o templo de salomão e os ataques aos evangélicos _ papodehomem
TRANSCRIPT
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 1/13
Capa Sees Melhor do PdH Tesouro Nossa histria Contato
por Pedro Burgosem 06/08/2014 s 13:52 | Artigos e ensaios,Debates
$0.&/53*04
05FNQMPEF4BMPNPFPTBUBRVFTBPT
FWBOHMJDPT
Tweetar 67
1,4 milCurtir
21
O Templo de Salomo, um dos maiores santurios do mundo, foi inaugurado semana passada, e
no parece que vai sair das manchetes to cedo.
Parece que nem os estdios da Copa, muitos deles mais caros e com emprstimos pblicos
generosos, receberam tanta cobertura negativa.
O Templo de Salomo, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, construda no distrito do
Brs, So Paulo
No que ela seja necessariamente injusta, bom dizer. Do alvar irregular usado na obra falta de
melhorias no trnsito nas cercanias ou o possvel papel na contaminao das terras da USP Leste,
o Templo nasce cercado de questes condenveis ou no mnimo discutveis, que devem ser
investigadas.
Mas no so apenas as questes legais que aparecem nas conversas na hora de condenar a obra.
Lendo os principais jornais ou o meu feed, parece haver uma clara m-vontade generalizada sobre
o novo local de peregrinao.
H muita gente questionando a arquitetura (que seria inspirada no Kitsch de Las Vegas, ou algo
assim); um post bastante compartilhado tem um certo tom de deboche nas observaes
comparando o monumento a shopping centers ou parques da Disney ; e a imagem de polticos na
inaugurao usada para atac-los, indiscriminadamente, como se todos s estivessem ali para
ganharem votos, beijar a mo de algum que poderia magicamente tocar o rebanho para a urna.
O Templo de Salomo tratado, para essas pessoas, como uma aberrao, ou uma maldio com
que teremos que aprender a conviver.
Cercando todas essas histrias, as caixas de comentrios e compartilhamentos, h uma narrativa
onipresente: a ideia que Edir Macedo e tantos outros lderes religiosos (especialmente os
neopentecostais) ganham dinheiro enganando o povo. Qualquer matria elogiosa ao bispo fala
apenas do seu tino para negcios, como se seus templos fossem to somente grandes agncias
bancrias apenas com a funo de depsito.
Busca
Insira seu e-mail
5389 artigos
655158 comentrios
1027 leitores online
6.0-)"3%&5"-)"%0
%"4-&4&4%04&90]
*/'0(3'*$0
por Jader Pires | 7 comentrios
0130+&50&3"
*/$37&-."4'"-*6
por Eduardo Amuri | 6comentrios
#0.%*","$:
"//&)*--
por Luciano Ribeiro | 4comentrios
%*$"41"3"53&*/"3
.&-)03/0'3*0
por Jader Pires | 2 comentrios
-&*"."*44)054
369kLike
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 2/13
Inaugurao do Templo de Salomo. Na ordem: o governador de So Paulo, Geraldo Alkmin, o vice-
presidente Michel Temer, a presidente da repblica, Dilma Rousseff, o lder da IURD, Edir Macedo e
o atual prefeito da cidade de So Paulo, Fernando Haddad
Essa lgica, to pervasiva em nossa cultura nos ltimos anos ao menos nos crculos que se
dizem mais intelectuais , trata os crentes como um povo sofrido, normalmente pobre e
ignorante, que gasta o que no tem para sustentar templos cada vez mais suntuosos e o luxo de
pastores (como a cobertura de Edir Macedo e famlia, por exemplo).
uma viso generalizante (portanto, equivocada), preconceituosa, que interdita um dilogo que
merece ser mais cheio de nuance.
Segundo o ltimo censo do IBGE, 22,2% dos brasileiros se declaram evanglicos. Eram 9% em
1991. uma parcela cada vez mais significativa da populao, o que de cara j desafia a narrativa
vigente: se essas pessoas doam tanto dinheiro para a igreja, como a renda mdia do brasileiro
cresceu tanto nos ltimos 15 anos? S os ateus e catlicos enriquecem?
Os crticos no esto muito interessados na matemtica da coisa. E a ideia de que as pessoas que
enriquecem Edir Macedo e outras igrejas so tolas, e esto em busca de milagres, fantasias,
promessas vazias, continua muito forte.
Ela est, por exemplo, em diversas perguntas que Marlia Gabriela fez ao pastor Silas Malafaia em
uma das entrevistas mais polmicas do ano passado. Ficamos meses discutindo a existncia ou
no de um gene gay ou algo assim uma tolice que Malafaia insistiu , mas pra mim h uma
parte, pelo jeito que a pergunta colocada e especialmente a resposta, que mereceria mais
ateno. Diminua o volume pra suportar a gritaria do pastor e assista a esses 3 minutos:
Link YouTube
Qualquer pastor ou evanglico que voc se dispuser a conversar lhe dir algo semelhante ao que
Silas disse. H um certo benefcio em frequentar o culto, em participar daquela comunidade, em
viver sob determinados ensinamentos e no mero conforto, conforto, como definiu a jornalista,
ou um milagre. mais.
algo que eu, ateu que sou, talvez nunca consiga entender. Mas que real. Para muita,
muita gente. Eu conheo casos prximos de gente que de fato teve a vida transformada
quando entrou em uma igreja evanglica.
