término previsto para 2015. “Estou na catequese de crisma há quase 20 anos, e deste período, fui coordenadora por 7 anos (de 2001 a 2008), e depois retornei em 2010. Todo ano encerramos a catequese com turmas grandes de 100 a 200 jovens. A paróquia sempre nos deu suporte; a catequese sempre teve um seminarista, diácono e no último ano, o padre, que nos auxiliava com as preparações e no direcionamento deste sacramento tão importante. Vejo como uma dificuldade a pequena participação dos jovens nas missas e também a questão de mantê-los na igreja, assim como a falta de catequistas para evangelizar. Nossa equipe é pequena! No ano passado tivemos a assessoria do então vigário paroquial, padre Alexandre Alves Ferreira, que foi de grande valia, pois fez um estudo e organizou os temas junto conosco, nos dando embasamento para anunciar aos jovens a palavra de Deus com uma linguagem mais próxima deles. Também tivemos uma experiência pioneira aqui, também organizada pelo referido padre, de levar os jovens para um retiro de fim de semana que foi muito enriquecedor e proveitoso para todos, onde tiveram a oportunidade de vivenciar sua espiritualidade e refletir sobre o amor de Deus na vida deles. Os catequistas são participativos, estão sempre prontos e interessados em buscar o

melhor para os jovens. Nós nos preparávamos uma vez por mês com o padre Alexandre e todos estavam presentes. As inscrições para este ano estão em andamento, mas sempre temos um número significativo de jovens na paróquia. As catequeses iniciarão no dia 08 de fevereiro com previsão de término para o primeiro semestre de 2015. Temos a intenção de estar em comunhão com a equipe do COMIJU – Comunidade Missionária da Juventude, para realizar atividades, encontros e retiros com os jovens, assim como estarmos mais próximos das famílias e manter temas atuais que possam ajudá-los na sua vida de cristão.

Expectativas para a Catequese de Crisma de 2014-2015

Page 3: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

3O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

02 de FevereiroDia de

Nossa Senhorada Candelária

No próximo dia 09 de março terá inicio a Catequese de Adultos 2014. “O Evange-lizador” esteve em contato com o coordenador da Catequese, Adauto Fortunato dos Santos, que comentou que no ano de 2013, o número de adultos que receberam os sacramentos foi de 35 pessoas. “A catequese teve duração de 9 meses. Inicial-mente foram inscritos 47 pes-soas, das quais 42 iniciaram e 7 desistiram, sendo que foi um saldo bem positivo para os agentes da Catequese de Adultos”. “Inicialmente 50% dos catequizandos buscaram os sacramentos com a finalidade de regularizar a situação sacra-mental. Porém, no decorrer dos encontros descobr i ram a necessidade de Deus em suas vidas e no último encontro, em 10 de novembro de 2013,

testemunharam a transformação que tiveram na própria história sentindo a manifestação de Cristo”, completou o coor-denador. Já para o ano de 2014 as expectativas dos catequistas são as melhores possíveis tendo em vista que a cada ano existe um protagonismo maior entre catequistas e catequizandos, fortalecendo assim o trabalho desenvolvido pelos agentes da catequese. Com isso, os encontros passam a acontecer com mais naturalidade e as partes vivenciam as mensagens, as propostas apresentadas por Jesus Cristo. Adauto enfatizou o apoio recebido por parte do pároco, Padre Marcilio Gragefe e informou que a Catequese de Adultos em 2014 receberá a assessoria do diácono José Carlos Pascoal.

NOVA TURMA DA CATEQUESEDE ADULTOS COMEÇA EM MARÇO

(Cidinha Dalla Vecchia � Pascom São Benedito)

O bispo diocesano de Jundiaí, dom Vicente Costa presidiu solene Eucaristia, na Matriz de Cristo Rei no domingo, 2 de fevereiro, as 18h30, na qual deu posse ao novo pároco da paróquia Cristo Rei, padre Wilson Vitoriano Ferreira da Silva. Na homilia, dom Vicente exortou padre Wilson a viver três importantes dimen-sões do presbiterado: “seja padre do Encontro – estar sempre em contato com seu povo; seja padre da Luz – é preciso iluminar o caminho de seus fiéis; seja Padre da Misericórdia – ser misericor-dioso como Jesus”. Concelebraram os presbíteros: Carlos José Virillo (Nossa Senhora do Monte Serrat), Adriano Luiz Zucullin

(Nossa Senhora Aparecida), Michael Henrique dos Santos (São Roque) , Enéas de Camargo Bete (Cristo Rei, vigário), Carlos Aparecido Marchesani (Nossa Senhora do Rosário - Campo Limpo Paulista), Joaquim de Souza Filho (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José – Jundiaí), Júlio de Freitas Alves (Santo Antonio de Pádua – Jundiaí), José Afonso Lobato (Taubaté) e Juan (Legionário de Cristo – Arujá, SP). Diáconos permanentes de Salto, Itu e Várzea Paulista, além de seminaristas da Legião de Cristo participaram juntamente com os mais de 5 mil fiéis que superlotaram a matriz de Cristo Rei e o Salão Paroquial, onde foi instalado o telão.

