os elementos fundamentais da mÚsica como arma de atack nas regiÕes espirituais parte 01 e 02

13
Os Elementos Fundamentais da Música Como Arma de Ataque nas Regiões Espirituais PARTE 1 Por Azel Castro 1 – slide Existem algumas formas, manifestações de louvor e adoração que compõe o culto ao Senhor, o culto individual e o culto coletivo, ou culto congregacional. Levita = aquele que serve. O músico não é uma classe especial, ou que tenha assim uma importância maravilhosa. No livro de Crônicas de 38.000 levitas que Deus separou, sobraram 8.000 e desses 8.000 sobraram 4.000 que eram os porteiros, e por último os levitas músicos. 1 Cr 23:5 Músico vem depois dos porteiros. E com isso a Bíblia não está ensinando, uma escala de importância, ou de ordem. Nesse texto diz que a maioria, atuava com outros talentos. Deus está mostrando que não há nenhum privilégio em ser músico, mais sim em ser servo. O talento que quem toca ou canta ou dança ou faz qualquer tipo e arte, é tão importante quanto o irmão que está no som ou limpando o chão. Ou até mesmo daqueles que nem aparecem. Apesar de estarmos lidando em particular com a área da música, não somos um ministério a parte. Nós fazemos parte do corpo de Cristo, onde todos temos talentos de Deus que foram dados para servi-Lo. O que importa é como nós vamos servir ao Senhor. Ler Mt 9:37-38- mostra Jesus em várias cidades e que Ele se compadecia pelas pessoas. Ele não apenas via pessoas cheias de talentos, mais ele via além disso, via ovelhas que não tinham pastor. Vs 35-36 OBS: acrescentar bandas que tocam bonito, mais que ao término do culto, e do louvor pessoas saiam da mesma forma que entrou. Geralmente o profeta vê aquilo que ninguém vê, todos estão vendo uma coisa, mais ele está vendo outra coisa. Jesus não via somente aqueles músicos que tocavam muito bem, mais via pessoas tristes por dentro e etc..

Upload: azel

Post on 27-Jul-2015

547 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

Os Elementos Fundamentais da Música Como Arma de Ataque nas Regiões Espirituais

PARTE 1Por Azel Castro

1 – slide Existem algumas formas, manifestações de louvor e adoração que compõe o

culto ao Senhor, o culto individual e o culto coletivo, ou culto congregacional.Levita = aquele que serve. O músico não é uma classe especial, ou que

tenha assim uma importância maravilhosa. No livro de Crônicas de 38.000 levitas que Deus separou, sobraram 8.000 e desses 8.000 sobraram 4.000 que eram os porteiros, e por último os levitas músicos. 1 Cr 23:5

Músico vem depois dos porteiros. E com isso a Bíblia não está ensinando, uma escala de importância, ou de ordem. Nesse texto diz que a maioria, atuava com outros talentos. Deus está mostrando que não há nenhum privilégio em ser músico, mais sim em ser servo. O talento que quem toca ou canta ou dança ou faz qualquer tipo e arte, é tão importante quanto o irmão que está no som ou limpando o chão. Ou até mesmo daqueles que nem aparecem.

Apesar de estarmos lidando em particular com a área da música, não somos um ministério a parte. Nós fazemos parte do corpo de Cristo, onde todos temos talentos de Deus que foram dados para servi-Lo. O que importa é como nós vamos servir ao Senhor.

Ler Mt 9:37-38- mostra Jesus em várias cidades e que Ele se compadecia pelas pessoas. Ele não apenas via pessoas cheias de talentos, mais ele via além disso, via ovelhas que não tinham pastor. Vs 35-36

OBS: acrescentar bandas que tocam bonito, mais que ao término do culto, e do louvor pessoas saiam da mesma forma que entrou.

Geralmente o profeta vê aquilo que ninguém vê, todos estão vendo uma coisa, mais ele está vendo outra coisa. Jesus não via somente aqueles músicos que tocavam muito bem, mais via pessoas tristes por dentro e etc..

2 – slide Falar sobre:

►A nossa função é so tocar, cantar, dançar ? // Jô 38:7 - Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?

► Deus Constrói toda uma natureza //Sl – 69:39 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.

Page 2: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

► 2º) Não é simplesmente tocar e cantar."... para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos..." (1 Crônicas 25:1)

O chamado e para profetizar! E isto é muito sério porque exige um preparo todo especial. Primeiro um preparo espiritual. Observe as palavras do Apóstolo Paulo que diz: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:18-20). Eis um detalhe que muitos músicos esquecem. Antes de louvarmos ao Senhor, devemos estar cheios do Espírito de Deus. A expressão "falando entre vós", usada pelo Apóstolo, dá a mesma idéia da expressão "profetizarem com harpas... " usada no livro de Crônicas.

