o poder do azeite

22
Conheça os benefícios desse óleo milagroso! PREVINA-SE - CONTRA V Diabetes v Prisão de ventre v Envelhecimento v Osteoporose o c; N cc o c: , ..- o c: « ADEUS, BARRIGA! Azeite elimina a gordurinha abdominal MEMÓRIA FORTALECIDA ' " Os antioxidantes ativam os . A neuroruos O> ~. alto astral DIETA do MEDITERRÂNEO Perca até 3kg em7diase viva melhor '-

Upload: gil-louzada-nicolodi

Post on 25-Jun-2015

8.576 views

Category:

Health & Medicine


18 download

DESCRIPTION

Benefícios do azeite de Oliva.

TRANSCRIPT

Page 1: O poder do azeite

Conheça os benefícios desse óleo milagroso!

PREVINA-SE- CONTRA

V Diabetesv Prisão de ventrev Envelhecimentov Osteoporose

oc;N

ccoc:,..-oc:«

ADEUS,BARRIGA!

Azeite eliminaa gordurinha

abdominal

MEMÓRIAFORTALECIDA '

" Osantioxidantesativam os .

A •neuroruos

O>~.

alto astral

DIETA doMEDITERRÂNEO

Percaaté 3kgem7diase

viva melhor'-

Page 2: O poder do azeite

Funcionale oderosoo consumo regular de azeite fortaleceo organismo contra doenças

"O aumento do consumo mundialde azeite durante a última décadadeve-se em parte às informações

sobre os benefícios proporcionados peladieta mediterrânea", comenta a nutricio-nista Jacqueline Dias Fernandes.

A região mediterrânea é banhada peloMar Mediterrâneo e inclui países comoPortugal e Itália. "Essa população mantémhábitos alimentares baseados no consumode peixes, legumes, verduras, pães, cereaisintegrais e, em média, dois copos de vinhotinto diariamente. Todos os alimentos sãocozidos e preparados com azeite", expli-ca Jacqueline. A população dessa regiãoapresenta níveis baixos de mortalidade pordoenças cardiovasculares, o que pode serrelacionado, em parte, à alimentação.

UM FIOZINHO TODO DIAO azeite é considerado pelos profis-

sionais da saúde como um dos melhoresalimentos funcionais, ou seja, além de pos-suir as funções nutricionais básicas, exerce

;; benefícios à saúde, prevenindo doenças.! Bastam 2 colheres (sopa) diariamente~ para proteger o coração, melhorar a di-~ gestão, afastar o risco de tumores e mui-~ to mais. Saboroso, o azeite dá um toque~ especial em pratos como saladas, sopas

e sanduíches, e pode ser usado até emreceitas doces.

Para que o alimentopossa exercer suas fun-ções e melhorar a saú-de, deve estar incluídoem uma dieta balance-ada e hábitos de vidasaudáveis. A popula-ção mediterrânea, porexemplo, ingere azeitediariamente mas tam-bém consome alimen-tos naturais e poucaquantidade de carnevermelha e produtosindustrializados.

Assim como todoalimento funcional,o azeite atua na pre-venção de doenças eameniza sintomas, po-rém não pode ser vistocomo remédio. Por-tanto, não abandoneo tratamento médicoconvencional e, sem-pre que surgirem dú-vidas sobre o consumodo alimento, consulteum nutricionista.

Produção nacional

oazeite é o óleo extraído das azeitonaspor meio de prensagem mecânica. Sãonecessários cerca de 6kg de azeitonaspara a produção de 1 litro de azeite.

Até 2009, o Brasil não tinha produ-ção própria de azeitonas e, por isso,também não fabricava azeite. Em 201O,

a Empresa de Pesquisa Agropecuáriade Minas Gerais (Epamig) apresentouo primeiro azeite extravirgem feito apartir de azeitonas cultivadas no Brasil,resultado de mais de 30 anos de pesqui-sa para testar as variedades de oliveirasno solo brasileiro.

SAÚDE EM CASA 3

Page 3: O poder do azeite

Azeite na, .icaConheça os diferentes tipos, os

nutrientes e como usá-Ia no dia a dia

,;

EPOSSÍVelencontrar no mercado di-ferentes tipos de azeite, dependendoda sua forma de produção, o que

interfere na qualidade e no sabor. Confiraas características de cada um para nãoerrar na hora da compra.

• Extravirgem: com sabor intenso, é o'mais puro dos azeites, pois é extraí-

do de uma única prensagem dasazeitonas. Deve ter acidez de

até 0,8%. Durante a produção, .não sofre interferência decalor ou mistura com ou-tros óleos. É o mais rico emsubstâncias antioxidantes,por isso, também é o melhor

para a saúde.

• Virgem: com acidez de até 2%,possui sabor menos acentuado queo extravirgem. Geralmente é utili-zado na culinária durante o preparo

de receitas, enquanto o extravirgerné usado para finalizar pratos.

• Refinado: os azeites com grau deacidez maior que 2% ou com defeitossensoriais (sabores, odores) são destinadosao refino. O azeite refinado é utilizadocomo matéria-prima na indústria.

• Puro: recebe o nome genérico de"azeite de oliva" e é resultado da misturado azeite refinado com o virgem ou ex-travirgem. O preço no mercado é menorse comparado aos outros tipos.

Compra e conservação

Os mercados oferecem uma grandevariedade de marcas, tipos e embala-gens de azeite. Antes de escolher o seu,confira as dicas:v Não deixe de ler o rótulo. Existem

produtos com preços baixos e boa qua-lidade, porém, é preciso verificar se oazeite não foi misturado a outros óleos,como o de soja, que não apresentam asmesmas propriedades.

4 SAÚDE EM CASA

v A coloração não interfere na qua-lidade do produto. A fase em que asazeitonas foram colhidas é que dá otom ao azeite.v Guarde o produto em local fresco,

com pouca luz e longe de umidade ealimentos com cheiro intenso. Prefiraembalagens de vidro escuro, que nãotransferem elementos químicos ao azeitee impedem a entrada da luz.

Page 4: O poder do azeite

TEMPERO SAUDÁVELO azeite pode ser combinado a outros

temperos para ganhar mais sabor e atémais nutrientes. Alho, alecrim, manjericãoe pimenta são os condimentos mais utiliza-do para o preparo do azeite temperado (ouaromatizado). É fácil fazer em casa e vocêpode escolher qual deles combina maiscom o seu prato. Veja algumas receitas:

Com alho~ Ingredientes:

• 1 xícara (chá) de azeite extravirgem• 2 dentes de alho

Modo de preparoCorte o alho em fatias e frite rapida-

mente. Coloque em uma garrafa limpa eseca e acrescente o azeite. Deixe curtindopor 5 dias e consuma em até 3 meses.Mantenha a garrafa bem fechada.

Com manjericãoIngredientes:• 10 folhas frescas de manjericão• 2 xícaras (chá) de azeite extravirgem

Modo de preparoLave o manjericão e separe somente as

folhas. Espalhe-as sobre toalha de papele deixe secar. Coloque em uma garrafacom o azeite e deixe curtir por 5 dias,bem tampada. Mantenha na geladeira econsuma em até 3 meses.

