orquestra filarmonia santa catarina / agosto 2013

12
Felipe Coelho (Violonista) Gustavo Fontes (Regente) Música Instrumental Brasileira Teatro Ademir Rosa (CIC), 08 de agosto de 2013, 21h Entrada franca Participações especiais: Silvio Mansani (Cantor) Luiz Gustavo Zago (Pianista)

Upload: paula-albuquerque

Post on 01-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Programa do concerto 'Música Instrumental Brasileira' da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, agosto de 2013. Design gráfico: Paula Albuquerque

TRANSCRIPT

Page 1: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Felipe Coelho (Violonista)Gustavo Fontes (Regente)

Música Instrumental Brasileira

Teatro Ademir Rosa (CIC), 08 de agosto de 2013, 21hEntrada franca

Participações especiais:Silvio Mansani (Cantor)Luiz Gustavo Zago (Pianista)

Page 2: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Música Instrumental Brasileira

Felipe Coelho (violão, todas as músicas de Felipe Coelho)I - HawaII - Eco dos AnjosIII - Choro FantasiadoIV - Cartagena

Silvio Mansani (voz) e Luiz Gustavo Zago (piano)I - Ali, Alice (música e letra: Silvio Mansani, arranjo: André Mehmari)II - Izabel (música: Joaquim Callado, letra: Silvio Mansani, arranjo: André Mehmari)III - Outra Aurora (música e letra: Silvio Mansani, arranjo: André Mehmari)

Intervalo

Felipe Coelho (violão, todas as músicas de Felipe Coelho)I - Penumbra y LuzII - NascenteIII - Antigos Caminhos - Choro ValsaIV - Três Melodias

Silvio Mansani (voz) e Luiz Gustavo Zago (piano)I - Clara (música e arranjo: André Mehmari, letra: Silvio Mansani)II - Agora com Você (música e arranjo: Luiz Gustavo Zago, letra: Silvio Mansani)III - Joaquim (música: Chico Saraiva, letra: Silvio Mansani, arranjo: André Mehmari)

Page 3: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Hawa (hauá): palavra que significa “vento” em árabe, mais especificamen-te “vento que leva sabedoria”. Esta composição traz fortes aspectos orien-tais, como o compasso composto de 7/8 e a exploração do aspecto cíclico e meditativo da música, sugerindo tran-quilidade e incitando o ouvinte ao tran-se. Apresenta momentos fortes e pas-sagens com rápidas linhas melódicas no modo frígio, sugerindo sonoridades da música indiana.

Eco dos Anjos: composição criada a partir da linguagem melódica brasilei-ra e também erudita, porém apontan-do para uma estética contemporânea. Aparições singulares de compassos de ritmos compostos e constantes mudan-ças de tonalidades sugerem imprevisi-bilidade e soltura de andamento, tra-zendo à composição aspecto orgânico. Suspensões de aspecto coralístico suge-rem a sonoridade sacra, fantasiada pelo compositor como ecos de sons angeli-cais produzidos acima das nuvens.

Choro Fantasiado: Composição de es-tilo livre, tomando algumas caracterís-

ticas da música popular instrumental brasileira como o suingue do samba, contra pontos na voz dos baixos, e mu-dança de tonalidades. Por não tratar--se de um “choro” em seus mais puros fundamentos e por abraçar uma instru-mentação orquestral abrindo mão dos instrumentos tradicionais do estilo, a composição é denominada de Choro “Fantasiado”.

Cartagena: Inspirada em viagem à Car-tagena espanhola, a composição abra-ça fortes aspectos do violão flamenco, utilizando técnicas como o resgueado, o picado, a alzapua, e toques percussi-vos no corpo do instrumento. Toma-se também como inspiração aqui a obra de Joaquim Rodrigo e o toque de Paco de Lucia e Vicente Amigo. Tratando-se de uma composição livre, sem com-promisso com a pureza da música fla-menca em sua identidade, o compo-sitor permite um flerte do compasso ternário flamenco com o ternário sul brasileiro em curta passagem, onde percebe-se nuances da música gaúcha.