PARÓQUIA CRISTO REITEM NOVO PÁROCO

Foto: Helena Zanoni � Pascom Cristo Rei.

Page 4: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

JR CARTUCHOS E PAPELARIA

Rua Quintino Bocaiuva, 340 - Centro - Salto - SP

RECARGA DE CARTUCHOS, TONER E VENDASDE NOVOS E REMANUFATURADOS

FONE: 11 4098-2119 [email protected]

MANUTENÇÃO DE IMPRESSORASFAZEMOSCARIMBO

!

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS

�SOM MAIOR�R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

4O EvangelizadorO Evangelizador F o t o s H i s t ó r i c a s

Confira algumas fotos dos 48 anos da ParóquiaConfira algumas fotos dos 48 anos da ParóquiaConfira algumas fotos dos 48 anos da Paróquia

SR JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO E SRA JULIETA DUARTE DE CARVALHO RESPONSÁVEIS PELA DOAÇÃO DO TERRENO ONDE FOI EDIFICADO A IGREJA DE SÃO BENEDITO - FEV/1924

FOTOS DO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA DE SÃO BENEDITO. CERIMÔNIA PRESIDIDA POR DOM ANTÔNIO MARIA ALVES DE SIQUEIRA, BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO JUNTAMENTE COM MONSENHOR JOÃO DA SILVA COUTO, PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT DEZ/1948

FOTOS DA MISSA QUANDO DO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA DE SÃO BENEDITO, PRESIDIDA POR DOM ANTÔNIO MARIA ALVES DE SIQUEIRA, CONCELEBRADA PELO MONSENHOR JOÃO DA SILVA COUTO – DEZ/1948

EM 1953 INICIOU-SE A CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SÃO BENEDITO.

PRIMEIRA MISSA CELEBRADA EM JUNHO DE 1957. IGREJA AINDA INACABADA E GRANDE PARTE DOS FIÉIS ACOMPANHANDO O ATO DO LADO DE FORA DO TEMPLO.

FOTO COM OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DA IGREJA, QUE FAZIAM PARTE DA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO.

QUERMESSES ERAM FEITAS PARA ANGARIAR FUNDOS PARA TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA.

ALTAR MOR CONCLUÍDO E INAUGURADO EM JANEIRO DE 1958, COM MISSA PRESIDIDA PELO MONSENHOR JOÃO DA SILVA COUTO.

Por: Rogério Pazini

Page 5: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

JM Auto Peças

COMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇAS

Rua 24 de Outubro, 1297 - Vila Henrique - Salto/SP

Peças deInjeção Eletrônica

VW - FIAT - FORD - GM

5O EvangelizadorO Evangelizador F o t o s H i s t ó r i c a s

ANDOR DA PRIMEIRA PROCISSÃO DE SÃO BENEDITO NA VILA NOVA, REALIZADA EM 07 DE SETEMBRO DE 1959, DE ACORDO COM O COSTUME DA ÉPOCA.

PRIMEIRO CASAMENTO REALIZADO NA MATRIZ DE SÃO BENEDITO. PRESIDIU O PADRE LUIZ GONZAGA DE MELLO CAMARGO, CASAL ZILDA DE ANGELI E AFONSO BATAGLIA – DEZ/1959

EM NOVEMBRO DE 1960 FICA PRONTA A PARTE INTERNA DA IGREJA, INCLUSIVE COM A PINTURA.

EM DEZEMBRO DE 1977 É LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DO CENTRO COMUNITÁRIO. PRESENÇA DO BISPO DIOCESANO DE JUNDIAÍ, DOM GABRIEL PAULINO BUENO COUTO E DO ENTÃO PÁROCO, O CÔNEGO PAULO HAENRAETZ CÔNEGO PAULO VISTORIANDO AS OBRAS DO CENTRO COMUNITÁRIO.

FACHADA DO CENTRO COMUNITÁRIO EM CONSTRUÇÃO.

BATIZADO REALIZADO PELO CÔNEGO IVO WELLS. CRIANÇA: ALIANE LEOPOLDINO, PAIS: ANTONIA E JOSÉ LEOPOLDINO. PADRINHOS: OS IRMÃOS JOSÉ E VILMA FERREIRA.