COMPOSiÇÃO NUTRITIVAGorduras monoinsaturadas, vitamina

E e polifenóis: essas são as substânciapresentes no azeite responsáveis pormelhorar a saúde do corpo todo. Cadauma possui diferentes funções e, juntas,exercem vários benefícios.

• O ômega 9 (ácido oleico) é o princi-pal representante do grupo das gordurasmonoinsaturadas. De 55 a 83% do azeiteé constituído por essa substância. O nu-triente aumenta o colesterol bom (HDL),diminui o ruim (LDL),participa da síntesede hormônios e é necessário para o trans-porte e absorção das vitaminas A, D, E e K."Cerca de 60% do cérebro é composto porgordura. Por isso, o azeite é recomendadopara idosos como forma de prevenir o Malde Alzheimer", acrescenta a nutricionista[acqueline Dias Fernandes.

Outras fontes: óleo de canola, linhaça.

Dicas práticasv Os azeites temperados podem

substituir o uso do sal.São ideais pararegar pratos prontos, como saladas,car-nes assadase legumes refogados. Óti-ma opção para quem sofre de pressãoalta ou retenção de líquidos e precisareduzir a quantidade de sal na dieta.

V Na Itália, Espanha e Grécia, é mui-to comum consumir pão regado comazeite. O óleo pode substituir a marga-rina, oferecendo boas gorduras.

V Leveo azeite ao fogo só em prepa-ros rápidos e em baixas temperaturas,como refogados, pois o calor modificaas propriedades do alimento.

V O óleo das azeitonas pode serusado em receitas doces sem deixar osabor característico, como no Biscoitode limão da página 21.

• A vitamina E é lipossolúvel, ou seja,precisa de gorduras para circular no or-ganismo. Assim, o azeite fornece tanto a •

·2

vitamina quanto o seu transporte, me-jlhorando suas funções, entre elas evitar :ta oxidação do colesterol e a consequente lformação de placas nas artérias. .l'

.~

Outras fontes: castanhas (do-pará e de ~caju), gérmen de trigo, peixes. I

.~

• Hidroxitirosol é o nome de um dos 1polifenóis mais poderosos do azeite. Essa u

~substância age como anticancer ígenav gprotegendo as células do ataque dos ra- ~dicais livres. §

SAÚDE EM CASA 5

Page 5: O poder do azeite

o azeite baixao colesterolruim, reduza pressão econtrola odiabetes

Para que o cora-ção ~ossa baterno ntmo certo e

manter a vida, é precisoque todo O sistema circula-tório esteja funcionando corre-tamente. Colesterol alto, hipertensão ediabetes são problemas que podem afetaro sistema cardiovascular. Cuidar da dieta éuma das medidas necessárias para prevenire controlar esses problemas. E, para isso,o azeite é um dos alimentos que não podefaltar no cardápio de quem quer cuidar dasaúde cardíaca.

É GORDURA, MAS É DO BEM!Não podemos cortar totalmente as

gorduras da alimentação, afinal, elas pos-suem funções importantes no organismo,como transporte de vitaminas, reserva

de energia, proteção dos órgãos e com-posição das células. O tipo de gordura e aquantidade ingerida é que fazem diferençapara a saúde.

"O fato de reduzirmos as gorduras sa-turadas, como as que provêm da carnevermelha, manteiga, banha de porco, etc.,ajuda a reduzir o peso corporal, a hiperten-são e o colesterol", afirma a nutricionistaJacqueline Dias Fernandes. As gordurassaturadas também estão presentes em ali-mentos industrializados e, em excesso,podem causar problemas cardiovasculares,pois elevam o colesterol ruim (LDL).

Para prevenir e controlar ...

... o colesterol./ Aumente o consumo de alimentos

ricosem fibras (legumes, cereais integrais,verduras efrutas), que diminuem aabsor-ção de gorduras durante a digestão .

./ Reduza o consumo de gordura deorigem animal (carnesvermelhas, banhade porco, manteiga, embutidos, etc.).

... a hipertensão./ Reduzaa ingestão de salefique atento

ao rótulo dos produtos industrializados,

6 SAÚDE EM CASA

que geralmente são ricos em sódio. AOMS (Organização Mundial de Saúde)recomenda não ultrapassar o consumode 1 colher (chá) de sal por dia.

... o diabetes./ Controle o peso corporal praticando

exercícios físicos regularmente. Obesida-de e colesterol ruim alto são fatores derisco para desenvolver a doença. Quemjá tem o problema deve controlar a in-gestão de açúcar.

Page 6: O poder do azeite

A maior parte do azeite é composta porgorduras monoinsaturadas, as famosas"gorduras do bem", em especial o ômega9. Essas sub tâncias têm ação contrária àdas gorduras saturadas, pois regulam astaxas de colesterol, limpando as artérias eprotegendo o coração.

BAIXA O COLESTEROLO aumento dos níveis de

colesterol ruim no organis-mo prejudica a circulaçãode sangue e, quanto maiselevado, maiores os riscosde desenvolver problemasno coração, pressão alta ediabetes tipo 2.

Além das gordurasmonoinsa turadas (que au-

mentam os níveis de colesterolbom e baixam o ruim), o azeite é

rico em polifenóis, substâncias queimpedem a oxidação do colesterol e

evitam o acúmulo de placas de gordura naparede das artérias, combatendo tambéma aterosclerose. Vale lembrar que o azeiteextravirgem ganha de longe em quantidadede polifenóis se comparado com os outrostipos (virgem, refinado, temperado, etc.).

REDUZ A PRESSÃOConsumido regularmente e em quanti-

dades moderadas, o azei-te ajuda no controle dahipertensão, de acor-do com informações

da Associação MédicaAmericana (EUA).

As gorduras presen-tes na alimentaçãoinfluenciam dire-tamente a pressãoarterial porqueafetam a veloci-dade com queo organismo

assimila o sódio ingerido. Enquanto asgorduras saturadas fazem o nutrientecorrer mais rápido pela corrente san-guínea, elevando a pressão, as gordurasmonoinsaturadas (presentes no azeite),retardam a circulação de sódio, dimi-nuindo os riscos de hipertensão.

CONTROLA O DIABETESA ingestão de azeite combate o diabetes

em seu "nascimento", já que a doença écaracterizada pela elevação das taxas deglicose na corrente sanguínea, conse-quência de alterações na produção ouabsorção da insulina.

"Asgorduras monoinsaturadas presentesno azeite melhoram a sensibilidade da in-sulina, responsável pela entrada da glicoseque está no sangue para as células", explicaa nutricionista Suzana Machado.

Em resumo, asboas gorduras que o azei-te contém regulam a absorção de insulina,inibindo picos de glicose que devem serevitados por diabéticos e que podem, emalguns casos, até ser fator desencadeadordo diabetes tipo 2.

De acordo com a Organização Mundialde Saúde (OMS),uma pessoa é consideradadiabética quando a taxa de glicose no san-gue está acima de 126mg/dl (miligramaspor decilitro de sangue), em jejum.

