o que é mini hand

4
O que é mini-hand O que é? O Mini-Hand é um jogo com bola para crianças de 7 a 11 anos com uma filosofia, equipamentos e regras especiais, que devem integrar as necessidades lúdicas das crianças transmitindo prazer, satisfação e experiências positivas. O mini-handebol é uma brincadeira fácil de ser praticada, pois envolve movimentos naturais do ser humano (correr, pegar, saltar, equilibrar, girar, arremessar). Deve ter uma orientação dirigida à metodologia e a didática da Educação Física e o Esporte na idade escolar. Ele deve ser organizado de tal maneira que a criança aprenda através de jogos, estando em atividade o tempo inteiro sem a preocupação de ganhar ou perder, mas que permita ela o tempo todo testar as suas habilidades tornando isso cada vez mais uma experiência positiva. A ênfase é dada em jogar, se divertir sem treinamentos táticos ou técnicos, sem preocupações excessivas com o desempenho e a performance. É baseado no prazer que a criança tem pelo jogo, aspectos como honestidade e justiça devem ser bem trabalhados, assim como o respeito com o colega e com o adversário. Todos devem aprender atuar em equipe, aceitando suas qualidades e defeito e as qualidades e defeitos dos outros. As regras são simples e adaptadas do handebol, para que a criança consiga entender facilmente a metodologia e o desenvolvimento do jogo. Objetivos Introduzir o Mini Handebol no conteúdo da Disciplina Educação Física, como fator de desenvolvimento educacional e como veículo de formação física, intelectual e social da criança. Objetivos Específicos:

Upload: sharytha

Post on 25-Jul-2015

4.872 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é mini hand

O que é mini-hand

O que é?

O Mini-Hand é um jogo com bola para crianças de 7 a 11 anos com uma filosofia, equipamentos e regras especiais, que devem integrar as necessidades lúdicas das crianças transmitindo prazer, satisfação e experiências positivas.

O mini-handebol é uma brincadeira fácil de ser praticada, pois envolve movimentos naturais do ser humano (correr, pegar, saltar, equilibrar, girar, arremessar). Deve ter uma orientação dirigida à metodologia e a didática da Educação Física e o Esporte na idade escolar. Ele deve ser organizado de tal maneira que a criança aprenda através de jogos, estando em atividade o tempo inteiro sem a preocupação de ganhar ou perder, mas que permita ela o tempo todo testar as suas habilidades tornando isso cada vez mais uma experiência positiva.

A ênfase é dada em jogar, se divertir sem treinamentos táticos ou técnicos, sem preocupações excessivas com o desempenho e a performance. É baseado no prazer que a criança tem pelo jogo, aspectos como honestidade e justiça devem ser bem trabalhados, assim como o respeito com o colega e com o adversário. Todos devem aprender atuar em equipe, aceitando suas qualidades e defeito e as qualidades e defeitos dos outros.

As regras são simples e adaptadas do handebol, para que a criança consiga entender facilmente a metodologia e o desenvolvimento do jogo.

Objetivos

Introduzir o Mini Handebol no conteúdo da Disciplina Educação Física, como fator de desenvolvimento educacional e como veículo de formação física, intelectual e social da criança.

Objetivos Específicos:

- Atender as necessidades esportivas das crianças, criando diversos NÚCLEOS DE MINI-HAND em todo o território nacional;

- Ocupar o tempo livre das crianças com atividades sadias, evitando os perigos da ociosidade;

- Oferecer às crianças a possibilidade de, ao praticarem o Mini-Hand, conhecer um desporto agradável de jogar, de hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para a formação de cidadãos conscientes;

- Manter o “status” do Esporte Olímpico mais praticado nas escolas;

- Possibilitar o surgimento de novos atletas e equipes que, no futuro possam participar de eventos esportivos da modalidade, nos níveis estadual e nacional;

Page 2: O que é mini hand

- Possibilitar o surgimento de novos talentos que possam integrar as equipes brasileiras em futuras competições internacionais

Adaptações

ONDE SE PODE JOGAR MINI-HAND

Em qualquer superfície (quadra, grama, praia, etc.) que permita aos jogadores progredir com a bola e não ofereça perigo para sua integridade física.