SENHORAS QUE FAZIAM A LIMPEZA DA IGREJA: ANA RUY, VANI, MARIA, OLIVIA, MARIA LOURENÇON, LOURDES, NELI E ODETE

IRMÃS LIDUVINA E MARGARETH: GRANDES INCENTIVADORAS PARA A CRIAÇÃO DE OUTRAS COMUNIDADES EM SALTO

Page 6: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

ENLACE MATRIMONIAL DE INÊS E RUDI RODRIGUES, DO GUS (GRUPO UNIDOS SALTENSE) FESTA JUNINA DO GUS (GRUPO UNIDOS SALTENSE)

DOM AMAURY CASTANHO, BISPO DIOCESANO, JUNTAMENTE COM OS PADRES JOÃO MARROM, MARCÍLIO GRAGEFE E DIÁCONO JOSÉ CARLOS PASCOAL, PARTICIPAM DE SANTA MISSA COM CRISMA NA MATRIZ.

PADRE JOÃO MARROM, AUXILIADO PELOS DIÁCONOS ANTONIO CRUCHELLO E JOSÉ CARLOS PASCOAL, ABENÇOA OS SINOS QUE FORAM DOADOS PELA COMUNIDADE PAROQUIAL – OUT/2002

6O EvangelizadorO Evangelizador F o t o s H i s t ó r i c a s

JR CARTUCHOS E PAPELARIA

Rua Quintino Bocaiuva, 340 - Centro - Salto - SP

RECARGA DE CARTUCHOS, TONER E VENDASDE NOVOS E REMANUFATURADOS

FONE: 11 4098-2119 [email protected]

MANUTENÇÃO DE IMPRESSORASFAZEMOSCARIMBO

!

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS

�SOM MAIOR�R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

A Pastoral do Batismo e a Secretaria Paroquial informamos batizados celebrados no mês de janeiro de 2014:

* Matriz São Benedito - Dia 19 de janeiro:

· SOFIA LANA RIBEIRO

· CECILIA DE OLIVEIRA CUNHA DE CAMPOS

· PEDRO HENRIQUE DE QUADROS

· GUSTAVO DE CAMPOS ABACHERLI

· ENZO FERRAZ DOS SANTOS

* Comunidade São José Operário - Dia 26 de janeiro:

· ARTHUR BENVENUTO BARROS

PARABÉNS ÀS CRIANÇAS, PAIS E PADRINHOS.

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na Paróquia

Page 7: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

Serão iniciadas no dia 18 deste mês, às 19h30 na Igreja da Comunidade Sant'Ana e São Joaquim (ligada à Paróquia de São Benedito) as novas turmas para as chamadas Oficinas de Oração e Vida, segundo seus responsáveis

“um serviço leigo e gratuito, no qual aprendemos, por um método muito simples, a nos aprofundar na Oração e a estabelecer uma relação pessoal e íntima com o Senhor”. Ao todo, são 15 encontros semanais, com duas horas de duração, que acontecem em Salto e também na região, nos quais se adota um modo novo de ler a Bíblia, com a audição de lindas mensagens, visando superar as tristezas e libertar-se dos medos, na busca por uma vida mais feliz. Em Salto, além da São Benedito, as Oficinas serão iniciadas este mês em outras paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Igreja Santa Rita – bairro da Estação), dia 19, às 19h30, Cristo Rei (dia 21, em dois horários, 14h e 19h30). Segundo os responsáveis, não há necessidade de inscrição prévia, basta que os interessados compareçam nos locais e horários citados, com a Bíblia e caderno para anotações. Mais informações pelo fone 4029-4474, com Elen Camargo.

Valdir Líbero � Pascom São Benedito

Na segunda-feira, 3

de fevereiro, quando a

Igreja celebrou a me-

mória de São Brás, bispo

e mártir, aconteceu a

Celebração da Palavra

com bênção da gar-

ganta. A tradição católica

suscita nesse dia o

pedido da bênção da

garganta, devido a um

milagre por intercessão

do grande santo,

A celebração, na Matriz São Benedito, às 19h, foi

presidida pelo diácono Antonio Barcelides Cruchello, com

participação dos diáconos Edison da Silva Palagi e José Carlos

Pascoal. Grande número de fiéis, de todas as comunidades

participou da Celebração.

Bênção da Garganta naMatriz São Benedito

BÍBLIAS, LIVROSARTIGOS RELIGIOSOS,

PARAMENTOS EOBJETOS LITÚRGICOS

Tel.: (11) 4022-0415

Desde1985

Rua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPRua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected] - [email protected] Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected]

MARANATHAVem Senhor Jesus !

LIVRARIA CIRURGIÕES DENTISTAS

Dra. Susana M. V. S. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Dra Carolina Silveira BarbosaC L Í N I C A G E R A L

Terça-feira - 19h as 21h: diácono Antonio Barcelides CruchelloQuarta-feira - 14h as 15h30: diácono José Carlos PascoalQuarta-feira - 18h30 as 19h45: diácono Edison da Silva PalagiQuinta-feira - 08h as 10h: diácono José Carlos PascoalSexta-feira - 19h30 as 21h: diácono Edison da Silva Palagi / diácono José Carlos PascoalSábado - 08h as 10h: diácono Antonio Barcelides Cruchello.