• Tipo 1Esse diabetes ocorre quando o pâncreas

altera suas funções, deixando de produzirinsulina ou fornecendo ao organismo umapequena quantidade dessa substância. Sema insulina, a glicose dos alimentos nãoconsegue chegar até as células para sertransformada em energia. Por não entrarnas células, a insulina sobra no sangue, e,com o tempo, pode causar problemas nosrins, nervos, olhos, coração e circulação(principalmente nos pés e pernas).

O tipo 1atinge cerca de 10%dos diabéti-cos e é desencadeado por fatores genéticosou ambientais, como o estresse.

• Tipo 2Embora o mecanismo seja o mesmo

que do tipo 1, o diabetes tipo 2 atingemuito mais pessoas (90% dos casos), e écausado principalmente por obesidade,sedentarismo, hipertensão, colesterol ruimelevado e má alimentação. Ou seja, é pre-ciso mudar hábitos de vida para evitar oucontrolar o problema.

SAÚDE EM CASA 7

Page 7: O poder do azeite

o azeitepode evitarproblemasno estômagoe combaterprisão deventre

A quele~que adot~mo azeite como m-grediente básico

do cardápio do dia a diapodem proteger tambémo estômago e o intestino,garantindo benefícios aosprocessos digestivos. Para

~ começar, esse alimento é!facilmente digerido pelo~ organismo, o que ajuda aE evitar incômodos e a sensação de diges-~ tão pesada. Mas as vantagens podem ser& muito maiores. Confira!

ÓTIMA PROTEÇÃOPesquisas realizadas no Hospital Uni-

versitário de Valme, em Sevilha (Espa-nha), demonstraram que os compostosfenólicos presentes no azeite possuem acapacidade de combater certas bactériascausadoras de inflamações que geramgastrites e úlceras no estômago.

A gastrite é caracterizada pela inflama-ção da mucosa que reveste o estômago,

causando dores e queimação abdominal,azia e até vômitos. Pode ser desencadeadapor estresse, bactérias e pela ingestão desubstâncias agressoras.

Já a úlcera gástrica é uma lesão dorevestimento estomacal causada por bac-térias ou pelo próprio ácido responsávelpor digerir os alimentos. A doença, quecausa fortes dores na "boca do estômago",é resultado de um desequilíbrio entre osmecanismos que agridem e os que pro-tegem o órgão.

Nesse sentido, incluir 2 colheres (sopa)de azeite extravirgem, sem ser aqueci-do, na alimentação diária pode ajudar a

Como funciona?A digestão é um processo complexo,

que começa quando asglândulas saliva-ressão estimuladas pelo cheiro, visão ougosto da comida. Na boca, os alimentossão deglutidos através da mastigação ediluídos. Assim, o bolo alimentar passapela faringe e é direcionado ao esôfagoque, com movimentos peristálticos, en-caminha o alimento ao estômago. Nesseórgão ocorre a fragmentação do bolo

8 SAÚDE EM CASA

alimentar pelo suco gástrico e aabsorçãode nutrientes. O restante passa para ointestino delgado, onde acontece a maiorparte da digestão e o aproveitamento doque foi ingerido pela ação de diversas en-zimas. No final desseprocesso o alimentofica mais aquoso e é encaminhado parao intestino grosso que, por fim, absorveágua e sais minerais e elimina a porçãonão digerida através das fezes.

Page 8: O poder do azeite

proteger o aparelho digestivo.Além disso, para aqueles que estão

tratando as doenças, alguns alimentosdevem ser evitados pois podem irritara mucosa gástrica. É o caso das frituras,frutas ácidas como laranja, limão e aba-caxi, condimentos, embutidos, bebidasalcoólicas e à base de cafeína.

PARA REGULAR!"A prisão de ventre se caracteriza, ba-

sicamente' pela diminuição na frequênciadas evacuações (menos de três vezes nasemana), acompanhada de fezes endu-recidas ou ressecadas, dificuldade e dorevacuatória, desconforto e distensão ab-dominar', explica a cirurgiã do aparelhodigestivo Terry Medeiros.

Por seu caráter viscoso, o azeite agecomo lubrificante das paredes do intesti-no, facilitando seus movimentos e a con-sequente eliminação das fezes. Porém, éimportante que a quantidade de alimentosoleosos consumidos diariamente não sejaexagerada, já que pode acabar soltandodemais o intestino.

Mas, sozinho, o azeite não faz mi-lagres contra a prisão de ventre. Paramanter as funções intestinais reguladas

Siga essas dicasAlguns hábitos podem ajudar a man-

ter a saúde do estômago e intestino:ti' Alimente-se bem no caféda manhã.

Essadeve ser uma refeição reforçada,jáque o organismo ficou muitas horassemser alimentado durante o sono.

V' Não fique mais de três horas semcomer. Respeitar os horários das refei-ções e fazer pequenos lanches entreelas é fundamental.

V' Coma devagar e mastigue bemos alimentos para que os processos dedigestão sejam estimulados.

ti' Invista no consumo de fibras. Essesnutrientes melhoram o trânsito intes-tinal e ajudam no tratamento de infla-mações no estômago.

ti' Evite o consumo de bebidas al-coólicas e refrigerantes, pois causamirritações gástricas.

é fundamental investir em uma dietabalanceada e baseada em alimentos ricosem fibras, principalmente grãos, cereais,verduras, legumes e frutas.

A constipação intestinal deve sersempre tratada para que não acarreteproblemas mais graves. Não eliminar astoxinas do organismo através das fezespode resultar em acúmulo de substânciastóxicas no intestino e favorecer até mesmoo aparecimento de câncer de cólon.

USO SEM AGRESSÕESO azeite possui uso bastante diversi-

ficado na culinária, sendo consumidotanto como tempero de saladas e frios,quanto aquecido para o preparo de pratosrefogados e assados. .~

A maneira mais saudável de desfrutar fdos efeitos benéficos desse produto é em Isua forma natural (cru). Mesmo assim, se ~for aquecido, o azeite não é tão prejudicial ià saúde quanto outros óleos. Por conta de e

~sua composição química, se o aquecimento ~for controlado (até 1800 C), as propriedades rnutricionais do azeite não são modificadas. .~

~Já outros tipos de óleo, quando submeti- 8

dos a temperaturas elevadas, podem ser ibastante prejudiciais à saúde, formando ~substâncias tóxicas ao organismo, inclusive fi

~ao aparelho digestivo. ~

SAÚDE EM CASA 9

Page 9: O poder do azeite

Adeus, barriga!Poderoso, o azeite ajuda a

eliminar as gordurinhas extras

Azeite emagrece, sim! E você podequestionar: como um alimentoque tem 9 calorias em apenas 1

grama pode ajudar a emagrecer? Pois oazeite é realmente calórico e, para propor-cionar esse benefício, deve ser consumidoem pequenas quantidades. Mas, alémde auxiliar na perda de peso, também écapaz de eliminar aquelas indesejáveisgordurinhas que insistem em permanecerno abdome. Entenda como usar o azeitea favor da sua dieta.

PESQUISAS COMPROVAM!A grande sacada de alguns estudos foi

verificar que o óleo derivado das azeitonasé capaz de minimizar os efeitos maléficosdas gorduras no organismo.