Felipe Coelho

Page 4: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Penumbra y Luz: Tango composto por forte influência da obra de Astor Piazzolla e do toque violonístico do uruguaio Juanjo Dominguez. Sua me-lodia marcante trabalha apenas dois motivos por toda a peça, passeando por diferentes andamentos e tona-lidades. Ainda reverenciando a lin-guagem sul americana, a composição sugere momento com nuances do bo-lero tradicional, justificando seu título pelo contraste entre o aspecto escuro e melancólico do tango e o diálogo com o bolero, mais alegre. Nascente: composição paisagística inspirada no nascimento do Rio Ama-zonas, pelo derretimento gota a gota das geleiras andinas. Com linguagem melódica brasileira, sugestivamente mineira, inicia-se com uma única nota de um único instrumento, até comple-tar-se na junção de toda a orquestra, representando a plenitude do rio. Um ritmo lento, dinâmica crescente, que evoca emoção de amor e ligação com a natureza.

Antigos Caminhos (Choro Valsa): val-sa que abraça de forma mais fiel os aspectos do estilo do choro, tanto na estruturação da composição, apre-

sentando partes A, B e C, cada uma com sua tonalidade própria, assim como na construção harmônica utili-zando-se dos caminhos mais tradicio-nais do estilo, daí seu título Antigos Caminhos. Não permitindo encaixar--se completamente nos moldes do tradicional, com o intuito de manter algumas portas abertas à criatividade do compositor, a peça por ora impõe acentos de 2/4 sobre o 3/4, sugerin-do ilusões rítmicas menos comuns na linguagem e também apresenta cur-tas passagens melódicas, que flertam com o jazz cigano.

Três melodias: música de estilo livre em que o violão por sua maior par-te apenas acompanha a orquestra. A obra usa contrapontos rítmicos entre as vozes, lembrando em tempos a lin-guagem melódica do tango, marcada, e em tempos com a erudita, trabalhan-do mais harmonizações em tríades. Di-vidida em três “capítulos” melódicos, a segunda parte difere drasticamente da primeira, abordando linguagem meló-dica brasileira, harmonias e tétrades, convidando também demais exten-sões de acordes. Por fim, o terceiro “movimento” retoma o motivo do pri-meiro, com mais energia.

Page 5: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Ali, Alice: Com um acentuado sabor jazzístico, essa canção mistura reli-gião, existencialismo e sensualidade, sem qualquer pudor e muito lirismo.

Izabel: Antiga polca de Joaquim Callado, flautista carioca precursor do choro no século XIX. O arranjo de André Mehmari contribui ativamen-te com a narrativa poética construída por Mansani.

Outra Aurora: A letra homenageia no-mes próprios femininos que ao mesmo tempo também são poderosos subs-tantivos abstratos. Destaque para a delicadeza do arranjo orquestral, que em determinados compassos remete às texturas pós-renascentistas.

Clara: Aqui a canção popular brasilei-ra flerta com o lied clássico. Na turbu-lenta terceira parte da canção, a letra constrói uma bonita metáfora sobre a criação musical e a propagação sono-ra no “espaço-tempo”.

Agora com Você: Arranjo inédito que não faz parte da suíte Outras Pessoas e que integrará o próximo trabalho de Silvio Mansani. Destaque para a intro-dução quase impressionista, que traz uma atmosfera onírica que gera efei-to e contraste à canção.

Joaquim: Outra brincadeira bem hu-morada a partir de nomes próprios, mas que guarda uma melancolia típi-ca da tradição do samba brasileiro.