COMO SE JOGA O MINI-HAND

É similar ao handebol, só que logicamente a forma de jogar e as regras são adaptadas as crianças e suas capacidades, com o fim de permitir uma diversão sem a complexidade do jogo para adultos. Não obstante se pretende que não existam muitos condicionantes regulamentares para sua prática, o fundamental é que os jogadores se divirtam, passem um tempo agradável e que haja um exercício físico minimamente dirigido.

O TERRENO DE JOGO

Uma quadra de 20m X 13m que pode ser marcada em qualquer lugar que ofereça possibilidades de progressão com a bola, bem como segurança para os jogadores. No terreno de jogo, conforme a figura, em suas dimensões em cada linha indicada, os jogadores podem mover-se por todo campo exceto dentro da área do goleiro. O objetivo do jogo é conseguir o maior número possível de gols, no gol (trave) adversário. A área de goleiro tem um raio de 5m. O pênalti é marcado a 6 m da linha de gol.

TRAVE

A trave pode ser a mesma das categorias superiores, com uma diferença que o travessão superior esteja e uma altura mais baixa. Se a bola é arremessada por cima do travessão se assinala um tiro de meta. Sugerimos uma Trave com 2.40 cm de largura, por l.60 cm de altura.

A BOLA

Deve ser a bola própria do MINI-HAND. Se não for possível adquiri-la, utilizar uma bola pequena, leve, de manejo fácil com uma só mão. É permitido passar, driblar, segurar, arremessar e conseguir o gol. Devera ser de material macio que não coloque em risco a integridade física das crianças e ter uma circunferência de 44cm a 48cm. Quando não for possível obter material específico do Mini-hand, utilizar bolas de borracha que tenham as especificações acima citadas.

DURAÇÃO DA PARTIDA

O tempo de jogo será de 28 (vinte e oito) minutos. Cada tempo de jogo se divide em 02 (dois) períodos de 07 (sete) minutos com 02 (dois) minutos de intervalo entre os dois períodos. Entre o

Page 3: O que é mini hand

primeiro e o segundo tempo de jogo, haverá um intervalo de 05 (cinco) minutos. As crianças dispõem de todo esse tempo para divertimento jogando com seus companheiros. Pensar nos resultados é o que menos importa. O que realmente importa é conhecer bem as regras do jogo e se divertir.

O ÁRBITRO

O árbitro apita todas as irregularidades que se produzam no jogo e deve explicar às crianças sobre as irregularidades durante o jogo, para que desta forma as crianças entendam o desenvolvimento do jogo e suas regras. Quando uma criança tiver alguma dúvida, o árbitro deverá esclarecer.

Introdução ao projeto

Iniciar e integrar as crianças e jovens das unidades escolares brasileiras à prática do Handebol, difundir o esporte através da rede escolar de ensino estadual, municipal e particular e transformar seus praticantes com grande potencial em atletas de ponta, são os objetivos deste projeto da Confederação Brasileira de Handebol-CBHb.

O Projeto Mini-Handebol foi criado em 2000 e ganhou força em 2004, passando a ser conhecido como “Projeto Petrobras Mini-Hand de Iniciação Esportiva”. Com apoio total da empresa patrocinadora do Handebol brasileiro, o Projeto Petrobras Mini-Hand tem sido um dos fatores que contribuem de forma decisiva para que a Petrobras renove contrato de patrocínio com a CBHb, pois o programa integra o elenco de projetos sociais da maior empresa brasileira.

Fonte: Vale do Handebol: Da inclusão social a competição. Uma grande jogada. Disponível em : http://marcelopoffo.tpa.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=4&Itemid=4 Acessado em 03 de dezembro de 2010.