O atendimento é feito na sala Santo Estevão, do Centro Comunitário São Benedito, com agendamento na Secretaria Paroquial. Para aconselhamento, entrevistas de Batismo e Casamento.

Nova Escala do Atendimentodos Diáconos Permanentes

Oficinas de Oração e Vidacomeçam dia 18 deste mês na

Paróquia de São Benedito

Foto: José Roberto de Camargo

7O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Fone: (11) 4029-1046

Rua Dr. Barros Júnior, 435 - Centro - Salto / SP

Rua Palma de Ouro, 15 - Vila Progresso - Salto - SP

• Bicicletas Novas• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço• Peças • Serviço

• Qualidade• Qualidade

• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço

• Qualidade

MONTAMOS SUA BIKE A SEU GOSTO

Page 8: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

Aniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

SJANEIRO01: Silvia Helena Masson – Santo Inácio.

02: Juliana Roberta Cequine – Canto Litúrgico – Matriz.02: Antonio Sebastião Stoco – Catequese da Crima.02: Santino Rodrigues – Pastoral da Saúde – Matriz.03: Lúcia Gomes – Canto Litúrgico – Santa Ana.

03: Maria Cristina S. V. Almeida – Pastoral da Liturgia – Santana.04: Gustavo Henrique de Souza – Pequeno Acólito – Divino.04: Fernando César Ribeiro – Pastoral de Casais em 2ª União.04: Marli Glória da Silva – Pastoral da Acolhida – Divino.05: Benedita de Jesus F. Bonardi – Mãe Peregrina – Matriz.06: Antonio Tarciso Benvenutto - Min. da Palavra - São José Operário.07: Marli B. Dalla Vecchia – Mãe Peregrina – Matriz.08: Maria Irene Alves – Pastoral da Liturgia – Santana.07: Sidnei Soares Ramos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.09: Evelyn Xavier – Canto Litúrgico – Divino.09: Jair Vieira da Costa – Ministro da Palavra – Divino.09: Tereza Cardoso da Silva - Past. Saúde - Santo Inácio de Loyola.10: Amezinda G. de Oliveira – Pastoral da Criança – Santo Inácio.10: Edson Zacharias – Canto Litúrgico – Divino.11: Nilzete S. Cipriano – Grupo de Oração “Divino”.11: Jordalino Ferreira Lisboa – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.11: Luiz Bento Correa – Pastoral Matrimonial.12: Ana Lúcia M. Stocco – Pastoral da Criança.12: Sileide Fernandes do Nascimento – Pastoral da Liturgia – Divino.13: Evanilce Aparecida Blanco – Pastoral da Saúde – Matriz.13: Salete A. Crepaldi Ambrozio – Pastoral da Criança.14: Sérgio Masson – Ministro da Comunhão – Santo Inácio.14: Rosana Aparecida N. Barbosa – Matriz.15: José Maciel de Souza - Pastoral de Casais em 2ª União.16: Helena Evangelista de Oliveira – Past. Mãe Peregrina - Santo Inácio.17: Izilda M.da Silva – Ministra extraordinária da Comunhão – Matriz.17: Rosângela Rossi Muniz - Catequese 1ª Eucaristia - Santa Teresinha.18: Marta Teixeira – Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.20: Elen Cristina de Camargo – Pastoral da Liturgia – Matriz.22: Dinadeia Aparecida L. Moraes – Pastoral da Liturgia – Matriz.23: Carlinda de Souza Damasceno – Liturgia - São José Operário.23: Maria das Graças O. Nascimento - Ministra da Comunhão - Santa Teresinha.23: Lucimara Pereira C. de Campos - Pastoral da Acolhida - Santana.23: Ana Carolina N. Brizola – Atendente da Secretaria Paroquial.25: Marco Aurélio de Carvalho – Caminho Neocatecumenal.25: Cecília Vicente Mezzalira da Rocha – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.25: Geraldo Causo – GrafSalto – Jornal O Evangelizador.25: Rita de Cássia Pavanelli – Caminho Neocatecumenal.25: Neusa Salete S. Rodrigues – Pastoral da Acolhida – Divino.25: Maria Angélica Gonçalves – Canto Litúrgico – Matriz.27: Cristiane Antonia do Nascimento – Liturgia – Divino.27: Esmeralda Cabral da Silva - Past. Acolhida - Santo Inácio de Loyola.27: Neide F. S. Quadros – Caminho Neocatecumenal.29: Aparecida Dalla Vecchia – Pascom.30: Delza Zotti Caleffo – Catequese Familiar - São José Operário.30: Gisele Zanoni Garcia – C.E.C. – Divino.31: Aparecido Donizetti Branco - Past. Saúde - Santo Inácio de Loyola.