Eu tenho esperana (ou f) que seja possvel tratar dependentes qumicos de drogas como o crack
de maneira mais humana, com acompanhamento clnico, mas impossvel negar que diversas
igrejas ajudaram viciados a largarem crack, cocana ou o lcool.
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 3/13
Tambm nutro um irracional otimismo de que um dia reformaremos nosso sistema penal e
carcerrio, para prender menos gente e dar penas mais dignas. Enquanto isso no acontece,
alguns presos efetivamente se arrependem e buscam uma vida mais direita seguindo ensinamentos
bblicos nos presdios. A prpria Igreja Universal, por exemplo, atua em 350 presdios, com 6,8 mil
voluntrios que alm de pregar, oferecem servios de sade e doam produtos de higiene.
E no so s bandidos ou viciados que acham a cura. H gente em momentos difceis de
depresso ou desentendimentos com os familiares que acham naqueles templos no s conforto,
mas uma sada. E que acha, como Silas, justo agradecer a tudo isso de alguma forma. E,
monetariamente, essas coisas no tm preo.
E no sei se cabe a mim julgar a deciso individual de algum dar a quantia que seja para
agradecer graa alcanada. Mas quando estamos falando que Edir Macedo ergueu o Templo
enganando um monte de gente, exatamente isso que estamos fazendo.
No gosto de Edir Macedo. Tenho certo nojo da figura desde aquela reportagem de 1995 que
mostra ele ensinando a pastores como deve ser feito o pedido do dzimo (ou d ou desce!). H
muitos relatos de pessoas reclamando que a maneira com que a IURD pede doaes chega a ser
agressivo. E certamente h milhes de evanglicos que concordam comigo que 680 milhes de
Reais muito dinheiro para se gastar em um templo, que isso pecado, ostentao.
bispomacedo
2671 likes 78 comments
As opinies de Edir Macedo no podem ser confundidas com todo o seu rebanho, menos ainda
com as de todos os evanglicos. H diferenas sensveis entre Bento XIV e o Papa Francisco,
mas elas no influenciaram de maneira to forte o nosso julgamento sobre os catlicos ou mesmo
outras lideranas da igreja catlica. Precisamos ver essas crenas como coletivos de pessoas que
so, e respeitar mais as individualidades.
Porque h muita diferena dentro do protestantismo no Brasil. Edir Macedo defende o aborto (diz
que a favor do direito de escolha da mulher), Silas Malafaia terminantemente contra. H o
Pastor Feliciano fazendo absurdos na Comisso de Direitos Humanos e h a Igreja Crist
Contempornea, que lota seu templo em So Paulo justamente por abraar homossexuais.
Os templos e os cultos dos 3,7 milhes de seguidores da Igreja Batista so diferentes dos 1,8
milho que seguem a Igreja Evangelho Quadrangular, ou os 1,5 milho de adventistas e os 750 mil
da Sara Nossa Terra.
Mesmo assim, colocamos em seguidas reportagens, comentrios e posts todo mundo no mesmo
saco. um tal de bancada evanglica aqui, voto evanglico pra l, doutrina evanglica ali.
Tudo pra designar, no fim, o que seria o atraso ideolgico, o obscurantismo, como prefere um
deputado. Podemos fazer melhor.
(J que est na moda fazer um manchetmetro para designar se os grandes veculos de mdia
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 4/13
1&%30#63(04
J escreveu para um monte de revistas, como Superinteressante, Galileu,Exame e VIP, e passou 3 anos como editor-chefe do Gizmodo Brasil.Atualmente, prefere compartilhar artigos conversando ao vivo, mas tambmseleciona boas leituras para estranhos na Newsletter do Oene. Lanou esteano seu primeiro livro, Conecte-se ao que importa Um manual para a vidadigital saudvel.
Outros artigos escritos por Pedro Burgos
Amor criao 7 problemas de um homemestressado
J parou pra pensar no que vaite fazer sofrer em 2014?
O texto acima no representa a opinio do PapodeHomem. Conhea a viso e a essncia por trs do quefazemos. Queremos uma discusso de alto nvel. Antes de comentar, leia nossas boas prticas. Caso desejeenviar um texto e se tornar um autor, venha por aqui.
esto contra ou a favor do governo, alis, seria interessante ver como est a cobertura dos
evanglicos.)
Precisamos de um Estado cada vez mais laico tambm. abominante a ideia de que conquistas
civis, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, possam ser desfeitas porque alguns
desses lderes religiosos interpretam a Bblia de determinada maneira, por exemplo.
