o meu diário é um livro - 4ºb

29

Upload: be-olhos-de-agua

Post on 22-Feb-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Autores: Turma do 4ºB da escola Capa: Expressão Plástica: Célia Nobre Carla Ferreira e Paula Cunha EB1 de Olhos de Água Data de edição: ano lectivo 2007/2008

TRANSCRIPT

Page 1: O meu Diário é um Livro - 4ºB
Page 2: O meu Diário é um Livro - 4ºB
Page 3: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Ficha técnica

Autores: Turma do 4ºB da escola EB1 de Olhos de Água

Elaboração: Equipa da BE/CRE: Carla Ferreira e Paula Cunha

Capa: Expressão Plástica: Célia Nobre

Data de edição: ano lectivo 2007/2008

Page 4: O meu Diário é um Livro - 4ºB

INTRODUÇÃO

Na sequência do projecto “O Meu Diário é um Livro”, apresentado no início do ano lectivo a todas as turmas, os alunos começaram por entregar textos que descreviam um dia especial ou um acontecimento marcante. A adesão foi tão positiva que resolvemos envolver todos os alunos de todas as turmas e assim criar um Diário para cada uma delas.

Este foi o resultado...

Page 5: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Quando tive de mudar de escola custou-me muito, ter de deixar os meus amigos, alguns eram os meus melhores amigos.Quando cheguei, alguns meninos vieram ter comigo e perguntaram-me o nome e eu respondi, assim comecei a fazer novos amigos. Com o tempo fui conhecendo outros meninos. Hoje tenho amigos da minha turma e de outras.

Alexandre Carrilo

Page 6: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Um sábado fui às rochas e vi lá muitos caranguejos, fui chamar o meu irmão e juntos fomos dizer ao meu pai se podíamos pôr os cofres. O meu pai disse que sim, mas tínhamos de levar o colete. O meu pai ajudou-nos a levar as pranchas.No dia seguinte fomos tirá-los, no meu cofre vinham duas moreias, um amigo do meu pai fritou e nós comemos todos.Passado um mês, num domingo, a minha irmã foi pôr um cofre, ela queria pôr dum lado e o meu irmão dizia para ela pôr do outro, acabou por pôr onde ele disse e três horas depois já lá tinha um polvo. Nessa noite o meu pai tinha ido ao mar, quando chegou trazia douradas, cavalas, carapaus, sardinhas e robalos. Fizemos uma assada quando chegaram os meus tios de França.

Alexandre Gomes

Page 7: O meu Diário é um Livro - 4ºB

A aventura na Ucrânia

No ano de 2006 eu e a minha irmã, nas férias de Verão fomos à Ucrânia.Fomos visitar os nossos avós que já tinham muitas saudades nossas. Fomos as férias todas (2 meses e meio).Todos os dias nós iamos às lojas porque a minha irmã queria compar roupa. Eu também comprei algumas roupas, sapatos, batons... mas a maioria das coisas que comprei foram brinquedos.Eu e a minha irmã chateámo-nos várias vezes. Mas esta viagem fez-me perceber uma coisa, a minha irmã é quase a minha vida.Eu adorei a viagem!

Anastasia

Page 8: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Um dia, nos treinos, quarta-feira à tarde, depois de sete ou oito voltas ao campo, quase no fim do treino, levei uma bolada no nariz e fiquei a sangrar. O Bruno veio ter comigo para me pedir desculpas, eu desculpei porque sabia que não tinha sido de propósito. Passado um tempo o nariz deixou de sangrar e eu voltei a jogar. A equipa do Bruno ganhou. Eu fiquei lá nos treinos porque o senhor da carrinha não consegue levar-nos a todos.

Bartolomeu Souza

Page 9: O meu Diário é um Livro - 4ºB

O meu fim-de-semana na Serra Nevada

O meu fim-de-semana na Serra Nevada foi fixe, dormi num hotel de quatro estrelas e brinquei na neve com os meus amigos Ricardo, a Catarina Jesus, a minha irmã Catarina e um amigo da minha mãe que se chama Carlos. Estivemos a brincar na neve, a fazer bonecos de neve, a atirar bolas de neves uns aos outros e andámos numas bóias numa pista. No dia seguinte fiz sku, andei de trenó e passeei na rua à noite, à chuva.

Beatriz Santos

Page 10: O meu Diário é um Livro - 4ºB

A aventura na praia

Um dia fui à praia com uma amiga de Leiria. Quando lá chegámos eu fui para a água, mas a minha amiga não quis ir.Encontrei o João Serôdio e decidimos jogar à apanhada dentro de água, eu nadava muito depressa. Depois o João foi-se embora e eu fiquei um bocadinho triste, mas fui ter com a minha amiga. Disse-lhe que já estava com muita fome, mas ela respondeu que ainda não era hora do almoço e que tinha de esperar pelo meio-dia. Para mim foi como se tivessem passado 1000 horas. É um exagero não acham, eu também acho que exagerei um bocadinho.E assim acaba a nossa aventura na praia.