Estudio os do Conselho Superior dePesquisas Científicas da Espanha des-cobriram que o azeite diminui a mortede células e a inflamação vascular queacontecem no corpo apó a ingestão degorduras. Mais do que isso, por contergorduras boas, é capaz de diminuir astaxas de colesterol no sangue.

Outra descoberta de um grupo de pes-quisadores de diversas partes do mun-do foi que o azeite ajuda a promover asensação de saciedade após as refeições,auxiliando na diminuição das quantida-des de alimento ingeridas. Isso acontece

.' Saturada e insaturada. .

As gorduras saturadas estão presentesem grande quantidade nos alimentosde origem animal, como carnes e leiteintegral e seus derivados. Encontram-seem estado sólido na temperatura am-biente e tendem a se acumular no orga-nismo, elevando o risco de aumentar ocolesterol ruim (LDL) que pode causarproblemas cardiovasculares.

10 SAÚDEEM CASA

Quanto às gorduras insaturadas, sãopredominantes nos produtos de origemvegetal e têm aspecto líquido em tempe-ratura ambiente. Podem ser monoinsatu-radas ou poli-insaturadas, dependendodo número de ligações químicas queapresentam. Ao contrário das saturadas,essasgorduras ajudam a diminuir o co-lesterol e triglicerídeos do sangue.

Page 10: O poder do azeite

por conta da ação de um tipo de gorduradenominada ácido oleico, presente emboas porções nos óleos não saturados.Esse composto se transforma em umtipo de lipídeo no intestino que acionaos mecanismo cerebrais, informandoque o organismo já está suficientementenutrido. De acordo com as pesquisas,esse mecanismo normal de controle daalimentação pode ser prejudicado poruma dieta inadequada.

ELIMINE O EXCESSOO azeite pode ser um grande aliado na

luta contra os pneuzinhos! O consumo de2 colheres (sopa) desse óleo diariamente,distribuídas entre as refeições, é suficientepara evitar a formação de gorduras naregião abdominal.

Por mais incrível que possa parecer, oefeito emagrecedor do azeite é potencia-lizado exatamente pela ação das gordurasmonoinsaturadas, que chegam a compor77% do produto.

Estudos realizados por institutos eu-ropeus testaram três tipos diferentes dedietas (uma baseada em gorduras satu-radas, outra em monoinsaturadas e aúltima em carboidratos) em indivíduoscom acúmulo de gordura abdominal.Os resultados dos testes apontaram que,com uma dieta baseada em gordurasmonoinsaturadas, os pacientes tiveramdiminuição da barriga.

Esse efeito benéfico ocorre por contada redistribuição de gordura corporalpromovida pelos óleos monoinsaturados,diminuindo os inchaços e o excesso de cé-lulas adiposas acumuladas no abdome.

OUTROS ALIADOSQue o azeite é ótima fonte de gorduras

monoinsaturadas e ajuda a emagrecer jáestá comprovado. Porém, não é o únicoalimento capaz de fornecer esses compos-tos que ajudam a eliminar a barriguinha.Outras boas fontes são os peixes gordos,como salmão e sardinha, e frutas gordu-rosas, como o abacate.

A prática de exercícios físicos tambémrepresenta uma forte aliada. Atividadesaeróbicas, como correr, caminhar e andarde bicicleta, ajudam a queimar calorias egorduras, enquanto exercícios específicospara a região abdominal podem eliminar oexcesso de gordura localizada e fortalecer

A grande dúvida de muitas pessoasé definir se está ou não com medidasabdominais ideais. Aliás, a maioria dasmulheres nunca está satisfeita com oseu próprio corpo.

Pois saiba que, para o sexo femini-no, até 80cm de cintura representaa medida de uma barriga saudável.No caso dos homens, a medida podechegar a 94cm.

A relação entre as medidas da cintu-ra e do quadril também pode revelarchances de se desenvolverem proble-mas cardiovasculares. O resultado dovalor da medida da cintura, divididopela do quadril (em centímetros) deveser menor do que 0,9 para indicarcondições saudáveis.

os músculos. Mas lembre-se sempre deprocurar orientações de um profissionalespecializado antes de iniciar a práticaregular de atividades físicas.

SAÚDE EM CASA 11

Page 11: O poder do azeite

Me lho re "O' ,.esenv?lvida na década de 5?,"pelomédico ê pesqui~~c!órnot:e-a sa úde e "- amencano Ancel Keys, após anos observando a.alimentação

,- . gOS.pÓV0S que viviam àsmargens doMar .Mediterrânéo,-pe-cca ate : e popularizadana década de 90, ~ Dieta Mediterrânea inclui. no~3kg em ".:ca~dáp-io:diáiio' tomate, peixes, berinjêla e, pr0<:iPálmente" .azeite., ' , , .Com essa orientação alimentar é possível aumentar éf expectativa de

,. semana' ;:v~d~e,:ô melhor, ter disposição e saúdepara .aproveitar esses anos. -: . 'que'vócêvai-ganhar. '

.. : Confira u.m cardápio especial elaborado pelas nutricionistas Ana_: - Paola Monegaglia e Renata Bressan, adaptado à culinária brasileira,

- mas, incluindo tudo ,o que a verdadeira dieta mediterrânea tem debom para ajudar você a emagrecer e ganhar saúde!

~lmoçõ:-.l prato (sobremesa) de salada de alface j Z colheresú opa) de pálrnítõ- .~p'icaüó • 3 colheres (sopa) de arroz integral. 1 filé .médio (l50g) 'de pescada: _'

grelhada. 2 colheres (sopa) de vagem refogada • 1 fatia fina de a?,acaxi . :_ _~"

Lanche da tarde: • 1 pera picada• 1/2 p'ote (100m!) de iogurte natural

~üesnatado • 1 colher (sobremesa)de cast~nha de caju picada

. -Jantar: • 1 prato ( obremesa) de saladade rúcula j 4 colheres. (Sopa) de.soja- . ~" ..cozida t 3Colheres (sopa). dê frango ". .grelhado P!c~c!o.~ c0lhéres '~óp~) . : : : : .de cenoura çoziCla

Page 12: O poder do azeite

. .. Almoço:. 1 prato (sobremesa) de salada de almeirão • 3 colheres (sopa) de arro

integral com amêndoa. 2 colheres (sopa) dê berinjela cozida. 3 colheres (sop,a)de carne moída (patinho) com tomate e pimentãocrus .'Lrríâçã

. ~..... .