Mas falta empatia tambm de ambos os lados para avanar o dilogo. Quando insistimos que
um deputado, representante do povo no nosso atual sistema, no nos representa, ou tratamos o
Templo como uma aberrao erguida pelo dinheiro de tolos, estamos fortalecendo uma diviso que
no nos interessa, impedindo qualquer reconciliao.
E isso interessa alguns lderes-estrela, que se aproveitaro de nimos exaltados para criar um
histria de perseguio, e de certa forma tero razo. No precisamos disso.
Culto no Templo de Salomo
De novo: so pelo menos 42,3 milhes de pessoas que se definem evanglicos no Brasil. E
crescendo. Podemos atacar e questionar bispos sem bater nos fiis, cobrar o alvar ou o IPTU sem
desrespeitar um lugar que considerado sagrado, condenar posies polticas de alguns mas sem
generalizar pra todos.
Podemos, certo?
4&1"3".04."*45&95041"3"70$$0/5*/6"3-&/%0
PapodeHomem
369,658 people like PapodeHomem.
Facebook social plugin
Like
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 5/13
118 Comentrios Papo de Homem Entrar
Ordenar por Melhor avaliado Compartilhar
Participe da discusso
Responder
Dbora Navarro Rocha Cortela 6 dias atrs
Poxa Pedro, esse texto d uma alfinetada em um lado que quero esconder. Sou ateia
e em vrias discusses calorosas falo com a boca cheia que tenho poucos
preconceitos. Mentira, esse o maior.
Coloco tudo no mesmo saco, acho que o Edir Macedo controla todas, e s a palavra
evanglica/o di no meu ouvido. Me surpreendo quando pessoas queridas ou de
extrema qualificao profissional se dizem evanglicas. Fico possessa quando vejo
prdios desse tamanho, monopolizando tudo.
Tenho total noo do preconceito. Tenho tambm por fervorosos religiosos, e na
verdade, associo o evanglico a um fervoroso.
Desconhecimento puro. Uma tremenda falha de carter.
No entanto, sempre que posso procuro me informar, mas o preconceito est aqui,
caladinho.
Obrigada e parabns pela delicadeza do texto.
94
Responder
Jlio Csar 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Tambm tenho essa viso quando vejo meus preconceito contra comunistas,
por exemplo, sinto uma leve nsia de vmito quando vejo algum defender
pases como Cuba, Venezuela e etc
Mesmo sendo Ateu e Liberal, fico muito puto quando vejo essa molecada que
se diz "neo-Ateu" atacando as pessoas que frequentam lugares considerados
"sagrados"
14
Responder
Bruno Perenha 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Poxa Debora, eu no vejo dessa maneira. Penso que misturar todas as
religies protestantes e fazer um bolo no uma ideia bacana e no abre
portas para uma discusso racional.
Realmente, nos dias de hoje, quando ouvimos a palavra "evanglico"
automaticamente vem na cabea palavras como: dinheiro, expulso de
demnios, ditadura, etc. Porm, misturar por exemplo, igreja adventista e
universal no tem cabimento, so doutrinas totalmente diferentes.
Pensemos de forma mais crtica e respeitando a individualidade de cada grupo.
Afinal, h religies srias que realmente tem um papel importante dentro da
plis.
10
Responder
Marcos Vincios de Moraes 2 dias atrs Bruno Perenha
Bem lembrado Bruno. Olha conheo Ateus que agem pior que
evanglicos. E digo isto pq vivi na pele, mesmo no estando afim de
conversar sobre o tema os caras insistiam em me "desevangelizar'.
Detalhe, eu nunca fui de falar sobre religio com amigos, mas o fato de
assumir uma crena parecia ser ofensa a eles como para alguns
fanticos evanglicos o contrrio deve ser igualmente parecido com
ofensa.
Note: Fanticos existem de ambos os lados e todos so extremamente
chatos! No meu caso sempre que algo surge como radical sempre me
lembra da histria da Alemanha ps primeira grande guerra e todos os
horrores que vieram em seguida.
Precisei me afastar de amigos para evitar brigas ou mesmo ser
chamado constantemente de burro ou intelectualmente inferior, como
costumavam dar indiretas.
Reforo o pedido de um Estado Laico, mas com pessoas tolerantes.
Infelizmente nem um e nem outro temos hoje.
2
Bruno Perenha 13 horas atrs Marcos Vincios de Moraes
Favorito
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 6/13
Responder
Bruno Perenha 13 horas atrs Marcos Vincios de Moraes
Sim Marcos, verdade. As vezes as pessoas confundem laico
com ateu.
Como diz o grande Mario Srgio Cortella, "religio no coisa de
gente tonta, que tem gente tonta e gente que no , assim
como em qualquer outro grupo, partido, sindicato, etc".