O segundo preparo deve ser o compromisso e permanência com a Palavra de Deus (ver, Colossenses 3:16). O Senhor Jesus disse as seguintes palavras: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:31-32).

O Apóstolo Pedro nos faz lembrar algo importante, observe: "Tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada" (1 Pedro 1:23-25).

► Uma das principais causas de tantos fracassos na música em algumas igrejas, é o fato de que os componentes do grupo musical se esquecem totalmente da Palavra de Deus.

Um compromisso deve ser colocado em nossos corações, ministrar o louvor é ministrar a Palavra de Deus. Todos os envolvidos com esta obra devem viver no domínio do Espírito e no conhecimento da Palavra de Deus.

Mas afinal, como profetizar com a música? O que é canto profético? A resposta a esta pergunta é algo mais ou menos assim:

3 – SLIDE4 - SLIDE

Vamos ver agora alguns exemplos dos resultados do Lovuor como Arma de Ataque e Profética:

5– SLIDE

“Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação”.I Coríntios 14: 3

Quando em meio ao louvor os crentes são edificados, exortados e consolados, aí há profecia. A glória de Deus traz a profecia.

Page 3: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

A seara é muito grande mais os ceifeiros são poucos. Os discípulos podiam perguntar a Jesus: Mestre, mais o Senhor não está vendo tantas bandas, músicos, de talentos, de gravações. Olha Jesus que alvoroço. Congresso dali, festival daqui. Um movimento. E Jesus respondia, nós não temos muitos trabalhadores. Vs 38

Nm 4:3 Levitas são aqueles aptos a servir. Quem podia carregar a arca, eram os levitas, os que servem. Quem pode trazer a presença de Deus são os servos. O músico pode trazer uma música que contagia que mexe com nossas emoções.

6 - SLIDE

OBS: falar sobre roupas, ternos, clero , cardeal etc. A roupa as vezes diz quem somos como autoridade.

7 - SLIDE Na maioria dos lugares ( igrejas) os músicos são vistos como uma classe, de

leigos que gostam de tocar, que fazem um período de louvor. E o diabo conseguiu algo. Para que os líderes não investissem pesado naqueles que tem dons ou talentos para aqueles que são leigos.

Ex: vamos mandar uma grande oferta para tal pastor, etc.. Por outro lado

aqueles que se acham leigos, transferem as responsabilidades por pastor. Não, é ele que deve orar, interceder.

8 – SLIDE9 – SLIDE10 – SLIDE11 – SLIDE

Você pode chegar a Deus e dizer que quer ser um servo dele cheio Espírito. Temos que fazer uma revolução santa e dizer é no nome de Jesus que eu me levanto, e vou me preparar pra ser digno do talento que o Senhor colocou em mim.

É ser um instrumento de Deus para o fluir do Espírito Santo.

OBS: falar sobre – técnica, vídeos, tocar igual ao cara da Tv, etc.

1º Precisamos ser servos.

Não quero tocar para apenas completar um arranjo na banda. Mais sim tocar e saber o que está fazendo, como servo do Deus altíssimo, executando aqueles sons. OBS: isso é mais um posicionamento seu.

O Senhor, para sua seara, para sua obra, Ele providenciou um trabalho, algumas coisas que são recursos básicos, princípios, fundamentos.

Page 4: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

12 - SLIDE

- O sangue de Jesus – não podemos falar nada, a não ser o falar do sangue de Jesus. Se tratamos das coisas como arte, se tratamos dos talentos como um produto de valor em si mesmo, erramos.

Se desassociamos os talentos, os ministérios do corpo, nós erramos, e não chegamos a lugar nenhum.

O sacrifício de Jesus, o sangue de Jesus é o início. Tudo o que faço , tenho que entender que o sangue de Jesus está sobre mim, vou la , toco , danço , porque o sangue de Jesus está sobre mim.

E se o sangue de Jesus for o motivo de tudo, então Ele será exaltado e o Senhor começa agir no nosso meio e na nossa vida.

Precisamos viver em todo o tempo, a realidade do sangue de Jesus sobre nós. Não há outro motivo, outra razão a não ser o sangue de Jesus. E o segundo é porque continuamos pecando.Devemos a todo o momento exaltar a Jesus pelo sangue, agradecer pelo sangue. O diabo odeia sangue.