Lanche da tarde:'. 2 fa.t.ias! [antaris iprato (s;~r~~es~) d~.sál~da de alface.finas de manga picada com erva-doce. 3 ~NhêFés (sopa) de grão-de-bico..• 1 pote '(200mÍ)-de cozido com 2 colhêres jsopa) de cebola pic.aoa

, ,. iogurte natural desnatad~ • 1 posta pequena~(-lObg}de linguado grélhaoo

. . .. . .café da manhã: .•,1 pote (200ml) de iogurte

. -' natural desnatado batido com 1fatiade mamão. 2 biscoitos integrais

Almoço: .1 prato (sobremesa) de salada-de acelga com pepínojaponês• 3 colheres (sopa) de arroz integral. 1 posta pequena (lOOg)de pescada

•• ,..., A _ /

, assada. 2 colheres (sopa) de abóbora refogada • 1taça -(200ml) de gelatinadiet do sabor de sua preferência

spo~~~~~xx~~~~~~~~~pooo~~~~~~ ~

.-Lanche da. tarde:'tI xícara I Jantar:. 1prato Jsobremesa) de salada de

. (~OOml)de café com leite agrião com tomate. 2 colheres (sopa) dedesnatado .-1 torrada il}tegral., - er:"i!qá cozida. 3 colheres (sopa),de frango, com r fatia fina de.ri~ . desfiado. 1 colher (sobremesa) de amendoim. " r

Page 13: O poder do azeite

, . ' .\ , .' -j . =: >Café da m.anhã:. 1xícâr~ ~200m~~~e, 'j_ Lan~he da ma~ã:leite desnatado. ~om 4 colheres (sopa} - ~ 3 amêndoas~,

de cereallighU 1/2 banana-prata .~ J . .

Almoço:. 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdesfalface, agrião, rúcúla,'. ~escarola, etc). 1/2 prato (raso) de macarrão-integral com frango de-sfiado é nozes: .

picadas. 1 taça (200ml) de gela~à diet do abor de ua preferência ~- ' .:

Lanche da tarde: I' .·1 copp (200ml)de leite desnatado

batido com 3ameixas secas

. •. ~ .. . .... ..

[antaris 1prato (sobremesa) de salada de'repolh'Q '. :com ac-elgae aspargo l'efogaoO:.S,.4 colheres, {s?pa).d~: =cenoura crua com 4 colheres ~ opa) de lentilha cozída _'temperadas com azeite. lomelete-feito com 1ovo e . '3 colheres (sopa) de atum em conserva light . .

Lanche da tarde:• 3 nozes. 1 cópo

(200ml): de sucode acerola I:'antari'l prato (sobie~êsà).d~ salada de.rú~ul.a ~Ó~

alface, 2 colheres (sopa) de palmito picado e Lfatia- . .de manga picadas-I filé médio (lSOg) de linguadogrelhado • 4 colheres (sora)' de êr~ilha- i;fogada. .~ .• - .. . .

l\lmoço:. 1 prato (sobremesa) de salada de repolho roxo com 1 colher (sopa) deniaçâpicada e salsão a 3'colheres (sopa) de:arroz integral. 1 sobrecoxa pequenade frango assado sem pele t 3 colheres (sopa) de salada de frutas com 1colher

.. (sobremesa) de creme de leite líght

14 SAÚDE EM CASA

Page 14: O poder do azeite

. ,." ': "::": -x : ".' ,.' .• :~.j~,'~:'::: .:, Cai! dajnjiithã: t' ipote (200,ml) de, l.ta'nChe da ti.anhã:

i~gurte,~al d~s~at~do,c~m~'col~êr~s: = ' ~ ~:p~hhaqo d~:p~stache(sopa) de cereal hghtl V2 mamao papam" '., .. ' :.. . . .,. -'"

,:: ·AlinoçQ:·t iprato (sobremesa) desalada de alrrieirâo j 2 batatas pequenas assadas;.:" : _~·2 almôndegas defrango t 2 colheres (sopalde berinjela refogada tI taça. :. : . :: :'::.. ; : ' (~OQful)dê gelatina diet 'ÔQ sabor de sua preferência- '.• "'''' •• ~ ~ ~.~.~ •• t '," -~ .~ ••• : ••••• : •• ~ ." '

" ;~~~~:~~~~~~~~~ ta;~e:'.1'~~~a~~'.~:1' . " iárii'!t~~..1~rr~~~:(~?~-r~~e~~)~~ salada de. : .(200inl)~de cappuccino light. , agrião e-tomatej- 2-fatias finas de queijo ,- . .: .•i torrada com 1'colher . branco pk:ãdot'll'i:res:(châ) de camarões

.: :(sobremesa) de.requeijão lighf ~. ; cozidos .no YapOf~~m.ér:Yas :.. . ~ ~ - - . . . '" " ;:; :. .

. . ." . . . ..- ' ..' ,

Â~"IO:ÇO:t 1pratõ '(sobré~esa) d~'salad:a'de ~~~;rol~ ~:i:~6l~~re~}~?pa) de ari0J<:. __." integral com nozes. t 2 colheres (sopa) desoja c~~l9.a:' 1·filé médio (I~Og) de/ .",--

'~ li!lg~àdo cozido com molho de tomate t 3'colheres (sopa) de seleta de /• . : legumes t ,I cacho ~êquenodé uvas: ',: , .

.. , - -. . .

~ ~ ,L~n~he.da tarde: t I barrü~lia de, , 'I' : i~~{ar: t r prato (sobremesa) de, ~-cereais light.sem.chocolate t'l copo: , - - salada de,agrião e pepin~' ,

.: ~: ' (200in!) de sucode fl)aI11:~Qcom 'laranja ~ : t 1 panqueca de ricota com. espinafre.. . . ... - ~

-, SAÚDE EM CASA 15

Page 15: O poder do azeite

Longe doAca cer

Oexcessode radicais livres está entreos principais fatores que causamtumores. Sãosubstâncias liberadas

pelo próprio organismo durante a respira-ção celular, porém hábitos nada saudáveispodem aumentar sua produção, comofumo, consumo de bebidas alcoólicas,estresse e consumo excessivo de gordurasruins e produtos industrializados.

Para neutralizar a ação dos radicaislivres e proteger as células contra o câncer,é preciso consumir alimentos ricos emsubstâncias antioxidantes, como o azeite.Pesquisas da Universidade de Granada edo Instituto de Oncologia, na Espanha,mostraram que os polifenóis presentes noazeite diminuem o risco de desenvolvertumores. Entre esses polifenóis estão aslignanas, que protegem principalmentecontra o câncer de mama.

CUIDADOS DIÁRIOSO azeite do tipo extravirgem é a melhor

opção contra o câncer, pois conserva maiorquantidade de substâncias antioxidantes.Porém, de nada adianta consumir azeitese a rotina estiver repleta de hábitos quecausam danos ao organismo. Cerca de

16 SAÚDE EM CASA

Repleto desubstâncias benéficas,

o azeite previne aformação de tumores

80% dos casos de câncer es-tão relacionados a fatoresambientais e ao estilo devida. Fique atento às di-cas do INCA (Instituto

Nacional de Câncer):• Reduza o consumo de

gorduras saturadas (de origemanimal) e enriqueça o prato com

frutas, legumes, verduras, grãos ecereais integrais. Além de fornecer

nutrientes e substâncias antioxidantes,esses alimentos são ricos em fibras, queprevinem câncer de cólon.

• Não fume! O cigarro é responsávelpor 90% dos casos de câncer de pulmão eainda pode causar tumores na boca.

• Use protetor solar diariamente e eviteexposição excessiva ao sol.

• Controle o consumo de bebidas al-coólicas, que estão relacionadas princi-palmente com tumores de boca, laringee esôfago.