2
Responder
Marcos Vincios de Moraes 11 horas atrs Bruno Perenha
Perfeita esta citao.
Responder
Edson Arantes 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Dbora me identifiquei muito com o seu comentrio, tambm tenho muito
preconceito mas no meu caso com os muulmanos, o pior que eu nunca
conheci nenhum muulmano na vida e tenho certeza que esse preconceito
fruto da mdia, para mim eles so ultrapassados, violentos e irracionais.
Recentemente comecei a ler um livro: "Deus no grande" nesse livro o autor
critica muito as religies em geral, ele diz que o islo tem uma presena muito
grande na mdia (muito por causa da violncia ligada ele) porque uma
religio "nova", que est no seu "auge", que vrias outras religies j passaram
pelo mesmo perodo como por exemplo a catlica (Inquisio espanhola, por
exemplo).
Saber disso me proporcionou uma viso um pouco diferente, portanto acredito
que a melhor forma de combater o preconceito se esforar e tentar conhecer
um pouco mais sobre o assunto.
8
Responder
Dbora Navarro Rocha Cortela 6 dias atrs Edson Arantes
Oi Edson, concordo com voc! O conhecimento, com o devido respeito
ao que nos diferente, com certeza uma arma poderosa contra o
preconceito.
2
Responder
higor pegado 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
assim que os preconceitos esto: caladinhos.
5
Responder
Otto Dourado 5 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Voc identificou um preconceito dentro de si, isso louvvel e o incio da
desconstruo dele. Todos temos e s podemos combater aquilo que vemos.
Eu sou cristo evanglico e as vezes tenho que dar explicaes para no ser
confundido com cristos neo pentecostais, estes que invadiram as tvs, como
o caso da Universal. Os cristos verdadeiros so pensadores, inteligentes,
questionadores e reflexivos. No somos todos farinha do mesmo saco.
4
Responder
Dbora Navarro Rocha Cortela 4 dias atrs Otto Dourado
Otto, voc tem toda a razo. O ideal seria que voc nem precisasse
explicar isso, o bvio. Mea culpa.
Sim, essa identificao est sendo interessante e tenho tido dilogos
bem bons com pessoas muito esclarecidas e gentis.
Muito obrigada pelo retorno =)
2
Melissa 4 dias atrs Dbora Navarro Rocha CortelaAchei muito interessante quando foi exposto, a diferena entre os papas e os
pastores, ai ja conseguimos ver que nao podemos colocar tudo no mesmo
saco... a igreja infelizmente guiada por homens e os homens erram, e
infelizmente muitas pessoas acreditam nesse erro, que vai de vaidade a
luxuria, por isso prefiro falar que sou seguidora de Cristo. Infelizmente o
evangelho esta banalizado devido a esses pastores loucos.... mas a biblia
mesmo fala os mais sabios sero julgados diferentes, ou seja, os pastores que
erram e pregam errado sabem q esto errando e a conta ser bem pesada
com Deus.
Bom final de semana.
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 7/13
Responder
Bom final de semana.
3
Responder
fillipe dornelas 2 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Hoje em dia no se pode mais se declarar evanglico, existe muita sujeira
nesses meio.
A minha cultura a do cu e o meu Deus no habita em nada que feito pra
tirar a glria que dEle e ser depositada em um homem comum.
O Senhor santo e habita em meio aos louvores do seu povo.
Salmos 22:3
Deus abenoe. Paz.
2
Responder
Marcos Vincios de Moraes 2 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Legal ver isto Comadre, um tremendo passo quando ele dado de dentro
para fora.
Abraos
1
Responder
Matheus Gomes 5 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Que bom, eu frequento uma igreja pouco conhecida e ns amamos os gays,
s no concordamos com suas prticas, se um homossexual for l, ser bem
recebido. Tambm temos a ideia de que a religio faz mal ao mundo. Muitos de
ns tbm usam alargadores e calas, coisas que em algumas igrejas no so
socialmente aceitas.
1
Responder
Luiz Fernando Freire 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Apesar de entender bem seu comentrio explicando sobre o preconceito (que
tambm tive por um bom tempo), me pergunto: Por que no fica mais fcil
simplesmente aceitarmos a religio (opinio, viso poltica, sexualidade, gosto
musical) alheia?
Tambm no sou evanglico, tampouco ateu. Sigo a religio Wicca
(http://uniaowiccadobrasil.org.... e sou muito hostilizado por isso,
principalmente por evanglicos, entretanto no consigo entender por que, mas
por que no se pode aceitar uma escolha que no seja a prpria?! (Por favor,
no entenda como uma contraposio a sua opinio, apenas estou
generalizando)
Em resumo, acredito que, independentemente da opinio de cada um de ns,
devem-se existir cidadania, tica e moral, sobretudo como ser humano.
Acho que isso! :)
Grande abrao!