Silvio Mansani

Page 6: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Gustavo Fontes – Regente

Violino IDébora Remor (Spalla)Alisson UnglaubTammy SoaresTalita Limas

Violino IIRicardo Müller*Gilson BeckerFernando BresolinTales de Oliveira CustódioAlisson Berbert

ViolaMarcos Origuela*Martinez Galimberti NunesEstela Kolrausch

ViolonceloTácio Cesar Vieira*Victor Hugo RuizÉrico Schmitt

ContrabaixoAndré Beck*Samuel Pasqualetto

*Líderes de Naipe

Div

ulga

ção

Page 7: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Compositor, arranjador e violonista. Cons-truiu sua identidade musical na mescla de tendências brasileiras, eruditas e populares, com a música flamenca, a música oriental e a linguagem jazzística. Aos 16 anos recebeu prêmio de Solista Destaque do Grissom State Jazz Festival, tendo a oportunidade de cursar o Jamey Aebersold National Jazz Workshop, na Elmhurst University, Chicago, Illinois - EUA. Graduou-se Mestre em Jazz como bolsista integral aos 23 anos, pela Georgia State Uni-versity. Compondo e arranjando para diversas formações, produziu as obras autorais Raízes Trançadas (2007), Cata-Vento (2009) e Musa-diversa (2012). Recebeu elogios da crítica es-pecializada, como das revistas Guitar Player e Violão Pro, de críticos como André Mehmari, e teve sua música tocada em rede nacional de TV, pelo programa Manhattan Connection, em janeiro de 2009. A partir de 2010 recebe im-portantes premiações, realizando desde então cinco turnês com seu trabalho autoral e rece-bendo convites para inúmeros festivais no sul do Brasil. Nos dois últimos anos apresentou-se também nos Estados Unidos e na China.

Solista FELIPE COELHO

Div

ulga

ção

Page 8: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Paranaense radicado em Santa Catarina, o cantor e compositor Silvio Mansani lançou os discos Minérios combustíveis da alegria (2001) e Boa pessoa (2010). Educador musical formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, é um dos criadores do grupo musical No dorso do rinoceronte, que em 2013 lança o segundo CD, Outras viagens, com canções para o público infantil. Em 2011, com produção e arranjos de André Mehmari, lançou gratuitamente o EP digital Outras pessoas, acom-panhado do Quinteto de Cordas Catarinense, do pianista Luiz Gustavo Zago e com as participações especiais de Chico Saraiva, Daniel Murray e Rodrigo Paiva.

O pianista, arranjador e compositor Luiz Gustavo Zago, natural de Lages-SC, iniciou seus estudos na música aos 11 anos e graduou-se no Bacharelado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2004. Suas principais referências são os brasileiros Tom Jobim, Chico Buarque e Villa-Lobos, os jazzistas Keith Jarret e Bill Evans, e a música de Bach, Brahms e Debussy, o que atesta sua conexão entre o popular e o erudito sem ce-rimônias. Seu primeiro CD, Até Amanhã (2011), busca um conceito sonoro de “canção instrumental”, aliando a MPB ao jazz e à música erudita. Grande apreciador do gênero canção, concilia o tratamento privilegiado da melodia, que caracteriza a canção brasileira, com a so-fisticação harmônica e improvisos típicos do jazz, aliado a um touch cuidadoso que marca os pianistas clássicos. Recebeu em 2011 o prêmio Edino Krieger da Academia Catarinense de Letras e Artes, como “Personalidade Mu-sical do Ano” e, em 2009, o prêmio Franklin Cascaes, pela direção musical do espetáculo “50 anos de Bossa-Nova”.

Participações especiais

LUIZ GUSTAVO ZAGO

SILVIO MAnSAnIAn

toni

o Ro

ssa

Anto

nio

Ross

a

Page 9: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Composta por 21 músicos profissionais, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina prima pela excelência artística em suas perfor-mances, fruto de um trabalho intenso e da reunião de alguns dos melhores in-strumentistas de Santa Catarina. Em seus concertos, a orquestra tem apresentado ao público um repertório de altíssimo nível técnico que muitas vezes inclui peças nun-ca antes executadas no Estado — sobretu-do por orquestras catarinenses — com a

participação regular de solistas convidados de nível internacional.A Temporada 2013 da Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta um repertório diversificado, que inclui grandes mestres da música clássica e compositores catarinen-ses como Edino Krieger e Gustavo Fontes, regente da orquestra com destaque para a participação de renomados solistas, como o pianista Paulo Álvares e o violoncelista Alberto Kanji, entre outros.