Proteção natural

Os polifenóis, substâncias encontra-das nos vegetais, são responsáveis porprotegê-Ios contra o ataque de agentesexternos, como vírus, bactérias, fungose radiação ultravioleta. Se eles já exer-cem esse papel nos vegetais, imagineentão quando são ingeridos. Dentro doorganismo, realizam a mesma funçãoprotetora, impedindo que os radicaislivres prejudiquem as células. Essesantioxidantes estão presentes princi-palmente em alimentos como frutasvermelhas, uvas, chá verde e folhasverde-escuras.

Page 16: O poder do azeite

Sem deixarquebraro óleo das oliveiras tambémpode prevenir osteoporose

osossos sã~ estruturas que sof~emrenovaçao constante, porem,quando a perda de massa óssea

é maior do que sua reposição, gera umadoença metabólica chamada osteoporose.Esse problema, em grande parte relacio-nado com o envelhecimento, é bastantefrequente na população idosa epode causarfraturas graves por traumas pequenos.

ÓLEO BOM PARA O ESQUELETOPor conta de ua gorduras, o azeite é

capaz de garantir o transporte e a absor-ção das vitaminas lipossoJúveis, como é ocaso da vitam ina D, fundamental para osossos. Já a quantidade de cálcio presenteno alimento não é muito elevada, mas

Pergunta à especialistaQual a importância da alimentação

na infância e adolescência para pre-venir o surgimento da doença?

"Uma alimentação saudável, queofereça calorias e nutrientes apro-priados para o desenvolvimento dosórgãos e tecidos, inclusive o osso, éessencial para o crescimento. Adietadeve ser equilibrada, com quantidadesuficiente de cálcio, em associaçãocom outras medidas de prevenção,como a prática de exercícios, que sãoimportantes na prevenção da osteopo-rose. É importante ressaltar que a fontedo cálcio ingerido deve ser semprenatural ao invés da suplementação,salvo em situações especiais. Pelafonte alimentar garantem-se outroselementos que auxiliam na absorçãodo cálcio e na formação do tecidoósseo". Andréia João, nutricionista.

mesmo assim é considerável em relaçãoao teor desse mineral presente em outrostipos de gordura.

"Estudos indicam que compostos comoo tirosol e O hidroxitirosol presentes noazeite, devido a sua atividade anti-infla-matória, reduzem a perda óssea, contri-buindo para a prevenção e tratamento daosteoporose", completa a nutricionistaSuzana Machado.

OS MAIS IMPORTANTESPara prevenir a osteoporose é impor-

tante desenvolver hábitos de vida saudáveise apostar em uma alimentação rica emnutrientes que favoreçam a estruturaçãoóssea, como cálcio, magnésio e vitaminaD. Conheça a importância de cada umdeles para a saúde dos ossos.

• Cálcio: ossos e dentes são constituídospor cerca de 70% desse mineral. Quasetoda a reserva do nutriente presente noorganismo é utilizada na formação e ma-nutenção óssea.

• Magnésio: mais da metade da quan-tidade desse nutriente no corpo está noesqueleto, já que é fundamental para afixação do cálcio nos ossos.

• Vitamina D: regula o metabolismo docálcio e do fósforo, essenciais na formaçãoóssea. Além disso, contribui para a absor-ção e fixação desses minerais nos ossos.Essa vitamina é produzida no organismoatravés da luz solar.

SAÚDE EM CASA 17

Page 17: O poder do azeite

Antioxidantecerebral

,1/

I

/,

, \

Saiba por que o alimento preservaa memória e o raciocínio !I

.~~"",.....~

•Océrebro envelhece!Por isso,

com o passar dosanos a memória

vai enfraquecendo, avelocidade de raciocíniodesacelera e as habilida-des cognitivas parecemenferrujadas. O envelhe-cimento cerebral é causadopela oxidação. Ocorre queo cérebro consome muitaenergia, e todo consumo(inclusive mental) gera lixo,neste caso, os dejetos levamo nome de agentes químicosoxidantes, que, por sua vez, en-velhecem o cérebro eprejudicamsuas funções.

E O AZEITE COM ISSO?O óleo extraído das azeitonas é um dos

mais poderosos antioxidantes encontradosna alimentação. Ou seja, o consumo re-gular de azeite impede a ação dos agentesoxidantes que destroem o cérebro.

Salada inesquecívelIngredientes:• 1 xícara (chá) de brócolis cozido• 1/2 cenoura picada •• 1 tomate picado• 2 colheres (sopa) de soja cozida• 1 colher (sopa) de nozes picadas• 2 colheres (sopa) de azeite

extravirgem

Modo de preparoEmuma tigela, misture todos os ingre-

dientes. O ideal é consumir essasaladapelo menos 2 vezes por semana.

18 SAÚDE EM CASA

"O azeite, por serfonte de gorpurasde boa qualidade,desempenha impor-tante atividade antio-xidante, prevenindo'a degeneração dessascélulas no cérebro econtribuindo para amanutenção de umsistema nervoso saudá-vel' além de auxiliar na

formação de novas célulasnervosas", explica a nutricio-

nista Suzana Machado.Estudo realizado na Universidade da

Califórnia demonstrou que as proprieda-des antioxidantes do azeite agem contrao envelhecimento do cérebro e do corpoe estimulam a atividade cerebral..OUTRAS FONTES

,Embora o azeite seja riquíssirno em an-

tioxidantes e sua inclusão recomendada nocardápio do dia a dia, quanto mais variadasas fontes, melhor para a saúde. Assim,confira outros alimentos que ajudam acombater a oxidação cerebral:v Oleaginosas: castanha-do-pará, no-

zes, amêndoas, castanha de caju.v Legumes e verduras: espinafre, bró-

colis, cenoura, abóbora, tomate.v Frutas: amora, melão, laranja, uvas

roxas, morango, limão.v Grãos e cereais integrais: lentilha,

aveia, soja, feijão, linhaça, grão-de-bico,quinoa, trigo, cevada.

,

Page 18: O poder do azeite

TodabelezaDescubra o poderhidratante eantioxidante do azeite

Como se não bas-tassem as pro-priedades do

azeite que favorecemmuitas funções do or-ganismo, esse poderosoóleo também é capaz debeneficiar a beleza, retardando os efeitosdoenvelhecimento. Os cabelos ficam hidra-tados, as unhas mais fortes e a pele podetfcar lisinha e com aspecto jovial.

GRANDE ALIADOO processo de envelhecimento é acele-

rado pela ação dos radicais livres. A expo-sição do organismo a essas substâncias aolongo dos anos resulta em um mecanismooxidativo causado pelo excesso de toxinasno corpo que atacam as células, desenca-deando manchas na pele, rugas, cabelosbrancos, ete. Por isso, o consumo de 'certosnutrientes, como os de ação antioxidante,pode ajudar a prevenir certos mecanismosde envelhecimento.

O azeite é rico em antioxidantes, comdestaqu ara a vitamina E que, graçasa uma substância chamada tocoferol emsua composição, protege as gorduras dasparedes celulares e evita seu desgaste. ''A •vitamina E também tem efeitos antí-infla-matórios e é capaz de estimular o sistemaimununológico", completa a nutricionista[acqueline Dias Fernandes.