1
Responder
Dbora Navarro Rocha Cortela 6 dias atrs Luiz Fernando Freire
Luiz Fernando, eu no poderia concordar mais com voc. Respeito
genuinamente "opinio, viso poltica, sexualidade, gosto musical"
alheios. Sou professora, todos os meus discursos so em prol da
liberdade de escolha. Meu desabafo foi assumir que, infelizmente, e
contraditoriamente ao meu discurso tenho esse preconceito.
Penso que generalizo pelos inmeros maus exemplos que chegaram
at a mim. Mas tambm no fui atrs dos bons.
Essa discusso maravilhosa, no?
Abrao e bom dia!
2
Luiz Fernando Freire 6 dias atrs
Dbora Navarro Rocha Cortela
Sim, eu anteriormente disse que era fcil, mas um assunto
que ainda gerar muita discusso.
Muito bom saber sobre seu discurso como professora. Penso
em me tornar professor e conseguir falar sobre esses ideais
com mais credibilidade, assim como voc.
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 8/13
Responder
Parabns por sua iniciativa e, daqui para frente, pensarmos
que cada dia devemos fazer nossa parte quanto a tornar a
sociedade mais compreensiva e tica para que outras pessoas
possam encontrar, em ns, os bons exemplos que no
encontrramos quando precisvamos.
Como voc mesma disse, essa discusso maravilhosa!
Concordo em gnero, nmero e grau! Que discusso fantstica!
Essa vai para a Top 10 de Agosto, sem dvidas!
Bom dia pra ti tambm!
1
Responder
Dbora Navarro Rocha Cortela 6 dias atrs
Luiz Fernando Freire
Com certeza, top 10 =) Bom dia e at mais!
1
Responder
Guest 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Voc pode tudo!
1
Responder
Pedro Paulo 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Gosto de seu comentrio. Apenas uma coisa me intriga, porque voc afirma
ser uma "tremenda falta de carter" desconhecer algo? Isso baseado em sua
(suposta) concepo de achar errado desconhecer algo, ou porque seu
desconhecimento te guiaria um preconceito?
Responder
Dbora Navarro Rocha Cortela 6 dias atrs Pedro Paulo
Oi Pedro, considero meu preconceito uma falha no meu carter, com
certeza. Desconheo o todo, e deveria procurar entender, diferenciar, e
no criticar s cegas.
o que venho tentando mudar.
Abrao!
1
Responder
Pedro Paulo 6 dias atrs Dbora Navarro Rocha Cortela
Entendi :)
1
Responder
Gustavo Tavares 6 dias atrs
ver mais
Rapaz,
Concordo contigo a respeito de que no podemos generalizar os evanglicos,
considerando todos como um corpo nico que apresenta as mesmas caractersticas.
Mas acho que foi o mesmo que vc fez ao generalizar as crticas aos evanglicos. Nem
todas tratam dos mesmos pontos ou tomam por base o mesmo pr-conceito.
Crena pessoal um assunto particular, da esfera privada e, principalmente, ntima de
cada um. uma deciso pessoal. Mas a estrutura das religies, seus aspectos
sociais e teolgicos podem sim ser estudados e, quando pertinente, criticados.
Dentre os exemplos que vc citou, um grupo em particular se destaca. O grupo que os
estudiosos da sociologia das religies denomina de neopentecostais. Neste grupo
esto IURD, Sara Nossa Terra, Fonte da Vida, as Igrejas dos pastores RR Soares, dos
Bispos do Kak e do Valdomiro Santiago. As crticas aos grupos neopentecostais no
se baseia em tamanhos de templos, mtodos de arrecadao ou perfil dos pastores.
Mas sim no uso que eles fazem da teologia da prosperidade.
Para os que no conhecem, a teologia da prosperidade um conjunto de
49
Andr Vitor de Lima Matos 6 dias atrs Gustavo Tavares
"A teologia da prosperidade coloca na boca de Deus uma frase que do Diabo:
'Tudo te darei se prostrado me adorares'."
Pr. Fabrcio Cunha
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 9/13
Responder 15
Responder
cleidsonlourenco 2 dias atrs Gustavo Tavares
Melhor que o artigo.
1
Responder
newryo 11 horas atrs Gustavo Tavares
Bingo!
Responder
Alan Machado de Almeida 6 dias atrs
Vocs j entraram em sites da universal como o blog Amigos da Universal? Dem
uma lida nas matrias que falam sobre pessoas de outras religies como catolicismo,
espiritismo e candombl (principalmente essas duas ltimas). A intolerncia religiosa
impressionante. Eles querem falar mau de todo mundo e no querem ouvir. Tenha d.
17
Responder
Julivan Arantes da Silva 6 dias atrs Alan Machado de Almeida
Pelo menos em alguma coisa eles tm que acertar n?
Responder
delfiness 6 dias atrs
Parabns Pedro, hoje em dia apesar da minha crena se caracterizar como
"evanglica" tenho vergonha desse termo, quando perguntado prefiro apenas dizer
cristo ou batista, por esses motivos e muitos outros. Seu texto me deixa feliz em
saber que pessoas bem informadas como voc no nos considera "farinha do mesmo
saco". Um grande abrao, timo texto!
