o société générale implanta devops no mainframe com o ... · • incentivar a transformação...

8
O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o Compuware Topaz

Upload: others

Post on 07-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o Compuware Topaz

Page 2: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

2The Mainframe Software Partner For The Next 50 Years

O Société Générale é um dos principais grupos de serviços financeiros da Europa. Com base em um modelo de serviços bancários diversificados e integrados, o grupo combina poder financeiro e experiência comprovada em inovação com uma estratégia de desenvolvimento sustentável, visando ser o parceiro de confiança de seus clientes, comprometido com transformações positivas na sociedade e na economia.

A transformação digital é uma iniciativa estratégica constante para o Société Générale, à medida que novas tecnologias e o Open Banking aceleram as mudanças na forma que os clientes obtém valor dos recursos e serviços de varejo dos bancos. O Société Générale vê isso como uma oportunidade para “reinventar o banco do futuro” e atender às expectativas cada vez mais altas dos clientes em termos de proximidade, instantaneidade, personalização e segurança nos serviços de varejo. Hoje, os 23.000 especialistas de TI do Société Générale ao redor do mundo estão estabelecendo parcerias com as equipes comerciais do grupo para desenvolver novas soluções digitais que continuam a aprimorar a experiência dos usuários.

Para que isto seja possível, o departamento de TI dos serviços de varejo franceses do grupo começou uma jornada de transformação DevOps com a prática de entrega contínua. O foco está em agregar valor aos negócios e aos clientes com velocidade e eficiência em inovações diárias. Esta transformação inclui a aquisição de ferramentas poderosas que possibilitem a modernização da área de TI—incluindo o Mainframe.

Page 3: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

3The Mainframe Software Partner For The Next 50 Years

A implantação de DevOps no MainframeO departamento de TI dos serviços de varejo franceses do grupo Société Générale integrou a infraestrutura do Mainframe à estratégia de TI com os objetivos de:

• Re-energizar o ambiente de implantação no Mainframe

• Remover tecnologias de Mainframe obsoletas

• Transformar o Mainframe em uma moderna plataforma Agile/DevOps

“O Mainframe sempre terá um papel importante na TI, especialmente no setor de serviços. Mais da metade das nossas linhas de código são atualizadas no Mainframe. E quase todas as aplicações e novas iniciativas de negócios são compostas, envolvendo tanto um Mainframe como legados distribuídos”, disse Gatien Dupré, chefe da iniciativa zDevOps do Société Générale para os serviços de varejo franceses.

zDevOps: O Mainframe Agile

O zDevOps, parte do projeto IDEM (Integrated Development Environment for Mainframe) do departamento de TI, tem como meta modernizar as aplicações e práticas de Mainframe por meio do desenvolvimento Agile e DevOps.

“O Mainframe sempre terá um papel

importante na TI.”- Gatien Dupré Société Générale, zDevOps

Diretrizes principais do zDevOps

• Saber qual meta a ser alcançada, mas ser flexível quanto ao caminho a ser tomado

• Adotar flexibilidade e agilidade comprometendo-se a adaptar-se permanentemente

Page 4: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

4The Mainframe Software Partner For The Next 50 Years

“O nosso desafio era claramente unir as equipes ao redor do projeto zDevOps”, disse Gatien Dupré. Outro desafio foi atrair talentosos desenvolvedores de nova geração para trabalharem no Mainframe.

“Para modernizar as práticas de desenvolvimento, gerar ganhos de produtividade e incentivar a renovação para uma nova geração de desenvolvedores, o Mainframe deve ser transformado em uma plataforma DevOps ágil, orientada para inovações”, continuou Gatien.

Esse ambicioso, mas pragmático projeto fez do Société Générale um pioneiro no uso de DevOps em Mainframes no mercado francês de serviços bancários. Mas um resultado bem sucedido exigia modernas ferramentas de desenvolvimento para Mainframe que possibilitasse aos desenvolvedores do departamento de TI preservar e aprimorar os recursos do Mainframe, iniciando o processo de análise de múltiplos IDES do Mainframe, com o objetivo de encontrar uma solução para:

• Melhorar a produtividade dos desenvolvedores em várias tecnologias e linguagens do Mainframe

• Fazer com que a próxima geração de desenvolvedores de Mainframe se ajuste e compreenda mais facilmente os sistemas do Mainframe

• Fazer com que a plataforma se adapte à estratégia geral Agile/DevOps do grupo

Compuware Topaz: O empoderamento de uma abordagem DevOpsEm 2016, o Société Générale iniciou uma análise, com duração de dois meses, de pedidos de informações (RFIs) de soluções IDE potenciais para implantação de sua estratégia de investimentos no mainframe. No final, o grupo escolheu o Compuware Topaz.

Page 5: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

Por que o Topaz?

• Um pacote integrado de ferramentas, e não apenas um conjunto de recursos

• Intuitivo e fácil para as novas gerações

• Projetado para equipes Agile/DevOps

• Equipado com recursos de visualização estáticos e dinâmicos para ajudar os desenvolvedores a verem literalmente as estruturas dos programas

• Integração com ferramentas líderes para Mainframes ou não, como SonarSource e Jenkins

• Proporciona a capacidade de desenvolver plug-ins por meio do Topaz Connect (um critério essencial de adoção da organização de TI)

• Aberto e personalização por meio de APIs

• Licenciamento flexível

5The Mainframe Software Partner For The Next 50 Years

Fácil instalação e implementação

Além dos recursos, o departamento de TI do Société Générale para serviços de varejo franceses apreciou a fácil instalação, configuração e inicialização do Topaz, assim como o atendimento ao cliente superior da Compuware. Quando chegou a hora da prova de conceito, o Topaz foi instalado pelos próprios desenvolvedores do banco em menos de uma hora e passou a operar logo no primeiro dia.