FEVEREIRO01: Clóvis A Veronezi – Pastoral da Saúde, Santa Ana.01: Stefanie Fernandes Dias – Acólita – Santo Inácio de Loyola.01: Victória Maria G. Cirelli – Pastoral da Liturgia.02: Karina Signorini Stoco – Pastoral da Criança.02: Simone Alves Aguiar – Pastoral da Criança – Santo Inácio.04: Vanda S. Santos Almeida – Pastoral da Saúde - Santo Inácio.05: Alicia (Anizia) Leopoldino – Liturgia – Matriz.06: Francisca Tararan Fernandes – Leitora - Matriz.06: Irma da Silva Alves – Pastoral da Saúde - Santo Inácio.06: Maria Aparecida A. Hespanhol – Pastoral da Liturgia – Divino.07: Rita de Cássia B. S. Vilela – Ministra da Palavra - Santa Ana.07: Rogério Pazini – Pascom.07: Lesley Soldan – Catequese da Crisma – Santo Inácio de Loyola.08: Maria José A. Soares – Liturgia - São José Operário.08: Elaine Cristina L. Soares – Liturgia - São José Operário.08: Plinio José dos Santos – Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.09: Odete Telha – Caminho Neocatecumenal.09: Andréia Aparecida Bonachela – Pastoral da Criança.09: Edna Maria Sancheta – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.10: José Carlos Cipriano – Pastoral do Dízimo – Divino.10: Ivete Maria da Silva Santos – Catequese de 1ª Eucaristia – Matriz.

11: Giselle de Limas – Canto Litúrgico - Santo Inácio.11: Fernando Antonio A. Gomes – Leitor – Divino.12: Eunice Silva Cordeiro – Pastoral de Casais em Segunda União.12: Claudimara Santa Rosa – Coordenadora de Pastoral – Santa Teresinha.13: Laura Alves de Souza – Pastoral da Liturgia – Santana.13: Adelaide Ap. A. de Souza – Catequese de 1ª Eucaristia – Santo Inácio.13: Maria Dorli P. P. Costa – Ministra da Comunhão – Matriz.14: Valdira Alves Zacarias – Mãe Peregrina – Matriz.14: João Pereira – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.14: Célia Maria P. Fachini – Pastoral da Criança.15: Neide Batista Felício – Liturgia - Santa Teresinha.15: Mayara Rodrigues Marques Caldeira - Canto Litúrgico - Santo Inácio.16: Ana Maria Correia Domingues – Pastoral da Liturgia – Santa Ana.16: Neusa Rosa de Souza – Santana e São Joaquim.18: Edna Malaman Alvarenga – Ministra da Comunhão – Matriz.18: Taís Helena C. Carvalho – Caminho Neo-catecumenal.18: Marli Aparecida L. Rodrigues – Pastoral da Crisma – Santa Ana.18: Rosalina Nicácio Piratininga – Pastoral da Liturgia – São José Operário.19: Graziele Félix P. Souza – Pastoral da Liturgia – São José Operário.19: Karina Silva Rodrigues – Pastoral do Batismo – Santo Inácio.19: Maria Eduarda R. Pinto – Pastoral da Liturgia – Santana e São Joaquim.20: Gileno do Carmo – Caminho Neo-catecumenal.21: Antonia Izabel Tezoto Toaliari - Catequese de 1ª Eucaristia - Matriz.21: Genésio R. da Silva – Pastoral do Batismo – Santo Inácio.21: Nivaldo Alves Celestino – Canto Litúrgico – São José Operário.21: Adalgiza H. Lourenço da Rosa – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.22: Edileuza F. da Silva – Pastoral do Batismo – Santo Inácio.22: Emanuelle dos Santos Moreira – Pastoral da Liturgia.23: Margarida G. S. A. Azevedo - Catequese de 1ª Eucaristia - Divino.25: Miriam Bruni Amaral Ramos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.25: Lucilaine Maísa Savassa – Pastoral da Liturgia – Divino.25: Conceição Aparecida Aguiar – Apostolado da Oração – Divino.25: Antonio Tavore – Pastoral da Acolhida – Santana e São Joaquim.26: Geraldo José Alvarenga – Ministro da Comunhão – Matriz.27: Maria Cristina S. de Souza – Ministra da Comunhão – Santa Ana.27: Rafael Henrique dos Santos Danieli – Canto Litúrgico – Matriz.27: Elaine Cristina Magnusson – Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO:

JANEIRO09: Marcos Antonio e Maria do Carmo Merchiol – Santana e São Joaquim.10: João e Ana Lúcia M. Stoco – Pastoral da Criança.13: José Roberto e Eli Aparecida de Camargo – Matriz.14: João Bernardino e Maria Helena dos Santos - Matriz.14: José Roberto e Eli Aparecida Camargo - Matriz.14: Marcos e Maria do Carmo Melchior - Santana.15: José Antonio e Marlene Lopes R. de Lima – Divino.15: João Luis e Adriana de Oliveira Anhaia – Santa Teresinha.18: Emilio e Antonia Toaliari - Matriz.20: Nivaldo Batista e Terezinha Maria A. Leme - Santana.20: Antonio Tadeus e Marisol Gosse Bergamo – Divino.21: João Alberto e Maria P. Bertolli Faciolli.21: Pedro Lourenço e Letícia Coelho A. Lourenço.21: Silmara de Freitas da Rocha e Adriano Jesus da Rocha.21: Ângelo Osmir e Dulcinéia do Amaral Mazzo – Pastoral da Criança.25: Vagner Aparecido e Maria Irene Alves – Santana e São Joaquim.28: Fernando e Mariana Mezzalira Passoni - Matriz.29: Marcos Aurélio e Taís H. Carvalho - Matriz.31: Edson e Maria do Carmo Lui – Santana e São Joaquim.