OBS: Por isso Deus disse a Moisés para que passasse o sangue nos umbrais da porta para que quando o espírito de morte chegasse, e eles não morreram. Isso não depende do pastor, não depende do clero, de investir em vc, mais depende de vc.

13 – SLIDE14 - SLIDE

- A palavra de Deus – depois do sangue, veio a palavra que Deus providenciou.

15 - SLIDE Nascemos, pelo sangue, e não podemos continuar como bebes. È uma doença, e vamos morrer. Por isso tenho que me alimentar da palavra. O músico que não busca a palavra de Deus é um neném raquítico. Toca maravilhosamente bem, com virtuosidade, vira um neném doente. Musico que gasta tempo na palavra, recebe revelação na palavra.

16 - SLIDE

- Comunhão do Corpo ( igreja) – Não existe ministério independente, não existe crente ou independente fora do corpo e Cristo. Tudo aquilo que cresce e caminha fora do corpo, vai morrer. Não importa que esteja la na frente, Deus tem um compromisso com a palavra dele. Tal importa quem esteja la na frente, o mover vem pela palavra.

Obs: falar sobre o ministério que foi na igreja e fez um rebuliço

O que é ser independente ou o que é não ser independente?

Page 5: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

1- estar envolvido na igreja local, ter compromisso e raízes com a igreja local.( falar sobre musico borboleta). Aqueles que tem unção, estão comprometidos com a igreja local.

17 – SLIDE

2- Estão submissos a um pastor. Um músico assim, mesmo que ele não toque grandes coisas, pode dar valor a Ele. Deus vai honra-lo. O músico que não tem compromisso com o corpo é o estrela , o que sabe tudo ...Temos que ter comunhão, ser simples, comer , limpar, andar com os irmãos, o pastor tem que saber de vc, tem que dar testemunho de vc.

18 – SLIDE

- Talentos – qualquer um de nós, temos talentos e não são talentos maiores e nem menores do que a dos outros. São talentos importantíssimos para Deus. Sempre vamos ter coisas que alguém vai admirar e vai louvar a Deus pela nossa vida. Deus valoriza a todos, e quem é servo do Senhor mesmo, sabe valorizar a todos. Pergunta – o sangue de Jesus tem acesso na sua vida e através da sua vida?

Os talentos, seja talvez a área em que mais o inimigo goste de andar. Porque em muitas vezes queremos nos envolver + com a execução dos nossos talentos.

Estão pouco importa com aquilo que esta acontecendo com o corpo. Os talentos não podem se tornar a mola mestre da nossa vida.

Mais Deus quer pegar os talentos que ele te providenciou e dinamiza-los, e ungir. Deus tem algo só pra vc. Não precisa querer ser igual ao fulano de tal. Deus fazer vc frutificar em abundância por isso Ele te deu talentos.

Então o Senhor pega os Talentos e começa trabalhar neles. Os talentos são como diamantes achados ontem. Precisa ser trabalhado. O fogo vem e começa um tratamento de Deus no nossa vida e caráter. O senhor vai colocar esses talentos em posição estratégica, e o Senhor vai me honrar me colocando mais parecido com Jesus e não vendendo cds. É por onde eu passar, deixar um rastro da presença de Deus.

Formas da manifestação dos talentos no corpo, por causa da palavra, movidos pelo sangue de Jesus. – Música.

Não sabemos quase nada de música. ( falar sobre a escola berckey)Um home de Deus disse: que o Senhor falou pra ele que tudo que os homens

sabem de música não é nada diante daquilo que Eu vou revelar aos santos. Toda teoria musical conhecimento musical é nada diante daquilo que vamos aprender na eternidade. Todo o poder da música.

Page 6: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

Estude, busque mais o Espírito Santo, porque ele sabe mais. Busque as coisas que são do alto. Gastar mais tempo com as coisas Espirituais. O espírito vai executando em nós, nos ensinando quando buscamos a Deus. A maioria das coisas que acontecem nos cultos, quando estamos, louvando, onde o Espírito de Deus pode agir com liberdade, são coisas que nem sabemos.

Ex: graves do teclado. Deus pode gerar através dos meus dedos, algo diferente e impactante.

Um dia o Espírito Santo falou comigo. Que esses timbres graves, são estratégicos no Reino do Espírito.

Onde vc sente mais o timbre no seu coração, alma ou corpo. Timbres graves mexem com o corpo, vc sente a vibração dos timbres no corpo.