14
Responder
Gabriel Esteves 5 dias atrs delfiness
Pensei que era o nico que tinha vergonha de usar esse termo. Estamos
banalizados, infelizmente. Esses "pastores" ensinam TUDO errado e passam
a impresso de um Deus que vai dar riquezas atravs da prpria interpretao
de versculos. Sem inferiorizar, fico feliz por voc ser batista, apesar dos
pesares as Igrejas dessa doutrina ensinam a Bblia de verdade.
1
Responder
Heron Paulo 6 dias atrs
O dia que os evanglicos respeitarem as pessoas, respeitarem a politica e deixarem
de se meter na vida dos outros, sero menos atacados pela opinio alheia. No
podemos deixar de atacar o rebanho, sem rebanho no h pastor, logo a culpa da
roubalheira, da falta de carter e da politicagem no meio evanglico sim do rebanho
entorpecido por mentiras. Ou voc acha que a bancada evanglica foi eleita por Ateus
e Umbandistas ?! Sobre o templo sagrado, o que sagrado pra uns no para outros.
Se for pra respeitar o sagrado, no falem mal do bacon e da cerveja, esto atacando o
que h de mais sagrado na Terra.
23
Responder
Anildo Fuhr Jr 6 dias atrs
Texto delicado mais coerente, muito coerente. Sua tolerncia e lucidez divina cara,
falta isso no mundo sabe, o mundo seria um lugar bem melhor se as pessoas
compreendessem tudo dessa forma. Sempre pensei desse jeito, sou protestante,
embora no saiba muito bem em que 'rtulo' me encaixar, porque sou quase agnstico
a regras e roteiros impostos. Uma das coisas que sempre lutei e luto ao meu redor a
tolerncia, o amor ao prximo, a compaixo, a voluntariedade, a paz, o bem e mais
uma infinidade de coisas que fiz delas minha meta de vida.
Quanto ao templo, porra, acho que a existncia ou no dele no faz diferena pra
maioria das pessoas que o criticam, assim como a baslica de aparecida, o cristo
redentor, ou o Jesus te ama nas placa de qualquer estrada. A religio e a f, assim
como a orientao sexual ou o time do corao, no se atm a explicaes, muito
menos ao preconceito como forma de combater a isso.
fcil julgar os evanglicos ignorantes, quando na verdade dou quase todo meu
salrio em impostos e ta tudo certo. A ignorncia uma questo de perspectiva, falar
da vida alheia tambm. Ento sempre vai haver diferena, enquanto houver diferena
haver preconceito, enquanto haver preconceito o mundo vai ser essa merda... Nunca
vai mudar.
9
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 10/13
Responder
Pedro Paulo 6 dias atrs
O autor do texto critica a m vontade das pessoas em relao
nova atrao turstica. Pois bem. Quando voc, autor do texto, refere-se a
ponto turstico, qual o sentido disso? So Paulo agora pode tornar-se a nova
Meca dos protestantes porque ganhou um templo faranico? Se sim, quem vai se
beneficiar disso?
O autor tambm critica as criticas feitas aos polticos l
presentes. Ora, partindo do fato de que o Brasil , teoricamente, um estado
laico, o que essas pessoas estariam fazendo na inaugurao de um templo
religioso em pleno ano eleitoral? Professando sua f?
Segundo o texto os crculos que se dizem mais intelectuais
tm uma viso preconceituosa a respeito do Edir Macedo por consider-lo um
estelionatrio,
pois tais crculos consideram o povo crente sofrido, pobre e ignorante. Salvo
algumas excees, a esmagadora maioria no o ?
Esses so alguns
questionamentos que gostaria de ter uma resposta. No geral considero o texto bom.
11
Responder
Jlio Csar 6 dias atrs Pedro Paulo
"Quando voc, autor do texto, refere-se aponto turstico, qual o sentido disso?
So Paulo agora pode tornar-se a nova
Meca dos protestantes porque ganhou um templo faranico? Se sim, quem vai
se
beneficiar disso?"
Diretamente:
A Igreja, Hoteis(dos luxuosos at os mais humildes), Comrcio...
Indiretamente:
A Cidade, moradores das redondezas e etc
Responder
Pedro Paulo 6 dias atrs Jlio Csar
, talvez.
Responder
Maria 6 dias atrs
ver mais
Reconheo meu preconceito contra evanglicos em geral. Toro o nariz e julgo como
intelectualmente inferior sempre que encontro algum que pe a religio acima de tudo
(evanglico ou no). Ok. Isso horrvel e est de tal forma entranhado em mim que
travo lutas enormes contra mim mesma pra me livrar do maldito preconceito.
