o sistema imune é formado por vários órgãos

4
1. O sistema imune é formado por vários órgãos, tecidos e células. Considerando este sistema, cite: a) a função do timo. b) o nome da célula que produz anticorpos. c) o nome de uma célula capaz de fagocitar, processar e apresentar antígenos aos linfócitos. d) o nome do órgão linfóide capaz de filtrar o sangue. e) nome de um órgão linfóide associado ao sistema digestivo. CONTEÚDO : CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS – Aspectos anatômicos e fisiológicos dos seres vivos. RESOLUÇÃO : a) O timo é um órgão linfóide que tem como função a diferenciação de linfócitos T a partir de linfócitos imaturos oriundos da medula óssea. b) A célula especializada na produção de anticorpos é o plasmócito. Entretanto, os linfócitos B podem também produzir anticorpos, embora em pequena quantidade. Portanto, a resposta pode ser: plasmócito ou linfócito B. c) As células capazes de fagocitar, processar e apresentar antígenos aos linfócitos são conhecidas de maneira geral como células apresentadoras de antígenos, sendo o macrófago a mais comum. d) O baço é o único órgão linfóide interposto na circulação sanguínea, sendo, portanto, o único capaz de filtrar o sangue. e) Há vários órgãos linfóides associados ao sistema digestivo. Podem ser citados as tonsilas (amídalas), as placas de Peyer e o apêndice. QUESTIONÁRIO - REVISÃO IMUNOLOGIA 1. Cite exemplos de resposta imunológica inata. 2. Cite exemplos de resposta imunológica adquirida / adaptativa.

Upload: sharlene-bonfim

Post on 08-Aug-2015

1.122 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O sistema imune é formado por vários órgãos

1. O sistema imune é formado por vários órgãos, tecidos e células. Considerando este sistema, cite:

a) a função do timo.

b) o nome da célula que produz anticorpos.

c) o nome de uma célula capaz de fagocitar, processar e apresentar antígenos aos linfócitos.

d) o nome do órgão linfóide capaz de filtrar o sangue.

e) nome de um órgão linfóide associado ao sistema digestivo.

CONTEÚDO:CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS – Aspectos anatômicos e fisiológicos dos seres vivos.

RESOLUÇÃO:a) O timo é um órgão linfóide que tem como função a diferenciação de linfócitos T a partir de linfócitos

imaturos oriundos da medula óssea.

b) A célula especializada na produção de anticorpos é o plasmócito. Entretanto, os linfócitos B podem também produzir anticorpos, embora em pequena quantidade. Portanto, a resposta pode ser: plasmócito ou linfócito B.

c) As células capazes de fagocitar, processar e apresentar antígenos aos linfócitos são conhecidas de maneira geral como células apresentadoras de antígenos, sendo o macrófago a mais comum.

d) O baço é o único órgão linfóide interposto na circulação sanguínea, sendo, portanto, o único capaz de filtrar o sangue.

e) Há vários órgãos linfóides associados ao sistema digestivo. Podem ser citados as tonsilas (amídalas), as placas de Peyer e o apêndice.

QUESTIONÁRIO - REVISÃO IMUNOLOGIA

1. Cite exemplos de resposta imunológica inata.

2. Cite exemplos de resposta imunológica adquirida / adaptativa.

3. Quais são as três propriedades específicas do sistema imunológico? Explique-as.

4. Quais são as três frações que compõem um anticorpo? Explique-as.

5. Sucintamente, explique de que maneira ocorre a diversidade dos anticorpos? Como é possível que sejam formados uma variedade infinita de anticorpos?

6. O que é um antígeno? E um epítopo? Quais características tornam um antígeno mais ou menos antigênico?

8. Quais são os órgãos linfóides primários (centrais)? E os secundários? Qual a função de cada?

Page 2: O sistema imune é formado por vários órgãos

11. Como o LTc causa a citotoxicidade?

12. O que é a Célula NK (Natural Killer)? Como ela age?

13. Como ocorre a apresentação de antígenos extracelulares? Esquematize.

14. Como ocorre a apresentação de antígenos intracelulares? Esquematize.

15. As moléculas de adesão, sistema complemento, leucócitos, citocinas e órgãos linfóides, todos agem em conjunto para que haja a resposta imunológica. Explique de forma sucinta.

16. O que são Linfócitos T supressores? Como agem?

1. Pele, pH, cílios, mucosas, macrófagos. Inespecífica. Não necessita da presença de Ac. Intensidade não aumenta com o número de exposições.

2. Anticorpos, gera memória, intensidade aumenta com o número de exposições, específica. Resposta ativa: vacinas. Resposta passiva: soro antiofídico, anticorpos transmitido pelo aleitamento.

3. Memória - capacidade de se lembrar dos antígenos com que entrou em contato. Especificidade - resposta específica para cada antígeno. Reconhecimento - capacidade de reconhecer antígenos e diferenciar o próprio do não próprio.

4. Fração Variável (Fab) - região hipervariável, onde é feita a ligação com o antígeno. Junção (J) - espécie de "mola", liga a fração Fab com a FC. Aumenta a atividade do anticorpo e fornece uma maior variabilidade para a porção Fab. Fração Constante (FC) - porção inferior do Anticorpo. É sempre igual, independente do anticorpo. É a parte que se liga às células do S.I. 5. Através de rearranjos gênicos (splicing alternativo), mutações, Junção (J).

6. Antígeno é toda molécula que gerar resposta imune. Pode ser próprio ou não próprio. Epítopo é a menor parte do antígeno a gerar Resposta Imune.

7. MHC I, presente em todas as células nucleadas. Atua no combate à antígenos intracelulares. Tem afinidade pela molécula de adesão CD8 do LTc. MHC II, presente nas APCs. Atua no combate à antígenos extracelulares. Tem afinidade pela molécula de adesão CD4 do LTh. 8. Primário (centrais): Timo (maturação de Linfócitos Timo-Dependentes) e Medula óssea (produção das células do S.I e maturação de linfócitos bursa-equivalentes - LB). Secundários: Baço, Linfonodos e MALT. Locais onde ocorre a resposta imunológica.

9. MALT - Tecido Linfóide Associado à Mucosas. Parte do sistema imunológico responsável pela defesa e proteção das mucosas.

10. LTh 0 - Linfócito T em repouso. LTh1 - linfócito T mais abundante em adultos. Produz IgM, IgG e IgA. LTh2 - Linfócito T mais abundante em crianças e idosos. Imunosupressor. Ativado em parasitoses. LTh3 - linfócito T que auxilia na regulação da intensidade da resposta imune.

11. Através da produção de enzimas como as perfurinas e outras substâncias que induzem a apoptose celular.

12. Célula NK é um tipo de Linfócito T responsável por destruir toda e qualquer célula que não seja considerada como própria (que não apresenta identificação, como o HLA-G).

13. Ver arquivo RESUMO - APRESENTAÇÃO DE Ag

14. Ver arquivo RESUMO - APRESENTAÇÃO DE Ag

15. Todos estes componentes agem em conjunto. Células atuando na identificação e eliminação de antígenos via fagocitose e produção de anticorpos. Toda a comunicação celular é feita via citocinas. O sistema complemento atua permitindo a ação de anticorpos e gerando respostas inflamatórias, além de

Page 3: O sistema imune é formado por vários órgãos

estímulo de produção celular ou outras funções. Todas as células são produzidas nos órgãos linfóides e os combates imunológicos ocorrem nos órgãos linfóides secundários, na maioria das vezes.

16. São linfócitos especializados na supressão da resposta imunológica via inativação de linfócitos B.