ocupação da amazônia - 8ºc

14

Upload: carollina-lima

Post on 19-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494.Foi um acordo entre Portugal e Espanha, o tratado tinha como dever, separar as terras da América do sul entre elas.As terras localizadas a oeste , seriam exploradas por espanhóis , e as terras leste, seriam exploradas por lusitanos. Voltar

TRANSCRIPT

Page 1: Ocupação da  Amazônia - 8ºC
Page 2: Ocupação da  Amazônia - 8ºC
Page 3: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1494:Tratado de Tordesilhas

O tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494.Foi um acordo entre Portugal e Espanha, o tratado tinha como dever, separar as terras da América do sul entre elas.As terras localizadas a oeste , seriam exploradas por espanhóis , e as terras leste, seriam exploradas por lusitanos.

Page 4: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1540:Descobrimento da Amazônia

• As primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540. Apesar de a maior parte da terra estar sob domínio dos espanhóis, foram os portugueses que mais se interessaram sobre aquela área: era preciso protegê-la da invasão de outros países, como Inglaterra, França e Holanda.

Page 5: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1637:Primeira Grande Expedição

• Em 1637, Portugal encomenda a primeira grande expedição à região, com cerca de 2 mil pessoas. A exploração de frutos como o cacau e a castanha ganham uma forte conotação comercial.

Page 6: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1750:Tratado de Madri

• Em 1750, com o Tratado de Madri, Portugal passa a ter direito sobre as terras ocupadas na região Norte do país. É o início do estabelecimento da fronteira brasileira na região amazônica, que culmina finalmente no século XX com a anexação do Estado do Acre.

Page 7: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

Fim do Séc. XIX:Inicio da Exploração do Látex na Amazônia

• Já em 1900, o produto começa a ser fortemente explorado na Ásia, interrompendo a primazia brasileira nesse mercado. A região amazônica entra em decadência.

Page 8: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1940:Política da Ocupação do Oeste Brasileiro

• . Na década de 1940, a borracha brasileira encontra uma segunda chance: com a Segunda Guerra Mundial, os aliados perdem acesso ao produto asiático, colocando o Brasil novamente na rota do comércio mundial

Page 9: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1960:Unificação do País e Proteção da Floresta Contra a Internacionalização

• O início da ditadura (1964) também deixa suas marcas na ocupação da Amazônia. Dentro de um discurso nacionalista, os militares pregam a unificação do país. Além disso, é preciso proteger a floresta contra a "internacionalização". Em 1966, o presidente Castelo Branco fala em "Integrar para não Entregar".

Page 10: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1970:Contagem da População Legal da Amazônia

• Após anos de incentivos à produção e à ocupação da Amazônia, os sinais de destruição ficam mais claros. Em 1978, a área desmatada chega a 14 milhões de hectares.

Page 11: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1980:Governo Sofre Pressão

• As discussões sobre meio ambiente começam a mudar na década de 1980. O assassinato do líder sindical Chico Mendes, em 1988, é considerado um "divisor de águas" na história da Amazônia. Foi a partir desse crime que o governo brasileiro passou a sofrer pressões - inclusive internacionais - a respeito de suas políticas para a Amazônia.

Page 12: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

1990:Desmatamento na Região da Amazônia

• A realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, batizada de Eco-92, coloca definitivamente a questão ambiental e a Amazônia na pauta das grandes discussões mundiais. A idéia de que as florestas precisam ser preservadas conquista o imaginário popular.

Page 13: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

2000:Principal Vilão do Desmatamento

• A pecuária passa a ser responsável pelo desmatamento de grandes áreas. Entre 1990 e 2003, o rebanho bovino da Amazônia Legal cresceu 240%, chegando a 64 milhões de cabeças.

• Mesmo após algumas tentativas do governo de regularizar as posses na Amazônia, estima-se que metade das propriedades tenha algum tipo de irregularidade fundiária.

Page 14: Ocupação da  Amazônia - 8ºC

Voltar

2005-2009:Crescimento de Problemas Ambientais

• De 2005 a 2009, o governo abriu mão de 81 milhões de hectares de terras federais, que foram utilizadas para assentamentos de reforma agrária, preservação ambiental ou para projetos indígenas.