Quando consigo, enxergo que a religio, para quem acredita, pode sim ajudar algumas
pessoas, que frequentar uma igreja d um sentido de pertencimento, enfim, existem
vantagens em ser uma pessoa religiosa, apesar de eu achar que no preciso da
religio para nada.
Penso que a primeira questo, dificlima por sinal, a gente entender e aceitar as
motivaes que cada pessoa tem ao decidir seguir uma religio, seja ela qual for, com
lderes honestos ou no, e reconhecer a nossa incapacidade de mudar isso. No
existe uma maneira de vc convencer algum de que ele est sendo enganado por este
ou aquele pastor. Se vc apresentar provas, a pessoa diz que isso coisa do "inimigo"
e ponto, vc fica sem ao.
A segunda questo, na minha opinio mais difcil ainda, como fazer com que lderes
religiosos desonestos parem de misturar questes religiosas com polticas, e isso
7
Pedro Burgos 6 dias atrs Maria
, talvez "no mesmo saco" no foi o melhor termo, mas s queria um outro
sinnimo para generalizaes. No acho que "religies" so piores que as
outras propriamente, mas como alguns entendem que a sua f deve se
sobrepor vida dos outros (usando desde guerras santas a deputados anti-
minorias), tambm no acho que seja intelectualmente honesto relativizar
sempre.
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 11/13
Responder
sempre.
E gostei da indicao de texto, obrigado. Ela toca em algumas coisas que eu
toco aqui, mas se aprofunda na questo da f, que acho bem importante pra
entender tudo isso. Abrao!
1
Responder
Luiz 6 dias atrs
Boa tarde, sou evanglico (termo designado pela sociedade), entretanto me considero
um cristo, seguidor de Cristo, crente na vinda e na ressurreio de Cristo. A
denominao da qual participo a Igreja Presbiteriana, e honestamente, no
consideramos, por exemplo, a IURD, uma denominao autntica. Isso quer dizer que
no compactuamos com a teologia da prosperidade que eles e tantas outras
denominaes creem. Achamos um absurdo haver barganha com Deus. Quando
buscamos a Deus, o buscamos na sua essncia e na vida de seu filho Jesus.
Buscamos a bondade, honestidade, idoneidade, altrusmo, etc no para parecer legal
com os outros, mas sim para agradar a Cristo, por amor primeiro a Ele. Claro que
amando a Deus estamos amando o prximo e vice-versa. Muitas dessas igrejas
neopentecostais no buscam primeiramente o reino de Deus, buscam cura para suas
doenas, empregos, solues para problemas familiares etc. Bem como voc disse,
h muitas diferenas entre as denominaes e diferenciar preciso. Acho muito
importante voc reconhecer que a igreja (indivduos cristos) faz diferena na
sociedade, de fato, isso uma promessa de Deus, o fato de voc reconhecer essas
boas aes.
No mais, voc tratou o assunto com muita delicadeza.
6
Responder
David William da Costa 5 dias atrs Luiz
Luiz tambm sou Cristo, porm discordo de diversas coisas dentro das
igrejas evanglicas, e pelo que vemos hoje a barganha com Deus est to
grande a ponto de no sabermos mais o certo ou errado, so diversas pessoas
utilizando a palavra de Deus como querem para seu prprio benefcio, vemos
as pessoas falarem das images dos catlicos e construrem templos de
milhes para ser adorado, falarem do espiritismo e ficar no "esprito" do leo,
da guia, etc., falarem que fulano ou sicrano fez o mal por no acreditarem em
Deus e no ter o mnimo carter para pagar suas contas em dias e falam mal
de todos. Enfim as pessoas esto confundindo amor ao prximo com religio.
Abraos!
Responder
Julivan Arantes da Silva 6 dias atrs
Pedro, a histria da humanidade mostra quanto a religio nociva. Religio um
cncer, precisa ser combatido. No adianta querer minimizar ou relativizar a questo.
Essas pessoas so criminosas, so estelionatrios, e ainda por cima no pagam
impostos. NO sou ateu, sou agnstico. Mas homens que se apresentam como
intermedirios entre o "cu" e a terra no podem ter essa liberdade toda.
11
Responder
Leandro 4 dias atrs Julivan Arantes da Silva
Definiu as religies como elas so: NOCIVAS.
E sim, so precursoras de vrios desastres por causa dessas ideologias
toscas.
1
Responder
Allan Trevisan 6 dias atrs Julivan Arantes da Silva
Atesmo e agnosticismo no so excludentes, vc pode ser ateu e agnstico ao
mesmo tempo
Responder
Julivan Arantes da Silva 6 dias atrs Allan Trevisan
Mas no o meu caso - nem testa nem atesta! Abrao.
Allan Trevisan 6 dias atrs Julivan Arantes da Silva
Tesmo e Atesmo esta ligado a crena (ou acredita em
divindades ou no acredita em divindades). J gnosticismo e
agnosticismo se refere a conhecimento (ou sabe ou no sabe).