Além disso, aboa concentração de ácido ••oleico presente no azeite ajuda a Iiidratara pele, formando uma camada protetora eminimizando a perda de água, sem causaraspecto de oleosidade.

Por todos esses motivos é bastante C9-mum o uso de azeite de oliva em cosméticosplra 'o tratamento de rugas, hidratantescorporais e cremes para os cabelos.

Faça em casa

PARA PELE SECAIngredientes:• 1 gema de ovo• 1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparoBata os inqredlentes até ficar horno-

.gêneo. Aplique sobre a pele seca com·a ajuda de um pincel ou algo?ão. Deixeagir por 30 minutos e enxágu,ecom á~uamorna. Parafinalizar, aplique úrrrcrernehidratante.· Atenção: evite o contato com a região

dos olhos e da boca.

PARA CABELOS SECOS.Ingredientes:• 2 colhere (sopa) de azeite

extravirqem• 1 colher (sopa) de ramos frescos

de alecrim

Modo de preparoAmasse bem os ramos de alecrim e

misture com d azeite. Aplique nos fios decabelo ressecados,massaqeando suave-mente com as pontas tios dedos. Deixeagir por 20 minutos e enxágue. Apliquenos cabelos uma vez por semana.

SAÚDE EM CASA 19

Page 19: O poder do azeite

Receitassaudáveis

PÃO DE OllVARende: 20 porções / Tempo de preparo:

2h (+30min de descanso)Ingredientes:• 45g de fermento biológico fresco.1/2 xícara (chá) de água morna.3 colheres (sopa) de açúcar• 1 colher (chá) de sal• 1 colher (sopa) de manteiga.1/2 xícara (chá) de azeite.4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo.2 xícaras (chá) de azeitonas verdes

picadas sem caroços• Farinha de trigo para polvilhar• Margarina para untar

Modo de preparoEm um recipiente, misture o fermento, a

água, o açúcar, o sal, a manteiga e o azeite.Adicione a farinha, aos poucos, sovandoaté ficar elástica. Transfira a massa parauma superfície enfarinhada e sove bem.Deixe a massa descansar por 30 minutos.Misture as azeitonas e sovemais um pouco.Divida a massa em três partes e enrole em

"Oo

'".~2'" .'-,....,~-

20 SAÚDE EM CASA

5 pratossaborosose nutritivoscom azeite

formato de bola. Coloque em uma fôrmauntada e leve ao fomo médio, preaquecido,por 45 minutos ou até dourar.

PASTA DE BERINJELA COM AZEITERende: 4porções / Tempo de preparo:

lh (+20min de molho)Ingredientes:.4 berinjelas grandes cortadas ao meio.3 colheres (sopa) de Tahine.2 colheres (sopa) de suco de limão• 2 dentes de alho amassados• Sal a gosto• Azeite para regar

Modo de preparoColoque as berinjelas de molho em água

e sal por 20 minutos. Escorra, seque, colo-que em uma assadeira, regue com azeite eleve ao forno médio por 20 minutos ou até ~a polpa ficar macia. Retire do forno, deixe ~esfriar, retire a polpa com uma colher e ~misture com o restante dos ingredientes. .~Sirva com pães sírios ou torradas. 3

Page 20: O poder do azeite

ESPINAFRE AO FORNORende: 4porções /

Tempo de preparo: 40minIngredientes:• 4 fatias de pão de fôrma integral• 6 colheres (sopa) de azeite• 3 dentes de alho.2 ovos• 1colher (sopa) de suco puro de limão• 1 maço pequeno de espinafre• 4 colheres (sopa) de uvas-passas• 1/2xícara (chá) de queijo

parmesão ralado• Sal a gosto• Azeite para untar

Modo de preparoUnte uma assadeira com azeite, dispo-

nha as fatias de pão e reserve. No liqui-dificador, bata o azeite, o alho, os ovos, osuco de limão e sal. Distribua a misturasobre as fatias de pão e leve ao fomo médiopor 10minutos. Em uma panela, cozinheo espinafre até as folhas ficarem macias.Retire do fogo, esprema bem as folhas,pique-as em tiras finas e misture com asuvas-passas e o queijo. Espalhe sobre opão e volte ao forno por mais 10minutos.Retire e sirva.

ESPAGUETE MEDITERRÂNEORende: 5porções / Tempo de

preparo: 30minIngredientes:.1/2 xícara (chá) de azeite• 1/2xícara (chá) de azeitonas verdes

sem caroços.1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas

sem caroços• 3 colheres (sopa) de salsa• 1 dente de alho• 3 colheres (sopa) de folhas frescas de

manjericão• Sal a gosto• 1 pitada de pimenta calabresa• 500g de macarrão tipo espaguete- Hortelã para decorar

ê Modo de preparo~ Bata no liquidificador o azeite, as azei-~ tonas, a salsa, o alho, o manjericão, sal e a~ pimenta. Cozinhe o macarrão em água ei sal até ficar al dente. Escorra bem e colo-~ que em uma vasilha. Adicione a misturaido liquidificador. Decore com folhas de~ hortelã e sirva.

BISCOITO DE LIMÃORende: 400g de biscoitos /Tempo de preparo: 40min

Ingredientes:• 1 e 1/2xícara (chá) de farinha de trigo• 1/3 de colher (sopa) de

fermento em pó• 1/3 de xícara (chá) de azeite-lovo• 1/2xícara (chá) de açúcar• 1/3 de xícara (chá) de suco

puro de limão• 1/2 colher (sopa) de raspas da

casca de limão

Modo de preparoEm uma tigela, peneire a farinha com

o fermento, faça uma cavidade no meioe reserve. No liquidificador, bata o azeitecom os ovos. Junte o açúcar, o suco delimão e as raspas e bata novamente, atéficar homogêneo. Despeje a mistura aospoucos na tigela com a farinha. Sove amassa até desgrudar das mãos e molde osbiscoitos da forma que desejar. Arrumeem assadeiras untadas com azeite e enfa-rinhadas, leve ao forno baixo preaquecidoaté dourar. Retire os biscoitos com a ajudade uma espátula e sirva.

Dica: para acrescentar fibras à receita,nutrientes que melhoram a digestão, optepelo macarrão do tipo integral.

SAÚDEEM CASA 21

Page 21: O poder do azeite

T

Máedo•azeiteApesar do excesso de sal, asazeitonas fazem bem à saúde!

Parece uma associação natural: o azeite éderivado da azeitona. Mas nem todas aspessoas parecem fazer essa relação, con-

sumindo o óleo e evitando o fruto. e bem quehá na azeitona um inconveniente que justificao refugo: o sal.

Ácidos e amargos em estado natural, o frutodas oliveiras precisa descansar em uma soluçãode água e sal para que esteja apropriado parao consumo. o entanto, essa salmoura é, emparte, absorvida pela azeitona, podendo elevara pressão arterial de quem a ingere.