Os timbres graves são timbres que arrebentam estruturas físicas no mundo espiritual. Parece uma contradição. Por isso quando Deus usa um baixista , tambores pra tocar com unção tem uma estratégica específica. Uma função específica.

Não entendemos nada sobre isso, não existem estudos sobre isso. Mais quando estamos tocando e cantando, Deus executa através de nós esses timbres para uma função específica. Esses timbres começam a agir no mundo espiritual como necessário.

OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICAPARTE 2

1 2 3 4 5 -SLIDE

A MÚSICA TEM 3 DIVISÕES

3 elementos compõe a música: Melodia , Harmonia e Ritmo. É um ensinamento básico da teoria musical.

Page 7: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

E muitas outras coisas desse mundo que não alcançamos mais que estão baseados em 3 posições, 3 colunas , direta , esquerda , centro.

A trindade santa instituiu um padrão para as coisas geradas por Deus mais não é esse o nosso assunto, ,mais estou te mostrando como que Deus interfere em todas as coisas.

6 SLIDE

A melodia é a parte mais importante da música , porque a melodia esta diretamente ligada ao Espírito.

É no espírito que ministramos as coisas. E se vc quer ministrar alguma coisa, vc não ministra com Harmonia ou com Ritmo, vc ministra melodia.

Se vc quer dizer alguma coisa, quer expressar alguma coisa, vc vai fazer através da melodia.

DAR Ex : tocar uma harmonia. E vc nunca vai saber a música que eu toquei.

Embora exista um outro universo paralelo que essa harmonia estabelece uma linha melódica ou uma linha de movimentação emocional somente a harmonia, não estabelece uma comunicação, uma mensagem. Mais se eu tocar a melodia sim.

A melodia comunica alguma coisa. Quando estudamos a música hebraica, vemos que não havia muita necessidade de muitos arranjos de muita Harmonia. E vc encontra isso até hoje nas religiões mantras.

7 SLIDE

E como a melodia esta relacionada com o espírito, devemos priorizar isso na nossa vida, igreja e culto. Ou em outras palavras, vc cantar é o mais importante. Vc melodiar na presença do Senhor é a coisa mais importante para que o seu espírito esteja entrando na presença de Deus.

Num culto ouvirmos a melodia é mais importante. E é com a melodia que vc vai comunicar alguma coisa nas regiões espirituais.

As vezes a sua voz não é boa pros homens mais pra Deus sim. Então quando vc for cantar, cante mesmo.

As vezes o seu timbre não é igual ao fulano de tal, mais vc tem uma voz distinta.

Esse timbre tem uma ação particular no mundo espiritual que só vc vai poder executar. E por isso precisamos melodiar ao Senhor.

O apóstolo Paulo diz: mais enchei-vos do espírito Santo falando entre vos com salmos, hinos e cânticos espirituais.

Page 8: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

Infelizmente a igreja está longe disso sim. Mais seja o primeiro vc, que venha gerar melodias nas regiões celestes.

8 SLIDE

Harmonia é a parte da música que está relacionada e emoção, a alma. Mexe conosco. Tocar uma harmonia, uma orquestra que linda. As vezes um trio.

A harmonia é importante porque Deus quer equilíbrio nessas 3 colunas. Não podemos ficar só na harmonia vamos ficar nó na alma. É importante e precisa acontecer. Mais tem que estar no devido lugar.

Dar exemplo de cantar com o fundo de um piano e sem um fundo.

Nós não conseguimos fazer harmonia mais sim melodia. A não ser que seja um coral, ou trio etc ..

É o suficiente para entrarmos na presença de Deus. O culto não pode começar pela preocupação da harmonia ou da técnica. E dificilmente vai romper as barreiras e entrar no Reino do Espírito.

9 SLIDE

Ritmo é o elemento da música que mexe com o nosso corpo. Todos os elementos são importantes. Até mesmo em uma mixagem essa deve ser ordem. Ordem de prioridade.

Tem a função do timbre específico da bateria da percussão. Não podemos começar pelo corpo. Se começarmos pelo ritmo, dificilmente vamos tocar as emoções e menos ainda o espírito. Muitos querem fazer um culto baseado no movimento do corpo, do ritmo, baseados no agito. O ritmo não pode ser a base a sustentação da melodia ou música ou de um culto de um louvor, mais ele vem complementar.

A Nossa motivação, nosso caminho não pode ser mexer com o corpo. Alterar as coisas. E na hora que for entrar na área da alma do espírito. A pessoa já não consegue mais entrar. Por isso Jesus disse os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade.

Significa eu preciso começar a melodiar ao Senhor. E não assistindo e me emocionar com a banda.