FEVEREIRO07: Antonio Tarciso e Angelina Z. Benvenuto – São José Operário.10: Elton e Daiane P. S. Juliani – Santo Inácio de Loyola.11: Juvenil e Rita de Cássia Cirelli - Divino.12: Lázaro e Tereza Onória G. Palhardi - Santana.13: Rogério Fernando e Celiane Aparecida R. Freitas – Santana e São Joaquim.14: Edison e Maria José M. Palagi – São José Operário.15: João Manoel e Marilda Rinke da Silva – Divino.15: Adalgo Gomes e Fernanda Paula F. Silveira – Matriz.15: Antonio Pedro e Maria das Graças O. Nascimento – Santa Teresinha.20: José Carlos E Nilzete Silva Cipriano – Divino.20: Diác. Antonio Barcelides e Alice Campitelli Cruchello.20: Célio e Maria Aparecida S. M. Mião – Pastoral da Criança.21: Edson Bento e Maria Cristina S. Souza - Santana.23: Dulival e Cleudi Maria S. Cezar – Santana.

Page 9: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

N o t a s d a Pa s c o m 9O EvangelizadorO Evangelizador

Fevereiro, segundo mês de 2014 e o iniciamos celebrando a Apresentação do Senhor. Maria e José seguiram a tradição religiosa. Isso nos leva a refletir se estamos ou não apresentando Jesus ao mundo ou pelo menos para aquelas pessoas com as quais nos relacionamos. O mundo está dominado pelo capital, as pessoas não conseguem viver afinal, precisam consumir seguir padrões quem não são escolhidos democraticamente. Portanto, cabe ao cristão apresentar ao mundo o que Jesus Cristo trouxe à humanidade. Eís o momento, sejamos sal, luz e fermento. Algumas datas que comemoramos em fevereiro: 02, Apresentação do Senhor, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Candelária, Dia do Religioso e dia do Agente Fiscal; 03, São Brás, Bispo e Mártir (protetor da garganta); 05, Santa Águeda (Virgem e Mártir) e Dia do Datiloscopista; 06, Santos Paulo Miki e Companheiros (mártires); 07, Dia Nacional do Gráfico; 08, São Jeronimo Emiliani e Santa Josefina Bakhita; 09, Santa Apolônia; 10, Santa Escolástica e Dia do Atleta Profissional; 11, Nossa Senhora de Lourdes, São Pascoal I, papa, e Dia Mundial dos Enfermos; 14, São Cirilo, monge e São Metódio, bispo; 16, Santo Elias e São Jeremias; 22, Cátedra de São Pedro e 28, São Serapião. • No dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, tem início a Quaresma, tempo de reflexão sobre a Paixão do Senhor e preparação para a Páscoa da Ressurreição. Inicia-se também, a Campanha da Fraternidade de 2014, que terá como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). • Na Celebração da Quarta-feira de Cinzas se benzem e impõem as Cinzas feitas de ramos de oliveira do Domingo de Ramos

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

Rir é muito bom!!!Bia Dalla Vecchia

ALGUMA DÚVIDA? Um casal entra na loja, aproxima-se do balcão e pede ao atendente: - um suco de laranja, um guaraná e dois cachorros-quentes, sendo um sem molho. E o atendente quis

saber: – Qual deles?

QUESTÃO DE PESO: A escola estava organizando uma escalada para pais e filhos. Uma das crianças se aproxima de uma das mães e examinando-a de cima para baixo, pergunta preocupada: - Quanto você pesa? A corda que vamos usar só aguenta 350 quilos...!