Beatriz Silva

Page 11: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Um dia fui à horta da minha tia, na arrecadação onde está guardada a comida dos animais estava um coelho em cima dos sacos de comida, mas quando nos viu fugiu.Todos os dias ia à arrecadação para ver se encontrava o coelhinho. Um dia encontrei-o, mas ele começou a fugir de mim, eu consegui apanhá-lo, fiz-lhe festinhas e ele ficou meu amigo.

Daniel Martins

Page 12: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Quando andei no futebol dos Olhos de Água marquei quinze golos. Mas depois saí porque já não queria mais jogar. Habituei-me a jogar berlindes e deixei de jogar futebol na escola.Agora inscrevi-me, fora da escola na música e no xadrez, que é dado por um mestre e também no futebol das Ferreiras.

Daniel Viera

Page 13: O meu Diário é um Livro - 4ºB

A aventura no futebol

Um dia na Primavera eu fui ao Imortal com a minha ex-namorada que se chama Kátia. Ela ainda gostava de mim, mas não admitia porque tinha vergonha.Quando cheguei o “Mister” pediu-me para fazer o treino e eu aceitei logo, ele disse que começava em quinze minutos.Quando terminou o treino o “Mister” perguntou-me se já tinha jogado em algum clube, eu disse que não. O “Mister” disse que eu jogava muito bem.

Diogo Oliveira

Page 14: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Um dia no corta mato

Há uns dias atrás fomos ao corta mato com a escola, fomos os primeiros a chegar. Quando entrámos, dei duas voltas à pista e fiquei em terceiro lugar.Quando começou a prova, primeiro foram as raparigas e a Melissa ficou em terceiro lugar. Depois foram os rapazes e eu fiquei outra vez em terceiro lugar.

Guillaume Gomes

Page 15: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Ontem, dia 10 de Março de 2008, saltei à corda com a Beatriz Santos, a Anastácia e o João, na escola. Gostei muito.

Irina Dogot

Page 16: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Quando joguei futebol

Eu estava no Jardim de Infância e na minha sala estavam dois meninos que se chamavam Álvaro e Mateus. Eles treinaram-me à baliza. Jogavam muito bem. Num jogo com o 2º ano, eu fui o melhor guarda-redes, porque defendi muito bem.Um dia fizemos um campeonato, a equipa do Álvaro contra a do Mateus, eu era da equipa do Álvaro, defendia uns golos, outros entravam, mas a nossa equipa ganhou sempre.

João Martins

Page 17: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Eu ajudei uma senhora a descer as escadas da praça de touros, e disse:-Quer ajuda?E a senhora que já era muito idosa, disse:-Obrigada meu rapazinho.E eu disse:-De nada.Acho que os mais novos têm que ajudar as pessoas a passar a passadeira, a descer escadas, etc.Eu fiz uma boa acção e a senhora agradeceu.

João Serôdio

Page 18: O meu Diário é um Livro - 4ºB

O dia que soube que estava curado

No dia 14 de Junho de 2007, Quarta-feira, eu e a minha mãe fomos a Lisboa, ao Hospital de Sta. Maria.Foi o dia que eu fui operado, fiz uma circuncisão. Quando cheguei esperei uma meia hora, depois mandaram-me para a sala dos jogos onde estive mais 5 minutos. Veio a médica com uma seringa e disse-me para beber o líquido que estava na seringa. Sabia muito mal, era a anestesia geral.Depois da operação estava com muita sede e o médico só me deu uma gotinha de água. À noite as médicas disseram que eu tinha de urinar para um dentro de um frasquinho de plástico, eu disse-lhes que falar era fácil o difícil era fazer, porque ardia-me e doía-me muito, até me dava vontade de chorar. Passei lá a noite. No dia seguinte a médica foi observar-me e disse que estava tudo bem. Eu perguntei-lhe se estava curado e ela disse que sim. Mesmo assim eu ainda fui ao meu médico de família que também disse que eu já estava curado.Eu fiquei muito contente porque à dez anos que este problema durava.

João Silva

Page 19: O meu Diário é um Livro - 4ºB

A minha melhor amiga

A minha melhor amiga, a Katie foi-se embora e eu fiquei muito triste, foi um dia muito mau, porque eu brincava com ela, lanchava com ela. Somos as melhores amigas de sempre. Gostamos muito uma da outra. Eu e ela ficámos muito tristes.