O Société Générale

apreciou a fácil

instalação,

configuração e

inicialização

do Topaz, assim

como a atendimento

ao cliente superior

da Compuware.

Page 6: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

6The Mainframe Software Partner For The Next 50 Years

Suporte superior

A Compuware forneceu às equipes de RFI do banco assistência total e completa por todo o processo, incluindo sessões de treinamento, oficinas, revisões gerais com os líderes das equipes de projeto, um guia do usuário no idioma do banco personalizado em relação ao contexto e acesso a suporte e gestão de produto para resolução de falhas.

A gestão da grande mudança no Mainframe“Para colocar a transformação DevOps do nosso Mainframe em teste e obter apoio para essa grande mudança, criamos uma competição bem humorada e impactante, pedindo às equipes que “caçassem” falhas e defeitos usando o Topaz”, disse Gatien Dupré.

“Isto nos permitiu aprimorar a coesão ao redor do Mainframe e mostrou às equipes que a cultura de Mainframe pode facilmente se adaptar e dar suporte aos mais inovadores padrões de TI, oferecendo uma experiência de desenvolvimento idêntica a outras tecnologias, como Java.”

Hoje, os desenvolvedores do Mainframe usam a intuitiva interface do Topaz para incentivar a colaboração entre plataformas. Com a ajuda do Topaz, eles aumentaram a produtividade de desenvolvimento no Mainframe ainda no primeiro mês.

Além do desempenho tecnológico do Topaz, o que destacou a solução para o Société Générale foi a sinergia entre as equipes internas e a Compuware, que trabalhou coletivamente para garantir o sucesso desta fase do projeto zDevOps.

“A colaboração com a Compuware ocorreu de forma natural. Ela foi construída conforme nossos requisitos, com agilidade e confiança. Encontramos um parceiro especializado que entende; não hesita em entrar nas equipes para corrigir uma falha e, por fim, nos permite colocar os Mainframes em um processo de inovação coletiva”, disse Gatien Dupré.

Page 7: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

7The Mainframe Software Partner For The Next 50 Years

Compuware: O parceiro para DevOps no Mainframe e inovações colaborativasCom a ajuda do Topaz, o departamento de TI está implantando DevOps no Mainframe e retirando a plataforma do isolamento—algo que muitos tentaram visualizar como realidade por muito tempo.

“Ao incluir o Mainframe em uma cultura de agilidade, colaboração e DevOps, nós diariamente desautorizamos os palpiteiros anti-Mainframe”, disse Gatien Dupré.

Esta modernização da cultura, processos e ferramentas do Mainframe está possibilitando novas formas de comunicação, colaboração e transparência entre as equipes, não importando a plataforma, garantindo que elas possam construir em conjunto inovações em serviços bancários de qualidade, voltados para o cliente, assim como possibilitar que a nova geração de desenvolvedores seja produtiva no Mainframe.

Por 35 anos, nós usamos o modelo V, uma extensão do waterfall e um modelo ao qual o Mainframe tinha que se adaptar”, disse Gatien Dupré. “Ao mudarmos o paradigma, o Mainframe se adaptou novamente para se adequar a uma abordagem de inovações ágeis e sustentáveis. O Mainframe continuará sendo uma tecnologia poderosa, adaptável e dimensionável na qual confiaremos para criar valor para os negócios.”

Esta modernização

da cultura, processos

e ferramentas do

Mainframe está

possibilitando

novas formas de

comunicação,

colaboração e

transparência

entre as equipes.

Page 8: O Société Générale implanta DevOps no Mainframe com o ... · • Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps • Modernizar o ambiente

Desafios• Incentivar a transformação digital ao integrar o Mainframe a uma estratégia DevOps

• Modernizar o ambiente de desenvolvimento e retirar tecnologias obsoletas

• Transformar o mainframe em uma moderna plataforma Agile/DevOps

• Incentivar novas colaborações com a área comercial para aumentar a agilidade e inovações para os clientes

• Empoderar novos programadores para o trabalho fácil no Mainframe

Resultados• Suporte à estratégia de DevOps

• Melhor entendimento e desenvolvimento do código do Mainframe, por desenvolvedores novatos ou experientes

• Redução de custos com aumento da qualidade e produtividade das equipes de Mainframe e redução no consumo de MIPS

• Apoio à coesão de equipes multiplataforma

• Maior confiabilidade na produção

• Detecção mais precoce e rápida de falhas/não conformidades

O parceiro de software para mainframe dos próximos 50 anos

A Compuware possibilita que as maiores empresas do mundo tenham resultados superiores na economia digital ao tirarem total proveito seus

altos investimentos em mainframes. Nós conseguimos isso fornecendo soluções altamente inovadoras que fornecem, como nenhuma outra,

aos profissionais de TI habilidades primordiais para gestão de aplicativos, dados e operações de plataforma em mainframes.

Veja mais em compuware.com.

© 2019 Compuware Corporation 32243