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2014Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

O Santo Padre recebeu em audiência, na manhã de domingo último (01/02), cerca de 8 mil membros das Comunidades do Caminho Neoca-tecumenal, na Sala Paulo VI, no Vaticano. Entre eles, a família Passoni, composta por Fernando, Mariana e seus sete filhos (sendo um ainda não nascido), todos da cidade de Salto, e da Paróquia São Benedito. A família, em missão desde janeiro de 2013 em Brasília, pode conhecer de perto o

Papa, e recebeu um dos milhares de crucifixos prateados, abençoados pelo próprio Papa Francisco, que foram distribuídos durante a audiência. Além da família em missão, o irmão de Mariana, padre João Baptista Mezzalira Filho, realizou a tradução simultânea do discurso do Papa para a Rede Vida, que transmitiu a audiência ao vivo. O Pontífice dirigiu uma saudação especial às 75 famílias que foram enviadas às diversas partes do mundo para anunciar e testemunhar o Evangelho, agradecendo pela generosidade e dedicação. Atualmente, 230 famílias estão em Missão ao redor do mundo, com o objetivo de resgatar a Fé Cristã em locais onde ela já se perdeu, de fundar novas comunidades ou ajudar a reforçar

comunidades já existentes, servindo de exemplo de família cristã.As 75 famílias enviadas pelo Santo Padre são parte da “Missão entre os Povos” (Missio ad Gentes), cujo objetivo é reavivar a Fé onde ela se perdeu. Um exemplo é a cidade de Chemnitz, na Alemanha, onde em 70 anos de comunismo a religião foi quase completamente destruída, hoje com 98% da população ainda sem batismo. Cada grupo ad gentes é composto por quatro famílias, seus filhos, mais um sacerdote, um seminarista e duas mulheres solteiras, totalizando em torno de 20 ou 30 pessoas por Missão. Nessa jornada, como frisou o Papa em seu discurso, é de extrema importância a comunhão. É preciso que todos os membros da Missão ajam em conjunto, como uma única comunidade. Papa Francisco exortou as famílias missionárias a conviverem com amor. “O exercício da paciência e da misericórdia, por parte da comunidade, é sinal de maturidade na fé e de liberdade”, explica o Santo Padre. Em seu encerramento, papa Francisco confiou todas as famílias em Missão à proteção da Virgem Maria, para que inspire e sustente sempre o apostolado, terminando seu discurso com as seguintes palavras: “Evangelizem com amor, levando a todos o amor de Deus. Digam aos que encontrarem em seu caminho missionário, que Deus ama o homem, como ele é, com suas limitações, erros e pecados. Sejam mensageiros e testemunhas da infinita e inesgotável misericórdia do Pai”.

FAMÍLIA SALTENSE TEM ENCONTRO COM O PAPA FRANCISCOEM AUDIÊNCIA DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

André Luis dos Santos � Pascom São Benedito.

do ano anterior. É dia de Jejum e Abstinência de carne. • Os grupos de rua e da Pastoral da Mãe Peregrina conduzirão a Campanha da Fraternidade nas casas.

Page 10: O Evangelizador 181 - Fevereiro 2014

10O EvangelizadorO Evangelizador E n t r e v i s t a

Campanha da Fraternidade 2014 tem como tema: TRÁFICO HUMANO

PROCLAMAS DE PROCLAMAS DE PROCLAMAS DE

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS

· 12 de abril, 15h30, Matriz São Benedito:

LUAN SOLDI E SIMONE MAIA ESPRICIGO.

· 25 de abril, 20h, Matriz São Benedito:

ANDERSON LOUIS ARRUDA E ALESSANDRA FAGUNDES

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

PRETENDEM CASAR NA PARÓQUIA SÃO BENEDITO

Acompanhe-nos pela InternetAcompanhe-nos pela InternetAcompanhe-nos pela Internete também pelas redes sociais:e também pelas redes sociais:e também pelas redes sociais:

www.sbenedito.dj.org.br

@SBeneditoSalto

Visite nosso site:Visite nosso site:Visite nosso site:

Siga-nos peloSiga-nos peloSiga-nos pelo

www.facebook.com/SaoBeneditoSalto  

Curta a fan page doCurta a fan page doCurta a fan page do

A Campanha da Fraternidade 2014 terá seu lançamento em nossa região feito pelo bispo Dom Vicente Costa no próximo dia 20, na Cúria Diocesana de Jundiaí. Neste ano, a campanha t em como t ema “Fraternidade e Tráfico Humano” e leva o seguinte lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Em nossa paróquia, a responsável

pelos trabalhos da Campanha é a Celia Escano. Confira a entrevista na qual ela apresenta o tema deste ano.

PASCOM: Qual o principal objetivo da Campanha da Fraternidade neste ano?Celia: O principal objetivo é identificar as práticas de tráfico humano e mobilizar os cristãos e sociedade para erradicação deste mal. Precisamos alertar as pessoas, ficarmos de ouvidos e olhos abertos, para diminuir um pouco. É difícil erradicar apenas com uma campanha, mas já podemos diminuir. Só o tráfico humano rende 32 bilhões de dólares por ano. Dentro do próprio Brasil existe tráfico humano, tanto o sul para o norte, quanto do norte para o sul. Todas essas mulheres vão enganadas, procurando um sonho, como o de modelo. É uma situação que acontece com mais pessoas humildes, com pouca escolaridade: “Você é bonita, vou te levar”.