OrquestraD

ivul

gaçã

o

Page 10: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Diplomou-se em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido Láurea por Excelência Universitária das mãos de seu reitor. É duplamente pós-graduado na Alemanha (Mannheim, como bolsista da Fundação Vitae, e Colônia) nos cursos Exa-me de Solista, sob orientação de Christoph Schmidt, e Exame de Orquestra, sob orien-tação de Veit-Peter Schuessler — ambos em contrabaixo, instrumento de sua espe-cialidade.Na Europa, atuou em diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Baixo-Reno (Solo-Contrabaixo), Orquestra Filarmônica

de Stuttgart, Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia, Orquestra de Câmara de Han-nover (Solo-Contrabaixo), dentre outras. Fontes dedica-se com a mesma intensida-de à regência e à composição, e tem sido orientado de modo paralelo a sua forma-ção instrumental por importantes profes-sores, como Pablo Assante (Staatskapelle Dresden) em regência e Willi Corrêa de Oliveira (USP) em composição.

Desde 2009 é Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, e vem colaborando com impor-tantes solistas nacionais e internacionais, chamando especial atenção seu empenho na execução de música contemporânea. Em 2012 foi o representante da região Sul do Brasil no festival Música de Agora, do Instituto Itaú Cultural (São Paulo), onde obras suas foram discutidas e executa-das. Em julho de 2012 foi nomeado tam-bém Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Cidade de Joinville. Para 2013 está previsto o lançamento do primeiro CD dedicado exclusivamente à sua obra.

GUSTAVO FOnTESRegente

Div

ulga

ção

Page 11: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

1. Escolha sua cota de contribuição e ganhe brindes da orquestraVocê escolhe sua cota de contribuição e ganha brindes da Orquestra Filarmonia Santa Catarina.Sua contribuição pode ser feita durante os concertos ou na Sonorità Espaço Musical.

2. Contribuições de Pessoa Física com dedução do Imposto de RendaNesta modalidade você pode apoiar as atividades da Orquestra Filarmonia Santa Catarina através de contribuições financeiras, valendo-se do benefício fiscal da Lei Rouanet para deduzir 100% da sua contribuição do Imposto de Renda devido, até o limite de 6%.

3. Contribuições de Pessoa Jurídica com dedução do Imposto de RendaAtravés da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), sua empresa pode apoiar as atividades da Orquestra Filarmonia Santa Catarina e deduzir 100% do valor contribuído do imposto de renda devido, desde que esse valor não ultrapasse 4% do imposto.Qualquer empresa tributada com base em Lucro Real pode contribuir.

Apoie a Filarmonia

Para saber mais informações, entre em contato.

Será um prazer atendê-lo.

(48) 3204-9512 [email protected] www.filarmonia.art.br

Se você gosta de música clássica, não deixe de conhecer as modalidades de apoio às atividades da Orquestra Filarmonia Santa Catarina.

Sua contribuição é importante e será muito bem-vinda.

Page 12: Orquestra Filarmonia Santa Catarina / agosto 2013

Equipe Técnica:Gustavo Fontes – Diretor ArtísticoDiogo Thumé – Produtor ExecutivoFernando Bresolin – Coordenador de ProduçãoDilmo Nunes – Assistente de ProduçãoPaulo Eduardo Antunes – Assessor de ImprensaPaula Albuquerque – Designer

Realização:Associação Cultural Filarmonia Santa Catarina(48) [email protected]

Produção:Sonorità Espaço Musical(48) 3204-9512 [email protected] www.sonorita.com.br

Produção Apoio

Patrocínio

PRóxIMO COnCERTOMúsica Contemporânea em DiálogoData: 12 de setembro de 2013, 21hLocal: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)Entrada francaSolista: Paulo Álvares (Piano) Programa: Arthur Honegger, Igor Stravinsky e Eduardo Guimarães Álvares