Kátia Roldam

Page 20: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Uma vez quando era bebé, eu estava com a minha tia na sala e parei de respirar, a minha tia pegou em mim e levou-me à minha mãe que estava na cozinha. A minha mãe chamou a minha vizinha para me vir fazer respiração boca-a-boca e eu comecei a respirar outra vez, a minha vizinha salvou-me a vida. Graças à minha vizinha é que hoje estou viva.

Katie-Mae Sharp

Page 21: O meu Diário é um Livro - 4ºB

As minhas férias de Natal

Eu e a minha família fomos a Espanha na semana antes do Natal fomos ao Pirinéus espanhóis.Fomos do Algarve para Madrid e de Madrid para os Pirinéus, demorámos dois dias. Quando chegámos houve um conflito com a agência e o Hotel, porque tinham quatro adultos e não dois adultos e duas crianças, mas depois resolveu-se tudo. Fiquei num apartamento com o chão quente.No segundo dia começou a nevar de noite, eu e a minha irmã ficámos muito felizes.Fomos jantar, a comida foi: esparguete com tomate concentrado, depois foi frango com batatas fritas.Passados três dias fomos embora e fiquei na Guarda ainda um dia e depois fui para Tomar e dormi lá dois dias. Brincámos com os cães pequeninos. No dia seguinte regressámos ao Algarve.E a aventura acabou!!!Foi muito fixe!

Margarida Andrade

Page 22: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Um dia joguei futebol com os meus amigos na escola e marquei muitos golos. Eu agora sou guarda-redes e gosto muito. Jogo na equipa dos Olhos de Água com o Guillaume, o Alexandre, o Bartolomeu e o João Serôdio.O futebol é o meu desporto preferido.

Markiyan Hirnyak

Page 23: O meu Diário é um Livro - 4ºB

As minhas férias de Verão

Nas minhas férias de verão, os meus primos de África vieram-nos visitar.Jantámos juntos, fomos à piscina do Hotel onde estavam hospedados. Passados dois dias foram para minha casa. Quando chegámos a casa fomos fazer as camas para eles o meu primo ficou a jogar PSP enquanto o meu irmão via televisão.Mas no almoço fizemos um disparate no restaurante colocámos pimenta no vinho do meu tio!

Melissa Cordeiro

Page 24: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Quando vim para a escola dos Olhos de Água conheci novos amigos.Um dia fui à praia dos Olhos de Água com alguns amigos e as suas namoradas, eu também levei a minha namorada Anastasia.O Diogo foi com a Kátia, o Vasile com a Melissa e o meu irmão Ronaldo com a Beatriz Silva.Nadámos e divertimo-nos, mais tarde o Diogo encontrou um caranguejo e veio logo mostrar-nos.Foi um dia agradável. Depois acordei.

Romário Nam

Page 25: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Um dia fomos jogar contra a equipa das Ferreiras.Quando chegámos fomos logo para os balneários, equipámo-nos e fomos para o campo jogar. Começámos nós por marcar um golo, depois eles marcaram, voltaram a marcar, depois marcámos nós, eles marcaram dois seguidos , depois marcámos nós, voltámos a marcar, depois marcaram eles.O árbitro fez batota e nós perdemos o jogo. E assim acaba a minha aventura nas Ferreiras.

Ronaldo Nam

Page 26: O meu Diário é um Livro - 4ºB

À alguns dias atrás fui a Espanha.Estive à espera do barco e quando cheguei ao outro lado, a Espanha, fui ao mercado municipal. Há lá de tudo, de maçãs até peixe.Depois fui a um café e comi um prato típico espanhol.Gostei muito de Espanha.

Thomas Webster

Page 27: O meu Diário é um Livro - 4ºB

Fui passear a Londres com o meu tio e a minha tia, passámos por muitos sítios no topo de um autocarro, andámos às voltas à procura de uma casa-de-banho e por fim fomos comer. Eu comi pizza e bebi chocolate quente, que estava bem quente. Depois andámos perdidos e vimos tudo de novo, fomos à casa-de-banho e pagámos 50p (0,50£). depois andámos de metro.

Tiago Nóbrega

Page 28: O meu Diário é um Livro - 4ºB

A aventura no estágio de karaté

Estava num estágio de karaté quando os professores vieram dar as notas do kataOs professores chamaram os mais velhos para fazerem os estágios. Quando chegou à hora das notas, ficaram vermelhos como uns tomates, envergonhados e nervosos.Dos cintos mais velhos só passou o melhor, o filho do professor.Quando chegou a nossa vez todos pensámos que ele só passou por ser filho do professor.Mas depois foi uma surpresa, da nossa sala passaram todos e com notas mais altas que os mais velhos. Os mais velhos ficaram envergonhados.

Vasile Galateanu

Page 29: O meu Diário é um Livro - 4ºB