PARTE BOASe você não é hipertenso, nem está brigando ~"'~

com a balança, (lOOgde azeitonas contém 140 icalorias), pode e deve comer o fruto, já que é ~rico em gorduras boas (monoinsaturadas), vi- ~tamina A (melhora a saúde dos olhos, aumenta ~a imunidade e fortalece o sistema respiratório), ]

!Evitamina E (previne problemas cardiovasculares :e

e envelhecimento celular) e fibras (combatem ~prisão de ventre e indigestão). ~

CORES DIFERENTESA coloração das azeitonas varia de acordo com

a maturação, ou seja, depende do estágio em queestavam quando foram colhidas.

• Verdes: apesar de serem co-lhidas respeitando parâmetrosde consumo e de qualidade, sãoretiradas do pé antes de estaremcompletamente maduras.

• Pretas: colhidas na fase dematuração completa, têm maissumo e são adocicadas.

• Mistas: são reti-radas das oliveirasum pouco antes doprocesso de matu-ração, quando estãomudando de verdespara pretas.

22 SAÚDE EM CASA

AN04-N<>8-2010

REDAÇÃO:Marisa Sei. Rafael Tadashi (edição) e Sabrina Gd.OIAGRAMAÇÃOIPROUÇÃO:CristinaSaitoe NicoleGobbi.

TRA1AMEHTO DE IMAGEM:Cristina Salto e Daniella Yamauti.CCl.ABORAÇÃOIES AnaizaSe!ingardi(redação)e Nilton A.

Bag;:rríni~GlÃFICA: Impres Gráfica DISTRIBUIDORA:Dinap.

FiaJ pro«JidD. o reprodução parcial ou total de qualquerte:ttoooDJgendeste produto sem autorização prévia dos

te:SpOnSdveis pela publicação.

iOOOSOS IJIRBTOS RESERVADOSÀ

~alto astral

e d i t o r a

r'5iSIl9ITE::.bão Cark>sde AlmeidaEXEClJTMkPedro..loséChiquito

~~n::tNANCEIRO:Jason Pereira;CUSiOSGlÃRDSdo";_Ibdrigues; MARKETING: SiI-.a.!ôadlcD_a>eW;ÕES: úI!;o Agostinho; PRODU-ÇiDEfIltQ!lI;--

EDIlOIlIAl.:!anafa AIthero (Edtorat,1&:aIdo Tanaka (Editor Es-pedal); Mara De Santi (C_ EdItorial); EDITORES DEARTE: Zu Femandes (Editora), Alexandre M. Carmo e Edsonlukawa; ANALISTA DE QUALIDADE EDITORIAL: Rita de CásslaAria; COORDENADOR DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DEPRODUTO: Otávio Mattiazzo Neto; CONTROLADOR GRÁFICO:Ronald S. dos Santos; ANALISTA DE DESENVDLVIMEIIITO PLE-NO: Carlos Cubas; PRODUçAo/DOCUMENTAÇÃO: Minan lza-bel (Coordenação); Hindy (aI6, Alan Goulart; REPORTAGEM:Ehane Calixto; CIRCULAÇÃO: André Goulart (Coordenação);Iissandra Mahnis (Analista de Circulação)

BAURU: Rua Gustava Maciel, 19-26, CEP 17012-110, Bauru, SP.CORRESPONDtNCIA:Caixa Posta1471. CEP 17001-970. Bauru, SP.fone (14) 3235-3878. Fax (14) 3235-3879. SÃO PAULO: AlamedaVicente Pinzon. 173,40 andar -Conjunto 41. CEP 04547-130, VilaOlimpia, São Paulo. SP, fonelfax (11) 3048-2900.

MARKETING e PUBLICIDADEDIRETOR: Sitvino Brasolotto Junior

PUBLICIDADEGEREIIITE DE PUBLICIDADE: Celso Rodrlques; SUPERVISOR DEAGtNClAS: Eduardo Lima; SUPERV1S0R DE DIRETOS: RobertoCampos;SUPERVISORDEREPRESENTANTES:Arturlelis;EXECU-TrVO$ DE NEGóCIOS: Claudia Rodrigues. Cristiane Uma e RosiGonçalves; EXECUTIVOS DE CONTAS: Christiane Pill, lvo Miran-da e Karen Motta; CONTATO: Silvia Barbieri; REPRESENTANTES:(DF) Armazém de Comunicação (61) 3321-3440; (PR) Merconet(41) 3079-4666; (RJ) Plus Representações (21) 224(l.9273; (RS)Cornpáqina Representações (SI) 33OH1919; (SC) Tunitec Re-presentações (48) 333&-9493; MARKETING PUBlJCJTÃRIO: Mo-nique Marie;OPERAClONAL: HeIen Manro, Cama Ftertes. Sue-lem B Bacha e WaIes» Gõnenes; FONE: (11) 3048-2900 IE-MAI~publ~

MARXITIIGPESQUISA EATINDIMEIfTONJLBTOR:AiManaCastro; ASSINA-nJRA5:RocIrigoCnxm;WEBEPROPAGANDA: Fabiano Flaminio;FONE: (14) 3235-3878/ E-MAI..: [email protected]

(()ATENDIMENTOAO LEITOR i ~ri (14)3235-38811 AN ER

de segunda. sexta das 8h às 18h i, --'C.~_ --"'_ www.anflf.cr;.br

E-MAIL:[email protected] POSTAL 471, CEP 17001-970, Bauru, SP

Page 22: O poder do azeite

Boa atéo alo!As folhas da oliveira U'são tão poderosasquanto o azeite

Além do azeite e daazeitona, a oliveirafornece outro pro-

duto que faz muito bem àsaúde: suas folhas. Elas sãocapazes de amenizar gripese resfriados, prevenir proble-mas cardíacos e respiratórios,combater estresse, infecções ealergias e têm ação até contrao Mal de Alzheimer!

PROPRIEDADESE CONSUMO

"As folhas de oliveira são ricasem oleuropeína, um poderoso mo-dulador do sistema imunológico,melhorando o desempenho das cé-lulas de defesa do organismo, e quetambém tem ação anticancerígena,antiviral, bactericida e antifúngica",afirma o pesquisador Cosmo Pacetta, au-tor do livro Oliveira: a árvore da vida.

Apesar dos benefícios, consumir folhasde oliveira não é tão simples quanto aservas que são colocadas em infusão parafazer chás. A secagem e trituração dasfolhas precisa ser feita de modo industrial.Mas você não será privado dos benefíciosdessa planta poderosa, já que é possívelcomprar o produto em sachês e cápsulas,

encontrados em lojas deprodutos naturais.

Também é possível incluir a plantana alimentação. "Secas e trituradas, asfolhas adquirem forma semelhante aoorégano, tornando-se um tempero alta-mente funcional e riquíssimo em fibras",ressalta Cosmo.

Consultores• Ana Paola Monegaglia, nutricionista• Andréia João, nutricionista• Cosmo Pacetta, autor do livro Oliveira: aárvore da vida

.Jacqueline Dias Fernandes, nutricionista

• Renata Bressan,nutricionista

• Suzana Machado, nutricionista.Terry Medeiros, cirurgiã do aparelho digestivo

Fontes.Organização Mundial de Saúde (OMS)• Instituto Nacional de Câncer (Inca)