Mais para eu melodiar ao Senhor, eu tenho que ter algo para dizer a Ele, ter experiência com o Senhor. A música foi produzida por Deus. A música não é uma arte, não é um hobe não é um entretenimento.

Page 9: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

A música é um elemento divino para ministração no mundo espiritual.

Cada parte da música trabalha, cada uma das 7 notas. Já parou pra pensar?

10 SLIDE

7 é o número da perfeição, e em 7 notas Deus criou a música.

E a música santa tem uma função específica gerar nas regiões celestes frutos do Espírito Santo.

Se estabelece nas regiões celestes, sementes dos frutos do Espírito Santo. Quando começamos a cantar geramos na regiões celestes, onde houver trevas, haveria luz.

11 SLIDE

Seja qual estilo que for. O que Deus faz é melhor e maior do que o Diabo faz.

A música permite os céus estarem limpos para descer a unção no meio do culto. Além da música o Senhor providenciou também instrumentos. Como existem :

12 SLIDE

CORPO ALMA ESPÍRITO

RITMO HARMONI MELODIA

COLUNA ESQUERDA COLUNA DIREITA COLUNA CENTRAL

E a palavra de Deus trabalha nessas colunas de uma forma muito específica.

13 SLIDE

► Coluna Direita é a coluna do dar► Coluna Esquerda é a coluna do receber► Coluna Central é a coluna do receber para dar

Page 10: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

E isso mantêm o fluxo do projeto original de Deus, fluindo graça , fluindo benção. Se vc recebe um dom é para vc dar alguma coisa, não é para vc receber pra si mesmo mas é para que Deus te use.

Timbres graves que trabalham afrontando as resistências físicas.

E quando esse fluxo é estabelecido a coluna da esquerda que recebe mais a coluna da direita que dá, que trabalha em conjunto, há uma harmonia e se estabelece alguma coisa em relação a música.

A coluna da esquerda recebe corpo , ritmo , nosso corpo é assim, gostamos de receber. Por exemplo um carro de som.

Coluna central que é a alma a Harmonia os médios que trazem o equilíbrio. São sons de sustentação. Coluna direita que trabalha com o dar que é o espírito. É a natureza de Deus, dar João 3:16.

E a melodia são os timbres agudos.

DAR EXEMPLO ENTRE UMA NAVE E A MÚSICA

Porque na verdade a composição de timbres gera uma ( NAVE ) .

Todas as naves tem a ponta aguçada pra frente, ampliando o seu raio até a parte de traz, permitindo o que se chama de aerodinâmica.

Assim é a musica como uma nave para penetrar nas regiões espirituais, tem esses elementos os timbres frequenciais.

Onde os graves são a parte de traz a base. Mais la na frente tem aponta da agulha , e porque ela é fininha. Pra que ela possa

penetrar. Então os instrumentos que geram timbres, agudos, como pratos as baterias ,

flautas. Trabalha nas regiões celeste permitindo que a música penetre nas artes, levando, conduzindo palavras de minstração.

Os timbres médios é agudos bem colocados, eles compõe um veículo apropriado para a condução da música. Vc nunca vai assistir um show do mundo, com equipamentos ruins. Porque o Diabo sabe que quando aqueles timbres começarem a serem emitidos de forma equilibrada, perfeita aquela música será uma aves eficiente nas regiões celestes. Levando e conduzindo minitrações.

E numa orquestra esses instrumentos entram em lugar específico. Humanamente falando é apenas uma composição da orquestra. Mais espiritualmente falando existe um propósito de cada um desses instrumentos. Trabalhando na nossa alma e corpo. O sax é romântico.

Page 11: OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA COMO ARMA DE ATACK NAS REGIÕES ESPIRITUAIS PARTE 01 E 02

Um pandeiro por exemplo tem segredos porque o pandeiro é o instrumento mais usado pelos Hebreus. Aquele som gera alguma coisa no mundo espiritual. Conduz profecias minstrações, que exaltam ao Senhor. Não precisamos dominar essas coisas, mais sim estar debaixo do mover do Espírito Santo, ele executa tudo.

Palmas – Sl 47:1 , Sl 98:8 , Is 55:12 , o timbre é muito especial. Quando esse timbre acontece algo no espírito é anunciado.

Qualquer engenheiro de som ou principiante no estudo de áudio já sabe que quando eu produzo um movimento de um corpo físico ou quando produzo um movimento do ar, eu gero uma onda sonora. E essa onda sonora começa a existir por uma ação minha e nunca mais deixa de exisitir.