PASCOM: Como foi feita escolha do tema?Celia: A escolha veio de uma proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, que já trabalhava com isso, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

PASCOM: Quais as expectativas para a realização da Campanha neste ano?Celia: Quando foi passado o tema, já sabíamos que iria ser difícil. Trabalhar com temas envolvendo saúde e jovens são bem mais fáceis e esse já abrange muito mais, inclusive pessoas que tem dinheiro. É uma corrente, uma cadeia muito grande. Mexe muito com o ego de gente importante. Nós queremos muito ajudar mas tem um pouco de receio. Acho que em nossa cidade, olhando a realidade, é uma coisa que existe. Por enquanto não ficamos sabendo de nada, porque não sentamos ainda para nos reunir, mas sempre nos comunicando pra saber o que está acontecendo. Já o trafico de órgãos eu não sei se ocorre por aqui. Quanto ao tráfico humano deve existir, Salto está bem localizada, isso pode acontecer.

PASCOM: Como vocês vão agir quando descobrirem estes casos na cidade?Celia: É uma situação bem difícil, precisamos ir atrás dos direitos, atrás da situação. Precisamos de um treinamento pra isso, somos bem leigos no assunto. Mas qualquer pessoa pode estar trabalhando conosco, principalmente os agentes de pastorais da cidade.

PASCOM: Você acredita que a escolha do tema teve alguma relação com a Copa de 2014?Celia: Eu acredito que vai ser um momento onde poderemos abordar muito o assunto, pois várias pessoas de outros países estarão aqui e isso vai envolver muito a questão da sexualidade.

Confira os próximos eventos abertos a comunidade para a discussão do tema:Dia 12/03 - “Tráfico Humano” na Paróquia Nossa Senhora AparecidaDia 19/03 - “Tráfico para Prostituição” na Paróquia de Cristo ReiDia 26/03 - “Trabalho Escravo” na Paróquia São RoqueDia 02/04 - “Tráfico de Órgãos” na Matriz de São BeneditoDia 09/04 - “Direitos Humanos”, realizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB na Matriz N. Sra do Monte Serrat

Reportagem e foto: Evelyn Pacheco � Pascom São Benedito.

A Campanha da Fraternidade 2014 terá seu lançamento em nossa região feito pelo bispo Dom Vicente Costa no próximo dia 20, na Cúria Diocesana de Jundiaí. Neste ano, a campanha t em como t ema “Fraternidade e Tráfico Humano” e leva o seguinte lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Em nossa paróquia, a responsável

pelos trabalhos da Campanha é a Celia Escano. Confira a entrevista na qual ela apresenta o tema deste ano.

PASCOM: Qual o principal objetivo da Campanha da Fraternidade neste ano?Celia: O principal objetivo é identificar as práticas de tráfico humano e mobilizar os cristãos e sociedade para erradicação deste mal. Precisamos alertar as pessoas, ficarmos de ouvidos e olhos abertos, para diminuir um pouco. É difícil erradicar apenas com uma campanha, mas já podemos diminuir. Só o tráfico humano rende 32 bilhões de dólares por ano. Dentro do próprio Brasil existe tráfico humano, tanto o sul para o norte, quanto do norte para o sul. Todas essas mulheres vão enganadas, procurando um sonho, como o de modelo. É uma situação que acontece com mais pessoas humildes, com pouca escolaridade: “Você é bonita, vou te levar”.

PASCOM: Como foi feita escolha do tema?Celia: A escolha veio de uma proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, que já trabalhava com isso, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

PASCOM: Quais as expectativas para a realização da Campanha neste ano?Celia: Quando foi passado o tema, já sabíamos que iria ser difícil. Trabalhar com temas envolvendo saúde e jovens são bem mais fáceis e esse já abrange muito mais, inclusive pessoas que tem dinheiro. É uma corrente, uma cadeia muito grande. Mexe muito com o ego de gente importante. Nós queremos muito ajudar mas tem um pouco de receio. Acho que em nossa cidade, olhando a realidade, é uma coisa que existe. Por enquanto não ficamos sabendo de nada, porque não sentamos ainda para nos reunir, mas sempre nos comunicando pra saber o que está acontecendo. Já o trafico de órgãos eu não sei se ocorre por aqui. Quanto ao tráfico humano deve existir, Salto está bem localizada, isso pode acontecer.

PASCOM: Como vocês vão agir quando descobrirem estes casos na cidade?Celia: É uma situação bem difícil, precisamos ir atrás dos direitos, atrás da situação. Precisamos de um treinamento pra isso, somos bem leigos no assunto. Mas qualquer pessoa pode estar trabalhando conosco, principalmente os agentes de pastorais da cidade.

PASCOM: Você acredita que a escolha do tema teve alguma relação com a Copa de 2014?Celia: Eu acredito que vai ser um momento onde poderemos abordar muito o assunto, pois várias pessoas de outros países estarão aqui e isso vai envolver muito a questão da sexualidade.

CELIA É A RESPONSÁVEL PELA CAMPANHADA FRATERNIDADE EM NOSSA PARÓQUIA