Por isso voc tem que ser testa ou atesta, no tem como no
ser nem um nem o outro. E todo mundo agnstico, porque
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 12/13
Carregar mais comentrios
4 dicas para treinar melhor no frio
1 comentrio 5 dias atrs
Rafael Sousa Boas dicas, Jader!Uma
coisa que me incomoda ao correr em
[+18] Bom dia, Kacy Anne Hill
6 comentrios 2 dias atrs
Alinne Me deixa mostrar o meu tom de
pele rsrsr brincadeirinha moo, abrao!
TAMBM EM PAPO DE HOMEM
Responder
ser nem um nem o outro. E todo mundo agnstico, porque
ningum pode afirmar por a + b que existe ou no. Acho que
isso, posso estar enganado. Abrao.
3
Responder
AlexandreMps 6 dias atrs Julivan Arantes da Silva
O verdadeiro evangelho d Bblia no prega religio nem intermedirios, o que
vemos so alguns lderes usando oratria e manipulando pessoas sedentas
para seus prprios interesses. Por favor no incorra a essas generalizaes,
nem todos adotam tais prticas.
Responder
Julivan Arantes da Silva 6 dias atrs AlexandreMps
Alexandre, at concordo, mas penso que um ambiente propcio para
explorao, para preconceitos, para que pessoas de m ndole se
misturem com gente de boa-f, muitas vezes ignorantes. Acho que as
coisas funcionariam melhor sem isso. Quando voc sai desse ciclo e
comea a entender que religio tem mais a ver com um clubinho onde
quem pode mais manda, e pouco a ver com bons preceitos, vai
entender como isso prejudicial.
Responder
Jlio Csar 6 dias atrs Julivan Arantes da Silva
Muito fcil falar mal da religio dos outros e ser uma tpica pessoal de classe
mdia que vive no conforto de casa.
Infelizmente, quando o Estado falha(na maioria dos casos aqui no Brasil) s
resta ao pobre a religio. O problema do Ateu brasileiro querer que o Brasil
vire uma Frana, Inglaterra ou qualquer Pas europeu onde o nmero de Ateus
alto.Meu amigo, quando o cara mora no serto, em uma grave seca, a nica
coisa que ele se apega eh a religio
Sou um grande f de Richard Dawkins, mas o tipo de atesmo que ele prega
no funciona aqui no Brasil, simples assim.
Responder
Julivan Arantes da Silva 6 dias atrs Jlio Csar
No sou ateu. Seu discurso serviria para os bingos "faltam opes de
entretenimento para os idosos, restando aos idosos as casas de bingo."
(Casas de Bingo = Lavagem de Dinheiro, Antro de Bandidagem,
exatamente igual a qu mesmo?) Nunca vi Richard Dawkins pregando o
atesmo, por favor me indicar alguma referncia sobre isso, fiquei
curioso.
1
Responder
Paulo Reis 6 dias atrs
Ao cutucar as obras da copa com o tal dinheiro pblico, esquece de comentar com
mais afinco quando dizer do templo e do canal de TV do Sr. Macedo construiu com o
dinheiro dos fiis... ja deve ter visto os famosos videos de treinamento de pastores:
Uns desses ministrados pelo prprio Sr Macedo, menospresa o fiel, como se ele fosse
a vtima a ser ludibriada, nada de f nas investidas agressivas dele na aula. Digita "Edir
Macedo" ou "IURD" no youtube... um treinamento nojento de como "arrancar" 10
centavos de algum, ou os vdeos "punitivos" e agressivos contra pastores lderes que
foram mal sucedidos na arrecadao, eu ouvi dicas do palestrante para que consiga
apoio dos traficantes para alcanar as metas. Assim at eu viro pastor e banco de
bonzinho! Para uma pessoa ser boa, no precisa ter religio, a idia, para mim, usar
deste lado "transformador" dos cultos, da qual descreveu aqui, para este fim:
estratgias, projetos so definidos, e assim, saem em busca das arrecadaes $$
necessrias!
5
O QUE ISSO?
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
-
13/8/2014 O Templo de Salomo e os ataques aos evanglicos | PapodeHomem
http://papodehomem.com.br/o-templo-de-salomao-e-os-ataques-aos-evangelicos/ 13/13
1"10%&)0.&.n&41"0&91-03"53*0
"Tell me and I'll forget. Show me and I may remember. Involve me and I'll understand." - Chinese Proverb
coisa que me incomoda ao correr em
dias frios inspirar ar frio quando
pele rsrsr brincadeirinha moo, abrao!
Como fazer um suporte de vinil paralivros, passo-a-passo
8 comentrios 4 dias atrs
Pedro Schmitz Interessante, vou ver se
acho EP 'descartvel' aqui.
Priso lngua portuguesa
41 comentrios 9 dias atrs
Felipe Felix Os ltimos textos do Alex
esto excelentes, falando francamente. E
isso vindo de uma pessoa que j
Assinar feed Adicione o Disqus no seu site